Programação orientada a objetos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Programação orientada a objetos"

Transcrição

1 Programação orientada a objetos Neste capítulo: conceitos-chave que caracterizam as linguagens de programação orientadas a objetos; pragmática da programação orientada a objetos; o projeto de duas importantes linguagens orientadas a objeto, C++ e Java; as características orientadas a objetos de ADA95.

2 1 Conceitos-chave Abstração de dados tornou-se um conceito importante nas linguagens imperativas modernas. >> É possível projetar programas inteiros em termos de tipos abstratos ou classes. Se introduzirmos hierarquias de classe, chegamos a um paradigma de programação distinto, a programação orientada a objetos.

3 Conceitos-chave da POO: Objetos Classes e subclasses herança polimorfismo de inclusão. Um objeto tem uma ou mais variáveis-componentes, e está equipado com métodos que operam sobre essas variáveis. As variáveis-componentes de um objeto são tipicamente privadas, e, portanto, podem ser acessadas somente pelos métodos do objeto.

4 Objetos oferecem uma maneira natural para modelar entidades do mundo real. Exemplo: programa de controle de vôo de aeronaves. O estado da aeronave pode ser modelado por um objeto, equipado com métodos que permitem que ele mude apenas em conformidade com as leis físicas. >> Isto é mais confiável do que modelar o estado das aeronaves por um grupo de variáveis comuns, que o programa pode atualizar de forma arbitrária.

5 Objetos também nos dão uma maneira natural de modelar entidades do cyber-world (mundo computacional), tais como arquivos, bases de dados, páginas Web e componentes de interface do usuário. Considere uma página Web que apresenta dados econômicos derivados de um banco de dados. >> A página pode ser modelado por um objeto equipado com métodos para garantir que ela será sempre atualizada atomicamente e com dados consistentes.

6

7 Uma classe é uma família de objetos com variáveiscomponentes e métodos similares. A subclasse estende uma classe com componentes adicionais e/ ou métodos adicionais (ou sobrescritos). Cada subclasse pode, por sua vez, ter suas próprias subclasses; assim, podemos construir uma hierarquia de classes. Herança é também característica de linguagens orientadas a objetos. >> uma subclasse herda (compartilha) todos os métodos de sua superclasse, a menos que a subclasse explicitamente substitua (sobrescreva) qualquer um desses métodos.

8 Na verdade, toda uma hierarquia de classes pode herdar métodos de uma classe ancestral. >> Herança tem um grande impacto sobre a produtividade do programador.

9 Polimorfismo de inclusão é um conceito-chave, permitindo que um objeto de uma subclasse possa ser tratado como um objeto de sua superclasse. Isto deriva de noções da teoria de conjuntos. Por exemplo, se paraense é subconjunto de brasileiro: paraense brasileiro Então elementos do conjunto paraense são também elementos do conjunto brasileiro.

10 Esse princípio nos permite, por exemplo, construir uma coleção heterogênea de objetos de classes distintas, desde que tal coleção seja definida em termos de alguma classe ancestral comum.

11 POO: o paradigma de programação dominante a partir da década de Motivos para esse sucesso: >> O conceito de objetos fornece uma maneira muito natural para modelar sejam entidades do mundo real ou do mundo computacional. >> Classes e hierarquias de classe provêem unidades altamente adequadas (e reutilizáveis) para a construção de grandes programas. >> A programação orientada a objeto se ajusta bem a análise e projeto orientados a objeto, dando suporte ao desenvolvimento de grandes sistemas de software de forma contínua (sem

12 quebras conceituais). 2 Pragmática As unidades de um programa orientado a objetos são as classes. Classes podem estar relacionadas umas às outras por: - dependência (operações de uma classe demandam operações de outra classe); - inclusão ou extensão (uma classe é subclasse de outra); - agregação (objetos de uma classe contêm objetos de outra classe). Obs: sobre agregação: o termo original usado por David Watt é containment. Em UML se empregam o termos composição ou agregação.

13 Uma classe é similar ou compatível a um tipo cuja representação é determinada por variáveis componentes. >> Se as variáveis componentes são públicas, elas podem ser acessado diretamente por outras classes, dando origem a forte acoplamento. >> Se as variáveis componentes são privadas, a classe é similar a um tipo abstrato, garantindo-se fraco acoplamento.

14 Obs: forte acoplamento entre unidades de um programa é algo indesejável no processo de desenvolvimento e ocorre quando há alta probabilidade de que alterações em uma das unidades demandem correspondentes alterações (ajustes) na outra.

15 A relação de inclusão (classe/subclasse) é uma fonte potencial de forte acoplamento. >> Se uma subclasse pode acessar diretamente variáveis componentes de sua superclasse, as duas classes são fortemente acopladas: qualquer alteração nas variáveis componentes da superclasse irá forçar alterações na implementação da subclasse. Por outro lado, se a subclasse não pode acessar diretamente variáveis componentes de sua superclasse, ele deve operar sobre eles indiretamente (via métodos da superclasse). Em uma extensa hierarquia de classes, o problema de forte acoplamento pode ser significativo.

16 Arquitetura de um (pequeno) programa orientado a objetos, exibindo relações de dependência e de inclusão.

17 Compare essa arquitetura com a do programa imperativo com abstração de dados.

18 >> A principal diferença é que um programa orientado a objetos pode conter subclasses. >> Uma diferença secundária é que um programa (puramente) orientada a objetos consiste inteiramente de classes ( procedimentos independentes tornam-se métodos das classes)

19 3 Estudo de caso: C++ C++ foi projetado por Bjarne Stroustrup, que começou em 1979, estendendo C com classes. Posteriormente, C++ evoluiu gradualmente através da adição de subclasses, funções ('' virtual'') passíveis de sobrescrita, sobrecarga, e muitos outros recursos.

20 Uma versão-padrão internacionalmente reconhecida de C++ foi definida em A padronização de C++ foi coordenada com a padronização contemporânea de C, garantindo-se que C continua a ser um subconjunto de C++ em quase todos os aspectos, exceto alguns poucos de menor importância (o que significa que a maioria dos programas C também são programas C++).

21 É notoriamente difícil estender uma linguagem de programação existente com sucesso. As junções tendem a ser claramente visíveis. Neste caso, características de abstração de dados de alto nível C++ não se ajustam facilmente a (e na verdade são prejudicados por) características de baixo nível de C. No entanto, C++ mostrou-se muito bem sucedida na prática, sendo amplamente utilizada tanto para a programação de sistema como de aplicações e, e introduzindo muitos programadores do campo imperativo na programação orientada a objetos.

22 3.1 Valores e tipos C++ toma seus tipos primitivos em grande parte de C. C++ tem um tipo booleano (bool), mas ele é classificado como um tipo inteiro (com valores 0 e 1), e parece ser subutilizado na prática.

23 C++ faz pouca distinção entre registros (structs) e objetos. >> Tanto registros como objetos podem ser equipados com métodos, mas apenas objetos suportam encapsulamento. O repertório de expressões de C++ é semelhante ao de C. O sistema de tipos de C++ é mais complexo, suportando polimorfismo de inclusão e sobrecarga. C++ implementa verificação de tipos mais forte que C. Particularmente, nas chamadas de função em C++ sempre há verificação de tipo, mesmo se a função chamada se encontra em uma unidade de compilação diferente.

24 A aritmética de ponteiro permanece, no entanto, e mina a verificação de tipo. >> se P é do tipo char*, a expressão (legal) p+7 é também do tipo char*, mas o resultado poderia ser um ponteiro para uma variável de qualquer tipo!

25 3.2 Variáveis, armazenamento e controle C++ suporta variáveis globais e locais. C++ também suporta explicitamente variáveis de heap, que são criados pelo alocador new e destruídas pelo desalocador delete. C++ inclui todos os comandos e seqüenciadores de C. Além disso, C++ suporta exceções, concebidas como objetos comuns.

26 >> Tipicamente, um objeto exceção é construído imediatamente antes de ser disparado; quando a exceção é capturada, o manipulador pode consultá-la para determinar o valor que ela carrega. >> Uma função C++ pode especificar quais classes de exceções ela pode disparar. Uma função sem nenhuma especificação de exceção pode lançar qualquer exceção (não é possível especificar que uma função nunca lançará uma exceção).

27 3.3 Vinculações e escopo Um programa C++ consiste de declarações de tipos e variáveis globais, funções, classes e unidades genéricas (''templetes''). O programa principal é uma função chamada main. Dentro de uma declaração de classe C++, nós declaramos os componentes da classe: variáveis, construtores e métodos. Dentro de uma função, construtor, ou método C++, podemos declarar parâmetros formais, variáveis locais e tipos locais.

28 Um parâmetro ou variável C++ pode ser declarado com o especificador const, caso em que pode ser inspecionado, mas não atualizado. (Além disso, um tipo ponteiro pode especificar como const seus referentes, caso em que os referentes podem ser inspecionados, mas não atualizados.) char *const cp; // ponteiro const para char char const* pc; // ponteiro para const char const char* pc2; // ponteiro para const char

29 C++ suporta funções, construtores e métodos. Métodos diferem de funções comuns apenas no fato delas estarem vinculadas a objetos. O tipo resultante de uma função ou método pode ser vazio (void) ou qualquer outro tipo.

30 C++ suporta tanto passagem de parâmetros por valor como por referência. void minimax (int a [], int n, int& min, int& max) { / / coloca em min o mínimo e em max o máximo, dos / / inteiros em a[0],..., a[n-1].... } Uma possível chamada para esta função: int [] temps = {13, 15, 20, 18, 21, 14, 12}; int menor, maior;... minimax(temps, 7, menor, maior);

31 C++ suporta sobrecarga de funções (e construtores e métodos) independente de contexto. OBS: na sobrecarga dependente de contexto, as assinaturas das funções só diferem no tipo de retorno. >> problemas com ambiguidade. Além disso, pode-se sobrecarregar qualquer operador existente, fornecendo uma definição adicional. (Mas não se pode inventar símbolos de operadores novos.)

32 Ex. funções sobrecarregadas void put (ostream str, int i); void put (ostream str, double r); int put (ostream str, double r) // ilegal!

33 Ex. 3 - Operadores sobrecarregados A classe (library class) ostream sobrecarrega o operador ''<<'' como segue: classe ostream:... { // Um objeto ostream é um fluxo de saída de texto.... public: ostream& operator << (char c); // Escreva c para este fluxo. ostream& operator << (int i); // Escreva i para este fluxo. ostream& operator << (double r) // Escreva r para este fluxo.... }

Paradigmas de Linguagens de Programação. Suporte para Programação Orientada a Objeto

Paradigmas de Linguagens de Programação. Suporte para Programação Orientada a Objeto Suporte para Programação Orientada a Objeto Cristiano Lehrer Categoria das Linguagens que Suportam POO Suporte a POO acrescentado a uma linguagem já existente: C++ (também suporta programação procedural

Leia mais

Linguagens de Programação Aula 12

Linguagens de Programação Aula 12 Linguagens de Programação Aula 12 Celso Olivete Júnior olivete@fct.unesp.br Na aula passada Implementando subprogramas 2 Na aula de hoje Suporte para a programação orientada a objetos 3 Roteiro Introdução

Leia mais

Classes e Objetos. Sintaxe de classe em Java

Classes e Objetos. Sintaxe de classe em Java Classes e Objetos Classes e Objetos A Programação Orientada a Objetos (POO) é uma técnica de programação que se baseia na construção de classes e utilização de objetos. Os objetos são formados por dados

Leia mais

Conceitos de Programação Orientada a Objetos

Conceitos de Programação Orientada a Objetos Conceitos de Programação Orientada a Objetos Tatyana Bitencourt Com as técnicas de orientação a objeto, é possível obter resultados considerados impossíveis pensando de maneira estruturada. Como Java não

Leia mais

Capítulo 2. Orientação a Objetos

Capítulo 2. Orientação a Objetos Capítulo 2 Orientação a Objetos Princípios da Orientação a Objetos Os princípios da orientação a objetos afetam todo o processo de desenvolvimento de software: Seres humanos pensam em termos de substantivos

Leia mais

POO e C++: Herança e Polimorfismo

POO e C++: Herança e Polimorfismo POO e C++: Herança e Polimorfismo Márcio Santi Luiz Fernando Martha Conceito de Herança em POO Recurso que torna o conceito de classe mais poderoso; Permite que se construa e estenda continuamente classes

Leia mais

Linguagem de Programação Orientada a Objeto Polimorfismo, Classes Abstractas e Interfaces

Linguagem de Programação Orientada a Objeto Polimorfismo, Classes Abstractas e Interfaces Linguagem de Programação Orientada a Objeto Polimorfismo, Classes Abstractas e Interfaces Professora Sheila Cáceres Polimorfismo Polimorfismo Polimorfismo é a característica única de linguagens orientadas

Leia mais

SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM ADS PROGRAMAÇÃO ESTRUTURADA E ORIENTADA A OBJETOS

SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM ADS PROGRAMAÇÃO ESTRUTURADA E ORIENTADA A OBJETOS SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM ADS PROGRAMAÇÃO ESTRUTURADA E ORIENTADA A OBJETOS Prof. Dr. Daniel Caetano 2014-1 DISCUSSÃO Visão Geral dos Paradigmas Quais os paradigmas mais comuns? Do que é composto um programa

Leia mais

Interfaces e Classes Abstratas

Interfaces e Classes Abstratas Interfaces e Classes Abstratas José Gustavo de Souza Paiva Problema Método obterarea()? Classes Abstratas Classes que funcionam como um molde Declarada com comando abstract Contém um ou mais métodos abstratos

Leia mais

Programação Orientada a Objetos para Redes de Computadores

Programação Orientada a Objetos para Redes de Computadores Programação Orientada a Objetos para Redes de Computadores Prof. Miguel Elias Mitre Campista http://www.gta.ufrj.br/~miguel PARTE 2 Programação em C++ - Herança Herança Criação de uma nova classe de uma

Leia mais

Herança Tiago Eugenio de Melo

Herança Tiago Eugenio de Melo Herança Tiago Eugenio de Melo tiago@comunidadesol.org Herança Conceito: Herança é a capacidade de especializar tipos de objetos (classes), de forma que os tipos especializados contenham, além de características

Leia mais

Lista 05 Herança. public class PessoaFisica extends Pessoa { private String RG; public PessoaFisica(){ super(); } public String getrg(){ return RG; }

Lista 05 Herança. public class PessoaFisica extends Pessoa { private String RG; public PessoaFisica(){ super(); } public String getrg(){ return RG; } Lista 05 Herança 1. Analisando a classe Java abaixo podemos observar que a mesma possui apenas um atributo, um construtor e dois métodos. Perceba que dentro do método main estão sendo invocados métodos

Leia mais

Polimorfismo: aprendendo a prever o futuro. Polimorfismo: aprendendo a prever o futuro. Definições (2/5) Definições Tipos de Polimorfismo

Polimorfismo: aprendendo a prever o futuro. Polimorfismo: aprendendo a prever o futuro. Definições (2/5) Definições Tipos de Polimorfismo Polimorfismo: aprendendo a prever o futuro BSI Bacharelado em Sistemas de Informação LOO Linguagens Orientadas a Objetos Sumário Definições Tipos de Polimorfismo Dicas para o Polimorfismo Eficaz Armadilhas

Leia mais

AULA 02. OBJETIVO: Características da Linguagem Orientada a Objetos.

AULA 02. OBJETIVO: Características da Linguagem Orientada a Objetos. AULA 02 OBJETIVO: Características da Linguagem Orientada a Objetos. HABILIDADES TRABALHADAS: Comparação das características das linguagens orientadas a objetos frente às linguagens estruturadas. Conhecimentos

Leia mais

Curso Profissional de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos

Curso Profissional de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos Curso Profissional de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos Disciplina: Programação e Sistemas de Informação Classes em C++ Módulos 10 e 11 POO A professora: Sandra Soares Classes em C++ Uma class

Leia mais

Linguagem de Programação I Apresentação da Disciplina

Linguagem de Programação I Apresentação da Disciplina Linguagem de Programação I Apresentação da Disciplina Apresentação da Disciplina Conteúdo: 1) Orientação a Objetos - Características da OO - Reutilização de código 2) Introdução à Linguagem Java - Histórico

Leia mais

Polimorfismo. O que é polimorfismo?

Polimorfismo. O que é polimorfismo? O que é polimorfismo? Polimorfismo Significa que variáveis podem referenciar mais do que um tipo. Não é um conceito novo e várias linguagens de programação aplicam. Funções são polimórficas quando seus

Leia mais

Programação Java (nível intermediário) 4. Polimorfismo

Programação Java (nível intermediário) 4. Polimorfismo Programação Java (nível intermediário) 4 Polimorfismo Introdução Uma linguagem orientada a objetos nos permite definir novos tipos para variáveis Nós definimos um novo tipo através de uma classe Este tipo

Leia mais

Programação Orientada a Objetos. Manipulação de Exceções

Programação Orientada a Objetos. Manipulação de Exceções Programação Orientada a Objetos Manipulação de Exceções Cristiano Lehrer, M.Sc. Introdução à Manipulação de Exceções (1/2) Em uma linguagem sem manipulação de exceção: Quando ocorre uma exceção, o controle

Leia mais

TÉCNICAS DE ORIENTAÇÃO A OBJETOS

TÉCNICAS DE ORIENTAÇÃO A OBJETOS TÉCNICAS DE ORIENTAÇÃO A OBJETOS APLICAÇÃO EM: C# E JAVA Sumário INTRODUÇÃO... 4 PARADIGMAS DE PROGRAMAÇÃO... 5 PROGRAMAÇÃO PROCEDURAL... 5 PROGRAMAÇÃO ESTRUTURADA... 5 PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS...

Leia mais

Introdução. Programação Orientada a Objetos (POO) João Paulo Q. dos Santos

Introdução. Programação Orientada a Objetos (POO) João Paulo Q. dos Santos Introdução Programação Orientada a Objetos (POO) João Paulo Q. dos Santos joao.queiroz@ifrn.edu.br Avaliações Continuada: Resolução de Atividades Práticas em Sala; Resolução de Lista de Exercícios; Provas

Leia mais

Programação Orientada a Objetos. Prof. MsC Sílvio Bacalá Júnior

Programação Orientada a Objetos. Prof. MsC Sílvio Bacalá Júnior Programação Orientada a Objetos Prof. MsC Sílvio Bacalá Júnior Princípios básicos de OO Abstração Encapsulamento Modularidade Herança 2013 POO - Bacalá 2 Abstração Concentração nas características essenciais,

Leia mais

Programação Orientada a Objetos 2 Flávio de Oliveira Silva, M.Sc.

Programação Orientada a Objetos 2 Flávio de Oliveira Silva, M.Sc. Orientação a Objetos Revisão Conceitos CLASSE CLASSIFICAÇÃO GENERALIZAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO HERANÇA INTERFACES POLIMORFISMO SOBRECARGA ENCAPSULAMENTO ABSTRAÇÃO MODULARIZAÇÃO 9 CLASSE Classe é um agrupamento

Leia mais

Programação Java. Marco Fagundes. - Herança, Classes Abstratas e Interfaces Marco Fagundes -

Programação Java. Marco Fagundes. - Herança, Classes Abstratas e Interfaces Marco Fagundes - Programação Java - Herança, Classes Abstratas e Interfaces - Marco Fagundes mfagundes@tre-pa.gov.br 1 Tópicos Herança Ligação Dinâmica Polimorfismo 2 Herança Herança é um conceito que mapeia as classes

Leia mais

Variáveis. Prof. Alberto Costa Neto Linguagens de Programação. Departamento de Computação Universidade Federal de Sergipe

Variáveis. Prof. Alberto Costa Neto Linguagens de Programação. Departamento de Computação Universidade Federal de Sergipe Variáveis alberto@ufs.br de Programação Departamento de Computação Universidade Federal de Sergipe Variáveis Uma vez que o programador tenha entendido o uso de variáveis, ele entendeu a essência da programação.

Leia mais

Programação Orientada a Objetos

Programação Orientada a Objetos Programação Orientada a Objetos Modificadores de Acesso: public e private Prof. Tulio Alberton Ribeiro Instituto Federal de Santa Catarina IFSC campus São José tulio.alberton@ifsc.edu.br 31 de julho de

Leia mais

Introdução à orientação a objetos. João Tito Almeida Vianna 18/05/2013

Introdução à orientação a objetos. João Tito Almeida Vianna 18/05/2013 Introdução à orientação a objetos João Tito Almeida Vianna 18/05/2013 Roteiro Aula 1 Introdução: Programação estruturada x Orientação a objetos Orientação a objetos Classe e objeto Encapsulamento Herança

Leia mais

Esta categoria mais geral, à qual cada objeto pertence, denominamos de classe; IFSC/POO + JAVA - prof. Herval Daminelli

Esta categoria mais geral, à qual cada objeto pertence, denominamos de classe; IFSC/POO + JAVA - prof. Herval Daminelli Esta categoria mais geral, à qual cada objeto pertence, denominamos de classe; Tudo no mundo real pode ser representado por meio do conceito de "objeto": uma planta, uma mesa, uma pessoa, um sentimento,

Leia mais

Programação Avançada C++ Slide 12 Nielsen Castelo Damasceno

Programação Avançada C++ Slide 12 Nielsen Castelo Damasceno Programação Avançada C++ Slide 12 Nielsen Castelo Damasceno Visibilidade de membros Membro da classe derivada pode usar os membros públicos ( public ) e protegidos ( protected ) da sua classe base (como

Leia mais

02. [Sebesta, 2000] Qual é o perigo potencial dos nomes que fazem distinção entre maiúsculas e minúsculas?

02. [Sebesta, 2000] Qual é o perigo potencial dos nomes que fazem distinção entre maiúsculas e minúsculas? 01. [Sebesta, 2000] Quais são as questões de projeto referentes a nomes? Nomes, Vinculações, Verificação de Tipos e Escopos 02. [Sebesta, 2000] Qual é o perigo potencial dos nomes que fazem distinção entre

Leia mais

Programação Orientada a Objetos

Programação Orientada a Objetos Programação Orientada a Objetos Introdução Alguns conceitos importantes Orientação a Objetos Alguns conceitos importantes Programação Estruturada X Programação OO Classes Objetos Construtores e Destrutores

Leia mais

Laboratório de programação II

Laboratório de programação II Laboratório de programação II Paradigma de orientação a Edson Moreno edson.moreno@pucrs.br http://www.inf.pucrs.br/~emoreno Sumário Contextualização Paradigma de orientação a Contextualização A construção

Leia mais

Interfaces. Universidade Católica de Pernambuco Ciência da Computação. Prof. Márcio Bueno.

Interfaces. Universidade Católica de Pernambuco Ciência da Computação. Prof. Márcio Bueno. Interfaces Universidade Católica de Pernambuco Ciência da Computação Prof. Márcio Bueno poonoite@marciobueno.com Fonte: Material da Profª Karina Oliveira Interfaces É utilizada para agrupar conceitos em

Leia mais

Técnicas de Programação:

Técnicas de Programação: Técnicas de Programação: Programação Orientada a Objeto PROF. PROTÁSIO DEE-UFPB Classes e Objetos Classe É uma estrutura de dados que pode conter: Objeto Dados, e Funções. É uma instância de uma classe.

Leia mais

9 Classes Abstractas e Interfaces

9 Classes Abstractas e Interfaces 9 Classes Abstractas e Interfaces Classe Abstracta Classe em que pelo menos um dos métodos de instância não é implementado. Exemplo: public abstract class Forma{ public abstract double area(); public abstract

Leia mais

Programação Orientada a Objetos Relacionamentos entre classes

Programação Orientada a Objetos Relacionamentos entre classes Programação Orientada a Objetos Relacionamentos entre classes Prof. Vicente Paulo de Camargo RELACIONAMENTO ENTRE CLASSES Interface agregação Dependencia composição generalização associação RELACIONAMENTO

Leia mais

Projeto de Linguagem. Linguagens de Programação

Projeto de Linguagem. Linguagens de Programação Projeto de Linguagem Renato Ferreira Linguagens de Programação Linguagens são adotadas para preencher uma demada Facilitar uma aplicação outrora difícil/impossível Independente da qualidade da linguagem

Leia mais

Universidade da Beira Interior Cursos: Engenharia Informática, Matemática /Informática e Ensino da Informática

Universidade da Beira Interior Cursos: Engenharia Informática, Matemática /Informática e Ensino da Informática 6 Polimorfismo Sobrecarga (overloading) de métodos: public class x { public void m1( ) {... sobrecarga do método m1 public void m1 ( int p ) {... Diz-se que o nome de um método foi sobrecarregado ( overloaded

Leia mais

Classes e Encapsulamento

Classes e Encapsulamento Classes e Encapsulamento Marcio Santi POO e C++ Tipo Abstrato de Dados (TAD) TAD atributos dados que o representam interface operações associadas como é manipulado 1 Exemplo: Editor Gráfico (classe círculo)

Leia mais

Classes o Objetos. Classes, objetos, métodos e variáveis de instância

Classes o Objetos. Classes, objetos, métodos e variáveis de instância Classes o Objetos Um recurso comum de cada aplicativo feito até agora é que todas as instruções que realizavam tarefas localizavam-se no método main. Se você tornar parte de uma equipe de desenvolvimento

Leia mais

Programação. Orientada a Objetos: Herança. Objetos. Relacionamento entre classes. Análise e Projeto Orientados a. Objetos

Programação. Orientada a Objetos: Herança. Objetos. Relacionamento entre classes. Análise e Projeto Orientados a. Objetos Programação Orientada a Objetos: Herança Alexandre César Muniz de Oliveira Análise e Projeto Orientados a Objetos A análise orientada a objetos Determina o que o sistema deve fazer: Quais os atores envolvidos?

Leia mais

Programação Orientada a Objetos

Programação Orientada a Objetos Programação Orientada a Objetos Herança e Polimorfismo Prof. Francisco de Assis S. Santos, Dr. São José, 2015. Herança em POO O conceito de herança torna mais rápido o desenvolvimento de softwares complexos

Leia mais

Computação II Orientação a Objetos

Computação II Orientação a Objetos Computação II Orientação a Objetos Fabio Mascarenhas - 2014.1 http://www.dcc.ufrj.br/~fabiom/java Breakout Componentes do Breakout Bola Raquete Tijolos Paredes Score Nem todos vão precisar de classes próprias

Leia mais

Programação Estruturada Orientada a Objetos

Programação Estruturada Orientada a Objetos INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE Programação Estruturada Orientada a Objetos Docente: Éberton da Silva Marinho e-mail: ebertonsm@gmail.com eberton.marinho@gmail.com

Leia mais

A modelagem é tida como a parte central de todas as atividades para a construção de um bom sistema, com ela podemos:

A modelagem é tida como a parte central de todas as atividades para a construção de um bom sistema, com ela podemos: Módulo 6 Análise Orientada a Objeto É interessante observar como a análise orientada a objeto utiliza conceitos que aprendemos há muito tempo: objetos, atributos, classes, membros, todos e partes. Só não

Leia mais

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Propriedades da Programação Orientada a Objetos

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Propriedades da Programação Orientada a Objetos Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Facom - Faculdade de Computação Linguagem de Programação Orientada a Objetos Prof. Me. Liana Duenha Propriedades da Programação Orientada a Objetos Neste tópico

Leia mais

Linguagem de Programação Orientada a Objeto Abstração - Encapsulamento

Linguagem de Programação Orientada a Objeto Abstração - Encapsulamento Linguagem de Programação Orientada a Objeto Abstração - Encapsulamento Professora Sheila Cáceres Variáveis locais Campos são um tipo de variável. Eles: armazenam valores por toda a vida de um objeto; e

Leia mais

Programação Orientada a Objetos para Redes de Computadores. Polimorfismo com Hierarquias de Herança. Exemplo: Hierarquia Animal

Programação Orientada a Objetos para Redes de Computadores. Polimorfismo com Hierarquias de Herança. Exemplo: Hierarquia Animal Programação Orientada a Objetos para Redes de Computadores Prof. Miguel Elias Mitre Campista http://www.gta.ufrj.br/~miguel PARTE 2 Programação em C++ - Polimorfismo Polimorfismo com Hierarquias de Herança

Leia mais

Linguagem de Programação C++

Linguagem de Programação C++ Exercício: Linguagem de Programação C++ Construa o diagrama de classes UML para as classes envolvidas na solução do exercício do slide 253. 267 Sobrecarga Linguagem de Programação C++ Neste exercício vimos

Leia mais

UML. Diagrama de Classe

UML. Diagrama de Classe UML Diagrama de Classe Em UML as classes são representadas por um retângulo dividido em três compartimentos: o compartimento de nome, que conterá apenas o nome da classe modelada, o de atributos, que possuirá

Leia mais

LINGUAGEM C: FUNÇÕES FUNÇÃO 04/07/2017. Funções são blocos de código que podem ser nomeados e chamados de dentro de um programa.

LINGUAGEM C: FUNÇÕES FUNÇÃO 04/07/2017. Funções são blocos de código que podem ser nomeados e chamados de dentro de um programa. LINGUAGEM C: FUNÇÕES Prof. André Backes FUNÇÃO Funções são blocos de código que podem ser nomeados e chamados de dentro de um programa. printf(): função que escreve na tela scanf(): função que lê o teclado

Leia mais

Java First-Tier: Aplicações. Sobrecarga. Orientação a Objetos em Java (II) Sobrecarga de Construtores: Exemplo de Declaração

Java First-Tier: Aplicações. Sobrecarga. Orientação a Objetos em Java (II) Sobrecarga de Construtores: Exemplo de Declaração Java First-Tier: Aplicações Orientação a Objetos em Java (II) Grupo de Linguagens de Programação Departamento de Informática PUC-Rio Sobrecarga Um recurso usual em programação OO é o uso de sobrecarga

Leia mais

Java First-Tier: Aplicações. Herança: Simples Múltipla. Orientação a Objetos em Java (III) Problemas de Herança Múltipla.

Java First-Tier: Aplicações. Herança: Simples Múltipla. Orientação a Objetos em Java (III) Problemas de Herança Múltipla. Java First-Tier: plicações Orientação a Objetos em Java (III) Grupo de Linguagens de Programação Departamento de Informática PUC-Rio Herança: Simples Múltipla O tipo de herança que usamos até agora é chamado

Leia mais

Herança. Herança. Herança. Herança. Herança. Programação Orientada a Objetos

Herança. Herança. Herança. Herança. Herança. Programação Orientada a Objetos e Ligação Dinâmica Programação Orientada a Objetos e Polimorfismo A é a contribuição original do paradigma de programação orientado a objetos Fundamentos chave do paradigma OO: Abstração de Dados A herança

Leia mais

POO29004 Programação Orientada a Objetos

POO29004 Programação Orientada a Objetos POO29004 Programação Orientada a Objetos Herança Prof. Emerson Ribeiro de Mello Instituto Federal de Santa Catarina IFSC campus São José mello@ifsc.edu.br http://docente.ifsc.edu.br/mello/poo 11 de setembro

Leia mais

Programação Orienta a Objetos

Programação Orienta a Objetos Programação Orienta a Objetos Linguagem de Programação 1 Os atores principais do paradigma de projetos orientados a objetos são chamados de objetos. Um objeto se origina de uma classe, que é uma especificação

Leia mais

Orientação a Objetos (OO) LPG II - Java. Orientação a Objetos (OO) Programação Orientada a Objetos. Programação Procedimental

Orientação a Objetos (OO) LPG II - Java. Orientação a Objetos (OO) Programação Orientada a Objetos. Programação Procedimental Orientação a Objetos (OO) LPG II - Java Orientação a Objetos (OO) Roberto Vedoato vedoato@joinville.udesc.br Programação Procedimental x Orientada a Objetos Objetivos e Benefícios da Orientação a Objetos

Leia mais

3.4. Programação Orientada a Objetos

3.4. Programação Orientada a Objetos Paradigmas de Linguagens I 1 3.4. Programação Orientada a Objetos Os conceitos de objetos e classes, vistos nas seções anteriores, são fundamentais na programação orientada a objetos. Complementando a

Leia mais

Aula 2 Princípios Básicos da Orientação a Objetos (Parte II)

Aula 2 Princípios Básicos da Orientação a Objetos (Parte II) Aula 2 Princípios Básicos da Orientação a Objetos (Parte II) Introdução à Programação Orientada a Objetos Prof. Mayk Choji UniSALESIANO Araçatuba 12 de agosto de 2016 Sumário 1. Métodos 2. Mensagens 3.

Leia mais

Aula 9 Herança. Prof. Jefersson Alex dos Santos

Aula 9 Herança. Prof. Jefersson Alex dos Santos Aula 9 Herança Prof. Jefersson Alex dos Santos Roteiro Introdução Conversão de tipo explícita (Cast) Acesso Protegido A classe Object A classe Class Reflexão Recomendações de Projeto Herança Técnica necessária

Leia mais

Curso teórico: Orientação a Objetos. Matemática computacional Marcos Aurelio Wozhiak Jr webzhiak.com.br

Curso teórico: Orientação a Objetos. Matemática computacional Marcos Aurelio Wozhiak Jr webzhiak.com.br Curso teórico: Orientação a Objetos Matemática computacional Marcos Aurelio Wozhiak Jr webzhiak.com.br Objetivos Conhecer os conceitos fundamentais de orientação a objetos; Aprender a criar e utilizar

Leia mais

INF1337 LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS

INF1337 LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS INF1337 LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS Departamento de Informática PUC-Rio Andrew Diniz da Costa andrew@les.inf.puc-rio.br Programa Capítulo 3 Ponteiros e Variáveis de Objeto Construtores

Leia mais

Introdução a Programação Orientada a Objetos

Introdução a Programação Orientada a Objetos Introdução a Programação Orientada a Objetos Fernando de Simas, Airton de Souza, Sérgio Roberto Centro de Ciências Tecnológicas da Terra e do Mar Universidade do Vale do Itajaí UNIVALI. 88302-202 Itajaí

Leia mais

Linguagem de Programação I

Linguagem de Programação I Linguagem de Programação I Carlos Eduardo Ba6sta Centro de Informá6ca - UFPB bidu@ci.ufpb.br C++ e POO Fundamentação de Orientação a Objetos (OO) Sintaxe básica de C++ Modelagem de sistemas orientada a

Leia mais

Tema da aula Introdução ao paradigma de programação: Orientado a Objetos

Tema da aula Introdução ao paradigma de programação: Orientado a Objetos Profa. Juliana Santiago Teixeira Disciplina: Programação Orientada a Objetos I Tema da aula Introdução ao paradigma de programação: Orientado a Objetos Paradigma Paradigma é a filosofia adotada na construção

Leia mais

Engenharia de Software. Aula 10 Representação dos Conceitos de Orientação a Objetos. Prof. Me. Rogério Ferreira

Engenharia de Software. Aula 10 Representação dos Conceitos de Orientação a Objetos. Prof. Me. Rogério Ferreira Engenharia de Software Aula 10 Representação dos Conceitos de Orientação a Objetos Prof. Me. Rogério Ferreira 2 Roteiro Representação dos Conceitos OO Mensagens Navegabilidade Pacotes Encapsulamento Herança

Leia mais

Os princípios do desenho orientado a objetos

Os princípios do desenho orientado a objetos Os princípios do desenho orientado a objetos Os princípios do desenho orientado a objetos Encapsulamento e congeneridade Domínios, grau de dependência e coesão Os perigos da herança e do polimorfismo Encapsulamento

Leia mais

Programação em Linguagem C++

Programação em Linguagem C++ Programação em Linguagem C++ Igor Kondrasovas Especialista em Computação Aplicada UDESC Sócio e Desenvolvedor na Inovativa Tecnologia igor@inovativatec.com www.inovativatec.com Agenda Herança e Polimorfismo

Leia mais

Capítulo 7. Expressões e Sentenças de Atribuição

Capítulo 7. Expressões e Sentenças de Atribuição Capítulo 7 Expressões e Sentenças de Atribuição Introdução Expressões são os meios fundamentais de especificar computações em uma linguagem de programação Para entender a avaliação de expressões, é necessário

Leia mais

Avançando em Java com

Avançando em Java com Avançando em Java com Polimorfismo (Interfaces) Prof.: Hugo Barros Interfaces Como já foi dito, java não permite que uma classe herde recurso de mais de uma classe. Herança múltiplipa é um recurso muito

Leia mais

Compiladores Análise de Tipos

Compiladores Análise de Tipos Compiladores Análise de Tipos Fabio Mascarenhas - 2013.1 http://www.dcc.ufrj.br/~fabiom/comp Tipos Um tipo é: Um conjunto de valores Um conjunto de operações sobre esses valores Os tipos de uma linguagem

Leia mais

Carlos Eduardo Batista. Centro de Informática - UFPB

Carlos Eduardo Batista. Centro de Informática - UFPB Linguagem de Programação I Carlos Eduardo Batista Centro de Informática - UFPB bidu@ci.ufpb.br Motivação para o uso de C++ para o aprendizado de POO Quando usar C e quando usar C++ C++ versus Java Ambientes

Leia mais

Linguagens de Programação Conceitos e Técnicas. Amarrações

Linguagens de Programação Conceitos e Técnicas. Amarrações Linguagens de Programação Conceitos e Técnicas Amarrações Conceituação Amarração (ou binding) é uma associação entre entidades de programação, tais como entre uma variável e seu valor ou entre um identificador

Leia mais

Aprendendo. Java 2. Rodrigo Mello Ramon Chiara Renato Villela. Novatec Editora Ltda.

Aprendendo. Java 2. Rodrigo Mello Ramon Chiara Renato Villela. Novatec Editora Ltda. Aprendendo Java 2 Rodrigo Mello Ramon Chiara Renato Villela Novatec Editora Ltda. www.novateceditora.com.br 1 Programação Orientada a Objetos O que é Programação Orientada a Objetos? É um paradigma de

Leia mais

Introdução à Análise e Projeto de Sistemas

Introdução à Análise e Projeto de Sistemas Introdução à I. O Que vamos fazer na Disciplina? Saber uma linguagem de programação orientada a objeto (OO) não é suficiente para criar sistemas OO Tem que saber Análise e Projeto OO (APOO) Isto é, Análise

Leia mais

Orientação a Objetos (OO) Java Avançado Revisão do Paradigma de. Orientação a Objetos (OO) Programação Orientada a Objetos. Programação Procedimental

Orientação a Objetos (OO) Java Avançado Revisão do Paradigma de. Orientação a Objetos (OO) Programação Orientada a Objetos. Programação Procedimental Orientação a Objetos (OO) Java Avançado Revisão do Paradigma de Orientação a Objetos (OO) Roberto Vedoato vedoato@joinville.udesc.br Programação Procedimental x Orientada a Objetos Objetivos e Benefícios

Leia mais

Programação Orientada a Objeto (POO)

Programação Orientada a Objeto (POO) Programação Orientada a Objeto (POO) Prof Francesco Artur Perrotti Classes e Objetos Classe pode ser definida como uma categoria de objetos. Usamos as classes para facilitar o entendimento dos objetos

Leia mais

Programação Orientada a Objetos para Redes de Computadores

Programação Orientada a Objetos para Redes de Computadores Programação Orientada a Objetos para Redes de Computadores Prof. Miguel Elias Mitre Campista http://www.gta.ufrj.br/~miguel PARTE 2 Programação em C++ - Template Templates Funções templates Especificam

Leia mais

Programação Orientada a Objetos

Programação Orientada a Objetos Programação Orientada a Objetos luno: ata: Professor: Leonardo abral da Rocha Soares 1. Torna o atributo visível a todas as classes do pacote onde foi declarado: a) public b) private c) protected d) package

Leia mais

Linguagens de Programação

Linguagens de Programação Linguagens de Programação Prof. Miguel Elias Mitre Campista http://www.gta.ufrj.br/~miguel Parte IV Introdução à Programação em C++ (Continuação) Relembrando da Última Aula... Polimorfismo Mais exemplos

Leia mais

Encapsulamento e Modularização

Encapsulamento e Modularização Encapsulamento e Modularização Departamento de Computação Universidade Federal de Sergipe Encapsulamento Modularização Tipos Abstratos de Dados (TADs) Objetos Classes Conteúdo Encapsulamento Programação

Leia mais

Programação Orientada a Objetos para Redes de Computadores

Programação Orientada a Objetos para Redes de Computadores Programação Orientada a Objetos para Redes de Computadores Prof. Miguel Elias Mitre Campista http://www.gta.ufrj.br/~miguel PARTE 2 Programação em C++ - Polimorfismo Polimorfismo com Hierarquias Polimorfismo

Leia mais

Fundamentos de Programação. Linguagem C++ Introdução, identificadores, tipos de dados. Prof. Bruno E. G. Gomes IFRN

Fundamentos de Programação. Linguagem C++ Introdução, identificadores, tipos de dados. Prof. Bruno E. G. Gomes IFRN Fundamentos de Programação Linguagem C++ Introdução, identificadores, tipos de dados Prof. Bruno E. G. Gomes IFRN 1 Linguagem de Programação Constituída por símbolos e por regras para combinar esses símbolos

Leia mais

Compiladores Análise de Tipos

Compiladores Análise de Tipos Compiladores Análise de Tipos Fabio Mascarenhas 2015.1 http://www.dcc.ufrj.br/~fabiom/comp Tipos Um tipo é: Um conjunto de valores Um conjunto de operações sobre esses valores Os tipos de uma linguagem

Leia mais

Material III-Bimestre Introdução e conceitos fundamentais da Linguagem C#

Material III-Bimestre Introdução e conceitos fundamentais da Linguagem C# Universidade do Vale do Paraíba Colégio Técnico Antônio Teixeira Fernandes Disciplina POO -2017 Material III-Bimestre Introdução e conceitos fundamentais da Linguagem C# http://www1.univap.br/~wagner Prof.

Leia mais

Programação Orientada a Objetos (DPADF 0063)

Programação Orientada a Objetos (DPADF 0063) Programação Orientada a Objetos (DPADF 0063) Aula 1 Motivação e Introdução Universidade Federal de Santa Maria Colégio Agrícola de Frederico Westphalen Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet

Leia mais

Estrutura de Dados Funções e Procedimentos

Estrutura de Dados Funções e Procedimentos Estrutura de Dados Funções e Procedimentos Prof. Salustiano Rodrigues de Oliveira saluorodrigues@gmail.com www.profsalu.wordpress.com Java A linguagem Java utiliza o paradigma de programação orientada

Leia mais

Programação OO em Java. Profa Andréa Schwertner Charão DELC/CT/UFSM

Programação OO em Java. Profa Andréa Schwertner Charão DELC/CT/UFSM Programação OO em Java Profa Andréa Schwertner Charão DELC/CT/UFSM Sumário Herança Visibilidade de atributos e métodos Extensão e sobreposição Uso de super Referências para objetos Polimorfismo Conceitos

Leia mais

AULA 8 Polimorfismo de: coerção, overloading, inclusão e paramétrico Prof. Dr. Fernando Henrique Campos

AULA 8 Polimorfismo de: coerção, overloading, inclusão e paramétrico Prof. Dr. Fernando Henrique Campos Câmpus Santa Helena Curso: Ciência da Computação Disciplina: Programação Orientada a Objetos AULA 8 Polimorfismo de: coerção, overloading, inclusão e paramétrico Prof. Dr. Fernando Henrique Campos Tema

Leia mais

Programação Orientada a Objetos Aula I Declaração de classes, métodos construtores. Prof.: Bruno E. G. Gomes IFRN

Programação Orientada a Objetos Aula I Declaração de classes, métodos construtores. Prof.: Bruno E. G. Gomes IFRN Programação Orientada a Objetos Aula I Declaração de classes, métodos construtores Prof.: Bruno E. G. Gomes IFRN 1 Introdução Na aula de hoje: Declaração de classes Métodos Construtores Exercícios de criação

Leia mais

Panorâmica da Programação Orientada a Objetos

Panorâmica da Programação Orientada a Objetos Panorâmica da Programação Orientada a Objetos Programação orientada a objetos (POO) é uma das maiores inovações na área de desenvolvimento de software. É importante você entender a POO e limitações das

Leia mais

O que é uma variável?

O que é uma variável? Escopo, Ligação e Ambiente de Execução mleal@inf.puc-rio.br 1 O que é uma variável? Uma variável pode ser definida como uma tupla r nome é um string usado para

Leia mais

PADRONIZAÇÃO 10. INTERFACES PADRONIZAÇÃO CONTRATOS

PADRONIZAÇÃO 10. INTERFACES PADRONIZAÇÃO CONTRATOS PADRONIZAÇÃO 10. INTERFACES No dia-a-dia lidamos com diversos aparelhos elétricos Diversas empresas fabricam aparelhos elétricos com plugues E se cada empresa decidisse por conta própria o formato dos

Leia mais

Conceitos de Programação Orientada a Objetos

Conceitos de Programação Orientada a Objetos Conceitos de Programação Orientada a Objetos Prof. Edwar Saliba Júnior Fevereiro de 2011 Unidade 02 Conceitos de Programação Orientada a Objetos 1 Conceitos Fundamentais Classe; Ocultamento de informação;

Leia mais

Templates. BCC Programação Orientada a Objectos(POO) Departamento de Computação - UFOP

Templates. BCC Programação Orientada a Objectos(POO) Departamento de Computação - UFOP Templates BCC 221 - Programação Orientada a Objectos(POO) Guillermo Cámara-Chávez Departamento de Computação - UFOP Introdução Os templates ou gabaritos fornecem a base para existência da programação genérica

Leia mais

Unidade: Classes Abstratas, Polimorfismo, Sobreposição e Interfaces

Unidade: Classes Abstratas, Polimorfismo, Sobreposição e Interfaces Unidade: Classes Abstratas, Polimorfismo, Sobreposição e Interfaces 0 Unidade: Classes Abstratas, Polimorfismo, Sobreposição e Interfaces Classes Abstratas À medida que você sobe na hierarquia de herança,

Leia mais

Programação Orientada a Objetos SANTOS, Rafael (PLT)

Programação Orientada a Objetos SANTOS, Rafael (PLT) Programação Orientada a Objetos SANTOS, Rafael (PLT) Possibilita atribuições em sequência na mesma instrução Retorna o valor atribuído Atribuições compostas: incluem a própria variável: +=, *=, -=, etc

Leia mais

Fundamentos de Programação

Fundamentos de Programação Fundamentos de Programação ET43G Aula 7 Prof. Daniel Cavalcanti Jeronymo Orientada a Objetos Polimorfismo. Polimorfismo estático e dinâmico. Métodos virtuais, interfaces. Universidade Tecnológica Federal

Leia mais

Linguagem de Programação I

Linguagem de Programação I Linguagem de Programação I Carlos Eduardo Batista Centro de Informática - UFPB bidu@ci.ufpb.br Herança simples Composição Combinando composição e herança Polimorfismo e funções virtuais Classes abstratas

Leia mais

Lição 11 Herança, polimorfismo e interfaces

Lição 11 Herança, polimorfismo e interfaces Lição 11 Herança, polimorfismo e interfaces 1 Objetivos Ao final da lição, o estudante deverá estar apto a: Definir superclasses e subclasses Criar Override de métodos de superclasses Criar métodos e classes

Leia mais