Curso Profissional de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Curso Profissional de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos"

Transcrição

1 Curso Profissional de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos Disciplina: Programação e Sistemas de Informação Classes em C++ Módulos 10 e 11 POO A professora: Sandra Soares

2 Classes em C++ Uma class define um novo tipo de dados Class nome_identificador { private: // dados e métodos não podem ser acedidos diretamente dados e métodos; protected: // dados e métodos só podem ser acedidos por classes derivadas }; dados e métodos; public: // dados e métodos podem ser acedidos diretamente dados e métodos;

3 Classes em C++ Uma definição de classe é em todo semelhante à definição de uma struct. Os dados são definidos como os campos de uma struct ou variáveis. Os métodos são definidos da mesma forma que funções. Os dados e os métodos são acedidos e invocados, respetivamente, através do operador (.) ou -> no caso do objeto ser um apontador.

4 Construtores Os construtores permitem a inicialização automática das instâncias. É permitida a definição de vários construtores de forma a disponibilizar um leque de inicializações possíveis. O construtor é considerado o método especial, cujo nome é igual ao nome da classe. Um construtor é invocado automaticamente quando é definido um objeto de uma classe.

5 Construtores e construtores de classes derivadas class base { private: int a; int b; public: base (int aa, int bb) { a=aa; b=bb;} }; Construtor da classe base. class derivada : public base { private: int c; public: }; derivada (int aa, int bb, int cc) : base(aa,bb) { c=cc;} void main(void) { base b1(1,2); //constrói um objeto da classe base derivada d1(1,2,3); //constrói um objeto da classe derivada } Construtor da classe derivada. a e b são os parâmetros da classe base que têm que ser passados para a classe derivada.

6 Derivação e herança entre classes Classe-base classe que serve de base à criação de outra classe; Classe-derivada classe que é criada a partir de outra classe. Derivação de classes criação de classes a partir de outras. Herança uma classe derivada herda, em princípio, todos os membros (variáveis ou atributos e funções ou métodos) da sua classe base. Uma classe derivada, para ter razão de ser, deverá ter os seus elementos próprios, a nível de atributos e métodos (variáveis e funções), nuns casos, inteiramente novos, noutros casos, readaptados da classe-base. Uma classe derivada também pode servir de classe-base de uma outra classe, logo podemos construir uma estrutura com vários níveis de hierarquia entre classes-base e derivadas hierarquia de classes.

7 POO A derivação de classes com herança das classes-base e com as suas características próprias, juntamente com a possibilidade de criarmos e utilizarmos objetos de todas essas classes constitui, em traços gerais, a essência da programação orientada para objetos.

8 Características fundamentais da POO Encapsulamento tem a ver com a forma como a definição de uma classe permite proteger o seu código e os seus dados. As vantagens dessa proteção são óbvias: as classes e os objetos constituem unidades de código protegidas, flexíveis e reutilizáveis. Polimorfismo tem a ver com a possibilidade de criarmos diferentes versões para uma função ou operador; isto vem aumentar a flexibilidade e a possibilidade de readaptação desses elementos de código a novos contextos. Herança A derivação de classes com herança permite criar novas classes a partir de outras já existentes; conjuntamente com isso reutilizam-se unidades de código já criadas e readaptam-se a novas finalidades. Tudo isto junto permite a preparação de bibliotecas de classes que tornam a criação de aplicações mais fácil de rápida.

9 Criação de uma classe derivada: exemplo

10 Classe derivada Class D:[public private protected] B A seguir ao nome da classe derivada inserem-se dois pontos(:), seguidos de um especificador de acesso (que pode ser: public; private; protected). Por fim, vem o nome da classe base. As classes derivadas são criadas mais frequentemente com o especificador public, pois, assim, essas classes herdam os membros da classe-base com os mesmos qualificativos de public, private ou protected e, além disso, os objetos da classe derivada podem ter acesso aos membros public da classe-base. As heranças com private e protected são muito mais limitativas para as classes derivadas e objetos.

11 Situações Quando uma classe derivada D é criada com public a partir de uma classe-base B Os membros herdados da classe-base B mantêm, na classe derivada D, os mesmos qualificativos de public, private e protected; Os objetos da classe derivada D só têm acesso aos membros public da classe-base. Quando uma classe derivada D é criada com protected a partir de uma classebase B Os membros public e protected herdados da classe-base B passam todos a protected na classe derivada D; Os objetos da classe derivada D não têm acesso a nenhum membro da classe-base. Quando uma classe derivada D é criada com private a partir de uma classebase B Os membros public e protected da classe-base B passam todos a private na classe derivada D; Os objetos da classe derivada D não têm acesso a nenhum membro da classe-base.

12 Modalidades de acesso às classes com os especificadores public, private e protected

13 Hierarquia de classes class Base class Derivada1 : public Base class Derivada2 : public Derivada1

14 Herança múltipla class Base1 { } class Base2 { } class Derivada : public Base1, public Base2 É possível criar uma classe derivada a partir de mais do que uma classe base.

15 Herança múltipla class b1 { }; class b2 { }; class d: public b1, public b2 { };

16 Herança múltipla A classe derivada herda todos os membros das classes-base mencionadas no seu cabeçalho e tem acesso direto a todos eles, exceto em relação aos membros privados. Quanto aos objetos criados a partir de uma classe derivada com herança múltipla, o acesso aos membros das classes-base depende dos especificadores de acesso que foram usados na criação da classe derivada.

17 Exemplo

18 Permissões de acesso Tipo de Acesso Public Protected Private Membros da mesma classe Membros de classes derivadas Sim Sim Sim Sim Sim Não Não membros Sim Não Não

19 Funções virtuais e sua redefinição em classes derivadas Uma forma especial de redefinir uma função de uma classe-base em classes derivadas passa pela utilização de funções virtuais. Uma função virtual é uma função-membro de uma classe-base que é declarada com a palavra virtual e tem de ser redefinida nas classes derivadas dessa classe-base. As funções virtuais constituem uma importante forma de polimorfismo em C++. Elas permitem que as classes derivadas readaptem aos seus contextos uma função membro da classe-base.

20

21 Função virtual pura e classe abstrata É possível declarar uma função virtual numa classe-base sem definir essa função, o que obriga a que toda a classe derivada tenha de ter a sua versão da função virtual da classe-base. Quando isto acontece, estamos perante aquilo que se chama uma função virtual pura e uma classe abstrata. Função virtual pura: é uma função que é declarada como virtual numa classe-base e não recebe aí nenhuma definição, obrigando a que seja definida nas classes derivadas. Classe abstrata: é uma classe que contém pelo menos uma função virtual pura. Isto implica que uma classe abstrata não possa ser usada para criar objetos a partir dela, uma vez que existe, pelo menos, um membro não definido.

22 Função virtual pura e classe abstrata A forma geral para declarar uma função virtual pura é a seguinte: virtual tipo_dados f_nome ([parâmetros])=0; tipo_dados -> refere-se ao tipo de dados que a função retorna. f_nome -> refere-se ao nome da função. ([parâmetros]) -> indica os eventuais parâmetros que a função pode utilizar. A expressão = 0 é o indicativo que transforma a função em virtual pura (não é definida na classe base).

23 Exceções Uma exceção ocorre quando um programa encontra-se numa situação anormal, devido a condições que estão fora do seu controlo, tais como: - memória insuficiente; - erros de E/S; - índice fora do intervalo permitido; - etc Nessas ocasiões, a solução usualmente adotada consiste em exibir uma mensagem de erro e interromper a execução do programa, devolvendo um código de erro.

24 Exceções Em C++, entretanto, podemos usar exceções para gerenciar de forma mais eficaz os erros que ocorrem durante a execução de um programa. Em vez de simplesmente abortar sua execução, podemos comunicar a ocorrência do evento inesperado a um contexto de execução mais alto, que esteja melhor capacitado para se recuperar da condição de erro.

25 Exemplo Para lançar uma exceção a um nível mais alto de execução, usamos o comando throw:

26 try catch Uma exceção lançada é tratada depois, por um código que se encontra fora do fluxo de execução normal do programa. Para tratar uma exceção, usamos a seguinte estrutura: Quando uma exceção é detetada dentro de um bloco try, os destrutores dos objetos criados no bloco são chamados e, em seguida, o controle é transferido ao bloco catch correspondente ao tipo da exceção detetada, se ele existir. No final da execução do bloco catch, o programa continua a sua execução normalmente, na primeira instrução após a estrutura try...catch.

27 Exemplo

28 Exemplo

Programação Orientada a Objetos

Programação Orientada a Objetos Curso Profissional de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos Disciplina: Programação e Sistemas de Informação Programação Orientada a Objetos Módulos 9/10/11 POO 2016/2017 História A OO surgiu no

Leia mais

Conceitos de Programação Orientada a Objetos

Conceitos de Programação Orientada a Objetos Conceitos de Programação Orientada a Objetos Tatyana Bitencourt Com as técnicas de orientação a objeto, é possível obter resultados considerados impossíveis pensando de maneira estruturada. Como Java não

Leia mais

POO e C++: Herança e Polimorfismo

POO e C++: Herança e Polimorfismo POO e C++: Herança e Polimorfismo Márcio Santi Luiz Fernando Martha Conceito de Herança em POO Recurso que torna o conceito de classe mais poderoso; Permite que se construa e estenda continuamente classes

Leia mais

Classes e Objetos. Sintaxe de classe em Java

Classes e Objetos. Sintaxe de classe em Java Classes e Objetos Classes e Objetos A Programação Orientada a Objetos (POO) é uma técnica de programação que se baseia na construção de classes e utilização de objetos. Os objetos são formados por dados

Leia mais

Paradigmas de Linguagens de Programação. Suporte para Programação Orientada a Objeto

Paradigmas de Linguagens de Programação. Suporte para Programação Orientada a Objeto Suporte para Programação Orientada a Objeto Cristiano Lehrer Categoria das Linguagens que Suportam POO Suporte a POO acrescentado a uma linguagem já existente: C++ (também suporta programação procedural

Leia mais

C com introdução a OO

C com introdução a OO ... Centro Integrado de Tecnologia da Informação C com introdução a OO ... Centro Integrado de Tecnologia da Informação Aula 9 Ronald Dener - Instrutor Matheus Soares - Monitor 17 / outubro 17 / outubro

Leia mais

Programação Avançada C++ Slide 12 Nielsen Castelo Damasceno

Programação Avançada C++ Slide 12 Nielsen Castelo Damasceno Programação Avançada C++ Slide 12 Nielsen Castelo Damasceno Visibilidade de membros Membro da classe derivada pode usar os membros públicos ( public ) e protegidos ( protected ) da sua classe base (como

Leia mais

Programação Orientada a Objetos. Vagner Luz do Carmo - Vluzrmos

Programação Orientada a Objetos. Vagner Luz do Carmo - Vluzrmos Programação Orientada a Objetos Vagner Luz do Carmo - Vluzrmos Questão 1 Dada a seguinte classe na linguagem JAVA: public class Carro { public String retornacor(){ ; return Azul ; private String retornachassi(){

Leia mais

Introdução à orientação a objetos. João Tito Almeida Vianna 18/05/2013

Introdução à orientação a objetos. João Tito Almeida Vianna 18/05/2013 Introdução à orientação a objetos João Tito Almeida Vianna 18/05/2013 Roteiro Aula 1 Introdução: Programação estruturada x Orientação a objetos Orientação a objetos Classe e objeto Encapsulamento Herança

Leia mais

Programação Orientada a Objetos HERANÇA E COMPOSIÇÃO

Programação Orientada a Objetos HERANÇA E COMPOSIÇÃO Programação Orientada a Objetos HERANÇA E COMPOSIÇÃO Renato Dourado Maia Universidade Estadual de Montes Claros Engenharia de Sistemas Unidade IV Unidade IV Herança e Composição: Herança simples. Composição.

Leia mais

Programação com Objectos 1º Teste Tipo 1º Semestre (90 minutos)

Programação com Objectos 1º Teste Tipo 1º Semestre (90 minutos) 1/7 Programação com Objectos 1º Teste Tipo 1º Semestre (90 minutos) Nome: Primeira Parte (7 valores) PERGUNTA NOTA 1.1 1.2 1.3 1.4 Segunda Parte (3 valores) PERGUNTA RESPOSTA 2.1 2.2 2.3 2.4 2.5 1ª PARTE

Leia mais

Programação por Objectos. Java

Programação por Objectos. Java Programação por Objectos Java Parte 6: Herança e Polimorfismo LEEC@IST Java 1/50 Herança revisão (1) A herança é um mecanismo em que a subclasse constitui uma especialização da superclasse. A superclasse

Leia mais

LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO

LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO Técnico em Informática LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO Profª Ana Paula anapaula_mandelli@hotmail.com JAVA Como qualquer linguagem de programação, a linguagem Java tem sua própria estrutura, regras de sintaxe

Leia mais

INF1636 PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS

INF1636 PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS INF1636 PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS Departamento de Informática PUC-Rio Ivan Mathias Filho ivan@inf.puc-rio.br Programa Capítulo 9 Tratamento de Exceções Assertivas 1 Programa Capítulo 9 Tratamento

Leia mais

Introdução ao C++ Ambientes de Desenvolvimento Avançados. 2 de Outubro de 2002 ADA / DEI - ISEP 2002/2003 1

Introdução ao C++ Ambientes de Desenvolvimento Avançados. 2 de Outubro de 2002 ADA / DEI - ISEP 2002/2003 1 Introdução ao C++ Ambientes de Desenvolvimento Avançados 2 de Outubro de 2002 ADA / DEI - ISEP 2002/2003 1 C++! Extensão ao c! Facilita a representação de tipos de dados abstractos (tipo classe)! Suporte

Leia mais

Linguagem de Programação I Apresentação da Disciplina

Linguagem de Programação I Apresentação da Disciplina Linguagem de Programação I Apresentação da Disciplina Apresentação da Disciplina Conteúdo: 1) Orientação a Objetos - Características da OO - Reutilização de código 2) Introdução à Linguagem Java - Histórico

Leia mais

INF1337 LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS

INF1337 LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS INF1337 LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS Departamento de Informática PUC-Rio Andrew Diniz da Costa andrew@les.inf.puc-rio.br Programa Capítulo 9 Tratamento de Exceções Assertivas Programa Capítulo

Leia mais

Introdução ao Java. Prof. Herbert Rausch Fernandes

Introdução ao Java. Prof. Herbert Rausch Fernandes Introdução ao Java Prof. Herbert Rausch Fernandes Orientação a Objetos Programação Orientada por Objetos: é a construção de sistemas de software como uma coleção estruturada de implementações de tipos

Leia mais

Linguagem de Programação I

Linguagem de Programação I Linguagem de Programação I Carlos Eduardo Batista Centro de Informática - UFPB bidu@ci.ufpb.br Herança simples Composição Combinando composição e herança Polimorfismo e funções virtuais Classes abstratas

Leia mais

Tratamento de Exceções. LPG II Java. Tratamento de Exceções. Conceito de Exceções. Exemplo

Tratamento de Exceções. LPG II Java. Tratamento de Exceções. Conceito de Exceções. Exemplo Tratamento de Exceções LPG II Java Tratamento de Exceções Introdução Princípios do tratamento de exceções em Java Cláusula try Cláusula catch Cláusula finally Hierarquia de exceções em Java Considerações

Leia mais

Linguagens de Programação Aula 12

Linguagens de Programação Aula 12 Linguagens de Programação Aula 12 Celso Olivete Júnior olivete@fct.unesp.br Na aula passada Implementando subprogramas 2 Na aula de hoje Suporte para a programação orientada a objetos 3 Roteiro Introdução

Leia mais

Programação Orientada a Objetos. Métodos e Atributos. Métodos. Métodos. Alexandre César Muniz de Oliveira. Parte III

Programação Orientada a Objetos. Métodos e Atributos. Métodos. Métodos. Alexandre César Muniz de Oliveira. Parte III Programação Orientada a Objetos Alexandre César Muniz de Oliveira Métodos e Atributos Parte III Métodos [mod] tipo nome ([tipo arg]) [throws exc]{ [mod]: zero ou mais modificadores separados por espaços

Leia mais

Fundamentos de Programação 2

Fundamentos de Programação 2 Fundamentos de Programação 2 ET43G. Polimorfismo. Classes abstratas e interfaces. Aula 12 Prof. Daniel Cavalcanti Jeronymo Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Engenharia Eletrônica 3º Período

Leia mais

Programação Orientada a Objetos. Professor: André Luis Meneses Silva br.geocities.com/programacao2ufs

Programação Orientada a Objetos. Professor: André Luis Meneses Silva br.geocities.com/programacao2ufs Programação Orientada a Objetos Professor: André Luis Meneses Silva andreluis.ms@gmail.com br.geocities.com/programacao2ufs [ Conteúdo ] Objeto Mensagens Classe Encapsulamento Visibilidade Membros de Instância

Leia mais

Notas de Aula 09: Tratamento de exceções

Notas de Aula 09: Tratamento de exceções Notas de Aula 09: Tratamento de exceções Objetivos da aula: Compreender o conceito de exceção Aprender a tratar exceções nos programas Entender a hierarquia das exceções Criar e lançar uma exceção proprietária

Leia mais

Curso de PHP. - Início 22 de agosto - Término 20 de outubro. -Aulas: segunda e quinta-feira -Horário:18h às 20h. -Carga horária do curso: 40h

Curso de PHP. - Início 22 de agosto - Término 20 de outubro. -Aulas: segunda e quinta-feira -Horário:18h às 20h. -Carga horária do curso: 40h Curso de PHP Palestrante: Marco Aurélio Jefson Farias - Início 22 de agosto - Término 20 de outubro. Curso de PHP -Aulas: segunda e quinta-feira -Horário:18h às 20h. -Carga horária do curso: 40h - Frequência

Leia mais

Programação Orientada a Objetos para Redes de Computadores

Programação Orientada a Objetos para Redes de Computadores Programação Orientada a Objetos para Redes de Computadores Prof. Miguel Elias Mitre Campista http://www.gta.ufrj.br/~miguel PARTE 2 Programação em C++ - Herança Herança Criação de uma nova classe de uma

Leia mais

Recapitulando. Construtores: (Overload assinatura) public Circle() {...} public Circle(double x, double y, double r) {... }

Recapitulando. Construtores: (Overload assinatura) public Circle() {...} public Circle(double x, double y, double r) {... } Recapitulando Orientação a objetos: programas organizados em torno da definição de classes, instanciação de objetos e troca de mensagens. Declaração de variáveis de referencia: Circle c; Criação/instanciação

Leia mais

LEIC-T LERC MEIC-T 2011/2012 1º Semestre Programação com Objetos 2012/01/07 11h00m 3/10

LEIC-T LERC MEIC-T 2011/2012 1º Semestre Programação com Objetos 2012/01/07 11h00m 3/10 2/10 1.1. (1.5 val.) Os mecanismos de herança entre classes e de composição de objetos são, por vezes, apresentados como alternativos, face à disponibilização de funcionalidade a uma classe. Compare-os,

Leia mais

Quando um programa viola as restrições semânticas da linguagem, a JVM assinala um erro ao programa, sob a forma de exceção.

Quando um programa viola as restrições semânticas da linguagem, a JVM assinala um erro ao programa, sob a forma de exceção. 6 Exceções Quando um programa viola as restrições semânticas da linguagem, a JVM assinala um erro ao programa, sob a forma de exceção. Uma exceção é um erro recuperável - O controlo da execução do programa

Leia mais

ORIENTAÇÃO A OBJETOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DR. EDNALDO B. PIZZOLATO

ORIENTAÇÃO A OBJETOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DR. EDNALDO B. PIZZOLATO ORIENTAÇÃO A OBJETOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DR. EDNALDO B. PIZZOLATO Tópicos picos Definição de estrutura Acessando membros de estruturas O tipo horario com struct Implementando horario com class Escopo

Leia mais

Linguagens de Programação

Linguagens de Programação Linguagens de Programação Prof. Miguel Elias Mitre Campista http://www.gta.ufrj.br/~miguel Parte IV Introdução à Programação em C++ (Continuação) Relembrando da Última Aula... Sobrecarga de operadores

Leia mais

Linguagem de Programação II Programação Orientada a Objetos. Orientação a Objetos

Linguagem de Programação II Programação Orientada a Objetos. Orientação a Objetos Linguagem de Programação II Programação Orientada a Objetos Orientação a Objetos Prof. Alessandro Borges 2 Tópicos Introdução à Programação Orientada a Objetos Conceitos Objetivos Classes e Objetos Atributos

Leia mais

4 Conceito de Herança

4 Conceito de Herança 4 Conceito de Herança Hierarquia de classes e mecanismo de ligação Herança Uma classe pode herdar operações de uma superclasse e as suas operações podem ser herdadas por subclasses. O mecanismo de herança

Leia mais

Prof. Fernando V. Paulovich 8 de novembro de SCC Programação Orientada a Objetos

Prof. Fernando V. Paulovich  8 de novembro de SCC Programação Orientada a Objetos Tratamento de Exceções SCC0604 - Programação Orientada a Objetos Prof. Fernando V. Paulovich http://www.icmc.usp.br/~paulovic paulovic@icmc.usp.br Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC)

Leia mais

Introdução a Programação Orientada a Objetos

Introdução a Programação Orientada a Objetos Introdução a Programação Orientada a Objetos Fernando de Simas, Airton de Souza, Sérgio Roberto Centro de Ciências Tecnológicas da Terra e do Mar Universidade do Vale do Itajaí UNIVALI. 88302-202 Itajaí

Leia mais

Daniel Wildt

Daniel Wildt Orientação a Objetos 1 Daniel Wildt http://danielwildt.blogspot.com Agenda 2 Orientação a Objetos Classe x Objeto Representação classe Atributos / operações Construtores e Destrutores Liberando memória

Leia mais

Computação II Orientação a Objetos

Computação II Orientação a Objetos Computação II Orientação a Objetos Fabio Mascarenhas - 2016.2 http://www.dcc.ufrj.br/~fabiom/java Herança de classes concretas e Object A superclasse que passamos para a cláusula extends não precisa ser

Leia mais

Programação Orientada a Objectos - P. Prata, P. Fazendeiro. Hierarquia de classes e mecanismo de ligação

Programação Orientada a Objectos - P. Prata, P. Fazendeiro. Hierarquia de classes e mecanismo de ligação 4 Conceito de Herança Hierarquia de classes e mecanismo de ligação Herança Uma classe pode herdar operações de uma superclasse e as suas operações podem ser herdadas por subclasses. O mecanismo de herança

Leia mais

Programação C# + ASP.NET

Programação C# + ASP.NET Programação C# + ASP.NET Prof. MSc. Daniel Menin Tortelli e-mail: danielmenintortelli@gmail.com Site: http://sites.google.com/site/danielmenintortelli/home 09/11/2015 Programação C# ASP.NET - Prof. MSc.

Leia mais

UNIFEI Disciplina Professor

UNIFEI Disciplina Professor UNIFEI Disciplina Professor Universidade Federal de Itajubá Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologias da Informação-IESTI CCO02 Enganharia de Software II Enzo Seraphim Nota de aula de Java Encapsulamento

Leia mais

Programação Orientada a Objectos - P. Prata, P. Fazendeiro

Programação Orientada a Objectos - P. Prata, P. Fazendeiro Quando um programa viola as restrições semânticas da linguagem, a JVM assinala um erro ao programa, sob a forma de exceção. Uma exceção é um erro recuperável O controlo da execução do programa é transferido

Leia mais

Introdução à Programação. Encapsulamento e Herança

Introdução à Programação. Encapsulamento e Herança Introdução à Programação Encapsulamento e Herança Tópicos da Aula Hoje, aprenderemos conceitos mais avançados de Orientação a Objetos Encapsulamento Usando modificadores de acesso em C++ Herança Importância

Leia mais

AULA 2 VISÃO BÁSICA DE CLASSES EM PHP

AULA 2 VISÃO BÁSICA DE CLASSES EM PHP AULA 2 VISÃO BÁSICA DE CLASSES EM PHP Antes de mais nada, vamos conhecer alguns conceitos, que serão importantes para o entendimento mais efetivos dos assuntos que trataremos durante a leitura desta apostila.

Leia mais

Programação orientada a objetos

Programação orientada a objetos Programação orientada a objetos Neste capítulo: conceitos-chave que caracterizam as linguagens de programação orientadas a objetos; pragmática da programação orientada a objetos; o projeto de duas importantes

Leia mais

Prof. Rogério Albuquerque de Almeida. Programação Orientada a Objetos II JAVA Décima Segunda Aula

Prof. Rogério Albuquerque de Almeida. Programação Orientada a Objetos II JAVA Décima Segunda Aula Prof. Rogério Albuquerque de Almeida Programação Orientada a Objetos II JAVA Décima Segunda Aula 1 Prof. Rogério Albuquerque de Almeida Programação Orientada a Objeto II Vetores Tratamento de Exceções

Leia mais

Namespaces, Classes e Métodos.

Namespaces, Classes e Métodos. . Linguagem de Programação III Mauro Lopes Carvalho Silva Professor EBTT DAI Departamento Acadêmico de Informática Campus Monte Castelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão Linguagem

Leia mais

Programação Orientada a Objetos HERANÇA E COMPOSIÇÃO

Programação Orientada a Objetos HERANÇA E COMPOSIÇÃO Programação Orientada a Objetos HERANÇA E COMPOSIÇÃO Renato Dourado Maia Universidade Estadual de Montes Claros Engenharia de Sistemas Unidade IV Unidade IV Herança e Composição: Herança simples. Composição.

Leia mais

Programação C# + ASP.NET

Programação C# + ASP.NET Programação C# + ASP.NET Prof. MSc. Daniel Menin Tortelli e-mail: danielmenintortelli@gmail.com Site: http://sites.google.com/site/danielmenintortelli/home 16/10/2017 Programação C# ASP.NET - Prof. MSc.

Leia mais

Tratamento de Exceções. Grupo de Linguagens de Programação Departamento de Informática PUC-Rio

Tratamento de Exceções. Grupo de Linguagens de Programação Departamento de Informática PUC-Rio Tratamento de Exceções Grupo de Linguagens de Programação Departamento de Informática PUC-Rio Terminologia Definições: Exceção é a ocorrência de uma condição anormal durante a execução de um método Falha

Leia mais

Classes, Métodos e Propriedades

Classes, Métodos e Propriedades Ambiente de Programação Visual Classes, Métodos e Propriedades Prof. Mauro Lopes 1-31 22 Objetivos Nesta aula iremos dar continuidade aos elementos de programação da Linguagem C#. Iremos apresentar de

Leia mais

O PARADIGMA ORIENTADO POR OBJETOS

O PARADIGMA ORIENTADO POR OBJETOS O PARADIGMA ORIENTADO POR OBJETOS A idéia básica do paradigma orientado a objetos é imaginar que programas simulam o mundo real: um mundo povoado de objetos. Dessa maneira, linguagens baseadas nos conceitos

Leia mais

Linguagem de Programação C++

Linguagem de Programação C++ Exercício: Linguagem de Programação C++ Construa o diagrama de classes UML para as classes envolvidas na solução do exercício do slide 253. 267 Sobrecarga Linguagem de Programação C++ Neste exercício vimos

Leia mais

Lista 05 Herança. public class PessoaFisica extends Pessoa { private String RG; public PessoaFisica(){ super(); } public String getrg(){ return RG; }

Lista 05 Herança. public class PessoaFisica extends Pessoa { private String RG; public PessoaFisica(){ super(); } public String getrg(){ return RG; } Lista 05 Herança 1. Analisando a classe Java abaixo podemos observar que a mesma possui apenas um atributo, um construtor e dois métodos. Perceba que dentro do método main estão sendo invocados métodos

Leia mais

PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS -TRATAMENTO DE EXCEÇÕES. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc.

PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS -TRATAMENTO DE EXCEÇÕES. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS -TRATAMENTO DE EXCEÇÕES Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. frozza@ifc-camboriu.edu.br ROTEIRO 4. Sistemas de Tratamento de Exceções Exceções genéricas Classes de exceções

Leia mais

Interfaces e Classes Abstratas

Interfaces e Classes Abstratas Interfaces e Classes Abstratas José Gustavo de Souza Paiva Problema Método obterarea()? Classes Abstratas Classes que funcionam como um molde Declarada com comando abstract Contém um ou mais métodos abstratos

Leia mais

Atualização Técnica e Pedagógica de Professores no componente de Lógica de Programação com C# (console) Semana 6 Programação Orientada a Objetos

Atualização Técnica e Pedagógica de Professores no componente de Lógica de Programação com C# (console) Semana 6 Programação Orientada a Objetos Atualização Técnica e Pedagógica de Professores no componente de Lógica de Programação com C# (console) Semana 6 Programação Orientada a Objetos Prof. Tiago Jesus de Souza Introdução a Programação Orientada

Leia mais

INF1636 PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS

INF1636 PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS INF1636 PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS Departamento de Informática PUC-Rio Ivan Mathias Filho ivan@inf.puc-rio.br Programa Capítulo 1 Conceitos de Orientação a Objetos Classe Objeto Mensagem Orientação

Leia mais

1. Estude e implemente a classe Exemplo1 apresentada abaixo:

1. Estude e implemente a classe Exemplo1 apresentada abaixo: P. Fazendeiro & P. Prata POO FP09/1 Exceções Uma exceção (Exception) é um sinal gerado pela máquina virtual de Java em tempo de execução indicando uma situação de erro da qual é possível recuperar. O objectivo

Leia mais

Classes e Encapsulamento

Classes e Encapsulamento Classes e Encapsulamento Marcio Santi POO e C++ Tipo Abstrato de Dados (TAD) TAD atributos dados que o representam interface operações associadas como é manipulado 1 Exemplo: Editor Gráfico (classe círculo)

Leia mais

E N C A P S U L A M E N T O P R O F. M E. H É L I O E S P E R I D I Ã O

E N C A P S U L A M E N T O P R O F. M E. H É L I O E S P E R I D I Ã O E N C A P S U L A M E N T O P R O F. M E. H É L I O E S P E R I D I Ã O REVIEW CLASSES E INSTÂNCIAS. REVIEW - O OPERADOR THIS This faz referencia a métodos e atributos da própria classe REVIEW - EXEMPLO

Leia mais

Programação Orientada a Objetos para Redes de Computadores. Polimorfismo com Hierarquias de Herança. Exemplo: Hierarquia Animal

Programação Orientada a Objetos para Redes de Computadores. Polimorfismo com Hierarquias de Herança. Exemplo: Hierarquia Animal Programação Orientada a Objetos para Redes de Computadores Prof. Miguel Elias Mitre Campista http://www.gta.ufrj.br/~miguel PARTE 2 Programação em C++ - Polimorfismo Polimorfismo com Hierarquias de Herança

Leia mais

Herança. Prof. Fernando V. Paulovich 23 de agosto de 2010

Herança. Prof. Fernando V. Paulovich  23 de agosto de 2010 Herança SCC0604 - Programação Orientada a Objetos Prof. Fernando V. Paulovich http://www.icmc.usp.br/~paulovic paulovic@icmc.usp.br Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação(ICMC) Universidade

Leia mais

Linguagem de Programação IV Introdução

Linguagem de Programação IV Introdução Linguagem de Programação IV Introdução Prof. Alessandro Borges 2 Tópicos Orientação a objetos Classe Objeto Abstração Encapsulamento Herança Polimorfismo Plataforma Java 3 4 POO é um paradigma de programação

Leia mais

Figura 3.1 Modelo da programação estruturada

Figura 3.1 Modelo da programação estruturada 3 - Conceitos de Orientação aos Objectos Hoje em dia, praticamente todo o software está a ser escrito numa ou noutra linguagem orientada aos objectos. As linguagens estruturadas como o C e o Pascal tiveram

Leia mais

Esta categoria mais geral, à qual cada objeto pertence, denominamos de classe; IFSC/POO + JAVA - prof. Herval Daminelli

Esta categoria mais geral, à qual cada objeto pertence, denominamos de classe; IFSC/POO + JAVA - prof. Herval Daminelli Esta categoria mais geral, à qual cada objeto pertence, denominamos de classe; Tudo no mundo real pode ser representado por meio do conceito de "objeto": uma planta, uma mesa, uma pessoa, um sentimento,

Leia mais

Polimorfismo. O que é polimorfismo?

Polimorfismo. O que é polimorfismo? O que é polimorfismo? Polimorfismo Significa que variáveis podem referenciar mais do que um tipo. Não é um conceito novo e várias linguagens de programação aplicam. Funções são polimórficas quando seus

Leia mais

Herança e Propriedades

Herança e Propriedades Herança e Propriedades 2013 O que veremos hoje? Herança e Propriedades Transparências baseadas no material do Prof. Gilbert Azevedo e Prof. Jailton Carlos Objetivos Conceito de Herança em POO Herança Herança

Leia mais

Programação Orientada a Objetos. Manipulação de Exceções

Programação Orientada a Objetos. Manipulação de Exceções Programação Orientada a Objetos Manipulação de Exceções Cristiano Lehrer, M.Sc. Introdução à Manipulação de Exceções (1/2) Em uma linguagem sem manipulação de exceção: Quando ocorre uma exceção, o controle

Leia mais

Laboratório de programação II

Laboratório de programação II Laboratório de programação II Herança e Polimorfismo Edson Moreno edson.moreno@pucrs.br http://www.inf.pucrs.br/~emoreno Herança Mecanismo da Orientação a Objeto que permite criar novas classes aproveitando

Leia mais

Herança. Fátima L. S. Nunes Luciano A. Digiampietri Norton T. Roman SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 1

Herança. Fátima L. S. Nunes Luciano A. Digiampietri Norton T. Roman SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 1 Herança Fátima L. S. Nunes Luciano A. Digiampietri Norton T. Roman 1 1 1 Motivação Você está desenvolvendo um sistema de gerenciamento de pessoal para a USP Precisa fazer: Cadastro de alunos e professores

Leia mais

Exceções AULA 13. Ricardo Massa F. Lima Sérgio C. B. Soares

Exceções AULA 13. Ricardo Massa F. Lima Sérgio C. B. Soares Introdução a Programação IF669 http://www.cin.ufpe.br/~if669 Exceções AULA 13 Ricardo Massa F. Lima rmfl@cin.ufpe.br Sérgio C. B. Soares scbs@cin.ufpe.br Exceções Objetivo Depois desta aula você será capaz

Leia mais

Carlos Eduardo Batista. Centro de Informática - UFPB

Carlos Eduardo Batista. Centro de Informática - UFPB Linguagem de Programação I Carlos Eduardo Batista Centro de Informática - UFPB bidu@ci.ufpb.br Herança e composição em C++ C++ e POO 2 Carro private: String modelo; String chassis; Motor m; liga(); acelera(int);

Leia mais

Tratamento de Exceções. Prof. Leonardo Barreto Campos 1

Tratamento de Exceções. Prof. Leonardo Barreto Campos 1 Tratamento de Exceções Prof. Leonardo Barreto Campos 1 Sumário Introdução; Tratamento de Exceções Java; Hierarquia de Exceções Java; Bloco finally - Java Bibliografia; Prof. Leonardo Barreto Campos 2/24

Leia mais

Academia Java IP JAVA: Introdução à Programação em Java (30 horas)

Academia Java IP JAVA: Introdução à Programação em Java (30 horas) Academia Java IP JAVA: Introdução à Programação em Java (30 horas) Índice Designação do Curso... 2 Duração Total... 2 Destinatários... 2 Perfil de saída... 2 Pré-Requisitos... 2 Objetivo Geral... 2 Objetivos

Leia mais

1 Introdução e Conceitos básicos

1 Introdução e Conceitos básicos 1 Introdução e Conceitos básicos Aula 02 Sumário Capítulo 1 Introdução e Conceitos básicos 1.1 Modelos 1.2 Tipos primitivos de dados 1.3 Tipo Abstrato de dados 1.4 Orientação a Objetos 1.4.1 Classe 1.4.2

Leia mais

Programação Orientada a Objectos - P. Prata, P. Fazendeiro

Programação Orientada a Objectos - P. Prata, P. Fazendeiro 6 Exceções Quando um programa viola as restrições semânticas da linguagem, a JVM assinala um erro ao programa, sob a forma de exceção. Uma exceção é um erro recuperável O controlo da execução do programa

Leia mais

Algoritmos e Estruturas de Dados

Algoritmos e Estruturas de Dados Herança em C++ Algoritmos e Estruturas de Dados 2009/2010 Herança Herança permite usar classes já definidas para derivar novas classes nova classe herda propriedades (dados e métodos) da classe base Exemplo:

Leia mais

Programação Java. Tratamento de Exceções

Programação Java. Tratamento de Exceções Programação Java Tratamento de Exceções Grupo de Linguagens de Programação Departamento de Informática PUC-Rio Motivações para Exceções Um método pode detectar uma falha mas não estar apto a resolver sua

Leia mais

Fundamentos de Programação

Fundamentos de Programação Fundamentos de Programação ET43I Aula 5 Prof. Daniel Cavalcanti Jeronymo Orientada a Objetos e instâncias. Construtores, destrutores e operador de atribuição de cópia. Objetos, atributos, operações: mensagens

Leia mais

Modelo do Mundo Real. Abstração. Interpretação

Modelo do Mundo Real. Abstração. Interpretação Modelo do Mundo Real Mundo Real Abstração Interpretação Sistema de Software Modelo Algoritmo Abstração: O modelo precisa capturar apenas as características do mundo real que são importantes para o sistema

Leia mais

Fundamentos de Programação 2

Fundamentos de Programação 2 Fundamentos de Programação 2 ET43G Aula 9 Prof. Daniel Cavalcanti Jeronymo e instâncias. Construtores, destrutores e operador de atribuição de cópia. Objetos, atributos, operações: mensagens e métodos,

Leia mais

Encapsulamento. Alberto Costa Neto DComp - UFS

Encapsulamento. Alberto Costa Neto DComp - UFS Encapsulamento Alberto Costa Neto DComp - UFS 1 Motivação O que aprendemos até agora? O que diferencia a POO da Programação Imperativa? Estas informações são suficientes para construir um projeto OO eficiente?

Leia mais

Instituto de Informática Estrutura de Dados II

Instituto de Informática Estrutura de Dados II Instituto de Informática Estrutura de Dados II Revisão de Métodos em Classes Aplicada a Estrutura de Dados Básicas 20/08/2018 Profa. Lucília Gomes Ribeiro Prof. Dirson S Campos Programação em Java q O

Leia mais

Programação Orientada a Objetos Aula I Declaração de classes, métodos construtores. Prof.: Bruno E. G. Gomes IFRN

Programação Orientada a Objetos Aula I Declaração de classes, métodos construtores. Prof.: Bruno E. G. Gomes IFRN Programação Orientada a Objetos Aula I Declaração de classes, métodos construtores Prof.: Bruno E. G. Gomes IFRN 1 Introdução Na aula de hoje: Declaração de classes Métodos Construtores Exercícios de criação

Leia mais

Programação Orientada a Objetos

Programação Orientada a Objetos 1 Programação Orientada a Objetos A linguagem C, desde a sua primeira especificação, vem sendo desenvolvida com várias extensões. De uma dessas extensões foi criada a Linguagem C++ onde encontramos diversas

Leia mais

Aprendendo. Java 2. Rodrigo Mello Ramon Chiara Renato Villela. Novatec Editora Ltda.

Aprendendo. Java 2. Rodrigo Mello Ramon Chiara Renato Villela. Novatec Editora Ltda. Aprendendo Java 2 Rodrigo Mello Ramon Chiara Renato Villela Novatec Editora Ltda. www.novateceditora.com.br 1 Programação Orientada a Objetos O que é Programação Orientada a Objetos? É um paradigma de

Leia mais

JAVA. Tópicos Especiais de Programação Orientada a Objetos. sexta-feira, 28 de setembro de 12

JAVA. Tópicos Especiais de Programação Orientada a Objetos. sexta-feira, 28 de setembro de 12 JAVA Tópicos Especiais de Programação Orientada a Objetos 1 TRY CATCH 2 O que fazer quando algo inesperado acontece? 3 O que fazer quando algo inesperado acontece? Com JAVA podemos nos prevenir!!! 3 O

Leia mais

Aula 10 POO 1 Classes Abstratas. Profa. Elaine Faria UFU

Aula 10 POO 1 Classes Abstratas. Profa. Elaine Faria UFU Aula 10 POO 1 Classes Abstratas Profa. Elaine Faria UFU - 2019 Problema Método obterarea()? Classes Abstratas Classes que funcionam como um molde Declarada com comando abstract Contém um ou mais métodos

Leia mais

Auto-Referenciamento e Herança

Auto-Referenciamento e Herança Auto-Referenciamento e Herança José Gustavo de Souza Paiva Auto-Referenciamento Ao criarmos o código de uma classe, ainda não sabemos quais serão seus objetos, e por isso não há como referenciá-los Utilizando

Leia mais

Tratamento de Exceção. Programação Orientada a Objetos Java (Rone Ilídio)

Tratamento de Exceção. Programação Orientada a Objetos Java (Rone Ilídio) Tratamento de Exceção Programação Orientada a Objetos Java (Rone Ilídio) Tratamento de exceção Exceção é uma contração de Evento de Exceção Evento de exceção impede a execução normal de um programa Quando

Leia mais

Cronograma de Aulas - Mococa 1º Módulo 23/05/2009 a 27/06/2009

Cronograma de Aulas - Mococa 1º Módulo 23/05/2009 a 27/06/2009 Atualização Técnica e Pedagógica para Professores de Informática - JAVA Cronograma de Aulas - Mococa 1º Módulo 23/05/2009 a 27/06/2009 Responsável: Luis Eduardo Fernandes Gonzalez Professor Responsável

Leia mais

Orientação a Objetos Parte I. Introdução a POO (Programação Orientada a Objetos)

Orientação a Objetos Parte I. Introdução a POO (Programação Orientada a Objetos) Orientação a Objetos Parte I Introdução a POO (Programação Orientada a Objetos) Histórico Gerações de Linguagens de Programação Primeira Geração: Linguagem de máquina Segunda Geração: Linguagem de montagem

Leia mais

Orientação a Objetos (OO) LPG II - Java. Orientação a Objetos (OO) Programação Orientada a Objetos. Programação Procedimental

Orientação a Objetos (OO) LPG II - Java. Orientação a Objetos (OO) Programação Orientada a Objetos. Programação Procedimental Orientação a Objetos (OO) LPG II - Java Orientação a Objetos (OO) Roberto Vedoato vedoato@joinville.udesc.br Programação Procedimental x Orientada a Objetos Objetivos e Benefícios da Orientação a Objetos

Leia mais

PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS JAVA

PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS JAVA PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS JAVA PÁTIO DE MATERIAIS Discente: Nielson Soares Disciplina: Algoritmo e Estrutura de Dados INTRODUÇÃO Orientação a objetos. Linguagem de programação JAVA. Pátio de matérias

Leia mais

Programação Orientada a Objectos - P. Prata, P. Fazendeiro

Programação Orientada a Objectos - P. Prata, P. Fazendeiro 3 Classes e instanciação de objectos (em Java) Suponhamos que queremos criar uma classe que especifique a estrutura e o comportamento de objectos do tipo Contador. As instâncias da classe Contador devem

Leia mais

Criando Classes em PHP

Criando Classes em PHP Aula 05 Programação Orientação a objetos Criando Classes em PHP Orientação a objetos nada mais é que um paradigma de programação. Esse paradigma não é novo, desde a década de 60 já existiam linguagem que

Leia mais