Líder mundial em lubrificantes para compressores

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Líder mundial em lubrificantes para compressores"

Transcrição

1 Líder mundial em lubrificantes para compressores

2 Fluid Engineering CPI Fluid Engineering, uma divisão da The Lubrizol Corporation, é líder mundial em lubrificantes sintéticos para compressores e fabricantes de equipamento original (OEMs). R R Fluid Engineering Fluid Engineering R Fluid Engineering CPI liga o melhor dos dois mundos capacitação tecnica de produção e recursos técnicos com a flexibilidade e capacidade de resposta de uma organização orientada a serviços. Mais de 35 anos no desenvolvimento de sistemas de lubrificantes sintéticos de alta performance Capacidade de adaptar soluções de lubrificantes para as necessidades de serviço dos nossos clientes Uma das maiores linhas de lubrificantes sintéticos na indústria Em novembro de 2007, The Lubrizol Corporation adquiriu o negócio de lubrificantes de refrigeração da Croda International Plc. Os produtos adquiridos foram integrados a CPI e inclui a marca Emkarate. Como resultado desta aquisição, estamos melhor posicionados para apoiar os nossos clientes com as mais amplas opções de produtos e melhoria da tecnologia de lubrificantes de refrigeração. COMPRESSOR A AR Tipo de compressor de ar ISO Grade Parafuso rotativo Alternativo Palheta rotativa Centrífugo 32 Existem vários tipos de compressores de ar que os lubrificantes CPI são usados. Diferentes tipos de compressor exigem diferentes tipos de viscosidades para lubrificar o compressor.

3 LUBRIFICANTES COMPRESSOR AR PARAFUSO ROTATIVO CPI Lubrificante Óleo base Vida útil CPI CPI F CPI CPI F CPI CPI CPI CPI CPI CPI Comp Clean II CPI Series - óleo mineral Grupo II Menor custo com maior tempo de vida sobre os óleos minerais convencionais. CPI Series - óleo mineral Grupo III Custo eficiente. Contém 10% de diéster para ajudar a solubilizar os subprodutos da oxidação. Mineral - Hidrotratado Food Grade PAO Mineral - Hidrotratado Food Grade PAO/POE PAO Diester PAG/POE POE Silicone Diester 4,000 Horas 4,000 Horas 6,000 Horas 6,000 Horas 12,000 Horas 500 Horas Vida útil com base em 82 C CPI fluido à base de diéster para uso em aplicações de alta temperatura ou como um líquido de limpeza do compressor. Mais comumente utilizados em aplicações de compressores alternativos. CPI Series - fluido à base POE para uso em aplicações de alta temperatura. CPI Series - PAG / POE lubrificantes mistos especificamente formulado para substituir Sullube 32 e Ultracoolant. Bom para uso em aplicações de alta temperatura não havendo degradação, o fluido não vai resultar em quaisquer vernizes prejudiciais ou depósitos. CPI Series - fluido à base PAO com 10% de diéster. CPI é o nosso mais popular fluido para compressor de ar. CPI F Series - PAO / blend POE com certificação NSF H1 para uso em instalações de processamento de alimentos. A adição de 10% de POE melhora a vida útil em relação a outros lubrificantes de qualidade alimentar. CPI F Series - fluido à base PAO com certificação NSF H1 para uso em instalações de processamento de alimentos. CPI Series - lubrificante à base de silicone para competir contra Sullube 34KT. CPI COMP CLEAN II - fluido à base de diéster formulado para funcionar como um lubrificante durante a remoção das lamas e depósitos de compressores envernizadas. Destina-se a utilização de até 500 horas. LUBRIFICANTES COMPRESSOR ALTERNATIVO CPI Lubrificantes CPI F CPI CPI CPI Base Oil (s) PAO Diester Diester / PIB POE Vida útil 12,000 Horas CPI lubrificante à base de diéster para uso em aplicações de alta temperatura ou como um líquido de limpeza do compressor. CPI Series - Diester / PIB mistura para uma opção de custo mais efetivo. * Vida útil com base em 82 C CPI F Series - lubrificante à base PAO com certificação NSF H1 para uso em instalações de processamento de alimentos. CPI Series - fluido POE baseado em temperaturas extremamente elevadas (> 176 C) e vida longa.

4 LUBRIFICANTES COMPRESSOR PALHETA ROTATIVA CPI Series - fluido à base PAO com 10% de diéster. CPI Series - Diester / PIB blend. LUBRIFICANTES COMPRESSOR CENTRÍFUGO CPI Series - fluido à base PAO com 10% de diéster. CPI F Series - lubrificantes à base PAO com certificação NSF H1 para uso em instalações de processamento de alimentos. COMPRESSOR A GÁS APLICAÇÕES HIDROCARBONETOS Tipo GÁS Gases Hidrocarbonetos leves (ex. Metano, Etano) Lubrificante recomendado CPI Series CPI Series CPI Series CPI Series CPI Series Gases Hidrocarbonetos leves (ex. Propano) Gases Hidrocarbonetos pesados misturas (ex. Butano, Pentano, Hexano) Inclui unidades de recuperação de vapor CPI Series CPI Series CPI Series CPI Series CPI - Série Grupo II óleo mineral que pode ser utilizado quando a temperatura de descarga é inferior a 93 C e há menos do que 800 ppm de sulfureto de hidrogénio (H2S) presente CPI Series - PAG solúvel em água que pode ser usado com gás azedo. Diluição dos limites de 20%. CPI PAO que pode ser utilizado quando a temperatura de descarga é superior a 93 C e não há nenhum sulfureto de hidrogénio (H2S) presente. Esta série contém antiespumante a partir do ISO 100, por isso, se existem quaisquer componentes, especialmente oxigênio ou água, que pode causar ferrugem ou oxidação, o CPI Series seria uma opção melhor CPI Series - lubrificante à base de PAO com 10% de diéster que pode ser utilizado quando a temperatura de descarga é superior a 93 C e há menos do que 100 ppm de sulfureto de hidrogénio (H2S) presente. CPI Series - PAO que pode ser usado em aplicações de gás ácido, quando a temperatura de descarga é superior a 93 C. CPI Series - PAG insolúveis em água que pode ser usado com até 1000 ppm de sulfeto de hidrogênio presente. Irá reduzir diluição calculada em 1/3. CPI - Série Grupo II óleo mineral que pode ser utilizado em aplicações de gás ácido (presentes de H2S) quando a temperatura de descarga é inferior a 93 C. CPI Series - PEG solúvel em água que não terá qualquer diluição de hidrocarbonetos, mas pode ser diluída pela água. CPI Series - PEG solúvel em água que pode ser usado com gases ácidos e não vai ter qualquer diluição de hidrocarbonetos, mas pode ser diluído com água.

5 GÁS INERTE APLICAÇÕES DE GÁS INERTE GÁS ARGÔNIO HÉLIO HIDROGÊNIO NITROGÊNIO ARGÔNIO HÉLIO HIDROGÊNIO NITROGÊNIO DIÓXIDO DE CARBONO Temperatura < 82 C > 82 C Qualquer temperatura Lubrificante Recomendado CPI Series CPI Series CPI F Series CPI Series CPI Series CPI Series - Óleo mineral Grupo II quimicamente inerte com aditivos de silicone. CPI Series - Quimicamente PAO inerte com antiespumante a partir do ISO 100. CPI F Series - PAO de qualidade alimentar com aditivos de R & S. CPI Series - PAO que pode ser usado na aplicação de gás ácido. Se outros gases estão presentes (especialmente oxigênio ou água), CPI F Series é recomendado já que esta série tem aditivos para proteção contra ferrugem e oxidação quanto a Série CPI não tem. CPI Series seria recomendado em um sistema de dióxido de carbono quando o sulfeto de hidrogênio (H2S) está presente. APLICAÇÕES GASES REATIVOS DE PROCESSOS Gases de processo reativos : - Ácido clorídrico (HCI) - Metil Cloreto - Dióxido de Enxofre - Dióxido de carbono contendo H2S, ácidos ou oxidantes - Chlorosiloxanes - Hidrocarbonetos clorados - Os gases que contêm ácidos microminerais CPI tem várias ofertas de produtos que têm se mostrado capazes de realizar aplicações de gás reativo. CPI Series - óleo mineral Grupo II quimicamente inerte com aditivo de silicone que protegem contra a corrosão química quando a água está presente na forma de vapor em todos os momentos. CPI pode ser utilizado quando a temperatura de descarga for abaixo de 92 C. CPI Series - PAO quimicamente inerte com aditivos de silicone que protegem contra a corrosão química quando a água está presente na forma de vapor em todos os momentos. CPI pode ser utilizado quando a temperaturas de descarga for superior a 92 C e onde for necessaria uma maior estabilidade térmica. Quando o oxigênio ou outros oxidantes estão presentes, é recomendado um produto com aditivo antioxidante adicional. As duas séries mais comum recomendadas pela CPI são CPI Series e CPI F Series.

6 Por que usar Emkarate RL 717 / CP ? Por ser semi-sintético proporciona melhor desempenho ao longo do uso em comparação aos óleos minerais tradicionais com amônia. Os benefícios incluem: Proteção superior contra oxidação, reduz o carbono e não causa envernizamento, aumento da vida útil do sistema. COMPRESSOR REFRIGERAÇÃO Baixa transição Grande aumento da eficiência do evaporador Melhora a proteção contra a corrosão e a confiabilidade do sistema reduzindo o tempo de inatividade. Diminuição da manutenção Redução significativa de consumo de lubrificante Baixo ponto de fluidez Remoção do óleo mais fácil Redução de Custos Maior vida útil do óleo Redução de mudanças de óleo, intervalo de drenagem estendido RL Volatilidade dos vários óleos para Refrigeração ISO 68 % Perda de peso Emkarate RL 717 PARAFÍNICOS NAFTÊNICO Perda ( 100 C ) Viscosidade em função do tempo Naftênico Viscosidade, cst Parafínico Emkarate RL Horas

7 Descrição Emkarate RL 717 / CP é formulado especificamente para compressores de amônia, combinados com um excelente pacote de aditivos de alto desempenho. Este lubrificante apresenta estabilidade à oxidação melhorada e ponto de fluidez baixo, que lhe permite operar em uma ampla faixa de temperaturas. O óleo tem baixa volatilidade, possibilitando diminuição de manutenção e reduz significativamente o consumo de lubrificante. Emkarate RL 717 / CP é particularmente adequado para utilização em compressores de amônia com uma temperatura de evaporação maiores que -39 C. Aplicações e Tipos de Compressores Compressores de Amônia Compressores Parafuso de gás de processo Compressores Alternativos de gás de processo Características e benefícios Estável a oxidação Baixa transferência Proteção contra corrosão Baixo ponto de fluidez Baixa volatilidade Maior vida útil do sistema Melhora a eficiência do evaporador Maior confiabilidade do sistema reduzindo o tempo de inatividade Mais fácil remoção do óleo Manutenção reduzida A conversão do óleo mineral para Emkarate RL 717 é fácil, simplesmente drenar todo o óleo mineral original a partir do sistema quanto possível e recarregar o sistema com o Emkarate RL 717. Procedimento de Teste Método ASTM Típica 40 C, cst 100 C, cst Índice de viscosidade Densidade, g / ml, 20 C Ponto de Fluidez ( C) Ponto de Ignição, C.O.C., ( C) Ponto de Fogo, C.O.C., ( C) ASTM D445 ASTM D445 ASTM D2270 ASTM D4052 ASTM D97 ASTM D92 ASTM D

8 REPRESENTANTE NO BRASIL (12) Rua Arnaldo Domingos Mota, nº 225 Condomínio Industrial Eldorado São José dos Campos / SP CEP vendas@

OLEOS DE ULTIMA GERAÇÃO WINNER

OLEOS DE ULTIMA GERAÇÃO WINNER OLEOS DE ULTIMA GERAÇÃO WINNER A IMPORTANCIA DO OLEO DE MOTOR Funções do óleo de motor Óleos e as suas diferenças Classificação dos óleos Aprovação dos maiores fabricantes automóveis AS PRINCIPAIS FUNÇÕES

Leia mais

Bons Fluídos. Vida Melhor.

Bons Fluídos. Vida Melhor. Bons Fluídos. Vida Melhor. Indústria de Processos BOMBAS E COMPRESSORES CENTRÍFUGOS BOMBAS CENTRÍFUGAS API 610 OH6 As bombas centrífugas SUNDYNE verticais in-line de simples estágio de alta velocidade

Leia mais

Catálogo Fiat presente no mundo, no brasil, na sua vida presente no mundo. no brasil. na sua vida.

Catálogo Fiat presente no mundo, no brasil, na sua vida presente no mundo. no brasil. na sua vida. Catálogo Fiat presente no mundo, no presente brasil, no na mundo. sua vidano brasil. na sua vida. PETRONAS TOWERS SEDE PETRONAS NA MALÁSIA PETRONAS, NO CAMINHO DO DESENVOLVIMENTO. A PETRONAS foi incorporada

Leia mais

People. Passion. Performance. Rompedores Hidráulicos Embarcados RX para os trabalhos mais difíceis

People. Passion. Performance. Rompedores Hidráulicos Embarcados RX para os trabalhos mais difíceis People. Passion. Performance. Rompedores Hidráulicos Embarcados RX para os trabalhos mais difíceis OS ROMPEDORES HIDRÁULICOS E M B A R C A D O S CHICAGO SÃO CONFIÁVEIS, ROBUSTOS E CONSTRUÍDOS PARA DURAR.

Leia mais

Aditivos para Redução de Atrito em Lubrificantes Industriais e Automotivos

Aditivos para Redução de Atrito em Lubrificantes Industriais e Automotivos Aditivos para Redução de Atrito em Lubrificantes Industriais e Automotivos Conteúdo Agente de Lubricidade Polimérico para Óleos Integrais de Usinagem Agente de Lubricidade Não-Polimérico para Fluidos Hidráulicos

Leia mais

Ao considerar o impacto ambiental das empilhadeiras, observe toda cadeia de suprimentos, da fonte de energia ao ponto de uso

Ao considerar o impacto ambiental das empilhadeiras, observe toda cadeia de suprimentos, da fonte de energia ao ponto de uso Energia limpa Ao considerar o impacto ambiental das empilhadeiras, observe toda cadeia de suprimentos, da fonte de energia ao ponto de uso Empilhadeira movida a hidrogênio H oje, quando se trata de escolher

Leia mais

PURAD SISTEMAS DE TUBAGEM PARA FLUIDOS DE ELEVADA PUREZA

PURAD SISTEMAS DE TUBAGEM PARA FLUIDOS DE ELEVADA PUREZA PURAD SISTEMAS DE TUBAGEM PARA FLUIDOS DE ELEVADA PUREZA PT Competence in Plastics A AGRU Kunststofftechnik GmbH é uma bem-sucedida empresa familiar austríaca, mundialmente ativa na produção e distribuição

Leia mais

Awite. Biogás desde o início... Christian Etzkorn 19.05.2015. www.awite.de. Christian Etzkorn. Página 1

Awite. Biogás desde o início... Christian Etzkorn 19.05.2015. www.awite.de. Christian Etzkorn. Página 1 Awite Biogás desde o início... 19.05.2015 Página 1 Agenda A Empresa Produtos Automação Está na hora de você assumir o controle. Página 2 Agenda A Empresa Produtos Automação Está na hora de você assumir

Leia mais

SISTEMAS INOVADORES, SOLUÇÕES INTEGRADAS

SISTEMAS INOVADORES, SOLUÇÕES INTEGRADAS SISTEMAS INOVADORES, SOLUÇÕES INTEGRADAS GLOBALLY INNOVATIVE SOLUTIONS PROJETOS IMPOSSÍVEIS SÃO O NOSSO DIA A DIA O nosso percurso de 30 anos posiciona-nos na liderança do mercado na área da automação

Leia mais

AutoFilt Type RF3 Exemplos de aplicação.

AutoFilt Type RF3 Exemplos de aplicação. Filtro de retrolavagem automático AutoFilt RF3 para a tecnologia de processos Filtro de retrolavagem automático AutoFilt RF3 para a tecnologia de processos. Para a operação de filtração contínua sem manutenção

Leia mais

Coordenação Nacional da Norma - ABNT NBR 14.787, publicada em Dezembro de 2001; Membro do GT Tripartite da NR-33, publicada em 27/12/2006.

Coordenação Nacional da Norma - ABNT NBR 14.787, publicada em Dezembro de 2001; Membro do GT Tripartite da NR-33, publicada em 27/12/2006. Coordenação Nacional da Norma - ABNT NBR 14.787, publicada em Dezembro de 2001; Membro do GT Tripartite da NR-33, publicada em 27/12/2006. Al. Iraé, 620 conjunto 56 Indianópolis São Paulo SP Tel: (11)

Leia mais

Plano de Projeto. Tema 3. Gerência de Projetos Profa. Susana M. Iglesias

Plano de Projeto. Tema 3. Gerência de Projetos Profa. Susana M. Iglesias Plano de Projeto Tema 3. Gerência de Projetos Profa. Susana M. Iglesias Modelos Empíricos Modelos de Estimativas de Custo e Esforço. Modelos Empíricos: Usam formulas empíricas para predizer esforço em

Leia mais

ABASTECIMENTO MARKETING & COMERCIALIZAÇÃO. Dezembro 2013

ABASTECIMENTO MARKETING & COMERCIALIZAÇÃO. Dezembro 2013 ABASTECIMENTO MARKETING & COMERCIALIZAÇÃO Dezembro 2013 Sumario Cenário Especificação da Gasolina S-50 Investimentos e Mercado Atributos e Benefícios da Gasolina S-50 Aspectos Relevantes Aditivação Total

Leia mais

Deswik.Sched. Sequenciamento por Gráfico de Gantt

Deswik.Sched. Sequenciamento por Gráfico de Gantt Deswik.Sched Sequenciamento por Gráfico de Gantt SOLUÇÕES EM SEQUENCIAMENTO DE LAVRA QUE NOS DIFERENCIAM Uma abordagem dinâmica e moderna para o sequenciamento de lavra Desde gráficos de Gantt interativos

Leia mais

LAVANDERIAS COMERCIAIS. Controles Quantum

LAVANDERIAS COMERCIAIS. Controles Quantum LAVANDERIAS COMERCIAIS Controles Quantum RELATÓRIOS DE LOJA E DE RECEITAS O Quantum Gold monitora o seu equipamento para fornecer relatórios detalhados. Ao fornecer uma visão abrangente das especificações

Leia mais

WPG.COMÉRCIO DE PEÇAS E SERVIÇOS PARA COMPRESSORES ======================================================================= ==============

WPG.COMÉRCIO DE PEÇAS E SERVIÇOS PARA COMPRESSORES ======================================================================= ============== FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUIMICOS Nome do Produto: Syntec Compresor Fluid ISO 32, 46, 68, 100 Data de elaboração: 02/08/2011. 1- IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA. Aplicação: òleo

Leia mais

Serviços de Perfilagem Geológica

Serviços de Perfilagem Geológica Serviços de Perfilagem Geológica Perfuração Avaliação Completação Serviços de wireline Mais opções. Mais serviço. Poço aberto Produção - Acústica Teste de formação Imagem Ressonância magnética nuclear

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DOS LUBRIFICANTES

CLASSIFICAÇÃO DOS LUBRIFICANTES CLASSIFICAÇÃO DOS LUBRIFICANTES LUBRIFICANTES São quaisquer substâncias que, quando impostas entre duas superfícies com movimento relativo, exerçam a função de evitar o contato direto das mesmas. ADITIVOS

Leia mais

Trabasil NP3. FISPQ Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos Pág. 1 de 5 1. IDENTIFICAÇÃO 2. IDENTIFICAÇÃO DE PERIGOS

Trabasil NP3. FISPQ Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos Pág. 1 de 5 1. IDENTIFICAÇÃO 2. IDENTIFICAÇÃO DE PERIGOS FISPQ Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos Pág. 1 de 5 1. IDENTIFICAÇÃO 1.1 Identificação do Produto Nome do Produto: 1.2 Usos relevantes identificados da substância ou mistura e usos

Leia mais

Tratamento de efluentes

Tratamento de efluentes Tratamento de efluentes Aguas residuais não devem ser rejeitadas antes de tratamento adequado industriais / urbanas / agrícolas ETAR - estação de tratamento de águas residuais Objectivo: eliminação de

Leia mais

SOLUÇÕES COM PALETIZADORES ALVEY

SOLUÇÕES COM PALETIZADORES ALVEY SOLUÇÕES COM PALETIZADORES ALVEY Família Alvey 950 Paletizadores robóticos em linha Proporcionando uma solução de alta velocidade para paletização flexível e em linha, o paletizador Alvey 950 emprega um

Leia mais

14 COMBUSTÍVEIS E TEMPERATURA DE CHAMA

14 COMBUSTÍVEIS E TEMPERATURA DE CHAMA 14 COMBUSTÍVEIS E TEMPERATURA DE CHAMA O calor gerado pela reação de combustão é muito usado industrialmente. Entre inúmeros empregos podemos citar três aplicações mais importantes e frequentes: = Geração

Leia mais

Substâncias puras e misturas; análise imediata

Substâncias puras e misturas; análise imediata Segmento: Pré-vestibular Resoluções Coleção: Alfa, Beta e Gama Disciplina: Química Volume: 1 Série: 5 Substâncias puras e misturas; análise imediata 1. C Considerando as ilustrações, temos: I. Mistura

Leia mais

Estabelecendo Novo Padrão na Filtragem de Óleo Lubrificante

Estabelecendo Novo Padrão na Filtragem de Óleo Lubrificante Estabelecendo Novo Padrão na Filtragem de Óleo Lubrificante Sistema puradyn de filtragem paralela de óleo Sistema altamente eficiente de filtragem em paralelo Trabalha com óleo lubrificante e sistema hidráulico.

Leia mais

Tecido Photo Premium 131g

Tecido Photo Premium 131g I. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO Nome do Produto: Tecido para Impressão Solvente/UV/Látex Photo Premium 131g. Data de Emissão: 26 de Agosto de 2013. II. COMPOSIÇÃO/INFORMAÇÕES SOBRE INGREDIENTES NOME DO INGREDIENTE

Leia mais

A eficiência encontra a performance. MAN TGX como novos motores D38.

A eficiência encontra a performance. MAN TGX como novos motores D38. A eficiência encontra a performance. MAN TGX como novos motores D38. UMA NOVA DIMENSÃO DE PERFORMANCE. Algum do equipamento apresentado nesta brochura não é fornecido de série. 2. Fahrerhaus Fahrerhaus.

Leia mais

AVALIAÇÃO DE UM TANQUE DE DECANTAÇÃO DE SÓLIDOS UTILIZANDO FLUIDODINÂMICA COMPUTACIONAL

AVALIAÇÃO DE UM TANQUE DE DECANTAÇÃO DE SÓLIDOS UTILIZANDO FLUIDODINÂMICA COMPUTACIONAL AVALIAÇÃO DE UM TANQUE DE DECANTAÇÃO DE SÓLIDOS UTILIZANDO FLUIDODINÂMICA COMPUTACIONAL E. F. S. PEREIRA e L. M. N de Gois Universidade Federal da Bahia, Escola Politécnica, Departamento de Engenharia

Leia mais

Limpa, revitaliza e Tonifica a pele

Limpa, revitaliza e Tonifica a pele Limpa, revitaliza e Tonifica a pele Esse produto de limpeza que contém pequenas esferas que esfoliam Suavemente a pele sem agredir. Deve ser usado manha e noite antes e com a pele bastante molhada para

Leia mais

Cortec VpCI - 377 / VpCI - 377 Winterized

Cortec VpCI - 377 / VpCI - 377 Winterized Cortec VpCI - 377 / VpCI - 377 Winterized Descrição do Produto VpCI - 377 é um concentrado à base de água, criado para ser um substituto completo de preventivos à base de óleo para proteção de componentes

Leia mais

MÁQUINAS TÉRMICAS AT-101

MÁQUINAS TÉRMICAS AT-101 Universidade Federal do Paraná Curso de Engenharia Industrial Madeireira MÁQUINAS TÉRMICAS AT-101 M.Sc. Alan Sulato de Andrade alansulato@ufpr.br INTRODUÇÃO: Uma das formas mais empregadas para produção

Leia mais

Direct Drives. Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Tecnologia. Departamento de Engenharia Electrotécnica

Direct Drives. Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Tecnologia. Departamento de Engenharia Electrotécnica Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Tecnologia Departamento de Engenharia Electrotécnica Direct Drives Vasco Santos - 2006 Pg.1 Motor direct drive 1. Introdução Fig 1. - Direct drive Uma

Leia mais

Produtividade através da confiabilidade

Produtividade através da confiabilidade Produtividade através da confiabilidade Recursos da SKF para o segmento de mineração, processamento de minérios e cimento O Poder do Conhecimento em Engenharia Você está trabalhando como nunca. As suas

Leia mais

3M Sistemas Abrasivos. Discos de Desbaste 3M

3M Sistemas Abrasivos. Discos de Desbaste 3M 3M Sistemas Abrasivos Discos de Desbaste 3M A Reinvenção doabrasivo Industrial Os Discos de Desbaste Cubitron TM II estão revolucionando o desbaste na indústria. Eles cortam mais rápido e duram mais que

Leia mais

PRE-VEST AMANDA 14-05-2015 QUÍMICA. Rua Lúcio José Filho, 27 Parque Anchieta Tel: 3012-8339. f) 3-etil-2-metil-2-hexeno;

PRE-VEST AMANDA 14-05-2015 QUÍMICA. Rua Lúcio José Filho, 27 Parque Anchieta Tel: 3012-8339. f) 3-etil-2-metil-2-hexeno; PRE-VEST AMANDA 14-05-2015 QUÍMICA Lista de Exercícios Hidrocarbonetos Classificação e Nomenclatura de alcanos e alcenos. 01) Escreva as fórmulas estruturais e moleculares dos seguintes alcanos: a) propano;

Leia mais

Fundamentos de Teste de Software

Fundamentos de Teste de Software Núcleo de Excelência em Testes de Sistemas Fundamentos de Teste de Software Módulo 1- Visão Geral de Testes de Software Aula 2 Estrutura para o Teste de Software SUMÁRIO 1. Introdução... 3 2. Vertentes

Leia mais

Recuperação de Vapores

Recuperação de Vapores Recuperação de Vapores Paulo R. Bittar RECUPERAÇÃO DE VAPORES DURANTE O CARREGAMENTO DE CAMINHÕES-TANQUES RESUMO Combustíveis voláteis como gasolina e etanol, e em menor grau o diesel, apresentam pressão

Leia mais

SINALMAX COML E INDL DE SINALIZAÇÃO LTDA. Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos FISPQ

SINALMAX COML E INDL DE SINALIZAÇÃO LTDA. Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos FISPQ 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto: SOLVEMAX Código interno: SSU 200 Empresa: Sinalmax Comercial e Industrial de Sinalização Ltda. e-mail: contato@sinalmaxsinalizacao.com.br Endereço:

Leia mais

Msc. Eng. Fernando Pozza

Msc. Eng. Fernando Pozza Sistemas de Climatização por Condensação a Ar: Maximizando o Desempenho do Sistema em Cargas Parciais Através da Análise do Perfil de Temperaturas Externas Msc. Eng. Fernando Pozza Situação da Energia

Leia mais

FICHA DE SEGURANÇA DESINFETANTE Á BASE DE QUATERNÁRIO DE AMÓNIO LINHA PROFISSIONAL

FICHA DE SEGURANÇA DESINFETANTE Á BASE DE QUATERNÁRIO DE AMÓNIO LINHA PROFISSIONAL Ficha de Segurança de acordo com Regulamento (CE) nº 1907/2006 (REACH). Classificação e Rotulagem de acordo com Regulamento para a Classificação, Embalagem e Rotulagem de Preparações perigosas. 1. Identificação

Leia mais

PRINCIPAIS TÓPICOS INTRODUÇÃO DEFINIÇÕES PRODUÇÃO TRANSPORTE PLANTAS DE PROCESSAMENTO APLICAÇÕES NOVAS TECNOLOGIAS

PRINCIPAIS TÓPICOS INTRODUÇÃO DEFINIÇÕES PRODUÇÃO TRANSPORTE PLANTAS DE PROCESSAMENTO APLICAÇÕES NOVAS TECNOLOGIAS SEMINÁRIO SOBRE GÁS PRINCIPAIS TÓPICOS INTRODUÇÃO DEFINIÇÕES PRODUÇÃO TRANSPORTE PLANTAS DE PROCESSAMENTO APLICAÇÕES NOVAS TECNOLOGIAS Introdução Consumo Percentual de Energia Primária no Mundo 1974 1998

Leia mais

Disciplina: Eletrificação Rural

Disciplina: Eletrificação Rural UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DEPARTAMENTO DE SOLOS E ENGENHARIA AGRÍCOLA Disciplina: Eletrificação Rural Unidade 10 Planejamento na utilização da energia elétrica no meio rural:

Leia mais

Versão 1.0 Numero da FISPQ: 000000612991 Data da revisão: 14.08.2015. Sika Superfix. : Adesivo

Versão 1.0 Numero da FISPQ: 000000612991 Data da revisão: 14.08.2015. Sika Superfix. : Adesivo SEÇÃO 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto : Código do produto : 000000612991 Tipo de produto : líquido Uso recomendado do produto químico e restrições de uso Uso da substância / preparação

Leia mais

VASOS SEPARADORES E ACUMULADORES

VASOS SEPARADORES E ACUMULADORES VASOS SEPARADORES E ACUMULADORES SÃO EQUIPAMENTOS MUITO USADOS NA INDÚSTRIA QUÍMICA PARA VÁRIAS FUNÇÕES, ENTRE ELAS: MISTURA OU SEPARAÇÃO DE FASES DISSOLUÇÃO AQUECIMENTO NEUTRALIZAÇÃO CRISTALIZAÇÃO REAÇÃO

Leia mais

14 de maio de 2013 Belo Horizonte (MG)

14 de maio de 2013 Belo Horizonte (MG) 14 de maio de 2013 Belo Horizonte (MG) Empresa: Anglo American Trabalho premiado: Utilização de biomassa no lugar de combustível fóssil no processamento de níquel Categoria: Processo Autores: Juliana Rehfeld

Leia mais

Setor Divisão Industrial 160,000 produtos para mais de 55.000 clientes em mais de 60 setores

Setor Divisão Industrial 160,000 produtos para mais de 55.000 clientes em mais de 60 setores Setor Divisão Industrial 160,000 produtos para mais de 55.000 clientes em mais de 60 setores Produtos de consumo Maquinas de produção Transmissãode potencia & tecnología ferroviária Industria pesada Completa

Leia mais

Correntes indústria cimenteira

Correntes indústria cimenteira Correntes indústria cimenteira Correntes resistentes e duradouras para, elevadores de caçambas, transportadores de bandeja e de arrasto, para aplicações críticas. Produtos projetados e fabricados para

Leia mais

Vanessa Válvulas de Tripla Excentricidade, Série 30-RS*

Vanessa Válvulas de Tripla Excentricidade, Série 30-RS* Vanessa Válvulas de Tripla Excentricidade, Série 30-RS* As válvulas Vanessa Série 30-RS garantem o isolamento com segurança melhorada, quando comparadas com outras válvulas de borboleta de tripla excentricidade,

Leia mais

Biogás. Página 1 de 5

Biogás. Página 1 de 5 Biogás O atual sistema económico conduz à produção de grandes quantidades de resíduos agrícolas, industriais e domésticos, os quais, podem conter componentes importantes e valiosos, revelando-se ainda

Leia mais

Inteligência de negócios do laboratório DESCUBRA INFORMAÇÕES ÚTEIS DE DADOS OPERACIONAIS DO LABORATÓRIO

Inteligência de negócios do laboratório DESCUBRA INFORMAÇÕES ÚTEIS DE DADOS OPERACIONAIS DO LABORATÓRIO Inteligência de negócios do laboratório DESCUBRA INFORMAÇÕES ÚTEIS DE DADOS OPERACIONAIS DO LABORATÓRIO INTELIGÊNCIA DE NEGÓCIOS DO LABORATÓRIO AS DECISÕES SOBRE O LABORATÓRIO COMEÇAM COM A INTELIGÊNCIA

Leia mais

JUMBO. a solução para construções em aço PORT

JUMBO. a solução para construções em aço PORT JUMBO a solução para construções em aço PORT Lasertube JUMBO Processo laser para tubos e perfis estruturais de médias e grande dimensões Lasertube JUMBO é o sistema mais inovador presente no mercado,

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS. ECOWAY TECNOLOGIA SUSTENTÁVEL

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS. ECOWAY TECNOLOGIA SUSTENTÁVEL 1 FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS. No. do Documento: EC 00004 Data da Publicação: 25-11-2014 Versão: 1.30 Estado Documento:PUBLICADO 1 - IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA E DO PRODUTO. ECOWAY

Leia mais

1. Identificação do produto / substância e da empresa Designação e nº de referência do produto

1. Identificação do produto / substância e da empresa Designação e nº de referência do produto 1. Identificação do produto / substância e da empresa Designação e nº de referência do produto Amortecedor Pressão de gás com gás não-inflamável (N da ONU 3164) Informação sobre o fabricante / fornecedor

Leia mais

Química - Grupo J - Gabarito

Química - Grupo J - Gabarito - Gabarito 1 a QUESTÃO: (2,0 pontos) Avaliador Revisor Informe a que volume deve ser diluído com água um litro de solução de um ácido fraco HA 0.10 M, de constante de ionização extremamente pequena (K

Leia mais

Transplante capilar Introdução

Transplante capilar Introdução Transplante Capilar Perda de cabelo e calvície são, muitas vezes, uma parte inesperada e indesejada da vida. Felizmente, com os recentes avanços na tecnologia, a perda de cabelo pode ser diminuída ou interrompida

Leia mais

LINHA GERAL DE VÁLVULAS

LINHA GERAL DE VÁLVULAS LINHA GERAL DE VÁLVULAS válvula globo > SÉRIE 905 VÁLVULA GLOBO CONVENCIONAL Tamanhos: 1 a 16 Conexões: flangeadas, soldadas ou roscadas. (diafragma ou pistão) ou elétrico. aço inoxidável ou ligas especiais.

Leia mais

Capítulo 2. Caracterização dos gases Combustíveis

Capítulo 2. Caracterização dos gases Combustíveis Capítulo 2 Caracterização dos gases Combustíveis 1 Caracterização dos gases combustíveis... 1 2 Principais características dos gases... 2 2.1 Gases da 1ª família gás de cidade... 2 2.2 Gases da 2ª família

Leia mais

Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos

Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto: Fabricante: SUN CHEMICAL CORPORATION Distribuidor no Brasil: COSMOTEC Especialidades Químicas Ltda Rua: João Alfredo, 900 Cid. Ind. Satélite Cumbica.

Leia mais

Treinamento IMPERGEL PU

Treinamento IMPERGEL PU Treinamento IMPERGEL PU Posicionamento do Produto (Versões) Os Produtos do sistema IMPERGEL O que é tinta??? O que é um substrato??? Sistemas de pintura Tratamento de superfície ou substrato Principais

Leia mais

Critério de Desenvolvimento da Embalagem de Transporte. Magda Cercan Junho/2013 São Paulo

Critério de Desenvolvimento da Embalagem de Transporte. Magda Cercan Junho/2013 São Paulo Critério de Desenvolvimento da Embalagem de Transporte Magda Cercan Junho/2013 São Paulo Magda Cercan Garcia Tecnôloga Mecânica em Processos de Produção e Projetos de Máquinas pela Faculdade de Tecnologia

Leia mais

Sistema de reação assistida por micro-ondas para preparação de amostras. Multiwave PRO

Sistema de reação assistida por micro-ondas para preparação de amostras. Multiwave PRO Sistema de reação assistida por micro-ondas para preparação de amostras Multiwave PRO Multiwave PRO O melhor de todos os métodos de preparação de amostras Multiwave PRO, o sistema de reação assistida por

Leia mais

adaptável, inovador, desempenho Thermo Scientific ThermoFlex Series Resfriadores Recirculadores Aplicações Típicas Análise Biotecnologia Industria

adaptável, inovador, desempenho Thermo Scientific ThermoFlex Series Resfriadores Recirculadores Aplicações Típicas Análise Biotecnologia Industria plicações Típicas nálise iotecnologia Industria Laser Metrologia Farmacêuticos Embalagem Impressão Thermo Scientific ThermoFlex Series Resfriadores Recirculadores Pesquisa adaptável, inovador, desempenho

Leia mais

2 Workshop processamento de artigos em serviços de saúde Recolhimento de artigos esterilizados: é possível evitar?

2 Workshop processamento de artigos em serviços de saúde Recolhimento de artigos esterilizados: é possível evitar? 2 Workshop processamento de artigos em serviços de saúde Recolhimento de artigos esterilizados: é possível evitar? 3 Farm. André Cabral Contagem, 19 de Maio de 2010 Rastreabilidade É definida como a habilidade

Leia mais

Prof. Marco-A. De Paoli

Prof. Marco-A. De Paoli Principais tipos de aditivos para termoplásticos e suas funções:!estabilizantes,! plastificantes,!lubrificantes,!agentes antiestáticos,!retardantes de chama,!pigmentos e corantes,!agentes de expansão e

Leia mais

Avaliação de Interfaces Humano- Computador

Avaliação de Interfaces Humano- Computador Avaliação de Interfaces Humano- Computador Avaliação de Interfaces A avaliação deve ocorrer durante o ciclo de vida do design e seus resultados utilizados para melhorias gradativas da interface. Se faz

Leia mais

Proteção higiénica de paredes

Proteção higiénica de paredes Proteção higiénica de paredes REPELENTE A ÁGUA ECONOMIA DE TEMPO resistente ao choque ANTIBACTERIANO sistema pré-fabricado Alimento seguro HACCP PARA INDÚSTRIAS DE PROCESSAMENTO ALIMENTAR, DE SALAS DE

Leia mais

Bitrens x vanderléias : a difícil escolha

Bitrens x vanderléias : a difícil escolha Bitrens x vanderléias : a difícil escolha Por: Antonio Lauro Valdivia* e Karênina Martins Teixeira** Resoluções Contran n os 21 o e 211 abrem espaço para novas combinações de veículos de carga O tradicional

Leia mais

Sistemas Ininterruptos de Energia

Sistemas Ininterruptos de Energia Sistemas Ininterruptos de Energia Nikolas Libert Aula 13 Manutenção de Sistemas Eletrônicos Industriais ET54A Tecnologia em Automação Industrial Sistemas Ininterruptos de Energia Sistemas Ininterruptos

Leia mais

Econômico Fórmula concentrada que permite economia no gasto do produto quando diluído.

Econômico Fórmula concentrada que permite economia no gasto do produto quando diluído. Drax Desengraxante / Desengordurante Eficiente Formulação especial que garante a eficácia do produto na remoção de sujidades pesadas no piso, como graxas e óleos de equipamentos. Versátil Pode ser utilizado

Leia mais

Tipos e fontes de energias alternativas e convencionais.

Tipos e fontes de energias alternativas e convencionais. Universidade Federal do Ceará Centro de Ciências Agrárias Departamento de Engenharia Agrícola Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola Tipos e fontes de energias alternativas e convencionais. Robson

Leia mais

Lavadora e secadora de pisos BR 35/12 C. Lavadora e Secadora de pisos BR 35/12 C

Lavadora e secadora de pisos BR 35/12 C. Lavadora e Secadora de pisos BR 35/12 C Lavadora e Secadora de pisos BR 35/12 C Capacidade do tanque água limpa/suja (l) Lavadora e secadora de pisos BR 35/12 C 1. Posicionamento 12 l 10 l BD 40/12 C BR 35/12 C 4 l BR 40/10 C BR 30/4 C 200 400

Leia mais

O Ministério da Saúde da República Federativa do Brasil

O Ministério da Saúde da República Federativa do Brasil MEMORANDO DE ENTENDIMENTO ENTRE O MINISTERIO DA SAÚDE DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL E O MINISTÉRIO DO TRABALHO, DA SAÚDE E DAS POLÍTICAS SOCIAIS DA REPÚBLICA ITALIANA SOBRE COOPERAÇÃO NO CAMPO DA SAÚDE

Leia mais

23ºC)... 20 21 22 TECHNYL C 218 V40... 23 TECHNYL C 218 V15... 24 TECHNYL C 218 V50...

23ºC)... 20 21 22 TECHNYL C 218 V40... 23 TECHNYL C 218 V15... 24 TECHNYL C 218 V50... C Índice TECHNYL C 200... 2 Principais características (valores medidos a 23ºC)... 3 TECHNYL C 216 SV30... 4 Principais características (valores medidos a 23ºC)... 4 TECHNYL C 216 SV30 (Antigo FE 55186)...

Leia mais

Subestação. Conceito:

Subestação. Conceito: Sistema Eletrosul Conceito: Subestação Instalações elétricas que compreendem máquinas ou aparelhos, instalados em ambiente fechado ou ao ar livre, destinadas à transformação da tensão, distribuição da

Leia mais

O ÓLEO DIESEL FORMAS DE COMERCIALIZAÇÃO DO ÓLEO DIESEL. 500 (nas regiões de diesel metropolitano) 2.000 (nas regiões de diesel interior)

O ÓLEO DIESEL FORMAS DE COMERCIALIZAÇÃO DO ÓLEO DIESEL. 500 (nas regiões de diesel metropolitano) 2.000 (nas regiões de diesel interior) O ÓLEO DIESEL Link da pesquisa http://www.br.com.br/wps/portal/portaldeconteudo Combustível derivado do petróleo, constituído basicamente por hidrocarbonetos, o óleo diesel é um composto formado principalmente

Leia mais

Unidade de Medida A0010

Unidade de Medida A0010 Código de Identificação de Resíduos Tipo de Resíduo Descrição Unidade de Medida A0010 RESIDUO DE RESTAURANTE (RESTOS mġ DE ALIMENTOS) A0020 RESIDUO GERADO FORA PROCESSO mġ INDUSTRIAL (EMBALAGENS, ESCRI)

Leia mais

Índice. Centro de Educação Tecnológica de Minas Gerais Curso Técnico de Mecânica Disciplina: Máquinas Térmicas. Aluno: n.

Índice. Centro de Educação Tecnológica de Minas Gerais Curso Técnico de Mecânica Disciplina: Máquinas Térmicas. Aluno: n. Centro de Educação Tecnológica de Minas Gerais Curso Técnico de Mecânica Disciplina: Máquinas Térmicas Índice Aluno: n.º: - Turma: 1) Definição de combustíveis 3 2) Classificação 3 2.1) Sólido 3 2.2) Líquido

Leia mais

Tecnologias Alternativas de Geração de Energia em Centros de Dados e Salas de Gerenciamento de Redes

Tecnologias Alternativas de Geração de Energia em Centros de Dados e Salas de Gerenciamento de Redes Tecnologias Alternativas de Geração de Energia em Centros de Dados e Salas de Gerenciamento de Redes Relatório Interno N 64 Revisão 1 Resumo executivo As células a e microturbinas são novas alternativas

Leia mais

Newton Pimenta Neves Jr. www.ifi.unicamp.br/ceneh

Newton Pimenta Neves Jr. www.ifi.unicamp.br/ceneh Segurança de Gases e Hidrogênio Newton Pimenta Neves Jr. www.ifi.unicamp.br/ceneh Acidentes No dia a dia das empresas, as seguintes constatações têm sido verificadas e se tornam cada vez mais evidentes:

Leia mais

E-book Curso de Airless

E-book Curso de Airless E-book Curso de Airless www.azevedotintas.com (19) 3802-1723 Desenvolvido por Izabel Bordotti Pintura Airless Assim a pintura Airless é um método de pintura, em que a tinta é pulverizada através de um

Leia mais

SEPARAÇÃO DE MISTURAS Exercícios

SEPARAÇÃO DE MISTURAS Exercícios SEI Ensina - MILITAR Química SEPARAÇÃO DE MISTURAS Exercícios 1.A água potável é um recurso natural considerado escasso em diversas regiões do nosso planeta. Mesmo em locais onde a água é relativamente

Leia mais

Shell Corena S4 P 100

Shell Corena S4 P 100 Lubcenter 21 3297-2931 www.lubcenter.com Previous Name: Shell Corena AP Shell Corena S4 P 100 Technical Data Sheet Extra Vida útil Eficiência Melhorada Aplicações Severas Lubrificante Sintético Avançado

Leia mais

9/13/2011. Smart Grid. Oportunidade aproveitamento da capilaridade do sistema elétrico possibilitando novos serviços

9/13/2011. Smart Grid. Oportunidade aproveitamento da capilaridade do sistema elétrico possibilitando novos serviços Smart Grid Oportunidade aproveitamento da capilaridade do sistema elétrico possibilitando novos serviços Objetivo aumento da confiabilidade e qualidade do fornecimento de energia elétrica, a uma melhor

Leia mais

AZ - AUTOMAÇÃO E MANUTENÇÃO INDUSTRIAL LTDA.

AZ - AUTOMAÇÃO E MANUTENÇÃO INDUSTRIAL LTDA. Bem vindos ao Treinamento sobre Conceitos Básicos de Manutenção da... AZ - AUTOMAÇÃO E MANUTENÇÃO INDUSTRIAL LTDA. ELÉTRICA ELETRÔNICA MECÂNICA HIDRÁULICA PNEUMÁTICA AZ PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE AUTOMAÇÃO

Leia mais

Febre periódica, estomatite aftosa, faringite e adenite (PFAPA)

Febre periódica, estomatite aftosa, faringite e adenite (PFAPA) www.printo.it/pediatric-rheumatology/pt/intro Febre periódica, estomatite aftosa, faringite e adenite (PFAPA) Versão de 2016 1. O QUE É A PFAPA 1.1 O que é? PFAPA significa Febre Periódica, Estomatite

Leia mais

QUÍMICA (2ºBimestre 1ºano)

QUÍMICA (2ºBimestre 1ºano) QUÍMICA (2ºBimestre 1ºano) TABELA PERIÓDICA ATUAL Exemplo: Se o K (potássio) encontra-se no 4º período ele possui 4 camadas. Nº atômico = Z 19 K-2; L-8, M-8; N-1 Propriedades gerais dos elementos Metais:

Leia mais

Etiquetagem Energética de Produtos

Etiquetagem Energética de Produtos Etiquetagem Energética de Produtos Manuel Casquiço Lisboa, 3 de Março 2016 Conteúdos Etiqueta Energética Europeia Sistema de Etiquetagem Energética de Produtos: Janelas Ascensores Etiqueta Energética Promover

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUíMICOS (FISPQ)

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUíMICOS (FISPQ) 1- IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Aplicação: Redutor de ph Empresa: Micheloto Ind. e Com. de Prod. Químicos Ltda EPP Endereço: Est. Vic. Dr. Eduardo Dias de Castro Km 03 B Zona Rural Fernão/SP

Leia mais

Informações Úteis Dúvidas Frequentes

Informações Úteis Dúvidas Frequentes Página 0 2013 Informações Úteis Dúvidas Frequentes Organização Rezende Acesse o site: www.organizacaorezende.com.br 19/04/2013 Página 1 DÚVIDAS FREQUENTES: GASOLINAS PETROBRAS 1 - Como são obtidas as gasolinas?

Leia mais

Apresentação dos Requisitos Do Edital Inmetro nº 01/2011

Apresentação dos Requisitos Do Edital Inmetro nº 01/2011 Apresentação dos Requisitos Do Edital Inmetro nº 01/2011 Anexo B Especificações do simulador Eduardo Lopes Pesquisador-Tecnologista em Metrologia e Qualidade Objetivos Apresentar o simulador de pista com

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES DE FUN- CIONAMENTO (Tradução) Plataforma elevadora Tipo 1097.0,75 1097.1,25 8718.0,2

MANUAL DE INSTRUÇÕES DE FUN- CIONAMENTO (Tradução) Plataforma elevadora Tipo 1097.0,75 1097.1,25 8718.0,2 MANUAL DE INSTRUÇÕES DE FUN- CIONAMENTO (Tradução) Plataforma elevadora Tipo 1097.0,75 1097.1,25 8718.0,2 PT 1. Grupos de utilizadores Tarefas Qualificação Operador Operação, verificação visual Instrução

Leia mais

O PARTO NA PACIENTE SOROPOSITIVO

O PARTO NA PACIENTE SOROPOSITIVO O PARTO NA PACIENTE SOROPOSITIVO 1. TRIAGEM SOROLÓGICA - É recomendada a realização de teste anti-hiv com aconselhamento e com consentimento para todas as gestantes na primeira consulta pré-natal; - Enfatiza-se

Leia mais

Introdução a Informática

Introdução a Informática Informática Introdução a Informática Carlos Eduardo da Silva carlos.silva@cefetrn.br Sistemas computacionais Sistemas computacionais O computador é uma máquina eletrônica capaz de receber informações,

Leia mais

Cálculo do custo de produção na empresa rural (2)

Cálculo do custo de produção na empresa rural (2) Cálculo do custo de produção na empresa rural (2) Instituto Federal Goiano Disciplina de Elaboração e Gestão de Projetos Agronegócio (Noturno) Bruno Maia, Eng Agrônomo, M. Sc. Custo Fixo Médio Quando se

Leia mais

Engenharia de Software II

Engenharia de Software II Engenharia de Software II Aula 26 http://www.ic.uff.br/~bianca/engsoft2/ Aula 26-21/07/2006 1 Ementa Processos de desenvolvimento de software Estratégias e técnicas de teste de software Métricas para software

Leia mais

FISPQ. Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico AQUAPLAST. Aquaplast. Aquaplast. Não disponível. Basile Química Ind. e Com. Ltda.

FISPQ. Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico AQUAPLAST. Aquaplast. Aquaplast. Não disponível. Basile Química Ind. e Com. Ltda. Folha: 1 / 6 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto: Código Interno: Aquaplast. Aquaplast. Principais usos recomendados: Utilizado principalmente como plastificante e lubrificante antiestatico.

Leia mais

INBI INOVADOR ROLO FLEXIVEL PARA A SUA TELA TRANSPORTADORA

INBI INOVADOR ROLO FLEXIVEL PARA A SUA TELA TRANSPORTADORA INBI INOVADOR ROLO FLEXIVEL PARA A SUA TELA TRANSPORTADORA Sede Porto Rua Antonio Silva Marinho, 66 100-063 Porto Portugal Email: vendasporto@juncor.pt Telefone: +31 6 197 360 Fax: +31 6 197 361 (Abertos

Leia mais

2. Assinale a alternativa que apresenta, na seqüência, os termos corretos que preenchem as lacunas da seguinte afirmativa:

2. Assinale a alternativa que apresenta, na seqüência, os termos corretos que preenchem as lacunas da seguinte afirmativa: COLÉGIO JOÃO PAULO I QUÍMICA 8ª Série Nome: Turma: Data: Professor (a): Nota Máxima: 6,0 Nota: 1. Assinale a ÚNICA proposição CORRETA que contém o melhor método para separar os três componentes de uma

Leia mais

O irmão do aço. Obtendo o ferro fundido

O irmão do aço. Obtendo o ferro fundido O irmão do aço Na segunda aula deste módulo, quando nós estudamos a classificação dos materiais, você aprendeu que eles são divididos em dois grupos: os materiais ferrosos e os materiais não-ferrosos.

Leia mais

Tema 4 Controlo de Fontes de Energia em Veículos Eléctricos. Orientador: Prof. Dr. Paulo José Gameiro Pereirinha

Tema 4 Controlo de Fontes de Energia em Veículos Eléctricos. Orientador: Prof. Dr. Paulo José Gameiro Pereirinha Fundação para a Ciência e Tecnologia Tema 4 Controlo de Fontes de Energia em Veículos Eléctricos Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores de Coimbra Orientador: Prof. Dr. Paulo José Gameiro Pereirinha

Leia mais