Aposentadoria por idade

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Aposentadoria por idade"

Transcrição

1 Aposentadoria por idade Idade avançada presume incapacidade p/ o trabalho. Término previsível e normal da vida profissional (Olea e Tortuero Plaza, Instituciones de Seguridad Social, 14 ed., Madrid, Editorial Civitas, 1995).

2 A velhice é um processo biológico, que inevitavelmente alcança todas as pessoas e normalmente provoca uma diminuição das aptidões laborais, o que determina um estado de necessidade que requer assistência tutelar. (Rosa Elena Bosio, Lineamentos básicos de seguridad social, Córdoba, Argentina, Editora Advocatus, 2005).

3 Envelhecimento = certo e previsível A cada ano aumenta a expectativa de vida. Consequência cobertura previdenciária por prazo maior

4 Vilões da previdência do futuro: Expectativa de vida mais longa Controle da natalidade

5 Legislação anterior à Lei 8.213/91 aposentadoria por velhice Apenas p/ segurados urbanos Trabalhadores rurais excluídos expressamente do RGPS proteção assistencial na forma da LC 11/1971.

6 APOSENTADORIA POR IDADE DOS TRABALHADORES URBANOS

7 Art. 201, 7º, II, CF, arts. 48 a 51, PBPS, e arts. 51 a 55, RPS. Voluntária regra = requerida pelo segurado

8 Compulsória requerida pela empresa (art. 51 do PBPS e 54 RPS) Segurado(a) empregado(a) Cumprimento do período de carência 70 anos de idade homem 65 anos de idade mulher Garantida indenização prevista na legislação trabalhista Data da rescisão do contrato de trabalho = dia imediatamente anterior ao do início da aposentadoria.

9 Qualidade de segurado na data do requerimento regra. Art. 3º, 1º, Lei /2003 exceção = cumprimento do prazo de carência na data do requerimento do benefício, mesmo que já perdida a qualidade de segurado. Desnecessário o cumprimento simultâneo de idade e carência (STJ, EResp ).

10 3 hipóteses a considerar: 1) Segurados filiados antes da Lei 8.213/91 que cumpriram os requisitos p/ aposentadoria por idade Direito adquirido Súmula 359 do STF: Ressalvada a revisão prevista em lei, os proventos da inatividade regulam-se pela lei vigente ao tempo em que o militar, ou o servidor civil, reuniu os requisitos necessários. Súmula 359 aplica-se às aposentadorias do RGPS.

11 2) Segurados filiados antes da Lei 8.213/91, que não cumpriram os requisitos p/ aposentadoria por idade pelas regras então vigentes. Regras de transição

12 3) Segurados filiados a partir da Lei 8.213/91 Regras permanentes

13 Regras permanentes: p/ os que ingressaram no RGPS a partir da publicação da Lei 8.213/91.

14 Contingência p/ o(a) trabalhado (a) urbano(a): 65 anos de idade (H) 60 anos de idade (M) Carência: 180 contribuições mensais.

15 Sujeito ativo: o(a) segurado(a) trabalhador(a) urbano(a) Sujeito passivo: o INSS

16 Termo inicial: (art. 49, I e II, PBPS, e art. 52, I e II, RPS) = varia de acordo c/ o tipo de segurado(a).

17 Segurado(a) empregado(a), inclusive o(a) doméstico(a) A data do desligamento do emprego, se requerida até 90 dias deste. A data do requerimento, se requerida após 90 dias do desligamento do emprego

18 Demais segurados(as) = a partir da data do requerimento

19 Quando requerido ao Poder Judiciário: se julgado procedente, é fixado conforme tenha ou não havido requerimento administrativo prévio: Sem requerimento administrativo prévio = data do ajuizamento da ação (STJ, Emb. Div. REsp ) Com requerimento administrativo prévio = DER se tiver sido indeferido ou não apreciado no prazo

20 RMI = 70% do salário de benefício + 1% p/ cada grupo de 12 contribuições, até o máximo de 30% (não pode ultrapassar 100% do salário de benefício). Salário de benefício também tem regras permanentes e regras de transição, dependendo do PBC considerado

21 Termo final: a data da morte do segurado cobertura previdenciária de caráter vitalício

22 Regras de transição: p/ os que ingressaram no RGPS antes da publicação do PBPS (25/7/1991).

23 Contingência p/ o(a) segurado(a) trabalhador(a) urbano(a): 65 anos de idade (H) 60 anos de idade (M).

24 Carência p/ o(a) trabalhador(a) urbano = nº de contribuições mensais previstas na tabela progressiva do art. 142 do PBPS, considerando-se a data em que o(a) segurado(a) cumpriu todas as condições p/ se aposentar por idade.

25 Sujeito ativo: o(a) segurado(a) trabalhador(a) urbano(a). Sujeito passivo: o INSS.

26 Termo inicial (art. 49, I e II, PBPS, e art. 52, I e II, RPS) = varia de acordo c/ o tipo de segurado(a): Segurado(a) empregado(a): A data do desligamento do emprego, se requerida até 90 dias deste. A data do requerimento, se requerida após 90 dias do desligamento do emprego.

27 Demais segurados(as) = a data do requerimento Quando requerido ao Poder Judiciário: se julgado procedente, é fixado conforme tenha ou não havido requerimento administrativo prévio: Sem requerimento administrativo prévio = data do ajuizamento da ação (STJ, Emb. Div. REsp ) Com requerimento administrativo prévio = DER se tiver sido indeferido ou não apreciado no prazo

28 RMI = 70% do salário de benefício, + 1% p/ cada grupo de 12 contribuições, até o máximo de 30% (não pode ultrapassar 100% do salário de benefício).

29 Termo final: a data da morte do segurado cobertura previdenciária de caráter vitalício

30 APOSENTADORIA POR IDADE DOS TRABALHADORES RURAIS

31 Emenda Aglutinativa à PEC n. 287-A/2016 extinção do tratamento diferenciado p/trabalhadores rurais. Desaparece a aposentadoria por idade do trabalhador rural, que será submetido ao mesmo regramento dado aos trabalhadores urbanos.

32 Trabalhador rural só terá aposentadoria c/ requisitos cumulativos: idade + tempo de contribuição: Idade = 65 anos (homem) e 62 anos (mulher) tempo de contribuição = 15 anos

33 Segurados especiais, produtor, parceiro, meeiro e arrendatário rurais e pescador artesanal, sem empregados permanentes requisitos cumulativos diferentes: idade = 60 anos (homem) e 55 anos (mulher) tempo de contribuição = 15 anos p/ ambos os sexos RM = 1 (um) salário mínimo contribuição c/ alíquota incidente sobre o resultado da comercialização da produção.

34 Legislação anterior à CF/88 = rural expressamente excluído do RGPS LC 11/71 + LC 16/73 aposentadoria por velhice p/ trabalhador rural chefe ou arrimo de família, aos 65 anos de idade carência = comprovação da atividade pelo menos nos 3 últimos anos anteriores à data do requerimento, ainda que de forma descontínua

35 CF/88 Extinto o requisito de ser chefe ou arrimo de família. Homem = 60 anos de idade Mulher = 55 anos de idade passou a ter direito ao benefício, mesmo que já concedido ao marido ou companheiro.

36 Novas regras só passaram a valer a partir da Lei 8.213/91 ( na forma da lei ) Emb. Div. RE /RS art. 201, I, CF, não era autoaplicável.

37 Regras permanentes: p/ os trabalhadores rurais que ingressaram no RGPS após a promulgação da CF/88 (arts. 48 a 51 da Lei 8.213/91)

38 Contingência p/ o(a) trabalhador(a) rural, o(a) garimpeiro(a) e p/ os que exercem atividade em regime de economia familiar, nesses incluídos o produtor rural e o pescador artesanal= completar 60 anos de idade (Homem) e 55 anos (Mulher)

39 Art. 48, 1º = segurado empregado, contribuinte individual, trabalhador avulso e segurado especial Segurado empregado = presta serviço de natureza rural à empresa, em caráter não eventual, c/ subordinação e remuneração; Contribuinte individual = presta serviço de natureza rural, em caráter eventual, a uma ou mais empresas, sem relação de emprego;

40 Trabalhador avulso = presta, a diversas empresas, sem vínculo empregatício, serviço de natureza rural definido em regulamento; Segurado especial = pessoa física residente no imóvel rural ou em aglomerado urbano ou rural próximo a ele que exerce sua atividade, individualmente ou em regime de economia familiar, ainda que c/ o auxílio eventual de terceiros.

41 Carência = 180 contribuições mensais (art. 25, II, do PBPS); O trabalhador rural empregado ou contribuinte individual que preste serviço em caráter eventual a uma ou mais empresas é beneficiado com a contagem diferenciada da carência art. 3º, II e III, da Lei n , de :

42 Art. 3º Na concessão de aposentadoria por idade do empregado rural, em valor equivalente ao salário mínimo, serão contados p/ efeito de carência: II de janeiro de 2011 a dezembro de 2015, cada mês comprovado de emprego, multiplicado por 3 (três), limitado a 12 (doze) meses, dentro do respectivo ano civil; e III de janeiro de 2016 a dezembro de 2020, cada mês comprovado de emprego, multiplicado por 2 (dois), limitado a 12 (doze) meses dentro do respectivo ano civil. Parágrafo único. Aplica-se o disposto no caput deste artigo e respectivo inciso I ao trabalhador rural enquadrado na categoria de segurado contribuinte individual que comprovar a prestação de serviço de natureza rural, em caráter eventual, a 1 (uma) ou mais empresas, sem relação de emprego.

43 Carência p/ o segurado especial: 180 meses de efetivo exercício de atividade rural, em regime de economia familiar, ainda que de forma descontínua. Tem direito aos benefícios previstos no art. 39 da Lei 8.213/91, c/ renda mensal de 1 salário mínimo. Não comprova carência porque não paga contribuições.

44 Sujeito ativo: o(a) segurado(a). Sujeito passivo: o INSS.

45 Termo inicial (art. 49, I e II, do PBPS e art. 52, I e II, do RPS): trabalhador rural segurado empregado a data do desligamento da atividade, se requerida até 90 dias após; a data do requerimento, se requerida após 90 dias do desligamento da atividade.

46 demais segurados: a data do requerimento. segurado que requer o benefício na via judicial: se o pedido for julgado procedente, o termo inicial será fixado conforme tenha ou não o segurado antes requerido o benefício administrativamente: s/ requerimento administrativo = data do ajuizamento da ação (Emb. Div. REsp /GO) C/ requerimento administrativo = a data do requerimento administrativo, se indeferido ou não apreciado (REsp ).

47 RMI: 70% do salário de benefício + 1% deste por cada grupo de 12 contribuições, até o máximo de 30%, não podendo ultrapassar 100% do salário de benefício (art. 50 do PBPS e art. 39, II, do RPS). RM p/ o segurado especial: um salário mínimo (art. 39, I, do PBPS).

48 Termo final: a data da morte do segurado cobertura previdenciária de caráter vitalício.

49 Aposentadoria por idade sem contribuição: art. 42, 2º, da Lei 8.213/91

50 Proteção previdenciária p/ os trabalhadores rurais que não pagam contribuições p/ o custeio, principalmente os boais-frias. Carência = 180 meses de efetivo exercício da atividade rural, ainda que de forma descontínua, no período imediatamente anterior ao requerimento do benefício.

51 O que é imediatamente anterior? Atenção! Tema 642, REsp Repetitivo /SP, Rel. Min. Mauro Campbell Marques, 1ª Seção, DJe 10/02/2016):

52 (...) o segurado especial tem que estar laborando no campo, quando completar a idade mínima p/ se aposentar por idade rural, momento em que poderá requerer seu benefício. Se, ao alcançar a faixa etária exigida no artigo 48, 1º, da Lei 8.213/1991, o segurado especial deixar de exercer atividade rural, sem ter atendido a regra transitória da carência, não fará jus à aposentadoria por idade rural pelo descumprimento de um dos dois únicos critérios legalmente previstos p/ a aquisição do direito. Ressalvada a hipótese do direito adquirido em que o segurado especial preencheu ambos os requisitos de forma concomitante, mas não requereu o benefício (...).

53 (...) II. Não se deve exigir do segurado rural que continue a trabalhar na lavoura até às vésperas do dia do requerimento do benefício de aposentadoria por idade, quando ele já houver completado a idade necessária e comprovado o tempo de atividade rural em número de meses idêntico à carência do benefício (...) (REsp , 5ª Turma, Rel. Min. Felix Fischer, DJe ).

54 Sujeito ativo: o trabalhador rural, notadamente o boia-fria, que não comprove o pagamento de contribuições previdenciárias. RMI: 1 (um) salário mínimo. Sujeito passivo, termo inicial e termo final = aposentadoria por idade dos demais trabalhadores rurais.

55 Aposentadoria híbrida: Lei /2008

56 Hipótese em que o trabalhador alterna períodos de atividade rural e de atividade urbana, sem conseguir completar os requisitos p/ se aposentar por idade como trabalhador rural ou como trabalhador urbano. Lei n acrescentou 3º e 4º ao art. 48 restou autorizado ao trabalhador rural o cômputo de períodos que não sejam de atividade rural, p/ fins de aposentadoria por idade.

57 Contingência = completar 65 anos de idade (Homem) e 60 anos de idade (mulher). Último período trabalhado pelo segurado não precisa ser rural.

58 (...) 3. Do contexto da Lei de Benefícios da Previdência Social se constata que a inovação legislativa trazida pela Lei /2008 criou forma de aposentação por idade híbrida de regimes de trabalho, contemplando aqueles trabalhadores rurais que migraram temporária ou definitivamente p/ o meio urbano e que não têm período de carência suficiente p/ a aposentadoria prevista p/ os trabalhadores urbanos (caput do art. 48 da Lei 8.213/1991) e p/ os rurais ( 1º e 2º do art. 48 da Lei 8.213/1991).

59 4. P/ fins do aludido benefício, em que são considerados no cálculo tanto o tempo de serviço urbano quanto o de serviço rural, é irrelevante a natureza do trabalho exercido no momento anterior ao requerimento da aposentadoria. 5. O tempo de serviço rural anterior ao advento da Lei 8.213/91 pode ser computado p/ fins da carência necessária à obtenção da aposentadoria híbrida por idade, ainda que não tenha sido efetivado o recolhimento das contribuições.

60 6. Em conformidade c/ os precedentes desta Corte, "seja qual for a predominância do labor misto no período de carência ou o tipo de trabalho exercido no momento do implemento do requisito etário ou do requerimento administrativo, o trabalhador tem direito a se aposentar c/ as idades citadas no 3º do art. 48 da Lei 8.213/1991, desde que cumprida a carência c/ a utilização de labor urbano ou rural" (STJ, AgRg REsp /PR, Rel. Min. Herman Benjamin2ª Turma, Dje 06/04/2015).

61 Regras de transição: p/ os que exerciam atividade rural antes da Lei 8.213/91

62 Contingência p/ o segurado trabalhador rural, p/ os que exercem atividade em regime de economia familiar, nesses incluídos o produtor rural, o garimpeiro e o pescador artesanal (art. 201, 7º, II, da CF): completar 60 anos de idade (homem) e 55 anos de idade (mulher)

63 Carência p/ o trabalhador rural e p/ o empregador rural cobertos pela Previdência Social Rural: número de contribuições mensais previstas na tabela progressiva do art. 142 do PBPS, considerando-se a data em que o segurado cumpriu todas as condições p/ se aposentar por idade trabalhadores rurais abrangidos pelo Plano Geral de Previdência Social instituído pelo Decreto-lei n. 564/69, isto é, os trabalhadores rurais empregados e trabalhadores avulsos do setor rural da agroindústria canavieira, porque, na época, os demais rurícolas estavam excluídos do regime previdenciário, inclusive do Plano Básico. CLPS/1976 garantiu ao trabalhador rural empregado de empresa agroindustrial ou agrocomercial a condição de segurado do INPS, desde que estivesse contribuindo p/ o INPS.

64 Carência p/ o trabalhador rural que não tinha cobertura pela Previdência Social Rural antes do PBPS (art. 143): efetivo exercício da atividade rural, ainda que de forma descontínua, no período imediatamente anterior ao requerimento da aposentadoria por idade, pelo número de meses idêntico à carência prevista na tabela do art. 142.

65 A Lei /2008 (art. 2º) deu prazo até p/ o trabalhador rural empregado e p/ o contribuinte individual que presta serviços de natureza rural, em caráter eventual, a uma ou mais empresas, sem relação de emprego, requererem a aposentadoria por idade com fundamento no art Após , p/ ter direito à aposentadoria por idade, o trabalhador rural deve cumprir os requisitos previstos no art. 48, 1º e 2º, da Lei 8.213/91.

66 Carência p/ o segurado especial: assim como os demais trabalhadores rurais, o segurado especial deve comprovar que efetivamente trabalhou em regime de economia familiar, pelo período correspondente ao número de meses idêntico ao da carência do benefício, conforme a tabela do art A Lei /2008 não prorrogou o prazo do art. 143 p/ os segurados especiais. Ao segurado especial também se aplica o disposto no art. 48, 1º e 2º, da Lei 8.213/91.

67 (...) 3. O trabalho urbano de um dos membros do grupo familiar não descaracteriza, por si só, os demais integrantes como segurados especiais, devendo ser averiguada a dispensabilidade do trabalho rural p/ a subsistência do grupo familiar, incumbência esta das instâncias ordinárias (Súmula 7/STJ). 4. Em exceção à regra geral fixada no item anterior, a extensão de prova material em nome de um integrante do núcleo familiar a outro não é possível quando aquele passa a exercer trabalho incompatível com o labor rurícola, como o de natureza urbana. [...] (REsp Repetitivo SP, Rel. Min. Herman Benjamin, 1ª Seção, DJe 19/12/2012).

68 Sujeito ativo: o segurado. Sujeito passivo: o INSS.

69 Termo inicial (art. 49, I e II, do PBPS e art. 52, I e II, do RPS): trabalhador rural segurado empregado: a data do desligamento da atividade, se requerida até 90 dias após; a data do requerimento, se requerida após 90 dias do desligamento da atividade. b) demais segurados: a data do requerimento.

70 Benefício requerido na via judicial: se o pedido for julgado procedente, o termo inicial será: Sem prévio requerimento administrativo = a data do ajuizamento da ação; Com prévio requerimento administrativo = a DER se tiver sido indeferido ou não apreciado.

71 RMI p/ o trabalhador rural e p/ o empregador rural = 70% do salário de benefício + 1% por cada grupo de 12 contribuições, até o máximo de 30%, não podendo ultrapassar 100% do salário de benefício (art. 50 do PBPS e art. 39, II, do RPS). RM p/ o trabalhador rural que não tinha cobertura pela Previdência Social Rural antes do PBPS (art. 143) = um salário mínimo.

72 RM para o segurado especial: um salário mínimo (art. 39, parágrafo único, do PBPS). Termo final: a data da morte do segurado cobertura previdenciária vitalícia

Aposentadoria por idade urbana

Aposentadoria por idade urbana Aposentadoria por idade urbana Idade avançada presume incapacidade p/ o trabalho. Término previsível e normal da vida profissional (Olea e Tortuero Plaza, Instituciones de Seguridad Social, 14 ed., Madrid,

Leia mais

Aposentadoria por idade urbana

Aposentadoria por idade urbana Aposentadoria por idade urbana Idade avançada presume incapacidade p/ o trabalho. Término previsível e normal da vida profissional (Olea e Tortuero Plaza, Instituciones de Seguridad Social, 14 ed., Madrid,

Leia mais

A aposentadoria por idade até a CF/1988 era exclusiva do trabalhador urbano.

A aposentadoria por idade até a CF/1988 era exclusiva do trabalhador urbano. A velhice é um processo biológico, que inevitavelmente alcança todas as pessoas e normalmente provoca uma diminuição das aptidões laborais, o que determina um estado de necessidade que requer assistência

Leia mais

Aposentadoria híbrida: Lei /2008

Aposentadoria híbrida: Lei /2008 Aposentadoria híbrida: Lei 11.718/2008 Lei 11.718/2008 alterou art. 48 da Lei 8.213/91 Art. 48. A aposentadoria por idade será devida ao segurado que, cumprida a carência exigida nesta Lei, completar 65

Leia mais

Trabalhador Rural vs Poder Judiciário. Os Recursos Representativos de Controvérsia (STJ e TNU)

Trabalhador Rural vs Poder Judiciário. Os Recursos Representativos de Controvérsia (STJ e TNU) Trabalhador Rural vs Poder Judiciário Os Recursos Representativos de Controvérsia (STJ e TNU) 1 Elvio Flávio de Freitas Leonardi elvio@elvio.pro.br @elviodefreitas elvio.freitasleonardi elvioflaviodefreitasleonardi

Leia mais

Bom dia, hoje farei breves considerações sobre a aposentadoria por idade urbana. Espero que seja útil.

Bom dia, hoje farei breves considerações sobre a aposentadoria por idade urbana. Espero que seja útil. Bom dia, hoje farei breves considerações sobre a aposentadoria por idade urbana. Espero que seja útil. Diz o art. 48, da Lei 8.213/91: Art. 48. A aposentadoria por idade será devida ao segurado que, cumprida

Leia mais

TEMPO RURAL E SEUS REFLEXOS NA APOSENTADORIA

TEMPO RURAL E SEUS REFLEXOS NA APOSENTADORIA TEMPO RURAL E SEUS REFLEXOS NA APOSENTADORIA UTILIZAÇÃO DO TEMPO Art. 48. A aposentadoria por idade será devida ao segurado que, cumprida a carência exigida nesta Lei, completar 65 (sessenta e cinco) anos

Leia mais

APOSENTADORIA POR IDADE

APOSENTADORIA POR IDADE APOSENTADORIA POR IDADE APOSENTADORIA POR IDADE Fundamentação Legal Artigo 201, I, da CF Artigos 48 a 51 da Lei 8213/91 Artigos 51 a 54 Do Decreto 3048/99 Artigos 225 a 233 da IN 77 Conceito APOSENTADORIA

Leia mais

CONSTITUIÇÃO PEC Nº 287

CONSTITUIÇÃO PEC Nº 287 CONSTITUIÇÃO PEC Nº 287 Artigo 201 Art. 1º Art. 201. A previdência social será organizada sob a forma de regime geral, de caráter contributivo e de filiação obrigatória, observados critérios que preservem

Leia mais

APOSENTADORIA POR TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO

APOSENTADORIA POR TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO APOSENTADORIA POR TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO Professor: Rodrigo Sodero Facebook/FAN PAGE: Professor Rodrigo Sodero e Rodrigo Sodero III Instagram: @profrodrigosodero Histórico Lei Eloy Chaves (Decreto Legislativo):

Leia mais

FACEBOOK: Professor Marco Serau APOSENTADORIA POR IDADE

FACEBOOK: Professor Marco Serau APOSENTADORIA POR IDADE LEGALE Pós graduação em D. Previdenciário Prof. Marco Aurélio Serau Jr. FACEBOOK: Professor Marco Serau APOSENTADORIA POR IDADE Previsão constitucional: CF 201, 7º, II Previsão Legal: LB: arts. 48 a 51

Leia mais

Direito Previdenciário

Direito Previdenciário Direito Previdenciário Benefícios em espécie Aposentadoria por Idade Parte 2 Prof. Bruno Valente Comprovação da atividade rural Prova material do exercício de atividade rurícola. Art. 106 da Lei nº 8.213/91

Leia mais

REFORMA DA PREVIDÊNCIA análise da PEC 287/2016 no RGPS

REFORMA DA PREVIDÊNCIA análise da PEC 287/2016 no RGPS REFORMA DA PREVIDÊNCIA análise da PEC 287/2016 no RGPS Fábio Souza fabio@idsamericalatina.com.br abril/2017 4 PONTOS ESSENCIAIS DA REFORMA Igualdade formal Aplicabilidade imediata Idade mínima Redução

Leia mais

Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 6/2019

Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 6/2019 PEC 6/2019 - A NOVA REFORMA DA PREVIDÊNCIA de Emenda à Constituição (PEC) nº 6/2019 Autor: Poder Executivo Data de apresentação: 20/02/2019 Ementa: Modifica o sistema de previdência social, estabelece

Leia mais

ASPECTOS POLÊMICOS DA APOSENTADORIA RURAL. Bernardo Monteiro Ferraz

ASPECTOS POLÊMICOS DA APOSENTADORIA RURAL. Bernardo Monteiro Ferraz ASPECTOS POLÊMICOS DA APOSENTADORIA RURAL Bernardo Monteiro Ferraz Aposentadoria rural o Por idade: o Idade: redução de cinco anos: 60 (homem) e 55 (mulher) o Carência: 180 meses o Exercício da atividade

Leia mais

A APOSENTADORIA DOS TRABALHADORES RURAIS NA REFORMA DA PREVIDÊNCIA DO GOVERNO TEMER: EXCLUSÃO PREVIDENCIÁRIA E AUMENTO DA POBREZA NO CAMPO

A APOSENTADORIA DOS TRABALHADORES RURAIS NA REFORMA DA PREVIDÊNCIA DO GOVERNO TEMER: EXCLUSÃO PREVIDENCIÁRIA E AUMENTO DA POBREZA NO CAMPO Nota Técnica A APOSENTADORIA DOS TRABALHADORES RURAIS NA REFORMA DA PREVIDÊNCIA DO GOVERNO TEMER: EXCLUSÃO PREVIDENCIÁRIA E AUMENTO DA POBREZA NO CAMPO Bruno Moretti, Assessor econômico da Liderança do

Leia mais

A APOSENTADORIA DOS TRABALHADORES RURAIS NA REFORMA DA PREVIDÊNCIA DO GOVERNO TEMER: EXCLUSÃO PREVIDENCIÁRIA E AUMENTO DA POBREZA NO CAMPO

A APOSENTADORIA DOS TRABALHADORES RURAIS NA REFORMA DA PREVIDÊNCIA DO GOVERNO TEMER: EXCLUSÃO PREVIDENCIÁRIA E AUMENTO DA POBREZA NO CAMPO Nota Técnica A APOSENTADORIA DOS TRABALHADORES RURAIS NA REFORMA DA PREVIDÊNCIA DO GOVERNO TEMER: EXCLUSÃO PREVIDENCIÁRIA E AUMENTO DA POBREZA NO CAMPO Bruno Moretti, Assessor econômico da Liderança do

Leia mais

Auditor Fiscal Seguridade Social Art. 201 CF Leandro Macedo

Auditor Fiscal Seguridade Social Art. 201 CF Leandro Macedo Auditor Fiscal Seguridade Social Art. 201 CF Leandro Macedo 2014 2015 Copyright. Curso Agora Eu Eu Passo - - Todos os direitos reservados ao ao autor. O RGPS NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL LEANDRO MACÊDO DEFINIÇÃO

Leia mais

Reforma da Previdência PEC 287. A Reforma é necessária?

Reforma da Previdência PEC 287. A Reforma é necessária? Reforma da Previdência PEC 287 A Reforma é necessária? Prof. Gilson Fernando 1 Saúde Seguridade Social Assistência Social Sistema Nacional garantidor de Direitos subjetivos Regimes Básicos RGPS Previdência

Leia mais

Curso/Disciplina: Direito Previdenciário Aula: 18 Professor (a): Marcelo Tavares (Juiz Federal) Monitor (a): Leandra N. Barcellos.

Curso/Disciplina: Direito Previdenciário Aula: 18 Professor (a): Marcelo Tavares (Juiz Federal) Monitor (a): Leandra N. Barcellos. Página1 Curso/Disciplina: Direito Previdenciário - 2016 Aula: 18 Professor (a): Marcelo Tavares (Juiz Federal) Monitor (a): Leandra N. Barcellos Aula 18 Quais são as aposentadorias voluntárias? As aposentadorias

Leia mais

Direito Previdenciário Prof.ª Helga Klug. Aposentadoria por Idade

Direito Previdenciário Prof.ª Helga Klug. Aposentadoria por Idade Alunos: Camila Villares Mariana Campos Adriana Hellering Paulo Schwartz MA4 Direito Previdenciário Prof.ª Helga Klug Aposentadoria por Idade Uma das prestações previdenciárias compreendidas no Regime Geral

Leia mais

APOSENTADORIA POR TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO

APOSENTADORIA POR TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO APOSENTADORIA POR TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO Professor: Rodrigo Sodero Facebook/FAN PAGE: Professor Rodrigo Sodero e Rodrigo Sodero III Instagram: @profrodrigosodero Risco analisado: embora tecnicamente o

Leia mais

A reforma da Previdência (PEC 287/16), em discussão na Câmara dos Deputados, teve muitas alterações no substitutivo aprovado na comissão e, na

A reforma da Previdência (PEC 287/16), em discussão na Câmara dos Deputados, teve muitas alterações no substitutivo aprovado na comissão e, na A reforma da Previdência (PEC 287/16), em discussão na Câmara dos Deputados, teve muitas alterações no substitutivo aprovado na comissão e, na quarta-feira (9). Para conhecer o parecer do relator, deputado

Leia mais

PEC REFORMA DA PREVIDÊNCIA A R N A L D O V I E I R A S O U S A

PEC REFORMA DA PREVIDÊNCIA A R N A L D O V I E I R A S O U S A PEC 287 - REFORMA DA PREVIDÊNCIA A R N A L D O V I E I R A S O U S A Regimes de Previdência Regime Geral da Previdência Social RGPS: Celetistas, empresários, contribuintes individuais, etc Regimes Próprios

Leia mais

APOSENTADORIA: MANUAL BÁSICO AOS CIDADÃOS

APOSENTADORIA: MANUAL BÁSICO AOS CIDADÃOS APOSENTADORIA: MANUAL BÁSICO AOS CIDADÃOS 1 NOTA DA AUTORA A presente cartilha se destina a população em geral, com a finalidade de informar/orientar de forma sucinta através de uma linguagem de fácil

Leia mais

RGPS CÁLCULO DA RENDA MENSAL INICIAL.

RGPS CÁLCULO DA RENDA MENSAL INICIAL. RGPS CÁLCULO DA RENDA MENSAL INICIAL e-mail: maurafeliciano@gmail.com RMI ALÍQUOTA/COEFICIENTE SB M. a. s. PBC (Período Básico de Cálculo) SC SALÁRIO DE CONTRIBUIÇÃO Artigo 201 da CF/88: [...] 11. Os

Leia mais

Aposentadoria por tempo de contribuição

Aposentadoria por tempo de contribuição APOSENTADORIA POR TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO Coordenador: Rodrigo Sodero Facebook/FAN PAGE: Professor Rodrigo Sodero e Rodrigo Sodero III Instagram: @profrodrigosodero Profa. Ester Moreno de Miranda Vieira

Leia mais

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO. Art. 1º A Constituição passa a vigorar com as seguintes alterações: Art

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO. Art. 1º A Constituição passa a vigorar com as seguintes alterações: Art PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Altera os arts. 37, 40, 42, 149, 167, 195, 201 e 203 da Constituição, para dispor sobre a seguridade social, estabelece regras de transição e dá outras providências. Art.

Leia mais

SB = média dos últimos 36 salários-de-contribuição, considerados em um período não superior a 48 meses, cujo divisor não pode ser inferior a 24.

SB = média dos últimos 36 salários-de-contribuição, considerados em um período não superior a 48 meses, cujo divisor não pode ser inferior a 24. APOSENTADORIA POR TEMPO DE SERVIÇO (REGRAS VIGENTES ANTES DA EC 20/98) * Requisitos: Qualidade de Segurado e Carência 30 anos de tempo de serviço, se homem, e 25, se mulher * Cálculo do benefício: 70%

Leia mais

Subchefia de Assuntos Parlamentares

Subchefia de Assuntos Parlamentares Subchefia de Assuntos Parlamentares PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Altera os arts. 37, 40, 42, 149, 167, 195, 201 e 203 da Constituição, para dispor sobre a seguridade social, estabelece regras de transição

Leia mais

Advocacia previdenciária: temas em destaque no Direito Previdenciário na atualidade.

Advocacia previdenciária: temas em destaque no Direito Previdenciário na atualidade. Advocacia previdenciária: temas em destaque no Direito Previdenciário na atualidade. Legislação Básica: * Lei 8.212/91 * Lei 8.213/91 * Decreto 3.048/99 * IN 77/2015 MP 871/19 A MP 871/19 altera diversos

Leia mais

A APOSENTADORIA DOS TRABALHADORES RURAIS NA REFORMA DA PREVIDÊNCIA DO GOVERNO TEMER: EXCLUSÃO PREVIDENCIÁRIA E AUMENTO DA POBREZA NO CAMPO

A APOSENTADORIA DOS TRABALHADORES RURAIS NA REFORMA DA PREVIDÊNCIA DO GOVERNO TEMER: EXCLUSÃO PREVIDENCIÁRIA E AUMENTO DA POBREZA NO CAMPO Nota Técnica A APOSENTADORIA DOS TRABALHADORES RURAIS NA REFORMA DA PREVIDÊNCIA DO GOVERNO TEMER: EXCLUSÃO PREVIDENCIÁRIA E AUMENTO DA POBREZA NO CAMPO Bruno Moretti, Assessor econômico da Liderança do

Leia mais

1. DEPENDENTES. Art. 16 Lei A classe é fixada no momento do óbito do segurado.

1. DEPENDENTES. Art. 16 Lei A classe é fixada no momento do óbito do segurado. 1 DIREITO PREVIDENCIÁRIO PONTO 1: Dependentes PONTO 2: Prestações Previdenciárias PONTO 3: Carência PONTO 4: Segurado Especial PONTO 5: Cálculo dos Benefícios Previdenciários 1. DEPENDENTES Art. 16 Lei

Leia mais

APOSENTADORIA POR TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO

APOSENTADORIA POR TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO APOSENTADORIA POR TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO Professor: Rodrigo Sodero Facebook/FAN PAGE: Professor Rodrigo Sodero e Rodrigo Sodero III Instagram: @profrodrigosodero Risco analisado: embora tecnicamente o

Leia mais

APOSENTADORIA POR TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO

APOSENTADORIA POR TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO APOSENTADORIA POR TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO Professor: Rodrigo Sodero Facebook/FAN PAGE: Professor Rodrigo Sodero e Rodrigo Sodero III Instagram: @profrodrigosodero Risco analisado: embora tecnicamente o

Leia mais

DOCUMENTAÇÃO 1. Requerimento do servidor. 2. Mapa do tempo de contribuição.

DOCUMENTAÇÃO 1. Requerimento do servidor. 2. Mapa do tempo de contribuição. DEFINIÇÃO É um incentivo pago ao servidor que já preencheu todos os requisitos para se Aposentar, mas opta por permanecer na ativa. Deferido o abono, o servidor continua recolhendo a contribuição previdenciária,

Leia mais

AULA CONTEÚDO DA AULA: Carência. Renda mensal inicial. Renda mensal do benefício. REGIME GERAL DA PREVIDÊNCIA SOCIAL (cont.)

AULA CONTEÚDO DA AULA: Carência. Renda mensal inicial. Renda mensal do benefício. REGIME GERAL DA PREVIDÊNCIA SOCIAL (cont.) Turma e Ano: Flex B (2014) Matéria / Aula: Direito Previdenciário / Aula 06 Professora: Marcelo Leonardo Tavares Monitora: Mariana Simas de Oliveira AULA 06 1 CONTEÚDO DA AULA: Carência. Renda mensal inicial.

Leia mais

Substitutivo à PEC 287/2016 Reforma da Previdência. Antônio Augusto de Queiroz Diretor de Documentação do DIAP

Substitutivo à PEC 287/2016 Reforma da Previdência. Antônio Augusto de Queiroz Diretor de Documentação do DIAP Substitutivo à PEC 287/2016 Reforma da Previdência Antônio Augusto de Queiroz Diretor de Documentação do DIAP Sumário 1. Sistema de Seguridade Social 2. Regimes Jurídicos de Previdência 3. Estrutura do

Leia mais

REFORMA PREVIDENCIÁRIA GRANDES MUDANÇAS PARA OS RURAIS. Brasília, 18/02/2017

REFORMA PREVIDENCIÁRIA GRANDES MUDANÇAS PARA OS RURAIS. Brasília, 18/02/2017 REFORMA PREVIDENCIÁRIA GRANDES MUDANÇAS PARA OS RURAIS Brasília, 18/02/2017 CONTRIBUIÇÃO O segurado especial passaria a efetuar uma contribuição individual, a ser instituída em lei posteriormente (no prazo

Leia mais

A carência é o número mínimo de contribuições mensais necessário a fruição de determinados benefícios.

A carência é o número mínimo de contribuições mensais necessário a fruição de determinados benefícios. 15/12/2018 Direito Previdenciário Professora Marcelo Tavares Aula 29 Carência no Regime Geral de Previdência Social Resumo Tenha em mãos: Lei 8.213/91 A carência é o número mínimo de contribuições mensais

Leia mais

Continuação do estudo dos benefícios em espécie do RGPS

Continuação do estudo dos benefícios em espécie do RGPS Continuação do estudo dos benefícios em espécie do RGPS 3. Aposentadoria por idade (art. 48 da lei n. 8213/91): Vem a concretizar a proteção social contra a velhice, nos termos da Constituição Federal

Leia mais

REGIMES DE PREVIDÊNCIA SOCIAL

REGIMES DE PREVIDÊNCIA SOCIAL REGIMES DE PREVIDÊNCIA SOCIAL Regimes Previdenciários Principal Complementar Setor Público Setor Privado RGPS Oficial (União, Estados, Municípios e DF) Privado Civil (União, Estados, Municípios e DF) Militar

Leia mais

Seguridade do Servidor Federal Lei 8112/1990

Seguridade do Servidor Federal Lei 8112/1990 Seguridade do Servidor Federal Lei 8112/1990 - Lei 8122/1990, arts. 183 a 230 Professora Claudete Pessôa SEGURIDADE SOCIAL DO SERVIDOR A União manterá Plano de Seguridade Social para o servidor e sua família

Leia mais

E M E N T A A C Ó R D Ã O

E M E N T A A C Ó R D Ã O Remessa Ex Offício - Turma Espec. I - Penal, Previdenciário e Propriedade Industrial Nº CNJ : 0013645-69.2013.4.02.5101 (2013.51.01.013645-2) RELATOR : Desembargadora Federal SIMONE SCHREIBER PARTE AUTORA

Leia mais

CÁLCULOS DE REVISÕES DE BENEFÍCIO PREVIDENCIÁRIOS - RGPS

CÁLCULOS DE REVISÕES DE BENEFÍCIO PREVIDENCIÁRIOS - RGPS CÁLCULOS DE REVISÕES DE BENEFÍCIO PREVIDENCIÁRIOS - RGPS Sergio Geromes II Profsergiogeromes sergiogeromes@hotmail.com CÁLCULO DE RMI NOÇÕES PRELIMINARES RENDA MENSAL INICIAL RMI: Valor do primeiro pagamento

Leia mais

REVOGADA PELA PORTARIA Nº 7.796, DE (D.O.U ) PORTARIA Nº 4.882, DE 16 DE DEZEMBRO DE 1998 (D.O.U

REVOGADA PELA PORTARIA Nº 7.796, DE (D.O.U ) PORTARIA Nº 4.882, DE 16 DE DEZEMBRO DE 1998 (D.O.U REVOGADA PELA PORTARIA Nº 7.796, DE 28.08.2000 (D.O.U. 29.08.2000) PORTARIA Nº 4.882, DE 16 DE DEZEMBRO DE 1998 (D.O.U. - 17.12.98) O MINISTRO DE ESTADO DA PREVIDÊNCIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL, no uso da atribuição

Leia mais

Além da previdência, a proposta também altera regras da Assistência Social, reduzindo a abrangência e a capacidade de proteção social.

Além da previdência, a proposta também altera regras da Assistência Social, reduzindo a abrangência e a capacidade de proteção social. NATAL LEO PRESIDENTE DO SINDICATO NACIONAL DOS APOSENTADOS, PESIONISTAS E IDOSOS UGT SINDIAPI UGT SECRETARIO ADJUNTO DA UGT NACIONAL PARA APOSENTADOS E IDOSOS SECRETARIO DE PREVIDÊNCIA E DA SEGURIDADE

Leia mais

SALÁRIO-MATERNIDADE E SALÁRIO-FAMÍLIA

SALÁRIO-MATERNIDADE E SALÁRIO-FAMÍLIA SALÁRIO-MATERNIDADE E SALÁRIO-FAMÍLIA Professor: Rodrigo Sodero FANPAGE/Facebook: Professor Rodrigo Sodero e Rodrigo Sodero III Instagram: @profrodrigosodero FUNDAMENTO LEGAL: Artigo 201 inciso III, da

Leia mais

APOSENTADORIA ESPECIAL

APOSENTADORIA ESPECIAL APOSENTADORIA ESPECIAL Professor: Rodrigo Sodero Facebook: Professor Rodrigo Sodero (fanpage) e Rodrigo Sodero III Instagram: @profrodrigosodero Conversão do Tempo de Serviço A Aposentadoria Especial,

Leia mais

APOSENTADORIA POR TEMPO. Prof. Danilo César Siviero Ripoli

APOSENTADORIA POR TEMPO. Prof. Danilo César Siviero Ripoli APOSENTADORIA POR TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO Prof. Danilo César Siviero Ripoli Está prevista no art. 201, 7º, I, da CF: é garantida ao segurado que completar 35 anos de contribuição, se homem, e 30, se mulher.

Leia mais

CONTRIBUINTES DO RGPS

CONTRIBUINTES DO RGPS CONTRIBUINTES DO RGPS Contribuintes do RGPS Segurados Empresa Obrigatórios Facultativo Empregado Empregado doméstico Contribuinte individual Trabalhador Avulso Especial Empregador doméstico Beneficiários

Leia mais

Direito Previdenciário Aposentadoria por Idade Urbana

Direito Previdenciário Aposentadoria por Idade Urbana Direito Previdenciário Aposentadoria por Idade Urbana Adriane Bramante 1. HÁ NO BRASIL UMA DEFINIÇÃO JURÍDICA DE VELHICE? Ancianidade (natural ou cronológica) e Senilidade (envelhecimento precoce por desgaste

Leia mais

LC 11/1971 chefe de família só o homem era vinculado (segurado nos dias de hoje);

LC 11/1971 chefe de família só o homem era vinculado (segurado nos dias de hoje); RESUMO DA AULA PÓS PREVIDENCIÁRIO 47 24 DE SETEMBRO DE 2018 PROF. JANE BERWANGER TRABALHADOR RURAL NA CONSTITUIÇÃO DE 1988 Histórico legislativo Lei 4.214 de 1963 estatuto do trabalhador rural Lei 3807

Leia mais

Como fica a Aposentadoria Especial e a Conversão do Tempo Especial com a Reforma da Previdência?

Como fica a Aposentadoria Especial e a Conversão do Tempo Especial com a Reforma da Previdência? Como fica a Aposentadoria Especial e a Conversão do Tempo Especial com a Reforma da Previdência? ALMIR REIS Diretor do Instituto dos Advogados Previdenciários IAPE (Gestão 2017 2019) O QUE DIZ ATUALMENTE

Leia mais

Regras previdenciárias dos servidores públicos Substitutivo à PEC 6/2019 aprovado na Comissão Especial. Antônio Augusto de Queiroz Julho de 2019

Regras previdenciárias dos servidores públicos Substitutivo à PEC 6/2019 aprovado na Comissão Especial. Antônio Augusto de Queiroz Julho de 2019 Regras previdenciárias dos servidores públicos Substitutivo à PEC 6/2019 aprovado na Comissão Especial Antônio Augusto de Queiroz Julho de 2019 Aspectos gerais avanços e retrocessos nos regimes geral e

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO PREVIDENCIÁRIO AO VALOR DA RENDA MENSAL INICIAL DO BENEFÍCIO.

A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO PREVIDENCIÁRIO AO VALOR DA RENDA MENSAL INICIAL DO BENEFÍCIO. A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO PREVIDENCIÁRIO AO VALOR DA RENDA MENSAL INICIAL DO BENEFÍCIO. ENUNCIADO 5 DO CRPS A Previdência Social deve conceder o melhor benefício a que o segurado fizer jus, cabendo

Leia mais

MANUAL DE RECONHECIMENTO INICIAL DE DIREITOS VOLUME II CARÊNCIA. Divisão de Reconhecimento Inicial de Direitos Outubro/2011 2

MANUAL DE RECONHECIMENTO INICIAL DE DIREITOS VOLUME II CARÊNCIA. Divisão de Reconhecimento Inicial de Direitos Outubro/2011 2 MANUAL DE RECONHECIMENTO INICIAL DE DIREITOS VOLUME II CARÊNCIA Divisão de Reconhecimento Inicial de Direitos Outubro/2011 2 2011 Instituto Nacional do Seguro Social Presidente Mauro Luciano Hauschild

Leia mais

Veja a análise comparativa da Reforma da Previdência; destaques serão votados na terça (9) Ter, 09 de Maio de :54

Veja a análise comparativa da Reforma da Previdência; destaques serão votados na terça (9) Ter, 09 de Maio de :54 A Comissão Especial da Reforma da Previdência (PEC 287/16) marcou a votação dos 12 destaques que faltam para a aprovação do texto na terça-feira, 9. O presidente da comissão, deputado Carlos Marun (PMDB-MS),

Leia mais

Das Pessoas com Deficiência...13 Por Incapacidade Permanente Por Atividades que prejudiquem à saúde... 15

Das Pessoas com Deficiência...13 Por Incapacidade Permanente Por Atividades que prejudiquem à saúde... 15 Sumário Apresentação... 2 Trabalhadores do setor privado e empregados públicos Regra atual... 5 Regra Permanente... 6 Regras de transição por tempo de contribuição... 7 Regra de transição aposentadoria

Leia mais

Nota Técnica: Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 287/2016

Nota Técnica: Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 287/2016 Nota Técnica: Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 287/2016 Proposição: Proposta de Emenda à Constituição nº 287, de 2016 Ementa: Altera os arts. 37, 40, 109, 149, 167, 195, 201 e 203 da Constituição,

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO E DO PATRIMÔNIO INSTRUÇÃO NORMATIVA SEAP Nº 05, DE 28 DE ABRIL DE 1999.

SECRETARIA DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO E DO PATRIMÔNIO INSTRUÇÃO NORMATIVA SEAP Nº 05, DE 28 DE ABRIL DE 1999. SECRETARIA DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO E DO PATRIMÔNIO INSTRUÇÃO NORMATIVA SEAP Nº 05, DE 28 DE ABRIL DE 1999. Estabelece orientação aos órgãos setoriais e seccionais do Sistema de Pessoal Civil da Administração

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Da Seguridade Social - Da Previdência Social Professor: André Vieira www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional Seção III DA PREVIDÊNCIA SOCIAL Art. 201. A PREVIDÊNCIA

Leia mais

Direito Previdenciário

Direito Previdenciário Direito Previdenciário Curso Teórico Seguridade Social Regimes de Previdência Aula 3 Prof. Bruno Oliveira Adquira o Curso de Questões Regimes Regime Geral de Previdência Social: operado pelo INSS, uma

Leia mais

Direito Previdenciário Analista - TRF - 4ª fase

Direito Previdenciário Analista - TRF - 4ª fase CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Previdenciário Analista - TRF - 4ª fase Período 2014-2016 1) Comissão Examinadora Juiz Federal TRF 2 ª Região (2014) Quanto à aposentadoria por idade do trabalhador

Leia mais

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 40, DE (Do Poder Executivo)

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 40, DE (Do Poder Executivo) PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 40, DE 2003 (Do Poder Executivo) Modifica os artigos 37, 40, 42, 48, 96, 142 e 149 da Constituição Federal, o artigo 8º da Emenda Constitucional nº 20, de 15 de dezembro

Leia mais

DIREITO PREVIDENCIÁRIO QUADRO 02

DIREITO PREVIDENCIÁRIO QUADRO 02 DIREITO PREVIDENCIÁRIO QUADRO 02 CONTEÚDO PRESTAÇÕES EM GERAL BENEFÍCIOS CARÊNCIA SALÁRIO DE BENEFÍCIO FATOR PREVIDENCIÁRIO RENDA MENSAL INICIAL SEGURADOS 1.aposentadoria por invalidez 2.aposentadoria

Leia mais

Medida Provisória nº 529, de 2011

Medida Provisória nº 529, de 2011 Medida Provisória nº 529, de 2011 Altera os arts. 21 e 24 da Lei no 8.212, de 24 de julho de 1991, que dispõe sobre o Plano de Custeio da Previdência Social, para estabelecer alíquota diferenciada de contribuição

Leia mais

DIREITO PREVIDENCIÁRIO CONCURSO INSS. PROF. ADRIANA MENEZES

DIREITO PREVIDENCIÁRIO CONCURSO INSS. PROF. ADRIANA MENEZES DIREITO PREVIDENCIÁRIO CONCURSO INSS PROF. ADRIANA MENEZES www.adrianamenezes.com DÚVIDAS QUANTO À LEGISLAÇÃO A SER COBRADA NA PROVA E A PROVA EM SI. Será cobrada a legislação previdenciária em vigor até

Leia mais

MODIFICAÇÕES DA ÚLTIMA PROPOSTA APRESENTADA PELO GOVERNO emenda aglutinativa global

MODIFICAÇÕES DA ÚLTIMA PROPOSTA APRESENTADA PELO GOVERNO emenda aglutinativa global MODIFICAÇÕES DA ÚLTIMA PROPOSTA APRESENTADA PELO GOVERNO emenda aglutinativa global Não será exigida idade mínima para pessoas com deficiência, mais será exigida CONTRIBUIÇÃO, 35 anos de contribuição (deficiência

Leia mais

Cálculo da Renda Mensal Inicial - RGPS

Cálculo da Renda Mensal Inicial - RGPS Cálculo da Renda Mensal Inicial - RGPS Sergio Geromes II Profsergiogeromes sergiogeromes@hotmail.com CÁLCULO DE RMI NOÇÕES PRELIMINARES RENDA MENSAL INICIAL RMI: Valor do primeiro pagamento recebido pelo

Leia mais

EXEMPLOS PRÁTICOS DE CÁLCULOS PREVIDENCIÁRIOS COM ATIVIDADES CONCOMITANTES

EXEMPLOS PRÁTICOS DE CÁLCULOS PREVIDENCIÁRIOS COM ATIVIDADES CONCOMITANTES EXEMPLOS PRÁTICOS DE CÁLCULOS PREVIDENCIÁRIOS COM ATIVIDADES CONCOMITANTES Sofia Veronica Pereira Desideri Francisco Carlos Desideri Memphis Software www.memphissoftware.com.br 1- Uso da atividade mais

Leia mais

Direito Previdenciário

Direito Previdenciário Direito Previdenciário Benefícios em espécie Parte 2 Prof. Bruno Valente 4) Aposentadoria proporcional (regra de transição) Art. 9º da EC nº 20/98 Segurados que já contribuíam anteriormente à edição da

Leia mais

QUADRO DE INCONSTITUCIONALIDADES PEC 287/2016

QUADRO DE INCONSTITUCIONALIDADES PEC 287/2016 QUADRO DE INCONSTITUCIONALIDADES PEC 287/2016 PEC 287/2016 RPPS Aposentadoria por tempo de contribuição e por invalidez 2º Os proventos de aposentadoria não poderão ser inferiores ao limite mínimo ou superiores

Leia mais

Bruno Sá Freire Martins

Bruno Sá Freire Martins Bruno Sá Freire Martins SISTEMA PREVIDENCIÁRIO BRASILEIRO RGPS REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL TRABALHADORES DO SETOR PRIVADO E SERVIDORES PÚBLICOS COMISSIONADOS, TEMPORÁRIOS E CELETISTAS Administrado

Leia mais

CARLOS MENDONÇA DIREITO PREVIDENCIÁRIO

CARLOS MENDONÇA DIREITO PREVIDENCIÁRIO CARLOS MENDONÇA DIREITO PREVIDENCIÁRIO Conteúdo Programático Direito Previdenciário: Seguridade social: origem e evolução legislativa no Brasil; conceito; organização e princípios constitucionais. Da assistência

Leia mais

Hugo Goes Direito Previdenciário Módulo 03 Aula 001-019 Direito Previdenciário para o Concurso do INSS

Hugo Goes Direito Previdenciário Módulo 03 Aula 001-019 Direito Previdenciário para o Concurso do INSS Hugo Goes Direito Previdenciário Módulo 03 Aula 001-019 Direito Previdenciário para o Concurso do INSS Lei 8.213/91, art. 16... 3º. Considera-se companheira ou companheiro a pessoa que, sem ser casada,

Leia mais

Cálculos Previdenciários do RGPS

Cálculos Previdenciários do RGPS Cálculos Previdenciários do RGPS Sergio Geromes II Profsergiogeromes sergiogeromes@hotmail.com REVISÃO PARA INCLUSÃO DE TEMPO ESPECIAL, MAJORAÇÃO DE SC E RECONHECIMENTO DE TC A INFÇUÊNCIA DO VALOR MENSAL

Leia mais

Aula 06. a) 180 meses: para os benefícios programados (aposentadoria por idade, por tempo de contribuição e especial).

Aula 06. a) 180 meses: para os benefícios programados (aposentadoria por idade, por tempo de contribuição e especial). Turma e Ano: Direito Previdenciário- 2015 Matéria / Aula: 06- Empresa e Empregador Doméstico. Manutenção de Qualidade de Segurado. Acidente do Trabalho. Carência. RMB. Professor: Marcelo Leonardo Tavares

Leia mais

Regras válidas para o servidor na Reforma da Previdência aprovadas em 1º turno

Regras válidas para o servidor na Reforma da Previdência aprovadas em 1º turno Regras válidas para o servidor na Reforma da Previdência aprovadas em 1º turno Por Antônio Augusto de Queiroz (*) A Câmara dos Deputados, no último dia 12 de julho, aprovou, com modificações, o parecer

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Da Seguridade Social - Disposições Gerais Professor: André Vieira www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional CAPÍTULO II DA SEGURIDADE SOCIAL Seção I DISPOSIÇÕES GERAIS

Leia mais

RGPS CÁLCULO DA RENDA MENSAL INICIAL

RGPS CÁLCULO DA RENDA MENSAL INICIAL RGPS CÁLCULO DA RENDA MENSAL INICIAL Sergio Geromes II Profsergiogeromes 1 CÁLCULO DE RMI NOÇÕES PRELIMINARES RENDA MENSAL INICIAL RMI: Valor do primeiro pagamento recebido pelo segurado, obtida mediante

Leia mais

SUBSTITUTIVO ADOTADO PELA COMISSÃO. Art. 1º A Constituição Federal passa a vigorar com as seguintes alterações: Art

SUBSTITUTIVO ADOTADO PELA COMISSÃO. Art. 1º A Constituição Federal passa a vigorar com as seguintes alterações: Art COMISSÃO ESPECIAL DESTINADA A APRECIAR E PROFERIR PARECER À PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 40-A, DE 2003, QUE "MODIFICA OS ARTS. 37, 40, 42, 48, 96, 142 E 149 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL, O ART. 8º DA

Leia mais

SINASEFE NACIONAL PERDAS HISTÓRICAS DOS DIREITOS DOS SERVIDORES PÚBLICOS LEANDRO MADUREIRA SILVA. Brasília, 1º de novembro de 2017.

SINASEFE NACIONAL PERDAS HISTÓRICAS DOS DIREITOS DOS SERVIDORES PÚBLICOS LEANDRO MADUREIRA SILVA. Brasília, 1º de novembro de 2017. SINASEFE NACIONAL PERDAS HISTÓRICAS DOS DIREITOS DOS SERVIDORES PÚBLICOS LEANDRO MADUREIRA SILVA SUBCOORDENADOR DE DIREITO PREVIDENCIÁRIO ESCRITÓRIO ROBERTO CALDAS, MAURO MENEZES & ADVOGADOS. Brasília,

Leia mais

CONTRAREFORMA DA PREVIDÊNCIA PEC 287/2016. Ludimar Rafanhim

CONTRAREFORMA DA PREVIDÊNCIA PEC 287/2016. Ludimar Rafanhim CONTRAREFORMA DA PREVIDÊNCIA PEC 287/2016 REFORMA DE 1988 Reforma foi em 1988 quando disse que todos têm direitoit à previdência, i aposentadoria, proteção social, aposentadoria rural, saúde do trabalhador,

Leia mais

CONTAGEM RECÍPROCA DE TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO. Agosto/2017. Daniel Machado da Rocha

CONTAGEM RECÍPROCA DE TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO. Agosto/2017. Daniel Machado da Rocha CONTAGEM RECÍPROCA DE TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO Agosto/2017 Professor: Daniel Machado da Rocha REGIMES DE PREVIDÊNCIA NO BRASIL Para efeito de aposentadoria, é assegurada a contagem recíproca do tempo de contribuição

Leia mais

TEMA: BENEFICIÁRIOS DO RGPS, QUALIDADE DE SEGURADO E CARÊNCIA

TEMA: BENEFICIÁRIOS DO RGPS, QUALIDADE DE SEGURADO E CARÊNCIA RESUMO DA AULA - PÓS PREVIDENCIÁRIO 47 DIA 10 DE SETEMBRO DE 2018 PROF. RODRIGO SODERO TEMA: BENEFICIÁRIOS DO RGPS, QUALIDADE DE SEGURADO E CARÊNCIA (esclarecendo que, os apontamentos entre parênteses,

Leia mais

Período de graça O que é e como funciona?

Período de graça O que é e como funciona? Período de graça O que é e como funciona? Período de Graça. O Brasil adota um regime previdenciário contributivo, isso significa, que uma das suas fontes de custeio está diretamente ligada às contribuições

Leia mais

01 Q Direito Previdenciário Planos de Benefício da Previdência Social Lei nº 8.213, de 24 de Julho

01 Q Direito Previdenciário Planos de Benefício da Previdência Social Lei nº 8.213, de 24 de Julho 01 Q467435 Direito Previdenciário Planos de Benefício da Previdência Social Lei nº 8.213, de 24 de Julho BETA Pedro mantém vínculo com o Regime Geral da Previdência Social (RGPS) há doze anos e quatro

Leia mais

OS TRABALHADORES RURAIS E REFORMA DA PREVIDÊNCIA. Jane Lucia Wilhelm Berwanger

OS TRABALHADORES RURAIS E REFORMA DA PREVIDÊNCIA. Jane Lucia Wilhelm Berwanger OS TRABALHADORES RURAIS E REFORMA DA PREVIDÊNCIA Jane Lucia Wilhelm Berwanger HISTÓRICO PREVIDÊNCIA RURAL Estatuto do Trabalhador Rural Lei n. 4.214/63 Lei Complementar 11/71 Constituição Federal Leis

Leia mais

Regras válidas para o servidor na Reforma da Previdência

Regras válidas para o servidor na Reforma da Previdência Regras válidas para o servidor na Reforma da Previdência Por Antônio Augusto de Queiroz (*) O texto do relator da reforma da previdência, deputado Samuel Moreira (PSDB/SP), aprovado na comissão especial

Leia mais

COMPILADO DE NORMAS CERTIDÃO POR TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO

COMPILADO DE NORMAS CERTIDÃO POR TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO COMPILADO DE NORMAS CERTIDÃO POR TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO 1. DISPOSIÇÕES GERAIS SOBRE A CONTAGEM RECÍPROCA É assegurada a emissão de Certidão de Tempo de Contribuição CTC para os seguintes fins: a) (RPPS

Leia mais

PEC 287-A. Palestrante: Celso Colacci Fone: (61)

PEC 287-A. Palestrante: Celso Colacci   Fone: (61) PEC 287-A Palestrante: Celso Colacci E-mail: celso@inova10.com Fone: (61) 981491212 www.inova10.com Os servidores abrangidos pelo regime de previdência de que trata este artigo serão aposentados: I - voluntariamente,

Leia mais

Aposentadoria Especial

Aposentadoria Especial Continuação... Aposentadoria Especial AGENTES PERIGOSOS art. 201, 1º, da CF o art. 57, da Lei 8.213/91 Tutela o direito a aposentadoria especial pelos agentes perigosos Em 1995 tivemos alteração trazida

Leia mais

Unidade I DIREITO SOCIAL. Prof. Ligia Vianna

Unidade I DIREITO SOCIAL. Prof. Ligia Vianna Unidade I DIREITO SOCIAL Prof. Ligia Vianna 1- Introdução Constituição Federal Direitos Sociais; ART. 6º.: São direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência

Leia mais

Beneficiários do RGPS, qualidade de segurado e carência

Beneficiários do RGPS, qualidade de segurado e carência Beneficiários do RGPS, qualidade de segurado e carência Regime Geral de Previdência Social (RGPS) Engloba todos os trabalhadores da iniciativa privada e os servidores próprios que não tem regime próprio

Leia mais

- em geral, os benefícios é de um SM apenas; eventualmente pode ser de valor maior, onde se apura média;

- em geral, os benefícios é de um SM apenas; eventualmente pode ser de valor maior, onde se apura média; RESUMO DA AULA PÓS PREVIDENCIÁRIO 47 26 DE SETEMBRO DE 2018 PROF. JANE BERWANGER SEGURADO ESPECIAL (Dúvidas da aula anterior: - aposentadoria rural: 60 anos homem e 55 anos mulher, direito para segurado

Leia mais

Seção Especial Em Poucas Palavras

Seção Especial Em Poucas Palavras Seção Especial Em Poucas Palavras Abono Permanência do Servidor Público MARCELO ROQUE ANDERSON MACIEL ÁVILA Advogado no Rio de Janeiro, Membro Efetivo do Instituto dos Advogados Brasileiros IAB, Pós-Graduado

Leia mais

Histórico e Conceitos da Previdência Social

Histórico e Conceitos da Previdência Social Histórico e Conceitos da Previdência Social A Seguridade Social no Brasil No Brasil, desde a época do Império, já existia mecanismo de cunho previdenciário Somente a partir de 1923, com a aprovação da

Leia mais

Marcelo Leonardo Tavares

Marcelo Leonardo Tavares Marcelo Leonardo Tavares Data de Início do Benefício e data de Início de Pagamento Mínimo R$880,00 Máximo R$5.189,82 Data de Início do Benefício e data de Início de Pagamento Data de Início do Benefício

Leia mais