CURRICULUM COOPERIGUAÇU

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CURRICULUM COOPERIGUAÇU"

Transcrição

1 CURRICULUM COOPERIGUAÇU 01 - Nome da Entidade Proponente: Cooperativa Iguaçu de Prestação de Serviços - COOPERIGUAÇU CGC: / Inscrição Estadual: Isenta 02 - Endereço: Rua São Benedito, 556 Bairro Cango CEP Fone: (046) cooperiguacu@wopm.com.br Município: Francisco Beltrão UF: PR 03 - Nome do Responsável pela Instituição: Lindomar Schimitz Endereço: Rio Quatorze Zona Rural CEP: Fone: (046) Município: Francisco Beltão UF: PR

2 A) EXECUÇÃO DE PROJETOS OU ATIVIDADES DE ATER/CAPACITAÇÃO NAS AÇÕES PRIORITÁRIAS DEFINIDAS NESTA CHAMADA E OUTRAS AÇÕES RELACIONADAS AO DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL 1) EXPERIÊNCIAS NA ATIVIDADE ESPECÍFICA RURECO Fundação para o Desenvolvimento Econômico Rural da Região Centro-oeste do Paraná GUARAPUAVA Endereço: Rod. Br 277 Km 348 rureco@espectro.inf.br Setembro 2006 Guarapuava - PR Telefones: (42) Março Engenheiros Agrônomos e 02 técnicos agropecuários. Um grupo de agricultores familiares do município de Coronel Vivida. Implantação e monitoramento de sistemas agro florestais, afim de obter dados com validade científica, referentes a viabilidade econômica, social e ambiental dos referidos sistemas e do potencial do seqüestro de carbono.

3 2) EXPERIÊNCIAS NA ATIVIDADE ESPECÍFICA Agencia de Desenvolvimento do Sudoeste do Paraná. Endereço: Telefones: Rua Florianópolis,478 Francisco Beltrão - Paraná (46) administrativo@agenciasudoeste.org.br Dezembro 2009 Dezembro técnicos agrícola 4 agrônomos Atuando em 9 municípios sendo 4 na Microrregião Vale do Ribeira (Cerro Azul, Itaperuçu, Bocaiúva do Sul e Adrianópolis) e 5 na Microrregião Sul (Contenda, Cruz Machado, Balsa Nova e São João do Triunfo) totalizando 720 famílias. Desenvolver ações de Assistência Técnica e Extensão Rural junto aos agricultores familiares promovendo o desenvolvimento sustentável através da transição ecológica dos sistemas produtivos, do fortalecimento das organizações da agricultura familiar em especial às cooperativas solidárias, da construção de alternativas de renda que substituam o cultivo do fumo e da produção de alimentos saudáveis na perspectiva de abastecer as demandas institucionais em especial o programa de Alimentação Escolar.

4 3) EXPERIÊNCIAS NA ATIVIDADE ESPECÍFICA Prefeitura Municipal de São Jorge do Oeste São Jorge do Oeste - Paraná Endereço: Avenida Iguaçu, 281 São Jorge do Oeste Paraná Telefones: (46) Julho 2007 Janeiro técnico em agrícola. 50 famílias de agricultores familiares do município de São Jorge do Oeste. Acompanhamento técnico na produção de sementes crioulas, melhoramento de pastagens, produção de leite a pasto e comercialização.

5 4) EXPERIÊNCIAS NA ATIVIDADE ESPECÍFICA CACIA Central das Associações Comunitárias do Assentamento Ireno Alves dos Santos Endereço: Comunidade de Araponga Rio Bonito do Iguaçu - PR clendelannoy@wln.com.br (para recado) Rio Bonito do Iguaçu - PR Telefones: Maio 2008 Agosto Engenheiros Agrônomos, 01 Engenheiro Florestal, 01 Técnico em Mobilização Social, 02 Médicos Veterinários, 06 técnicos em agropecuária, 01 Auxiliar Administrativo. 934 famílias de agricultores familiares assentados, das 17 comunidades do Assentamento Ireno Alves dos Santos. Assessoria nas áreas de produção, comercialização, serviços sociais básicos, organização e gestão. Articular-se lideranças locais e com os agentes de desenvolvimento, apoiar ações de infra-estrutura e de provimento de recursos para o financiamento produtivo dos beneficiários. Buscar a reconversão das unidades produtivas tornando-as competitivas e sustentáveis, desenvolvendo sistemas agrícolas integrados, adequados a agricultura familiar que melhorem o desempenho das culturas e das criações de subsistência e daquelas voltadas ao mercado, estimulando a exploração de produtos de alto valor agregado, o uso intensivo de mão de obra e proteção ambiental. Os eixos básicos desse trabalho de formação estão centrados no desenvolvimento local comunitário, incorporar novas atividades da economia rural além da agricultora, como a agroindústria, o artesanato, o turismo rural, e outras, adequadas as necessidades dos beneficiários.

6 5) EXPERIÊNCIAS NA ATIVIDADE ESPECÍFICA ACAMF Associações Comunitárias do Assentamento Marcos Freire Endereço: Assentamento Marcos Freire Rio Bonito do Iguaçu (para recado) Rio Bonito do Iguaçu Telefones: Junho 2008 Junho Engenheiros Agrônomos, 01 técnico em Mobilização Social, 01 médico Veterinário, 03 técnicos agropecuários, 01 técnico florestal, 01 auxiliar administrativo. 578 famílias de agricultores familiares assentados das 11 comunidades do Assentamento Marcos Freire. Assessoria nas áreas de produção, comercialização, serviços sociais básicos, organização e gestão. Articular-se lideranças locais e com os agentes de desenvolvimento, apoiar ações de infra-estrutura e de provimento de recursos para o financiamento produtivo dos beneficiários. Buscar a reconversão das unidades produtivas tornado-as competitivas e sustentáveis, desenvolver sistemas agrícolas integrados, adequados a agricultura familiar que melhorem o desempenho das culturas e das criações de subsistência e daquelas voltadas ao mercado, estimulando a exploração de produtos de alto valor agregado, o uso intensivo de mão de obra e proteção ambiental. Os eixos básicos desse trabalho de formação estão centrados no desenvolvimento local comunitário, incorporar novas atividades da economia rural além da agricultora, como a agroindústria, o artesanato, o turismo rural, e outras adequada as necessidades dos beneficiários.

7 6) EXPERIÊNCIAS NA ATIVIDADE ESPECÍFICA Cooperativa Central Base de Serviços com Interação Solidária do Sudoeste Paraná Cresol Base Sudoeste Endereço: Rua Nossa Senhora da Glória, 52 Bairro Cango Francisco Beltrão - PR sudoeste@cresol.com.br Junho 2007 Sudoeste do Estado do Paraná Telefones: (46) Dezembro Engenheiros Agrônomos, 01 biólogo, 23 técnicos agrícolas, 01 filósofo, e um graduando em agronomia famílias de agricultores familiares dos 30 município dos Território Sudoeste do Paraná. Contribuir para o desenvolvimento local e sustentável do Território Sudoeste do Paraná, através de Proposta de Acompanhamento Técnico e Extensão Rural ATER Cooperativada, orientada pelos princípios da agroecologia e focada em 1500 famílias de agricultores familiares de comunidades rurais mais empobrecidas. Realizar encontros de formação e organização nas comunidades rurais, durante o período de execução do presente projeto; Implementar ações de conversão para a agroecologia, das Unidades Produtivas familiares, em relação ao manejo, melhoria e conservação de solo e água, resgate de sementes e adoção de ações agroecológicas; Estimular a integração destas famílias nas organizações representativas, como Cooperativas de crédito (Cresol), produção (Clafs), e comercialização (Coopafis), sindicatos, associações e nas políticas públicas locais; Fortalecer o processo de integração, capacitação e atuação profissional dos técnicos de apoio, coordenadores de equipe e Agentes de ATER que atuam em rede na região;

8 Permitir a utilização de linhas de crédito às famílias acompanhadas, via organização de grupos afins e acesso às informações sobre os programas de crédito existentes.; Criar unidades demonstrativas nas comunidades que atuem como instrumentos de validação e capacitação sobre as propostas apresentadas. Possibilitar a produção de alimentos saudáveis que possam ser comercializados via programas de merenda escolar, venda direta ou outras estratégias locais de comercialização; Criar espaços de relação entre as famílias de agricultores (as) e os consumidores urbanos, através de encontros municipais, como estratégia de comercialização, com apoio das cooperativas solidárias ligadas ao sistema Coopafi; Sistematizar a experiência de ATER orientada por este projeto, através de publicações e produção de uma cartilha, para contribuir na consolidação de uma proposta que atenda aos anseios da Agricultura Familiar e ofereça alternativas ao modelo convencional de produção, baseado nos insumos químicos e sementes geneticamente modificadas; Construir os Planos Municipais de ATER em consonância com a Política Nacional de ATER, em quatro municípios trabalhados como proposta piloto. Promover espaços de capacitação aos Agentes de ATER, coordenadores e Técnicos de Apoio/assessores micro e regionais.

9 7) EXPERIÊNCIAS NA ATIVIDADE ESPECÍFICA Cooperativa de Crédito com Interação Solidária de Coronel Vivida Cresol Coronel Vivida. São Jorge do Oeste - Paraná Endereço: Telefones: Rua Claudino dos Santos, 277 Centro Coronel (46) Vivida Paraná. coronelvivida@cresol.com.br Setembro 2007 Setembro Engenheiro Agrônomo Famílias associadas a Cresol de Coronel Vivida e PAC Pato Branco. Acompanhamento técnico na aplicação do crédito e carteira agrícola.

10 8) EXPERIÊNCIAS NA ATIVIDADE ESPECÍFICA Municípios que fazem parte das bases Cooperativa Central de Crédito Rural com regionais Sudoeste, Fronteira, Base Centro, Interação Solidária Central Cresol BASER Base Norte, Base Vale do Ribeira, Base Oeste do Estado do Paraná e Base Meio Oeste e Base Litoral do Estado de Santa Catarina. Endereço: R. Nossa Senhora da Glória, 52ª, Telefones: B. Cango, Francisco Beltrão - PR (46) baser@cresol.com.br Abril 2007 Abril engenheiros agrônomos, 02 técnicos em agropecuária, 01 médico veterinário. Agricultores familiares com experiências significativas atendidas pelas Cresóis, dos município de Chopinzinho, Sulina, Saudade do Iguaçu, Coronel Domingos Soares, Palmas, Bituruna, Coronel Vivida, Dois Vizinhos, Cruzeiro do Iguaçu, Boa Esperança do Iguaçu, Francisco Beltrão, Eneas Marques, Honório Serpa, Clevelândia, Itapejara D'Oeste, Mangueirinha, Marmeleiro, Flor da Serra do Sul, Nova Prata do Iguaçu, Renascença, Salgado Filho, Manfrinópolis, Salto do Lontra, Nova Esperança do Sudoeste, São Jorge D'Oeste, Verê, São João, Ampere, Pinhal de São Bento, Bela Vista da Caroba, Capanema, Perola D'Oeste, Planalto, Pranchita, Realeza, Santa Izabel do Oeste, Santo Antonio do Sudoeste, Barracão, Boa Ventura de São Roque, Candói, Foz do Jordão, Cruz Machado, Laranjeiras do Sul, Porto Barreiro, Marquinho, Nova Laranjeiras, Rio Bonito Do Iguaçu, Pinhão, Reserva do Iguaçu, Pitanga, Mato Rico, Nova Tebas, Manoel Ribas, Prudentópolis, Turvo, Guarapuava, Virmond, Cantagalo, Adrianópolis, Tunas do Paraná, Castro, Piraí do Sul, Cerro Azul, Doutor Ulisses, Itaperuçu, Rio Branco do Sul, Bocaiuva do Sul, Cândido de Abreu, Rio Branco do Ivai, Ivaiporã, Ariranha do Ivai, Arapuã, Jardim Alegre, Santa Maria do Oeste, Palmital, Campina do Simão, Goioxim, Laranjal, Londrina, Cambé, Ibiporã, Sertanópolis, Tamarana, Cascavel, Guaraniaçu, Ibema, Campo Bonito,

11 Catanduvas, Lindoeste, Santa Lucia, Capitão Leonidas Marques, Três Barras do Paraná, Vera Cruz do Oeste, Abelardo Luz, Ouro Verde, Aguas de Chapecó, Caxambu do Sul, Cunhataí, Planalto Alegre, São Carlos, Santiago do Sul, Novo Horizonte, Quilombo, Coronel Martins, Formosa do Sul, São Domingos, Iratí, Jardinópolis, União do Oeste, Ouro, Lacerdópolis, Ipira, Jaborá, Campos Novos, Zortéa, Capinzal e Presidente Castelo Branco, Xaxim, Marema, Lageado Grande, Entre Rios, Aguas Mornas, Angelina, São Bonifácio, Rancho Queimado, Anitapolis, Santo Amaro da Imperatriz, Blumenau,Indaial, Timbó, Pomerode, Imarui, Laguna, Imbituba, Paulo Lopes,Itaporanga, Petrolandia, imbuia, Vidal Ramos, Chapadão Lageado, Leoberto Leal, Aurora, Atalanta, Luis Alves, Barra Velha, Massaranduba, São João de Itaperiú, Navegantes, Ilhota, Gaspar, Guaramirim, Schoreder, Piçarras, Itajaí. Fortalecimento do cooperativismo da agricultura familiar e economia solidária através de ações de ATER junto a agricultores familiares na construção de referências de estratégias de reprodução frente aos sistemas produtivos e assim qualificando o uso do crédito rural em estratégias mais sustentáveis para a agricultura familiar. Fazer um estudo sobre sistemas produtivos da agricultura familiar e uso do crédito, identificando tipos ideais de sistemas produtivos da agricultura familiar para orientação do crédito; Construir novas politicas de microcrédito a partir das demandas levantadas pelos agricultores, tomando como base as unidades produtivas referenciais.

12 9) EXPERIÊNCIAS NA ATIVIDADE ESPECÍFICA Contratante: Cooperativa Central de Crédito Rural com Interação Solidária Central Cresol BASER Endereço: R. Nossa Senhora da Glória, 52ª, B. Cango, Francisco Beltrão - PR baser@cresol.com.br Francisco Beltrão e Guarapuava - Paraná e Aberlardo Luz e Luiz Alves - Santa Catarina Telefones: (46) de Maio de de Outubro de 2007 Um Engº Agrônomo com mestrado em Sociologia Rural. Dirigentes e funcionários de cooperativas da agricultura familiar e economia solidária - As atividades executadas constituíram-se basicamente da realização de cursos sobre Gestão de Cooperativas de Crédito Rural, Carteira de Crédito e Agricultura Familiar. Foram realizadas 48 horas de curso, ou seja, 6 dias de atividades no total.

13 10) EXPERIÊNCIAS NA ATIVIDADE ESPECÍFICA DENACOOP Departamento de Cooperativismo Associativismo e Rural Endereço: Esplanada dos Ministérios, Edifício Palácio do Desenvolvimento. CEP Brasília DF marconi@agricultura.gov.br SUDOESTE DO PARANÁ Telefones: (61) Dezembro 2006 Março Engenheiros Agrônomos e 8 técnicos agrícolas Técnicos, Conselheiros e Dirigentes das Cooperativas. Fortalecimento da organização do cooperativismo da agricultura familiar e de economia familiar, através da capacitação de técnicos e dirigentes das cooperativas. Capacitar técnicos de nível médio e superior ligados A Cooperiguaçu para multiplicação de Propostas e conhecimentos com enfoque em agroecologia e Cooperativismo, que promovam a inclusão socioeconômica de agricultores familiares da região Sudoeste do Paraná. Construir o SISCOOPERATER Sistema de Cooperativas de ATER da Região Sudoeste do Paraná para atender as demandas das cooperativas de produção (leite, etc) comercialização (Coopafi) e de Crédito (cresol) entre outras ligadas a agricultura familiar.

14 11) EXPERIÊNCIAS NA ATIVIDADE ESPECÍFICA Ministério do Desenvolvimento Agrário MDA Secretaria de Desenvolvimento territorial - SDT PARANÀ Endereço: Esplanada dos Ministérios, Edifício Palácio Telefones: (61) do Desenvolvimento. CEP Brasília DF ronaldocambuim@mda.gov.br Maio Dezembro Engenheiros Agrônomos com especialização em desenvolvimento rural. Agricultores/as familiares, agricultores/as assentados, atores sociais locais, técnicos/as de organizações governamentais e não governamentais representantes do CDMR e Grupo do Território Sudoeste do Paraná. Promover e apoiar a Gestão do PTDRS (plano de desenvolvimento rural sustentável). O objetivo principal deste processo é a apoio a implementação e gestão social de Cinco planos territoriais de desenvolvimento nos estados do Paraná e Santa Catarina. Elaboração do Plano Safra Territorial.

15 12) EXPERIÊNCIAS NA ATIVIDADE ESPECÍFICA Ministério do Desenvolvimento Agrário MDA Secretaria da Agricultura Familiar - SAF SUDOESTE DO PARANÀ Endereço: Esplanada dos Ministérios, Edifício Palácio Telefones: (61) do Desenvolvimento. CEP Brasília DF marconi@agricultura.gov.br Setembro Dezembro Engenheiros Agrônomos e 8 técnicos agrícolas. Agricultores/as familiares, técnicos e dirigentes das entidades. Assessorar agricultores familiares para o acesso ao crédito orientado, visando a sustentabilidade de duas unidades produtivas, através da implantação de bases tecnológicas alicerçada nos princípios da agroecologia bem como construir e consolidar a Rede UNICAFES de ATER e qualificar o quadro social das cooperativas com ênfase para o desenvolvimento local sustentável.

16 13) EXPERIÊNCIAS NA ATIVIDADE ESPECÍFICA ACANF Associação Central dos Assentados Nova Fartura. Endereço: Comunidade de Nova Fartura Saudade do Iguaçu Paraná CEP: SUDOESTE DO PARANÀ Telefones: (46) Outubro / 2004 Outubro / Engenheiro Agrônomo, 01 Economista Doméstico, 01 Auxiliar Administrativo. Famílias de agricultores do assentamento Nova Fartura Assessoria nas áreas de produção, comercialização, serviços sociais básicos, organização e gestão. Articular-se lideranças locais e com os agentes de desenvolvimento, apoiar ações de infra-estrutura e de provimento de recursos para o financiamento produtivo dos beneficiários. Buscar a reconversão das unidades produtivas tornado-as competitivas e sustentáveis, desenvolver sistemas agrícolas integrados, adequados a agricultura familiar que melhorem o desempenho das culturas e das criações de subsistência e daquelas voltadas ao mercado, estimulando a exploração de produtos de alto valor agregado, o uso intensivo de mão de obra e proteção ambiental. Os eixos básicos desse trabalho de formação estão centrados no desenvolvimento local comunitário, incorporar novas atividades da economia rural além da agricultora, como a agroindústria, o artesanato, o turismo rural, e outras adequada as necessidades dos beneficiários.

17 14) EXPERIÊNCIAS NA ATIVIDADE ESPECÍFICA Ministério do Desenvolvimento Agrário MDA Secretaria de Desenvolvimento territorial - SDT SUDOESTE DO PARANÀ Endereço: Esplanada dos Ministérios, Edifício Palácio Telefones: (61) do Desenvolvimento. CEP Brasília DF ronaldocambuim@mda.gov.br Maio /2006 Maio / Administrador Rural Agricultores/as familiares, agricultores/as assentados, atores sociais locais, técnicos/as de organizações governamentais e não governamentais representantes do CDMR e Grupo do Território Sudoeste do Paraná. Promover e apoiar o processo de acompanhamento para a gestão participativa das ações do território do Sudoeste do Paraná Mobilização e acompanhamento das ações e atores sociais. Produção de Relatórios da gestão e planejamento do território Sudoeste do Paraná.

18 15) EXPERIÊNCIAS NA ATIVIDADE ESPECÍFICA TRIAS - BELGICA SUDOESTE DO SUDOESTE Endereço: BRUXELAS - BELGICA Telefones: Abril 2005 Março // Engenheiros Agrônomos e 25 técnicos agrícolas. 435 famílias distribuídas em 29 comunidades de 29 municípios do sudoeste do Paraná. Assessoria na reconversão das propriedades em agroecológicas formação, organização de comunidades, construção de políticas públicas e fortalecimento de eixos per passantes, como crédito, comercialização, geração de trabalho e renda e preservação e recuperação da biodiversidade nomeio rural. O objetivo principal deste processo de capacitação é a construção de conhecimentos para a inclusão social de agricultores familiares menos favorecidos. O foco do trabalho se dá a partir das comunidades rurais, a partir do DRP (Diagnóstico Rápido Participativo).

19 16) EXPERIÊNCIAS NA ATIVIDADE ESPECÍFICA Ministério do Desenvolvimento Agrário MDA Secretaria de Desenvolvimento territorial - SDT PARANÀ E SANTA CATARINA Endereço: Esplanada dos Ministérios, Edifício Palácio Telefones: (61) do Desenvolvimento. CEP Brasília DF ronaldocambuim@mda.gov.br Maio 2005 Janeiro Engenheira Agrônoma e 02 Engenheiros Agrônomos com especialização em desenvolvimento rural. Agricultores/as familiares, agricultores/as assentados, atores sociais locais, técnicos/as de organizações governamentais e não governamentais representantes do CDMR e Grupo do Território Sudoeste do Paraná e Santa Catarina. Promover e apoiar a Gestão do PTDRS (plano de desenvolvimento rural sustentável). O objetivo principal deste processo é a apoio a implementação e gestão social de Cinco planos territoriais de desenvolvimento nos estados do Paraná e Santa Catarina. Elaboração do Plano Safra Territorial.

20 17) EXPERIÊNCIAS NA ATIVIDADE ESPECÍFICA Ministério do Desenvolvimento Agrário MDA Secretaria da Agricultura Familiar - SAF SUDOESTE DO PARANÀ Endereço: Esplanada dos Ministérios, Edifício Palácio Telefones: (61) do Desenvolvimento. CEP Brasília DF cassiotrovatto@mda.gov.br Março 2006 Março Engenheira Agrônoma, 01 Economista Doméstico e 01 Engenheiros Agrônomos e 25 técnicos agrícolas. 435 famílias distribuídas em 29 comunidades de 29 municípios do sudoeste do Paraná. Assessoria na reconversão das propriedades em agroecológicas formação, organização de comunidades, construção de políticas públicas e fortalecimento de eixos per passantes, como crédito, comercialização, geração de trabalho e renda e preservação e recuperação da biodiversidade nomeio rural. O objetivo principal deste processo de capacitação é a construção de conhecimentos para a inclusão social de agricultores familiares menos favorecidos. O foco do trabalho se dá a partir das comunidades rurais, a partir do DRP (Diagnóstico Rápido Participativo).

21 18) EXPERIÊNCIAS NA ATIVIDADE ESPECÍFICA DENACOOP Departamento de Cooperativismo Associativismo e Rural Endereço: Esplanada dos Ministérios, bloco D. Edifício Palácio do Desenvolvimento, sala 103. CEP Brasília DF marconi@agricultura.gov.br SUDOESTE Telefones: (61) Novembro /2004 Junho / Engenheira Agrônoma, 1 Economista Doméstico e 3 Engenheiros Agrônomos com especialização em desenvolvimento rural. Trinta técnicos de nível médio, vinte dirigentes e duzentas famílias de agricultores familiares. Assessoria nas áreas de associativismo, cooperativismo, agroecologia e desenvolvimento rural, através de cursos mensais com duração de 16 horas. O objetivo principal deste processo de capacitação é a construção de conhecimentos para a inclusão social de agricultores familiares menos favorecidos. O foco do trabalho se dá a partir das comunidades rurais, a partir do DRP (Diagnóstico Rápido Participativo). Os eixos básicos desse trabalho de formação estão centrados no desenvolvimento local comunitário.

22 19) EXPERIÊNCIAS NA ATIVIDADE ESPECÍFICA SISCLAF Sistema de Cooperativas de Leite da Agricultura Familiar Endereço: Rua General Osório, 440 Francisco Beltrão Paraná. CEP: SUDOESTE Telefones: (46) Novembro / 2004 Novembro / Técnicos de Nível Superior : (2 Agrônomos) Técnicos, Dirigentes e lideranças rurais do SISCLAF. Assessoria na implementação de processos de capacitação e formação de vinte Técnicos, vinte Dirigentes lideranças rurais pertencentes de 25 (vinte e cinco CLAFs) do sistema SISCLAF/PR. Objetivo principal da experiência é de viabilizar o Cooperativismo com interação solidária e a profissionalização dos técnicos e produtores na atividade produtiva a partir da adoção de tecnologias alternativas. As metodologias principais estão focadas nos grupos de leite formados em comunidades rurais, com intercâmbios, Dias de campo e Unidades de Validação de Tecnologias.

23 20) EXPERIÊNCIAS NA ATIVIDADE ESPECÍFICA SISCLAF/PR (Sistema de Cooperativas de Leite da Agricultura REGIÃO SUL DO Familiar), COORLAC/RS (Cooperativa Riograndense de Laticínios BRASIL e Correlatos) E ASCOOPER/SC (Associação das cooperativas de produtores de leite do oeste de Santa Catarina) Endereço: Telefones: Rua General Osório, 500 Francisco Beltrão Paraná. (46) CEP: sisclaf@yahoo.com.br Novembro / 2003 Novembro / Técnicos de Nível Superior : (2 Agrônomos, 1 Administrador Rural, 1 Zootecnista) 1 - Mestre em Agronomia e Doutorando em Ciência de Alimentos 1 Mestra em Nutrição Animal 1 Mestre em Desenvolvimento Rural 1 Administrador Rural PRODUTORES FAMILIARES Assessoria na implementação de processos de capacitação e formação de mais de cinco mil famílias de agricultores familiares do SISCLAF/PR, COORLAC/RS E ASCOOPER/SC. Objetivo principal da experiência é de viabilizar o Cooperativismo com interação solidária e a profissionalização dos produtores na atividade produtiva a partir da adoção de tecnologias alternativas. As metodologias principais estão focadas nos grupos de leite formados em comunidades rurais, com intercâmbios, Dias de campo e Unidades de Validação de Tecnologias.

24 21) EXPERIÊNCIAS NA ATIVIDADE ESPECÍFICA IICA AGÊNCIA DE COOPERAÇÃO TECNICA NO BRASIL FRANCISCO BELTRÃO Endereço: SHIS.QIO5, BLOCO-D COMERCIO LOCAL BRASILIA - DF iica@iica.org.br Janeiro /2002 Telefones: (61) Junho / Técnicos Envolvidos, todos Engenheiros Agrônomos, entre os quais, um mestre, um especialista e três graduados 890 Agricultores Familiares Associados à CRESOL de Francisco Beltrão - PR Projeto de pesquisa sobre o impacto do credito rural em unidades de produção familiares de Francisco Beltrão Cooperativa Singular do Sistema CRESOL de Cooperativismo de credito solidário. As referências do projeto referem-se a: Caracterização do meio agroecológico das microrregiões em estudo Caracterização dos sistemas de produção praticados pelos agricultores A caracterização dos perfis dos associados tomadores de credito Caracterização dos projetos financiados.

25 22) EXPERIÊNCIAS NA ATIVIDADE ESPECÍFICA COMPANHIA PARANAENSE DE ENERGIA - COPEL REGIÃO OESTE DO PARANÁ Endereço: Rua Jose Isidoro Biazetto 158, Bairro Mossungue Curitiba - PR. Telefones: (41) Agosto / 1997 Maio / Técnicos de Nível Superior, com experiência em planejamento de Propriedades Rurais Familiares, 1 (um) Veterinário, 2 (dois) Zootecnistas, 17 Engenheiros Agrônomos 402 Famílias dos Reassentamentos: - Flamapec, Liasi, Agroibema, Boa Esperança do Iguaçu, e Cindacta. Assessoria aos assentados nos processos de organização, formação, políticas públicas e Agroecologia. Foram executados diagnósticos e projetos de viabilidade das unidades produtivas familiares, coleta e analise de amostras de solo, calagem e fosfatagem, melhoria de pastagens, práticas de manejo e conservação de solo, projeto de galpões e práticas de manejo de gado de leite. As ações de Acompanhamento técnico se deram em nível de Unidade Produtiva Familiar e de grupos dentro das Comunidades rurais, com acompanhamento sistemático e contínuo, com encontros, intercâmbios e cursos mensais.

26 23) EXPERIÊNCIAS NA ATIVIDADE ESPECÍFICA COMPANHIA PARANAENSE DE ENERGIA - COPEL REGIÃO SUDOESTE DO PARANÁ Endereço: Rua Jose Izidoro Biazetto 158, Bairro Mossungue Curitiba - PR Telefones: (41) Janeiro / 1995 Dezembro / Técnicos de Nível Superior, com experiência em planejamento de Propriedades Rurais Familiares, 1 (um) Veterinário, 2 (dois) Zootecnistas, 7 Engenheiros Agrônomos 95 Famílias dos Reassentamentos: Segredo 01 de Mangueirinha e Segredo 02 de Honório Serpa. Assessoria aos assentados nos processos de organização, formação, políticas públicas e Agroecologia. Foram executados diagnósticos e projetos de viabilidade das unidades produtivas familiares, coleta e analise de amostras de solo, calagem e fosfatagem, melhoria de pastagens, práticas de manejo e conservação de solo, projeto de galpões e práticas de manejo de gado de leite. As ações de Acompanhamento técnico se deram em nível de Unidade Produtiva Familiar e de grupos dentro das Comunidades rurais, com acompanhamento sistemático e contínuo, com encontros, intercâmbios e cursos mensais.

27 24) EXPERIÊNCIAS NA ATIVIDADE ESPECÍFICA PREFEITURA MUNICIPAL DE MANFRINÓPOLIS MANFRINÓPOLIS PR Endereço: Rua Doze, s/n Manfrinópolis - Paraná prefmf@wln.com.br Abril / 1997 Telefones: (46) Dezembro / (Dois) Técnicos de Nível Superior ; um deles Mestre em Sociologia Rural Prefeitura Municipal de Manfrinópolis, Secretaria Municipal de Agricultura. Elaboração de Plano Municipal de Desenvolvimento Rural, levando em conta a realidade rural e com propostas em todas as cadeias produtivas do Município.

28 25) EXPERIÊNCIAS NA ATIVIDADE ESPECÍFICA INTERTECHNE CONSULTORES ASSOCIADOS S/C LTDA REASSENTAMENTO SALTO CAXIAS PR DE Endereço: Rua Marechal Deodoro, 51 15º andar CURITIBA Paraná. Março/ 1996 Telefones: (41) Novembro/ Técnicos de Nível Superior 2 Engenheiros Agrônomos 1 Agrônomo Mestre em Sociologia Rural 1 Zootecnista 42 Famílias Reassentadas na Fazenda Centenário Prestação de Serviços no Levantamento Diagnostico e Elaboração do Projeto executivo para consolidação da Assistência Técnica realizada junto ao projeto de Reassentamento de Salto Caxias, na Fazenda Centenário (Salvatti), no Município de Cascavel.

29 26) EXPERIÊNCIAS NA ATIVIDADE ESPECÍFICA RURECO Fundação para o Desenvolvimento Econômico Rural da Região Centro-oeste do Paraná GUARAPUAVA Endereço: Rod. Br 277 Km 348 Guarapuava - PR rureco@espectro.inf.br Novembro / 1991 Telefones: (42) Julho / ( DOIS ) Engenheiros Agrônomos - Voltados para o desenvolvimento dos Agricultores Familiares Comunidade de Agricultores Familiares da Região Centro-Oeste Assessoria Técnica e realização de Diagnostico sobre a realidade da Produção de leite na região Centro-Oeste.

30 27) EXPERIÊNCIAS NA ATIVIDADE ESPECÍFICA CASA FAMILIAR RURAL DE CAPANEMA - PR CAPANEMA - PR Endereço: Comunidade de São Pedro Capanema -PR Telefones: (46) Junho / 1996 Maio / ( UMA ) Engenheira Agrônoma, com formação Pedagógica-metodologica 90 Alunos, filhos de Agricultores Familiares. Assessoria Pedagógica e Metodológica ao Projeto de Educação da Casa Familiar Rural de Capanema, com cinco dias técnicos por mês durante o período de um ano. Obs: Além destas experiências citadas, poderíamos mencionar outras de caráter mais pontuais como: Estudo da Viabilidade Agro-industrial e cursos de Capacitação em Agroecologia para as Centrais de Associações ligadas a CRAPA, ASSESOAR, SISCLAF, SISTEMA CRE$OL, e Prefeitura Municipal de Coronel Vivida. Assessoramento a grupos de agricultores/as familiares na implantação de Projetos Estudo da viabilidade econômica de erva-mate.

31 Assessoria na pesquisa em Diagnóstico dos Sistemas Agrários do Sudoeste do Paraná, em parceria com Assesoar, DESER e IAPAR. Curso sobre planejamento agrícola para a Escola Comunitária de Agricultores - ECAs. Assessoria à implantação de Projetos de Reciclagem de Lixo Urbano, em Coronel Vivida. Diagnóstico e plano de exploração agrícola para as famílias de agricultores atingidas pelo reservatório de Salto Caxias. Assessoria na área de desenvolvimento agrícola para a Prefeitura de Salgado Filho.

32 B) PRINCIPAIS RESULTADOS OBTIDOS 1. Resultados com o DENACOOP Através da parceria entre a Cresol Base Sudoeste como Programa de Inclusão Social e a Cooperiguaçu, com o DENACOOP, foi possível operacionalizar em 40 comunidades, com mais de 450 famílias, uma forma de ATER focada no Desenvolvimento endógeno, construída através da demanda da comunidade rural com participação efetiva das famílias mais carentes e com eixos que vão desde o empoderamento das famílias, a auto - estima, o acesso às políticas públicas e a reconversão ecológica das Unidades Produtivas Familiares. 2. Resultados com o SISCLAF PR e com a Experiência com SISCLAF- PR, CORLAC RS E ASCOOPER-SC Em 1998, após um longo processo de construção coletiva foram criadas as primeiras Cooperativas de Leite da Agricultura Familiar (CLAF). Já em 2003 foi criada, com acompanhamento técnico da Cooperiguaçu, o Sistema de Cooperativas de Leite da Agricultura Familiar. No primeiro semestre de 2004 o SISCLAF estava composto por 16 Cooperativas singulares e pela Central, atualmente são 22 Cooperativas. No inicio com 200 famílias e litros de leite por mês e hoje são famílias com mais de de litros mês. Na região Sul o Sisclaf, juntamente com a COOLAC do Rio Grande do Sul e ASCOOPER em Santa Catarina, integra o Fórum Sul Leite da Agricultura Familiar. Abre-se desta forma um espaço de discussão das políticas do leite. A Cooperiguaçu está contribuindo decisivamente para a capacitação técnica e política dos agricultores familiares vinculados ao SISCLAF do PR através de seus técnicos que fazem visitas mensalmente aos agricultores familiares, levando através de cursos de capacitação e outras formas, o repasse de tecnologias baseadas em sistemas sustentáveis e mais autônomos aos agricultores familiares do Sudoeste do Paraná. Outro aspecto importante do acompanhamento técnico aos produtores de leite é na comercialização conjunta. O volume maior de leite está proporcionando aumento no valor pago pelos laticinios em até 20% ao leite dos agricultores familiares que vendem em conjunto. Esse ganho agregado, utilizado parte para manter a estrutura organizativa

33 do sistema, dentro de pouco tempo permitirá que se avance na proposta de comercialização do produto melhorando ainda mais o rendimento economico. 3. Resultados com Experiência com o IICA Os resultados com esta experiência permitiram melhores estudos para viabilização do crédito das cooperativas de crédito, principalmente a cooperativa de Francisco Beltrão, permitindo uma melhor utilização do mesmo junto as suas Unidades Produtivas familiares. 4. Resultados com Experiência dos serviços prestados a COPEL no OESTE e SUDOESTE do PR Estas duas experiências foram fundamentais como práticas de exercício da Cooperativa nos processos de Acompanhamento Técnico e Extensão Rural. Os resultados são percebidos tanto no maior esclarecimento político das famílias, como na elevação de renda destas famílias. No Oeste, por exemplo, nos assentamentos aonde a Cooperiguaçu atuou, tem hoje produtividades de leite que superam a grande maioria das outras propriedades rurais da região. Acerca de 80% das famílias tanto do Oeste como do Sudoeste, onde a Cooper atuou, estão associadas em Cresóis, CLAFs e nos sindicatos de trabalhadores rurais. Cerca de 40 % experimentaram outras formas alternativas de geração de renda e é destacável a produção de produtos agroecológicos nestes assentamentos. 5. Resultados com as Experiências na Prefeitura de Manfrinópolis, a Intertchine, na RURECO e na Casa Familiar de Capanema. Embora estas experiências tivessem sido pontuais, alcançaram resultados muito importantes de como construir políticas públicas em parceria com os governos municipais e como se relacionar com entidades da Agricultura Familiar do nosso campo, para construção de ações conjuntas rumo a melhoria de qualidade de vida das famílias rurais.

34 C) CONHECIMENTO SOBRE A REALIDADE DA ÁREA DE ABRANGÊNCIA DA COOPERATIVA A Cooperiguaçu, como entidade prestadora de serviços em programas de desenvolvimento rural possui mais de 20 anos de experiência na gestão e implementação de programas e projetos em desenvolvimento rural sustentável. Desde sua fundação, atua em parceria com entidades representativas da Agricultura Familiar em suas diversas formas de organização, em especial, através dos Fóruns de Entidades. Em sua atuação, a Cooperiguaçu tem contribuído, em especial na última década, na discussão e desenvolvimento de programas de acompanhamento técnico e extensão rural no Paraná, em especial na região Sudoeste. Nesta caminhada, o corpo de associados da Cooperiguaçu contribuiu, em parceria com os Fóruns Microrregionais, para a implementação do Programa de Inclusão Social, iniciado em 2003 na região Sudoeste, com o apoio financeiro da ONG belga TRIAS e apoio institucional da Cresol Base Sudoeste. Este programa é a seqüência de outros trabalhos de acompanhamento técnico sistemático à comunidades rurais que já aconteceram na região, com uma forte parceria entre as entidades representativas e ONGs locais, há mais de duas décadas, e com apoio das ONGs belgas a partir de Deste modo, a estruturação do Programa atual de acompanhamento técnico, denominado Programa de Inclusão Social é resultado de um longo processo de acompanhamento sistemático a grupos, gerado e gestado no seio das organizações sociais e técnicas da Agricultura Familiar da região, debatido e questionado em seus fóruns de discussão e exercitado na prática, com erros e acertos, em dezenas de comunidades rurais, com centenas de famílias, sempre na busca do desenvolvimento local sustentável a partir de metodologias participativas. A conformação atual do programa tem o foco principal na comunidade rural, a formação de equipes de trabalho e o apoio de parcerias locais. Inicialmente, o programa atuava em 40 comunidades rurais, envolvendo 480 famílias que recebem acompanhamento técnico sistemático todos os meses, de uma equipe de 25 agentes de ATER local e cinco assessorias especializadas que atuam na formação e organização dos grupos de famílias e nas equipes técnicas.

35 Entretanto, a demanda da Agricultura Familiar da região é muito maior. A concepção e as metodologias adotadas têm alcançado resultados de tal forma promissores, que as entidades parceiras e as famílias de agricultores demandam pelo aumento das comunidades atendidas. Desta forma, está em construção um Projeto de ATER das Entidades do Sudoeste do Paraná tem o objetivo de alavancar o avanço deste processo de acompanhamento sistemático às famílias rurais menos favorecidas na região, de forma a permitir a Inclusão Social de mais famílias, distribuídas em 100 comunidades de 30 municípios. Ou seja, tem suporte, para quase duplicar a área de atuação do atual Programa e contribuir para a construção de uma experiência mais consolidada de ATER com ênfase na reconversão para a Agroecologia, formação e organização de comunidades, construção de políticas públicas e fortalecimento de eixos perpassantes, como crédito, comercialização, geração de trabalho e renda e preservação e recuperação da biodiversidade no meio rural. A Cooperiguaçu utiliza metodologia própria para desenvolver atividades com agricultores familiares usando técnicas como a do Diagnostico rápido participativo, Planejamento das unidades produtivas, e também Planejamento das comunidades, (Execução de ações) onde todas as decisões são baseadas nas necessidades levantadas pelo público capacitado e executadas por eles; o individual é trabalhado a partir do coletivo. Para assessorar essas atividades a Cooperiguaçu presta o apoio técnico, através dos seus profissionais, em todas as áreas atuação desde a produção até a organização social, também trabalha com a parte cultural e de motivação (bailes, rodas de violão, gaita, festas), sempre com o objetivo de promover a integração dos grupos de familiar e promover ações que estimulem o jovem a ficar e trabalhar na unidade produtiva. D) CONHECIMENTO DE INSTRUMENTOS DE POLÍTICA PÚBLICA A Cooperiguaçu tem participado das discussões com relação á nova política de ATER através des seus dirigentes, desde 1997 quando ocorreu oum dos primeiros encontros em Brasillia sobre uma nova política de ATER, que veio culminar com o lançamento oficial pelo Governo atual na Primeira Conferência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural em Brasilia nos dias 10 e 11 de novembro de A nível de estado, também, desde os primeiros debates, a COOPERIGUAÇU se

36 fez representar com seus dirigentes, entre eles Olivo Dambros e Christophe Gabriel de Lannoy. A Cooperiguaçu opera projetos do governo federal, e de outras instâncias de governo, desde muitos anos e por isso tem conhecimento de como construir parcerias em conjunto com o poder público. E) DEMONSTRAÇÃO DA CAPACIDADE DE EXECUÇÃO DE PROJETOS Detalhamento de infra-estrutura instalada - Estrutura Física de Apoios da Instituição A Cooperiguaçu possui estrutura de veículos para os seus profissionais executar os serviços, e, se necessário, parte do transporte é terceirizado com o quadro funcional, com infra-estrutura organizacional em nível de região Sudoeste do Paraná, sendo que a sede é em Francisco Beltrão, com estrutura física, secretária, internet 24 horas, linha telefônica equipamentos de informática. Nos locais (comunidades do interior) tem o apoio logístico com veículos para os técnicos, escritórios, computador, telefone, e auxiliar administrativo já que os profissionais que oferece, prestam serviços para entidades representantes da agricultura familiar, (Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Cresol, CLAF, Central de Associações, Cooperativa de Comercialização de produtos da Agricultura Familiar, Assesoar e outras). Pessoal/equipe técnica - Quadro funcional da Instituição e Área de Atuação A Cooperiguaçu tem mais de 15 anos de experiência em trabalhos e projetos em comunidades assentamentos rurais e desenvolvimento local. Possui no seu quadro social, profissionais doutores, mestres e especialistas nas áreas de desenvolvimento rural, meio ambiente, agroecologia, cadeia leite, fruticultura e outras, e técnicos de nível médio com grande experiência no desenvolvimento de agricultores familiares. Os profissionais da Cooperiguaçu são pessoas engajadas nas lutas para melhoria das condições dos agricultores familiares e de suas famílias.

R E S O L U Ç Ã O Nº 096/2000-CEPE/UNICENTRO

R E S O L U Ç Ã O Nº 096/2000-CEPE/UNICENTRO R E S O L U Ç Ã O Nº 096/2000-CEPE/UNICENTRO Aprova o Projeto de Qualificação para o desenvolvimento do Associativismo e Cooperativismo e ficam convalidadas as etapas já realizadas. O REITOR DA UNIVERSIDADE

Leia mais

Campanha de Vendas SuperAção Cresol 2014

Campanha de Vendas SuperAção Cresol 2014 Campanha de Vendas SuperAção Cresol 2014 1. PERÍODO A campanha SuperAção Cresol 2014 será realizada no período de 01/03/2014 a 31/12/2014. 2. OBJETIVO DA CAMPANHA Esta campanha busca aumentar o volume

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA. Local de atuação: Brasília/DF com disponibilidade para viagens em todo o território nacional.

TERMO DE REFERÊNCIA. Local de atuação: Brasília/DF com disponibilidade para viagens em todo o território nacional. TERMO DE REFERÊNCIA Denominação: Consultor(a) especializado(a) para atuação na área de suporte técnico e avaliação das políticas de fortalecimento da agricultura familiar, com enfoque nos princípios da

Leia mais

Área de conhecimento: Economia Doméstica Eixo Temático: Administração, Habitação e Relações Humanas;

Área de conhecimento: Economia Doméstica Eixo Temático: Administração, Habitação e Relações Humanas; 1 COOPERATIVISMO TAMBÉM SE APRENDE DA ESCOLA Luiza Maria da Silva Rodrigues 1 Edaiana Casagrande Santin 2 Área de conhecimento: Economia Doméstica Eixo Temático: Administração, Habitação e Relações Humanas;

Leia mais

INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA. TERMO DE REFERÊNCIA CONS - OPE 03 01 Vaga

INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA. TERMO DE REFERÊNCIA CONS - OPE 03 01 Vaga INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA TERMO DE REFERÊNCIA CONS - OPE 03 01 Vaga 1. IDENTIFICAÇÃO DA CONSULTORIA Consultoria para promover estudos, formular proposições e apoiar as Unidades

Leia mais

EMATER RS. Seminário. A Extensão Rural Pública e Seus Impactos no Desenvolvimento Municipal Sustentável

EMATER RS. Seminário. A Extensão Rural Pública e Seus Impactos no Desenvolvimento Municipal Sustentável Seminário A Extensão Rural Pública e Seus Impactos no Desenvolvimento Municipal Sustentável e Mário Augusto Ribas do Nascimento Presidente da EMATER/RS Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência

Leia mais

Barra do Turvo, 06 de Março de 2012. Processo de Seleção. Função:Coordenador administrativo-financeiro

Barra do Turvo, 06 de Março de 2012. Processo de Seleção. Função:Coordenador administrativo-financeiro Barra do Turvo, 06 de Março de 2012 Processo de Seleção Função:Coordenador administrativo-financeiro Atividades: Execução da parte administrativa e financeira de projetos. Cuidar das exigências legais

Leia mais

NÚCLEOS DE EXTENSÃO EM DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL. PARCERIA MDA / CNPq. Brasília, 13 de maio de 2014

NÚCLEOS DE EXTENSÃO EM DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL. PARCERIA MDA / CNPq. Brasília, 13 de maio de 2014 NÚCLEOS DE EXTENSÃO EM DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL PARCERIA MDA / CNPq Brasília, 13 de maio de 2014 A política de desenvolvimento territorial Desde 2004 a SDT implementa a estratégia de desenvolvimento

Leia mais

Agricultura Familiar FORTALECIDA. A melhor notícia da nossa história. Celebrando a Agricultura Familiar

Agricultura Familiar FORTALECIDA. A melhor notícia da nossa história. Celebrando a Agricultura Familiar Agricultura Familiar FORTALECIDA A melhor notícia da nossa história Celebrando a Agricultura Familiar dez anos, inicia os debates sobre a possibilidade de construção de um software para cooperativas

Leia mais

PROJETO TÉCNICO SAF/ATER 120/2010. PROJETO ATER - DESENVOLVIMENTO Rural Inclusivo e Sustentável Região da Grande Dourados, MS

PROJETO TÉCNICO SAF/ATER 120/2010. PROJETO ATER - DESENVOLVIMENTO Rural Inclusivo e Sustentável Região da Grande Dourados, MS PROJETO TÉCNICO SAF/ATER 120/2010 PROJETO ATER - DESENVOLVIMENTO Rural Inclusivo e Sustentável Região da Grande Dourados, MS Propósito da Coopaer Identificar problemas oriundos da Cadeia produtiva leite;

Leia mais

Promover o desenvolvimento rural sustentável no Estado de São Paulo, ampliando as oportunidades de emprego e renda, a inclusão social, a preservação

Promover o desenvolvimento rural sustentável no Estado de São Paulo, ampliando as oportunidades de emprego e renda, a inclusão social, a preservação GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável MicrobaciasII OBJETIVO GERAL Promover o desenvolvimento

Leia mais

no Desenvolvimento dos

no Desenvolvimento dos A Importância do Secretaria de Cooperativismo de Crédito no Desenvolvimento dos Territórios rios Rurais do Brasil (Tema X: O Cooperativismo de Crédito Como Agente Transformador) 5º Seminário Banco Central

Leia mais

Capacitando, assessorando e financiando pequenos empreendimentos solidários a Obra Kolping experimenta um caminho entre empréstimos em condições

Capacitando, assessorando e financiando pequenos empreendimentos solidários a Obra Kolping experimenta um caminho entre empréstimos em condições Programa Fundo Solidário Construído para garantir inclusão socioeconômica Capacitando, assessorando e financiando pequenos empreendimentos solidários a Obra Kolping experimenta um caminho entre empréstimos

Leia mais

PMS-MT Cartilha. Breve histórico e Abrangência Objetivos gerais e benefícios esperados Componentes. Governança Funcionamento do Programa

PMS-MT Cartilha. Breve histórico e Abrangência Objetivos gerais e benefícios esperados Componentes. Governança Funcionamento do Programa PMS-MT Cartilha Breve histórico e Abrangência Objetivos gerais e benefícios esperados Componentes Fortalecimento da gestão ambiental municipal Contexto e benefícios Tarefas Regularização ambiental e fundiária

Leia mais

Assistência Técnica e Extensão Rural para a Agricultura Familiar e Reforma Agrária

Assistência Técnica e Extensão Rural para a Agricultura Familiar e Reforma Agrária Assistência Técnica e Extensão Rural para a Agricultura Familiar e Reforma Agrária Congresso Estadual da Agropecuária Umuarama-PR, 27 de agosto de 2015 Contexto Geral Retomada em 2003, por parte do Governo

Leia mais

Ministério do Meio Ambiente. Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental

Ministério do Meio Ambiente. Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental Ministério do Meio Ambiente Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental Departamento de Cidadania e Responsabilidade Socioambiental Programa Agenda 21 A Agenda 21 Global, Global assinada

Leia mais

FACULDADE ESTADUAL DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DE UNIÃO DA VITÓRIA FAFI (09 PROJETOS APROVADOS)

FACULDADE ESTADUAL DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DE UNIÃO DA VITÓRIA FAFI (09 PROJETOS APROVADOS) Municípios onde acontecem as atividades do Programa de Extensão Universidade Sem Fronteiras, relacionados às respectivas Instituições proponentes dos projetos aprovados FACULDADE ESTADUAL DE FILOSOFIA,

Leia mais

PROPOSTAS DO III SEMINARIO SUL BRASILEIRO DE AGRICULTURA SUSTENTÁVEL GRUPO DE TRABALHO PRODUÇÃO DE ALIMENTOS PARA O TURISMO RURAL

PROPOSTAS DO III SEMINARIO SUL BRASILEIRO DE AGRICULTURA SUSTENTÁVEL GRUPO DE TRABALHO PRODUÇÃO DE ALIMENTOS PARA O TURISMO RURAL O Seminário Sul Brasileiro vem sendo organizado desde 2005, como um evento paralelo a Suinofest, festa gastronômica de derivados da carne suína, por um grupo formado pela UERGS, ACI-E, EMATER e Secretaria

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso: Gestão Ambiental campus Angra Missão O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental da Universidade Estácio de Sá tem por missão a formação de Gestores Ambientais

Leia mais

Rede de Produção de Plantas Medicinais, Aromáticas e Fitoterápicos

Rede de Produção de Plantas Medicinais, Aromáticas e Fitoterápicos Rede de Produção de Plantas Medicinais, Aromáticas e Fitoterápicos Atores envolvidos Movimentos Sociais Agricultura Familiar Governos Universidades Comunidade Científica em Geral Parceiros Internacionais,

Leia mais

alimentos para o brasil APRESENTAÇÃO

alimentos para o brasil APRESENTAÇÃO 2014-2015 alimentos para o brasil APRESENTAÇÃO O Plano Safra da Agricultura Familiar 2014/2015 Alimentos Para o Brasil vem consolidar mais de uma década de políticas públicas que melhoram a vida de quem

Leia mais

Inserção da Agricultura Familiar na Alimentação Escolar. Estratégia e Políticas Públicas de Apoio da SAF/MDA

Inserção da Agricultura Familiar na Alimentação Escolar. Estratégia e Políticas Públicas de Apoio da SAF/MDA Inserção da Agricultura Familiar na Alimentação Escolar Estratégia e Políticas Públicas de Apoio da SAF/MDA Objetivo da Apresentação Possibilitar a compreensão das políticas públicas relacionadas e/ou

Leia mais

ANEXO B TERMO DE REFERÊNCIA. Declaração de trabalho, serviços e especificações

ANEXO B TERMO DE REFERÊNCIA. Declaração de trabalho, serviços e especificações ANEXO B TERMO DE REFERÊNCIA Declaração de trabalho, serviços e especificações A Contratada deverá executar o trabalho e realizar os serviços a seguir, indicados de acordo com as especificações e normas

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA ESPECIALIZADA

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA ESPECIALIZADA TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA ESPECIALIZADA (PESSOA FÍSICA) Contrato por Produto - Nacional Número e Título do Projeto: BRA/ 09/004 Fortalecimento da CAIXA no seu processo de internacionalização

Leia mais

PROJETO DE RECUPERAÇÃO DE MATAS CILIARES GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

PROJETO DE RECUPERAÇÃO DE MATAS CILIARES GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO PROJETO DE RECUPERAÇÃO DE MATAS CILIARES GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO Secretaria do Meio Ambiente Secretaria da Agricultura e Abastecimento Dezembro de 2005 COBERTURA FLORESTAL (Inventário Florestal,

Leia mais

FICHA PROJETO - nº 072-MA

FICHA PROJETO - nº 072-MA FICHA PROJETO - nº 072-MA Mata Atlântica Grande Projeto TÍTULO: Vereda do Desenvolvimento Sustentável da Comunidade de Canoas: um Projeto Demonstrativo da Conservação da Mata Atlântica. 2) MUNICÍPIOS DE

Leia mais

SÍNTESE BARRA DO GARÇAS RP IV

SÍNTESE BARRA DO GARÇAS RP IV SÍNTESE BARRA DO GARÇAS RP IV Realizar projetos para destinação de resíduos sólidos * Meio Ambiente Desenvolver programas de educação ambiental Apresentar pequenos e médios projetos de recuperação (seqüestro

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA CONS-MON 04-09. 01 Vaga

TERMO DE REFERÊNCIA CONS-MON 04-09. 01 Vaga INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA TERMO DE REFERÊNCIA CONS-MON 04-09 01 Vaga 1 IDENTIFICAÇÃO DA CONSULTORIA Consultoria de pessoa física para aprimoramento das estratégias e metodologias

Leia mais

Edital 1/2014. Chamada contínua para incubação de empresas e projetos de base tecnológica

Edital 1/2014. Chamada contínua para incubação de empresas e projetos de base tecnológica Edital 1/2014 Chamada contínua para incubação de empresas e projetos de base tecnológica A (PoloSul.org) torna pública a presente chamada e convida os interessados para apresentar propostas de incubação

Leia mais

EVOLUÇÃO DA POPULAÇÃO RURAL NOS MUNICÍPIOS DO CENTRO- SUL PARANAENSE NO PERÍODO DE 2000 A 2010

EVOLUÇÃO DA POPULAÇÃO RURAL NOS MUNICÍPIOS DO CENTRO- SUL PARANAENSE NO PERÍODO DE 2000 A 2010 25 a 28 de Outubro de 2011 ISBN 978-85-8084-055-1 EVOLUÇÃO DA POPULAÇÃO RURAL NOS MUNICÍPIOS DO CENTRO- SUL PARANAENSE NO PERÍODO DE 2000 A 2010 Juliana Paula Ramos 1, Maria das Graças de Lima 2 RESUMO:

Leia mais

Departamento de Geração de Renda e

Departamento de Geração de Renda e Departamento de Geração de Renda e Agregação de Valor - DGRAV ESTRUTURA DO MDA Gabinete do Ministro Secretaria Executiva Secretaria da Agricultura Familiar SAF Secretaria de Reordenamento Agrário - SRA

Leia mais

CAMPO FORMAÇÃO PROFISSIONAL PARA O FORTALECIMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR E O DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL EM BASES TERRITORIAIS E AGROECOLÓGICAS

CAMPO FORMAÇÃO PROFISSIONAL PARA O FORTALECIMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR E O DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL EM BASES TERRITORIAIS E AGROECOLÓGICAS PRONATEC CAMPO FORMAÇÃO PROFISSIONAL PARA O FORTALECIMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR E O DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL EM BASES TERRITORIAIS E AGROECOLÓGICAS PRONATEC CAMPO O PRONATEC O Programa Nacional

Leia mais

Edital 03.2014 TERMO DE REFERÊNCIA 01

Edital 03.2014 TERMO DE REFERÊNCIA 01 Edital 03.2014 TERMO DE REFERÊNCIA 01 ELABORAÇÃO DE PLANOS DE SUSTENTABILIDADE ECONÔMICA PARA EMPREENDIMENTOS ECONÔMICOS SOLIDÁRIOS ORGANIZADOS EM REDES DE COOPERAÇÃO NOS TERRITÓRIOS DA MATA SUL/PE, MATA

Leia mais

ORÉADES NÚCLEO DE GEOPROCESSAMENTO RELATÓRIO DE ATIVIDADES

ORÉADES NÚCLEO DE GEOPROCESSAMENTO RELATÓRIO DE ATIVIDADES ORÉADES NÚCLEO DE GEOPROCESSAMENTO PROJETO CARBONO NO CORREDOR DE BIODIVERSIDADE EMAS TAQUARI RELATÓRIO DE ATIVIDADES ASSENTEMENTOS SERRA DAS ARARAS, FORMIGUINHA E POUSO ALEGRE JULHO DE 2011 INTRODUÇÃO

Leia mais

FICHA PROJETO - nº 066-C

FICHA PROJETO - nº 066-C FICHA PROJETO - nº 066-C CONSOLIDAÇÃO Grande Projeto LOGO Instituição Parceira 1) TÍTULO: Frutos do Cerrado - Fortalecimento Organizacional e Produção Sustentável de Agricultores Extrativistas do Tocantins

Leia mais

Ações para o turismo de base comunitária na contenção da degradação do Pantanal

Ações para o turismo de base comunitária na contenção da degradação do Pantanal Ações para o turismo de base comunitária na contenção da degradação do Pantanal TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA EM COMUNICAÇÃO - IMAGENS Abril de 2011 DETALHAMENTO DO TERMO DE REFERÊNCIA

Leia mais

IMPORTÂNCIA DAS COOPERATIVAS AGROPECUÁRIAS PARA O DESENVOLVIMENTO

IMPORTÂNCIA DAS COOPERATIVAS AGROPECUÁRIAS PARA O DESENVOLVIMENTO Excelentíssimo Senhor GILBERTO JOSÉ SPIER VARGAS MINISTRO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO - MDA Esplanada dos Ministérios Bloco A, 8º Andar Brasília - DF Assunto: Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel

Leia mais

alimentos para o brasil APRESENTAÇÃO

alimentos para o brasil APRESENTAÇÃO 2014-2015 APRESENTAÇÃO O Plano Safra da Agricultura Familiar 2014/2015 Alimentos Para o Brasil vem consolidar mais de uma década de políticas públicas que melhoram a vida de quem vive no Brasil Rural.

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DIREÇÃO DO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE. UNIOESTE - Campus de Francisco Beltrão. Quadriênio 2016-2019. Candidata

PLANO DE TRABALHO DIREÇÃO DO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE. UNIOESTE - Campus de Francisco Beltrão. Quadriênio 2016-2019. Candidata PLANO DE TRABALHO DIREÇÃO DO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE UNIOESTE - Campus de Francisco Beltrão Quadriênio 2016-2019 Candidata Franciele Ani Caovilla Follador Slogan: CCS em ação! 1 INTRODUÇÃO Em 1991,

Leia mais

Política Estadual de Governança Climática e Gestão da Produção Ecossistêmica

Política Estadual de Governança Climática e Gestão da Produção Ecossistêmica Política Estadual de Governança Climática e Gestão da Produção Ecossistêmica R E A L I Z A Ç Ã O : A P O I O : A Razão Diversos estados e municípios também estão avançando com suas políticas de mudanças

Leia mais

DECRETO N 037/2014. O Prefeito Municipal de Santa Teresa Estado do Espírito Santo, no uso de suas atribuições legais,

DECRETO N 037/2014. O Prefeito Municipal de Santa Teresa Estado do Espírito Santo, no uso de suas atribuições legais, DECRETO N 037/2014 Regulamenta aplicação das Instruções Normativas SDE Nº 01/2014 a 02/2014, que dispõem sobre as Rotinas e Procedimentos do Sistema de Desenvolvimento Econômico a serem observados no âmbito

Leia mais

Gisele Garcia Alarcon, Marta Tresinari Wallauer & Cláudio Henschel de Matos

Gisele Garcia Alarcon, Marta Tresinari Wallauer & Cláudio Henschel de Matos MOBILIZAÇÃO COMUNITÁRIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO PARQUE ESTADUAL DA SERRA DO TABULEIRO: DESAFIOS PARA O ENVOLVIMENTO DE PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO NA IMPLEMENTAÇÃO DO PARQUE Gisele Garcia Alarcon,

Leia mais

DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL

DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL SE É DESENVOLVIMENTO É PRIORIDADE DO SEBRAE LEI GERAL DA MICRO E PEQUENA EMPRESA REGULAMENTAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO LEI GERAL DA MICRO E PEQUENA EMPRESA LG REGULAMENTADA LG REGULAMENTADA

Leia mais

Painel 1: Agricultura e Segurança Alimentar e Nutricional

Painel 1: Agricultura e Segurança Alimentar e Nutricional Painel 1: Agricultura e Segurança Alimentar e Nutricional Relatora Elíria Alves Teixeira Engenheira Agrônoma, M.Sc. Coordenadora da Câmara Especializada de Agronomia CREA/GO Presidente do Colegiado de

Leia mais

INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA. TERMO DE REFERÊNCIA CONS FIN 04 01 Vaga

INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA. TERMO DE REFERÊNCIA CONS FIN 04 01 Vaga INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA TERMO DE REFERÊNCIA CONS FIN 04 01 Vaga 1. IDENTIFICAÇÃO DA CONSULTORIA Consultoria Financeira de conciliação das informações repassadas pelos

Leia mais

INSTITUIÇÃO EXECUTORA:

INSTITUIÇÃO EXECUTORA: FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES NA AGRICULTURA NO ESTADO DE MATO GROSSO 30 ANOS RELATÓRIO DO PROJETO DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO DA CULTURA DO ALGODÃO PARA AGRICULTORES FAMILIARES DE MATO GROSSO Relatório

Leia mais

PROGRAMA BOM NEGÓCIO PARANÁ- APOIO AO EMPREENDEDORISMO AVALIAÇÃO DO NÚCLEO MARINGÁ

PROGRAMA BOM NEGÓCIO PARANÁ- APOIO AO EMPREENDEDORISMO AVALIAÇÃO DO NÚCLEO MARINGÁ PROGRAMA BOM NEGÓCIO PARANÁ- APOIO AO EMPREENDEDORISMO AVALIAÇÃO DO NÚCLEO MARINGÁ AREA TEMÁTICA: TRABALHO LAIS SILVA SANTOS 1 CARLOS VINICIUS RODRIGUES 2 MARCELO FARID PEREIRA 3 NEUZA CORTE DE OLIVEIRA

Leia mais

PLANO DE TRABALHO CAMPUS DE FRANCISCO BELTRÃO QUATRIÊNIO 2016-2019

PLANO DE TRABALHO CAMPUS DE FRANCISCO BELTRÃO QUATRIÊNIO 2016-2019 PLANO DE TRABALHO CAMPUS DE FRANCISCO BELTRÃO QUATRIÊNIO 2016-2019 Candidato Gilmar Ribeiro de Mello SLOGAN: AÇÃO COLETIVA Página 1 INTRODUÇÃO Considerando as discussões realizadas com a comunidade interna

Leia mais

Índice. 3 Resultados da pesquisa. 17 Conclusão. 19 Questionário utilizado na pesquisa

Índice. 3 Resultados da pesquisa. 17 Conclusão. 19 Questionário utilizado na pesquisa Índice 3 Resultados da pesquisa 17 Conclusão 19 Questionário utilizado na pesquisa Esta pesquisa é uma das ações previstas no Plano de Sustentabilidade para a Competitividade da Indústria Catarinense,

Leia mais

MANUAL DO CANDIDATO - Pós-Graduação em Gestão do Agronegócio

MANUAL DO CANDIDATO - Pós-Graduação em Gestão do Agronegócio CONHEÇA A FACCENTRO Educação de excelência de mãos dadas com o mercado de trabalho. Esse é o compromisso da rede de ensino FACCENTRO, que possui mais de 15 anos de tradição e reconhecimento em ensino técnico.

Leia mais

Organização dos Estados Ibero-americanos Para a Educação, a Ciência e a Cultura MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO

Organização dos Estados Ibero-americanos Para a Educação, a Ciência e a Cultura MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO Organização dos Estados Ibero-americanos Para a Educação, a Ciência e a Cultura MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA

Leia mais

Projeto. Das Roças e Florestas dos Povos e Comunidades Tradicionais e da Agricultura Familiar para a Alimentação Escolar

Projeto. Das Roças e Florestas dos Povos e Comunidades Tradicionais e da Agricultura Familiar para a Alimentação Escolar Projeto Das Roças e Florestas dos Povos e Comunidades Tradicionais e da Agricultura Familiar para a Alimentação Escolar Nutritivo para alimentação escolar Nutrição como Sustento e Sustentabilidade Nutrimento

Leia mais

PERFIL DOS ESTADOS E DOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS: INCLUSÃO PRODUTIVA.

PERFIL DOS ESTADOS E DOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS: INCLUSÃO PRODUTIVA. PERFIL DOS ESTADOS E DOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS: INCLUSÃO PRODUTIVA. FICHA TÉCNICA Coordenação de População e Indicadores Sociais: Bárbara Cobo Soares Gerente de Pesquisas e Estudos Federativos: Antônio

Leia mais

PROJETO ALTERNATIVO DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL E SOLIDÁRIO - PADRSS

PROJETO ALTERNATIVO DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL E SOLIDÁRIO - PADRSS SISTEMA CONTAG DE ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO SEC. DE POLÍTICA AGRÍCOLA - CONTAG - 1 PROJETO ALTERNATIVO DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL E SOLIDÁRIO - PADRSS SISTEMA CONTAG DE ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO

Leia mais

REUNIÃO AMOSC. Planos Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos PMGIRS

REUNIÃO AMOSC. Planos Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos PMGIRS REUNIÃO AMOSC Planos Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos PMGIRS Pauta da Reunião 1. Apresentação da Empresa Contratada; 2. Apresentação do Plano de Trabalho (metodologia a ser adotada na

Leia mais

FICHA PROJETO - nº 075-MA

FICHA PROJETO - nº 075-MA FICHA PROJETO - nº 075-MA Mata Atlântica Grande Projeto 1) TÍTULO: CENTRO DE REFERÊNCIA EM BIODIVERSIDADE DA SERRA DOS ÓRGÃOS: UMA ALIANÇA ENTRE EDUCAÇÃO, TURISMO E CONSERVAÇÃO. 2) MUNICÍPIOS DE ATUAÇÃO

Leia mais

CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL RESOLUÇÃO Nº 21 DE 10 DE OUTUBRO DE 2001

CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL RESOLUÇÃO Nº 21 DE 10 DE OUTUBRO DE 2001 Publicada no D.O.U. de 20/12/2001, Seção 1, Página 36 CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL RESOLUÇÃO Nº 21 DE 10 DE OUTUBRO DE 2001 Dispõe sobre a aprovação do Programa Jovem Agricultor

Leia mais

03 eixos de atuação: ENSINO PESQUISA - EXTENSÃO

03 eixos de atuação: ENSINO PESQUISA - EXTENSÃO A Universidade de Cruz Alta, possui uma área construída de 35.785,92m² em seu Campus Universitário, abrigando, nesse espaço, 26 cursos de graduação, cursos de especialização e mestrado, 119 laboratórios,

Leia mais

Feiras livres da agricultura familiar

Feiras livres da agricultura familiar Feiras livres da agricultura familiar FEIRAS LIVRES DA AGRICULTURA FAMILIAR Tradicionalmente, a Emater MG tem participação efetiva na organização e implantação dessas feiras no Estado, desenvolvendo ações,

Leia mais

FICHA PROJETO - nº383-mapp

FICHA PROJETO - nº383-mapp FICHA PROJETO - nº383-mapp Mata Atlântica Pequeno Projeto 1) TÍTULO: Restauração da Região Serrana RJ: assistência técnica para consolidar uma rede de produtores rurais e viveiros comunitários. 2) MUNICÍPIOS

Leia mais

Programa Pernambuco: Trabalho e Empreendedorismo da Mulher. Termo de Referência. Assessoria à Supervisão Geral Assessor Técnico

Programa Pernambuco: Trabalho e Empreendedorismo da Mulher. Termo de Referência. Assessoria à Supervisão Geral Assessor Técnico Programa Pernambuco: Trabalho e Empreendedorismo da Mulher Termo de Referência Assessoria à Supervisão Geral Assessor Técnico No âmbito do Programa Pernambuco Trabalho e Empreendedorismo da Mulher conveniado

Leia mais

Projeto: Rede MERCOSUL de Tecnologia

Projeto: Rede MERCOSUL de Tecnologia ANEXO XIII XXXIII REUNIÓN ESPECIALIZADA DE CIENCIA Y TECNOLOGÍA DEL MERCOSUR Asunción, Paraguay 1, 2 y 3 de junio de 2005 Gran Hotel del Paraguay Projeto: Rede MERCOSUL de Tecnologia Anexo XIII Projeto:

Leia mais

Consultoria e Projetos Preparando o solo, aplicando Preparados Biodinâmicos, Produzindo as sementes e Colhendo Bons Frutos

Consultoria e Projetos Preparando o solo, aplicando Preparados Biodinâmicos, Produzindo as sementes e Colhendo Bons Frutos Consultoria e Projetos Preparando o solo, aplicando Preparados Biodinâmicos, Produzindo as sementes e Colhendo Bons Frutos Projeto MDA Ministério do Desenvolvimento Agrário Secretaria de Desenvolvimento

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA ESPECIALIZADA (PESSOA FÍSICA) Contrato por Produto Nacional

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA ESPECIALIZADA (PESSOA FÍSICA) Contrato por Produto Nacional TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA ESPECIALIZADA (PESSOA FÍSICA) Contrato por Produto Nacional Número e Título do Projeto: BRA/09/004 Fortalecimento da CAIXA no seu processo de internacionalização

Leia mais

PERFIL PROFISSIONAL DO EGRESSO. O IFFarroupilha, em seus cursos, prioriza a formação de profissionais que:

PERFIL PROFISSIONAL DO EGRESSO. O IFFarroupilha, em seus cursos, prioriza a formação de profissionais que: PERFIL PROFISSIONAL DO EGRESSO O IFFarroupilha, em seus cursos, prioriza a formação de profissionais que: Tenham competência técnica e tecnológica em sua área de atuação; Sejam capazes de se inserir no

Leia mais

SEMINÁRIO NACIONAL DE BOAS PRÁTICAS DE ATER 1º A 3 DE DEZEMBRO DE 2015 BRASÍLIA DISTRITO FEDERAL

SEMINÁRIO NACIONAL DE BOAS PRÁTICAS DE ATER 1º A 3 DE DEZEMBRO DE 2015 BRASÍLIA DISTRITO FEDERAL SEMINÁRIO NACIONAL DE BOAS PRÁTICAS DE ATER 1º A 3 DE DEZEMBRO DE 2015 BRASÍLIA DISTRITO FEDERAL www.emater.pr.gov.br O QUE É CONSÓRCIO EMPRESARIAL É a união de várias empresas, com a finalidade de realizar

Leia mais

Projeto Execução Expositores

Projeto Execução Expositores Projeto Execução Expositores Realização: Cooperativa Agropecuária Petrópolis PIA EMATER RS ASCAR Prefeitura Municipal de Nova Petrópolis A ENTIDADE PROMOTORA DO RURALSHOW 2014. COOPERATIVA AGROPECUÁRIA

Leia mais

O Projeto Casa Brasil de inclusão digital e social

O Projeto Casa Brasil de inclusão digital e social II Fórum de Informação em Saúde IV Encontro da Rede BiblioSUS O Projeto Casa Brasil de inclusão digital e social Maria de Fátima Ramos Brandão Outubro/2007 1 Apresentação O Projeto Casa Brasil Modelos

Leia mais

Termo de Referência nº 2014.0918.00043-7. 1. Antecedentes

Termo de Referência nº 2014.0918.00043-7. 1. Antecedentes Termo de Referência nº 2014.0918.00043-7 Ref: Contratação de consultoria pessoa física para desenvolver o Plano de Uso Público para a visitação do Jardim Botânico do Rio de Janeiro concentrando na análise

Leia mais

Ações de Educação Ambiental do INEA com foco em recursos hídricos. Gerência de Educação Ambiental (GEAM/DIGAT/INEA)

Ações de Educação Ambiental do INEA com foco em recursos hídricos. Gerência de Educação Ambiental (GEAM/DIGAT/INEA) Ações de Educação Ambiental do INEA com foco em recursos hídricos Gerência de Educação Ambiental (GEAM/DIGAT/INEA) Ações: Agenda Água na Escola (SEA); Cartilha de atividades de sensibilização, pesquisa

Leia mais

PROJETO DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL DO ESTADO DA BAHIA. Banco Mundial

PROJETO DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL DO ESTADO DA BAHIA. Banco Mundial PROJETO DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL DO ESTADO DA BAHIA POR QUE O PROJETO Decisão Estratégica do Governo do Estado da Bahia Necessidade de avançar na erradicação da pobreza rural Existência de

Leia mais

Este termo de referência visa à contratação de consultoria especializada para

Este termo de referência visa à contratação de consultoria especializada para TERMO DE REFERÊNCIA SERVIÇOS NÃO CONTINUADOS TR nº MODALIDADE PROCESSO SELETIVO RBR-02/2014 Produto 2014 FUNDAMENTO LEGAL Decreto nº 5.151, de 22/7/2004, e Portaria MDA nº 48/2012, de 19/07/2012. O Ministério

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA (TR) GAUD 4.6.8 01 VAGA

TERMO DE REFERÊNCIA (TR) GAUD 4.6.8 01 VAGA INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA TERMO DE REFERÊNCIA (TR) GAUD 4.6.8 01 VAGA 1 IDENTIFICAÇÃO DA CONSULTORIA Contratação de consultoria pessoa física para serviços de preparação

Leia mais

a 22 à 25 de Julho UNIVERSI S DADE FE F DERAL DE LAV A RAS

a 22 à 25 de Julho UNIVERSI S DADE FE F DERAL DE LAV A RAS UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS a 22 à 25 de Julho APRESENTAÇÃO A Sociedade Brasileira de Zootecnia (SBZ), criada em 1951, é contemporânea do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE EMPREENDIMENTOS ECONOMICOS SOLIDÁRIOS (EES) CANDIDATOS A HABILITAÇÃO AO SISTEMA NACIONAL DE COMÉRCIO JUSTO E SOLIDÁRIO - SNCJS

EDITAL DE SELEÇÃO DE EMPREENDIMENTOS ECONOMICOS SOLIDÁRIOS (EES) CANDIDATOS A HABILITAÇÃO AO SISTEMA NACIONAL DE COMÉRCIO JUSTO E SOLIDÁRIO - SNCJS 1. Apresentação União Brasileira de Educação e Ensino UBEE EDITAL DE SELEÇÃO DE EMPREENDIMENTOS ECONOMICOS SOLIDÁRIOS (EES) CANDIDATOS A HABILITAÇÃO AO SISTEMA NACIONAL DE COMÉRCIO JUSTO E SOLIDÁRIO -

Leia mais

Viva Rio lança trabalho socioambiental que contempla Nova Friburgo

Viva Rio lança trabalho socioambiental que contempla Nova Friburgo Início Notícias Viva Rio lança trabalho socioambiental que contempla Nova Friburgo Iniciativa é parte do projeto Rios da Serra. Sede provisória da organização é montada no Prado TERÇA FEIRA, 19 DE MAIO

Leia mais

CÓDIGOS DO PARANÁ. Fonte: Anexo da resolução 263 de 08/06/2001

CÓDIGOS DO PARANÁ. Fonte: Anexo da resolução 263 de 08/06/2001 CÓDIGOS DO PARANÁ Fonte: Anexo da resolução 263 de 08/06/2001 UF MUNICÍPIO CÓDIGO DE ÁREA PR ABATIÁ 43 PR ADRIANÓPOLIS 41 PR AGUDOS DO SUL 41 PR ALMIRANTE TAMANDARÉ 41 PR ALTAMIRA DO PARANÁ 42 PR ALTO

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE PESSOAL Nº 254/2014

EDITAL DE SELEÇÃO DE PESSOAL Nº 254/2014 EDITAL DE SELEÇÃO DE PESSOAL Nº 254/2014 O Presidente do Instituto Pauline Reichstul-IPR, torna público que receberá inscrições para o processo seletivo de pessoal para atuação no projeto Ações Integradas

Leia mais

AÇÕES AGROECOLÓGICAS E DESENVOLVIMENTO RURAL: PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS NO ASSENTAMENTO PRIMEIRO DO SUL CAMPO DO MEIO, MG. Área Temática: Meio Ambiente

AÇÕES AGROECOLÓGICAS E DESENVOLVIMENTO RURAL: PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS NO ASSENTAMENTO PRIMEIRO DO SUL CAMPO DO MEIO, MG. Área Temática: Meio Ambiente AÇÕES AGROECOLÓGICAS E DESENVOLVIMENTO RURAL: PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS NO ASSENTAMENTO PRIMEIRO DO SUL CAMPO DO MEIO, MG Área Temática: Meio Ambiente Responsável pelo trabalho: Artur Leonardo Andrade Universidade

Leia mais

TERMO DE REFERENCIA. Programa Pernambuco: Trabalho e Empreendedorismo da Mulher

TERMO DE REFERENCIA. Programa Pernambuco: Trabalho e Empreendedorismo da Mulher TERMO DE REFERENCIA Programa Pernambuco: Trabalho e Empreendedorismo da Mulher Supervisão Geral No âmbito do Programa Pernambuco: Trabalho e Empreendedorismo da Mulher, conveniado com a Secretaria Especial

Leia mais

gestão das Instâncias de Governança nas regiões turísticas prioritárias do país.

gestão das Instâncias de Governança nas regiões turísticas prioritárias do país. OBJETIVO GERAL Estabelecer cooperação técnica para desenvolver e implementar ações que visem a fortalecer o ciclo da gestão das Instâncias de Governança nas regiões turísticas prioritárias do país. IMPORTANTE:

Leia mais

Total de homens Total de mulheres

Total de homens Total de mulheres Nome do população população 4100103 Abatiá 8.259 3.911 3.842 5.721 2.032 7.753 4100202 Adrianópolis 7.007 3.296 3.078 2.060 4.314 6.374 4100301 Agudos do Sul 7.221 4.306 3.964 2.822 5.448 8.270 4100400

Leia mais

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC PRONATEC de Auxiliar de Agropecuária. Parte 1 (solicitante)

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC PRONATEC de Auxiliar de Agropecuária. Parte 1 (solicitante) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA CÂMPUS SÃO CARLOS Aprovação do curso e Autorização da oferta

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO 08-2015 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DE CONTRATAÇÃO DE PESSOAL POR TEMPO DETERMINADO

EDITAL DE SELEÇÃO 08-2015 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DE CONTRATAÇÃO DE PESSOAL POR TEMPO DETERMINADO EDITAL DE SELEÇÃO 08-2015 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DE CONTRATAÇÃO DE PESSOAL POR TEMPO DETERMINADO A Cáritas Brasileira Regional Minas Gerais, organismo da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do

Leia mais

INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA TERMO DE REFERÊNCIA CONS CUL 07-09 01 Vaga

INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA TERMO DE REFERÊNCIA CONS CUL 07-09 01 Vaga INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA TERMO DE REFERÊNCIA CONS CUL 07-09 01 Vaga 1 IDENTIFICAÇÃO DA CONSULTORIA Consultoria de pessoa física para realizar ações e organizar atividades

Leia mais

Termo de Referência nº 2014.0918.00040-2. 1. Antecedentes

Termo de Referência nº 2014.0918.00040-2. 1. Antecedentes Termo de Referência nº 2014.0918.00040-2 Ref: Contratação de consultoria pessoa física para realização de um plano de sustentabilidade financeira para o Jardim Botânico do Rio de Janeiro, no âmbito da

Leia mais

Curitiba - Matrícula na Educação Básica

Curitiba - Matrícula na Educação Básica Alunos Matriculados por Município na Educação Básica do Paraná - Série Temporal 2007-2013 O presente estudo, baseado nas informações do Censo Escolar do MEC/Inep, incluindo os dados de 2013 recém divulgados,

Leia mais

I Fórum Sustentabilidade da Cadeia do Cacau

I Fórum Sustentabilidade da Cadeia do Cacau I Fórum Sustentabilidade da Cadeia do Cacau Produção e Mercado de Cacau com Responsabilidade Socioambiental: Criação de Capacidades em Boas Práticas e Certificação na Cadeia do Cacau do Brasil. Missão:

Leia mais

PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E MOBILIZAÇÃO SOCIAL EM SANEAMENTO - PEAMSS

PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E MOBILIZAÇÃO SOCIAL EM SANEAMENTO - PEAMSS PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E MOBILIZAÇÃO SOCIAL EM SANEAMENTO - PEAMSS Anja Meder Steinbach Bióloga Mestre em Desenvolvimento Regional Fundação Agência de água do Vale do Itajaí Camila Schreiber

Leia mais

PROGRAMA PETROBRAS SOCIOAMBIENTAL: Desenvolvimento Sustentável e Promoção de Direitos

PROGRAMA PETROBRAS SOCIOAMBIENTAL: Desenvolvimento Sustentável e Promoção de Direitos PROGRAMA PETROBRAS SOCIOAMBIENTAL: Desenvolvimento Sustentável e Promoção de Direitos Pra começo de conversa, um video... NOVO PROGRAMA Programa Petrobras SOCIOAMBIENTAL 2014-2018 3 ELABORAÇÃO DO NOVO

Leia mais

Projetos Nova Alvorada do Sul - MS

Projetos Nova Alvorada do Sul - MS Projetos Nova Alvorada do Sul - MS Projeto Cursos Profissionalizantes Para atender à demanda de profissionais das indústrias de Nova Alvorada do Sul e região, a Comissão Temática de Educação elaborou o

Leia mais

Análise de Projeto Técnico Social APT MUNICÍPIO DE SÃO SEPÉ

Análise de Projeto Técnico Social APT MUNICÍPIO DE SÃO SEPÉ TE-SER Social Consultoria e Assessoria de Projetos Ltda. Rua Upamaroti, 1129/121 Bairro Cristal Porto Alegre/RS CEP: 90.820-140 CNPJ: 08.798.484/0001-78 Inscrição Municipal: 510.834.26 Análise de Projeto

Leia mais

Projeto PODEMOS MAIS E MELHOR

Projeto PODEMOS MAIS E MELHOR Projeto PODEMOS MAIS E MELHOR Mostra Local de: Londrina Categoria do projeto: I Projetos em Andamento (projetos em execução atualmente) Nome da Instituição/Empresa: "PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE RIBEIRÃO

Leia mais

BNB - Segmentação de Clientes

BNB - Segmentação de Clientes BNB - Segmentação de Clientes Grande Pirâmide dos Empreendedores (Formais ou Informais) FORMAL Médio Pequeno MICROEMPRESA INFORMAL EMPREENDEDOR URBANO EMPREENDEDOR RURAL SERVIÇO INDÚSTRIA COMÉRCIO ATIVIDADES

Leia mais

Governo do Estado do Rio Grande do Sul Secretaria da Educação Secretaria do Meio Ambiente Órgão Gestor da Política Estadual de Educação Ambiental

Governo do Estado do Rio Grande do Sul Secretaria da Educação Secretaria do Meio Ambiente Órgão Gestor da Política Estadual de Educação Ambiental Governo do Estado do Rio Grande do Sul Secretaria da Educação Secretaria do Meio Ambiente Órgão Gestor da Política Estadual de Educação Ambiental PROJETO PARA ELABORAÇÃO DO PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Leia mais

PROGRAMA DE SUSTENTABILIDADE

PROGRAMA DE SUSTENTABILIDADE PROGRAMA DE SUSTENTABILIDADE CONTEXTO DO PROGRAMA O Texbrasil, Programa de Exportação da Indústria da Moda Brasileira, foi criado em 2000 pela Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e Confecção)

Leia mais

PROGRAMA DE SUSTENTABILIDADE

PROGRAMA DE SUSTENTABILIDADE PROGRAMA DE SUSTENTABILIDADE CONTEXTO DO PROGRAMA O Texbrasil, Programa de Internacionalização da Indústria da Moda Brasileira, foi criado em 2000 pela Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e

Leia mais

CATEGORIA DE BOA PRÁTICA:

CATEGORIA DE BOA PRÁTICA: Nome: Centro de Assessoria do Assuruá- CAA Endereço: Rua Itália, nº 349, Bairro Fórum, CEP 44.900-000- Irecê Bahia. Tel: 74 36411483 Executora da chamada pública de Ater ( x ) Chamada Pública 000087/12

Leia mais

EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Meta e Estratégias. Meta

EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Meta e Estratégias. Meta EDUCAÇÃO AMBIENTAL Meta e Estratégias Meta Universalizar a educação socioambiental em todos os níveis e modalidades de ensino, como uma prática inter, multi e transdisciplinar, contínua e permanente nos

Leia mais

Ministério do Desenvolvimento Agrário Secretaria de Desenvolvimento Territorial. Sistema de Gestão Estratégica. Documento de Referência

Ministério do Desenvolvimento Agrário Secretaria de Desenvolvimento Territorial. Sistema de Gestão Estratégica. Documento de Referência Ministério do Desenvolvimento Agrário Secretaria de Desenvolvimento Territorial Sistema de Gestão Estratégica Brasília - 2010 SUMÁRIO I. APRESENTAÇÃO 3 II. OBJETIVOS DO SGE 4 III. MARCO DO SGE 4 IV. ATORES

Leia mais