Algoritmos Lógica e Programação Prof. Me. Adelson Felipe Dias Nogueira

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Algoritmos Lógica e Programação Prof. Me. Adelson Felipe Dias Nogueira"

Transcrição

1 Algoritmos Lógica e Programação Prof. Me. Adelson Felipe Dias Nogueira adelson.nogueira@pitagoras.com.br

2 Plano de Ensino MÓDULOS: 1.Conceitos iniciais de Algoritmos: 2.Desenvolvimento de Algoritmos: 3.Estruturas de seleção e repetição: 4.Vetores e matrizes:

3 Conteúdo Plano de Ensino 1. Conceitos iniciais de algoritmos: Definição de algoritmos. Histórico e perspectivas para a linguagem. O ambiente de programação. Formas de representação de algoritmos. Expressões literais, lógicas e aritméticas. Tipos de dados, variáveis e constantes. Declaração de variáveis.

4 Conteúdo Plano de Ensino 2. Desenvolvimento de algoritmos e estruturas de seleção: Instruções primitivas: entrada de dados, atribuição e saída Comandos de entrada de dados, atribuição e saída. Declaração de constantes. Estrutura condicional simples. Estrutura condicional composta. Estrutura condicional composta e encadeada.

5 Conteúdo Plano de Ensino 3. Estruturas de seleção e repetição: Estrutura de múltipla escolha (CASE) Repetição condicional com teste no final. Repetição condicional com teste no início. Repetição controlada por variável.

6 Conteúdo Plano de Ensino 4. Vetores e matrizes: Repetição controlada por variável. Repetição condicional com teste no início. Repetição condicional com teste no final. Aplicações utilizando vetores e matrizes. Operações sobre vetores e matrizes. Os vetores como estrutura de dados. Aplicações dos vetores como estrutura de dados

7 Objetivo da Disciplina Desenvolver conhecimentos e habilidades de forma a capacitar os alunos a desenvolver programas em Linguagem Estruturada, especificamente usando a linguagem C. O Engenheiro é um profissional talhado para resolver problemas e normalmente problemas complexos que necessitam de métodos para se chegar a solução. Elaborar um algoritmo pode ser um dos métodos para se buscar a solução.

8 Material da Disciplina BIBLIOGRAFIA ADOTADA: ALL, Piva Junior, Dilermando Et. ALGORTIMOS E PRÓGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES, Rio de Janeiro: Campus, OLIVEIRA, Jayr Figueiredo DE; MANZANO, José Augusto N.G.. ESTUDO DIRIGIDO DE ALGORITMOS, 14. ed. São Paulo: Érica, MARQUES, Souza, Marco Antônio. ALGORITMOS E LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO: um texto introdutório para engenharia. 2 ed. São Paulo: Cengage Lerning, v 234 p.

9 Material da Disciplina BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR COIMBRA, Araujo, Everton. Algoritmos: : Fundamentos e Prática. 2. ed. Santa Catarina: Visual Books, v. 414 p. (1). CARAM., Saliba Walter Luiz. Técnicas de programação: uma abordagem estruturada. São Paulo: Makron, v. 141 p. (1). GOMES., Ascencio Ana Fernand. Fundamentos da Programação de Computadores: Algoritimos, Pascal, C/C++ e Java. 2. ed. São Paulo: Pearson Prentice, v. 434 p. (1). DEITEL, H. M. Deitel / P. J.. C++ Como Programar: Apresentando Projeto Orientado a Objeto Com Uml. 3. ed. São Paulo: Prentice Hall, v. 163 p. LA, Guimarães, Ângelo De Moura;. Algoritmos e estruturas de dados. Rio de Janeiro: LTC - Livros Técnicos e Cientí, p.

10 Avaliações

11 Metodologia O processo ensino-aprendizagem será conduzido adotando o conceito de Aula Invertida, subdividida em três momentos: A Pré-Aula, a Aula e a Pós-Aula. Na primeira etapa o discente, atende as orientações do docente preparando-se, antecipadamente, para a Aula e volta a fazê-lo nas proposições que busquem fixar os conteúdos ministrados (a Pós- Aula).

12 AULA MODELO KLS 2.0

13 AULA MODELO KLS 2.0

14 Cronograma

15 Calendário

16 Pontos de atenção Enturmação. Chamada. Horário. o De 9 Horas até as 10:15 horas. o De 10:45 Horas até as 12:00 horas. Novo modelo de Avaliação KLS 2.0 Hierarquia na comunicação entre: o Aluno Professor Coordenador. Avaliar 2016: o A partir de 22 de Agosto. o Inicio de Setembro acesso à plataforma. o Informativos em todo o mês de Setembro. o Acesso aos alunos de 3 a 30 de outubro. o Taxa mínima de 70%, não é amostragem. Serão 12 indicadores. 1 a 6 Avaliação Negativa 7 e 8 - Neutros 9 e 10 Avaliação positiva.

17 Algoritmos x Programação Algoritmo é um conjunto finito de regras, bem definidas, para a solução de um problema em um tempo finito; Programa é um algoritmo codificado (escrito) em uma linguagem de programação (C/C++).

18 Algoritmos Algoritmo é uma sequência finita de passos que levam a execução de uma tarefa. Ou seja, uma receita, uma sequência de instruções para uma meta específica. Ex: chupar uma bala pegar uma bala retirar o papel colocar a bala na boca jogar papel no lixo

19 Algoritmos A principal meta da criação de um algoritmo é resolver problemas por meio de soluções lógicas para obter resultados eficientes (corretos) e eficazes (com qualidade). Mas se as soluções não forem bem planejadas (passo a passo), com certeza essa meta não será atingida.

20 Algoritmos Abaixo são descritas ações de quem vai a um banco, mas veja se é possível retirar o dinheiro obedecendo a sequência descrita: Sair do banco Aguardar a vez de ser atendido Entrar na fila do caixa Digitar a senha Entrar no banco Informar o valor a ser retirado Procurar a fila do caixa Pegar o comprovante do caixa, o cartão e o dinheiro Entregar o cartão eletrônico ao funcionário que atende no caixa Conferir o valor em dinheiro

21 Algoritmos Um algoritmo eficiente deve obedecer as seguintes premissas básicas no momento de sua construção: Definir ações simples e sem ambiguidade; Organizar as ações de forma ordenada; Estabelecer as ações dentro de uma sequência finita de passos.

22 Algoritmos Abaixo segue um exemplo simples de algoritmo, para a troca de um pneu furado: desligar o carro pegar as ferramentas (chave e macaco) pegar o estepe suspender o carro com o macaco desenroscar os 4 parafusos do pneu furado colocar o estepe enroscar os 4 parafusos baixar o carro com o macaco guardar as ferramentas

23 Algoritmos Um algoritmo é capaz de realizar tarefas como: Ler e escrever dados; Avaliar expressões algébricas, relacionais e lógicas; Tomar decisões com base nos resultados das expressões avaliadas; Repetir um conjunto de ações de acordo com uma condição.

24 Algoritmos Segue outro exemplo, para pegar um ônibus, que possui estruturas mais complexas : ir até a parada enquanto ônibus não chega faça esperar ônibus subir no ônibus pegar passagem se não há passagem então pegar dinheiro pagar o cobrador troco = dinheiro - passagem enquanto banco não está vazio faça ir para o próximo sentar...

25 Programas Um computador é somente capaz de realizar estritamente as tarefas que lhe forem delegadas e que façam parte do conjunto daquelas ações que ele pode executar -> algoritmos. Programas são algoritmos escritos em uma linguagem de programação e que são interpretados e executados por uma máquina.

26 Linguagem de Programação

27 Linguagem de Programação

28 Representando Algoritmos Existem duas principais formas de representação para algoritmos: Fluxograma Pseudocódigo

29 Fluxograma É a apresentação do algoritmo em formato gráfico possibilitando o planejamento da estrutura do programa e facilitando a validação da estrutura planejada. Cada operação a ser executada é representada por um símbolo cuja forma identifica o tipo de processo envolvido.

30 Fluxograma - Exemplo

31 Pseudocódigo

32 Pseudocódigo - Estrutura

33 Dúvidas

ALGORITMOS E APLICAÇÕES. FATEC IPIRANGA ADS Noturno 1º semestre de 2012 Prof. Luiz Carlos de Jesus Junior

ALGORITMOS E APLICAÇÕES. FATEC IPIRANGA ADS Noturno 1º semestre de 2012 Prof. Luiz Carlos de Jesus Junior ALGORITMOS E APLICAÇÕES FATEC IPIRANGA ADS Noturno 1º semestre de 2012 Prof. Luiz Carlos de Jesus Junior Ábaco (5500 a.c.): Utilizado para o cálculo em áreas de comércio de mercadorias e construção civil.

Leia mais

Algoritmos e Programação. Ederson Luiz da Silva Ciência da Computação

Algoritmos e Programação. Ederson Luiz da Silva Ciência da Computação Algoritmos e Programação Ederson Luiz da Silva Ciência da Computação Introdução Lógica 1.Coerência de raciocínio, de ideias; 2.Modo de raciocinar peculiar a alguém, ou a um grupo; 3.Sequência coerente,

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 233 aprovado pela portaria Cetec nº 172 de 13/09/2013 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Controle e

Leia mais

AULA 02. OBJETIVO: Desenvolvimento e solução de Algoritmos. LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO

AULA 02. OBJETIVO: Desenvolvimento e solução de Algoritmos. LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO AULA 02 OBJETIVO: Desenvolvimento e solução de Algoritmos. LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO A lógica é a ciência do pensamento correto. Esta declaração não implica, contudo em afirmar que ela seja a ciência da verdade.

Leia mais

Fundamentos de Lógica e Algoritmos Aula 2.5 Conceitos Básicos de Algoritmos. Prof. Dr. Bruno Moreno

Fundamentos de Lógica e Algoritmos Aula 2.5 Conceitos Básicos de Algoritmos. Prof. Dr. Bruno Moreno Fundamentos de Lógica e Algoritmos Aula 2.5 Conceitos Básicos de Algoritmos Prof. Dr. Bruno Moreno bruno.moreno@ifrn.edu.br Introdução Um algoritmo pode ser definido como uma sequência finita de passos

Leia mais

PLANO DE DISCIPLINA. Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Introdução a Algoritmos e Programação EMENTA

PLANO DE DISCIPLINA. Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Introdução a Algoritmos e Programação EMENTA PLANO DE DISCIPLINA Curso Componente Curricular Carga horária Análise e Desenvolvimento de Sistemas Introdução a Algoritmos e Programação 80 horas/aula Ano letivo 2017.1 Período/ semestre do curso 1º Semestre

Leia mais

Algoritmos e Programação. Ederson Luiz da Silva Ciência da Computação

Algoritmos e Programação. Ederson Luiz da Silva Ciência da Computação Algoritmos e Programação Ederson Luiz da Silva Ciência da Computação Conteúdo ALGORITMOS Conceitos e características; Formas de representação; Diretrizes para criação de algoritmos; Fluxogramas; Pseudocódigo

Leia mais

Fundamentos de Programação

Fundamentos de Programação Fundamentos de Programação CP41F Apresentação do Plano de Ensino Aula 1 Prof. Daniel Cavalcanti Jeronymo Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Engenharia de Computação 1º Período 2015.1 1/16

Leia mais

Algoritmos. Laura Goulart. 11 de Dezembro de 2018 UESB. Laura Goulart (UESB) Algoritmos 11 de Dezembro de / 12

Algoritmos. Laura Goulart. 11 de Dezembro de 2018 UESB. Laura Goulart (UESB) Algoritmos 11 de Dezembro de / 12 Algoritmos Laura Goulart UESB 11 de Dezembro de 2018 Laura Goulart (UESB) Algoritmos 11 de Dezembro de 2018 1 / 12 O que é um algoritmo? Um algoritmo é uma sequência de passos(instruções) para resolver

Leia mais

Programação de Computadores IV. Introdução a Algoritmos SLIDES CEDIDOS POR Bruno Marques

Programação de Computadores IV. Introdução a Algoritmos SLIDES CEDIDOS POR Bruno Marques Programação de Computadores IV Introdução a Algoritmos SLIDES CEDIDOS POR Bruno Marques 1 Roteiro da aula Lógica de programação Instrução Algoritmo Algoritmo vs Programa Teste de Mesa 2 Lógica de programação

Leia mais

CONCEITO DE ALGORITMO

CONCEITO DE ALGORITMO CONCEITO DE ALGORITMO De forma geral podemos definir o algoritmo como uma sequência finita de ações executáveis para a obtenção de um objetivo bem definido. O termo algoritmo se originou, provavelmente,

Leia mais

Aula Bibliografia - Definições - Operadores - Criação de um algoritmo - Exercícios. Algoritmo e Programação. Prof.

Aula Bibliografia - Definições - Operadores - Criação de um algoritmo - Exercícios. Algoritmo e Programação. Prof. - Bibliografia - - Operadores - Criação de um algoritmo - Exercícios Aula 01 Colegiado de Engenharia da Computação Slide 1 O que é Algoritmo? Segundo o Dicionário Aurélio, a palavra algoritmo origina-se

Leia mais

Técnicas de Programação

Técnicas de Programação Técnicas de Programação Algoritmos Anderson Gomes Eleutério Lógica A lógica de programação é necessária para pessoas que desejam trabalhar com desenvolvimento de sistemas e programas, ela permite definir

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 246 aprovado pela portaria Cetec nº 181 de 26/09/2013 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Informação

Leia mais

ALGORITMOS E TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc.

ALGORITMOS E TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. ALGORITMOS E TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. http://about.me/tilfrozza Ementa Conceitos de lógica, algoritmos e linguagem de programação. Tipos de dados. Variáveis. Constantes.

Leia mais

ALGORITMOS. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc.

ALGORITMOS. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. ALGORITMOS Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. frozza@ifc-camboriu.edu.br Ementa Dar ao aluno uma capacidade de desenvolver os programas, através da construção de Algoritmos. Objetivo geral Proporcionar

Leia mais

LO GICA E TE CNICA DE PROGRAMAC ÃO. TÁSSIO JOSÉ GONÇALVES GOMES

LO GICA E TE CNICA DE PROGRAMAC ÃO. TÁSSIO JOSÉ GONÇALVES GOMES LO GICA E TE CNICA DE PROGRAMAC ÃO TÁSSIO JOSÉ GONÇALVES GOMES www.tassiogoncalves.com.br tassiogoncalvesg@gmail.com APRESENTAÇÃO TÁSSIO JOSÉ GONÇALVES GOMES Mestrando em Informática pela UFAL e Bacharel

Leia mais

Carga Horária: 60 h Créditos: 3 Pré-requisito: Não se aplica Professor(a): A definir Matricula: A definir Titulação: A definir

Carga Horária: 60 h Créditos: 3 Pré-requisito: Não se aplica Professor(a): A definir Matricula: A definir Titulação: A definir PLANO DE ENSINO Centro: Centro de Ciências Tecnológicas Curso: Engenharia Mecânica Departamento: Departamento de Matemática Informática Disciplina: Algoritmos e Programação Código: ASLNCUE085 Carga Horária:

Leia mais

Algoritmos e Programação

Algoritmos e Programação Universidade Federal do Pampa Campus-Bagé Algoritmos e Programação Aula 1 Apresentação da Disciplina Conceitos Introdutórios Prof. Julio Saraçol juliodomingues@unipampa.edu.br Slide1 APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA

Leia mais

Estrutura de Dados e Lógica de Programação. Cátia Alves Marcelo Nunes 102 h/a 17/08/2015 a 12/12/2015

Estrutura de Dados e Lógica de Programação. Cátia Alves Marcelo Nunes 102 h/a 17/08/2015 a 12/12/2015 Curso / Módulo Técnico em Informática Módulo I Componente Curricular Estrutura de Dados e Lógica de Programação Professora Formadora Tutores Carga Horária Período Lucélia Oliveira Cátia Alves Marcelo Nunes

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO Ano Semestre letivo 2017 02 1. Identificação Código 1.1 Disciplina: Programação Computacional para a Física

Leia mais

Conceitos Básicos. Fundamentos de Programação de Computadores

Conceitos Básicos. Fundamentos de Programação de Computadores Conceitos Básicos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro Prof. Edwar Saliba Júnior Fevereiro de 2018 Unidade 01 Conceitos Básicos 1/15 Curiosidade Ranking das Linguagens

Leia mais

Fundamentos de Programação

Fundamentos de Programação Fundamentos de Programação CP41F Apresentação do Plano de Ensino Aula 1 Prof. Daniel Cavalcanti Jeronymo Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Engenharia de Computação 1º Período 1/16 Professor

Leia mais

Algoritmos e Programação

Algoritmos e Programação Algoritmos e Programação Joyce França Professora de Ciência da Computação - IFNMG Roteiro aula 1 Apresentação da disciplina Definição de algoritmos Plano de Ensino EMENTA OBJETIVOS CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 95 aprovado pela portaria Cetec nº 38 de 30/10/2009 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Controle e Processos

Leia mais

INFORMÁTICA APLICADA AULA 02 ALGORITMOS

INFORMÁTICA APLICADA AULA 02 ALGORITMOS UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO CURSO: Bacharelado em Ciências e Tecnologia INFORMÁTICA APLICADA AULA 02 ALGORITMOS Profª ª Danielle Casillo ALGORITMOS Um algoritmo é uma sequência de instruções

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO Ano Semestre letivo 2016 02 1. Identificação Código 1.1 Disciplina: Programação Computacional para a Física

Leia mais

PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM CURSO: Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM CURSO: Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Disciplina: Construção de Algoritmos C.H. Teórica: 60 PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM CURSO: Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Período Letivo: Série: Periodo: Semestre de 2 sem/2012 2ª

Leia mais

PROGRAMA - Disciplinas Lecionadas

PROGRAMA - Disciplinas Lecionadas 1 PROGRAMA - Disciplinas Lecionadas Disciplina: Introdução à Informática Código da ementa: VCE 00015 Carga horária semestral: 45 hs (Teórica) Carga horária semanal: 3 hs Período: 1 o Ano: 2017/2 Professor:

Leia mais

CAPÍTULO 1 - INTRODUÇÃO. Objetivos da aula

CAPÍTULO 1 - INTRODUÇÃO. Objetivos da aula CAPÍTULO 1 - INTRODUÇÃO Objetivos da aula 1. ( ) Entender o que é um algoritmo 2. ( ) Elaborar algoritmos para a resolução de pequenos problemas 3. ( ) Identificar em um problema quais são os valores de

Leia mais

PROGRAMA - Disciplinas Lecionadas

PROGRAMA - Disciplinas Lecionadas 1 PROGRAMA - Disciplinas Lecionadas Disciplina: Introdução à Informática Código da ementa: VCE 00015 Carga horária semestral: 45 hs (Teórica) Carga horária semanal: 3 hs Período: 1 o Ano: 2019/1 Professor:

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENADORIA DE REGISTROS ACADÊMICOS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENADORIA DE REGISTROS ACADÊMICOS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENADORIA DE REGISTROS ACADÊMICOS PLANO DE ENSINO NÃO FINALIZADO Dados de Identificação Component e Curricular:

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA ANEXO DA RESOLUÇÃO N o 30/2011, DO CONSELHO DE GRADUAÇÃO Faculdade de Engenharia Química COLEGIADO DO CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA 1. IDENTIFICAÇÃO PLANO DE ENSINO COMPONENTE CURRICULAR: Algoritmos e Programação

Leia mais

Curso Superior de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Disciplina: : Algoritmo 2009 / 1

Curso Superior de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Disciplina: : Algoritmo 2009 / 1 Curso Superior de Análise e Desenvolvimento de Sistemas Disciplina: : Algoritmo 2009 / 1 Habilidades - Métodos para construção de algoritmos. - Representação de algoritmos. - Tipos primitivos de dados:constantes

Leia mais

Capítulo 1 - Lógica e Algoritmos

Capítulo 1 - Lógica e Algoritmos 1. Introdução à Lógica de Programação Capítulo 1 - Lógica e Algoritmos A lógica de programação é necessária para pessoas que desejam trabalhar com desenvolvimento de sistemas e programas, ela permite definir

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO Ano Semestre Letivo 2016 Primeiro 1. Identificação Código 1.1 Disciplina: Algoritmos e Programação 1110180

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 05 ETEC Monsenhor Antônio Magliano Código: 088 Município: Garça Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA ANEXO DA RESOLUÇÃO N o 30/2011, DO CONSELHO DE GRADUAÇÃO Instituto de Ciências Agrárias COLEGIADO DO CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL 1. IDENTIFICAÇÃO PLANO DE ENSINO COMPONENTE CURRICULAR: INFORMÁTICA BÁSICA

Leia mais

É neste ponto que entra o conceito de lógica de programação.

É neste ponto que entra o conceito de lógica de programação. AULA 01 OBJETIVO: Desenvolvimento e solução de Algoritmos. LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO A lógica é a ciência do pensamento correto. Esta declaração não implica, contudo, em afirmar que ela seja a ciência da verdade.

Leia mais

LO GICA E TE CNICA DE PROGRAMAC ÃO. TÁSSIO JOSÉ GONÇALVES GOMES

LO GICA E TE CNICA DE PROGRAMAC ÃO. TÁSSIO JOSÉ GONÇALVES GOMES LO GICA E TE CNICA DE PROGRAMAC ÃO TÁSSIO JOSÉ GONÇALVES GOMES www.tassiogoncalves.com.br tassiogoncalvesg@gmail.com INTRODUÇÃO À LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO Lógica Sequência Lógica Instruções Algoritmo Programas

Leia mais

Algoritmos e Programação de Computadores Disciplina:

Algoritmos e Programação de Computadores Disciplina: Algoritmos e Programação de Computadores Disciplina: 113476 Profa. Carla Denise Castanho Universidade de Brasília UnB Instituto de Ciências Exatas IE Departamento de Ciência da Computação CIC 3. REPRESENTAÇÃO

Leia mais

Programação de Redes de Computadores

Programação de Redes de Computadores 1: Introdução 1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA CAMPUS SÃO JOSÉ SANTA CATARINA Programação de Redes de Computadores

Leia mais

Introdução a Programação de Jogos

Introdução a Programação de Jogos Introdução a Programação de Jogos Aula 02 Algoritmos e Ciclo de Desenvolvimento Edirlei Soares de Lima Modelo de um Computador Linguagem de Máquina Um processador executa instruções

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 160 aprovado pela portaria Cetec nº 138 04/10/2012 Etec Sylvio de Mattos Carvalho Código: 103 Município: Matão Eixo Tecnológico: Informação

Leia mais

PLANO DE ENSINO CURSO: ENGENHARIA CIVIL DISCIPLINA: LABORATÓRIO DE PROGRAMAÇÃO I

PLANO DE ENSINO CURSO: ENGENHARIA CIVIL DISCIPLINA: LABORATÓRIO DE PROGRAMAÇÃO I CURSO: ENGENHARIA CIVIL DISCIPLINA: LABORATÓRIO DE PROGRAMAÇÃO I CÓDIGO: RD712 CARGA HORÁRIA: 67 H TURNO: NOTURNO ETAPA: 1ª ANO: 2019 SEMESTRE: 1º TURMA: A PROFESSOR(A): ENIR DA SILVA FONSECA PERFIL DO

Leia mais

Programação Básica de Computadores

Programação Básica de Computadores Programação Básica de Computadores Gabriel M. Miranda gabrielmartinsmiranda@gmail.com DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA CENTRO TECNOLÓGICO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Introdução a Computação O que

Leia mais

DISCIPLINA: Programação de Computadores I

DISCIPLINA: Programação de Computadores I DISCIPLINA: Programação de Computadores I CÓDIGO: 2ECOM.001 Validade: a partir do 1º Semestre de 2007 Carga Horária: Total: 30 horas-aula Semanal: 02 aulas Créditos: 02 Modalidade: Teórica Classificação

Leia mais

Eng. Alimentos PROGRAMA DE DISCIPLINA IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DISCIPLINA PRÉ-REQUISITOS

Eng. Alimentos PROGRAMA DE DISCIPLINA IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DISCIPLINA PRÉ-REQUISITOS PROGRAMA DE DISCIPLINA Semestre 2016.1 IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DISCIPLINA PRÉ-REQUISITOS EXA170 Introdução à Ciência da Computação CURSO DEPARTAMENTO ÁREA Engenharia de Alimentos Ciências Exatas Informática

Leia mais

Capítulo 2 Introdução à Programação

Capítulo 2 Introdução à Programação Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Capítulo 2 Introdução à Programação Prof. Claudinei Dias email: prof.claudinei.dias@gmail.com Plano de Ensino 2. Introdução

Leia mais

Algoritmos e Lógica de Programação 80 horas // 4 h/semana. Conteúdo Programático. Bibliografia... Forma de Avaliação. Novidades

Algoritmos e Lógica de Programação 80 horas // 4 h/semana. Conteúdo Programático. Bibliografia... Forma de Avaliação. Novidades 1 2 Algoritmos e Lógica de Programação 80 horas // 4 h/semana Apresentação da Disciplina Aula 01 Prof. Piva Conteúdo Programático Método para desenvolvimento de algoritmos; A lógica e os algoritmos; O

Leia mais

PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS IV

PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS IV Código: 7141 Disciplina: PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS IV Período: 8 Carga Horária: 60h C.H. Teórica: 0h C.H. Prática: 60h Créditos: 4 Ementa: Implementação dos conceitos fundamentais da orientação a

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE ENGENHARIA CIVIL COLEGIADO DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL PLANO DE CURSO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE ENGENHARIA CIVIL COLEGIADO DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL PLANO DE CURSO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE ENGENHARIA CIVIL COLEGIADO DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL PLANO DE CURSO DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO CÓDIGO: GCI007 TURMA: U PERÍODO/SÉRIE: 1º período

Leia mais

INF 1005 Programação I

INF 1005 Programação I INF 1005 Programação I Aula 02 Algoritmos e Ciclo de Desenvolvimento Edirlei Soares de Lima Modelo de um Computador Linguagem de Máquina Um processador executa instruções de máquina

Leia mais

PLANO DE CURSO. 3. OBJETIVO GERAL DA DISCIPLINA: Desenvolver no aluno uma metodologia de análise de problemas e formulação de algoritmos.

PLANO DE CURSO. 3. OBJETIVO GERAL DA DISCIPLINA: Desenvolver no aluno uma metodologia de análise de problemas e formulação de algoritmos. 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Curso: Bacharelado em Sistemas de Informação Disciplina: Fundamentos da Programação Professor: Esp. Edemilton Alcides Galindo PLANO DE CURSO Código: SIF29 E-mail: edemilton.junior@fasete.edu.br

Leia mais

GFM015 Introdução à Computação. Algoritmos. Ilmério Reis da Silva UFU/FACOM

GFM015 Introdução à Computação. Algoritmos. Ilmério Reis da Silva  UFU/FACOM GFM015 Introdução à Computação Algoritmos Ilmério Reis da Silva ilmerio@facom.ufu.br www.facom.ufu.br/~ilmerio/ic UFU/FACOM Programa 1. Noções básicas sobre os componentes de micro computadores 2.Uso de

Leia mais

Apresentação da disciplina Introdução a Algoritmo e Programação Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Apresentação da disciplina Introdução a Algoritmo e Programação Análise e Desenvolvimento de Sistemas Apresentação da disciplina Introdução a Algoritmo e Programação Análise e Desenvolvimento de Sistemas 1 Introdução a Algoritmo e Programação Informações Gerais Curso: Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Curso EngE.INT - Engenharia de Energia. Ênfase. Disciplina B161S - Introdução à Ciência da Computação I

Plano de Ensino. Identificação. Curso EngE.INT - Engenharia de Energia. Ênfase. Disciplina B161S - Introdução à Ciência da Computação I Plano de Ensino Curso EngE.INT - Engenharia de Energia Ênfase Identificação Disciplina B161S - Introdução à Ciência da Computação I Docente(s) Ricardo Luiz Barros de Freitas Unidade Câmpus Experimental

Leia mais

Fábio Rodrigues / Israel Lucania

Fábio Rodrigues / Israel Lucania Fábio Rodrigues / Israel Lucania Lógica de programação; Sequência lógica; Instruções. Lógica de programação é a técnica de encadear pensamentos para atingir determinado objetivo. Programar não é um ato

Leia mais

Introdução à Programação

Introdução à Programação Introdução à Programação Aula 02 Algoritmos e Ciclo de Desenvolvimento Edirlei Soares de Lima Modelo de um Computador Linguagem de Máquina Um processador executa instruções de máquina.

Leia mais

CURSO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO EM INFORMÁTICA - PLANO DE DISCIPLINA 2015 LINGUAGEM DE PROGRAMACAO 1 LP1

CURSO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO EM INFORMÁTICA - PLANO DE DISCIPLINA 2015 LINGUAGEM DE PROGRAMACAO 1 LP1 1. COMPETÊNCIAS Desenvolver algoritmos através de divisão modular e refinamentos sucessivos. Distinguir e avaliar linguagens e ambientes de programação, aplicando-os no desenvolvimento de software. Interpretar

Leia mais

ALGORITMOS E LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO

ALGORITMOS E LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO ALGORITMOS E LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO Prof. Esp. Fabiano Taguchi http://fabianotaguchi.wordpress.com fabianotaguchi@gmail.com ALGORITMOS E LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO Carga horária: 60 horas/aula Aulas: Sextas

Leia mais

Capítulo 2 Introdução à Programação

Capítulo 2 Introdução à Programação Engenharia Mecânica PROGRAMAÇÃO PARA ENGENHARIA II Capítulo 2 Introdução à Programação Prof. Claudinei Dias email: prof.claudinei.dias@gmail.com Plano de Ensino 2. Introdução à Programação Algoritmo (conceito,

Leia mais

Apresentação da Disciplina

Apresentação da Disciplina Apresentação da Disciplina Aula #1.1 EBS 111 ICC Prof. Luiz Fernando S. Coletta luizfsc@tupa.unesp.br Campus de Tupã Roteiro Objetivos da disciplina; Conteúdo; Metodologia de ensino; Bibliografia; Critérios

Leia mais

Capítulo 2 Introdução à Programação Estrutura de Controle

Capítulo 2 Introdução à Programação Estrutura de Controle Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Capítulo 2 Introdução à Programação Estrutura de Controle Prof. Claudinei Dias email: prof.claudinei.dias@gmail.com

Leia mais

EnsinoTécnicoIntegrado ao Médio.

EnsinoTécnicoIntegrado ao Médio. PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015 EnsinoTécnicoIntegrado ao Médio. Código: 262 ETEC ANHANQUERA Município: Santana de Parnaíba Componente Curricular: Lógica de Programação Eixo Tecnológico: Informação

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EIXO TECNOLÓGICO: Informação e comunicação Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO CURSO: TÉCNICO EM INFORMÁTICA PARA INTERNET SUBSEQUENTE FORMA/GRAU:( )integrado ( x )subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado

Leia mais

PPM CONTEÚDO. Lógica de programação Programação para manufatura Sistemas supervisorios PROGRAMAÇÃO PARA MANUFATURA 05/03/2009

PPM CONTEÚDO. Lógica de programação Programação para manufatura Sistemas supervisorios PROGRAMAÇÃO PARA MANUFATURA 05/03/2009 PPM PROGRAMAÇÃO PARA MANUFATURA CONTEÚDO Lógica de programação Programação para manufatura Sistemas supervisorios 1 LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO Abrangência Introduzir os conceitos básicos relacionados à lógica

Leia mais

Desenvolvimento de Algoritmos. Slides elaborados pela Prof(a). Simone do Rocio Senger de Souza ICMC/USP

Desenvolvimento de Algoritmos. Slides elaborados pela Prof(a). Simone do Rocio Senger de Souza ICMC/USP Desenvolvimento de Algoritmos Slides elaborados pela Prof(a). Simone do Rocio Senger de Souza ICMC/USP Desenvolvimento de algoritmos Na computação, algoritmos representam os passos de um programa um conjunto

Leia mais

Encapsulamento de Código: Funções e Procedimentos

Encapsulamento de Código: Funções e Procedimentos Luciano Moraes Da Luz Brum Universidade Federal do Pampa Unipampa Campus Bagé email: lucianobrum18@gmail.com Encapsulamento de Código: Funções e Procedimentos Sumário Introdução à Funções e Procedimentos

Leia mais

Algoritmos e Técnicas de Programação

Algoritmos e Técnicas de Programação Algoritmos e Técnicas de Programação Introdução filipe.raulino@ifrn.edu.br Créditos O material utilizado neste curso é composto de adaptações dos Slides do Professor Diego Silveira. Objetivos Fazer uma

Leia mais

Programação em C. Victor Amorim dos Santos

Programação em C. Victor Amorim dos Santos Programação em C Victor Amorim dos Santos Apresentação Professor Formação Victor Amorim dos Santos http://inf.ufes.br/~victor.amsantos/ Bacharel Sistemas de Informação - IFES Mestre em Informática - UFES

Leia mais

Programação Estruturada Orientada a Objetos

Programação Estruturada Orientada a Objetos INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE Programação Estruturada Orientada a Objetos Docente: Éberton da Silva Marinho e-mail: ebertonsm@gmail.com eberton.marinho@gmail.com

Leia mais

AULA 02. Lógica de Programação. Centro Educação Profissional Ezequiel Ferreira Lima CEPEF. Curso Técnico em Eletrônica.

AULA 02. Lógica de Programação. Centro Educação Profissional Ezequiel Ferreira Lima CEPEF. Curso Técnico em Eletrônica. Centro Educação Profissional Ezequiel Ferreira Lima CEPEF Curso Técnico em Eletrônica. Prof. Eng. Samuel M. B. Cavalcante Lógica de Programação AULA 02 O que já estudamos? Lógica de programação é a técnica

Leia mais

Algoritmos e Técnicas. Lógica de Programação. É a técnica de encadear pensamento para atingir determinado objetivo.

Algoritmos e Técnicas. Lógica de Programação. É a técnica de encadear pensamento para atingir determinado objetivo. Algoritmos e Técnicas Lógica de Programação É a técnica de encadear pensamento para atingir determinado objetivo. 1 Algoritmos - Conceitos Um algoritmo é uma seqüência de ações (passos) finitas, bem definidas,

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA CATARINENSE - CAMPUS LUZERNA Rua São Roque, 41 - Luzerna/SC CEP Fone: (49)

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA CATARINENSE - CAMPUS LUZERNA Rua São Roque, 41 - Luzerna/SC CEP Fone: (49) PLANO DE ENSINO Curso: ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO Componente Curricular / Carga Horária: Informática para Engenharia / 60 h Professor: Ricardo Antonello Ano / Semestre: 2015/1 1. EMENTA: Noções

Leia mais

Introdução a Programação

Introdução a Programação Introdução a Programação Joyce França Professora de Ciência da Computação - IFNMG Roteiro aula 1 Apresentação da disciplina Definição de algoritmos Plano de Ensino EMENTA OBJETIVOS CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA ANEXO DA RESOLUÇÃO N o 30/2011, DO CONSELHO DE GRADUAÇÃO Instituto de Ciências Agrárias COLEGIADO DO CURSO DE AGRONOMIA 1. IDENTIFICAÇÃO PLANO DE ENSINO COMPONENTE CURRICULAR: INFORMÁTICA BÁSICA UNIDADE

Leia mais

#Conceituação. Algoritmos. Eliezio Soares

#Conceituação. Algoritmos. Eliezio Soares INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS SÃO GONÇALO DO AMARANTE Algoritmos #Conceituação Eliezio Soares Eliezio.soares@ifrn.edu Computadores e Tarefas 1. O computador

Leia mais

ALGORITMOS CONCEITOS PRELIMINARES. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc.

ALGORITMOS CONCEITOS PRELIMINARES. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. ALGORITMOS CONCEITOS PRELIMINARES Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. frozza@ifc-camboriu.edu.br INTRODUÇÃO O computador é uma máquina que executa instruções que resolvem problemas; Para a forma como estas

Leia mais

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO 1

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO 1 LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO 1 Prof. RANILDO LOPES CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Introdução aos conceitos básicos de lógica de programação Fundamentos da Lógica de Programação Tipos e estrutura de dados, variáveis, constantes,

Leia mais

Lógica de Programação Lógica, Conceitos; Fluxo de Controle

Lógica de Programação Lógica, Conceitos; Fluxo de Controle Disciplina: Lógica e Técnicas de Programação CENTRO TERRITORIAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL Lógica de Programação Lógica, Conceitos; Fluxo de Controle Prof. Igor Rangel de Araujo Brito Igor.profcetep@gmail.com

Leia mais

CURSO DE INFORMÁTICA. Algoritmos. Parte 2. Ricardo José Cabeça de Souza

CURSO DE INFORMÁTICA. Algoritmos. Parte 2. Ricardo José Cabeça de Souza CURSO DE INFORMÁTICA Algoritmos Ricardo José Cabeça de Souza Parte 2 Sumário UNIDADE I - ALGORITMOS 1.4 Resolução de Problemas 1.4.1 - Definição do Problema 1.4.2. Análise do Problema 1.4.3 Construção

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Súmula:

PLANO DE ENSINO. Súmula: INF01211 NOME DA DISCIPLINA: Algoritmos e Programação Semestre: 2009/2 Carga horária: 4 h Créditos: 4 Professor: Luis de França G. Ferreira Súmula: Formulação de problemas, construção de algoritmos e implementação

Leia mais

Introdução a Computação

Introdução a Computação Edirlei Soares de Lima Introdução a Computação Aula 02 Lógica de Programação Lógica de Programação Lógica de Programação é a técnica de criar sequências lógicas de ações para atingir

Leia mais

Programação de Computadores III

Programação de Computadores III Programação de Computadores III Introdução a Algoritmos (Parte I) Professor Hugo de Oliveira Barbalho hbarbalho@ic.uff.br Material produzido pelo professor: Leandro Augusto Frata Fernandes (laffernandes@ic.uff.br)

Leia mais

Aula 08 Introdução à Algoritmos. Disciplina: Fundamentos de Lógica e Algoritmos Prof. Bruno Gomes

Aula 08 Introdução à Algoritmos. Disciplina: Fundamentos de Lógica e Algoritmos Prof. Bruno Gomes Aula 08 Introdução à Algoritmos Disciplina: Fundamentos de Lógica e Algoritmos Prof. Bruno Gomes http://www.profbrunogomes.com.br/ Agenda da Aula Introdução aos Algoritmos: Conceitos Iniciais; Programa

Leia mais

Programação de Computadores:

Programação de Computadores: Instituto de C Programação de Computadores: Introdução a Algoritmos (Parte I) Luis Martí Instituto de Computação Universidade Federal Fluminense lmarti@ic.uff.br - http://lmarti.com Roteiro da Aula de

Leia mais

Introdução à Programação. Prof. Gustavo Callou

Introdução à Programação. Prof. Gustavo Callou Introdução à Programação Prof. Gustavo Callou gustavo.callou@ufrpe.br gcallou@gmail.com Roteiro Apresentações; A disciplina: Objetivos; Cronograma; Avaliação; O que é Computação; Breve histórico. Gustavo

Leia mais

Aula 4B. Lógica e Algoritmos. Profª. Fabiany

Aula 4B. Lógica e Algoritmos. Profª. Fabiany Fundamentos de Programação 1 Aula 4B Lógica e Algoritmos. Profª. Fabiany Lógica A lógica de programação é a técnica de encadear pensamentos para atingir determinado objetivo. Sequência Lógica São passos

Leia mais

Programação em C. Victor Amorim dos Santos

Programação em C. Victor Amorim dos Santos Programação em C Victor Amorim dos Santos Apresentação Professor Formação Victor Amorim dos Santos http://inf.ufes.br/~victor.amsantos/ Bacharel Sistemas de Informação - IFES Mestre em Informática - UFES

Leia mais

Apresentação da Disciplina

Apresentação da Disciplina Programação de Computadores Universidade Federal de Ouro Preto Departamento de Ciência da Computação Prof. Reinaldo Silva Fortes www.decom.ufop.br/reinaldo reifortes@iceb.ufop.br Apresentação da Disciplina

Leia mais

Aula 02. Algoritmos e Pseudocódigo

Aula 02. Algoritmos e Pseudocódigo Aula 02 Algoritmos e Pseudocódigo Tópicos Principais Definição de Algoritmo Formas de representação Condicionais Repetições Definição de Algoritmo Um algoritmo é uma sequência de ações que resolve um problema.

Leia mais

Noções de algoritmos - Aula 1

Noções de algoritmos - Aula 1 Noções de algoritmos - Aula 1 Departamento de Física UFPel Definição de algoritmo Sequência ordenada e finita de operações para a realização de uma tarefa. Tarefa: Experimento de Física I. Passo 1: Reunir

Leia mais

Computação I: Representações de Algoritmos

Computação I: Representações de Algoritmos Computação I: Representações de Algoritmos reginaldo.re@utfpr.edu.br * Parte da apresentação foi gentilmente cedida pelo prof. Igor Steinmacher Agenda Objetivos Relembrando... Algoritmos para desenvolver

Leia mais