QSPIC40 Manual do usuário Ver 1.0

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "QSPIC40 Manual do usuário Ver 1.0"

Transcrição

1 QSPIC40 Manual do usuário Ver 1.0

2 Introdução: É um excelente kit de microcontrolador da família PIC18F e PIC16F da Microchip. O kit QSPIC40 é um kit de desenvolvimento e aprendizagem utilizando microcontroladores de 40 pinos RISC PIC da empresa Microchip (www.microchip.com). Os microcontroladores PIC são microcontroladores de 8 bits muito populares entorno do mundo e são utilizados em diversos equipamentos eletrônicos, desde equipamentos domésticos à equipamentos industriais. Este kit é uma ferramenta bastante interessante devido aos seus ótimos recursos de periférico, podendo ser utilizadas em cursos técnicos, universidades e também em projetos, garantindo rapidez no desenvolvimento de produtos que utilizem esta fantástica família de microcontroladores. O kit possui as seguintes características: Microcontrolador PIC18F4520-I/SP ou qualquer outro microcontrolador de 40 pinos da família PIC16F e PIC18F.. Extremamente rápido tendo um ciclo de máquina igual a quatro período de clock. Teoricamente 3 vezes mais rápido que o 8051 para uma mesma frequência de clock. Memória flash de 32 Kbytes bytes de memória RAM interna. 256 bytes de memória não volátil EEprom. Um conversores AD de 10 bits com 13 entradas multiplexadas. 1 contadores de 8 bits e 3 de 16 bits com prescalers e postscalers. RTC com oscilador separado. Comunicação assíncrona UART e síncrona SPI master e slave e I2C (MSSP). 2 PWM para controle de cargas como por exemplo motores CC. Oscilador interno ou externo selecionável via programação de fuses. Alimentação do microcontrolador de 2,0V à 5,5V. O Kit fornece 5V estabilizado. Oscilador de 8Mhz no Kit. Até 36 I/Os disponíveis para uso geral usando PIC18F4520. Entrada de tensão de 4,096V como referencia externa para o ADC utilizando MCP1541. Alimentação de 12V com proteção de inversão de polaridade. Regulador de 5.0V para o microcontrolador e periféricos. Relê para acionar cargas AC e DC de média potência. Um buzzer para uso geral. Oito teclas do tipo push-button com seleção via jumper para alto ou baixo. Um trimpot para testar o conversor AD. Uma referencia externa estável de 4,096V (MCP1541) Todos os pinos do microcontrolador estão sinalizados na placa. Oito leds para uso geral. Três display de 7 segmentos do tipo anodo comum vermelho. Um display LCD de 2x16 com backlight e ajuste de contraste. Um display GLCD de 128x64 pixels com backlight e ajuste de contraste. Uma comunicação serial RS232. Sistema com jumper para selecionar os perifériocos do kit. Cinco portas de expansão para uso geral. Conector para gravação In-Circuit via SPI.

3 Cristal de 8Mhz para uso como oscilador externo. Pés de borracha para melhor fixação na bancada. Um botão de reset para microcontrolador. Um push-button para testar a interrupção externa (INT0). Principais aplicações do kit QSPIC40: Treinamento em escolas técnicas e faculdades. Desenvolvimento de códigos em assembly e em linguagem C. Desenvolvimento de protótipos e projetos. Estudo da arquitetura do microcontrolador PIC. Itens que acompanham o kit: 1 Placa QSPIC40. 1 gravador QSPICD. Veja em nosso site o opcional QSPICD-ZIF (www.qsptec.com) Uma fonte chaveada de 12V 1A e entrada bivolt de 90 à 240 Vac. CD com manual, exemplos de código, compiladores C demo MikroC, C18 e MPLAB 8, MPLABX, softwares de gravação PICKIT2, datasheets e esquemático do kit. 1 Cabo serial para comunicação RS Cabo USB para o gravador USB. Garantia de 6 meses contra defeito de fabricação.

4 Descrição dos esquemáticos 1. Circuito da fonte de alimentação Na figura acima pode-se ver o circuito de alimentação do kit QSPIC40. Ele é composto por um regulador linear 7805 em conjunto com um dissipador de calor. O LED2 quando aceso indica que a fonte de alimentação esta ligada. Esta fonte possui um diodo D2 o qual protege os circuitos contra inversão de polaridade na entrada do Jack CN4 da fonte de alimentação. Esta fonte pode operar entre 7,5V até 15 volts sendo que o kit já vem com uma fonte chaveada de 12V e 1000mA. Na figura abaixo pode-se ver o circuito de alimentação da placa QSPIC40. Junção Terra digital com analógico Todo layout foi desenvolvido com muito cuidado pensando em qualidade dos sinais analógicos. Desta forma foi criado um plano de terra analógico e um plano de terra digital. Esses planos se unem em apenas um ponto próximo da fonte de alimentação. A união se dá em SJ1 como mostra a figura acima.

5 2. Circuito de comunicação serial Este kit é dotado de um circuito de comunicação serial RS232. O qual pode ser utilizado para comunicações com um computador que tenha esta interface. O circuito integrado responsável por ajustar os níveis de tensão para o computador é o MAX232 (U2). Neste circuito não está disposto os sinais de controle CTS, RTS, DSR, CD e DTR, somente os sinais de transmissão e recepção TX e RX. Na figura acima pode-se ver um exemplo de aplicação conectando um microcontrolador PIC16F887 à um computador. Na figura abaixo pode-se ver o circuito RS232 na placa com um conector DB9 fêmea.

6 3. Circuito do microcontrolador Na figura acima pode-se ver o microcontrolador PIC18F4550, PIC18F4520 ou o PIC16F887 que possuem pinos compatíveis. A placa vem com o PIC18F4520-I/P que possui mais memória de programa e de dados mas não contém USB. Qualquer microcontrolador de 40 pinos das famílias 16F e 18F podem ser usados neste Kit. O pino 9 é o pino de reset e pode ser ativado pressionando a chave SW1. O indutor L1 filtra a tensão de alimentação 5V digital fornecendo uma tensão mais limpa ao chip de referencia analógico U3 (MCP1541). Isto é necessário para que se tenha uma melhor digitalização dos

7 sinais presentes nas entradas analógicas do microcontrolador quando este chaveia para uma referência externa. O pino 5 (RA3) é a referencia de tensão para o circuito conversor analógico-digital, fornecendo uma tensão de 4,096V através do circuito integrado U3 MCP1541. Com esta tensão é possível ter uma resolução de 4mV em 10 bits, ou seja, um LSB de 4mV. Os pinos 13 e 14 recebem os sinais do cristal oscilador de 8Mhz podendo também serem configurados como pinos de entrada e saída de uso geral. E por último temos o circuito de interrupção externa que pode ser gerado pressionando a chave SW2. Para ativar o uso deste circuito deve-se conectar o jumper JP5. No microcontrolador pode configurar a interrupção na borda de descida ou de subida. Na figura abaixo pode-se ver o microcontrolador na placa QSPIC40. Pode-se perceber o cuidado ao desenvolver o layout desta placa. Ela possui todos os sinais do microcontrolador marcados na serigrafia da placa, isto facilita em muito o uso de multímetro e osciloscópios no momento de se querer visualizar esses sinais. 4. Circuito para teste do conversor analógico digital. Este circuito é composto por um trimpot P1 de 10K que ajusta uma tensão para a entrada AN0 do conversor AD do microcontrolador (RA0). A faixa de tensão deste sinal vai de zero volts à 5.0V, que é a tensão do circuito de referencia interna. O jumper JP7 habilita ou desabilita a entrada deste sinal. Abaixo tem-se a figura do circuito que fornece a tensão analogia ao conversor AD.

8 Um resistor R21 de 100R protege a fonte de alimentação caso o trimpot esteja voltado para algum extremo VCC ou GND e a chave push-button RA0 seja pressionada. Para ver mais detalhes do circuito que está ligado ao pino RA0, veja o circuito dos push-buttons. 5. Circuito do buzzer Este circuito usa um buzzer ativo que é acionado pelo transistor NPN Q1. Quando o sinal BEEP estiver em nível lógico alto o transistor Q1 é saturado e liga então o buzzer. Em nível lógico zero desliga-se o buzzer. O sinal BEEP vem do jumper JP8. O pino do microcontrolador que aciona o buzzer é o RB7. Veja na figura abaixo o circuito do buzzer.

9 6. Circuito seletor de objetos A seleção dos periféricos do kit é feita via jumper em cada circuito do módulo periférico. Não há uma chave Dip-Switch que faz esta seleção, como encontrado em nossos outros kits. 7. Circuito de gravação O conector CN1 é usado para conectar o gravador USB. Este conector é um padrão da Mikroelektronika (www.mikroe.com) para 10 vias, podendo ser utilizado qualquer gravador com este padrão. Os sinais presentes neste conector são o VPP (RE3), PGD (RB7) (Dados de gravação), PGC (RB6) (Clock de gravação), GND e Vcc. Na figura abaixo pode-se ver ligação do flat-cable do gravador USB no conector CN1. Recomendamos para este kit o nosso gravador QSPICD-ZIF, mostrado na figura abaixo. Este gravador já possui um soquete textool para gravação dos microcontroladores fora da placa, além da gravação In-Circuit. Para saber mais deste gravador ou outros produtos nossos, consulte nossa página

10 8. Portas de expansão As portas de expansão são usadas para se conectar outros circuitos que não estão presentes na placa do kit, mas que o projetista necessita em seu desenvolvimento. Este kit pode ser usado para o aprendizado ou também para o desenvolvimento de projetos eletrônicos. Desta forma será possível e necessário muitas vezes acrescentar outros circuitos dedicados nesta placa. As portas de expansão são usadas com este propósito. Veja na figura abaixo os conectores de expansão. As portas de expansão deste kit são perfeitamente compatíveis com todos os módulos de periférico da empresa Mikroelektronika Não se esquecer de desligar os jumpers dos periféricos que não serão usados na porta de expansão. Na figura abaixo pode-se ver o circuito eletrônico das portas de expansão. Sempre o pino 1 será o GND e o 2 o VCC. Os demais pinos são os das portas do microcontrolador Rx0 até Rx7, onde x representa a porta A, B, C, D e E. 9. Circuito do barramento de leds Na figura acima pode-se ver o circuito com oito leds. Eles são acionados em nível lógico baixo e estão conectados ao PORTC do microcontrolador. O RN2 é uma rede resistiva de 2K2 que

11 limita a corrente dos leds. O sinal BLED vem do jumper JP12 e quando ligado habilita a alimentação desses leds. Abaixo pode-se ver o circuito dos 8 leds da placa. Os leds são todos de alto brilho e baixo consumo. Abaixo tem-se um exemplo de código que se encontra no CD do kit para piscar os leds em intervalo de 100 ms. 10. Circuito do módulo Dip-Switch S1.

12 Neste circuito existe uma chave de 8 vias que liga os pinos da porta A do microcontrolador aos resistores da rede resistiva RN1. Esta rede resistiva pode ser configurada como pull-up ou pulldown, dependendo de como se conecta o jumper JP10. A tabela abaixo mostra tal ligação. Ligação JP10 Estado 1 com 2 Pull-Down 2 com 3 Pull-Up Na figura abaixo pode-se ver este circuito na placa do kit QSPIC40. Na serigrafia da placa está sinalizada com UP ou DOWN indicando a situação mostrada na tabela anterior. Também sinaliza o bit da porta A, indo de 0 à 7. Para se ligar um determinado pino ao resistor coloca-se a chave na posição ON indicada no corpo do componente S Circuito do relê Este circuito é parecido com o circuito do Buzzer. É usado um transistor NPN de sinal para se ligar um relê K1. O diodo D3 protege o transistor Q5 no momento em que se desliga o relê e a energia armazenada na bobina do relê devolva para o circuito. O sinal RELE poderá ser conectado ao bit 6 da porta B ligando-se o jumper JP14. Os sinais de saída do relê estão

13 dispostos no conector CN5. A máxima corrente e tensão suportada pelo relê e pelas trilhas da placa estão marcadas na serigrafia do kit. Abaixo temos a visualização delas. Relê de média potência Especificações de corrente e tensão do relê Abaixo temos uma tabela que mostra o estado relê conforme o nível de sinal do relê. Nível do sinal do relê RELE = 1 RELE = 0 Estado do relê Ligado Desligado

14 12. Circuito do módulo de push-buttons. O kit possui 8 chaves de pressão do tipo push-button. São chaves normalmente aberta e ao pressionar elas fecham. Este circuito pode ser configurado para ao ligar fornecer um nível de tensão alto ou baixo. O nível depende de como estará ligado o jumper JP11. As oito chaves estão ligadas na porta A e devem ser usadas em conjunto com os resistores da rede resistiva RN1. Podendo ser configuradas para pull-up ou pull-down. Ligação JP2 Ao pressionar 1 com 2 Fornece nível 0 2 com 3 Fornece nível 1 Abaixo pode-se ver o circuito dos 8 push-buttons na placa do kit QSPIC40. Seleciona nível alto 1 ou nível baixo 0 No layout da placa existe uma marcação para cada push-button, indicando em qual pino está ligado a chave em uso. Por exemplo, a chave SW3 está ligada ao pino 0 da porta A, RA0 e assim por diante.

15 13. Circuito dos displays alfanumérico e gráfico. Acima temos os circuitos do display LCD 2x16 alfanumérico e do display gráfico 128x64 pixels. A porta D conecta o barramento de dados do display gráfico e os quatro bits mais significativos (DB0 à DB7) do portb conectam no barramento do display LCD 2x16. O sinal EN do display LCD está conectado ao pino RB5 do microcontrolador e o sinal ENB do GLCD ao pino RB4. Este é o sinal que habilita a escrita nos displays. O kit suporta um display de cada vez, não é possível ligar o display gráfico ao mesmo tempo do display alfanumérico. O trimpot P2 ajusta o contraste dos display. É necessário configurar o jumper JP13 para o display que estiver sendo usado. Abaixo tem-se uma tabela que mostra estas funções. Ligação JP3 Contraste 1 com 2 Ajuste display alfanumérico LCD 2 com 3 Ajuste display gráfico GLCD Abaixo podemos ver os dois barramentos dos displays. Para o LCD Para o GLCD

16 14. Circuito dos displays de 7 segmentos O kit possui três displays de sete segmentos multiplexados na porta C. Os displays são habilitados nos bits 0, 1 e 2 da port E. Existe um resistor de 270R para cada segmento mais o ponto do display para se limitar a corrente nos leds do display. Para habilitar cada display é necessário injetar um nível lógico zero na base do transistor PNP através dos resistores de base. O sinal 7SEG poderá ser conectado à via de alimentação por meio do jumper JP9. Os displays usados são todos anodo comum. Abaixo pode-se ver o circuito do display de sete segmentos.

17 15. Visão geral do kit QSPAVR40 Comunicação serial Saída do relê Interrupção externa Fonte 5V Contraste displays Trimpot ADC Buzzer Microcontrolador PIC18Fxxxx Reset Conector de gravação Conector USB Chave Dip-Switch Portas de expansão Capacitor do core USB Push-Buttons 16. Gravador USB Display LCD e GLCD Barramento de Leds Display 7 segmentos Na figura acima pode-se ver o gravador USB. Este gravador pode ser usado com os seguintes softwares que já acompanham no CD do Kit: MPLAB, MPLABX e PICKIT2. Para se gravar o firmware no microcontrolador é necessário conectar-se o gravador em uma das portas disponíveis do computador ou notebook e o outro conector ao conector CN1 do kit QSPIC Instalação do drive do gravador. Para se instalar o drive do gravador é necessário primeiro instalar um dos software que acompanha o produto, seja o MPLAB, MPLABX ou o PICKIT2. Após a instalação de um desses programas e a conexão do gravador ao computador, será instalado automaticamente os drives necessários.

18 18. Gravando o microcontrolador do Kit usando o programa PICKIT2. Após a instalação dos softwares e drive, clique duas vezes no ícone do programa PICKIT2 localizado na área de trabalho. Tenha certeza de ter feito todas as ligações necessárias entre o gravador e o kit e também do gravador ao computador ou notebook. Irá abrir o programa abaixo. Se tiver tudo correto, irá mostrar o microcontrolador usado no kit e também indicando que o gravador esta conectado ao computador. Ele aparecerá como PICKIT2, porque é um gravador equivalente ao original da Microchip. Para se gravar um arquivo Hexadecimal no microcontrolador, vá em File -> Import -> Irá abrir uma janela, navegue em seu computador e procure o arquivo que deseja gravar. Importante é que o software já filtra os arquivos mostrando apenas aqueles que possuem extensão hex. Selecionado o arquivo correto, o software irá mostrar na tela de log o estado da importação no buffer do software, como mostra abaixo.

19 Após este processo, basta clicar em Write e a gravação dará inicio. Após a gravação, o software irá mostrar se tudo ocorreu de forma correta, mostrando uma mensagem sobre uma tarja em verde. Neste momento o microcontrolador já estará rodando o seu programa e executando todas as tarefas que você desenvolveu para ele. 19. Apagando o microcontrolador do Kit usando o programa PICKIT2. Para apagar o microcontrolador basta clicar no botão Erase, como mostra na figura abaixo.

20 20. Verificando se está apagado o microcontrolador do Kit usando o programa PICKIT2. Para verificar se o microcontrolador está apagado, basta clicar no botão Blank Check, como mostra na figura abaixo. 21. Lendo o microcontrolador do Kit usando o programa PICKIT2. Para ler o conteúdo do microcontrolador, basta clicar no botão Read, como mostra na figura abaixo. Se o microcontrolador estiver com o seu bit de proteção ativado, não será possível sua leitura, retornando apenas Quaisquer outras informações ou dúvidas, envie um para A QSP terá um prazer em fornecê-las.

Kit de desenvolvimento de PIC16F ou PIC18F QSPIC28 Manual do usuário Versão 1.1 (2010)

Kit de desenvolvimento de PIC16F ou PIC18F QSPIC28 Manual do usuário Versão 1.1 (2010) Kit de desenvolvimento de PIC16F ou PIC18F QSPIC28 Manual do usuário Versão 1.1 (2010) QSP Tecnologia www.qsptec.com Av. Nova Cantareira 4798 Sala 01/02 Tel: 0xx11 2924-3323 Email: vendas@qsptec.com Copyright

Leia mais

Suporta os microcontroladores: R. Leonardo da Vinci, 883 - Campinas/SP CEP 13.077-009 F.: (19) 4141.3351 / 3304.1605

Suporta os microcontroladores: R. Leonardo da Vinci, 883 - Campinas/SP CEP 13.077-009 F.: (19) 4141.3351 / 3304.1605 Suporta os microcontroladores: PIC16F877A, PIC18F452, PIC18F4520, PIC18F4550, PIC 18F876A, PIC18F252, PIC18F2550 e outros com 28 e 40 pinos O Kit de desenvolvimento ACEPIC PRO V2.0 foi projetado tendo

Leia mais

Kit de desenvolvimento ACEPIC 40N

Kit de desenvolvimento ACEPIC 40N Kit de desenvolvimento ACEPIC 40N O Kit de desenvolvimento ACEPIC 40N foi desenvolvido tendo em vista a integração de vários periféricos numa só placa, além de permitir a inserção de módulos externos para

Leia mais

Módulo de Desenvolvimento PIC16F877A

Módulo de Desenvolvimento PIC16F877A Objetivos: Módulo de Desenvolvimento PIC16F877A Realizar programação e projetos com microcontroladores e seus periféricos, integrando sistemas analógicos e digitais com a utilização de compilador (Mikro

Leia mais

Cerne Tecnologia e Treinamento. E-mail: cerne@cerne-tec.com.br MSN: cerne-tec@hotmail.com Skipe: cerne-tec. www.cerne-tec.com.br

Cerne Tecnologia e Treinamento. E-mail: cerne@cerne-tec.com.br MSN: cerne-tec@hotmail.com Skipe: cerne-tec. www.cerne-tec.com.br Cerne Tecnologia e Treinamento Tutorial para Testes na Placa PIC MASTER PLUS (21) 4063-9798 (11) 4063-1877 E-mail: cerne@cerne-tec.com.br MSN: cerne-tec@hotmail.com Skipe: cerne-tec www.cerne-tec.com.br

Leia mais

Cerne Tecnologia e Treinamento

Cerne Tecnologia e Treinamento Tecnologia e Treinamento Tutorial para Testes na Placa Cerne Ultrassom (21)4063-9798 (11)4063-1877 Skype: cerne-tec MSN: cerne-tec@hotmail.com www.cerne-tec.com.br Kits Didáticos e Gravadores da Cerne

Leia mais

Cerne Tecnologia e Treinamento

Cerne Tecnologia e Treinamento Tecnologia e Treinamento Tutorial para Testes no conversor RS232 Ethernet (21)4063-9798 (11)4063-1877 Skype: cerne-tec MSN: cerne-tec@hotmail.com www.cerne-tec.com.br Kits Didáticos e Gravadores da

Leia mais

Cerne Tecnologia e Treinamento (21) 4063-9798 (11) 4063-1877 E-mail: cerne@cerne-tec.com.br MSN: cerne-tec@hotmail.com Skipe: cerne-tec

Cerne Tecnologia e Treinamento (21) 4063-9798 (11) 4063-1877 E-mail: cerne@cerne-tec.com.br MSN: cerne-tec@hotmail.com Skipe: cerne-tec Tecnologia e Treinamento Tutorial para Testes na Placa Cerne Zig Bee (21) 4063-9798 (11) 4063-1877 E-mail: MSN: cerne-tec@hotmail.com Skipe: cerne-tec Kits Didáticos e Gravadores da Cerne Tecnologia A

Leia mais

C Joice Barbosa Magalhães Revisão da placa e dados do 19/04/2010 manual D Cássio Almeida da Gama Adequação à nova codificação 05/01/2012

C Joice Barbosa Magalhães Revisão da placa e dados do 19/04/2010 manual D Cássio Almeida da Gama Adequação à nova codificação 05/01/2012 .. Kit de desenvolvimento XM111 Revisão Principais Autores Descrição da Versão Término A José Domingos Adriano Versão inicial 08/02/2006 Amin Yossef Helou B Marcelo M. Maia do Couto Atualização dos descritivos;

Leia mais

Manual do Usuário PK2Lab USB. Placa de desenvolvimento para microcontroladores PIC16F877 e PIC18F4550 Microchip

Manual do Usuário PK2Lab USB. Placa de desenvolvimento para microcontroladores PIC16F877 e PIC18F4550 Microchip Manual do Usuário PK2Lab USB Placa de desenvolvimento para microcontroladores PIC16F877 e PIC18F4550 Microchip Conteúdo Gravador On-Board... 3 Gravação do arquivo gerado... 3 Dispositivos suportados...

Leia mais

Cerne Tecnologia e Treinamento (21) 4063-9798 (11) 4063-1877 E-mail: cerne@cerne-tec.com.br MSN: cerne-tec@hotmail.com Skipe: cerne-tec

Cerne Tecnologia e Treinamento (21) 4063-9798 (11) 4063-1877 E-mail: cerne@cerne-tec.com.br MSN: cerne-tec@hotmail.com Skipe: cerne-tec Cerne Tecnologia e Treinamento Tutorial para a USBCOM (21) 4063-9798 (11) 4063-1877 E-mail: cerne@cerne-tec.com.br MSN: cerne-tec@hotmail.com Skipe: cerne-tec www.cerne-tec.com.br Kits Didáticos e Gravadores

Leia mais

Figura 01 Visão Geral da Placa

Figura 01 Visão Geral da Placa 1. Hardware O kit de FPGA é formado por periféricos que possibilitam sua interação com sinais de áudio, display gráfico e alfanumérico, comunicação serial e USB, codec de áudio, chaves para simulação e

Leia mais

Cerne Tecnologia e Treinamento

Cerne Tecnologia e Treinamento Tecnologia e Treinamento Tutorial para Testes na Placa AVR MASTER (21)4063-9798 (11)4063-1877 Skype: cerne-tec MSN: cerne-tec@hotmail.com www.cerne-tec.com.br Kits Didáticos e Gravadores da Cerne Tecnologia

Leia mais

Cerne Tecnologia e Treinamento

Cerne Tecnologia e Treinamento Tecnologia e Treinamento Tutorial de Instalação da Placa de Catraca Skype: cerne-tec MSN: cerne-tec@hotmail.com (21)4063-9798 (11)4063-1877 www.cerne-tec.com.br Kits Didáticos e Gravadores da Cerne Tecnologia

Leia mais

ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. DESCRIÇÃO DO PICKIT2... 4. 2.1. Ligação da porta USB... 4. 2.2. LEDs de estado... 4. 2.3. Botão... 5

ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. DESCRIÇÃO DO PICKIT2... 4. 2.1. Ligação da porta USB... 4. 2.2. LEDs de estado... 4. 2.3. Botão... 5 MANUAL PICKIT2 ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. DESCRIÇÃO DO PICKIT2... 4 2.1. Ligação da porta USB... 4 2.2. LEDs de estado... 4 2.3. Botão... 5 2.4. Conector de programação... 5 2.5. Slot para chaveiro...

Leia mais

Guia do Usuário Starterkit NXP

Guia do Usuário Starterkit NXP Guia do Usuário Starterkit NXP Starterkit NXP 02/03/2011 Sumário Apresentação... 4 1. Microcontroladores suportados... 6 2. Hardware... 9 2.1. Microcontrolador LPC2104... 9 2.2. Botões... 9 2.3. LED s...

Leia mais

Sistema de Detecção de Vazamento de Gás

Sistema de Detecção de Vazamento de Gás Manual do Sistema Blockgas SB330 CB530 SB330 SB80 atende normas: NBR16186 de 06/2013 NBR16069 de 04/2010 NR 36 Apresentação do sistema: Composto por 3 módulos de equipamentos eletrônicos e 1 software de

Leia mais

QSPAVR40 Manual do usuário Ver 1.0

QSPAVR40 Manual do usuário Ver 1.0 QSPAVR40 Manual do usuário Ver 1.0 Introdução: É um excelente kit de microcontrolador da família Mega AVR da Atmel. O kit QSPAVR40 é um kit de desenvolvimento e aprendizagem utilizando microcontroladores

Leia mais

Cerne Tecnologia e Treinamento

Cerne Tecnologia e Treinamento Tecnologia e Treinamento Tutorial para Testes na Placa DataLogger (21)4063-9798 (11)4063-1877 Skype: cerne-tec MSN: cerne-tec@hotmail.com www.cerne-tec.com.br Kits Didáticos e Gravadores da Cerne Tecnologia

Leia mais

(21) 4063-9798 (11) 4063-1877 (21) 8831-6621 Skype: cerne-tec MSN: cerne-tec@hotmail.com www.cerne-tec.com.br

(21) 4063-9798 (11) 4063-1877 (21) 8831-6621 Skype: cerne-tec MSN: cerne-tec@hotmail.com www.cerne-tec.com.br (21) 4063-9798 (11) 4063-1877 (21) 8831-6621 Skype: cerne-tec MSN: cerne-tec@hotmail.com www.cerne-tec.com.br Manual do Usuário Placa CLPIC Índice 1. Introdução... 03 2. Chapeado da Placa... 04 3. Conector

Leia mais

Plataforma de desenvolvimento dspic - SIGMA128 -

Plataforma de desenvolvimento dspic - SIGMA128 - T e c n o l o g i a Plataforma de desenvolvimento dspic - SIGMA128 - Os melhores e mais modernos MÓDULOS DIDÁTICOS para um ensino tecnológico de qualidade. DESENVOLVIMENTO INTRODUÇÃO Plataforma de desenvolvimento

Leia mais

Manual (versão 1.4) Kit 8051 Study

Manual (versão 1.4) Kit 8051 Study Manual (versão 1.4) Kit 8051 Study Microgenios Soluções Eletrônicas Ltda. ME - ano 2010 Todos os direitos reservados Proibida cópia integral ou parcial do material aqui contido www.microgenios.com.br Sumário

Leia mais

1- Scilab e a placa Lab_Uino. 2- Instalação do ToolBox

1- Scilab e a placa Lab_Uino. 2- Instalação do ToolBox 1- Scilab e a placa Lab_Uino A placa Lab_Uino, é uma plataforma aberta para aprendizagem de sistemas microprocessados. Com a utilização de um firmware especifico a placa Lab_Uino é reconhecido pelo sistema

Leia mais

Todos os produtos são desenvolvidos e produzidos no Brasil!

Todos os produtos são desenvolvidos e produzidos no Brasil! CATÁLOGO DE PRODUTOS 01/2014 A MBTech é uma empresa focada em soluções tecnológicas e desenvolvimento de produtos que aliam a inovação tecnológica ao perfil da indústria brasileira. Com equipe de desenvolvimento

Leia mais

MicroLab X1 v1.4. Manual de Instruções REV 1.2

MicroLab X1 v1.4. Manual de Instruções REV 1.2 MicroLab X1 v1.4 Manual de Instruções REV 1.2 Apresentação A Microlab X1 é uma placa de desenvolvimento multi-plataformas, que permite o projeto e desenvolvimento de circuitos eletrônicos contendo microcontroladores,

Leia mais

Guia do Usuário Ferramenta de Desenvolvimento McBoard (dspic33f\ LPC2138\ LPC2368)

Guia do Usuário Ferramenta de Desenvolvimento McBoard (dspic33f\ LPC2138\ LPC2368) Guia do Usuário Ferramenta de Desenvolvimento McBoard (dspic33f\ LPC2138\ LPC2368) McBoard LPC dspic 02/03/2011 Sumário Apresentação... 5 1. Hardware... 9 1.1. Microcontrolador... 9 1.2. LCD alfanumérico...

Leia mais

Guia do Usuário Placa de Desenvolvimento McLab1

Guia do Usuário Placa de Desenvolvimento McLab1 Placa de Desenvolvimento McLab1 Sumário 1. APRESENTAÇÃO...3 2. HARDWARE...4 2.1. MICROCONTROLADOR PIC16F628A...4 2.2. DISPLAYS DE 7 SEGMENTOS...5 2.3. TECLAS...5 2.4. LEDS...6 2.5. LÂMPADA...6 2.6. BOTÃO

Leia mais

Capítulo 12. Projeto 5 Controle de Motores de Passo. 12.1 Circuito e Funcionamento

Capítulo 12. Projeto 5 Controle de Motores de Passo. 12.1 Circuito e Funcionamento Capítulo 12 Projeto 5 Controle de Motores de Passo A crescente popularidade dos motores de passo deve-se a sua adaptação à lógica digital. Estes dispositivos são usados em inúmeras aplicações, tais como:

Leia mais

Hamtronix CONTROLE REMOTO DTMF. CRD200 - Manual de Instalação e Operação. Software V 2.0 Hardware Revisão B

Hamtronix CONTROLE REMOTO DTMF. CRD200 - Manual de Instalação e Operação. Software V 2.0 Hardware Revisão B Hamtronix CRD200 - Manual de Instalação e Operação Software V 2.0 Hardware Revisão B INTRODUÇÃO Índice...01 Suporte On-line...01 Termo de Garantia...01 Em Caso de Problemas (RESET)...01 Descrição do Produto...02

Leia mais

Cerne Tecnologia e Treinamento

Cerne Tecnologia e Treinamento Tecnologia e Treinamento Tutorial para Testes na Placa GSM I/O (21)3062-1711 (11)4063-1877 Skype: suporte.cerne-tec MSN: suporte.cerne-tec@hotmail.com www.cerne-tec.com.br Kits Didáticos e Gravadores da

Leia mais

Laboratório de Processadores Confecção das PCIs

Laboratório de Processadores Confecção das PCIs Laboratório de Processadores Confecção das PCIs Para a confecção das PCIs (Placa de Circuito Impresso) foram compiladas algumas sugestões práticas para o bom desenvolvimento das mesmas. Estas recomendações

Leia mais

www.vwsolucoes.com Copyright 2011 VW Soluções

www.vwsolucoes.com Copyright 2011 VW Soluções 1 Apresentação O adaptador ADP.v01 é utilizado para facilitar a instalação de display Lcd 16x2 ou display Lcd 20x4 nos CLP PIC28 ou CLP PIC40 através de um flat cable de 10vias de acordo com a necessidade

Leia mais

Maxwell Bohr Instrumentação Eletrônica Ltda. Rua Porto Alegre, 212 Londrina PR Brasil http://www.maxwellbohr.com.br KDE50. Kit Didático de Eletrônica

Maxwell Bohr Instrumentação Eletrônica Ltda. Rua Porto Alegre, 212 Londrina PR Brasil http://www.maxwellbohr.com.br KDE50. Kit Didático de Eletrônica Maxwell Bohr Instrumentação Eletrônica Ltda. Rua Porto Alegre, 212 Londrina PR Brasil http://www.maxwellbohr.com.br KDE50 Kit Didático de Eletrônica MANUAL Jul / 2011 Sumário 1.Descrição Geral...2 2.Composição

Leia mais

Indicador de pesagem. WT3000-I-Plus. Manual Técnico. Versão 04, Revisão 05. Soluções Globais em Sistemas de Pesagem

Indicador de pesagem. WT3000-I-Plus. Manual Técnico. Versão 04, Revisão 05. Soluções Globais em Sistemas de Pesagem Indicador de pesagem Manual Técnico Versão 04, Revisão 05 Soluções Globais em Sistemas de Pesagem Obrigado por escolher a WEIGHTECH! Agora, além de adquirir um equipamento de excelente qualidade, você

Leia mais

Cerne Tecnologia e Treinamento

Cerne Tecnologia e Treinamento Tecnologia e Treinamento Tutorial para Testes na Placa de I/O Ethernet Kits Didáticos e Gravadores da Cerne Tecnologia A Cerne tecnologia têm uma linha completa de aprendizado para os microcontroladores

Leia mais

Desenvolvendo Projetos em BASIC para o Microcontrolador AT89S8252. Com base no BASCOM - Teoria e Prática. Autor: Vitor Amadeu Souza

Desenvolvendo Projetos em BASIC para o Microcontrolador AT89S8252. Com base no BASCOM - Teoria e Prática. Autor: Vitor Amadeu Souza Desenvolvendo Projetos em BASIC para o Microcontrolador AT89S8252 Com base no BASCOM - Teoria e Prática Autor: Vitor Amadeu Souza Dedicatória Dedico este livro a minha querida noiva Renata Leal. Que preciosos

Leia mais

Conhecendo o PIC16F877 Microcontrolador de 8 bits da Microchip Co.

Conhecendo o PIC16F877 Microcontrolador de 8 bits da Microchip Co. Programação Daniel Corteletti Aula 2 Página 1/6 Conhecendo o PIC16F877 Microcontrolador de 8 bits da Microchip Co. O microcontrolador PIC16F877 pode ser encontrado em diversos encapsulamentos: PDIP, QFP,

Leia mais

Medidor Powersave V2 USB

Medidor Powersave V2 USB Medidor Powersave V2 USB O medidor é formado por uma caixa plástica contendo uma placa eletrônica, uma tomada macho, uma tomada fêmea, um conector H, um barramento lateral, um conector USB e leds indicativos.

Leia mais

MANUAL TÉCNICO DA CENTRAL FÊNIX-20L

MANUAL TÉCNICO DA CENTRAL FÊNIX-20L MANUAL TÉCNICO SUMÁRIO CARACTERÍSTICAS GERAIS... 3 PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS... 3 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS... 3 PAINEL... 4 FUNÇÕES DO PAINEL... 4 FUNÇÕES INTERNAS PLACA DE CONTROLE... 6 FUNÇÕES INTERNAS

Leia mais

Indicador de pesagem. WT3000-I-Plus. Manual Técnico. Versão 03. Soluções Globais em Sistemas de Pesagem

Indicador de pesagem. WT3000-I-Plus. Manual Técnico. Versão 03. Soluções Globais em Sistemas de Pesagem Indicador de pesagem Manual Técnico Versão 03 Soluções Globais em Sistemas de Pesagem Obrigado por escolher a WEIGHTECH! Agora, além de adquirir um equipamento de excelente qualidade, você contará com

Leia mais

Guia do Usuário Explorer16BR PIC24

Guia do Usuário Explorer16BR PIC24 Guia do Usuário Explorer16BR PIC24 Explorer16BR PIC24 02/03/2011 Sumário Apresentação... 4 1. Hardware... 6 1.1. Microcontrolador PIC24FJ128GA010... 6 1.2. Conectores para LCD... 6 1.3. Teclado... 8 1.4.

Leia mais

R O B Ó T I C A. Sensor Smart. Ultrassom. Versão Hardware: 1.0 Versão Firmware: 1.0 REVISÃO 1211.13. www.robouno.com.br

R O B Ó T I C A. Sensor Smart. Ultrassom. Versão Hardware: 1.0 Versão Firmware: 1.0 REVISÃO 1211.13. www.robouno.com.br R O B Ó T I C A Sensor Smart Ultrassom Versão Hardware: 1.0 Versão Firmware: 1.0 REVISÃO 1211.13 Sensor Smart Ultrassom 1. Introdução Os sensores de ultrassom ou ultrassônicos são sensores que detectam

Leia mais

Kit de desenvolvimento ACEPIC PRO V3.0

Kit de desenvolvimento ACEPIC PRO V3.0 Kit de desenvolvimento ACEPIC PRO V3.0 O Kit de desenvolvimento ACEPIC PRO V3.0 foi desenvolvido tendo em vista a integração de vários periféricos numa só placa, evitando o uso de protoboards e facilitando

Leia mais

Cerne Tecnologia e Treinamento. E-mail: cerne@cerne-tec.com.br MSN: cerne-tec@hotmail.com Skipe: cerne-tec. www.cerne-tec.com.br

Cerne Tecnologia e Treinamento. E-mail: cerne@cerne-tec.com.br MSN: cerne-tec@hotmail.com Skipe: cerne-tec. www.cerne-tec.com.br Cerne Tecnologia e Treinamento Tutorial de Instalação da Placa Voltímetro de 0 a 99 V (21) 4063-9798 (11) 4063-1877 E-mail: cerne@cerne-tec.com.br MSN: cerne-tec@hotmail.com Skipe: cerne-tec www.cerne-tec.com.br

Leia mais

TUTORIAL Arduino Nano

TUTORIAL Arduino Nano Conceito: O é uma plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre e de placa única, projetada com um microcontrolador Atmel AVR com circuitos de entrada/saída embutido que podem ser facilmente

Leia mais

Programação em BASIC para o PIC Mostrando Mensagens no Display LCD Vitor Amadeu Souza

Programação em BASIC para o PIC Mostrando Mensagens no Display LCD Vitor Amadeu Souza Programação em BASIC para o PIC Mostrando Mensagens no Display LCD Vitor Amadeu Souza Introdução Nesta terceira série de artigos que aborda a programação na linguagem BASIC para o microcontrolador PIC,

Leia mais

MEC1100 Manual de Instruções v2010.10

MEC1100 Manual de Instruções v2010.10 MEC1100 Manual de Instruções v2010.10 Linha de Equipamentos MEC Desenvolvidos por: Maxwell Bohr Instrumentação Eletrônica Ltda. Rua Porto Alegre, 212 Londrina PR Brasil http://www.maxwellbohr.com.br 1

Leia mais

ME-041 MANUAL DO EQUIPAMENTO TS 5024

ME-041 MANUAL DO EQUIPAMENTO TS 5024 Manual do Equipamento _Rev01-TS-5024 ECIL INFORMÁTICA IND. E COM. LTDA Av. Tamboré, 973 - CEP: 06460-000 Alphaville Centro industrial e empresarial Barueri SP Brasil Tel.:+55(11) 4133-1440 Fax:+55(11)

Leia mais

ACTBURN. Manual de instruções. Gravador e Debug para microcontroladores PIC compatível com PICKIT2 da MICROCHIP

ACTBURN. Manual de instruções. Gravador e Debug para microcontroladores PIC compatível com PICKIT2 da MICROCHIP Manual de instruções ACTBURN Gravador e Debug para microcontroladores PIC compatível com PICKIT2 da MICROCHIP ACTBURN V 1.0 VER 1.0 & ACTBURN_ZIF V 1.0 VER 1.1 2012 Actire Technologies Todos os direitos

Leia mais

NX- USB MANUAL DO USUARIO V1.2

NX- USB MANUAL DO USUARIO V1.2 NX- USB MANUAL DO USUARIO V1.2 NEVEX Tecnologia Ltda Copyright 2014 - Todos os direitos Reservados Atualizado em: 24/09/2014 IMPORTANTE Máquinas de controle numérico são potencialmente perigosas. A Nevex

Leia mais

www.vwsolucoes.com Copyright 2012 VW Soluções

www.vwsolucoes.com Copyright 2012 VW Soluções 1 Apresentação O Cabo PicKit2 é uma versão simplificada do gravador PicKit2 da Microchip com a idéia de podermos substituir o microcontrolador dos Clp Pic 28 e/ou Clp Pic40 por outros com maiores capacidades

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Faculdade de Engenharia Departamento de Engenharia Elétrica

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Faculdade de Engenharia Departamento de Engenharia Elétrica Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Faculdade de Engenharia Departamento de Engenharia Elétrica Sistemas Digitais I Lista de Exercícios (Circuito astável com LM555, Drives de Potência

Leia mais

elpc-main 2122 Manual do Usuário ARM Evaluation Board for elpc SOM

elpc-main 2122 Manual do Usuário ARM Evaluation Board for elpc SOM elpc-main 2122 ARM Evaluation Board for elpc SOM Manual do Usuário Junho/2007 Índice 1. Apresentação 1 2. Características Técnicas 2 3. Principais Componentes 3 4. Instalação 5 4.1 Localização...5 4.2

Leia mais

Programação em BASIC para o PIC Projetos com Display Gráfico Vitor Amadeu Souza

Programação em BASIC para o PIC Projetos com Display Gráfico Vitor Amadeu Souza Programação em BASIC para o PIC Projetos com Display Gráfico Vitor Amadeu Souza Introdução No artigo desta edição, veremos os passos para controlar um dispaly gráfico de 128 x 64 pixels. A idéia será apresentar

Leia mais

MANUAL PRODUTO M0184 CONTROLADORA SLAVE FULL Revisado em 02/07/2014

MANUAL PRODUTO M0184 CONTROLADORA SLAVE FULL Revisado em 02/07/2014 MANUAL DA PLACA CONTROLADORA M0184 Conteúdo Manual da placa controladora M0184... 1 Versão do manual... 2 Funcionamento do produto... 2 Descrição de funcionamento... 2 Conectores... 3 Conector CN6: Pictograma

Leia mais

NX-MAX6 MANUAL DO USUARIO V1.1

NX-MAX6 MANUAL DO USUARIO V1.1 MANUAL DO USUARIO V1.1 NEVEX Tecnologia Ltda. Copyright 2015- Todos os direitos Reservados Atualizado em: 21/05/2015 IMPORTANTE Máquinas de controle numérico são potencialmente perigosas. A Nevex Tecnologia

Leia mais

Manual de utilização do módulo NSE METH 3E4RL

Manual de utilização do módulo NSE METH 3E4RL INSTALAÇÃO 1 - Baixe o arquivo Software Configurador Ethernet disponível para download em www.nse.com.br/downloads-manuais e descompacte-o em qualquer pasta de sua preferência. 2 - Conecte a fonte 12Vcc/1A

Leia mais

CM8000TC. Manual do Usuário

CM8000TC. Manual do Usuário CM8000TC Manual do Usuário R Descrição Geral O CM8000TC é um temporizador microprocessado com 2 setpoints. Possui display a LED de 6 dígitos com escala em horas, minutos e segundos. A programação dos setpoints

Leia mais

Programação C para microcontroladores PIC

Programação C para microcontroladores PIC Programação C para microcontroladores PIC eletrocursos.gnomio.com 1/6 Sumário Histórico do Documento... 3 Treinadores Responsáveis... 3 Carga Horária... 3 Ementa... 3 Objetivos... 3 Conteúdo Programático...

Leia mais

www.vwsolucoes.com Copyright 2013 VW Soluções

www.vwsolucoes.com Copyright 2013 VW Soluções Apresentação O ClpPic40-v4 foi desenvolvido com base no microcontrolador PIC16F877A, mas pode ser utilizado qualquer outro PIC de 40 pinos da família 16F ou 18F (observar a pinagem). Ele possui várias

Leia mais

CAPÍTULO 5. INTERFACES PARA PERIFÉRICOS DE ARMAZENAMENTO INTERFACES DIVERSAS: FIREWIRE, SPI e I 2 C INTERFACES COM O MUNDO ANALÓGICO

CAPÍTULO 5. INTERFACES PARA PERIFÉRICOS DE ARMAZENAMENTO INTERFACES DIVERSAS: FIREWIRE, SPI e I 2 C INTERFACES COM O MUNDO ANALÓGICO 28 CAPÍTULO 5 INTERFACES PARA PERIFÉRICOS DE ARMAZENAMENTO INTERFACES DIVERSAS: FIREWIRE, SPI e I 2 C INTERFACES COM O MUNDO ANALÓGICO Interfaces para periféricos de armazenamento: Periféricos de armazenamento,

Leia mais

Manual do Usuário Balança SA-110 WWW.ELGIN.COM.BR

Manual do Usuário Balança SA-110 WWW.ELGIN.COM.BR Manual do Usuário Balança SA-110 WWW.ELGIN.COM.BR Índice Capítulo 1: O Produto Acessórios que compõem o produto Função do modelo Capítulo 2: Instalação do Produto Instalação física Conexão a tomada Cabo

Leia mais

TS-12864 Display Gráfico Serial

TS-12864 Display Gráfico Serial TS-12864 Display Gráfico Serial Manual do Usuário TS-12864 - v1.1-0305 - pg 1 O display gráfico serial TS-12864 combina um módulo serial com um display gráfico de 128x64 pontos. Este conjunto recebe dados

Leia mais

PROJETO. Ponte Digital. http://www.pontedigital.hpg.ig.com.br/ Luciano Daniel Amarante - carabina@pop.com.br Ricardo Watzko - rw@netuno.com.

PROJETO. Ponte Digital. http://www.pontedigital.hpg.ig.com.br/ Luciano Daniel Amarante - carabina@pop.com.br Ricardo Watzko - rw@netuno.com. Ponte levadiça digital... Projeto semestral primeira fase de 2003 Engenharia de Computação 4 período Em breve aqui novos projetos... Página inicial Pré-projeto Projeto FOTOS e Vídeos Funcionamento Esboços

Leia mais

Microcontroladores ARM Cortex-M3 - XM 700 -

Microcontroladores ARM Cortex-M3 - XM 700 - T e c n o l o g i a Microcontroladores ARM Cortex-M3 - XM 700 - Os melhores e mais modernos MÓDULOS DIDÁTICOS para um ensino tecnológico de qualidade. INTRODUÇÃO Microcontroladores ARM Cortex-M3 - XM 700

Leia mais

Mapeamento de memória e programação da IHM do controlador CP-WS41/8DO8DI4AO2AI2TAI

Mapeamento de memória e programação da IHM do controlador CP-WS41/8DO8DI4AO2AI2TAI Comércio e Manutenção de Produtos Eletrônicos Manual CP-WS1 Mapeamento de memória e programação da IHM do controlador CP-WS41/8DO8DI4AO2AI2TAI PROXSYS Versão 1.0 Março-2013 Controlador Industrial CP-WS1

Leia mais

Leitor MF-PREMIUM. O leitor e gravador de cartões MF-PREMIUM é destinado aos Integradores de Controle de Acesso.

Leitor MF-PREMIUM. O leitor e gravador de cartões MF-PREMIUM é destinado aos Integradores de Controle de Acesso. Leitor MF-PREMIUM O leitor e gravador de cartões MF-PREMIUM é destinado aos Integradores de Controle de Acesso. De fácil uso, ele é compatível com a grande maioria das controladoras do mercado. Esse leitor

Leia mais

PIC18F4550. Curso Engenharia de Controle e Automação. Alex Vidigal Bastos www.decom.ufop.br/alex/ alexvbh@gmail.com

PIC18F4550. Curso Engenharia de Controle e Automação. Alex Vidigal Bastos www.decom.ufop.br/alex/ alexvbh@gmail.com PIC18F4550 Curso Engenharia de Controle e Automação Alex Vidigal Bastos www.decom.ufop.br/alex/ alexvbh@gmail.com 1 Agenda Características do PIC18F4550 Pinagem do PIC18F4550 Pinagem do PIC18F4550 Datasheet

Leia mais

DeviceNet Drive Profile CFW-09

DeviceNet Drive Profile CFW-09 Motores Automação Energia Transmissão & Distribuição Tintas DeviceNet Drive Profile CFW09 Manual da Comunicação Manual da Comunicação DeviceNet Drive Profile Série: CFW09 Idioma: Português Versão de Software:

Leia mais

Curso microcontroladores PIC

Curso microcontroladores PIC Curso microcontroladores PIC Jean Carlos www.pk2lab.blogspot.com Curso de microcontroladores em linguagem C 2 Baseado no microcontrolador PIC18F4550 da Microchip, compilador MikroC e placa de desenvolvimento

Leia mais

Manual completo Programador PRG-8051-USB

Manual completo Programador PRG-8051-USB APRESENTAÇÃO: O gravador PRG-8051-USB é um gravador de 8051 da linha ATMEL com integração USB. Este gravador é extremamente prático, pois não necessita de fonte de alimentação, bastando apenas conectá-lo

Leia mais

www.cerne-tec.com.br

www.cerne-tec.com.br 1 Cerne Tecnologia e Treinamento Apostila de Programação para a Família HC908 Com base no microcontrolador MC68HC908QY4 (21) 4063-9798 (11) 4063-1877 E-mail: cerne@cerne-tec.com.br MSN: cerne-tec@hotmail.com

Leia mais

Soluções Globais em Sistemas de Pesagem. Indicador de pesagem WT1000-LED. Manual Técnico. Versão A12-03

Soluções Globais em Sistemas de Pesagem. Indicador de pesagem WT1000-LED. Manual Técnico. Versão A12-03 Soluções Globais em Sistemas de Pesagem Indicador de pesagem WT1000-LED Manual Técnico Versão A12-03 ÍNDICE 1 CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS... 4 2 RECOMENDAÇÕES GERAIS... 4 3 FUNÇÕES DAS TECLAS... 5 4 OPERAÇÃO...

Leia mais

* Acesso à programação protegido por senha; * Alimentação: 90 a 240Vca (Fonte chaveada).

* Acesso à programação protegido por senha; * Alimentação: 90 a 240Vca (Fonte chaveada). PROGRAMADOR HORÁRIO MANUAL DE INSTRUÇÕES MTZ622R - 90~240VCA - P504 VERSÃO.0 ABRIL/202 * Acesso à programação protegido por senha; * Alimentação: 90 a 240Vca (Fonte chaveada). 3.2 DIMENSÕES PLACA IHM:

Leia mais

Guia do Usuário Placa de Desenvolvimento McLab3 (PIC18F4550)

Guia do Usuário Placa de Desenvolvimento McLab3 (PIC18F4550) Guia do Usuário Placa de Desenvolvimento McLab3 (PIC18F4550) McLab3 02/03/2011 Sumário 1. Apresentação... 5 2. Hardware... 7 2.1. Microcontrolador PIC18F4550... 7 2.2. LCD alfanumérico... 7 2.3. LCD gráfico

Leia mais

BLOCKGAS. Sistema de Monitoração e Alarme de vazamento de gás SB330. Este módulo é parte integrante do sistema de detecção de gás SB330.

BLOCKGAS. Sistema de Monitoração e Alarme de vazamento de gás SB330. Este módulo é parte integrante do sistema de detecção de gás SB330. Este módulo é parte integrante do sistema de detecção de gás. É composto por um circuito inteligente (microcontrolado) que recebe o sinal gerado por um sensor eletrônico de gás, processa sua calibração

Leia mais

Micro Terminal IDTECH

Micro Terminal IDTECH Micro Terminal IDTECH Versão: 5.0.8 Micro Terminal IDTECH O Micro Terminal IDTech é um equipamento que possui uma estrutura de hardware e software completa para aplicações em automação comercial. Contém

Leia mais

ACENDENDO AS LUZES. Capitulo 2 - Aula 1 Livro: Arduino básico Tutor: Wivissom Fayvre

ACENDENDO AS LUZES. Capitulo 2 - Aula 1 Livro: Arduino básico Tutor: Wivissom Fayvre ACENDENDO AS LUZES Capitulo 2 - Aula 1 Livro: Arduino básico Tutor: Wivissom Fayvre Projeto 1 LED piscante Neste capitulo, todos os projetos utilizam luzes LED s de diversas formas. Em relação ao hardware,

Leia mais

Manual da Comunicação Profibus DP

Manual da Comunicação Profibus DP Manual da Comunicação Profibus DP Relé Inteligente Série: SRW 01 Versão de Software: V1.3X Idioma: Português Documento: 10000089150 / 00 04/2008 Sumário SOBRE O MANUAL...5 1 A REDE PROFIBUS DP...6 1.1

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO E PROGRAMAÇÃO CONVERSOR - IP / USB / SERIAL - 317 RV1

MANUAL DE INSTALAÇÃO E PROGRAMAÇÃO CONVERSOR - IP / USB / SERIAL - 317 RV1 MANUAL DE INSTALAÇÃO E PROGRAMAÇÃO CONVERSOR - IP / USB / SERIAL - 317 RV1 SÃO CAETANO DO SUL 06/06/2014 SUMÁRIO Descrição do Produto... 3 Características... 3 Configuração USB... 4 Configuração... 5 Página

Leia mais

Centro Universitário Positivo - UnicenP Núcleo de Ciências Exatas e Tecnológicas NCET Engenharia da Computação

Centro Universitário Positivo - UnicenP Núcleo de Ciências Exatas e Tecnológicas NCET Engenharia da Computação Centro Universitário Positivo - UnicenP Núcleo de Ciências Exatas e Tecnológicas NCET Engenharia da Computação MINI OSCILOSCÓPIO DIGITAL PORTÁTIL BASEADO EM MICROCONTROLADOR PIC Curitiba 2004 1 Ederson

Leia mais

DigiRail-VA. MANUAL DE INSTRUÇÕES - V1.0x B

DigiRail-VA. MANUAL DE INSTRUÇÕES - V1.0x B MANUAL DE INSTRUÇÕES - V1.0x B CARACTERÍSTICAS GERAIS... 2 ESPECIFICAÇÕES... 3 INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO... 4 INSTALAÇÃO MECÂNICA... 4 DIMENSÕES... 4 INSTALAÇÕES ELÉTRICAS E OPERAÇÃO... 4 RECOMENDAÇÕES PARA

Leia mais

LEIA O MANUAL ANTES DE USAR O PRODUTO!

LEIA O MANUAL ANTES DE USAR O PRODUTO! LEIA O MANUAL ANTES DE USAR O PRODUTO! Manual de uso Interface Lumikit WiFi 2015 Lumikit Sistemas para Iluminação rev 0 15/03/2015 Lumikit Sistemas para Iluminação www.lumikit.com.br 1 Considerações importantes,

Leia mais

Guia de Instalação Rápida PLC KL320. Keylogix, abrindo portas para a automação industrial. KEYLOGIX

Guia de Instalação Rápida PLC KL320. Keylogix, abrindo portas para a automação industrial. KEYLOGIX Guia de Instalação Rápida PLC KL320 Keylogix, abrindo portas para a automação industrial. KEYLOGIX 1. Cuidados Iniciais Prezado cliente, você está recebendo o PLC KL320, um Controlador Lógico Programável,

Leia mais

Guia do Usuário Ferramenta de Desenvolvimento Kit Touch (PIC18F4550)

Guia do Usuário Ferramenta de Desenvolvimento Kit Touch (PIC18F4550) Guia do Usuário Ferramenta de Desenvolvimento Kit Touch (PIC18F4550) Kit Touch 02/03/2011 Sumário 1. Apresentação 3 2. Hardware 4 2.1. LCD Gráfico 128x64 (pixel) monocromático 4 2.2. Controle analógico

Leia mais

Manual de Gravação (versão 1.3) Kit 8051 Study

Manual de Gravação (versão 1.3) Kit 8051 Study Manual de Gravação (versão 1.3) Kit 8051 Study Microgenios Soluções Eletrônicas Ltda. ME - ano 2010 Todos os direitos reservados Proibida cópia integral ou parcial do material aqui contido www.microgenios.com.br

Leia mais

Manual de Operação e Instalação. Microterminal TCP/IP MT740. versão 1.0

Manual de Operação e Instalação. Microterminal TCP/IP MT740. versão 1.0 Manual de Instalação e Operação MT740 1/16 Manual de Operação e Instalação Microterminal TCP/IP MT740 versão 1.0 Manual de Instalação e Operação MT740 2/16 Índice Descrição 3 Reconhecendo o Terminal 5

Leia mais

PAINEL ELETRÔNICO DE MENSAGENS MANUAL DE OPERAÇÃO E INSTALAÇÃO CARROS URBANOS E G7 MARCOPOLO

PAINEL ELETRÔNICO DE MENSAGENS MANUAL DE OPERAÇÃO E INSTALAÇÃO CARROS URBANOS E G7 MARCOPOLO PAINEL ELETRÔNICO DE MENSAGENS MANUAL DE OPERAÇÃO E INSTALAÇÃO CARROS URBANOS E G7 MARCOPOLO INTRODUÇÃO INFORMAÇÃO GERAL 1 O Painel Eletrônico LOHR foi desenvolvido para ser instalado no interior de veículos

Leia mais

VERIDIS. Manual de instalação DAC1

VERIDIS. Manual de instalação DAC1 Manual de instalação DAC Sumário. Vista geral dos dispositivos do Equipamento DAC... 6 2. Descrição dos recursos disponíveis... 7 2. Rede Ethernet: Porta de rede /0/00Mbps padrão;... 7 2.2 2 X USB HOST:

Leia mais

Hardware Parte I. Fábio Rodrigues de la Rocha

Hardware Parte I. Fábio Rodrigues de la Rocha Hardware Parte I Fábio Rodrigues de la Rocha PIC16F877 40 pinos Freqüência máxima 20MHz. Vias de programação 14 bits 33 portas configuráveis como entradas/saídas 15 interrupções diferentes Memória EEPROM

Leia mais

Software RedeMB5 Manual do Usuário (Ver. 2)

Software RedeMB5 Manual do Usuário (Ver. 2) Manual do Usuário (Ver. 2) 1. Introdução O software RedeMB5 é uma ferramenta que permite monitorar em tempo real 247 medidores de energia ou multitransdutores digitais KRON em uma rede padrão RS-485 com

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES. Conversor USB P/ RS-232/422/485 Modelo D501 Revisão 2

MANUAL DE INSTRUÇÕES. Conversor USB P/ RS-232/422/485 Modelo D501 Revisão 2 MANUAL DE INSTRUÇÕES Conversor USB P/ RS-232/422/485 Modelo D501 Revisão 2 CONTEMP IND. COM. E SERVIÇOS LTDA. Al. Araguaia, 204 - CEP 09560-580 São Caetano do Sul - SP - Brasil Fone: 11 4223-5100 - Fax:

Leia mais

Procedimento de. Diagnóstico e Configuração CP-3000. CPU - 3A/E e 4A/E PROCESSADORES DE REDE INTERFACES DE REDE

Procedimento de. Diagnóstico e Configuração CP-3000. CPU - 3A/E e 4A/E PROCESSADORES DE REDE INTERFACES DE REDE Procedimento de Diagnóstico e Configuração CP-3000 CPU - 3A/E e 4A/E PROCESSADORES DE REDE INTERFACES DE REDE Elaboração: Alfasistema Engenharia Autor: Engº Rodney P. Santos Revisão 1.1 Ano: 2005 I. DIAGNÓSTICO

Leia mais

Computador de Bordo. Jeep Willys CJ3B - 1954. ELE 0622 Instrumentação Eletrônica Docente: Luciano Fontes Cavalcanti

Computador de Bordo. Jeep Willys CJ3B - 1954. ELE 0622 Instrumentação Eletrônica Docente: Luciano Fontes Cavalcanti Computador de Bordo Jeep Willys CJ3B - 1954 ELE 0622 Instrumentação Eletrônica Docente: Luciano Fontes Cavalcanti Discente: Walter Viana do Nascimento Gadelha wgadelha.ufrn@gmail.com Objetivos Iniciais

Leia mais

Atenção ainda não conecte a interface em seu computador, o software megadmx deve ser instalado antes, leia o capítulo 2.

Atenção ainda não conecte a interface em seu computador, o software megadmx deve ser instalado antes, leia o capítulo 2. Atenção ainda não conecte a interface em seu computador, o software megadmx deve ser instalado antes, leia o capítulo 2. Interface megadmx SA Firmware versão 1, 2 e 3 / software megadmx 2.000 (Windows/MAC

Leia mais

ANEXO I. Medidas (Largura, Altura, Profundidade): 45 mm, 20 mm, 15 mm; Parafusos e porcas para fixação e espaçadores se necessário;

ANEXO I. Medidas (Largura, Altura, Profundidade): 45 mm, 20 mm, 15 mm; Parafusos e porcas para fixação e espaçadores se necessário; ANEXO I Lista de peças com características pré-definidas. Peças que não possuem características aqui descritas podem ser escolhidas de forma a serem integradas com as peças dos Anexos II e III e a placa

Leia mais

www.rogercom.com - Manual da placa R-CONTROL 30

www.rogercom.com - Manual da placa R-CONTROL 30 5 6 LEDs piloto: acende quando um dos Relês: RL1, RL2, RL3 ou RL4 for ativado. 4 3 7 18 8 15 16 17 14 9 2 10 1 11 LEDs indicadores de transmissão/recepção USB entre a placa e o PC. 13 12 LED indicador

Leia mais

TCC TP02-USB Cabo de Programação USB para PLC WEG TP02 Manual de Instalação

TCC TP02-USB Cabo de Programação USB para PLC WEG TP02 Manual de Instalação TCC TP02-USB Cabo de Programação USB para PLC WEG TP02 Manual de Instalação Os cabo de programação modelo TCC TP02-USB foi desenvolvido para atender a necessidade de conexão em porta USB do computador

Leia mais