Manual (versão 1.4) Kit 8051 Study

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Manual (versão 1.4) Kit 8051 Study"

Transcrição

1 Manual (versão 1.4) Kit 8051 Study Microgenios Soluções Eletrônicas Ltda. ME - ano 2010 Todos os direitos reservados Proibida cópia integral ou parcial do material aqui contido

2 Sumário Apresentação... 3 Características do Produto... 3 O kit é composto por:... 3 Dimensões:... 3 Alimentação:... 4 Pré-requisitos:... 4 Recursos... 5 Conector de Expansão SPI: Conector de Expansão para todas as postas de I/O Primeiros passos Instalação dos softwares: Conectando e ligando o Kit: Testando e utilizando o Kit Exemplos de Programas\Exemplos Leds : Teclas e LEDs: Teclas e Rele: Tecla e buzzer: INT0 e INT1: Contador usando T0 e T1: Contador com 7 Seg.: Escrevendo no Display16x2.: Comunicação serial: Solução de problemas Ferramentas de desenvolvimento e estudo Microgenios Família Microchip: Família Freescale: Família 8051: Digilent (FPGA Xilinx) Família ARM7 NXP: Família AVR: Treinamentos Microgenios Contato Parceiros: Telefone: (011) ou (11)

3 Apresentação O Kit 8051 Study produzido e comercializado pela Microgenios, e uma ótima ferramenta didática para alunos e professores a fim de desenvolver projetos com a família Pode ser utilizado um conversor USB/Serial normalmente para realizar o processo de gravação em computadores ou notebooks que não possuem porta serial. Características do Produto O kit é composto por: Placa Kit 8051 Study. Microcontrolador AT89C51ED2 instalado. LCD Alfanumérico 16x2 verde Fonte de alimentação 12V/500mA. Cabo Serial (Gravação e comunicação) CD contendo: manual dos equipamentos, esquema elétrico da placa, versão gratuita do Compilador e material extra de estudo. Certificado de garantia de 12 meses. Dimensões: C: 165mm L: 100 mm Telefone: (011) ou (11)

4 Alimentação: A ferramenta Kit 8051 Study utiliza como alimentação uma fonte chaveada automática 12V/500mA, que é fornecida juntamente com a placa, fontes de alimentação com outras tensões ou com correntes menores não devem ser utilizadas. Para funcionamento de qualquer aplicação com placa Kit 8051 Study a fonte deve estar devidamente conectada. Chaveada Entrada 110V 220V (automática) Saída 12V / 500mA Led indicativo de Funcionamento Polaridade: Positivo Central Obs.: A fonte e fornecida juntamente com o kit, tem como função o fornecimento de tensão elétrica e corrente para funcionamento e uso da placa, caso utilize circuitos externos associados, pode ser necessário utilização de fontes de alimentação externas; a Microgenios recomenda que circuitos de expansão, principalmente de potência, sejam ligados a placa do kit por meio de dispositivos isoladores como opto-acopladores, danos causados a placa por má utilização não são cobertos pela garantia Microgenios. Pré-requisitos: A utilização da placa desenvolvimento Kit 8051 Study tem como pré-requisitos: 1. PC com sistema operacional WindowsXP, ou superior. 2. Compilador (algumas ferramentas gratuitas ou versões de demonstração são fornecidas no CD que acompanha a placa). 3. Flip Atmel, para gravação no kit. 4. Leitura completa deste manual e o manual de gravação. Telefone: (011) ou (11)

5 Recursos A Kit 8051 Study é uma ferramenta para estudo e desenvolvimento de projetos microcontrolados baseado na família microcontroladores As possibilidades de utilização da placa kit 8051 Study são infinitas, pois além de grande recurso para estudo, onde o professor, aluno ou profissional pode testar os recursos disponíveis da placa, a seguir apresentamos uma visão detalhada da placa e seus periféricos Telefone: (011) ou (11)

6 1. Fonte Regulada: Fonte regulada geradora de tensão de 5V, de alta qualidade, capaz de fornecer corrente a placa e seus periféricos. 2. Saída de relé: Está disponível uma saída de relé para simulação de acionamentos de cargas de potência geralmente AC. OBS.: Fechar o Jumper RELE. 3. Expansão SPI: Um conector específico para expansão serial (SPI). 4. Porta Serial: A placa tem a disposição um conector DB9 fêmea, para comunicação serial (transmissão e recepção) e para gravação dos projetos criados. Pode ser utilizado um conversor USB/Serial. OBS: Para o processo de gravação devem estar fechados os jumpers GRAVAÇÃO_DTR e GRAVAÇÃO_RTS. 5. Trimpot: Disponibilidade de um Trimpot para ajuste do contraste no Display 16x2. Telefone: (011) ou (11)

7 6. Jumper s de configuração: Na placa existem sete para configuração da placa. pontos abertos 7. Teclas para interrupção: A placa possui duas teclas específicas para simulação de interrupções externas. 8. Teclas para Contadores: A placa possui 2 teclas específicas para simulação de contadores externos. 9. Display 7 segmentos: A placa possui como periférico conjunto de dois displays de 7 segmentos. OBS.: Para utilização destes displays devem estar fechados os jumpers DISP1 e DISP2, e também configurar o jumper 7 SEG fechando as posições (1 e 2). 10. Sinalizador Sonoro Buzzer: A placa possui como periférico um sinalizador sonoro Buzzer. OBS.: Fechar o Jumper BUZZER. Telefone: (011) ou (11)

8 11. Barramentos de LED s: Está a disposição do usuário um barramentos de 8 LED s, para simulação de acionamentos de dispositivos e saídas digitais. OBS.: Configurar o jumper 7 SEG fechando as posições 2 e Teclas diretas: Está a disposição do usuário 4 teclas com conexão direta aos pinos (PORT P1 Nibble menos significativo) do microcontrolador, para simulação de entradas digitais e sensores. 13. RESET: Está implementado na placa sistema de RESET manual, para reiniciar as aplicações correntes. 14. Microcontrolador: O microcontrolador AT89C51ED2 contém 64Kbytes de memória Flash de código e 1,7Kbytes de dados. 15. Display LCD 16x2: Um dispositivo que exibe mensagem conforme programado. Telefone: (011) ou (11)

9 Microcontrolador Base: AT89C51ED2 PLCC44 pinos (Datasheet disponível no CD), cujos principais características são: Características básicas família 8051/52: - Endereçamento de até 64KBytes de Memória de programa. - Endereçamento de até 64KBytes de Memória RAM Externa Bytes de RAM Interna. - 4 Portas de I/O. - 5 fontes de interrupção. - 2 Temporizadores/Contadores. - 1 Canal de comunicação serial UART Características Extras, específicas do microcontrolador AT89C51ED2: - 64KBytes de memória de programa (tipo Flash) On Chip. - Sistema de gravação In Circuit via Bootloader serial. - Sistema dobrador de velocidade. - Cristal a ser aplicado de até 60MHz (dependendo da tensão de alimentação) Bytes de RAM Externa On Chip Bytes de EEPROM On Chip. - Até 6 Portas de I/O (dependendo do encapsulamento). - 3 Temporizadores/Contadores + PCA de 16Bits - 9 Fontes de interrupção. - Interrupção de teclado. - Canal de comunicação UART com gerador de Baud Rate. - Canal de comunicação SPI. Sistema de Gravação: O sistema de gravação utiliza a característica de Bootloader do microcontrolador detalhado acima, desta forma é possível a gravação utilizando a porta serial UART do mesmo, através do software de gravação FLIP disponibilizado pela ATMEL, que é fabricante deste microcontrolador, e presente no CD do Kit, para maiores detalhes recomendamos a leitura completa do Manual de Gravação. Telefone: (011) ou (11)

10 Mapa de conexões de periféricos e pinos para a CPU 8051: Periférico da Placa: Local/Descrição na Placa: Jumper s: Pinos do microcontrolador: DADOS LCD Alfanumérico (conectado ao chamado barramento de dados da placa 8 Bits) Conector macho de 16 pinos na região de conexão dos displays PORT P2 (P2.0 a P2.7): Barramento de dados ligado diretamente CONTROLE LCD Alfanumérico Conector macho de 16 pinos na região de conexão dos displays P3.6 LCD RS P3.7 LCD EN (Conexão direta) DADOS Display 7 de segmentos (conectado ao chamado barramento de dados da placa 8 Bits) - DISP1 - DISP2 Fechar os jumpers DISP1 e DISP2, e configurar o jumper 7 SEG fechando as posições(1 e 2). PORT P0 (P0.0 a P0.7): Barramento de dados ligado diretamente CONTROLE Display 7 de segmentos - DISP1 - DISP2 Fechar os jumpers DISP1 e DISP2, e configurar o jumper 7 SEG fechando as posições(1 e 2). P3.2 DISP1 P3.3 DISP2 Barramento de LED s 1 (conectado ao chamado barramento de dados da placa 8 Bits) -LEDs Configurar o jumper 7 SEG fechando as posições(2 e 3). PORT P0 (P0.0 a P0.7): Barramento de dados ligado diretamente Teclas para simulação de Temporização - T0 - T1 P3.4 T0 P3.5 T1 Sinalizador sonoro Buzzer SG1 Fechar o Jumper BUZZER. P1.4 - Buzzer Teclas para simulação de Interrupções - INT0 - INT1 P3.2 INT0 P3.3 INT1 Telefone: (011) ou (11)

11 Periférico da Placa: Trimpot s para ajuste de contraste do display LCD R21 alfanumérico Local/Descrição na Placa: Jumper s: Pinos do microcontrolador: Não existem pinos do 8051 associados, uma vez que este não possui canal A/D. Saída de Relé K1 Conectores jumpers fechados RELE. no P1.5 RELE Canal Serial (UART) 1 SERIAL Para aplicação com comunicação serial, recomendamos deixar os jumpers,grava ÇÂO_DTR e GRAVAÇÂO_RT S ABERTOS P3.0 - Serial RX P3.1 - Serial TX Conector de Expansão SPI: O canal de comunicação SPI foi desenvolvido pela empresa americana ATMEL (AT89C51ED2 possui este periférico integrado), e devido sua alta velocidade de comunicação tornou-se um dos mais utilizados hoje. Pino P1.1 Telefone: (011) ou (11)

12 Conector de Expansão para todas as portas de I/O EXP_PORT_3 Pino P3.0 Pino P2.0 EXP_PORT_2 EXP_PORT_1 Pino P1.0 EXP_PORT_0 Pino P0.0 Telefone: (011) ou (11)

13 Primeiros passos Agora vamos apresentar a seqüência inicial, que deve ser realizada para a utilização do kit 8051 Study. Para maiores detalhes sobre o processo de gravação, é importantíssima a leitura do Manual de Gravação (presente no CD), além disso no link a seguir apresentado, podem ser encontrados vídeos demonstrativos de todo o processo, além experiências e projetos: Instalação dos softwares: Coloque o CD que acompanha o Kit no compartimento de CD ROM de seu Computador. 1. Após algumas confirmações. Será apresentada a tela a seguir, de inicialização do CD Foto quando o cd é colocado. Mapa e esquema elétrico do kit 8051STUDY. Programa teste e programas de exemplos. Manuais e datasheets. Tutorial Hyper terminal. Instrução para simulação do LCD e planilha para Cálculo do Baud Rate Compilador Micro C Pro for 8051, simulador de LCD e programa para gravação Flip, outros softwares também estão disponíveis nesta pasta. Telefone: (011) ou (11)

14 2. Para o melhor aproveitamento da ferramenta didática é importante a instalação de dois softwares: Compilador MikroC IDE de desenvolvimento de programas para microcontroladores da família 8051 em linguagem C, este é um software pago, no CD é disponibilizada versão de demonstração limitada a 2KBytes de programa. Software de Gravação FLIP Software gratuito desenvolvido pela própria ATMEL, para realização de gravação do Microcontrolador AT89C51ED2 via sistema de Bootloader pelo canal serial. Obs.: Maiores informações sobre o procedimento de instalação e gravação do microcontrolador aconselhamos a leitura completa do manual de gravação também presente no CD. Conectando e ligando o Kit: Realizada a instalação dos programas necessários, os seguintes passos devem ser realizados para iniciar a utilização do kit didático: 1. Crie um projeto ou programa e compile o mesmo de modo a gerar o arquivo hexadecimal (.hex), este é o arquivo que será necessário para gravação do programa no microcontrolador. 2. Ligue a fonte de alimentação à placa (não é necessário se preocupar com a tensão da rede elétrica, pois a fonte é chaveada e se ajusta automaticamente a tensões de 110V e 220V. 3. Conecte o cabo serial no Kit 8051 Study e na porta serial do computador, coloque os jumpers fechados em GRAVAÇÂO_DTR e GRAVAÇÂO_RTS. Telefone: (011) ou (11)

15 4. Abra o programa FLIP Atmel. 5. Seleciona FILE depois Load Hex File... selecione o arquivo(.hex) para visualização no kit 8051 Study.(este procedimento, você poderá realizar o processo de gravação, enfatizamos mais uma vez a necessidade de leitura do manual de gravação, também disponível no CD na pasta Manuais. Telefone: (011) ou (11)

16 Testando e utilizando o Kit Finalizada a instalação de software e hardware a ferramenta está pronta para ser utilizada, a seguir serão apresentados exemplos para utilização e testes iniciais na placa, todos os projetos e programas aqui informados encontram-se no CD, na pasta: Exemplos de Programas\Exemplos Leds : Configuração: Fechar os pinos 2 e 3 do jumper 7_seg: Projeto: 01_LEDs Descrição: Este programa pisca os LEDs alternadamente. Hardware: Telefone: (011) ou (11)

17 Teclas e LEDs: *Jumpear (7 seg pinos 3 e 2): Projeto: 02_teclas_leds Descrição: A cada tecla ligada diretamente ao PORT P1 pressionada acenderá LEDs posição diferente. Hardware: Telefone: (011) ou (11)

18 Teclas e Rele: Jumpear (Pinos de RELE): Projeto: 03_tecla_rele Descrição: Quando a tecla P1.0 for pressionada o rele aciona e ao pressionar a tecla P1.1 o rele e desacionado. Hardware: Telefone: (011) ou (11)

19 Tecla e buzzer: Jumpear (Pinos de Buzzer): Projeto: 04_tecla_buzzer Descrição: Quando a tecla P1.0 for pressionada o buzzer é ativo e ao pressionada a tecla P1.1 o buzzer é desativado. Hardware: Telefone: (011) ou (11)

20 INT0 e INT1: Jumpear (7 seg pinos 3 e 2): Projeto: 05_INT0_INT1 Descrição: Quando pressionamos a tecla Int0 são acesos quatro LEDs, quando pressionamos Int1 serão acesos os LEDs que não foram acionados anteriormente e os outros serão apagados, caso sejam pressionadas as teclas Int0 e Int1 ao mesmo tempo, somente os LEDs referentes a tecla Int1 acenderão (Devido a prioridade das interrupções). Hardware: Telefone: (011) ou (11)

21 Contador usando T0 e T1: Jumpear (7 seg pinos 3 e 2): Projeto: 06_contador Descrição: Assim que iniciar o programa pressione T0, após cada vez que pressionar ele acenderá um LED em ordem crescente, T1 apaga em ordem decrescente (contagem binária). Hardware: Telefone: (011) ou (11)

22 Contador com 7 Seg.: Jumpear (7 seg pinos 1 e 2): Projeto: 07_7seg Descrição: Contagem de zero a nove nos display de sete segmentos. Hardware: Telefone: (011) ou (11)

23 Escrevendo no Display16x2: Projeto: 08_lcd Descrição: Escreve Kit 8051 Study. Hardware: Telefone: (011) ou (11)

24 Comunicação serial: Projeto: 09_serial Descrição: Envia a palavra Microgenios pelo canal serial do microcontrolador (Baud Rate 9600Bps), para teste pode ser utilizada a ferramenta USART Terminal do próprio MikroC (ela está localizada no MickroC for 8051, item Tools; na janela do UART Terminal, configure o Baud Rate e pressione Connect, pressione a tecla Reset da placa no Kit 851Study para uma nova transmissão). Hardware: Além dos programas aqui apresentados é possível encontrar muitos outros na pasta exemplos, contida no CD do kit, todos os exemplos de programa possuem seu código fonte aberto e comentado, para melhor entendimento e utilização como base para estudo e projetos. Telefone: (011) ou (11)

25 Solução de problemas A seguir estão listados alguns problemas possíveis e procedimentos para solucioná-los, caso persistam os problemas é conveniente o acesso ao fórum de suporte técnico da Microgenios e postagem da dúvida, dificuldade ou problema encontrado, outra forma de acesso a nosso suporte técnico é através do endereço de eletrônico: suporte@microgenios.com.br Problema: Não consigo instalar os softwares recomendados O Kit não liga Não é realizado o reconhecimento do microcontrolador pelo sistema de gravação, ou a gravação não é realizada com sucesso O programa testado não funciona Solução: Verifique se seu computador e sistema operacional estão de acordo com os pré-requisitos listados neste manual; Verifique se CD não está danificado; Verifique se a fonte está conectada corretamente ao kit e á rede elétrica; Verifique se há tensão elétrica na tomada. Leia completamente o Manual de Gravação; Verifique se o software de gravação (FLIP) foi corretamente instalado e configurado; Verifique se a porta de comunicação selecionada é a correta; Verifique os Jumper s GRAVAÇÃO_DTR e GRAVAÇÃO_RTS estão com jumper s fechados. Verifique se os Jumper s estão fechados, e após o gravação no FLIP pressionar o botão Start Application ou a tecla Reset. Telefone: (011) ou (11)

26 Ferramentas de desenvolvimento e estudo Microgenios Família Microchip: Kit PicGenios Ferramenta de estudo e desenvolvimento para microcontroladores PIC 16F e 18F, com pinagem de 28 ou 40 pinos. MicroICD Gravador In Circuit e depurador para microcontrolador Microchip. MicroICD ZIF Gravador In Circuit e depurador para microcontroladores Microchip, com possibilidade de gravação utilizando soquetes rápidos do tipo ZIF. Kit XbeeNET Ferramenta de estudo e desenvolvimento para aplicações Ethernet e SD Card. Adaptador MicroBoard Adaptador ideal para utilização de microcontroladores PIC de pequeno porte no kit PicGenios. Família Freescale: MagicFlexis Ferramenta de estudo e desenvolvimento para microcontroladores Freescale da família Flexis. Telefone: (011) ou (11)

27 MicroBDM Ferramenta de gravação e depuração da microcontroladores Freescale. Família 8051: Kit8051Study Ferramenta de estudo para microcontroladores 8051 da família da Atmel. Digilent (FPGA Xilinx) Kit FPGA Nexys2 Ferramento de estudo com dispositivo lógico programáveis com FPGA Spartan3E destinada a implantação de processadores embarcados. Kit FPGA Basys2 Ferramento de estudo com dispositivos lógicos programáveis com FPGA Spartan3E. Família ARM7 NXP: Telefone: (011) ou (11)

28 Kit LPC2368 Ferramenta completa para desenvolvimento de projetos com microcontroladores ARM7 NXP modelo LPC2368, esta família possui periféricos USB, CAN e Ethernet integrados. Família AVR: Kit AVR MEGA16SK Ferramenta completa para estudo e desenvolvimento de projetos com microcontroladores AVR modelo ATMEGA16. MicroArduino Ferramenta ideal para quem está iniciando no mundo dos microcontroladores, este é um sistema simples e fácil de utilizar. Para conhecer mais sobre nossa empresa produtos e serviços entre em nosso site, lá você encontrará informações completas e manuais de nossos produtos, além de encontrar muito material técnico e útil como exemplos de programas, tutoriais e vídeo-aula, acesse: Página institucional: Loja virtual: Portal de treinamentos: Fórum de suporte técnico: Vídeo aulas e artigos técnicos: Conheça também: Canal Microgenios no Youtube: Twitter Microgenios: Comunidade: Treinamentos Microgenios Além das ferramentas de desenvolvimento e estudo, a Microgenios disponibiliza um conjunto completo de treinamentos presenciais e On Line para que você possa extrair todos os recursos de suas ferramentas e utilizar estes conhecimentos em seus projetos e produtos, a seguir alguns de nossos treinamentos: Telefone: (011) ou (11)

29 Programação C Embarcada para microcontroladores Programação aplicada para microcontroladores PIC Programação aplicada para microcontroladores 8051 Programação aplicada para microcontroladores Freescale Aplicações Seriais Aplicações I2C Aplicações com Timers Aplicações Ethernet Aplicações USB layout de PCB utilizando o software Eagle Simulação de circuitos eletrônicos com Proteus VSM Criação de interfaces entre equipamentos e PC utilizando C# Para conhecer mais acesse: Contato Telefone: (011) (011) suporte técnico: suporte@microgenios.com.br vendas: vendas@microgenios.com.br contato@microgenios.com.br treinamentos: treinamento@microgenios.com.br Telefone: (011) ou (11)

30 Parceiros: A Microgenios é RTC (Regional Training Center) da Microchip, empresa americana líder mundial em microcontroladores de 8 bits, desta forma nossos treinamentos sobre microcontroladores PIC é homologado e reconhecido por esta empresa A Microgenios possui o selo Freescale Enabled nas ferramentas para estudo e desenvolvimento que utilizam microcontroladores da Freescale, líder mundial no segmento automotivo. A Microgenios é distribuidora oficial no Brasil, das ferramentas de desenvolvimento e dos compiladores da Mikroelektronika (família PIC, 8051 e AVR), maior fornecedor mundial de ferramentas para estudo de microcontroladores. A Microgenios é distribuidora oficial no Brasil, das ferramentas de desenvolvimento e estudo com FPGA e CPLD da Digilent, maior fornecedor mundial de ferramentas para estudo de lógica programável e FPGA s da Xilinx. A Microgenios é distribuidora oficial no Brasil, dos compiladores (linguagem BASIC para as famílias 8051 e AVR) da MCS Electronics. A Microgenios é distribuidora oficial no Brasil, do compilador FlowCode (criação de programas para microcontroladores utilizando fluxograma) da Matrix. A Microgenios é distribuidora oficial no Brasil, do compilador Code Vision (linguagem C para a família de microcontroladores AVR) da HP InfoTech. A Microgenios é distribuidora oficial no Brasil, das ferramentas JTAG e dos RTOS para microcontroladores ARM da empresa SEGGER. A Microgenios é distribuidora oficial, no Brasil, do software de layout de PCB CAD Eagle. Telefone: (011) ou (11)

Manual de Gravação (versão 1.3) Kit 8051 Study

Manual de Gravação (versão 1.3) Kit 8051 Study Manual de Gravação (versão 1.3) Kit 8051 Study Microgenios Soluções Eletrônicas Ltda. ME - ano 2010 Todos os direitos reservados Proibida cópia integral ou parcial do material aqui contido www.microgenios.com.br

Leia mais

www.microgenios.com.br

www.microgenios.com.br Manual (versão 2.0) Microgenios Soluções Eletrônicas Ltda. ME - ano 2009 Todos os direitos reservados Proibida cópia integral ou parcial do material aqui contido.br Índice Apresentação...3 Características

Leia mais

Kit de desenvolvimento ACEPIC 40N

Kit de desenvolvimento ACEPIC 40N Kit de desenvolvimento ACEPIC 40N O Kit de desenvolvimento ACEPIC 40N foi desenvolvido tendo em vista a integração de vários periféricos numa só placa, além de permitir a inserção de módulos externos para

Leia mais

Cerne Tecnologia e Treinamento

Cerne Tecnologia e Treinamento Tecnologia e Treinamento Tutorial para Testes na Placa AVR MASTER (21)4063-9798 (11)4063-1877 Skype: cerne-tec MSN: cerne-tec@hotmail.com www.cerne-tec.com.br Kits Didáticos e Gravadores da Cerne Tecnologia

Leia mais

Programação em BASIC para o PIC Mostrando Mensagens no Display LCD Vitor Amadeu Souza

Programação em BASIC para o PIC Mostrando Mensagens no Display LCD Vitor Amadeu Souza Programação em BASIC para o PIC Mostrando Mensagens no Display LCD Vitor Amadeu Souza Introdução Nesta terceira série de artigos que aborda a programação na linguagem BASIC para o microcontrolador PIC,

Leia mais

Comunicação Serial com o AVR ATMEGA8

Comunicação Serial com o AVR ATMEGA8 Comunicação Serial com o AVR ATMEGA8 Vitor Amadeu Souza vitor@cerne-tec.com.br Introdução Os microcontroladores AVR vem a cada dia tomando cada vez mais espaço nos novos projetos eletrônicos microcontrolados.

Leia mais

Cerne Tecnologia e Treinamento

Cerne Tecnologia e Treinamento Tecnologia e Treinamento Tutorial para Testes na Placa DataLogger (21)4063-9798 (11)4063-1877 Skype: cerne-tec MSN: cerne-tec@hotmail.com www.cerne-tec.com.br Kits Didáticos e Gravadores da Cerne Tecnologia

Leia mais

Módulo de Desenvolvimento PIC16F877A

Módulo de Desenvolvimento PIC16F877A Objetivos: Módulo de Desenvolvimento PIC16F877A Realizar programação e projetos com microcontroladores e seus periféricos, integrando sistemas analógicos e digitais com a utilização de compilador (Mikro

Leia mais

Suporta os microcontroladores: R. Leonardo da Vinci, 883 - Campinas/SP CEP 13.077-009 F.: (19) 4141.3351 / 3304.1605

Suporta os microcontroladores: R. Leonardo da Vinci, 883 - Campinas/SP CEP 13.077-009 F.: (19) 4141.3351 / 3304.1605 Suporta os microcontroladores: PIC16F877A, PIC18F452, PIC18F4520, PIC18F4550, PIC 18F876A, PIC18F252, PIC18F2550 e outros com 28 e 40 pinos O Kit de desenvolvimento ACEPIC PRO V2.0 foi projetado tendo

Leia mais

Cerne Tecnologia e Treinamento

Cerne Tecnologia e Treinamento Tecnologia e Treinamento Tutorial para Testes no conversor RS232 Ethernet (21)4063-9798 (11)4063-1877 Skype: cerne-tec MSN: cerne-tec@hotmail.com www.cerne-tec.com.br Kits Didáticos e Gravadores da

Leia mais

Cerne Tecnologia e Treinamento

Cerne Tecnologia e Treinamento Tecnologia e Treinamento Tutorial para Testes na Placa de I/O Ethernet Kits Didáticos e Gravadores da Cerne Tecnologia A Cerne tecnologia têm uma linha completa de aprendizado para os microcontroladores

Leia mais

Cerne Tecnologia e Treinamento. E-mail: cerne@cerne-tec.com.br MSN: cerne-tec@hotmail.com Skipe: cerne-tec. www.cerne-tec.com.br

Cerne Tecnologia e Treinamento. E-mail: cerne@cerne-tec.com.br MSN: cerne-tec@hotmail.com Skipe: cerne-tec. www.cerne-tec.com.br Cerne Tecnologia e Treinamento Tutorial para Testes na Placa PIC MASTER PLUS (21) 4063-9798 (11) 4063-1877 E-mail: cerne@cerne-tec.com.br MSN: cerne-tec@hotmail.com Skipe: cerne-tec www.cerne-tec.com.br

Leia mais

Tutorial de Auxílio. figura 1.0 programa de gravação

Tutorial de Auxílio. figura 1.0 programa de gravação Tutorial de Auxílio O intuito deste material é facilitar o uso, por parte do aluno, das ferramentas de software indispensáveis para o trabalho com os microcontroladores, neste tutorial abordaremos o processo

Leia mais

Manual completo Programador PRG-8051-USB

Manual completo Programador PRG-8051-USB APRESENTAÇÃO: O gravador PRG-8051-USB é um gravador de 8051 da linha ATMEL com integração USB. Este gravador é extremamente prático, pois não necessita de fonte de alimentação, bastando apenas conectá-lo

Leia mais

Cerne Tecnologia e Treinamento

Cerne Tecnologia e Treinamento Tecnologia e Treinamento Tutorial para Testes na Placa GSM I/O (21)3062-1711 (11)4063-1877 Skype: suporte.cerne-tec MSN: suporte.cerne-tec@hotmail.com www.cerne-tec.com.br Kits Didáticos e Gravadores da

Leia mais

Na primeira aula, conhecemos um pouco sobre o projeto Arduino, sua família de placas, os Shields e diversos exemplos de aplicações.

Na primeira aula, conhecemos um pouco sobre o projeto Arduino, sua família de placas, os Shields e diversos exemplos de aplicações. Na primeira aula, conhecemos um pouco sobre o projeto Arduino, sua família de placas, os Shields e diversos exemplos de aplicações. A partir de agora, iremos conhecer o hardware do Arduino e suas caracteristicas

Leia mais

Programação em BASIC para o PIC Projetos com Display Gráfico Vitor Amadeu Souza

Programação em BASIC para o PIC Projetos com Display Gráfico Vitor Amadeu Souza Programação em BASIC para o PIC Projetos com Display Gráfico Vitor Amadeu Souza Introdução No artigo desta edição, veremos os passos para controlar um dispaly gráfico de 128 x 64 pixels. A idéia será apresentar

Leia mais

Microcontroladores ARM Cortex-M3 - XM 700 -

Microcontroladores ARM Cortex-M3 - XM 700 - T e c n o l o g i a Microcontroladores ARM Cortex-M3 - XM 700 - Os melhores e mais modernos MÓDULOS DIDÁTICOS para um ensino tecnológico de qualidade. INTRODUÇÃO Microcontroladores ARM Cortex-M3 - XM 700

Leia mais

Guia do Usuário Placa de Desenvolvimento McLab1

Guia do Usuário Placa de Desenvolvimento McLab1 Placa de Desenvolvimento McLab1 Sumário 1. APRESENTAÇÃO...3 2. HARDWARE...4 2.1. MICROCONTROLADOR PIC16F628A...4 2.2. DISPLAYS DE 7 SEGMENTOS...5 2.3. TECLAS...5 2.4. LEDS...6 2.5. LÂMPADA...6 2.6. BOTÃO

Leia mais

Cerne Tecnologia e Treinamento

Cerne Tecnologia e Treinamento Tecnologia e Treinamento Tutorial para Testes na Placa Cerne Ultrassom (21)4063-9798 (11)4063-1877 Skype: cerne-tec MSN: cerne-tec@hotmail.com www.cerne-tec.com.br Kits Didáticos e Gravadores da Cerne

Leia mais

Plataforma de desenvolvimento dspic - SIGMA128 -

Plataforma de desenvolvimento dspic - SIGMA128 - T e c n o l o g i a Plataforma de desenvolvimento dspic - SIGMA128 - Os melhores e mais modernos MÓDULOS DIDÁTICOS para um ensino tecnológico de qualidade. DESENVOLVIMENTO INTRODUÇÃO Plataforma de desenvolvimento

Leia mais

Manual de utilização do módulo NSE METH-8RL/Exp

Manual de utilização do módulo NSE METH-8RL/Exp INSTALAÇÃO 1 - Baixe o arquivo Software Configurador Ethernet disponível para download em www.nse.com.br/downloads-manuais e descompacte-o em qualquer pasta de sua preferência. 2 - Conecte a fonte 12Vcc/1A

Leia mais

Figura 01 Visão Geral da Placa

Figura 01 Visão Geral da Placa 1. Hardware O kit de FPGA é formado por periféricos que possibilitam sua interação com sinais de áudio, display gráfico e alfanumérico, comunicação serial e USB, codec de áudio, chaves para simulação e

Leia mais

QSPIC40 Manual do usuário Ver 1.0

QSPIC40 Manual do usuário Ver 1.0 QSPIC40 Manual do usuário Ver 1.0 Introdução: É um excelente kit de microcontrolador da família PIC18F e PIC16F da Microchip. O kit QSPIC40 é um kit de desenvolvimento e aprendizagem utilizando microcontroladores

Leia mais

SCD 912. Dispositivo de comunicação e armazenamento. Apresentação. Dados Técnicos. Conexões

SCD 912. Dispositivo de comunicação e armazenamento. Apresentação. Dados Técnicos. Conexões Conv. USB-Serial Baudrate, stop bit e nro de dados programável. Baudrate de 1200 a 38400 bauds. Emula porta COM virtual. Led de indicação de operação como conversor USB-serial. Não possui linhas de controle

Leia mais

Cerne Tecnologia e Treinamento (21) 4063-9798 (11) 4063-1877 E-mail: cerne@cerne-tec.com.br MSN: cerne-tec@hotmail.com Skipe: cerne-tec

Cerne Tecnologia e Treinamento (21) 4063-9798 (11) 4063-1877 E-mail: cerne@cerne-tec.com.br MSN: cerne-tec@hotmail.com Skipe: cerne-tec Cerne Tecnologia e Treinamento Tutorial para a USBCOM (21) 4063-9798 (11) 4063-1877 E-mail: cerne@cerne-tec.com.br MSN: cerne-tec@hotmail.com Skipe: cerne-tec www.cerne-tec.com.br Kits Didáticos e Gravadores

Leia mais

Cerne Tecnologia e Treinamento (21) 4063-9798 (11) 4063-1877 E-mail: cerne@cerne-tec.com.br MSN: cerne-tec@hotmail.com Skipe: cerne-tec

Cerne Tecnologia e Treinamento (21) 4063-9798 (11) 4063-1877 E-mail: cerne@cerne-tec.com.br MSN: cerne-tec@hotmail.com Skipe: cerne-tec Tecnologia e Treinamento Tutorial para Testes na Placa Cerne Zig Bee (21) 4063-9798 (11) 4063-1877 E-mail: MSN: cerne-tec@hotmail.com Skipe: cerne-tec Kits Didáticos e Gravadores da Cerne Tecnologia A

Leia mais

Easy Lab. Manual do usuário Revisão 1.2 01/11/14. www.dma.ind.br. DMA Electronics 1

Easy Lab. Manual do usuário Revisão 1.2 01/11/14. www.dma.ind.br. DMA Electronics 1 Easy Lab Manual do usuário Revisão 1.2 01/11/14 www.dma.ind.br DMA Electronics 1 A DMA ELECTRONICS projeta e fabrica sistemas para aquisição e registro de dados com conexão a um computador do tipo PC.

Leia mais

Henry Equipamentos Eletrônicos e Sistemas Ltda.

Henry Equipamentos Eletrônicos e Sistemas Ltda. Henry Equipamentos Eletrônicos e Sistemas Ltda. +55 41 3661-0100 Rua Rio Piquiri, 400 - Jardim Weissópolis - Pinhais/PR - Brasil CEP: 83322-010 CNPJ: 01.245.055/0001-24 Inscrição Estadual: 90.111.008-53

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO E PROGRAMAÇÃO CONVERSOR - IP / USB / SERIAL - 317 RV1

MANUAL DE INSTALAÇÃO E PROGRAMAÇÃO CONVERSOR - IP / USB / SERIAL - 317 RV1 MANUAL DE INSTALAÇÃO E PROGRAMAÇÃO CONVERSOR - IP / USB / SERIAL - 317 RV1 SÃO CAETANO DO SUL 06/06/2014 SUMÁRIO Descrição do Produto... 3 Características... 3 Configuração USB... 4 Configuração... 5 Página

Leia mais

Características técnicas Baseado no ATMega da empresa AVR, fabricante de micro-controladores em plena ascensão e concorrente do PIC Pode usar ATMega

Características técnicas Baseado no ATMega da empresa AVR, fabricante de micro-controladores em plena ascensão e concorrente do PIC Pode usar ATMega ARDUINO O que é Arduino Arduino foi criado na Itália por Máximo Banzi com o objetivo de fomentar a computação física, cujo conceito é aumentar as formas de interação física entre nós e os computadores.

Leia mais

Modelo R02 - Volume 2 - Operacional

Modelo R02 - Volume 2 - Operacional Modelo R02 - Volume 2 - Operacional INTRODUÇÃO Este manual foi elaborado com a finalidade de exemplificar todas as operações possíveis de serem executadas no equipamento. O equipamento Prisma Super Fácil

Leia mais

TUTORIAL Arduino Nano

TUTORIAL Arduino Nano Conceito: O é uma plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre e de placa única, projetada com um microcontrolador Atmel AVR com circuitos de entrada/saída embutido que podem ser facilmente

Leia mais

STK (Start Kit DARUMA) Primeiro contato com a Impressora Fiscal, a ECF chegou e agora?

STK (Start Kit DARUMA) Primeiro contato com a Impressora Fiscal, a ECF chegou e agora? O que será abordado neste SKT: STK (Start Kit DARUMA) Primeiro contato com a Impressora Fiscal, a ECF chegou e agora? Verificando o papel. Verificando se o ECF está inicializado, caso não esteja como proceder.

Leia mais

PAINEL ELETRÔNICO DE MENSAGENS MANUAL DE OPERAÇÃO E INSTALAÇÃO CARROS URBANOS E G7 MARCOPOLO

PAINEL ELETRÔNICO DE MENSAGENS MANUAL DE OPERAÇÃO E INSTALAÇÃO CARROS URBANOS E G7 MARCOPOLO PAINEL ELETRÔNICO DE MENSAGENS MANUAL DE OPERAÇÃO E INSTALAÇÃO CARROS URBANOS E G7 MARCOPOLO INTRODUÇÃO INFORMAÇÃO GERAL 1 O Painel Eletrônico LOHR foi desenvolvido para ser instalado no interior de veículos

Leia mais

www.vwsolucoes.com Copyright 2011 VW Soluções

www.vwsolucoes.com Copyright 2011 VW Soluções 1 Apresentação O adaptador ADP.v01 é utilizado para facilitar a instalação de display Lcd 16x2 ou display Lcd 20x4 nos CLP PIC28 ou CLP PIC40 através de um flat cable de 10vias de acordo com a necessidade

Leia mais

Conhecendo o Proteus

Conhecendo o Proteus Conhecendo o Proteus Vitor Amadeu Souza vitor@cerne-tec.com.br Em uma série de 3 artigos, veremos como usar o Proteus. Introdução Iremos neste momento iniciar nosso estudo no Proteus usando para isso as

Leia mais

A idéia hardware sugerida é colocar a placa entre o PC e o microcontrolador, conforme mostrado no esquema abaixo.

A idéia hardware sugerida é colocar a placa entre o PC e o microcontrolador, conforme mostrado no esquema abaixo. Circuito de gravação (AVR programmer) Introdução Nossa proposta, nesta parte do trabalho, é apresentar um circuito para gravação ISP (In-System- Programming) para microcontroladores AVR. Este circuito,

Leia mais

PAINEL DE SENHAS RBSG4JE. Imagem ilustrativa do painel. Operação/Configuração Painel Eletrônico de Senhas / Guichê com jornal de mensagens.

PAINEL DE SENHAS RBSG4JE. Imagem ilustrativa do painel. Operação/Configuração Painel Eletrônico de Senhas / Guichê com jornal de mensagens. PAINEL DE SENHAS RBSG4JE Imagem ilustrativa do painel Operação/Configuração Painel Eletrônico de Senhas / Guichê com jornal de mensagens. Há basicamente dois modos de operação no Painel de Senhas: - Operação

Leia mais

Liner. Manual do Usuário

Liner. Manual do Usuário Liner Manual do Usuário Parabéns, Você acaba de adquirir o Gravador Telefônico Digital Pctel Liner. Líder em seu segmento, disponibiliza a mais alta tecnologia em gravadores telefônicos digitais, convertendo

Leia mais

ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. DESCRIÇÃO DO PICKIT2... 4. 2.1. Ligação da porta USB... 4. 2.2. LEDs de estado... 4. 2.3. Botão... 5

ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. DESCRIÇÃO DO PICKIT2... 4. 2.1. Ligação da porta USB... 4. 2.2. LEDs de estado... 4. 2.3. Botão... 5 MANUAL PICKIT2 ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. DESCRIÇÃO DO PICKIT2... 4 2.1. Ligação da porta USB... 4 2.2. LEDs de estado... 4 2.3. Botão... 5 2.4. Conector de programação... 5 2.5. Slot para chaveiro...

Leia mais

DESCRIÇÃO DO FUNCIONAMENTO Basicamente o ANTRON II-s recebe sinais provenientes da atuação de contatos elétricos externos, associados a equipamentos

DESCRIÇÃO DO FUNCIONAMENTO Basicamente o ANTRON II-s recebe sinais provenientes da atuação de contatos elétricos externos, associados a equipamentos DESCRIÇÃO DO FUNCIONAMENTO Basicamente o ANTRON II-s recebe sinais provenientes da atuação de contatos elétricos externos, associados a equipamentos ou sistemas que se queiram supervisionar, via contatos

Leia mais

Leitor MaxProx-Lista-PC

Leitor MaxProx-Lista-PC Leitor MaxProx-Lista-PC O leitor de cartões de proximidade MaxProx-Lista-PC é destinado aos Integradores de Controle de Acesso. Ele foi especialmente projetado para controle de acesso, para ser usado Stand

Leia mais

Acessando a Porta Paralela com o Delphi. Vitor Amadeu Souza. vitor@cerne-tec.com.br

Acessando a Porta Paralela com o Delphi. Vitor Amadeu Souza. vitor@cerne-tec.com.br Acessando a Porta Paralela com o Delphi Vitor Amadeu Souza vitor@cerne-tec.com.br Introdução A Porta Paralela pode ser usada de forma a permitir a interface do computador com o mundo externo para acionamento

Leia mais

Manual do usuário Produto: Kit Modular com LPC2368 V1R0 Versão deste manual: 1.1

Manual do usuário Produto: Kit Modular com LPC2368 V1R0 Versão deste manual: 1.1 Manual do técnico/usuário: Produto: Kit Modular Com processador NXP ARM7 LPC2368 Documentos relacionados: Versão deste manual: 1 Revisão deste manual: 1 Data do manual: Abril/2009 Revisado: Julho/2009

Leia mais

Placa Acessório Modem Impacta

Placa Acessório Modem Impacta manual do usuário Placa Acessório Modem Impacta Parabéns, você acaba de adquirir um produto com a qualidade e segurança Intelbras. A Placa Modem é um acessório que poderá ser utilizado em todas as centrais

Leia mais

ARDUINO UNO Guia de Instalação

ARDUINO UNO Guia de Instalação ARDUINO UNO Guia de Instalação Heco Mecatrônica Ltda. e-mail: vendas@hecomecatronica.com.br Visite nosso site: www.hecomecatronica.com.br Loja Virtual: shop.hecomecatronica.com.br Guia de Instalação -

Leia mais

ARDUINO UNO Guia do Usuário

ARDUINO UNO Guia do Usuário ARDUINO UNO Guia do Usuário Heco Mecatrônica Ltda. e-mail: vendas@hecomecatronica.com.br Visite nosso site: www.hecomecatronica.com.br Loja Virtual: shop.hecomecatronica.com.br Guia do Usuário - Página

Leia mais

Application Note FBEE Comunicação Serial Wireless REV01. - 1 - Rev01

Application Note FBEE Comunicação Serial Wireless REV01. - 1 - Rev01 Application Note FBEE Comunicação Serial Wireless REV01-1 - Rev01 1. INTRODUÇÃO Aplicações com redes sem fio vêm se tornando bastante comuns. De aplicações industriais a projetos específicos, criou-se

Leia mais

PLANATC Manual de Instalação. Scanner SC-9000. www.planatc.com.br

PLANATC Manual de Instalação. Scanner SC-9000. www.planatc.com.br Manual de Instalação Scanner SC-9000 1 O Scanner SC-9000 é acompanhado por: - Modulo eletrônico com interface USB ou Serial (SC-9000); - Cabo de 10 metros; - CD com software de instalação; - Kit 07 cabos

Leia mais

Programação de Periféricos

Programação de Periféricos Programação de Periféricos Componentes Edson Moreno edson.moreno@pucrs.br http://www.inf.pucrs.br/~emoreno Apresentação Raspberry pi Sistema Operacional embarcado Atividade Raspberry pi Sistema computacional

Leia mais

Motorola Phone Tools. Início Rápido

Motorola Phone Tools. Início Rápido Motorola Phone Tools Início Rápido Conteúdo Requisitos mínimos... 2 Antes da instalação Motorola Phone Tools... 3 Instalar Motorola Phone Tools... 4 Instalação e configuração do dispositivo móvel... 5

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA EEL5105 Circuitos e Técnicas Digitais Prof. Eduardo L. O. Batista

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA EEL5105 Circuitos e Técnicas Digitais Prof. Eduardo L. O. Batista UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA EEL5105 Circuitos e Técnicas Digitais Prof. Eduardo L. O. Batista EXPERIMENTO 1 INTRODUÇÃO AO LABORATÓRIO A. Introdução O Quartus II é um software utilizado para

Leia mais

INSTALAÇÃO MICROTERMINAL FIT BASIC BEMATECH

INSTALAÇÃO MICROTERMINAL FIT BASIC BEMATECH INSTALAÇÃO MICROTERMINAL FIT BASIC BEMATECH Objetivo Este documento tem como finalidade descrever o processo de instalação e configuração do Microterminal Fit Basic - Bematech. Instalação do Microterminal

Leia mais

PLANATC. Manual de Instalação. Scanner SC-7000

PLANATC. Manual de Instalação. Scanner SC-7000 Manual de Instalação Scanner SC-7000 1 Sistema de comunicação e análise da injeção eletrônica - Scanner SC-7000. O Scanner SC-7000 é um equipamento de fácil utilização para profissionais em injeção eletrônica

Leia mais

ACENDENDO AS LUZES. Capitulo 2 - Aula 1 Livro: Arduino básico Tutor: Wivissom Fayvre

ACENDENDO AS LUZES. Capitulo 2 - Aula 1 Livro: Arduino básico Tutor: Wivissom Fayvre ACENDENDO AS LUZES Capitulo 2 - Aula 1 Livro: Arduino básico Tutor: Wivissom Fayvre Projeto 1 LED piscante Neste capitulo, todos os projetos utilizam luzes LED s de diversas formas. Em relação ao hardware,

Leia mais

Módulo WCM200. Controlador WSI250 - HI Tecnologia

Módulo WCM200. Controlador WSI250 - HI Tecnologia Automação Industrial Módulo Controlador WSI250 - HI Tecnologia W i re l e s s S i g n a l I n t e r fa c e O conteúdo deste documento é parte do Manual do Usuário do controlador WSI250 da HI tecnologia

Leia mais

STK (Start Kit DARUMA) Procedimento de Instalação do Min200E Conexão USB

STK (Start Kit DARUMA) Procedimento de Instalação do Min200E Conexão USB STK (Start Kit DARUMA) Procedimento de Instalação do Min200E Conexão USB Esse STK ensinará como você deve instalar o driver conversor do Modem MIN200E USB em ambiente que utiliza o sistema operacional

Leia mais

Central de Alarme de Oito Zonas

Central de Alarme de Oito Zonas Central de Alarme de Oito Zonas R02 ÍNDICE CARACTERÍSTICAS GERAIS:... 3 CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS:... 3 CONHECENDO A CENTRAL:... 4 COMO A CENTRAL FUNCIONA:... 4 COMO APAGAR A MEMÓRIA DA CENTRAL:... 4 COMO

Leia mais

Monitor de Rede Elétrica Som Maior Pro. Manual do Usuário Versão 3.9f

Monitor de Rede Elétrica Som Maior Pro. Manual do Usuário Versão 3.9f Monitor de Rede Elétrica Som Maior Pro Manual do Usuário Versão 3.9f 2 ÍNDICE PÁG. 1 APRESENTAÇÃO...03 2 DESCRIÇÃO DO EQUIPAMENTO...04 2.1 ROTINA INICIAL DE AVALIAÇÃO DA REDE ELÉTRICA...04 2.2 TROCA DE

Leia mais

Multimedidores Inteligentes MGE G3 Modo de uso do software IBIS_BE_cnf. ABB Automação. Hartmann & Braun

Multimedidores Inteligentes MGE G3 Modo de uso do software IBIS_BE_cnf. ABB Automação. Hartmann & Braun Multimedidores Inteligentes MGE G3 Modo de uso do software IBIS_BE_cnf ABB Automação Hartmann & Braun Índice 1. IBIS_BE_CNF - DEFINIÇÃO... 3 2. INSTALAÇÃO... 3 2.1. PRÉ-REQUISITOS PARA INSTALAÇÃO... 3

Leia mais

Manual do instalador Box Input Rev. 0.01.000. Figura 01 Apresentação do Box Input.

Manual do instalador Box Input Rev. 0.01.000. Figura 01 Apresentação do Box Input. Pág. 1/10 Apresentação Equipamento para detecção de acionamentos e monitoração de sensores. Comunicação com outros dispositivos por rede CAN. Possui seis entradas digitais optoacopladas com indicação de

Leia mais

Guia de Instalação Rápida PLC KL320. Keylogix, abrindo portas para a automação industrial. KEYLOGIX

Guia de Instalação Rápida PLC KL320. Keylogix, abrindo portas para a automação industrial. KEYLOGIX Guia de Instalação Rápida PLC KL320 Keylogix, abrindo portas para a automação industrial. KEYLOGIX 1. Cuidados Iniciais Prezado cliente, você está recebendo o PLC KL320, um Controlador Lógico Programável,

Leia mais

LINEAR EQUIPAMENTOS RUA SÃO JORGE, 269 - TELEFONE: 6823-8800 SÃO CAETANO DO SUL - SP - CEP 09530-250

LINEAR EQUIPAMENTOS RUA SÃO JORGE, 269 - TELEFONE: 6823-8800 SÃO CAETANO DO SUL - SP - CEP 09530-250 LINEAR EQUIPAMENTOS RUA SÃO JORGE, 269 - TELEFONE: 6823-8800 SÃO CAETANO DO SUL - SP - CEP 09530-250 Recomendações Iniciais SOFTWARE HCS 2005 - VERSÃO 4.2 (Compatível com Guarita Vr4.03 e Vr4.04) Para

Leia mais

Acionamento através de senha*, cartão de proximidade ou biometria. Compatível com fechaduras magnéticas, eletroímãs e cancelas.

Acionamento através de senha*, cartão de proximidade ou biometria. Compatível com fechaduras magnéticas, eletroímãs e cancelas. 1/8 SISTEMA ZIGLOCK TCP Visão Geral: Instalação e configuração simplificada. Alta capacidade de armazenamento de registros e usuários. Acionamento através de senha*, cartão de proximidade ou biometria.

Leia mais

com tecnologia Bluetooth

com tecnologia Bluetooth com tecnologia Bluetooth MANUAL DO USUÁRIO DESCRIÇÃO O JFA Smart Control permite controlar à distância as funções básicas do player como mudança de música e pasta, volume, pause, play e power. Esse controle

Leia mais

Cerne Tecnologia e Treinamento. E-mail: cerne@cerne-tec.com.br MSN: cerne-tec@hotmail.com Skipe: cerne-tec. www.cerne-tec.com.br

Cerne Tecnologia e Treinamento. E-mail: cerne@cerne-tec.com.br MSN: cerne-tec@hotmail.com Skipe: cerne-tec. www.cerne-tec.com.br Cerne Tecnologia e Treinamento Tutorial de Instalação do Medidor de RPM (21) 4063-9798 (11) 4063-1877 E-mail: cerne@cerne-tec.com.br MSN: cerne-tec@hotmail.com Skipe: cerne-tec www.cerne-tec.com.br Kits

Leia mais

MÓDULO DE ORIENTAÇÃO TCA-MASTER

MÓDULO DE ORIENTAÇÃO TCA-MASTER 1 Tópicos pág. 1. Instalação do sistema... 02 2. Diagrama TCA Master... 07 3. CPU... 08 4. Display... 10 5. Leitor código de barras... 11 6. Tacômetro... 11 7. Modulo de Teste... 13 Elaborado por CQS Engenharia

Leia mais

BOLETIM TÉCNICO MAGNETI MARELLI EXTRA

BOLETIM TÉCNICO MAGNETI MARELLI EXTRA ASSUNTO: Equipamentos de Sistemas Eletrônicos Tester Flex. OBJETIVO: Informar procedimento para atualização de Scanners. DESTINO: Usuários de Equipamentos de diagnóstico Magneti Marelli Extra. Introdução

Leia mais

Manual do instalador Box Output AC Rev. 0.01.000. Figura 01 Apresentação do Box Output AC.

Manual do instalador Box Output AC Rev. 0.01.000. Figura 01 Apresentação do Box Output AC. Pág. 1/10 Apresentação Equipamento para acionamento de cargas em corrente alternada 110/220V. Comunicação com outros dispositivos por rede CAN. 6 entradas digitais para acionamento local ou remoto. 6 entradas/saídas

Leia mais

Curso microcontroladores PIC

Curso microcontroladores PIC Curso microcontroladores PIC Jean Carlos www.pk2lab.blogspot.com Curso de microcontroladores em linguagem C 2 Baseado no microcontrolador PIC18F4550 da Microchip, compilador MikroC e placa de desenvolvimento

Leia mais

SISTEMA DE MONITORAMENTO DIGITAL

SISTEMA DE MONITORAMENTO DIGITAL SISTEMA DE MONITORAMENTO DIGITAL Módulos para automação Características gerais - Processamento independente - Possui alerta sonoro e luminoso de falta de conexão - Não precisa ser configurado (Plug and

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DE MENSAGENS DO PAINEL ELETRÔNICO G7

PROGRAMAÇÃO DE MENSAGENS DO PAINEL ELETRÔNICO G7 DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA BOLETIM TÉCNICO INFORMATIVO Nº32 Data Criação: 08/11/10 Data Atualização: 04/05/11 Edição:02 Pág:11 CIRCULAR INFORMAÇÃO PARA: Uso exclusivo de Representantes Representantes,

Leia mais

CAPÍTULO 2 CARACTERÍSTICAS DE E/S E PORTA PARALELA

CAPÍTULO 2 CARACTERÍSTICAS DE E/S E PORTA PARALELA 8 CAPÍTULO 2 CARACTERÍSTICAS DE E/S E PORTA PARALELA A porta paralela, também conhecida por printer port ou Centronics e a porta serial (RS-232) são interfaces bastante comuns que, apesar de estarem praticamente

Leia mais

Registrador de Dados de Umidade e Temperatura

Registrador de Dados de Umidade e Temperatura Guia do Usuário Registrador de Dados de Umidade e Temperatura Modelo RHT Introdução Parabéns pela sua compra do registrador de dados de Temperatura e Umidade. Com este medidor, você pode monitorar e registrar

Leia mais

Como instalar uma impressora?

Como instalar uma impressora? Como instalar uma impressora? Antes de utilizar uma impressora para imprimir seus documentos, arquivos, fotos, etc. é necessário instalá-la e configurá-la no computador. Na instalação o computador se prepara

Leia mais

Capture Pro Software. Guia de referência. A-61640_pt-br

Capture Pro Software. Guia de referência. A-61640_pt-br Capture Pro Software Guia de referência A-61640_pt-br Iniciando o Kodak Capture Pro Software Este guia foi projetado para fornecer instruções simples para início rápido, incluindo a instalação e a inicialização

Leia mais

PIC18F4550. Curso Engenharia de Controle e Automação. Alex Vidigal Bastos www.decom.ufop.br/alex/ alexvbh@gmail.com

PIC18F4550. Curso Engenharia de Controle e Automação. Alex Vidigal Bastos www.decom.ufop.br/alex/ alexvbh@gmail.com PIC18F4550 Curso Engenharia de Controle e Automação Alex Vidigal Bastos www.decom.ufop.br/alex/ alexvbh@gmail.com 1 Agenda Características do PIC18F4550 Pinagem do PIC18F4550 Pinagem do PIC18F4550 Datasheet

Leia mais

Manual de Instalação Linux Comunicações - Servidor. Centro de Computação Científica e Software Livre - C3SL

Manual de Instalação Linux Comunicações - Servidor. Centro de Computação Científica e Software Livre - C3SL Manual de Instalação Linux Comunicações - Servidor Centro de Computação Científica e Software Livre - C3SL Sumário 1 Instalando o Linux Comunicações para Telecentros (servidor) 2 1.1 Experimentar o Linux

Leia mais

Central de alarme Ventura GSM

Central de alarme Ventura GSM Central de alarme Ventura GSM Manual do Usuário 1 Índice: 1 Aplicação:... 3 2 Características:... 3 3 Características de funcionamento... 3 4- Apresentação da Central... 4 4.1 Parte externa... 4 4.2 Parte

Leia mais

PROCEDIMENTO PARA INSTALAR REDE ETHERNET EM CNC s FAGOR.

PROCEDIMENTO PARA INSTALAR REDE ETHERNET EM CNC s FAGOR. PROCEDIMENTO PARA INSTALAR REDE ETHERNET EM CNC s FAGOR. INDICE 1 Verificar a compatibilidade dos sistemas de hardware e software 1.1 Opcionais de Hardware 1.2 Opcionais de Software 2 Parametrização do

Leia mais

INFORMATIVO DE PRODUTO

INFORMATIVO DE PRODUTO Temporizador Automático / Relógio Programador de Horário Para Acionamento Automático de Sirenes e Outros Equipamentos Código: AFKITPROG 2 O REGISTRADOR ELETRÔNICO DE PONTO REP O Relógio Acionador Automático

Leia mais

Cerne Tecnologia e Treinamento

Cerne Tecnologia e Treinamento Tecnologia e Treinamento Tutorial de Instalação da Placa de Catraca Skype: cerne-tec MSN: cerne-tec@hotmail.com (21)4063-9798 (11)4063-1877 www.cerne-tec.com.br Kits Didáticos e Gravadores da Cerne Tecnologia

Leia mais

Guia DFEE-500 para sistema operacional Windows XP

Guia DFEE-500 para sistema operacional Windows XP Guia DFEE-500 para sistema operacional Windows XP O Express Fast Net x5 Kit da D-Link permitirá que você conecte seu escritório em rede (até 5 usuários) para compartilhar recursos, arquivos e dispositivos,

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES. Conversor USB P/ RS-232/422/485 Modelo D501 Revisão 2

MANUAL DE INSTRUÇÕES. Conversor USB P/ RS-232/422/485 Modelo D501 Revisão 2 MANUAL DE INSTRUÇÕES Conversor USB P/ RS-232/422/485 Modelo D501 Revisão 2 CONTEMP IND. COM. E SERVIÇOS LTDA. Al. Araguaia, 204 - CEP 09560-580 São Caetano do Sul - SP - Brasil Fone: 11 4223-5100 - Fax:

Leia mais

Testando a Comunicação e Transferindo o Código de Máquina

Testando a Comunicação e Transferindo o Código de Máquina Testando a Comunicação e Transferindo o Código de Máquina Todas as etapas do fluxograma da figura x.x foram realizada no PC. O código de máquina foi criado no PC na pasta Resource. O arquivo a ser transferido

Leia mais

Catálogo de placas ARM9

Catálogo de placas ARM9 Catálogo de placas ARM9 CONTEÚDO ARM9-35... 2 ARM9-70... 4 ARM9-VGA... 6 ARM9-MICRO70... 8 WIFI BOARD... 9 WEBCAM BOARD... 9 Maiores informações:... 10 ARM9-35 Código do produto:m0194 Kit ARM9 com LCD

Leia mais

INDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. CONFIGURAÇÃO MÍNIMA... 4 3. INSTALAÇÃO... 4 4. INTERLIGAÇÃO DO SISTEMA... 5 5. ALGUNS RECURSOS... 6 6. SERVIDOR BAM...

INDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. CONFIGURAÇÃO MÍNIMA... 4 3. INSTALAÇÃO... 4 4. INTERLIGAÇÃO DO SISTEMA... 5 5. ALGUNS RECURSOS... 6 6. SERVIDOR BAM... 1 de 30 INDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. CONFIGURAÇÃO MÍNIMA... 4 3. INSTALAÇÃO... 4 3.1. ONDE SE DEVE INSTALAR O SERVIDOR BAM?... 4 3.2. ONDE SE DEVE INSTALAR O PROGRAMADOR REMOTO BAM?... 4 3.3. COMO FAZER

Leia mais

GX - ULT MANUAL DO USARIO V1.1. NEVEX Tecnologia Ltda Copyright 2012-2015 - Todos os direitos Reservados

GX - ULT MANUAL DO USARIO V1.1. NEVEX Tecnologia Ltda Copyright 2012-2015 - Todos os direitos Reservados GX - ULT MANUAL DO USARIO V1.1 NEVEX Tecnologia Ltda Copyright 2012-2015 - Todos os direitos Reservados IMPORTANTE Máquinas de controle numérico são potencialmente perigosas. A Nevex Tecnologia Ltda não

Leia mais

www.vwsolucoes.com Copyright 2013 VW Soluções

www.vwsolucoes.com Copyright 2013 VW Soluções 1 1. Especificação técnicas: Dimensões do módulo 4EA2SA v1.0: 100 mm x 56 mm Peso aproximado: xxx gramas (montada). Alimentação do circuito : 12 ou 24Vcc Tipo de comunicação: RS232 ou RS485 Tensão de referencia:

Leia mais

Manual do instalador Box Output DC Rev. 0.01.000. Figura 01 Apresentação do Box Output DC.

Manual do instalador Box Output DC Rev. 0.01.000. Figura 01 Apresentação do Box Output DC. Pág. 1/10 Apresentação Equipamento para acionamento de cargas em corrente contínua. Comunicação com outros dispositivos por rede CAN. 6 entradas digitais para acionamento local ou remoto. 6 entradas/saídas

Leia mais

STK (Start Kit DARUMA) Utilizando conversor Serial/Ethernet com Mini-Impressora DR600/DR700.

STK (Start Kit DARUMA) Utilizando conversor Serial/Ethernet com Mini-Impressora DR600/DR700. STK (Start Kit DARUMA) Utilizando conversor Serial/Ethernet com Mini-Impressora DR600/DR700. Neste STK mostraremos como comunicar com o conversor Serial/Ethernet e instalar o driver Genérico Somente Texto

Leia mais

Multimedidores Inteligentes IDM96 Modo de uso do software IBIS_BE_cnf. ABB Automação. Hartmann & Braun

Multimedidores Inteligentes IDM96 Modo de uso do software IBIS_BE_cnf. ABB Automação. Hartmann & Braun Multimedidores Inteligentes IDM96 Modo de uso do software IBIS_BE_cnf ABB Automação Hartmann & Braun Índice 1. IBIS_BE_CNF - DEFINIÇÃO... 3 2. INSTALAÇÃO... 3 2.1. PRÉ-REQUISITOS PARA INSTALAÇÃO... 3 3.

Leia mais

CAPÍTULO 5. INTERFACES PARA PERIFÉRICOS DE ARMAZENAMENTO INTERFACES DIVERSAS: FIREWIRE, SPI e I 2 C INTERFACES COM O MUNDO ANALÓGICO

CAPÍTULO 5. INTERFACES PARA PERIFÉRICOS DE ARMAZENAMENTO INTERFACES DIVERSAS: FIREWIRE, SPI e I 2 C INTERFACES COM O MUNDO ANALÓGICO 28 CAPÍTULO 5 INTERFACES PARA PERIFÉRICOS DE ARMAZENAMENTO INTERFACES DIVERSAS: FIREWIRE, SPI e I 2 C INTERFACES COM O MUNDO ANALÓGICO Interfaces para periféricos de armazenamento: Periféricos de armazenamento,

Leia mais

O cursor se torna vermelho e uma Paleta de Edição contendo as instruções mais utilizadas é apresentada.

O cursor se torna vermelho e uma Paleta de Edição contendo as instruções mais utilizadas é apresentada. Editor de Ladder para VS7 Versão Teste O editor de ladder é um software de programação que permite que o VS7 e o µsmart sejam programados em linguagem de contatos. Esse editor está contido na pasta Público

Leia mais

Manual de início rápido

Manual de início rápido Manual de início rápido VDV Commander TM VDV501-097 PORTUGUÊS Testa cabos Mede comprimento de cabos com TDR Detecta falhas Detecta e mede PoE Localiza e identifica cabos Testa rede ativa Salva e imprime

Leia mais

DataQuest. Soluções para Controle de Acesso. DataMini. Manual Técnico Software Ver. 1.0

DataQuest. Soluções para Controle de Acesso. DataMini. Manual Técnico Software Ver. 1.0 DataQuest Soluções para Controle de Acesso DataMini Manual Técnico Software Ver. 1.0 DataQuest DataQuest Comércio e Consultoria Ltda. Av. Dr. Guilherme Dumont Villares, n 1050 Sala 11 Vila Suzana - São

Leia mais

VERIDIS. Manual de instalação DAC1

VERIDIS. Manual de instalação DAC1 Manual de instalação DAC Sumário. Vista geral dos dispositivos do Equipamento DAC... 6 2. Descrição dos recursos disponíveis... 7 2. Rede Ethernet: Porta de rede /0/00Mbps padrão;... 7 2.2 2 X USB HOST:

Leia mais

Programação em BASIC para o PIC Vitor Amadeu Souza

Programação em BASIC para o PIC Vitor Amadeu Souza Programação em BASIC para o PIC Vitor Amadeu Souza Introdução Continuando com a série do último artigo, hoje veremos os passos para o desenvolvimento de uma minuteria com o microcontrolador PIC18F1220

Leia mais

Sagômetro Digital. Manual de Instalação e Operação

Sagômetro Digital. Manual de Instalação e Operação Manual de Instalação e Operação MANUAL DE INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO APRESENTAÇÃO: Esse instrumento foi especialmente desenvolvido para realizar medições de Ságitas em Blocos Oftálmicos onde através de software

Leia mais