Manual (versão 1.4) Kit 8051 Study

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Manual (versão 1.4) Kit 8051 Study"

Transcrição

1 Manual (versão 1.4) Kit 8051 Study Microgenios Soluções Eletrônicas Ltda. ME - ano 2010 Todos os direitos reservados Proibida cópia integral ou parcial do material aqui contido

2 Sumário Apresentação... 3 Características do Produto... 3 O kit é composto por:... 3 Dimensões:... 3 Alimentação:... 4 Pré-requisitos:... 4 Recursos... 5 Conector de Expansão SPI: Conector de Expansão para todas as postas de I/O Primeiros passos Instalação dos softwares: Conectando e ligando o Kit: Testando e utilizando o Kit Exemplos de Programas\Exemplos Leds : Teclas e LEDs: Teclas e Rele: Tecla e buzzer: INT0 e INT1: Contador usando T0 e T1: Contador com 7 Seg.: Escrevendo no Display16x2.: Comunicação serial: Solução de problemas Ferramentas de desenvolvimento e estudo Microgenios Família Microchip: Família Freescale: Família 8051: Digilent (FPGA Xilinx) Família ARM7 NXP: Família AVR: Treinamentos Microgenios Contato Parceiros: Telefone: (011) ou (11)

3 Apresentação O Kit 8051 Study produzido e comercializado pela Microgenios, e uma ótima ferramenta didática para alunos e professores a fim de desenvolver projetos com a família Pode ser utilizado um conversor USB/Serial normalmente para realizar o processo de gravação em computadores ou notebooks que não possuem porta serial. Características do Produto O kit é composto por: Placa Kit 8051 Study. Microcontrolador AT89C51ED2 instalado. LCD Alfanumérico 16x2 verde Fonte de alimentação 12V/500mA. Cabo Serial (Gravação e comunicação) CD contendo: manual dos equipamentos, esquema elétrico da placa, versão gratuita do Compilador e material extra de estudo. Certificado de garantia de 12 meses. Dimensões: C: 165mm L: 100 mm Telefone: (011) ou (11)

4 Alimentação: A ferramenta Kit 8051 Study utiliza como alimentação uma fonte chaveada automática 12V/500mA, que é fornecida juntamente com a placa, fontes de alimentação com outras tensões ou com correntes menores não devem ser utilizadas. Para funcionamento de qualquer aplicação com placa Kit 8051 Study a fonte deve estar devidamente conectada. Chaveada Entrada 110V 220V (automática) Saída 12V / 500mA Led indicativo de Funcionamento Polaridade: Positivo Central Obs.: A fonte e fornecida juntamente com o kit, tem como função o fornecimento de tensão elétrica e corrente para funcionamento e uso da placa, caso utilize circuitos externos associados, pode ser necessário utilização de fontes de alimentação externas; a Microgenios recomenda que circuitos de expansão, principalmente de potência, sejam ligados a placa do kit por meio de dispositivos isoladores como opto-acopladores, danos causados a placa por má utilização não são cobertos pela garantia Microgenios. Pré-requisitos: A utilização da placa desenvolvimento Kit 8051 Study tem como pré-requisitos: 1. PC com sistema operacional WindowsXP, ou superior. 2. Compilador (algumas ferramentas gratuitas ou versões de demonstração são fornecidas no CD que acompanha a placa). 3. Flip Atmel, para gravação no kit. 4. Leitura completa deste manual e o manual de gravação. Telefone: (011) ou (11)

5 Recursos A Kit 8051 Study é uma ferramenta para estudo e desenvolvimento de projetos microcontrolados baseado na família microcontroladores As possibilidades de utilização da placa kit 8051 Study são infinitas, pois além de grande recurso para estudo, onde o professor, aluno ou profissional pode testar os recursos disponíveis da placa, a seguir apresentamos uma visão detalhada da placa e seus periféricos Telefone: (011) ou (11)

6 1. Fonte Regulada: Fonte regulada geradora de tensão de 5V, de alta qualidade, capaz de fornecer corrente a placa e seus periféricos. 2. Saída de relé: Está disponível uma saída de relé para simulação de acionamentos de cargas de potência geralmente AC. OBS.: Fechar o Jumper RELE. 3. Expansão SPI: Um conector específico para expansão serial (SPI). 4. Porta Serial: A placa tem a disposição um conector DB9 fêmea, para comunicação serial (transmissão e recepção) e para gravação dos projetos criados. Pode ser utilizado um conversor USB/Serial. OBS: Para o processo de gravação devem estar fechados os jumpers GRAVAÇÃO_DTR e GRAVAÇÃO_RTS. 5. Trimpot: Disponibilidade de um Trimpot para ajuste do contraste no Display 16x2. Telefone: (011) ou (11)

7 6. Jumper s de configuração: Na placa existem sete para configuração da placa. pontos abertos 7. Teclas para interrupção: A placa possui duas teclas específicas para simulação de interrupções externas. 8. Teclas para Contadores: A placa possui 2 teclas específicas para simulação de contadores externos. 9. Display 7 segmentos: A placa possui como periférico conjunto de dois displays de 7 segmentos. OBS.: Para utilização destes displays devem estar fechados os jumpers DISP1 e DISP2, e também configurar o jumper 7 SEG fechando as posições (1 e 2). 10. Sinalizador Sonoro Buzzer: A placa possui como periférico um sinalizador sonoro Buzzer. OBS.: Fechar o Jumper BUZZER. Telefone: (011) ou (11)

8 11. Barramentos de LED s: Está a disposição do usuário um barramentos de 8 LED s, para simulação de acionamentos de dispositivos e saídas digitais. OBS.: Configurar o jumper 7 SEG fechando as posições 2 e Teclas diretas: Está a disposição do usuário 4 teclas com conexão direta aos pinos (PORT P1 Nibble menos significativo) do microcontrolador, para simulação de entradas digitais e sensores. 13. RESET: Está implementado na placa sistema de RESET manual, para reiniciar as aplicações correntes. 14. Microcontrolador: O microcontrolador AT89C51ED2 contém 64Kbytes de memória Flash de código e 1,7Kbytes de dados. 15. Display LCD 16x2: Um dispositivo que exibe mensagem conforme programado. Telefone: (011) ou (11)

9 Microcontrolador Base: AT89C51ED2 PLCC44 pinos (Datasheet disponível no CD), cujos principais características são: Características básicas família 8051/52: - Endereçamento de até 64KBytes de Memória de programa. - Endereçamento de até 64KBytes de Memória RAM Externa Bytes de RAM Interna. - 4 Portas de I/O. - 5 fontes de interrupção. - 2 Temporizadores/Contadores. - 1 Canal de comunicação serial UART Características Extras, específicas do microcontrolador AT89C51ED2: - 64KBytes de memória de programa (tipo Flash) On Chip. - Sistema de gravação In Circuit via Bootloader serial. - Sistema dobrador de velocidade. - Cristal a ser aplicado de até 60MHz (dependendo da tensão de alimentação) Bytes de RAM Externa On Chip Bytes de EEPROM On Chip. - Até 6 Portas de I/O (dependendo do encapsulamento). - 3 Temporizadores/Contadores + PCA de 16Bits - 9 Fontes de interrupção. - Interrupção de teclado. - Canal de comunicação UART com gerador de Baud Rate. - Canal de comunicação SPI. Sistema de Gravação: O sistema de gravação utiliza a característica de Bootloader do microcontrolador detalhado acima, desta forma é possível a gravação utilizando a porta serial UART do mesmo, através do software de gravação FLIP disponibilizado pela ATMEL, que é fabricante deste microcontrolador, e presente no CD do Kit, para maiores detalhes recomendamos a leitura completa do Manual de Gravação. Telefone: (011) ou (11)

10 Mapa de conexões de periféricos e pinos para a CPU 8051: Periférico da Placa: Local/Descrição na Placa: Jumper s: Pinos do microcontrolador: DADOS LCD Alfanumérico (conectado ao chamado barramento de dados da placa 8 Bits) Conector macho de 16 pinos na região de conexão dos displays PORT P2 (P2.0 a P2.7): Barramento de dados ligado diretamente CONTROLE LCD Alfanumérico Conector macho de 16 pinos na região de conexão dos displays P3.6 LCD RS P3.7 LCD EN (Conexão direta) DADOS Display 7 de segmentos (conectado ao chamado barramento de dados da placa 8 Bits) - DISP1 - DISP2 Fechar os jumpers DISP1 e DISP2, e configurar o jumper 7 SEG fechando as posições(1 e 2). PORT P0 (P0.0 a P0.7): Barramento de dados ligado diretamente CONTROLE Display 7 de segmentos - DISP1 - DISP2 Fechar os jumpers DISP1 e DISP2, e configurar o jumper 7 SEG fechando as posições(1 e 2). P3.2 DISP1 P3.3 DISP2 Barramento de LED s 1 (conectado ao chamado barramento de dados da placa 8 Bits) -LEDs Configurar o jumper 7 SEG fechando as posições(2 e 3). PORT P0 (P0.0 a P0.7): Barramento de dados ligado diretamente Teclas para simulação de Temporização - T0 - T1 P3.4 T0 P3.5 T1 Sinalizador sonoro Buzzer SG1 Fechar o Jumper BUZZER. P1.4 - Buzzer Teclas para simulação de Interrupções - INT0 - INT1 P3.2 INT0 P3.3 INT1 Telefone: (011) ou (11)

11 Periférico da Placa: Trimpot s para ajuste de contraste do display LCD R21 alfanumérico Local/Descrição na Placa: Jumper s: Pinos do microcontrolador: Não existem pinos do 8051 associados, uma vez que este não possui canal A/D. Saída de Relé K1 Conectores jumpers fechados RELE. no P1.5 RELE Canal Serial (UART) 1 SERIAL Para aplicação com comunicação serial, recomendamos deixar os jumpers,grava ÇÂO_DTR e GRAVAÇÂO_RT S ABERTOS P3.0 - Serial RX P3.1 - Serial TX Conector de Expansão SPI: O canal de comunicação SPI foi desenvolvido pela empresa americana ATMEL (AT89C51ED2 possui este periférico integrado), e devido sua alta velocidade de comunicação tornou-se um dos mais utilizados hoje. Pino P1.1 Telefone: (011) ou (11)

12 Conector de Expansão para todas as portas de I/O EXP_PORT_3 Pino P3.0 Pino P2.0 EXP_PORT_2 EXP_PORT_1 Pino P1.0 EXP_PORT_0 Pino P0.0 Telefone: (011) ou (11)

13 Primeiros passos Agora vamos apresentar a seqüência inicial, que deve ser realizada para a utilização do kit 8051 Study. Para maiores detalhes sobre o processo de gravação, é importantíssima a leitura do Manual de Gravação (presente no CD), além disso no link a seguir apresentado, podem ser encontrados vídeos demonstrativos de todo o processo, além experiências e projetos: Instalação dos softwares: Coloque o CD que acompanha o Kit no compartimento de CD ROM de seu Computador. 1. Após algumas confirmações. Será apresentada a tela a seguir, de inicialização do CD Foto quando o cd é colocado. Mapa e esquema elétrico do kit 8051STUDY. Programa teste e programas de exemplos. Manuais e datasheets. Tutorial Hyper terminal. Instrução para simulação do LCD e planilha para Cálculo do Baud Rate Compilador Micro C Pro for 8051, simulador de LCD e programa para gravação Flip, outros softwares também estão disponíveis nesta pasta. Telefone: (011) ou (11)

14 2. Para o melhor aproveitamento da ferramenta didática é importante a instalação de dois softwares: Compilador MikroC IDE de desenvolvimento de programas para microcontroladores da família 8051 em linguagem C, este é um software pago, no CD é disponibilizada versão de demonstração limitada a 2KBytes de programa. Software de Gravação FLIP Software gratuito desenvolvido pela própria ATMEL, para realização de gravação do Microcontrolador AT89C51ED2 via sistema de Bootloader pelo canal serial. Obs.: Maiores informações sobre o procedimento de instalação e gravação do microcontrolador aconselhamos a leitura completa do manual de gravação também presente no CD. Conectando e ligando o Kit: Realizada a instalação dos programas necessários, os seguintes passos devem ser realizados para iniciar a utilização do kit didático: 1. Crie um projeto ou programa e compile o mesmo de modo a gerar o arquivo hexadecimal (.hex), este é o arquivo que será necessário para gravação do programa no microcontrolador. 2. Ligue a fonte de alimentação à placa (não é necessário se preocupar com a tensão da rede elétrica, pois a fonte é chaveada e se ajusta automaticamente a tensões de 110V e 220V. 3. Conecte o cabo serial no Kit 8051 Study e na porta serial do computador, coloque os jumpers fechados em GRAVAÇÂO_DTR e GRAVAÇÂO_RTS. Telefone: (011) ou (11)

15 4. Abra o programa FLIP Atmel. 5. Seleciona FILE depois Load Hex File... selecione o arquivo(.hex) para visualização no kit 8051 Study.(este procedimento, você poderá realizar o processo de gravação, enfatizamos mais uma vez a necessidade de leitura do manual de gravação, também disponível no CD na pasta Manuais. Telefone: (011) ou (11)

16 Testando e utilizando o Kit Finalizada a instalação de software e hardware a ferramenta está pronta para ser utilizada, a seguir serão apresentados exemplos para utilização e testes iniciais na placa, todos os projetos e programas aqui informados encontram-se no CD, na pasta: Exemplos de Programas\Exemplos Leds : Configuração: Fechar os pinos 2 e 3 do jumper 7_seg: Projeto: 01_LEDs Descrição: Este programa pisca os LEDs alternadamente. Hardware: Telefone: (011) ou (11)

17 Teclas e LEDs: *Jumpear (7 seg pinos 3 e 2): Projeto: 02_teclas_leds Descrição: A cada tecla ligada diretamente ao PORT P1 pressionada acenderá LEDs posição diferente. Hardware: Telefone: (011) ou (11)

18 Teclas e Rele: Jumpear (Pinos de RELE): Projeto: 03_tecla_rele Descrição: Quando a tecla P1.0 for pressionada o rele aciona e ao pressionar a tecla P1.1 o rele e desacionado. Hardware: Telefone: (011) ou (11)

19 Tecla e buzzer: Jumpear (Pinos de Buzzer): Projeto: 04_tecla_buzzer Descrição: Quando a tecla P1.0 for pressionada o buzzer é ativo e ao pressionada a tecla P1.1 o buzzer é desativado. Hardware: Telefone: (011) ou (11)

20 INT0 e INT1: Jumpear (7 seg pinos 3 e 2): Projeto: 05_INT0_INT1 Descrição: Quando pressionamos a tecla Int0 são acesos quatro LEDs, quando pressionamos Int1 serão acesos os LEDs que não foram acionados anteriormente e os outros serão apagados, caso sejam pressionadas as teclas Int0 e Int1 ao mesmo tempo, somente os LEDs referentes a tecla Int1 acenderão (Devido a prioridade das interrupções). Hardware: Telefone: (011) ou (11)

21 Contador usando T0 e T1: Jumpear (7 seg pinos 3 e 2): Projeto: 06_contador Descrição: Assim que iniciar o programa pressione T0, após cada vez que pressionar ele acenderá um LED em ordem crescente, T1 apaga em ordem decrescente (contagem binária). Hardware: Telefone: (011) ou (11)

22 Contador com 7 Seg.: Jumpear (7 seg pinos 1 e 2): Projeto: 07_7seg Descrição: Contagem de zero a nove nos display de sete segmentos. Hardware: Telefone: (011) ou (11)

23 Escrevendo no Display16x2: Projeto: 08_lcd Descrição: Escreve Kit 8051 Study. Hardware: Telefone: (011) ou (11)

24 Comunicação serial: Projeto: 09_serial Descrição: Envia a palavra Microgenios pelo canal serial do microcontrolador (Baud Rate 9600Bps), para teste pode ser utilizada a ferramenta USART Terminal do próprio MikroC (ela está localizada no MickroC for 8051, item Tools; na janela do UART Terminal, configure o Baud Rate e pressione Connect, pressione a tecla Reset da placa no Kit 851Study para uma nova transmissão). Hardware: Além dos programas aqui apresentados é possível encontrar muitos outros na pasta exemplos, contida no CD do kit, todos os exemplos de programa possuem seu código fonte aberto e comentado, para melhor entendimento e utilização como base para estudo e projetos. Telefone: (011) ou (11)

25 Solução de problemas A seguir estão listados alguns problemas possíveis e procedimentos para solucioná-los, caso persistam os problemas é conveniente o acesso ao fórum de suporte técnico da Microgenios e postagem da dúvida, dificuldade ou problema encontrado, outra forma de acesso a nosso suporte técnico é através do endereço de eletrônico: Problema: Não consigo instalar os softwares recomendados O Kit não liga Não é realizado o reconhecimento do microcontrolador pelo sistema de gravação, ou a gravação não é realizada com sucesso O programa testado não funciona Solução: Verifique se seu computador e sistema operacional estão de acordo com os pré-requisitos listados neste manual; Verifique se CD não está danificado; Verifique se a fonte está conectada corretamente ao kit e á rede elétrica; Verifique se há tensão elétrica na tomada. Leia completamente o Manual de Gravação; Verifique se o software de gravação (FLIP) foi corretamente instalado e configurado; Verifique se a porta de comunicação selecionada é a correta; Verifique os Jumper s GRAVAÇÃO_DTR e GRAVAÇÃO_RTS estão com jumper s fechados. Verifique se os Jumper s estão fechados, e após o gravação no FLIP pressionar o botão Start Application ou a tecla Reset. Telefone: (011) ou (11)

26 Ferramentas de desenvolvimento e estudo Microgenios Família Microchip: Kit PicGenios Ferramenta de estudo e desenvolvimento para microcontroladores PIC 16F e 18F, com pinagem de 28 ou 40 pinos. MicroICD Gravador In Circuit e depurador para microcontrolador Microchip. MicroICD ZIF Gravador In Circuit e depurador para microcontroladores Microchip, com possibilidade de gravação utilizando soquetes rápidos do tipo ZIF. Kit XbeeNET Ferramenta de estudo e desenvolvimento para aplicações Ethernet e SD Card. Adaptador MicroBoard Adaptador ideal para utilização de microcontroladores PIC de pequeno porte no kit PicGenios. Família Freescale: MagicFlexis Ferramenta de estudo e desenvolvimento para microcontroladores Freescale da família Flexis. Telefone: (011) ou (11)

27 MicroBDM Ferramenta de gravação e depuração da microcontroladores Freescale. Família 8051: Kit8051Study Ferramenta de estudo para microcontroladores 8051 da família da Atmel. Digilent (FPGA Xilinx) Kit FPGA Nexys2 Ferramento de estudo com dispositivo lógico programáveis com FPGA Spartan3E destinada a implantação de processadores embarcados. Kit FPGA Basys2 Ferramento de estudo com dispositivos lógicos programáveis com FPGA Spartan3E. Família ARM7 NXP: Telefone: (011) ou (11)

28 Kit LPC2368 Ferramenta completa para desenvolvimento de projetos com microcontroladores ARM7 NXP modelo LPC2368, esta família possui periféricos USB, CAN e Ethernet integrados. Família AVR: Kit AVR MEGA16SK Ferramenta completa para estudo e desenvolvimento de projetos com microcontroladores AVR modelo ATMEGA16. MicroArduino Ferramenta ideal para quem está iniciando no mundo dos microcontroladores, este é um sistema simples e fácil de utilizar. Para conhecer mais sobre nossa empresa produtos e serviços entre em nosso site, lá você encontrará informações completas e manuais de nossos produtos, além de encontrar muito material técnico e útil como exemplos de programas, tutoriais e vídeo-aula, acesse: Página institucional: Loja virtual: Portal de treinamentos: Fórum de suporte técnico: Vídeo aulas e artigos técnicos: Conheça também: Canal Microgenios no Youtube: Twitter Microgenios: Comunidade: Treinamentos Microgenios Além das ferramentas de desenvolvimento e estudo, a Microgenios disponibiliza um conjunto completo de treinamentos presenciais e On Line para que você possa extrair todos os recursos de suas ferramentas e utilizar estes conhecimentos em seus projetos e produtos, a seguir alguns de nossos treinamentos: Telefone: (011) ou (11)

29 Programação C Embarcada para microcontroladores Programação aplicada para microcontroladores PIC Programação aplicada para microcontroladores 8051 Programação aplicada para microcontroladores Freescale Aplicações Seriais Aplicações I2C Aplicações com Timers Aplicações Ethernet Aplicações USB layout de PCB utilizando o software Eagle Simulação de circuitos eletrônicos com Proteus VSM Criação de interfaces entre equipamentos e PC utilizando C# Para conhecer mais acesse: Contato Telefone: (011) (011) suporte técnico: vendas: treinamentos: Telefone: (011) ou (11)

30 Parceiros: A Microgenios é RTC (Regional Training Center) da Microchip, empresa americana líder mundial em microcontroladores de 8 bits, desta forma nossos treinamentos sobre microcontroladores PIC é homologado e reconhecido por esta empresa A Microgenios possui o selo Freescale Enabled nas ferramentas para estudo e desenvolvimento que utilizam microcontroladores da Freescale, líder mundial no segmento automotivo. A Microgenios é distribuidora oficial no Brasil, das ferramentas de desenvolvimento e dos compiladores da Mikroelektronika (família PIC, 8051 e AVR), maior fornecedor mundial de ferramentas para estudo de microcontroladores. A Microgenios é distribuidora oficial no Brasil, das ferramentas de desenvolvimento e estudo com FPGA e CPLD da Digilent, maior fornecedor mundial de ferramentas para estudo de lógica programável e FPGA s da Xilinx. A Microgenios é distribuidora oficial no Brasil, dos compiladores (linguagem BASIC para as famílias 8051 e AVR) da MCS Electronics. A Microgenios é distribuidora oficial no Brasil, do compilador FlowCode (criação de programas para microcontroladores utilizando fluxograma) da Matrix. A Microgenios é distribuidora oficial no Brasil, do compilador Code Vision (linguagem C para a família de microcontroladores AVR) da HP InfoTech. A Microgenios é distribuidora oficial no Brasil, das ferramentas JTAG e dos RTOS para microcontroladores ARM da empresa SEGGER. A Microgenios é distribuidora oficial, no Brasil, do software de layout de PCB CAD Eagle. Telefone: (011) ou (11)

Manual de Gravação (versão 1.3) Kit 8051 Study

Manual de Gravação (versão 1.3) Kit 8051 Study Manual de Gravação (versão 1.3) Kit 8051 Study Microgenios Soluções Eletrônicas Ltda. ME - ano 2010 Todos os direitos reservados Proibida cópia integral ou parcial do material aqui contido www.microgenios.com.br

Leia mais

www.microgenios.com.br

www.microgenios.com.br Manual (versão 2.0) Microgenios Soluções Eletrônicas Ltda. ME - ano 2009 Todos os direitos reservados Proibida cópia integral ou parcial do material aqui contido.br Índice Apresentação...3 Características

Leia mais

Suporta os microcontroladores: R. Leonardo da Vinci, 883 - Campinas/SP CEP 13.077-009 F.: (19) 4141.3351 / 3304.1605

Suporta os microcontroladores: R. Leonardo da Vinci, 883 - Campinas/SP CEP 13.077-009 F.: (19) 4141.3351 / 3304.1605 Suporta os microcontroladores: PIC16F877A, PIC18F452, PIC18F4520, PIC18F4550, PIC 18F876A, PIC18F252, PIC18F2550 e outros com 28 e 40 pinos O Kit de desenvolvimento ACEPIC PRO V2.0 foi projetado tendo

Leia mais

Kit de desenvolvimento ACEPIC 40N

Kit de desenvolvimento ACEPIC 40N Kit de desenvolvimento ACEPIC 40N O Kit de desenvolvimento ACEPIC 40N foi desenvolvido tendo em vista a integração de vários periféricos numa só placa, além de permitir a inserção de módulos externos para

Leia mais

Cerne Tecnologia e Treinamento

Cerne Tecnologia e Treinamento Tecnologia e Treinamento Tutorial para Testes na Placa AVR MASTER (21)4063-9798 (11)4063-1877 Skype: cerne-tec MSN: cerne-tec@hotmail.com www.cerne-tec.com.br Kits Didáticos e Gravadores da Cerne Tecnologia

Leia mais

QSPIC40 Manual do usuário Ver 1.0

QSPIC40 Manual do usuário Ver 1.0 QSPIC40 Manual do usuário Ver 1.0 Introdução: É um excelente kit de microcontrolador da família PIC18F e PIC16F da Microchip. O kit QSPIC40 é um kit de desenvolvimento e aprendizagem utilizando microcontroladores

Leia mais

Microcontroladores ARM Cortex-M3 - XM 700 -

Microcontroladores ARM Cortex-M3 - XM 700 - T e c n o l o g i a Microcontroladores ARM Cortex-M3 - XM 700 - Os melhores e mais modernos MÓDULOS DIDÁTICOS para um ensino tecnológico de qualidade. INTRODUÇÃO Microcontroladores ARM Cortex-M3 - XM 700

Leia mais

Cerne Tecnologia e Treinamento. E-mail: cerne@cerne-tec.com.br MSN: cerne-tec@hotmail.com Skipe: cerne-tec. www.cerne-tec.com.br

Cerne Tecnologia e Treinamento. E-mail: cerne@cerne-tec.com.br MSN: cerne-tec@hotmail.com Skipe: cerne-tec. www.cerne-tec.com.br Cerne Tecnologia e Treinamento Tutorial para Testes na Placa PIC MASTER PLUS (21) 4063-9798 (11) 4063-1877 E-mail: cerne@cerne-tec.com.br MSN: cerne-tec@hotmail.com Skipe: cerne-tec www.cerne-tec.com.br

Leia mais

Guia do Usuário Placa de Desenvolvimento McLab1

Guia do Usuário Placa de Desenvolvimento McLab1 Placa de Desenvolvimento McLab1 Sumário 1. APRESENTAÇÃO...3 2. HARDWARE...4 2.1. MICROCONTROLADOR PIC16F628A...4 2.2. DISPLAYS DE 7 SEGMENTOS...5 2.3. TECLAS...5 2.4. LEDS...6 2.5. LÂMPADA...6 2.6. BOTÃO

Leia mais

Cerne Tecnologia e Treinamento

Cerne Tecnologia e Treinamento Tecnologia e Treinamento Tutorial para Testes no conversor RS232 Ethernet (21)4063-9798 (11)4063-1877 Skype: cerne-tec MSN: cerne-tec@hotmail.com www.cerne-tec.com.br Kits Didáticos e Gravadores da

Leia mais

Kit de desenvolvimento de PIC16F ou PIC18F QSPIC28 Manual do usuário Versão 1.1 (2010)

Kit de desenvolvimento de PIC16F ou PIC18F QSPIC28 Manual do usuário Versão 1.1 (2010) Kit de desenvolvimento de PIC16F ou PIC18F QSPIC28 Manual do usuário Versão 1.1 (2010) QSP Tecnologia www.qsptec.com Av. Nova Cantareira 4798 Sala 01/02 Tel: 0xx11 2924-3323 Email: vendas@qsptec.com Copyright

Leia mais

Módulo de Desenvolvimento PIC16F877A

Módulo de Desenvolvimento PIC16F877A Objetivos: Módulo de Desenvolvimento PIC16F877A Realizar programação e projetos com microcontroladores e seus periféricos, integrando sistemas analógicos e digitais com a utilização de compilador (Mikro

Leia mais

Programação em BASIC para o PIC Mostrando Mensagens no Display LCD Vitor Amadeu Souza

Programação em BASIC para o PIC Mostrando Mensagens no Display LCD Vitor Amadeu Souza Programação em BASIC para o PIC Mostrando Mensagens no Display LCD Vitor Amadeu Souza Introdução Nesta terceira série de artigos que aborda a programação na linguagem BASIC para o microcontrolador PIC,

Leia mais

ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. DESCRIÇÃO DO PICKIT2... 4. 2.1. Ligação da porta USB... 4. 2.2. LEDs de estado... 4. 2.3. Botão... 5

ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. DESCRIÇÃO DO PICKIT2... 4. 2.1. Ligação da porta USB... 4. 2.2. LEDs de estado... 4. 2.3. Botão... 5 MANUAL PICKIT2 ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. DESCRIÇÃO DO PICKIT2... 4 2.1. Ligação da porta USB... 4 2.2. LEDs de estado... 4 2.3. Botão... 5 2.4. Conector de programação... 5 2.5. Slot para chaveiro...

Leia mais

Cerne Tecnologia e Treinamento

Cerne Tecnologia e Treinamento Tecnologia e Treinamento Tutorial para Testes na Placa DataLogger (21)4063-9798 (11)4063-1877 Skype: cerne-tec MSN: cerne-tec@hotmail.com www.cerne-tec.com.br Kits Didáticos e Gravadores da Cerne Tecnologia

Leia mais

Comunicação Serial com o AVR ATMEGA8

Comunicação Serial com o AVR ATMEGA8 Comunicação Serial com o AVR ATMEGA8 Vitor Amadeu Souza vitor@cerne-tec.com.br Introdução Os microcontroladores AVR vem a cada dia tomando cada vez mais espaço nos novos projetos eletrônicos microcontrolados.

Leia mais

Curso microcontroladores PIC

Curso microcontroladores PIC Curso microcontroladores PIC Jean Carlos www.pk2lab.blogspot.com Curso de microcontroladores em linguagem C 2 Baseado no microcontrolador PIC18F4550 da Microchip, compilador MikroC e placa de desenvolvimento

Leia mais

Na primeira aula, conhecemos um pouco sobre o projeto Arduino, sua família de placas, os Shields e diversos exemplos de aplicações.

Na primeira aula, conhecemos um pouco sobre o projeto Arduino, sua família de placas, os Shields e diversos exemplos de aplicações. Na primeira aula, conhecemos um pouco sobre o projeto Arduino, sua família de placas, os Shields e diversos exemplos de aplicações. A partir de agora, iremos conhecer o hardware do Arduino e suas caracteristicas

Leia mais

Cerne Tecnologia e Treinamento

Cerne Tecnologia e Treinamento Tecnologia e Treinamento Tutorial para Testes na Placa Cerne Ultrassom (21)4063-9798 (11)4063-1877 Skype: cerne-tec MSN: cerne-tec@hotmail.com www.cerne-tec.com.br Kits Didáticos e Gravadores da Cerne

Leia mais

Manual Técnico Arduino Programador Supervisório Gravador de Bootloader

Manual Técnico Arduino Programador Supervisório Gravador de Bootloader Manual Técnico Arduino Programador Supervisório Gravador de Bootloader Seriallink.com.br 2014 Todos os direitos reservados Página 1 de 19 Sumário Manual Técnico...1 Introdução...3 Características...3 Downloads...3

Leia mais

Plataforma de desenvolvimento dspic - SIGMA128 -

Plataforma de desenvolvimento dspic - SIGMA128 - T e c n o l o g i a Plataforma de desenvolvimento dspic - SIGMA128 - Os melhores e mais modernos MÓDULOS DIDÁTICOS para um ensino tecnológico de qualidade. DESENVOLVIMENTO INTRODUÇÃO Plataforma de desenvolvimento

Leia mais

Cerne Tecnologia e Treinamento

Cerne Tecnologia e Treinamento Tecnologia e Treinamento Tutorial para Testes na Placa de I/O Ethernet Kits Didáticos e Gravadores da Cerne Tecnologia A Cerne tecnologia têm uma linha completa de aprendizado para os microcontroladores

Leia mais

TUTORIAL Arduino Nano

TUTORIAL Arduino Nano Conceito: O é uma plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre e de placa única, projetada com um microcontrolador Atmel AVR com circuitos de entrada/saída embutido que podem ser facilmente

Leia mais

Figura 01 Visão Geral da Placa

Figura 01 Visão Geral da Placa 1. Hardware O kit de FPGA é formado por periféricos que possibilitam sua interação com sinais de áudio, display gráfico e alfanumérico, comunicação serial e USB, codec de áudio, chaves para simulação e

Leia mais

Cerne Tecnologia e Treinamento

Cerne Tecnologia e Treinamento Tecnologia e Treinamento Tutorial para Testes na Placa GSM I/O (21)3062-1711 (11)4063-1877 Skype: suporte.cerne-tec MSN: suporte.cerne-tec@hotmail.com www.cerne-tec.com.br Kits Didáticos e Gravadores da

Leia mais

Cerne Tecnologia e Treinamento (21) 4063-9798 (11) 4063-1877 E-mail: cerne@cerne-tec.com.br MSN: cerne-tec@hotmail.com Skipe: cerne-tec

Cerne Tecnologia e Treinamento (21) 4063-9798 (11) 4063-1877 E-mail: cerne@cerne-tec.com.br MSN: cerne-tec@hotmail.com Skipe: cerne-tec Tecnologia e Treinamento Tutorial para Testes na Placa Cerne Zig Bee (21) 4063-9798 (11) 4063-1877 E-mail: MSN: cerne-tec@hotmail.com Skipe: cerne-tec Kits Didáticos e Gravadores da Cerne Tecnologia A

Leia mais

Guia do Usuário Starterkit NXP

Guia do Usuário Starterkit NXP Guia do Usuário Starterkit NXP Starterkit NXP 02/03/2011 Sumário Apresentação... 4 1. Microcontroladores suportados... 6 2. Hardware... 9 2.1. Microcontrolador LPC2104... 9 2.2. Botões... 9 2.3. LED s...

Leia mais

Cerne Tecnologia e Treinamento (21) 4063-9798 (11) 4063-1877 E-mail: cerne@cerne-tec.com.br MSN: cerne-tec@hotmail.com Skipe: cerne-tec

Cerne Tecnologia e Treinamento (21) 4063-9798 (11) 4063-1877 E-mail: cerne@cerne-tec.com.br MSN: cerne-tec@hotmail.com Skipe: cerne-tec Cerne Tecnologia e Treinamento Tutorial para a USBCOM (21) 4063-9798 (11) 4063-1877 E-mail: cerne@cerne-tec.com.br MSN: cerne-tec@hotmail.com Skipe: cerne-tec www.cerne-tec.com.br Kits Didáticos e Gravadores

Leia mais

Manual do usuário Produto: Kit Modular com LPC2368 V1R0 Versão deste manual: 1.1

Manual do usuário Produto: Kit Modular com LPC2368 V1R0 Versão deste manual: 1.1 Manual do técnico/usuário: Produto: Kit Modular Com processador NXP ARM7 LPC2368 Documentos relacionados: Versão deste manual: 1 Revisão deste manual: 1 Data do manual: Abril/2009 Revisado: Julho/2009

Leia mais

VERIDIS. Manual de instalação DAC1

VERIDIS. Manual de instalação DAC1 Manual de instalação DAC Sumário. Vista geral dos dispositivos do Equipamento DAC... 6 2. Descrição dos recursos disponíveis... 7 2. Rede Ethernet: Porta de rede /0/00Mbps padrão;... 7 2.2 2 X USB HOST:

Leia mais

PIC18F4550. Curso Engenharia de Controle e Automação. Alex Vidigal Bastos www.decom.ufop.br/alex/ alexvbh@gmail.com

PIC18F4550. Curso Engenharia de Controle e Automação. Alex Vidigal Bastos www.decom.ufop.br/alex/ alexvbh@gmail.com PIC18F4550 Curso Engenharia de Controle e Automação Alex Vidigal Bastos www.decom.ufop.br/alex/ alexvbh@gmail.com 1 Agenda Características do PIC18F4550 Pinagem do PIC18F4550 Pinagem do PIC18F4550 Datasheet

Leia mais

Cerne Tecnologia e Treinamento

Cerne Tecnologia e Treinamento Tecnologia e Treinamento Tutorial de Instalação da Placa de Catraca Skype: cerne-tec MSN: cerne-tec@hotmail.com (21)4063-9798 (11)4063-1877 www.cerne-tec.com.br Kits Didáticos e Gravadores da Cerne Tecnologia

Leia mais

Manual completo Programador PRG-8051-USB

Manual completo Programador PRG-8051-USB APRESENTAÇÃO: O gravador PRG-8051-USB é um gravador de 8051 da linha ATMEL com integração USB. Este gravador é extremamente prático, pois não necessita de fonte de alimentação, bastando apenas conectá-lo

Leia mais

Programação em BASIC para o PIC Projetos com Display Gráfico Vitor Amadeu Souza

Programação em BASIC para o PIC Projetos com Display Gráfico Vitor Amadeu Souza Programação em BASIC para o PIC Projetos com Display Gráfico Vitor Amadeu Souza Introdução No artigo desta edição, veremos os passos para controlar um dispaly gráfico de 128 x 64 pixels. A idéia será apresentar

Leia mais

www.vwsolucoes.com Copyright 2012 VW Soluções

www.vwsolucoes.com Copyright 2012 VW Soluções 1 Apresentação O Cabo PicKit2 é uma versão simplificada do gravador PicKit2 da Microchip com a idéia de podermos substituir o microcontrolador dos Clp Pic 28 e/ou Clp Pic40 por outros com maiores capacidades

Leia mais

Conhecendo o PIC16F877 Microcontrolador de 8 bits da Microchip Co.

Conhecendo o PIC16F877 Microcontrolador de 8 bits da Microchip Co. Programação Daniel Corteletti Aula 2 Página 1/6 Conhecendo o PIC16F877 Microcontrolador de 8 bits da Microchip Co. O microcontrolador PIC16F877 pode ser encontrado em diversos encapsulamentos: PDIP, QFP,

Leia mais

Tutorial de Auxílio. figura 1.0 programa de gravação

Tutorial de Auxílio. figura 1.0 programa de gravação Tutorial de Auxílio O intuito deste material é facilitar o uso, por parte do aluno, das ferramentas de software indispensáveis para o trabalho com os microcontroladores, neste tutorial abordaremos o processo

Leia mais

Controladora Paralela USB Serial OEM PCi3 / PCi3 v.02. Manual Técnico. hollemax. Soluções Eletrônicas

Controladora Paralela USB Serial OEM PCi3 / PCi3 v.02. Manual Técnico. hollemax. Soluções Eletrônicas Controladora Paralela USB Serial OEM PCi3 / PCi3 v.02 Manual Técnico hollemax Soluções Eletrônicas 2013 Hollemax Soluções Eletrônicas Ltda. Este documento é de propriedade da Hollemax Soluções Eletrônicas

Leia mais

Acessando a Porta Paralela com o Delphi. Vitor Amadeu Souza. vitor@cerne-tec.com.br

Acessando a Porta Paralela com o Delphi. Vitor Amadeu Souza. vitor@cerne-tec.com.br Acessando a Porta Paralela com o Delphi Vitor Amadeu Souza vitor@cerne-tec.com.br Introdução A Porta Paralela pode ser usada de forma a permitir a interface do computador com o mundo externo para acionamento

Leia mais

Centro Universitário Positivo - UnicenP Núcleo de Ciências Exatas e Tecnológicas NCET Engenharia da Computação

Centro Universitário Positivo - UnicenP Núcleo de Ciências Exatas e Tecnológicas NCET Engenharia da Computação Centro Universitário Positivo - UnicenP Núcleo de Ciências Exatas e Tecnológicas NCET Engenharia da Computação MINI OSCILOSCÓPIO DIGITAL PORTÁTIL BASEADO EM MICROCONTROLADOR PIC Curitiba 2004 1 Ederson

Leia mais

Microterminal MT 740. Manual do Usuário - versão 1.2

Microterminal MT 740. Manual do Usuário - versão 1.2 w Microterminal MT 740 Manual do Usuário - versão 1.2 1 2 ÍNDICE 1 INTRODUÇÃO 1 2 RECONHECENDO O MT 740 2 3 INSTALAÇÃO 3 4 FUNCIONAMENTO 4 4.1 DESCRIÇÃO DAS CONFIGURAÇÕES E DOS COMANDOS 6 4.2 COMUNICAÇÃO

Leia mais

C Joice Barbosa Magalhães Revisão da placa e dados do 19/04/2010 manual D Cássio Almeida da Gama Adequação à nova codificação 05/01/2012

C Joice Barbosa Magalhães Revisão da placa e dados do 19/04/2010 manual D Cássio Almeida da Gama Adequação à nova codificação 05/01/2012 .. Kit de desenvolvimento XM111 Revisão Principais Autores Descrição da Versão Término A José Domingos Adriano Versão inicial 08/02/2006 Amin Yossef Helou B Marcelo M. Maia do Couto Atualização dos descritivos;

Leia mais

Manual do Usuário PK2Lab USB. Placa de desenvolvimento para microcontroladores PIC16F877 e PIC18F4550 Microchip

Manual do Usuário PK2Lab USB. Placa de desenvolvimento para microcontroladores PIC16F877 e PIC18F4550 Microchip Manual do Usuário PK2Lab USB Placa de desenvolvimento para microcontroladores PIC16F877 e PIC18F4550 Microchip Conteúdo Gravador On-Board... 3 Gravação do arquivo gerado... 3 Dispositivos suportados...

Leia mais

AULA2 Introdução a Microcontrolador

AULA2 Introdução a Microcontrolador AULA2 Introdução a Microcontrolador Disciplina: Aplicações Avançadas de Microprocessadores (AAM) Profa. Eduardo Henrique Couto ehcouto@hotmail.com Tópicos: Microcontroladores - Evolução Principais características

Leia mais

Guia do Usuário Ferramenta de Desenvolvimento Kit Touch (PIC18F4550)

Guia do Usuário Ferramenta de Desenvolvimento Kit Touch (PIC18F4550) Guia do Usuário Ferramenta de Desenvolvimento Kit Touch (PIC18F4550) Kit Touch 02/03/2011 Sumário 1. Apresentação 3 2. Hardware 4 2.1. LCD Gráfico 128x64 (pixel) monocromático 4 2.2. Controle analógico

Leia mais

Desenvolvendo Projetos em BASIC para o Microcontrolador AT89S8252. Com base no BASCOM - Teoria e Prática. Autor: Vitor Amadeu Souza

Desenvolvendo Projetos em BASIC para o Microcontrolador AT89S8252. Com base no BASCOM - Teoria e Prática. Autor: Vitor Amadeu Souza Desenvolvendo Projetos em BASIC para o Microcontrolador AT89S8252 Com base no BASCOM - Teoria e Prática Autor: Vitor Amadeu Souza Dedicatória Dedico este livro a minha querida noiva Renata Leal. Que preciosos

Leia mais

A idéia hardware sugerida é colocar a placa entre o PC e o microcontrolador, conforme mostrado no esquema abaixo.

A idéia hardware sugerida é colocar a placa entre o PC e o microcontrolador, conforme mostrado no esquema abaixo. Circuito de gravação (AVR programmer) Introdução Nossa proposta, nesta parte do trabalho, é apresentar um circuito para gravação ISP (In-System- Programming) para microcontroladores AVR. Este circuito,

Leia mais

MÓDULO DE ORIENTAÇÃO TCA-MASTER

MÓDULO DE ORIENTAÇÃO TCA-MASTER 1 Tópicos pág. 1. Instalação do sistema... 02 2. Diagrama TCA Master... 07 3. CPU... 08 4. Display... 10 5. Leitor código de barras... 11 6. Tacômetro... 11 7. Modulo de Teste... 13 Elaborado por CQS Engenharia

Leia mais

Catálogo de placas ARM9

Catálogo de placas ARM9 Catálogo de placas ARM9 CONTEÚDO ARM9-35... 2 ARM9-70... 4 ARM9-VGA... 6 ARM9-MICRO70... 8 WIFI BOARD... 9 WEBCAM BOARD... 9 Maiores informações:... 10 ARM9-35 Código do produto:m0194 Kit ARM9 com LCD

Leia mais

elpc-main 2122 Manual do Usuário ARM Evaluation Board for elpc SOM

elpc-main 2122 Manual do Usuário ARM Evaluation Board for elpc SOM elpc-main 2122 ARM Evaluation Board for elpc SOM Manual do Usuário Junho/2007 Índice 1. Apresentação 1 2. Características Técnicas 2 3. Principais Componentes 3 4. Instalação 5 4.1 Localização...5 4.2

Leia mais

Manual do CPFLEX EC. MANUAL Produto: M0015 - CP-FLEX EC Versão deste manual: V1R3

Manual do CPFLEX EC. MANUAL Produto: M0015 - CP-FLEX EC Versão deste manual: V1R3 Manual do CPFLEX EC CONTEÚDO Conteúdo... 1 Versão do manual:... 1 Descrição do equipamento:... 2 Gravação do software:... 4 Ligação dos sinais de entrada/saída:... 6 Sugestão de ligação para uso como coletor

Leia mais

Manual da Placa de Interface e Acionamento. SnowFlakes 4S

Manual da Placa de Interface e Acionamento. SnowFlakes 4S Manual da Placa de Interface e Acionamento SnowFlakes 4S Introdução O SnowFlakes é uma placa eletrônica Open Source desenvolvida com o controlador programável Tibbo AKTEM-203, vendido no e-commerce do

Leia mais

Instalação de ambiente de desenvolvimento para a série NXP LPC111x

Instalação de ambiente de desenvolvimento para a série NXP LPC111x UNIFEI Universidade Federal de Itajubá IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação ELT031 Aprendizado Baseado em Projeto I Instalação de ambiente de desenvolvimento para a série

Leia mais

MicroLab X1 v1.4. Manual de Instruções REV 1.2

MicroLab X1 v1.4. Manual de Instruções REV 1.2 MicroLab X1 v1.4 Manual de Instruções REV 1.2 Apresentação A Microlab X1 é uma placa de desenvolvimento multi-plataformas, que permite o projeto e desenvolvimento de circuitos eletrônicos contendo microcontroladores,

Leia mais

DESCRIÇÃO DO FUNCIONAMENTO Basicamente o ANTRON II-s recebe sinais provenientes da atuação de contatos elétricos externos, associados a equipamentos

DESCRIÇÃO DO FUNCIONAMENTO Basicamente o ANTRON II-s recebe sinais provenientes da atuação de contatos elétricos externos, associados a equipamentos DESCRIÇÃO DO FUNCIONAMENTO Basicamente o ANTRON II-s recebe sinais provenientes da atuação de contatos elétricos externos, associados a equipamentos ou sistemas que se queiram supervisionar, via contatos

Leia mais

SCD 912. Dispositivo de comunicação e armazenamento. Apresentação. Dados Técnicos. Conexões

SCD 912. Dispositivo de comunicação e armazenamento. Apresentação. Dados Técnicos. Conexões Conv. USB-Serial Baudrate, stop bit e nro de dados programável. Baudrate de 1200 a 38400 bauds. Emula porta COM virtual. Led de indicação de operação como conversor USB-serial. Não possui linhas de controle

Leia mais

Cerne Tecnologia e Treinamento. E-mail: cerne@cerne-tec.com.br MSN: cerne-tec@hotmail.com Skipe: cerne-tec. www.cerne-tec.com.br

Cerne Tecnologia e Treinamento. E-mail: cerne@cerne-tec.com.br MSN: cerne-tec@hotmail.com Skipe: cerne-tec. www.cerne-tec.com.br Cerne Tecnologia e Treinamento Tutorial de Instalação do Medidor de RPM (21) 4063-9798 (11) 4063-1877 E-mail: cerne@cerne-tec.com.br MSN: cerne-tec@hotmail.com Skipe: cerne-tec www.cerne-tec.com.br Kits

Leia mais

Guia do Usuário Ferramenta de Desenvolvimento McBoard (dspic33f\ LPC2138\ LPC2368)

Guia do Usuário Ferramenta de Desenvolvimento McBoard (dspic33f\ LPC2138\ LPC2368) Guia do Usuário Ferramenta de Desenvolvimento McBoard (dspic33f\ LPC2138\ LPC2368) McBoard LPC dspic 02/03/2011 Sumário Apresentação... 5 1. Hardware... 9 1.1. Microcontrolador... 9 1.2. LCD alfanumérico...

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES. Conversor USB P/ RS-232/422/485 Modelo D501 Revisão 2

MANUAL DE INSTRUÇÕES. Conversor USB P/ RS-232/422/485 Modelo D501 Revisão 2 MANUAL DE INSTRUÇÕES Conversor USB P/ RS-232/422/485 Modelo D501 Revisão 2 CONTEMP IND. COM. E SERVIÇOS LTDA. Al. Araguaia, 204 - CEP 09560-580 São Caetano do Sul - SP - Brasil Fone: 11 4223-5100 - Fax:

Leia mais

ARDUINO UNO Guia do Usuário

ARDUINO UNO Guia do Usuário ARDUINO UNO Guia do Usuário Heco Mecatrônica Ltda. e-mail: vendas@hecomecatronica.com.br Visite nosso site: www.hecomecatronica.com.br Loja Virtual: shop.hecomecatronica.com.br Guia do Usuário - Página

Leia mais

ACENDENDO AS LUZES. Capitulo 2 - Aula 1 Livro: Arduino básico Tutor: Wivissom Fayvre

ACENDENDO AS LUZES. Capitulo 2 - Aula 1 Livro: Arduino básico Tutor: Wivissom Fayvre ACENDENDO AS LUZES Capitulo 2 - Aula 1 Livro: Arduino básico Tutor: Wivissom Fayvre Projeto 1 LED piscante Neste capitulo, todos os projetos utilizam luzes LED s de diversas formas. Em relação ao hardware,

Leia mais

Application Note FBEE Aplicação de redes Mesh REV01_2009. - 1 - Rev01

Application Note FBEE Aplicação de redes Mesh REV01_2009. - 1 - Rev01 Application Note FBEE Aplicação de redes Mesh REV01_2009-1 - Rev01 1. Introdução Este documento de aplicação foca no protocolo ZigBee 2006 Residencial Protocol da Microchip e tem como objetivo mostrar

Leia mais

Programação C para microcontroladores PIC

Programação C para microcontroladores PIC Programação C para microcontroladores PIC eletrocursos.gnomio.com 1/6 Sumário Histórico do Documento... 3 Treinadores Responsáveis... 3 Carga Horária... 3 Ementa... 3 Objetivos... 3 Conteúdo Programático...

Leia mais

Soluções Globais em Sistemas de Pesagem. Indicador de pesagem WT1000-LED. Manual Técnico. Versão A12-03

Soluções Globais em Sistemas de Pesagem. Indicador de pesagem WT1000-LED. Manual Técnico. Versão A12-03 Soluções Globais em Sistemas de Pesagem Indicador de pesagem WT1000-LED Manual Técnico Versão A12-03 Obrigado por escolher a WEIGHTECH! Agora, além de adquirir um equipamento de excelente qualidade, você

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO

MANUAL DE INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO ETHERNET BOX MANUAL DE INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO E.P.M. Tecnologia e Equipamentos Ltda. Av. Comendador Gumercindo Barranqueiros, 285 Jardim Samambaia - Jundiaí SP CEP: 13211-410 Telefone (0xx11) 4582-5533

Leia mais

Compatível com centrais innova net 558 e innova net 428 Manual de Instalação e Programação V 2.41

Compatível com centrais innova net 558 e innova net 428 Manual de Instalação e Programação V 2.41 Compatível com centrais innova net 558 e innova net 428 Manual de Instalação e Programação V 2.41 revisão 1.13 www.viawebsystem.com.br suporte@viawebsystem.com.br S I Sistemas Inteligentes Eletrônicos

Leia mais

Índice. VIAWEBsystem - 1

Índice. VIAWEBsystem - 1 V 3.20 Jul09 r2.0 Índice Apresentação...3 Instalação...3 Esquema de Ligação...4 Operação...5 Terminal...6 Funções de Programação...7 [007 a 011] Programação da Entrada (Setor Interno)... 7 Função 007

Leia mais

Guia de Instalação Rápida PLC KL320. Keylogix, abrindo portas para a automação industrial. KEYLOGIX

Guia de Instalação Rápida PLC KL320. Keylogix, abrindo portas para a automação industrial. KEYLOGIX Guia de Instalação Rápida PLC KL320 Keylogix, abrindo portas para a automação industrial. KEYLOGIX 1. Cuidados Iniciais Prezado cliente, você está recebendo o PLC KL320, um Controlador Lógico Programável,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA EEL5105 Circuitos e Técnicas Digitais Prof. Eduardo L. O. Batista

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA EEL5105 Circuitos e Técnicas Digitais Prof. Eduardo L. O. Batista UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA EEL5105 Circuitos e Técnicas Digitais Prof. Eduardo L. O. Batista EXPERIMENTO 1 INTRODUÇÃO AO LABORATÓRIO A. Introdução O Quartus II é um software utilizado para

Leia mais

CENTRAL DE ALARME BRISA CELL 804

CENTRAL DE ALARME BRISA CELL 804 CENTRAL DE ALARME - PAINEL FRONTAL Led REDE: Indica que o aparelho está sendo alimentado pela rede AC. Led BATERIA: Indica que o aparelho está sendo alimentado pela bateria. Led ARMADO: Aceso indica que

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DO TREINAMENTO:

PROGRAMAÇÃO DO TREINAMENTO: PROGRAMAÇÃO DO TREINAMENTO: Página 2 0. Objetivos deste treinamento Quem está fazendo este módulo avançado II é porque já passou pelos módulos anteriores. Portanto não serão abordados aqui os tópicos já

Leia mais

Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira- Departamento de Engenharia Elétrica

Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira- Departamento de Engenharia Elétrica Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira- Departamento de Engenharia Elétrica TEEE I- Projeto de Robôs Móveis - Profs. Nobuo Oki e Suely Cunha Amaro Mantovani 1 o.sem / 2013 TEEE I Projeto de Robôs Móveis

Leia mais

EA079 - Laboratório de Micro e Minicomputadores: Hardware Laboratório II

EA079 - Laboratório de Micro e Minicomputadores: Hardware Laboratório II EA079 - Laboratório de Micro e Minicomputadores: Hardware Laboratório II Projeto de Interface Paralela de Saída 1 Objetivo do Laboratório II 1. projetar e implementar um decodificador de endereços para

Leia mais

Laboratório de Processadores Confecção das PCIs

Laboratório de Processadores Confecção das PCIs Laboratório de Processadores Confecção das PCIs Para a confecção das PCIs (Placa de Circuito Impresso) foram compiladas algumas sugestões práticas para o bom desenvolvimento das mesmas. Estas recomendações

Leia mais

Henry Equipamentos Eletrônicos e Sistemas Ltda.

Henry Equipamentos Eletrônicos e Sistemas Ltda. Henry Equipamentos Eletrônicos e Sistemas Ltda. +55 41 3661-0100 Rua Rio Piquiri, 400 - Jardim Weissópolis - Pinhais/PR - Brasil CEP: 83322-010 CNPJ: 01.245.055/0001-24 Inscrição Estadual: 90.111.008-53

Leia mais

Modelo R02 - Volume 2 - Operacional

Modelo R02 - Volume 2 - Operacional Modelo R02 - Volume 2 - Operacional INTRODUÇÃO Este manual foi elaborado com a finalidade de exemplificar todas as operações possíveis de serem executadas no equipamento. O equipamento Prisma Super Fácil

Leia mais

GX - ULT MANUAL DO USARIO V1.1. NEVEX Tecnologia Ltda Copyright 2012-2015 - Todos os direitos Reservados

GX - ULT MANUAL DO USARIO V1.1. NEVEX Tecnologia Ltda Copyright 2012-2015 - Todos os direitos Reservados GX - ULT MANUAL DO USARIO V1.1 NEVEX Tecnologia Ltda Copyright 2012-2015 - Todos os direitos Reservados IMPORTANTE Máquinas de controle numérico são potencialmente perigosas. A Nevex Tecnologia Ltda não

Leia mais

ME-033 MANUAL DO EQUIPAMENTO TERMINAL SERVER TS 5014

ME-033 MANUAL DO EQUIPAMENTO TERMINAL SERVER TS 5014 TERMINAL SERVER TS 54 Manual do Equipamento _Rev-TS-54 TS-54 ECIL INFORMÁTICA IND. E COM. LTDA Av. Tamboré, 973 - CEP: 06460-000 Alphaville Centro industrial e empresarial Barueri SP Brasil Tel.:+(11)

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO E PROGRAMAÇÃO CONVERSOR - IP / USB / SERIAL - 317 RV1

MANUAL DE INSTALAÇÃO E PROGRAMAÇÃO CONVERSOR - IP / USB / SERIAL - 317 RV1 MANUAL DE INSTALAÇÃO E PROGRAMAÇÃO CONVERSOR - IP / USB / SERIAL - 317 RV1 SÃO CAETANO DO SUL 06/06/2014 SUMÁRIO Descrição do Produto... 3 Características... 3 Configuração USB... 4 Configuração... 5 Página

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO

MANUAL DE INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO PROFIBUS BOX MANUAL DE INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO Manual PROFIBUS BOX E.P.M. Tecnologia e Equipamentos Ltda. Avenida Comendador Gumercindo Barranqueiros, 285. Jardim Samambaia Jundiaí SP CEP - 13211-410 Telefone:

Leia mais

ANTES DE TUDO, FAÇA ISTO...

ANTES DE TUDO, FAÇA ISTO... ATENÇÃO PARA SAT DIMEP: o EXISTEM 2 TIPOS DE SAT DIMEP. o O DE COR BRANCA QUE DEVE SER USADO PARA FAZER DEMONSTRAÇÕES. CASO A REVENDA DESEJE APARELHO PARA DEMONSTRAÇÃO, É ESTE QUE DEVE SER ADQUIRIDO o

Leia mais

Características técnicas Baseado no ATMega da empresa AVR, fabricante de micro-controladores em plena ascensão e concorrente do PIC Pode usar ATMega

Características técnicas Baseado no ATMega da empresa AVR, fabricante de micro-controladores em plena ascensão e concorrente do PIC Pode usar ATMega ARDUINO O que é Arduino Arduino foi criado na Itália por Máximo Banzi com o objetivo de fomentar a computação física, cujo conceito é aumentar as formas de interação física entre nós e os computadores.

Leia mais

Aula 2. - Elaboração de algoritmos/fluxogramas. - Gravação do programa no microcontrolador

Aula 2. - Elaboração de algoritmos/fluxogramas. - Gravação do programa no microcontrolador Aula 2 - Elaboração de algoritmos/fluxogramas - Set de instruções do 8051 - Programação em Assembly - Gravação do programa no microcontrolador - Simulação Exercícios da aula passada... 1) Converta os números

Leia mais

PLACA CENTRAL - MANUAL DE UTILIZAÇÃO

PLACA CENTRAL - MANUAL DE UTILIZAÇÃO 1 Hardware APRENDER COM A ROBÓTICA PLACA CENTRAL - MANUAL DE UTILIZAÇÃO Figura 1 Placa CPU (face dos componentes) U1 µcontrolador T89C51RD2 U2 FPGA EPF10K10LC84-4 U3 PAL 16L8 U4 Buffer 74HCT244 U5 Interface

Leia mais

Todos os produtos são desenvolvidos e produzidos no Brasil!

Todos os produtos são desenvolvidos e produzidos no Brasil! CATÁLOGO DE PRODUTOS 01/2014 A MBTech é uma empresa focada em soluções tecnológicas e desenvolvimento de produtos que aliam a inovação tecnológica ao perfil da indústria brasileira. Com equipe de desenvolvimento

Leia mais

TS-320240 Display Gráfico Serial

TS-320240 Display Gráfico Serial TS-320240 Display Gráfico Serial TS-320240 - v1.3-161205 - pg 1 O display gráfico serial TS-320240 combina um módulo serial com um display gráfico de 320x240 pontos. Este conjunto recebe dados serialmente

Leia mais

www.cerne-tec.com.br

www.cerne-tec.com.br 1 Cerne Tecnologia e Treinamento Apostila de Programação para a Família HC908 Com base no microcontrolador MC68HC908QY4 (21) 4063-9798 (11) 4063-1877 E-mail: cerne@cerne-tec.com.br MSN: cerne-tec@hotmail.com

Leia mais

Application Note FBEE Comunicação Serial Wireless REV01. - 1 - Rev01

Application Note FBEE Comunicação Serial Wireless REV01. - 1 - Rev01 Application Note FBEE Comunicação Serial Wireless REV01-1 - Rev01 1. INTRODUÇÃO Aplicações com redes sem fio vêm se tornando bastante comuns. De aplicações industriais a projetos específicos, criou-se

Leia mais

GMT6-C. Monitor de Temperatura Digital. Manual de Instalação e Operação Revisão 03 de 29-10-2009 MGBR08231

GMT6-C. Monitor de Temperatura Digital. Manual de Instalação e Operação Revisão 03 de 29-10-2009 MGBR08231 GRAMEYER Equipamentos Eletrônicos Ltda / GRAMEYER Indústria Eletroeletrônica Ltda. R. Mal. Castelo Branco, 2477 Schroeder SC Brasil 89275-000 e-mail: seriados@grameyer.com.br - www.grameyer.com.br Fones:

Leia mais

Datasheet Componentes Eletrônicos

Datasheet Componentes Eletrônicos Datasheet Componentes Eletrônicos Caixa de Pilhas... 2 LED (mini lâmpada)... 2 Conector INT... 3 HUB... 3 Sensor de Luz... 4 Circuito Relé... 4 Circuito Buzz... 5 Sensor de Ímã... 6 Ponte H com Relés...

Leia mais

Prática 8: Comunicação SPI. 8.1 Introdução e objetivos. 8.2 Princípios básicos do protocolo SPI

Prática 8: Comunicação SPI. 8.1 Introdução e objetivos. 8.2 Princípios básicos do protocolo SPI Prática 8: 8.1 Introdução e objetivos Comunicação SPI O protocolo SPI (serial peripheral interface) é um método de comunicação utilizado para interconectar dispositivos ou chips de tal forma que estes

Leia mais

(21) 4063-9798 (11) 4063-1877 (21) 8831-6621 Skype: cerne-tec MSN: cerne-tec@hotmail.com www.cerne-tec.com.br

(21) 4063-9798 (11) 4063-1877 (21) 8831-6621 Skype: cerne-tec MSN: cerne-tec@hotmail.com www.cerne-tec.com.br (21) 4063-9798 (11) 4063-1877 (21) 8831-6621 Skype: cerne-tec MSN: cerne-tec@hotmail.com www.cerne-tec.com.br Manual do Usuário Placa CLPIC Índice 1. Introdução... 03 2. Chapeado da Placa... 04 3. Conector

Leia mais

CENTRAL DE ALARME BRISA 8 VOZ / BRISA 8 SINAL

CENTRAL DE ALARME BRISA 8 VOZ / BRISA 8 SINAL CENTRAL DE ALARME BRISA 8 VOZ / BRISA 8 SINAL CARACTERÍSTICAS BÁSICAS 8 Zonas programáveis sendo 4 mistas, ou seja, com fio e sem fio e 4 com fio; 1 senha mestre; 1 senha de usuário; Entrada para teclado

Leia mais

PAINEL ELETRÔNICO DE MENSAGENS MANUAL DE OPERAÇÃO E INSTALAÇÃO CARROS URBANOS E G7 MARCOPOLO

PAINEL ELETRÔNICO DE MENSAGENS MANUAL DE OPERAÇÃO E INSTALAÇÃO CARROS URBANOS E G7 MARCOPOLO PAINEL ELETRÔNICO DE MENSAGENS MANUAL DE OPERAÇÃO E INSTALAÇÃO CARROS URBANOS E G7 MARCOPOLO INTRODUÇÃO INFORMAÇÃO GERAL 1 O Painel Eletrônico LOHR foi desenvolvido para ser instalado no interior de veículos

Leia mais

TopPendrive Manual de Instruções TopPendrive - MP07301-01 Rev 06-03/05/2010 PG - 1 -

TopPendrive Manual de Instruções TopPendrive - MP07301-01 Rev 06-03/05/2010 PG - 1 - TopPendrive Manual de Instruções TopPendrive - MP07301-01 Rev 06-03/05/2010 PG - 1 - Índice Manual de Instruções TopPendrive - MP07301-01 Rev 06-03/05/2010 PG - 2 - ÍNDICE 1 APRESENTAÇÃO... 3 1.1 ACESSÓRIOS

Leia mais

Guia do Usuário Placa de Desenvolvimento McLab3 (PIC18F4550)

Guia do Usuário Placa de Desenvolvimento McLab3 (PIC18F4550) Guia do Usuário Placa de Desenvolvimento McLab3 (PIC18F4550) McLab3 02/03/2011 Sumário 1. Apresentação... 5 2. Hardware... 7 2.1. Microcontrolador PIC18F4550... 7 2.2. LCD alfanumérico... 7 2.3. LCD gráfico

Leia mais

Manual de utilização do módulo NSE METH-8RL/Exp

Manual de utilização do módulo NSE METH-8RL/Exp INSTALAÇÃO 1 - Baixe o arquivo Software Configurador Ethernet disponível para download em www.nse.com.br/downloads-manuais e descompacte-o em qualquer pasta de sua preferência. 2 - Conecte a fonte 12Vcc/1A

Leia mais

CONTROLADORA NETCONTROL V3.7

CONTROLADORA NETCONTROL V3.7 CONTROLADORA NETCONTROL V3.7 VERSÃO 3.1 de 17/02/2014 7136 2 Sumário 1. Apresentação... 5 2. Itens que Acompanham... 5 3. Especificações Técnicas... 5 4. Características Gerais... 6 5. Visão Geral do Equipamento...

Leia mais