QSPAVR40 Manual do usuário Ver 1.0

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "QSPAVR40 Manual do usuário Ver 1.0"

Transcrição

1 QSPAVR40 Manual do usuário Ver 1.0

2 Introdução: É um excelente kit de microcontrolador da família Mega AVR da Atmel. O kit QSPAVR40 é um kit de desenvolvimento e aprendizagem utilizando microcontroladores de 40 pinos RISC AVR da empresa Atmel ( Os microcontroladores AVR estão entre os melhores microcontroladores de 8 bits do mundo e em muitos aspectos superam os famosos microcontroladores PIC da Microchip. Este kit é uma ferramenta bastante interessante devido aos seus ótimos recursos de periférico, podendo ser utilizadas em cursos técnicos, universidades e também em projetos, garantindo rapidez no desenvolvimento de produtos que utilizem esta fantástica família de microcontroladores. O kit possui as seguintes características: Microcontrolador Atmega32. Extremamente rápido tendo um ciclo de máquina igual a um período de clock. Teoricamente 4 vezes mais rápido que o PIC para uma mesma frequência de clock. Memória flash de 32 Kbytes. 2K bytes de memória RAM interna. 1K bytes de memória não volátil EEprom. Um conversores AD de 10 bits com 8 entradas multiplexadas. 2 contadores de 8 bits e um de 16 bits com prescalers. RTC com oscilador separado. Comunicação assíncrona UART e síncrona SPI master e slave e I2C. 4 PWM para controle de cargas como por exemplo motores CC. Oscilador interno ou externo selecionável via programação. Alimentação do microcontrolador de 2,7V à 5,5V para Atmega32L e 4,5V à 5,5V para Atmega32. Oscilador de até 16Mhz. Até 32 I/Os disponíveis para uso geral. Entrada de tensão de referencia externa para o ADC. Principais características do kit: Alimentação de 12V com proteção de inversão de polaridade. Regulador de 5.0V para o microcontrolador e periféricos. Relê para acionar cargas AC e DC de média potência. Um buzzer para uso geral. Oito teclas do tipo push button com seleção via jumper para alto ou baixo. Um trimpot para testar o conversor AD. Uma referencia externa estável de 4,096V (MCP1541) Todos os pinos do microcontrolador estão sinalizados na placa. Oito leds para uso geral. Três display de 7 segmentos do tipo anodo comum vermelho. Um display LCD de 2x16 com backlight e ajuste de contraste. Um display GLCD de 128x64 pixels com backlight e ajuste de contraste. Uma comunicação serial RS232. Uma chave Dip Switch para selecionar os perifériocos do kit. Quatro portas de expansão para uso geral.

3 Conector para gravação In Circuit via SPI. Conector para depuração In Circuit via JTAG ICE. Cristal de 8Mhz para uso como oscilador externo. Pés de borracha para melhor fixação na bancada. Um botão de reset para microcontrolador. Um push button para testar a interrupção externa (INTE). Principais aplicações do kit QSPAVR40: Treinamento em escolas técnicas e faculdades. Desenvolvimento de códigos em assembly e em linguagem C. Desenvolvimento de protótipos e projetos. Estudo da arquitetura do microcontrolador AVR. Itens que acompanham o kit: 1 Placa QSPAVR40. 1 gravador USB AVR. Uma fonte chaveada de 12V. CD com manual, exemplos de código, compiladores C demo MikroC, CodeVision e AVR Studio com WinAVR totalmente Full, softwares de gravação extreme Burner AVR e Khazame AVR, datasheets e esquemático do kit. 1 Cabo serial para comunicação RS Cabo USB para o gravador USB. Garantia de 1 ano contra defeito de fabricação.

4 Descrição dos esquemáticos 1. Circuito da fonte de alimentação Na figura acima pode se ver o circuito de alimentação do kit QSPAVR40. Ele é composto por um regulador linear 7805 em conjunto com um dissipador de calor. O LED1 indica que a fonte de alimentação esta ligada. Esta fonte possui um diodo D1 o qual protege os circuitos contra inversão de polaridade na entrada CN3 da fonte de alimentação. Esta fonte pode operar entre 7,5V à 15 volts sendo que o kit já vem com uma fonte chaveada de 12V e 200mA. Na figura abaixo pode se ver o circuito de alimentação da placa QSPAVR40. Junção Terra digital com analógico Todo layout foi desenvolvido com muito cuidado pensando em qualidade dos sinais analógicos. Desta forma foi criado um plano de terra analógico e um plano de terra digital. Esses planos se unem em apenas um ponto próximo da fonte de alimentação. A união se dá em SJ1 como mostra a figura acima.

5 2. Circuito de comunicação serial Este kit é dotado de um circuito de comunicação serial RS232. O qual pode ser utilizado para comunicações com um computador. O circuito integrado responsável por ajustar os níveis de tensão para o computador é o MAX232 (U3). Neste circuito não está disposto os sinais de controle CTS, RTS, DSR, CD e DTR, somente os sinais de transmissão e recepção TX e RX. Na figura acima pode se ver um exemplo de aplicação conectando um microcontrolador AVR ATMEGA32 à um computador. Na figura abaixo pode se ver o circuito RS232 na placa com um conector DB9 fêmea.

6 3. Circuito do microcontrolador Na figura acima pode se ver o microcontrolador ATMEGA16 ou o ATMEGA32 que possuem pinos compatíveis. A placa vem com o ATMEGA32 que possui mais memória de programa e de dados. O pino 9 é o pino de reset e pode ser ativado pressionando a chave SW1. O pino 30 é o pino de alimentação analógica onde esta alimentação esta sendo filtrada pelo indutor L1 e capacitor C1. Isto é necessário para que se tenha uma melhor digitalização dos sinais presentes nas entradas analógicas do microcontrolador. O pino 32 é a referencia de tensão para o circuito analógico e digital, fornecendo uma tensão de 4,096V através do circuito integrado U1 MCP1541. Com esta tensão é possível ter uma resolução de 4mV em 10 bits. Os pinos 12 e 13 recebem os sinais do cristal oscilador de 8Mhz. Os demais pinos são de alimentação e de entrada e saída de uso geral. Ainda neste circuito pode se ver a interface JTAG de comunicação. Esta interface é utilizada para a depuração dos códigos escritos. E por último temos o circuito de interrupção que pode ser gerado pressionando a chave SW10. Na figura abaixo pode se ver o microcontrolador na placa QSPAVR40. Pode se perceber o cuidado ao desenvolver o layout desta placa. Ela possui todos os sinais do microcontrolador

7 marcados na serigrafia da placa, isto facilita em muito o uso de multímetro e osciloscópios no momento de se querer visualizar esses sinais. 4. Circuito para teste do conversor analógico digital. Este circuito é composto por um trimpot P1 de 10K que ajusta uma tensão para a entrada PA0 do conversor AD do microcontrolador. A faixa de tensão deste sinal vai de zero volts à 4,096V que é a tensão do circuito de referencia. O jumper JP4 habilita ou desabilita a entrada deste sinal. Abaixo tem se a figura do circuito que fornece a tensão analogia ao conversor AD.

8 5. Circuito do buzzer Este circuito usa um buzzer ativo que é acionado pelo transistor NPN Q1. Quando o sinal BEEP estiver em nível lógico alto o transistor Q1 é saturado e liga então o buzzer. Em nível lógico zero desliga se o buzzer. O sinal BEEP vem da Dip Switch S1 pino 1. Veja na figura abaixo o circuito do buzzer. 6. Circuito seletor de objetos Este circuito seleciona os sinais para cada periférico da placa. Na posição ON liga se o sinal do microcontrolador ao circuito periférico previsto no projeto do circuito. Um exemplo, ligandose a chave 1 da Dip Switch S1, conecta se o pino PB3 do microcontrolador ao circuito do buzzer, sinal BEEP. Caso queira usar as portas de expansão CN5, CN6, CN7 e CN8 deve se

9 desconectar os sinais correspondentes nesta Dip Switch. Veja na figura abaixo o circuito responsável por selecionar os sinais aos periféricos do kit. Do lado esquerdo do conector temse os pinos do microcontrolador e do lado direito os sinais dos periféricos da placa. Observação importante: Apenas o periférico do conversor analógico digital é selecionado pelo jumper JP4 e não por uma das chaves da Dip Switch S1. 7. Circuito de gravação O conector CN1 é usado para conectar o gravador USB. Este conector é um padrão da Atmel para 10 vias. Para o padrão de 6 vias da Atmel deve se construir uma placa adaptadora. Os sinais presentes neste conector são o RESET, MOSI (Master Output Slave In), MISO (Master Input Slave Output) SCK (Clock), GND e Vcc. Na figura abaixo pode se ver ligação do gravador USB no conector CN1.

10 8. Portas de expansão As portas de expansão são usadas para se conectar outros circuitos que não estão presentes na placa do kit, mas que o projetista necessita em seu desenvolvimento. Este kit pode ser usado para o aprendizado ou também para o desenvolvimento de projetos eletrônicos. Desta forma será possível e necessário muitas vezes acrescentar outros circuitos dedicados nesta placa. As portas de expansão são usadas com este propósito. Veja na figura abaixo um exemplo em que o projetista acrescenta uma placa de comunicação Zigbee neste kit QSPAVR40. As portas de expansão deste kit são perfeitamente compatíveis com todos os módulos de periférico da empresa Mikroelektronika Não se esquecer de desligar na chave seletora de periféricos os sinais que serão usados na porta de expansão. Na figura abaixo pode se ver o circuito eletrônico das portas de expansão. Sempre o pino 1 será o GND e o 2 o VCC. Os demais pinos são os das portas do microcontrolador Px0 até Px7, onde x representa a porta A, B, C e D.

11 9. Circuito do barramento de leds Na figura acima pode se ver o circuito com oito leds. Eles são acionados em nível lógico baixo e estão conectados ao PORTC do microcontrolador. O RN2 é uma rede resistiva de 2K2 que limita a corrente dos leds. O sinal BLED vem da chave seletora S1 e quando ligada habilita a alimentação desses leds. Abaixo pode se ver o circuito dos leds na placa. Os leds são todos de alto brilho e baixo consumo. Abaixo tem se um exemplo de código que se encontra no CD do kit para piscar os leds em intervalo de 250 ms.

12 10. Circuito do módulo Dip Switch S2. Neste circuito existe uma chave de 8 vias que liga os pinos da porta A do microcontrolador aos resistores da rede resistiva RN1. Esta rede resistiva pode ser configurada como pull up ou pulldown dependendo de como se conecta o jumper JP1. A tabela abaixo mostra tal ligação. Ligação JP1 Estado 1 com 2 Pull Down 2 com 3 Pull Up Na figura abaixo pode se ver este circuito na placa do kit QSPAVR40. Na serigrafia da placa está sinalizada com UP ou DOWN indicando a situação mostrada na tabela anterior. Também sinaliza o bit da porta A, indo de 0 à 7. Para se ligar um determinado pino ao resistor coloca se a chave na posição ON indicada no corpo do componente S2.

13 11. Circuito do relê Este circuito é parecido com o circuito do Buzzer. É usado um transistor NPN de sinal para se ligar um relê K1. O diodo D2 protege o transistor Q5 no momento em que se desliga o relê e a energia armazenada na bobina do relê devolva para o circuito. O sinal RELE poderá ser conectado ao bit 4 da porta B ligando se a chave 2 da Dip Switch S1. Os sinais de saída do relê estão dispostos no conector CN4. A máxima corrente e tensão suportada pelo relê e pelas trilhas da placa estão marcadas na serigrafia do kit. Abaixo temos a visualização delas. Relê de média potência Especificações de corrente e tensão do relê Abaixo temos uma tabela que mostra o estado relê conforme o nível de sinal do relê. Nível do sinal do relê RELE = 1 RELE = 0 Estado do relê Ligado Desligado

14 12. Circuito do módulo de push buttons. O kit possui 8 chaves de pressão do tipo push button. Não chaves normalmente aberta e ao pressionar elas fecham. Este circuito pode ser configurado para ao ligar fornecer um nível de tensão alto ou baixo. O nível depende de como estará ligado o jumper JP2. As oito chaves estão ligadas na porta A e devem ser usadas em conjunto com os resistores da rede resistiva RN1. Podendo ser configuradas para pull up ou pull down. Ligação JP2 Ao pressionar 1 com 2 Fornece nível 0 2 com 3 Fornece nível 1 Abaixo pode se ver o circuito dos 8 push buttons na placa do kit QSPAVR40. Seleciona nível alto 1 ou nível baixo 0 No layout da placa existe uma marcação para cada push button, indicando em qual pino está ligado a chave em uso. Por exemplo, a chave SW2 está ligada ao pino 0 da porta A, PA0.

15 13. Circuito dos displays alfanumérico e gráfico. Acima temos os circuitos do display LCD 2x16 alfanumérico e do display gráfico 128x64 pixels. A porta C conecta o barramento de dados de ambos os displays DB0 à DB7 sendo que para o display 2x16 alfanumérico poderá ser usado apenas os quatro bits mais significativos DB4 à DB7. O sinal LCD do display poderá ser conectado ao pino PB5 por meio da chave 8 da Dip Switch S2. Este é o sinal que habilita a escrita nos displays. O kit suporta um display de cada vez, não é possível ligar o display gráfico ao mesmo tempo que o display alfanumérico. O trimpot P2 ajusta o contraste dos display. É necessário configurar o jumper JP3 para o display que estiver sendo usado. Abaixo tem se uma tabela que mostra estas funções. Ligação JP3 Contraste 1 com 2 Ajuste display alfanumérico LCD 2 com 3 Ajuste display gráfico GLCD Abaixo podemos ver os dois barramentos dos displays. Para o LCD Para o GLCD

16 14. Circuito dos displays de 7 segmentos O kit possui três displays de sete segmentos multiplexados na porta C. Os displays são habilitados nos bits 0, 1 e 2 da porta B. Existe um resistor de 270R para cada segmento mais o ponto do display para se limitar a corrente nos leds do display. Para habilitar cada display é necessário injetar um nível lógico zero na base do transistor PNP através dos resistores de base. O sinal 7SEG poderá ser conectado à via de alimentação por meio da chave 3 da Dip Switch S1. Os displays usados são todos anodo comum. Abaixo pode se ver o circuito do display de sete segmentos.

17 15. Visão geral do kit QSPAVR40 Comunação serial Saída do relê Interrupção externa Fonte 5V Contraste displays Trimpot ADC Conector de gravação Buzzer Chave seletora Microcontrola dor Atmega32 Reset Portas de expansão Chave Dip Switch Interface Jtag Push Buttons 16. Gravador USB Display LCD e GLCD Barramento de Leds Display 7 segmentos Na figura acima pode se ver o gravador USB. Este gravador pode ser usado com os seguintes softwares que já acompanham no CD do Kit: extreme Burner, AVR Dude e Khazame AVR. Para se gravar o firmware no microcontrolador é necessário conectar se o gravador em uma das portas disponíveis do computador ou notebook e o outro conector ao conector CN1 do kit QSPAVR Instalação do drive do gravador. Os passos seguintes são um tutorial de como instalar o gravador e seu drive no Windows. Neste exemplo estarei utilizando um sistema operacional Windows XP 32 bits. Primeiro passo: Conectar o gravador USB à uma porta USB disponível no seu computador.

18 Irá surgir uma tela como mostrado na figura abaixo: Segundo passo: Escolher a última opção Não, não agora e depois clique em avançar. Irá aparecer a próxima tela: Terceiro passo: Clique na última opção: Instalar de uma lista ou local específico e depois em avançar. Irá aparecer a seguinte tela:

19 Marque a opção Incluir este local na pesquisa e depois em Procurar. O Windows irá abrir uma janela para que se inclua um caminho específico, onde se encontra o drive. Aponte para a pasta Drive do gravador USB localizada do CD que acompanha o kit e depois em OK, como mostra a figura abaixo: Clique em avançar, o Windows irá procurar o drive na pasta para onde se apontou como mostra a janela abaixo: Ao instalar o drive do gravador, irá surgir a seguinte tela informando que o drive foi instalado.

20 Clique em concluir. No canto inferior direito irá surgir uma mensagem indicando que o drive já foi instalado com sucesso e que o gravador já poderá ser utilizado Após instalar o drive do gravador USB, instale o software extreme Burner que se encontra na pasta Programas do CD. 18. Software de gravação extreme Burner Na figura abaixo pode se ver o software utilizado para se gravar o firmware no microcontrolador. 19. Tutorial de como se gravar um arquivo.hex no microcontrolador Atmega32 Os passos seguintes irão te encaminhar para se gravar um código escrito em algum compilador ou assemblador no microcontrolador da placa QSPAVR40. Vamos supor que já se tenha um arquivo hexadecimal.

21 Clique em Open, como mostra a figura abaixo: Irá surgir uma janela a qual você deverá procurar um arquivo com extensão.hex. Procure por exemplo na pasta de exemplos do CD que acompanha o kit. Por exemplo, em Buzzer e depois em Abrir. Podemos perceber que o buffer do software será preenchido com o opcode do firmware, como mostra a figura abaixo:

22 Basta agora descarregar o código microcontrolador. Para isto vá no menu Write e depois na opção Flash, como mostra a figura abaixo: Desta forma grava se apenas a memória Flash do microcontrolador, deixando de lado a memória EEprom e os fusíveis do microcontrolador. Pode se ver na figura abaixo o processo de gravação. Ao final da gravação clique em Close.

23 Para se gravar os fuses do microcontrolador, clique na aba FuseBits/Settings, preencha os campos conforme a figura abaixo e depois em Write Para maiores informações a respeito dos valores Low Fuse e High Fuse, consulte o Data Sheet do microcontrolador. 19. Gravação em dispositivos de baixa velocidade Os microcontroladores Atmel podem trabalhar com diversos modos de oscilador. Um dos modos é de baixa freqüência, normalmente 128Khz. Este modo normalmente é utilizado

24 quando se deseja trabalhar com bateria aliado ao baixo consumo. Neste caso é necessário conectar o jumper JP1 do gravador. Desta forma o gravador irá trabalhar com um sinal de SCK em baixa freqüência, necessária para o microcontrolador. Veja a figura abaixo. Também é possível aproveitar a alimentação da USB do computador para se alimentar o circuito microcontrolador. Para este caso é necessário ligar o jumper JP2 como mostra a figura abaixo. Não é recomendado usar este modo de alimentação no kit QSPAVR40 e sim a fonte que acompanha o kit. Quaisquer outras informações ou dúvidas, envie um para A QSP terá um prazer em fornecê las.

QSPIC40 Manual do usuário Ver 1.0

QSPIC40 Manual do usuário Ver 1.0 QSPIC40 Manual do usuário Ver 1.0 Introdução: É um excelente kit de microcontrolador da família PIC18F e PIC16F da Microchip. O kit QSPIC40 é um kit de desenvolvimento e aprendizagem utilizando microcontroladores

Leia mais

Cerne Tecnologia e Treinamento.

Cerne Tecnologia e Treinamento. Cerne Tecnologia e Treinamento Tutorial para Testes no kit Cerne Inversor de Frequência E-mail: suporte@cerne-tec.com.br Sumário 1. Reconhecendo Kit 03 2. Reconhecendo o kit 04 3. Conectando a Placa 05

Leia mais

Kit de desenvolvimento ACEPIC PRO V3.0

Kit de desenvolvimento ACEPIC PRO V3.0 Kit de desenvolvimento ACEPIC PRO V3.0 O Kit de desenvolvimento ACEPIC PRO V3.0 foi desenvolvido tendo em vista a integração de vários periféricos numa só placa, evitando o uso de protoboards e facilitando

Leia mais

SICILIANO TECNOLOGIA

SICILIANO TECNOLOGIA SICILIANO TECNOLOGIA Desenvolvimento de Projetos e Soluções www.sicilianotecnologia.com.br Manual da Placa Gravador AT89C51ED2-LP-RE2 - VER 1.0 Características: - Totalmente compatível com 8051; - Fácil

Leia mais

Arquitetura do Microcontrolador Atmega 328

Arquitetura do Microcontrolador Atmega 328 Governo do Estado de Pernambuco Secretaria de Educação Secretaria Executiva de Educação Profissional Escola Técnica Estadual Professor Agamemnon Magalhães ETEPAM Arquitetura do Microcontrolador Atmega

Leia mais

Guia da Placa de desenvolvimento PD Mega16 N1

Guia da Placa de desenvolvimento PD Mega16 N1 Guia da Placa de desenvolvimento PD Mega16 N1 Este tutorial consiste mostrar detalhes de hardware da placa de desenvolvimento PD Mega16 N1, necessário para iniciar a programação e testes. Boa aprendizagem...

Leia mais

Kit de desenvolvimento ACEPIC Light

Kit de desenvolvimento ACEPIC Light Kit de desenvolvimento ACEPIC Light O Kit de desenvolvimento ACEPIC Light foi desenvolvido tendo em vista a utilização de vários periféricos numa só placa, evitando o uso de proat-boards e facilitando

Leia mais

Data Sheet FBEE Kit V05

Data Sheet FBEE Kit V05 Data Sheet FBEE Kit V05 IEEE 802.15.4 SUPORTA PROTOCOLOS ZIGBEE E MIWI REV 02 1 Rev02 1. INTRODUÇÃO Este capítulo faz uma introdução às características do kit de demonstração FBee Kit. Este capítulo discute:

Leia mais

Cerne Tecnologia e Treinamento

Cerne Tecnologia e Treinamento Tecnologia e Treinamento Tutorial para Testes na Placa Cerne Z80 Skype: cerne-tec MSN: cerne-tec@hotmail.com (21)4063-9798 (11)4063-1877 www.cerne-tec.com.br Kits Didáticos e Gravadores da Cerne Tecnologia

Leia mais

Application Note FBEE Controle de Placas com entradas Analógicas REV01. 1 Rev01

Application Note FBEE Controle de Placas com entradas Analógicas REV01. 1 Rev01 Application Note FBEE Controle de Placas com entradas Analógicas REV01 1 Rev01 1. INTRODUÇÃO Este capítulo faz uma introdução às características do kit de demonstração FBee Kit. Este capítulo discute:

Leia mais

PLATAFORMA PARA ESTUDO EM PROGRAMAÇÃO DE MICROCONTROLADORES FAMÍLIA 8051

PLATAFORMA PARA ESTUDO EM PROGRAMAÇÃO DE MICROCONTROLADORES FAMÍLIA 8051 PLATAFORMA PARA ESTUDO EM PROGRAMAÇÃO DE MICROCONTROLADORES FAMÍLIA 8051 MODELO: EE0216 DESCRIÇÃO Plataforma de treinamento em microcontroladores família 8051 base em aço carbono e pés de borracha, pintura

Leia mais

Microcontroladores PIC16 - XM 116 -

Microcontroladores PIC16 - XM 116 - T e c n o l o g i a Microcontroladores PIC16 - XM 116 - Os melhores e mais modernos MÓDULOS DIDÁTICOS para um ensino tecnológico de qualidade. Microcontroladores PIC16 - XM 116 - INTRODUÇÃO O mundo da

Leia mais

O jeito fácil de aprender!

O jeito fácil de aprender! O jeito fácil de aprender! ETS - Educational Training Shield Manual do Usuário Versão 1.1 www.ezduino.com info@ezduino.com PREFÁCIO A partir de uma detalhada pesquisa o "EZduino Team" elaborou o ETS -

Leia mais

Família de Microcontroladores AVR

Família de Microcontroladores AVR www.iesa.com.br 1 AVR é o nome dado a uma linha ou família de microcontroladores fabricada pela empresa Atmel nos Estados Unidos. A sigla AVR é em homenagem a dois estudantes de doutorado de uma universidade

Leia mais

Cerne Tecnologia e Treinamento (21) (11) MSN: Skipe: cerne-tec

Cerne Tecnologia e Treinamento (21) (11) MSN: Skipe: cerne-tec Tecnologia e Treinamento Tutorial para Testes na Placa Cerne Bluetooth (21) 4063-9798 (11) 4063-1877 E-mail: MSN: cerne-tec@hotmail.com Skipe: cerne-tec Kits Didáticos e Gravadores da Cerne Tecnologia

Leia mais

Cerne Tecnologia e Treinamento. MSN: Skipe: cerne-tec.

Cerne Tecnologia e Treinamento.   MSN: Skipe: cerne-tec. Cerne Tecnologia e Treinamento Tutorial para Testes na Placa Cerne MMC (21) 3062-1711 (11) 4063-1877 E-mail: cerne@cerne-tec.com.br MSN: cerne-tec@hotmail.com Skipe: cerne-tec www.cerne-tec.com.br Kits

Leia mais

Cerne Tecnologia e Treinamento

Cerne Tecnologia e Treinamento Tecnologia e Treinamento Tutorial para Testes na Placa Cerne Arduino (21)4063-9798 (11)4063-1877 Skype: cerne-tec MSN: cerne-tec@hotmail.com www.cerne-tec.com.br Kits Didáticos e Gravadores da Cerne Tecnologia

Leia mais

Microcontroladores PIC18 - XM 118 -

Microcontroladores PIC18 - XM 118 - T e c n o l o g i a Microcontroladores PIC18 - XM 118 - Os melhores e mais modernos MÓDULOS DIDÁTICOS para um ensino tecnológico de qualidade. Microcontroladores PIC18 - XM 118 - INTRODUÇÃO O mundo da

Leia mais

Cerne Tecnologia e Treinamento

Cerne Tecnologia e Treinamento Tecnologia e Treinamento Tutorial para Testes na Placa Gravadora de Memória 24C (21)4063-9798 (11)4063-1877 Skype: cerne-tec MSN: cerne-tec@hotmail.com www.cerne-tec.com.br Kits Didáticos e Gravadores

Leia mais

Programa Trainee 2012 Módulo 4 Microcontroladores AVR

Programa Trainee 2012 Módulo 4 Microcontroladores AVR Programa Trainee 2012 Módulo 4 Microcontroladores AVR Conteúdo 01 Arquitetura de microcontroladores AVR Mayara de Sousa Prof. Leandro Schwarz Tempo Estimado 2 h.a. Projeto de Placas de Circuito Impresso

Leia mais

Cerne Tecnologia e Treinamento

Cerne Tecnologia e Treinamento Tecnologia e Treinamento Tutorial para Testes na Placa MSP430 Skype: cerne-tec MSN: cerne-tec@hotmail.com (21)4063-9798 (11)4063-1877 www.cerne-tec.com.br Kits Didáticos e Gravadores da Cerne Tecnologia

Leia mais

Cerne Tecnologia e Treinamento (21) (11) MSN: Skipe: cerne-tec

Cerne Tecnologia e Treinamento (21) (11) MSN: Skipe: cerne-tec Tecnologia e Treinamento Tutorial para Testes na Placa HC908LAB (21) 4063-9798 (11) 4063-1877 E-mail: MSN: cerne-tec@hotmail.com Skipe: cerne-tec Kits Didáticos e Gravadores da Cerne Tecnologia A Cerne

Leia mais

Sistemas Digitais EDUARDO ELIAS ALVES PEREIRA

Sistemas Digitais EDUARDO ELIAS ALVES PEREIRA Sistemas Digitais EDUARDO ELIAS ALVES PEREIRA Sistemas Digitais Agenda Arduino Tipos, detalhes; Esquema elétrico. IDEs Eagle; ATMel Studio; Arduino Studio; Circuits IO (Simulador). Arduino Arduino MEGA2560

Leia mais

APRESENTAÇÃO DO KIT CPLD_EE01

APRESENTAÇÃO DO KIT CPLD_EE01 APRESENTAÇÃO DO KIT CPLD_EE01 O kit CPLD_EE01 foi desenvolvido para alunos de cursos técnicos, engenharia e desenvolvedores na área de circuitos digitais, o mesmo conta com alguns módulos que podem ser

Leia mais

Características técnicas Baseado no ATMega da empresa AVR, fabricante de micro-controladores em plena ascensão e concorrente do PIC Pode usar ATMega

Características técnicas Baseado no ATMega da empresa AVR, fabricante de micro-controladores em plena ascensão e concorrente do PIC Pode usar ATMega ARDUINO O que é Arduino Arduino foi criado na Itália por Máximo Banzi com o objetivo de fomentar a computação física, cujo conceito é aumentar as formas de interação física entre nós e os computadores.

Leia mais

Sistemas Embarcados:

Sistemas Embarcados: Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia de Computação e Automação Sistemas Embarcados: Microcontroladores DCA0119 Sistemas Digitais Heitor Medeiros Florencio Sistemas Embarcados

Leia mais

ITEM Instituto de Tecnologia Emerson Martins MANUAL DO KIT FPGA-EE REV-01

ITEM Instituto de Tecnologia Emerson Martins MANUAL DO KIT FPGA-EE REV-01 ITEM Instituto de Tecnologia Emerson Martins MANUAL DO KIT FPGA-EE03 www.professoremersonmartins.com.br 2016 REV-01 MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO KIT FPGA EE03 Primeiramente o ITEM INSTITUTO DE TECNOLOGIA EMERSON

Leia mais

Projeto de Sistemas Eletrônicos

Projeto de Sistemas Eletrônicos Curso de Formação Profissional Técnico em Eletroeletrônica Módulo II Senai Arcos-MG Projeto de Sistemas Eletrônicos Raphael Roberto Ribeiro Silva Técnico em eletroeletrônica pelo INPA Arcos Estudante de

Leia mais

Cerne Tecnologia e Treinamento (21) (11) MSN: Skipe: cerne-tec

Cerne Tecnologia e Treinamento (21) (11) MSN: Skipe: cerne-tec Cerne Tecnologia e Treinamento Manual do Usuário Gravador GP 8051 USB (21) 4063-9798 (11) 4063-1877 E-mail: cerne@cerne-tec.com.br MSN: cerne-tec@hotmail.com Skipe: cerne-tec www.cerne-tec.com.br Kits

Leia mais

Suporta os microcontroladores: R. Leonardo da Vinci, 883 - Campinas/SP CEP 13.077-009 F.: (19) 4141.3351 / 3304.1605

Suporta os microcontroladores: R. Leonardo da Vinci, 883 - Campinas/SP CEP 13.077-009 F.: (19) 4141.3351 / 3304.1605 Suporta os microcontroladores: PIC16F877A, PIC18F452, PIC18F4520, PIC18F4550, PIC 18F876A, PIC18F252, PIC18F2550 e outros com 28 e 40 pinos O Kit de desenvolvimento ACEPIC PRO V2.0 foi projetado tendo

Leia mais

MINICURSO - PLATAFORMA ARDUINO Eixo de Informação e Comunicação Gil Eduardo de Andrade

MINICURSO - PLATAFORMA ARDUINO Eixo de Informação e Comunicação Gil Eduardo de Andrade Introdução MINICURSO - PLATAFORMA ARDUINO Eixo de Informação e Comunicação Gil Eduardo de Andrade A oficina proposta neste documento apresenta conceitos iniciais e intermediários sobre o funcionamento

Leia mais

KIT DE DESENVOLVIMENTO 8051 BASEADO NO AT89S8252 MANUAL DO UTILIZADOR. Rui Marcelino (Nov. 2005)

KIT DE DESENVOLVIMENTO 8051 BASEADO NO AT89S8252 MANUAL DO UTILIZADOR. Rui Marcelino (Nov. 2005) KIT DE DESENVOLVIMENTO 805 BASEADO NO AT89S8252 MANUAL DO UTILIZADOR Rui Marcelino (Nov. 2005) ÍNDICE Introdução 3 2 Características do Kit 3 3 Mapa de memória 4 3. Memória de Programa 4 3.2 Memória de

Leia mais

Manual Placa Expansão PE v1.0 Copyright VW Soluções

Manual Placa Expansão PE v1.0  Copyright VW Soluções Apresentação A placa de expansão PE.v1.0 tem como objetivo aumentar as I/O do CLP PIC40 ou CLP PIC28 de acordo com a necessidade do cliente. A placa de expansão pode ter no máximo 8 I/O, ou seja, até 8

Leia mais

MANUAL DO KIT FPGA EE02-SOQ

MANUAL DO KIT FPGA EE02-SOQ EMERSON ELETRÔNICOS MANUAL DO KIT FPGA EE02-SOQ www.professoremersonmartins.com.br 2014 REV-01 MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO KIT FPGA EE02_SOQ Primeiramente a Emerson Eletrônicos, em nome do professor Emerson

Leia mais

Cerne Tecnologia e Treinamento

Cerne Tecnologia e Treinamento Tecnologia e Treinamento Tutorial para Testes na Placa MODBUS I/O RS485 (21)3062-1711 (11)4063-1877 Skype: suporte.cerne-tec MSN: suporte.cerne-tec@hotmail.com www.cerne-tec.com.br Kits Didáticos e Gravadores

Leia mais

Microcontrolador 8051

Microcontrolador 8051 Microcontrolador 8051 Inicialmente fabricado pela INTEL, atualmente fabricado por várias empresas; Possui uma grande variedade de dispositivos, com diversas características, porém compatíveis em software;

Leia mais

PSI2662 Projeto em Sistemas Eletrônicos Embarcados: Sensores e Atuadores. Apresentação do Kit Freescale Freedom FDRM-KL25Z e Portas de Entrada e Saída

PSI2662 Projeto em Sistemas Eletrônicos Embarcados: Sensores e Atuadores. Apresentação do Kit Freescale Freedom FDRM-KL25Z e Portas de Entrada e Saída PSI2662 Projeto em Sistemas Eletrônicos Embarcados: Sensores e Atuadores Apresentação do Kit Freescale Freedom FDRM-KL25Z e Portas de Entrada e Saída Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Prof.

Leia mais

Cerne. Conhecimento para o Desenvolvimento. Cerne Tecnologia e Treinamento

Cerne. Conhecimento para o Desenvolvimento. Cerne Tecnologia e Treinamento Conhecimento para o Desenvolvimento Cerne Tecnologia e Treinamento Apostila de Assembly para o PIC16F628A (21) 4063-9798 (11) 4063-1877 E-mail: cerne@cerne-tec.com.br MSN: cerne-tec@hotmail.com Skipe:

Leia mais

Kit de desenvolvimento ACEPIC 40N

Kit de desenvolvimento ACEPIC 40N Kit de desenvolvimento ACEPIC 40N O Kit de desenvolvimento ACEPIC 40N foi desenvolvido tendo em vista a integração de vários periféricos numa só placa, além de permitir a inserção de módulos externos para

Leia mais

Manual do usuário - Kit DLS v4.0. Kit DLS v4.0 Display LCD serial Manual do usuário. Copyright VW Soluções

Manual do usuário - Kit DLS v4.0. Kit DLS v4.0 Display LCD serial Manual do usuário.  Copyright VW Soluções Kit DLS v4.0 Display LCD serial Manual do usuário 1 Apresentação Sem dúvida, o display Lcd é um dos recursos mais interessantes quando utilizamos microcontroladores. Isto porque podemos desenvolver IHM

Leia mais

Temporizador com PIC 12F675

Temporizador com PIC 12F675 Temporizador com PIC 12F675 Vanderlei Alves S. da Silva Figura 1 Microcontrolador PIC 12F675 Os microcontroladores dominaram grande parte dos equipamentos que utilizamos em nosso dia-a-dia e assumem diversas

Leia mais

Gravadora USB para Microcontroladores AVR Atmel

Gravadora USB para Microcontroladores AVR Atmel Gravadora USB para Microcontroladores AVR Atmel Luis Felipe da Cruz Figueredo, Felipe Brandão Cavalcanti Adaptado do projeto original de Thomas Fischl Abril xx, 2009 Resumo Esta nota técnica descreve os

Leia mais

ARDUINO. Profº. Engº. Robson Dias Ramalho

ARDUINO. Profº. Engº. Robson Dias Ramalho ARDUINO Profº. Engº. Robson Dias Ramalho 3. Microprocessador (E/S) 4. Memória RAM (E/S) 5. Placa de vídeo (E/S) 8. Disco Rígido (E/S) 9. Mouse (Saída) 10. Teclado (E/S) 2. Placa mãe (barramento de dados)

Leia mais

Guia do Usuário Mc Data

Guia do Usuário Mc Data Guia do Usuário Mc Data McData 02/03/2011 Sumário 1. Introdução... 3 2. Hardware da placa McData... 4 2.1. Alimentação... 4 2.2. Microcontrolador e Gravação In-Circuit... 4 2.3. Módulo DIGITAL IN... 5

Leia mais

Descubra as SOLUÇÕES EXSTO em Educação Tecnológica

Descubra as SOLUÇÕES EXSTO em Educação Tecnológica www. exsto.com.br voltar ao índice 3 Instalada em Santa Rita do Sapucaí, o Vale da Eletrônica, região reconhecida pela constante evolução tecnológica e de grande sucesso empreendedor, a EXSTO TECNOLOGIA,

Leia mais

TCI 120 Conversor de interface USB RS232

TCI 120 Conversor de interface USB RS232 TCI 120 Conversor de interface USB RS232 Manual de Instalação O conversor modelo TCI 120 é um conversor de interface USB - RS232 desenvolvido para emular uma porta serial RS232 à partir da interface USB

Leia mais

Comunicação USB com o PIC Vitor Amadeu Souza

Comunicação USB com o PIC Vitor Amadeu Souza 1 Comunicação UB com o PIC Vitor Amadeu ouza vitor@cerne-tec.com.br Introdução Os modernos microcontroladores da Microchip, haja vista os da família PIC18 estão cada vez mais com uma integração maior e

Leia mais

Manual Técnico Arduino Supervisório RTC (Real Time Clock)

Manual Técnico Arduino Supervisório RTC (Real Time Clock) Manual Técnico Arduino Supervisório RTC (Real Time Clock) 2014 Todos os direitos reservados Página 1 de 17 Sumário Manual Técnico...1 Introdução...3 Características...4 Módulos Integrados...5 Arduino Supervisório

Leia mais

Sistemas Embarcados:

Sistemas Embarcados: Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia de Computação e Automação Sistemas Embarcados: Interfaces de Entradas e Saídas DCA0119 Sistemas Digitais Heitor Medeiros Florencio

Leia mais

Cerne Tecnologia e Treinamento

Cerne Tecnologia e Treinamento Tecnologia e Treinamento Tutorial para Testes na Placa de Aquisição de Dados (21)4063-9798 (11)4063-1877 Skype: cerne-tec MSN: cerne-tec@hotmail.com www.cerne-tec.com.br Kits Didáticos e Gravadores da

Leia mais

Cerne Tecnologia e Treinamento (21) (11) MSN: Skipe: cerne-tec

Cerne Tecnologia e Treinamento (21) (11) MSN: Skipe: cerne-tec Cerne Tecnologia e Treinamento Manual do Usuário Gravador GP PSOC (21) 4063-9798 (11) 4063-1877 E-mail: cerne@cerne-tec.com.br MSN: cerne-tec@hotmail.com Skipe: cerne-tec www.cerne-tec.com.br Kits Didáticos

Leia mais

MICROCONTROLADORES XM118 BANCO DE ENSAIOS PARA MICROCONTROLADORES PIC18F4550. Soluções EXSTO em Educação Tecnológica

MICROCONTROLADORES XM118 BANCO DE ENSAIOS PARA MICROCONTROLADORES PIC18F4550. Soluções EXSTO em Educação Tecnológica MICROCONTROLADORES XM118 BANCO DE ENSAIOS PARA MICROCONTROLADORES PIC18F4550 Soluções EXSTO em Educação Tecnológica ÍNDICE EXSTO TECNOLOGIA 3 CARACTERÍSTICAS 4 MATERIAL DIDÁTICO 5 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

Leia mais

Cerne Tecnologia e Treinamento. MSN: Skipe: cerne-tec.

Cerne Tecnologia e Treinamento.   MSN: Skipe: cerne-tec. Cerne Tecnologia e Treinamento Tutorial para Testes na Placa Cerne Voice (21) 4063-9798 (11) 4063-1877 E-mail: cerne@cerne-tec.com.br MSN: cerne-tec@hotmail.com Skipe: cerne-tec www.cerne-tec.com.br Kits

Leia mais

Manual da Pinagem dos Microcontroladores BASIC Step 1 e M8 + Esquema de instalação do cabo

Manual da Pinagem dos Microcontroladores BASIC Step 1 e M8 + Esquema de instalação do cabo Manual da Pinagem dos Microcontroladores BASIC Step 1 e M8 + Esquema de instalação do cabo Pinagem Previous Top Next PWR - Alimentação (7-15V) GND - Terra PCO - Saída de comunicação com o PC PCI - Entrada

Leia mais

Cerne Tecnologia e Treinamento

Cerne Tecnologia e Treinamento Tecnologia e Treinamento Tutorial para Testes na Placa Controladora de Motor de Passo Analógica (21)4063-9798 (11)4063-1877 Skype: cerne-tec MSN: cerne-tec@hotmail.com www.cerne-tec.com.br Kits Didáticos

Leia mais

FLEXIO 8.8 DIGITAL AUDIO ROUTER MATRIX. Nome do Cliente: Endereço: Nr.: Compl.: Bairro: Cidade: Estado: CEP: - Data da aquisição: / / Nota Fiscal:

FLEXIO 8.8 DIGITAL AUDIO ROUTER MATRIX. Nome do Cliente: Endereço: Nr.: Compl.: Bairro: Cidade: Estado: CEP: - Data da aquisição: / / Nota Fiscal: Modelo Lote Número FLEXIO 8.8 DIGITAL AUDIO ROUTER MATRIX Certificado de garantia A Sankya do Brasil Eletrônica Ltda. assegura, ao primeiro proprietário deste aparelho, garantia contra defeitos de matéria

Leia mais

Gps Datalogger. Guia do usuário

Gps Datalogger. Guia do usuário Gps Datalogger Guia do usuário 1 1 Descrição do produto Cabo para descarga de dados no computador e recarga de bateria Tecla ON : Liga ou desliga Tecla PI : Registro de pontos de interesse Tecla TX : Inativa

Leia mais

Laboratório de Hardware

Laboratório de Hardware Ciência da Computação Laboratório de Hardware Introdução ao Microcontrolador PIC Prof. Sergio Ribeiro Microprocessadores Os microprocessadores são circuitos integrados compostos por diversas portas lógicas

Leia mais

A c t i o n B u s i n e s s w w w. a c t i o n b u s i n e s s. c o m. b r Página 1

A c t i o n B u s i n e s s w w w. a c t i o n b u s i n e s s. c o m. b r Página 1 SISTEMA DE DETEÇÃO DE DESARME DE DR (DIFERENCIAL RESIDUAL) ACTION SMART DR I DESCRIÇÃO Sistema automatizado com dispositivo de coleta de dados baseado em sensor de variação de tensão 5,01V DC que detecta

Leia mais

Manual Placa Expansão PE v2.0 Copyright 2011 VW Soluções

Manual Placa Expansão PE v2.0  Copyright 2011 VW Soluções Apresentação A placa de expansão PE.v2.0 tem como objetivo aumentar as I/Os do CLP PIC40 ou CLP PIC28 de acordo com a necessidade do cliente. A placa de expansão pode ter no máximo 8 I/O, ou seja, até

Leia mais

KIT DIDÁTICO PIC-2377

KIT DIDÁTICO PIC-2377 KIT DIDÁTICO PIC-77... Módulo PIC-77 Recursos internos da MCU Encapsulamento DIP40. 5 instruções (RISC). pinos de I/O configuráveis. 56 bytes de EEPROM para dados de 8 bits. 8k de memória flash para o

Leia mais

Manual Técnico Protuino FTDi

Manual Técnico Protuino FTDi Manual Técnico Protuino FTDi Introdução Protuino é uma palavra derivada de Protoboard e Arduino, ou seja, um Arduino montado em uma Protoboard. É uma plataforma educacional que visa ensinar os fundamentos

Leia mais

Copyright 2013 VW Soluções

Copyright 2013 VW Soluções 1 Apresentação Sem dúvida, o display Lcd é um dos recursos mais interessantes quando utilizamos microcontroladores. Isto porque podemos desenvolver IHM (Interface Homem Máquina) agregando grande valor

Leia mais

Cerne Tecnologia e Treinamento

Cerne Tecnologia e Treinamento Tecnologia e Treinamento Tutorial para Testes na Placa MODBUS I/O RS232 (21)3062-1711 (11)4063-1877 Skype: suporte.cerne-tec MSN: suporte.cerne-tec@hotmail.com www.cerne-tec.com.br Kits Didáticos e Gravadores

Leia mais

3. CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS

3. CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS 3. CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS 3.2 CARACTERÍSTICAS DE SOFTWARE 1. CARACTERÍSTICAS O CLG535R é um controlador programável que integra os principais recursos empregados em uma automação industrial. Dispõe integrado

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO E PROGRAMAÇÃO CONVERSOR - IP / USB / SERIAL RV1

MANUAL DE INSTALAÇÃO E PROGRAMAÇÃO CONVERSOR - IP / USB / SERIAL RV1 MANUAL DE INSTALAÇÃO E PROGRAMAÇÃO CONVERSOR - IP / USB / SERIAL - 317 RV1 SÃO CAETANO DO SUL 06/06/2014 SUMÁRIO DESCRIÇÃO DO PRODUTO... 3 CARACTERÍSTICAS... 3 CONFIGURAÇÃO USB... 4 CONFIGURAÇÃO... 5 PÁGINA

Leia mais

Referência: PDF Revisão: 0 Arquivo : PDF doc Atualizado em: 7/6/2002

Referência: PDF Revisão: 0 Arquivo : PDF doc Atualizado em: 7/6/2002 Descritivo Funcional Descritivo de Hardware do Controlador ZAP500 Referência: PDF.09001 Revisão: 0 Arquivo : PDF0900100.doc Atualizado em: 7/6/2002 Indice 1. Objetivo... 2 2. Aplicação... 2 3. Definições...

Leia mais

Sumário. 1. Apresentação Hardware Microcontrolador PIC18F LCD alfanumérico Displays de 7 segmentos...

Sumário. 1. Apresentação Hardware Microcontrolador PIC18F LCD alfanumérico Displays de 7 segmentos... 02/03/2011 Sumário 1. Apresentação... 4 2. Hardware... 6 2.1. Microcontrolador PIC18F4550... 6 2.2. LCD alfanumérico... 6 2.3. Displays de 7 segmentos... 7 2.4. Teclado... 7 2.5. Leds... 8 2.6. Buzzer...

Leia mais

A Exsto Tecnologia atua no mercado educacional, desenvolvendo kits didáticos para o ensino tecnológico.

A Exsto Tecnologia atua no mercado educacional, desenvolvendo kits didáticos para o ensino tecnológico. A Exsto Tecnologia atua no mercado educacional, desenvolvendo kits didáticos para o ensino tecnológico. Em um mundo digital, a tecnologia evolui de forma rápida e constante. A cada dia novos equipamentos,

Leia mais

Montagem do Robô. Especificações. domingo, 28 de agosto de 11

Montagem do Robô. Especificações. domingo, 28 de agosto de 11 Montagem do Robô Especificações Componentes São necessários para o robô funcionar alguns componentes básicos: Bateria 9V Regulador L7805 Motor DC 1 4 Diodos 1N4004 Motor DC 2 4 Diodos 1N4004 Ponte H L298N

Leia mais

Cerne. Conhecimento para o Desenvolvimento. Cerne Tecnologia e Treinamento

Cerne. Conhecimento para o Desenvolvimento. Cerne Tecnologia e Treinamento Cerne Conhecimento para o Desenvolvimento Cerne Tecnologia e Treinamento Apostila de Pascal Avançado para PIC16F877A (21) 4063-9798 (11) 4063-1877 E-mail: cerne@cerne-tec.com.br MSN: cerne-tec@hotmail.com

Leia mais

Manual Técnico Módulo de Relê 4 Canais

Manual Técnico Módulo de Relê 4 Canais Manual Técnico Módulo de Relê 4 Canais Introdução Módulo de relês de contato para acionamento de cargas através de microcontroladores Arduino/PIC/8051 com 4 saídas. Acionamento através de sinal lógico

Leia mais

Mapeamento de memória e conexões do Controlador CP-WSMIO2DI2DO

Mapeamento de memória e conexões do Controlador CP-WSMIO2DI2DO Comércio e Manutenção de Produtos Eletrônicos Manual CP-WS1 Mapeamento de memória e conexões do Controlador CP-WSMIO2DI2DO PROXSYS Versão 1.3 Abril -2015 Controlador Industrial CP-WS1 1- Configurações

Leia mais

PLACA P51 Versão 2.0 (DOCUMENTAÇÃO TÉCNICA)

PLACA P51 Versão 2.0 (DOCUMENTAÇÃO TÉCNICA) PLACA P51 Versão 2.0 (DOCUMENTAÇÃO TÉCNICA) 1. INTRODUÇÃO Este kit tem o propósito de ensaiar alguns microcontroladores da família C51, especificamente os do fabricante ATMEL: AT89S51, AT89S52, AT89S53,

Leia mais

Disciplina : Microcontroladores AVR

Disciplina : Microcontroladores AVR Curso: Técnico em Automação Industrial Integrado ao Ensino Médio Disciplina : AVR Prof. Thiago Javaroni Prati Família AVR Os microcontroladores AVR da fabricante ATMEL são microcontroladores de 8 bits

Leia mais

Cerne Tecnologia e Treinamento

Cerne Tecnologia e Treinamento Cerne Tecnologia e Treinamento Tutorial de Instalação da Placa X-Control I E-mail: Sumário Configurando o PC 3 Conectando a Placa 6 Conectores e Pinagem da Placa 7 Comandos para comunicação 13 2 Obs: A

Leia mais

Kit de desenvolvimento de PIC16F ou PIC18F QSPIC28 Manual do usuário Versão 1.1 (2010)

Kit de desenvolvimento de PIC16F ou PIC18F QSPIC28 Manual do usuário Versão 1.1 (2010) Kit de desenvolvimento de PIC16F ou PIC18F QSPIC28 Manual do usuário Versão 1.1 (2010) QSP Tecnologia www.qsptec.com Av. Nova Cantareira 4798 Sala 01/02 Tel: 0xx11 2924-3323 Email: vendas@qsptec.com Copyright

Leia mais

EMERSON ELETRÔNICOS MANUAL DO KIT CPLD-02-SOQ REV-01

EMERSON ELETRÔNICOS MANUAL DO KIT CPLD-02-SOQ REV-01 EMERSON ELETRÔNICOS MANUAL DO KIT CPLD-02-SOQ www.professoremersonmartins.com.br 2015 REV-01 MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO KIT CPLD-02_SOQ Primeiramente a Emerson Eletrônicos, em nome do professor Emerson Martins

Leia mais

Introdução à Plataforma ARDUINO

Introdução à Plataforma ARDUINO MINICURSO Introdução à Plataforma ARDUINO PET Mecatrônica/BSI Geruza M. Bressan O que é um microcontrolador (MCU)? É um computador em um chip Processador Memória Entrada/Saída Controla ações e funções

Leia mais

A instalação será feita através do link Setup Magni 2, situado no CD do Rasther.

A instalação será feita através do link Setup Magni 2, situado no CD do Rasther. Requisitos básicos do sistema - Windows 98, Millenium, XP ou 2000. - Pentium III 500 MHz (no mínimo). - 64 MB RAM. - Porta serial disponível. - 15 MB de espaço livre no HD. - Resolução de vídeo de 800X600

Leia mais

PASSO A PASSO COMO CRIAR UM NOVO PROJETO EM SCHEMATIC NO SOFTWARE QUARTUS II CYCLONE IV

PASSO A PASSO COMO CRIAR UM NOVO PROJETO EM SCHEMATIC NO SOFTWARE QUARTUS II CYCLONE IV PASSO A PASSO COMO CRIAR UM NOVO PROJETO EM SCHEMATIC NO SOFTWARE QUARTUS II CYCLONE IV 1) Após abrir o quartus II, clique em CREATE A NEW PROJECT (tela a seguir). 2) CLIQUE EM NEXT (tela a seguir) EMERSON

Leia mais

UPLOAD NO ARDUINO MEGA

UPLOAD NO ARDUINO MEGA PCI GEN7br2 com 644 REVISÃO: 002/2013 (trocando descrição do capacitor para 100nF) Autor do tutorial: Luciano Garcia E-mail: lucianog@o2design.com.br Preparando o arduino mega 2560 via ISP Caros amigos,

Leia mais

Sumário. 1. Apresentação Hardware Microcontrolador PIC16F877A LCD alfanumérico Displays de 7 segmentos...

Sumário. 1. Apresentação Hardware Microcontrolador PIC16F877A LCD alfanumérico Displays de 7 segmentos... 02/03/2011 Sumário 1. Apresentação... 4 2. Hardware... 5 2.1. Microcontrolador PIC16F877A... 5 2.2. LCD alfanumérico... 5 2.3. Displays de 7 segmentos... 6 2.4. Teclado... 6 2.5. Leds... 7 2.6. Buzzer...

Leia mais

Manual de Montagem Protuino FTDi

Manual de Montagem Protuino FTDi Manual de Montagem Protuino FTDi Componentes do Kit Protuino FTDi 1x FTDi Basic 1x ATMega328p com Bootloader do Arduino UNO 1x Protoboard de 170 furos 5x Jumpers de 10cm macho/macho 4x Jumpers de 5cm macho/macho

Leia mais

GUIA RÁPIDO PARA INSTALAÇÃO DO CURUMIM

GUIA RÁPIDO PARA INSTALAÇÃO DO CURUMIM GUIA RÁPIDO PARA INSTALAÇÃO DO CURUMIM Para poder utilizar o Curumim pela primeira vez, é necessário ter instalado no computador os seguintes arquivos: 1. Java JRE - máquina virtual java 2. Driver do Rádio

Leia mais

Cerne Tecnologia e Treinamento

Cerne Tecnologia e Treinamento Tecnologia e Treinamento suporte@cerne-tec.com.br www.cerne-tec.com.br Sumário 1. Reconhecendo o Kit 05 2. Reconhecendo a Placa de Aquisição de Dados 06 3. Entradas Digitais 07 4. Saídas Digitais 5. Conector

Leia mais

Introdução ao Microcontrolador PIC

Introdução ao Microcontrolador PIC Introdução ao Microcontrolador PIC Nikolas Libert Aula 11 Eletrônica Digital ET52C Tecnologia em Automação Industrial Memórias Memórias Memória de dados Núcleo do μc Memória de código Normalmente os microcontroladores

Leia mais

MÓDULO ANALÓGICO DIGITAL MPLAD18EX2

MÓDULO ANALÓGICO DIGITAL MPLAD18EX2 ZILOCCHI ELETRÔNICA MÓDULO ANALÓGICO DIGITAL MPLAD18EX2 MANUAL DE OPERAÇÃO ZILOCCHI ELETRÔNICA Rua Francisco Pedro Pimenta - N 24 CEP: 37.505-102 Bairro: Boa Vista Itajubá MG TEL/FAX: (35) 3623-4828 HomePage:

Leia mais

Mapeamento em posição de Memória Interface com visor LCD 6

Mapeamento em posição de Memória Interface com visor LCD 6 Mapeamento em posição de Memória 6 Objectivos - Compreender os mapeamentos em Portos de I/O e de Memória dados externa. - Identificar os endereços na memória de dados externa em que se encontra o visor

Leia mais

MANUAL Produto: BASE KIT V1R0 Versão deste manual: V0R0 Março/2009 Preliminar

MANUAL Produto: BASE KIT V1R0 Versão deste manual: V0R0 Março/2009 Preliminar Produto: BSE KIT VR0 Versão deste manual: V0R0 Março/00 Placa base para usar com módulos microprocessados. placa microprocessada deverá ser encaixada nos dois conectores que possuem x0 vias, totalizando

Leia mais

Introdução à robótica

Introdução à robótica Núcleo de Robótica e Sistemas Cibernéticos Ensino pesquisa e extensão em robótica educacional e cibernética. Introdução à robótica Objetivo da aula 7: Entender o funcionamento de um controlador ou processador

Leia mais

EMERSON ELETRÔNICOS 15/03/2015

EMERSON ELETRÔNICOS 15/03/2015 2015 Manual gravador PIC-USB-2 EMERSON ELETRÔNICOS 15/03/2015 MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO GRAVADOR PIC-USB-2 Primeiramente a EMERSON ELETRÔNICOS agradece imensamente pela aquisição de um de nossos produtos,

Leia mais

Leitor ATG25A-PC (Cabo Preto)

Leitor ATG25A-PC (Cabo Preto) Leitor ATG25A-PC (Cabo Preto) Esse leitor é para ser usado conectado à um PC rodando o SW esheriff O leitor é controlado pelo aplicativo esheriff através das interfaces RS232 ou RS485. Quando o tag lido

Leia mais

PAINEL ELETRÔNICO DE MENSAGENS MANUAL DE OPERAÇÃO

PAINEL ELETRÔNICO DE MENSAGENS MANUAL DE OPERAÇÃO PAINEL ELETRÔNICO DE MENSAGENS MANUAL DE OPERAÇÃO ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO 2. DESCRIÇÃO DO PAINEL 3. CONEXÃO 4. OPERAÇÃO 5. SOFTWARE DE CONFIGURAÇÃO 5.1. Instalando o software de configuração 5.2. Iniciando

Leia mais

Arduino Lab 02 Sensor de luminosidade e display de LCD 16 2

Arduino Lab 02 Sensor de luminosidade e display de LCD 16 2 Arduino Lab 02 Sensor de luminosidade e display de LCD 16 2 Display de LCD 16 2 Neste Lab, iremos descrever como conectar o sensor BH1750FVI, já citado no Lab 01, ao Arduino Micro e à um display. A indicação

Leia mais

Proposta de uma plataforma de monitoramento e acionamento remoto voltada para sistemas de hardware industriais utilizando LabVIEW

Proposta de uma plataforma de monitoramento e acionamento remoto voltada para sistemas de hardware industriais utilizando LabVIEW Proposta de uma plataforma de monitoramento e acionamento remoto voltada para sistemas de hardware industriais utilizando LabVIEW "Este artigo tem como proposta apresentar uma plataforma para monitoramento

Leia mais

Arduino Lab 02 Sensor de luminosidade e display de LCD 16 2

Arduino Lab 02 Sensor de luminosidade e display de LCD 16 2 Arduino Lab 02 Sensor de luminosidade e display de LCD 16 2 Display de LCD 16 2 Neste Lab, iremos descrever como conectar o sensor BH1750FVI, já citado no Lab 01, ao Arduino Micro e à um display. A indicação

Leia mais

HARDWARE Montagem e Manutenção de Computadores. Instrutor: Dejair Priebe Ferreira da Silva

HARDWARE Montagem e Manutenção de Computadores. Instrutor: Dejair Priebe Ferreira da Silva HARDWARE Montagem e Manutenção de Computadores Instrutor: Dejair Priebe Ferreira da Silva DEJAIR PRIEBE CONTATO CELULAR: (51) 98509-1952 E-MAIL: dejairpriebe.senac@gmail.com SITE: www.portalwebrs.com.br

Leia mais

MSP430 Lab 01 Instalação do Code Composer Studio e teste da Launchpad

MSP430 Lab 01 Instalação do Code Composer Studio e teste da Launchpad MSP430 Lab 01 Instalação do Code Composer Studio e teste da Launchpad Imagem LaunchPad Texas Instruments Neste post iremos tratar dos primeiros passos com o microcontrolador MSP430G2553 da Texas Instruments

Leia mais