MICROCONTROLADORES XM118 BANCO DE ENSAIOS PARA MICROCONTROLADORES PIC18F4550. Soluções EXSTO em Educação Tecnológica

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MICROCONTROLADORES XM118 BANCO DE ENSAIOS PARA MICROCONTROLADORES PIC18F4550. Soluções EXSTO em Educação Tecnológica"

Transcrição

1 MICROCONTROLADORES XM118 BANCO DE ENSAIOS PARA MICROCONTROLADORES PIC18F4550 Soluções EXSTO em Educação Tecnológica

2 ÍNDICE EXSTO TECNOLOGIA 3 CARACTERÍSTICAS 4 MATERIAL DIDÁTICO 5 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS 6 COMPOSIÇÃO DO PRODUTO 9 OPCIONAIS 9 CONTATO 11

3 EXSTO TECNOLOGIA 3 Instalada em Santa Rita do Sapucaí, o Vale da Eletrônica, região reconhecida pela constante evolução tecnológica e de grande sucesso empreendedor, a EXSTO TECNOLOGIA, foi fundada em Junho de 2001 para atender a necessidade de equipamentos voltados para o ramo de didática tecnológica. Focada no desenvolvimento de soluções que possam agregar maior qualidade no ensino de novas tecnologias em instituições nacionais e internacionais. A empresa hoje conta com uma equipe altamente capacitada e é reconhecida pelos seguintes diferenciais: Produtos de qualidade e alta tecnologia; Bom atendimento; Assistência técnica especializada; Suporte ao cliente através de , telefone e Skype; Diferentes formas de parcelamento das compras para maior comodidade; Possui um portal de conteúdo exclusivo para clientes; Acompanhamento da satisfação de seus clientes através de Pós-Vendas. Descubra as SOLUÇÕES EXSTO em Educação Tecnológica

4 CARACTERÍSTICAS 4 Xm118 Banco de Ensaios para Microcontroladores PIC18F4550 ASSISTA AO VÍDEO DO PRODUTO O mundo da eletrônica digital não pode ser pensado sem a presença de microcontroladores. Estes componentes programáveis estão nas mais diversas aplicações, nas mais diversas áreas. Sua versatilidade permite realizar projetos rápidos e flexíveis e criar produtos mais práticos, baratos e inteligentes. É um assunto fundamental nos cursos das áreas de eletrônica, automação, computação e informática. A Microchip, um dos maiores fabricantes mundiais de microcontroladores, desenvolveu a família PIC18, de microcontroladores de 8 bits de alto desempenho, como evolução da família PIC16. Em pouco tempo esta se tornou uma das linhas microcontroladores mais utilizadas no mercado. O kit XM118 foca no estudo dos microcontroladores abordando, justamente, a família PIC18, que entre as melhorias em relação a popular PIC16, vale ressaltar a otimização do core para uso da linguagem C. Baseado no PIC18F4550, o kit traz diversos recursos que permitem explorar aplicações em Interface Homem-máquina, controles discretos, comunicação com componentes, comunicação entre kits e com PC, aplicações analógicas e malhas de controle. Embutido no kit também há um gravador/depurador compatível com o ambiente MPLAB. Fornecido com um consistente material didático, este kit é uma solução completa para o ensino de microcontroladores. O material didático foca no estudo do hardware e na programação utilizando linguagem C, propondo diversos experimentos que possibilitam sua aplicação tanto em cursos introdutórios como em cursos avançados. O XM118 é um banco de ensaios baseado no PIC18F4550, um componente com uma grande variedade de periféricos (conversor A/D, timers, interfaces de comunicação síncronas e assíncronas, etc.) e em especial, um módulo de comunicação USB. Alojado em robusto bastidor, o kit apresenta uma completa gama de aplicações que permitem estudar todos os recursos do microcontrolador utilizado. Partindo de aplicações básicas de entrada e saída de dados, é possível aumentar a complexidade das aplicações através de interfaces homem-máquina (teclado, LCD e GLCD), entrada e saída de sinais analógicos (DAC e ADC), comunicação com componentes (SPI e I2C), comunicação entre kits (RS485) e com o PC (RS232 e USB), sistemas de controle (malha de controle de temperatura), e muito mais recursos. Todas as conexões e seleções são feitas através de chaves dip-switch, eliminando a necessidade de jumpers ou fios. Embutido no kit há um gravador/depurador, que faz muito mais que gravar o componente: é um depurador que permite executar o código passo-a-passo no microcontrolador, verificar valores de variáveis e portais durante a execução do código, adicionar pontos de parada (breakpoints), tudo isso com a aplicação sendo executada no kit.

5 CARACTERÍSTICAS 5 Além disso, é possível gravar microcontroladores externos de diversos tamanhos com o uso de uma placa de expansão (header) ou através de gravação in-circuit. Adicionalmente podem ser conectados ao banco de ensaios, módulos que permitem aumentar suas possibilidades de uso e explorar recursos avançados. Cada módulo é acompanhando de documentação e experiências específicas. O material didático que acompanha o kit enfoca a linguagem C, seguindo uma tendência do mercado. São apresentados os conceitos básicos de microcontroladores, os fundamentos de linguagem C, as peculiaridades da linguagem para microcontroladores, ferramentas de desenvolvimento, funcionamento e utilização dos principais periféricos. As práticas trazem questões teóricas, exercícios resolvidos e propostos. O kit é totalmente compatível com o MPLAB X IDE, da Microchip. Esse software, de livre distribuição, é usado para a criação de programas, simulação (no software), gravação e depuração (no kit). Existe uma versão de livre distribuição que acompanha o kit.

6 MATERIAL DIDÁTICO 6 CONTEÚDO TEÓRICO E PRÁTICO 1.Microcontroladores 1.1.Sistema computacional 1.2.Arquitetura Computacional 2.PIC18, microcontroladores de alto desempenho 2.1.Microcontroladores PIC 2.2.Arquitetura 2.3.Memórias 2.4.Processador 2.5.Portas de I/O 2.6.Conjunto de Instruções 2.7.Oscilador 2.8.Características Especiais 3.Ferramentas para o PIC18F: MPLAB IDE e Compilador C O MPLAB IDE 3.2.Simulação em C 3.3.O compilador C Depuração em C 4.Linguagem C para microcontroladores 4.1.Introdução a linguagem C 4.2.Diretivas 4.3.Tipos de dados 4.4.Comandos básicos 4.5.Funções 4.6.Interrupções 4.7.Funções Úteis 4.8.Técnicas de Otimização de Código 5.Aplicações 5.1.Display de 7 segmentos 5.2.Buzzer 5.3.Teclado Matricial 5.4.Display de cristal líquido 5.5.Memórias EEPROM e FLASH 6.Periféricos 6.1.Como usar a ajuda das bibliotecas do C Contadores e Temporizadores 6.3.Comparadores Analógicos 6.4.Conversor Analógico Digital 6.5.CCP Captura, Comparação e PWM 6.6.EUSART Porta Serial Assíncrona 6.7.MSSP Porta Serial Síncrona 6.8.USB EXPERIÊNCIAS 1. I/O: entrada e saída de dados; 2. Rotinas de delay: temporização por software; 3. LCD: utilização Display de Cristal Líquido de 16x2; 4. Teclado: utilização de teclado numérico tipo telefônico; 5. Interrupções: interrupção externa (INT) e por mudança de estado da porta; 6. Rotinas de tempo com Timer: temporização por interrupção; 7. EEPROM interna: memória de dados não volátil. 8. Comunicação serial 9. Comunicação I²C (memória EEPROM) 10. Comunicação SPI (potenciômetro digital) 11. PWM: Modulação por largura de pulso 12. ADC: Leitura de sinais analógicos 13. USB: comunicação USB utilizando o módulo interno do microcontrolador

7 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS 7 CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS DESCRIÇÃO CARACTERÍSTICAS GERAIS -Aço carbono SAE 1010 com pintura eletrostática microtexturizada. BASTIDOR -Dimensões: 370 x 320 x 80 mm (L x P x A) -Com pés de borracha -Aterramento do bastidor e circuito através de tomada tripolar 2p+ terra FONTE DE ALIMENTAÇÃO DC PLACA PRINCIPAL -Saídas Fixas: +12V / 1 A + 5V / 1A -Precisão de 5% -Ripple de 2% -Saídas protegidas contra curto e sobre corrente. -Tensão de entrada 90 a 230Vac -Frequência: 50/60 Hz -Isolação Galvânica: 2kV -Consumo máximo: 30 VA -Em placa fibra de vidro de 1,6mm de espessura -Conexão para 01 cartão de experiência. CARACTERÍSTICAS DO PIC18F4550 MEMÓRIA FLASH MEMÓRIA RAM MEMÓRIA EEPROM CONVERSOR A/D -32 Kb Kb -256 bytes -10 bits (13 canais) COMPARADOR ANALÓGICO -02 COMUNICAÇÃO ASSÍNCRONA COMUNICAÇÃO SÍNCRONA WATCHDOG TIMER MODOS DE OSCILADOR -01x USART -01x MSSP (I2C e SPI) -Sim -RC, XT, HS, HS-PLL, Interno MÓDULOS CCP (Captura, comparação e PWM) -02 TIMER S USB -04 (1 de 8 bits e 3 de 16 bits) -USB 2.0 full speed device RECURSOS DO KIT LEDS CONVENCIONAIS -08 LEDS BICOLORES -02 CHAVES RETENTIVAS -08 chaves (dipswicth)

8 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS 8 RECURSOS DO KIT CHAVES PULSATIVAS (push buttons) DISPLAY LCD CONEXÃO (DISPLAY GRÁFICO) DISPLAY 7 SEGMENTOS TECLADO -06 chaves em pinos de função especial (reset, interrupções, temporizadores/contadores) -02 linhas por 16 colunas com backlight azul -Barramento de pinos disponível para conexão de display gráfico (opcional) -04 (multiplexados) -Ligados em dipswitch de 04 vias -16 teclas por varredura (4X4), com possibilidade de interrupção BUZZER PIEZOELÉTRICO -01 DISPOSITIVOS DE COMUNICAÇÃO I2C DISPOSITIVOS DE COMUNICAÇÃO SPI RELÓGIO DE TEMPO REAL (RTC) INTERFACES SERIAIS SISTEMA DE CONTROLE ENTRADAS ANALÓGICAS SAÍDA ANALÓGICA RELÉS LÂMPADA DC GERADOR DE FREQUÊNCIA AJUSTÁVEL MATRIZ DE CONTATO (protoboard) GRAVADOR/DEPURADOR ICSP -Memória EEPROM externa -02 bornes (2mm) para comunicação: SCL e SDA -Potenciômetro digital -03 bornes (2mm) para comunicação: SDI, SCK e CS -Relógio-calendário com bateria própria, interface serial -RS-232 (permite comunicação do kit com PC) conector Db9 -RS-485 (permite a conexão de vários kits em rede) conector KRE -Sensor de temperatura (Lm35) -Resistência para aquecimento (controlada por PWM) -Ventoinha para refrigeração (motor DC controlador por PWM) -Sensor de rotação da ventoinha (contador de pulsos) -Potenciômetro ligado a um canal do ADC -Entrada de tensão 0 a 10 Vdc -Entrada de corrente 4 a 20 ma -02 entradas com ganho ajustável (de 1 a 10 vezes) -Conversor D/A a partir de PWM, ajustável até 10V -04 (contatos NA, NF e comum) -Bornes KRE -01 (acionada por PWM) -01 (de 60 Hz a 4kHz) -01, de 550 pontos -Compatível com MPLAB Microchip -Embutido no kit -Gravação in-circuit -Interface USB -Conector RJ12 (fêmea)

9 COMPOSIÇÃO DO PRODUTO voltar ao índice 10 O KIT POSSUI: 01 bastidor em aço-carbono SAE 1010 com pintura eletrostática microtexturizada preta; 01 gravador/depurador (embutido no kit); 01 header (placa de gravação para outros microcontroladores) 01 cabo de alimentação do bastidor (tripolar, 2P+T); 24 cabos Exsto fêmea/fêmea: o 12 cabos azuis, de 38cm; o 12 cabos vermelhos, de 19cm; 10 cabos Exsto macho/fêmea: o 08 cabos azuis, de 38cm; o 02 cabos vermelhos, de 19cm; 01 cabo USB (tipo A / tipo B); 01 cabo RJ12/RJ12, para conexão do kit ao header 01 cabo conversor RS-232/USB; Liberação de acesso ao EXSTO ACADEMY, contendo as seguintes documentações: o Manual de utilização e manutenção do kit o Apostila Teórica o Caderno de Experiências o Exemplos, manuais, apostila e softwares. OPCIONAIS Com o uso do Software Proteus VSM PIC18F (licença opcional) é possível realizar simulações de todas as experiências propostas com circuitos discretos. O Proteus VSM PIC18F simula não só os programas, mas também os circuitos, permitindo uma visão única sobre hardware e software. Pode ser integrado ao MPLAB, permitindo simular não só os programas desenvolvidos como também circuitos. Estas experiências já estão disponíveis no EXSTO ACADEMY, com os circuitos montados e testados. É oferecido Treinamento de Tecnologia em Microcontroladores PIC18 Programação em C, com carga horária de 40 horas, sendo estas 24 horas presenciais e 16 horas à distância, sendo estas divididas em 12 horas pré-treinamento e 04 horas pós-treinamento. As horas não presenciais são utilizadas como uma preparação e uma conclusão para as horas presenciais, onde o educando realiza a parte teórica juntamente com alguns exercícios tornando as horas presenciais bem mais produtivas, já que estas serão apenas utilizadas para as experiências/simulações no kit. O treinamento aborda os principais temas de programação desses componentes e a utilização das ferramentas de desenvolvimento. O principal foco do treinamento é na realização de práticas e no uso do equipamento. O kit suporta opcionalmente, além do display alfanumérico que o acompanha, display gráfico de 128x64 pixels. Para aumentar ainda mais as aplicações oferecidas, o kit pode vir acompanhado de um conjunto de cartões (módulos), sendo eles: Interface industrial (XM000MD01), Zigbee/MiWi (XM000MD02), CI de Voz ISD (XM000MD03) e Teclado capacitivo (XM000MD04).

10 OPCIONAIS 10 CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS DESCRIÇÃO CARACTERÍSTICAS GERAIS -Sua função é adequar níveis de sinais de 12V a 24V para a tensão do INTERFACE INDUSTRIAL (XM000MD01) microcontrolador; -Tensão de entrada: 12V e 24V -Proteção com PTC limitando a corrente em 300m -ALEDs indicadores de estado nas entradas e saídas -Utiliza MCP23016 para realizar expansão de I/O Zigbee/MiWi (XM000MD02) CI de Voz ISD (XM000MD03) TECLADO CAPACITIVO (XM000MD04) -Visa facilitar o aprendizado da Tecnologia Zigbee / MiWi -Baseado no PIC18LF2620 -Alimentação externa de 9V02 LEDs e 02 Chaves para uso geral -Interface de Comunicação RS-232 -Circuito de transmissão / recepção embutido -Seis portas livres do PIC para uso geral -Sensor de temperatura TC77LED's indicativos de funcionamento -Seis portas livres do PIC para uso geral -Visa facilitar o aprendizado e o desenvolvimento de aplicações com memória de voz -Baseado na memória ISD1730 -Duração da mensagem a ser gravada de 20s a 60s -Frequência de amostragem de 4KHz a 12KHz com resistência externa -Pode utilizar comunicação SPI para interação com microcontroladores -Pode operar em modo chave (standalone) -Visa facilitar o aprendizado e o desenvolvimento de aplicações empregando a tecnologia touch -Baseado no dispositivo Qt Emprega sensoriamento através de transferência de carga (sensoriamento capacitivo) -Comunicação realizada através de interface SPI Consulte nosso departamento comercial para mais informações sobre itens opcionais. A c a d e m y Portal de Treinamentos da Exsto Clique aqui e conheça!

11 CONTATO voltar ao índice 11 COMERCIAL: (0xx35) (0xx35) (fax) CENTRO DE ATENDIMENTO AO CLIENTE: (0xx35) (0xx35) (fax) cac.exsto (skype) Horário de Atendimento: De segunda a sexta das 07:00 às 17:00 CENTRO DE CAPACITAÇÃO DE CLIENTE: ccc@exsto.com.br (0xx35) (0xx35) ENDEREÇO: Rua: Dr. José Pinto Vilela, Nº 555 Centro - Santa Rita do Sapucaí Minas Gerais Brasil SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

A Exsto Tecnologia atua no mercado educacional, desenvolvendo kits didáticos para o ensino tecnológico.

A Exsto Tecnologia atua no mercado educacional, desenvolvendo kits didáticos para o ensino tecnológico. A Exsto Tecnologia atua no mercado educacional, desenvolvendo kits didáticos para o ensino tecnológico. Em um mundo digital, a tecnologia evolui de forma rápida e constante. A cada dia novos equipamentos,

Leia mais

Microcontroladores PIC16 - XM 116 -

Microcontroladores PIC16 - XM 116 - T e c n o l o g i a Microcontroladores PIC16 - XM 116 - Os melhores e mais modernos MÓDULOS DIDÁTICOS para um ensino tecnológico de qualidade. Microcontroladores PIC16 - XM 116 - INTRODUÇÃO O mundo da

Leia mais

Microcontroladores PIC18 - XM 118 -

Microcontroladores PIC18 - XM 118 - T e c n o l o g i a Microcontroladores PIC18 - XM 118 - Os melhores e mais modernos MÓDULOS DIDÁTICOS para um ensino tecnológico de qualidade. Microcontroladores PIC18 - XM 118 - INTRODUÇÃO O mundo da

Leia mais

Descubra as SOLUÇÕES EXSTO em Educação Tecnológica

Descubra as SOLUÇÕES EXSTO em Educação Tecnológica www. exsto.com.br voltar ao índice 3 Instalada em Santa Rita do Sapucaí, o Vale da Eletrônica, região reconhecida pela constante evolução tecnológica e de grande sucesso empreendedor, a EXSTO TECNOLOGIA,

Leia mais

PLATAFORMA PARA ESTUDO EM PROGRAMAÇÃO DE MICROCONTROLADORES FAMÍLIA 8051

PLATAFORMA PARA ESTUDO EM PROGRAMAÇÃO DE MICROCONTROLADORES FAMÍLIA 8051 PLATAFORMA PARA ESTUDO EM PROGRAMAÇÃO DE MICROCONTROLADORES FAMÍLIA 8051 MODELO: EE0216 DESCRIÇÃO Plataforma de treinamento em microcontroladores família 8051 base em aço carbono e pés de borracha, pintura

Leia mais

Focada no desenvolvimento de soluções que possam agregar maior qualidade no ensino de novas tecnologias em instituições nacionais e internacionais.

Focada no desenvolvimento de soluções que possam agregar maior qualidade no ensino de novas tecnologias em instituições nacionais e internacionais. Instalada em Santa Rita do Sapucaí, o Vale da Eletrônica, região reconhecida pela constante evolução tecnológica e de grande sucesso empreendedor, a EXSTO TECNOLOGIA, foi fundada em Junho de 2001 para

Leia mais

ÍNDICE EXSTO TECNOLOGIA 3 CARACTERÍSTICAS 4 MATERIAL DIDÁTICO 5 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS 6 COMPOSIÇÃO DO PRODUTO 7 OPCIONAIS 8 CONTATO 9

ÍNDICE EXSTO TECNOLOGIA 3 CARACTERÍSTICAS 4 MATERIAL DIDÁTICO 5 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS 6 COMPOSIÇÃO DO PRODUTO 7 OPCIONAIS 8 CONTATO 9 ÍNDICE EXSTO TECNOLOGIA 3 CARACTERÍSTICAS 4 MATERIAL DIDÁTICO 5 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS 6 COMPOSIÇÃO DO PRODUTO 7 OPCIONAIS 8 CONTATO 9 voltar ao índice EXSTO TECNOLOGIA 3 Instalada em Santa Rita do Sapucaí,

Leia mais

A Exsto Tecnologia atua no mercado educacional, desenvolvendo kits didáticos para o ensino tecnológico.

A Exsto Tecnologia atua no mercado educacional, desenvolvendo kits didáticos para o ensino tecnológico. www. exsto.com.br A Exsto Tecnologia atua no mercado educacional, desenvolvendo kits didáticos para o ensino tecnológico. Em um mundo digital, a tecnologia evolui de forma rápida e constante. A cada dia

Leia mais

Soluções EXSTO em Educação Tecnológica

Soluções EXSTO em Educação Tecnológica X C201 BANCO DE ENSAIOS PARA SENSORES INDUSTRIAIS Soluções EXSTO em Educação Tecnológica A Exsto Tecnologia atua no mercado educacional, desenvolvendo kits didáticos para o ensino tecnológico. Em um mundo

Leia mais

XC143 BANCO DE ENSAIOS EM CLP SIEMENS (S7-1200) automação

XC143 BANCO DE ENSAIOS EM CLP SIEMENS (S7-1200) automação XC143 BANCO DE ENSAIOS EM CLP SIEMENS (S7-1200) automação O material didático fornecido com os kits da Exsto utiliza uma metodologia exclusiva de aulas teórico-práticas, que visa conduzir o estudante por

Leia mais

Kit de desenvolvimento ACEPIC PRO V3.0

Kit de desenvolvimento ACEPIC PRO V3.0 Kit de desenvolvimento ACEPIC PRO V3.0 O Kit de desenvolvimento ACEPIC PRO V3.0 foi desenvolvido tendo em vista a integração de vários periféricos numa só placa, evitando o uso de protoboards e facilitando

Leia mais

A Exsto Tecnologia atua no mercado educacional, desenvolvendo kits didáticos para o ensino tecnológico.

A Exsto Tecnologia atua no mercado educacional, desenvolvendo kits didáticos para o ensino tecnológico. A Exsto Tecnologia atua no mercado educacional, desenvolvendo kits didáticos para o ensino tecnológico. Em um mundo digital, a tecnologia evolui de forma rápida e constante. A cada dia novos equipamentos,

Leia mais

Suporta os microcontroladores: R. Leonardo da Vinci, Campinas/SP CEP F.: (19) Kit de Desenvolvimento ACEPIC 28

Suporta os microcontroladores: R. Leonardo da Vinci, Campinas/SP CEP F.: (19) Kit de Desenvolvimento ACEPIC 28 Suporta os microcontroladores: PIC16F870, PIC16F872, PIC16F873A, PIC16F876A, PIC16F886, PIC18F2420, PIC18F2520, PIC18F2525, PIC18F2620, PIC18F2455, PIC 18F2550 e outros com 28 pinos O Kit de desenvolvimento

Leia mais

XC232 - BANCO DE ENSAIOS PARA CONTROLE DE NÍVEL, VAZÃO E TEMPERATURA

XC232 - BANCO DE ENSAIOS PARA CONTROLE DE NÍVEL, VAZÃO E TEMPERATURA XC232 - BANCO DE ENSAIOS PARA CONTROLE DE NÍVEL, VAZÃO E TEMPERATURA ilustrativa Imagem meramente ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS DESCRIÇÃO CARACTERÍSTICAS MECÂNICAS ESTRUTURA - Em perfil

Leia mais

KIT DIDÁTICO PIC-2377

KIT DIDÁTICO PIC-2377 KIT DIDÁTICO PIC-77... Módulo PIC-77 Recursos internos da MCU Encapsulamento DIP40. 5 instruções (RISC). pinos de I/O configuráveis. 56 bytes de EEPROM para dados de 8 bits. 8k de memória flash para o

Leia mais

Os avanços da tecnologia e redução dos custos tornam cada vez mais comum a utilização de sistemas de controle eletrônico de motores.

Os avanços da tecnologia e redução dos custos tornam cada vez mais comum a utilização de sistemas de controle eletrônico de motores. Os avanços da tecnologia e redução dos custos tornam cada vez mais comum a utilização de sistemas de controle eletrônico de motores. Há grande demanda dessas soluções pois segundo pesquisas, o Brasil ainda

Leia mais

Microcontroladores ARM Cortex-M3 - XM 700 -

Microcontroladores ARM Cortex-M3 - XM 700 - T e c n o l o g i a Microcontroladores ARM Cortex-M3 - XM 700 - Os melhores e mais modernos MÓDULOS DIDÁTICOS para um ensino tecnológico de qualidade. INTRODUÇÃO Microcontroladores ARM Cortex-M3 - XM 700

Leia mais

NERGIA RENOVÁVEL. XR301 - Banco de Ensaios em Energia Solar Fotovoltaica. Soluções EXSTO em Educação Tecnológica

NERGIA RENOVÁVEL. XR301 - Banco de Ensaios em Energia Solar Fotovoltaica. Soluções EXSTO em Educação Tecnológica NERGIA RENOVÁVEL XR301 - Banco de Ensaios em Energia Solar Fotovoltaica Soluções EXSTO em Educação Tecnológica ÍNDICE EXSTO TECNOLOGIA 3 CARACTERÍSTICAS 4 MATERIAL DIDÁTICO 5 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS 6

Leia mais

Descubra as soluções EXSTO de EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA

Descubra as soluções EXSTO de EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA T e c n o l o g i a Descubra as soluções EXSTO de EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA AUTOMAÇÃO E CONTROLE Controlador Lógico Programável DESCRIÇÃO XC118 - CLP SIEMENS S7-1200 O equipamento central do todo sistema de

Leia mais

A Exsto Tecnologia atua no mercado educacional, desenvolvendo kits didáticos para o ensino tecnológico.

A Exsto Tecnologia atua no mercado educacional, desenvolvendo kits didáticos para o ensino tecnológico. www. exsto.com.br A Exsto Tecnologia atua no mercado educacional, desenvolvendo kits didáticos para o ensino tecnológico. Em um mundo digital, a tecnologia evolui de forma rápida e constante. A cada dia

Leia mais

ELETRÔNICA XD201 - BANCO DE ENSAIOS PARA ELETRÔNICA DIGITAL COM CARTÕES DE EXPERIÊNCIA. Soluções EXSTO em Educação Tecnológica

ELETRÔNICA XD201 - BANCO DE ENSAIOS PARA ELETRÔNICA DIGITAL COM CARTÕES DE EXPERIÊNCIA. Soluções EXSTO em Educação Tecnológica ELETRÔNICA XD201 - BANCO DE ENSAIOS PARA ELETRÔNICA DIGITAL COM CARTÕES DE EXPERIÊNCIA Soluções EXSTO em Educação Tecnológica ÍNDICE EXSTO TECNOLOGIA 3 CARACTERÍSTICAS 4 MATERIAL DIDÁTICO 5 ESPECIFICAÇÕES

Leia mais

Kit de desenvolvimento ACEPIC Light

Kit de desenvolvimento ACEPIC Light Kit de desenvolvimento ACEPIC Light O Kit de desenvolvimento ACEPIC Light foi desenvolvido tendo em vista a utilização de vários periféricos numa só placa, evitando o uso de proat-boards e facilitando

Leia mais

Cerne. Conhecimento para o Desenvolvimento. Cerne Tecnologia e Treinamento

Cerne. Conhecimento para o Desenvolvimento. Cerne Tecnologia e Treinamento Conhecimento para o Desenvolvimento Cerne Tecnologia e Treinamento Apostila de Assembly para o PIC16F628A (21) 4063-9798 (11) 4063-1877 E-mail: cerne@cerne-tec.com.br MSN: cerne-tec@hotmail.com Skipe:

Leia mais

A Exsto Tecnologia atua no mercado educacional, desenvolvendo kits didáticos para o ensino tecnológico.

A Exsto Tecnologia atua no mercado educacional, desenvolvendo kits didáticos para o ensino tecnológico. A Exsto Tecnologia atua no mercado educacional, desenvolvendo kits didáticos para o ensino tecnológico. Em um mundo digital, a tecnologia evolui de forma rápida e constante. A cada dia novos equipamentos,

Leia mais

Cerne. Conhecimento para o Desenvolvimento. Cerne Tecnologia e Treinamento

Cerne. Conhecimento para o Desenvolvimento. Cerne Tecnologia e Treinamento Cerne Conhecimento para o Desenvolvimento Cerne Tecnologia e Treinamento Apostila de Pascal Avançado para PIC16F877A (21) 4063-9798 (11) 4063-1877 E-mail: cerne@cerne-tec.com.br MSN: cerne-tec@hotmail.com

Leia mais

CARACTERÍSTICAS principais

CARACTERÍSTICAS principais Os sensores tornaram-se peças fundamentais à Automação Industrial. Sensores e transdutores destacam-se como importantes componentes que fazem a interface de um sistema automatizado com o ambiente externo.

Leia mais

A Exsto Tecnologia atua no mercado educacional, desenvolvendo kits didáticos para o ensino tecnológico.

A Exsto Tecnologia atua no mercado educacional, desenvolvendo kits didáticos para o ensino tecnológico. 5 6 8 9 10 A Exsto Tecnologia atua no mercado educacional, desenvolvendo kits didáticos para o ensino tecnológico. Em um mundo digital, a tecnologia evolui de forma rápida e constante. A cada dia novos

Leia mais

Módulo Didático de Eletrônica Digital

Módulo Didático de Eletrônica Digital Módulo Didático de Eletrônica Digital Datasheet MPL-AD18EX2 Módulo Prático Laboratorial Digital MPL-AD18EX2 Apresentando MPL-AD18EX2 Índice 1.0 Introdução... 4 1.1 Partes que compõe o Módulo de Eletrônica

Leia mais

NERGIA RENOVÁVEL. XR501 - Banco de Ensaios em Geração de energia por Turbina de Pelton. Soluções EXSTO em Educação Tecnológica

NERGIA RENOVÁVEL. XR501 - Banco de Ensaios em Geração de energia por Turbina de Pelton. Soluções EXSTO em Educação Tecnológica NERGIA RENOVÁVEL XR501 - Banco de Ensaios em Geração de energia por Turbina de Pelton Soluções EXSTO em Educação Tecnológica ÍNDICE EXSTO TECNOLOGIA 3 CARACTERÍSTICAS 4 MATERIAL DIDÁTICO 5 ESPECIFICAÇÕES

Leia mais

XE320 - BANCO DE ENSAIOS EM COMANDOS ELÉTRICOS. eletrotécnica

XE320 - BANCO DE ENSAIOS EM COMANDOS ELÉTRICOS. eletrotécnica XE320 - BANCO DE ENSAIOS EM COMANDOS ELÉTRICOS eletrotécnica CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS DESCRIÇÃO C A R A C T E R Í S T I C A S M E C Â N I C A S ESTRUTURA - Cavalete em perfil de alumínio 40X40 anodizado

Leia mais

Laboratório de Hardware

Laboratório de Hardware Ciência da Computação Laboratório de Hardware Introdução ao Microcontrolador PIC Prof. Sergio Ribeiro Microprocessadores Os microprocessadores são circuitos integrados compostos por diversas portas lógicas

Leia mais

Aplicações Avançadas de Microprocessadores. Professor: Marco Shawn Meireles Machado

Aplicações Avançadas de Microprocessadores. Professor: Marco Shawn Meireles Machado Aplicações Avançadas de Microprocessadores Professor: Marco Shawn Meireles Machado Iniciação aos sistemas microcontrolados Objetivos da Aula: Descrever os itens que compõem uma CPU; Detalhar a estrutura

Leia mais

Sistemas Embarcados:

Sistemas Embarcados: Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia de Computação e Automação Sistemas Embarcados: Microcontroladores DCA0119 Sistemas Digitais Heitor Medeiros Florencio Sistemas Embarcados

Leia mais

Os motores elétricos são amplamente utilizados na indústria devido a sua versatilidade para atuar em diversas aplicações. Por conta de sua construção

Os motores elétricos são amplamente utilizados na indústria devido a sua versatilidade para atuar em diversas aplicações. Por conta de sua construção Os motores elétricos são amplamente utilizados na indústria devido a sua versatilidade para atuar em diversas aplicações. Por conta de sua construção simples, custo e princípios de funcionamento, os motores

Leia mais

A Exsto Tecnologia atua no mercado educacional, desenvolvendo kits didáticos para o ensino tecnológico.

A Exsto Tecnologia atua no mercado educacional, desenvolvendo kits didáticos para o ensino tecnológico. A Exsto Tecnologia atua no mercado educacional, desenvolvendo kits didáticos para o ensino tecnológico. Em um mundo digital, a tecnologia evolui de forma rápida e constante. A cada dia novos equipamentos,

Leia mais

A Exsto Tecnologia atua no mercado educacional, desenvolvendo kits didáticos para o ensino tecnológico.

A Exsto Tecnologia atua no mercado educacional, desenvolvendo kits didáticos para o ensino tecnológico. A Exsto Tecnologia atua no mercado educacional, desenvolvendo kits didáticos para o ensino tecnológico. Em um mundo digital, a tecnologia evolui de forma rápida e constante. A cada dia novos equipamentos,

Leia mais

Objetivos MICROCONTROLADORES HARDWARE. Aula 03: Periféricos. Prof. Mauricio. MICRO I Prof. Mauricio 1. Arquitetura de um Microcontrolador

Objetivos MICROCONTROLADORES HARDWARE. Aula 03: Periféricos. Prof. Mauricio. MICRO I Prof. Mauricio 1. Arquitetura de um Microcontrolador MICROCONTROLADORES HARDWARE 1 Prof. Mauricio Aula 03: Objetivos 2 Arquitetura de um Microcontrolador Unidade Central de Processamento Portas de Entrada e Saída Porta Serial Temporizador / Contador Conversor

Leia mais

A Exsto Tecnologia atua no mercado educacional, desenvolvendo kits didáticos para o ensino tecnológico.

A Exsto Tecnologia atua no mercado educacional, desenvolvendo kits didáticos para o ensino tecnológico. www. exsto.com.br A Exsto Tecnologia atua no mercado educacional, desenvolvendo kits didáticos para o ensino tecnológico. Em um mundo digital, a tecnologia evolui de forma rápida e constante. A cada dia

Leia mais

Cerne. Conhecimento para o Desenvolvimento. Cerne Tecnologia e Treinamento. Apostila de BASIC para PIC16F628A

Cerne. Conhecimento para o Desenvolvimento. Cerne Tecnologia e Treinamento. Apostila de BASIC para PIC16F628A Cerne Conhecimento para o Desenvolvimento Cerne Tecnologia e Treinamento Apostila de BASIC para PIC16F628A (21) 43-9798 (11) 43-1877 E-mail: cerne@cerne-tec.com.br MSN: cerne-tec@hotmail.com Skipe: cerne-tec

Leia mais

TECNOLOGIA EDUCACIONAL

TECNOLOGIA EDUCACIONAL TECNOLOGIA EDUCACIONAL CONJUNTO PARA ESTUDO DE CONTROLADORES LÓGICOS PROGRAMÁVEIS E IHM Características Gerais Composto por hardware, software e sistema de aprendizagem tecnológica de sistemas automatizados

Leia mais

Cerne. Conhecimento para o Desenvolvimento. Cerne Tecnologia e Treinamento

Cerne. Conhecimento para o Desenvolvimento. Cerne Tecnologia e Treinamento Conhecimento para o Desenvolvimento Tecnologia e Treinamento Apostila de Assembly para AT89S8252 (21) 4063-9798 (11) 4063-1877 E-mail: cerne@cerne-tec.com.br MSN: cerne-tec@hotmail.com Skipe: cerne-tec

Leia mais

A Exsto Tecnologia atua no mercado educacional, desenvolvendo kits didáticos para o ensino tecnológico.

A Exsto Tecnologia atua no mercado educacional, desenvolvendo kits didáticos para o ensino tecnológico. www. exsto.com.br A Exsto Tecnologia atua no mercado educacional, desenvolvendo kits didáticos para o ensino tecnológico. Em um mundo digital, a tecnologia evolui de forma rápida e constante. A cada dia

Leia mais

Placa de desenvolvimento USB AFSmartBoard utiliza PIC18F4550 da Microchip, microcontrolador com o Flash 32kb, 2048 bytes de memória RAM

Placa de desenvolvimento USB AFSmartBoard utiliza PIC18F4550 da Microchip, microcontrolador com o Flash 32kb, 2048 bytes de memória RAM Guia rápido AFSmart Board PIC18F4550-I/P Placa de desenvolvimento USB AFSmartBoard utiliza PIC18F4550 da Microchip, microcontrolador com o Flash 32kb, 2048 bytes de memória RAM Características Placa para

Leia mais

Eletrônica Analógica - XA101 -

Eletrônica Analógica - XA101 - T e c n o l o g i a Eletrônica Analógica - XA101 - Os melhores e mais modernos MÓDULOS DIDÁTICOS para um ensino tecnológico de qualidade. Eletrônica Analógica - XA 101 - INTRODUÇÃO Os conteúdos básicos

Leia mais

PLC KL640. Guia de Instalação Rápida. Soluções integradas às suas necessidades. Configurações Kl640. KEYLOGIX Automation Ltda

PLC KL640. Guia de Instalação Rápida. Soluções integradas às suas necessidades. Configurações Kl640. KEYLOGIX Automation Ltda Configurações Kl640 0 1 2 4 8 12 16 20 24 28 32 NPN PNP Entradas Digitais Saídas Digitais a Transistor Saídas Digitais a Relé Entradas Analógicas Saídas Analógicas Relógio RS 485 Entrada Rápida Guia de

Leia mais

Família de Microcontroladores AVR

Família de Microcontroladores AVR www.iesa.com.br 1 AVR é o nome dado a uma linha ou família de microcontroladores fabricada pela empresa Atmel nos Estados Unidos. A sigla AVR é em homenagem a dois estudantes de doutorado de uma universidade

Leia mais

Cerne Tecnologia e Treinamento

Cerne Tecnologia e Treinamento Tecnologia e Treinamento Tutorial para Testes na Placa Cerne Connect PLUS suporte@cerne-tec.com.br Cerne Kits Didáticos e Gravadores da Cerne Tecnologia A Cerne tecnologia têm uma linha completa de aprendizado

Leia mais

Cerne Tecnologia e Treinamento

Cerne Tecnologia e Treinamento Tecnologia e Treinamento Tutorial para Testes na Placa AVR MASTER PLUS (21)4063-9798 (11)4063-1877 Skype: cerne-tec MSN: cerne-tec@hotmail.com www.cerne-tec.com.br Kits Didáticos e Gravadores da Tecnologia

Leia mais

Cerne Tecnologia e Treinamento (21) (11) MSN: Skipe: cerne-tec

Cerne Tecnologia e Treinamento (21) (11) MSN: Skipe: cerne-tec Cerne Tecnologia e Treinamento Tutorial para Testes na Placa dspic33 MASTER (21) 4063-9798 (11) 4063-1877 E-mail: cerne@cerne-tec.com.br MSN: cerne-tec@hotmail.com Skipe: cerne-tec www.cerne-tec.com.br

Leia mais

Cerne Tecnologia e Treinamento (21) (11) MSN: Skipe: cerne-tec

Cerne Tecnologia e Treinamento (21) (11) MSN: Skipe: cerne-tec Cerne Tecnologia e Treinamento Apostila de C para o Microcontrolador AT89S8252 (21) 4063-9798 (11) 4063-1877 E-mail: cerne@cerne-tec.com.br MSN: cerne-tec@hotmail.com Skipe: cerne-tec www.cerne-tec.com.br

Leia mais

Objetivos MICROCONTROLADORES HARDWARE. Microcontroladores I. Prof. Mauricio. Micro-I Prof. Mauricio 1. Microcontroladores PIC. Requisitos de Hardware

Objetivos MICROCONTROLADORES HARDWARE. Microcontroladores I. Prof. Mauricio. Micro-I Prof. Mauricio 1. Microcontroladores PIC. Requisitos de Hardware MICROCONTROLADORES HARDWARE 1 Prof. Mauricio Microcontroladores I Objetivos 2 Microcontroladores PIC Famílias PIC PIC 16F877A Tipos de Encapsulamentos Requisitos de Hardware Prof. Mauricio 1 Microcontroladores

Leia mais

Ajuste Temperatura de Segurança. Sensor Tipo Boia. Controlador de. Painel Principal. Temperatura. Fonte. Potenciômetros. Fonte de Alimentação

Ajuste Temperatura de Segurança. Sensor Tipo Boia. Controlador de. Painel Principal. Temperatura. Fonte. Potenciômetros. Fonte de Alimentação Em qualquer processo industrial, as condições de operação estão sujeitas às variações ao longo do tempo. O nível de líquido em um tanque, a pressão em um vaso, a vazão de um fluido; todas estas condições

Leia mais

Utilização do Microcontrolador PIC como Proposta de Ferramenta Didática em Cursos de Computação

Utilização do Microcontrolador PIC como Proposta de Ferramenta Didática em Cursos de Computação Utilização do Microcontrolador PIC como Proposta de Ferramenta Didática em Cursos de Computação Dean Sidney B. Serra, Danielle Simone S. Casillo Departamento de Ciências Exatas e Naturais Universidade

Leia mais

ezap 900 Controlador Lógico Programável ezap900/901 Diagrama esquemático Apresentação Módulo ZMB900 - Características Gerais Dados Técnicos

ezap 900 Controlador Lógico Programável ezap900/901 Diagrama esquemático Apresentação Módulo ZMB900 - Características Gerais Dados Técnicos Caixa Aço carbono zincado Grau de proteção IP20 Dimensões 98 (L) x 98 (A) x 125 (P) mm Diagrama esquemático Apresentação A família de controladores lógicos programáveis ZAP900 foi desenvolvida para atender

Leia mais

Apresentar o conteúdo do kit (equipamentos e documentação) Apresentar detalhes de instalação de software e hardware

Apresentar o conteúdo do kit (equipamentos e documentação) Apresentar detalhes de instalação de software e hardware Este manual tem como objetivos principais: Apresentar o conteúdo do kit (equipamentos e documentação) Apresentar um guia rápido de instalação e testes Apresentar detalhes de instalação de software e hardware

Leia mais

XC612 - BANCO DE ENSAIOS MODULAR PARA INVERSOR DE FREQUÊNCIA COM REDE

XC612 - BANCO DE ENSAIOS MODULAR PARA INVERSOR DE FREQUÊNCIA COM REDE XC612 - BANCO DE ENSAIOS MODULAR PARA INVERSOR DE FREQUÊNCIA COM REDE AUTOMAÇÃO CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS DESCRIÇÃO CARACTERÍSTICAS MECÂNICAS ESTRUTURA - Em perfil de alumínio anodizado com acabamento em

Leia mais

HEXKIT F877 PLUS Manual do usuário Versão 1.0

HEXKIT F877 PLUS Manual do usuário Versão 1.0 KITS DE APLICAÇÃO E APRENDIZADO AVANÇADO HEXKIT F877 PLUS Manual do usuário Versão 1.0 Os HEXKITS são soluções para desenvolvimento, aprendizado e prototipação rápida de projetos/produtos. Em atividades

Leia mais

Cerne Tecnologia e Treinamento (21) (11) MSN: Skipe: cerne-tec

Cerne Tecnologia e Treinamento (21) (11) MSN: Skipe: cerne-tec Cerne Tecnologia e Treinamento Tutorial para Testes na Placa PICLAB24 (21) 4063-9798 (11) 4063-1877 E-mail: cerne@cerne-tec.com.br MSN: cerne-tec@hotmail.com Skipe: cerne-tec www.cerne-tec.com.br Kits

Leia mais

Cerne Tecnologia e Treinamento

Cerne Tecnologia e Treinamento Tecnologia e Treinamento Tutorial para Testes na Placa Cerne Scope (21)4063-9798 (11)4063-1877 Skype: cerne-tec MSN: cerne-tec@hotmail.com www.cerne-tec.com.br Kits Didáticos e Gravadores da Cerne Tecnologia

Leia mais

SICILIANO TECNOLOGIA

SICILIANO TECNOLOGIA SICILIANO TECNOLOGIA Desenvolvimento de Projetos e Soluções www.sicilianotecnologia.com.br Manual da Placa Gravador AT89C51ED2-LP-RE2 - VER 1.0 Características: - Totalmente compatível com 8051; - Fácil

Leia mais

Conjunto Lubrifil. Esteira Transportadora. Cilindros Pneumáticos. Sensor. Sensor. Motor CC. Módulo Sinaleiro. Módulo Chave e Botões.

Conjunto Lubrifil. Esteira Transportadora. Cilindros Pneumáticos. Sensor. Sensor. Motor CC. Módulo Sinaleiro. Módulo Chave e Botões. A evolução tecnológica, baseada na eletrônica fez com que a Automação Industrial dentro dos processos de manufatura atingisse o patamar de tecnologia estratégica em todos os sistemas de gestão. Empresas

Leia mais

Suporta os microcontroladores: R. Leonardo da Vinci, 883 - Campinas/SP CEP 13.077-009 F.: (19) 4141.3351 / 3304.1605

Suporta os microcontroladores: R. Leonardo da Vinci, 883 - Campinas/SP CEP 13.077-009 F.: (19) 4141.3351 / 3304.1605 Suporta os microcontroladores: PIC16F877A, PIC18F452, PIC18F4520, PIC18F4550, PIC 18F876A, PIC18F252, PIC18F2550 e outros com 28 e 40 pinos O Kit de desenvolvimento ACEPIC PRO V2.0 foi projetado tendo

Leia mais

Cerne Tecnologia e Treinamento

Cerne Tecnologia e Treinamento Tecnologia e Treinamento Tutorial para Testes na Placa Cerne Data (21)4063-9798 (11)4063-1877 Skype: cerne-tec MSN: cerne-tec@hotmail.com www.cerne-tec.com.br Kits Didáticos e Gravadores da Cerne Tecnologia

Leia mais

Cerne Tecnologia e Treinamento Manual do Usuário Gravador GP PIC USB (21) 4063-9798 (11) 4063-1877 E-mail: cerne@cerne-tec.com.br MSN: cerne-tec@hotmail.com Skipe: cerne-tec www.cerne-tec.com.br Manual

Leia mais

A Exsto Tecnologia atua no mercado educacional, desenvolvendo kits didáticos para o ensino tecnológico.

A Exsto Tecnologia atua no mercado educacional, desenvolvendo kits didáticos para o ensino tecnológico. A Exsto Tecnologia atua no mercado educacional, desenvolvendo kits didáticos para o ensino tecnológico. Em um mundo digital, a tecnologia evolui de forma rápida e constante. A cada dia novos equipamentos,

Leia mais

Cerne Tecnologia e Treinamento. MSN: Skipe: cerne-tec.

Cerne Tecnologia e Treinamento.   MSN: Skipe: cerne-tec. Cerne Tecnologia e Treinamento Tutorial de Instalação da Placa Cerne Leds (21) 4063-9798 (11) 4063-1877 E-mail: cerne@cerne-tec.com.br MSN: cerne-tec@hotmail.com Skipe: cerne-tec www.cerne-tec.com.br Kits

Leia mais

Cerne Tecnologia e Treinamento (21) (11) MSN: Skipe: cerne-tec

Cerne Tecnologia e Treinamento (21) (11) MSN: Skipe: cerne-tec Cerne Tecnologia e Treinamento Tutorial para Testes na Placa PICLAB16F877A (21) 4063-9798 (11) 4063-1877 E-mail: cerne@cerne-tec.com.br MSN: cerne-tec@hotmail.com Skipe: cerne-tec www.cerne-tec.com.br

Leia mais

Cerne Tecnologia e Treinamento. MSN: Skipe: cerne-tec.

Cerne Tecnologia e Treinamento.   MSN: Skipe: cerne-tec. Cerne Tecnologia e Treinamento Tutorial para Testes na Placa ARM CERNE2 (21) 4063-9798 (11) 4063-1877 E-mail: cerne@cerne-tec.com.br MSN: cerne-tec@hotmail.com Skipe: cerne-tec www.cerne-tec.com.br Kits

Leia mais

Cerne Tecnologia e Treinamento

Cerne Tecnologia e Treinamento Tecnologia e Treinamento Tutorial para Testes na Placa Controladora de Motor de Passo Analógica (21)4063-9798 (11)4063-1877 Skype: cerne-tec MSN: cerne-tec@hotmail.com www.cerne-tec.com.br Kits Didáticos

Leia mais

APRESENTAÇÃO DO KIT CPLD_EE01

APRESENTAÇÃO DO KIT CPLD_EE01 APRESENTAÇÃO DO KIT CPLD_EE01 O kit CPLD_EE01 foi desenvolvido para alunos de cursos técnicos, engenharia e desenvolvedores na área de circuitos digitais, o mesmo conta com alguns módulos que podem ser

Leia mais

INTRODUÇÃO: MICROCONTROLADORES

INTRODUÇÃO: MICROCONTROLADORES INTRODUÇÃO: MICROCONTROLADORES MICROCONTROLADOR X MICROPROCESSADOR Baixa capacidade de processamento Freq. Operação em MHz Custo de R$ 7,00 a 30,00 Aplicações mais restrita Alta capacidade de processamento

Leia mais

Referência: PDF Revisão: 0 Arquivo : PDF doc Atualizado em: 7/6/2002

Referência: PDF Revisão: 0 Arquivo : PDF doc Atualizado em: 7/6/2002 Descritivo Funcional Descritivo de Hardware do Controlador ZAP500 Referência: PDF.09001 Revisão: 0 Arquivo : PDF0900100.doc Atualizado em: 7/6/2002 Indice 1. Objetivo... 2 2. Aplicação... 2 3. Definições...

Leia mais

ARDUINO. Profº. Engº. Robson Dias Ramalho

ARDUINO. Profº. Engº. Robson Dias Ramalho ARDUINO Profº. Engº. Robson Dias Ramalho 3. Microprocessador (E/S) 4. Memória RAM (E/S) 5. Placa de vídeo (E/S) 8. Disco Rígido (E/S) 9. Mouse (Saída) 10. Teclado (E/S) 2. Placa mãe (barramento de dados)

Leia mais

Ajuste Temperatura de Segurança. Sensor Tipo Boia. Controlador de. Painel Principal. Temperatura. Fonte. Potenciômetros. Fonte de Alimentação

Ajuste Temperatura de Segurança. Sensor Tipo Boia. Controlador de. Painel Principal. Temperatura. Fonte. Potenciômetros. Fonte de Alimentação Em qualquer processo industrial, as condições de operação estão sujeitas às variações ao longo do tempo. O nível de líquido em um tanque, a pressão em um vaso, a vazão de um fluido; todas estas condições

Leia mais

Princípio de Funcionamento

Princípio de Funcionamento Treinamento Princípio de Funcionamento Programa Teclados Chaves Botoeiras IHM s Fins de Curso Sensores etc... Protocolos Padrões Elétricos Tensão Corrente etc... Relés Contatores etc... SKIP BK Descrição

Leia mais

Know more. Know before. SMGer800. Datasheet

Know more. Know before. SMGer800. Datasheet Know more. Know before. SMGer800 Datasheet Básica O SMGer800 é um equipamento de aquisição de dados desenvolvido para atender as necessidades do setor de geração de energia elétrica. O sistema é modular

Leia mais

Data Sheet FBEE Kit V05

Data Sheet FBEE Kit V05 Data Sheet FBEE Kit V05 IEEE 802.15.4 SUPORTA PROTOCOLOS ZIGBEE E MIWI REV 02 1 Rev02 1. INTRODUÇÃO Este capítulo faz uma introdução às características do kit de demonstração FBee Kit. Este capítulo discute:

Leia mais

ZAP 900. Controlador Lógico Programável ZAP900/901. Diagrama esquemático. Apresentação. Módulo ZMB900 - Características Gerais. Dados Técnicos.

ZAP 900. Controlador Lógico Programável ZAP900/901. Diagrama esquemático. Apresentação. Módulo ZMB900 - Características Gerais. Dados Técnicos. Diagrama esquemático Usuário Processo Display 2x16 (*1) Teclado com 15 teclas (*1) Entradas Digitais Saídas Digitais Módulo ZMB900 Apresentação A família de controladores lógicos programáveis ZAP900 foi

Leia mais

Cerne Tecnologia e Treinamento. MSN: Skipe: cerne-tec.

Cerne Tecnologia e Treinamento.   MSN: Skipe: cerne-tec. Cerne Tecnologia e Treinamento Tutorial para Testes na Placa Cerne MMC (21) 3062-1711 (11) 4063-1877 E-mail: cerne@cerne-tec.com.br MSN: cerne-tec@hotmail.com Skipe: cerne-tec www.cerne-tec.com.br Kits

Leia mais

Cerne Tecnologia e Treinamento (21) (11) MSN: Skipe: cerne-tec

Cerne Tecnologia e Treinamento (21) (11) MSN: Skipe: cerne-tec Cerne Tecnologia e Treinamento Manual do Usuário Gravador GP 8051 USB (21) 4063-9798 (11) 4063-1877 E-mail: cerne@cerne-tec.com.br MSN: cerne-tec@hotmail.com Skipe: cerne-tec www.cerne-tec.com.br Kits

Leia mais

Arduino Lab 02 Sensor de luminosidade e display de LCD 16 2

Arduino Lab 02 Sensor de luminosidade e display de LCD 16 2 Arduino Lab 02 Sensor de luminosidade e display de LCD 16 2 Display de LCD 16 2 Neste Lab, iremos descrever como conectar o sensor BH1750FVI, já citado no Lab 01, ao Arduino Micro e à um display. A indicação

Leia mais

Cerne Tecnologia e Treinamento (21) (11) MSN: Skipe: cerne-tec

Cerne Tecnologia e Treinamento (21) (11) MSN: Skipe: cerne-tec Cerne Tecnologia e Treinamento Manual do Usuário Gravador GP PSOC (21) 4063-9798 (11) 4063-1877 E-mail: cerne@cerne-tec.com.br MSN: cerne-tec@hotmail.com Skipe: cerne-tec www.cerne-tec.com.br Kits Didáticos

Leia mais

Período Saulo O. D. Luiz

Período Saulo O. D. Luiz Sistemas Microcontrolados Período 2009.2 Aula 2 1 Saulo O. D. Luiz Roteiro Características de um Microcontrolador 2 Saulo O. D. Luiz Características de um Microcontrolador Microcontrolador de fabricantes

Leia mais

O jeito fácil de aprender!

O jeito fácil de aprender! O jeito fácil de aprender! ETS - Educational Training Shield Manual do Usuário Versão 1.1 www.ezduino.com info@ezduino.com PREFÁCIO A partir de uma detalhada pesquisa o "EZduino Team" elaborou o ETS -

Leia mais

Arquitetura do Microcontrolador Atmega 328

Arquitetura do Microcontrolador Atmega 328 Governo do Estado de Pernambuco Secretaria de Educação Secretaria Executiva de Educação Profissional Escola Técnica Estadual Professor Agamemnon Magalhães ETEPAM Arquitetura do Microcontrolador Atmega

Leia mais

Cerne Tecnologia e Treinamento

Cerne Tecnologia e Treinamento Tecnologia e Treinamento Tutorial para Testes na Placa Gravadora de Memória 24C (21)4063-9798 (11)4063-1877 Skype: cerne-tec MSN: cerne-tec@hotmail.com www.cerne-tec.com.br Kits Didáticos e Gravadores

Leia mais

Cerne Tecnologia e Treinamento

Cerne Tecnologia e Treinamento Tecnologia e Treinamento Tutorial para Testes na Placa de Catraca Skype: cerne-tec MSN: cerne-tec@hotmail.com (21)4063-9798 (11)4063-1877 www.cerne-tec.com.br Kits Didáticos e Gravadores da Tecnologia

Leia mais

Módulo de Desenvolvimento PIC16F877A PCI208

Módulo de Desenvolvimento PIC16F877A PCI208 Objetivos: Módulo de Desenvolvimento PIC16F877A PCI208 Realizar programação e projetos com microcontroladores e seus periféricos, integrando sistemas analógicos e digitais com a utilização de compilador

Leia mais

Introdução à robótica

Introdução à robótica Núcleo de Robótica e Sistemas Cibernéticos Ensino pesquisa e extensão em robótica educacional e cibernética. Introdução à robótica Objetivo da aula 7: Entender o funcionamento de um controlador ou processador

Leia mais

Application Note FBEE Controle de Placas com entradas Analógicas REV01. 1 Rev01

Application Note FBEE Controle de Placas com entradas Analógicas REV01. 1 Rev01 Application Note FBEE Controle de Placas com entradas Analógicas REV01 1 Rev01 1. INTRODUÇÃO Este capítulo faz uma introdução às características do kit de demonstração FBee Kit. Este capítulo discute:

Leia mais

CONJUNTO DIDÁTICO PARA ESTUDO EM CLP (IEC )

CONJUNTO DIDÁTICO PARA ESTUDO EM CLP (IEC ) CONJUNTO DIDÁTICO PARA ESTUDO EM CLP (IEC 61131-3) FINAME: 3117197 MODELO: EE0005/EE00357 APRESENTAÇÃO A linha de Bancadas Didáticas, foi desenvolvida com alta tecnologia, visando às necessidades das Escolas

Leia mais

Introdução aos microcontroladores Microcontroladores e microprocessadores Tecnologia em Manutenção Industrial

Introdução aos microcontroladores Microcontroladores e microprocessadores Tecnologia em Manutenção Industrial Introdução aos microcontroladores Microcontroladores e microprocessadores Tecnologia em Manutenção Industrial 1 Definição de microcontroladores É um circuito integrado que pode ser programado para realização

Leia mais

Projeto de Sistemas Eletrônicos

Projeto de Sistemas Eletrônicos Curso de Formação Profissional Técnico em Eletroeletrônica Módulo II Senai Arcos-MG Projeto de Sistemas Eletrônicos Raphael Roberto Ribeiro Silva Técnico em eletroeletrônica pelo INPA Arcos Estudante de

Leia mais

Terminal de Operação Cimrex 90

Terminal de Operação Cimrex 90 Descrição do Produto O Cimrex 90 agrega as mais novas tecnologias e a mais completa funcionalidade de terminais de operação. Possui visor de cristal líquido gráfico colorido com matriz ativa de 10,4. O

Leia mais

Aula 10 Microcontrolador Intel 8051 Parte 1

Aula 10 Microcontrolador Intel 8051 Parte 1 Aula 10 Microcontrolador Intel 8051 Parte 1 SEL 0415 INTROD. À ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES Prof. Dr. Marcelo A. C. Vieira SEL 0415 Microcontroladores Grupo de Sistemas Digitais n Microcontrolador é o nome

Leia mais