Características técnicas Baseado no ATMega da empresa AVR, fabricante de micro-controladores em plena ascensão e concorrente do PIC Pode usar ATMega

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Características técnicas Baseado no ATMega da empresa AVR, fabricante de micro-controladores em plena ascensão e concorrente do PIC Pode usar ATMega"

Transcrição

1 ARDUINO

2 O que é Arduino Arduino foi criado na Itália por Máximo Banzi com o objetivo de fomentar a computação física, cujo conceito é aumentar as formas de interação física entre nós e os computadores. Por se tratar de um padrão com especificações livres de patentes e softwares opensource, temos vários fabricantes independentes de Arduino ao redor do mundo, incluindo o Brasil que oferece as marcas: Severino, Tatuino, Modelixino e agora o Program-ME da Globalcode. Arduino é simples, fácil de programar e barato. Motivos mais que suficientes para fazer uma comunidade crescente no mundo todo.

3 Características técnicas Baseado no ATMega da empresa AVR, fabricante de micro-controladores em plena ascensão e concorrente do PIC Pode usar ATMega 8 (8K), ATMega 168 (16K) ou ATMega 328 (32K) Clock 16 MHz 512 bytes de EEPROM 1 serial UART 1 interface I2C 20 milhões de instruções por segundo 14 portas digitais 6 analógicas 5v com regulador para trabalhar com alimentação externa de até 12v

4 Shields Outra interessante característica do Arduino é a possibilidade dele receber inúmeros shields em camadas. Shields são placas com componentes adicionais que podem ser encaixadas em cima do Arduino. Alguns tipos de shields também permitem que outro shield seja empilhado, formando diferentes camadas de componentes. Essa arquitetura facilita o acoplamento, reuso e manutenção de shields específicos que podem ser compartilhados por diferentes projetos.

5 Shields

6 Tipos de Arduino Na imagem a seguir podemos ver o Arduino convencional que tipicamente utiliza ATMega 168 ou ATMega328:

7 Tipos de Arduino Existem também diferentes tipos de Arduino além do convencional para atender a projetos mais específicos: Arduino Mega + portas e maior capacidade

8 Arduino Nano Para pequeno devices Tipos de Arduino

9 Tipos de Arduino Lilypad Arduino + portas e maior capacidade

10 Tipos de Arduino

11 Tipos de Arduino

12 Arduino em protoboard Como o projeto eletrônico do Arduino é muito simples, é fácil construir um utilizando protoboard, papel ou corroendo uma placa de face simples. Veja o Arduino em protoboard:

13 Arduino em protoboard Circuito mínimo (Eliminando o clock externo) você pode configurar as ATmega328 para usar seu oscilador interno de 8MHz como fonte de clock e se você não precisar do resistor pullup de 10K no pino de reset, você pode removê-lo para obter uma configuração realmente mínima

14 Protoboard

15 Protoboard

16 Arduino para executar ou para desenvolver? Podemos fazer com baixo custo um Arduino em protoboard com um mínino de componentes. Mas nesse caso teremos um Arduino suficiente apenas para execução de programas. Como podemos observar, não temos nenhum tipo de circuito que permita a transferência de novos programas para o chip ATMega 168. Por esse motivo é que o projeto original conta com um circuito que permite conectarmos o Arduino via USB no PC - o FT232-RL, que representa um tipo de ponte de comunicação serial RS-232 via USB. Vale lembrar que o custo deste circuito USB (FT232-RL) pode representar o maior custo do projeto!

17 Arduino para executar ou para desenvolver?

18 Arduino para executar ou para desenvolver? É possível também fazer Arduinos em papel, ou seja, imprimimos em um papel o esquema do circuito, colocamos os componentes por cima e em baixo do papel e soldamos a fiação:

19 Portas digitais, analógicas e PWM O Arduino disponibiliza diversas portas digitais e analógicas para ligarmos diferentes componentes eletrônicos (ex. leds, sensores, motores) e programar seu comportamento via software ou ler dados de sensores.

20 Portas digitais, analógicas e PWM

21 Portas digitais, analógicas e PWM Nas portas digitais, podemos ler ou gravar 0 / 1 ou HIGH / LOW. Um LED em uma porta digital no estado HIGH é um led aceso ; se passarmos o valor da porta para 0 ou LOW, o led será apagado.

22 Portas digitais, analógicas e PWM Para ligar um led (diodo emissor de luz) é interessante colocar um resistor que limite o valor da corrente evitando a queima do seu led. Antes de calcular o valor desse resistor é preciso saber qual a tensão e a corrente que seu led precisa para funcionar corretamente.

23 Portas digitais, analógicas e PWM Nas portas analógicas de entrada podemos converter um sinal analógico, dentro da faixa de trabalho do Arduino, para números entre 0 e 1023 (quanto maior a amplitude da onda, maior o valor obtido). Potenciômetros e sensores de luz são exemplos de componentes que tipicamente são ligados nas portas analógicas de entrada.

24 Portas digitais, analógicas e PWM O Arduino também disponibiliza portas digitais PWM (Pulse With Modularization) que simulam um controle de potência em portas digitais. Podemos usar PWM para controlar a velocidade de rotação de um motor ou a intensidade de brilho de um LED.

25 Portas digitais, analógicas e PWM Cada componente do circuito é ligado em um porta digital convencional, PWM ou uma porta analógica. Além disso, o Arduino permite que uma porta analógica funcione como digital, mas não o contrário.

26 Alimentando seu Arduino O Arduino pode ser alimentado com energia da porta USB ou receber uma fonte externa de alimentação. O uso da fonte externa é fortemente recomendado quando se usa componentes que consomem corrente totalizando 500mA, como é o caso de motores, relês e diversos outros. É muito importante que você tenha esses cuidados, pois você pode queimar sua porta USB ou até mesmo o seu Arduino se usado de forma incorreta!!!

27 Alimentando seu Arduino

28 Alimentando seu Arduino

29 Seus primeiros programas com o ARDUINO Para iniciar o desenvolvimento de programas para o Arduino, você deve fazer o download e instalar os seguintes softwares: Java SE JDK : O editor do Arduino foi feito em Java, portanto necessita da máquina virtual Java instalada para funcionar. Arduino: O download pode ser feito na url Esse software é a ferramenta (próximo a uma IDE) por meio da qual escrevemos, compilamos e efetuamos a transferência do programa para a placa do Arduino.

30 Seus primeiros programas com o ARDUINO Usamos a ferramenta Arduino para editar, compilar e transferir programas para o Arduino. Ela permite o desenvolvimento com C / C++ utilizando um GCC customizado para AVR / ATMel (família de microcontroladores do Arduino ATMEGa 168 / 328). A ferramenta é simples e funcional e nela temos uma área para edição de código, uma área (fundo preto) de resposta das operações com nosso Arduino e também menus e botões de atalho para as operações mais comuns.

31 Seus primeiros programas com o ARDUINO

32 Seus primeiros programas com o ARDUINO Devemos escolher no menu Tools > Board o modelo correto de microcontrolador que estamos utilizando. No caso do Program-ME é o Atmega328 conforme apresentamos na imagem abaixo.

33 Seus primeiros programas com o ARDUINO Depois devemos escolher a porta serial que representa nosso Arduino, conforme mostrado abaixo.

34 TCC Foi elaborado visando demonstrar as vantagens do uso do RFID, que é um método de identificação através de rádio frequência, em relação ao uso do código de barra no controle da produção de uma indústria moveleira.

35 TCC

36 Bibliografia Manual do Program-ME Globalcode. (Palestra Vinicius Senger) TCC Fábio Adriél Beckert Wagner Titon Ernesto Albrecht

37 PERGUNTAS?

Características técnicas Baseado no ATMega da empresa AVR, fabricante de micro-controladores em plena ascensão e concorrente do PIC Pode usar ATMega

Características técnicas Baseado no ATMega da empresa AVR, fabricante de micro-controladores em plena ascensão e concorrente do PIC Pode usar ATMega ARDUINO O que é Arduino Arduino foi criado na Itália por Máximo Banzi com o objetivo de fomentar a computação física, cujo conceito é aumentar as formas de interação física entre nós e os computadores.

Leia mais

Arquitetura do Microcontrolador Atmega 328

Arquitetura do Microcontrolador Atmega 328 Governo do Estado de Pernambuco Secretaria de Educação Secretaria Executiva de Educação Profissional Escola Técnica Estadual Professor Agamemnon Magalhães ETEPAM Arquitetura do Microcontrolador Atmega

Leia mais

Sistemas Digitais EDUARDO ELIAS ALVES PEREIRA

Sistemas Digitais EDUARDO ELIAS ALVES PEREIRA Sistemas Digitais EDUARDO ELIAS ALVES PEREIRA Sistemas Digitais Agenda Arduino Tipos, detalhes; Esquema elétrico. IDEs Eagle; ATMel Studio; Arduino Studio; Circuits IO (Simulador). Arduino Arduino MEGA2560

Leia mais

ARDUINO. Profº. Engº. Robson Dias Ramalho

ARDUINO. Profº. Engº. Robson Dias Ramalho ARDUINO Profº. Engº. Robson Dias Ramalho 3. Microprocessador (E/S) 4. Memória RAM (E/S) 5. Placa de vídeo (E/S) 8. Disco Rígido (E/S) 9. Mouse (Saída) 10. Teclado (E/S) 2. Placa mãe (barramento de dados)

Leia mais

MINICURSO - PLATAFORMA ARDUINO Eixo de Informação e Comunicação Gil Eduardo de Andrade

MINICURSO - PLATAFORMA ARDUINO Eixo de Informação e Comunicação Gil Eduardo de Andrade Introdução MINICURSO - PLATAFORMA ARDUINO Eixo de Informação e Comunicação Gil Eduardo de Andrade A oficina proposta neste documento apresenta conceitos iniciais e intermediários sobre o funcionamento

Leia mais

Introdução ao Arduino

Introdução ao Arduino Introdução ao Arduino Cassio Trindade Batista Iago Souza de Sousa Universidade Federal do Pará Instituto de Tecnologia Faculdade de Engenharia da Computação e Telecomunicações III Semana Acadêmica da Faculdade

Leia mais

Sistemas Embarcados:

Sistemas Embarcados: Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia de Computação e Automação Sistemas Embarcados: Microcontroladores DCA0119 Sistemas Digitais Heitor Medeiros Florencio Sistemas Embarcados

Leia mais

// Arduino {? } Mais o que é?..

// Arduino {? } Mais o que é?.. // Arduino {? } Mais o que é?.. // Arduino {? } A origem.. // Arduino {? } A equipe. Dave Mellis Tom Igoe Aluno Programador Gianluca Martino Fabricante de CI's Professor ITP David Cuartielle Engenheiro

Leia mais

Montagem do Robô. Especificações. domingo, 28 de agosto de 11

Montagem do Robô. Especificações. domingo, 28 de agosto de 11 Montagem do Robô Especificações Componentes São necessários para o robô funcionar alguns componentes básicos: Bateria 9V Regulador L7805 Motor DC 1 4 Diodos 1N4004 Motor DC 2 4 Diodos 1N4004 Ponte H L298N

Leia mais

ARDUINO BÁSICO E T A P A 1 O QUE É ARDUINO? Prof. Amadeu Zanon Neto

ARDUINO BÁSICO E T A P A 1 O QUE É ARDUINO? Prof. Amadeu Zanon Neto E T A P A 1 O QUE É ARDUINO? Segundo o site WIKIPEDIA, Arduino é: É um microcontrolador de placa única e um conjunto de software para programá lo. O hardware consiste em um projeto simples de hardware

Leia mais

Arduino. Gilmar Aquino

Arduino. Gilmar Aquino Arduino Gilmar Aquino Microcontroladores; O que é o Arduino; Sumário A origem do Arduino; Por que Arduino; Placas; Hardware; Shields; Módulos; Software; Exemplo de aplicação; Dicas, Sites e Livros; Prática.

Leia mais

Guia da Placa de desenvolvimento PD Mega16 N1

Guia da Placa de desenvolvimento PD Mega16 N1 Guia da Placa de desenvolvimento PD Mega16 N1 Este tutorial consiste mostrar detalhes de hardware da placa de desenvolvimento PD Mega16 N1, necessário para iniciar a programação e testes. Boa aprendizagem...

Leia mais

Disciplina : Microcontroladores AVR

Disciplina : Microcontroladores AVR Curso: Técnico em Automação Industrial Integrado ao Ensino Médio Disciplina : AVR Prof. Thiago Javaroni Prati Família AVR Os microcontroladores AVR da fabricante ATMEL são microcontroladores de 8 bits

Leia mais

Open Hardware & Arduino

Open Hardware & Arduino Open Hardware & Arduino Jeronimo Avelar Filho jeronimo@blogdoje.com.br www.blogdoje.com.br 1 Open Hardware 2 Open Hardware Eletronica SABER Nova Eletrônica Circuit Cellar Magazine Mecatronica Facil Elektor

Leia mais

GUIA RÁPIDO DE PLACAS ARDUINO

GUIA RÁPIDO DE PLACAS ARDUINO GUIA RÁPIDO DE PLACAS ARDUINO Introdução Existem várias placas Arduino, cada uma tem suas características, prós, contras e recomendações. Escrevemos esse guia rápido para te mostrar de maneira mais clara

Leia mais

Introdução à robótica

Introdução à robótica Núcleo de Robótica e Sistemas Cibernéticos Ensino pesquisa e extensão em robótica educacional e cibernética. Introdução à robótica Objetivo da aula 7: Entender o funcionamento de um controlador ou processador

Leia mais

Oficina de Introdução ao Arduino

Oficina de Introdução ao Arduino Oficina de Introdução ao Arduino Conteúdo da oficina Estrutura de uma placa Arduino Conceitos de sinais elétricos Componentes eletrônicos básicos LED, resistor, protoboard Ambiente de desenvolvimento Sinal

Leia mais

1Manual do Program-ME... 6

1Manual do Program-ME... 6 1Manual do Program-ME... 6 1.1Componentes para Program-ME / Arduino... 6 1.2Aplicações práticas... 7 1.3O que é Arduino... 8 1.3.1Características técnicas do Arduino/Program-ME... 8 1.3.2Program-ME v1.0

Leia mais

Família de Microcontroladores AVR

Família de Microcontroladores AVR www.iesa.com.br 1 AVR é o nome dado a uma linha ou família de microcontroladores fabricada pela empresa Atmel nos Estados Unidos. A sigla AVR é em homenagem a dois estudantes de doutorado de uma universidade

Leia mais

Programação do Arduino. Parte 1. IDE Wiring

Programação do Arduino. Parte 1. IDE Wiring Programação do Arduino Parte 1 IDE Wiring Ambiente de programação: IDE Wiring Barra de título Menu Barra de ferramentas Janela de edição Janela de status Ambiente de programação: IDE Wiring Compilação

Leia mais

Arduino MS. Sobre esta Oficina. Oriunda do Arduino Hack Day Organizado pelos Coordenadores do ArduinoMS Agradecimentos ao apoio do SENAC

Arduino MS. Sobre esta Oficina. Oriunda do Arduino Hack Day Organizado pelos Coordenadores do ArduinoMS Agradecimentos ao apoio do SENAC Sobre esta Oficina Oriunda do Arduino Hack Day Organizado pelos Coordenadores do ArduinoMS Agradecimentos ao apoio do SENAC O que veremos Introdução a Arduino Código Pisca LED Acionamento de LED com Botão

Leia mais

Introdução à Plataforma ARDUINO

Introdução à Plataforma ARDUINO MINICURSO Introdução à Plataforma ARDUINO PET Mecatrônica/BSI Geruza M. Bressan O que é um microcontrolador (MCU)? É um computador em um chip Processador Memória Entrada/Saída Controla ações e funções

Leia mais

Programa Trainee 2012 Módulo 4 Microcontroladores AVR

Programa Trainee 2012 Módulo 4 Microcontroladores AVR Programa Trainee 2012 Módulo 4 Microcontroladores AVR Conteúdo 01 Arquitetura de microcontroladores AVR Mayara de Sousa Prof. Leandro Schwarz Tempo Estimado 2 h.a. Projeto de Placas de Circuito Impresso

Leia mais

O ARDUINO. Plataforma de prototipagem eletrônica; Open Source; Formada por duas partes básicas: hardware e software.

O ARDUINO. Plataforma de prototipagem eletrônica; Open Source; Formada por duas partes básicas: hardware e software. O ARDUINO Plataforma de prototipagem eletrônica; Open Source; Formada por duas partes básicas: hardware e software. O ARDUINO Serial Microcontrolador Alimentação Programando o Arduino Características do

Leia mais

Robótica com Arduino Professor: Paulo Marcos Trentin

Robótica com Arduino Professor: Paulo Marcos Trentin Robótica com Arduino Professor: Paulo Marcos Trentin CDI Onde comprar o Arduino? http://lojabrasilrobotics.blogspot.com/ Onde comprar o Arduino? http://www.mercadolivre.com.br/ Onde comprar o Arduino?

Leia mais

Sistemas Embarcados: Arduino e PCduino

Sistemas Embarcados: Arduino e PCduino Sistemas Embarcados: Arduino e PCduino Gabriel Reis Ruela¹ Ygor Gonçalves² Resumo Neste trabalho, apresentamos sobre sistemas embarcados, sendo mais específico nas plataformas: Arduino e PCduino. Estes

Leia mais

Introdução à Eletrónica IV

Introdução à Eletrónica IV Introdução à Eletrónica IV Nino Pereira José Cruz Índice Conversor USB-UART(RS232) Regulador de tensão PWM e Ponte H L298 Recetor de infravermelhos Circuito oscilador com NAND 74HC00 Micro-controlador

Leia mais

Mundo Arduino: Vamos começar a programar?

Mundo Arduino: Vamos começar a programar? Mundo Arduino: Vamos começar a programar? Date : 2 de Janeiro de 2014 Por Jorge Alcino para o Pplware O Arduino é uma plataforma de hardware livre, projectado com um microcontrolador Atmel AVR. É uma placa

Leia mais

Programação Básica em Arduino

Programação Básica em Arduino Programação Básica em Arduino Material produzido para o projeto Oficina de Robótica por: Anderson Luiz Fernandes Perez Heron Pereira Valter Savi Júnior Contatos: Universidade Federal de Santa Catarina

Leia mais

Arduino. Introdução aos Componentes Básicos. Leonardo Mauro P. Moraes. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS.

Arduino. Introdução aos Componentes Básicos. Leonardo Mauro P. Moraes. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS. Arduino Introdução aos Básicos Leonardo Mauro P. Moraes Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS Ponta Porã - MS 2016 1 Introdução 2 Arduino 3 4 Encerramento Introdução Arduino 1 Introdução Arduino

Leia mais

Minicurso de Arduino. Laboratório de Inovação em Sistemas em chip npiti - UFRN

Minicurso de Arduino. Laboratório de Inovação em Sistemas em chip npiti - UFRN Minicurso de Arduino Laboratório de Inovação em Sistemas em chip npiti - UFRN Agenda - 1º dia Motivação Introdução O Arduino, Versões, Clones Noções de eletrônica Corrente, tensão, potência, resistores,

Leia mais

Arduino Lab 02 Sensor de luminosidade e display de LCD 16 2

Arduino Lab 02 Sensor de luminosidade e display de LCD 16 2 Arduino Lab 02 Sensor de luminosidade e display de LCD 16 2 Display de LCD 16 2 Neste Lab, iremos descrever como conectar o sensor BH1750FVI, já citado no Lab 01, ao Arduino Micro e à um display. A indicação

Leia mais

Arduino Lab 02 Sensor de luminosidade e display de LCD 16 2

Arduino Lab 02 Sensor de luminosidade e display de LCD 16 2 Arduino Lab 02 Sensor de luminosidade e display de LCD 16 2 Display de LCD 16 2 Neste Lab, iremos descrever como conectar o sensor BH1750FVI, já citado no Lab 01, ao Arduino Micro e à um display. A indicação

Leia mais

Curso introdutório de microcontroladores - Plataforma Arduino

Curso introdutório de microcontroladores - Plataforma Arduino Curso introdutório de microcontroladores - Plataforma Arduino Prof. Fábio Rodrigues de la Rocha FLISOL - UTFPR-PR - Abril/2011 FLISOL - UTFPR-PR - Abril/2011 1 Introdução Mas afinal, o que é Arduino? Arduino

Leia mais

Programação C para Arduino

Programação C para Arduino INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE ELETRÔNICA Programação C para Arduino Prof. Charles Borges de Lima. Maio/2013 1 1 SUMÁRIO Introdução O Arduino Uno - O ATmega328 Programação - Assembly

Leia mais

Arduino. Prof. Jener Toscano Lins e Silva

Arduino. Prof. Jener Toscano Lins e Silva Governo do Estado de Pernambuco Secretaria de Educação Secretaria Executiva de Educação Profissional Escola Técnica Estadual Professor Agamemnon Magalhães ETEPAM Introdução ao Arduino Prof. Jener Toscano

Leia mais

Projeto 01. Adriano Joaquim de Oliveira Cruz Instituto de Matemática UFRJ 2015 Adriano Cruz. 30 de agosto de 2015

Projeto 01. Adriano Joaquim de Oliveira Cruz Instituto de Matemática UFRJ 2015 Adriano Cruz. 30 de agosto de 2015 Projeto 01 Adriano Joaquim de Oliveira Cruz Instituto de Matemática UFRJ 2015 Adriano Cruz 30 de agosto de 2015 1 Introdução Este projeto é baseado no Laboratório 01 do Livro Head First C [2]. A idéia

Leia mais

Linguagem de Programação. Linguagem C com Arduino

Linguagem de Programação. Linguagem C com Arduino Linguagem de Programação Linguagem C com Arduino Prof. Luiz Claudio Ferreira de Souza E-mail: luizclaudiofs@hotmail.com.br www.luizclaudiofs.blogspot.com Belém / PA 2017 Sumário Fundamentos de Eletrônica...

Leia mais

ARDUINO DAY 2014 APOIO:

ARDUINO DAY 2014 APOIO: ARDUINO DAY 2014 APOIO: REALIZAÇÃO ABERTURA Thiago Munhoz APOIO: CRONOGRAMA 8:00 Abertura 8:15 Palestra: Hello World Arduino 9:30 Palestra: Ghost Protocol 10:00 Intervalo 10:15 Palestra: Fritzing 10:45

Leia mais

PSI2662 Projeto em Sistemas Eletrônicos Embarcados: Sensores e Atuadores. Apresentação do Kit Freescale Freedom FDRM-KL25Z e Portas de Entrada e Saída

PSI2662 Projeto em Sistemas Eletrônicos Embarcados: Sensores e Atuadores. Apresentação do Kit Freescale Freedom FDRM-KL25Z e Portas de Entrada e Saída PSI2662 Projeto em Sistemas Eletrônicos Embarcados: Sensores e Atuadores Apresentação do Kit Freescale Freedom FDRM-KL25Z e Portas de Entrada e Saída Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Prof.

Leia mais

Mapeamento de memória e conexões do Controlador CP-WSMIO2DI2DO

Mapeamento de memória e conexões do Controlador CP-WSMIO2DI2DO Comércio e Manutenção de Produtos Eletrônicos Manual CP-WS1 Mapeamento de memória e conexões do Controlador CP-WSMIO2DI2DO PROXSYS Versão 1.3 Abril -2015 Controlador Industrial CP-WS1 1- Configurações

Leia mais

INTRODUÇÃO AO ARDUINO DUE, CANAL DIGITAL, FUNÇÃO DELAY

INTRODUÇÃO AO ARDUINO DUE, CANAL DIGITAL, FUNÇÃO DELAY INTRODUÇÃO AO ARDUINO DUE, CANAL DIGITAL, FUNÇÃO DELAY INTRODUÇÃO A Plataforma Arduino é considerada plataforma aberta, ou seja, qualquer pessoa pode efetuar uma melhoria em um código, biblioteca e disponibilizá-la

Leia mais

Arduino. Aula 3 motores

Arduino. Aula 3 motores Arduino Aula 3 motores O que são motores elétricos? São dispositivos capazes de converter energia elétrica em energia mecânica No Arduino : Entradas e saídas digitais Entradas analógicas Lembrete!!! Ondas

Leia mais

Arduino. Prof. Maurício Dias

Arduino. Prof. Maurício Dias Arduino Prof. Maurício Dias Percepção e Ação Sistemas embarcados Atuação: Sensores: percebem o que acontece com o mundo externo Atuadores: atuam no mundo externo Arduino Hardware livre Software livre Diferentes

Leia mais

Por Sergio Genilson Pfleger PLATAFORMA ROBÓTICA GENÉRICA BASEADA EM ARDUINO.

Por Sergio Genilson Pfleger PLATAFORMA ROBÓTICA GENÉRICA BASEADA EM ARDUINO. Por Sergio Genilson Pfleger PLATAFORMA ROBÓTICA GENÉRICA BASEADA EM ARDUINO. PROBLEMÁTICA: Plataforma Robótica que satisfaça requisitos desejados Problema Asimo - Honda SOLUÇÕES Utilizar o que está disponível

Leia mais

Introdução aos microcontroladores Microcontroladores e microprocessadores Tecnologia em Manutenção Industrial

Introdução aos microcontroladores Microcontroladores e microprocessadores Tecnologia em Manutenção Industrial Introdução aos microcontroladores Microcontroladores e microprocessadores Tecnologia em Manutenção Industrial 1 Definição de microcontroladores É um circuito integrado que pode ser programado para realização

Leia mais

Estudo da placa de prototipagem Intel Galileo Gen2. Apostila de acompanhamento para o aluno.

Estudo da placa de prototipagem Intel Galileo Gen2. Apostila de acompanhamento para o aluno. Estudo da placa de prototipagem Intel Galileo Gen2 Apostila de acompanhamento para o aluno. 1 Conteúdo Conteúdo... 2 1. Introdução... 3 2. Informações Gerais... 3 3. Componentes da Placa... 4 4. Especificações

Leia mais

Manual Técnico Arduino Supervisório RTC (Real Time Clock)

Manual Técnico Arduino Supervisório RTC (Real Time Clock) Manual Técnico Arduino Supervisório RTC (Real Time Clock) 2014 Todos os direitos reservados Página 1 de 17 Sumário Manual Técnico...1 Introdução...3 Características...4 Módulos Integrados...5 Arduino Supervisório

Leia mais

Este é o Arduino. Objetivos deste capítulo

Este é o Arduino. Objetivos deste capítulo capítulo 1 Este é o Arduino O Arduino é uma plataforma de microcontrolador que atraiu a imaginação dos entusiastas de eletrônica. A sua facilidade de uso e a sua natureza aberta fazem dele uma ótima opção

Leia mais

Cerne Tecnologia e Treinamento.

Cerne Tecnologia e Treinamento. Cerne Tecnologia e Treinamento Tutorial para Testes no kit Cerne Inversor de Frequência E-mail: suporte@cerne-tec.com.br Sumário 1. Reconhecendo Kit 03 2. Reconhecendo o kit 04 3. Conectando a Placa 05

Leia mais

INFORMAÇÕES GERAIS DO TRABALHO

INFORMAÇÕES GERAIS DO TRABALHO INFORMAÇÕES GERAIS DO TRABALHO Título do Trabalho: Desenvolvimento de Módulo Didático para a Utilização em Plataforma Arduino Autor (es): Marielle Jordane da Silva, Corina Fonseca de Carvalho Macedo, Deborah

Leia mais

Circuito Eletrônico. Entendendo o circuito eletrônico na robótica. domingo, 28 de agosto de 11

Circuito Eletrônico. Entendendo o circuito eletrônico na robótica. domingo, 28 de agosto de 11 Circuito Eletrônico Entendendo o circuito eletrônico na robótica Circuito Integrado Um circuito integrado híbrido é um circuito eletrônico miniaturizado constituído de dispositivos semicondutores individuais,

Leia mais

Educação Profissional Técnico em Eletroeletrônica. Prática 4 Arduino. Alunos: Nota:

Educação Profissional Técnico em Eletroeletrônica. Prática 4 Arduino. Alunos: Nota: SENAI Arcos CFP Eliezer Vitorino Costa Educação Profissional Técnico em Eletroeletrônica Turma: TET04T-3 Prática 4 Arduino. Alunos: Nota: Instrutor: Raphael Roberto Ribeiro Silva 08/03/2017 Valor: 2,5

Leia mais

Microcontroladores PIC16 - XM 116 -

Microcontroladores PIC16 - XM 116 - T e c n o l o g i a Microcontroladores PIC16 - XM 116 - Os melhores e mais modernos MÓDULOS DIDÁTICOS para um ensino tecnológico de qualidade. Microcontroladores PIC16 - XM 116 - INTRODUÇÃO O mundo da

Leia mais

Placa de desenvolvimento USB AFSmartBoard utiliza PIC18F4550 da Microchip, microcontrolador com o Flash 32kb, 2048 bytes de memória RAM

Placa de desenvolvimento USB AFSmartBoard utiliza PIC18F4550 da Microchip, microcontrolador com o Flash 32kb, 2048 bytes de memória RAM Guia rápido AFSmart Board PIC18F4550-I/P Placa de desenvolvimento USB AFSmartBoard utiliza PIC18F4550 da Microchip, microcontrolador com o Flash 32kb, 2048 bytes de memória RAM Características Placa para

Leia mais

UPLOAD NO ARDUINO MEGA

UPLOAD NO ARDUINO MEGA PCI GEN7br2 com 644 REVISÃO: 002/2013 (trocando descrição do capacitor para 100nF) Autor do tutorial: Luciano Garcia E-mail: lucianog@o2design.com.br Preparando o arduino mega 2560 via ISP Caros amigos,

Leia mais

Mini curso Arduino Parte I. Prof. Rogério Neves

Mini curso Arduino Parte I. Prof. Rogério Neves Mini curso Arduino Parte I Prof. Rogério Neves Conteúdo Parte I O que é Arduino? Hardware e Software Dispositivos e conexões Interface e linguagem Entrada e saída de dados Prática de desenvolvimento 101

Leia mais

Introdução. O que é o Arduino?

Introdução. O que é o Arduino? Arduino 2 Introdução O que é o Arduino? Arduino é uma plataforma de desenvolvimento de hardware programável que possui um chip Atmel AVR, o qual pode variar dependendo do modelo do Arduino (podendo nos

Leia mais

Arduino Lab 04 Leitura de temperatura com o sensor MCP9700

Arduino Lab 04 Leitura de temperatura com o sensor MCP9700 Arduino Lab 04 Leitura de temperatura com o sensor MCP9700 Componentes deste Lab Neste Lab discutiremos a integração do sensor de temperatura MCP9700 aos dispositivos já abordados no Lab 03, que são o

Leia mais

MINICURSO DE ARDUINO AULA 01. Gabriel de Melo Souza Lucas Nunes de Carvalho Max Rodrigues Marques Victor Paiva de Oliveira

MINICURSO DE ARDUINO AULA 01. Gabriel de Melo Souza Lucas Nunes de Carvalho Max Rodrigues Marques Victor Paiva de Oliveira Gabriel de Melo Souza Lucas Nunes de Carvalho Max Rodrigues Marques Victor Paiva de Oliveira PET Engenharia Elétrica UFRN ufrnpetee@gmail.com facebook.com/ufrnpetee MINICURSO DE ARDUINO AULA 01 SUMÁRIO

Leia mais

Qual placa de Arduino que devo comprar?

Qual placa de Arduino que devo comprar? Qual placa de Arduino que devo comprar? Date : 28 de Fevereiro de 2017 Durante a série de tutorias Vamos programar com o Arduino muitos dos leitores questionaramnos sobre qual a placa Arduino ideal para

Leia mais

APÊNDICE: Sensores e Componentes

APÊNDICE: Sensores e Componentes APÊNDICE: Sensores e Componentes LED's (vermelho, verde, amarelo) LED é um diodo emissor de luz que, quando alimentado corretamente, permite o fluxo de energia apenas em um sentido. É um componente polarizado

Leia mais

Arquitetura de Computadores. Infraestrutura de TI: Hardware

Arquitetura de Computadores. Infraestrutura de TI: Hardware Arquitetura de Computadores Infraestrutura de TI: Hardware Computação Informação + Automação Tratamento dos dados em informação por meios automáticos Dispositivos eletrônicos Aplicados em Computadores,

Leia mais

Eletrônica & Robótica open-source

Eletrônica & Robótica open-source Eletrônica & Robótica open-source Vinicius Senger Fundador Globalcode e Programador até a morte Agenda Introdução Arduino Circuitos e componentes Ingressando na eletrônica / robótica Projetos Globalcode

Leia mais

KIT DIDÁTICO PIC-2377

KIT DIDÁTICO PIC-2377 KIT DIDÁTICO PIC-77... Módulo PIC-77 Recursos internos da MCU Encapsulamento DIP40. 5 instruções (RISC). pinos de I/O configuráveis. 56 bytes de EEPROM para dados de 8 bits. 8k de memória flash para o

Leia mais

Projeto de Sistemas Eletrônicos

Projeto de Sistemas Eletrônicos Curso de Formação Profissional Técnico em Eletroeletrônica Módulo II Senai Arcos-MG Projeto de Sistemas Eletrônicos Raphael Roberto Ribeiro Silva Técnico em eletroeletrônica pelo INPA Arcos Estudante de

Leia mais

INTRODUÇÃO: MICROCONTROLADORES

INTRODUÇÃO: MICROCONTROLADORES INTRODUÇÃO: MICROCONTROLADORES MICROCONTROLADOR X MICROPROCESSADOR Baixa capacidade de processamento Freq. Operação em MHz Custo de R$ 7,00 a 30,00 Aplicações mais restrita Alta capacidade de processamento

Leia mais

CURSO DE ROBÓTICA PARA ENSINO MÉDIO

CURSO DE ROBÓTICA PARA ENSINO MÉDIO CURSO DE ROBÓTICA PARA ENSINO MÉDIO Autor (1): José Torres Coura Neto; Co-autor (2): Fernando Costa Fernandes Gomes; Orientador (3): Euler Cássio Tavares de Macêdo (1) Universidade Federal da Paraíba,

Leia mais

Carrinho Controlado por Wi-Fi. Autor: Álvaro Fernandes de Abreu Justen Disciplina: Microprocessadores Professor Marcos Tadeu von Lutzow Vidal

Carrinho Controlado por Wi-Fi. Autor: Álvaro Fernandes de Abreu Justen Disciplina: Microprocessadores Professor Marcos Tadeu von Lutzow Vidal Carrinho Controlado por Wi-Fi Autor: Álvaro Fernandes de Abreu Justen Disciplina: Microprocessadores Professor Marcos Tadeu von Lutzow Vidal Universidade Federal Fluminense Niterói/RJ julho de 2010 Introdução

Leia mais

MINICURSO ARDUINO BÁSICO

MINICURSO ARDUINO BÁSICO MINICURSO ARDUINO BÁSICO Ministrantes: Henrique Wippel Parucker da Silva Murilo de Oliveira do Nascimento Ícaro Cristofolini COLMÉIA Quem somos? O que fazemos? PLATAFORMA DE PROTOTIPAGEM ARDUINO ARDUINO

Leia mais

Cerne. Conhecimento para o Desenvolvimento. Cerne Tecnologia e Treinamento

Cerne. Conhecimento para o Desenvolvimento. Cerne Tecnologia e Treinamento Conhecimento para o Desenvolvimento Cerne Tecnologia e Treinamento Apostila de Assembly para o PIC16F628A (21) 4063-9798 (11) 4063-1877 E-mail: cerne@cerne-tec.com.br MSN: cerne-tec@hotmail.com Skipe:

Leia mais

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TÉCNICO EM ELETRÔNICA. Reutilização de água

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TÉCNICO EM ELETRÔNICA. Reutilização de água Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO ETEC JORGE STREET TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TÉCNICO EM ELETRÔNICA Reutilização de água Adilson A. Silva Daniel D.

Leia mais

Sistemas Digitais: Introdução

Sistemas Digitais: Introdução Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia de Computação e Automação Sistemas Digitais: Introdução DCA0119 Sistemas Digitais Heitor Medeiros Florencio 1 Objetivo: Projetar Sistemas

Leia mais

TUTORIAL Arduino Nano

TUTORIAL Arduino Nano Conceito: O é uma plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre e de placa única, projetada com um microcontrolador Atmel AVR com circuitos de entrada/saída embutido que podem ser facilmente

Leia mais

julho 2017 pequeno guia de eletrônica essencial para makers helder da rocha

julho 2017 pequeno guia de eletrônica essencial para makers helder da rocha julho 2017 pequeno guia de eletrônica essencial para makers helder da rocha Objetivos Falar um pouco de eletrônica básica, como funcionam alguns componentes simples e baratos Tratar de alguns conceitos

Leia mais

Microcontroladores PIC18 - XM 118 -

Microcontroladores PIC18 - XM 118 - T e c n o l o g i a Microcontroladores PIC18 - XM 118 - Os melhores e mais modernos MÓDULOS DIDÁTICOS para um ensino tecnológico de qualidade. Microcontroladores PIC18 - XM 118 - INTRODUÇÃO O mundo da

Leia mais

Comunicação USB com o PIC Vitor Amadeu Souza

Comunicação USB com o PIC Vitor Amadeu Souza 1 Comunicação UB com o PIC Vitor Amadeu ouza vitor@cerne-tec.com.br Introdução Os modernos microcontroladores da Microchip, haja vista os da família PIC18 estão cada vez mais com uma integração maior e

Leia mais

Cerne Tecnologia e Treinamento

Cerne Tecnologia e Treinamento Tecnologia e Treinamento Tutorial para Testes na Placa Cerne Arduino (21)4063-9798 (11)4063-1877 Skype: cerne-tec MSN: cerne-tec@hotmail.com www.cerne-tec.com.br Kits Didáticos e Gravadores da Cerne Tecnologia

Leia mais

Temporizador com PIC 12F675

Temporizador com PIC 12F675 Temporizador com PIC 12F675 Vanderlei Alves S. da Silva Figura 1 Microcontrolador PIC 12F675 Os microcontroladores dominaram grande parte dos equipamentos que utilizamos em nosso dia-a-dia e assumem diversas

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DE TECNOLOGIA ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO PROJETO SCATMAN S DIMMER

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DE TECNOLOGIA ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO PROJETO SCATMAN S DIMMER PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DE TECNOLOGIA ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO PROJETO SCATMAN S DIMMER CURITIBA 2010 GILBERTO YOSHIAKI YAMANOUCHI RAFAEL HENRIQUE AZANHA

Leia mais

Arduino Lab 05 Leitura e

Arduino Lab 05 Leitura e Arduino Lab 05 Leitura e transmissão remota de corrente utilizando o nrf24l01 Imagem geral Aplicação Neste Lab iremos descrever a integração entre 5 dispositivos em uma aplicação de transmissão de dados

Leia mais

KIT DE DESENVOLVIMENTO 8051 BASEADO NO AT89S8252 MANUAL DO UTILIZADOR. Rui Marcelino (Nov. 2005)

KIT DE DESENVOLVIMENTO 8051 BASEADO NO AT89S8252 MANUAL DO UTILIZADOR. Rui Marcelino (Nov. 2005) KIT DE DESENVOLVIMENTO 805 BASEADO NO AT89S8252 MANUAL DO UTILIZADOR Rui Marcelino (Nov. 2005) ÍNDICE Introdução 3 2 Características do Kit 3 3 Mapa de memória 4 3. Memória de Programa 4 3.2 Memória de

Leia mais

Objetivos MICROCONTROLADORES HARDWARE. Aula 03: Periféricos. Prof. Mauricio. MICRO I Prof. Mauricio 1. Arquitetura de um Microcontrolador

Objetivos MICROCONTROLADORES HARDWARE. Aula 03: Periféricos. Prof. Mauricio. MICRO I Prof. Mauricio 1. Arquitetura de um Microcontrolador MICROCONTROLADORES HARDWARE 1 Prof. Mauricio Aula 03: Objetivos 2 Arquitetura de um Microcontrolador Unidade Central de Processamento Portas de Entrada e Saída Porta Serial Temporizador / Contador Conversor

Leia mais

- Clique aqui e veja o video deste curso - Clique aqui para ver as imagens deste curso

- Clique aqui e veja o video deste curso - Clique aqui para ver as imagens deste curso Preço R$ 129.00 Compre aqui Entre para o fascinante mundo do Arduino, são mais de 80 videoaulas e mais de 8 gigabyte em arquivos. Veja abaixo o cronograma e imagens desse curso de, você irá aprender muito:

Leia mais

Na primeira aula, conhecemos um pouco sobre o projeto Arduino, sua família de placas, os Shields e diversos exemplos de aplicações.

Na primeira aula, conhecemos um pouco sobre o projeto Arduino, sua família de placas, os Shields e diversos exemplos de aplicações. Na primeira aula, conhecemos um pouco sobre o projeto Arduino, sua família de placas, os Shields e diversos exemplos de aplicações. A partir de agora, iremos conhecer o hardware do Arduino e suas caracteristicas

Leia mais

Placa DMX 108 canais LED (versão 2)

Placa DMX 108 canais LED (versão 2) Placa DMX 108 canais LED (versão 2) Após ler o manual veja também o exemplo de ligação da placa de 108 canais (este exemplo se refere a versão antiga desta placa, mas as ligações são idênticas). Introdução

Leia mais

Manual Técnico Driver Chopper 5A Para Motor de Passo

Manual Técnico Driver Chopper 5A Para Motor de Passo Manual Técnico Driver Chopper 5A Para Motor de Passo Introdução Compatível com motores de passo de até 5 amperes por fase, com tensão de alimentação até 48V, bipolares e unipolares. Este driver possui

Leia mais

Proposta de uma plataforma de monitoramento e acionamento remoto voltada para sistemas de hardware industriais utilizando LabVIEW

Proposta de uma plataforma de monitoramento e acionamento remoto voltada para sistemas de hardware industriais utilizando LabVIEW Proposta de uma plataforma de monitoramento e acionamento remoto voltada para sistemas de hardware industriais utilizando LabVIEW "Este artigo tem como proposta apresentar uma plataforma para monitoramento

Leia mais

SUPERTEC2007 SINCRONISMO DETETOR DE MODOS MICRO

SUPERTEC2007 SINCRONISMO DETETOR DE MODOS MICRO XXVIII. SINCRONISMO DETETOR DE MODOS MICRO Os monitores analógicos usam um CI chamado Detetor de modos e configurador (às vezes é mais de um CI). Este CI recebe os sinais de sincronismo H e V vindos do

Leia mais

Arduino Hack Day PROMOVA VOCÊ TAMBÉM UM ARDUINO HACK DAY!

Arduino Hack Day PROMOVA VOCÊ TAMBÉM UM ARDUINO HACK DAY! Arduino Hack Day Evento promovido por entusiastas, universidades e empresas Colaborativo e participativo Informações técnicas e troca de experiências Elétron Livre apoia a iniciativa emprestando materiais,

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ CCET - Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia Engenharia de Computação. Display POV

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ CCET - Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia Engenharia de Computação. Display POV PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ CCET - Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia Engenharia de Computação Display POV CURITIBA 2011 1 Fernando Brambilla de Mello Renan Passador da Silva Victor

Leia mais

Lojamundi Tecnologia Sem Limites br

Lojamundi Tecnologia Sem Limites  br Projeto utilizando LDR GBK Robotics Arduíno O objetivo deste projeto é controlar o estado de um LED (aceso ou apagado) através da verificação de luminosidade do ambiente utilizando um sensor de luminosidade

Leia mais

ARDUÍNO PROCEDIMENTOS BÁSICOS

ARDUÍNO PROCEDIMENTOS BÁSICOS ARDUÍNO PROCEDIMENTOS BÁSICOS O IDE do Arduíno Nesse primeiro momento, utilizaremos o IDE Ambiente de Desenvolvimento Integrado fornecido pelos próprios inventores do Arduíno, para realizar a sua programação.

Leia mais

MSP430 Lab 01 Instalação do Code Composer Studio e teste da Launchpad

MSP430 Lab 01 Instalação do Code Composer Studio e teste da Launchpad MSP430 Lab 01 Instalação do Code Composer Studio e teste da Launchpad Imagem LaunchPad Texas Instruments Neste post iremos tratar dos primeiros passos com o microcontrolador MSP430G2553 da Texas Instruments

Leia mais

MULTIPROGRAMADOR CIRCUITOS

MULTIPROGRAMADOR CIRCUITOS ultiprogramador. de 6 10/01/2011 11:23 p.m. MULTIPROGRAMADOR Este é um simples, mas poderoso programador série, baseado em alguns interfaces de baixo custo para o PC. A sua finalidade é ler e escrever

Leia mais

SICILIANO TECNOLOGIA

SICILIANO TECNOLOGIA SICILIANO TECNOLOGIA Desenvolvimento de Projetos e Soluções www.sicilianotecnologia.com.br Manual da Placa Gravador AT89C51ED2-LP-RE2 - VER 1.0 Características: - Totalmente compatível com 8051; - Fácil

Leia mais

Minicurso de Arduino

Minicurso de Arduino Minicurso de Arduino Gabriel Vasiljević Felipe Fernandes January 31, 2013 Gabriel Vasiljević Felipe Fernandes Minicurso de Arduino January 31, 2013 1 / 14 Na aula passada... Portas PWM Exemplos e exercicios

Leia mais

Arduino. Wanderson Souza wandersonsouza.info@gmail.com Professor de Robótica

Arduino. Wanderson Souza wandersonsouza.info@gmail.com Professor de Robótica Arduino Wanderson Souza wandersonsouza.info@gmail.com Professor de Robótica About me Tecnólogo em Computação - ETER Licenciado em Computação - UEPB Professor de Robótica Pedagógica desde 2008 Grupo de

Leia mais

smar Especificações e informações estão sujeitas a modificações sem prévia consulta.

smar  Especificações e informações estão sujeitas a modificações sem prévia consulta. F D I 3 0 2 P L M P smar www.smar.com.br Especificações e informações estão sujeitas a modificações sem prévia consulta. Informações atualizadas dos endereços estão disponíveis em nosso site. web: www.smar.com/brasil2/faleconosco.asp

Leia mais