2. Seleção da Região de Análise e retirada de amostras. Carlos R. Frick Ferreira

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "2. Seleção da Região de Análise e retirada de amostras. Carlos R. Frick Ferreira"

Transcrição

1 2. Seleção da Região de Análise e retirada de amostras Carlos R. Frick Ferreira

2 A metalografia é uma das principais ferramentas dos metalurgistas. Serve para estudar a morfologia e a estrutura dos materiais.

3 Técnicas metalográficas metalografia qualitativa Consiste apenas em observar a microestrutura, determinando-se quais são os microconstituintes que a compõe. Os microconstituintes variam de acordo com o tipo de liga analisada e de acordo com os tratamentos térmicos, tratamentos mecânicos, processos de fabricação e outros processos a que o material tenha sido submetido. Para os aços, os principais constituintes são :

4 Técnicas metalográficas Ferrita: Composta por Fe e baixíssimo teor de C. Perlita: Composta por Fe e cerca de 0,8% de C. Martensita: Resultante de tratamentos térmicos de têmpera. Austenita: Constituinte básico dos aços inoxidáveis.

5 metalografia quantitativa Serve para determinar o tamanho médio dos grãos, a porcentagem de cada fase constituinte do material, a forma e o tipo de inclusões não metálicas, a forma e o tipo da grafite, no caso de ferros fundidos e outros dados específicos de cada liga. Com estes dados, é possível identificar uma liga, prever o comportamento mecânico e o método como o material foi processado. Este tipo de análise pode ser feito através da observação direta da amostra, utilizando uma ocular padronizada, ou de forma experimental, através do Método Planimérico de Jeffries e do Método dos Interceptos de Heyn.

6 metalografia não destrutiva Réplica metalográfica, para exame indireto da microestrutura. Avaliação de transformações provocadas por utilização continua a temperatura elevada em Caldeiras, Reatores, Tubulações de Processo. Permite a identificação de mecanismos de degradação de superfícies com trincas, pittings, etc..

7 impressão de Baumann usado para revelar as linhas de Lüdders (Linhas de deformação). Usa um papel fotográfico comum (com AgBr), o papel é imerso em uma solução de de 1-5% de H 2 S0 4 e aplicado sobre a superfície do material. Após 5 minutos o papel é colocado em um fixador de hipoclorito de sódio por 10 min, lavado em água corrente. Mecanismo de revelação das linhas de Lüdders: As regiões ricas em sulfuretos reagem com o H 2 S0 4 que reage com o AgBr produzindo sulfureto de prata (marrom) que fica impregnado no papel.

8 O exame metalográfico pode ser: Macrográfico ou Micrográfico

9 Macrográfico Consiste no exame superficial de uma peça ou secção metálica, preparada adequadamente. O exame da macroestrutura da peça ou da amostra é feito à olho nú ou com ampliação máxima de 10x.

10 Macrográfico Por seu intermédio tem-se uma idéia de conjunto, referente à homogeneidade do material, à distribuição e natureza de falhas e impurezas atribuídas ao processo de fabricação.

11 Macrográfico Algumas das heterogeneidades mais comuns observadas em exames macrográficos - vazio, causado pelo resfriamento lento; - segregação, causadas pelas impurezas e outros metais; - dendritas, formação de grãos de vários tamanhos; - trincas, devido às tensões excessivas no resfriamento.

12 Macrográfico A relevância do resultado está condicionada ao conhecimento da técnica, seleção e preparação da amostra.

13 Macrográfico O preparo do corpo de prova deve ser realizado com todo cuidado para evitar a introdução de defeitos que dificultariam a correta interpretação da observação. Requer muita prática e habilidade, pois muitas dificuldades podem aparecer durante a manipulação. O ensaio metalográfico requer, em princípio, as seguintes operações:

14 Macrográfico Escolha da secção a ser estudada Seccionamento Lixamento Ataque Químico

15 Macrográfico Escolha da secção a ser estudada Deve-se conhecer claramente o objetivo da análise, para escolher, se a seção será longitudinal

16 Macrográfico Escolha da secção a ser estudada Deve-se conhecer claramente o objetivo da análise, para escolher, se a seção será longitudinal, transversal.

17 Macrográfico Escolha da secção a ser estudada Deve-se conhecer claramente o objetivo da análise, para escolher, se a seção será longitudinal, transversal ou oblíqua

18 Macrográfico Escolha da secção a ser estudada Deve-se conhecer claramente o objetivo da análise, para escolher, se a seção será longitudinal, transversal ou oblíqua, se do centro

19 Macrográfico Escolha da secção a ser estudada Deve-se conhecer claramente o objetivo da análise, para escolher, se a seção será longitudinal, transversal ou oblíqua, se do centro, da superfície ou de uma profundidade específica.

20 Macrográfico Escolha da secção a ser estudada Secções para exame metalográficos de juntas soldadas

21 Macrográfico Escolha da secção a ser estudada Deve-se conhecer claramente se o material é isotrópico ou anisotópico. Efeito de cortes em direções distintas

22 Macrográfico Escolha da secção a ser estudada Longitudinal : Recomendada para verificar: -Trabalho mecânico de forjamento Aço AlSl 4340 Linhas de fluxo revelando a orientação de forjamento. Ataque 50% HCl a quente. Aumento aprox 0.75x.

23 Macrográfico Escolha da secção a ser estudada Longitudinal : Recomendada para verificar: - Material fundido Tarugo de Alumínio. (a) Molde de areia (b) Molde com parede lateral em areia e fundo de aço (a) Molde de cobre

24 Macrográfico Escolha da secção a ser estudada Longitudinal : Recomendada para verificar: - Análise de cordão de solda

25 Etapas da Preparação da Amostra Escolha da secção a ser estudada Longitudinal : Recomendada para verificar: -Trabalho mecânico de laminação Aço 1022 laminado a quente evidenciando as bandas de perlita (escura) e ferrita causadas pela segregação de C na solidificação. Ataque Nital. 250x.

26 Macrográfico Escolha da secção a ser estudada Transversal: Recomendada para verificar: -natureza do material (aço, ferro fundido, alumínio, etc..), -homogeneidade da secção, -intensidade de segregação, -forma e disposição de vazios, -profundidade e uniformidade da carbonetação, -profundidade de descarbonetação, -profundidade de têmpera, -Inclusões.

27 Macrográfico Escolha da secção a ser estudada Transversal: -natureza do material (aço, ferro fundido, alumínio, etc..), Aço 1010 Observa-se a perlita (escura) e a ferrita (clara). Nital. 50x Ferro fundido cinzento. As linhas escuras são veios de grafita. Sem ataque. 105 x

28 Macrográfico Escolha da secção a ser estudada Transversal: -homogeneidade da secção, Al 1100 fundido. Nota-se o crescimento colunar a partir das paredes do molde. Tucker s.1,5x

29 Macrográfico Escolha da secção a ser estudada Transversal: Intensidade da segregação central em tarugo de aço. (a) 0,625x (b) 0,625x (c) 0,33x Classificação segundo ASTM E 381, em (a) tipo C-1, (b) tipo C-2 e (c) tipo C-3. Ataque HCl 50% H20.

30 Macrográfico Escolha da secção a ser estudada Transversal: -forma e disposição de vazios, Porosidade grosseira em cordão de solda da liga de Mg AZ61A na liga AZ31B-H24c

31 Etapas da Preparação da Amostra Escolha da secção a ser estudada A norma ASTM E 3-80 apresenta as informações necessárias para retirada de amostras em função do material e da análise que se objetiva fazer. A - superfície laminada B - Direção de laminação C - Borda laminada D - Secção longitudinal paralela a superfície laminada E - Secção longitudinal perpendicular a superfície laminada F - Secção transversal G - Secção longitudinal radial H - Secção longitudinal tangencial

32 Macrográfico Escolha da secção a ser estudada Seccionamento

33 Macrográfico Seccionamento -Não deve influenciar nas características do material nem nos resultados de quaisquer tratamentos térmicos. - Deve ser realizado em equipamento adequado, com procedimento apropriado por mão de obra treinada e consciente.

34 Grau de alteração Seccionamento: Principais procedimentos para o seccionamento e grau de alteração produzido na amostra: - maçarico; - cisalhamento; - serragem; - disco abrasivo; - eletroerosão; - químico ou eletrolítico; Entre todos, o mais empregado é o corte com disco abrasivo sob intensa refrigeração para evitar o aquecimento da amostra.

35 Seccionamento: Escolha do disco de corte é função da ductilidade e da dureza do material; FERROSOS (dureza < 65 HRC 600 HB 600 HV) : discos Al 2 O 3 com baquelite como ligante NÃO-FERROSOS (dureza < 65 HRC) : discos SiC em baquelite. EXTREMAMENTE DUROS (dureza > 80 HRC) cerâmicos, sinterizados : discos de diamante. Discos de Al 2 O 3 e SiC gastam mais rápido, porém são mais baratos.

36 Seccionamento: Disco de diamante: para materiais extremamente duros e frágeis, como metal duro, sinterizados, grafite, compostos, rochas, vidro, cerâmicos, refratários, semicondutores óptico eletrônicos. Os discos ditos duros retêm as partículas melhor que os discos chamados moles. discos moles são mais recomendados no corte de materiais duros e frágeis discos duros podem ser utilizados para materiais dúcteis.

37 Seccionamento: Alguns equipamentos de Corte Mecânico BOEHLER LECO STRUERS CORTADEIRA DE BANCADA MINI - CORTADEIRA

38 Seccionamento: Técnicas Metalográficas

39 Seccionamento: Técnicas Metalográficas

40 Macrográfico Escolha da secção a ser estudada Seccionamento Lixamento

41 Lixamento Iniciado na direção normal aos riscos já existentes; passa-se sucessivamente para lixa de granulação mais fina, sempre mudando a direção de 90º. Devese tomar cuidados especiais para não arredondar as arestas dos corpos de prova. Após cada lixamento a superfície deve ser cuidadosamente limpa a fim de que o novo lixamento não fique contaminado com resíduos do lixamento anterior.

42 Lixamento Objetivo: remoção da camada que sofreu deformação no corte e superfície plana e paralela Utilizam-se lixas abrasivas com granulometrias decrescente ( menor N o = maior TG e vice-versa ) Seqüência mais usual : desbaste #100, #180, acabamento #220, #320, #420, #500, #600, #1000, #1200, #1500 dependendo do tipo de ataque e estrutura.

43 Lixamento de desbaste gera superfícies planas, elimina oxidação e contaminantes e não deve influenciar as características mecânicas e ou metalúrgicas da amostra. Pode ser manual ou semi-automático Utiliza-se lixas com granulometria até 320 mesh.

44 Macrográfico Lixamento Neste estágio, as vezes, são notadas algumas particularidades, como: - restos do vazio; - trincas, grandes inclusões; - porosidades, falhas em soldas.

45 Macrográfico Escolha da secção a ser estudada Seccionamento Lixamento Ataque Químico

46 Macrográfico Ataque Químico Para por em evidência outras heterogeneidades, é indispensável proceder-se a um ataque químico. De acordo com o material e com a finalidade do exame, têm-se diversos reativos: - reativo de iodo; - reativo de ácido sulfúrico; - reativo de ácido clorídrico; - reativo Fry; - reativo Heyn.

47 Macrográfico Ataque Químico Técnicas Metalográficas

48 Macrográfico Ataque Químico Técnicas Metalográficas

49 Micrográfico Técnicas Metalográficas

50 Micrográfico Consiste no estudo dos produtos metalúrgicos, com o auxílio do microscópio.

51 Microscópio Óptico TIPOS BÁSICOS: Transmissão Reflexão MODOS DE OPERAÇÃO: campo claro Campo escuro Interferência Luz Polarizada

52 Microscópio Óptico Oculares Técnica Limites Resolução Olho Retina M. Difração Óptico da luz 3000 Corpo Objetivas

53 O limite de resolução LR: é a menor distância que pode existir entre duas linhas para que possam ser distinguidos como tais. A qualidade de uma lente objetiva encontra-se não tanto na sua possibilidade de aumentar a imagem do objeto, mas no poder de resolução que esta apresente. Pode ser calculada pela fórmula: LR=k /A k = constante depende da lente (geralmente 0,61); = comprimento de onda da luz (0,55 m); A = abertura numérica da lente em estudo.

54 Sistema óptico de iluminação é formado por: --Fonte luminosa: luz colocada na parte basal do microscópio, - Condensador: controla o contraste da imagem. Lente ocular: é basicamente uma lupa que aumenta uma porção a imagem real, - Lente objetiva: projeta a imagem do objeto colocado sobre a platina na lente superior (ocular), sendo que essa imagem apresenta inversão lateral e horizontal.

55 - Normalmente, as lentes objetivas trazem inscrições que especificam suas características, tais como: aumento 10 / 0,32 valor da abertura numérica comprimento mecânico do tubo (mm) 160 / 0,17 espessura da lamínula que deve ser utilizada (somente para microscópio de transmissão)

56 A microscopia óptica permite observar, principalmente, a granulometria do material, a natureza, a forma, a quantidade e a distribuição dos diversos constituintes ou inclusões no material.

57 O preparo do corpo de prova segue-se ao procedimento adotado para a macrografia.

58 Micrográfico Escolha da secção a ser estudada Seccionamento Lixamento Ataque Químico Seccionamento Identificação Montagem Polimento Ataque Químico Análise Registro Armazenamento

59 Seccionamento -Não deve influenciar nas características do material nem nos resultados de quaisquer tratamentos térmicos. - Deve ser realizado em equipamento adequado, com procedimento apropriado por mão de obra treinada e consciente. Dimensões padronizadas para amostras embutidas. A área da amostra a ser examinada não deveria exceder de 1 a 2 cm2, sob pena de se ter um tempo de preparação excessivo.

60 Escolha da secção a ser estudada Seccionamento Lixamento Ataque Químico Seccionamento Identificação

61 A identificação da amostra deve ser feita com marcação indelével e inequívoca pode ser feita por meios mecânicos, químicos ou eletroquímicos deve ser feito diretamente no corpo de prova ou em uma chapa metálica colada na amostra embutida.

62 Escolha da secção a ser estudada Seccionamento Lixamento Ataque Químico Seccionamento Identificação Montagem

63 Montagem O embutimento facilita a manipulação de amostras pequenas Interessante para padronização e marcação das amostras, evitando possíveis trocas ou enganos, além de facilitar o lixamento e polimento com dispositivos automáticos.

64 Os métodos de fixação podem ser por dispositivos mecânicos.

65 Embutimento em resinas: A frio Resinas Autopolimerizantes A quente Resinas Termoplásticas Acrílicos Epóxi Poliéster Metil metacrilato (Acrílico) Resinas Termofixas Baquelite

66 PRINCIPAIS CARACATERÍSTICAS DO MATERIAL DE EMBUTIMENTO - deve ser insolúvel em água, álcool, acetona, benzeno, acetato de amila; - deve ser resistente a ácidos e bases (reagentes de ataque) - deve apresentar uma dureza suficiente para manter planicidade durante o lixamento; - deve ter boa adesão à amostra; - deve ser fácil e rápido para ser preparado; - não gerar ou necessitar temperaturas altas para preparação; - ser condutor elétrico, para o caso de polimento eletrolítico.

67

68 Escolha da secção a ser estudada Seccionamento Lixamento Ataque Químico Seccionamento Identificação Montagem Polimento

69 Objetivo do Polimento Deixar a amostra sem riscos, permitindo boa visualização ao microscópio, permitindo revelar a verdadeira microestrutura do material. As técnicas de polimento mais usuais são o polimento mecânico, polimento eletrolítico e polimento mecânico eletrolítico.

70 Polimento mecânico Normalmente feito em politrizes rotativas e pode ser Manual Automático As velocidades recomendadas para polimento mecânico são: 250 rpm para pasta de diamante 400 a 600 rpm para alumina.

71 Polimento mecânico Pré-polimento: operação para reduzir a espessura da camada deformada plasticamente durante o lixamento. Emprega abrasivo com tamanho entre 20 mícrons e 6 mícrons. Polimento final: remoção total de riscos da superfície da amostra e obtenção de uma área espelhada. Emprega abrasivo com tamanho entre 5 mícrons e 0,05 mícrons. Normalmente efetuado em um disco coberto com um pano e uma suspensão abrasiva.

72 Os abrasivos mais usados são o diamante, a alumina (Al2O3 ) e Óxido de magnésio (MgO). Eventualmente se usa sílica coloidal. O lubrificante mais usado para a alumina é a água. para o diamante é o óleo. Opcionalmente podem ser usados álcool ou álcool + 1% de glicerina.

73 Diamante usado para todos os materiais, principalmente em laboratórios metalográficos. Óxidos usados para os materiais mais moles e dúcteis. Um bom abrasivo deve ter tamanho de partícula uniforme, alta dureza, baixo coeficiente de atrito e ser inerte.

74 Polimento com diamante é feito com abrasivos de granulometrias cada vez mais reduzida: 6 m (pano duro), 1 m (pano mole) e 0,25 m (pano veludo) Cada granulometria com seu pano, evitando contaminação entre os diferentes abrasivos Panos distintos para materiais ferrosos e materiais nãoferrosos Troca de pano quando não mais existirem riscos do última lixamento, e assim por diante

75 Panos para polimento Os tecidos mais grossos utilizados são: lona (250 gramas), veludo sintético, camurça, algodão e feltro. Os tecidos mais finos são : nylon, algodão laminado, seda japonesa e poliester.

76 Quanto mais macio o pano, melhor acabamento. Quanto mais rígido o pano, melhor a planicidade. A seleção de um pano de polimento resulta de um compromisso entre os critérios expostos, que são opostos.

77 Algumas texturas de panos para polimento Poliester Veludo Rayon Seda Borracha Feltro

78 Após a etapa final de lixamento e depois de cada etapa de polimento a amostra deve ser limpa, eliminando os grãos abrasivos das etapas anteriores. PROCEDIMENTO - a amostra deve ser lavada com água corrente e detergente com o auxílio de um algodão; - enxaguar novamente com água corrente; - enxaguar com álcool ou acetona; - limpar a amostra no ultra-som (béquer com álcool ou água e detergente e deixar por 1 min) - enxaguar em álcool.

79 Principais defeitos do polimento - deformação da superfície. Pressão excessiva, só será observada após ataque químico

80 Principais defeitos do polimento - Cauda de cometa. regiões próximas de inclusões e porosidades, recomendando-se nesse caso a rotação da amostra

81 Principais defeitos do polimento - Contaminação elementos estranhos ao material e ao abrasivo utilizado, melhorar a limpeza.

82 Principais defeitos do polimento - Trincas falta de adesão à amostra, pressão durante o embutimento, lixamento ou polimento e ou aquecimento e conseqüente dilatação material.

83 Principais defeitos do polimento - Riscos Riscos, quando persistem, podem indicar a contaminação do pano.

84 GRÁFICO DE LIXAMENTO E POLIMENTO

85 Polimento eletrolítico Baseia -se na dissolução anódica da amostra em eletrólito apropriado Geralmente realizado após o lixamento com granulometria #600 Para amostra embutida, esse deve ser condutor ou permitir a conexão elétrica Os eletrólitos a base de ácido perclórico e anidrido acético apresentam perigo de explosão e devem ser evitados

86 Polimento eletrolítico

87 Escolha da secção a ser estudada Seccionamento Lixamento Ataque Químico Seccionamento Identificação Montagem Polimento Ataque Químico

88 Ataque Químico processo para revelar a estrutura de um material por ataque sobre a superfície preparada utilizando solução química ácida ou básica, que dissolve ou colore regiões distintas ( fases ou constituintes )

89 Princípios empregados: Com modificação da superfíci - Ataque químico - Ataque Anódino - Ataque Potenciostático - Ataque Iônico - Ataque Térmico - Camadas de Interferência Sem modificação da superfície - Campo Escuro - Luz Polarizada - Contraste de Fase - Contraste Interferencial

90 Mudança do sistema ótico (campo escuro, contraste de fase) ) Campo Claro Campo Escuro Contraste de Fase Luz Polarizada

91 Alteração superficial do corpo de prova (corrosão controlada))

92 MÉTODO Ataque por Imersão Ataque por Gotejamento Ataque Cíclico Ataque por Esfregação Ataque-polimento Técnicas Metalográficas OBSERVAÇÃO -A superfície da amostra é imersa na solução de ataque (método mais usado) -A solução é gotejada sobra a superfície da amostra (método usado com soluções caras) -A amostra é imersa alternadamente em duas soluções -A solução embebida em algodão é esfregada na amostra -Polimento realizado com a amostra imersa no reagente. Usado junto com o polimento mecano-eletrolítico. Ataque de Identificação -Ataque específico para realçar certas fases

93 Há uma enormidade de ataques químicos, para diferentes tipos de metais e situações. Um dos mais usados é o NITAL, (ácido nítrico e álcool), para a grande maioria de metais ferrosos. Para mais detalhes, há a norma ASTM E 250, que dispõe sobre as técnicas de Metalografia.

94 Ataque Químico ALGUMAS RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES NA REALIZAÇÃO DOS ATAQUES mergulhar a amostra no reagente com a face polida para cima finalizado o tempo de ataque, deve-se lavar a amostra em água corrente abundante em seguida, enxágua-se a superfície da amostra com álcool ou acetona; seca-se a amostra com um soprador de ar quente e observa-se no microscópio. Se o tempo de ataque for insuficiente : revelação da estrutura não será boa Se o tempo de ataque for excessivo : poderá haver queima da amostra Para queima : recomenda-se o retorno à lixa #600 para recuperação da superfície

95 Ligas Composição Procedimento Comentários Aços em Geral HNO % Etanol/Metanol Estrutura geral (revela contorno de grão da ferrita melhor) NITAL Ácido pícrico...1-4% Etanol/Metanol Estrutura geral (não revela tão bem o contorno de grão da ferrita) PICRAL Aços comuns, aços liga e aços ferramentas HCl (conc)...38 ml H 2 SO 4 (conc)...12 ml H 2 O...50 ml Imersão da amostra de 15 a 45 min na solução aquecida entre 160 e 180 o F. Enxaguar em água corrente e secar Melhor para aços com 12% Cr Aços alta liga HNO 3 (conc)...10 ml HF (48%)...4 ml H 2 O...87 ml até HNO 3 (conc)...40 ml HF (48%)...10 ml H 2 O...50 ml Imersão da amostra na solução aquecida entre 160 e 180 o F até obter o ataque apropriado. Enxaguar em água corrente e secar Pode-se variar a relação HNO 3 :HF Aços inoxidáveis e aços alta liga HCl (conc)...50 ml H 2 O...50 ml H 2 O 2 (30%)...20 ml Misture HCl e água e aquecer entre 160 e 170 o F. Imersão da amostra e adição de H 2 O 2 aos poucos. Não misturar Produz acabamento brilhante Aços inoxidáveis austeníticos HCl (conc)...50 ml Solução saturada CuSO 4 em H 2 O ml Imersão da amostra na solução aquecida ou não até obter o ataque apropriado. Enxaguar em água corrente e secar Reagente de MARBLE. Revela bem a estrutura Aços comuns e aços liga CuCl 2...2,5 g MgCl g Álcool ml Imersão da amostra a temperatura ambiente até aparecer uma película de cobre. Enxaguar completamente e secar Reagente de STEAD. Revela as áreas ricas em P Aços doce e aços alto N 2 CuCl g HCl (conc) ml H 2 O ml Passar com um cotonete sobre a amostra. Lavar em álcool ou enxaguar em HCl e álcool para evitar o acúmulo de cobre Reagente de FRY. Aquecer a amostra entre 200 e 250 o C de 5 a 30 min. Revela linhas de deformação por trabalho a frio Aços inoxidáveis e aços com alto Cr HCl...10 ml Álcool ml Ácido Pícrico...1 g Imersão da amostra na solução a temperatura ambiente até obter o contraste apropriado. Enxaguar em água corrente e secar Reagente de VILELLA

96 Obrigado a todos!!!

Técnicas de Análise Microestrutural. Materialografia. Prof. Dr. Durval Rodrigues Junior DEMAR EEL USP Lorena

Técnicas de Análise Microestrutural. Materialografia. Prof. Dr. Durval Rodrigues Junior DEMAR EEL USP Lorena Técnicas de Análise Microestrutural Materialografia Prof. Dr. Durval Rodrigues Junior DEMAR EEL USP Lorena Materialografia Técnica materialográfica: 1) Normas relacionadas; 2) Escolha da seção: posição,

Leia mais

Técnicas de Caracterização de Materiais DEMEC TM049 Prof Adriano Scheid

Técnicas de Caracterização de Materiais DEMEC TM049 Prof Adriano Scheid Técnicas de Caracterização de Materiais DEMEC TM049 Prof Adriano Scheid Análise Metalográfica Análise Metalográfica Histórico Henry Clifton Sorby 1863 observou pela primeira vez uma microestrutura em microscópio.

Leia mais

Materiais / Materiais I

Materiais / Materiais I Materiais / Materiais I Guia para Trabalho Laboratorial MICROGRAFIA 1. Introdução A metalografia microscópica ou micrografia trata do exame e descrição das características da estrutura dos materiais à

Leia mais

ENSAIO DOS MATERIAIS Professora Silvia M. Higa

ENSAIO DOS MATERIAIS Professora Silvia M. Higa ENSAIO DOS MATERIAIS Professora Silvia M. Higa I. Introdução Os ensaios aplicados aos materiais são de grande importância para avaliar suas propriedades após processos de conformação, soldagem, tratamentos

Leia mais

Micrografia [4] de amostras

Micrografia [4] de amostras Micrografia [4] Análise da microestrutura preparação de amostras Etapas: Inspeção preliminar Critérios para análise Extração da amostra (corte) Montagem e identificação da amostra Desbaste (lixamento)

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA Faculdade de Engenharia Engenharia Mecânica

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA Faculdade de Engenharia Engenharia Mecânica UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA Faculdade de Engenharia Engenharia Mecânica Procedimentos do Laboratório de Metalografia Baseado no Procedimento Metalografia para preparação de amostra Juiz de Fora

Leia mais

SOBRE OS PROCEDIMENTOS USADOS NOS LABORATÓRIOS DE PREPARAÇÃO DE AMOSTRAS (176), PESQUISA METALOGRÁFICA (184), MICROSCOPIA ÓPTICA

SOBRE OS PROCEDIMENTOS USADOS NOS LABORATÓRIOS DE PREPARAÇÃO DE AMOSTRAS (176), PESQUISA METALOGRÁFICA (184), MICROSCOPIA ÓPTICA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA "JÚLIO DE MESQUITA FILHO" FACULDADE DE ENGENHARIA - CÂMPUS DE ILHA SOLTEIRA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA ÁREA DE MATERIAIS E PROCESSOS DE FABRICAÇÃO SOBRE OS PROCEDIMENTOS

Leia mais

3URFHGLPHQWR([SHULPHQWDO

3URFHGLPHQWR([SHULPHQWDO 3URFHGLPHQWR([SHULPHQWDO /LJD(VWXGDGD A liga estudada neste trabalho foi produzida pela firma francesa Pechiney Recherche na forma de placas laminadas de dimensões 270 mm de comprimento por 210 mm de largura

Leia mais

longitudinal para refrigeração, limpeza e remoção de fragmentos de solos provenientes da perfuração, Figura 10.

longitudinal para refrigeração, limpeza e remoção de fragmentos de solos provenientes da perfuração, Figura 10. 13 longitudinal para refrigeração, limpeza e remoção de fragmentos de solos provenientes da perfuração, Figura 10. FIGURA 10 Amostras a serem analisadas. Fonte: Autor. 5.2. PREPARAÇÃO DOS CORPOS DE PROVA

Leia mais

PRINCIPIAS REATIVOS PARA MACRO - REVELAÇÃO

PRINCIPIAS REATIVOS PARA MACRO - REVELAÇÃO PRINCIPIAS REATIVOS PARA MACRO - REVELAÇ AÇOS AO CARBONO E AÇOS DE BAIXA E DE ALTA LIGA REATIVO COMPOSIÇ IDENTIFICAÇ TEMPO DE ATAQUE Nítrico Persulfato de Amônia Stead Fry Clorídrico 25 ml de Nítrico 10

Leia mais

Metalografia. Fig. 1 Escala versus estrutura

Metalografia. Fig. 1 Escala versus estrutura Metalografia A metalografia é a ciência que estuda microestrutura de metais e suas ligas por microscopia óptica, podendo ser dividida em macrografia (aumento 50x) Fig. 1

Leia mais

macrografia [3] Os materiais de engenharia: Metálicos Cerâmicos Poliméricos Compósitos Aplicações Propriedades Processamento Estrutura Composição 1>

macrografia [3] Os materiais de engenharia: Metálicos Cerâmicos Poliméricos Compósitos Aplicações Propriedades Processamento Estrutura Composição 1> [3] Os materiais de engenharia: Propriedades Aplicações Metálicos Cerâmicos Poliméricos Compósitos Processamento Estrutura Composição 1> Ordem de grandeza - macrografia Luz: 400-750nm Ref.: ASM Handbook.

Leia mais

A Metalografia Colorida do Alumínio

A Metalografia Colorida do Alumínio A Metalografia Colorida do Alumínio Resumo O alumínio e algumas de suas ligas podem ser considerados como sendo um dos metais mais difíceis de preparar para observação metalográfica. A baixa dureza e a

Leia mais

2. MATERIAIS E MÉTODOS

2. MATERIAIS E MÉTODOS 2. MATERIAIS E MÉTODOS 2.1. Material em estudo O material em estudo, de procedência sueca (Sandvik), foi adquirido como chapa laminada a quente de 3 mm de espessura, recebendo posteriormente tratamento

Leia mais

3. MÉTODOS EXPERIMENTAIS

3. MÉTODOS EXPERIMENTAIS 3. MÉTODOS EXPERIMENTAIS 43 Para a realização dos experimentos, foram realizadas as etapas de definição e preparação das amostras da matéria prima com a variação das propriedades mecânicas (dureza do material),

Leia mais

3 Material e Procedimento Experimental

3 Material e Procedimento Experimental 44 3 Material e Procedimento Experimental 3.1 Material O material adotado neste trabalho foi um aço estrutural de alta resistência mecânica e baixa liga, classificado pela IACS (International Association

Leia mais

Cerâmicos encontrados na natureza como a argila. Utilizado basicamente para peças de cerâmica tradicional.

Cerâmicos encontrados na natureza como a argila. Utilizado basicamente para peças de cerâmica tradicional. PROCESSAMENTO DE CERÂMICOS 1. Características de materiais cerâmicos - alta dureza (resistência à abrasão) e resistência a elevadas temperaturas - alta fragilidade - grande diferença entre resistência

Leia mais

Curvas de resfriamento contínuo com diferentes taxas de resfriamento: Ensaio Jominy. Resultados: - Microestruturas diferentes; - Durezas diferentes.

Curvas de resfriamento contínuo com diferentes taxas de resfriamento: Ensaio Jominy. Resultados: - Microestruturas diferentes; - Durezas diferentes. Curvas de resfriamento contínuo com diferentes taxas de resfriamento: Ensaio Jominy Resultados: - Microestruturas diferentes; - Durezas diferentes. Efeito da seção da peça sobre a velocidade de resfriamento

Leia mais

MATERIAIS DE CONSTRUÇÂO MECÂNICA II EM 307 TRABALHO PRÁTICO N.º 1. Observação e análise microscópica de diferentes tipos de materiais cerâmicos

MATERIAIS DE CONSTRUÇÂO MECÂNICA II EM 307 TRABALHO PRÁTICO N.º 1. Observação e análise microscópica de diferentes tipos de materiais cerâmicos MATERIAIS DE CONSTRUÇÂO MECÂNICA II EM 307 TRABALHO PRÁTICO N.º 1 Observação e análise microscópica de diferentes tipos de materiais cerâmicos Local: Laboratório de Materialografia Responsáveis: Jorge

Leia mais

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO MECÂNICA II (EM307) 2º Semestre 2005/ Materiais para Ferramentas

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO MECÂNICA II (EM307) 2º Semestre 2005/ Materiais para Ferramentas MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO MECÂNICA II (EM307) 2º Semestre 2005/06 6. Materiais para Ferramentas F. Jorge Lino Alves 1 Resumo 6. Materiais para ferramentas de corte. Materiais cerâmicos para abrasivos. 2

Leia mais

ANÁLISE DO COMPORTAMENTO METAL-MECÂNICO APÓS CONFORMAÇÃO A QUENTE

ANÁLISE DO COMPORTAMENTO METAL-MECÂNICO APÓS CONFORMAÇÃO A QUENTE ANÁLISE DO COMPORTAMENTO METAL-MECÂNICO APÓS CONFORMAÇÃO A QUENTE Autores : Lucas FERREIRA, Mario WOLFART Jr., Gianpaulo Alves MEDEIROS. Diego Rodolfo Simões de LIMA. Informações adicionais: (Bolsista

Leia mais

Catálogo de produtos consumíveis para preparação metalográfica

Catálogo de produtos consumíveis para preparação metalográfica Catálogo de produtos consumíveis para preparação metalográfica Arotec www.arotec.com.br Matriz Rua São Vicente, 289, Parque Rincão. Cotia/SP CEP 06705-435 Fones: (11) 4613-8600 Central (11) 4613-8619;

Leia mais

DISCOS ABRASIVOS - TECLAGO

DISCOS ABRASIVOS - TECLAGO DISCOS ABRASIVOS - TECLAGO DISCOS DE CORTE - ÓXIDO DE ALUMÍNIO ( AL 2 O 3 ) MODELO DIMENSÕES DUREZA A B C TCM2 1,5 mm *230 mm 19 mm DE 15 á 35 HRC TCM3 1,5 mm *230 mm 19 mm DE 35 á 50 HRC TCM4 1,5 mm *230mm

Leia mais

NOÇÕES DE SOLDAGEM. aula 2 soldabilidade. Curso Debret / 2007 Annelise Zeemann. procedimento de soldagem LIGAS NÃO FERROSAS AÇOS.

NOÇÕES DE SOLDAGEM. aula 2 soldabilidade. Curso Debret / 2007 Annelise Zeemann. procedimento de soldagem LIGAS NÃO FERROSAS AÇOS. NOÇÕES DE SOLDAGEM aula 2 soldabilidade Curso Debret / 2007 Annelise Zeemann LIGAS NÃO FERROSAS Niquel Aluminio Titânio Cobre aço ao carbono aço C-Mn aço Cr-Mo aço inox AÇOS composição química processamento

Leia mais

A Tabela 2 apresenta a composição química do depósito do eletrodo puro fornecida pelo fabricante CONARCO. ELETRODO P S C Si Ni Cr Mo Mn

A Tabela 2 apresenta a composição química do depósito do eletrodo puro fornecida pelo fabricante CONARCO. ELETRODO P S C Si Ni Cr Mo Mn 3 Materiais e Procedimentos Experimentais 3.1 Materiais Utilizados Com o objetivo de se avaliar o efeito do Mn no comportamento do metal de solda depositado, foram produzidos experimentalmente pela CONARCO

Leia mais

3 Materiais e Métodos

3 Materiais e Métodos 42 3 Materiais e Métodos O material utilizado no presente estudo foi um aço TRIP 800 de 1.0 mm de espessura, laminado a frio e eletro-galvanizado nos dois lados (7,5 µm em cada lado). Foram realizadas

Leia mais

Soldagem de Alumínio MIG/TIG

Soldagem de Alumínio MIG/TIG Soldagem de Alumínio MIG/TIG Eng Augusto Franco Gerente de Produtos e Serviços Eutectic do Brasil Programa O Alumínio na industria brasileira Ligas de alumínio Seleção do material de adição Qualidade do

Leia mais

ANÁLISE DO COMPORTAMENTO METAL-MECÂNICO APÓS CONFORMAÇÃO A QUENTE

ANÁLISE DO COMPORTAMENTO METAL-MECÂNICO APÓS CONFORMAÇÃO A QUENTE ANÁLISE DO COMPORTAMENTO METAL-MECÂNICO APÓS CONFORMAÇÃO A QUENTE Autores : Lucas FERREIRA, Mario WOLFART Jr., Gianpaulo Alves MEDEIROS Informações adicionais: (Bolsista extensão do Edital 072 PROEX; Coorientador

Leia mais

FORNO T4 (c/ Atm. Controlada) AUTOMATIZADO

FORNO T4 (c/ Atm. Controlada) AUTOMATIZADO FORNO T4 (c/ Atm. Controlada) AUTOMATIZADO A TECNOHARD possui fornos com atmosfera controlada ideais para processos de aquecimento industrial, que exigem qualidade e consistência no aquecimento. O nosso

Leia mais

EXERCÍCIOS SOBRE TRATAMENTOS TÉRMICOS DAS LIGAS FERROSAS

EXERCÍCIOS SOBRE TRATAMENTOS TÉRMICOS DAS LIGAS FERROSAS EXERCÍCIOS SOBRE TRATAMENTOS TÉRMICOS DAS LIGAS FERROSAS 1. Em que consiste, de uma maneira geral, o tratamento térmico? R: Alterar as microestruturas das ligas metálicas e como conseqüência as propriedades

Leia mais

A superfície polida, geralmente, é avaliada a olho nu, e deve atender à algumas condições:

A superfície polida, geralmente, é avaliada a olho nu, e deve atender à algumas condições: Informativo Técnico 03 Revisão 01 28/03/2016 Pg. 1/5 1. Introdução J.C.Vendramim, Eng.MSc Ato ou efeito de polir, tornar lustroso, friccionado. brunido, lustrado [1], é o conceito para a operação de melhoria

Leia mais

Preparação de amostras em Ciência dos Materiais. Marcelo da Cruz Costa de Souza (CM-UFMG)

Preparação de amostras em Ciência dos Materiais. Marcelo da Cruz Costa de Souza (CM-UFMG) Preparação de amostras em Ciência dos Materiais Marcelo da Cruz Costa de Souza (CM-UFMG) Agosto de 2018 1 - Introdução 1.0 Perfil do técnico de preparação de amostras de materiais 1 - Introdução 1.1 Conceito

Leia mais

AÇO-CARBONO AÇO-LIGA ALOTROPIA DO FERRO

AÇO-CARBONO AÇO-LIGA ALOTROPIA DO FERRO AÇO-CARBONO Aço é a liga ferro-carbono contendo geralmente 0,008% ate aproximadamente 2,11% de carbono. AÇO-LIGA Aço que contem outros elementos de liga ou apresenta os teores residuais acima dos que são

Leia mais

consiste em forçar a passagem de um bloco de metal através do orifício de uma matriz mediante a aplicação de pressões elevadas

consiste em forçar a passagem de um bloco de metal através do orifício de uma matriz mediante a aplicação de pressões elevadas consiste em forçar a passagem de um bloco de metal através do orifício de uma matriz mediante a aplicação de pressões elevadas é o processo em que a peça é empurrada contra a matriz conformadora, com redução

Leia mais

GRSS. SOLDAGEM POR EXPLOSÃO Explosion WELDING

GRSS. SOLDAGEM POR EXPLOSÃO Explosion WELDING SOLDAGEM POR EXPLOSÃO Fundamentos do processo É um processo de soldagem no estado sólido, que produz uma solda pelo impacto em alta velocidade das peças como resultado de uma detonação (explosão) controlada.

Leia mais

que tipo de detalhe interessa? eletricamente condutora ou não?

que tipo de detalhe interessa? eletricamente condutora ou não? Preparação de amostras - MEV [9] Configurações MEV: Algumas perguntas sobre a natureza das amostras: orgânica ou inorgânica? se orgânica, tem vida? maciça ou porosa? dura ou macia? frágil ou dúctil? grande

Leia mais

Avaliação da microestrutura de juntas soldadas com gás acetileno em chapas de aço 1020

Avaliação da microestrutura de juntas soldadas com gás acetileno em chapas de aço 1020 Avaliação da microestrutura de juntas soldadas com gás acetileno em chapas de aço 1020 João Antonio da Silva Neto 1, Alysson Domingos Silvestre 1, David Domingos Soares da Silva 2, Heber Sivini Ferreira

Leia mais

METALURGIA FÍSICA TECNOLOGIA DA CONFORMAÇÃO PLÁSTICA. Tecnologia em Materiais Prof. Luis Fernando Maffeis Martins

METALURGIA FÍSICA TECNOLOGIA DA CONFORMAÇÃO PLÁSTICA. Tecnologia em Materiais Prof. Luis Fernando Maffeis Martins 15 METALURGIA FÍSICA TECNOLOGIA DA CONFORMAÇÃO PLÁSTICA Tecnologia em Materiais Prof. Luis Fernando Maffeis Martins Processos de conformação Processos mecânicos Processos metalúrgicos Processos de conformação

Leia mais

Catálogo de produtos consumíveis para preparação metalográfica

Catálogo de produtos consumíveis para preparação metalográfica www.arotec.com.br Catálogo de produtos consumíveis para preparação metalográfica 2016 segundo semestre Versão 2.1 junho/2016 Sumário Corte... 3 Discos de corte... 3 Líquido refrigerante para corte... 4

Leia mais

Experimento: Micrografia Preparação e Exame de Amostras

Experimento: Micrografia Preparação e Exame de Amostras Disciplina: Laboratório de Mecânica 1 de 13 Data: 10/01/01 Experimento: Micrografia Preparação e Exame de Amostras 1 Objetivos...1 2 Introdução...1 3 Justificativa...1 4 Escolha da seção a ser estudada...2

Leia mais

NOTAS DE AULAS - VII

NOTAS DE AULAS - VII Mar/203 Módulo: Processo de Fabricação VII TREFILAÇÃO. A trefilação é uma operação de conformação que visa produzir materiais de secção transversal, devidamente calibrada. Esta ação se faz, onde a matéria-prima

Leia mais

4 Resultados (Parte 01)

4 Resultados (Parte 01) 4 Resultados (Parte 01) Os resultados foram divididos em oito partes que se correlacionam direta ou indiretamente entre si. A parte 01 mostra a caracterização do trecho reto (tubo na condição de como recebido,

Leia mais

3. Procedimento Experimental

3. Procedimento Experimental 3. Procedimento Experimental 3.1. Preparação da Liga 33 O laboratório BAM, Berlim, Alemanha, através do Dr. Pedro Dolabella, forneceu uma chapa de Nicrofer 3033 medindo 5 X 150 X 500 mm. A liga foi preparada

Leia mais

Tratamentos Térmicos 032905

Tratamentos Térmicos 032905 Tratamentos Térmicos 032905 Prof. José Eduardo Spinelli Técnico: Rover Belo Instável Transformação Normal + Fe 3 C TÊMPERA Transição REVENIDO Programa Analítico 1) Fornos e atmosferas, medidas e controle

Leia mais

C R E E M SOLDAGEM DOS MATERIAIS. UNESP Campus de Ilha Solteira. Prof. Dr. Vicente A. Ventrella

C R E E M SOLDAGEM DOS MATERIAIS. UNESP Campus de Ilha Solteira. Prof. Dr. Vicente A. Ventrella C R E E M 2 0 0 5 SOLDAGEM DOS MATERIAIS Prof. Dr. Vicente A. Ventrella UNESP Campus de Ilha Solteira C R E E M 2 0 0 5 SOLDAGEM DOS MATERIAIS 1. Introdução 2. Terminologia de Soldagem 3. Simbologia de

Leia mais

Discos de fibra COMBICLICK patenteado sistema refrigerado com troca rápida

Discos de fibra COMBICLICK patenteado sistema refrigerado com troca rápida iscos de fibra COMBICLICK patenteado sistema refrigerado com troca rápida COOL QUICK COMBICLICK TRUST BLUE Redução da carga térmica sobre a ferramenta e a peça trabalhada Alta taxa de remoção e vida útil

Leia mais

SEM534 Processos de Fabricação Mecânica. Aula: Materiais e Vida da Ferramenta

SEM534 Processos de Fabricação Mecânica. Aula: Materiais e Vida da Ferramenta SEM534 Processos de Fabricação Mecânica Aula: Materiais e Vida da Ferramenta Materiais para Ferramenta Propriedades desejadas: Dureza a Quente Resistência ao desgaste Tenacidade Estabilidade química Evolução

Leia mais

Conformação Plástica.

Conformação Plástica. Processos de Industrialização Conformação Plástica. Fundição. Metalurgia do Pó. Prof. Dr. Omar Maluf omarramo@sc.usp.br Processos de Industrialização Conformação Plástica. Fundição. 1 CONFORMAÇÃO PLÁSTICA

Leia mais

Universidade Federal do Pará Instituto de Tecnologia. Metalografia e Tratamentos Térmicos. Campus de Belém Curso de Engenharia Mecânica

Universidade Federal do Pará Instituto de Tecnologia. Metalografia e Tratamentos Térmicos. Campus de Belém Curso de Engenharia Mecânica Universidade Federal do Pará Instituto de Tecnologia Metalografia e Tratamentos Térmicos Prof Dr Jorge Teófilo de Barros Lopes Campus de Belém Curso de Engenharia Mecânica Universidade Federal do Pará

Leia mais

Disciplina: Projeto de Ferramentais I

Disciplina: Projeto de Ferramentais I Aula 04: Processos de Fundição em Moldes Metálicos por Gravidade (Coquilhas) 01: Introdução - Características do processo - Etapas envolvidas. - Fatores econômicos e tecnológicos - Ligas empregadas 02:

Leia mais

TM373 Seleção de Materiais Metálicos

TM373 Seleção de Materiais Metálicos Universidade Federal do Paraná Setor de Tecnologia Departamento de Engenharia Mecânica TM373 Seleção de Materiais Metálicos Seleção de materiais atendendo a requisitos da superfície: Resistência ao Desgaste

Leia mais

ANÁLISE MECÂNICA E MICROESTRUTURAL DE UM AÇO BAIXO CARBONO (ABNT 1015), SUBMETIDO À RECRISTALIZAÇÃO TÉRMICA PÓS-DOBRAMENTO.

ANÁLISE MECÂNICA E MICROESTRUTURAL DE UM AÇO BAIXO CARBONO (ABNT 1015), SUBMETIDO À RECRISTALIZAÇÃO TÉRMICA PÓS-DOBRAMENTO. ANÁLISE MECÂNICA E MICROESTRUTURAL DE UM AÇO BAIXO CARBONO (ABNT 1015), SUBMETIDO À RECRISTALIZAÇÃO TÉRMICA PÓS-DOBRAMENTO. Renan Rodrigues Araújo Instituto Federal do Pará - IFPA E-mail: eng.prod.renan@hotmail.com

Leia mais

Moldes ABM Recomendações técnicas para o Projetista de moldes e matrizes em aço com vistas a uma boa Têmpera a Vácuo

Moldes ABM Recomendações técnicas para o Projetista de moldes e matrizes em aço com vistas a uma boa Têmpera a Vácuo Recomendações técnicas para o Projetista de moldes e matrizes em aço com vistas a uma boa Têmpera a Vácuo - Isoflama www.isoflama.com.br isoflama@isoflama.com.br Definição ABNT 8635 para Tratamento Térmico

Leia mais

Processos de Conformação Metalúrgica

Processos de Conformação Metalúrgica Processos de Conformação Metalúrgica Se caracterizam por trabalharem o metal através da aplicação de pressão ou choque Estes processos visam duas coisas: 1. Obtenção do metal na forma desejada 2. Melhoria

Leia mais

PROCESSOS DE FABRICAÇÃO III SOLDAGEM METALURGIA DA SOLDAGEM

PROCESSOS DE FABRICAÇÃO III SOLDAGEM METALURGIA DA SOLDAGEM PROCESSOS DE FABRICAÇÃO III SOLDAGEM METALURGIA DA SOLDAGEM Professor: Moisés Luiz Lagares Júnior 1 METALURGIA DA SOLDAGEM A JUNTA SOLDADA Consiste: Metal de Solda, Zona Afetada pelo Calor (ZAC), Metal

Leia mais

Os materiais em estudo são as ligas de aços inoxidáveis dúplex. SAF2205 e SAF2507. Foram adquiridos 25 kg de cada uma das ligas na

Os materiais em estudo são as ligas de aços inoxidáveis dúplex. SAF2205 e SAF2507. Foram adquiridos 25 kg de cada uma das ligas na 3-Materiais e Métodos: 3.1:Materiais: Os materiais em estudo são as ligas de aços inoxidáveis dúplex SAF2205 e SAF2507. Foram adquiridos 25 kg de cada uma das ligas na forma de barras de 20mm de diâmetro

Leia mais

Fundido ou Forjado? Fundidos e forjados partem de processos iniciais bastante parecidos.

Fundido ou Forjado? Fundidos e forjados partem de processos iniciais bastante parecidos. FUNDIDO X FORJADO Fundido ou Forjado? Fundidos e forjados partem de processos iniciais bastante parecidos. O Processo A maioria dos componentes em aço tem seu início em uma aciaria: o metal passa por

Leia mais

TRATAMENTOS TÉRMICOS

TRATAMENTOS TÉRMICOS TRATAMENTOS TÉRMICOS Definição Submeter um material a um ciclo de variações de temperatura conhecido (idealmente seria controlado), com o objetivo de se obter no material uma determinada microestrutura,

Leia mais

Soldagem arco submerso III

Soldagem arco submerso III Soldagem arco submerso III Péricles Cirillo - E-mail: pericles.cirillo@hotmail.com 1. Aplicação de uniões por soldagem à arco submerso 1.1 Indústria de construção naval Figura 1: mostra tipos de soldas

Leia mais

13/10/2009. Introdução Características gerais Etapas do Processo de Fabricação Geometria Vantagens Equipamentos Produtos

13/10/2009. Introdução Características gerais Etapas do Processo de Fabricação Geometria Vantagens Equipamentos Produtos 1 Introdução Características gerais Etapas do Processo de Fabricação Geometria Vantagens Equipamentos Produtos 2 1 = PUXAMENTO 3 Introdução: A trefilação é uma operação em que a matériaprima é estirada

Leia mais

AÇOS E FERROS FUNDIDOS AÇOS E FERROS FUNDIDOS

AÇOS E FERROS FUNDIDOS AÇOS E FERROS FUNDIDOS AÇOS E FERROS FUNDIDOS Prof. MSc: Anael Krelling 1 2 AÇOS Aços são ligas Fe-C que podem conter outros elementos Propriedades mecânicas dependem da % C. % C < 0,25% - baixo carbono. 0,25% < % C < 0,60%

Leia mais

Aula 10 - Laminação. Para ter acesso a esse material acesse:

Aula 10 - Laminação. Para ter acesso a esse material acesse: Aula 10 - Laminação Para ter acesso a esse material acesse: http://professores.chapeco.ifsc.edu.br/keli Classificação Processos de Fabricação Processos de Fabricação Com remoção de cavaco Sem remoção de

Leia mais

Norma Técnica Interna SABESP NTS 040

Norma Técnica Interna SABESP NTS 040 Norma Técnica Interna SABESP NTS 040 Inspeção por líquido penetrante Procedimento São Paulo Julho - 1999 NTS 040 : 1999 Norma Técnica Interna SABESP S U M Á R I O 1 OBJETIVO...1 2 CONDIÇÕES GERAIS...1

Leia mais

Discos Roloc Surface Scotch-Brite Industrial

Discos Roloc Surface Scotch-Brite Industrial 3 Discos Roloc Surface Scotch-Brite Industrial Dados Técnicos Fevereiro/2004 Substitui: Janeiro/2002 Página 1 de 5 Introdução: Os discos Roloc Surface Scotch-Brite, também conhecidos como discos Roloc

Leia mais

CONFORMAÇÃO PLÁSTICA DOS METAIS LAMINAÇÃO

CONFORMAÇÃO PLÁSTICA DOS METAIS LAMINAÇÃO CONFORMAÇÃO PLÁSTICA DOS METAIS Prof. Marcos Dorigão Manfrinato 1 CLASSIFICAÇÃO DOS PROCESSOS DE CONFORMAÇÃO Por deformação plástica. Por remoção metálica ou usinagem. 2 1 CLASSIFICAÇÃO DOS PROCESSOS DE

Leia mais

LIXA FERRO HC HC HC HC HC HC HC HC HC HC

LIXA FERRO HC HC HC HC HC HC HC HC HC HC ABRASIVOS DISCO LIXA MET/SOLD LIXA FERRO PEDRA DE AFIAR 3 CÓD. DESCRIÇÃO REF. D. EMB. 873886 873887 873888 873889 873890 873891 873892 873893 873894 873895 873896 873897 886526 873899 4 1/2 Grão 24 283C

Leia mais

RELAÇÃO ENTRE A ENERGIA CHARPY E A DUTILIDADE ATRAVÉS DA ESPESSURA DO AÇO API 5L X80

RELAÇÃO ENTRE A ENERGIA CHARPY E A DUTILIDADE ATRAVÉS DA ESPESSURA DO AÇO API 5L X80 RELAÇÃO ENTRE A ENERGIA CHARPY E A DUTILIDADE ATRAVÉS DA ESPESSURA DO AÇO API 5L X80 Aluno: José Carlos Benatti Neto Orientadora: Ivani de S. Bott Co Orientadora: Adriana F. Ballesteros Introdução Aços

Leia mais

3 Material e Procedimento Experimental

3 Material e Procedimento Experimental 3 Material e Procedimento Experimental 3.1. Material Para este estudo foi utilizado um tubo API 5L X80 fabricado pelo processo UOE. A chapa para a confecção do tubo foi fabricada através do processo de

Leia mais

Metalografia PPGEM - UFRGS

Metalografia PPGEM - UFRGS Metalografia Metalografia - Seleção da Amostra D e v e c onside ra r: O que se procura com a realização da análise metalografica; Ex. Grau de Encruamento - Deve ser longitudinal na chapa ou arame; A significância

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO MORFOLÓGICA DO AÇO INOXIDÁVEL 17-4 PH NITRETADO UTILIZADO NA INDÚSTRIA DE PETRÓLEO E GÁS

CARACTERIZAÇÃO MORFOLÓGICA DO AÇO INOXIDÁVEL 17-4 PH NITRETADO UTILIZADO NA INDÚSTRIA DE PETRÓLEO E GÁS CARACTERIZAÇÃO MORFOLÓGICA DO AÇO INOXIDÁVEL 17-4 PH NITRETADO UTILIZADO NA INDÚSTRIA DE PETRÓLEO E GÁS Ane Caroline Celestino Silva 1, Lucas da Silva Vicente 1, Christian Egídio da Silva 2, Cristina de

Leia mais

UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA Campus RECIFE. Curso: Engenharia de Produção Disciplina: Materiais para Produção Industrial

UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA Campus RECIFE. Curso: Engenharia de Produção Disciplina: Materiais para Produção Industrial UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA Campus RECIFE Curso: Disciplina: Aula 4 Processos de Fabricação Existem um número maior de processos de fabricação, destacando-se os seguintes: 1) Processos de fundição

Leia mais

FUNDIÇÃO POR CENTRIFUGAÇÃO

FUNDIÇÃO POR CENTRIFUGAÇÃO FUNDIÇÃO POR CENTRIFUGAÇÃO Rscp/labats/demec/ufpr/2017 O processo de fabricação por centrifugação consiste em vazar-se metal líquido num molde dotado de movimento de rotação, de modo que a força centrífuga

Leia mais

Profa. Dra. Lauralice Canale

Profa. Dra. Lauralice Canale Profa. Dra. Lauralice Canale A1: Temperatura de equilíbrio de início de austenitização A3: Temperatura de equilíbrio de fim de austenitização Estrutura da perlita Perlita (0.8% C em média) Cementita

Leia mais

pro-t Ficha técnica Aplicações recomendadas Materiais Suportes Características

pro-t Ficha técnica Aplicações recomendadas Materiais Suportes Características Ficha técnica pro-t Perfil de transição entre pavimentos. Lâmina de metal em forma de T que se insere na junta de separação de dois pavimentos diferentes, permitindo cobrir ligeiras diferenças de altura.

Leia mais

ANÁLISE E COMPARAÇÃO DA MICROESTRUTURA DA ZTA DO CORTE REALIZADO POR PLASMA E OXICORTE EM CHAPAS DE AÇO 1020.

ANÁLISE E COMPARAÇÃO DA MICROESTRUTURA DA ZTA DO CORTE REALIZADO POR PLASMA E OXICORTE EM CHAPAS DE AÇO 1020. ANÁLISE E COMPARAÇÃO DA MICROESTRUTURA DA ZTA DO CORTE REALIZADO POR PLASMA E OXICORTE EM CHAPAS DE AÇO 1020. Geriel Apolinario da Cunha; Cristina de C. Ares Elisei Fatec Pindamonhangaba, Rodovia Vereador

Leia mais

Tratamentos Térmicos. Recozimento. Objetivos:

Tratamentos Térmicos. Recozimento. Objetivos: Recozimento Objetivos: Reduzir a dureza; Aumentar a usinabilidade; Facilitar o trabalho a frio; Atingir microestrutura e propriedades desejadas Recozimento pleno Conceitos: Tratamentos Térmicos - TEMPERATURAS

Leia mais

FUNDIÇÃO ODONTOLÓGICA

FUNDIÇÃO ODONTOLÓGICA FUNDIÇÃO ODONTOLÓGICA DEFINIÇÃO É o processo de se obter objetos vazando líquidos ou metal viscoso em um molde preparado ou forma. O objetivo de uma fundição é o de produzir réplicas de um objeto qualquer.

Leia mais

Aula 9- Usinabilidade dos Materiais

Aula 9- Usinabilidade dos Materiais -A usinabilidade pode ser definida como uma grandeza tecnológica que expressa, por meio de um valor numérico comparativo ( índice de usinabilidade), um conjunto de propriedades de usinagem de um material

Leia mais

Processo de Soldagem Eletroescória HISTÓRICO

Processo de Soldagem Eletroescória HISTÓRICO Processo de Soldagem Eletroescória HISTÓRICO Prof. Luiz Gimenes Jr. Prof. Manuel Saraiva Clara Os precursores do processo começaram ainda no século passado com a soldagem na posição vertical em um único

Leia mais

APLICAÇÃO AEROESPACIAL APÓS OS TRATAMENTOS TÉRMICOS DE TÊMPERA, REVENIMENTO E SOLUBLIZAÇÃO.

APLICAÇÃO AEROESPACIAL APÓS OS TRATAMENTOS TÉRMICOS DE TÊMPERA, REVENIMENTO E SOLUBLIZAÇÃO. AVALIAÇÃO DO EFEITO DA ESPESSURA NA MICRODUREZA E MICROESTRUTURA DA LIGA DE Ti-6Al-4V DE APLICAÇÃO AEROESPACIAL APÓS OS TRATAMENTOS TÉRMICOS DE TÊMPERA, REVENIMENTO E SOLUBLIZAÇÃO. Marcio S. C. da SILVA

Leia mais

João Carmo Vendramim 1 Jan Vatavuk 2 Thomas H Heiliger 3 R Jorge Krzesimovski 4 Anderson Vilele 5

João Carmo Vendramim 1 Jan Vatavuk 2 Thomas H Heiliger 3 R Jorge Krzesimovski 4 Anderson Vilele 5 O tratamento térmico de têmpera e revenimento a vácuo de um bloco de aço AISI H13, dimensões 300x300x300 mm, monitorado com quatro termopares de contato João Carmo Vendramim 1 Jan Vatavuk 2 Thomas H Heiliger

Leia mais

FUNDIÇÃO POR GRAVIDADE OU COQUILHAMENTO EM MOLDE PERMANENTE

FUNDIÇÃO POR GRAVIDADE OU COQUILHAMENTO EM MOLDE PERMANENTE FUNDIÇÃO POR GRAVIDADE OU COQUILHAMENTO EM MOLDE PERMANENTE RSCP/LABATS/DEMEC/UFPR 2017 O que é Fundição com Molde Permanente? O que é Fundição com Molde Permanente? A fundição com molde permanente emprega

Leia mais

TRATAMENTOS TÉRMICOS: AÇOS E SUAS LIGAS. Os tratamentos térmicos em metais ou ligas metálicas, são definidos como:

TRATAMENTOS TÉRMICOS: AÇOS E SUAS LIGAS. Os tratamentos térmicos em metais ou ligas metálicas, são definidos como: TRATAMENTOS TÉRMICOS: AÇOS E SUAS LIGAS Os tratamentos térmicos em metais ou ligas metálicas, são definidos como: - Conjunto de operações de aquecimento e resfriamento; - Condições controladas de temperatura,

Leia mais

ANÁLISE EM AMOSTRA DE CESTO DE CENTRÍFUGA DE AÇÚCAR FRATURADO EM SERVIÇO

ANÁLISE EM AMOSTRA DE CESTO DE CENTRÍFUGA DE AÇÚCAR FRATURADO EM SERVIÇO ANÁLISE EM AMOSTRA DE CESTO DE CENTRÍFUGA DE AÇÚCAR FRATURADO EM SERVIÇO Quando um equipamento é fabricado conforme um projeto, tem-se por objetivo garantir suas propriedades mecânicas e trabalho dentro

Leia mais

MATERIAIS, SUPERFÍCIES, E COMPONENTES PARA SISTEMA WFI E OUTROS SISTEMAS DE TUBULAÇÕES SANITÁRIAS

MATERIAIS, SUPERFÍCIES, E COMPONENTES PARA SISTEMA WFI E OUTROS SISTEMAS DE TUBULAÇÕES SANITÁRIAS MATERIAIS, SUPERFÍCIES, E COMPONENTES PARA SISTEMA WFI E OUTROS SISTEMAS DE TUBULAÇÕES SANITÁRIAS por David H. Artiss ACABAMENTOS DE SUPERFÍCIE Quatro tipos primários de acabamentos de superfície são disponíveis

Leia mais

LAMINAÇÃO EM UM E DOIS PASSES DA LIGA AA1100 PARA FABRICAÇÃO DE EVAPORADORES ROLL BOND. Fernando Frias da Costa, Kátia Regina Cardoso

LAMINAÇÃO EM UM E DOIS PASSES DA LIGA AA1100 PARA FABRICAÇÃO DE EVAPORADORES ROLL BOND. Fernando Frias da Costa, Kátia Regina Cardoso LAMINAÇÃO EM UM E DOIS PASSES DA LIGA AA1100 PARA FABRICAÇÃO DE EVAPORADORES ROLL BOND Fernando Frias da Costa, Kátia Regina Cardoso UNIVAP Universidade do Vale do Paraíba FEAU, Av. Shishima Hifumi, 2911

Leia mais

Existem diversas técnicas e procedimentos empregados visando o aumento das propriedades

Existem diversas técnicas e procedimentos empregados visando o aumento das propriedades Universidade Federal do Paraná Curso de Engenharia Industrial Madeireira ELEMENTOS ORGÂNICOS DE MÁQUINAS I AT-096 Dr. Alan Sulato de Andrade alansulato@ufpr.br TRATAMENTOS EMPREGADOS EM INTRODUÇÃO: Existem

Leia mais

Ciências dos materiais- 232

Ciências dos materiais- 232 1 Ciências dos materiais- 232 Aula 6 - Tratamentos Térmicos Quinta Quinzenal Semana par 26/05/2015 1 Professor: Luis Gustavo Sigward Ericsson Curso: Engenharia Mecânica Série: 5º/ 6º Semestre 2015-1_CM_Aula06_TratTermico.pdf

Leia mais

SUMÁRIO. 1 Introdução Obtenção dos Metais Apresentação do IBP... xiii. Apresentação da ABENDI... Apresentação da ABRACO...

SUMÁRIO. 1 Introdução Obtenção dos Metais Apresentação do IBP... xiii. Apresentação da ABENDI... Apresentação da ABRACO... SUMÁRIO Apresentação do IBP... xiii Apresentação da ABENDI... xv Apresentação da ABRACO... xvii Prefácio... xix 1 Introdução... 1 1.1 Exercícios... 3 2 Obtenção dos Metais... 5 2.1 Minérios... 5 2.1.1

Leia mais

Brasil 2017 SOLUÇÕES INTEGRADAS EM ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS

Brasil 2017 SOLUÇÕES INTEGRADAS EM ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS Brasil 2017 SOLUÇÕES INTEGRADAS EM ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS FORNO DE REAQUECIMENTO DE PLACAS FORNO DE REAQUECIMENTO DE PLACAS 2 FORNO DE REAQUECIMENTO DE PLACAS As tecnologias de inspeção da IB-NDT aplicadas

Leia mais

A Utilização de Metalografia Colorida na Identificação dos Microconstituintes de Solda em Aço Microligado

A Utilização de Metalografia Colorida na Identificação dos Microconstituintes de Solda em Aço Microligado A Utilização de Metalografia Colorida na Identificação dos Microconstituintes de Solda em Aço Microligado Resumo O processo de soldagem constitui uma das maneiras mais práticas e econômicas de se unir

Leia mais

Tratamento térmico T4: solubilização e envelhecimento de ligas Al3,5%Cu

Tratamento térmico T4: solubilização e envelhecimento de ligas Al3,5%Cu Tratamento térmico T4: solubilização e envelhecimento de ligas Al3,5%Cu Filipi Damasceno Vianna filipi@pucrs.br Edison Luis Ribeiro zetur@zetur.com.br Lucas Luiz Reckziegel lucakzlz@hotmail.com Porto Alegre,

Leia mais

FACULDADE SUDOESTE PAULISTA. Ciência e Tecnologia de Materiais Prof. Ms. Patrícia Corrêa. Metais: Conformação

FACULDADE SUDOESTE PAULISTA. Ciência e Tecnologia de Materiais Prof. Ms. Patrícia Corrêa. Metais: Conformação FACULDADE SUDOESTE PAULISTA Ciência e Tecnologia de Materiais Prof. Ms. Patrícia Corrêa Metais: Conformação Conformação: É o processo de transformação dos materiais (metálicos), através da ação de tensões

Leia mais

Análise Microestrutural em Aços

Análise Microestrutural em Aços Universidade Estadual Paulista UNESP Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira Departamento de Engenharia Mecânica Área de Materiais e Processos de Fabricação Ilha Solteira, 22 a 26 de agosto de 2005 Análise

Leia mais

Sistemas Estruturais. Prof. Rodrigo mero

Sistemas Estruturais. Prof. Rodrigo mero Sistemas Estruturais Prof. Rodrigo mero Aula 4 O Material aço Índice Características de Aço da Construção Civil Propriedades Modificadas Ligas Metálicas Ligas Ferrosas Ligas Não-Ferrosas Teor de Carbono

Leia mais

ESTAMPAGEM ESTAMPAGEM

ESTAMPAGEM ESTAMPAGEM ESTAMPAGEM Prof. M.Sc.: Anael Krelling 1 INTRODUÇÃO Estampagem consiste em todas as operações de corte e conformação de materiais metálicos planos, a fim de lhe conferir a forma e a precisão desejada,

Leia mais

CENTRO DE SERVIÇOS DE TRATAMENTO TÉRMICO. Soluções completas em tratamento térmico.

CENTRO DE SERVIÇOS DE TRATAMENTO TÉRMICO. Soluções completas em tratamento térmico. CENTRO DE SERVIÇOS DE TRATAMENTO TÉRMICO Soluções completas em tratamento térmico. Muito além do aço. Na indústria metal-mecânica, a demanda por aços com propriedades mecânicas e tribológicas é cada vez

Leia mais

escrita deste trabalho e sua submissão, os CDP s ainda não haviam retornado da UNICAMP. INTRODUÇÃO O alumínio é um dos metais não-ferrosos mais

escrita deste trabalho e sua submissão, os CDP s ainda não haviam retornado da UNICAMP. INTRODUÇÃO O alumínio é um dos metais não-ferrosos mais ESTUDO DA MICRODUREZA E DA MICROESTRUTURA DA LIGA DE ALUMÍNIO 2524 DE APLICAÇÃO AEROESPACIAL APÓS DIFERENTES CONDIÇÕES DE TRATAMENTOS TÉRMICOS DE SOLUBILIZAÇÃO, RECOZIMENTO E ENVELHECIMENTO ARTIFICIAL

Leia mais

DETERMINAÇÃO E AVALIAÇÃO DA DUREZA E DA MICROESTRUTURA DO AÇO AISI 5160 NA CONDIÇÃO PADRÃO E ESFEROIDIZADO.

DETERMINAÇÃO E AVALIAÇÃO DA DUREZA E DA MICROESTRUTURA DO AÇO AISI 5160 NA CONDIÇÃO PADRÃO E ESFEROIDIZADO. DETERMINÇÃO E VLIÇÃO D DUREZ E D MICROESTRUTUR DO ÇO ISI 5160 N CONDIÇÃO PDRÃO E ESFEROIDIZDO. nelise Pereira da Silva, Suelen de Fátima Felisberto, mir Rivaroli Junior, Cristina de Carvalho res Elisei,

Leia mais

Defeitos de Fundição Porosidades de gas

Defeitos de Fundição Porosidades de gas Defeitos de Fundição Porosidades de gas Ricardo Fuoco Gerente Geral de Tecnologia de Fundição Metso Brasil Indústria e Comércio Ltda Fone: (015) 2102-1212 Email: ricardo.fuoco@metso.com 1 Índice 4.1. Porosidades:

Leia mais