Quadro 1 Descrição das variáveis

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Quadro 1 Descrição das variáveis"

Transcrição

1 É SEGURO USAR ÁGUA DE CHUVA PARA BANHO? Eduardo Cohim Prof. Mestre do Curso de Engenharia Ambiental da FTC e Pesquisador da Rede de Tecnologias Limpas UFBA; ecohim@ufba.br Resumo O processo de urbanização tem se exacerbado nas últimas décadas, resultando em pressão sobre os recursos naturais, principalmente a água. A água de chuva é uma alternativa a ser considerada na gestão sustentável da água em ambientes urbanos. Entretanto, em decorrência da natureza aleatória das chuvas, a viabilidade econômica de seu uso depende da freqüência de sua utilização. Apesar disso, a água de chuva tem sido recomendada para usos como irrigação e descarga de vasos sanitários. O banho é responsável por mais de 30% do consumo doméstico de água, além de ser um uso freqüente, o que favorece a viabilidade do aproveitamento de água de chuva. Entretanto, é necessário que se responda à pergunta: é seguro o uso de água de chuva para banho? Esse artigo pretende colaborar para a resposta a essa pergunta, apresentando o resultado da avaliação quantitativa de risco microbiológico para uso de água de chuva para banho Palavras Chave: Captação de água de chuva; usos para água de chuva; água de chuva para banho; avaliação quantitativa de risco microbiológico. Introdução Vivemos a era da urbanização. Em 900, a população mundial era de cerca de,6 bilhões de habitantes e desses, apenas 60 milhões viviam em cidades. Em 2005, esse número era 20 vezes maior: 3,2 bilhões de habitantes, e, conforme previsões da Comissão de População e Desenvolvimento da ONU, em 2030 esse número será de 4,9 bilhões. Desse total, 80% estarão em países menos desenvolvidos [](UN, 2007). Tais concentrações populacionais apresentam grande demanda por água, alimento, bens e serviços, transporte, gestão de resíduos, etc., exercendo pressões crescentes sobre o meio ambiente. Um recurso ambiental sob forte pressão é a água. Uma recomendação para melhorar a sustentabilidade do uso urbano da água é o aproveitamento das águas de chuva como fonte de abastecimento. Mas, diversos trabalhos apontam para a ocorrência de microrganismos nessas águas, resultando na sua indicação para usos menos nobres como descarga de vasos sanitários e irrigação de jardins, limitando a viabilidade econômica do seu uso.

2 Porém, sabe-se que nenhum sistema de abastecimento de água é 00% seguro durante todo o tempo [2](Gould, sd). Admite-se aqui a impropriedade da água de chuva para bebida sem tratamento prévio. Mas, seria adequada para usos não consuntivos como banho, por exemplo? O objetivo deste artigo é avaliar a aptidão da água de chuva, do ponto de vista microbiológico, para banho. Material e Métodos Utilizou-se a metodologia de Avaliação Quantitativa de Risco Microbiológico AQRM. Adotou-se aqui uma abordagem estocástica, utilizando-se o Método de Monte Carlo, o que permite levar em conta a incerteza dos parâmetros utilizados. Para cada um deles, foi gerada uma série de 0 mil valores, que, combinados, configuram número igual de cenários. Adota-se como referência o valor da mediana dos resultados [4](Mara,2006). As etapas da AQRM são descritas a seguir. -A identificação do perigo; 2- A caracterização do perigo; 3- A avaliação da exposição; 4- A caracterização do risco. Foi feita uma revisão de artigos internacionais e nacionais sobre qualidade microbiológica da água de chuva, encontrando-se uma prevalência de 4,4% para Campylobacter spp e,4% para Salmonella spp. A principal fonte de contaminação por microrganismos na água de chuva é a partir de fezes de pássaros e os organismos mais freqüentemente isolados são Salmonela spp e Campylobacter spp [4](Fewtrell e Kay, 2007). Campylobacter spp, foi adotado como organismo de referência neste estudo devido a maior prevalência na água armazenada em cisternas e a menor dose infectiva quando comparada à Salmonella spp. Admitiu-se, de forma conservadora, que as amostras positivas obedecem uma distribuição normal. A freqüência e duração do banho adotada foi a obtida por [5]Wilkes et al. (2005). O volume ingerido foi estimado pelo autor, tomando como referência o valor adotado para ingestão de água durante banho recreativo com imersão total do corpo, de 20 a 50 ml em hora [6] (WHO, 200). As distribuições adotadas e os respectivos valores característicos estão descritos no Quadro.

3 Quadro Descrição das variáveis Variável Campylobacter na água de chuva Frequencia de amostras positivas Frequencia de banho Duração de banho Taxa de ingestão de água durante o banho Unidade NMP/L Lognormal decimal Normal #/dia min Lognormal Lognormal ml/min. Normal Distribuição Mínimo: 0,2 Mediana: Máximo: 45 Média: 0,05 Desvio padrão: 0,0 Mínimo: 0, Média: 0,9 Máximo: 5,0 Mínimo: 0,9 Média: 8,3 Máximo: 44 Média: 0,5 Desvio padrão: 0,2 MODELO BETA-POISSON: P I d N 50 2 (equação ) Onde, P I =risco de infecção em uma exposição; d=número de patógenos ingeridos; N 50 = número de patógenos que infectará 50% da população exposta; α é um parâmetro de ajuste da curva. Para Campylobacter spp, N 50 vale 896 e α, 0,45. O risco anual fica caracterizado pela Equação 2, onde P n é o risco anual e n o número de exposições no ano. P ( ) n P I (equação 2) Uma vez que nem toda pessoa infectada adoece, é necessário que se faça uma estimativa da probabilidade de contrair-se uma doença, PD. PD=PD:I x P I (equação 3) Onde PD= probabilidade de uma pessoa infectada tornar-se doente; PD:I= probabilidade de uma pessoa infectada desenvolver doença clínica, adotando-se o valor de 0,7 [3](Mara, 2006). O impacto causado pela doença é medido por DALY (disability-adjusted life years), adotada e recomendada pela Organização Mundial de Saúde [3](Mara,2006), que leva em conta os anos perdidos por morte prematura e os anos vividos com deficiência, considerando-se a grau de severidade da doença. No caso de campylobacteriose, cada caso de doença representa uma perda (DALY) de 4,6 x 0-6 anos. Resultados e Discussão O gráfico da Figura 0 apresenta os resultados na forma de curva de probabilidade acumulada. n

4 00% DALY 90% 80% 70% 60% 50% Percentil DALY 25,43E ,86E ,65E-06 40% 30% 20% 0% 0%,00E-08,00E-07,00E-06,00E-05,00E-04,00E-03 Figura Distribuição de freqüência acumulada da DALY Observa-se que o risco mediano seria de 2,86 x 0-6 DALY (anos) por pessoa por ano (6,2 x 0-4 casos de doença), o que corresponde a cerca de 90 segundos por pessoa por ano. O número médio de casos de doenças gastrintestinais em países como o Brasil é de 2 por pessoa por ano. O uso da água de chuva para banho representaria um aumento de 0,03% que, segundo [7]Westrell et al. (2004) poderia ser classificado como insignificante, já que inferior a 0,%. O valor encontrado para a DALY é equivalente ao que a OMS recomenda para água de beber, igual a x 0-6 DALY por pessoa por ano. [4]Fewtrell e Kay (2007) elaboraram estudo semelhante para uso de água de chuva para descarga de bacia sanitário em uma comunidade hipotética na Inglaterra e encontraram o valor de,5 x 0-8 DALY por pessoa por ano. Considerando as condições de exposição consideradas, pode-se dizer que o resultado encontrado neste trabalho está coerente. Esse resultado pode ser comparado ainda com o impacto de outros fatores de risco no Brasil, medidos em termos de DALY e mostrados na Quadro 2. Observa-se que o impacto resultante do uso da água de chuva para banho é 30 mil vezes menor que a morte por câncer, 35 mil que homicídio, 4 mil que acidente de trabalho e 23 mil que acidentes de trânsito. Esses números indicam que existem prioridades bem mais urgentes que tratar água de chuva para uso em banho. Quadro 2 - DALY para fatores de risco no Brasil Acidente em Acidente de Homicídio Câncer Transporte Trabalho 6,6E-02,2E-02,0E-0 8,5E-02 Fonte: Elaboração própria a partir de dados do Ministério da Saúde, 2008.

5 [8]Heyworth et al. (2006) realizaram estudos epidemiológicos na Austrália e concluíram que o consumo de água de chuva armazenada em cisternas não aumenta o risco de gastrenterite com relação ao consumo de água do sistema público em crianças de 4 a 6 anos, numa evidencia do baixo risco representado pelo uso dessa fonte de água. Cabe, entretanto, ressaltar que a manutenção de valores baixos de risco para uso de água de chuva para banho, ou mesmo sua redução, requer a operação cuidadosa e o manuseio adequado da água no interior da residência. Nesse sentido, é imprescindível o descarte das primeiras águas e a não introdução de objetos contaminados na cisterna. Conclusões Com base nos resultados, pode-se sugerir que a água de chuva, em condições normais, tem qualidade microbiológica compatível com o uso para banho, desde que se assegure cuidados mínimos na operação do sistema, tais como o descarte das primeiras águas e a limpeza e desinfecção periódica da cisterna Referências Bibliográficas []UN (2007),Tendencias demográficas en el mundo - Informe del Secretario General. [2] GOULD, J. (sd). Is rainwater safe to drink? A review of recent findings. Asal Consultants/ Lincoln University [3]MARA, D. (2006). A guide to the guidelines. A numerical guide to the WHO Guidelines on Wastewater Use in Agriculture and Practical Advice to Transpose them into National Standards. School of Civil Engineering. University of Leeds. [4] FEWTRELL, L. e KAY, D. Quantitative microbial risk assessment with respect to Campylobacter Spp in toilets flushed with harvested rainwater. Water and Environmental Journal vol 2, 2007, pp [5] WILKES, C. R. et al. Probability distributions for showering and bathing water-use behavior forn various U.S. subpopulations. Risk Analysis vol 25, no. 2, pp [6]WHO (200) Bathing Water Quality and Human Health. Outcome of an Expert Consultation. Farnham, UK. [7]WESTRELL, T. et al. (2004). QMRA (quantitative microbial risk assessment) and HACP (hazard analysis critical control points) for management of pathogens in wastewater and sewage sludge treatment and reuse. Water Science and Technology 50(2):

6 [8]HEYWORTH, J. S. et AL (2006) Consumption of untreated tank rainwater and gastroenteritis among young children in South Australia. International Journal of Epidemiology. Vol 35 pp

Caroline Rigotto. Pesquisadora Pós-doutoral programa DOCFIX FAPERGS/CAPES Laboratório de Microbiologia Molecular Universidade Feevale

Caroline Rigotto. Pesquisadora Pós-doutoral programa DOCFIX FAPERGS/CAPES Laboratório de Microbiologia Molecular Universidade Feevale Caroline Rigotto Pesquisadora Pós-doutoral programa DOCFIX FAPERGS/CAPES Laboratório de Microbiologia Molecular Universidade Feevale Avaliação Quantitava de Risco Microbiológico - AQRM No Início da década

Leia mais

Auditório da Sede Nacional da Ordem dos Engenheiros SEGURANÇA ALIMENTAR para mais SAÚDE

Auditório da Sede Nacional da Ordem dos Engenheiros SEGURANÇA ALIMENTAR para mais SAÚDE Esta apresentação respeita a ortografia anterior ao actual acordo ortográfico. Auditório da Sede Nacional da Ordem dos Engenheiros SEGURANÇA ALIMENTAR para mais SAÚDE Cristina Belo Correia Departamento

Leia mais

II USO DE ÁGUA CINZA PARA FINS NÃO POTÁVEIS: UM CRITÉRIO RACIONAL PARA DEFINIÇÃO DA QUALIDADE

II USO DE ÁGUA CINZA PARA FINS NÃO POTÁVEIS: UM CRITÉRIO RACIONAL PARA DEFINIÇÃO DA QUALIDADE II-164 - USO DE ÁGUA CINZA PARA FINS NÃO POTÁVEIS: UM CRITÉRIO RACIONAL PARA DEFINIÇÃO DA QUALIDADE Eduardo Cohim Engenheiro Sanitarista pela UFBA - Universidade Federal da Bahia, 1982; Engenheiro de Irrigação,

Leia mais

SALUBRIDADE AMBIENTAL DA PRAIA DO TOMBO, MUNICÍPIO DE GUARUJÁ-SP: REFLEXOS NA QUALIDADE DE SUAS ÁGUAS BALNEARES

SALUBRIDADE AMBIENTAL DA PRAIA DO TOMBO, MUNICÍPIO DE GUARUJÁ-SP: REFLEXOS NA QUALIDADE DE SUAS ÁGUAS BALNEARES SALUBRIDADE AMBIENTAL DA PRAIA DO TOMBO, MUNICÍPIO DE GUARUJÁ-SP: REFLEXOS NA QUALIDADE DE SUAS ÁGUAS BALNEARES Saúde Ambiental Renata Aparecida COSTA¹ Carolina Leite de MORAES² Darah Danielle PONTES³

Leia mais

APLICAÇÃO DA AQRM EM DIFERENTES CONTEXTOS INTERNACIONAIS

APLICAÇÃO DA AQRM EM DIFERENTES CONTEXTOS INTERNACIONAIS AVALIAÇÃO QUANTITATIVA DE RISCOS MICROBIOLÓGICOS (AQRM): EXPERIÊNCIAS E PERSPECTIVAS PARA AMÉRICA LATINA APLICAÇÃO DA AQRM EM DIFERENTES CONTEXTOS INTERNACIONAIS III Congresso Latino Americano da SRA-LA

Leia mais

Uso de lodo de esgoto em solos: contribuições para a regulamentação no Brasil

Uso de lodo de esgoto em solos: contribuições para a regulamentação no Brasil Uso de lodo de esgoto em solos: contribuições para a regulamentação no Brasil Riscos microbiológicos associados ao uso agrícola de biossólidos e a resolução Conama n 375 Tiago de Brito Magalhães Belo Horizonte

Leia mais

Total. Analisando os custos para os países até 2030, o estudo foca naqueles passíveis de impactar diretamente o PIB, dentre eles:

Total. Analisando os custos para os países até 2030, o estudo foca naqueles passíveis de impactar diretamente o PIB, dentre eles: Resumo do estudo Impactos econômicos das doenças crônicas na produtividade e na aposentadoria precoce: o Brasil em foco (Victoria University - Austrália) 1. Resumo Executivo O envelhecimento da população

Leia mais

Rafael K. X. Bastos. III Congresso da Sociedade de Análise de Risco Latino Americana (SRA-LA)

Rafael K. X. Bastos. III Congresso da Sociedade de Análise de Risco Latino Americana (SRA-LA) III Congresso da Sociedade de Análise de Risco Latino Americana (SRA-LA) Rafael K. X. Bastos Universidade Federal de Viçosa Departamento de Engenharia Civil Abordagens para formulação de normas e critérios

Leia mais

Aplicação de uma ferramenta de análise probabilística da exposição

Aplicação de uma ferramenta de análise probabilística da exposição Aplicação de uma ferramenta de análise probabilística da exposição R. Assunção 1,2,3*, E. Vasco 1, B. Nunes 1 & P. Alvito 1,3 1 Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge; 2 Universidade de Évora; 3

Leia mais

1. Introdução Estado da arte Organização da dissertação. Universidade do Minho - Escola de Engenharia

1. Introdução Estado da arte Organização da dissertação. Universidade do Minho - Escola de Engenharia Universidade do Minho - Escola de Engenharia MESTRADO INTEGRADO EM ENGENHARIA CIVIL Plano de Trabalhos para Dissertação de Mestrado 2013/2014 Tema: Avaliação e gestão de riscos em sistemas de saneamento

Leia mais

Uso Racional e Reúso da Água

Uso Racional e Reúso da Água Escola Politécnica da USP PHD - 2548 Uso Racional e Reúso da Água NECESSIDADES E DESAFIOS Apresentação: José Carlos Mierzwa mierzwa@usp.br http://www.usp.br/cirra cirra@usp.br Programa do Curso 1 - A necessidade

Leia mais

CONSUMO ENERGÉTICO EM SISTEMAS DE CAPTAÇÃO E BOMBEAMENTO DE ÁGUA DE CHUVA PARA RESIDÊNCIAS DE APENA UM PAVIMENTO.

CONSUMO ENERGÉTICO EM SISTEMAS DE CAPTAÇÃO E BOMBEAMENTO DE ÁGUA DE CHUVA PARA RESIDÊNCIAS DE APENA UM PAVIMENTO. CONSUMO ENERGÉTICO EM SISTEMAS DE CAPTAÇÃO E BOMBEAMENTO DE ÁGUA DE CHUVA PARA RESIDÊNCIAS DE APENA UM PAVIMENTO. Hamilton de Araújo Silva Neto (1) Bacharel em Engenharia Civil e Mestrando em Saneamento

Leia mais

SISTEMAS DE TRATAMENTO DE ESGOTO SANITÁRIO. Eng.º EDUARDO PEREIRA LUIZ DEPARTAMENTO DE MANUTENÇÃO INDUSTRIAL

SISTEMAS DE TRATAMENTO DE ESGOTO SANITÁRIO. Eng.º EDUARDO PEREIRA LUIZ DEPARTAMENTO DE MANUTENÇÃO INDUSTRIAL SISTEMAS DE TRATAMENTO DE ESGOTO SANITÁRIO Eng.º EDUARDO PEREIRA LUIZ DEPARTAMENTO DE MANUTENÇÃO INDUSTRIAL O que é Esgoto? São todos os resíduos líquidos provenientes de indústrias e domicílios que necessitam

Leia mais

Uso Racional e Reúso da Água NECESSIDADES E DESAFIOS

Uso Racional e Reúso da Água NECESSIDADES E DESAFIOS Escola Politécnica da USP PHD - 2548 Uso Racional e Reúso da Água NECESSIDADES E DESAFIOS Apresentação: José Carlos Mierzwa mierzwa@usp.br http://www.usp.br/cirra cirra@usp.br Programa do Curso 1 - A necessidade

Leia mais

Autoridade de Segurança Alimentar e Económica. Maria Adelaide Teles

Autoridade de Segurança Alimentar e Económica. Maria Adelaide Teles Autoridade de Segurança Alimentar e Económica Maria Adelaide Teles Segurança Alimentar Legislação aplicável Regulamento (CE) Nº 178/2002 do Parlamento Europeu e do Conselho de 28 de janeiro de 2002 Criação

Leia mais

USO DE UM MODELO MATEMÁTICO CALIBRADO PARA SIMULAR CENÁRIOS DE DEMANDA FUTURA EM UMA REDE DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA DENTRO DE UM CAMPUS UNIVERSITÁRIO

USO DE UM MODELO MATEMÁTICO CALIBRADO PARA SIMULAR CENÁRIOS DE DEMANDA FUTURA EM UMA REDE DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA DENTRO DE UM CAMPUS UNIVERSITÁRIO USO DE UM MODELO MATEMÁTICO CALIBRADO PARA SIMULAR CENÁRIOS DE DEMANDA FUTURA EM UMA REDE DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA DENTRO DE UM CAMPUS UNIVERSITÁRIO Alexandre Hitoshi Ito 1 *& Priscila Pini Pereira 2 &

Leia mais

Voluntário do projeto de pesquisa PIBIC e Acadêmico do curso de Engenharia Civil da Unijuí. 3

Voluntário do projeto de pesquisa PIBIC e Acadêmico do curso de Engenharia Civil da Unijuí. 3 ESTUDO DE UTILIZAÇÃO DE CISTERNAS EM HABITAÇÕES DE INTERESSE SOCIAL NO MUNICÍPIO DE SANTA ROSA/RS 1 STUDY OF USING TANKS IN ROOMS OF SOCIAL INTEREST IN THE MUNICIPALITY OF SANTA ROSA/RS Ederson Rafael

Leia mais

NOTA TÉCNICA. Departamento de Saúde Pública

NOTA TÉCNICA. Departamento de Saúde Pública ÁGUA DESTINADA AO CONSUMO HUMANO RISCOS PARA A SAÚDE HUMANA RESULTANTES DE UMA DEFICIENTE DESINFECÇÃO CLORO RESIDUAL LIVRE NOTA TÉCNICA Departamento de Saúde Pública NOTA TÉCNICA CLORO RESIDUAL LIVRE Elaborado,

Leia mais

PREVENÇÃO, PREPARAÇÃO E RESPOSTA À EMERGÊNCIAS E DESASTRES QUÍMICOS

PREVENÇÃO, PREPARAÇÃO E RESPOSTA À EMERGÊNCIAS E DESASTRES QUÍMICOS Curso de Auto-aprendizagem PREVENÇÃO, PREPARAÇÃO E RESPOSTA À EMERGÊNCIAS E DESASTRES QUÍMICOS Estudos de análise de risco em instalações com produtos perigosos José Carlos de Moura Xavier CETESB Análise

Leia mais

CIA DE SANEAMENTO BÁSICO DO ESTADO DE SÃO PAULO PROGRAMA PILOTO PARA IMPLANTAÇÃO DO PLANO DE SEGURANÇA DA ÁGUA NA SABESP

CIA DE SANEAMENTO BÁSICO DO ESTADO DE SÃO PAULO PROGRAMA PILOTO PARA IMPLANTAÇÃO DO PLANO DE SEGURANÇA DA ÁGUA NA SABESP CIA DE SANEAMENTO BÁSICO DO ESTADO DE SÃO PAULO PROGRAMA PILOTO PARA IMPLANTAÇÃO DO PLANO DE SEGURANÇA DA ÁGUA NA SABESP 31 / outubro / 2012 BONN NET WORK Em setembro de 2004, em Bonn (Alemanha), a IWA

Leia mais

Regulação da Água para Consumo Humano Vigilância Sanitária. Autores: Paulo Diegues 1, Vítor Martins 2. Resumo

Regulação da Água para Consumo Humano Vigilância Sanitária. Autores: Paulo Diegues 1, Vítor Martins 2. Resumo Autores: Paulo Diegues 1, Vítor Martins 2 Resumo A presente comunicação incide sobre os principais aspectos associados à Regulamentação da água para consumo humano, focando a necessidade de se estabelecer

Leia mais

PERFIL DO CONSUMO RESIDENCIAL E USOS FINAIS DA ÁGUA EM BELÉM DO PARÁ

PERFIL DO CONSUMO RESIDENCIAL E USOS FINAIS DA ÁGUA EM BELÉM DO PARÁ PERFIL DO CONSUMO RESIDENCIAL E USOS FINAIS DA ÁGUA EM BELÉM DO PARÁ Juliana Maia Duarte (1) Graduanda do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental, Instituto de Tecnologia, Universidade Federal do Pará

Leia mais

Reutilização das Águas Pluviais RESUMO

Reutilização das Águas Pluviais RESUMO RESUMO No presente trabalho realizou-se um estudo, para verificar a possibilidade de utilização de um sistema de aproveitamento das águas pluviais, no campus do ISEL, a fim de analisar a viabilidade económica

Leia mais

Métodos de Estimação. Roteiro. 1. Three-point Estimation 2. Julgamento de Especialistas 3. Referências. Three-Point Estimation

Métodos de Estimação. Roteiro. 1. Three-point Estimation 2. Julgamento de Especialistas 3. Referências. Three-Point Estimation Métodos de Estimação Roteiro 1. Three-point Estimation. Julgamento de Especialistas 3. Referências Three-Point Estimation 1 Three-Point Estimation Pert original: A duração da atividade segue uma distribuição

Leia mais

USOS DADOS A ÁGUA DAS CISTERNAS DA COMUNIDADE DE LAGINHA MUNICÍPIO DE PRATA, PB.

USOS DADOS A ÁGUA DAS CISTERNAS DA COMUNIDADE DE LAGINHA MUNICÍPIO DE PRATA, PB. USOS DADOS A ÁGUA DAS CISTERNAS DA COMUNIDADE DE LAGINHA MUNICÍPIO DE PRATA, PB Aldair Daniel da Silva 1, Maria Teresa Cristina Coelho do Nascimento 1, Jailton Garcia Ramos 1, Rodolpho Gomes Martins 1,

Leia mais

INDICADORES SOBRE A EVOLUÇÃO DE INFORMAÇÕES CIENTÍFICAS ACERCA DA UTILIZAÇÃO DE PALMA FORRAGEIRA PARA TRATAMENTO DE ÁGUA

INDICADORES SOBRE A EVOLUÇÃO DE INFORMAÇÕES CIENTÍFICAS ACERCA DA UTILIZAÇÃO DE PALMA FORRAGEIRA PARA TRATAMENTO DE ÁGUA INDICADORES SOBRE A EVOLUÇÃO DE INFORMAÇÕES CIENTÍFICAS ACERCA DA UTILIZAÇÃO DE PALMA FORRAGEIRA PARA TRATAMENTO DE ÁGUA Newcélia Paiva Barreto 1 ; Amanda Costa Campos 1 ; Liliane da Silva Soares 2 ; Suley

Leia mais

AVALIAÇÃO DO POTÊNCIAL NO USO DE ÁGUA DE CHUVA PARA RESIDÊNCIAS DE APENA UM PAVIMENTO NA REGIÃO DA CIDADE DE FEIRA DE SANTANA-BA.

AVALIAÇÃO DO POTÊNCIAL NO USO DE ÁGUA DE CHUVA PARA RESIDÊNCIAS DE APENA UM PAVIMENTO NA REGIÃO DA CIDADE DE FEIRA DE SANTANA-BA. AVALIAÇÃO DO POTÊNCIAL NO USO DE ÁGUA DE CHUVA PARA RESIDÊNCIAS DE APENA UM PAVIMENTO NA REGIÃO DA CIDADE DE FEIRA DE SANTANA-BA. Hamilton de Araújo Silva Neto (1) Bacharel em Engenharia Civil e Mestrando

Leia mais

Curso Epidemiologia, Convenio MAPA/AFT Rio de Janeiro, 24 de Março, 2009

Curso Epidemiologia, Convenio MAPA/AFT Rio de Janeiro, 24 de Março, 2009 Curso Epidemiologia, Convenio MAPA/AFT Rio de Janeiro, 24 de Março, Perspectiva sobre a análise de risco na segurança dos alimentos CURSO DE SENSIBILIZAÇÃO Análise de Risco: um novo paradigma para a segurança

Leia mais

Toxicologia Ambiental: um olhar para as áreas contaminadas. Prof. Dr. Fábio Kummrow

Toxicologia Ambiental: um olhar para as áreas contaminadas. Prof. Dr. Fábio Kummrow Toxicologia Ambiental: um olhar para as áreas contaminadas Prof. Dr. Fábio Kummrow fkummrow@unifesp.br 20/01/2017 Definição de área contaminada (CETESB): Uma área contaminada pode ser definida como uma

Leia mais

Universidade Federal do Espírito Santo

Universidade Federal do Espírito Santo Universidade Federal do Espírito Santo Pós-Graduação Gestão Ambiental Utilização de Águas de Chuvas em um Edifício Público - Revisado - Adriano Barbosa Freitas Flávia Piccoli Gena Baioco Ingrid Ananias

Leia mais

Tonimara de Souza Cândido1, João Henrique Miranda2, Marcos Vinicius Sanches Abreu3, Larissa Quartaroli⁴

Tonimara de Souza Cândido1, João Henrique Miranda2, Marcos Vinicius Sanches Abreu3, Larissa Quartaroli⁴ Avaliação da Qualidade da Água... 329 AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA POR MEIO DE PARÂMETROS FÍSICO-QUÍMICOS E A INFLUÊNCIA DO USO E OCUPAÇÃO DO SOLO1 Tonimara de Souza Cândido1, João Henrique Miranda2,

Leia mais

TÍTULO: COMPARAÇÃO METODOLÓGICA PARA DIMENSIONAMENTO DE RESERVATÓRIOS DE APROVEITAMENTO DE ÁGUA DE CHUVA

TÍTULO: COMPARAÇÃO METODOLÓGICA PARA DIMENSIONAMENTO DE RESERVATÓRIOS DE APROVEITAMENTO DE ÁGUA DE CHUVA TÍTULO: COMPARAÇÃO METODOLÓGICA PARA DIMENSIONAMENTO DE RESERVATÓRIOS DE APROVEITAMENTO DE ÁGUA DE CHUVA CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: ENGENHARIAS E ARQUITETURA SUBÁREA: ENGENHARIAS INSTITUIÇÃO: FACULDADE

Leia mais

ESTIMATIVA DE APROVEITAMENTO DE ÁGUA PLUVIAL PARA FINS NÃO POTÁVEIS: ESTUDO DE CASO NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA LOCALIZADA EM ARARUNA - PB

ESTIMATIVA DE APROVEITAMENTO DE ÁGUA PLUVIAL PARA FINS NÃO POTÁVEIS: ESTUDO DE CASO NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA LOCALIZADA EM ARARUNA - PB ESTIMATIVA DE APROVEITAMENTO DE ÁGUA PLUVIAL PARA FINS NÃO POTÁVEIS: ESTUDO DE CASO NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA LOCALIZADA EM ARARUNA - PB Alex Pereira Cabral (1); Maick Sousa Almeida (2); Vinycius

Leia mais

1) Conceitos e definições:

1) Conceitos e definições: SANEAMENTO: A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A MELHORIA DAS CONDIÇÕES DE VIDA - COLETA E TRATAMENTO DE ESGOTOS 1) Conceitos e definições: 1.1) Esgoto: É um sistema destinado a escoar e tratar os dejetos dos diversos

Leia mais

METODOLOGIA DE MAPEAMENTO GEORREFERENCIADO ASSOCIADA A DADOS DE INCIDÊNCIA DE DOENÇAS DE VEICULAÇÃO HÍDRICA

METODOLOGIA DE MAPEAMENTO GEORREFERENCIADO ASSOCIADA A DADOS DE INCIDÊNCIA DE DOENÇAS DE VEICULAÇÃO HÍDRICA METODOLOGIA DE MAPEAMENTO GEORREFERENCIADO ASSOCIADA A DADOS DE INCIDÊNCIA DE DOENÇAS DE VEICULAÇÃO HÍDRICA Teófilo Carlos do Nascimento Monteiro(*) Cassia Regina Alves Pereira Aldo Pacheco Ferreira (*)

Leia mais

AVALIAÇÃO DA EFICÁCIA DO CLORO RESIDUAL PARA DEBELAR CONTAMINAÇÃO POR ESGOTO NA REDE DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA

AVALIAÇÃO DA EFICÁCIA DO CLORO RESIDUAL PARA DEBELAR CONTAMINAÇÃO POR ESGOTO NA REDE DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA AVALIAÇÃO DA EFICÁCIA DO CLORO RESIDUAL PARA DEBELAR CONTAMINAÇÃO POR ESGOTO NA REDE DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA Fernando de Almeida Dultra: Engo. Sanitarista e Civil Especialista em Planejamento e Administração

Leia mais

ÁGUA DE REUSO EXEMPLO BEM SUCEDIDO DE LOGÍSTICA REVERSA

ÁGUA DE REUSO EXEMPLO BEM SUCEDIDO DE LOGÍSTICA REVERSA ÁGUA DE REUSO EXEMPLO BEM SUCEDIDO DE LOGÍSTICA REVERSA Vera Bussinger 1 A ÁGUA, ESSENCIAL PARA TODO SER VIVO, É UM RECURSO NATURAL FINITO. menos de 3% é doce. É um produto nobre. necessita ser cuidado

Leia mais

VIII-Castro-Brasil-1 COMPARAÇÃO ENTRE O TEMPO DE RETORNO DA PRECIPITAÇÃO MÁXIMA E O TEMPO DE RETORNO DA VAZÃO GERADA PELO EVENTO

VIII-Castro-Brasil-1 COMPARAÇÃO ENTRE O TEMPO DE RETORNO DA PRECIPITAÇÃO MÁXIMA E O TEMPO DE RETORNO DA VAZÃO GERADA PELO EVENTO VIII-Castro-Brasil-1 COMPARAÇÃO ENTRE O TEMPO DE RETORNO DA PRECIPITAÇÃO MÁXIMA E O TEMPO DE RETORNO DA VAZÃO GERADA PELO EVENTO Andréa Souza Castro (1) - Aluna de Doutorado do Programa de Pós-Graduação

Leia mais

ANÁLISE DE GRUPOS POPULACIONAIS RURAIS VULNERÁVEIS ÀS DOENÇAS DE VEICULAÇÃO HÍDRICA: UM ESTUDO DE CASO NO SEMIÁRIDO PARAIBANO

ANÁLISE DE GRUPOS POPULACIONAIS RURAIS VULNERÁVEIS ÀS DOENÇAS DE VEICULAÇÃO HÍDRICA: UM ESTUDO DE CASO NO SEMIÁRIDO PARAIBANO ANÁLISE DE GRUPOS POPULACIONAIS RURAIS VULNERÁVEIS ÀS DOENÇAS DE VEICULAÇÃO HÍDRICA: UM ESTUDO DE CASO NO SEMIÁRIDO PARAIBANO José Adalberto da Silva Filho 1 ; Camilo Allyson Simões de Farias 2 ; Sayonara

Leia mais

ÁGUAS SUBTERRÂNEAS EM CUIABÁ E VÁRZEA GRANDE MT: MENSURAÇÃO DO VOLUME PARA ATENDER AOS MÚLTIPLOS USOS

ÁGUAS SUBTERRÂNEAS EM CUIABÁ E VÁRZEA GRANDE MT: MENSURAÇÃO DO VOLUME PARA ATENDER AOS MÚLTIPLOS USOS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS EM CUIABÁ E VÁRZEA GRANDE MT: MENSURAÇÃO DO VOLUME PARA ATENDER AOS MÚLTIPLOS USOS José de Ribamar Silva Salgado (*), Marcelo Ednan Lopes da Costa *Instituto Federal de Educação, Ciência

Leia mais

Análise de parâmetros da água de chuva captada no Orquidário de Santos/SP Priscilla S. Correa 1,2, Márcio Gonçalves Paulo 2, Luciana Lopes Guimarães¹

Análise de parâmetros da água de chuva captada no Orquidário de Santos/SP Priscilla S. Correa 1,2, Márcio Gonçalves Paulo 2, Luciana Lopes Guimarães¹ Análise de parâmetros da água de chuva captada no Orquidário de Santos/SP Priscilla S. Correa 1,2, Márcio Gonçalves Paulo 2, Luciana Lopes Guimarães¹ 1 Universidade Santa Cecília (UNISANTA), Santos SP,

Leia mais

ESTUDO PRELIMINAR DE COLIFORMES TERMOTOLERANTES NA ÁGUA DOS ARROIOS PEREZ E BAGÉ. 1. INTRODUÇÃO

ESTUDO PRELIMINAR DE COLIFORMES TERMOTOLERANTES NA ÁGUA DOS ARROIOS PEREZ E BAGÉ. 1. INTRODUÇÃO ESTUDO PRELIMINAR DE COLIFORMES TERMOTOLERANTES NA ÁGUA DOS ARROIOS PEREZ E BAGÉ. TAUANE ACOSTA MONTES 1 ; TAMÍRIS PACHECO DA COSTA 2 ; MARIELE KAUPE MAUS 3 ; CAROLINE MORAES 4 ; ALEXANDRO GULARTE SCHAFER

Leia mais

TECNOLOGIA OXAMINE UMA QUIMICA LIMPA, VERDE E EFICIENTE*

TECNOLOGIA OXAMINE UMA QUIMICA LIMPA, VERDE E EFICIENTE* TECNOLOGIA OXAMINE UMA QUIMICA LIMPA, VERDE E EFICIENTE* Wallace Ernesto Sant Anna Ramos 1 Luiz Carlos Zanon Battista Júnior 2 Carlos Segundo Krenz 3 Resumo Dentre as diversas tecnologias utilizadas para

Leia mais

Artigo Técnico. Keywords: microbiological risk; greywater; Escherichia coli.

Artigo Técnico. Keywords: microbiological risk; greywater; Escherichia coli. Artigo Técnico DOI: 10.1590/S1413-41522016119617 Considerações sobre os valores máximos permitidos (VMP) de E. coli em águas cinza, visando ao reúso por meio de avaliação quantitativa de riscos microbiológicos

Leia mais

CONTRIBUIÇÃO DA CAPTAÇÃO DA ÁGUA DE CHUVA AO SISTEMA DE ABASTECIMENTO URBANO

CONTRIBUIÇÃO DA CAPTAÇÃO DA ÁGUA DE CHUVA AO SISTEMA DE ABASTECIMENTO URBANO CONTRIBUIÇÃO DA CAPTAÇÃO DA ÁGUA DE CHUVA AO SISTEMA DE ABASTECIMENTO URBANO Tayron Juliano Souza (1) Renan Ferreira da Nóbrega (2) ; George Rodrigues Lambais (3) ; Salomão de Sousa Medeiros (4) (1) Instituto

Leia mais

CISTERNA tecnologia social: atendimento população difusa

CISTERNA tecnologia social: atendimento população difusa Precipitação / Evapotranspiração (mm) 180 160 140 120 100 80 60 40 20 0 Semi- árido: REGIME IRREGULAR DE CHUVA: variação inter-anual e sazonal necessidade de armazenamento (GARANTIA DE SUPRIMENTO) Jan

Leia mais

Balanço Hídrico de uma indústria produtora de artefatos de borracha visando redução de consumo através de reúso

Balanço Hídrico de uma indústria produtora de artefatos de borracha visando redução de consumo através de reúso Balanço Hídrico de uma indústria produtora de artefatos de borracha visando redução de consumo através de reúso Maristela Silva Martinez (1) Bacharel em Química(USP), Mestre e Doutora em Físico-Química

Leia mais

Autores: Geiza Lima de Oliveira Ricardo Araújo Kalid Asher Kiperstok Karla Patrícia Oliveira Esquerre Emerson Andrade Sales

Autores: Geiza Lima de Oliveira Ricardo Araújo Kalid Asher Kiperstok Karla Patrícia Oliveira Esquerre Emerson Andrade Sales REDE DE TECNOLOGIAS LIMPAS DA BAHIA PPG ENGENHARIA INDUSTRIAL DEPARTAMENTO DE ENG. AMBIENTAL ESCOLA POLITÉCNICA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Autores: Geiza Lima de Oliveira Ricardo Araújo Kalid Asher

Leia mais

Uso do método de Monte Carlo para validar a análise de incerteza da calibração do volume de um provador compacto realizada através do GUM

Uso do método de Monte Carlo para validar a análise de incerteza da calibração do volume de um provador compacto realizada através do GUM Uso do método de Monte Carlo para validar a análise de incerteza da calibração do volume de um provador compacto realizada através do GUM Use of Monte Carlo method for validating GUM in the calculation

Leia mais

u A prática de reúso é mias uma opção para a redução da pressão sobre os recursos hídricos;

u A prática de reúso é mias uma opção para a redução da pressão sobre os recursos hídricos; Introdução u A prática de reúso é mias uma opção para a redução da pressão sobre os recursos hídricos; u Contudo, ela apresenta limitações; u É necessário um planejamento adequado para a implantação do

Leia mais

TH 030- Sistemas Prediais Hidráulico Sanitários

TH 030- Sistemas Prediais Hidráulico Sanitários Universidade Federal do Paraná Engenharia Civil TH 030- Sistemas Prediais Hidráulico Sanitários Aproveitamento de Águas Pluviais & Reúso Profª Heloise G. Knapik APROVEITAMENTO DE ÁGUAS PLUVIAIS Instalações

Leia mais

Universidade de São Paulo Faculdade de Saúde Pública. Avaliação quantitativa de risco microbiológico em águas e biossólidos: estado da arte

Universidade de São Paulo Faculdade de Saúde Pública. Avaliação quantitativa de risco microbiológico em águas e biossólidos: estado da arte Universidade de São Paulo Faculdade de Saúde Pública Avaliação quantitativa de risco microbiológico em águas e biossólidos: estado da arte Raquel de Fátima Ignoto Dissertação apresentada ao Programa de

Leia mais

Carga Global de Doenças. Ivan França Junior Saúde e Ciclos da Vida II 2016

Carga Global de Doenças. Ivan França Junior Saúde e Ciclos da Vida II 2016 Carga Global de Doenças Ivan França Junior Saúde e Ciclos da Vida II 2016 Pense globalmente, Aja localmente!! É o caso da Carga Global de Doenças?? http://www.ted.com/talks/hans_rosling_shows_the_best_stats_you_ve_ever_seen.html

Leia mais

Viabilidade de um AVAD * não superior a 10-4 por pessoa por ano, para reúso agrícola de água, em países em desenvolvimento (doi: /ambi-agua.

Viabilidade de um AVAD * não superior a 10-4 por pessoa por ano, para reúso agrícola de água, em países em desenvolvimento (doi: /ambi-agua. ISSN = 1980-993X doi:10.4136/1980-993x www.agro.unitau.br/ambi-agua E-mail: ambi-agua@agro.unitau.br Tel.: (12) 3625-4116 Viabilidade de um AVAD * não superior a 10-4 por pessoa por ano, para reúso agrícola

Leia mais

Construção de Matrizes

Construção de Matrizes Construção de Matrizes Luís Gustavo Corbellini (luis.corbellini@ufrgs.br) Laboratório de Epidemiologia Veterinária (EPILAB, UFRGS) Objetivo O objetivo dessa aula é ilustrar, passo a passo, a estimativa

Leia mais

(1) 0% 0,00 1,00 2,00 3,00 4,00 5,00 6,00 7,00 8,00. Volume do Reservatório (m³)

(1) 0% 0,00 1,00 2,00 3,00 4,00 5,00 6,00 7,00 8,00. Volume do Reservatório (m³) ANÁLISE ECONÔMICA DA UTILIZAÇÃO DE ÁGUA DE CHUVA. Eduardo Cohim (1) & Ana Garcia (2) (1) Prof. Mestre do Curso de Engenharia Ambiental da FTC e Pesquisador da Rede de Tecnologias Limpas UFBA; ecohim@ufba.br

Leia mais

Planejamento e Otimização de Experimentos

Planejamento e Otimização de Experimentos Planejamento e Otimização de Experimentos Planejamentos Fatoriais Prof. Dr. Anselmo E de Oliveira anselmo.quimica.ufg.br anselmo.disciplinas@gmail.com Planejamento Fatorial Fatores ou Variáveis Temperatura

Leia mais

Vieira, Adalberto Presenting Author (PhD Candidate (Food Engineering) Praia, 21 de Janeiro de 2010.

Vieira, Adalberto Presenting Author (PhD Candidate (Food Engineering) Praia, 21 de Janeiro de 2010. Jornadas Técnicas Canárias Cabo Verde - Qualidade Microbiológica da Água Destinada ao Consumo Humano na Cidade da Praia - Vieira, Adalberto; Fernandes, António; Antunes, André; Pina, António Pedro. Vieira,

Leia mais

ESTUDO DE CASO: DESPERDÍCIO DE ÁGUA, NO USO DO DESTILADOR DO LABORATÓRIO DE APOIO DA UNESC

ESTUDO DE CASO: DESPERDÍCIO DE ÁGUA, NO USO DO DESTILADOR DO LABORATÓRIO DE APOIO DA UNESC ESTUDO DE CASO: DESPERDÍCIO DE ÁGUA, NO USO DO DESTILADOR DO LABORATÓRIO DE APOIO DA UNESC André da Silva Costa Licenciado em Química pela Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal (FACIMED) e técnico

Leia mais

Impacto: qualquer alteração favorável ou desfavorável, produzido por um produto, processo, ação ou atividade Ambiental (sobre o meio ambiente) Saúde (

Impacto: qualquer alteração favorável ou desfavorável, produzido por um produto, processo, ação ou atividade Ambiental (sobre o meio ambiente) Saúde ( Metodologia de avaliação de impactos na saúde Avaliação de Risco Impacto: qualquer alteração favorável ou desfavorável, produzido por um produto, processo, ação ou atividade Ambiental (sobre o meio ambiente)

Leia mais

Farmacoeconomia: Uso de avaliações econômicas para decisão sobre a incorporação de novas tecnologias ao Sistema de Saúde Brasileiro.

Farmacoeconomia: Uso de avaliações econômicas para decisão sobre a incorporação de novas tecnologias ao Sistema de Saúde Brasileiro. Farmacoeconomia Farmacoeconomia: Uso de avaliações econômicas para decisão sobre a incorporação de novas tecnologias ao Sistema de Saúde Brasileiro. Vanessa Teich* 1621133 - Produzido em Maio/2011 Farmacoeconomia:

Leia mais

CISTERNA E PLACA SOLAR...

CISTERNA E PLACA SOLAR... CISTERNA E PLACA SOLAR... E.M.E.F ÂNGELO VENZON NETO Componentes: Adrielli da Costa, Caroline Laís da Silva, Robson Cloves Borges e Thalia Rodrigues. Turma: 7ª Série Disciplina: Matemática Professora:

Leia mais

Dr. Joel Avruch Goldenfum Professor Adjunto IPH/UFRGS

Dr. Joel Avruch Goldenfum Professor Adjunto IPH/UFRGS RE ÁGUAS PLUVIAIS Dr. Joel Avruch Goldenfum Professor Adjunto IPH/UFRGS A Terra é Azul! Reservas Globais de Água Oceanos 0,008% Mares internos (salg) 97,40% 1,98% 0,60% Gelo e neve Água subterrânea 0,0072%

Leia mais

Trabalho realizado na disciplina de Saneamento Básico curso de Engenharia Civil da UNIJUÍ 2

Trabalho realizado na disciplina de Saneamento Básico curso de Engenharia Civil da UNIJUÍ 2 ESTUDO DE CONTEINERIZAÇÃO PARA COLETA DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS NA ÁREA CENTRAL DE UM MUNICÍPIO DE MÉDIO PORTE DO RIO GRANDE DO SUL 1 STUDY ABOUT CONTAINERIZATION FOR URBAN SOLID RESIDUES COLLECTION

Leia mais

ESTUDO DE IMPACTE AMBIENTAL AEROPORTO DO MONTIJO E RESPETIVAS ACESSIBILIDADES

ESTUDO DE IMPACTE AMBIENTAL AEROPORTO DO MONTIJO E RESPETIVAS ACESSIBILIDADES ESTUDO DE IMPACTE AMBIENTAL AEROPORTO DO MONTIJO E RESPETIVAS ACESSIBILIDADES VOLUME III ANEXOS TEMÁTICOS JULHO 2019 GRUPO ANA Morada: Rua Alfredo da Silva 11-B 1300-040 Lisboa E-mail: ambiente@profico.pt

Leia mais

SIMULAÇÃO HÍDRICA PARA O SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA DA CIDADE DE GUARABIRA/PB.

SIMULAÇÃO HÍDRICA PARA O SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA DA CIDADE DE GUARABIRA/PB. SIMULAÇÃO HÍDRICA PARA O SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA DA CIDADE DE GUARABIRA/PB. Rubens Hayran Cabral dos Santos¹; Luísa Eduarda Lucena de Medeiros²; Dayse Luna Barbosa³. (1) Universidade Federal de

Leia mais

ANÁLISE DE RISCO Gerenciamento de Rotas de Exposição

ANÁLISE DE RISCO Gerenciamento de Rotas de Exposição Gerenciamento de Rotas de Exposição Alex Barbieri 08 de Dezembro de 2005 GEOKLOCK Av. Nações Unidas, 13.797 - Bl.II - 14º Andar - 04794-000 São Paulo - SP - Brasil csdgeo@geoklock.com.br - www.geoklock.com.br

Leia mais

GERENCIAMENTO HÍDRICO APLICADO A ENTREPOSTOS DE PESCADOS

GERENCIAMENTO HÍDRICO APLICADO A ENTREPOSTOS DE PESCADOS GERENCIAMENTO HÍDRICO APLICADO A ENTREPOSTOS DE PESCADOS José Heluandir Fonseca Ambrósio 1 ; Liliana Pena Naval 2. 1 Aluno do Curso de Engenharia Ambiental; Campus de Palmas; e-mail: joseheluandir@gmail.com

Leia mais

Distribuição de frequências. Prof. Dr. Alberto Franke

Distribuição de frequências. Prof. Dr. Alberto Franke Distribuição de frequências Prof. Dr. Alberto Franke E-mail: alberto.franke@ufsc.br 1 Distribuição de frequências Há necessidade de distinguir entre: Distribuição observada Distribuição verdadeira Distribuição

Leia mais

Prof. Dr. Vitor S. P. Gonçalves Laboratório de Epidemiologia Veterinária - EpiPlan/FAV Universidade de Brasília - UnB

Prof. Dr. Vitor S. P. Gonçalves Laboratório de Epidemiologia Veterinária - EpiPlan/FAV Universidade de Brasília - UnB AVALIAÇÃO DO RISCO DA PRESENÇA DO VÍRUS DA FEBRE AFTOSA EM CARNE SUÍNA EXPORTADA PELO RIO GRANDE DO SUL, NO CASO DE OCORRER ATIVIDADE VIRAL NA POPULAÇÃO BOVINA VACINADA Prof. Dr. Vitor S. P. Gonçalves

Leia mais

Plano de Segurança no uso da Água. Avaliação de Risco Risk Assessment Marcos d Avila Bensoussan

Plano de Segurança no uso da Água. Avaliação de Risco Risk Assessment Marcos d Avila Bensoussan Plano de Segurança no uso da Água Avaliação de Risco Risk Assessment Marcos d Avila Bensoussan Você está seguro com a sua saúde utilizando a água????? Guilherme Franco Netto Diretor Departamento de Vigilância

Leia mais

DEMÉTRIUS BRITO VIANA

DEMÉTRIUS BRITO VIANA DEMÉTRIUS BRITO VIANA CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DE MODELOS DE ESTIMATIVA DE RISCOS À SAÚDE ASSOCIADOS À TRANSMISSÃO DE Giardia E Cryptosporidium VIA ABASTECIMENTO DE ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO Dissertação

Leia mais

Fome Oculta. Helio Vannucchi Divisão de Nutrologia 2017

Fome Oculta. Helio Vannucchi Divisão de Nutrologia 2017 Fome Oculta Helio Vannucchi Divisão de Nutrologia 2017 Fome oculta Deficiência de micronutrientes (vitaminas e minerais) Ausência de manifestações e sintomas evidentes Deficiência isolada ou associada

Leia mais

II-138 REMOÇÃO DE VIBRIO CHOLERAE 01 (ELTOR) E SALMONELA EM LAGOAS DE ESTABILIZAÇÃO EM SÉRIE, TRATANDO ÁGUAS RESIDUÁRIAS DOMÉSTICAS

II-138 REMOÇÃO DE VIBRIO CHOLERAE 01 (ELTOR) E SALMONELA EM LAGOAS DE ESTABILIZAÇÃO EM SÉRIE, TRATANDO ÁGUAS RESIDUÁRIAS DOMÉSTICAS II-138 REMOÇÃO DE VIBRIO CHOLERAE 01 (ELTOR) E SALMONELA EM LAGOAS DE ESTABILIZAÇÃO EM SÉRIE, TRATANDO ÁGUAS RESIDUÁRIAS DOMÉSTICAS Howard William Pearson Doutor (PhD) pela Universidade de Dundee, Dundee,

Leia mais

GESTÃO DE RISCOS. A gestão de riscos pode ser aplicada a toda uma organização, em suas várias. bem como a funções, atividades e projetos específicos.

GESTÃO DE RISCOS. A gestão de riscos pode ser aplicada a toda uma organização, em suas várias. bem como a funções, atividades e projetos específicos. GESTÃO DE RISCOS A gestão de riscos pode ser aplicada a toda uma organização, em suas várias áreas e níveis, a qualquer momento, bem como a funções, atividades e projetos específicos. NECESSIDADE DAS OPERADORAS

Leia mais

KRIGAGEM INDICADORA KRIGAGEM INDICATIVA (Krigagem da Indicatriz)

KRIGAGEM INDICADORA KRIGAGEM INDICATIVA (Krigagem da Indicatriz) Avaliação dos valores médios das variáveis que definem um recurso natural: krigagem ordinária. E para características extremas? Para valores acima, ou abaixo, de valores de corte? KRIGAGEM INDICADORA KRIGAGEM

Leia mais

AVALIAÇÃO DE PLANOS DE SANEAMENTO EM QUATRO MUNICÍPIOS DE PEQUENO PORTE DA REGIÃO SUDESTE

AVALIAÇÃO DE PLANOS DE SANEAMENTO EM QUATRO MUNICÍPIOS DE PEQUENO PORTE DA REGIÃO SUDESTE AVALIAÇÃO DE PLANOS DE SANEAMENTO EM QUATRO MUNICÍPIOS DE PEQUENO PORTE DA REGIÃO SUDESTE Leilane Renovato Albuquerque (Universidade Federal de São Carlos; leilane_renovato@hotmail.com), Kátia Sakihama

Leia mais

Avaliação de Riscos, Segurança e Fiabilidade

Avaliação de Riscos, Segurança e Fiabilidade Avaliação de Riscos, Segurança e Fiabilidade Introdução à Gestão dos Riscos Outubro de 2006 Aula 1 Apresentação. Conceitos básicos e definições do risco Classificações dos riscos Definição técnica e outros

Leia mais

MODELOS COMPORTAMENTAL E GENÉRICO E A IMPORTÂNCIA DO INTERVALO DE TEMPO NA SIMULAÇÃO DE RESERVATÓRIOS DE ÁGUA DE TELHADO

MODELOS COMPORTAMENTAL E GENÉRICO E A IMPORTÂNCIA DO INTERVALO DE TEMPO NA SIMULAÇÃO DE RESERVATÓRIOS DE ÁGUA DE TELHADO MODELOS COMPORTAMENTAL E GENÉRICO E A IMPORTÂNCIA DO INTERVALO DE TEMPO NA SIMULAÇÃO DE RESERVATÓRIOS DE ÁGUA DE TELHADO Eduardo Cohim & Clériston Oliveira RESUMO - Os grandes centros urbanos já enfrentam

Leia mais

INFLUÊNCIA DA VAZÃO NO DESEMPENHO DO PROCESSO DE DESINFECÇÃO EM UNIDADES DE FLUXO CONTÍNUO.

INFLUÊNCIA DA VAZÃO NO DESEMPENHO DO PROCESSO DE DESINFECÇÃO EM UNIDADES DE FLUXO CONTÍNUO. INFLUÊNCIA DA VAZÃO NO DESEMPENHO DO PROCESSO DE DESINFECÇÃO EM UNIDADES DE FLUXO CONTÍNUO. Kristiane Roris de Freitas Tecnóloga em Saneamento Ambiental pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Espírito

Leia mais

NOTA TÉCNICA. Departamento de Saúde Pública

NOTA TÉCNICA. Departamento de Saúde Pública ÁGUA DESTINADA AO CONSUMO HUMANO RISCOS PARA A SAÚDE HUMANA RESULTANTES DA EXPOSIÇÃO A GIARDIA NOTA TÉCNICA Departamento de Saúde Pública NOTA TÉCNICA - GIARDIA Elaborado, em Abril de 2010, por: Eliana

Leia mais

Quadro V.1 - Caracterização do Risco

Quadro V.1 - Caracterização do Risco Quadro V.1 - Identificação do Perigo Dose-Resposta Exposição Perfil Qualitativo e/ou Quantitativo de Risco CESTEH/ ENSP/ FIOCRUZ/ MS Quadro V.2 - * Integrar e resumir a identificação do perigo, a avaliação

Leia mais

VI BALNEABILIDADE DAS PRAIAS DO RIO GRANDE DO NORTE: AVALIAÇÃO ESTATÍSTICA NO PERÍODO

VI BALNEABILIDADE DAS PRAIAS DO RIO GRANDE DO NORTE: AVALIAÇÃO ESTATÍSTICA NO PERÍODO VI-023 - BALNEABILIDADE DAS PRAIAS DO RIO GRANDE DO NORTE: AVALIAÇÃO ESTATÍSTICA NO PERÍODO 2012-2016 André Luís Calado Araújo Engenheiro Civil (UFPA), Mestre em Engenharia Sanitária (UFPB) e Doutor em

Leia mais

Uso do radar meteorológico na definição de parâmetros de distribuição temporal e espacial de chuvas intensas

Uso do radar meteorológico na definição de parâmetros de distribuição temporal e espacial de chuvas intensas DESCRIÇÃO SUCINTA DO PROJETO DE PESQUISA Uso do radar meteorológico na definição de parâmetros de distribuição temporal e espacial de chuvas intensas Ilza Machado Kaiser Bauru, novembro 2014 Resumo A rede

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE BARREIRA SANITÁRIA PARA SISTEMA DE CAPTAÇÃO E ARMAZENAMENTO DE ÁGUAS DA CHUVA EM CISTERNAS DO SEMIÁRIDO BAIANO

DESENVOLVIMENTO DE BARREIRA SANITÁRIA PARA SISTEMA DE CAPTAÇÃO E ARMAZENAMENTO DE ÁGUAS DA CHUVA EM CISTERNAS DO SEMIÁRIDO BAIANO DESENVOLVIMENTO DE BARREIRA SANITÁRIA PARA SISTEMA DE CAPTAÇÃO E ARMAZENAMENTO DE ÁGUAS DA CHUVA EM CISTERNAS DO SEMIÁRIDO BAIANO Ikaro Alves Soares¹; Hilda Costa dos Santos Talma¹ ¹Universidade Federal

Leia mais

KRIGAGEM INDICATIVA KRIGAGEM INDICADORA (Krigagem da Indicatriz)

KRIGAGEM INDICATIVA KRIGAGEM INDICADORA (Krigagem da Indicatriz) Avaliação dos valores médios das variáveis que definem um recurso natural: krigagem ordinária. E para características extremas? Para valores acima, ou abaixo, de valores de corte? KRIGAGEM INDICATIVA KRIGAGEM

Leia mais

II-101 APLICAÇÃO DE LODO LÍQUIDO DIGERIDO NO SOLO: MONTAGEM DE PROTÓTIPOS

II-101 APLICAÇÃO DE LODO LÍQUIDO DIGERIDO NO SOLO: MONTAGEM DE PROTÓTIPOS II-101 APLICAÇÃO DE LODO LÍQUIDO DIGERIDO NO SOLO: MONTAGEM DE PROTÓTIPOS Marta Siviero Guilherme Pires (1) Bióloga, Mestre em Engenharia Civil pela UNICAMP, Doutoranda em Saneamento e FOTO Ambiente pela

Leia mais

Decaimento de patógenos em lodo de esgoto

Decaimento de patógenos em lodo de esgoto Padrão de qualidade e riscos microbiológicos Decaimento de patógenos em lodo de esgoto Seminário Internacional Uso de Lodo de Esgoto em Solos Contribuições para a Regulamentação no Brasil 9 e 10 de maio

Leia mais

CERTIFICAÇÃO LEED. Prof. Fernando Simon Westphal Sala

CERTIFICAÇÃO LEED. Prof. Fernando Simon Westphal  Sala CERTIFICAÇÃO LEED Prof. Fernando Simon Westphal fernandosw@arq.ufsc.br fswfernando@gmail.com Sala 115 3721.4856 Ana Beatriz Lima anabeatriz@labcon.ufsc.br LabCon 3721.4974 1 WE Water Efficiency Redução

Leia mais

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA DESCARTADA PELOS DESTILADORES

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA DESCARTADA PELOS DESTILADORES AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA DESCARTADA PELOS DESTILADORES Francisco Gleisson Paiva Azevedo (*), Kaiane Lopes De Oliveira, Maria Carolina Paiva Rodrigues, Francisco Rafael Sousa Freitas, Mayara Carantino

Leia mais

ESPECTRO CONTROLE INTERNO DE. Lotes Validade Apresentação ESP 176 Junho/ x 7,0mL ESP 178 Junho/ x 7,0mL ANVISA/REBLAS ANALI-036

ESPECTRO CONTROLE INTERNO DE. Lotes Validade Apresentação ESP 176 Junho/ x 7,0mL ESP 178 Junho/ x 7,0mL ANVISA/REBLAS ANALI-036 CONTROLE INTERNO DE ESPECTRO Lotes Validade Apresentação ESP 176 Junho/2013 5 x 7,0mL ESP 178 Junho/2013 5 x 7,0mL ANVISA/REBLAS ANALI-036 Apresentação Solução sintética líquida. Estabilidade e Armazenagem

Leia mais

Aderência. Rinaldo Artes Insper Instituto de Ensino e Pesquisa 2015

Aderência. Rinaldo Artes Insper Instituto de Ensino e Pesquisa 2015 Aderência Rinaldo Artes Insper Instituto de Ensino e Pesquisa 2015 Sumário 1. Estatística qui-quadrado... 2 2. Gráfico de Probabilidades... 9 3. Teste de Jarque-Bera... 14 Serão apresentadas técnicas que

Leia mais

IV YOSHIDA BRASIL 1 REMOÇÃO DE MATÉRIA ORGÂNICA E FÓSFORO DE EFLUENTE DE TRATAMENTO ANAERÓBIO POR PROCESSO FÍSICO-QUÍMICO

IV YOSHIDA BRASIL 1 REMOÇÃO DE MATÉRIA ORGÂNICA E FÓSFORO DE EFLUENTE DE TRATAMENTO ANAERÓBIO POR PROCESSO FÍSICO-QUÍMICO IV YOSHIDA BRASIL 1 REMOÇÃO DE MATÉRIA ORGÂNICA E FÓSFORO DE EFLUENTE DE TRATAMENTO ANAERÓBIO POR PROCESSO FÍSICO-QUÍMICO Flávio Yoshida (1) Companhia de Saneamento do Paraná SANEPAR Engenheiro Civil,

Leia mais

A Sharewater. Planeta Água. Prêmios

A Sharewater. Planeta Água. Prêmios A Sharewater A Sharewater tem o objetivo de oferecer soluções completas para a conservação da água, através de projetos, consultoria e desenvolvimento de tecnologia própria. Foi fundada em 8 de maio de

Leia mais

DETERMINAÇÃO DO BALANÇO HÍDRICO COMO PARTE DO ESTUDO DE VIABILIDADE DE UM SISTEMA DE APROVEITAMENTO DE ÁGUA PLUVIAL EM ESTABELECIMENTO INDUSTRIAL

DETERMINAÇÃO DO BALANÇO HÍDRICO COMO PARTE DO ESTUDO DE VIABILIDADE DE UM SISTEMA DE APROVEITAMENTO DE ÁGUA PLUVIAL EM ESTABELECIMENTO INDUSTRIAL DETERMINAÇÃO DO BALANÇO HÍDRICO COMO PARTE DO ESTUDO DE VIABILIDADE DE UM SISTEMA DE APROVEITAMENTO DE ÁGUA PLUVIAL EM ESTABELECIMENTO INDUSTRIAL Gislaine Aparecida André (*), Bernardo Arantes do Nascimento

Leia mais

Anthony Bryan Araújo de Freitas (1); Nathália Stefane Gomes Tavares (2); Ana Maria Araújo de Freitas (3); Henrique John Pereira Neves (4)

Anthony Bryan Araújo de Freitas (1); Nathália Stefane Gomes Tavares (2); Ana Maria Araújo de Freitas (3); Henrique John Pereira Neves (4) TRATAMENTO DE ÁGUA CONTAMINADA PELA BACTÉRIA Pseudomonas aeruginosa POR ADSORÇÃO USANDO CARVÃO ATIVADO: ESTUDO DA INFLUÊNCIA DO ph, MASSA DE ADSORVENTE E AGITAÇÃO Anthony Bryan Araújo de Freitas (1); Nathália

Leia mais

RELAÇÃO ÁGUA-ENERGIA NO CICLO URBANO DA ÁGUA

RELAÇÃO ÁGUA-ENERGIA NO CICLO URBANO DA ÁGUA RELAÇÃO ÁGUA-ENERGIA NO CICLO URBANO DA ÁGUA Cristina Matos Engineering Dep. - School of Science and Technology University of Trás-os-Montes e Alto Douro ÁGUA- EVOLUÇÃO E DESAFIOS A HUMANIDADE USA CERCA

Leia mais

Marque a opção do tipo de trabalho que está inscrevendo: ( x ) Resumo ( ) Relato de Caso

Marque a opção do tipo de trabalho que está inscrevendo: ( x ) Resumo ( ) Relato de Caso Marque a opção do tipo de trabalho que está inscrevendo: ( x ) Resumo ( ) Relato de Caso PRÉ-REQUISITOS PARA A SUSTENTABILIDADE EM MUNICÍPIOS DO RIO GRANDE DO SUL EIXO MOBILIDADE URBANA AUTOR PRINCIPAL:

Leia mais