Índice ÍNDICE FICHA TÉCNICA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Índice ÍNDICE FICHA TÉCNICA"

Transcrição

1 APRESENTAÇÃO

2

3 Índice ÍNDICE Clínicas Leite, História e Inovação Valores Diretor Clínico - Professor Doutor Eugénio Leite Serviços Valências Política da Qualidade Equipa de trabalho O que nos distingue Responsabilidade Social FICHA TÉCNICA EDIÇÃO E PROPRIEDADE Clínicas Leite, Lda REDAÇÃO Mariana Coimbra (Dep. Comunicação) DESIGN GRÁFICO E PAGINAÇÃO Sigarrisca, Lda

4

5 História e Inovação 4 Com mais de duas décadas de sólida experiência, as Clínicas Leite são uma referência na área da saúde privada, fornecendo serviços de excelência, e perspetivando o seu crescimento a outras especialidades clínicas que se destaquem pela sua inovação. A filosofia das Clínicas Leite distingue-se das demais pelo conceito na disponibilização de um serviço global numa única visita, pois para além da consulta, o doente poderá realizar os seus exames complementares de diagnóstico e efectuar os tratamentos médico-cirúrgicos ou de laser necessários à sua condição oftalmológica, obtendo toda a informação/ tratamento numa única deslocação à Clínica. Esta assumida valorização do tempo dos clientes minimiza ainda os custos que várias deslocações lhes trariam.

6

7 6 Na área da cirurgia, foi responsável pela introdução de novas tecnologias cirúrgicas em Portugal e participou no desenvolvimento mundial de novos produtos cirúrgicos, tais como: Introdução, em 1989, da técnica cirúrgica de Facoemulsificação para a cirurgia de catarata; Introdução, em 1992, da cirurgia por Laser Excimer para correcção dos erros refractivos (miopia, hipermetropia e astigmatismo) através da técnica de Fotoqueratectomia Refractiva ; Participação, em 1992, como investigador no projecto internacional de desenvolvimento da nova LIO difractiva Pharmacia Modelo 808X ; Participação, em 1995, como investigador no projecto internacional de desenvolvimento de uma nova substancia viscoelástica, UPG-96, posteriormente comercializada com o nome Healon GV; Participação, em 1995, como investigador principal no projecto nacional de desenvolvimento da nova LIO dotada de sistema de libertação progressiva de um fármaco; Participação como investigador no projecto nacional de desenvolvimento de um novo adesivo cirúrgico para selar as incisões cirúrgicas não necessitando assim de aplicar suturas; Participação, desde 2008, como investigador no desenvolvimento de um novo aberrómetro para análise das frentes de onda. As Clínicas Leite foram pioneiras, em Portugal, na introdução da cirurgia for Laser Eximer (PRK e LASIK), na cirurgia laser para a catarata e em produtos com LIO's difractivas ou viscoelásticos de alta densidade (Heclon 5), assim como em equipamentos de topo, como o OCTA Angiografia Tomográfica de Coerência Ótica e o laser E-eye (olho seco). Actualmente, para além da área oftalmológica, as Clínicas Leite oferecem serviços nas áreas de medicina geral e familiar, cirurgia maxilo-facial, medicina estética facial, medicina dentária, psiquiatria, psicologia, avaliação e intervenção em dificuldades de aprendizagem, fisioterapia e acupuntura.

8

9 Valores 8 As Clínicas Leite regem-se pelos seguintes valores: QUALIDADE Certificadas pela APCER neste âmbito, e ao abrigo da norma NP EN ISO 9001, as Clínicas Leite têm na Qualidade um pilar fundamental para o seu progresso sustentado. INOVAÇÃO A aposta nos mais recentes e inovadores equipamentos técnicos ao nível da doença ocular permitem garantir a máxima satisfação dos seus doentes. EXPERIÊNCIA Com duas décadas de sólida experiência, as Clínicas Leite têm no seu mentor e diretor clínico, o Professor Doutor Eugénio Leite, o exemplo de um percurso reconhecido e amplamente respeitado na área da oftalmologia nacional e internacional. RELACIONAMENTO COM O DOENTE A orientação para o doente é um dos pilares das Clínicas Leite, tendo como objetivo máximo a sua maior satisfação. RESPONSABILIDADE SOCIAL As Clínicas Leite assumem-se como uma empresa responsável a nível social, procurando desempenhar um papel ativo na sociedade em que atuam. EQUIPA DE TRABALHO As Clínicas Leite têm nos seus recursos humanos o ativo mais valioso, trabalhando com base num compromisso de transparência total, procurando o crescimento pessoal e profissional e a satisfação de todos os colaboradores.

10

11 Prof. Doutor Eugénio Leite DIRETOR CLÍNICO 10 As Clínicas Leite têm como mentor o Professor Doutor Eugénio Leite, uma referência na área da oftalmologia a nível internacional. Apelidado de Pai da cirurgia a Laser em Portugal, foi pioneiro na introdução da cirurgia a Laser refrativa (PRK e LASIK) e cirurgia a laser para a catarata, bem como em produtos com LIO s difrativas ou viscoelásticos de alta densidade (Heclon 5). Deu o seu contributo a vários estudos científicos e coordenou projectos europeus de oftalmologia como o projeto da área BIOMED (European Community Projects / IBILI Universidade de Coimbra), sob o tema Desenvolvimento das Metodologias de Digitalização e Análise Quantitativa do Segmento Anterior do Olho. Participou, como investigador, em múltiplos projectos de desenvolvimento de instrumentação para oftalmologia. A sua atividade científica inovadora permitiu, em 2005, patentear a nível europeu e mundial um novo método de libertação progressiva de fármacos em lentes intra-oculares. Foi vencedor de vários prémios nacionais e internacionais pela sua atividade de investigação, como o Prémio Investigação Oftalmológica European Society for Cataract and Refractive Surgery (ESCRS) De Jong Award. Leciona na faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior, onde aceitou o convite para estruturar e dirigir o módulo de Oftalmologia.

12

13 Serviços 12 O principal objetivo das Clínicas Leite é prestar um serviço global e completo, para responder às necessidades do doente, na área de oftalmologia. Como tal, a estrutura das Clínicas Leite comporta os seguintes serviços: CONSULTA Geral Implanto-Refrativa Refrativa Neuro-Oftalmologia Glaucoma Estrabismo Óculo-plástica Retina médica Retina Cirurgica Contactologia Oftalmologia pediátrica MICROCIRURGIA OCULAR Implanto-Refrativa Glaucoma Estrabismo Refrativa (LIO s Fáquicas) Óculo-plástica Córnea Laser Refrativo (LASIK/PRK) (miopia, hipermetropia, astigmatismo) Retina cirúrgica EXAMES COMPLEMENTARES DE DIAGNóSTICO Angiografia Fluoresceínica Digital Avaliação dos campos visuais - Perimetria Avaliação Sensório-Motora Biometria com cálculo de potência de LIO Cordimetria Hess Lancaster Ecografia A+B Microscopia Especular Tomografia de Coerência Óptica (OCT) Angiografia Tomográfica de Coerência Óptica (OCTA Angiography) Paquimetria Retinografia digital Teste de Estereopsia Teste de Farnsworth 100HUE Teste de Hemoglobina Glicada A1c Teste das Placas Pseudocromáticas HRR Topografia de Córnea TRATAMENTO POR LASER Laser Argon Laser YAG Laser E-Eye (Olho seco)

14

15 Valências 14 FISIOTERAPIA ACUPUNTURA

16

17 Política da Qualidade 16 As Clínicas Leite têm como objetivo geral a satisfação máxima dos seus clientes, através da prestação de cuidados de saúde do foro oftalmológico, pautados por elevados padrões de qualidade, de inovação e de relacionamento humano, tendo como pilar a melhoria contínua de todos os serviços prestados. O Sistema de Gestão da Qualidade implementado baseia-se na Norma NP EN ISO Princípios orientadores: 1. Satisfação dos clientes Garantir a satisfação máxima dos seus clientes, através da prestação de cuidados de saúde de excelência ao nível da doença ocular. 2. Aprendizagem Permanente Estimular o constante aperfeiçoamento dos conhecimentos e competências dos seus colaboradores, proporcionando programas de formação específicos para enriquecimento da empresa e dos seus profissionais. 3. Melhoria Contínua Melhorar continuadamente a eficácia do sistema de gestão da qualidade, em conformidade com os requisitos definidos e adaptando-os às necessidades dos seus clientes e da organização. 4. Liderança Aplicar internamente as melhores práticas de gestão através do envolvimento dos seus colaboradores e do estímulo à criatividade pessoal, à versatilidade, à responsabilidade e à capacidade individual de adaptação, incentivando o seu enriquecimento enquanto profissionais. 5. Promoção Promover externamente os seus serviços, valores e filosofia para aumentar a sua notoriedade junto dos vários públicos. 6. Sustentabilidade Construir uma empresa forte e sustentável, otimizando os seus recursos com respeito pelo meio ambiente e atuando de forma pró-ativa na comunidade onde se insere, considerando as necessidades do mercado, da empresa e do meio envolvente como parte integrante na viabilização de qualquer processo. 7. Responsabilidade Social Contribuir, de forma positiva, para a sociedade, gerindo simultaneamente as expectativas dos seus colaboradores, fornecedores e comunidade local, assumindo a integração das preocupações sociais e ambientais nas suas ações como um investimento estratégico no futuro de todos. 8. Perfeição Procurar a perfeição em todos os processos, em todas as tarefas e em todos os serviços. Acreditar ser amanhã mais perfeito do que hoje, traçando diariamente o seu percurso profissional e humano.

18

19 Equipa de trabalho 18 A equipa de trabalho das Clínicas Leite rege-se por um conjunto de valores partilhados por todos os seus elementos: Responsabilidade Dedicação Motivação Especialização Orientação para o Doente O corpo clínico é composto por médicos oftalmologistas, anestesistas e cardiologistas, e ainda ortoptistas e enfermeiros, todos com reconhecidas provas dadas na área dos cuidados de saúde. Todos os exames e cirurgias efectuados pelo corpo clínico das Clínicas Leite em vigor. são certificados a nível da Qualidade e seguem o protocolo O corpo técnico das Clínicas Leite é composto por elementos da área administrativa, financeira, logística, tecnologias da informação, comunicação e imagem, manutenção e higienização. O crescimento da empresa criou ainda a necessidade de recorrer a assessorias na área de Gestão Empresarial e Jurídica. Na área da Gestão, as Clínicas Leite procuram uma orientação no mundo empresarial onde se inserem, e onde diariamente se destacam dos demais. Na área Jurídica, as Clínicas Leite asseguram o cumprimento legal de todos os procedimentos associados ao exercício da sua actividade e a garantia de que os serviços aos seus clientes, fornecedores e parceiros se realizam de acordo com os requisitos legais em vigor. Na área da Comunicação e Imagem, as Clínicas Leite procuram uniformizar a sua imagem institucional, quer a nível interno quer externo, criando canais de comunicação para melhor transmitir os seus valores e a sua filosofia de trabalho, ao mesmo tempo que apostam em parcerias que lhe permitam criar mais-valias junto de outras entidades.

20

21 O que nos distingue 20 Distinguidos pelo IAPMEI, como empresa Líder e de Excelência na qualidade do desempenho económico-financeiro e de gestão. Certificados pela Norma ISO 9001 (Sistema de Gestão da Qualidade) Signatários nº 100 da Carta Portuguesa para a Diversidade, valorizando as características individuais de cada um dos elementos que compõem a organização e acreditando que esta diversidade é potenciadora de inovação, promoção de talento e competência. Parceiros do Compromisso Pontual a Fornecedores, integrando o movimento de responsabilidade social na promoção de uma cultura de pagamento pontual e da competitividade da economia portuguesa. Parceiros da Delegação de Coimbra da ACAPO para auxílio a pessoas com baixa visão que necessitem de obter equipamentos de apoio à visão através do SAPA (Sistema de Atribuição de Produtos de Apoio). Parceiros da ACREDITAR para ajudar a minimizar os problemas causados pelo cancro infantil nas crianças e suas famílias. Distinguidos pela ONGD Atlas pelo compromisso social assumido com a comunidade local e com a cidade de Coimbra. CWII awards 20 Lifestyle Management MENÇÃO HONROSA Corporate Wellness International Institute Distinguidos pela ONGD Atlas pelo compromisso social assumido com a comunidade local e com a cidade de Coimbra. Distinguidos pela Associação Portuguesa de Ética Empresarial, com o reconhecimento de práticas em responsabilidade social. Parceiros do Centro de Acolhimento João Paulo II para auxílio à comunidade local/ paroquial mais carenciada. Parceiros da Associação GRACE para reflexão sobre a responsabilidade social nas empresas. Parceiros do Lions Clube Internacional para promoção da consciencialização sobre doenças oftalmológicas e tendo como objectivo a erradicação da cegueira evitável. O Sábio Sebastião como mascote das Clínicas Leite que ajuda a explicar aos doentes mais pequeninos os cuidados que devem ter com a sua saúdee, em particular, com os seus olhos. Distinguidos pela Ordem dos Psicólogos pelas Boas Práticas internas que temos. Distinguidos com a Menção Honrosa da CWII - Corporate Wellness International Institute pelo trabalho na promoção de Equipas de Trabalho Saudáveis.

22

23 Responsabilidade Social 22 Não é a nossa condição social mas a qualidade da nossa responsabilidade social que nos realiza. Uma realização que só é possível com o compromisso ao voluntariado. Prof. Doutor Eugénio Leite Desde a sua fundação que as Clínicas Leite se preocupam com a comunidade onde estão inseridas e com o ambiente onde operam, reconhecendo que a sustentabilidade é um trabalho contínuo entre empresas e sociedade. Desde a parceria de há vários anos com a ACREDITAR, através da criação de campanhas de solidariedade para dotar a Casa de Coimbra de melhores condições, passando pelos projetos desenvolvidos com a ONGD Atlas, nomeadamente a criação de uma consulta solidária para idosos carenciados da cidade de Coimbra, até à integração na associação Grace, uma instituição de reflexão e apoio à cidadania empresarial, as Clínicas Leite veem na responsabilidade social a alavanca para a construção de um mundo mais justo e equitativo. A empresa aposta ainda na sensibilização e consciencialização para os problemas oftalmológicos, através da realização de rastreios gratuitos e respetivo aconselhamento à população, através da organização de palestras pedagógicas e de eventos de chamada de atenção para patologias como a diabetes ou o glaucoma, entre outros. Um dos projetos de maior expressão e com dimensão nacional é o Rastreio Visual Escolar, da responsabilidade do Lions Clubes de Portugal, em que as Clínicas Leite realizam gratuitamente consultas de oftalmologia a alunos carenciados do 7º ano de escolaridade. As Clínicas Leite são ainda parceiras da ACAPO para auxílio a pessoas com baixa visão que necessitem de obter equipamentosde apoio à visão através do SAPA (Sistema de Atribuição de Produtos de Apoio). A empresa promove ainda campanhas solidárias em prol do Lar O Girassol e da Casa da Mãe, para apoio às crianças e jovens em risco. Todas estas ações marcam um percurso de excelência norteado pelos valores de sustentabilidade, solidariedade e responsabilidade.

24 COIMBRA Estádio Cidade de Coimbra Rua D. Manuel I, n.º Coimbra LISBOA Edifício Écran, Rua Sinais de Fogo, n.º6 Entrada por: Alameda dos Oceanos,11 Parque das Naçoes, Lisboa /ClinicasLeite /ClinicasLeite /ClinicasLeite (+351) ª a 6ª feira, das 09h00 às 18h ' 06.7 "N 8 24' 27.4" W (+351) ª a 6 ª feira, das 09h00 às 18h N 9º W geral@clinicasleite.pt

A PREVENÇÃO faz a diferença

A PREVENÇÃO faz a diferença A Visão é um dos órgãos dos sentidos mais importantes Teve uma importância essencial no processo de desenvolvimento humano. A relação do homem com o mundo ganhou maior abrangência e segurança ao adquirir

Leia mais

Perto Intermediário Longe

Perto Intermediário Longe O cristalino é a lente natural do olho, uma parte importante do sistema óptico que ao longo dos anos perde sua transparência original, tornando-se opaca e embaçada. É o que se chama de catarata. Durante

Leia mais

por uma administração pública de qualidade lisboa, 07.maio.2008

por uma administração pública de qualidade lisboa, 07.maio.2008 por uma administração pública de qualidade lisboa, 07.maio.2008 biblioteca municipal de santa maria da feira: certificação: a qualidade ao serviço dos utilizadores Etelvina Araújo, Rui Campos, Tânia Gonçalves

Leia mais

MCDT realizados e Tempos de Espera (conforme n.º 6 do Despacho n.º 10430/2011 do Sr. Secretário de Estado da Saúde)

MCDT realizados e Tempos de Espera (conforme n.º 6 do Despacho n.º 10430/2011 do Sr. Secretário de Estado da Saúde) Centro Hospitalar de Lisboa Central, EPE MCDT realizados e Tempos de Espera (conforme n.º 6 do Despacho n.º 10430/2011 do Sr. Secretário de Estado da Saúde) Informação a 30-06-2016 Tempo de espera Os Tempos

Leia mais

Acção de Formação - Sistema de Qualificação das Respostas Sociais. Instituto da Segurança Social, I.P. DDS / URS

Acção de Formação - Sistema de Qualificação das Respostas Sociais. Instituto da Segurança Social, I.P. DDS / URS Acção de Formação - Sistema de Qualificação das Respostas Sociais Instituto da Segurança Social, I.P. DDS / URS Acção de Formação - Sistema de Qualificação das Respostas Sociais Programa de Cooperação

Leia mais

Programa de Cooperação para o Desenvolvimento da Qualidade e Segurança das Respostas Sociais

Programa de Cooperação para o Desenvolvimento da Qualidade e Segurança das Respostas Sociais Programa de Cooperação para o Desenvolvimento da Qualidade e Segurança das Respostas Sociais Objectivo: Garantir aos Cidadãos o Acesso a Serviços de Qualidade Adequados à Satisfação das suas Necessidades

Leia mais

Oftalmologia. Infografia da Especialidade

Oftalmologia. Infografia da Especialidade Oftalmologia Infografia da Especialidade by Queremos com este conteúdo contribuir para um processo de escolha mais informado, que esclareça os estudantes de medicina e médicos recém-formados acerca das

Leia mais

VEJA O SEU MUNDO PERFEITO

VEJA O SEU MUNDO PERFEITO VEJA O SEU MUNDO PERFEITO Parceria comercial Exclusiva a todos os funcionários da Câmara Municipal de Sintra e Serviços Municipalizados - SMAS Horários Segunda a Sexta 10h00 às 13h00 15h00 às 20h00 Sábados

Leia mais

REUNIÃO DOS GRUPOS PORTUGUESES 2019

REUNIÃO DOS GRUPOS PORTUGUESES 2019 REUNIÃO DOS GRUPOS PORTUGUESES 2019 CIRURGIA IMPLANTO-REFRACTIVA SUPERFÍCIE OCULAR, CÓRNEA E CONTACTOLOGIA 2 3 4 MAIO HOTEL GRANDE REAL SANTA EULÁLIA Albufeira Algarve ERGOFTALMOLOGIA SECRETARIADO Sociedade

Leia mais

LASER EM CIRURGIAS OFTALMOLÓGICAS

LASER EM CIRURGIAS OFTALMOLÓGICAS LASER EM CIRURGIAS OFTALMOLÓGICAS A Resolução Normativa RN N 428, de 28 de outubro de 2015 no seu Art. 12. Descreve que os procedimentos realizados por laser, radiofrequência, robótica, neuronavegação

Leia mais

Dr. Elcio Roque Kleinpaul Médico Oftalmologista CPF CRM 92380/SP

Dr. Elcio Roque Kleinpaul Médico Oftalmologista CPF CRM 92380/SP Dr. Elcio Roque Kleinpaul Médico Oftalmologista CPF 389.496.440-53 CRM 92380/SP 11075-003, SP, Santos, Av. Senador Pinheiro Machado, 863 (13) 32255226 / (13) 991913524 elcioroq@yahoo.com.br OBJETIVO: Médico

Leia mais

SABER MAIS SOBRE HIPERMETROPIA

SABER MAIS SOBRE HIPERMETROPIA SABER MAIS SOBRE HIPERMETROPIA FICHA TÉCNICA EDIÇÃO Clínicas Leite, Lda Ver. 01 / Jan 2016 REDAÇÃO/DOCUMENTAÇÃO Mariana Coimbra (Marketing e Comunicação) 1 HIPERMETROPIA O que é a hipermetropia? É uma

Leia mais

50% de desconto em pilhas para os seus aparelhos auditivos;

50% de desconto em pilhas para os seus aparelhos auditivos; No seu centro Widex 50% de desconto em pilhas para os seus aparelhos auditivos; 10% de desconto em acessórios para os seus aparelhos auditivos (acessórios de apoio à escuta e protetores de natação e ruído);

Leia mais

De forma geral, a visão é o sentido mais valorizado pelas pessoas. Em uma sociedade

De forma geral, a visão é o sentido mais valorizado pelas pessoas. Em uma sociedade A importância da consulta oftalmológica De forma geral, a visão é o sentido mais valorizado pelas pessoas. Em uma sociedade cheia de apelos visuais, em que o contato com o mundo se faz inicialmente por

Leia mais

ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL. Práticas de Responsabilidade Social no MSESS

ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL. Práticas de Responsabilidade Social no MSESS ÉTICA E RESPNSABILIDADE SCIAL Práticas de Responsabilidade Social no MSESS Índice A Missão da Secretaria-Geral do MSESS A Responsabilidade Social na AP Porquê A Responsabilidade Social no MSESS e na SG

Leia mais

SABER MAIS SOBRE ASTIGMATISMO

SABER MAIS SOBRE ASTIGMATISMO SABER MAIS SOBRE ASTIGMATISMO FICHA TÉCNICA EDIÇÃO Clínicas Leite, Lda Ver. 01 / Jan 2016 REDAÇÃO/DOCUMENTAÇÃO Mariana Coimbra (Marketing e Comunicação) 1 ASTIGMATISMO O que é o astigmatismo? É uma alteração

Leia mais

RELATÓRIO DE QUALIDADE DE SERVIÇO ANO GALP GÁS NATURAL, SA Comercializadora

RELATÓRIO DE QUALIDADE DE SERVIÇO ANO GALP GÁS NATURAL, SA Comercializadora RELATÓRIO DE QUALIDADE DE SERVIÇO ANO 2014 GALP GÁS NATURAL, SA Comercializadora ÍNDICE 1. Sumário Executivo... 2 2. Indicadores Gerais de Natureza Comercial... 3 2.1. Inquérito de Satisfação... 3 3. Indicadores

Leia mais

Manual de Gestão da Qualidade

Manual de Gestão da Qualidade Manual de Gestão da Qualidade A Este documento 1 INTRODUÇÃO Este Manual de Gestão da Qualidade aplica-se a toda a organização da Jurisvalor. O presente Manual de Gestão da Qualidade tem como principal

Leia mais

A nossa Visão. Simplesmente, sermos pioneiros na introdução de inovação em ciência e tecnologia, na busca de um mundo melhor.

A nossa Visão. Simplesmente, sermos pioneiros na introdução de inovação em ciência e tecnologia, na busca de um mundo melhor. A nossa Visão Simplesmente, sermos pioneiros na introdução de inovação em ciência e tecnologia, na busca de um mundo melhor. MANUAL DA QUALIDADE ÍNDICE Capítulo Descrição Página 1 Apresentação da ILC Instrumentos

Leia mais

Regulamento Interno da Clínica Dr. Ruy Puga. Capítulo I Disposições Gerais. Artigo1º Objecto

Regulamento Interno da Clínica Dr. Ruy Puga. Capítulo I Disposições Gerais. Artigo1º Objecto Regulamento Interno da Clínica Dr. Ruy Puga Capítulo I Disposições Gerais Artigo1º Objecto A Clínica Dr. Ruy Puga tem como objecto prestar cuidados de saúde oftalmológicos aos doentes que a procuram, no

Leia mais

Certificar para Ganhar o Futuro Funchal, 2 Março 2007 José Leitão CEO APCER

Certificar para Ganhar o Futuro Funchal, 2 Março 2007 José Leitão CEO APCER Certificar para Ganhar o Futuro Funchal, 2 Março 2007 José Leitão CEO APCER www.apcer.pt AGENDA APCER: Quem Somos Porquê Certificar para Ganhar o Futuro? Campanha Nacional Objectivos Madeira como Mercado

Leia mais

3248 DIÁRIO DA REPÚBLICA I SÉRIE-B N. o de Maio de 2004

3248 DIÁRIO DA REPÚBLICA I SÉRIE-B N. o de Maio de 2004 3248 DIÁRIO DA REPÚBLICA I SÉRIE-B N. o 119 21 de Maio de 2004 Escolaridade (em horas semanais) Unidades curriculares Tipo Observações Aulas teórico- Aulas teóricas Aulas práticas Seminários Estágios -práticas

Leia mais

Carina Gonçalves, Carlos Dimas e Cátia Silva

Carina Gonçalves, Carlos Dimas e Cátia Silva Gestão da Qualidade 1 Índice Introdução... 3 Objectivo geral... 4 Objectivos específicos... 4 Qualidade... 5 Gestão da Qualidade Total (TQM)... 6 Os princípios básicos da qualidade total são:... 7 Qualidade

Leia mais

Currículo Profissional

Currículo Profissional Currículo Profissional Reinaldo Fujita 2016 Formação Acadêmica: - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (ano de conclusão: 2004). - Residência Médica em Oftalmologia pela Faculdade de Medicina

Leia mais

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Organização Fundação Ageas Agir com Coração Diretor(a) Célia Inácio Setor de Atividade Solidariedade Social Número de Efetivos 0 NIF 504 363 425 Morada Avenida do Mediterrâneo,

Leia mais

Projeto Ambulatório Programado de Alta Resolução. 11ª Edição do Prémio de Boas Práticas em Saúde

Projeto Ambulatório Programado de Alta Resolução. 11ª Edição do Prémio de Boas Práticas em Saúde Projeto Ambulatório Programado de Alta Resolução 11ª Edição do Prémio de Boas Práticas em Saúde 23-11-2017 Agenda Conceito Cronograma Objetivos Caráter inovador baseado em boas práticas Resultados em saúde

Leia mais

APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL

APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL QUEM SOMOS A ArtVision implementa soluções integradas de gestão baseadas em diversas tecnologias, permitindo aos seus clientes dar respostas rápidas e fiáveis aos desafios que

Leia mais

Terceiro Ciclo da Avaliação Externa das Escolas. Campos de análise Referentes Indicadores

Terceiro Ciclo da Avaliação Externa das Escolas. Campos de análise Referentes Indicadores Quadro de referência Domínios, campos de análise, referentes e indicadores O quadro de referência do terceiro ciclo da Avaliação Externa das Escolas estrutura-se em quatro domínios Autoavaliação, Liderança

Leia mais

08:55-09:15 Debate - Tratamento do edema de macula - Anti-VEGF X Corticoide

08:55-09:15 Debate - Tratamento do edema de macula - Anti-VEGF X Corticoide DIA 17/3/2017 - SEXTA-FEIRA AUDITÓRIO SÉRGIO BERNARDES 08:30-10:00 RETINA - Encontro SBRV-SNNO 08:30-08:35 Abertura 08:35-08:55 A definir 08:55-09:15 Debate - Tratamento do edema de macula - Anti-VEGF

Leia mais

Implementação dos Requisitos dos Manuais das Respostas Sociais (ISS) níveis A, B e C- UIPSS 2010/05/28 AFID. quarta-feira, 2 de junho de 2010

Implementação dos Requisitos dos Manuais das Respostas Sociais (ISS) níveis A, B e C- UIPSS 2010/05/28 AFID. quarta-feira, 2 de junho de 2010 Implementação dos Requisitos dos Manuais das Respostas Sociais (ISS) níveis A, B e C- UIPSS 2010/05/28 AFID O QUE SOMOS A Fundação afid Diferença é uma Fundação de Solidariedade Social, criada em 23 de

Leia mais

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL CORPORATIVA CARTA DE COMPROMETIMENTO

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL CORPORATIVA CARTA DE COMPROMETIMENTO CARTA DE COMPROMETIMENTO O Grupo Cataratas acredita no efeito transformador que o ecoturismo pode ter na criação de experiências de sensibilização e conscientização em torno da causa do desenvolvimento

Leia mais

A NOSSA VISÃO DEPARTAMENTO DE FORMAÇÃO ANO. Liderar

A NOSSA VISÃO DEPARTAMENTO DE FORMAÇÃO ANO. Liderar Curso Técnico de Óptica Ocular A NOSSA VISÃO DEPARTAMENTO DE FORMAÇÃO ANO Liderar na transformação, na formação e no desenvolvimento de competências, gerando valor para as empresas da Óptica em Portugal.

Leia mais

GENÉTICA E OFTALMOLOGIA JAIME ROIZENBLATT

GENÉTICA E OFTALMOLOGIA JAIME ROIZENBLATT 17 GENÉTICA E OFTALMOLOGIA JAIME ROIZENBLATT 702 Capítulo 17 703 GENÉTICA E OFTALMOLOGIA JAIME ROIZENBLATT Nas últimas décadas tem havido uma grande mudança no padrão das doenças. Houve uma grande diminuição

Leia mais

PLANO DE ACÇÃO REGIONAL ALENTEJO 2020

PLANO DE ACÇÃO REGIONAL ALENTEJO 2020 FORUM REGIONAL ALENTEJO 2020 DESAFIOS E OPORTUNIDADES PLANO DE ACÇÃO REGIONAL ALENTEJO 2020 COMISSÃO DE COORDENAÇÃO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL DO ALENTEJO Joaquim Fialho joaquim.fialho@ccdr-a.gov.pt Vendas

Leia mais

QUALIDADE, HIGIENE E SEGURANÇA ALIMENTAR

QUALIDADE, HIGIENE E SEGURANÇA ALIMENTAR Quem Somos QUEM SOMOS A Bioqual é uma empresa especializada em Qualidade, Higiene e Segurança Alimentar. Presente em todo o país através de uma rede de escritórios, com consultores especializados e experiência

Leia mais

Quinta São João das Areias Rua A Nº66 R/C Sacavém Telefone: Sociedade por Quotas

Quinta São João das Areias Rua A Nº66 R/C Sacavém Telefone: Sociedade por Quotas Resumo Nos Serviços Água, a Construbuild apresenta-se já como uma Referência a Nível deste sector. As actividades desenvolvidas nesta área relacionam-se fundamentalmente, com a Gestão de Equipamentos de

Leia mais

DRA. PAOLA GRECHI CRM RQE 8487

DRA. PAOLA GRECHI CRM RQE 8487 DRA. PAOLA GRECHI CRM 16594 RQE 8487 APRESENTAÇÃO PROFISSIONAL Graduação em Medicina - Universidade Estadual de Campinas UNICAMP (1998 2003). Prêmio de Melhor Aluna de Oftalmologia e Prêmio de Melhor Aluna

Leia mais

FUNÇÃO: Gestor de Projetos. LOCALIZAÇÃO: Sede - Lisboa. Categoria Tabela Salarial: Gestor CONTEXTO

FUNÇÃO: Gestor de Projetos. LOCALIZAÇÃO: Sede - Lisboa. Categoria Tabela Salarial: Gestor CONTEXTO FUNÇÃO: Gestor de Projetos LOCALIZAÇÃO: Sede - Lisboa Categoria Tabela Salarial: Gestor CONTEXTO A Fundação Fé e Cooperação (FEC), instituição com estatuto de utilidade pública, é uma Organização Não Governamental

Leia mais

Estratégia. VISÃO, MISSÃO, VALORES, POLÍTICA Página 1 de 5 VISÃO MISSÃO VALORES

Estratégia. VISÃO, MISSÃO, VALORES, POLÍTICA Página 1 de 5 VISÃO MISSÃO VALORES VISÃO, MISSÃO, VALORES, POLÍTICA Página 1 de 5 VISÃO Ser a empresa líder e o fornecedor de referência do mercado nacional (na área da transmissão de potência e controlo de movimento) de sistemas de acionamento

Leia mais

DIA 28/3/ QUINTA-FEIRA AUDITÓRIO CATALUNYA 08:30-10:15 RETINA 1 - CURSO OCT. 08:30-08:40 Correlações anatômicas e interpretação

DIA 28/3/ QUINTA-FEIRA AUDITÓRIO CATALUNYA 08:30-10:15 RETINA 1 - CURSO OCT. 08:30-08:40 Correlações anatômicas e interpretação DIA 28/3/2019 - QUINTA-FEIRA AUDITÓRIO CATALUNYA 08:30-10:15 RETINA 1 - CURSO OCT 08:30-08:40 Correlações anatômicas e interpretação 08:40-08:50 Adesões vítreo-macular e membrana epirretiniana 08:50-09:00

Leia mais

1. APRESENTAÇÃO D A SOCORSUL

1. APRESENTAÇÃO D A SOCORSUL 1. APRESENTAÇÃO D A SOCORSUL A Socorsul é uma empresa privada com uma grande evolução histórica no que toca à área ambiental. Surge no mercado nacional a 12 de Maio de 1986 e desde então desenvolve uma

Leia mais

Programa 2013 FICHA DE CANDIDATURA. Refª: 057 Consultar para Ajudar

Programa 2013 FICHA DE CANDIDATURA. Refª: 057 Consultar para Ajudar Programa 2013 FICHA DE CANDIDATURA Refª: 057 Consultar para Ajudar Grupo de Trabalho dos Bairros e Zonas de Intervenção Prioritária (BIP/ZIP) Rua Nova do Almada, nº 2-3º Andar 1100-060 Lisboa Telefone:

Leia mais

Certificar para Ganhar o Futuro Ponta Delgada, 19 de Junho 2007 José Leitão CEO APCER

Certificar para Ganhar o Futuro Ponta Delgada, 19 de Junho 2007 José Leitão CEO APCER Certificar para Ganhar o Futuro Ponta Delgada, 19 de Junho 2007 José Leitão CEO APCER www.apcer.pt AGENDA APCER: Quem Somos Porquê Certificar para Ganhar o Futuro? Região Autónoma dos Açores como Mercado

Leia mais

A GESTÃO DA INOVAÇÃO APCER

A GESTÃO DA INOVAÇÃO APCER A GESTÃO DA INOVAÇÃO APCER A Gestão da Inovação Proposta de Utilização do Guia de Boas Práticas de IDI e das ferramentas desenvolvidas no âmbito da iniciativa DSIE da COTEC para o desenvolvimento do sistema

Leia mais

Clubes Ciência Viva na Escola CARTA DE PRINCÍPIOS

Clubes Ciência Viva na Escola CARTA DE PRINCÍPIOS Clubes Ciência Viva na Escola CARTA DE PRINCÍPIOS O Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória aponta para uma educação escolar em que os alunos constroem e sedimentam uma cultura científica

Leia mais

J. SAMPAIO & IRMÃO, LDA.

J. SAMPAIO & IRMÃO, LDA. J. SAMPAIO & IRMÃO, LDA. 1 Sector de Actividade: Calçado Actividade Principal: Produção de calçado CEO: Joaquim Carvalho Telefone: +351 255310690 Fax: +351 255310699 E-mail: js@mail.calafe.com Morada:

Leia mais

Relatório de atividades

Relatório de atividades Relatório de atividades 2017 INTRODUÇÃO 1.1. Histórico A Ajudaris é uma associação particular de carácter social e humanitário de âmbito nacional, sem fins lucrativos, que luta diariamente contra a fome,

Leia mais

Observatório da Responsabilidade Social e Instituições de Ensino Superior

Observatório da Responsabilidade Social e Instituições de Ensino Superior ORSIES Observatório da Responsabilidade Social e Instituições de Ensino Superior O ORSIES é uma rede colaborativa que pretende fomentar a responsabilidade social das Instituições de Ensino Superior e promover

Leia mais

SAMS. uma equipa. uma missão. uma visão.

SAMS. uma equipa. uma missão. uma visão. SAMS uma equipa. uma missão. uma visão. missão visão valores MISSÃO Como subsistema de saúde pioneiro em Portugal, a nossa missão é oferecer cuidados de saúde abrangentes, de alto valor para a comunidade,

Leia mais

Política de Sustentabilidade. Junho /2010. PI Rev. A

Política de Sustentabilidade. Junho /2010. PI Rev. A Junho /2010 PI.034.00000001 Rev. A SUMÁRIO 1. SUSTENTABILIDADE : ESSÊNCIA DA CAB AMBIENTAL 2. MISSÃO 3.VISÃO 4. OBEJTIVO 5. SUSTENTABILIDADE NA PRÁTICA 6. COMUNICAÇÃO E ENGAJAMENTO CHAVES PARA O SUCESSO

Leia mais

Política de Formação

Política de Formação Política de Formação Sumário A Política de Formação do ATLANTICO estabelece os princípios orientadores para a gestão eficiente de todas as actividades que asseguram a realização e acompanhamento das acções

Leia mais

PORTFÓLIO DE SERVIÇOS

PORTFÓLIO DE SERVIÇOS PORTFÓLIO DE SERVIÇOS GRUPO KMED EUROPA 1. Apresentação do Grupo Nos mercados competitivos dos nossos dias, as organizações de sucesso são aquelas que se adaptam às suas regras e que são capazes de evoluir

Leia mais

X assinale (X) X. assinale (X) assinale (X) assinale (X) assinale (X) assinale (X) X X X X X X X

X assinale (X) X. assinale (X) assinale (X) assinale (X) assinale (X) assinale (X) X X X X X X X I Modo de Inserção do Curso de Especialização 1- Curso de Especialização promovido por Fac. de Medicina assinale () 2-Inserção no SUS 3-Coexistência de Programa de Residência Médica em Oftalmologia credenciado

Leia mais

08:00-10:30 CATARATA 1 - Cirurgia de catarata premium: de A a Z

08:00-10:30 CATARATA 1 - Cirurgia de catarata premium: de A a Z DIA 16/3/2017 - QUINTA-FEIRA AUDITÓRIO SÉRGIO BERNARDES 08:00-10:30 CATARATA 1 - Cirurgia de catarata premium: de A a Z 1º Bloco: LIOs Tóricas 08:00-08:10 Dispositivo para aferição do alinhamento intraoperatório

Leia mais

As células têm o poder de abanar a nossa vida

As células têm o poder de abanar a nossa vida As células têm o poder de abanar a nossa vida O 1º seguro de saúde oncológico em portugal O número de pessoas com doenças oncológicas aumenta todos os dias, mas o desenvolvimento da medicina e o diagnóstico

Leia mais

ORGANIZAÇÃO ASSOCIAÇÃO PAR RESPOSTAS SOCIAIS OBJECTIVO 2015 CAMPANHA DO MILÉNIO DAS NAÇÕES UNIDAS

ORGANIZAÇÃO ASSOCIAÇÃO PAR RESPOSTAS SOCIAIS OBJECTIVO 2015 CAMPANHA DO MILÉNIO DAS NAÇÕES UNIDAS ORGANIZAÇÃO ASSOCIAÇÃO PAR RESPOSTAS SOCIAIS A Associação PAR Respostas Sociais é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), sem fins lucrativos, com sede em Lisboa, que visa contribuir

Leia mais

Catálogo de Formação Inter-Empresas

Catálogo de Formação Inter-Empresas Catálogo de Formação Inter-Empresas QTEL 2017 Índice Quem Somos...Pág. 3 6 Razões para Escolher a QTEL...Pág. 5 Formação em Ambiente.Pág. 6 Formação em Gestão de Risco.. Pág. 11 Formação em Inovação..Pág.

Leia mais

Livro Verde da Comissão Europeia (2001) Responsabilidade Social

Livro Verde da Comissão Europeia (2001) Responsabilidade Social Susana Ramos Livro Verde da Comissão Europeia (2001) Responsabilidade Social É um conceito segundo o qual, as empresas decidem, numa base voluntária, contribuir para uma sociedade mais justa e para um

Leia mais

PLANO DE ACTIVIDADES DE 2011 CAPÍTULO I MISSÃO, VISÃO E VALORES

PLANO DE ACTIVIDADES DE 2011 CAPÍTULO I MISSÃO, VISÃO E VALORES PLANO DE ACTIVIDADES DE 2011 NOTA INTRODUTÓRIA O presente Plano de Actividades pretende dar cumprimento ao disposto no art.º 31º dos Estatutos do Centro da Mãe Associação de Solidariedade Social. Este

Leia mais

GUIA DE CLIENTE PLATINIUM MAIS VIP

GUIA DE CLIENTE PLATINIUM MAIS VIP GUIA DE CLIENTE PLATINIUM MAIS VIP PLATINIUM MAIS VIP foi submetido a registo de marca junto do Instituto Angolano de Propriedade Industrial pela sociedade NUTRI-EVOLVE (SU) LDA., pessoa coletiva 514 745

Leia mais

Proposta de Estágio Opcional em. Anestesiologia Oftalmológica / Desenvolvimento da Componente da Anestesia Loco-regional

Proposta de Estágio Opcional em. Anestesiologia Oftalmológica / Desenvolvimento da Componente da Anestesia Loco-regional Serviço de Anestesiologia do Centro Hospitalar Lisboa Norte 1 Proposta de Estágio Opcional em Anestesiologia Oftalmológica / Desenvolvimento da Componente da Anestesia Loco-regional Preparado para: Colégio

Leia mais

Formação Contínua em Oftalmologia

Formação Contínua em Oftalmologia Fundamentação Um estudo recente revela que 85% das pessoas tem mais medo de perder a visão do que os outros quatro sentidos. 87% dos inquiridos acredita que os exames oftalmológicos regulares são importantes,

Leia mais

Mini ebook CUIDADOS COM A VISÃO ALERTAS E

Mini ebook CUIDADOS COM A VISÃO ALERTAS E Mini ebook CUIDADOS COM A VISÃO ALERTAS E Conheça lesões e doenças que podem comprometer o sistema visual. São informações rápidas para melhor entendimento do que pode ser feito para preservar a sua visão.

Leia mais

DIREÇÃO REGIONAL DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL DIVISÃO DE ENCAMINHAMENTO E CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS

DIREÇÃO REGIONAL DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL DIVISÃO DE ENCAMINHAMENTO E CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS DIREÇÃO REGIONAL DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL DIVISÃO DE ENCAMINHAMENTO E CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS O que são? Centros para a Qualificação e o Ensino Profissional Os CQEP são estruturas do Sistema Nacional

Leia mais

Ambulatório Programado de Alta Resolução

Ambulatório Programado de Alta Resolução Ambulatório Programado de Alta Resolução 02/03/2018 Conceito Cronograma Objetivos Caráter inovador baseado em boas práticas Resultados em saúde por Especialidade Replicabilidade do Projeto 02/03/2018 2

Leia mais

Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa

Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa I Jornadas de Enfermagem e Ortóptica do Centro Hospitalar Lisboa Ocidental João Ferreira, Wilson Quintino, Carla Lança e Manuel Oliveira Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa É um problema de

Leia mais

08:30-10:30 GLAUCOMA 7 - CURSO DE GLAUCOMA DE ÂNGULO FECHADO

08:30-10:30 GLAUCOMA 7 - CURSO DE GLAUCOMA DE ÂNGULO FECHADO DIA 17/3/2017 - SÁBADO Auditório Ondina A 08:30-10:30 GLAUCOMA 7 - CURSO DE GLAUCOMA DE ÂNGULO FECHADO 08:30-08:45 Gonioscopia x UBM x OCT do segmento anterior 08:45-09:00 Laser em glaucoma de ângulo fechado

Leia mais

Função visual e envelhecimento: Reflexões a propósito de um estudo exploratório em idosos do Concelho de Loures

Função visual e envelhecimento: Reflexões a propósito de um estudo exploratório em idosos do Concelho de Loures Mesa redonda: Visão e Qualidade de Vida em Idosos Função visual e envelhecimento: Reflexões a propósito de um estudo exploratório em idosos do Concelho de Loures Aging and visual function: exploratory

Leia mais

Gestão Pública. 13 de Julho de

Gestão Pública. 13 de Julho de Ferramentas inovadoras de Gestão Pública Hugo Costa hugo.costa@apcer.pt 13 de Julho de 2009 A perspectiva actual de uma Organização Clientes Colaboradores Accionistas/Estado Fornecedores Sociedade Parceiros

Leia mais

MENSAGEM DA EMPRESA APRESENTAÇÃO AMBIENTE E SEGURANÇA CERTIFICAÇÃO PAVILHÕES

MENSAGEM DA EMPRESA APRESENTAÇÃO AMBIENTE E SEGURANÇA CERTIFICAÇÃO PAVILHÕES GROWING TOGETHER GROWING TOGETHER MENSAGEM DA EMPRESA APRESENTAÇÃO AMBIENTE E SEGURANÇA CERTIFICAÇÃO PAVILHÕES RIBASE SMD Gimnodesportivo Vitorino de Piães Gimnodesportivo de Fontão Pavilhão Gimnodesportivo

Leia mais

M.110 v2. Plano de Atividades e Orçamento

M.110 v2. Plano de Atividades e Orçamento Plano de Atividades e Orçamento 01-01-2016 Conteúdo 1. Nota Introdutória... 3 2. Enquadramento Institucional... 5 3. Prioridades Estratégicas... 5 4. Novos Projetos... 7 5. Eventos... 7 6. Atividades Socioculturais...

Leia mais

Objectivos da Qualidade

Objectivos da Qualidade Objectivos da Ano: 2008 Rev: 01 Objectivo da Aumentar adesão dos utentes ao rastreio do cancro do colo do útero cobertura (exames realizados) 4699 mulheres Aumentar adesão dos utentes ao rastreio do cancro

Leia mais

MISSÃO VISÃO VALORES 1/5

MISSÃO VISÃO VALORES 1/5 A Administração Central do Sistema de Saúde, I.P. (ACSS, IP) é um Instituto Público, criado em 2007, integrado na administração indireta do Estado, dotado de autonomia administrativa, financeira e patrimonial

Leia mais

Relatório do Desempenho do Sistema SA8000

Relatório do Desempenho do Sistema SA8000 Relatório do Desempenho do Sistema SA8000 1/2018 20/03/2018 Conteúdo 1. Nota Introdutória... 3 2. Rumo à Sustentabilidade... 3 3. Atividades desenvolvidas... 4 Colaboradores... 4 Saúde e Segurança no trabalho...

Leia mais

Educação Inclusiva: um imperativo ético

Educação Inclusiva: um imperativo ético Filomena Pereira Direção-Geral da Educação Educação Inclusiva: um imperativo ético Nos últimos anos temos vindo a assistir a uma progressão positiva, bastante expressiva, do desempenho dos alunos portugueses

Leia mais

Consciente de que para alcançar uma sociedade mais justa as empresas precisam contribuir socialmente, QUEM SOMOS O INSTITUTO DE OLHOS DR.

Consciente de que para alcançar uma sociedade mais justa as empresas precisam contribuir socialmente, QUEM SOMOS O INSTITUTO DE OLHOS DR. QUEM SOMOS A Clínica de Olhos Dr. João Eugenio é uma empresa tradicional em Brasília. Foi fundada em 1966 pelo renomado oftalmologista João Eugenio, especialista em Retina e Vítreo, Estrabismo e Neuro-oftamolmologia.

Leia mais

REGULAMENTO GERAL ORGANIZAÇÃO

REGULAMENTO GERAL ORGANIZAÇÃO REGULAMENTO GERAL Os Prémios Veterinária Atual são uma iniciativa do Grupo IFE e da Revista VETERINÁRIA ATUAL que têm como objetivo premiar anualmente personalidades e empresas que mais se distinguiram

Leia mais

Enquadramento. Objectivos. Metodologia OUTPUTS. Amostra LEVANTAMENTO DE PRÁTICAS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL ESTE ESTUDO

Enquadramento. Objectivos. Metodologia OUTPUTS. Amostra LEVANTAMENTO DE PRÁTICAS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL ESTE ESTUDO Enquadramento ESTE ESTUDO LEVANTAMENTO DE PRÁTICAS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL - O ESTUDO - Teresa Rebelo, 22/3/12 uma das actividades do projecto CER RESPONSÁVEL promovido pela APICER Associação Portuguesa

Leia mais

Unimed 2ª Opinião ACREDITE: ESTÁ SURGINDO UMA NOVA UNIMED!

Unimed 2ª Opinião ACREDITE: ESTÁ SURGINDO UMA NOVA UNIMED! ACREDITE: ESTÁ SURGINDO UMA NOVA UNIMED! CONCEITO O Inova Unimed é um movimento de renovação que visa a modernização estrutural, operacional e administrativa da Unimed Vale do Aço. OBJETIVOS SATISFAZER

Leia mais

Excelência no Serviço através da Inovação e Boas Práticas de Gestão Da inovação à excelência

Excelência no Serviço através da Inovação e Boas Práticas de Gestão Da inovação à excelência Excelência no Serviço através da Inovação e Boas Práticas de Gestão Da inovação à excelência 3º Colóquio E3S 29 novembro 2017 Satisfação de necessidades e expectativas Como garantir a satisfação das partes

Leia mais

DIA 29/3/ SEXTA-FEIRA AUDITÓRIO CATALUNYA. 08:30-10:15 RETINA 3 - SIMPÓSIO SNNO/SBRV - Retina Clínica & Arte do saber. 08:30-08:35 Abertura

DIA 29/3/ SEXTA-FEIRA AUDITÓRIO CATALUNYA. 08:30-10:15 RETINA 3 - SIMPÓSIO SNNO/SBRV - Retina Clínica & Arte do saber. 08:30-08:35 Abertura DIA 29/3/2019 - SEXTA-FEIRA AUDITÓRIO CATALUNYA 08:30-10:15 RETINA 3 - SIMPÓSIO SNNO/SBRV - Retina Clínica & Arte do saber 08:30-08:35 Abertura 08:35-08:45 Vasculopatia - Oclusão venosa: o que há de novo?

Leia mais

REGULAMENTO. A Sanofi e o Jornal de Negócios lançam a 6ª edição do Prémio Saúde Sustentável.

REGULAMENTO. A Sanofi e o Jornal de Negócios lançam a 6ª edição do Prémio Saúde Sustentável. REGULAMENTO 0. Preâmbulo A Sanofi e o Jornal de Negócios lançam a 6ª edição do Prémio Saúde Sustentável. O Prémio conta com a parceria da Accenture, responsável pelo desenvolvimento da metodologia de avaliação.

Leia mais

Negociação para Administradores e Executivos

Negociação para Administradores e Executivos www.pwcacademy.pt Negociação para Administradores e Executivos 15 e 16 de Dezembro de 2011 Academia da PwC Um curso com especial incidência sobre as competências essenciais da negociação para a alta direcção,

Leia mais

Avaliação Externa das Escolas

Avaliação Externa das Escolas INSPECÇÃO-GERAL DA EDUCAÇÃO Avaliação Externa das Escolas 2006-2009 Seminário Avaliação e Boa Governação Modelos e Práticas Lisboa - 12 de Março de 2010 Avaliar as escolas razões e percursos (1) A descentralização

Leia mais

CURSO DE TÉCNICO DE ACÇÃO GERIÁTRICA (24ª edição)

CURSO DE TÉCNICO DE ACÇÃO GERIÁTRICA (24ª edição) CURSO DE TÉCNICO DE ACÇÃO GERIÁTRICA (24ª edição) Atendendo ao envelhecimento crescente a que se assiste a nível mundial, é imprescindível os cuidadores, formais e informais, dispensarem a formação neste

Leia mais

Telefonema de Acompanhamento Pós-alta à Criança e Família. A Luz Acompanha-te!

Telefonema de Acompanhamento Pós-alta à Criança e Família. A Luz Acompanha-te! Telefonema de Acompanhamento Pós-alta à Criança e Família A Luz Acompanha-te! Autores: Ana Margarida Fonseca Moreira Dália Caeiro Isabel Rodrigues Gonçalves A hospitalização de uma criança representa desafios

Leia mais

A Certificação na Administração Pública

A Certificação na Administração Pública A Certificação na Administração Pública Benefícios e Experiência da APCER Carla Pinto Directora de Marketing APCER www.apcer.pt pt I. Apresentação da APCER II. Serviços e Benefícios no Sector da Administração

Leia mais

Protocolos: Psicóloga Alexandra Margarida Ribeiro Venâncio Pires

Protocolos: Psicóloga Alexandra Margarida Ribeiro Venâncio Pires Protocolos: Psicóloga Alexandra Margarida Ribeiro Venâncio Pires Desconto de 30% a todas as pessoas encaminhadas pela Associação, assim como funcionários e respetivos cônjuges e familiares diretos e elementos

Leia mais

INSTITUTO POLITÉCNICO DE SETÚBAL POLÍTICA DA QUALIDADE

INSTITUTO POLITÉCNICO DE SETÚBAL POLÍTICA DA QUALIDADE INSTITUTO POLITÉCNICO DE SETÚBAL POLÍTICA DA QUALIDADE Missão O IPS procura, de forma permanente e em articulação com os parceiros sociais, contribuir para a valorização e o desenvolvimento da sociedade,

Leia mais

Os Benefícios da Qualidade em Saúde Da teoria à prática! II Congresso SICAD 5-7 Abril Fundação Calouste Gulbenkian

Os Benefícios da Qualidade em Saúde Da teoria à prática! II Congresso SICAD 5-7 Abril Fundação Calouste Gulbenkian Os Benefícios da Qualidade em Saúde Da teoria à prática! II Congresso SICAD 5-7 Abril Fundação Calouste Gulbenkian Rede Internacional Dianova Constituída por um conjunto de associações e fundações sem

Leia mais

Este tratamento é indicado para o tratamento de:

Este tratamento é indicado para o tratamento de: A cirurgia refrativa é o conjunto de técnicas cirúrgicas personalizadas, 100% a laser, destinada a eliminar ou minimizar defeitos de refração ocular, dando a você a liberdade dos óculos e das lentes de

Leia mais

FORMAÇÃO EM GESTÃO DE ASSOCIAÇÕES. Programa de Formação

FORMAÇÃO EM GESTÃO DE ASSOCIAÇÕES. Programa de Formação FORMAÇÃO EM GESTÃO DE ASSOCIAÇÕES 2014 Programa de Formação Índice FINALIDADE... 3 OBJETIVO GERAL... 3 2 ESTRUTURA... 3 METODOLOGIAS... 3 PROGRAMA DE FORMAÇÃO... 4 Módulo 1. Missão, estratégia e ação...

Leia mais

A ULSNA NO CAMINHO DA QUALIDADE

A ULSNA NO CAMINHO DA QUALIDADE I Colóquio sobre Qualidade em Saúde Administração Regional de Saúde do Alentejo A ULSNA NO CAMINHO DA QUALIDADE Mónica Braga Maria de Jesus Gomes Maria de Jesus Dimas Maria José Branquinho Gabinete de

Leia mais

Identificação da empresa

Identificação da empresa Identificação da empresa UNIDADE LOCAL DE SAÚDE DO BAIXO ALENTEJO, E.P.E RUA DR. ANTÓNIO FERNANDO COVAS LIMA 7800-309 BEJA PESSOA COLECTIVA Nº. 508754275 Missão A Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo,

Leia mais

RAD1504 GESTÃO DA QUALIDADE I

RAD1504 GESTÃO DA QUALIDADE I RAD1504 GESTÃO DA QUALIDADE I Modelos de excelência e modelos normatizados Prof. Dr. Erasmo José Gomes Profa. Dra. Márcia Mazzeo Grande TQM- Filosofia? Movimento? Abordagem de gestão? A gerência da qualidade

Leia mais

EXPLICOLÂNDIA CENTROS DE ESTUDO

EXPLICOLÂNDIA CENTROS DE ESTUDO APRESENTAÇÃO HISTÓRICO 2005: Centro de Estudos a Explicolândia em Sacavém 2010: Franchising Explicolândia Centros de Estudo 2010: Centro de Estudos: Sacavém 2011: Home Study: Lisboa 2012-2017: Centros

Leia mais