Palavras-chave: Violência, Gênero, Mulher, Lei Maria da Penha, Feminicídio.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Palavras-chave: Violência, Gênero, Mulher, Lei Maria da Penha, Feminicídio."

Transcrição

1 Violência doméstica contra a mulher: violência de gênero e atuação do Estado Arthur Vinicius Pereira (UEPG) pereira.arthurvinicius@gmail.com Orientadora: Prof. M.ª Maria Cristina Rauch Baranoski Resumo: Na presente pesquisa, busca-se refletir sobre o fenômeno da violência doméstica contra a mulher. Para tanto será necessário analisar a violência causadas pela desigualdade de gêneros que se aplicam no âmbito doméstico. Também será apresentado as ações do Estado para o combate da questão, que em última instância é a expressão mais desumana da violência. O tema faz parte dos estudos do NEVICOM núcleo de estudos de violência doméstica contra a mulher. Palavras-chave: Violência, Gênero, Mulher, Lei Maria da Penha, Feminicídio. Introdução As mulheres atualmente estão presentes em todas as esferas da sociedade, ou seja, tanto no âmbito privado quanto no âmbito público, ocupam espaços cada vez mais importantes na política, na família, na mídia, nas religiões. Entretanto a violência contra a mulher não remonta a essa sociedade, mas, sim àquela que enxerga a mulher como provedora do lar, obediente ao marido e relacionada à maternidade. Então a violência contra a mulher remonta a um conceito tradicional que liga a mulher somente ao âmbito doméstico, na qual o maior agressor é o companheiro. Já violência de um modo geral é um fenômeno social que atinge todos os âmbitos. Seu conceito esta em constante mudança, pois várias são as condutas que passaram a ser consideradas como formas violência. Assim é necessário definir as concepções de violência que giram em torno do gênero, para então conseguir definir o que é violência doméstica contra a mulher e analisar a ação do Estado diante do tema. O tema do artigo possui uma enorme relevância social, pois a violência contra a mulher e a violência doméstica constituem violações contra os Direitos Humanos e ainda está atuante em toda a sociedade trazendo obstáculos para a realização da igualdade, do desenvolvimento humano e a constituição da paz. A pesquisa se torna também relevante para o progresso dos estudos do NEVICOM núcleo de estudos de violência doméstica contra a mulher pois trata diretamente do assunto no qual o núcleo visa estudar e combater. Objetivos Em razão da violência, em seu sentido amplo, possuir várias concepções que variam dependendo do autor ou da época, será necessário estabelecer as concepções de violência relacionadas ao gênero, para então definir o que é violência doméstica contra a mulher. Também será objetivo do artigo, analisar a atuação do Estado no combate a violência doméstica. Aqui se pretende compreender as ações de proteção às mulheres, as políticas públicas que visam o combate à violência e a punição dos agressores, e a analise da legislação atual nesse campo. Então os objetivos específicos são:

2 1. Estabelecer as concepções de violência causadas pelo gênero; 2. Analisar a atuação do Estado no combate à violência doméstica contra a mulher. Métodos e Técnica de Pesquisa Essa pesquisa será descritiva, utilizando o método de pesquisa dedutivo, na qual se busca a partir de verdades gerais um resultado particular e a técnica de pesquisa será documental indireta. Resultados 1. Violência Doméstica Contra a Mulher As principais formas de violência contra a mulher são: violência doméstica ou intrafamiliar, violência sexual, assédio moral, assédio sexual e feminicídio. 1 Porém, dentre os tipos de violências realizados contra a mulher, somente a doméstica e o feminicídio são interessantes para a pesquisa, por esses dois casos serem específicos e acontecerem predominantemente no ambiente doméstico e familiar. A violência doméstica, intrafamiliar ou familiar é toda ação ou omissão realizada no âmbito da família por um de seus membros atingindo a vida, a integridade física ou psíquica de outro integrante. Ela pode ter como estímulo o gênero, a idade ou a situação de vulnerabilidade, no caso da mulher a violência pode ser ocasionada pela questão de gênero e vulnerabilidade. 2 A violência de gênero (sobretudo a restrita à dimensão simbólica), uma vez instalada no seio de relações familiares, tende a se reproduzir de forma ampliada, sob o olhar complacente da sociedade, do poder público e dos técnicos envolvidos nesse campo, prescindindo de justificativas para seu exercício cotidiano contra suas vítimas preferenciais. 3. Então a violência de gênero, apesar de ocorrer muitas vezes no ambiente privado, não atinge apenas as mulheres ou a família, mas acaba se tornando um problema social e do Estado, pois o seu combate e a sua prevenção, por estar no âmbito privado, acaba sendo dificultado. Além disso [...] Os gastos com assistência à saúde resultantes desse tipo de violência são altíssimos. O BID [Banco Interamericano de Desenvolvimento] fez uma estimativa de que o custo total da violência doméstica varia de 1,6% a 2% do PIB de um país. No artigo Qualidade de vida e depressão em mulheres vítimas de seu parceiro, publicado, em 2005, no vol. 39 nº 1 da Revista de Saúde Pública, o Brasil é apontado como o país que mais sofre com a violência doméstica, problema que se converte na perda de 10,5% do seu PIB. 4 [inseriu-se] De acordo com a Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência Contra a Mulher Convenção de Belém realizada no ano de 1994, a 1 JESUS. D. Violência contra a mulher: aspectos da Lei n / ed. São Paulo: Saraiva, p Ibidem. pp ALMEIDA, Suely S. de. Essa violência mal-dita. In: Almeida, Suely S. de. (org.). Violência de gênero e políticas públicas. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, p BARROS, G. S. Análise da violência doméstica e familiar contra a mulher no contexto da aplicação da Lei Maria da Penha. In: Âmbito Jurídico, Rio Grande, XV, n. 105, out 2012.

3 violência contra a mulher é baseada na violência de gênero, que cause morte, dano ou sofrimento físico, sexual ou psicológico à mulher, que só acontece em uma sociedade em que predomina a inequidade entre os gêneros, na qual ela só existe para manter a dominação expressa pelo patriarcado. A convenção reconheceu também que a violência contra a mulher é uma violação aos direitos humanos, e que ela se baseia principalmente no fato de a vítima ser do sexo feminino. [...] Neste documento a violência contra a mulher ela é tratada como grave problema de saúde pública.[...] 5 2. Atuação do Estado O Estado brasileiro começou o seu combate na esfera legislativa em 2004, após a criação da Lei n de 17 de julho 2004 que alterou o Código Penal. Essa lei acrescentou no artigo 129 o 9º que descreve o delito de lesão corporal: Lesão corporal Art Ofender a integridade corporal ou a saúde de outrem: Pena - detenção, de três meses a um ano. [...] Violência Doméstica: 9 o Se a lesão for praticada contra ascendente, descendente, irmão, cônjuge ou companheiro, ou com quem conviva ou tenha convivido, ou, ainda, prevalecendo-se o agente das relações domésticas, de coabitação ou de hospitalidade: Pena - detenção, de 6 (seis) meses a 1 (um) ano. 6 Apesar de a lei ter pretendido coibir a violência doméstica, aumentando a pena mínima de 3 meses para 6 meses, verificou-se que a edição do artigo e o aumento da sanção penal não realizou nenhuma modificação nos índices de agressão a mulher, assim a alteração legislativa se mostrou inócua e foi necessário a criação de outra lei. Então no dia 7 de agosto de 2006 a Lei foi sancionada, conhecida como Lei Maria da Penha e, homenagem a uma vítima e também uma ativista em busca dos direitos das mulheres. Essa Lei trouxe para o ordenamento jurídico brasileiro uma grande inovação para a proteção da mulher vítima de violência. A partir deste documento, foram criadas medidas preventivas, assistencialistas e protetivas à mulher; cria disposições para a atuação da policia, do Ministério Publico e do poder judiciário; além da alteração de algumas leis, como o 9º do art. 129 do Código Penal, modificando a pena: [...] detenção, de 3 (três) meses a 3 (três) anos. 7 Outra lei que traz uma importante vitória para a igualdade dos gêneros é a Lei de 9 de março de Ela trouxe alterações no Código Penal incluindo o feminicídio entre uma das modalidades de homicídio qualificado além de adicionar o feminicídio ao rol dos crimes hediondos. Mas o que é feminicídio? O feminicídio é um termo recente que significa o assassinato de mulheres por razões de gênero (pelo simples fato de ser mulher). Para autoras Radford e Russell, que foram as 5 DIAS, M. B. A Lei Maria da Penha na justiça: a efetividade da Lei /2006 de combate à violência doméstica e familiar contra a mulher. 3. ed. rev., atual. e ampl. São Paulo: Editora Revista Tribunais, p BRASIL. Código Penal. Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de Vade mecum. São Paulo: Saraiva, BRASIL. Loc. cit.

4 primeiras a usarem o termo feminicídio, ele pode se apresentar de duas formas: o feminicídio íntimo e o feminicídio não íntimo. O feminicídio íntimo é o assassinato cometido por um homem que possui relações íntimas, familiares, ou de convivência com a mulher. Já o feminicídio não íntimo é o assassinato cometido por homem com quem a mulher não tinha nenhuma relação de proximidade. 8 Apesar da Lei e a inserção do feminicídio no Código Penal trazerem grandes avanços, trouxeram também resistência, afirmando por alguns que as Leis infligem o Princípio da Igualdade. O fato é que as Leis se dirigem exclusivamente à proteção da mulher, e o homem, quando estiver no lado passivo, não receber os mesmos benefícios. Mas o legislador, ao criar [...] Microssistemas que amparam determinados segmentos sociais, resguardando direitos de quem se encontra em situação de vulnerabilidade [...] procura igualar quem é desigual, o que nem de longe inflige o princípio isonômico. [...] 9 Por isso os dois textos normativos não afrontam o art. 5º, caput e nem o inciso I 10, pois visam a proteção das mulheres contra a violência doméstica. Assim o legislador esta criando ações afirmativas para a consecução da igualdade substancial e não apenas a igualdade formal. Discussão A violência doméstica é um assunto difícil de tratar por estar no âmbito privado, no qual a cultura e as instituições (tais como família, religião, educação, etc) exercem grandes influências e a produção cientifica é pequena, apesar de ter aumentado desde a criação da lei Maria da Penha. Mas mesmo ela estando no seio familiar, na qual o Estado não possui controle nenhum, a violência doméstica acaba por sua vez refletindo na sociedade, que sentiu e ainda sente as feridas que essa violência gera. Por isso a violência doméstica se torna um problema importante Estado, pois a cada mulher agredida se está reforçando a ideia do patriarcado, dificultando a realização da igualdade e da paz. O Brasil avançou na erradicação da violência doméstica contra a mulher com a elaboração de leis, com o aumento das penas para os agressores, criando medidas protetivas (art. 22 da Lei n /2006) e implementando as Delegacias de Atendimento as Mulheres. Mas apesar de todas essas melhorias há ainda um grande número de mulheres que sofrem violência indicando que esses avanços são pequenos perto do tamanho do problema. Assim para que o problema seja amenizado, é necessário políticas públicas e sociais tais como: a discussão da desigualdade de gênero nas escolas e espaços 8 RADFORD, J.; RUSSEL, D apud. JESUS. D. Violência contra a mulher: aspectos da Lei n / ed. São Paulo: Saraiva, p DIAS, M. B. A Lei Maria da Penha na justiça: a efetividade da Lei /2006 de combate à violência doméstica e familiar contra a mulher. 3. ed. rev., atual. e ampl. São Paulo: Editora Revista Tribunais, p CF, art. 5º: Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: I - homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Constituição; [...]

5 públicos, melhor capacitação dos funcionários das Delegacias de Atendimento as Mulheres e uma maior eficácia na ressocialização do agressor. Considerações Finais A intenção do presente artigo foi refletir sobre o fenômeno da violência doméstica contra a mulher. Para tanto, analisou-se a violência doméstica, em que a mulher é vítima, demonstrando a desigualdade de gênero que há entre a mulher e o homem, geradora dessa violência, bem como trouxa par a discussão o papel do Estado e da sociedade para o combate a violência intrafamiliar. No âmbito das políticas públicas para a erradicação da violência doméstica contra a mulher destacou-se o papel das leis até então criadas (Lei n /2006 ou Lei Maria da Penha; e a Lei n /2015 ou Lei do Feminicídio), mas chegou-se a conclusão de que essas leis não bastam para o fim da questão, é necessário uma maior proteção às mulheres, conscientizar a população e o agressor, além de ressocializa-lo. Essa pesquisa não esgota o assunto, possuindo ainda vários temas a serem estudados e discutidos, contudo espera-se ter contribuído para o debate do tema. Referências ALMEIDA, S. S. Essa violência mal-dita. In: Almeida, Suely S. de. (org.). Violência de gênero e políticas públicas. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, BRASIL. Código Penal. Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de Vade mecum. São Paulo: Saraiva, Constituição Constituição da Republica Federativa do Brasil, de 5 de outubro de Vade mecum. São Paulo: Saraiva, Lei Maria da Penha. Lei N , de 7 de Agosto de Vade mecum. São Paulo: Saraiva, BARROS, G. S. Análise da violência doméstica e familiar contra a mulher no contexto da aplicação da Lei Maria da Penha. In: Âmbito Jurídico, Rio Grande, XV, n. 105, out Disponível: < Acesso: 31 jun DIAS, M. B. A Lei Maria da Penha na justiça: a efetividade da Lei /2006 de combate à violência doméstica e familiar contra a mulher. 3. ed. rev., atual. e ampl. São Paulo: Editora Revista Tribunais, PIOVESAN, F. Direitos humanos e direito constitucional. 11 ed. rev. e atual. São Paulo: Saraiva, JESUS. D. Violência contra a mulher: aspectos da Lei n / ed. São Paulo: Saraiva, SAFFIOTI, H. I. B. Violência de gênero no Brasil atual. Colóquio Internacional Brasil, França e Quebec. Nº especial/2º sem

Agenda Nacional de Gênero no âmbito do Desenvolvimento Sustentável até Brasil

Agenda Nacional de Gênero no âmbito do Desenvolvimento Sustentável até Brasil Agenda Nacional de Gênero no âmbito do Desenvolvimento Sustentável até 2030 - Brasil Governo Federal Secretaria Especial de Políticas para Mulheres SEPM Santiago Chile, 2017 1. Quadro normativo Constituição

Leia mais

FEMINICÍDIO: UMA REALIDADE BRASILEIRA. Laylla Nayanne Dias Lopes Victor Augusto Cardoso FACULDADE ALFREDO NASSER

FEMINICÍDIO: UMA REALIDADE BRASILEIRA. Laylla Nayanne Dias Lopes Victor Augusto Cardoso FACULDADE ALFREDO NASSER FEMINICÍDIO: UMA REALIDADE BRASILEIRA Laylla Nayanne Dias Lopes Victor Augusto Cardoso FACULDADE ALFREDO NASSER ANA CELUTA F. TAVEIRA Faculdade Alfredo Nasser Mestre em Direito e Doutora em Educação anaceluta@yahoo.com.br

Leia mais

A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER NO MUNDO CONTEMPORÂNEO

A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER NO MUNDO CONTEMPORÂNEO A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER NO MUNDO CONTEMPORÂNEO: UM ESTUDO SOBRE A EVOLUÇÃO DAS MEDIDAS PROTETIVAS NO BRASIL MARCELLA RABELLO LAMBAZ Resumo apresentado pela aluna do Curso de Direito ao V Simpósio de

Leia mais

II. Violência contra a mulher: dados 2015

II. Violência contra a mulher: dados 2015 Dossiê Mulher 2016 7 II. Violência contra a mulher: dados 2015 No estado Rio de Janeiro, as mulheres representam cerca de 52,0% da população total. Em 2015, o percentual de mulheres vítimas de algum delito

Leia mais

EXERCÍCIOS. I - anistia, graça e indulto; II - fiança.

EXERCÍCIOS. I - anistia, graça e indulto; II - fiança. Legislação Especial Wallace França EXERCÍCIOS Lei dos Crimes hediondos Art. 1 o São considerados hediondos os seguintes crimes, todos tipificados no Decreto-Lei n o 2.848, de 7 de dezembro de 1940 - Código

Leia mais

UMA CULTURA INTOLERÁVEL UM RETRATO DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

UMA CULTURA INTOLERÁVEL UM RETRATO DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro Boletim CAO nº 01/2016 Quinta-feira, 14.04.2016 UMA CULTURA INTOLERÁVEL UM RETRATO DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Desde a edição

Leia mais

ATUALIZAÇÃO Atualização

ATUALIZAÇÃO Atualização ATUALIZAÇÃO 2015-2016 Atualização Atualização Legislação Administratica e correlata Página 12 Tópico ultra-atividade. Continuar a frase, na terceira linha, dizendo:..., porque mais benéfica ao agente.

Leia mais

COMISSÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA E DE COMBATE AO CRIME ORGANIZADO. Projeto de Lei da Câmara nº 3131/2008 (Projeto de Lei do Senado nº 88/2007)

COMISSÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA E DE COMBATE AO CRIME ORGANIZADO. Projeto de Lei da Câmara nº 3131/2008 (Projeto de Lei do Senado nº 88/2007) COMISSÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA E DE COMBATE AO CRIME ORGANIZADO Projeto de Lei da Câmara nº 3131/2008 (Projeto de Lei do Senado nº 88/2007) (Apensos os Projetos de Lei nºs. 6132, de 2002; 3716, de 2004;

Leia mais

09/06/2017 WALLACE FRANÇA LEI MARIA DA PENHA

09/06/2017 WALLACE FRANÇA LEI MARIA DA PENHA WALLACE FRANÇA LEI MARIA DA PENHA Art. 129 9 CP A lei Maria da Penha incluiu o parágrafo nono ao artigo 129 do código penal, isto quer dizer que a própria Lei Maria da Penha reconhece outros tipos de violência

Leia mais

EU NÃO SONHEI COM O SUCESSO EU TRABALHEI PARA ELE

EU NÃO SONHEI COM O SUCESSO EU TRABALHEI PARA ELE EU NÃO SONHEI COM O SUCESSO EU TRABALHEI PARA ELE São Paulo, novembro de 2017 1) CRIME NAO CONSUMADO: TENTATIVA, DESISTENCIA VOLUNTÁRIA, ARREPENDIMENTO EFICAZ, CRIME IMPOSSIVEL, ARREPENDIMENTO POSTERIOR

Leia mais

07/09/2012 DIREITO PENAL III. Direito penal III

07/09/2012 DIREITO PENAL III. Direito penal III DIREITO PENAL III LEGISLAÇÃO ESPECIAL 11ª - Parte Professor: Rubens Correia Junior 1 Direito penal III 2 1 Art 129 Ofender a integridade corporal ou a saúde de outrem: Pena - detenção, de três meses a

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br A Questão Da Renúncia À Representação Na Ação Penal Pública Por Crime De Lesão Corporal Resultante De Violência Doméstica Ou Familiar Contra A Mulher (Lei N. 11.340, De 7 De Agosto

Leia mais

DISCUTINDO VIOLÊNCIA DE GÊNERO NA ESCOLA: REFLEXÕES E EXPERIÊNCIAS

DISCUTINDO VIOLÊNCIA DE GÊNERO NA ESCOLA: REFLEXÕES E EXPERIÊNCIAS DISCUTINDO VIOLÊNCIA DE GÊNERO NA ESCOLA: REFLEXÕES E EXPERIÊNCIAS Eliene dos Santos Costa 1 Universidade Federal de Campina Grande, eliene.costa@hotmail.com.br Lucivania da Silva Costa ¹ INTRODUÇÃO Universidade

Leia mais

O PRINCIPIO DA IGUALDADE E A LEI MARIA DA PENHA

O PRINCIPIO DA IGUALDADE E A LEI MARIA DA PENHA O PRINCIPIO DA IGUALDADE E A LEI MARIA DA PENHA SANTOS, Jaciara Alves dos. 1 RUSSI, Leonardo Mariozi² Acadêmica do curso de Graduação em Direito da Faculdade de Ciências e Agrárias de Itapeva. 1 Docente

Leia mais

01- De acordo com a lei /06 conhecida popularmente como lei Maria da Penha é correto afirmar que :

01- De acordo com a lei /06 conhecida popularmente como lei Maria da Penha é correto afirmar que : Lei 11.340/06 - Lei Maria da Penha. Elaborador - Prof. Wilson T. Costa 01- De acordo com a lei 11.340/06 conhecida popularmente como lei Maria da Penha é correto afirmar que : A) É considerada relação

Leia mais

ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Dos crimes praticados contra crianças e adolescentes Arts. 225 a 244-B, ECA. Atenção para os delitos dos arts. 240 a 241 (A, B, C, D e E), bem como 244-B. Est. do Desarmamento

Leia mais

Feminicídio Universidade Estadual de Ponta Grossa Resumo: Palavras-chave: Introdução

Feminicídio Universidade Estadual de Ponta Grossa Resumo: Palavras-chave: Introdução Feminicídio Justiça ou desigualdade? Alisson Martins de Oliveira e-mail:alissonmartins1995@hotmail.com Leonardo Donatoni Pereira e-mail:leonardo.d.pereira95@gmail.com Orientador: Allan Ricardo Porto Universidade

Leia mais

Identificando entraves na articulação dos Serviços de Atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar em cinco capitais*

Identificando entraves na articulação dos Serviços de Atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar em cinco capitais* Identificando entraves na articulação dos Serviços de Atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar em cinco capitais* * Este material foi produzido para uso exclusivo do Estudo de

Leia mais

O FEMINICÍDIO SOB A ÓPTICA DOS DIREITOS HUMANOS DA MULHER E DA LEI /15 Ana Carolina Lovato 1 Mauro Cesar Maggio Stürmer 2

O FEMINICÍDIO SOB A ÓPTICA DOS DIREITOS HUMANOS DA MULHER E DA LEI /15 Ana Carolina Lovato 1 Mauro Cesar Maggio Stürmer 2 O FEMINICÍDIO SOB A ÓPTICA DOS DIREITOS HUMANOS DA MULHER E DA LEI 13.104/15 Ana Carolina Lovato 1 Mauro Cesar Maggio Stürmer 2 1 INTRODUÇÃO O presente resumo visa realizar uma breve análise acerca da

Leia mais

UM OLHAR SOBRE A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA MECANISMOS À FAVOR DA PROTEÇÃO DA DIGNIDADE DA MULHER. Gustavo Nazi Coelho. Resumo

UM OLHAR SOBRE A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA MECANISMOS À FAVOR DA PROTEÇÃO DA DIGNIDADE DA MULHER. Gustavo Nazi Coelho. Resumo 385 UM OLHAR SOBRE A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA MECANISMOS À FAVOR DA PROTEÇÃO DA DIGNIDADE DA MULHER. Gustavo Nazi Coelho Resumo Trata-se de uma reflexão sobre a violência doméstica e familiar contra a mulher,

Leia mais

A LEI MARIA DA PENHA E AS FORMAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA A MULHER RESUMO

A LEI MARIA DA PENHA E AS FORMAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA A MULHER RESUMO A LEI MARIA DA PENHA E AS FORMAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA A MULHER Waldemara Pereira Cardoso de Souza 1 Nilo Gonçalves dos Santos Filho 2 RESUMO A violência doméstica contra a mulher cresce assustadoramente.

Leia mais

Direito Penal. Lesão Corporal

Direito Penal. Lesão Corporal Direito Penal Lesão Corporal Lesão Corporal Art. 129 do CP Ofender a integridade corporal ou a saúde de outrem: Pena - detenção, de três meses a um ano. Lesão Corporal Noção Geral: todo e qualquer dano

Leia mais

Convenção de Istambul

Convenção de Istambul CONVENÇÃO DO CONSELHO DA EUROPA PARA A PREVENÇÃO E O COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES E A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA Convenção de Istambul LIVRE DO MEDO LIVRE DA VIOLÊNCIA QUAL É O OBJETIVO DA CONVENÇÃO?

Leia mais

União Popular de Mulheres de Campo Limpo e Adjacências.

União Popular de Mulheres de Campo Limpo e Adjacências. União Popular de Mulheres de Campo Limpo e Adjacências. União Popular de Mulheres Fundada em 08 de março de 1987. Organização social sem fins lucrativos. Objetivo principal Luta pela completa emancipação

Leia mais

VIOLÊNCIA SEXUAL E TIPOS PENAIS QUADRO-RESUMO ABUSO SEXUAL NO CÓDIGO PENAL - CP

VIOLÊNCIA SEXUAL E TIPOS PENAIS QUADRO-RESUMO ABUSO SEXUAL NO CÓDIGO PENAL - CP VIOLÊNCIA SEXUAL E TIPOS PENAIS QUADRO-RESUMO Artigo Tipo Penal Descrição ABUSO SEXUAL NO CÓDIGO PENAL - CP 213 Estupro Constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, a ter conjunção carnal ou

Leia mais

Santa Cruz - Direito & Tecnologia SHS QD 6 CJ A SL Ed. Brasil XXI Brasília - DF PL 5.555/2013 LEI ROSE LEONEL

Santa Cruz - Direito & Tecnologia SHS QD 6 CJ A SL Ed. Brasil XXI Brasília - DF PL 5.555/2013 LEI ROSE LEONEL PL 5.555/2013 LEI ROSE LEONEL Por Frank Ned Santa Cruz* A Disseminação Indevida de Material Íntimo (DIMI), mais conhecida como Pornografia de vingança (Revenge Porn), consiste na veiculação, principalmente

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO Vara Regional Leste 1 de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher do Foro Regional VI Penha de França Autos n 0007200-21.2015.8.26.0006 Controle n 2136/15 Meritíssimo Juiz, O Ministério Público do

Leia mais

OS IMPACTOS DA CRIAÇÃO DO ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO COMBATE À INTOLERÂNCIA SOCIAL

OS IMPACTOS DA CRIAÇÃO DO ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO COMBATE À INTOLERÂNCIA SOCIAL 70 OS IMPACTOS DA CRIAÇÃO DO ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO COMBATE À INTOLERÂNCIA SOCIAL RESUMO ARAN, Alana Thaís. 1 SOUZA, Ieda Maria Berger. 2 O presente trabalho visa discorrer como a criação

Leia mais

Palavras-chave: Qualificadora, Violência Doméstica, Condição de Mulher, Inconstitucionalidade, Isonomia. Introdução

Palavras-chave: Qualificadora, Violência Doméstica, Condição de Mulher, Inconstitucionalidade, Isonomia. Introdução FEMINICÍDIO: MANIFESTAÇÃO LEGISLATIVA SIMBÓLICA E INCONSTITUCIONAL Natalia Barin Crovador (UEPG) (E-mail: nataliabarin@hotmail.com) Bruna Bochnek (UEPG) Orientador: Prof. Me. Allan Ricardo Porto Resumo:

Leia mais

COORDENADORIA DA MULHER DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SERGIPE PROJETO INTERIOR EM REDE

COORDENADORIA DA MULHER DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SERGIPE PROJETO INTERIOR EM REDE COORDENADORIA DA MULHER DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SERGIPE PROJETO INTERIOR EM REDE Aracaju-SE Abril/2016 1. APRESENTAÇÃO A Coordenadoria da Mulher do Tribunal de Justiça de Sergipe tem como competência

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos 1 de 6 17/11/2010 16:05 Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 12.015, DE 7 DE AGOSTO DE 2009. Mensagem de veto Altera o Título VI da Parte Especial do Decreto-Lei

Leia mais

doméstica contra a mulher foi retirada da esfera privada e transferida para a esfera pública. A Lei Maria da penha seguiu recomendações da Convenção d

doméstica contra a mulher foi retirada da esfera privada e transferida para a esfera pública. A Lei Maria da penha seguiu recomendações da Convenção d MODULO II - INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS AULA 02: EMBATES E CONQUISTAS NO CENÁRIO DA POLÍTICA: OS DIREITOS DA MULHER TÓPICO 05: A LEI MARIA DA PENHA E SEUS IMPACTOS SOCIAIS O combate à violência

Leia mais

LEGISLAÇÃO PENAL ESPECIAL

LEGISLAÇÃO PENAL ESPECIAL - LEGISLAÇÃO PENAL ESPECIAL - - Lei nº 11.340/06 - Lei Maria da Penha - Professor: Marcos Girão - OBJETO DA NORMA 1 O PORQUÊ DA LEI Nº 11.340/06 Maria da Penha Fernandes (Fortaleza/CE) 2001- Espancada

Leia mais

PROJETO DE LEI DE DE DE 2016.

PROJETO DE LEI DE DE DE 2016. PROJETO DE LEI DE DE DE 2016. Dispõe sobre o monitoramento eletrônico de agressor por violência doméstica e familiar contra a mulher, no âmbito do Estado de Goiás e dá outras providências. A ASSEMBLEIA

Leia mais

PROVA TIPO 01 BRANCA. Tabela de Correspondência de Questões: TIPO 1 TIPO 2 TIPO 3 TIPO

PROVA TIPO 01 BRANCA. Tabela de Correspondência de Questões: TIPO 1 TIPO 2 TIPO 3 TIPO Tabela de Correspondência de Questões: TIPO 1 TIPO 2 TIPO 3 TIPO 4 59 63 62 61 60 61 63 62 62 60 60 59 63 64 61 60 64 62 59 64 PROVA TIPO 01 BRANCA Questão 59 Guilherme, funcionário público de determinada

Leia mais

Direito Penal. Introdução aos Crimes Contra a Dignidade Sexual e Delito de Estupro

Direito Penal. Introdução aos Crimes Contra a Dignidade Sexual e Delito de Estupro Direito Penal Introdução aos Crimes Contra a Dignidade Sexual e Delito de Estupro Crimes Contra a Dignidade Sexual Nomenclatura Título VI do Código Penal: antes Crimes Contra os Costumes, atualmente Crimes

Leia mais

ENQUADRAMENTO PENAL CÓDIGO PENAL

ENQUADRAMENTO PENAL CÓDIGO PENAL ENQUADRAMENTO PENAL CÓDIGO PENAL Violência Doméstica 1 Quem, de modo reiterado ou não, infligir maus tratos físicos ou psíquicos, incluindo castigos corporais, privações da liberdade e ofensas sexuais:

Leia mais

LEI Nº , DE 7 DE AGOSTO DE 2009

LEI Nº , DE 7 DE AGOSTO DE 2009 LEI Nº 12.015, DE 7 DE AGOSTO DE 2009 Altera o Título VI da Parte Especial do Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 - Código Penal, e o art. 1º da Lei nº 8.072, de 25 de julho de 1990, que dispõe

Leia mais

Evento promovido pelo Município de João Pessoa, na Estação Cabo Branco Ciência Cultura e Artes.

Evento promovido pelo Município de João Pessoa, na Estação Cabo Branco Ciência Cultura e Artes. Colóquio: Gênero, Violência e Direito Evento promovido pelo Município de João Pessoa, na Estação Cabo Branco Ciência Cultura e Artes. Palestrante: Eveline Lucena Neri Vice-coordenadora do Núcleo de Estudos

Leia mais

LEI MARIA DA PENHA E O PRINCÍPIO DA IGUALDADE

LEI MARIA DA PENHA E O PRINCÍPIO DA IGUALDADE 1 LEI MARIA DA PENHA E O PRINCÍPIO DA IGUALDADE CORREIA, V. A Lei 11.340/2006, conhecida popularmente por Lei Maria da Penha, foi um mecanismo criado para proteção das mulheres que por anos sofreram violência

Leia mais

Constitucionalidade e Poder Judiciário

Constitucionalidade e Poder Judiciário Constitucionalidade e Poder Judiciário TJMS RESP 2007.023422-4 ITAPORÃ Declara a Lei Maria da Penha inconstitucional - lei travestida de vingança social Cultura machista; cultura patriarcal; relações de

Leia mais

Dos Direitos Individuais (I) Profª Me. Érica Rios

Dos Direitos Individuais (I) Profª Me. Érica Rios Dos Direitos Individuais (I) Profª Me. Érica Rios erica.carvalho@ucsal.br O QUE SÃO DIREITOS INDIVIDUAIS? Direitos fundamentais do indivíduo (pessoa física ou jurídica), garantindo-lhe iniciativa autônoma

Leia mais

RECOMENDAÇÃO ADMINISTRATIVA Nº

RECOMENDAÇÃO ADMINISTRATIVA Nº PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO nº. 05/2015 OBJETO: IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICA PÚBLICA PARA A MULHER (CASA ABRIGO CASA DE ACOLHIMENTO PROVISÓRIO). REF.: OFÍCIO 051/2015- Gab. -SAS RECOMENDAÇÃO ADMINISTRATIVA

Leia mais

- LÍNGUA PORTUGUESA -

- LÍNGUA PORTUGUESA - 1. Linguagem: como instrumento de ação e interação presente em todas 1 as atividades humanas; 2 funções da linguagem na comunicação; 3 diversidade linguística (língua padrão, língua não padrão). 4 2. Leitura:

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 664/XII/4.ª ALTERA A PREVISÃO LEGAL DOS CRIMES DE VIOLAÇÃO E COAÇÃO SEXUAL NO CÓDIGO PENAL

PROJETO DE LEI N.º 664/XII/4.ª ALTERA A PREVISÃO LEGAL DOS CRIMES DE VIOLAÇÃO E COAÇÃO SEXUAL NO CÓDIGO PENAL Grupo Parlamentar. PROJETO DE LEI N.º 664/XII/4.ª ALTERA A PREVISÃO LEGAL DOS CRIMES DE VIOLAÇÃO E COAÇÃO SEXUAL NO CÓDIGO PENAL Exposição de motivos O crime de violação atinge, sobretudo, mulheres e crianças.

Leia mais

OAB 1ª Fase Direitos Humanos Emilly Albuquerque

OAB 1ª Fase Direitos Humanos Emilly Albuquerque OAB 1ª Fase Direitos Humanos Emilly Albuquerque 2012 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. CONVENÇÃO PARA A PREVENÇÃO E A REPRESSÃO DO CRIME DE GENOCÍDIO (1948) 1) Objetivo:

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br A Empregada Doméstica E A Lei Maria Da Penha Damásio de Jesus Hermelino de Oliveira Santos Aplica-se a Lei da Violência Doméstica ou Familiar contra a Mulher, a chamada Lei Maria

Leia mais

SMAB Nº (Nº CNJ: ) 2017/CRIME

SMAB Nº (Nº CNJ: ) 2017/CRIME CONFLITO DE COMPETÊNCIA. VIOLÊNCIA DOMÉSTICA. AGRESSÕES PERPETRADAS POR GENRO CONTRA SOGRA. INCIDÊNCIA DA LEI N.º 11.340/06. 1. A incidência da Lei n.º 11.340/06 depende de que a violência seja baseada

Leia mais

Marcela Cardoso Schütz de Araújo, Hebert Mendes de Araújo Schütz, Fernanda Martins Dias

Marcela Cardoso Schütz de Araújo, Hebert Mendes de Araújo Schütz, Fernanda Martins Dias CURSO DIREITO DISCIPLINA CRIMINOLOGIA SEMESTRE 6º Turma 2015.1 Sugestão de leitura A aplicabilidade da Lei Maria da Penha na proteção da violência contra a mulher Marcela Cardoso Schütz de Araújo, Hebert

Leia mais

Escola de Formação Política Miguel Arraes

Escola de Formação Política Miguel Arraes Escola de Formação Política Miguel Arraes Curso de Atualização e Capacitação Sobre Formulação e Gestão de Políticas Públicas Módulo III Políticas Públicas e Direitos Humanos Aula 7 Gestão em Segurança

Leia mais

NATUREZA JURÍDICA E A COMPLEXIDADE DO LATROCÍNIO (CP/40, art.157, 3º): A INCLUSÃO DO LATROCÍNIO NOS CRIMES CONTRA A VIDA.

NATUREZA JURÍDICA E A COMPLEXIDADE DO LATROCÍNIO (CP/40, art.157, 3º): A INCLUSÃO DO LATROCÍNIO NOS CRIMES CONTRA A VIDA. NATUREZA JURÍDICA E A COMPLEXIDADE DO LATROCÍNIO (CP/40, art.157, 3º): A INCLUSÃO DO LATROCÍNIO NOS CRIMES CONTRA A VIDA. Juliana de Souza Gonçalves j_jujuli@hotmail.com ANA CELUTA F. TAVEIRA Mestre em

Leia mais

TÍTULO VI CRIMES CONTRA A DIGNIDADE SEXUAL

TÍTULO VI CRIMES CONTRA A DIGNIDADE SEXUAL TÍTULO VI CRIMES CONTRA A DIGNIDADE SEXUAL MORAL PÚBLICA SEXUAL DIREITO PENAL IV Prof. Hélio Ramos Art. 213. Constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, a ter conjunção carnal ou a praticar

Leia mais

Direito Penal. Da Ação Processual Penal

Direito Penal. Da Ação Processual Penal Direito Penal Da Ação Processual Penal Ação Processual Penal Conceito: - Poder ou direito de apresentar em juízo uma pretensão acusatória. Fundamento: - Princípio da inafastabilidade do poder jurisdicional

Leia mais

REDAÇÃO Diminuição da maioridade penal em questão no Brasil

REDAÇÃO Diminuição da maioridade penal em questão no Brasil REDAÇÃO Diminuição da maioridade penal em questão no Brasil INSTRUÇÃO A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto

Leia mais

Crime público desde Lei 7/2000 de Denúncia para além dos seis meses Lei aplicável: vigente no momento prática do último ato Tribunal

Crime público desde Lei 7/2000 de Denúncia para além dos seis meses Lei aplicável: vigente no momento prática do último ato Tribunal 1 Quem, de modo reiterado ou não, infligir maus tratos físicos ou psíquicos, incluindo castigos corporais, privações da liberdade e ofensas sexuais: a) Ao cônjuge ou ex-cônjuge; b) A pessoa de outro ou

Leia mais

Cuarta Conferencia Regional Intergubernamental sobre Envejecimiento y Derechos de las Personas Mayores en América Latina y el Caribe Asunción, junio

Cuarta Conferencia Regional Intergubernamental sobre Envejecimiento y Derechos de las Personas Mayores en América Latina y el Caribe Asunción, junio Cuarta Conferencia Regional Intergubernamental sobre Envejecimiento y Derechos de las Personas Mayores en América Latina y el Caribe Asunción, junio de 2017 Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa

Leia mais

ANÁLISE DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR EM ILHÉUS ( )

ANÁLISE DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR EM ILHÉUS ( ) ANÁLISE DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR EM ILHÉUS (2009-2010) Ariene Bomfim Cerqueira Paula Carine Matos de Souza Guilhardes de Jesus Júnior Universidade Estadual de Santa Cruz, Departamento de Ciências

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Violência doméstica e a Lei 9.099/95 (Juizados especiais criminais) Edison Miguel da Silva Jr * Generaliza-se pelos meios de comunicação que a violência doméstica perpetrada contra

Leia mais

Legislação Penal Especial Lei de Tortura Liana Ximenes

Legislação Penal Especial Lei de Tortura Liana Ximenes Lei de Tortura Liana Ximenes 2014 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Lei de Tortura -A Lei não define o que é Tortura, mas explicita o que constitui tortura. -Equiparação

Leia mais

NOÇÕES GERAIS DE PARTE GERAL DO CP E CPP ESSENCIAIS PARA O ENTENDIMENTO DA LEGISLAÇÃO PENAL ESPECIAL

NOÇÕES GERAIS DE PARTE GERAL DO CP E CPP ESSENCIAIS PARA O ENTENDIMENTO DA LEGISLAÇÃO PENAL ESPECIAL NOÇÕES GERAIS DE PARTE GERAL DO CP E CPP ESSENCIAIS PARA O ENTENDIMENTO DA LEGISLAÇÃO PENAL ESPECIAL 1. ITER CRIMINIS CAMINHO DO CRIME FASE INTERNA COGITAÇÃO ( irrelevante para direito penal) 2. FASE EXTERNA

Leia mais

EXECUTIVA NACIONAL PARTIDO VERDE

EXECUTIVA NACIONAL PARTIDO VERDE EXECUTIVA NACIONAL PARTIDO VERDE EXECUTIVA NACIONAL PARTIDO VERDE DIRIGENTES PV MULHER NACIONAIS Shirley Torres de Araújo Secretária Nacional de Mulheres & ESTADUAIS Mariana Perin Secretária Nacional de

Leia mais

Dez anos da Lei Maria da Penha: avanços e desafios para efetividade da legislação na proteção da mulher e prevenção da violência doméstica.

Dez anos da Lei Maria da Penha: avanços e desafios para efetividade da legislação na proteção da mulher e prevenção da violência doméstica. Dez anos da Lei Maria da Penha: avanços e desafios para efetividade da legislação na proteção da mulher e prevenção da violência doméstica. Dizem que a mulher é sexo frágil. Mas que mentira absurda. Eu

Leia mais

p. 12 Após o quadro cinza (Pena: Reclusão, de doze a trinta anos) inserir:

p. 12 Após o quadro cinza (Pena: Reclusão, de doze a trinta anos) inserir: Direito Penal Esquematizado Cleber Masson vol. 2 7ª para 8ª edição p. IX Esta 8.ª edição do nosso Direito Penal Esquematizado Parte Especial, volume 2, foi devidamente revista, atualizada e ampliada com

Leia mais

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA PROJETO DE LEI N o 5.069, DE 2013 Acrescenta o art. 127-A ao Decreto- Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 Código Penal. Autor: Deputado Eduardo Cunha

Leia mais

Altera dispositivos do Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 Código Penal, em especial do seu Título VI. O Congresso Nacional decreta:

Altera dispositivos do Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 Código Penal, em especial do seu Título VI. O Congresso Nacional decreta: Altera dispositivos do Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 Código Penal, em especial do seu Título VI. O Congresso Nacional decreta: Art. 1º O Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940,

Leia mais

ÍNDICE SISTEMÁTICO. Abreviaturas e siglas usadas. Apresentação

ÍNDICE SISTEMÁTICO. Abreviaturas e siglas usadas. Apresentação ÍNDICE SISTEMÁTICO Abreviaturas e siglas usadas Apresentação Capítulo 1 Gênese do direito 1. Escola jusnaturalista ou do direito natural 1.1. Origem do jusnaturalismo 2. Escola teológica 2.1. Origem da

Leia mais

ERRADICAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES MONITORIZAÇÃO E CONCLUSÕES. João Afonso Vereador dos Direitos Sociais

ERRADICAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES MONITORIZAÇÃO E CONCLUSÕES. João Afonso Vereador dos Direitos Sociais ERRADICAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES MONITORIZAÇÃO E CONCLUSÕES João Afonso Vereador dos Direitos Sociais As orientações internacionais e nacionais Plano internacional e europeu: Convenção sobre

Leia mais

Políticas Públicas e violência contra mulheres apontamentos sobre provisão de serviços no cenário da região sudeste

Políticas Públicas e violência contra mulheres apontamentos sobre provisão de serviços no cenário da região sudeste Desigualdade Regional e Políticas Públicas Políticas Públicas e violência contra mulheres apontamentos sobre provisão de serviços no cenário da região sudeste Arlene Martinez Ricoldi Marilda de Oliveira

Leia mais

II - afastamento do lar, domicílio ou local de convivência com a ofendida;

II - afastamento do lar, domicílio ou local de convivência com a ofendida; Art. 22. Constatada a prática de violência doméstica e familiar contra a mulher, nos termos desta Lei, o juiz poderá aplicar, de imediato, ao agressor, em conjunto ou separadamente, as seguintes medidas

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: DIREITO PENAL III Código da Disciplina: JUR 219 Curso: Direito Semestre de oferta da disciplina: 5º Faculdade responsável: Direito Programa em vigência a partir de: 2015

Leia mais

Nª Ref. 03 /15 C.Istambul Lisboa, 26 de Março de

Nª Ref. 03 /15 C.Istambul Lisboa, 26 de Março de Ex.ma Sr.ª Coordenadora do Grupo de Trabalho - Implicações Legislativas da Convenção de Istambul, Dr.ª Carla Rodrigues, c/c Ex.mo Sr. Presidente do Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata, Ex.mo

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 515/XII

PROJETO DE LEI N.º 515/XII PROJETO DE LEI N.º 515/XII PROCEDE À 31.ª ALTERAÇÃO AO CÓDIGO PENAL, APROVADO PELO DECRETO-LEI N.º 400/82, DE 23 DE SETEMBRO, CRIANDO O CRIME DE MUTILAÇÃO GENITAL FEMININA Exposição de motivos 1 A Mutilação

Leia mais

4/12/ das 8h às 12h. Número de identidade Órgão expedidor Número da inscrição

4/12/ das 8h às 12h. Número de identidade Órgão expedidor Número da inscrição CONCURSO PÚBLICO N 001/2016 COMISSÃO DE CONCURSOS E SELEÇÕES NÍVEL MÉDIO REDAÇÃO 4/12/2016 - das 8h às 12h Número de identidade Órgão expedidor Número da inscrição LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES ABAIXO.

Leia mais

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA PROJETO DE LEI N o 3.388, DE 2008 Estabelece prioridade de tramitação para os processos que menciona. Autor: Deputado Dr. Talmir Relator: Deputado Bonifácio

Leia mais

MARIA DA PENHA (LEI / 06)

MARIA DA PENHA (LEI / 06) MARIA DA PENHA (LEI 11.340/ 06) 1. CARACTERÍSTICAS A lei 11340/2006 dispõe sobre a violência doméstica e familiar contra a mulher. Esta lei não tem caráter punitivo. Trata-se de lei multidisciplinar.

Leia mais

VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER: VIOLÊNCIA PSICOLÓGICA COMO PRESSUPOSTO PARA AS OUTRAS FORMAS DE VIOLÊNCIA

VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER: VIOLÊNCIA PSICOLÓGICA COMO PRESSUPOSTO PARA AS OUTRAS FORMAS DE VIOLÊNCIA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER: VIOLÊNCIA PSICOLÓGICA COMO PRESSUPOSTO PARA AS OUTRAS FORMAS DE VIOLÊNCIA Larissa Silva Xavier (larissa_sx@hotmail.com) Clara Mirelle Alves da Silva (claramirelly@hotmail.com)

Leia mais

Secretaria Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres

Secretaria Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres Presidência da República Secretaria de Políticas para as Mulheres Secretaria Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres Secretária Aparecida Gonçalves Violência contra a Mulher O simples

Leia mais

SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 475, DE 2009

SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 475, DE 2009 SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 475, DE 2009 Altera o Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940, para indicar hipóteses de ação penal pública incondicionada à representação. O CONGRESSO

Leia mais

2ª PROMOTORIA DE JUSTIÇA DA COMARCA DE PARANAGUÁ/PR

2ª PROMOTORIA DE JUSTIÇA DA COMARCA DE PARANAGUÁ/PR Destinatários: a) Prefeito Municipal de Paranaguá Sr. Edison de Oliveira Kersten b) Coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social Sra. Jussara Ferreira das Neves c) Secretária

Leia mais

VIOLÊNCIA CONTRA PROFISSIONAIS DE SAÚDE NOTIFICAÇÃO ON-LINE Departamento da Qualidade na Saúde

VIOLÊNCIA CONTRA PROFISSIONAIS DE SAÚDE NOTIFICAÇÃO ON-LINE Departamento da Qualidade na Saúde VIOLÊNCIA CONTRA PROFISSIONAIS DE SAÚDE NOTIFICAÇÃO ON-LINE 2015 Departamento da Qualidade na Saúde Introdução Em Portugal, o direito à não-violência encontra-se consagrado na Constituição da República

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Promover o desenvolvimento das competências e habilidades definidas no perfil do egresso, quais sejam:

PLANO DE ENSINO. Promover o desenvolvimento das competências e habilidades definidas no perfil do egresso, quais sejam: PLANO DE ENSINO CURSO: Direito SÉRIE: 5º Semestre DISCIPLINA: Proteção Penal ao Indivíduo CARGA HORÁRIA SEMANAL: 02 horas/aula CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 40 horas/aula I EMENTA Crimes contra a pessoa. Homicídio.

Leia mais

ENUNCIADOS. Suspensão Condicional do Processo. Lei Maria da Penha e Contravenções Penais

ENUNCIADOS. Suspensão Condicional do Processo. Lei Maria da Penha e Contravenções Penais ENUNCIADOS Suspensão Condicional do Processo Enunciado nº 01 (001/2011): Nos casos de crimes de violência doméstica e familiar contra a mulher não se aplica a suspensão condicional do processo. (Aprovado

Leia mais

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO N o 2.379, DE 2006 (MENSAGEM N o 20, de 2006) Aprova o texto do Tratado sobre Extradição entre o Governo da República Federativa

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE Violência. Mulher. Violência doméstica e familiar. Lei Maria da Penha.

PALAVRAS-CHAVE Violência. Mulher. Violência doméstica e familiar. Lei Maria da Penha. 14. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido - ISSN 2238-9113 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( X ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TRABALHO

Leia mais

A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea c) do artigo 161.º da Constituição (JusNet 7/1976), o seguinte:

A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea c) do artigo 161.º da Constituição (JusNet 7/1976), o seguinte: 1/7 Lei n.º 19/2013, de 21 de fevereiro, 29.ª alteração ao Código Penal, aprovado pelo Decreto- Lei n.º 400/82, de 23 de setembro, e primeira alteração à Lei n.º 112/2009, de 16 de setembro, que estabelece

Leia mais

A ATUAÇÃO DAS DELEGACIAS DA MULHER COMO POLÍTICA PÚBLICA DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA DE GÊNERO

A ATUAÇÃO DAS DELEGACIAS DA MULHER COMO POLÍTICA PÚBLICA DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA DE GÊNERO A ATUAÇÃO DAS DELEGACIAS DA MULHER COMO POLÍTICA PÚBLICA DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA DE GÊNERO Tatianne Bandeira de Vasconcelos 1 Inez Sampaio Nery RESUMO A violência de gênero representa um grave problema

Leia mais

ESQUEMA DISSERTATIVO- ARGUMENTATIVO

ESQUEMA DISSERTATIVO- ARGUMENTATIVO ESQUEMA DISSERTATIVO- ARGUMENTATIVO Prof. Sara Oliveira Semana 23 a 26 de Maio de 2017 INTRODUÇÃO Tema: A Persistência da Violência Contra a Mulher no Brasil (ENEM 2015) REDAÇÃO ENEM (NOTA MÁXIMA) 1)

Leia mais

COM O ADVENTO DA LEI MARIA DA PENHA A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA TEVE UM RELEVANTE DECRÉSCIMO

COM O ADVENTO DA LEI MARIA DA PENHA A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA TEVE UM RELEVANTE DECRÉSCIMO COM O ADVENTO DA LEI MARIA DA PENHA A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA TEVE UM RELEVANTE DECRÉSCIMO Maíra Melo Viana de Castro 1 ; Fabíola Albuquerque Santos Lobo 2 1 Estudante do Curso de Direito CCJ UFPE; E-mail:

Leia mais

DIREITO PENAL IV TÍTULO VI - CAPÍTULO II DOS CRIMES SEXUAIS CONTRA O VULNERÁVEL. Prof. Hélio Ramos

DIREITO PENAL IV TÍTULO VI - CAPÍTULO II DOS CRIMES SEXUAIS CONTRA O VULNERÁVEL. Prof. Hélio Ramos DIREITO PENAL IV TÍTULO VI - CAPÍTULO II DOS CRIMES SEXUAIS CONTRA O VULNERÁVEL Prof. Hélio Ramos DOS CRIMES SEXUAIS CONTRA VULNERÁVEL Sedução - Art. 217: REVOGADO lei 11.106/2005. Estupro de vulnerável

Leia mais

Fundamentos Socioculturais e Diversidades

Fundamentos Socioculturais e Diversidades NATURALIZAÇÃO DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Fundamentos Socioculturais e Diversidades MÓDULO III Prof.: MSc. Getulio Ribeiro Primeira diversidade percebida entre biológica; (homens e mulheres):

Leia mais

O ATENDIMENTO PSICOLÓGICO ÀS MULHERES EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA NO CENTRO DE REFERÊNCIA MARIA DO PARÁ: UM BALANÇO APÓS DOIS ANOS DE FUNCIONAMENTO

O ATENDIMENTO PSICOLÓGICO ÀS MULHERES EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA NO CENTRO DE REFERÊNCIA MARIA DO PARÁ: UM BALANÇO APÓS DOIS ANOS DE FUNCIONAMENTO RELATO DE EXPERIÊNCIA O ATENDIMENTO PSICOLÓGICO ÀS MULHERES EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA NO CENTRO DE REFERÊNCIA MARIA DO PARÁ: UM BALANÇO APÓS DOIS ANOS DE FUNCIONAMENTO Adriana Alcântara dos Reis 1 O presente

Leia mais

LEGISLAÇÃO PENAL ESPECIAL

LEGISLAÇÃO PENAL ESPECIAL - LEGISLAÇÃO PENAL ESPECIAL - - Lei nº 9.455/1997 - Lei Antitortura - Professor: Marcos Girão - A TORTURA E A CF/88 1 - CF/88 - CF/88 O STF também já decidiu que o condenado por crime de tortura também

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br A Relação Entre a Lei da Violência Doméstica e a Lei 9.099/95 em Face da Constituição Federal Alessandro Bettega Almeida* RESUMO - A Constituição Federal elevou homem e mulher a

Leia mais

Curso de Direito nas Ciências Econômicas. Profa. Silvia Mara Novaes Sousa Bertani

Curso de Direito nas Ciências Econômicas. Profa. Silvia Mara Novaes Sousa Bertani Curso de Direito nas Ciências Econômicas Profa. Silvia Mara Novaes Sousa Bertani 2014 1. O Direito 2 Direito é um conjunto de regras que disciplina as diversas dimensões de nossas vidas. Todos nós, na

Leia mais

Violência de Gênero Região Centro-Oeste

Violência de Gênero Região Centro-Oeste Violência de Gênero Região Centro-Oeste Daniel S. Simião DAN/UnB simiao@unb.br Violência de Gênero Violência de Gênero é tema amplo que se desdobra sobre várias dimensões do cotidiano. Envolve práticas

Leia mais

Casos de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher cadastrados em Macapá

Casos de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher cadastrados em Macapá Casos de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher cadastrados em Macapá No ano de 2012, foram cadastrados pela Promotoria de Justiça de Defesa da Mulher de Macapá, através do Sistema de Cadastro

Leia mais

SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 2. A ANTEVISÃO DOS PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS

SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 2. A ANTEVISÃO DOS PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 2. A ANTEVISÃO DOS PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS 2.1 A dignidade da pessoa humana como princípio regente 2.2 Princípio da livre formação da personalidade 2.2.1 Personalidade 2.2.2 O

Leia mais

CURSO DE DIREITO 1 PLANO DE ENSINO. Disciplina Carga Horária Semestre Ano Direito Penal I 80 4º 2015

CURSO DE DIREITO 1 PLANO DE ENSINO. Disciplina Carga Horária Semestre Ano Direito Penal I 80 4º 2015 PLANO DE ENSINO CURSO DE DIREITO 1 Disciplina Carga Horária Semestre Ano Direito Penal I 80 4º 2015 Objetivos Específicos da Disciplina Inicialmente, concluir-se-á a matéria da parte geral. Em seguida,

Leia mais

O DIREITO DA CONCORRÊNCIA E AS SUAS RELAÇÕES COM O DIREITO PENAL. Antes de se analisar a relação entre Direito de Concorrência e Direito Penal

O DIREITO DA CONCORRÊNCIA E AS SUAS RELAÇÕES COM O DIREITO PENAL. Antes de se analisar a relação entre Direito de Concorrência e Direito Penal O DIREITO DA CONCORRÊNCIA E AS SUAS RELAÇÕES COM O DIREITO PENAL DELFIM, Márcio Rodrigo 1 ; FUNES, Gilmara Pesquero Fernandes Mohr 2 Antes de se analisar a relação entre Direito de Concorrência e Direito

Leia mais

NOTA TÉCNICA EM RELAÇÃO AO PLC Nº 7/2016 Alteração da Lei nº , de 7 de agosto de 2006 (Lei Maria da Penha).

NOTA TÉCNICA EM RELAÇÃO AO PLC Nº 7/2016 Alteração da Lei nº , de 7 de agosto de 2006 (Lei Maria da Penha). NOTA TÉCNICA EM RELAÇÃO AO PLC Nº 7/2016 Alteração da Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006 (Lei Maria da Penha). O NÚCLEO DE PESQUISA EM GÊNERO, RAÇA E ETNIA NUPEGRE E O FÓRUM PERMANENTE DE VIOLÊNCIA

Leia mais