HISTÓRICO SUBMERSÍVEIS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "HISTÓRICO SUBMERSÍVEIS"

Transcrição

1

2 HISTÓRICO SUBMERSÍVEIS 322 a.c.: Alexandre Magno Submergiu um tonel de material não especificado, com objetivo de fazer observações submarinas. Séc. XVI: Leonardo da Vinci Projeto não foi testado e detalhado com receio de utilização para fins militares. 1624: Cornélius Van Drebbell Construtor do do 1º submarino, confeccionado em madeira, lastro de água, propulsão com 12 remos e testado no rio Tâmisa a 4,5 m de profundidade. 1776: David Bushnel Construtor do do 1º submarino militar - TURTLE. Transportava um tripulante e foi utilizado na Guerra da Independência dos Estados Unidos. Sua finalidade era colocar explosivos em navios britânicos. Nenhuma tentativa logrou êxito.

3 HISTÓRICO SUBMERSÍVEIS 1780: Robert Fulton Construtor do 1º submarino metálico - NAUTILUS, propulsionado a hélice manual, encomendado por Napoleão Bonaparte para fins militares. Guerra de Secessão dos EUA DAVID - Primeiro ataque eficaz por submarino registrado. Afundou uma fragata Ianque, porém com perda material e pessoal. Forma de charuto, tripulado por 9 homens, 8 deles girando o eixo do hélice, efetuando a propulsão. Meados do séc. XIX: Wilhem Bauer (São Petersburgo, U.R.S.S.) Primeiro projetista a dominar a técnica de navegação submersa controlada.

4 HISTÓRICO SUBMERSÍVEIS Fim do Séc. XIX e início do Séc. XX Grandes atividades em desenvolvimento, construção e testes de veículos submersíveis e J. Peral e Zédé construíram os 1 os submarinos movidos à baterias. Submarino PORPOISE construído por Waddington, movido a eletricidade e sistemas de imersão e emersão com hélices verticais : 1º Guerra Mundial Domínio tecnológico das marinhas européias em construção e operação de veículos submersíveis autônomos. Construção de dois submarinos mercantes alemães - DEUTSCHLAND e BREMEN. Década de 30: Jaques Cousteau Início dos estudos em equipamentos de mergulho e pesquisa, inclusive submersíveis(troika).

5 HISTÓRICO SUBMERSÍVEIS EUA Construção do primeiro submarino nuclear - NAUTILUS. 1958: Trieste e Bathyscaphe Trieste - prof. Piccard Desenvolvimento de submersíveis de pesquisa. Década de 70: Desenvolvimento de veículos subaquáticos para indústria offshore de extração de petróleo e fins militares. Década de 80 em diante: Desenvolvimento de submersíveis para fins comerciais, denominados R.O.V. - Remotely Operated Vechicles, geralmente não tripulados, ligados a base com cabos. Submersíveis ALVIN e JASON JR. foram utilizados para localização e observação do transatlântico Titanic e do encouraçado Bismarck. Desenvolvimento de veículos autônomos monitorados com sinais acústicos - EPAULARD.

6 HISTÓRICO VSNT - JAÚ I Início: 1995 Objetivo: Concepção de um submersível para auxílio e/ou substituição humana em atividades subaquáticas, transmitindo e registrando imagens on line. Tais como: Vistoria de barragens em rios; Vistoria de pilares de pontes; Vistoria de estruturas ancoráveis de transbordo de cargas; Vistoria de cabos submersos; Vistoria, analise e levantamento das condições do leito dos rios; e Apoio à pesquisas relacionadas ao meio ambiente Concepção; Captação de recursos e parcerias; e Início da construção.

7 HISTÓRICO VSNT - JAÚ I Término da construção; Testes (ambiente controlado e real); e Análise e Discussão de Resultados. Aplicações e Utilização do V.S.N.T. - Jaú I; Discussão e Proposta para Execução de um Novo Submersível (V.S.N.T. - Jaú II); Levantamento Bibliográfico; Parcerias com Instituições de Pesquisa (IPT,EPUSP,UNESP); e Financiamento em Agências de Fomento à Pesquisa.

8 CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS OBJETIVO: Captação e registro de imagens subaquáticas. OPERAÇÃO: Profundidades até 40,00 m. MONITORAMENTO: Remoto via cabo.

9 PARTES PRINCIPAIS MATERIAL: Fibra de Vidro PARTES PRINCIPAIS: BOLINA; CÁPSULA PRINCIPAL (Corpo Principal e Popa); e TORRETA.

10 CORPO PRINCIPAL FORMA: CILÍNDRICA DIMENSÕES: COMPRIMENTO: 131,50 cm DIÂMETRO: 40,60 cm ESPESSURA: 0,50 cm COMPONENTES: SAÍDA DO CABO DE CONTROLE; TUBO DE PASSAGEM DE AR ENTRE O LASTRO E CORPO; E VISOR ACRÍLICO.

11 POPA FORMA: CÔNICA/PARABOLÓIDE DIMENSÕES: COMPRIMENTO: 32,00 cm DIÂMETRO DA BASE: 40,60 cm COMPONENTE: TUBOS TELESCÓPICOS.

12 TORRETA FORMA: SEMI-ELIPSÓIDE DIMENSÕES: COMP. BASE SUPERIOR: 38,00 cm COMP. BASE INFERIOR: 55,00 cm ALTURA: 29,00 cm COMPONENTE: PROJETOR DE ILUMINAÇÃO.

13 BOLINA FORMA: SEMI-ELIPSÓIDE DIMENSÕES: COMP. BASE SUPERIOR: 55,00 cm COMP. BASE INFERIOR: 15,00 cm ALTURA: 15,00 cm COMPONENTES: LASTRO FIXO; LASTRO MÓVEL; E ARMAÇÃO METÁLICA.

14 SISTEMAS SISTEMA DE PROPULSÃO; SISTEMA DE CONTROLE DOS MOTORES DE PROPULSÃO; SISTEMA DE CONTROLE REMOTO; SISTEMA DE IMERSÃO E EMERSÃO; SISTEMA DE CAPTAÇÃO E PROCESSAMENTO DE IMAGENS; SISTEMA DE ILUMINAÇÃO; SISTEMA DE CONTROLE DE UNIDADE INTERNA; E SISTEMA DE RASTREAMENTO.

15 SISTEMA DE PROPULSÃO OBJETIVO: DESLOCAMENTO LINEAR E MANOBRABILIDADE. COMPONENTES: MOTORES ELÉTRICOS COM ALIMENTAÇÃO LOCAL; EIXOS; BATERIAS; HÉLICES; E ACESSÓRIOS DE ACOPLAMENTO E VEDAÇÃO.

16 SITEMA DE CONTROLE DOS MOTORES DE PROPULSÃO OBJETIVO: VARIAÇÃO DE VELOCIDADE E REVERSÃO DE SENTIDO DE ROTAÇÃO DOS PROPULSORES. COMPONENTE: VARIADOR ELETRÔNICO DE TENSÃO COM INVERSOR DE POLARIDADE.

17 SISTEMA DE CONTROLE REMOTO OBJETIVO: MONITORAMENTO. COMPONENTES: CABO; PAINEL DE CONTROLE REMOTO; PAINEL DE CONTROLE DO SISTEMA DE CAPTAÇÃO DE IMAGENS; E RASTREADOR POR SONAR.

18 SITEMA DE IMERSÃO E EMERSÃO OBJETIVO: DESLOCAMENTO VERTICAL. COMPONENTES: LASTRO FIXO; LASTRO VARIÁVEL; COMPRESSOR DE AR; DUAS VÁLVULAS DE EMERSÃO SOLENÓIDES; DUAS VÁLVULAS DE IMERSÃO SOLENÓIDES; TUBULAÇÕES; ACESSÓRIOS DE CONEXÃO; E CHAVE COMUTADORA.

19 SISTEMA DE CAPTAÇÃO E PROC. DE IMAGENS OBJETIVO: COLETA, PROCESSAMENTO E GRAVAÇÃO DE IMAGENS. COMPONETES: CÂMARA DE VÍDEO VHS - C; E CABOS E FIOS.

20 SISTEMA DE ILUMINAÇÃO OBJETIVO: GERAÇÃO DE LUZ ARTIFICIAL, PARA AUXILIAR O SISTEMA DE CAPTAÇÃO DE IMAGENS. COMPONETE: REFLETOR SUBAQUÁTICO JACUZZI.

21 SISTEMA DE CONTROLE DE UMIDADE INTERNA OBJETIVO: CONTROLE DE ESTANQUEIDADE. COMPONENTES: ELETRODOS DE PROVA; E AMPLIFICADOR OPERACIONAL.

22 SISTEMA DE RASTREAMENTO OBJETIVO: FACILITAR A LOCALIZAÇÃO. COMPONENTE: SONDA FISH-FINDER.

VSNT - Jaú I. Palavras Chaves: ROV, veículo submersível não tripulado, subaquático, construção naval

VSNT - Jaú I. Palavras Chaves: ROV, veículo submersível não tripulado, subaquático, construção naval VSNT - Jaú I Sorani, L. A. - Professor associado da Fatec Jahu - Tecnólogo em Eletricidade Amorim, A. E. - Professor associado da Fatec Jahu - Doutor em Física Kaiser, I. M. - Professor associado da Fatec

Leia mais

RS, SC, PR, PE, MG, RJ,

RS, SC, PR, PE, MG, RJ, Nossa História Fundação: 1937 Representa uma classe com cerca de 4.500 indústrias Sede nacional em São Paulo; Sedes Regionais: RS, SC, PR, PE, MG, RJ, Piracicaba (SP), Rib. Preto (SP), S. J. Campos (SP)

Leia mais

Soluções Integradas para PCHs. SEMI Industrial Ltda.

Soluções Integradas para PCHs. SEMI Industrial Ltda. Soluções Integradas para PCHs SEMI Industrial Ltda. Empresas do Grupo SEMI Engenharia SEMI Sistemas SEMI Industrial Montagens Eletromecânicas Automação de Centrais Reguladores de Velocidade e Tensão Projetos

Leia mais

Aproveitamento da energia eólica. Fontes alternativas de energia - aproveitamento da energia eólica 1

Aproveitamento da energia eólica. Fontes alternativas de energia - aproveitamento da energia eólica 1 Aproveitamento da energia eólica Fontes alternativas de energia - aproveitamento da energia eólica 1 Formas de aproveitamento Denomina-se energia eólica a energia cinética contida nas massas de ar em movimento

Leia mais

Requisitos de Compatibilidade Eletromagnética para Indústria Naval e Off-shore

Requisitos de Compatibilidade Eletromagnética para Indústria Naval e Off-shore Requisitos de Compatibilidade Eletromagnética para Indústria Naval e Off-shore Conteúdo Contextualização Conteúdo Local Classificação de Equipamentos Compatibilidade Eletromagnética Conclusões Contextualização

Leia mais

ESTAÇÕES ELEVATÓRIAS DE ESGOTO

ESTAÇÕES ELEVATÓRIAS DE ESGOTO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS - UFPEL CENTRO DE ENGENHARIAS - CENG DISCIPLINA: SISTEMAS URBANOS DE ESGOTO ESTAÇÕES ELEVATÓRIAS DE ESGOTO Prof. Hugo Alexandre Soares Guedes E-mail: hugo.guedes@ufpel.edu.br

Leia mais

Descritivo Técnico Adaptador Sensor Hall

Descritivo Técnico Adaptador Sensor Hall Folha 1 de 7 Folha 2 de 7 Sumário 1 Descrição geral... 3 2 Funcionamento... 3 2.1 Operação... 3 2.2 Programação, configuração e comunicação... 3 2.3 Descritivo de aplicação... 3 2.4 Exemplo de aplicação...

Leia mais

3 Equipamento de Cisalhamento Direto com Sucção Controlada da PUC-Rio

3 Equipamento de Cisalhamento Direto com Sucção Controlada da PUC-Rio 3 Equipamento de Cisalhamento Direto com Sucção Controlada da PUC-Rio 3.1. Aspectos Históricos e Generalidades O estudo das características de resistência ao cisalhamento de solos não saturados tem sido

Leia mais

Um sistema de controle consiste em subsistemas e processos (ou plantas) reunidos com o propósito de controlar as saídas dos processos.

Um sistema de controle consiste em subsistemas e processos (ou plantas) reunidos com o propósito de controlar as saídas dos processos. Sistemas de Controle Um sistema de controle consiste em subsistemas e processos (ou plantas) reunidos com o propósito de controlar as saídas dos processos. Exemplo: Uma caldeira produz calor como resultado

Leia mais

Experiência 1 Resistores e Código de Cores

Experiência 1 Resistores e Código de Cores TECNOLOGIA EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL Fundamentos de Eletricidade Prof. Ronaldo Mendes Evaristo Experiência 1 Resistores e Código de Cores Objetivos: Conhecer os resistores. Ler o valor nominal de resistores

Leia mais

Capítulo 6. Estabilidade. Adaptado de: 3a ed. Engenharia de Sistemas de Controle - Norman S. Nise

Capítulo 6. Estabilidade. Adaptado de: 3a ed. Engenharia de Sistemas de Controle - Norman S. Nise Capítulo 6 Estabilidade Adaptado de: 3a ed. Engenharia de Sistemas de Controle - Norman S. Nise Pólos em malha fechada e resposta: a. sistema estável; Plano s Pólos do sistema a malha fechada estáveis

Leia mais

Lastros Modulares STD

Lastros Modulares STD Lastros Modulares STD Os Fornos de Lastros Modulares STD são indicados para a produção de pães, salgados, pizzas e produtos de confeitaria em geral. São equipamentos de rápido aquecimento, alta produtividade

Leia mais

Jules Verne Leagues Under the Sea. Tópicos

Jules Verne Leagues Under the Sea. Tópicos Robótica Subaquática The great depths of the ocean are entirely unknown to us. Soundings cannot reach them. What passes in those remote depths we can scarcely conjecture. Jules Verne - 20000 Leagues Under

Leia mais

Núcleo Estadual de Ações Transversais nos APLs

Núcleo Estadual de Ações Transversais nos APLs DELIMITAÇÃO - ARRANJO PRODUTIVO LOCAL METALMECÂNICO E AUTOMOTIVO DA SERRA GAÚCHA DESCRIÇÃO DAS CLASSES DAS ATIVIDADES INDUSTRIAIS, SEGUNDO AS CNAES 2.0, CONTEMPLADAS NO APL METALMECÂNICO E AUTOMOTIVO DA

Leia mais

UNIDADE MÓVEL SOBRE A PLATAFORMA DE UM ÔNIBUS BIARTICULADO. Módulo 2

UNIDADE MÓVEL SOBRE A PLATAFORMA DE UM ÔNIBUS BIARTICULADO. Módulo 2 UNIDADE MÓVEL SOBRE A PLATAFORMA DE UM ÔNIBUS BIARTICULADO Módulo 3 Módulo FRENTE MEDIDAS: Comprimento Total 2,0 m Comprimento módulo, m Comprimento módulo 2,00 m Comprimento módulo 3,0 m Largura 2,3 m

Leia mais

APÊNDICE III Correias de transmissão sem fim, síncronas, com uma circunferência

APÊNDICE III Correias de transmissão sem fim, síncronas, com uma circunferência APÊNDICE III Tendo como substância ativa um metal precioso ou um composto de 38151200 metal precioso Líquidos para freios (travões) hidráulicos e outros líquidos preparados para 38190000 transmissões hidráulicas,

Leia mais

Utilização de um Veículo submersível em Tarefas de manutenção

Utilização de um Veículo submersível em Tarefas de manutenção Utilização de um Veículo submersível em Tarefas de manutenção Prof. M. Sc. Juan C. C. Luque Departamento de Eletrotécnica, TECSUP, Arequipa-Perú Prof. Dr. Decio Crisol Donha Departamento de Engenharia

Leia mais

Máquina de gravação e corte a laser CO2 Izis Laser

Máquina de gravação e corte a laser CO2 Izis Laser Máquina de gravação e corte a laser CO2 Izis Laser Descrição do Produto A Izis Laser é a primeira máquina laser fabricada pela Aviso, desde a sua concepção até a sua fabricação final. Adotando o conhecimento

Leia mais

Pesquisa e Desenvolvimento em Energia Eólica Pesquisa em aerodinâmica básica

Pesquisa e Desenvolvimento em Energia Eólica Pesquisa em aerodinâmica básica Pesquisa e Desenvolvimento em Energia Eólica Pesquisa em aerodinâmica básica Os engenheiros de aerogeradores utilizam técnicas como a de perda de sustentação que os projetistas de aviões tratam de evitar

Leia mais

SPEEDCUT 100 FLEXIROC T35,T40. Surface Drill Rig for medium sized drifts and tunnels with a coverage area up to XXX m2

SPEEDCUT 100 FLEXIROC T35,T40. Surface Drill Rig for medium sized drifts and tunnels with a coverage area up to XXX m2 FLEXIROC T35,T40 Surface Drill Rig for medium sized drifts and tunnels with a coverage area up to XXX m2 SPEEDCUT 100 Máquina de fio diamantado para o segmento de rocha ornamental (mármore, granito, quartzito,

Leia mais

CAIXAS.pdf 1 02/09/11 14:58 C M Y CM MY CY CMY K Caixas

CAIXAS.pdf 1 02/09/11 14:58 C M Y CM MY CY CMY K Caixas A TROPICAL, com o intuito de melhor atender às necessidades do mercado, oferece a opção de Caixa de Volume Variável de formato circular. Os controladores de fluxo modelo VAV de construção robusta, podem

Leia mais

CABOS DE AQUECIMENTO

CABOS DE AQUECIMENTO Fabricados a partir de uma liga resistiva isolada com polímeros com alta resistência a temperatura, intempéries e ataques químicos. Potência Variável Materiais: Resistor: fios resistivos. Isolação: Borracha

Leia mais

SISTEMAS TÉRMICOS DE POTÊNCIA

SISTEMAS TÉRMICOS DE POTÊNCIA SISTEMAS TÉRMICOS DE POTÊNCIA PROF. RAMÓN SILVA Engenharia de Energia Dourados MS - 2013 GRUPOS MOTOGERADORES - OPERAÇÃO GMG MODOS DE OPERAÇÃO O modo de operação do GMG pode afetar certas características

Leia mais

S O. PauloValentim 2010

S O. PauloValentim 2010 S O N A C T T I F Á Compreender a importância da Geologia na prevenção de riscos geológicos e na melhoria da gestão ambiental. Conhecer a geomorfologia dos continentes e dos fundos oceânicos. Reconhecer

Leia mais

Ships. Instituto Superior TécnicoT

Ships. Instituto Superior TécnicoT Energy in Transports Ships Instituto Superior TécnicoT Objectivo do Navio Cada navio tem uma missão, ou função, e é concebido, construído, equipado e de modo específico e bem caracterizado. Exemplos de

Leia mais

TECNOLOGIA DE MEDIÇÃO E REGISTRO DA ASSINATURA DE CORRENTE DE PROPULSÃO, CÓDIGO DE VELOCIDADE E DETECÇÃO DE OCUPAÇÃO

TECNOLOGIA DE MEDIÇÃO E REGISTRO DA ASSINATURA DE CORRENTE DE PROPULSÃO, CÓDIGO DE VELOCIDADE E DETECÇÃO DE OCUPAÇÃO TECNOLOGIA DE MEDIÇÃO E REGISTRO DA ASSINATURA DE CORRENTE DE PROPULSÃO, CÓDIGO DE VELOCIDADE E DETECÇÃO DE OCUPAÇÃO ENG. Francisco Carlos Lopes Mathias 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária Agenda

Leia mais

Manual Técnico de Instalação, Operação e Manutenção. Damper tipo Borboleta

Manual Técnico de Instalação, Operação e Manutenção. Damper tipo Borboleta Manual Técnico de Instalação, Operação e Manutenção Damper tipo Borboleta ISO 9001:2008 VENTEC AMBIENTAL EQUIPAMENTOS E INSTALAÇÕES LTDA Rua André Adolfo Ferrari, nº 550 - Distrito Industrial Nova Era

Leia mais

Proteção : IP-40 Display: LCD, 6 dígitos mais sinal ( ) Inclui riscador, grampo e 1 bateria

Proteção : IP-40 Display: LCD, 6 dígitos mais sinal ( ) Inclui riscador, grampo e 1 bateria Calibradores Traçadores de Altura Digitais Modelo de duas colunas e com ou sem saída de dados SPC. Ajuste de zero por um simples toque no botão. Através do botão PRESET, podemos ajustar o valor desejado

Leia mais

Uma breve conversa sobre a disciplina Sísmica I Primeira Aula. Afonso E. V. Lopes & Marcelo Assumpção

Uma breve conversa sobre a disciplina Sísmica I Primeira Aula. Afonso E. V. Lopes & Marcelo Assumpção Uma breve conversa sobre a disciplina Sísmica I Primeira Aula Afonso E. V. Lopes & Marcelo Assumpção Fevereiro de 2010 Sísmica I Um curso teórico ou prático? A maior parte do curso oferece ênfase aos conceitos

Leia mais

2 HIDROSTÁTICA PROBLEMA 2.1 RESOLUÇÃO

2 HIDROSTÁTICA PROBLEMA 2.1 RESOLUÇÃO 2 HIDROSTÁTICA PROBLEMA 2.1 O tubo representado na figura está cheio de óleo de densidade 0,85. Determine as pressões nos pontos A e B e exprima-as em altura equivalente de água. Fundamentos de Engenharia

Leia mais

Sensor de temperatura sem rosca

Sensor de temperatura sem rosca 1 Informação sobre o produto TfP-49, -69, -169, -189, -06 Sensor de temperatura sem rosca f o o d Aplicação / Uso destinado Aprovações Instalação em tubos e recipientes de paredes finas O sensor não está

Leia mais

Válvulas Proporcionais

Válvulas Proporcionais Válvulas Proporcionais 14662121 Info 159 Desempenho dinâmico com a tecnologia proporcional Compacta, versátil, modular Válvula reguladora de pressão proporcional Tipo MPPE-...-B Função de regulagem de

Leia mais

Vamos explorar o fundo do mar!

Vamos explorar o fundo do mar! Vamos explorar o fundo do mar! Objetivo: Preparação de uma campanha oceanográfica para pesquisar ou prospetar o recurso escolhido Regras de jogo: Financiamento: 300.000 Escolher qual o recurso vivo ou

Leia mais

CAIXAS.pdf 1 02/09/11 14:58 C M Y CM MY CY CMY K Caixas

CAIXAS.pdf 1 02/09/11 14:58 C M Y CM MY CY CMY K Caixas A TROPICAL, com o intuito de melhor atender às necessidades do mercado, oferece a opção de Caixa de Volume Variável de formato circular. Os controladores de fluxo modelo VAV de construção robusta, podem

Leia mais

MEDIDOR DE ALTURA TESA MICRO-HITE plus. Velocidade da coluna vertical manual combinada com a precisão de um sistema motorizado

MEDIDOR DE ALTURA TESA MICRO-HITE plus. Velocidade da coluna vertical manual combinada com a precisão de um sistema motorizado Velocidade da coluna vertical manual combinada com a precisão de um sistema motorizado Todos TESA MICRO-HITE plus M são instrumentos que se destacam dos outros medidores de altura, pela excepcional capacidade

Leia mais

Equipamentos: Foto: Website dos fabricantes: a) CTD Idronaut Ocean Seven 320Plus:

Equipamentos: Foto: Website dos fabricantes: a) CTD Idronaut Ocean Seven 320Plus: EQUIPAMENTOS Sonda CTD Idronaut Ocean Seven 320Plus e Rosette General Oceanics 1018, integrados no sistema de aquisição de dados CTD de bordo do NRP Almirante Gago Coutinho Equipamentos: Sonda CTD Idronaut

Leia mais

Medidor de vazão Tipo Roda d água Série SPX

Medidor de vazão Tipo Roda d água Série SPX Medidor de vazão Tipo Roda d água Série SPX MANUAL DE INSTRUÇÕES E INSTALAÇÃO ÍNDICE. Características Gerais pag. 0. Princípios de Funcionamento pag. 0. Características Técnicas pag. 0 4. Módulos Eletrônicos

Leia mais

Refletores de Led para jardins

Refletores de Led para jardins Refletores de Led Refletores de Led para jardins Manual de instalação, operação e manutenção Luminária Deck Inox SPOT LED para jardim 6W SPOT LED para jardim 10W Manual de Instalação Índice Bem vindo...3

Leia mais

Universidade Paulista Unip

Universidade Paulista Unip As máquinas de corrente contínua podem ser utilizadas tanto como motor quanto como gerador. 1 Uma vez que as fontes retificadoras de potência podem gerar tensão contínua de maneira controlada a partir

Leia mais

CAPÍTULO 16. A unidade central opera no modo emergência quando um sensor falha, assim o motorista conseguirá levar o carro até a oficina.

CAPÍTULO 16. A unidade central opera no modo emergência quando um sensor falha, assim o motorista conseguirá levar o carro até a oficina. 1 of 32 21/07/2014 19:28 CAPÍTULO 16 AUDI A4 1.6 ADP 1995 em diante COMO FUNCIONA ESTE SISTEMA Este sistema é Mutliponto sequencial, com 4 válvulas injetoras que possui autodiagnose ou seja que caso tenha

Leia mais

HPS850. Sensor de Efeito Hall. Superfície Sensora. Princípio de Funcionamento

HPS850. Sensor de Efeito Hall. Superfície Sensora. Princípio de Funcionamento Princípio de Funcionamento Os sensores magnéticos foram idealizados para detectar campo magnético, gerado por um ímã permanente ou outro dispositivo qualquer gerador de campo magnético (Ex: eletroímã).

Leia mais

Manual Técnico Climatizadores - LFT

Manual Técnico Climatizadores - LFT - 1 - Manual Técnico Climatizadores - LFT - 2 - Luftmáxi Climatização de Ambientes Instruções de Segurança 1 Riscos de choques mecânicos: - Nunca tente parar o disco nebulizador ou a hélice do ventilador,

Leia mais

SR 12 LXE. Características Gerais

SR 12 LXE. Características Gerais SR 12 LXE Características Gerais Semi Rígido de 12 pés. Seu casco duplo em "V" fabricado em fibra de vidro, funciona como uma câmara de ar adicional, tornando-o praticamente inafundável mesmo que seus

Leia mais

CENTRAIS TEMELÉTRICAS E COGERAÇÃO

CENTRAIS TEMELÉTRICAS E COGERAÇÃO CENTRAIS TEMELÉTRICAS E COGERAÇÃO GRUPOS MOTOGERADORES Prof. Dr. Ramón Silva - 2015 O Grupo Motogerador consiste de um ou mais motores alternativos de combustão interna utilizados para converter energia

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 29/2011

SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 29/2011 Instrução Técnica nº 29/2011 - Comercialização, distribuição e utilização de gás natural 689 SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO Corpo de Bombeiros

Leia mais

Elementos de Engenharia Civil 2009/2010. Enunciados dos problemas *

Elementos de Engenharia Civil 2009/2010. Enunciados dos problemas * DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL E ARQUITECTURA SECÇÁO DE HIDRÁULICA E RECURSOS HÍDRICOS E AMBIENTAIS Elementos de Engenharia Civil 2009/2010 2 SEMESTRE Enunciados dos problemas * (módulo de Hidráulica)

Leia mais

Prof. Ricardo Brauer Vigoderis, D.S. website:

Prof. Ricardo Brauer Vigoderis, D.S.   website: UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS Prof. Ricardo Brauer Vigoderis, D.S. Email: vigoderis@yahoo.com.br website: www.vigoderis.tk Suméria por volta de 4.000 A.C. Egípcios

Leia mais

A Engenharia Mecânica nos Transportes Aéreos Drones - Veículos Aéreos Não Tripulados

A Engenharia Mecânica nos Transportes Aéreos Drones - Veículos Aéreos Não Tripulados A Engenharia Mecânica nos Transportes Aéreos Drones - Veículos Aéreos Não Tripulados Supervisor(es): Professora Ana Reis e Engenheiro João Duarte Monitor(es): Ana Dulce e Luís Faria Joana Manuel Polónia

Leia mais

Estação Elevatória Portátil Sulzer Capacidade 130 Litros

Estação Elevatória Portátil Sulzer Capacidade 130 Litros Estação Elevatória Portátil Sulzer Capacidade 130 Litros 1 Apresentação Geral do Produto Aplicações: Elevatória compacta pré-fabricada em material sintético, desenvolvida para uso com uma bomba em estações

Leia mais

SUMÁRIO. Prefácio Autores do Livro Capítulo 1 - Aspectos Hidráulicos e Elétricos Básicos

SUMÁRIO. Prefácio Autores do Livro Capítulo 1 - Aspectos Hidráulicos e Elétricos Básicos SUMÁRIO Prefácio Autores do Livro Capítulo 1 - Aspectos Hidráulicos e Elétricos Básicos 1.1 - Introdução 1.2 - Mecânica dos Fluidos e Hidráulica 1.3 - Viscosidade e Outras Propriedades 1.3.1 - Viscosidade

Leia mais

VEÍCULOS AÉREOS NÃO TRIPULADOS (VANT) NA AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE

VEÍCULOS AÉREOS NÃO TRIPULADOS (VANT) NA AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE VEÍCULOS AÉREOS NÃO TRIPULADOS (VANT) NA AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE Daniel Gomes Eng. Agrônomo, Dr., PqC do Polo Regional Leste Paulista/APTA daniel.gomes@apta.sp.gov.br Um Veículo Aéreo Não Tripulado

Leia mais

A busca constantes da qualidade e a preocupação com o atendimento ao cliente estão presentes nas ações do SENAI.

A busca constantes da qualidade e a preocupação com o atendimento ao cliente estão presentes nas ações do SENAI. Sumário Introdução 5 Resistores ajustáveis 6 Resistores ajustáveis de fio 7 Trimpot 8 Características dos resistores ajustáveis 10 Simbologia 12 Potenciômetros 13 Funcionamento 13 Simbologia 14 Tipos de

Leia mais

Experiência 1: Resistores, códigos de cores e ohmímetro

Experiência 1: Resistores, códigos de cores e ohmímetro Experiência 1: Resistores, códigos de cores e ohmímetro Objetivos: - Ler o valor nominal de cada resistor por meio do código de cores; - Utilizar o ohmímetro para as medidas de resistência elétrica. Teoria.

Leia mais

CFM - Descrição técnica de motor sem escova

CFM - Descrição técnica de motor sem escova CFM - Descrição técnica de motor sem escova Motor elétrico sem escova (BLDC motors, BL motors) também conhecido como motor eletronicamente comutada (EC motors) são motores síncronos que são alimentadas

Leia mais

Que são sensores? São dispositivos que são sensíveis à um fenômeno físico (luz, temperatura, impedância elétrica etc.) e transmitem um sinal para um

Que são sensores? São dispositivos que são sensíveis à um fenômeno físico (luz, temperatura, impedância elétrica etc.) e transmitem um sinal para um Que são sensores? São dispositivos que são sensíveis à um fenômeno físico (luz, temperatura, impedância elétrica etc.) e transmitem um sinal para um dispositivo de medição ou controle. 1 Cite 08 tipos

Leia mais

Simulador de sonda lambda inteligente

Simulador de sonda lambda inteligente t65 Simulador de sonda lambda inteligente APRESENTAÇÃO E CARACTERÍSTICAS O Simulador de sonda lambda inteligente T65 é um módulo eletrônico desenvolvido para efetuar a simulação do sinal do sensor de sonda

Leia mais

Frequência (Hz) Eficiência térmica (%) Caudal máximo (m3/h)

Frequência (Hz) Eficiência térmica (%) Caudal máximo (m3/h) 6.8 RECUPERADORES DE CALOR UNIREC Recuperadores de calor monozona de elevada eficiência para instalações domésticas Concebidos para a renovação do ar no interior da habitação, minimizando as perdas energéticas,

Leia mais

Bomba Submersível de Coluna de Fluxo Misto modelo ABS AFLX

Bomba Submersível de Coluna de Fluxo Misto modelo ABS AFLX Bomba Submersível de Coluna de Fluxo Misto modelo ABS AFLX Principais Aplicações A bomba submersível de coluna de fluxo misto modelo ABS AFLX é projetada para o bombeamento de grandes volumes de água de

Leia mais

Robótica dos nossos dias

Robótica dos nossos dias Robótica dos nossos dias A evolução dos Humanóides Supervisor: Professora Teresa Duarte Monitor: Fernando Silva Luís Miguel Cardoso Seixas up201402833 Patrick David Roberto Mills up201403350 Paulo Jorge

Leia mais

Art. e Lazer MANUAL DE INSTALAÇÃO REFLETOR COMPACT RGBW 108 SMD

Art. e Lazer MANUAL DE INSTALAÇÃO REFLETOR COMPACT RGBW 108 SMD Art. e Lazer MANUAL DE INSTALAÇÃO REFLETOR COMPACT RGBW 108 SMD CENTRAL O REFLETOR COMPACT RGBW 108 SMD foi projetado dentro de um excelente padrão de qualidade, oferecendo o melhor isolamento em iluminação

Leia mais

Amplificador Eletrônico pq 11

Amplificador Eletrônico pq 11 Amplificador Eletrônico pq 11 Controla um solenóide proporcional Instalado diretamente sobre a válvula Opera com sinais teóricos de tensão ou corrente Admite operação de CLP Circuitos compensadores de

Leia mais

Turbocompressor modelo ABS HST 40

Turbocompressor modelo ABS HST 40 Turbocompressor modelo ABS HST 40 Principais Aplicações O turbocompressor modelo ABS HST 40 é altamente adequado para as seguintes áreas de aplicação: Aeração de água, efluentes ou outros líquidos Flotação

Leia mais

Figura 1 Figura 2. Sabendo-se que a folha movimenta-se a uma velocidade de 7,0 cm/s, faça o que se pede:

Figura 1 Figura 2. Sabendo-se que a folha movimenta-se a uma velocidade de 7,0 cm/s, faça o que se pede: PROCESSO SELETIVO/2006 3 O DIA CADERNO 3 1 FÍSICA QUESTÕES DE 06 A 10 06. Uma impressora de computador, do tipo matricial, desloca o formulário contínuo a uma velocidade constante. Concomitantemente ao

Leia mais

INSTRUMENTOS DE TOPOGRAFIA

INSTRUMENTOS DE TOPOGRAFIA FACULDADE SUDOESTE PAULISTA Curso de Engenharia Civil Topografia Aplicada INSTRUMENTOS DE TOPOGRAFIA Prof.ª AMANSLEONE DA S. TEMÓTEO 26/02/13 CONTEÚDO INSTRUMENTOS UTILIZADOS EM MEDIDAS LINEARES DIRETAS

Leia mais

ACIONAMENTO DE MÁQUINAS

ACIONAMENTO DE MÁQUINAS Universidade do Estado de Mato Grosso Campus Sinop Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas ACIONAMENTO DE MÁQUINAS ROGÉRIO LÚCIO LIMA Sinop Fevereiro de 2016 Equipamento que transforma energia elétrica

Leia mais

ATA DE REGISTRO DE PREÇO 595 / Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia de Minas Gerais

ATA DE REGISTRO DE PREÇO 595 / Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia de Minas Gerais ATA DE REGISTRO DE PREÇO 595 / 2013 Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia de Minas Gerais PREGÃO ELETRONICO Nº. 175/2013 / UASG: 158122 DATA: 21/10/2013 VIGENCIA DA ATA: 20/10/2014 Item Especificação

Leia mais

Controle e monitoramento automático e em tempo real de refinarias, oleodutos e gasodutos.

Controle e monitoramento automático e em tempo real de refinarias, oleodutos e gasodutos. Controle e monitoramento automático e em tempo real de refinarias, oleodutos e gasodutos. Um vazamento não detectado em uma tubulação de petróleo de vinte polegadas, de apenas 1% de seu valor nominal de

Leia mais

Chaves comutadoras sob carga

Chaves comutadoras sob carga Chaves comutadoras sob carga SS32 BB32 BBM STR32 BYP32 lado a lado 3 a 3150A back to back de 10 a 100A motorizada de 30 a 100A para aterramento de 10 a 00A bypass de 10 a 100A Fornecidas nas versões e

Leia mais

CUBA DE ONDAS. Fonte de alimentação com duas saídas (lâmpada e vibrador) e protegidas com fusível e relé.

CUBA DE ONDAS. Fonte de alimentação com duas saídas (lâmpada e vibrador) e protegidas com fusível e relé. CUBA DE ONDAS Composição do conjunto experimental Fonte de alimentação com duas saídas (lâmpada e vibrador) e protegidas com fusível e relé. Chave liga desliga e indicador de ligada com led verde, alimentação

Leia mais

PANORAMA GERAL DA PRODUÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA NO PAIS

PANORAMA GERAL DA PRODUÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA NO PAIS PANORAMA GERAL DA PRODUÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA NO PAIS O Brasil possui no total 4.466 empreendimentos em operação, totalizando 141.798.700 kw de potência instalada. Está prevista para os próximos anos

Leia mais

E ACESSÓRIOS PARA CRAVAÇÃO DAS ESTACAS

E ACESSÓRIOS PARA CRAVAÇÃO DAS ESTACAS EQUIPAMENTOS E ACESSÓRIOS PARA CRAVAÇÃO DAS ESTACAS A cravação das estacas geralmente é efetuada à percussão através de equipamentos denominados bate-estacas, os quais podem movimentar-se sobre rolos metálicos

Leia mais

FÍSICA - A ª SÉRIE P02-2º. Trimestre

FÍSICA - A ª SÉRIE P02-2º. Trimestre LISTA DE EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES FÍSICA - A - 2011 2ª SÉRIE P02-2º. Trimestre ALUNO: Assunto(s): Unidade 04 Pressão e Unidade 05 Teorema de Arquimedes. Exercícios do Livro para Estudar - Página 30 números

Leia mais

SR-500 STD GII. Características Gerais

SR-500 STD GII. Características Gerais SR-500 STD GII Características Gerais SR-500 Standard GII, equipado com motor de popa Mercury Sea Pro de 40 HP. Esta embarcação atinge velocidade máxima de 33 milhas por hora, em água doce. Número de pessoas:

Leia mais

Especificação Técnica do Alimentador de Fluxantes para Máquinas de Lingotamento Contínuo de Placas

Especificação Técnica do Alimentador de Fluxantes para Máquinas de Lingotamento Contínuo de Placas Especificação Técnica do Alimentador de Fluxantes para Máquinas de Lingotamento Contínuo de Placas 1.0. Especificação Técnica: 1.1. Descrição Funcional O alimentador de fluxantes, que é montado em um carro

Leia mais

COMPRASNET -O SITE DE COMPRAS DO GOVERNO

COMPRASNET -O SITE DE COMPRAS DO GOVERNO COMPRASNET O SITE DE COMPRAS DO GOVERNO Página 1 de 10 PODER LEGISLATIVO Senado Federal Termo de Homologação do Pregão Eletrônico Nº 00038/2014 Às 20:14 horas do dia 19 de maio de 2014, após constatada

Leia mais

PROJETO DE TELEFONIA

PROJETO DE TELEFONIA ELETRICIDADE APLICADA - INSTALAÇÕES ELÉTRICAS PROJETO DE TELEFONIA Norberto Nery Notas: Ponto de telefonia: O padrão de tomada é do tipo RJ-11, não sendo mais utilizado o tipo de quatro pinos - Padrão

Leia mais

Um sistema é um conjunto de elementos selecionados e organizados, que interagem no sentido de alcançar um ou mais objetivos determinados.

Um sistema é um conjunto de elementos selecionados e organizados, que interagem no sentido de alcançar um ou mais objetivos determinados. Sistema de Controle Um sistema é um conjunto de elementos selecionados e organizados, que interagem no sentido de alcançar um ou mais objetivos determinados. Um sistema de controle é um sistema que tenta

Leia mais

Embarcações Interativas

Embarcações Interativas Embarcações Interativas Projeto MDIC e ABDI para complementar o Catálogo Navipeças Recurso didático para visualização de equipamentos dentro de uma embarcação Iniciará com duas embarcações Petroleiro Suezmax

Leia mais

Lista de Exercícios 3 Corrente elétrica e campo magnético

Lista de Exercícios 3 Corrente elétrica e campo magnético Lista de Exercícios 3 Corrente elétrica e campo magnético Exercícios Sugeridos (16/04/2007) A numeração corresponde ao Livros Textos A e B. A22.5 Um próton desloca-se com velocidade v = (2i 4j + k) m/s

Leia mais

holec Chaves Comutadoras a l t a s e g u r a n ç a n a b a i x a t e n s ã o

holec Chaves Comutadoras a l t a s e g u r a n ç a n a b a i x a t e n s ã o s s a l t a s e g u r a n ç a n a b a i x a t e n s ã o 1 BB 32 BB 32-1250/4 Tripolar /3 BB 32-250/3 BB 32-400/3 BB 32-630/3 BB 32-1000/3 BB 32-1250/3 0/3 Tetrapolar /4 BB 32-250/4 BB 32-400/4 BB 32-630/4

Leia mais

Dispositivos Informação

Dispositivos Informação Dispositivos Informação de 6.1. - Conceitos O Dispositivo de Informação é a parte do instrumento de medida que apresenta as informações sobre o processo de medida. São tratados pelo termo em inglês "display".

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 29/2015

SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 29/2015 Instrução Técnica nº 29/2011 - Comercialização, distribuição e utilização de gás natural 689 SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO Corpo de Bombeiros

Leia mais

Professor:: Mário Paulo

Professor:: Mário Paulo TOPO GRAFIA I Professor: Mário Paulo MEDIDA INDIRETA DE DISTÂNCIA AS Em Topografia e Geodésia os parâmetros essenciais são os ângulos e as distâncias. Qualquer determinação ge ométrica é obtida a partir

Leia mais

PROTEÇÃO E SINALIZAÇÃO

PROTEÇÃO E SINALIZAÇÃO PROTEÇÃO E SINALIZAÇÃO Cone de 75cm com base de borracha e corpo em polietileno Cone desenvolvido para operar em Rodovias de alta velocidade. Trata-se de um cone nacional que não tomba ao ser submetido

Leia mais

Comprimento total... 15,25 m Comprimento... 13,00 m Boca máxima... 4,54 m Deslocamento ton

Comprimento total... 15,25 m Comprimento... 13,00 m Boca máxima... 4,54 m Deslocamento ton Comprimento total... 15,25 m Comprimento... 13,00 m Boca máxima... 4,54 m Deslocamento... 20 ton CASCO 2016 Moldado em sandwich de divinycell e resina ortoftálica reforçada com fibra de vidro. Jazentes

Leia mais

WEBINAR. Cláudio Alves Pedro

WEBINAR. Cláudio Alves Pedro WEBINAR WEBINAR Conteúdo Medidores Ópticos Projetor de Perfil Medidores Ópticos Microscópio Medidor de altura QM Height Medidores Ópticos Projetor de Perfil O que é um projetor de perfil? Projetor de perfil

Leia mais

Características do MCU

Características do MCU ESCOLA ESTADUAL JOÃO XXIII A Escola que a gente quer é a Escola que a gente faz! Características do MCU APROFUNDAMENTO DE ESTUDOS - ENEM FÍSICA O MCU é periódico. Apresenta velocidade angular e velocidade

Leia mais

SIMBOLOGIA MANUAL DOS DIAGRAMAS DE FREIOS

SIMBOLOGIA MANUAL DOS DIAGRAMAS DE FREIOS SIMBOLOGIA MANUAL DOS DIAGRAMAS DE FREIOS Decifração do diagrama do ar comprimido O diagrama do ar comprimido consiste em um esquema com símbolos para os vários componentes. Ele mostra apenas como os vários

Leia mais

LED. NEO LED PAR 64 Slim. NEO LED SPOT SYSTEM 8 Slim Sistema composto por 8 Spot com LED

LED. NEO LED PAR 64 Slim. NEO LED SPOT SYSTEM 8 Slim Sistema composto por 8 Spot com LED LED NEO LED PAR 64 Slim Voltagem: 110-240V AC, 50/60Hz Consumo: 38W DMX 512 180 Leds RGB 10mm (60 vermelho, 60 verde e 60 azul) Vida Útil: 100.000 hrs Dimmer 0-100% Ângulo de abertura 25º Dimensões: 250x280x65mm

Leia mais

INFRAESTRUTURA DE PONTES FUNDAÇÕES PROFUNDAS

INFRAESTRUTURA DE PONTES FUNDAÇÕES PROFUNDAS INFRAESTRUTURA DE PONTES FUNDAÇÕES PROFUNDAS GENERALIDADES Fundações são elementos estruturais destinados a transmitir ao terreno as cargas da estrutura; Devem ter resistência adequada para suportar as

Leia mais

Projetor Ex de AZW45. (sem alojamento p/ reator e auxiliares)

Projetor Ex de AZW45. (sem alojamento p/ reator e auxiliares) Projetor Ex de (sem alojamento p/ reator e auxiliares) AZW45 Tomadas/Plugs Painéis A prova de explosão, segurança aumentada e jatos potentes d água Características Construtivas Projetor industrial. Corpo,

Leia mais

Equipamento de laboratório inovador. Testes preliminares para definir a qualidade da mistura.

Equipamento de laboratório inovador. Testes preliminares para definir a qualidade da mistura. Equipamento de laboratório inovador Testes preliminares para definir a qualidade da mistura. 02 03 Mais controle. Mais qualidade. O SISTEMA DE LABORATÓRIO DE ESPUMA DE ASFALTO REGISTRA, DE MANEIRA SIMPLES,

Leia mais

Professor Ventura Ensina Tecnologia

Professor Ventura Ensina Tecnologia Professor Ventura Ensina Tecnologia Experimento PV008-a VM1/VM2 Carrinho Mecatrônico Parte Eletrônica Ensino Médio Direitos Reservados Newton C. Braga 1 Prof. Ventura Ensina Tecnologia VM-1 - Carrinho

Leia mais

Principais características.

Principais características. Principais características. Este conjunto de equipamentos não necessita de instalações especiais, podendo operar sobre bancadas convencionais, é de fácil montagem, com conexões de engate rápido, sem emprego

Leia mais

III CONSTRUÇÃO DOS SUPORTES DAS BOBINAS

III CONSTRUÇÃO DOS SUPORTES DAS BOBINAS III CONSTRUÇÃO DOS SUPORTES DAS BOBINAS Serão construídos dois suportes, um para a bobina transmissora, o qual será fixado na barra do detector de metal em posição vertical e outro, para a bobina receptora

Leia mais

6.5-APLICAÇÃO DA NORMA A UMA EDIFICAÇÃO

6.5-APLICAÇÃO DA NORMA A UMA EDIFICAÇÃO 6.5-APLICAÇÃO DA NORMA A UMA EDIFICAÇÃO 6.5.1-SPDA Estrutural Um sistema de proteção contra descargas atmosféricas pode oferecer, além de segurança, um ganho estético para a fachada das edificações, com

Leia mais

1 Check list Estudo Básico

1 Check list Estudo Básico 1 Check list Estudo Básico 1.1 Abertura da Anotação de Responsabilidade Técnica 1.2 Registro de anotações e croquis do levantamento de campo 1.3 Registro de normas, requisitos regulatórios e padrões do

Leia mais

Especificação Técnica. Fresadora a frio W 50 DC

Especificação Técnica. Fresadora a frio W 50 DC Especificação Técnica Fresadora a frio W 50 DC Especificação Técnica Fresadora a frio W 50 DC Largura de fresagem máx. Profundidade de fresagem * 1 500 mm 0 210 mm Tambor fresador Espaçamento entre ferramentas

Leia mais

Manual do Proprietário. Forno Elétrico Multi.

Manual do Proprietário. Forno Elétrico Multi. Manual do Proprietário. Forno Elétrico Multi. Índice 1- Apresentação. 2- Instalação e Instruções. 2.1- Local de instalação. 2.2- Instalação Hidráulica. 2.3-Instalação Elétrica. 3- Operação. 3.1-Programação.

Leia mais