CUBA DE ONDAS. Fonte de alimentação com duas saídas (lâmpada e vibrador) e protegidas com fusível e relé.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CUBA DE ONDAS. Fonte de alimentação com duas saídas (lâmpada e vibrador) e protegidas com fusível e relé."

Transcrição

1 CUBA DE ONDAS Composição do conjunto experimental Fonte de alimentação com duas saídas (lâmpada e vibrador) e protegidas com fusível e relé. Chave liga desliga e indicador de ligada com led verde, alimentação para o vibrador variável de 0 a 12V-DC 1,5 A e protegida contra curto circuito, a alimentação para a lâmpada 12V AC 3A protegida com fusível de 3A, chave 127/220. Fonte luminosa: cilíndrica com comprimento de 8 cm e diâmetro 50 mm, cabo com comprimento de 7,5cm e diâmetro 0,95 cm, alongador com comprimento de 25 cm e diâmetro de 0,95 cm, fixador e lâmpada de 12V-21W com lente condensadora de 8 di. Acessórios: fonte de onda pontua,l dupla fonte pontual, fonte onda reta, cinco obstáculos retos, obstáculo curvo e placa de acrílico para estudo de refração.

2 ESTUDO EXPERIMENTAL DAS ONDAS MECÂNICAS EM UM MEIO LÍQUIDO PROCEDIMENTOS 01. Montar a cuba de ondas conforme a figura ao lado e ajuste a distância do espelho ao anteparo de projeção em 120 cm 02. Colocar aproximadamente 5 mm de água na cuba e observar a profundidade da água nos cantos da cuba (nível) 03. Colocar o vibrador no lado maior da cuba. 04. Colocar a fonte de luz no lado menor da cuba. 05. Colocar a ponteira A (fonte pontual) no vibrador e ajustar para ficar com a ponta na superfície da água. 06. Com a fonte de alimentação desligada, gire o potenciômetro para esquerda (tensão zero). 07. Ligar a fonte e observar a projeção. 08. Ligar o vibrador girando o potenciômetro vagarosamente até que se tenha uma freqüência média. ESTUDO EXPERIMENTAL DAS ONDAS MECÂNICAS EM UM MEIO LÍQUIDO. 9. Desenho que representa os raios luminosos paralelos incidindo na superfície do líquido. 10. Por que a crista é a região mais clara e a depressão a região mais escura?

3 11. A distância entre duas regiões claras consecutivas representa que grandeza da onda? 12. Aumentar a freqüência de vibração e observar o comportamento do comprimento de onda. (aumenta / diminui) 13. Que relação existe entre a freqüência e o comprimento de onda? 14. A velocidade de propagação é a mesma em todas as direções?justificar a sua resposta. 15. A velocidade de propagação depende das grandezas freqüência e comprimento de onda? Justificar a sua resposta. REFLEXÃO DE UMA ONDA EM OBSTÁCULO RETO 01. Colocar o anteparo F na cuba conforme o desenho abaixo. 02. Com a ponta de uma caneta toque na superfície do líquido. 03. Observar o comportamento da onda incidente. (figura 01) 04. Observar o comportamento da onda refletida. (figura 02) 05. Mudar o ângulo de incidência. 06. Repetir os procedimentos 2, 3 e Na reflexão, as velocidades das ondas incidentes e refletidas são iguais? Justificar a resposta: 08. Colocar a ponteira D (fonte reta) no vibrador e ajustar para ficar na superfície da água, conforme a figura Comparar o ângulo de incidência com o ângulo de reflexão.

4 REFLEXÃO DE UMA ONDA EM OBSTÁCULOS CÔNCAVO E CONVEXO 01.Colocar o anteparo E (côncavo/convexo) na cuba conforme o desenho abaixo. 02. Ligar o vibrador girando o potenciômetro no sentido horário e em seguida no sentido contrario até que se tenha no máximo duas vibrações. 03. Observar o comportamento das ondas incidente e refletida no obstáculo côncavo. (figura 01) 04. Observar o comportamento das ondas incidente e refletida no obstáculo convexo. (figura 02) REFRAÇÃO DE ONDA BIDIMENSIONAL 01. Colocar a ponteira D (fonte reta) no vibrador e ajustar para ficar na superfície da água. 02. Ligar o vibrador girando o potenciômetro vagarosamente até que se tenha uma freqüência média e uma frente de onda bem definida e reta. 03. Ajustar a amplitude da onda para que a onda fique bem nítida. (figura 1) 04. Colocar a placa de acrílico no interior da cuba, para que se tenha duas regiões com profundidades diferentes conforme a figura abaixo. (figura 2) Atenção: A quantidade de água na cuba deve ter uma profundidade tal que sobre o acrílico tenha uma profundidade de 1 a 2 mm. ATIVIDADES 01. Comparar os comprimentos de onda nas duas regiões maior (profundidade/menor profundidade). 2. A freqüência se modifica com a mudança do meio de propagação?03. O comprimento de onda se modifica com a mudança do meio de propagação? 04. Em qual dos meios o comprimento de onda é maior? (maior profundidade/ menor profundidade)? 05. A velocidade de propagação é maior em qual meio?

5 DIFRAÇÃO DE ONDA BIDIMENSIONAL 01. Com a mesma montagem da experiência anterior, retirar a placa de acrílico e colocar os anteparos G conforme a figura abaixo. 02. Ligar o vibrador, girando o potenciômetro vagarosamente até que se tenha uma freqüência média e uma frente de onda bem definida e reta. 03. Ajustar a amplitude da onda para que a onda fique bem nítida. 04. Explicar por que atrás do obstáculo a frente de onda é circular. 05. Aumentar a freqüência do vibrador e observar o fenômeno de difração. 06. O fenômeno de difração depende do comprimento de onda? 07. Explicar o comportamento do fenômeno de difração com a variação do comprimento de onda. 08. Colocar dois anteparos na cuba, deixando uma fenda entre eles conforme a figura abaixo. 09. Ligar o vibrador em baixa freqüência e observar o fenômeno de difração. 10. Aumentar vagarosamente a freqüência da onda e observar o comportamento do fenômeno de difração. 11. Com uma freqüência média, diminuir de 5 em 5mm a abertura da fenda.

6 12. O fenômeno de difração depende da abertura da fenda? 13. Explicar o comportamento do fenômeno de difração com a diminuição da abertura da fenda. INTERFERÊNCIA DE ONDAS BIDMENSIONAIS COM DUAS FENDAS 01. Com a mesma montagem da experiência anterior, colocar na cuba os anteparos G, H, e I para formar duas fendas, conforme figura abaixo. 02. Ligar o vibrador girando o potenciômetro vagarosamente até que se tenha uma freqüência média e uma frente de onda bem definida e reta. 03. Ajustar a amplitude da onda para que a onda fique bem nítida. 04. Observar o fenômeno de interferência. 05. O que é interferência? 06. Construir um desenho que represente o fenômeno de interferência e indicar as linhas nodais e ventrais. 07. O que é interferência destrutiva? 08. O que é interferência construtiva? INTERFERÊNCIA DE ONDAS BIDIMENSIONALS COM DUAS FONTES PONTUAIS 01. Com a mesma montagem da experiência anterior substituir a fonte reta por uma fonte dupla C. 02. Ligar o vibrador girando o potenciômetro vagarosamente até que se tenha uma freqüência média. 03. Observar o fenômeno de interferência. 04. Observar a linha ventral central (interferência construtiva). 05. Observar a linha nodal de primeira ordem (interferência destrutiva). 06. Observar a linha ventral de primeira ordem (interferência construtiva). 07. Variar o comprimento de onda e observar o que ocorre com o número de linhas nodais. 08. Variara distância entre as fontes e observar o que acontece com o número de linhas nodais.

7 1. Linha nodal 2. Linha ventral 3. Crista da onda EFEITO DOPPLER 01. Com a mesma montagem da experiência anterior substituir a fonte dupla por uma fonte pontual A 02. Ligar o vibrador girando o potenciômetro vagarosamente até que se tenha uma freqüência média 03. Fonte pontual e ponto P 2 ambos em repouso. A freqüência da fonte é igual a freqüência da onda no ponto P A fixação do cabo do vibrador permite um aperto bem leve dando condições de rotação. 05. Gire lentamente o cabo do vibrador provocando deslocamento da fonte pontual, como mostra o desenho abaixo. Fonte pontual que se aproxima do ponto P 2 em repouso 06. Quando a fonte pontual se aproxima do ponto P 2 em repouso, o comprimento de onda: (aumenta/diminui). 07. A freqüência da onda no ponto P 2 é (maior/menor) que a freqüência da fonte pontual. Fonte pontual que se afasta do ponto P 1 em repouso 08. Quando a fonte pontual se afasta do ponto P 1 em repouso, o comprimento de onda: (aumenta/diminui). 09. A freqüência da onda no ponto P 1 é (maior/menor) que a freqüência da fonte pontual. 10. Escreva o que você entendeu sobre o efeito Doppler.

CUBA DE ONDAS. Manual de Instruções e Guia de Experimentos

CUBA DE ONDAS. Manual de Instruções e Guia de Experimentos Manual de Instruções e Guia de Experimentos CUBA DE ONDAS OBSERVAÇÃO SOBRE OS DIREITOS AUTORAIS Este manual é protegido pelas leis de direitos autorais e todos os direitos são reservados. Entretanto é

Leia mais

Roteiro 22 Reflexão e Refração de uma onda bidimensional num meio líquido

Roteiro 22 Reflexão e Refração de uma onda bidimensional num meio líquido Roteiro 22 Reflexão e Refração de uma onda bidimensional num meio líquido INTRODUÇÃO As ondas podem sofrer o efeito de diversos fenômenos, dentre eles estão a reflexão e a refração. Quando uma onda que

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto Departamento de Física FÍSI CA II BACHARELADO EM QUÍMICA

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto Departamento de Física FÍSI CA II BACHARELADO EM QUÍMICA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto Departamento de Física USP FÍSI CA II BACHARELADO EM QUÍMICA CUBA DE ONDAS 1.Objetivos Estudar os fenômenos de reflexão,

Leia mais

6 ÓTICA. Cuba de Ondas / Software SAM. 6 - Interferência NOME ESCOLA EQUIPE SÉRIE PERÍODO DATA

6 ÓTICA. Cuba de Ondas / Software SAM. 6 - Interferência NOME ESCOLA EQUIPE SÉRIE PERÍODO DATA FÍSICA 6 ÓTICA Cuba de Ondas / Software SAM 6 - Interferência NOME ESCOLA EQUIPE SÉRIE PERÍODO DATA Objetivos Observar a interferência de ondas planas, variando a distância entre as fontes e a freqüência.

Leia mais

BANCO ÓTICO. Manual de Instruções e Guia de Experimentos

BANCO ÓTICO. Manual de Instruções e Guia de Experimentos Manual de Instruções e Guia de Experimentos BANCO ÓTICO OBSERVAÇÃO SOBRE OS DIREITOS AUTORAIS Este manual é protegido pelas leis de direitos autorais e todos os direitos são reservados. Entretanto é permitida

Leia mais

Física II. Capítulo 04 Ondas. Técnico em Edificações (PROEJA) Prof. Márcio T. de Castro 22/05/2017

Física II. Capítulo 04 Ondas. Técnico em Edificações (PROEJA) Prof. Márcio T. de Castro 22/05/2017 Física II Capítulo 04 Ondas Técnico em Edificações (PROEJA) 22/05/2017 Prof. Márcio T. de Castro Parte I 2 Ondas Ondas: é uma perturbação no espaço, periódica no tempo. 3 Classificação quanto à Natureza

Leia mais

Introdução às Ciências Físicas Módulo 1 Aula 1

Introdução às Ciências Físicas Módulo 1 Aula 1 Experimento 2 A emissão da luz por diferentes fontes Objetivo: Construir um modelo para a emissão de luz por uma fonte não puntiforme. Material utilizado! caixa escura! máscaras! fonte de luz 1 com lâmpadas

Leia mais

COMUNICAÇÕES POR RADIAÇÃO ELECTROMAGNÉTICA

COMUNICAÇÕES POR RADIAÇÃO ELECTROMAGNÉTICA COMUNICAÇÕES POR RADIAÇÃO ELECTROMAGNÉTICA Verificação prática de algumas propriedades das ondas electromagnéticas 1. Questão Problema Nas comunicações por telemóvel e via satélite são utilizadas microondas

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. FACULDADE DE ENGENHARIA DE ILHA SOLTEIRA Departamento de Física e Química

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. FACULDADE DE ENGENHARIA DE ILHA SOLTEIRA Departamento de Física e Química UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO FACULDADE DE ENGENHARIA DE ILHA SOLTEIRA Departamento de Física e Química Apostila da Disciplina Fundamentos de Óptica (FIS0935) Docentes: Prof.Dr.

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS UNICAMP INSTITUTO DE FISICA GLEB WATAGHIN IFGW. INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO F 809 Professor José Joaquim Lunazzi

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS UNICAMP INSTITUTO DE FISICA GLEB WATAGHIN IFGW. INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO F 809 Professor José Joaquim Lunazzi UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS UNICAMP INSTITUTO DE FISICA GLEB WATAGHIN IFGW INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO F 809 Professor José Joaquim Lunazzi CUBA DE ONDAS RELATÓRIO FINAL Marcos Paulo Maziero de

Leia mais

Relação entre comprimento de onda e frequência.

Relação entre comprimento de onda e frequência. Espectro Eletromagnético. Relação entre comprimento de onda e frequência. Relação entre comprimento de onda e frequência. FENÔMENOS ONDULATÓRIOS Reflexão Refração Difração Interferência Batimento Ressonância

Leia mais

Física B Extensivo V. 6

Física B Extensivo V. 6 Física B Extensivo V. 6 Exercícios 01) F V V V V 0) C 08) Verdadeiro. Se v 1 >v 1 > pois (f = constante) Verdadeiro. A fonte não foi alterada. Verdadeiro. 03) C I. Verdadeiro. II. Falso. O som não se propaga

Leia mais

CONJUNTO COMPACTO DE ÓTICA

CONJUNTO COMPACTO DE ÓTICA Manual de Instruções e Guia de Experimentos CONJUNTO COMPACTO DE ÓTICA OBSERVAÇÃO SOBRE OS DIREITOS AUTORAIS Este manual é protegido pelas leis de direitos autorais e todos os direitos são reservados.

Leia mais

The Big Bang Theory - Inglês. The Big Bang Theory - Português Ressonância PROF. DOUGLAS KRÜGER

The Big Bang Theory - Inglês. The Big Bang Theory - Português Ressonância PROF. DOUGLAS KRÜGER The Big Bang Theory - Inglês The Big Bang Theory - Português Ressonância PROF. DOUGLAS KRÜGER PRINCIPAL CARACTERÍSTICA DAS ONDAS Uma onda transporta ENERGIA e QUANTIDADE DE MOVIMENTO de um ponto a outro

Leia mais

Apostila de Laboratório. ZAB0474 Física Geral e Experimental IV

Apostila de Laboratório. ZAB0474 Física Geral e Experimental IV Universidade de São Paulo Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos Departamento de Ciências Básicas Apostila de Laboratório ZAB0474 Física Geral e Experimental IV Caio Eduardo de Campos Tambelli

Leia mais

Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva

Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva A luz uma onda eletromagnética Equações de Maxwell S S C C q E. ds 0 B. ds 0 db E. dr dt B. dr i 0 0 0 de dt Velocidade da luz: 1 8 c 310 m / s 0 0 03/09/2015 Prof.

Leia mais

Apostila 8 Setor B. Aulas 37 e 38. Página 150. G n o m o

Apostila 8 Setor B. Aulas 37 e 38. Página 150. G n o m o Apostila 8 Setor B Aulas 37 e 38 FENÔMENOS Página 150 ONDULATÓRIOS G n o m o Frentes de Onda a) Fonte pontual b) Fonte reta Reflexão 1ª lei: o raio incidente, a reta normal no ponto de incidência e o raio

Leia mais

Prof. Patricia Caldana FORMAÇÃO DE IMAGENS EM LENTES ESFÉRICAS

Prof. Patricia Caldana FORMAÇÃO DE IMAGENS EM LENTES ESFÉRICAS FORMAÇÃO DE IMAGENS EM LENTES ESFÉRICAS EXERCÍCIOS ÓPTICA 1. Ano-luz é a medida de distância usada em astronomia que se refere ao espaço percorrido pela luz durante um ano terrestre. Considerando c = 300.000

Leia mais

Recuperação Final Física 2ª série do EM

Recuperação Final Física 2ª série do EM COLÉGIO MILITAR DOM PEDRO II SEÇÃO TÉCNICA DE ENSINO Recuperação Final Física 2ª série do EM Aluno: Série: 2ª série Turma: Data: 13 de dezembro de 2017 1. Esta prova é um documento oficial do CMDPII. LEIA

Leia mais

Física IV para Química

Física IV para Química 4310277 Física IV para Química Sétima lista de exercícios 1. Suponha que, no experimento de fenda dupla de Young, a separação entre as duas fendas seja de 0, 32 mm. Se um feixe de luz de 500 nm atingir

Leia mais

Elementos ópticos. 1 - Conceitos relacionados. Reflexão e refração da luz, imagem real, imagem virtual, distância focal.

Elementos ópticos. 1 - Conceitos relacionados. Reflexão e refração da luz, imagem real, imagem virtual, distância focal. 1 - Conceitos relacionados Reflexão e refração da luz, imagem real, imagem virtual, distância focal. 2 - Objetivos Determinar a distância focal, o centro de curvatura e verificar a formação de imagens

Leia mais

ONDULATÓRIA ONDA perturbação que se propaga em um meio transferir energia sem transportar matéria.

ONDULATÓRIA ONDA perturbação que se propaga em um meio transferir energia sem transportar matéria. ONDULATÓRIA Entender o comportamento das ondas é fundamental para entender boa parte da natureza que nos cerca, uma vez que, muito dos fenômenos que nos cercam, tem comportamento ondulatório. Por exemplo:

Leia mais

Física. Prof. Edelson Moreira

Física. Prof. Edelson Moreira Física Prof. Edelson Moreira FENÔMENOS ONDULATÓRIOS Os fenômenos ondulatórios mais comuns são: REFLEXÃO: ocorre quando uma onda incide sobre um obstáculo e retorna ao meio original de propagação. A onda

Leia mais

3B SCIENTIFIC PHYSICS

3B SCIENTIFIC PHYSICS 3B SCIENTIFIC PHYSICS Experiências fundamentais de óptica no banco óptico U17145 Instruções para o uso 5/11/ALF/MEC Experiência 1: Experiência 2: Experiência 3: Experiência 4: Experiência 5: Experiência

Leia mais

ZAB Física Geral e Experimental IV

ZAB Física Geral e Experimental IV ZAB0474 - Física Geral e Experimental IV Experimentos 1 Polarização 2 Difração 3 Espectro Atômico 4 Luminescência Experimento 1 - Polarização Objetivo: Medir a intensidade da luz que atravessa um conjunto

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Disciplina: Física IV-A Data: 03/07/2019. (c) I 1 = I 2.

Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Disciplina: Física IV-A Data: 03/07/2019. (c) I 1 = I 2. Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Disciplina: Física IV-A Data: 03/07/2019 Prova Final 1 Um material não magnético possui a permeabilidade magnética igual à do vácuo µ = µ 0 Um

Leia mais

Diego Ricardo Sabka Classificação das Ondas

Diego Ricardo Sabka Classificação das Ondas Classificação das Ondas Classificação das Ondas Meio de Propagação: - Mecânica; - Eletromagnética; Direção de Oscilação: - Transversal; - Longitudinal; - Mistas; Direção de Propagação: - Unidimensional;

Leia mais

FÍSICA. Oscilação e Ondas. Ondas e Propriedades Ondulatórias. Prof. Luciano Fontes

FÍSICA. Oscilação e Ondas. Ondas e Propriedades Ondulatórias. Prof. Luciano Fontes FÍSICA Oscilação e Ondas Ondas e Propriedades Ondulatórias Prof. Luciano Fontes ONDAS: É uma perturbação que se propaga num meio. Ondas e energia: Transporta energia mas não matéria Direção de Propagação:

Leia mais

Transmissão de informação sob a forma de ondas

Transmissão de informação sob a forma de ondas Transmissão de informação sob a forma de ondas Adaptado da Escola Virtual (Porto Editora) 1 2 1 3 ONDAS: fenómenos de reflexão, absorção e refração Quando uma onda incide numa superfície de separação entre

Leia mais

Outras características dos espelhos planos são:

Outras características dos espelhos planos são: ÓPTICA Espelhos O espelho plano se caracteriza por apresentar uma superfície plana e polida, onde a luz que é incidida reflete de forma regular. Para obter um bom grau de reflexão, é necessário que a variação

Leia mais

LISTA EXERCÍCIOS ÓPTICA

LISTA EXERCÍCIOS ÓPTICA 1. (Fuvest) Um indivíduo idoso perdeu a acomodação para enxergar de perto, permanecendo sua visão acomodada para uma distância infinita. Assim, só consegue ver nitidamente um objeto pontual quando os raios

Leia mais

LISTA EXERCÍCIOS ÓPTICA

LISTA EXERCÍCIOS ÓPTICA 1. (Fuvest) Um indivíduo idoso perdeu a acomodação para enxergar de perto, permanecendo sua visão acomodada para uma distância infinita. Assim, só consegue ver nitidamente um objeto pontual quando os raios

Leia mais

Interferência de ondas: está relacionada com a diferença de fase entre as ondas. A diferença de fase entre duas ondas pode mudar!!!!

Interferência de ondas: está relacionada com a diferença de fase entre as ondas. A diferença de fase entre duas ondas pode mudar!!!! Interferência de ondas: está relacionada com a diferença de fase entre as ondas. Construtiva: em fase Destrutiva: fora de fase A diferença de fase entre duas ondas pode mudar!!!! Coerência: para que duas

Leia mais

Aula 5 Interferência. Física 4 Ref. Halliday Volume4. Profa. Keli F. Seidel

Aula 5 Interferência. Física 4 Ref. Halliday Volume4. Profa. Keli F. Seidel Aula 5 Interferência Física 4 Ref. Halliday Volume4 Sumário Definição de Difração; O Experimento de Young; Coerência; Intensidade das Franjas de Interferência; Difração Vamos falar sobre o experimento

Leia mais

Lista de Problemas. Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Física Departamento de Física FIS01044 UNIDADE III Interferência

Lista de Problemas. Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Física Departamento de Física FIS01044 UNIDADE III Interferência Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Física Departamento de Física FIS01044 UNIDADE III Interferência Lista de Problemas Problemas extraídos de HALLIDAY, D., RESNICK, R., WALKER, J. Fundamentos

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Física Departamento de Física. FIS01184 Física IV-C Área 1 Lista 1

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Física Departamento de Física. FIS01184 Física IV-C Área 1 Lista 1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Física Departamento de Física FIS01184 Física IV-C Área 1 Lista 1 1.A luz do Sol no limite superior da atmosfera terrestre tem uma intensidade de

Leia mais

Aula 5 Interferência. Física 4 Ref. Halliday Volume4. Profa. Keli F. Seidel

Aula 5 Interferência. Física 4 Ref. Halliday Volume4. Profa. Keli F. Seidel Aula 5 Interferência Física 4 Ref. Halliday Volume4 Sumário Definição de Difração; O Experimento de Young; Coerência; Intensidade das Franjas de Interferência; Difração Vamos falar sobre o experimento

Leia mais

Raios de luz: se propagam apenas em uma. direção e em um sentido

Raios de luz: se propagam apenas em uma. direção e em um sentido A luz é uma onda eletromagnética, cujo comprimento de onda se inclui num determinado intervalo dentro do qual o olho humano é a ela perceptível. O seu estudo é a base da óptica. Raios de luz: se propagam

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO UNIVERSITÁRIO NORTE DO ESPÍRITO SANTO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO UNIVERSITÁRIO NORTE DO ESPÍRITO SANTO 53 Experimento 2: Óptica Geométrica em meios homogêneos e isotrópicos 2.2.1 Objetivos Conceituar raios de luz; Verificar os princípios da óptica geométrica para meios homogêneos e isotrópicos; Verificar

Leia mais

Apostila de Laboratório. ZAB0474 Física Geral e Experimental IV

Apostila de Laboratório. ZAB0474 Física Geral e Experimental IV Universidade de São Paulo Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos Departamento de Ciências Básicas Apostila de Laboratório ZAB0474 Física Geral e Experimental IV Caio Eduardo de Campos Tambelli

Leia mais

FÍSICA MÓDULO 19 FENÔMENOS ONDULATÓRIOS I. Professor Ricardo Fagundes

FÍSICA MÓDULO 19 FENÔMENOS ONDULATÓRIOS I. Professor Ricardo Fagundes FÍSICA Professor Ricardo Fagundes MÓDULO 19 FENÔMENOS ONDULATÓRIOS I INTERFERÊNCIA 1. Construtivas 2. Destrutivas Imagine a seguinte situação: dois alto-falantes estão a uma distância d 1 e d 2 de um ouvinte.

Leia mais

1331 Velocidade do som em líquidos

1331 Velocidade do som em líquidos 1 Roteiro elaborado com base na documentação que acompanha o conjunto por: Osvaldo Guimarães PUC-SP Tópicos Relacionados Ultra-som, velocidade do som, frequencia, comprimento de onda, pressão sonora, ondas

Leia mais

Óptica IME 2016 Prova 1 com correções e resolução

Óptica IME 2016 Prova 1 com correções e resolução 4300160 Óptica IME 2016 Prova 1 com correções e resolução Nome: Número USP: Turma: Q1 (1 ponto). Veja uma onda gerada numa cuba de ondas com uma barreira parabólica. A onda circular foi gerada no ponto

Leia mais

25 Problemas de Óptica

25 Problemas de Óptica 25 Problemas de Óptica Escola Olímpica - Gabriel Lefundes 25 de julho de 2015 Problema 1. O ângulo de deflexão mínimo um certo prisma de vidro é igual ao seu ângulo de refração. Encontre-os. Dado: n vidro

Leia mais

Atividade Experimental - Aula 13 Óptica: Espelhos Planos e Esféricos

Atividade Experimental - Aula 13 Óptica: Espelhos Planos e Esféricos Nome: RA: NOTA: Engenharia Professor Dr. Alysson Cristiano Beneti FAESO Ourinhos - SP º Semestre / 20 Data: / /20 Disciplina: Física Teórica Experimental II Avaliação: Relatório Aula 13 Atividade Experimental

Leia mais

1678: teoria ondulatória para a luz (anterior e menos completa que o eletromagnetismo de Maxwell)

1678: teoria ondulatória para a luz (anterior e menos completa que o eletromagnetismo de Maxwell) Christian Huygens (1629 1695) 1678: teoria ondulatória para a luz (anterior e menos completa que o eletromagnetismo de Maxwell) Vantagens da teoria: explicar as leis de reflexão e refração em termos de

Leia mais

Física. Física Moderna

Física. Física Moderna Física Física Moderna 1. Introdução O curso de física IV visa introduzir aos alunos os conceitos de física moderna através de uma visão conceitual dos fenômenos e uma abordagem simplificada das demonstrações.

Leia mais

Interferência e Experiência de Young

Interferência e Experiência de Young Nome: nº 2 Professor Caio Interferência e Experiência de Young 1. (UECE 2007) Através de franjas de interferência, é possível determinar características da radiação luminosa, como, por exemplo, o comprimento

Leia mais

SOLUÇÃO COMECE DO BÁSICO - FÍSICA

SOLUÇÃO COMECE DO BÁSICO - FÍSICA SOLUÇÃO COMECE DO BÁSICO - FÍSICA SOLUÇÃO CB. O fenômeno responsável por dar sentido à piada é a refração da luz, pois para um peixe, nas condições citadas acima, a água irá funcionar como uma lente de

Leia mais

Instituto Federal Sul Rio-Grandense Campus Pelotas-Visconde da Graça Física IV Lista 2

Instituto Federal Sul Rio-Grandense Campus Pelotas-Visconde da Graça Física IV Lista 2 Instituto Federal Sul Rio-Grandense Campus Pelotas-Visconde da Graça Física IV Lista 2 Resolva as questões 1. Um objeto puntiforme está em frente a um espelho plano, a 20 cm dele. O olho de um observador

Leia mais

Cap. 35 -Interferência A luz como onda;

Cap. 35 -Interferência A luz como onda; Cap. 35 -Interferência A luz como onda; Princípio de Huygens; Interferência; Mudança de fase: material; Mudança de fase: percurso; Experimento de Young; Coerência; Intensidade de franjas; Mudança de fase:

Leia mais

Física IV. Prática: Interferência e Difração. Baseado no material preparado por Sandro Fonseca Helena Malbouisson Clemencia Mora

Física IV. Prática: Interferência e Difração. Baseado no material preparado por Sandro Fonseca Helena Malbouisson Clemencia Mora Física IV Prática: Interferência e Difração Baseado no material preparado por Sandro Fonseca Helena Malbouisson Clemencia Mora Interferência Princípio de Huygens Todos os pontos de uma frente de onda se

Leia mais

Física IV Poli Engenharia Elétrica: 5ª Aula (19/08/2014) Interferência em Filmes Finos (Películas Delgadas)

Física IV Poli Engenharia Elétrica: 5ª Aula (19/08/2014) Interferência em Filmes Finos (Películas Delgadas) Física IV Poli Engenharia Elétrica: 5ª Aula (19/08/2014) Prof. Alvaro Vannucci Na última aula vimos: Na experiência de fenda-dupla, aplicando o método dos fasores para somar os campos elétricos das ondas

Leia mais

Conceitos Básicos de Óptica Geométrica

Conceitos Básicos de Óptica Geométrica Conceitos Básicos de Óptica Geométrica A luz O objeto de estudo da óptica é a luz. É uma onda eletromagnética. É o ente físico mais rápido que se conhece. A velocidade a luz no vácuo é de 3.10 8 m/s. Pode

Leia mais

Física IV. Prática VII- parte1 Clemencia Mora Herrera baseado nos slides do Prof. Sandro Fonseca

Física IV. Prática VII- parte1 Clemencia Mora Herrera baseado nos slides do Prof. Sandro Fonseca Física IV Prática VII- parte1 Clemencia Mora Herrera baseado nos slides do Prof. Sandro Fonseca 1 Difração Fenda simples e orificios Difração: Desvio da propagação retilínea da luz Trata-se de um efeito

Leia mais

EXPERIMENTO II MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORME E MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORMEMENTE VARIADO.

EXPERIMENTO II MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORME E MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORMEMENTE VARIADO. EXPERIMENTO II MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORME E MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORMEMENTE VARIADO. Este experimento consiste em duas etapas. A primeira é a realização do Movimento Retilíneo Uniforme. A segunda é

Leia mais

Física IV - Laboratório. Difração

Física IV - Laboratório. Difração Física IV - Laboratório Difração Difração l Fenômeno característico das ondas em que estas tendem a contornar obstáculos, curvando-se após passar por suas bordas. l É um caso especial do fenômeno de interferência,

Leia mais

Polarização de Ondas

Polarização de Ondas Polarização de Ondas 1. polarização de Ondas. Considere uma onda transversal se propagando numa corda, na qual as direções de oscilação são totalmente aleatórias. Após a passagem da onda pela fenda, a

Leia mais

Refração e Dispersão. Parte A A Lei da Refração

Refração e Dispersão. Parte A A Lei da Refração Refração e Dispersão Neste experimento observaremos os fenômenos de refração e dispersão com luz visível. Na primeira etapa, vericaremos a validade da lei de Snell para a refração, e calcularemos o índice

Leia mais

Processo Avaliativo LISTA EXTRA 1-1º Bimestre/2017 Disciplina: Física B 1ª série EM A/B Data: 10/02/2017. Nome do aluno Nº Turma

Processo Avaliativo LISTA EXTRA 1-1º Bimestre/2017 Disciplina: Física B 1ª série EM A/B Data: 10/02/2017. Nome do aluno Nº Turma Processo Avaliativo LISTA EXTRA 1-1º Bimestre/2017 Disciplina: Física B 1ª série EM A/B Data: 10/02/2017 Nome do aluno Nº Turma Atividade Avaliativa: A atividade deve ser respondida e mantida no caderno.

Leia mais

FÍSICA - A ª SÉRIE P2

FÍSICA - A ª SÉRIE P2 LISTA DE EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES FÍSICA - A - 2011 2ª SÉRIE P2 ALUNO: TURMA: CARTEIRA: MATRÍCULA: DATA: / / Assunto(s): Refração da Luz 01- (PUC) Quando um feixe de luz monocromático sofre uma mudança

Leia mais

Ótica geométrica. Num sistema ótico arbitrário, um raio de luz percorre a mesma trajetória quando o seu sentido de propagação é invertido

Ótica geométrica. Num sistema ótico arbitrário, um raio de luz percorre a mesma trajetória quando o seu sentido de propagação é invertido Ótica geométrica Princípio da Reversibilidade Num sistema ótico arbitrário, um raio de luz percorre a mesma trajetória quando o seu sentido de propagação é invertido Deriva directamente do princípio do

Leia mais

Ondas Interferência

Ondas Interferência Ondas - 2010 Interferência Profa. Ana Barros 1º Semestre 2011 Interferência Princípio de Huygens A Lei da Refração Difração O Experimento de Young Intensidade das Franjas de Interferência Interferência

Leia mais

PUC-RIO CB-CTC G1 Gabarito - FIS FÍSICA MODERNA Turma: 33-A Nome Legível: Assinatura: Matrícula:

PUC-RIO CB-CTC G1 Gabarito - FIS FÍSICA MODERNA Turma: 33-A Nome Legível: Assinatura: Matrícula: PUC-RIO CB-CTC G1 Gabarito - FIS1061 - FÍSICA MODERNA 20-09-2013 Turma: 33-A Nome Legível: Assinatura: Matrícula: AS RESPOSTAS PRECISAM SER JUSTIFICADAS A PARTIR DE LEIS FÍSICAS E CÁLCULOS EXPLÍCITOS Não

Leia mais

Aula Prática 8 Transformador em Corrente Contínua e Alternada

Aula Prática 8 Transformador em Corrente Contínua e Alternada Aula Prática 8 Transformador em Corrente Contínua e Alternada Depto Química e Física CCENS/UFES Estratégia: Avaliação do funcionamento de um transformador e visualização de linhas de campo magnético nas

Leia mais

FÍSICA MÓDULO 20 PRINCÍPIOS DA ÓPTICA GEOMÉTRICA I. Professor Ricardo Fagundes

FÍSICA MÓDULO 20 PRINCÍPIOS DA ÓPTICA GEOMÉTRICA I. Professor Ricardo Fagundes FÍSICA Professor Ricardo Fagundes MÓDULO 20 PRINCÍPIOS DA ÓPTICA GEOMÉTRICA I PRINCÍPIOS DOS RAIOS LUMINOSOS Retilinearidade Reversibilidade Independência Os RL se propagam em linhas retas. Ex.: Câmara

Leia mais

2.7. Difração, bandas de frequência e efeito Doppler

2.7. Difração, bandas de frequência e efeito Doppler 2.7. Difração, bandas de frequência e efeito Doppler Difração de ondas A difração de uma onda é o fenómeno que ocorre quando a onda contorna um obstáculo, orifício ou fenda. Este fenómeno observa-se quando

Leia mais

Comunicações Ópticas. Profº: Cláudio Henrique Albuquerque Rodrigues, M. Sc.

Comunicações Ópticas. Profº: Cláudio Henrique Albuquerque Rodrigues, M. Sc. Comunicações Ópticas Profº: Cláudio Henrique Albuquerque Rodrigues, M. Sc. Corpos luminosos e Corpos iluminados O Sol, as estrelas, uma lâmpada ou uma vela, acesas, são objetos que emitem luz própria,

Leia mais

LUZ. A luz é uma forma de energia, que tem origem nos corpos luminosos e que se propaga em todas as direções.

LUZ. A luz é uma forma de energia, que tem origem nos corpos luminosos e que se propaga em todas as direções. LUZ A luz é uma forma de energia, que tem origem nos corpos luminosos e que se propaga em todas as direções. CORPOS LUMINOSOS São corpos que emitem luz. CORPOS ILUMINADOS São corpos que recebem luz e a

Leia mais

COMPROVAÇÃO DA NATUREZA DAS ONDAS DA LUZ E DETERMINAÇÃO DO COMPRI- MENTO DE ONDAS.

COMPROVAÇÃO DA NATUREZA DAS ONDAS DA LUZ E DETERMINAÇÃO DO COMPRI- MENTO DE ONDAS. Óptica Óptica ondulatória Difração em fendas múltiplas e grades COMPROVAÇÃO DA NATUREZA DAS ONDAS DA UZ E DETERMINAÇÃO DO COMPRI- MENTO DE ONDAS. Estudo da difração em fendas duplas com diversas distâncias

Leia mais

Física. Óptica. Professor Alexei Muller.

Física. Óptica. Professor Alexei Muller. Física Óptica Professor Alexei Muller www.acasadoconcurseiro.com.br Física ÓPTICA Introdução à Óptica Óptica Geométrica A óptica geométrica estuda a geometria dos raios de luz, sem buscar explicações

Leia mais

Reflexão e refração de ondas

Reflexão e refração de ondas Reflexão e refração de ondas Reflexão de ondas em cordas quando a extremidade é fixa, a reflexão se dá com inversão de fase quando a extremidade é livre, a reflexão se dá sem inversão de fase Refração

Leia mais

c= m/s Aula 9 Ótica Por Leonardo Alfonso Schmitt.

c= m/s Aula 9 Ótica Por Leonardo Alfonso Schmitt. Aula 9 Ótica Por Leonardo Alfonso Schmitt. A ótica pode ser tratada a partir de dois conceitos, como um feixe de luz, tratada na ótica geométrica, ou como uma onda eletromagnética, ambas com o mesmos comportamentos

Leia mais

Experimento 10. Espelhos planos. Introdução teórica

Experimento 10. Espelhos planos. Introdução teórica 34 Experimento 10 Introdução teórica No estudo de espelhos planos, um questionamento que sempre surge é com relação ao tamanho mínimo e à localização exata que o espelho deve ter, para que uma pessoa possa

Leia mais

Prof.ª Adriana Martins

Prof.ª Adriana Martins PRÉ-PROVA ONDAS TURMAS 221, 222, 321, 322 e 323. Prof.ª Adriana Martins 3º TRIM 2º ANOS NOME:... TURMA:...Nº:... 1) Quando uma radiação passa de um meio para o outro: I. sua frequência varia e seu comprimento

Leia mais

INTRODUÇÃO À ONDULATÓRIA

INTRODUÇÃO À ONDULATÓRIA INTRODUÇÃO À ONDULATÓRIA Considerações Iniciais Considerações Iniciais: O que é ONDA??? Perturbação produzida: PULSO O PULSO se movimenta a partir da região onde foi gerado: ONDA A onda se movimenta transferindo

Leia mais

Ondulatória. Onda na ponte. Onda no mar. Exemplos: Som Onda na corda. Prof. Vogt

Ondulatória. Onda na ponte. Onda no mar. Exemplos: Som Onda na corda. Prof. Vogt 2. Classificação das ondas a) Natureza I. Onda mecânica: necessita de um meio material para se propagar (é a oscilação das moléculas do meio) Onda na ponte Onda no mar Exemplos: Som Onda na corda 2. Classificação

Leia mais

EXERCÍCIO 3 - INTERFERÊNCIA

EXERCÍCIO 3 - INTERFERÊNCIA CURSO: ENGENHARIA - UFSCar - TURMA 09.904-0 Profa. Dra. Ignez Caracelli - DF 17 de novembro de 2016 EXERCÍCIO 3 - INTERFERÊNCIA Exercícios extraídos do livro Fundamentos de Física volume 4: Óptica e Física

Leia mais

FÍSICA:TERMODINÂMICA, ONDAS E ÓTICA

FÍSICA:TERMODINÂMICA, ONDAS E ÓTICA FÍSICA:TERMODINÂMICA, ONDAS E ÓTICA RESUMO: UNIDADES 7 E 8 Professora Olivia Ortiz John 2017 1 Unidade 7: Espelhos e Lentes Óptica Geométrica Reflexão da luz Espelhos planos Espelhos esféricos Refração

Leia mais

Apêndice Efeito Fotoelétrico, Laboratório de Estrutura da Matéria Fis101.

Apêndice Efeito Fotoelétrico, Laboratório de Estrutura da Matéria Fis101. Apêndice Efeito Fotoelétrico, Laboratório de Estrutura da Matéria Fis101. Sobre o aparato instrumental: O kit experimental para estudos do efeito fotoelétrico é composto por um compartimento com uma lâmpada

Leia mais

a) Classifique todas as imagens obtidas da esquerda para a direita, na ordem que elas aparecem:

a) Classifique todas as imagens obtidas da esquerda para a direita, na ordem que elas aparecem: Resolução aula 1. (UMDMDD) Utilize a abreviação R para real, V para virtual, I para invertida, D para direita, ME para menor, IG para igual e MA para maior e responda as questões abaixo referente a figura

Leia mais

5 - (UFMG) As figuras representam, de forma esquemática, espelhos e lentes.

5 - (UFMG) As figuras representam, de forma esquemática, espelhos e lentes. 1 - (Unicamp) Um sistema de lentes produz a imagem real de um objeto, conforme a figura a seguir. Calcule a distância focal e localize a posição de uma lente delgada que produza o mesmo efeito. 4 - (Uerj)

Leia mais

REFLEXÃO DA LUZ. i = r. PRIMEIRA LEI DA REFLEXÃO RI, N e RR são coplanares (pertencem ao mesmo plano). SEGUNDA LEI DA REFLEXÃO

REFLEXÃO DA LUZ. i = r. PRIMEIRA LEI DA REFLEXÃO RI, N e RR são coplanares (pertencem ao mesmo plano). SEGUNDA LEI DA REFLEXÃO REFLEXÃO DA LUZ RI = raio incidente N = reta normal RR = raio refletido i = ângulo de incidência r = ângulo de reflexão S = superfície refletora PRIMEIRA LEI DA REFLEXÃO RI, N e RR são coplanares (pertencem

Leia mais

Fenómenos ondulatórios

Fenómenos ondulatórios Fenómenos ondulatórios Relação entre a velocidade de propagação da onda, o comprimento da onda e o período: v. f ou v T Reflexão de ondas Na reflexão de ondas, o ângulo de reflexão r é igual ao ângulo

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS 4UL 3S14 3S15

LISTA DE EXERCÍCIOS 4UL 3S14 3S15 LIST DE EXERCÍCIOS 4UL 3S14 3S15 1 (FTEC-SP) Um estreito feixe de luz monocromática, proveniente do ar, incide na superfície de um vidro formando ângulo de 49 com a normal à superfície no ponto de incidência.

Leia mais

Meios transparentes Meios translúcidos Meios opacos

Meios transparentes Meios translúcidos Meios opacos ÓPTICA O que é luz? Definimos costumeiramente luz como sendo a faixa visível do espectro eletromagnético. A Óptica irá, portanto, estudar o comportamento da luz e os fenômenos que ocorrem com ela em diferentes

Leia mais

1-A figura 1 a seguir mostra um feixe de luz incidindo sobre uma parede de vidro que separa o ar da água.

1-A figura 1 a seguir mostra um feixe de luz incidindo sobre uma parede de vidro que separa o ar da água. REFRAÇÃO- LEI DE SNELL DESCARTES -A figura a seguir mostra um feixe de luz incidindo sobre uma parede de vidro que separa o ar da água. Os índices de refração são,00 para o ar,,50 para vidro e,33 para

Leia mais

Figura 1 - Onda electromagnética colimada

Figura 1 - Onda electromagnética colimada Biofísica P12: Difração e interferência 1. Objectivos Observação de padrões de difração e interferência Identificação das condições propícias ao aparecimento de fenómenos de difração e interferência Aplicação

Leia mais

8.2. Na extremidade de uma corda suficientemente longa é imposta uma perturbação com frequência f = 5 Hz que provoca uma onda de amplitude

8.2. Na extremidade de uma corda suficientemente longa é imposta uma perturbação com frequência f = 5 Hz que provoca uma onda de amplitude Constantes Velocidade do som no ar: v som = 344 m /s Velocidade da luz no vácuo c = 3 10 8 m/s 8.1. Considere uma corda de comprimento L e densidade linear µ = m/l, onde m é a massa da corda. Partindo

Leia mais

Óptica Física Interferência e difracção

Óptica Física Interferência e difracção Óptica Física Interferência e difracção Diferença de fase e coerência Interferência em filmes finos Interferência gerada por duas fendas Difracção por fenda única Difracção de Fraunhofer e Fresnel Redes

Leia mais

Fenómenos ondulatórios

Fenómenos ondulatórios Fenómenos ondulatórios Características das ondas Uma onda é descrita pelas seguintes características físicas: Amplitude, A Frequência, f Comprimento de onda, Velocidade, v Características das ondas A amplitude

Leia mais

Capítulo 35. Interferência

Capítulo 35. Interferência Capítulo 35 Interferência Interferência superposição =0 construtiva = /2 destrutiva Óptica ondulatória Interferência Luz solar (branca) composta (cores) Arco-íris Bolha de sabão = refração interferência

Leia mais

Resoluções dos testes propostos

Resoluções dos testes propostos Capítulo 7 Ondas.397 Resposta: a I. Correta. As ondas mecânicas necessitam de um meio material para se propagarem. II. Incorreta. As ondas eletromagnéticas propagam-se no ácuo e em certos meios materiais.

Leia mais

Física B Extensivo V. 3

Física B Extensivo V. 3 Física B Extensivo V. Exercícios 0) a) limite ( i L, r 90 ) b) maior ( i > L, i r) c) reflexão total (verificar modelo teórico p. ) d) reflexão total (verificar modelo teórico p. ) 05) C sen L n menor

Leia mais

n 1 x sen = n 2 x sen

n 1 x sen = n 2 x sen LEI DE SNELL - DESCARTES R.I N n 1 x sen î 1 2 ^ n 2 x sen r î ^ r R.R n 1 x sen = n 2 x sen î ^ r 1 Índice de refração relativo: Índice de refração do meio 1 em relação ao meio 2. n 1 n 2 ^ r sen sen

Leia mais

Introdução às Medidas em Física 5 a Aula *

Introdução às Medidas em Física 5 a Aula * Introdução às Medidas em Física 5 a Aula * http://fge.if.usp.br/~takagui/fap0152_2010/ Marcia Takagui Ed. Ala 1 * Baseada em Suaide/ Munhoz 2006 sala 216 ramal 6811 1 ! Instrumental Vimos: Tipos de incerteza

Leia mais

Física: Ondulatória e Acústica Questões de treinamento para a banca Cesgranrio elaborada pelo prof. Alex Regis

Física: Ondulatória e Acústica Questões de treinamento para a banca Cesgranrio elaborada pelo prof. Alex Regis Física: Ondulatória e Acústica Questões de treinamento para a banca Cesgranrio elaborada pelo prof. Alex Regis Questão 01 Na propagação de uma onda há, necessariamente, transporte de: a) massa e energia.

Leia mais

3B SCIENTIFIC FÍSICA. Kit de aparelhos para óptica laser U Instruções para o uso 10/08 Alf

3B SCIENTIFIC FÍSICA. Kit de aparelhos para óptica laser U Instruções para o uso 10/08 Alf 3B SCIENTIFIC FÍSICA Kit de aparelhos para óptica laser U17303 Instruções para o uso 10/08 Alf 1. Indicações de segurança O laser emite radiação visível com uma longitude de onda de 630-680 nm com um desempenho

Leia mais

EXPERIÊNCIA V ONDAS ELETROMAGNÉTICAS E POLARIZAÇÃO

EXPERIÊNCIA V ONDAS ELETROMAGNÉTICAS E POLARIZAÇÃO EXPERIÊNCIA V ONDAS ELETROMAGNÉTICAS E POLARIZAÇÃO ELETRICIDADE E MAGNETISMO II (2017) Professor Alexandre Levine Nomes: Data: Período: A) Objetivo Identificar o transporte de energia através da propagação

Leia mais