SIMBOLOGIA MANUAL DOS DIAGRAMAS DE FREIOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SIMBOLOGIA MANUAL DOS DIAGRAMAS DE FREIOS"

Transcrição

1 SIMBOLOGIA MANUAL DOS DIAGRAMAS DE FREIOS Decifração do diagrama do ar comprimido O diagrama do ar comprimido consiste em um esquema com símbolos para os vários componentes. Ele mostra apenas como os vários componentes estão conectados um ao outro, não onde os componentes estão localizados ou como as tubulações (tubagens) de ar comprimido estão posicionadas no chassi. As conexões (ligações) e juntas do tubo também não estão exibidas no diagrama. Ao lado de cada símbolo há uma designação, que também pode ser encontrada na lista de componentes neste módulo. Se vários componentes tiverem a mesma função, eles terão o mesmo símbolo, mas designações diferentes. Exemplo A tarefa de uma válvula de segurança é sempre se abrir se a pressão em um circuito se tornar muito alta. Por esta razão, o símbolo para a válvula de segurança no diagrama é sempre o mesmo. No entanto, uma válvula que se abre a 4,3 bar tem o número 3, enquanto uma que se abre a 9 bar é designada como 35 (veja a figura) Pág.: 58 Válvula de segurança 4,3 bar Válvula de segurança 9 bar Em determinados casos, os componentes são diferenciados colocando-se uma letra após o número, dependendo da finalidade de uso deles. Exemplo: 7c é a designação para o reservatório de ar do circuito dianteiro e 7d é a designação para o reservatório de ar do circuito traseiro (veja a figura). 7c 7d MAD 6

2 Pág.: 59 Próximo a cada linha no diagrama há uma marca na forma de duas ou três letras, assim como informação sobre o diâmetro da tubulação. A marcação ao lado da linha indica ao qual circuito a tubulação faz parte,onde ela origina e para onde vai. A marcação também pode ser encontrada na tubulação no veículo. Exemplo A designação MAD Ø6 indica uma tubulação pertencendo ao circuito de alimentação que vai do compressor para a serpentina. Ela tem um diâmetro de 6 mm. O equipamento opcional é desenhado em uma caixa com linhas cortadas nos diagramas. Os componentes que constituem uma unidade simples são desenhados em um quadro com traços ou pontos. 0 As conexões (ligações) de ar indicadas nos símbolos são marcadas com um número descrevendo a finalidade de cada conexão (ligação). A designação para Admissão é normalmente. Se houver duas admissões, elas são designadas como e 2. A designação da saída é normalmente 2; se houver várias, elas receberão os números 2, 22, 23, etc. O número 3 é uma porta de respiro e 4 uma conexão (ligação) para ar de comando Secador de ar (Desumidificador) Admissão Saída para válvula protetora de quatro vias Saída para reservatório de ar para regeração Porta de respiro Ar de comando para compressor. Cabo elétrico O símbolo mostra que o componente tem uma função elétrica.

3 Pág.: 60 Lista de componentes Tubulações de ar comprimido Designação Símbolo Função Tubo de alimentação Tubo de controle Sob condições de operação normais, conduz pressão de fornecimento total. O tubo pode ser feito de plástico ou aço. Sob condições de operação normais, conduz pressão de controle variável. O tubo pode ser feito de plástico ou aço. Tubo flexível O tubo consiste em uma mangueira (tubo flexível) de borracha. Uma mangueira (tubo flexível) em espiral é usada para a conexão (ligação) do reboque. Serpentina A serpentina consiste em um tubo de aço envolvido em um espiral. Está localizado após o compressor e sua função é esfriar o ar comprimido. Tubos ligados Tubos entrecruzados

4 Pág.: 6 Componentes 3 Compressor 2 0 O compressor comprime ar para vários sistemas de ar comprimido. 0 Admissão 4 2 Saída 4 Ar de comando para a válvula reguladora de pressão do compressor 4 Câmara de freio (Bomba) O ar comprimido na câmara de freio aplica força no freio de serviço.

5 Pág.: 62 7 do sistema de freios 7b estacionamento O reservatório de ar mantém uma provisão de ar comprimido para os vários circuitos de ar comprimido. 7c circuito dianteiro 7d circuito traseiro 7k secador de ar (desumidificador) 0 Indicador de pressão baixa 0a pressão de fornecimento do freio de reboque e de estacionamento (5 bar) O indicador de pressão baixa é um monitor elétrico que se fecha se a pressão cair abaixo de um determinado valor. Ele está conectado a uma cigarra (besouro) e uma luzpiloto (de aviso) para avisar se a pressão de ar está muito baixa. 0b pressão de controle do freio de estacionamento (6 bar)

6 Pág.: 63 8 Válvula de descarga rápida 2 2 A válvula de descarga rápida é usada para a drenagem rápida da pressão do circuito de estacionamento e para a aplicação do freio de estacionamento. 9 Válvula relé 9 circuito traseiro 9a é instalado em determinados veículos com eixo de apoio e TC 9b circuito de estacionamento 9c circuito dianteiro 9d circuito traseiro A válvula relé é uma válvula controlada por ar comprimido conectada diretamente à pressão de fornecimento e ela direciona isso proporcionalmente em relação ao sinal de controle (4). 9 é usado para a aplicação e liberação rápida dos freios de roda. 9a atua como uma válvula para chave geral, prevenindo a frenagem do eixo de apoio durante o controle de TC. 9b está integrado com uma válvula de retenção. A finalidade da válvula de retenção é prevenir que o freio de estacionamento seja aplicado se não houver pressão no reservatório para os circuitos de estacionamento e de reboque. 9c é usado em veículos com eixos dianteiros duplos. Ele tem uma função rápida de descarga. 9d tem uma pressão de abertura de 0,42 bar.

7 Pág.: 64 20d Válvula de comando manual do freio de reboque 2 Usada para aplicar o freio de reboque separadamente. A válvula tem um microinterruptor que se fecha quando a válvula é atuada, iluminando as luzes de freio Válvula de retenção dupla 2 A válvula de retenção dupla se abre para a conexão (ligação) de ar de fornecimento com a pressão mais alta. 25 Acoplamento do freio de reboque Os acoplamentos do freio de reboque conectam o veículo e as tubulações de controle e de alimentação do reboque para o circuito de freio de reboque Indicador Um instrumento controlado eletricamente mostrando a pressão nos circuitos dianteiro e traseiro

8 Pág.: Câmara de freio à mola 2 A câmara de freio à mola tem uma mola de compressão para ativar o freio de estacionamento. O freio é solto pelo ar comprimido. 28 Válvula de pressurização do circuito de estacionamento Usada para pressurizar o circuito de estacionamento e assim soltar o freio de estacionamento. 32 Válvula de drenagem A válvula de drenagem está localizada no fundo dos reservatórios de ar e é usada para a drenagem dos reservatórios. 35 Válvula de segurança, 9 bar A finalidade da válvula de segurança é proteger o compressor contra sobrecarga, se abrindo quando a pressão exceder o valor ajustado.

9 Pág.: Tanque para carga de suspensão pneumática O reservatório de ar é uma armazenagem de ar comprimido para veículos com suspensão pneumática e processamento de carga. 39 Válvula de alívio 2 A válvula de alívio é usada em veículos com reservatórios de ar extras para processamento de carga. A finalidade é proteger o sistema de freios se a pressão cair nos tanques para carga, e fornecer ar ao sistema de freios antes dos tanques para carga serem enchidos. 49 Válvula sensível à carga, tipo, para veículos com suspensão por molas 2 A válvula sensível à carga controla a pressão do freio ao circuito traseiro. Ela é controlada por um braço exterior. Uma carga pesada produz uma pressão de freio mais alta e uma carga leve produz uma pressão de freio mais baixa ao eixo traseiro.

10 Pág.: Válvula sensível à carga, tipo 2, para veículos com suspensão pneumática 2 4 A válvula sensível à carga controla a pressão do freio ao circuito traseiro. Ela é controlada pela pressão das câmaras de ar (foles de suspensão) do eixo motriz. Uma carga pesada produz uma pressão de freio mais alta e uma carga leve produz uma pressão de freio mais baixa ao eixo traseiro. 49 Válvula sensível à carga, tipo 3, para veículos com suspensão pneumática e por molas 2 A válvula sensível à carga controla a pressão do freio ao circuito traseiro. Veículo com suspensão por molas: A pressão do freio ao circuito traseiro é controlada por um braço exterior. 2 Veículo com suspensão pneumática: A pressão do freio ao circuito traseiro é controlada pela pressão das câmaras de ar (foles de suspensão) do eixo motriz. 4 Uma carga pesada produz uma pressão de freio mais alta e uma carga leve produz uma pressão de freio mais baixa ao eixo traseiro.

11 Pág.: 68 5 Válvula reguladora A válvula reguladora regula a pressão do ABS para as câmaras de freio, prevenindo assim o bloqueio da roda. 2 A válvula reguladora também é usada para o controle de TC. 52 Válvula de bloqueio 2 A válvula de bloqueio se fecha quando a pressão cai abaixo de um determinado valor e pode então ser aberta apenas manualmente quando o sistema for pressurizado novamente. A finalidade da válvula de bloqueio é evitar a liberação do freio de estacionamento, que ocorre se a válvula do freio de estacionamento estiver na posição liberada quando carregando a pressão no sistema de freios. 55 Conexão (Ligação) de teste/válvula de pressurização Um manômetro pode ser conectado a uma conexão (ligação) de teste para verificar a pressão em um circuito de freio. Apenas a saída perto do degrau para a área do motorista (condutor) pode ser usada para carregar o sistema de ar comprimido de uma outra fonte de ar comprimido. Isso está localizado entre o compressor e o secador de ar (desumidificador), de modo que o ar passe pelo secador de ar (desumidificador) antes de atingir componentes sensíveis à umidade.

12 Pág.: Válvula relé do reboque A válvula relé é uma válvula controlada por ar comprimido conectada à pressão de fornecimento do circuito de estacionamento/ reboque. A pressão de controle ao reboque é direcionada em proporção aos sinais de controle dos circuitos de freio traseiro e dianteiro assim como do freio de estacionamento ou da válvula de comando manual do freio de reboque. A válvula relé é usada para a aplicação e liberação rápida dos freios de roda do reboque. fornecimento do reservatório. 2 fornecimento ao reboque. 22 ar de operação ao reboque. 4 ar de operação do circuito traseiro. 42 ar de operação do circuito dianteiro. 43 ar de operação do circuito de estacionamento/reboque.

13 Pág.: Válvula limitadora de pressão 2 58a limita a pressão ao freio-motor do veículo até 6,5 bar. 58a freio-motor 58b circuito de estacionamento/ reboque 58c circuito de alimentação 58b limita a pressão ao freio de reboque do veículo e circuito de estacionamento até 8,0 bar. 58c é usado em veículos com suspensão pneumática a uma pressão de 2,2 bar a fim de limitar a pressão para o sistema de freios até 9,3 bar. 59 Válvula de drenagem, sistema de freios adaptado aos EUA em T24GA6x4 no México. 59 A válvula de drenagem para o ar de fornecimento do reboque é conectada aos circuitos de freio de estacionamento e de reboque. Junto com a válvula de comando manual (6d), sem a posição de teste, a válvula de drenagem assegura a operação do freio de estacionamento do reboque com a alavanca na posição de estacionamento.

14 Pág.: 7 60 Válvula protetora de quatro vias A válvula fornece ar comprimido para quatro circuitos. Se a pressão cair em qualquer circuito (p.ex. uma tubulação rompida), a válvula protetora de quatro vias protege os circuitos restantes contra a depressurização. Ela também dá prioridade ao fornecimento de ar para os circuitos de freio de serviço e acessórios ao longo do circuito de estacionamento/reboque. 6d Válvula de comando manual do freio de estacionamento 2 22 Usada para liberar a pressão no circuito de estacionamento e assim aplicar o freio de estacionamento. Também pode ser usada como um freio de emergência. Com ou sem posição de teste Distribuidor É um distribuidor em uma tubulação de ar comprimido que distribui ar para vários componentes. Nota: Um distribuidor pode variar bastante em design. A ilustração aqui mostra um exemplo de design.

15 Pág.: Válvula redutora de pressão 4 2 A válvula é apenas usada em veículos com um bogie simples e ABS de 4 canais. Ela reduz a pressão do freio para as câmaras de freio do eixo de apoio em 50% durante o comando do ABS. 66a Válvula redutora de pressão/circuito dianteiro 2 A válvula reduz a pressão ao eixo dianteiro em tratores com uma distância de eixo de 3,3-3,7 m. A redução é apenas ativa se nenhum reboque estiver acoplado. 74 Secador de ar (Desumidificador) com regulador de pressão integrado O secador de ar (desumidificador) remove a umidade do ar para evitar congelamento e outros funcionamentos incorretos de operação. Admissão 3 2 Saída para válvula protetora de quatro vias. 22 Saída para reservatório para regeração (reservatório de ar 7k). 3 Respiro 4 Ar de comando para compressor.

16 Pág.: Válvula de proteção do freio 2 3 A válvula de proteção de freio assegura que o circuito traseiro em veículos com suspensão pneumática com uma válvula sensível à carga receba uma pressão total de freio se uma câmara de ar (fole de suspensão) no eixo motriz for furada. admissão da seção de fornecimento do circuito traseiro. 2 conexão (ligação) das câmaras de ar (foles de suspensão) do eixo motriz. 3 ar de comando para válvula sensível à carga. 8 8b Válvula solenóide Válvula eletromagnética para 2 controlar ar comprimido. 8 é usada para o controle de TC e está normalmente fechada. 8b é usada para liberar o freio de estacionamento no eixo dianteiro durante o comando de ELC. A válvula está normalmente fechada. 82 é usada junto com 66 para reduzir a pressão no eixo de apoio durante o comando do ABS (apenas veículos com bogie simples e ABS de 4 canais). A válvula está normalmente aberta. 83 é usada junto com 58a para o freio-motor e está normalmente fechada.

17 Pág.: Cigarra (Besouro) A cigarra (besouro) soa se a pressão do ar no circuito dianteiro, traseiro ou de estacionamento/reboque se tornar muito baixa. 86 Sensor de pressão, EBS O sensor de pressão mede a pressão nas câmaras de ar (foles de suspensão) do eixo motriz. A unidade de comando usa este valor juntamente com o valor da válvula de freio de serviço para calcular qual valor da pressão do freio deve ser ativado a partir dos módulos de comando. 92 Módulo de comando do reboque, EBS O módulo de comando do reboque assegura que a pressão de controle para o reboque seja correta. Ele também equilibra a pressão de modo que a adaptação do freio entre o reboque e o veículo seja correta. 93 Válvula de freio de emergência, sistema de freios adaptado aos EUA. A válvula de freio de emergência assegura a frenagem das rodas traseiras através do freio de mola se o circuito traseiro estiver depressurizado.

18 Pág.: Módulo de comando simples EBS 4 2 A unidade de comando do EBS mede a força de frenagem necessária do motorista (condutor) e envia esta informação para os módulos de comando. Esses então direcionam ar para as câmaras de freio. EBS também controla o comando do ABS e TC dos freios. O módulo de comando tem uma função de freio (travão) de emergência que é engatada se a eletrônica falhar. 95 Módulo de comando duplo EBS A unidade de comando do EBS mede a força de frenagem necessária do motorista (condutor) eenvia esta informação para o módulo de comando duplo. Esse então direciona ar para as câmaras de freio. EBS também controla ABS e comando de TC dos freios. O módulo de comando tem uma função de freio de emergência que é engatada se a eletrônica falhar. O módulo de comando duplo controla a frenagem de duas ou quatro rodas.

19 Pág.: b Configuração da posição 6x4 A/B ABS (6 canais) 6d 20d 84 58a , k 65 0a c b b 32 7c 7d b

20 Pág.: 77 Configuração da posição 3 Compressor 4 Câmara de freio 7b Reservatório de ar, circuito de estacionamento/reboque 7c Reservatório de ar, circuito dianteiro 7d Reservatório de ar, circuito traseiro 7k Reservatório de ar, secador de ar 0a Indicador de pressão baixa da pressão de fornecimento, circuito de estacionamento 0b Indicador de pressão baixa da pressão de controle, circuito de estacionamento 2 Válvula do freio de serviço 3 Válvula de segurança, 4,3 bar 6 Sensor de pressão com monitor, circuito dianteiro/traseiro 7 Interruptor da luz de freio 8 Válvula de descarga rápida 9 Válvula relé, circuito traseiro 9b Válvula relé, circuito de estacionamento 20d Válvula de comando manual, circuito do reboque 23 Válvula de retenção dupla 25 Conexão de freio de reboque 26 Indicador de pressão, circuito dianteiro/traseiro 27 Câmara de freio à mola 28 Válvula de pressurização, circuito de estacionamento 32 Válvula de drenagem 35 Válvula de segurança, 9 bar 36 Reservatório de ar, suspensão pneumática 39 Válvula de alívio 49 Válvula sensível à carga 5 Válvula reguladora do ABS 52 Válvula de bloqueio 55 Conexão de teste/válvula de pressurização 57 Válvula relé do reboque 58a Válvula limitadora de pressão, freio-motor 58b Válvula limitadora de pressão, circuito de estacionamento/reboque 58c Válvula limitadora de pressão, veículo com suspensão pneumática 60 Válvula protetora de quatro vias 6d Válvula de comando manual, circuito de estacionamento 65 Distribuidor 74 Secador de ar com regulador de pressão integrado 79 Válvula de proteção do freio 8 Válvula solenóide, TC 83 Válvula solenóide, freio-motor 84 Cigarra (Besouro)

Informações gerais sobre o sistema pneumático

Informações gerais sobre o sistema pneumático Definições É importante lembrar as seguintes definições e conceitos ao trabalhar no sistema pneumático do veículo: Reservatório de ar comprimido Um reservatório pressurizado contendo ar comprimido. Ele

Leia mais

Manual para uso da Bancada de Testes Freios Farj ÍNDICE BANCADA DE TESTES PNEUMÁTICOS FREIOS FARJ... 03 1 REGULADOR DE PRESSÃO...

Manual para uso da Bancada de Testes Freios Farj ÍNDICE BANCADA DE TESTES PNEUMÁTICOS FREIOS FARJ... 03 1 REGULADOR DE PRESSÃO... 2 ÍNDICE BANCADA DE TESTES PNEUMÁTICOS FREIOS FARJ... 03 1 REGULADOR DE PRESSÃO... 04 2 VÁLVULA APU REGULADOR DE PRESSÃO E SECADOR... 08 3 APU VÁLVULA PROTETORA DE 4 CIRCUITOS... 13 4 VÁLVULA DE 04 CIRCUITOS...

Leia mais

Modificação do sistema pneumático. Condições de modificação e conversão PGRT IMPORTANTE!

Modificação do sistema pneumático. Condições de modificação e conversão PGRT IMPORTANTE! Condições de modificação e conversão Condições de modificação e conversão IMPORTANTE! Os circuitos do freio não podem ser usados para a conexão de reservatórios de ar comprimido adicionais. A conversão

Leia mais

Válvulas e sensores pneumáticos

Válvulas e sensores pneumáticos Válvulas e sensores pneumáticos Aula 3 e 4 Prof. Dr. Emílio Carlos Nelli Silva Prof. Dr. Rafael Traldi Moura Introdução As válvulas comandam e influenciam o fluxo do ar comprimido. Elas podem ser: Válvulas

Leia mais

B310r 4x2 rodoviário VOLVO PNEUS 295/80R22,5. DIMENSÕES (mm)

B310r 4x2 rodoviário VOLVO PNEUS 295/80R22,5. DIMENSÕES (mm) VOLVO B310r 4x2 rodoviário Computador de bordo com diagnóstico de falhas Arquitetura BEA2 (Bus Electrical Architecture) Motor eletrônico Volvo D11C Suspensão com controle eletrônico Sistema Volvo de freios

Leia mais

Válvulas e sensores pneumáticos

Válvulas e sensores pneumáticos Válvulas e sensores pneumáticos Aula 2 Prof. Dr. Emílio Carlos Nelli Silva Prof. Dr. Rafael Traldi Moura Válvula Pneumáticas As válvulas comandam e influenciam o fluxo do ar comprimido. Classificação Válvulas

Leia mais

Circuitos Pneumáticos

Circuitos Pneumáticos www.iesa.com.br 1 Circuitos Pneumáticos Exemplos: 1) Comando de um cilindro de ação simples ) Comando de um cilindro de ação dupla 3) Comando indireto de um cilindro de ação simples 4) Comando indireto

Leia mais

Modificação dos componentes certificados Scania

Modificação dos componentes certificados Scania Modificação dos componentes certificados Scania Geral Geral A certificação é feita para satisfazer requisitos legais sobre segurança de trânsito, influência ambiental, etc. Se os componentes certificados

Leia mais

Adaptador para injetar fluidos adicionais (p. ex., água quente ou vapor) diretamente na sonda retrátil. Material: Aço inoxidável 1.

Adaptador para injetar fluidos adicionais (p. ex., água quente ou vapor) diretamente na sonda retrátil. Material: Aço inoxidável 1. Sondas Pneumáticas Retráteis Quím. Energia Farm. Alim. Água Acessórios para Ceramat Acessórios Adaptador para fluidos adicionais Aplicação: Entrada para fluidos de limpeza ou vapor superaquecido Adaptador

Leia mais

Limitações de trabalho com o chassi. Geral

Limitações de trabalho com o chassi. Geral Geral Para poder planejar a carroceria, é importante saber cedo o que será permitido e o que não será permitido para um veículo. Geral Este documento descreve algumas das limitações que se aplicam ao ajuste

Leia mais

Aula 12 -Sistemas de Gerenciamento Motores Diesel UGA

Aula 12 -Sistemas de Gerenciamento Motores Diesel UGA Aula 12 -Sistemas de Gerenciamento Motores Diesel Evolução dos Sistemas de Alimentação Motores Diesel Assim como os motoresciclo Otto, que no final da década de 1980 início da de 1990 tiveram o sistema

Leia mais

Simbologia dos componentes

Simbologia dos componentes Simbologia dos componentes 1. Símbolos básicos 2. Símbolos funcionais 3. Linhas de escoamento e conexões 4. Tipos de acionamento 2 L1 5. Unidades de conversão e armazenamento de energia L1 6. Distribuição

Leia mais

7. Cilindro Mestre. Freio - Conhecendo o Produto

7. Cilindro Mestre. Freio - Conhecendo o Produto Cilindro Mestre Como o próprio nome traduz, é através dele que se inicia a "Hidráulica do Freio", introduzindo e controlando o processo de frenagem, injetando e comprimindo o óleo, gerando a pressão necessária

Leia mais

Limitações para carroceria e equipamento opcional

Limitações para carroceria e equipamento opcional Informações gerais sobre este documento Informações gerais sobre este documento Para poder planejar a carroceria, é importante saber cedo o que será permitido e o que não será permitido para um veículo.

Leia mais

ATIVIDADE PRÁTICA 02: UTILIZANDO LIMITADORA DE PRESSÃO PROPORCIONAL A) CONHECENDO A VÁLVULA LIMITADORA DE PRESSÃO PROPORCIONAL:

ATIVIDADE PRÁTICA 02: UTILIZANDO LIMITADORA DE PRESSÃO PROPORCIONAL A) CONHECENDO A VÁLVULA LIMITADORA DE PRESSÃO PROPORCIONAL: ATIVIDADE PRÁTICA 02: UTILIZANDO LIMITADORA DE PRESSÃO PROPORCIONAL A) CONHECENDO A VÁLVULA LIMITADORA DE PRESSÃO PROPORCIONAL: A Figura 01 ilustra o esquema de uma válvula limitadora de pressão proporcional

Leia mais

Unidade elétrica central. Unidade elétrica central

Unidade elétrica central. Unidade elétrica central A unidade elétrica central se encontra no lado do passageiro, sob o porta-objetos no painel de instrumentos. Abra-a conforme as instruções: 1. Abra a tampa do porta-objetos no painel de instrumentos. A

Leia mais

Carga Seca. Aplicação

Carga Seca. Aplicação Carga Seca Aplicação Esta linha de implementos foi desenvolvida para o transporte cargas em geral, tais como: mercadorias paletizadas, sacarias, caixas, bobinas, entre outros. CHASSI Construído em perfis

Leia mais

Válvula de Governo Modelo: 200-FM-VGRA

Válvula de Governo Modelo: 200-FM-VGRA Válvula de Governo Modelo: 200-FM-VGRA 1 Geral: A Válvula de Alarme, Modelo 200-FM-VGRA atua como uma válvula de retenção, mantendo a água sob pressão abaixo da portinhola e evitando o fluxo de água no

Leia mais

Parâmetros ajustáveis Outras funções do encarroçador

Parâmetros ajustáveis Outras funções do encarroçador Introdução Introdução Para limitar esta lista de parâmetros ajustáveis, são descritos apenas os parâmetros considerados úteis para construtores de carroceria. Para obter todos os detalhes dos parâmetros

Leia mais

Empilhadeira Elétrica LEE25

Empilhadeira Elétrica LEE25 Empilhadeira Elétrica LEE25 Manual de peças 1 TRANSMISSÃO Y 1 7038.010.132.00.2 1 Motor Elétrico da Direção 2 7038.010.133.00.0 1 Junta 7 7038.010.134.00.8 1 Tampa 8 7038.010.135.00.5 1 Carcaça 12 7038.010.136.00.6

Leia mais

Efetuar a substituição, na seguinte ordem:

Efetuar a substituição, na seguinte ordem: Como substituir os amortecedores da suspensão dianteira em Efetuar a substituição, na seguinte ordem: 1 Substitua os dois amortecedores na reparação do seu automóvel ao mesmo tempo. 2 Aperte a alavanca

Leia mais

4 - VÁLVULA 04 CIRCUITOS

4 - VÁLVULA 04 CIRCUITOS Pág.: 19 4 - VÁLVULA 04 CIRCUITOS INSTRUÇÕES DE TESTE Pág.: 20 ESQUEMA PNEUMÁTICO SEQUÊNCIA DE TESTE PREPARAÇÃO *Fazer as ligações da válvula, conforme esquema acima. *Conectar SR.8 na ligação 1 (entrada

Leia mais

SISTEMA DE AR COMPRIMIDO Este capítulo oferece uma informação resumida acerca dos sistemas de travões e de suspensão pneumática. Para um estudo mais d

SISTEMA DE AR COMPRIMIDO Este capítulo oferece uma informação resumida acerca dos sistemas de travões e de suspensão pneumática. Para um estudo mais d Índice SISTEMA DE AR COMPRIMIDO... 2 Ar comprimido... 2 Compressor... 2 Secador de ar... 3 Ligações... 3 Enchimento de ar comprimido... 4 SISTEMA DOS TRAVÕES... 5 Construção... 5 Recondicionamento... 5

Leia mais

Válvulas Pneumáticas VÁLVULAS

Válvulas Pneumáticas VÁLVULAS VÁLVULAS Vimos que para os atuadores funcionarem é necessário que o ar comprimido chegue até eles. Ainda não explicamos como isso ocorre, porém não é difícil imaginar uma tubulação de aço, borracha ou

Leia mais

Adaptações da extremidade traseira

Adaptações da extremidade traseira Comprimento adaptado do balanço traseiro Comprimento adaptado do balanço traseiro O balanço traseiro pode ser encomendado da fábrica em incrementos de comprimento de 10 mm entre os valores limites de 750

Leia mais

Informações para Pedido. Características Técnicas

Informações para Pedido. Características Técnicas Série 6 Válvulas de Controle Direcional Namur / e / Vias (Vedação Reversível) Sistema Modular Namur Acionamento: Eletromagnético Atuação Indireta - Válvulas Spool Vedação Macia Conexão / BSPP ou NPT Função

Leia mais

Fotos para fi ns ilustrativos.

Fotos para fi ns ilustrativos. linha attack Fotos para fi ns ilustrativos. Fotos para fins ilustrativos. Fotos para fins ilustrativos. FICHA TÉCNICA MOTOR Motor Modelo Número de Cilindros Cilindrada (cm³) Potência Nominal NBR ISO 1585

Leia mais

Mensagens de advertência de tampa aberta. Função

Mensagens de advertência de tampa aberta. Função Função Todos os caminhões 1 são equipados com uma função que exibe mensagens de advertência em caso de tampas abertas. É possível usar uma mensagem de advertência para diferentes tipos de tampa com um

Leia mais

Comando da rotação do motor durante o basculamento

Comando da rotação do motor durante o basculamento Histórico Histórico Para facilitar a manobra do veículo ao usar a carroceria roll on/roll off ou basculante, poderá ser preferível aumentar temporariamente a rotação do motor. Se o pedal do acelerador

Leia mais

BANCADA DIDÁTICA DE PNEUMÁTICA E ELETROPNEUMÁTICA

BANCADA DIDÁTICA DE PNEUMÁTICA E ELETROPNEUMÁTICA BANCADA DIDÁTICA DE PNEUMÁTICA E ELETROPNEUMÁTICA MODELO: EE0070 FINAME: 3251458 APRESENTAÇÃO Bancada didática construída em estrutura de perfil de alumínio 40x40mm, com 04 rodízios giratórios reforçados,

Leia mais

Painel de comando da suspensão a ar adicional. Descrição

Painel de comando da suspensão a ar adicional. Descrição Descrição Descrição O painel de comando padrão da suspensão a ar está localizado na lateral do banco do motorista. O nível do veículo pode ser ajustado usando o painel de comando. Durante o tratamento

Leia mais

Ativação da tomada de força EG. Função

Ativação da tomada de força EG. Função Função Ativação da tomada de força EG A função é usada para ativar a tomada de força a partir da área do motorista e do lado de fora da cabina. A tomada de força é controlada pela unidade de comando da

Leia mais

CATÁLOGO TÉCNICO COMPRESSOR - SRP SRP 3040 E. Analógico / Eletrônico CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS CT SRP SRP 3040 E

CATÁLOGO TÉCNICO COMPRESSOR - SRP SRP 3040 E. Analógico / Eletrônico CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS CT SRP SRP 3040 E CT 222 SRP 30 SRP 30 E CATÁLOGO TÉCNICO COMPRESSOR SRP 30 SRP 30 E INÍCIO DE FABRICAÇÃO NOVEMBRO/20 CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS MODELO VAZÃO VOLUMÉTRICA MOTOR ELÉTRICO PRINCIPAL Ruído ø Polia 7,5 barg/110

Leia mais

Ativação da tomada de força ED. Função

Ativação da tomada de força ED. Função Função Ativação da tomada de força ED A função é usada para ativar a tomada de força a partir da área do motorista e do lado de fora da cabina. A tomada de força é controlada pela unidade de comando da

Leia mais

BALANÇA DE FLUXO PARA CARREGAMENTO DE VEÍCULOS MODELO CVJ-750 BICA ALIMENTADORA MODELO: BA-500 MANUAL DE INSTALAÇÃO E INFRA-ESTRUTURA

BALANÇA DE FLUXO PARA CARREGAMENTO DE VEÍCULOS MODELO CVJ-750 BICA ALIMENTADORA MODELO: BA-500 MANUAL DE INSTALAÇÃO E INFRA-ESTRUTURA BALANÇA DE FLUXO PARA CARREGAMENTO DE VEÍCULOS MODELO CVJ-750 & BICA ALIMENTADORA MODELO: BA-500 MANUAL DE INSTALAÇÃO E INFRA-ESTRUTURA BALANÇAS JUNDIAÍ INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA Rua José Rabelo Portela,

Leia mais

Saída do líquido de arrefecimento para aquecimento externo

Saída do líquido de arrefecimento para aquecimento externo Geral Geral O líquido de arrefecimento do motor pode ser usado para aquecer elementos s. Exemplos são carrocerias baú, cabinas de comando do guindaste e baús de armazenamento. O calor é levado do fluxo

Leia mais

Modificação de componentes e sistemas Scania cobertos por certificados. Informações gerais

Modificação de componentes e sistemas Scania cobertos por certificados. Informações gerais Informações gerais Os veículos e os sistemas incluídos são certificados para atender a requisitos legais com relação à segurança na estrada, impacto ambiental etc. Informações gerais Um componente pode

Leia mais

SIMBOLOGIA PNEUMÁT ICA

SIMBOLOGIA PNEUMÁT ICA 1 SIMBOLOGIA PNEUMÁT ICA Neste item apresentaremos o resumo dos símbolos usuais empregados em diagramas pneumáticos e hidráulicos. A Tabela 1 apresenta alguns símbolos para os atuadores, conforme a norma

Leia mais

Reservatório. 2

Reservatório.  2 www.iesa.com.br 1 Reservatório O reservatório serve para a estabilização da distribuição do ar comprimido. Ele elimina as oscilações de pressão na rede distribuidora. Quando há momentaneamente alto consumo

Leia mais

Válvula com comando por botão. Válvula com comando tipo «cogumelo»

Válvula com comando por botão. Válvula com comando tipo «cogumelo» Válvulas 3/ para painel Série MT - M5 Tipo... Montagem... Temperatura ambiente.. Temperatura do fluido Fluido... Pressão de trabalho... Vazão nominal... s... Materiais... Válvula 3/ para painel, atuação

Leia mais

Ativação da tomada de força EK. Função

Ativação da tomada de força EK. Função Ativação da tomada de força EK A função é usada para ativar a tomada de força a partir da área do motorista e do lado de fora da cabina. A tomada de força é controlada pela unidade de comando da BCI. A

Leia mais

Adaptações da extremidade traseira

Adaptações da extremidade traseira Comprimento adaptado do balanço traseiro Comprimento adaptado do balanço traseiro O balanço traseiro pode ser encomendado da fábrica em incrementos de comprimento de 10 mm entre os valores limites de 780

Leia mais

Aceleração manual remota. Descrição. Generalidades. Condições. Ativação

Aceleração manual remota. Descrição. Generalidades. Condições. Ativação Descrição Descrição Generalidades A função de aceleração manual remota é usada para controlar de modo remoto as funções de aceleração manual, aceleração manual limitada e marcha lenta elevada. Condições

Leia mais

Sondas e controladores

Sondas e controladores Analítica de processo Sondas e controladores Sonda de imersão ARD 75 Sonda modular com uma extraordinária gama de funções para até 3 sensores A sonda é usada para medição em tanques, bacias e canais. Para

Leia mais

Dispositivos pneumáticos - v Objetivo. 5.2 Cuidados com a Segurança

Dispositivos pneumáticos - v Objetivo. 5.2 Cuidados com a Segurança 5 Dispositivos pneumáticos - v1.1 5.1 Objetivo O laboratório dispõe de diversos dispositivos pneumáticos e outros que podem ser utilizados em conjunto com os CLPs. O objetivo desta aula é implementar algumas

Leia mais

Atuação do Servo-freio

Atuação do Servo-freio Atuação do Servo-freio 206-07-1 tseção 206-07 Atuação do Servo-freio APLICAÇÃO NO VEÍCULO: TROLLER ÍNDICE ASSUNTO PÁGINA DESCRIÇÃO E OPERAÇÃO... 206-07-02 VISTA EXPLODIDA DO CONJUNTO OU SERVO-FREIO...

Leia mais

NITROMAX TYRE METALPLAN

NITROMAX TYRE METALPLAN MANUAL DE INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO NITROMAX TYRE METALPLAN SINAIS E SIMBOLOGIA UTILIZADA ATENÇÃO! Este simbolo adverte para uma situação potencialmente perigosa. O não reconhecimento da existência do risco

Leia mais

CATÁLOGO DE PEÇAS X050QTR11

CATÁLOGO DE PEÇAS X050QTR11 CHASSI 01 02 03 2 04 05 06 07 08 COMPONENTES DO CHASSI NÚMERO DESCRIÇÃO QT COR NÚMERO DA PEÇA 01 AMORTECEDOR TRASEIRO 01 NEUTRO C024NN 02 CHASSI 01 NEUTRO C001NN 03 SUPORTE DA CARENAGEM FRONTAL 01 NEUTRO

Leia mais

Informações sobre chassis e designações de modelo

Informações sobre chassis e designações de modelo Sistema modular da Scania Sistema modular da Scania O sistema modular extensivo da Scania permite a adaptação ideal do chassi para diferentes usos. Cada chassi da Scania é especificado exclusivamente para

Leia mais

RESPIROS E FILTROS DISSECANTES

RESPIROS E FILTROS DISSECANTES AR COMPRIMIDO 194 Respiros e filtros dissecantes 195 Respiros e filtros dissecantes 200 Calibradores de pneus 203 Compressor de ar 203 Carretel manual 206 Mangueiras para ar comprimido 207 Preparadores

Leia mais

AUTOMATISMOS COMANDOS HIDRÁULICOS. APLICAÇÕES AUTOMATISMOS HIDRÁULICOS: 1- Comando por distribuidor de carretel 2- Comando por distribuidor rotativo

AUTOMATISMOS COMANDOS HIDRÁULICOS. APLICAÇÕES AUTOMATISMOS HIDRÁULICOS: 1- Comando por distribuidor de carretel 2- Comando por distribuidor rotativo AUTOMATISMOS COMANDOS HIDRÁULICOS APLICAÇÕES AUTOMATISMOS HIDRÁULICOS: 1- Comando por distribuidor de carretel 2- Comando por distribuidor rotativo Aplicação 1: aperto em máquinaferramenta Queremos apertar

Leia mais

Sistema Resistivo Diagrama de funcionamento Legendas

Sistema Resistivo Diagrama de funcionamento Legendas Sistema Resistivo Os sistemas tipo Resistivo podem ser empregados em máquinas de pequeno e médio porte que necessitem de uma lubrificação a óleo dosada e freqüente. Uma bomba de acionamento manual ou elétrico

Leia mais

Página 1

Página 1 1. Analise as afirmativas a seguir sobre fluidos hidráulicos. I - É um meio de transmissão de energia, um lubrificante, um vedador e um veículo de transferência de calor. II - Quando formulado a partir

Leia mais

JURASSIC 300 CILINDRO/CABEÇOTE

JURASSIC 300 CILINDRO/CABEÇOTE JURASSIC 300 CILINDRO/CABEÇOTE 1 JUR-90000-00 PARAFUSO 2 2 JUR-90001-00 PARAFUSO 1 3 JUR-90002-00 PARAFUSO 2 4 JUR-90003-00 PARAFUSO 6 5 JUR-70000-00 PORCA 4 6 JUR-80000-00 ARRUELA 2 7 JUR-80001-00 ARRUELA

Leia mais

Efetuar a substituição, na seguinte ordem:

Efetuar a substituição, na seguinte ordem: Como substituir os amortecedores da suspensão dianteira em Efetuar a substituição, na seguinte ordem: 1 Substitua os dois amortecedores na reparação do seu automóvel ao mesmo tempo. 2 Aperte a alavanca

Leia mais

Operação e manutenção. Válvula de alívio de descarga. Índice. Ilustrações. Visite-nos em

Operação e manutenção. Válvula de alívio de descarga. Índice. Ilustrações. Visite-nos em Válvula de alívio de descarga Operação e manutenção Form. N.º F-1031 Seção 2302.6 Data de emis. 11/95 Data de rev. 10/08/09 Índice Informação de segurança... 2 Descrição geral... 3 Instruções de operação...

Leia mais

PARAFUSO SEXT. FLANGEADO

PARAFUSO SEXT. FLANGEADO PARAFUSO SEXT. FLANGEADO M5-0,8 X 10 N910105 005010 PARAF. DE BATERIA E CABOS DE LIGAÇÃO MB4003 M5-0,8 X 12 N910105 005000 PARAF. DO SUPORTE DA BUZINA/EIXO BALANCIM MB4005 M5-0,8 X 16 N910105 005002 PARAF.

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia de Computação e Automação Automação Pneumática

Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia de Computação e Automação Automação Pneumática Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia de Computação e Automação Automação Pneumática Heitor Medeiros Florencio Tecnologias de Automação Ótima força Elétrica Hidráulica

Leia mais

DB SHORT MANUAL - Este não é um manual de uso, mas somente um guia rápido para ajudar o operador a lembrar-se das funções mais frequentes.

DB SHORT MANUAL - Este não é um manual de uso, mas somente um guia rápido para ajudar o operador a lembrar-se das funções mais frequentes. DB 260 - SHORT MANUAL - Este não é um manual de uso, mas somente um guia rápido para ajudar o operador a lembrar-se das funções mais frequentes. REV. 00 ARRANQUE D C B A O MOTOR NÃO ARRANCA - Selector

Leia mais

Reposicionamento de tanques de combustível. Anotações gerais sobre ò reposicionamento de tanques de combustível. Veículos a gás

Reposicionamento de tanques de combustível. Anotações gerais sobre ò reposicionamento de tanques de combustível. Veículos a gás Anotações gerais sobre ò reposicionamento de tanques de combustível Às vezes é necessário reposicionar um ou mais tanques de combustível para criar espaço para os componentes da carroceria. Anotações gerais

Leia mais

Parâmetros Trem de força

Parâmetros Trem de força Introdução Introdução Nota: Os parâmetros disponíveis em um veículo específico dependem da configuração dele. Este documento descreve os parâmetros associados ao trem de força. Somente os parâmetros considerados

Leia mais

Estrutura de Componentes

Estrutura de Componentes Estrutura de s Instalação Transformadores de Potência Imersos em Óleo Ativo + Blindagem Eletrostática dos Enrolamentos do Transformador + Blindagem Magnética dos Enrolamentos do Transformador + Cabos de

Leia mais

10. DESENHOS DETALHADOS DO EQUIPAMENTO E DIAGRAMA ELÉCTRICO

10. DESENHOS DETALHADOS DO EQUIPAMENTO E DIAGRAMA ELÉCTRICO 10. DESENHOS DETALHADOS DO EQUIPAMENTO E DIAGRAMA ELÉCTRICO 17 TALOCHA MECÂNICA 18 19 BRAÇO GUIADOR 20 EMBRAIAGEM 21 12 71 13 14 x4 36 121 15 120 22 CAIXA REDUTORA 150 x8 152 x8 90 17 158 87 62 73 18 75

Leia mais

Unidades de reboque. Mais informações sobre unidades de reboque estão disponíveis no documento Adaptações da extremidade traseira.

Unidades de reboque. Mais informações sobre unidades de reboque estão disponíveis no documento Adaptações da extremidade traseira. Informações gerais sobre unidades de reboque Unidades de reboque é um termo coletivo que designa componentes com os quais o veículo deve estar equipado para rebocar um reboque. Informações gerais sobre

Leia mais

Válvula de Pré-Ação Aprovado UL/FM Modelo: 400-FM-VGPA TIPO F Double Interlock

Válvula de Pré-Ação Aprovado UL/FM Modelo: 400-FM-VGPA TIPO F Double Interlock Válvula de Pré-Ação Aprovado UL/FM Modelo: 400-FM-VGPA TIPO F Double Interlock Terminologia: Non-Interlock - Utiliza uma válvula de canalização seca e um sistema de detecção pneumático ou elétrico suplementar.

Leia mais

Manual de Instruções do Atuador Elétrico Linha SD

Manual de Instruções do Atuador Elétrico Linha SD Manual de Instruções do Atuador Elétrico Linha SD TMS-300-SD 1 ÍNDICE 1. LISTA DE COMPONENTES 2. MONTAGEM 3. CONEXÕES ELÉTRICAS 4. AJUSTE DE ATUADORES ¼ VOLTA E REDUTORES COM FIM DE CURSO MECÂNICO 5. AJUSTE

Leia mais

APÊNDICE -1: CARATERÍSTICAS EXCLUSIVAS DO MODELO 26

APÊNDICE -1: CARATERÍSTICAS EXCLUSIVAS DO MODELO 26 NOTA: Todas as caraterísticas mostradas no Apêndice-1 são opcionais e podem variar consoante o modelo do seu trator. 9.1 Controlo de presença do operador (OPC) 9.1.1. Travão de estacionamento OPC: Este

Leia mais

DB X35 - SHORT MANUAL - Este não é um manual de uso, mas somente um guia rápido para ajudar o operador a lembrar-se das funções mais frequentes.

DB X35 - SHORT MANUAL - Este não é um manual de uso, mas somente um guia rápido para ajudar o operador a lembrar-se das funções mais frequentes. DB X35 - SHORT MANUAL - Este não é um manual de uso, mas somente um guia rápido para ajudar o operador a lembrar-se das funções mais frequentes. REV. 00 ARRANQUE B A D C O MOTOR NÃO ARRANCA - Selector

Leia mais

Pode-se definir a eletropneumática, como uma fusão entre duas grandezas, essenciais à automação industrial, a eletricidade e a pneumática.

Pode-se definir a eletropneumática, como uma fusão entre duas grandezas, essenciais à automação industrial, a eletricidade e a pneumática. Pode-se definir a eletropneumática, como uma fusão entre duas grandezas, essenciais à automação industrial, a eletricidade e a pneumática. PRINCIPAIS ELEMENTOS ELETROPNEUMÁTICOS Os elementos elétricos

Leia mais

Ativação da tomada de força ED via COO. Informações gerais sobre a função. Condições. Ativação. Informações diversas

Ativação da tomada de força ED via COO. Informações gerais sobre a função. Condições. Ativação. Informações diversas Informações gerais sobre a função Informações gerais sobre a função Esta descrição de funcionamento com instruções de conexão é aplicável para veículos nos quais o coordenador (COO) controla a ativação

Leia mais

A MANUTENÇÃO DE ESPAÇOS VERDES ENTRA NUMA NOVA DIMENSÃO

A MANUTENÇÃO DE ESPAÇOS VERDES ENTRA NUMA NOVA DIMENSÃO by Ma.Tra. 160 linguagem www.bcsagricola.com Ma.Tra. 160 A MANUTENÇÃO DE ESPAÇOS VERDES ENTRA NUMA NOVA DIMENSÃO Mais rigor, Mais conforto, Mais agilidade As MATRA 160 são corta-relvas hidrostáticos compactos

Leia mais

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS pág. 1 CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS MODELOS Potência térmica máx. Potência térmica mín. Vazão máx. óleo Vazão mín. óleo Voltagem 60 Hz Motor Velocidade Capacitor Transformador de ignição Programador Programador

Leia mais

Válvulas. 2

Válvulas.   2 www.iesa.com.br 1 Válvulas Quando unimos várias válvulas e pistões por meio de tubulações, a fim de realizar determinada tarefa, damos ao conjunto o nome de Circuito (podendo ser Pneumático ou Hidráulico).

Leia mais

Sistema Linha Dupla. Diagrama de funcionamento. Soned - Indústria e Comércio Ltda. - Especificações de Produtos - Edição 02/2011.

Sistema Linha Dupla. Diagrama de funcionamento. Soned - Indústria e Comércio Ltda. - Especificações de Produtos - Edição 02/2011. Sistema Linha Dupla Este sistema foi projetado para aplicações em equipamentos de grande porte (usinas de açúcar, siderúrgicas, etc.). O sistema Linha Dupla pode operar com óleo ou graxa, que são bombeados

Leia mais

Manômetro diferencial Modelo , com pistão magnético Modelo , com pistão magnético e diafragma separador

Manômetro diferencial Modelo , com pistão magnético Modelo , com pistão magnético e diafragma separador Pressão Manômetro diferencial Modelo 700.01, com pistão magnético Modelo 700.02, com pistão magnético e diafragma separador WIKA folha de dados PM 0714 outras aprovações veja página 3 Aplicações Sistemas

Leia mais

Industria de Equipamentos Pneumáticos LINHA DE PRODUTOS

Industria de Equipamentos Pneumáticos LINHA DE PRODUTOS Industria de Equipamentos Pneumáticos LINHA DE PRODUTOS LINHA DE PRODUTOS Cilindros ISO Série NCWE e CWU Fornecidos nos diâmetros de 32, 40, 50, 63, 80, 100, 125, 160, 200, 250 e 320, de acordo com as

Leia mais

Caminhões para transporte de madeira. Informações gerais sobre caminhões para transporte de madeira

Caminhões para transporte de madeira. Informações gerais sobre caminhões para transporte de madeira Informações gerais sobre caminhões para transporte de madeira Caminhões para transporte de madeira são usados para o transporte de madeira redonda. Informações gerais sobre caminhões para transporte de

Leia mais

Ativação da tomada de força da caixa de mudanças automática

Ativação da tomada de força da caixa de mudanças automática Função Função A função é usada para ativar a tomada de força a partir da área do motorista e do lado de fora da cabina. A tomada de força é controlada pela unidade de comando da BCI (Interface de comunicação

Leia mais

AirLINE - O bloco de válvulas - otimizado para a automação de processo

AirLINE - O bloco de válvulas - otimizado para a automação de processo - O bloco de válvulas - otimizado para a automação de processo Design compacto Diagnóstico simples com display L Segurança de processo por funções pneumáticas Otimizado para a montagem no piso do armário

Leia mais

HLE HLEP R00 ELEMENTOS LÓGICOS SÉRIE 20 VÁLVULAS A CARTUCHO ISO 7368 DIN TAMPAS PARA VÁLVULAS A CARTUCHO ND

HLE HLEP R00 ELEMENTOS LÓGICOS SÉRIE 20 VÁLVULAS A CARTUCHO ISO 7368 DIN TAMPAS PARA VÁLVULAS A CARTUCHO ND 044-100-R00 HLE HLEP ND 16 25 32 40 50 63 ELEMENTOS LÓGICOS SÉRIE 20 VÁLVULAS A CARTUCHO ISO 7368 DIN 24342 TAMPAS PARA VÁLVULAS A CARTUCHO p máx 420 bar Q máx (ver tabelas do item 4) 1 PRINCÍPIO OPERACIONAL

Leia mais

FOLHA DE ESPECIFICAÇÕES

FOLHA DE ESPECIFICAÇÕES Volvo Trucks. Driving Progress FOLHA DE ESPECIFICAÇÕES O acoplamento do prato de engate fornece uma ligação entre o semirreboque e o camião. O acoplamento do prato de engate é normalmente fixo ao chassis

Leia mais

M A N U A L DE INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO. Compressores de ar D 1 / D 2 / D 3

M A N U A L DE INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO. Compressores de ar D 1 / D 2 / D 3 Rev. - 04/23 M A N U A L DE INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO Compressores de ar D 1 / D 2 / D 3 Rua Major Carlos Del Prete, 19 - Bairro Cerâmica CEP 09530-0 - São Caetano do Sul - SP - Brasil Fone/Fax: (11) 4224-3080

Leia mais

FOLHA DE ESPECIFICAÇÕES

FOLHA DE ESPECIFICAÇÕES Volvo Trucks. Driving Progress FOLHA DE ESPECIFICAÇÕES O acoplamento do prato de engate fornece uma ligação entre o semireboque e o camião. O acoplamento do prato de engate é normalmente fixo ao chassis

Leia mais

Efetuar a substituição, na seguinte ordem:

Efetuar a substituição, na seguinte ordem: Como substituir a montagem de suporte de suspensão dianteiro em Efetuar a substituição, na seguinte ordem: 1 Aperte a alavanca do travão de estacionamento. 2 Coloque blocos de cunha sob as rodas traseiras.

Leia mais

Pressostatos de ar e água CS

Pressostatos de ar e água CS Ficha técnica Pressostatos de ar e água CS Os pressostatos CS possuem ajuste de faixa, ajustável, e um contato integrado de três polos operado por pressão. Sua posição de contato depende da pressão no

Leia mais

DR.BELL APPARATEBAU GMBH

DR.BELL APPARATEBAU GMBH SISTEMA DE IGNIÇÃO IMPULSE Série: BZL 250 CONTEÚDO Informações Gerais 02 Funcionamento 02 Montagem 03 Instalação 03 Manutenção 04 Procedimentos de segurança 04 Especificações 04 Caracteristicas 05 Ilustração

Leia mais

Aterramento e fornecimento de força

Aterramento e fornecimento de força O parafuso de ligação à terra da bateria não deve ser usado para o aterramento das funções da carroceria. Todos os aterramentos para as funções da carroceria do quadro do chassi devem ser conectados à

Leia mais

Efetuar a substituição, na seguinte ordem:

Efetuar a substituição, na seguinte ordem: Como substituir os amortecedores da suspensão dianteira em Efetuar a substituição, na seguinte ordem: 1 Substitua os dois amortecedores na reparação do seu automóvel ao mesmo tempo. 2 Aperte a alavanca

Leia mais

Soquete para solda com contorno otimizado, reto, encaixado sobre o furo. Ø Da

Soquete para solda com contorno otimizado, reto, encaixado sobre o furo. Ø Da Acessórios para ondas Retráteis Acessórios para onda Retrátil ensogate Acessórios oquete de segurança para solda, reto Para parede de tanque Contorno otimizado para tubo DN 50 Contorno otimizado para tubo

Leia mais

Sondas e controladores

Sondas e controladores Analítica de processo Sondas e controladores Sonda de imersão ARD 50 Sonda modular com uma extraordinária gama de funções para um sensor simples A sonda é usada para medição em tanques, bacias e canais.

Leia mais

CATÁLOGO DE PEÇAS X050QTA11

CATÁLOGO DE PEÇAS X050QTA11 CHASSI COMPONENTES DO CHASSI 01 02 03 01 AMORTECEDOR TRASEIRO 01 NEUTRO C024NN 843,54 g 02 CHASSI 01 NEUTRO C001NN 12700 g 03 SUPORTE DA CARENAGEM FRONTAL 01 NEUTRO C306NN 218,19 g 04 BALANÇA TRASEIRA

Leia mais

FORD TRANSIT 2009 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

FORD TRANSIT 2009 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS 1 FORD TRANSIT 2009 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS Modelo... Van/Furgão Motor... Ford Duratorq 2.4 L TDCI Número de cilindros... 4 Potência (cv/rpm)... 115,6 (85 kw)/ 3.500 Torque (kgfm/rpm)... 31,63 (310 Nm)/

Leia mais

Laboratório de Hidráulica. Prof. Dr. Emílio Carlos Nelli Silva Prof. Dr. Rafael Traldi Moura MSc. Ruben Andres Salas

Laboratório de Hidráulica. Prof. Dr. Emílio Carlos Nelli Silva Prof. Dr. Rafael Traldi Moura MSc. Ruben Andres Salas Laboratório de Hidráulica Prof. Dr. Emílio Carlos Nelli Silva Prof. Dr. Rafael Traldi Moura MSc. Ruben Andres Salas Objetivo e Considerações Objetivos: O laboratório tem por principal objetivo revisar

Leia mais

CONTROLADORES DE ΔP AUTO-OPERANTES

CONTROLADORES DE ΔP AUTO-OPERANTES CONTROLADORES DE ΔP AUTO-OPERANTES REGULADOR DE PRESSÃO DIFERENCIAL 15-50 é uma controladora de pressão diferencial de alta performance que mantém constante a pressão diferencial sobre um circuito. Desta

Leia mais

Válvula para água controlada por pressão Tipo WVO

Válvula para água controlada por pressão Tipo WVO MAKING MODERN LIVING POSSIBLE Ficha técnica Válvula para água controlada por pressão Tipo WVO A válvula para água controlada por pressão WVO é usada para regular o fluxo de água no sistema de refrigeração

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS RIO GRANDE INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS RIO GRANDE INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS RIO GRANDE INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL Aula 10 2 INSTRUMENTOS PARA ALARME E INTERTRAVAMENTO A variável pressão quando aplicada

Leia mais

Híbrido integral em paralelo com tecnologia plug-in, motor a combustão e módulo híbrido com motor elétrico e embreagem de separação eletromagnética

Híbrido integral em paralelo com tecnologia plug-in, motor a combustão e módulo híbrido com motor elétrico e embreagem de separação eletromagnética Sistema de propulsão Tipo Potência máxima do sistema Torque máximo do sistema Híbrido integral em paralelo com tecnologia plug-in, motor a combustão e módulo híbrido com motor elétrico e embreagem de separação

Leia mais

Regulador de pressão diferencial com ponto de ajuste regulável

Regulador de pressão diferencial com ponto de ajuste regulável Reguladores de pressão diferencial DA 516, DAF 516 Regulador de pressão diferencial com ponto de ajuste regulável Pressurização & Qualidade da água Balanceamento & Controle Controle termostático ENGINEERING

Leia mais

PHA-15 MANUAL DE INSTRUÇÃO

PHA-15 MANUAL DE INSTRUÇÃO Pág.:1 MÁQUINA: MODELO: NÚMERO DE SÉRIE: ANO DE FABRICAÇÃO: O presente manual contém instruções para instalação e operação. Todas as instruções nele contidas devem ser rigorosamente seguidas do que dependem

Leia mais