DOUTRINA BATISTA LIVRE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DOUTRINA BATISTA LIVRE"

Transcrição

1 DOUTRINA BATISTA LIVRE Robert E. Picirilli 1 Lição Quatro: O Que Cremos Sobre a Pessoa de Cristo CAPÍTULO V: CRISTO SEÇÃO I: Sua Divindade Jesus Cristo, o Filho de Deus, possui todas as divinas perfeições. Posto que Ele e o Pai são um, em Sua natureza divina Ele preencheu todos os ofícios e realizou as obras de Deus em prol de Suas criaturas, ofícios e obras essas que nos têm sido objetos de revelações. Como homem, Ele cumpriu todos os deveres para com Deus que nos são exigidos, excetuando apenas o arrependimento de pecado. Sua deidade fica comprovada por Seus títulos, Seus atributos e Suas obras. 1. Seus Títulos. A Bíblia atribui a Cristo os títulos de Salvador, Senhor, Senhor dos Exércitos, primeiro e último, Deus, verdadeiro Deus, grande Deus, Deus sobre todos, poderoso Deus e Pai da eternidade. 2. Seus Atributos. Cristo é eterno, imutável, onipresente, onisciente, onipotente, santo e digno de adoração. Suas Obras. Através de Cristo é que o mundo foi criado. Ele o preserva, governa, proveu redenção para todos os homens e será Juiz final de todos eles. SEÇÃO II: A Encarnação de Cristo O Verbo, que no princípio já estava com Deus e era Deus, mediante Quem todas as coisas foram feitas, condescendeu em humilhar-se ao assumir a natureza humana e tornar-se semelhante a nós, excetuando apenas a corrupção e o pecado. Nesse estado, 1 Autor: Robert E. Picirilli (PhD) é professor emérito de Welch College (anteriormente Free Will Baptist Bible College), autor de Discipleship: The Expression of Saving Faith (Discipulado: A Expressão da Fé Salvadora),Randall House, 2013; Grace, Faith & Free Will: Contrasting Views of Salvation Calvinism and Arminianism (Graça, Fé e o Livre Arbítrio: Visões Contrastantes da Salvação Calvinismo e Arminianismo), Randall House, 2002), Teacher, Leader, Shepherd: The New Testament Pastor (Professor, Líder e Pastor: o Pastor do Novo Testamento, Randall House, 2007) e Paul, the Apostle (Paulo, o Apóstolo, Moody, 1986). Tradutor: Pastor Kenneth Eagleton, Jr.

2 2 sujeito como estava à lei, esteve exposto às fraquezas de nossa natureza, foi tentado tal como o somos, mas viveu como nosso exemplo, em obediência perfeita aos requisitos divinos. Posto que Cristo era da descendência de Davi, segundo a carne, Ele é o Filho do homem, e posto que a existência divina é a fonte da qual Ele veio, tendo sido aquela a única agência pela qual foi Ele gerado, Ele é o Filho de Deus, sendo o unigênito do Pai e a única encarnação do Ser Divino. Aqui temos mais uma parte do Manual que está em acordo com todos os cristãos que creem na Bíblia, independentemente de sua identificação denominacional. Quando os teólogos examinam a doutrina de Cristo, tradicionalmente dividem este tema amplo em duas partes principais: (1) a pessoa de Cristo (quem Ele é) e (2) a obra de Cristo (Sua provisão da redenção). Este capítulo e lição lidam como o primeiro ponto: quem é Cristo. Na próxima lição examinaremos o segundo ponto. Este capítulo é subdividido em duas seções: (1) Cristo como sendo divino e (2) a encarnação de Cristo, isto é, Sua humanidade. I. A Divindade de Cristo O primeiro parágrafo desta seção introduz o assunto, afirmando que Jesus Cristo era tanto Deus quanto homem e agiu perfeitamente em cada uma destas naturezas. Suas divinas perfeições se refere à Sua divindade, ao fato de que era e é realmente Deus. Já tratei disto na primeira lição quando estudamos Deus como uma Trindade em quem uma só essência é expressa em três manifestações pessoais. Como Deus, Jesus Cristo preencheu todos os ofícios e realizou as obras de Deus, incluindo a obra da criação. Como diz em João 1:1: No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Como homem, Jesus agiu perfeitamente como os seres humanos foram projetados para ser diante de Deus. Teólogos cristãos tradicionalmente falam da pré-existência de Cristo. Isto significa simplesmente que como Segunda Pessoa da Trindade Ele existia eternamente antes de se encarnar em forma humana: João 1:1 e Filipenses 2:5-7 deixam isto claro. Como aqueles que não levam a Bíblia a sério como Palavra de Deus têm a tendência de duvidar da divindade de Cristo, o restante desta seção se dedica à demonstração de que

3 3 Ele era e é Deus. A divindade de Jesus é totalmente provada na Bíblia pelos títulos que recebe, pelos atributos que lhe são atribuídos e pelas obras que realizou. A. Os títulos que Cristo recebeu na Bíblia demonstram sua divindade. O Manual lista vários destes títulos. 1. Salvador. Compare Isaías 45:21 e João 4: Jeová ou Senhor. As passagens do Antigo Testamento que usam Jeová ou Senhor (ou Yahweh) são muitas vezes aplicadas a Jesus no Novo Testamento usando o título Senhor. Veja, por exemplo, Lucas 1:76. Na realidade, em todo o Novo Testamento, Senhor é usado para falar de Jesus de uma maneira que os leitores judeus originais teriam entendido que Ele é um com o Deus do Antigo Testamento. 3. Senhor dos Exércitos. Compare Isaías 6:5 e João 12: O primeiro e o último. Compare Isaías 44:6 e Apocalipse 22: Deus. Hebreus 1:8. 6. Verdadeiro Deus. 1 João 5: Grande Deus. Tito 2:13: o sentido literal é nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo. 8. Deus sobre todos. Romanos 9:5. 9. Deus Forte e Pai da eternidade. Isaías 9:6 atribui estes e outros títulos magníficos a Jesus: o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. Estes certamente tinham a intenção de identificar o Messias prometido, Filho de Deus, como o próprio Deus. B. O atributos de Cristo na Bíblia demonstram Sua divindade. Mais uma vez o Manual lista vários destes atributos. 1. Ele é eterno. Colossenses 1:17; João 1:1.

4 4 2. Ele não muda: a palavra usada muitas vezes pelos teólogos cristãos é imutável. Hebreus 13:8. 3. Ele é onipresente (está em todos os lugares ao mesmo tempo). João 3: Ele é onisciente (sabe todas as coisas). João 16: Ele é onipotente (tem todo o poder). Apocalipse 1:8 ( Todo-Poderoso ). 6. Ele é santo. Atos 3: Ele deve ser adorado. Hebreus 1:6. C. As obras atribuídas a Cristo na Bíblia demonstram a Sua divindade. O Manual lista várias obras que somente Deus pode realizar, mas que foram atribuídas na Bíblia a Cristo. 1. Ele criou toda a criação. João 1:3. 2. Ele preserva ou sustenta a existência da criação. Hebreus 1:3. 3. Ele governa o universo. Isaías 9:6. 4. Ele é o redentor. Efésios 1:7. 5. Ele será o juiz final de todos. 2 Timóteo 4:1. Podemos acrescentar a estes fatos que Jesus aceitou o tipo de adoração que a Bíblia claramente indica que dever ser reservada a Deus apenas. Veja Hebreus 1:6 e João 5:23. Gostaria de enfatizar que Jesus Cristo está intimamente associado a Deus no Novo Testamento. A conexão é tão próxima que seria blasfêmia se Ele não fosse Deus, plenamente equivalente ao Pai de todas as maneiras. As fórmulas trinitárias, por exemplo, são um exemplo desta conexão, como em Mateus 28: Até as saudações simples nas cartas do Novo Testamento seriam equivocadas se Jesus Cristo não fosse um com o Pai 1 Coríntios 1:3 é um de muitos exemplos: graça a vós outros e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.

5 5 II. A Humanidade de Cristo Como Visto na Encarnação A segunda seção deste capítulo lida com a humanidade de Jesus Cristo. A. O fato que se vê nisto é que Deus se tornou homem. Sua existência humana se iniciou com a encarnação; uma palavra que literalmente significa em carne. É a isto que João 1:14 se refere quando diz: O Verbo se fez carne. Isto é, a Eterna Segunda Pessoa da Trindade se tornou um verdadeiro ser humano. Este foi o último cumprimento do nome que lhe foi dado em Isaías 7:14, Emanuel, que significa Deus conosco. Veja também Hebreus 2:14. B. A maneira pela qual isto se realizou foi através do nascimento virginal. Este foi um acontecimento milagroso e sobrenatural. De forma misteriosa, além da nossa compreensão, o Espírito de Deus trouxe vida ao óvulo no útero de Maria sem o envolvimento de um pai humano. Porém, havia ainda mais: a Segunda Pessoa da Trindade assumiu esta forma de vida e nasceu na raça humana. C. A exceção foi a corrupção e o pecado. Em outras palavras, quando Jesus foi concebido, Ele não participou da culpa, condenação e depravação da raça humana que já foi descrita previamente. Ele não teve uma natureza pecaminosa e nem cometeu pecado Hebreus 4:15. D. O estado de humilhação. O Manual diz que Ele condescendeu em humilhar-se ao assumir a natureza humana. Isto significa que ele estava sujeito às enfermidades físicas, que incluíam o cansaço e a fome (João 4:6). Ele também estava sujeito à tentação de todas as formas em que os seres humanos são tentados (Hb. 4:15). Por experiência, Ele aprendeu e demonstrou o significado de obediência perfeita (Hb. 5:8). No final, foi capaz de se humilhar no sofrimento e na morte (Hb. 2:9).

6 6 III. O Homem-Deus Teólogos cristãos tradicionalmente falam da personalidade teantrópica de Jesus. Esta palavra significa que Ele era verdadeiramente Deus e verdadeiramente homem. Costuma-se falar dele como homem-deus, verdadeiramente Deus e verdadeiramente homem, e expressá-lo como uma pessoa com duas naturezas. Ele tinha uma natureza humana e uma natureza divina. A. A união de duas naturezas em uma só pessoa é um mistério que ultrapassa a nossa compreensão. 1. Existem pontos de vista equivocados sobre isto na história da doutrina cristã. a. Alguns na Igreja negaram a divindade plena de Cristo. Incluem-se entre eles, por exemplo, os Arianos e as Testemunhas de Jeová. b. Outros têm negado a humanidade plena. Aqui se incluem os Gnósticos. c. Ainda outros negaram a união das duas natureza em uma só pessoa, fazendo com que Jesus tivesse duas personalidades. d. Por fim, outros negaram a distinção entre duas naturezas, fazendo com que Jesus tivesse somente uma natureza. 2. O que é essencial sobre a posição correta é que Jesus era uma pessoa, possuindo um só conjunto de vontade, pensamentos e sentimentos; mas tinha duas naturezas, uma humana e outra divina. Como resultado, observamos que algumas coisas que são ditas a respeito de Jesus são verdadeiras a partir de uma ou outra de suas naturezas. Por exemplo, quando se diz que estava cansado, devemos entender que como pessoa, estava cansado, entretanto, isto se refere a sua natureza humana. Deus nunca se cansa. B. Teólogos cristãos costumam discutir a questão de se Jesus poderia ter pecado. Sabemos que Ele não pecou, mas teria sido possível? Esta é uma questão difícil e espinhosa e os Batistas Livres não têm posição oficial quanto a isto. Muitos teólogos insistem na impecabilidade de Cristo, o que significa que era impossível que pecasse.

7 7 Minha opinião (com o qual alguns dos meus amigos não concordam) é que provavelmente não se deva responder esta pergunta com um simples sim, Ele poderia ou não, Ele não poderia. Pela perspectiva de sua divindade, Ele não poderia, mas pela perspectiva de sua humanidade, Ele poderia ter pecado. Não obstante, é certo que não pecou e que não poderia haver redenção se tivesse pecado. C. A doutrina cristã insiste em que Jesus era verdadeiramente Deus e verdadeiramente homem. Ele era tão verdadeiramente Deus quanto o Pai. Ele era tão verdadeiramente homem quanto qualquer outro ser humano. Como foi mencionado, tradicionalmente isto se expressa como tendo uma personalidade teantrópica (divina e humana). Em conclusão, nossa doutrina da divindade de Cristo nos distingue (1) de todas as formas de naturalismo, que diz que não há uma realidade sobrenatural tudo é natureza; (2) do deísmo, que diz que Deus não intervém no universo desde que o criou e o preparou para funcionar de acordo com as leis da natureza sem a sua providência ativa; (3) de todas as religiões que não reconhecem a redenção em Cristo; (4) dos cristãos liberais, que nega a divindade de Cristo e (5) dos Unitários e outros grupos cristãos que professam a tal doutrina da unidade e desta forma negam que há três personalidades em um único Deus (Trindade).

DOUTRINA BATISTA LIVRE. Lição Cinco: O Que Cremos Sobre a Obra Redentora de Cristo

DOUTRINA BATISTA LIVRE. Lição Cinco: O Que Cremos Sobre a Obra Redentora de Cristo DOUTRINA BATISTA LIVRE Robert E. Picirilli 1 Lição Cinco: O Que Cremos Sobre a Obra Redentora de Cristo CAPÍTULO VI: A EXPIAÇÃO E A MEDIAÇÃO DE CRISTO 1. A Expiação. Visto que o pecado não pode ser perdoado

Leia mais

A VERDADE SOBRE JESUS CRISTO

A VERDADE SOBRE JESUS CRISTO A VERDADE SOBRE JESUS CRISTO INTRODUÇÃO QUEM É JESUS CRISTO? Muitas pessoas, sistemas religiosos e filósofos sugeriram as mais variadas respostas à pergunta: Quem é Jesus Cristo? Para alguns, Jesus é um

Leia mais

A SANTA TRINDADE LIÇÕES DO DISCIPULADO Nº 3

A SANTA TRINDADE LIÇÕES DO DISCIPULADO Nº 3 LIÇÕES DO DISCIPULADO Nº 3 A SANTA TRINDADE A doutrina da Trindade não é fácil de ser compreendida, mas é um tema apaixonante. Ao lermos as Escrituras encontramos que há três pessoas que possuem os atributos

Leia mais

DOUTRINA BATISTA LIVRE. Lição Doze: O que Cremos Sobre a Escatologia

DOUTRINA BATISTA LIVRE. Lição Doze: O que Cremos Sobre a Escatologia DOUTRINA BATISTA LIVRE Robert E. Picirilli 1 Lição Doze: O que Cremos Sobre a Escatologia Nesta última lição de nosso estudo, mudamos de eclesiologia (a doutrina da igreja) para escatologia, a doutrina

Leia mais

Jesus Cristo deixou de ser Deus?

Jesus Cristo deixou de ser Deus? Jesus Cristo deixou de ser Deus? Vai na Bíblia Capítulo 9 Jesus Cristo deixou de ser Deus? Jesus Cristo é Deus? Como Ele pode ser Deus e, ao mesmo tempo, homem? Jesus deixou de ser Deus enquanto esteve

Leia mais

DOUTRINA BATISTA LIVRE. Lição Um: O Que Cremos Sobre a Bíblia

DOUTRINA BATISTA LIVRE. Lição Um: O Que Cremos Sobre a Bíblia DOUTRINA BATISTA LIVRE Robert E. Picirilli 1 Lição Um: O Que Cremos Sobre a Bíblia CAPÍTULO 1: AS SANTAS ESCRITURAS Compõem-se do Antigo e do Novo Testamentos. Foram escritas por homens santos, inspiradas

Leia mais

Nova Estrutura do Curso: Avisos

Nova Estrutura do Curso: Avisos Nova Estrutura do Curso: Avisos Nova Estrutura do Curso Disciplinas de Teologia Sistemática: Introdução a Teologia Sistemática Doutrina de Deus Teontologia Doutrina do Ser Humano Antropologia Doutrina

Leia mais

Apolinarianismo Como essa ideologia descreve a pessoal de Cristo? Distorções Históricas. Cristologia. Introdução à Cristologia 13/06/2011

Apolinarianismo Como essa ideologia descreve a pessoal de Cristo? Distorções Históricas. Cristologia. Introdução à Cristologia 13/06/2011 A doutrina de Cristo segundo as escrituras Distorções Históricas O que a história da igreja primitiva fala sobre o assunto? A Igreja Primitiva Com a morte dos apóstolos, pretensos líderes cristãos se levantaram

Leia mais

Slide 2

Slide 2 ( ) 3. No Senhor Jesus Cristo, o Filho Unigênito de Deus, plenamente Deus, plenamente Homem, na concepção e no Seu nascimento virginal, em Sua morte vicária e expiatória, em Sua ressurreição corporal dentre

Leia mais

CRISTOLOGIA Jesus Cristo, o Deus homem. Escola Bíblica Dominical Classe de Doutrina Marcelo Garcia da Silva 06/03/16

CRISTOLOGIA Jesus Cristo, o Deus homem. Escola Bíblica Dominical Classe de Doutrina Marcelo Garcia da Silva 06/03/16 CRISTOLOGIA Jesus Cristo, o Deus homem Escola Bíblica Dominical Classe de Doutrina Marcelo Garcia da Silva 06/03/16 I Aquecimento Versículos para memorizar João 1: 1 e 14 Como vai a memorização? Revisão

Leia mais

Na consideração destas definições, notai: 1. A TRINDADE CONSISTE DE TRÊS DISTINÇÕES.

Na consideração destas definições, notai: 1. A TRINDADE CONSISTE DE TRÊS DISTINÇÕES. I. A TRINDADE DEFINIDA Talvez o sentido da Trindade de Deus nunca foi afirmado melhor do que está por A. H. Strong "em a natureza do Deus único há três distinções eternas que se nos representam sob a figura

Leia mais

Escrito por Hélio Clemente Qua, 05 de Outubro de :01 - Última atualização Seg, 14 de Novembro de :48

Escrito por Hélio Clemente Qua, 05 de Outubro de :01 - Última atualização Seg, 14 de Novembro de :48 BREVE CATECISMO DE WESTMINSTER Pergunta 21: Quem é o Redentor dos escolhidos de Deus? Resposta: O único redentor dos escolhidos de Deus é o Senhor Jesus Cristo que, sendo o eterno Filho de Deus, se fez

Leia mais

EBD CONSOLIDAÇÃO O Ano da Adoração

EBD CONSOLIDAÇÃO O Ano da Adoração EBD CONSOLIDAÇÃO 2015 O Ano da Adoração PRESBITERIANISMO APLICADO Fundamentos Bíblicos da Fé Presbiteriana Rev. Marco Baumgratz Brasília, 2015 DEUS CONOSCO: O Deus-Filho PRESBITERIANISMO APLICADO Fundamentos

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP CAPÍTULO 10 o Nisso cremos Nossa declaração de fé é esta: Professamos e ensinamos que a salvação é o livramento

Leia mais

A fé que uma vez nos foi dada

A fé que uma vez nos foi dada A fé que uma vez nos foi dada Em crer em Cristo não há mérito, pois não há vanglória em obedecer, ou jactância em se fazer servo. Crer em Cristo é o mandamento de Deus, e o amor de Deus é que obedeçamos

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ MINISTÉRIO BÍBLICO PALAVRA VIVA

DECLARAÇÃO DE FÉ MINISTÉRIO BÍBLICO PALAVRA VIVA DECLARAÇÃO DE FÉ MINISTÉRIO BÍBLICO PALAVRA VIVA A Igreja de Jesus Cristo está comprometida somente com o Antigo e Novo Testamentos como a única autoridade escrita de fé e conduta. A fé e conduta dos crentes

Leia mais

LIÇÃO 4 O SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 4 O SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 4 O SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO JESUS, O FILHO DE DEUS Jesus é um Deus que se fez carne e habitou entre nós para salvar a humanidade. Nesta lição

Leia mais

Jesus Cristo deixou de ser Deus?

Jesus Cristo deixou de ser Deus? Jesus Cristo deixou de ser Deus? Vai na Bíblia Capítulo 9 Jesus Cristo deixou de ser Deus? Jesus Cristo é Deus? Como Ele pode ser Deus e, ao mesmo tempo, homem? Jesus deixou de ser Deus enquanto esteve

Leia mais

SUMÁRIO INTRODUÇÃO. A revelação A. A revelação em geral B. A revelação geral C. A revelação especial... 30

SUMÁRIO INTRODUÇÃO. A revelação A. A revelação em geral B. A revelação geral C. A revelação especial... 30 SUMÁRIO Prefácio do autor... 13 Prefácio da 1ª edição em português... 15 INTRODUÇÃO Religião A. Religião fenômeno universal... 19 B. A natureza essencial da religião... 19 C. A sede da religião... 21 D.

Leia mais

ESTUDO 1: VOCÊ PODE TER CERTEZA DA SUA SALVAÇÃO

ESTUDO 1: VOCÊ PODE TER CERTEZA DA SUA SALVAÇÃO VIDA FRUTÍFERA ESTUDO 1: VOCÊ PODE TER CERTEZA DA SUA SALVAÇÃO O homem sabe que algo está errado com a humanidade. Criado à imagem de Deus, parece incapaz de comportar-se como filho Dele e sua tendência

Leia mais

Evangelhos e atos. Observações

Evangelhos e atos. Observações NOVO TESTAMENTO Muitas vezes e de diversos modos outrora falou Deus aos nossos pais pelos profetas. Ultimamente nos falou por seu Filho (Hebreus 1,1-2) EVANGELHOS E ATOS Evangelhos e atos Os melhores recursos

Leia mais

Um Exame das Doutrinas da Bíblia

Um Exame das Doutrinas da Bíblia Um Exame das Doutrinas da Bíblia 1A-Introdução à Doutrina 1- A Doutrina dos Apóstolos Atos 2:42 2-Heresia Tito 3:10 3-Dupla Verificação João 21:18 4-Fé-Definição Romanos 1:17 5-Negligência da Fé Romanos

Leia mais

PROPAGAR O CRISTO RESSURRETO, ASCENDIDO E TODO-INCLUSIVO COMO O DESENVOLVIMENTO DO REINO DE DEUS. Mensagem Um

PROPAGAR O CRISTO RESSURRETO, ASCENDIDO E TODO-INCLUSIVO COMO O DESENVOLVIMENTO DO REINO DE DEUS. Mensagem Um PROPAGAR O CRISTO RESSURRETO, ASCENDIDO E TODO-INCLUSIVO COMO O DESENVOLVIMENTO DO REINO DE DEUS Mensagem Um (Quinta-feira Primeirasessãodamanhã) Propagar o Cristo ressurreto como o Filho primogênito segundo

Leia mais

Um exame das Doutrinas da Bíblia

Um exame das Doutrinas da Bíblia Um exame das Doutrinas da Bíblia III- A Doutrina de Cristo 1-A Deidade de Cristo João 5:18 2-A Humanidade de Cristo Lucas 2:52 3- O Filho de Deus Mat. 16:16 4-O Único Unigênito João 3:16 5-A Generação

Leia mais

A DOUTRINA DA TRINDADE

A DOUTRINA DA TRINDADE A DOUTRINA DA TRINDADE A Trindade, Ensinamento doutrinal de domínio no cristianismo, diz que, o Único Deus, revela-se em três pessoas divinas distintas, o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Que a mesma divindade

Leia mais

JESUS CRISTO FOI CONCEBIDO PELO PODER DO ESPÍRITO SANTO, E NASCEU DA VIRGEM MARIA

JESUS CRISTO FOI CONCEBIDO PELO PODER DO ESPÍRITO SANTO, E NASCEU DA VIRGEM MARIA JESUS CRISTO FOI CONCEBIDO PELO PODER DO ESPÍRITO SANTO, E NASCEU DA VIRGEM MARIA 04-02-2012 Catequese com adultos 11-12 Chave de Bronze Porque é que o Filho de Deus se fez homem? para nossa salvação,

Leia mais

EXAME UNIDADE 1: Consolador, Mestre e Guia

EXAME UNIDADE 1: Consolador, Mestre e Guia EXAME UNIDADE 1: Consolador, Mestre e Guia Nome: As seguintes afirmações ou são verdadeiras ou falsas. Indique com V ou F. 1. A existência do Espírito Santo é eterna. 2. O Espírito Santo é a Terceira Pessoa

Leia mais

A IGREJA BÍBLICA LIÇÃO 1 SIGNIFICADO DA IGREJA BÍBLICA

A IGREJA BÍBLICA LIÇÃO 1 SIGNIFICADO DA IGREJA BÍBLICA LIÇÃO 1 SIGNIFICADO D Parabéns! Tendo você feito um estudo sério da Bíblia, agora começa uma etapa mais profunda da nossa série. Que Deus abençoe o seu estudo e lhe dê sabedoria para utilizar estas informações

Leia mais

LIÇÃO: A TRINDADE Pr. Edvaldo Carvalho da Silva Filho

LIÇÃO: A TRINDADE Pr. Edvaldo Carvalho da Silva Filho LIÇÃO: A TRINDADE Pr. Edvaldo Carvalho da Silva Filho edvaldocsfilho@gmail.com Texto-base: A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós (2 Coríntios

Leia mais

A IGREJA BÍBLICA LIÇÃO 5 TERMOS PARA DESIGNAR A IGREJA INTRODUÇÃO

A IGREJA BÍBLICA LIÇÃO 5 TERMOS PARA DESIGNAR A IGREJA INTRODUÇÃO LIÇÃO 5 TERMOS PARA DESIGNAR A IGREJA INTRODUÇÃO Por causa dos muitos erros religiosos que surgiram durante os séculos passados e a grande confusão que existe hoje entre as denominações e doutrinas, é

Leia mais

P eu e ma m t a olo l gia Estudo Sistemático

P eu e ma m t a olo l gia Estudo Sistemático Pneumatologia Estudo Sistemático Podemos confessar a divindade do Espírito Santo, afirmando: Ao Espírito são atribuídos nomes divinos; Ao Espírito Santo são concedidos os atributos divinos, como a onipresença,

Leia mais

Cada Pessoa é plenamente Deus. Pai Filho Espírito Santo

Cada Pessoa é plenamente Deus. Pai Filho Espírito Santo Cada Pessoa é plenamente Deus Pai Filho Espírito Santo 1 Ele Deus Pai revela a nós, serem finitos e limitados, o essencial relativo a Sua perfeição e natureza através das Escrituras sagradas. Com essa

Leia mais

Deus se manifestando ao homem (1º Jo 1:1 5)

Deus se manifestando ao homem (1º Jo 1:1 5) Escola Bíblica Dominical Lição 02 Deus se manifestando ao homem (1º Jo 1:1 5) Rodrigo da Silva Gomes e Diác. Vítor Hugo 12/04/2015 Roteiro da Aula Introdução; A Sua preexistência A Sua humanidade A Sua

Leia mais

Escrito por Hélio Clemente Seg, 10 de Outubro de :13 - Última atualização Seg, 14 de Novembro de :50

Escrito por Hélio Clemente Seg, 10 de Outubro de :13 - Última atualização Seg, 14 de Novembro de :50 BREVE CATECISMO DE WESTMINSTER A ENCARNAÇÃO Pergunta 22: Como Cristo, sendo o Filho de Deus, se fez homem? Resposta: Cristo, o Verbo de Deus, fez-se homem tomando um verdadeiro corpo e uma alma racional,

Leia mais

A DOUTRINA DE CRISTO DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO

A DOUTRINA DE CRISTO DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO A DOUTRINA DE CRISTO DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO (sec. I ao sec. IV) 1. IGREJA PRIMITIVA: Considerava Cristo como sendo humano e divino. Filho do homem e também Filho de Deus. Era considerado legítimo objeto

Leia mais

Título: NOSSO SENHOR JESUS CRISTO Autor: H. E. HAYHOE. Literaturas em formato digital:

Título: NOSSO SENHOR JESUS CRISTO Autor: H. E. HAYHOE. Literaturas em formato digital: Título: NOSSO SENHOR JESUS CRISTO Autor: H. E. HAYHOE Literaturas em formato digital: www.acervodigitalcristao.com.br Literaturas em formato Impresso: www.verdadesvivas.com.br Evangelho em 03 Minutos:

Leia mais

Ensino de Doutrinas. São as verdades fundamentais da Bíblia apresentadas de forma sistemática. Crenças bem definidas produzem convicções bem definidas

Ensino de Doutrinas. São as verdades fundamentais da Bíblia apresentadas de forma sistemática. Crenças bem definidas produzem convicções bem definidas Ensino de Doutrinas Doutrina é o que você acredita sobre uma verdade, um assunto ou um fato. Para o cristão, doutrina é o que acreditamos ser verdade concernente ao que é ensinado na Bíblia, sobre a qual

Leia mais

Título: VÁRIOS ASPECTOS DO REINO Autor: D. T. GRIMSTON. Literaturas em formato digital:

Título: VÁRIOS ASPECTOS DO REINO Autor: D. T. GRIMSTON. Literaturas em formato digital: Título: VÁRIOS ASPECTOS DO REINO Autor: D. T. GRIMSTON Literaturas em formato digital: www.acervodigitalcristao.com.br Literaturas em formato Impresso: www.verdadesvivas.com.br Evangelho em 03 Minutos:

Leia mais

O SENHOR JESUS CRISTO

O SENHOR JESUS CRISTO O SENHOR JESUS CRISTO 1. SUA PREEXISTENCIA E ETERNIDADE A preexistência de Cristo significa Sua existência antes da encarnação. A Escritura o ensina muito claramente. Mas, mais que isso, ela ensina também

Leia mais

TRINDADE O DEUS TRIUNO DO CRISTIANISMO

TRINDADE O DEUS TRIUNO DO CRISTIANISMO TRINDADE O DEUS TRIUNO DO CRISTIANISMO Jörg Garbers Ms. De Teologia O QUE SIGNIFICA O TERMO? A palavra triuno pode ser facilmente subdividida em duas palavras: tri uno. Três elementos que formam uma unidade.

Leia mais

15 RAZÕES PORQUE NÃO POSSO SER TESTEMUNHA DE JEOVÁ NEM ASSEMBLEIANO, BATISTA, PRESBITARIANOS OU QUALQUER SEITA QUE ACREDITAM EM TRINDADE

15 RAZÕES PORQUE NÃO POSSO SER TESTEMUNHA DE JEOVÁ NEM ASSEMBLEIANO, BATISTA, PRESBITARIANOS OU QUALQUER SEITA QUE ACREDITAM EM TRINDADE 15 RAZÕES PORQUE NÃO POSSO SER TESTEMUNHA DE JEOVÁ NEM ASSEMBLEIANO, BATISTA, PRESBITARIANOS OU QUALQUER SEITA QUE ACREDITAM EM TRINDADE Os ensinamentos claros e cristalinos da Palavra de Deus não dão

Leia mais

5ª LIÇÃO III. A REVELAÇÃO DA SABEDORIA DE DEUS

5ª LIÇÃO III. A REVELAÇÃO DA SABEDORIA DE DEUS Estudo de I Coríntios 5ª lição. 1 5ª LIÇÃO III. A REVELAÇÃO DA SABEDORIA DE DEUS (2:6-16). A. Esboço geral: A Sabedoria de Deus. 1. Não é deste século (2:6). 2. Era oculta (2:7-9). 3. É revelada pelo Espírito

Leia mais

"No principio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus" (João 1:1).

No principio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus (João 1:1). Estudamos Deus o Pai e a doutrina da Trindade. Fica-nos agora estudar os outros dois membros da Trindade. Neste capítulo nosso estudo é para ser devotado ao Senhor Jesus Cristo, Deus o Filho. I. SUA PREEXISTENCIA

Leia mais

Doutrina da Trindade. Aula 16/03/2014 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira

Doutrina da Trindade. Aula 16/03/2014 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Doutrina da Trindade Aula 16/03/2014 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira S Conceitos sobre a Trindade S Monarquianismo Deus é um único ser S S Adocionismo Um só Deus, Jesus é adotado (revestido de Deus)

Leia mais

OTeremos um trimestre bíblico. Estudaremos a Epístola aos Hebreus.

OTeremos um trimestre bíblico. Estudaremos a Epístola aos Hebreus. OTeremos um trimestre bíblico. Estudaremos a Epístola aos Hebreus. OA Carta aos Hebreus foi escrita para mostrar que Jesus Cristo é melhor, daí o título do trimestre: A supremacia de Cristo. www.portalebd.org.br

Leia mais

Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas

Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado. Hebreus 4.15 Como explicar que alguém que

Leia mais

Misael Nascimento e Ivonete Porto ELEIÇÃO REDENÇÃO

Misael Nascimento e Ivonete Porto ELEIÇÃO REDENÇÃO Misael Nascimento e Ivonete Porto ELEIÇÃO REDENÇÃO Misael Nascimento e Ivonete Porto ELEIÇÃO Aula 01. Os cristãos são escolhidos REDENÇÃO Decisão sobre programa da matéria As questões de Joventino 1.1

Leia mais

O Grande Conflito entre Cristo e Satanás, que podemos observar através de toda a Bíblia, está presente de forma especial no livro de Jó.

O Grande Conflito entre Cristo e Satanás, que podemos observar através de toda a Bíblia, está presente de forma especial no livro de Jó. Lição 2 para 8 de outubro de 2016 O Grande Conflito entre Cristo e Satanás, que podemos observar através de toda a Bíblia, está presente de forma especial no livro de Jó. O Grande Conflito. O começo do

Leia mais

Título: A VERDADEIRA IGREJA O CORPO E A ESPOSA DE CRISTO Autor: DESCONHECIDO. Literaturas em formato digital:

Título: A VERDADEIRA IGREJA O CORPO E A ESPOSA DE CRISTO Autor: DESCONHECIDO. Literaturas em formato digital: Título: A VERDADEIRA IGREJA O CORPO E A ESPOSA DE CRISTO Autor: DESCONHECIDO Literaturas em formato digital: www.acervodigitalcristao.com.br Literaturas em formato Impresso: www.verdadesvivas.com.br Evangelho

Leia mais

Slide 2

Slide 2 ( ) 2. Em só Deus, eternamente subsistente em três pessoas distintas que, embora distintas, são iguais em poder, glória e majestade: o Pai, o Filho e o Espírito Santo; Criador do Universo, de todas as

Leia mais

História da Igreja. Prof. Dener I Aula 1 I 19/03/2017

História da Igreja. Prof. Dener I Aula 1 I 19/03/2017 História da Igreja Prof. Dener I Aula 1 I 19/03/2017 1. O que é a Igreja? É um edifício construído com pedras vivas. Também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes

Leia mais

VERDADES ESSENCIAIS. 2. Quem criou?

VERDADES ESSENCIAIS. 2. Quem criou? VERDADES ESSENCIAIS 2. Quem criou? Ele fez tudo apropriado a seu tempo. Também pôs no coração do homem o anseio pela eternidade; mesmo assim este não consegue compreender inteiramente o que Deus fez. Eclesiastes

Leia mais

A REJEIÇÃO DO FILHO DE DEUS JESUS CRISTO

A REJEIÇÃO DO FILHO DE DEUS JESUS CRISTO A REJEIÇÃO DO FILHO DE DEUS JESUS CRISTO A IRA DE DEUS ESTÁ SOBRE OS QUE NÃO ACEITAM A JESUS O FILHO DE DEUS Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida,

Leia mais

Humanidade de Cristo # Conceituações Teológicas O que as escrituras testemunham sobre Ele?

Humanidade de Cristo # Conceituações Teológicas O que as escrituras testemunham sobre Ele? A doutrina de Cristo segundo as escrituras Humanidade de Cristo # Conceituações Teológicas Questões Teológicas 1.Nascimento Virginal 2.Relação com o pecado 3.Necessidade da humanidade Por que o nascimento

Leia mais

A DOUTRINA BÍBLICA DA TRINDADE. Um estudo sobre a Trindade utilizando a Bíblia e o Espírito de Profecia (EGW)

A DOUTRINA BÍBLICA DA TRINDADE. Um estudo sobre a Trindade utilizando a Bíblia e o Espírito de Profecia (EGW) A DOUTRINA BÍBLICA DA TRINDADE Um estudo sobre a Trindade utilizando a Bíblia e o Espírito de Profecia (EGW) A IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS Gn 3:20 Eva Gn 5:1 e 2 Adão Gn 1:26 e 27 a imagem e semelhança

Leia mais

Igreja de Deus Unida,

Igreja de Deus Unida, Igreja de Deus Unida, uma Associação Internacional Guias de Estudo Bìblico Para a Juventude Volume 1 Lição 7 O Espírito Santo Deus, nosso Criador, compreende que todos nós enfrentamos circunstâncias que

Leia mais

2ª LIÇÃO. Estudo De Colossenses

2ª LIÇÃO. Estudo De Colossenses Colossenses 2 1 2ª LIÇÃO Estudo De Colossenses O TEXTO INTRODUÇÃO: 1:1-8 I. A SAUDAÇÃO DE PAULO (1:1,2). A. Apresenta a autoridade da epístola. É a autoridade do apóstolo de Jesus Cristo, não por vontade

Leia mais

Colossences 2,9: Porquanto, nele, habita, corporalmente, toda a plenitude da Divindade.

Colossences 2,9: Porquanto, nele, habita, corporalmente, toda a plenitude da Divindade. CRISTO É VERDADEIRAMENTE DEUS vivendopelapalavra.com Por: Helio Clemente A natureza divina: Cristo é verdadeiramente Deus, ele não é um homem elevado à divindade, mas, pelo contrário, ele é o Verbo de

Leia mais

MANUAL DE FÉ da Igreja Batistas Livre de Ribeirão Preto

MANUAL DE FÉ da Igreja Batistas Livre de Ribeirão Preto MANUAL DE FÉ da Igreja Batistas Livre de Ribeirão Preto CAPÍTULO I As Santas Escrituras Compõem-se do Antigo e do Novo Testamento. Foram escritas por homens santos, inspiradas pelo Espírito Santo 1, e

Leia mais

O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE A MÃE DO SALVADOR

O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE A MÃE DO SALVADOR IGREJA DO EVANGELHO QUADRANGULAR CATEDRAL DA FAMÍLIA O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE A MÃE DO SALVADOR RUA BARÃO DE IGARAPÉ MIRI, TV. 25 DE JUNHO, Nº 318 GUAMÁ BELÉM - BRASIL FONE: (91) 3259-7409 Sumário I. Introdução...Página

Leia mais

Fatos: Acontecimentos: - A criação - O dilúvio - Formação do povo de Deus - Vida no deserto - Conquista da terra prometida - As dominações

Fatos: Acontecimentos: - A criação - O dilúvio - Formação do povo de Deus - Vida no deserto - Conquista da terra prometida - As dominações O Antigo Testamento é uma coleção de 39 livros onde encontramos a história de Israel, o povo que Deus escolheu para com ele fazer uma aliança. Portanto, o Antigo Testamento é a história de um povo: mostra

Leia mais

PASSOS PARA A SALVAÇÃO I - OUVIR A PALAVRA DE DEUS - (Rm 10.17)

PASSOS PARA A SALVAÇÃO I - OUVIR A PALAVRA DE DEUS - (Rm 10.17) PASSOS PARA A SALVAÇÃO I - OUVIR A PALAVRA DE DEUS - (Rm 10.17) Para que você possa crer em Jesus você precisa primeiramente ouvir a sua palavra. A própria palavra de Deus é a verdade (Jo 17:17) e esta

Leia mais

Temas vistos até aqui

Temas vistos até aqui O Magnífico Espírito Santo de Deus AULA 5 Professor: Vlademir Hernandes IBCU - Escola Bíblica Out / Nov - 2013 O ESPÍRITO SANTO E O SENHOR JESUS CRISTO PARTE 2 A sinergia e interação entre eles A simbologia

Leia mais

LIÇÃO 2 - QUEM É DEUS? Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 2 - QUEM É DEUS? Prof. Lucas Neto LIÇÃO 2 - QUEM É DEUS? Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A BÍBLIA SAGRADA REVELA DEUS A Bíblia Sagrada é a melhor fonte para o conhecimento de Deus, porque na pessoa de Jesus Cristo, Deus

Leia mais

NO PERDÃO DOS PECADOS

NO PERDÃO DOS PECADOS CREMOS IEADEM NO PERDÃO DOS PECADOS, NA SALVAÇÃO PRESENTE E PERFEITA E NA ETERNA JUSTIFICAÇÃO DA ALMA RECEBIDOS GRATUITAMENTE DE DEUS PELA FÉ NO SACRIFÍCIO EFETUADO POR JESUS CRISTO EM NOSSO FAVOR (AT

Leia mais

ESTUDOS SOBRE O EVANGELHO SEGUNDO JOÃO

ESTUDOS SOBRE O EVANGELHO SEGUNDO JOÃO 1 ESTUDOS SOBRE O EVANGELHO SEGUNDO JOÃO Lição 4: Jesus, o Salvador rejeitado Pr Paulo Marcos PIB de Pouso Alegre 2 1. Introdução O Evangelho Segundo João Lição 4: Jesus o Salvador (João 1.10-12) Todos

Leia mais

CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE

CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE AULA 2: CRISTOLOGIA Baseado em Jeremias 9: 24, a Igreja Pentecostal Deus é Amor oferece a você, obreiro, a oportunidade aprofundar seu conhecimento na palavra de Deus

Leia mais

Doutrina. a c e r c a d a : Breve Exposição das Principais Doutrinas Cristã - Introdução. Vidanova I G R E J A B A T I S T A

Doutrina. a c e r c a d a : Breve Exposição das Principais Doutrinas Cristã - Introdução. Vidanova I G R E J A B A T I S T A Doutrina a c e r c a d a : ola criptura : Definição: Revelação é, em termos teológicos, o processo pelo qual Deus desvenda ao o Seu caráter e Sua vontade. : a. Revelação Geral b. Revelação Especial : a.

Leia mais

ESTUDO BÍBLICO ALUNO

ESTUDO BÍBLICO ALUNO LIÇÃO 07 PLANO DA SALVAÇÃO ESTUDO BÍBLICO ALUNO A palavra homem em muitas partes da Bíblia tem o significado genérico, inclui a raça humana, homens e mulheres. No livro de I Reis 8:46a, o rei Salomão dizia

Leia mais

RUMO À MATURIDADE. Mensagem Avulsa Texto: 2 Pedro Data: Marcelo Berti

RUMO À MATURIDADE. Mensagem Avulsa Texto: 2 Pedro Data: Marcelo Berti RUMO À MATURIDADE Mensagem Avulsa Texto: 2 Pedro 1.3-11 Data: 20.11.11 Marcelo Berti Introdução Alvo Final do Cristão Efésios 4.12-13 Líder Cristão 1 Timóteo / Tito O Cristão, Cristo e o Líder 1 Coríntios

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP CAPÍTULO 9 Nisso cremos Nossa declaração de fé é esta: Professamos e ensinamos que o pecado é a transgressão

Leia mais

O MILAGRE DE NATAL João 15: 22 e Gálatas 4: 4. Igreja Cristã da Família Pb Roberto Carlos Oliveti Culto de Natal 22/12/2017

O MILAGRE DE NATAL João 15: 22 e Gálatas 4: 4. Igreja Cristã da Família Pb Roberto Carlos Oliveti Culto de Natal 22/12/2017 O MILAGRE DE NATAL João 15: 22 e Gálatas 4: 4 Igreja Cristã da Família Pb Roberto Carlos Oliveti Culto de Natal 22/12/2017 E se eu não viera, (João 15a: 22) Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou

Leia mais

Doutrina. a c e r c a d a : Breve Exposição das Principais Doutrinas Cristã - Trindade. Vidanova I G R E J A B A T I S T A

Doutrina. a c e r c a d a : Breve Exposição das Principais Doutrinas Cristã - Trindade. Vidanova I G R E J A B A T I S T A Doutrina a c e r c a d a : Responda: O que a Doutrina da Trindade tem a ver com: Sua salvação Sua oração Seu casamento : Deus é UM ou Deus é TRÊS? : Nossa limitação: Ó profundidade da riqueza da sabedoria

Leia mais

LIÇÃO 7 A NECESSIDADE DO NOVO NASCIMENTO. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 7 A NECESSIDADE DO NOVO NASCIMENTO. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 7 A NECESSIDADE DO NOVO NASCIMENTO Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A SALVAÇÃO EM CRISTO JESUS A Salvação é um ato do amor de Deus para com os homens, sendo uma manifestação da sua

Leia mais

Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo 1

Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo 1 Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo 1 Confissão de Fé I. Das Escrituras Cremos que a Bíblia Sagrada é a Palavra de Deus, a verdade dada aos homens. Não foi escrita por vontade humana, mas inspirada por

Leia mais

5ª LIÇÃO A ORGANIZAÇÃO DA IGREJA

5ª LIÇÃO A ORGANIZAÇÃO DA IGREJA O que é a Igreja de Cristo? 5ª Lição 1 5ª LIÇÃO A ORGANIZAÇÃO DA IGREJA I. JESUS CRISTO É A CABEÇA DA IGREJA. A. Jesus Cristo tem a preeminência em tudo (Colossenses 1:15-18). 1. A Sua relação com Deus

Leia mais

DISCIPULADO DE BATISMO I.P. A MENSAGEM DA ULTIMA HORA

DISCIPULADO DE BATISMO I.P. A MENSAGEM DA ULTIMA HORA DISCIPULADO DE BATISMO I.P. A MENSAGEM DA ULTIMA HORA LIÇÃO N 01 Batismo nas Águas O batismo nas águas não é opcional: é um mandamento deixado por Jesus. Aquele que aceita Jesus como Senhor e Salvador

Leia mais

Lição 11. Garotos Adultos & É o Coração. Page 1

Lição 11. Garotos Adultos & É o Coração. Page 1 Lição 11 Garotos Adultos & É o Coração Page 1 LIÇÃO 11 GAROTOS ADULTOS & É O CORAÇÃO I. Garotos Adultos (capítulo 16) A. A maldição de nossos dias é. Mais do que estar ausente da família, existe a ausência

Leia mais

Lição 8 para 24 de novembro de 2018

Lição 8 para 24 de novembro de 2018 A UNIDADE NA FÉ Lição 8 para 24 de novembro de 2018 Um elemento unificador é compartilhar uma doutrina comum (Atos 2:42). Compartilhar as mesmas doutrinas fundamentais, embora possamos ter pequenas diferenças

Leia mais

Jesus Cristo e o Evangelho Eterno: Leituras Sugeridas aos Alunos

Jesus Cristo e o Evangelho Eterno: Leituras Sugeridas aos Alunos Jesus Cristo e o Evangelho Eterno: Leituras Sugeridas aos Alunos Curso de Religião 250 Publicado por A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias Salt Lake City, Utah Agradecemos os comentários

Leia mais

Antropologia Bíblica o Ser Humano segundo a Palavra de Deus. Aula 4 A Nova Humanidade em Cristo

Antropologia Bíblica o Ser Humano segundo a Palavra de Deus. Aula 4 A Nova Humanidade em Cristo Antropologia Bíblica o Ser Humano segundo a Palavra de Deus Aula 4 A Nova Humanidade em Cristo Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem, 6 o qual a si mesmo

Leia mais

ONDE ESTÁ A VERDADEIRA IGREJA DE JESUS CRISTO?

ONDE ESTÁ A VERDADEIRA IGREJA DE JESUS CRISTO? ONDE ESTÁ A VERDADEIRA IGREJA DE JESUS CRISTO? Muitos dizem, a verdadeira Igreja de Jesus Cristo é onde eu congrego; outros dizem é a Igreja católica, outros dizem é a Igreja dos protestantes, outros dizem

Leia mais

O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRER A MÃE DO SALVADOR

O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRER A MÃE DO SALVADOR O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRER A MÃE DO SALVADOR Entre os inúmeros pontos de divergências que existem entre Católicos Romanos e Evangélicos, um se destaca: Maria. Os católicos praticam a adoração à Maria, dando

Leia mais

BREVE CATECISMO DE WESTMINSTER PERGUNTA 35

BREVE CATECISMO DE WESTMINSTER PERGUNTA 35 BREVE CATECISMO DE WESTMINSTER PERGUNTA 35 PERGUNTA 35: Que é regeneração? RESPOSTA: É a obra da livre graça de Deus, pela qual somos conservados pelo Espírito Santo na perseverança da fé em Cristo, adquirindo,

Leia mais

Necessidade da Expiação

Necessidade da Expiação Introdução à 22/08/2011 A doutrina de Cristo segundo as escrituras Necessidade da Expiação O que as escrituras afirmam sobre a morte de Cristo? 1.Em função de sua santidade e retidão Deus deve punir o

Leia mais

Deus, o autor da salvação. O amor do Pai. O amor de Cristo. O amor do Espírito Santo. A segurança da salvação. Proclamando a mensagem de salvação.

Deus, o autor da salvação. O amor do Pai. O amor de Cristo. O amor do Espírito Santo. A segurança da salvação. Proclamando a mensagem de salvação. Lição 4 para 28 de abril de 2018 E vi outro anjo voar pelo meio do céu, e tinha o evangelho eterno, para o proclamar aos que habitam sobre a terra, e a toda a nação, e tribo, e língua, e povo (Apocalipse

Leia mais

MISSA SOLENE DO DIA DE NATAL. 1. Nasceu o Salvador do mundo! O Verbo fez-se carne

MISSA SOLENE DO DIA DE NATAL. 1. Nasceu o Salvador do mundo! O Verbo fez-se carne MISSA SOLENE DO DIA DE NATAL 1. Nasceu o Salvador do mundo! O Verbo fez-se carne Caríssimos pequeninos, adolescentes e jovens, meninas do Lar de Santa Teresinha, irmãos e irmãs na fé, reunimo-nos como

Leia mais

Lição 6 para 11 de novembro de 2017

Lição 6 para 11 de novembro de 2017 Lição 6 para 11 de novembro de 2017 No capítulo 5 da epístola aos romanos, Paulo se dirige à origem do maior problema do homem (o pecado) e sua solução. Como se introduziu o pecado no mundo? Que solução

Leia mais

Casamento regido pela graça A obra da graça no casamento

Casamento regido pela graça A obra da graça no casamento Casamento regido pela graça A obra da graça no casamento Ontem 1. Definições: Casamento regido pela graça 2. Salvação: Casamento é uma maquete de uma realidade maior 3. Santificação: Casamento é um palco

Leia mais

Guia orientador de meditação bíblica diária Epístola aos Romanos (2)

Guia orientador de meditação bíblica diária Epístola aos Romanos (2) Pág. 1 Pessoal, ainda lembram o meu nome? Sou o Rômulo, membro da igreja em Roma e estou contando sobre uma carta que recebemos de um Sr. Paulo. Já mencionei que a recepção desta carta gerou o maior alvoroço

Leia mais

MANUAL DE CÉLULAS PASTOR TONY SILVEIRA

MANUAL DE CÉLULAS PASTOR TONY SILVEIRA MANUAL DE CÉLULAS PASTOR TONY SILVEIRA 2000 Tony Silveira Todos os Direitos reservados. Proibida a Reprodução não Autorizada PRINCÍPIOS DE ORAÇÃO INDICE 1. ORAÇÃO EFICAZ 3 2. ORAÇÃO POR NÓS PRÓPRIOS 4

Leia mais

Lição 5 A identidade do Espírito Santo

Lição 5 A identidade do Espírito Santo CREMOS ( ) 4. No Espírito Santo, a terceira pessoa da Santíssima Trindade, consubstancial com o Pai e o Filho, Senhor e Vivificador; que convence o mundo do pecado, da justiça e do juízo; que regenera

Leia mais

OS OFÍCIOS DE CRISTO NA CRUZ O PROFETA. vivendopelapalavra.com. Por: Helio Clemente

OS OFÍCIOS DE CRISTO NA CRUZ O PROFETA. vivendopelapalavra.com. Por: Helio Clemente OS OFÍCIOS DE CRISTO NA CRUZ O PROFETA vivendopelapalavra.com Por: Helio Clemente Calvino Institutas, Livro II: Com efeito é preciso notar que o título Cristo diz respeito a estes três ofícios, pois sabemos

Leia mais

No Antigo Testamento, conhecemos uma religião que era cheia de rituais. Eles tinham o objetivo de revelar a pessoa de Jesus (Colossenses 2.17).

No Antigo Testamento, conhecemos uma religião que era cheia de rituais. Eles tinham o objetivo de revelar a pessoa de Jesus (Colossenses 2.17). No Antigo Testamento, conhecemos uma religião que era cheia de rituais. Eles tinham o objetivo de revelar a pessoa de Jesus (Colossenses 2.17). No Novo Testamento, o cristianismo surge simples e focado

Leia mais

A Justiça Divina. Como Deus pode perdoar pecados e continuar sendo justo?

A Justiça Divina. Como Deus pode perdoar pecados e continuar sendo justo? A Justiça Divina Como Deus pode perdoar pecados e continuar sendo justo? Introdução Você já parou para pensar na natureza de Deus? Deus não é um velhinho de cabelos brancos que mora nas nuvens como vemos

Leia mais

Resposta bereana: Quem é o verdadeiro Deus de I João 5:20?

Resposta bereana: Quem é o verdadeiro Deus de I João 5:20? Resposta bereana: Quem é o verdadeiro Deus de I João 5:20? Gostaria de colaborar com um comentário sobre 1 João 5:20, pois muitos que defendem a doutrina da trindade usam-no para confundir a cabeça das

Leia mais

Colossenses: 1: 1-12

Colossenses: 1: 1-12 Colossenses: 1: 1-12 16/setembro/2018 Por que estudar Colossenses? 1. Ela nos motiva a crer na suficiência da pessoa e obra de Jesus Cristo. Ele é o preeminente, o único e Todo- Suficiente Salvador. 2.

Leia mais

HUMANIDADE SEM PECADO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO. G. H. Hayhoe

HUMANIDADE SEM PECADO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO. G. H. Hayhoe A HUMANIDADE SEM PECADO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO G. H. Hayhoe Tradução Mario Persona * * * * * COMENTÁRIOS SOBRE A HUMANIDADE SEM PECADO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO "Porque nele habita corporalmente

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ. CONPLEI Conselho Nacional de Pastores e Líderes Evangélicos Indígenas

DECLARAÇÃO DE FÉ. CONPLEI Conselho Nacional de Pastores e Líderes Evangélicos Indígenas DECLARAÇÃO DE FÉ CONPLEI Conselho Nacional de Pastores e Líderes Evangélicos Indígenas DAI-AMTB Departamento de Assuntos Indígenas, Associação de Missões Transculturais Brasileiras Campo Grande, MS: 2016

Leia mais

No velho testamento as realizações de Deus e do Espírito são usadas frequentemente de forma intercambiável.

No velho testamento as realizações de Deus e do Espírito são usadas frequentemente de forma intercambiável. A divindade do Espírito Santo vivendopelapalavra.com Por: Helio Clemente O Espírito Santo é representado na Escritura como possuindo a autoridade e os atributos divinos, os Pais da Igreja nunca apresentaram

Leia mais