DOUTRINA BATISTA LIVRE. Lição Cinco: O Que Cremos Sobre a Obra Redentora de Cristo

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DOUTRINA BATISTA LIVRE. Lição Cinco: O Que Cremos Sobre a Obra Redentora de Cristo"

Transcrição

1 DOUTRINA BATISTA LIVRE Robert E. Picirilli 1 Lição Cinco: O Que Cremos Sobre a Obra Redentora de Cristo CAPÍTULO VI: A EXPIAÇÃO E A MEDIAÇÃO DE CRISTO 1. A Expiação. Visto que o pecado não pode ser perdoado sem sacrifício e que o sangue de animais jamais poderia lavar o pecado, Cristo deu-se como sacrifício pelos pecados do mundo e, assim, tornou a salvação possível para todos os homens. Ele morreu por nós, sofrendo em nosso lugar, para tornar conhecida a retidão de Deus, a fim de que pudesse Deus ser justo ao justificar os pecadores que depositam sua confiança em Seu Filho. Através da redenção efetuada por Cristo, a salvação é realmente desfrutada neste mundo e será desfrutada no vindouro por todos quantos, nesta vida, não recusam obediência aos conhecidos requisitos de Deus. A expiação pelo pecado foi uma necessidade. Pois a obediência presente e futura não pode apagar nossos pecados passados, como também a obediência passada não pode remover a culpa de pecados presentes e futuros. Se Deus perdoasse os pecados dos homens sem levar em consideração a violação de Sua lei, seguir-se-ia que a transgressão poderia ser cometida impunemente; o governo seria ab-rogado e a obrigação de obediência a Deus seria, com efeito, removida. 2. Mediação de Cristo. Nosso Senhor não só morreu pelos nossos pecados, mas também ressuscitou para nossa justificação e ascendeu ao céu, onde, como o único Mediador entre Deus e o homem, intercede por nós até à Sua volta. 3. Cremos que todas as crianças que morrem antes de terem discernimento entre o bem e o mal, não tendo realmente transgredido contra a lei de Deus em si mesmas, estão sujeitas apenas à primeira morte, que foi imposta devido à queda 1 Autor: Robert E. Picirilli (PhD) é professor emérito de Welch College (anteriormente Free Will Baptist Bible College), autor de Discipleship: The Expression of Saving Faith (Discipulado: A Expressão da Fé Salvadora),Randall House, 2013; Grace, Faith & Free Will: Contrasting Views of Salvation Calvinism and Arminianism (Graça, Fé e o Livre Arbítrio: Visões Contrastantes da Salvação Calvinismo e Arminianismo), Randall House, 2002), Teacher, Leader, Shepherd: The New Testament Pastor (Professor, Líder e Pastor: o Pastor do Novo Testamento, Randall House, 2007) e Paul, the Apostle (Paulo, o Apóstolo, Moody, 1986). Tradutor: Pastor Kenneth Eagleton, Jr.

2 2 do primeiro Adão, o que significa que qualquer delas, morrendo nesse estado, não sofrerá o castigo do inferno, pois das tais é o Reino de Deus. Como mencionei na lição anterior, teólogos cristãos geralmente dividem a doutrina de Cristo em duas partes: Sua pessoa e Sua obra. Aquela lição tratou de Sua pessoa: quem Ele é. Esta lição, baseada no capítulo 6 do Manual, tratará da doutrina da obra redentora de Cristo: o que Ele fez para providenciar salvação. Quando chegamos a este ponto, nos encontramos no âmago da teologia da redenção, porque nossa redenção é baseada na obra de expiação e reconciliação de Cristo. I. A Natureza da Expiação A questão mais importante, quando se se trata da morte expiatória de Cristo, é conhecer o seu significado. O que Jesus realizou com Sua crucificação? A. Existem vários pontos de vista inadequados com relação ao significado da morte de Cristo na cruz. Estes incluem: 1. A morte de Jesus foi um martírio. Ele morreu principalmente porque outras pessoas rejeitaram seus ensinamentos e o crucificaram para destruir Sua pessoa e influência. 2. A morte de Jesus serviu de influência moral sobre os outros, inspirando-os pelo seu exemplo de auto sacrifício a fazer o que é certo, a qualquer preço. 3. Jesus morreu para demonstrar o amor de Deus. Sua morte mostrou o quanto Deus se importa com o mundo. 4. Jesus morreu como exemplo de devoção a Deus ou a uma causa justa. Ao dar Sua vida por uma causa nobre, Ele serviu de exemplo a outros para que estes façam o mesmo. 5. A morte de Jesus foi principalmente uma vitória contra as forças do mal, demonstrado pela Sua ressurreição. Durante Sua vida e enquanto ensinava, estava em luta contra a influência de Satanás, porém, no final, foi vitorioso.

3 3 6. A morte de Jesus serviu para proteger e preservar o governo divino. Isto é conhecido como o ponto de vista governamental da expiação e precisa ser vista com mais atenção, pois alguns teólogos arminianos aceitam esta posição como sendo o sentido correto da expiação de Cristo. Mais adiante voltaremos a tratálo em mais detalhes. B. Termos bíblicos usados para indicar o entendimento correto do significado da morte de Cristo. Através do Novo Testamento a expiação é representada de várias formas. Três delas parecem ser as mais importantes e úteis para entender o que foi realizado com a morte e ressurreição de Cristo. 1. A morte de Jesus foi um resgate ou uma redenção. Estas duas palavras usadas frequentemente no Novo Testamento refletem a mesma ideia básica, isso é, o pagamento de um preço para conseguir liberdade. A ideia é de que a humanidade estava em escravidão ao pecado e o preço da liberdade desta escravidão e da penalidade requerida era que a penalidade fosse paga. Jesus, como o homem-deus com humanidade perfeita, pagou a penalidade em nosso lugar. Veja Mateus 20:28; 1 Timóteo 2:6; Romanos 3:24 e Apocalipse 5:9. Nota: As referência neo-testamentárias ao sangue de Jesus indicam o derramamento de Seu sangue, portanto, a Sua morte como sacrifício a Deus como expiação pelos nossos pecados. 2. A morte de Jesus como propiciação. A ideia principal é o apaziguamento da justiça de Deus contra a humanidade devido ao seu pecado. A única maneira em que a ira santa de Deus poderia ser satisfeita seria a execução da punição. Jesus levou sobre si a ira de Deus pelos nossos pecados, no que muitas vezes é conhecido como o clamor de abandono na cruz (Marcos 15:34). 3. A morte de Jesus trouxe reconciliação. O relacionamento entre Deus e a humanidade estava quebrado devido ao pecado do homem e Jesus os reconciliou. A palavra reconciliação significa que passamos a ser um. Romanos 5:10-11 ensina claramente sobre a reconciliação. Jesus curou a brecha que existia entre Deus e o homem.

4 4 C. Algumas verdades chaves sobre a natureza da morte de Cristo. 1. Sua morte foi sacrificial e isto envolve todo o Antigo Testamento. Repare na frase no Manual: Cristo deu-se como sacrifício. Isto é porque sua morte era uma expiação oferecida a Deus pelo pecado, como explicado acima, e devido ao sentido da palavra expiação no Antigo Testamento ser de uma cobertura pelo pecado. É por este motivo que é equivocado traduzir a palavra sangue no Novo Testamento simplesmente como morte (como fazem algumas traduções contemporâneas no inglês). Com todo o pano de fundo bíblico do derramamento de sangue de um animal sacrificial, o sangue de Jesus representa não tão somente morte, mas uma morte sacrificial expiatória. 2. Sua morte foi substitutiva. Ele morreu em nosso lugar. Ele não morreu pelos Seus próprios pecados, mas pelos nossos. Ele morreu em nosso lugar. Como diz o Manual: Ele morreu por nós, sofrendo em nosso lugar. O termo doutrinário tradicional para isto é morte vicário. Um vigário é alguém que toma o lugar de outro. 3. Sua morte serviu de satisfação. Isto significa que ao morrer por nós, Jesus satisfez a ira de Deus por ter pagado por completo a divida pelos nossos pecados ou satisfeito a violação de Sua lei. É por isto que Romanos 3:26 pode falar de Deus como justo e também justificador daquele que tem fé em Jesus. Se Ele tivesse perdoado as pessoas sem a Sua justiça ser satisfeita, Ele não seria justo. Porém, como a penalidade foi paga pelo substituto, Ele pode justificar o pecador e ainda satisfazer Suas exigências justas. Aqui entra uma das diferenças entre arminianos. Alguns sustentam, como vimos acima, o ponto de vista governamental do significado da expiação. Creem que Deus poderia perdoar pecados sem pagar a penalidade e que Jesus morreu para mostrar que o governo de Deus não estava sendo ab-rogado ao fazê-lo. Para aqueles que sustentam esta posição, Jesus morreu devido ao nosso pecado para sustentar o governo de Deus; porém não tomou realmente sobre si a culpa e a punição de nossos pecados como substituto por nós. Os batistas livres creem, no entanto, no ponto de vista da expiação que é conhecido como satisfação penal. Isto significa que Jesus tomou o nosso lugar e suportou a plena ira de um Deus santo como penalidade pelos nossos pecados. Para aqueles que colocam sua fé na obra salvífica de Cristo, Deus não somente permitiu que seus pecados fossem dispensados, mas Ele mesmo, na pessoa de Seu próprio Filho, pagou a penalidade por eles. Veja 2 Coríntios 5:21 e Gálatas 3:13.

5 5 II. A Extensão da Expiação Enquanto a maioria dos cristãos que creem na Bíblia concorda com o que foi dito acima com relação à natureza da expiação, a extensão da expiação é uma das diferenças chaves entre calvinistas e arminianos. O calvinismo ensina a expiação limitada, insistindo que Jesus morreu para providenciar a redenção apenas para os que Deus escolheu salvar ( os eleitos ) antes da criação do mundo. Arminianos, no entanto, e aqui se incluem os batistas livres, creem na expiação universal ou ilimitada, também chamada de expiação geral. Isto significa que Jesus morreu para providenciar salvação para todos. O Manual diz que Cristo deu-se como sacrifício pelos pecados do mundo e, assim, tornou a salvação possível para todos os homens. Isto é parte do que significa crer em livre arbítrio: como a morte redentora de Jesus providenciou a salvação de todos, todos podem livremente escolher aceitar ou rejeitar a Cristo e a salvação. Esta é uma parte importante de nossa doutrina que nos distingue de outros grupos de cristãos. Portanto, vou tomar um pouco mais de espaço explicando mais detalhadamente alguns pontos. Não vou entrar aqui nos argumentos calvinistas a favor de uma expiação limitada, mas demonstrarei algumas das razões pelas quais cremos que Cristo morreu por todos. A. Razões bíblicas para se crer na expiação universal. 1. A Bíblia afirma que Deus deseja a salvação de todos e uma expiação limitada não se alinharia com este desejo. 2 Pedro 3:9 diz que Deus não deseja que qualquer pessoa pereça, mas que chegue ao arrependimento. 1 Timóteo 2:4 apresenta Deus como querendo que todos sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade. 2. A Bíblia afirma que Jesus morreu por todos. Entre muitos textos, 1 João 2:2 diz que Cristo é a propiciação pelos nossos pecados e não somente pelos nossos próprios, mas ainda pelos do mundo inteiro. 1 Timóteo 2:6 diz que Ele se deu como resgate por todos. Hebreus 2:9 afirma que Jesus provou a morte por todo homem. João 3:16-18 relata que Deus amou o mundo de tal maneira que deu Seu Filho. 2 Coríntios 5:14 afirma que Jesus morreu por todos.

6 6 3. A Bíblia indica que Cristo morreu por alguns que irão perecer. 1 Coríntios 8:11 e Romanos 14:15 se referem à possibilidade de que alguém por quem Cristo morreu possa perecer. 2 Pedro 2:1 menciona falsos mestres que negam o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição. 4. A Bíblia oferece salvação a todos e ordena que o evangelho seja pregado a todos. Apocalipse 22:17 convida: quem quiser receba de graça a água da vida. Marcos 16:15 ordena: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Romanos 10:13 afirma que: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. 5. A Bíblia culpa o próprio homem pela sua condição de perdido por ter rejeitado a Cristo. Isto seria ilógico se Cristo não tivesse providenciado a expiação por eles. Romanos 10:3 indica que a culpa de alguns é por não terem se submetido à justiça de Deus. 2 Tessalonicenses 1:8 promete a vingança de Deus sobre os que não obedecem ao evangelho de Jesus. João 3:18 deixa claro que uma pessoa é condenada por não crer no Filho de Deus. 6. A Bíblia indica que a provisão da expiação é tão ampla quanto à necessidade por ela, isto é, a extensão do pecado. O pecado é universal, portanto, a necessidade de expiação também o é. Romanos 3:22-25 deve ser cuidadosamente analisada. Sua lógica é precisa: (1) não há distinção, (2) pois todos pecaram, (3) sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus, a quem Deus propôs, no seu sangue, como propiciação, mediante a fé. O significado parece muito claro: o fato de não existir distinção se baseia no fato universal de que todos pecaram e baseado nisto, Deus providenciou a justificação. No início da lição mencionei três conceitos chaves para se entender o significado da morte de Cristo como redentora. É interessante notar que todos os três aparecem em contextos universais. (1) Em 1 Timóteo 2:6 lemos que Jesus se deu como resgate por todos. (2) Em 1 João 2:2 se diz que Jesus é a propiciação pelos nossos pecados, porém não somente pelos nossos, mas pelos pecados do mundo inteiro. (3) Em 2 Coríntios 5:19 Paulo diz que Deus estava em Cristo, reconciliando consigo o mundo.

7 7 B. Expiação universal não significa salvação universal. A salvação foi providenciada para todos na morte expiatória de Cristo, mas é aplicada somente aos que creem. Jesus não morreu com o propósito ou a intenção de salvar todos, senão, todos seriam salvos (já que os propósitos finais de Deus são sempre cumpridos). Porém ele morreu para providenciar uma expiação que é suficiente para e disponível a todos. Os calvinistas gostam de dizer que há passagens no Novo Testamento que falam da obra redentora de Cristo como tendo realmente realizado a salvação daqueles para quem Ele morreu e não simplesmente providenciado por esta salvação. É verdade que algumas passagens parecem ensinar isto. Por exemplo, em 2 Coríntios 5:19 (citado acima) o significado parece ser de que Jesus realmente reconciliou aqueles por quem ele morreu, não apenas que tenha tornado a reconciliação possível. A resposta para todos os textos como este é que falam com antecipação do que é realizado somente depois que as condições são preenchidas. Se eu disser que o diagnóstico do médico salvou a minha vida, eu estaria falando desta forma. Na realidade, foi o remédio que tomei que salvou minha vida. Da mesma forma, a morte de Jesus verdadeiramente salva somente aqueles cujos benefícios foram aplicados pela fé. Portanto, o intuito da expiação foi providenciar para todos e salvar todos que pela fé creem. III. A Exaltação e Obra de Mediação de Cristo O segundo parágrafo do capítulo VI do Manual menciona brevemente a obra de Cristo que seguiu Sua morte na cruz. Teólogos cristãos geralmente dividem a história da obra de Cristo em duas partes: humilhação e exaltação. Nesta classificação, a humilhação inclui Sua encarnação, vida terrena e morte (Fp. 2:5-8). A exaltação começa neste ponto, iniciando-se com a ressurreição seguida pela Sua ascensão em glória onde se assenta como mediador para interceder a favor daqueles que se achegam a Ele em fé. Nesta lição vamos estudar Sua exaltação, sendo também parte da obra de mediação de Cristo. Este paragrafo menciona apenas três aspectos.

8 8 A. A ressurreição. A ressurreição é mencionada em apenas uma frase curta no Manual: ressuscitou para nossa justificação (Rm. 4:25). Porém, a ressurreição é tão importante à obra redentora de Cristo quanto Sua morte na cruz. Não se deve separar os dois acontecimentos. 1. Existem pontos de vista equivocados sobre o que aconteceu. Alguns dizem que a ideia de uma ressurreição é simplesmente uma maneira de afirmar a Sua contínua influência e presença espiritual. Outros dizem que Ele não morreu de verdade, mas desmaiou e recobrou consciência no frescor da tumba. Outros ainda dizem que a estória é uma lenda que simboliza uma verdade. 2. Porém, para nós, que levamos a Bíblia a sério, a ressurreição é um fato. Há confirmação disto nas Escrituras em todos os quarto relatos dos evangelhos. Ela é a base de toda a fé crista. 1 Coríntios 15:17 afirma que se Cristo não ressuscitou dos mortos, nossa fé é vã. 3. Há muitas consequências maravilhosas da ressurreição. As principais são: a. É evidência da divindade de Cristo (Rm. 1:4; Atos 2:32-36). b. É a garantia de nossa própria ressurreição (1 Co. 15:20; Atos 2:24). c. É prova do julgamento vindouro (Atos 10:42; 17:31). d. É a garantia de nossa justificação (Rm. 4:25), com indica o Manual. Ela assegura a aceitação do propósito de justificação do sacrifício de Cristo. B. A ascensão. A ascensão também é mencionada apenas brevemente. 1. É importante afirmar que Jesus subiu corporalmente, como foi testemunhado pelos que observavam (Atos 1:9). Enquanto olhavam, ele subiu e desapareceu nas nuvens. Foram informados pelo anjo que Ele voltará da mesma forma em que o viram subir, sendo assim, a ascensão é real e corporal, como o será o Seu retorno. Ambas (ressurreição e ascensão) fazem parte de Sua glorificação. 2. A ascensão de Cristo aos céus tem pelo menos dois significados. Primeiramente, Ele foi glorificado ao assento que tem de direito à destra de Deus (Ef. 1:20-21).

9 9 Em segundo lugar, a ascensão marcou o início de sua função de sacerdote como intercessor à destra de Deus (Hb. 4:14). Isto nos leva ao próximo aspecto de sua obra mediadora. C. A intercessão. 1. A função sacerdotal de Cristo como mediador-intercessor é baseada na ressurreição e ascensão. 2. A obra desta função sacerdotal é apresentada de diferentes maneiras no Novo Testamento. a. Ele adentrou o santo dos santos com Seu próprio sangue (Hb. 9:24). Foi uma obra única, realizada uma vez por todas. Consequentemente, Seu sangue não é continuamente oferecido em missas semanais, como querem os católicos romanos. b. Ele está judicialmente respondendo as acusações de Satanás contra aqueles que pertencem a Deus (Rm. 8:33-34). c. Ele santifica o que oferecemos a Deus (1 Pe. 2:5). d. Ele nos sustenta e ajuda na tentação (Hb. 4:15). e. Ele nos representa como advogado a favor do perdão de nossos pecados (1 Jo. 2:1). IV. A Salvação dos que Morrem na Infância Talvez alguém pergunte por que o terceiro parágrafo deste capítulo trata deste assunto. A resposta é que a salvação dos que morrem na infância é resultado da morte redentora de Cristo. O propósito deste parágrafo é indicar nossa posição relativa à salvação dos que morrem antes de atingir a idade de responsabilidade ou de quaisquer outros que talvez nunca atinjam um entendimento mental ou moral suficiente para serem pessoalmente responsabilizados tanto pelo pecado como pela resposta ao evangelho. Talvez a melhor maneira de lidar com este assunto seja de responder a duas perguntas básicas.

10 10 Pergunta: Todos os que morrem na infância são salvos? Alguns calvinistas parecem crer que não, apenas seriam salvos os bebês eleitos. No entanto, muitos não confessam esta posição. De qualquer forma, nossa doutrina é de que todos que morrem na infância são salvos. Pergunta: Como são salvos? A resposta é que são salvos pelo cancelamento da culpa pelo pecado original da raça humana em virtude da morte de Cristo. Como tratado em lição anterior sobre os efeitos da queda, a expiação serviu para pagar a penalidade pelo pecado original da raça humana inteira. Esta é mais uma indicação da eficácia universal da morte de Cristo. Concluindo esta lição, a doutrina da obra de Cristo serve para distinguir os batistas livres de vários outros grupos. 1. Ela nos distingue dos cristãos liberais que creem que a morte de Cristo foi a de um mártir, manifestando principalmente o amor de Deus. Estes não ensinam que a morte de Cristo foi sacrificial, substitutivo, necessário para satisfazer a ira de Deus e para pagar a penalidade pelo pecado. 2. Ela nos distingue de alguns arminianos que creem na visão governamental da expiação. O arminiano original, o próprio Armínio, ensinou a visão da satisfação penal da expiação, como nós o fazemos. 3. Ela nos distingue dos calvinistas que creem que Jesus morreu unicamente pelos eleitos e que não há provisão para os outros. Nossa doutrina é que Ele morreu por todos.

DOUTRINA BATISTA LIVRE

DOUTRINA BATISTA LIVRE DOUTRINA BATISTA LIVRE Robert E. Picirilli 1 Lição Quatro: O Que Cremos Sobre a Pessoa de Cristo CAPÍTULO V: CRISTO SEÇÃO I: Sua Divindade Jesus Cristo, o Filho de Deus, possui todas as divinas perfeições.

Leia mais

NO PERDÃO DOS PECADOS

NO PERDÃO DOS PECADOS CREMOS IEADEM NO PERDÃO DOS PECADOS, NA SALVAÇÃO PRESENTE E PERFEITA E NA ETERNA JUSTIFICAÇÃO DA ALMA RECEBIDOS GRATUITAMENTE DE DEUS PELA FÉ NO SACRIFÍCIO EFETUADO POR JESUS CRISTO EM NOSSO FAVOR (AT

Leia mais

HAMARTIOLOGIA: DOUTRINA DO PECADO

HAMARTIOLOGIA: DOUTRINA DO PECADO HAMARTIOLOGIA: DOUTRINA DO PECADO I - A ORIGEM DO PECADO 1. Em relação a Deus. Em Seu plano permitiu que suas criaturas (anjos e homens) tivessem a liberdade (livre arbítrio) de viver em amor e obediência

Leia mais

Necessidade da Expiação

Necessidade da Expiação Introdução à 22/08/2011 A doutrina de Cristo segundo as escrituras Necessidade da Expiação O que as escrituras afirmam sobre a morte de Cristo? 1.Em função de sua santidade e retidão Deus deve punir o

Leia mais

DOUTRINA BATISTA LIVRE. Lição Doze: O que Cremos Sobre a Escatologia

DOUTRINA BATISTA LIVRE. Lição Doze: O que Cremos Sobre a Escatologia DOUTRINA BATISTA LIVRE Robert E. Picirilli 1 Lição Doze: O que Cremos Sobre a Escatologia Nesta última lição de nosso estudo, mudamos de eclesiologia (a doutrina da igreja) para escatologia, a doutrina

Leia mais

plena e na justificação pela fé no sacrifício efetuado por Jesus Cristo em nosso favor (At.10:43; Rm.10:13; 3:24-26; Hb.7:25; 5:9).

plena e na justificação pela fé no sacrifício efetuado por Jesus Cristo em nosso favor (At.10:43; Rm.10:13; 3:24-26; Hb.7:25; 5:9). ( ) O 6. Na necessidade absoluta do novo nascimento pela graça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo e pelo poder atuante do Espírito Santo e da Palavra de Deus para tornar o homem aceito no Reino dos

Leia mais

Antropologia Bíblica o Ser Humano segundo a Palavra de Deus. Aula 4 A Nova Humanidade em Cristo

Antropologia Bíblica o Ser Humano segundo a Palavra de Deus. Aula 4 A Nova Humanidade em Cristo Antropologia Bíblica o Ser Humano segundo a Palavra de Deus Aula 4 A Nova Humanidade em Cristo Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem, 6 o qual a si mesmo

Leia mais

Edições. Biblioteca VIDA NOVA de Recursos Pedagógicos para Teologia Sistemática, de Wayne Grudem

Edições. Biblioteca VIDA NOVA de Recursos Pedagógicos para Teologia Sistemática, de Wayne Grudem Biblioteca VIDA NOVA de Recursos Pedagógicos para Teologia Sistemática, de Wayne Grudem Estrutura da Obra Parte I II III IV V VI VII Conteúdo Introdução A Doutrina da Palavra De Deus A Doutrina de Deus

Leia mais

O amor O faz diferente!

O amor O faz diferente! O amor O faz diferente! Quem eu deveria ser? Que as escrituras apresentam o homem como criatura de Deus Criado diretamente por Deus Colocado em posição exaltada Que o homem foi feito a imagem e semelhança

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ. CONPLEI Conselho Nacional de Pastores e Líderes Evangélicos Indígenas

DECLARAÇÃO DE FÉ. CONPLEI Conselho Nacional de Pastores e Líderes Evangélicos Indígenas DECLARAÇÃO DE FÉ CONPLEI Conselho Nacional de Pastores e Líderes Evangélicos Indígenas DAI-AMTB Departamento de Assuntos Indígenas, Associação de Missões Transculturais Brasileiras Campo Grande, MS: 2016

Leia mais

Slide 2

Slide 2 O Um dos pontos mais polêmicos da doutrina cristã: a questão da liberdade do homem e da soberania do Senhor ante o plano divino para a salvação. O Este tema é um dos que mais dividem os estudiosos das

Leia mais

O Plano de Deus para Salvação, 1ª Parte. amor de Deus

O Plano de Deus para Salvação, 1ª Parte. amor de Deus A ESSÊNCIA DE TUDO, Nº5 O Plano de Deus para Salvação, 1ª Parte amor de Deus O ensinamento central do Novo Testamento pode ser encontrado em um dos versículos mais lindos das Escrituras: Porque Deus amou

Leia mais

Misael Nascimento e Ivonete Porto ELEIÇÃO REDENÇÃO

Misael Nascimento e Ivonete Porto ELEIÇÃO REDENÇÃO Misael Nascimento e Ivonete Porto ELEIÇÃO REDENÇÃO Misael Nascimento e Ivonete Porto Aula 08. Cristo é ELEIÇÃO REDENÇÃO sacrifício e mediador O Cordeiro que sofreu traído pelos seus Ele carregou por mim

Leia mais

O QUE É A LEI? PARA QUE SERVE A LEI? A lei é a Toráh (especialmente o Pentateuco e, por extensão, todo o Antigo Testamento).

O QUE É A LEI? PARA QUE SERVE A LEI? A lei é a Toráh (especialmente o Pentateuco e, por extensão, todo o Antigo Testamento). Lição 4 para 28 de outubro de 2017 Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz, aos que estão debaixo da lei o diz, para que toda a boca esteja fechada e todo o mundo seja condenável diante de Deus. Por

Leia mais

Lição 6 para 11 de novembro de 2017

Lição 6 para 11 de novembro de 2017 Lição 6 para 11 de novembro de 2017 No capítulo 5 da epístola aos romanos, Paulo se dirige à origem do maior problema do homem (o pecado) e sua solução. Como se introduziu o pecado no mundo? Que solução

Leia mais

Deus, o autor da salvação. O amor do Pai. O amor de Cristo. O amor do Espírito Santo. A segurança da salvação. Proclamando a mensagem de salvação.

Deus, o autor da salvação. O amor do Pai. O amor de Cristo. O amor do Espírito Santo. A segurança da salvação. Proclamando a mensagem de salvação. Lição 4 para 28 de abril de 2018 E vi outro anjo voar pelo meio do céu, e tinha o evangelho eterno, para o proclamar aos que habitam sobre a terra, e a toda a nação, e tribo, e língua, e povo (Apocalipse

Leia mais

Título: NOSSO SENHOR JESUS CRISTO Autor: H. E. HAYHOE. Literaturas em formato digital:

Título: NOSSO SENHOR JESUS CRISTO Autor: H. E. HAYHOE. Literaturas em formato digital: Título: NOSSO SENHOR JESUS CRISTO Autor: H. E. HAYHOE Literaturas em formato digital: www.acervodigitalcristao.com.br Literaturas em formato Impresso: www.verdadesvivas.com.br Evangelho em 03 Minutos:

Leia mais

Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo 1

Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo 1 Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo 1 Confissão de Fé I. Das Escrituras Cremos que a Bíblia Sagrada é a Palavra de Deus, a verdade dada aos homens. Não foi escrita por vontade humana, mas inspirada por

Leia mais

Os 5 Pontos do Calvinismo. Aula 13/07/2014 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira

Os 5 Pontos do Calvinismo. Aula 13/07/2014 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Os 5 Pontos do Calvinismo Aula 13/07/2014 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Origem Foi uma reação de discípulos de João Calvino (1509-1564) a um protesto dos seguidores de James Arminus (Jacob Hermann

Leia mais

Ensino de Doutrinas. São as verdades fundamentais da Bíblia apresentadas de forma sistemática. Crenças bem definidas produzem convicções bem definidas

Ensino de Doutrinas. São as verdades fundamentais da Bíblia apresentadas de forma sistemática. Crenças bem definidas produzem convicções bem definidas Ensino de Doutrinas Doutrina é o que você acredita sobre uma verdade, um assunto ou um fato. Para o cristão, doutrina é o que acreditamos ser verdade concernente ao que é ensinado na Bíblia, sobre a qual

Leia mais

Por onde andou Jesus? (Enquanto esteve morto) 13/05/16 3

Por onde andou Jesus? (Enquanto esteve morto) 13/05/16 3 VASOS DE OURO Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém. 2 Pe. 3:18 CRISTOLOGIA 13/05/16 2 Por

Leia mais

Slide 2

Slide 2 ( ) 3. No Senhor Jesus Cristo, o Filho Unigênito de Deus, plenamente Deus, plenamente Homem, na concepção e no Seu nascimento virginal, em Sua morte vicária e expiatória, em Sua ressurreição corporal dentre

Leia mais

Conhecer Deus Pessoalmente

Conhecer Deus Pessoalmente 1 2 Conhecer Deus Pessoalmente Introdução Conhecer Jesus.. p. 4 Lição 1 Conhecer a Salvação p. 12 Lição 2 Conhecer a Comunhão.. p. 17 Lição 3 Conhecer o Espírito Santo. p. 22 Lição 4 Conhecer o Crescimento.

Leia mais

2ª LIÇÃO - A PONTE DA ETERNIDADE

2ª LIÇÃO - A PONTE DA ETERNIDADE 0 2ª LIÇÃO - A PONTE DA ETERNIDADE por Apóstola Valnice Milhomens JUÍZO ANALISANDO A IMAGEM ACIMA Aqui estão duas montanhas separadas por um grande abismo. Ninguém pode passar para o outro lado. No lado

Leia mais

Por C. H. Spurgeon.

Por C. H. Spurgeon. CRISTO MORREU POR TODOS OS HOMENS DA TERRA? Assim como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos Mateus 20:28. Por C. H. Spurgeon. www.santoevangelho.com.br

Leia mais

A Doutrina Reformada chamada de Calvinismo

A Doutrina Reformada chamada de Calvinismo A Doutrina Reformada chamada de Calvinismo I. O que é Calvinismo? É uma forma de ensinar a Bíblia, popularizada por João Calvino, o grande Reformador Protestante. Calvino tomou-a de Agostinho, e este tomou-a

Leia mais

O Plano de Deus para Salvação, 2ª Parte

O Plano de Deus para Salvação, 2ª Parte A ESSÊNCIA DE TUDO, Nº6 O Plano de Deus para Salvação, 2ª Parte Em A Essência de Tudo, Nº5: O Plano de Deus para Salvação, 1ª Parte, vimos quatro conceitos que ilustram como funciona o plano de Deus para

Leia mais

O amor O faz diferente!

O amor O faz diferente! O amor O faz diferente! O amor de Deus é apresentado em Cristo! Você tem opções REJEITAR DECIDIR PENSAR MAIS UM POUCO ACEITAR Conseqüencias Sou aceito como filho de Deus Sou liberto por Deus Sou santificado

Leia mais

FATO 1 - Deus Santo, Justo, Puro, Auto-existente. FATO 2 - Deus decidiu revelar sua glória através da sua criação. FATO 3 - O homem é o representante

FATO 1 - Deus Santo, Justo, Puro, Auto-existente. FATO 2 - Deus decidiu revelar sua glória através da sua criação. FATO 3 - O homem é o representante FATO 1 - Deus Santo, Justo, Puro, Auto-existente. FATO 2 - Deus decidiu revelar sua glória através da sua criação. FATO 3 - O homem é o representante visível da soberania de Deus. Defruta de plena comunhão

Leia mais

1 Coríntios 15,4: E, se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa pregação, e vã, a vossa fé.

1 Coríntios 15,4: E, se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa pregação, e vã, a vossa fé. BREVE CATECISMO DE WESTMINSTER PERGUNTA 30 PERGUNTA 30: Como nos aplica o Espírito a redenção adquirida por Cristo? Resposta: O Espírito aplica-nos a redenção adquirida por Cristo pelo chamado eficaz,

Leia mais

Formando líderes de excelência.

Formando líderes de excelência. Formando líderes de excelência Estação Vermelha Escola de Líderes Aula I A NOVA vida em CRISTO A NOVA vida em CRISTO A NOVA vida em CRISTO A NOVA vida em CRISTO Estamos vivendo a Estação da Salvação.

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP CAPÍTULO 10 o Nisso cremos Nossa declaração de fé é esta: Professamos e ensinamos que a salvação é o livramento

Leia mais

Muitas coisas podem ser compradas com dinheiro, por exemplo, podemos comprar roupas, comida, ingressos, carros etc.

Muitas coisas podem ser compradas com dinheiro, por exemplo, podemos comprar roupas, comida, ingressos, carros etc. Muitas coisas podem ser compradas com dinheiro, por exemplo, podemos comprar roupas, comida, ingressos, carros etc. Mas o dinheiro nunca poderá comprar a verdadeira felicidade e paz. Além do mais, existe

Leia mais

Devocional. Céus Abertos Pastor Carlito Paes

Devocional. Céus Abertos Pastor Carlito Paes SALVAÇÃO 2 Devocional Céus Abertos Pastor Carlito Paes 3 ROTEIRO Salvação Parte 1 Introdução O problema: A necessidade de salvação A providência: A solução para o pecado Três aspectos da salvação Salvação

Leia mais

Primeira Igreja Presbiteriana de Vitória. Reunião com Professores da Escola Dominical 10 de outubro de 2014

Primeira Igreja Presbiteriana de Vitória. Reunião com Professores da Escola Dominical 10 de outubro de 2014 Primeira Igreja Presbiteriana de Vitória Reunião com Professores da Escola Dominical 10 de outubro de 2014 Compromissos IPBVIT 1- Compromisso com as Escrituras e os Símbolos de Fé; 2- Compromisso com a

Leia mais

SUMÁRIO INTRODUÇÃO. A revelação A. A revelação em geral B. A revelação geral C. A revelação especial... 30

SUMÁRIO INTRODUÇÃO. A revelação A. A revelação em geral B. A revelação geral C. A revelação especial... 30 SUMÁRIO Prefácio do autor... 13 Prefácio da 1ª edição em português... 15 INTRODUÇÃO Religião A. Religião fenômeno universal... 19 B. A natureza essencial da religião... 19 C. A sede da religião... 21 D.

Leia mais

Slide 2

Slide 2 ( ) 5. Na pecaminosidade do homem, que o destituiu da glória de Deus e que somente o arrependimento e a fé na obra expiatória e redentora de Jesus Cristo podem restaurá-lo a Deus (Rm;3:23; At.3:19). www.portalebd.org.br

Leia mais

E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É me dado todo o poder no céu e na terra.

E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É me dado todo o poder no céu e na terra. Casas Abertas Estudos Diversos Batismo O batismo cristão é uma de duas ordenanças que Jesus instituiu para a igreja: E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É me dado todo o poder no céu e na terra.

Leia mais

Cristologia SEFO Igreja Evangélica Assembleia de Deus Ministério Madureira Campo de Mogi das Cruzes

Cristologia SEFO Igreja Evangélica Assembleia de Deus Ministério Madureira Campo de Mogi das Cruzes Cristologia SEFO 2013 Por Fábio 4ª Codo Aula Igreja Evangélica Assembleia de Deus Ministério Madureira Campo de Mogi das Cruzes E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação

Leia mais

bíblico, em que estudaremos a Carta aos Hebreus.

bíblico, em que estudaremos a Carta aos Hebreus. ODamos início ao um trimestre bíblico, em que estudaremos a Carta aos Hebreus. OO tema da Carta aos Hebreus é Jesus Cristo é melhor. www.portalebd.org.br Slide 2 O A superioridade de Cristo aos anjos tem

Leia mais

A PROVISÃO DO EVANGELHO

A PROVISÃO DO EVANGELHO A PROVISÃO DO EVANGELHO Stephen Kaung Justificação, Santificação e Redenção. Publicação: 25/02/2012 A provisão do Evangelho é tripla: justificação, santificação e redenção. Há três coisas mencionadas nos

Leia mais

27/02/2017. CUIDADO Algumas pessoas não conseguem entender o que significa fé. O que é fé e por que ela é importante? O QUE AS PESSOAS DIZEM

27/02/2017. CUIDADO Algumas pessoas não conseguem entender o que significa fé. O que é fé e por que ela é importante? O QUE AS PESSOAS DIZEM FÉ: Primeiro você coloca o pé, depois Deus coloca o chão. CUIDADO Algumas pessoas não conseguem entender o que significa fé. O que é fé e por que ela é importante? O QUE AS PESSOAS DIZEM Para muitos, a

Leia mais

SÓ EXISTIRÁ UMA NOVA VINDA DE CRISTO, QUE SERÁ VISÍVEL POR TODA HUMANIDADE

SÓ EXISTIRÁ UMA NOVA VINDA DE CRISTO, QUE SERÁ VISÍVEL POR TODA HUMANIDADE vivendopelapalavra.com Por: Helio Clemente SÓ EXISTIRÁ UMA NOVA VINDA DE CRISTO, QUE SERÁ VISÍVEL POR TODA HUMANIDADE A segunda vinda de Cristo será um evento pessoal e físico, Jesus voltará fisicamente

Leia mais

Deus é justo e justificador. Deus é justo e justificador

Deus é justo e justificador. Deus é justo e justificador Deus é justo e justificador É assente entre alguns teólogos que Deus declara o homem como se fosse justo por meio da fé em Cristo, ou seja, estabeleceram uma ressalva. Para alguns, e dentre eles destacamos

Leia mais

DÚVIDA. A dúvida e seu impacto nas nossas vidas. 3 de 4. Pedro Siena & Eduardo Carvalho

DÚVIDA. A dúvida e seu impacto nas nossas vidas. 3 de 4. Pedro Siena & Eduardo Carvalho DÚVIDA A dúvida e seu impacto nas nossas vidas 3 de 4 Pedro Siena & Eduardo Carvalho Nossos Encontros 1 Dúvida 2 Foco 3 Fundamentos 4 4 Discernimento Ação Ação Discernimento Fundamentos Foco Dúvida Ação

Leia mais

Primeiro Ciclo- Nascer

Primeiro Ciclo- Nascer Primeiro Ciclo- Nascer LIÇÃO 2 Arrependimento e fé Texto Básico: Marcos 1 dizendo: O tempo está cumprido, e é chegado o reino de Deus. Arrependei-vos, e crede no evangelho. Marcos 1.15 O que uma pessoa

Leia mais

O Âmago do Evangelho. A justificação é o âmago do Evangelho?

O Âmago do Evangelho. A justificação é o âmago do Evangelho? O Âmago do Evangelho A justificação é o âmago do Evangelho? Introdução Qual é o centro do Evangelho? Muitos vão dizer que a justificação é a base do Evangelho, pois sem justificação não poderíamos nos

Leia mais

A Justiça Divina. Como Deus pode perdoar pecados e continuar sendo justo?

A Justiça Divina. Como Deus pode perdoar pecados e continuar sendo justo? A Justiça Divina Como Deus pode perdoar pecados e continuar sendo justo? Introdução Você já parou para pensar na natureza de Deus? Deus não é um velhinho de cabelos brancos que mora nas nuvens como vemos

Leia mais

IGREJA EVANGÉLICA BATISTA DE VIRADOURO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO CRISTÃ CURSO PARA BATISMO DOUTRINAS PASTOR JOSÉ ANTÔNIO CORRÊA

IGREJA EVANGÉLICA BATISTA DE VIRADOURO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO CRISTÃ CURSO PARA BATISMO DOUTRINAS PASTOR JOSÉ ANTÔNIO CORRÊA 1 IGREJA EVANGÉLICA BATISTA DE VIRADOURO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO CRISTÃ CURSO PARA BATISMO DOUTRINAS PASTOR JOSÉ ANTÔNIO CORRÊA 2 COMO VOCÊ PODE TORNAR-SE UM CRENTE EM CRISTO Deus o ama e quer que sua

Leia mais

ESTUDO BÍBLICO ALUNO

ESTUDO BÍBLICO ALUNO LIÇÃO 07 PLANO DA SALVAÇÃO ESTUDO BÍBLICO ALUNO A palavra homem em muitas partes da Bíblia tem o significado genérico, inclui a raça humana, homens e mulheres. No livro de I Reis 8:46a, o rei Salomão dizia

Leia mais

Sejam todos bem vindos! Que estejamos sempre em oração para que Deus esteja presente em todo momento durante nossa Aula

Sejam todos bem vindos! Que estejamos sempre em oração para que Deus esteja presente em todo momento durante nossa Aula Sejam todos bem vindos! Que estejamos sempre em oração para que Deus esteja presente em todo momento durante nossa Aula Amizades, dentro e fora da igreja... E aí? Salmos 1:1-3 Bem-aventurado o homem que

Leia mais

KJV King James Bible Study Correspondence Course An Outreach of Highway Evangelistic Ministries 5311 Windridge lane ~ Lockhart, Florida ~ USA

KJV King James Bible Study Correspondence Course An Outreach of Highway Evangelistic Ministries 5311 Windridge lane ~ Lockhart, Florida ~ USA 1 Oferta Lição 10 (volte para as páginas 4, 5 e 6) Qual é o significado da oferta e quais são as minhas responsabilidades nesta área? O assunto da oferta é extremamente controverso na cristandade hoje

Leia mais

A MISERICÓRDIA DE DEUS

A MISERICÓRDIA DE DEUS A MISERICÓRDIA DE DEUS Misericórdia é um sentimento de compaixão (despertado pela desgraça ou pela miséria alheia). A expressão misericórdia tem origem latina, é formada pela junção de miserere (ter compaixão),

Leia mais

A GRAÇA DE DEUS. Romanos 3:24

A GRAÇA DE DEUS. Romanos 3:24 A GRAÇA DE DEUS Romanos 3:24 Em Romanos 3:23, vemos que "TODOS PECARAM E DESTITUÍDOS ESTÃO DA GLÓRIA DE DEUS". Esta não é o tipo de notícia que queremos ouvir. Esta informação deixa todo homem sem a qualificação

Leia mais

Apêndice 2. A Atuação do Homem na Conversão

Apêndice 2. A Atuação do Homem na Conversão 191 Apêndice 2 A Atuação do Homem na Conversão Todos concordam que é necessária uma resposta por parte do homem para que ele receba a graça de Deus. Alguns discordam de que seja necessária uma reposta.

Leia mais

O SENHOR JESUS CRISTO

O SENHOR JESUS CRISTO O SENHOR JESUS CRISTO 1. SUA PREEXISTENCIA E ETERNIDADE A preexistência de Cristo significa Sua existência antes da encarnação. A Escritura o ensina muito claramente. Mas, mais que isso, ela ensina também

Leia mais

1 Tessalonicenses 5.9. Pr. Fernando Fernandes. PIB em Penápolis, 20/02/2011

1 Tessalonicenses 5.9. Pr. Fernando Fernandes. PIB em Penápolis, 20/02/2011 1 Tessalonicenses 5.9 Pr. Fernando Fernandes PIB em Penápolis, 20/02/2011 2 Destino é tudo que é determinado pela providência ou pelas leis naturais, que ainda pode vir a acontecer, no futuro, com o objetivo

Leia mais

A IGREJA BÍBLICA LIÇÃO 5 TERMOS PARA DESIGNAR A IGREJA INTRODUÇÃO

A IGREJA BÍBLICA LIÇÃO 5 TERMOS PARA DESIGNAR A IGREJA INTRODUÇÃO LIÇÃO 5 TERMOS PARA DESIGNAR A IGREJA INTRODUÇÃO Por causa dos muitos erros religiosos que surgiram durante os séculos passados e a grande confusão que existe hoje entre as denominações e doutrinas, é

Leia mais

PROPAGAR O CRISTO RESSURRETO, ASCENDIDO E TODO-INCLUSIVO COMO O DESENVOLVIMENTO DO REINO DE DEUS. Mensagem Um

PROPAGAR O CRISTO RESSURRETO, ASCENDIDO E TODO-INCLUSIVO COMO O DESENVOLVIMENTO DO REINO DE DEUS. Mensagem Um PROPAGAR O CRISTO RESSURRETO, ASCENDIDO E TODO-INCLUSIVO COMO O DESENVOLVIMENTO DO REINO DE DEUS Mensagem Um (Quinta-feira Primeirasessãodamanhã) Propagar o Cristo ressurreto como o Filho primogênito segundo

Leia mais

1. Qual a necessidade de uma aliança?

1. Qual a necessidade de uma aliança? 1 Aliança, segundo Jesus de Nazaré Essência #3 (fim da série) Lc 22:14-20 (14) Quando chegou a hora, Jesus e os seus apóstolos reclinaram- se à mesa. (15) E disse- lhes: "Desejei ansiosamente comer esta

Leia mais

CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE

CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE AULA 6: SOTERIOLOGIA Baseado em Jeremias 9: 24, a Igreja Pentecostal Deus é Amor oferece a você, obreiro, a oportunidade aprofundar seu conhecimento na palavra de Deus

Leia mais

Por que temos que aceitar Jesus em nossas vidas.

Por que temos que aceitar Jesus em nossas vidas. Na criação (Gn 1), Deus criou o homem à sua imagem e semelhança. Quando olhamos para o homem, este deveria nos remeter a Deus, ou seja, quando olhamos para você, deveríamos nos lembrar de Deus, quando

Leia mais

História da Igreja. Prof. Dener I Aula 1 I 19/03/2017

História da Igreja. Prof. Dener I Aula 1 I 19/03/2017 História da Igreja Prof. Dener I Aula 1 I 19/03/2017 1. O que é a Igreja? É um edifício construído com pedras vivas. Também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes

Leia mais

A OBRA DO ESPÍRITO SANTO NA REGENERAÇÃO INTRODUÇÃO

A OBRA DO ESPÍRITO SANTO NA REGENERAÇÃO INTRODUÇÃO A OBRA DO ESPÍRITO SANTO NA REGENERAÇÃO INTRODUÇÃO As palavras "novo nascimento" têm se tornado comuns nos círculos religiosos hoje em dia. Sabendo que Satanás é um mestre para redefinir termos bíblicos

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP CAPÍTULO 10 o Nisso cremos Nossa declaração de fé é esta: Professamos e ensinamos que a salvação é o livramento

Leia mais

Conseqüências do Pecado

Conseqüências do Pecado A Salvação CONEXÃO COM A AULA ANTERIOR Conseqüências do Pecado Somos considerados CULPADOS (Rm5:12; Jo 3:18,36) Há uma NATUREZA PECAMINOSA em nosso ser (Ef 2:3; Sl 51:5; Rm 3:23) Somos TOTALMENTE INCAPAZES

Leia mais

MANUAL DE CÉLULAS PASTOR TONY SILVEIRA

MANUAL DE CÉLULAS PASTOR TONY SILVEIRA MANUAL DE CÉLULAS PASTOR TONY SILVEIRA 2000 Tony Silveira Todos os Direitos reservados. Proibida a Reprodução não Autorizada PRINCÍPIOS DE ORAÇÃO INDICE 1. ORAÇÃO EFICAZ 3 2. ORAÇÃO POR NÓS PRÓPRIOS 4

Leia mais

O contraste entre Adão e Cristo nos ajudará a explicar melhor o assunto da salvação.

O contraste entre Adão e Cristo nos ajudará a explicar melhor o assunto da salvação. O contraste entre Adão e Cristo nos ajudará a explicar melhor o assunto da salvação. Esta semana, a lição da Escola Sabatina tem o título de Adão e Jesus Vamos nos concentrar em três questões: 1. Os frutos

Leia mais

Que quer dizer a expressão o fim da lei é Cristo (Romanos 10:4)?

Que quer dizer a expressão o fim da lei é Cristo (Romanos 10:4)? Lição 11 para 16 de dezembro de 2017 Que quer dizer a expressão o fim da lei é Cristo (Romanos 10:4)? Cristo é a meta ou o propósito da lei. Cristo é o cumprimento da lei. Cristo é a terminação da lei

Leia mais

1 Coríntios 15,22: Porque, assim como, em Adão, todos morrem, assim também todos serão vivificados em Cristo.

1 Coríntios 15,22: Porque, assim como, em Adão, todos morrem, assim também todos serão vivificados em Cristo. CRISTO E O NOVO PACTO vivendopelapalavra.com Por: Helio Clemente O pacto de Deus com o homem é fruto da exclusiva vontade e determinação de Deus. Desde o primeiro pacto no Jardim do Éden, passando pela

Leia mais

As Boas Novas Como Você Pode Ter Segurança Eterna

As Boas Novas Como Você Pode Ter Segurança Eterna As Boas Novas Como Você Pode Ter Segurança Eterna PRimeiro, Nós precisamos entender de onde veio o pecado Adão, o primeiro homem. Nós todos temos natureza pecaminosa (representada pela serpente) desde

Leia mais

INTRODUÇÃO AO TRIMESTRE - Trimestre temático O desafio da evangelização obedecendo ao ide do Senhor Jesus de levar as boas novas a toda criatura.

INTRODUÇÃO AO TRIMESTRE - Trimestre temático O desafio da evangelização obedecendo ao ide do Senhor Jesus de levar as boas novas a toda criatura. INTRODUÇÃO AO TRIMESTRE - Trimestre temático O desafio da evangelização obedecendo ao ide do Senhor Jesus de levar as boas novas a toda criatura. - A Igreja foi criada para dar seguimento ao ministério

Leia mais

VOCÊ JÁ OUVIU FALAR DAS QUATRO LEIS ESPIRITUAIS?

VOCÊ JÁ OUVIU FALAR DAS QUATRO LEIS ESPIRITUAIS? Assim como há leis físicas que governam o universo, há também leis espirituais que governam nosso relacionamento com Deus. VOCÊ JÁ OUVIU FALAR DAS QUATRO LEIS ESPIRITUAIS? 1 Primeira Deus ama você e tem

Leia mais

Mas, àquele que não pratica, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça ( Rm 4:5 )

Mas, àquele que não pratica, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça ( Rm 4:5 ) O justo viverá da fé O justo viverá da fé ou viverá de toda palavra que sai da boca de Deus? Ora, Cristo é a fé que havia de se manifestar ( Gl 3:24 ), o verbo encarnado, portanto, o justo viverá por Cristo

Leia mais

O Problema Oculto VOCÊ TEM UM PROBLEMA? Poucos sabem que têm um problema espiritual oculto, seríssimo!

O Problema Oculto VOCÊ TEM UM PROBLEMA? Poucos sabem que têm um problema espiritual oculto, seríssimo! PROBLEMA OCULTO O Problema Oculto Poucos sabem que têm um problema espiritual oculto, seríssimo! VOCÊ TEM UM PROBLEMA? Talvez não seja fácil percebê-lo. Se você tem bons relacionamentos, uma profissão

Leia mais

PORTANTO, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito (Rm 8:1)

PORTANTO, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito (Rm 8:1) Nenhuma condenação A humanidade perdeu a liberdade por estar cativa da condição proveniente da punição imposta a ofensa de Adão. Ele não ficou cativo quanto à sua vontade (livre arbítrio), e sim com relação

Leia mais

LIÇÃO 13 A EVANGELIZAÇÃO INTEGRAL NESTA ÚLTIMA HORA

LIÇÃO 13 A EVANGELIZAÇÃO INTEGRAL NESTA ÚLTIMA HORA INTRODUÇÃO - Concluindo o estudo deste trimestre sobre evangelização, estudaremos a necessária integralidade desta atividade mais importante, da razão de ser da igreja. - A evangelização tem de ser integral.

Leia mais

A expiação I. O capítulo 16 de Levítico descreve a expiação:

A expiação I. O capítulo 16 de Levítico descreve a expiação: Mensagem Seis Aexpiação Leitura bíblica: Lv 16; Rm 3:24-25; Hb 2:17; 4:16; 9:5; 1Jo 2:2; 4:10 I. O capítulo 16 de Levítico descreve a expiação: A. Por causa da situação negativa do povo de Deus, como relatam

Leia mais

Uma Visão Panorâmica da Soteriologia

Uma Visão Panorâmica da Soteriologia Uma Visão Panorâmica da Soteriologia (Pr. Eudes Lopes Cavalcanti) 1) Etimologia A palavra Soteriologia é composta de duas palavras de origem grega (sotero = salvação, e logia = estudo, tratado). Assim

Leia mais

Eis-te aqui! Eis um livro com uma mensagem! - O perdão do teu passado - Um propósito para a tua vida futura - Uma morada no céu

Eis-te aqui! Eis um livro com uma mensagem! - O perdão do teu passado - Um propósito para a tua vida futura - Uma morada no céu Eis-te aqui! Eis um livro com uma mensagem! Uma mensagem que vai responder à tua pergunta o que posso fazer aqui na terra? Há uma mensagem que responde a todas as tuas perguntas e dúvidas. Este livro demonstra

Leia mais

A SEGUNDA VOLTA DE CRISTO

A SEGUNDA VOLTA DE CRISTO A SEGUNDA VOLTA DE CRISTO 1 - Só existirá uma nova vinda de Cristo. Esta segunda vinda será um evento pessoal e físico, Jesus voltará fisicamente à terra, a mesma pessoa que deixou os apóstolos na ascensão

Leia mais

personagens bíblicas que nos ensinam sobre o caráter cristão, estudaremos Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

personagens bíblicas que nos ensinam sobre o caráter cristão, estudaremos Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. ONo encerramento do estudo de personagens bíblicas que nos ensinam sobre o caráter cristão, estudaremos Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. OJesus é o nosso exemplo. Slide 2 O O apóstolo Pedro foi incisivo

Leia mais

ESTUDO BÍBLICO PROFESSOR

ESTUDO BÍBLICO PROFESSOR LIÇÃO 03 VIDA ETERNA EM CRISTO ESTUDO BÍBLICO PROFESSOR Em todas as eras os homens têm procurado saber o segredo da vida após a morte. Dentro de algum tempo, cada um de nós teremos que encarar a eternidade.

Leia mais

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL ESTUDO 7 satanás como acusador O mundo, a carne e o diabo Palavra Viva O mundo, a carne e o diabo SANTIFICAÇÃO Nossos três grandes inimigos: O M U N D O A C A R N E O D I A B O

Leia mais

Temas vistos até aqui

Temas vistos até aqui O Magnífico Espírito Santo de Deus AULA 5 Professor: Vlademir Hernandes IBCU - Escola Bíblica Out / Nov - 2013 O ESPÍRITO SANTO E O SENHOR JESUS CRISTO PARTE 2 A sinergia e interação entre eles A simbologia

Leia mais

E NÃO. A lei do SENHOR é perfeita e nos dá novas forças. Os seus conselhos merecem confiança e dão sabedoria às pessoas simples.

E NÃO. A lei do SENHOR é perfeita e nos dá novas forças. Os seus conselhos merecem confiança e dão sabedoria às pessoas simples. SIM ao falar acerca destes assuntos, como, de fato, costuma fazer em todas as suas epístolas, nas quais há certas coisas difíceis de entender, que os ignorantes e instáveis deturpam, como também deturpam

Leia mais

LIÇÃO 1 A LEI E A ALIANÇA Êxodo 19

LIÇÃO 1 A LEI E A ALIANÇA Êxodo 19 LIÇÃO 1 A LEI E A ALIANÇA Êxodo 19 1. Antes de entregar a lei, Deus já havia feito uma aliança com o povo. Em Êxodo 19.1-4, Deus lembra o povo do seu pacto, confirmado demonstrado em um fato. Qual é o

Leia mais

$ $ Quanto Custa o Seu Natal?

$ $ Quanto Custa o Seu Natal? $ $ $ Quanto Custa o Seu Natal? Por que existe o Natal? Porque um dia o pecado do homem separou a humanidade do Deus Criador do universo! Por isso, o homem foi condenado à morte eterna! O Natal passou

Leia mais

Módulo: QUEM É O HOMEM? Aula

Módulo: QUEM É O HOMEM? Aula PRIMEIR A IGREJA BATISTA DE CAMPO GRANDE-RJ Escola Bíblica Discipuladora Curso de Verão Módulo: QUEM É O HOMEM? Aula 8 08-04-2018 CONCEITUANDO: ESCATOLOGIA - "teoria a cerca das últimas coisas que vão

Leia mais

Misael Nascimento e Ivonete Porto ELEIÇÃO REDENÇÃO

Misael Nascimento e Ivonete Porto ELEIÇÃO REDENÇÃO Misael Nascimento e Ivonete Porto ELEIÇÃO REDENÇÃO Misael Nascimento e Ivonete Porto ELEIÇÃO Aula 01. Os cristãos são escolhidos REDENÇÃO Decisão sobre programa da matéria As questões de Joventino 1.1

Leia mais

O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 30

O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 30 LIÇÃO 3 DEUS FILHO Ponto de partida: Cremos em Deus Filho, Jesus Cristo, o unigênito do Pai, concebido da virgem Maria por obra e graça do Espírito Santo, que viveu sem pecado, morreu para expiação de

Leia mais

Romanos 8 é um dos mais belos capítulos da Bíblia. Se o capítulo 7 fala de tensão, frustração e derrota temporária, o capítulo 8 fala da vitória.

Romanos 8 é um dos mais belos capítulos da Bíblia. Se o capítulo 7 fala de tensão, frustração e derrota temporária, o capítulo 8 fala da vitória. Romanos 8 é um dos mais belos capítulos da Bíblia. Se o capítulo 7 fala de tensão, frustração e derrota temporária, o capítulo 8 fala da vitória. Um dos símbolos mais conhecidos para simbolizar a vitória

Leia mais

A salvação da alma Neste capítulo trataremos da salvação da alma. Considerando o assunto quanto à evangelização no sentido doutrinário e teológico,

A salvação da alma Neste capítulo trataremos da salvação da alma. Considerando o assunto quanto à evangelização no sentido doutrinário e teológico, A salvação da alma Neste capítulo trataremos da salvação da alma. Considerando o assunto quanto à evangelização no sentido doutrinário e teológico, não é da alçada deste livro. - Que é a salvação? É um

Leia mais

1 TESSALONICENSES

1 TESSALONICENSES 1 TESSALONICENSES 5.12-19 POR QUE ACEITAR VIVER DESSA MANEIRA? Vivam em paz uns com os outros Confortem os desanimados Auxiliem os fracos Sejam pacientes para com todos Não retribua o mal com o mal Sejam

Leia mais

EXAME DAS LIÇÕES 1 8 (Nós Cremos)

EXAME DAS LIÇÕES 1 8 (Nós Cremos) EXAME DAS LIÇÕES 1 8 (Nós Cremos) As afirmações seguintes ou são verdadeiras ou são falsas. Circule a resposta certa. 1. há diferença entre a Bíblia e outros grandes livros. 2. Deus é misericordioso mas

Leia mais

A esperança segundo a Bíblia. Devocional. Russell Shedd

A esperança segundo a Bíblia. Devocional. Russell Shedd Devocional A esperança segundo a Bíblia A Bíblia inspira esperança. De Gênesis a Apocalipse, há uma corrente animadora de antecipação. A catástrofe no Jardim do Éden provocou a ira de Deus contra os culpados

Leia mais

evangelização obedecendo ao ide do Senhor Jesus de levar as boas novas a toda criatura.

evangelização obedecendo ao ide do Senhor Jesus de levar as boas novas a toda criatura. O Trimestre temático O desafio da evangelização obedecendo ao ide do Senhor Jesus de levar as boas novas a toda criatura. O A Igreja foi criada para dar seguimento ao ministério terreno do Nosso Senhor

Leia mais

Ao estudar Gálatas 3:15-20, temos que ter em conta o significado e o uso que Pablo dá a três termos: Promessa, pacto e lei.

Ao estudar Gálatas 3:15-20, temos que ter em conta o significado e o uso que Pablo dá a três termos: Promessa, pacto e lei. Lição 6 para 5 de agosto de 2017 Ao estudar Gálatas 3:15-20, temos que ter em conta o significado e o uso que Pablo dá a três termos: Promessa, pacto e lei. Irmãos, como homem falo; se a aliança de um

Leia mais

CURSO BÍBLICO INICIAL Lição 1: SALVAÇÃO

CURSO BÍBLICO INICIAL Lição 1: SALVAÇÃO I- RESPOSTAS SOBRE A ORIGEM DE TUDO. Teria o universo se originado por uma explosão cósmica, a qual os homens a chamam de big bang? Seria, então, tudo criado pela relação da matéria com a energia? O homem

Leia mais