TÓPICOS DO MANUAL DO CEP/FACISA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "TÓPICOS DO MANUAL DO CEP/FACISA"

Transcrição

1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DO TRAIRI COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA CEP /FACISA TÓPICOS DO MANUAL DO CEP/FACISA Orientações Iniciais O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA) tem a missão de apreciar os projetos de pesquisa que serão realizados com seres humanos. Nesse aspecto, faz-se necessário o cumprimento da Resolução nº 466/2012. Para submeter seu projeto é necessário fazer o cadastro na Plataforma Brasil e seguir preenchendo as abas do sistema. Nesse manual serão dadas orientações importantes para a submissão de seu projeto na Plataforma Brasil. DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS PARA A PRIMEIRA SUBMISSÃO: 1- FOLHA DE ROSTO (ASSINADA E CARIMBADA) - salvar em formato PDF. 2- TCLE MODELO CEP/FACISA- salvar em formato PDF. 3- PROJETO DETALHADO - resumo, introdução/justificativa, hipótese, objetivos primário e secundário, metodologia proposta (riscos e benefícios do estudo, critérios de inclusão e exclusão, análise dos dados, desfecho- em caso de ensaio clínico, definir e justificar tamanho amostral e amostragem, de modo a assegurar que não haja exposição desnecessária do sujeito da pesquisa, ler Resolução nº 466/2012), cronograma, orçamento (definir o tipo de orçamento, se próprio, com financiamento), resultados esperados, bibliografia, anexos/apêndices- salvar em formato PDF. 4- CARTA DE ANUÊNCIA (PAPEL TIMBRADO, ASSINADO E CARIMBADO OU CPF DO RESPONSÁVEL)- salvar em formato PDF ou arquivo de imagem. 5- FORMULÁRIO CEP/FACISA- salvar em formato PDF. 6- DECLARAÇÃO DE COMPROMISSO ÉTICO- salvar em formato PDF. 7- TERMO DE CONFIDENCIALIDADE- salvar em formato PDF.

2 ORIENTAÇÕES PARA SUBMISSÃO DE PROJETOS DE PESQUISA ENVOLVENDO SERES HUMANOS 1. Acesse a Plataforma Brasil no endereço eletrônico: ABA 1 >> Login e senha: Coloque o seu LOGIN e SENHA (adquiridos após Cadastro no Sistema Plataforma Brasil) >> Nova submissão: Click em Nova Submissão >> A pesquisa envolve seres humanos, na qualidade de participante da pesquisa, individual ou coletivamente de forma direta ou indireta, em sua totalidade ou partes dela, incluindo o manejo de informações ou materiais? Ler Resolução nº 466/2012 Selecione a alternativa SIM se a pesquisa envolver seres humanos como refere o texto acima ou NÃO caso a pesquisa não envolva >> Pesquisador principal: Neste campo, deve-se colocar os dados do Pesquisador Responsável (O pesquisador responsável deve ser, no mínimo, graduado) >> Deseja delegar a autorização de preenchimento deste projeto a outras pessoas? Selecione SIM para autorizar e NÃO para negar o preenchimento do projeto a outras pessoas.

3 >> Assistentes: Este campo será preenchido caso o item anterior tenha resposta SIM, nesse caso deve-se adicionar aqui nome e/ou CPF de membros que vão auxiliar na digitação das informações na Plataforma (Os assistentes devem ter cadastro no Sistema Plataforma Brasil). >> Equipe de Pesquisa: Neste campo, deve-se adicionar aqui nome e/ou CPF de todos os membros que fazem parte da equipe de pesquisa (Os membros da equipe de pesquisa devem ter cadastro no Sistema Plataforma Brasil). >> Instituição proponente: Neste campo, deve-se selecionar a instituição proponente, caso não possua proponente deve-se selecionar a opção Sem proponente. >> É um estudo internacional? Neste campo, deve-se responder se o estudo é ou não internacional, selecionando as opções SIM ou NÃO.

4 ABA 2 >> Área temática especial (indique todas as áreas temáticas do projeto, se aplicável): Neste campo, deve-se indicar as áreas temáticas que o projeto está incluído. >> Grandes áreas do conhecimento (CNPq): Neste campo, deve-se indicar, no máximo, três grandes áreas de conhecimento que o projeto está envolvido. >> Propósito principal do estudo (OMS): Neste campo, deve-se indicar o propósito principal do estudo de acordo com a OMS. >> Título público da pesquisa: Neste campo, deve-se adicionar o título do projeto ora apresentado. Apenas o título público será divulgado. >> Título principal da pesquisa: Neste campo, deve-se adicionar o título principal da pesquisa. A finalidade é proteger os estudos que envolvem patentes. Caso esta recomendação não se aplique ao seu estudo repita o Título Público da Pesquisa. >> Será o pesquisador principal? Neste campo, deve-se selecionar SIM se o pesquisador principal for você e, em seguida, já aparecerá os seus dados pessoais, caso você não seja o pesquisador principal deve selecionar a opção NÃO e em seguida adicionar os dados do pesquisador principal da pesquisa.

5 >> Contato científico: Neste campo estará o nome do indivíduo que será o contato científico.

6 >> Desenho: ABA 3 Neste campo, deve-se preencher descrevendo o delineamento do estudo/tipo. >> Financiamento: Neste campo, deve-se adicionar os dados da empresa/instituição responsável pelo financiamento, escolhendo entre: institucional principal (inserir dados de CNPJ e nome da instituição); institucional secundário (inserir dados de CNPJ e nome da instituição) ou financiamento próprio. >> Palavra-chave: Neste campo, deve-se adicionar no mínimo uma palavra-chave.

7 ABA 4 >> Resumo: Neste campo, deve-se inserir introdução, objetivos e metodologia da pesquisa, com base no projeto a ser anexado. >> Introdução: Neste campo, deve-se inserir introdução referenciada sobre o tema abordado. >> Hipótese: Neste campo, deve-se adicionar a hipótese do projeto de pesquisa, que serão suposições colocadas como respostas plausíveis e provisórias para o problema científico. >> Objetivo Primário: Neste campo, deve-se inserir o objetivo geral. >> Objetivo Secundário: Neste campo, deve-se inserir os objetivos específicos. >> Metodologia Proposta: Neste campo, deve-se descrever o local e o período da coleta dos dados. Definir e justificar o tamanho amostral e a técnica de amostragem ou caracterizar a população. Descrever os procedimentos e instrumentos utilizados na coleta dos dados.

8 >> Critério de inclusão: Neste campo, deve-se descrever os critérios de inclusão da pesquisa, ou seja, as condições que fazem com que tal indivíduo seja sujeito participante de uma pesquisa. >> Critério de Exclusão: Neste campo, deve-se descrever os critérios de exclusão, que são aquelas condições que retirariam o sujeito da pesquisa. >> Riscos: Neste campo, deve-se definir os possíveis riscos que o sujeito participante da pesquisa estará exposto e ações para minimizá-los. >> Benefícios: Neste campo, deve-se definir os possíveis benefícios diretos e/ou indiretos que o sujeito participante terá ao aceitar participar do estudo. >> Metodologia de análise de dados: Neste campo, deve-se inserir informações quanto a análise dos dados quantitativos e/ou qualitativos. >> Desfecho Primário: Este campo deve ser preenchido nos estudos de ensaio clínico. >> Desfecho Secundário: Este campo deve ser preenchido nos estudos de ensaio clínico.

9 >> Tamanho da amostra: Neste campo, deve-se definir e justificar o tamanho amostral (por meio do cálculo amostral ou argumentos metodológicos) de modo a assegurar que não haja exposição desnecessária do sujeito da pesquisa. Ler Resolução nº 466/2012. >> Data do primeiro recrutamento: Neste campo, deve-se inserir a data do primeiro recrutamento, ou seja, a data de início da coleta de dados. Considerar período hábil para aprovação do protocolo pelo CEP FACISA. >> Países de recrutamento: Neste campo, deve-se selecionar o país em que ocorrerá a coleta de dados.

10 ABA 5 >> Haverá uso de fontes secundárias de dados (prontuários, dados demográficos, etc)? Neste campo, deve-se escolher a opção SIM para detalhar o uso de fontes secundárias ou NÃO para o estudo que não usará. >> Informe o número de indivíduos abordados pessoalmente, recrutados, ou que sofrerão algum tipo de intervenção neste centro de pesquisa: Neste campo, deve-se informar o número de indivíduos que serão recrutados pessoalmente ou que sofrerão intervenções e, posteriormente, adicione os grupos, o número de indivíduos, as intervenções a serem realizadas e as ações. >> O estudo é multicêntrico no Brasil? Neste campo, deve-se dizer se o estudo é multicêntrico ou não, selecionando SIM ou NÃO. Caso a alternativa escolhida seja o SIM, deve-se adicionar o CENTRO, com as informações: CNPJ, nome da instituição/órgão/unidade, , CPF do responsável e ações. >> Instituição coparticipante: Neste campo, deve-se, se houver adicionar a instituição coparticipante. Considere como coparticipante a instituição na qual haverá desenvolvimento de alguma etapa da pesquisa. Ler Resolução nº. 466/12. >> Propõe dispensa de TCLE? Neste campo, deve-se informar se o pesquisador propõe ou não a dispensa de TCLE, caso a resposta seja SIM, deve ser descrita a justificativa da dispensa. Ver modelo de dispensa de TCLE no site do CEP FACISA.

11 >> Haverá retenção de amostra para armazenamento em bancos? Neste campo, deve-se informar se haverá retenção de amostra para armazenamento em banco, caso a resposta seja SIM, deve-se justificar a retenção. >> Cronograma de execução: Neste campo, deve-se descrever o cronograma do projeto de pesquisa incluindo: submissão ao CEP FACISA; início da coleta de dados (considerar período hábil para aprovação do protocolo pelo CEP FACISA); início da análise dos dados e demais informações relevantes. >> Orçamento Financeiro: Neste campo, deve-se adicionar o orçamento da pesquisa. >> Bibliografia: Neste campo, deve-se adicionar a bibliografia utilizada para a construção do projeto de pesquisa. >> Anexar Folha de Rosto: Neste campo, deve-se imprimir a Folha de Rosto gerada pela Plataforma Brasil, na qual deve ser Assinada e Carimbada pelo pesquisador responsável e pelo responsável da instituição proponente, porém nos casos em que o pesquisador não possui proponente, somente o pesquisador assina e carimba a Folha de Rosto. Em seguida deve-se digitalizar a Folha de Rosto e anexar na Plataforma Brasil. >> Anexar outros documentos: Anexar na Plataforma Brasil o projeto detalhado e todos os documentos obrigatórios do CEP/FACISA. Os mesmos poderão ser acessados no site

12 na aba Serviços- Comitê de Ética.

13 ABA 6 >> Manter sigilo da íntegra do projeto de pesquisa? Neste campo, deve-se escolher entre as opções SIM ou NÃO. >> Prazo: Caso a escolha no item anterior seja SIM, deve ser escolhido o prazo do sigilo. >> Enviar projeto ao CEP: Para enviar o Projeto ao CEP, deve-se selecionar a opção ENVIAR PROJETO AO CEP. COMISSÃO Prof. Daísy Vieira de Araújo Conselheiro/Docente de Enfermagem - FACISA Prof. Thaiz Mattos Sureira Conselheiro/Docente de Nutrição - FACISA Prof. Thaiza Texeira Xavier Nobre Conselheiro/Docente de Fisioterapia - FACISA Prof. Joana Cristina M. Tavares Conselheiro/Docente de Básico - FACISA Prof. Osvaldo De Goes Bay Júnior Conselheiro/Profisisonal - HUAB Augusta Gabrielle de Miranda Pimenta - REPRESENTANTE DOS USUÁRIOS DA COMUNIDADE Íngrid Katianne Marques Araújo Melo - Secretária do CEP/FACISA Diego Alyson de Moura Pereira - Bolsista de Apoio Técnico do CEP/FACISA

FACULDADE SANT'ANA LUCIO MAURO BRAGA MACHADO MANUAL PARA ACESSO À PLATAFORMA BRASIL E SUBMISSÃO DE PROJETOS DE PESQUISA DA FACULDADE SANT'ANA

FACULDADE SANT'ANA LUCIO MAURO BRAGA MACHADO MANUAL PARA ACESSO À PLATAFORMA BRASIL E SUBMISSÃO DE PROJETOS DE PESQUISA DA FACULDADE SANT'ANA FACULDADE SANT'ANA LUCIO MAURO BRAGA MACHADO MANUAL PARA ACESSO À PLATAFORMA BRASIL E SUBMISSÃO DE PROJETOS DE PESQUISA DA FACULDADE SANT'ANA PONTA GROSSA 2016 1 ACESSO Acessar o endereço: http://aplicacao.saude.gov.br/plataformabrasil

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA A SUBMISSÃO DE PROJETOS DE PESQUISA NA PLATAFORMA BRASIL

ORIENTAÇÕES PARA A SUBMISSÃO DE PROJETOS DE PESQUISA NA PLATAFORMA BRASIL ORIENTAÇÕES PARA A SUBMISSÃO DE PROJETOS DE PESQUISA NA PLATAFORMA BRASIL Todos os projetos de pesquisa que envolvam seres humanos, direta ou indiretamente, devem ser submetidos para apreciação pelo Comitê

Leia mais

ORIENTAÇÕES: PLATAFORMA BRASIL CONEP/MS COMO FAZER O CADASTRO DE PESSOA FÍSICA NA PLATAFORMA BRASIL

ORIENTAÇÕES: PLATAFORMA BRASIL CONEP/MS COMO FAZER O CADASTRO DE PESSOA FÍSICA NA PLATAFORMA BRASIL ORIENTAÇÕES: PLATAFORMA BRASIL CONEP/MS COMO FAZER O CADASTRO DE PESSOA FÍSICA NA PLATAFORMA BRASIL 1. Para a realização do cadastro é obrigatório ter em mãos os seguintes documentos: Número do CPF; Currículo

Leia mais

ORIENTAÇÕES SOBRE A PLATAFORMA BRASIL

ORIENTAÇÕES SOBRE A PLATAFORMA BRASIL ORIENTAÇÕES SOBRE A PLATAFORMA BRASIL CADASTRO: Para a submissão de projetos de pesquisa que envolva seres humanos, o pesquisador interessado deverá acessar o site http://aplicacao.saude.gov.br/plataformabrasil/login.jsf

Leia mais

Orientações básicas para submissão de projetos de pesquisa

Orientações básicas para submissão de projetos de pesquisa Orientações básicas para submissão de projetos de pesquisa Versão 1.2 Versão Autor Data Descrição 1.0 Equipe suporte 13/10/2011 Criação do Plataforma Brasil documento 1.1 Equipe suporte Plataforma Brasil

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA SUBMISSÃO DE PROJETOS DE PESQUISA ENVOLVENDO SERES HUMANOS DO COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA DA FACISA

ORIENTAÇÕES PARA SUBMISSÃO DE PROJETOS DE PESQUISA ENVOLVENDO SERES HUMANOS DO COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA DA FACISA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DO TRAIRI COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA ORIENTAÇÕES PARA SUBMISSÃO DE PROJETOS DE PESQUISA ENVOLVENDO SERES

Leia mais

Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes Perguntas Frequentes 1. Qual é a data para entrega de novos projetos? Você pode submeter seu projeto através da Plataforma Brasil a qualquer dia e horário da semana 2. O CEP receberá o projeto se faltarem

Leia mais

Orientações básicas para submissão de projetos de pesquisa

Orientações básicas para submissão de projetos de pesquisa Orientações básicas para submissão de projetos de pesquisa Versão 1.1 Histórico de revisão Versão Autor Data Descrição 1.0 Equipe suporte 13/10/2011 Criação do documento Plataforma Brasil 1.1 Equipe suporte

Leia mais

TUTORIAL Submissão de Projetos de Pesquisa

TUTORIAL Submissão de Projetos de Pesquisa TUTORIAL Submissão de Projetos de Pesquisa Página1 Submissão de Projeto de Pesquisa Plataforma Brasil Submissão de pesquisa. 1- Para acessar a Plataforma Brasil, basta acrescentar a seguinte URL www.saude.gov.br/plataformabrasil;

Leia mais

CEP - COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA DA FACIMED PLATAFORMA BRASIL SUBMISSÃO DE PROJETO

CEP - COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA DA FACIMED PLATAFORMA BRASIL SUBMISSÃO DE PROJETO CEP - COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA DA FACIMED PLATAFORMA BRASIL SUBMISSÃO DE PROJETO 1 - Acessar a URL www.saude.gov.br/plataformabrasil 2 - Se usuário novo, acessar o link , localizado na

Leia mais

Plataforma Brasil 4/27/2012. Plataforma Brasil. 1. O que é a Plataforma Brasil?

Plataforma Brasil 4/27/2012. Plataforma Brasil. 1. O que é a Plataforma Brasil? Plataforma Brasil 1 1. O que é a? 2. Quando foi criada? 3. Onde acessá-la? 4. Quem deve se cadastrar? 5. Como se cadastrar? 6. Quais estudos devem ser cadastrados? 7. Como cadastrar o estudo? 8. Como será

Leia mais

Comitê de Ética em Pesquisa CEP - UNIPAMPA. Cadastro de Projetos de Pesquisa

Comitê de Ética em Pesquisa CEP - UNIPAMPA. Cadastro de Projetos de Pesquisa Comitê de Ética em Pesquisa CEP - UNIPAMPA Cadastro de Projetos de Pesquisa Documentos para abertura de Protocolo de Pesquisa: CEP-UNIPAMPA PLATAFORMA BRASIL - CADASTRO DE PESQUISADORES Doc. 1º 2º 3º Descrição

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA SUBMISSÃO DE PROJETOS NA PLATAFORMA BRASIL

ORIENTAÇÕES PARA SUBMISSÃO DE PROJETOS NA PLATAFORMA BRASIL ORIENTAÇÕES PARA SUBMISSÃO DE PROJETOS NA PLATAFORMA BRASIL O presente documento visa auxiliar aos pesquisadores na submissão de projeto de pesquisa ao CEP/PUC-CAMPINAS por meio da Plataforma Brasil. Ressalte-se,

Leia mais

ENCAMINHAMENTO DE PROJETOS DE PESQUISA AO CEP/FASAR NA PLATAFORMA BRASIL - TUTORIAL -

ENCAMINHAMENTO DE PROJETOS DE PESQUISA AO CEP/FASAR NA PLATAFORMA BRASIL - TUTORIAL - ENCAMINHAMENTO DE PROJETOS DE PESQUISA AO CEP/FASAR NA PLATAFORMA BRASIL - TUTORIAL - A Plataforma Brasil é uma base nacional e unificada de registros de pesquisas envolvendo seres humanos para todo o

Leia mais

SUBMISSÃO DE PROTOCOLOS DE PROJETOS DE PESQUISA AO COEP - COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA DO UNICERP

SUBMISSÃO DE PROTOCOLOS DE PROJETOS DE PESQUISA AO COEP - COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA DO UNICERP SUBMISSÃO DE PROTOCOLOS DE PROJETOS DE PESQUISA AO COEP - COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA DO UNICERP Visando à orientação dos pesquisadores do UNICERP na preparação dos Protocolos de Pesquisas dos Projetos

Leia mais

Plataforma Brasil - Caderno Explicativo para IES Estácio. Criação: Dra. Luciana De Paula Lima Schmidt De Andrade

Plataforma Brasil - Caderno Explicativo para IES Estácio. Criação: Dra. Luciana De Paula Lima Schmidt De Andrade Plataforma Brasil - Caderno Explicativo para IES Estácio Criação: Dra. Luciana De Paula Lima Schmidt De Andrade Coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisas UNESA junho/2017 Apresentação Este caderno tem

Leia mais

Guia para cadastramento de Projetos de Pesquisa no SIGProj

Guia para cadastramento de Projetos de Pesquisa no SIGProj Guia para cadastramento de Projetos de Pesquisa no SIGProj Atenção: I. Para submeter uma proposta no SIGProj, é indispensável que o proponente esteja previamente cadastrado no site, bem como todos os membros

Leia mais

COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA CEP CENTRO UNIVERSITÁRIO CENTRAL PAULISTA UNICEP ORIENTAÇÕES PARA A UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA BRASIL

COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA CEP CENTRO UNIVERSITÁRIO CENTRAL PAULISTA UNICEP ORIENTAÇÕES PARA A UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA BRASIL COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA CEP CENTRO UNIVERSITÁRIO CENTRAL PAULISTA UNICEP ORIENTAÇÕES PARA A UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA BRASIL O PESQUISADOR DEVE SE CADASTRAR! PARA FAZER O CADASTRO DE PESQUISADOR (pessoa

Leia mais

Comitê de Ética em pesquisa humana

Comitê de Ética em pesquisa humana Comitê de Ética em pesquisa humana - 2013 Prof. Marcelo Reis da Costa Coordenador do em Pesquisa Humana Resolução 196/96 - Colegiados interdisciplinares e independentes, com múnus publico, de caráter consultivo,

Leia mais

Tutorial Plataforma Brasil O CEPH-IPUSP explica passo a passo

Tutorial Plataforma Brasil O CEPH-IPUSP explica passo a passo Tutorial Plataforma Brasil O CEPH-IPUSP explica passo a passo 1. Antes de iniciar o cadastro de seu projeto na PLATAFORMA BRASIL, recomenda-se a leitura atenta da Resolução do CNS nº 466 de 12 de dezembro

Leia mais

PLATAFORMA BRASIL DICAS

PLATAFORMA BRASIL DICAS PLATAFORMA BRASIL DICAS COMO FAZER O CADASTRO DE PESSOA FÍSICA NA PLATAFORMA BRASIL? Para a realização do cadastro é obrigatório ter em mãos os seguintes documentos: Número do CPF; Curriculum Vitae do

Leia mais

Comitê de Ética em Pesquisa cep@usjt.br - tel: 27991944

Comitê de Ética em Pesquisa cep@usjt.br - tel: 27991944 Comitê de Ética em Pesquisa cep@usjt.br - tel: 27991944 Guia para o preenchimento de projetos na Plataforma Brasil Acesse a Plataforma Brasil com seu e-mail de acesso e senha. a) Para submeter um protocolo

Leia mais

Plataforma Brasil e envio de estudos ao CEP. Profa Eliziane Calvi Doutorado pela Cir Plástica - UNIFESP Docente do MP em Reg.

Plataforma Brasil e envio de estudos ao CEP. Profa Eliziane Calvi Doutorado pela Cir Plástica - UNIFESP Docente do MP em Reg. Plataforma Brasil e envio de estudos ao CEP Profa Eliziane Calvi Doutorado pela Cir Plástica - UNIFESP Docente do MP em Reg. Tecidual -UNIFESP Para cadastramento do pesquisador são necessários os seguintes

Leia mais

LISTA DE DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA AO COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA DA ASSOCIAÇÃO DE COMBATE AO CÂNCER EM GOIÁS

LISTA DE DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA AO COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA DA ASSOCIAÇÃO DE COMBATE AO CÂNCER EM GOIÁS LISTA DE DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA AO COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA DA ASSOCIAÇÃO DE COMBATE AO CÂNCER EM GOIÁS 1. MODELO DE DECLARAÇÃO DO PESQUISADOR 2. MODELO PARA

Leia mais

MINISTÉRIO DA SAÚDE - Conselho Nacional de Saúde - Comissão Nacional de Ética em Pesquisa CONEP FAQ - PERGUNTAS FREQUENTES

MINISTÉRIO DA SAÚDE - Conselho Nacional de Saúde - Comissão Nacional de Ética em Pesquisa CONEP FAQ - PERGUNTAS FREQUENTES MINISTÉRIO DA SAÚDE - Conselho Nacional de Saúde - Comissão Nacional de Ética em Pesquisa CONEP FAQ - PERGUNTAS FREQUENTES Cadastro da Pesquisa A data do colegiado que é inserida no parecer pode ser diferente

Leia mais

ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA SUBMISSÃO DE PROJETOS DE PESQUISA

ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA SUBMISSÃO DE PROJETOS DE PESQUISA ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA SUBMISSÃO DE PROJETOS DE PESQUISA Versão 1.1 Histórico de Revisão Versão Autor Data Descrição 1.0 Equipe Suporte Plataforma Brasil 13/10/2011 Criação do Documento 1.1 Equipe Suporte

Leia mais

ESCLARECIMENTOS A RESPEITO DA SUBMISSÃO DE PROJETO DE PESQUISA

ESCLARECIMENTOS A RESPEITO DA SUBMISSÃO DE PROJETO DE PESQUISA ESCLARECIMENTOS A RESPEITO DA SUBMISSÃO DE PROJETO DE PESQUISA TODOS OS PROTOCOLOS DE PESQUISA DEVEM SER SUBMETIDOS AO CEP VIA PLATAFORMA BRASIL Se você é um Usuário novo, acesse o link www.saude.gov.br/plataformabrasil

Leia mais

MANUAL DO CEP-FAT PARA CADASTRO DE PROJETO DE PESQUISA NA PLATAFORMA BRASIL

MANUAL DO CEP-FAT PARA CADASTRO DE PROJETO DE PESQUISA NA PLATAFORMA BRASIL Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos, CEP FAT Faculdade Anísio Teixeira FAT Rua Brigadeiro Eduardo Gomes, nº313, Ponto Central Feira de Santana, Bahia E mail: cep@fat.edu.br Fone: (75) 3616 9464

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL Universidade Federal de Goiás Campus Jataí Assessoria de Pesquisa e Pós-Graduação

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL Universidade Federal de Goiás Campus Jataí Assessoria de Pesquisa e Pós-Graduação SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL Universidade Federal de Goiás Campus Jataí Assessoria de Pesquisa e Pós-Graduação Jataí, 25 de março de 2013. Circular 001/2013/CAJ/UFG Assunto: Orientações para cadastro, aprovação

Leia mais

Manual de Utilização - FacGTO

Manual de Utilização - FacGTO Manual de Utilização - FacGTO Nesta parte, iremos disponibilizar um manual de utilização do FacGTO. 1 Objetivo: O módulo FacGTO, objetiva simplificar o processo de autorização de tratamentos odontológicos,

Leia mais

LISTA DE DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA AO COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA DA ASSOCIAÇÃO DE COMBATE AO CÂNCER EM GOIÁS

LISTA DE DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA AO COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA DA ASSOCIAÇÃO DE COMBATE AO CÂNCER EM GOIÁS LISTA DE DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA AO COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA DA ASSOCIAÇÃO DE COMBATE AO CÂNCER EM GOIÁS 1. MODELO PARA ELABORAÇÃO DE TERMO DE CONSENTIMENTO

Leia mais

Seção de Apoio à Pesquisa. - Tutorial Submissão do Projeto na. Plataforma Brasil

Seção de Apoio à Pesquisa. - Tutorial Submissão do Projeto na. Plataforma Brasil Seção de Apoio à Pesquisa - Tutorial Submissão do Projeto na Plataforma Brasil Acesse o site: http://aplicacao.saude.gov.br/plataformabrasil/login.jsf Digite seu e-mail e senha Clique em ok Lembre-se que

Leia mais

PROJETO APOIO AOS DIÁLOGOS SETORIAIS EU-BRASIL GUIA DE ORIENTAÇÕES PARA CADASTRO DE PROPOSTA DE AÇÃO NO SISTEMA DO PROJETO

PROJETO APOIO AOS DIÁLOGOS SETORIAIS EU-BRASIL GUIA DE ORIENTAÇÕES PARA CADASTRO DE PROPOSTA DE AÇÃO NO SISTEMA DO PROJETO PROJETO APOIO AOS DIÁLOGOS SETORIAIS EU-BRASIL GUIA DE ORIENTAÇÕES PARA CADASTRO DE PROPOSTA DE AÇÃO NO SISTEMA DO PROJETO Índice: 1. Cadastro de Usuário (Responsável Operacional da Ação) 02 2. Cadastro

Leia mais

Manual do Usuário. (Advogado) Módulo de Indicação

Manual do Usuário. (Advogado) Módulo de Indicação Manual do Usuário (Advogado) Módulo de Indicação Sumário 1. Principal... 3 2. Redefinição de senha... 3 3. Alterar a senha... 7 4. Advogado... 7 4.1 Dados Cadastrais... 7 4.1.1 Dados Pessoais... 8 4.1.2

Leia mais

MANUAL OPERACIONAL E CONCEITUAL - Orientações sobre cadastro de atividades no SIGA Extensão

MANUAL OPERACIONAL E CONCEITUAL - Orientações sobre cadastro de atividades no SIGA Extensão MANUAL OPERACIONAL E CONCEITUAL - Orientações sobre cadastro de atividades no SIGA Extensão ÍNDICE ACESSO AO SIGA EXTENSÃO... 03 CADASTRO DOCENTE... 08 CADASTRO DE ATIVIDADE... 12 COMO VINCULAR ATIVIDADES...

Leia mais

MANUAL EPROC / TJTO. Endereço eletrônico:

MANUAL EPROC / TJTO. Endereço eletrônico: MANUAL EPROC / TJTO Endereço eletrônico: processoeletronico@tjto.jus.br As seguintes funcionalidades serão abordadas neste tutorial. Consulta Processual Consultar Processos Movimentação Processual Movimentação

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA O CADASTRO DO PROJETO DE PESQUISA NA PLATAFORMA BRASIL 1 A. CADASTRO DO PESQUISADOR NA PLATAFORMA BRASIL

ORIENTAÇÕES PARA O CADASTRO DO PROJETO DE PESQUISA NA PLATAFORMA BRASIL 1 A. CADASTRO DO PESQUISADOR NA PLATAFORMA BRASIL ORIENTAÇÕES PARA O CADASTRO DO PROJETO DE PESQUISA NA PLATAFORMA BRASIL 1 A. CADASTRO DO PESQUISADOR NA PLATAFORMA BRASIL 1.1. O pesquisador deve se cadastrar no site: www.saude.gov.br/plataformabrasil.

Leia mais

pesquisadores submetam seus projetos na Plataforma Brasil.

pesquisadores submetam seus projetos na Plataforma Brasil. Como submeter meu projeto pela Plataforma Brasil? Este documento tem como principal objetivo oferecer orientações básicas para que os pesquisadores submetam seus projetos na Plataforma Brasil. O sistema

Leia mais

Manual de SOLICITAÇÃO. de Procedimentos Eletivos

Manual de SOLICITAÇÃO. de Procedimentos Eletivos MANUALWEB 1 Manual de SOLICITAÇÃO de Procedimentos Eletivos Área Restrita site Março 2015 Confira o passo a passo para solicitar autorização para a realização de procedimentos eletivos. MANUALWEB 2 SUMÁRIO

Leia mais

SUBMISSÃO/INSCRIÇÃO DO SEU FORMULÁRIO ELETRÔNICO

SUBMISSÃO/INSCRIÇÃO DO SEU FORMULÁRIO ELETRÔNICO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO CNPq / MINISTÉRIO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MOÇAMBIQUE PROCESSO DE INSCRIÇÃO 2013 COMO PREENCHER O FORMULÁRIO ELETRÔNICO DE INSCRIÇÃO SUBMISSÃO/INSCRIÇÃO DO SEU FORMULÁRIO ELETRÔNICO

Leia mais

DÚVIDAS FREQUENTES 1. O

DÚVIDAS FREQUENTES 1. O DÚVIDAS FREQUENTES 1. O que é um Comitê de Ética em Pesquisa (CEP)? O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) é um colegiado interdisciplinar e independente, com múnus público, que deve existir nas instituições

Leia mais

UNIVERSIDADE DE ARARAQUARA COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA Rua Voluntários da Pátria, 1307 Centro Araraquara - SP CEP Telefone: (16) 3301.

UNIVERSIDADE DE ARARAQUARA COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA Rua Voluntários da Pátria, 1307 Centro Araraquara - SP CEP Telefone: (16) 3301. O que é o CEP? A sigla significa Comitê de Ética em Pesquisa, órgão que tem por objetivo avaliar aspectos éticos de projetos de pesquisas que envolvam seres humanos. Por que é obrigatório submeter um Projeto

Leia mais

FAQ PERGUNTAS FREQUENTES

FAQ PERGUNTAS FREQUENTES FAQ PERGUNTAS FREQUENTES Edital BIC UFRGS 2017-2018 Edital PIBIC CNPq UFRGS 2017-2018 Edital PIBIC-AF CNPq UFRGS 2017-2018 Edital PROBIC FAPERGS 2017-2018 Edital BIC MULTIDISCIPLINAR 2017-2018 1 - Quem

Leia mais

PASSO A PASSO PARA INSCRIÇÃO NO EDITAL PROIC 2017/2018

PASSO A PASSO PARA INSCRIÇÃO NO EDITAL PROIC 2017/2018 PASSO A PASSO PARA INSCRIÇÃO NO EDITAL PROIC 2017/2018 1. Acessar o sistema por meio do link, preferencialmente pelo navegador Internet Explorer ou Google Chrome: https://www.sibolweb.unb.br/sibolweb/fronteira/formlogin.aspx.

Leia mais

ANEXO IV FORMULÁRIO PADRÃO PARA SUBMISSÃO DE PROJETO DE PESQUISA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 1. IDENTIFICAÇÃO DO (A) PROPONENTE (PROFESSOR)

ANEXO IV FORMULÁRIO PADRÃO PARA SUBMISSÃO DE PROJETO DE PESQUISA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 1. IDENTIFICAÇÃO DO (A) PROPONENTE (PROFESSOR) 98 ANEXO IV N.º do Processo: SOCIEDADE PERNAMBUCANA DE CULTURA E ENSINO Ltda. - SOPECE FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE PERNAMBUCO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA FORMULÁRIO PADRÃO PARA SUBMISSÃO DE PROJETO

Leia mais

MANUAL PARA INSCRIÇÃO online EM EDITAIS. Versão 2.0

MANUAL PARA INSCRIÇÃO online EM EDITAIS. Versão 2.0 MANUAL PARA INSCRIÇÃO online EM EDITAIS Versão 2.0 1 Atenção Siga cuidadosamente todas as orientações deste Manual durante o processo de inscrição online >> 1º Passo: Acessar o SalicWeb Para inscrever

Leia mais

GUIA DE REGISTRO DE PROJETO DE PESQUISA. Juiz de Fora, outubro de Versão 1.0

GUIA DE REGISTRO DE PROJETO DE PESQUISA. Juiz de Fora, outubro de Versão 1.0 GUIA DE REGISTRO DE PROJETO DE PESQUISA Juiz de Fora, outubro de 2016 Versão 1.0 Apoio: SHA ACN 00031/11 GUIA DE REGISTRO DE PROJETO DE PESQUISA IF Sudeste MG O Registro de projeto está regulamentado pela

Leia mais

DÚVIDAS FREQUENTES. 2. Quais projetos de pesquisa devem ser submetidos para análise no CEP?

DÚVIDAS FREQUENTES. 2. Quais projetos de pesquisa devem ser submetidos para análise no CEP? Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos, CEP FAT Faculdade Anísio Teixeira FAT Rua Brigadeiro Eduardo Gomes, nº313, Ponto Central Feira de Santana, Bahia E mail: cep@fat.edu.br Fone: (75) 3616 9464

Leia mais

MARGENS margem superior e esquerda: 3,0 cm; margem inferior e direita: 2,0 cm; margem de parágrafos: 2,0 cm a partir da margem esquerda.

MARGENS margem superior e esquerda: 3,0 cm; margem inferior e direita: 2,0 cm; margem de parágrafos: 2,0 cm a partir da margem esquerda. MODELO DE PROJETO COMISSÃO DE PESQUISA INSTRUÇÕES PARA REDAÇÃO DO TEXTO: FORMATAÇÃO PAPEL Folha branca, formato A4 (21cm x 29,7cm) FONTE Arial o Títulos de capa e folha de rosto: tamanho 14 (negrito e

Leia mais

SISTEMA CERTORIGEM PERFIL EXPORTADOR

SISTEMA CERTORIGEM PERFIL EXPORTADOR SISTEMA CERTORIGEM PERFIL EXPORTADOR Fluxo de cadastro Acesso ao sistema: http://cacb.certorigem.com.br/federasul/ Criar pré-cadastro Fluxo de cadastro Preencher formulário do lado esquerdo com os dados

Leia mais

Manual Adesão à Campanha de Vacinação 2016

Manual Adesão à Campanha de Vacinação 2016 Manual Adesão à Campanha de Vacinação 2016 SEGURANÇA E SAÚDE PARA A INDÚSTRIA 1 Acessar o site da Campanha SESI de Vacinação Contra a Gripe pelo link: http://189.36.20.16/sesimg e clicar no item ADESÃO.

Leia mais

FLUXO ELETRÔNICO DE TCC Orientação de TCC

FLUXO ELETRÔNICO DE TCC Orientação de TCC FLUXO ELETRÔNICO DE TCC Orientação de TCC Orientação aos Alunos, Orientadores e Coordenadores Com a implantação do FLUXO ELETRÔNICO DE TCC, os alunos e professores participantes do processo de orientação

Leia mais

Manual de Cadastro de Instituições de Ensino. MPE Meia Passagem Estudantil

Manual de Cadastro de Instituições de Ensino. MPE Meia Passagem Estudantil Manual de Cadastro de Instituições de Ensino MPE 1. OBJETIVO......... 3 2. ETAPAS......... 3 3.1. Acesso ao Portal para cadastro...... 3 3.2. Alteração de d Senha......... 5 3.3. Envio dos documentos obrigatórios

Leia mais

MODELO DE PRÉ-PROJETO

MODELO DE PRÉ-PROJETO MODELO DE PRÉ-PROJETO O pré-projeto a ser apresentado poderá ser de pesquisa ou um préprojeto voltado para elaboração de um produto educacional. Segue um modelo de formatação a ser seguido. Máximo de 10

Leia mais

CADASTRAMENTO DO PROTOCOLO DE PESQUISA NO SISNEP

CADASTRAMENTO DO PROTOCOLO DE PESQUISA NO SISNEP CADASTRAMENTO DO PESQUISADOR JUNTO AO SISTEMA NACIONAL DE ÉTICA EM PESQUISA SISNEP O pesquisador deve se cadastrar junto ao sistema SISNEP acessando o site www.saude.gov.brlsisnep, fornecendo seu e-mail.

Leia mais

Regulamento para Submissão de Projetos ao Sistema Gerenciador de Projetos de Pesquisa (SGPP)

Regulamento para Submissão de Projetos ao Sistema Gerenciador de Projetos de Pesquisa (SGPP) Regulamento para Submissão de Projetos ao Sistema Gerenciador de Projetos de Pesquisa (SGPP) Este regulamento elaborado pela equipe de profissionais do IIEP passa a vigorar a partir de 1. DO OBJETO Este

Leia mais

Plataforma Brasil Versão 3.0

Plataforma Brasil Versão 3.0 Plataforma Brasil Versão 3.0 Histórico de Revisão do Manual Versão do Sistema 3.0 Autor Data Descrição Assessoria Plataforma Brasil 17/07/2015 Criação do Documento OBS: Para sugestões, a fim de aprimorar

Leia mais

Plataforma Brasil Versão 3.0

Plataforma Brasil Versão 3.0 Plataforma Brasil Versão 3.0 Histórico de Revisão do Manual Versão do Sistema 3.0 Autor Data Descrição Assessoria Plataforma Brasil 29/06/2015 Criação do Documento OBS: Para sugestões, a fim de aprimorar

Leia mais

Formulário de Indicação de Bolsista PIBIC / PIBITI

Formulário de Indicação de Bolsista PIBIC / PIBITI Formulário de Indicação de Bolsista PIBIC / PIBITI Para indicar, cancelar, suspender ou reativar um bolsista o coordenador do programa deve: 1 Acessar a plataforma Carlos Chagas através da página inicial

Leia mais

INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR SANT'ANA LUCIO MAURO BRAGA MACHADO MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR SANT'ANA LUCIO MAURO BRAGA MACHADO MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR SANT'ANA LUCIO MAURO BRAGA MACHADO MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS PONTA GROSSA 2017 LUCIO MAURO BRAGA MACHADO MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Manual para elaboração

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES PARA CADASTRO NO SISNEP

MANUAL DE INSTRUÇÕES PARA CADASTRO NO SISNEP MANUAL DE INSTRUÇÕES PARA CADASTRO NO SISNEP Instruções necessárias para o tramite dos projetos de pesquisa ao CEP: 1º) O pesquisador principal (orientador) deverá cadastrar o projeto de pesquisa no site

Leia mais

Como se origina um curso de especialização no SIGAA?

Como se origina um curso de especialização no SIGAA? SIGAA Manual de Usuário Cadastro de Propostas de Cursos de Lato Sensu O Módulo Lato Sensu no SIGAA possibilita o gerenciamento das atividades acadêmicas dos cursos do tipo Especialização existentes na

Leia mais

PASSO A PASSO Cadastro de Propostas da Academia da Saúde

PASSO A PASSO Cadastro de Propostas da Academia da Saúde PASSO A PASSO Cadastro de Propostas da Academia da Saúde - 2013 ETAPAS DO PROPONENTE PARA CADASTRO DE PROPOSTAS DO PROGRAMA ACADEMIA DA SAÚDE A apresentação contemplará: Indicação de Objeto para Emenda

Leia mais

Patricia de Campos Couto MS/SCTIE/DECIT/CGPC

Patricia de Campos Couto MS/SCTIE/DECIT/CGPC Patricia de Campos Couto MS/SCTIE/DECIT/CGPC AVALIAÇÃO DOS PROJETOS Diligências/informações INSTITUIÇÕES Projeto SE Credenciamento Distribuição SECRETARIAS Análise Parecer conclusivo SECRETARIAS Acompanhamento

Leia mais

FUNCIONALIDADES DA ABA CEP NA PLATBR

FUNCIONALIDADES DA ABA CEP NA PLATBR FUNCIONALIDADES DA ABA CEP NA PLATBR Versão 1.1 Histórico de Versão Versão Autor Data Descrição Equipe suporte Criação do 1.0 Plataforma Brasil 14/09/2012 Documento 1.1 Equipe suporte Plataforma Brasil

Leia mais

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 1 ÍNDICE 1. ACESSANDO O SISTEMA ATENA...03 2. INCLUSÃO DOS DADOS DO PROJETO...04 3. INCLUSÃO DO BOLSISTA...07 3.1 Bolsista com cadastro na USP...08 3.2 Bolsista sem cadastro

Leia mais

Manual do Monitor Sistema de Monitorias: SiMon

Manual do Monitor Sistema de Monitorias: SiMon UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS Manual do Monitor Sistema de Monitorias: SiMon SiMon é um Sistema para Gerenciamento das Monitorias. Com o propósito de facilitar a navegação no site, disponibilizamos este

Leia mais

Manual prático de Ajuizamento de Iniciais Portal Processo Eletrônico Nova rotina de anexação de peças

Manual prático de Ajuizamento de Iniciais Portal Processo Eletrônico Nova rotina de anexação de peças 2014 Manual prático de Ajuizamento de Iniciais Portal Processo Eletrônico Nova rotina de anexação de peças Orientações gerais para ajuizar iniciais com base na nova rotina de anexação de peças. TRIBUNAL

Leia mais

PROJETOS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA 2013 TUTORIAL PARA APRESENTAÇÃO DO RELATÓRIO FINAL VIA SISPROEX

PROJETOS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA 2013 TUTORIAL PARA APRESENTAÇÃO DO RELATÓRIO FINAL VIA SISPROEX PROJETOS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA 2013 TUTORIAL PARA APRESENTAÇÃO DO RELATÓRIO FINAL VIA SISPROEX Para acessar o SISPROEX: http://sistemas.ourinhos.unesp.br ou Clique aqui Digitar o e-mail institucional

Leia mais

PRODAV 03/2015 Passo a passo para inscrição do projeto

PRODAV 03/2015 Passo a passo para inscrição do projeto PASSO 11 - Ao concluir o preenchimento, clique em Salvar. Na aba da esquerda aparecerá o item Projetos que o compõem, e o primeiro projeto incluído aparecerá logo abaixo (fig. 16). Para incluir novos projetos

Leia mais

Como fazer seus pedidos online

Como fazer seus pedidos online Como fazer seus pedidos online Neste passo a passo iremos mostrar como é facil, simples e rápido o acesso ao site para consultas e pedidos online. Acesse http://www.thermofisher.com e altere o idioma do

Leia mais

TUTORIAL - COMO SUBMETER ARTIGOS

TUTORIAL - COMO SUBMETER ARTIGOS TUTORIAL - COMO SUBMETER ARTIGOS O envio do artigo para o 10 Encontro Internacional de Formação de Professores e o 11 Fórum Permanente Internacional de Inovação Educacional deve ser realizado pelo endereço:

Leia mais

Conheça a nova ferramenta da Amil Proposta Online. amil.com.br

Conheça a nova ferramenta da Amil Proposta Online. amil.com.br Conheça a nova ferramenta da Amil Proposta Online amil.com.br Índice 1. Introdução 2. Como Acessar o Proposta Online 3. Visão Geral 4. Busca por Empresa 5. Nova Simulação 6. Preenchimento de Propostas

Leia mais

Perguntas Mais Freqüentes

Perguntas Mais Freqüentes Chamada MCTI/CNPq nº 14/2013 Universal Perguntas Mais Freqüentes 1) Onde encontro o Formulário de Propostas Online? O formulário de Propostas Online da Chamada Universal 14/2013 ficará disponível na página

Leia mais

Plataforma Brasil Versão 3.0

Plataforma Brasil Versão 3.0 Plataforma Brasil Versão 3.0 Histórico de Revisão do Manual Versão do Sistema 3.0 3.0 Autor Data Descrição Assessoria Plataforma Brasil 03/09/2015 Assessoria Plataforma Brasil 10/09/2015 Criação do Documento

Leia mais

MODELO DE PROJETO DE PESQUISA DISPENSA CEP

MODELO DE PROJETO DE PESQUISA DISPENSA CEP CEP FACULDADE SÃO LEOPOLDO MANDIC MODELO DE PROJETO DE PESQUISA ENVOLVENDO SERES HUMANOS MODELO DE PROJETO DE PESQUISA DISPENSA CEP 2015 NOME Projeto de Pesquisa para Trabalho de Conclusão de Curso/ Dissertação

Leia mais

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PÁRA PROTOCOLAR PROJETOS DE PESQUISA NO COMITÊ DE ÉTICA

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PÁRA PROTOCOLAR PROJETOS DE PESQUISA NO COMITÊ DE ÉTICA ATENÇÃO! - SOMENTE PODERÃO SER SUBMETIDOS PARA ANÁLISE DO COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA, PROJETOS QUE NÃO INICIARAM COLETA DE DADOS; - PROJETOS COM COLETA DE DADOS EM ANDAMENTO OU QUE JÁ FORAM CONCLUÍDOS

Leia mais

Comissão Científica Permanente de Pesquisa Extensão da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de João Pessoa

Comissão Científica Permanente de Pesquisa Extensão da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de João Pessoa Comissão Científica Permanente de Pesquisa e Extensão da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de João Pessoa A Comissão Científica Permanente de Pesquisa e Extensão (CCPPEX) da Associação de Pais

Leia mais

SUMARIO. - Página 1 / 11

SUMARIO.  - Página 1 / 11 SUMARIO 1 Introdução... 2 2- Benefícios e Vantagens... 2 3 Como utilizar o Banco de Resultados... 2 3.1 Requisitos... 2 3.2 Recursos do Banco de Resultados... 3 3. 2.1 Superior... 3 3.2.1.1 - Opções...

Leia mais

Manual de Instruções Plataforma Brasil. Submissão de projeto de pesquisa

Manual de Instruções Plataforma Brasil. Submissão de projeto de pesquisa FACULDADE DE JAGUARIÚNA Campus I: (19) 3837-8800 Rua Amazonas, 504 Jardim Dom Bosco Campus II: (19) 3837-8500 Rod. Adhemar de Barros Km 127 Pista Sul Campus III: (19) 3867-8300 Av. dos Ypês, 678 Roseira

Leia mais

1 SOBRE A ÁREA RESTRITA EMPRESA

1 SOBRE A ÁREA RESTRITA EMPRESA Sumário 1 Sobre a área restrita Empresa...3 1.1 Apresentação...3 1.2 Acessando a área restrita Empresa...3 1.3 Acesso contribuintes aptos...4 1.4 Acesso contribuintes não aptos...5 1.5 Pesquisar contribuinte...5

Leia mais