RELATÓRIO INFORMATIVO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "RELATÓRIO INFORMATIVO"

Transcrição

1 RELATÓRIO INFORMATIVO MISSÃO INTERNACIONAL PARA PARTICIPAÇÃO DO CONFEA NA JORNADA INTERNACIONAL DAS ENGENHARIAS MECÂNICA, ELÉTRICA, INDUSTRIAL E RAMOS AFINS - NO PERIODO DE 06 A 08 DE NOVEMBRO DE NA CIDADE DE HAVANA - CUBA APRESENTAÇÃO: Em atendimento à Decisão Plenária PL nº 0178/2004, apresentamos o presente relatório da missão ao exterior - aprovada conforme a Decisão Plenária PL nº 1278/ referente à participação do Confea na Jornada Internacional das Engenharias Mecânica, Elétrica, Industrial e Ramos Afins, no período de 06 a 08 de novembro de 2013, na cidade de Havana Cuba. O evento foi realizado pela Associação de Engenheiros Mecânicos, Elétricos, Industriais e Ramos Afins - SIMEI, entidade membro da União Nacional de Arquitetos e Engenheiros da Construção de Cuba, UNAICC - organização com a qual o Confea mantém relacionamento, incluindo a assinatura de um protocolo de intenções no ano de Durante o evento foram apresentadas palestras nas áreas das engenharias mencionadas acima, divididas em 06 (seis) especialidades específicas: 1 Qualidade, meio ambiente e indústrias limpas; 2 Manutenção; 3 Prolongamento da vida útil e peças de reposição; 4 Inovação; 5 Energia e refrigeração; 6 Transporte e suas atividades relacionadas. O Congresso contou com a participação de 06 (seis) países, além dos profissionais locais. COMPOSIÇÃO DA DELEGAÇÃO: 1 Dados Profissionais: Nome: Vice-Presidente do Confea, Conselheiro Federal, Eng. Mec. Julio FialkoskI Título Profissional: Engenheiro Mecânico Representante do Presidente do Confea. Nome: Conselheiro Federal Suplente, Eng. Mec. Carlos Antônio de Magalhães Título Profissional: Engenheiro Mecânico Representante do Plenário do Confea.

2 Nome: Eng. Civ. Jorge Roberto Silveira Título Profissional: Engenheiro Civil Representante do Colégio de Presidentes. Nome: Eng. Mec. Jorge Nei Brito Título Profissional: Engenheiro Mecânico Representante do Colégio de Entidades Nacionais- CDEN. Nome: Sabrina Borba Sales Carpentier Título Profissional: Bach. Rel. Internacionais Profissional da Gerência de Relacionamentos Institucionais. INFORMAÇÕES GERAIS: 2 Dados dos objetivos da viagem: Finalidade da viagem: Participar da Jornada Internacional das Engenharias Mecânica, Elétrica, Industrial e Ramos Afins, no período de 06 a 08 de novembro de 2013, na cidade de Havana Cuba. Local: Hotel Tryp Habana Libre - Havana Cuba. Entidade promotora do evento: Associação de Engenheiros Mecânicos, Elétricos, Industriais e Ramos Afins - SIMEI. Período: 06 a 08 de novembro de Definição dos objetivos a serem alcançados, indicando como e onde serão aplicados os conhecimentos adquiridos: Dentre os principais objetivos a serem alcançados com a participação no evento, além do definido por meio da Decisão Plenária nº PL-1278/2013, de 02 de setembro de 2013 destacamos que a participação do Confea no JIMEI representou uma oportunidade para discutir com representantes da Diretoria da COPIMERA que também participaram do evento questões relativas ás providências necessárias para a realização da Assembleia Intermediária da COPIMERA em 2014, que será realizada no Brasil e organizada por este Federal conforme aprovado pela Decisão PL 1509/2011. Ademais, a participação em eventos internacionais favorece a difusão de conhecimentos entre os profissionais e entidades participantes, além do compartilhamento de experiências e das perspectivas nas áreas profissionais. Os trabalhos foram instalados no dia 06/07 no Salão Solidariedade do Hotel Tryp Habana Libre, com uma breve apresentação dos organizadores do evento.

3 Programação das atividades previstas: (ver programação completa anexa) 06 de novembro de :00 09:30 - Credenciamento e Abertura do evento 09:30 10:30 Conferência Magistral 10:30 11:00 - Intervalo 11:00 12:00 Apresentação de palestras 12:00 14:00 - Almoço 14:00 17:00 - Apresentação de palestras 18:00 20:00 Coquetel de Boas Vindas 07 de novembro de :00 12:00 - Apresentação de palestras 12:00 14:00 - Almoço 14:00 17:00 Apresentação de palestras 08 de novembro de :00 12:00 - Apresentação de palestras 12:30 13:00 - Encerramento 13:00 14:00 - Almoço de encerramento 14:00 Encontro festivo na sede da SIMEI

4 Foto 01: Jornada Internacional das Engenharias Mecânica, Elétrica, Industrial e Ramos Afins, de 06 a 08 de novembro de 2013, Havana Cuba. Foto 02: Jornada Internacional das Engenharias Mecânica, Elétrica, Industrial e Ramos Afins, de 06 a 08 de novembro de 2013, Havana Cuba.

5 Foto 03: Jornada Internacional das Engenharias Mecânica, Elétrica, Industrial e Ramos Afins, de 06 a 08 de novembro de 2013, Havana Cuba. Foto 04: Jornada Internacional das Engenharias Mecânica, Elétrica, Industrial e Ramos Afins, de 06 a 08 de novembro de 2013, Havana Cuba.

6 ANÁLISE: 3 Relatório Técnico: Descrição detalhada da realização do evento, anexando folder, destacando os resultados e conhecimentos adquiridos, no desempenho da missão: A Jornada Internacional das Engenharias Mecânica, Elétrica, Industrial e Ramos Afins, no período de 06 a 08 de novembro de 2013, na cidade de Havana Cuba, representou um importante fórum discussões dirigido aos profissionais dos países participantes. O evento possibilitou ainda, o encontro de representantes das entidades membro da COPIMERA entidade à qual o Confea é filiado e que terá sua próxima reunião realizada no Brasil, em Esta foi a primeira edição da JIMEI, cujo principal objetivo foi abrir as discussões entre profissionais de Cuba e de outros países, facilitando o intercâmbio de informações e experiências que beneficiem a sociedade. A próxima JIMEI será realizada no ano de Destaca-se a participação no evento do Primeiro Vice-Presidente da COPIMERA, o Eng. Frank A. Campble Price, que representava o Presidente daquela Confederação. Além deste participaram também a Presidente da União Nacional de Arquitetos e Engenheiros da Construção de Cuba UNAICC Arq. Mercedes Elesther Savigne; o Presidente da Junta Diretiva Provincial da UNAICC (região de Havana), Eng. Pedro Luís Garcia Pérez, e a Presidente da Associação de Engenheiros Mecânicos, Elétricos, Industriais e Ramos Afins SIMEI Eng. Rosa Cecília Calzado Brossard. 06 de novembro de 2013 Durante a abertura do congresso, foi feito um agradecimento aos participantes e destacou-se a importância da engenharia a serviço da sociedade e do fortalecimento dos laços da engenharia continental. No decorrer do Congresso a delegação se dividiu para assistir as palestras apresentadas de acordo com sua área de interesse. Entre as apresentações realizadas destacamos as seguintes: Estratégia para enfrentas a competitividade - Marta M. Sosa Cardentey - Cuba Gestão de custos associado à operação de sistemas integrados de gestão, como medida de avaliação e melhora contínua Boris E. Cordero Hernández - Cuba. Uso de tecnologia limpa José Espinosa Martínez Cuba. Uso de novas tecnologias na adaptação de projetos existentes Carlos Castro Abreu - México. Critérios para determinar elementos críticos em máquinas automotrizes Carlos E. Alfaro Rodrigues - Cuba.

7 Experiência prática na reorganização da manutenção industrial em Grupo Empresarial Industrial da Construção Pedro González Cruz Cuba. Determinação das causas das rupturas das placas das máquinas MK8-D da fábrica de cigarros Lázaro Peña Osmundo Héctor Rodríguez - Cuba. Desenho, Tecnologia, Fabricação e Recuperação de válvulas de bola MBF de 200mm Midardo Batista Fonseca Cuba. Desenvolvimento dos aços cubanos Nilda Caballero Stevens Cuba. Produtividade na construção e manutenção industrial Gerardo Espinosa México. Procedimento para obter a zona de proteção contra o raio segundo o sistema captador Remigio Marrero Acosta Cuba. Experiência em aplicações de tecnologias bioenergéticas. apresentação de casos Oscar Jiménez Cabezas Cuba. Gestão de energia em sistemas de climatização comercial Ignacio Del Valle Granados Costa Rica. Desenho metodológico do marco estratégico de políticas Energéticas Jaime Alcides Alvarado Bolívia. Política integral para o ordenamento de transporte de passageiros em Santiago de Cuba Ricardo Villarubia Román Cuba. Observação: Anexo o CD com todas as palestras técnicas.

8 Ainda no dia 06 de novembro foi feita visita à sede da Associação de Engenheiros Mecânicos, Elétricos, Industriais e Ramos Afins SIMEI. Foto 05: Jornada Internacional das Engenharias Mecânica, Elétrica, Industrial e Ramos Afins, de 06 a 08 de novembro de 2013, Havana Cuba. 07 de novembro de 2013 Continuação da apresentação das palestras da JIMEI Reunião com o Vice-Presidente da COPIMERA No dia 07 de novembro de 2013 o Vice-presidente do Confea, Eng. Julio Fialkoski, foi convidado para uma reunião reservada com o Primeiro Vice- Presidente da COPIMERA, Eng. Frank A. Campble Price (representante do Panamá na COPIMERA), e a Presidente da Associação de Engenheiros Mecânicos, Elétricos, Industriais e Ramos Afins SIMEI Eng. Rosa Cecília Calzado Brossard (representante de Cuba na COPIMERA). O assunto tratado foi a definição da data de realização da Assembleia Intermediária da COPIMERA em 2014, que será realizada no Brasil e organizada pelo Confea. Foram a presentados ao Eng. a Campble os orçamentos referentes ao hotéis em Brasília no mês de junho de Os valores das diárias apresentados

9 pelo Confea (levantados pela empresa Grupo World) correspondem a valores mais altos do que o esperado pelos representantes da COPIMERA, o que impossibilitaria a participação de algumas entidades na reunião de O Eng. Júlio Fialkoski explicou que, conforme fora exposto durante reunião da COPIMERA realizada na Bolívia no mês de julho de 2013, os valores altos da rede hoteleira no Brasil já eram esperados, uma vez que no período solicitado para a realização da Reunião da COPIMERA em 2014 mês de junho de serão realizados os jogos da Copa do Mundo. Diante disso, o Eng. Campble propôs a alteração da data do evento para o mês de setembro de Foram sugeridos dois períodos possíveis: 10 a 12 de setembro ou 17 a 19 de setembro. O Eng. Júlio Fialkoski - considerando ser a nova data proposta mais adequada para que o Confea tome as providências logísticas para a realização do encontro - se comprometeu formalizar a alteração da data da reunião no âmbito do Confea e ainda, enviar consulta oficial ao Presidente da COPIMERA para alteração e definição da nova data da Assembleia Intermediária da COPIMERA em de novembro de 2013 Continuação da apresentação das palestras da JIMEI No último dia do evento a Presidente da SIMEI, Eng. Rosa Cecília Calzado Brossard, propôs ao Eng. Júlio Filakoski a assinatura de uma Carta de Intenções entre a SIMEI e o CONFEA. A Eng. Rosa explicou que o objetivo da Carta é estreitar os laços de relacionamento entre as duas entidades, a exemplo do que ocorre entre este Federal e a UNAICC, entidade com a qual o Confea possui um acordo semelhante assinado desde O Vice- presidente do Confea explicou que todas as decisões no Confea são tomadas mediante aprovação do Plenário do Confea e que, portanto, caso a Carta de Intenções fosse assinada, esta somente teria validade após a aprovação do Plenário. Ainda assim a Presidente da SIMEI insistiu na assinatura do documento alegando ser esta uma oportunidade única de estreitar as relações com o Confea, além de representar um marco importante a ser registrado nas memórias da primeira edição da JIMEI A exemplo da Carta de Intenções assinada entre a SIMEI e o Confea, foi firmada também uma Carta de Intenções entre a SIMEI e a Sociedade Panamenha de Engenheiros e Arquitetos - SPIA, representada pelo seu Presidente, Frank Camble. Após o almoço de encerramento do evento, a delegação do Confea fez uma visita à Junta Diretiva Provincial da UNAICC, da Região de Havana.

10 Foto 06: Jornada Internacional das Engenharias Mecânica, Elétrica, Industrial e Ramos Afins, de 06 a 08 de novembro de 2013, Havana Cuba. Foto 07: Jornada Internacional das Engenharias Mecânica, Elétrica, Industrial e Ramos Afins, de 06 a 08 de novembro de 2013, Havana Cuba.

11 Foto 08: Jornada Internacional das Engenharias Mecânica, Elétrica, Industrial e Ramos Afins, de 06 a 08 de novembro de 2013, Havana Cuba. Foto 09: Jornada Internacional das Engenharias Mecânica, Elétrica, Industrial e Ramos Afins, de 06 a 08 de novembro de 2013, Havana Cuba.

12 4- Proposições/ Recomendações a serem aplicadas no Sistema pela experiência adquirida: Entendemos que a participação dos profissionais da engenharia em eventos como esse enriquecem o conhecimento dos participantes e do Sistema Confea/Crea como um todo, por meio das discussões, debates e trocas de experiências. Como proposições e recomendações a serem aplicadas no Sistema, sugerimos o seguinte: Alterar a data da Assembleia Intermediária da COPIMERA em 2014, a ser realizada em Brasília; Oficiar o Presidente da COPIMERA a respeito da reunião ocorrida com o Vice- Presidente Frank Campbel a respeito da alteração da data da Reunião de 2014; Submeter ao Plenário do Confea, a Carta de Intenções Assinada entre o CONFEA e a SIMEI; 5 Conclusão: Descrição detalhada da avaliação do evento, destacando os aspectos positivos e/ou negativos, para futuro planejamento e aperfeiçoamento de viagens semelhantes: Em conclusão às observações decorrentes do evento, consideramos que o Congresso falhou em alguns aspectos como, por exemplo, na escolha dos temas e alguns palestrantes. As dependências onde se realizaram ofereciam infraestrutura suficiente para o Congresso, dentro das limitações existentes no do país. Destacamos que muitos dos temas e técnicas ali apresentadas já estão ultrapassadas em relação ao Brasil. No entanto, deve-se considerar as condições de desenvolvimento de Cuba, o que limita bastante os recursos das entidades e dos profissionais daquele país. Finalmente, destacamos a importância da reunião realizada com o Vice-Presidente da COPIMERA definição da nova data da Reunião de 2014 e a importância do compromisso assumido pelo Confea junto à COPIMERA para a realização do evento. Se faz necessário o planejamento e organização da reunião com antecedência. Brasília, Distrito Federal, 14 de novembro de 2013.

13 ANEXOS: Material distribuído aos participantes (Programação e CD com palestras); Folder do evento; Carta de Intenções Assinada entre o CONFEA e a SIMEI;

RELATÓRIO TÉCNICO INFORMATIVO CONFERÊNCIA PROTEÇÃO SÍSMICA DO PATRIMÔNIO CULTURAL

RELATÓRIO TÉCNICO INFORMATIVO CONFERÊNCIA PROTEÇÃO SÍSMICA DO PATRIMÔNIO CULTURAL RELATÓRIO TÉCNICO INFORMATIVO CONFERÊNCIA PROTEÇÃO SÍSMICA DO PATRIMÔNIO CULTURAL Antalya - Turquia, 31 de outubro e 1 de novembro de 2011. 1 1 Dados Profissionais: Nome: Arnaldo Cardim Filho Título Profissional:

Leia mais

RELATÓRIO DE DESEMPENHO. Referência: Outubro de 2015

RELATÓRIO DE DESEMPENHO. Referência: Outubro de 2015 RELATÓRIO DE DESEMPENHO Referência: Outubro de 2015 DESTAQUES 8ª Reunião das Caixas Sudeste - RJ Diretores regionais e Diretoria Executiva realizaram reunião, em cumprimento ao calendário de encontros

Leia mais

Relatório de atividades 13 de julho a 09 de agosto de 2015

Relatório de atividades 13 de julho a 09 de agosto de 2015 13 de julho a 09 de agosto de 2015 13 de julho Reunião Plenária do Deconcic A reunião contou com a participação do Secretário Nacional de Transportes e Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, Dario

Leia mais

RELATÓRIO INFORMATIVO

RELATÓRIO INFORMATIVO RELATÓRIO INFORMATIVO 1. Dados profissionais: Nome: Sandra Raposo Anna Virgínia Muniz Machado Titulo Profissional: Engenheiro Civil 2. Dados dos objetivos da viagem: Finalidade da Viagem: Representar o

Leia mais

NOTÍCIAS & PROVIDÊNCIAS

NOTÍCIAS & PROVIDÊNCIAS Ano V Nº 172 Sexta Feira - Dia 14 de julho de 2017 NOTÍCIAS & PROVIDÊNCIAS A falta de reflexão regional com relação a situação econômica do Estado do Rio de Janeiro foi o principal ponto levantado pelo

Leia mais

COLÉGIO ESTADUAL DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO DO SISTEMA CONFEA/CREA - CIE-MG ESTATUTO CAPÍTULO I. Natureza, Finalidade e Composição

COLÉGIO ESTADUAL DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO DO SISTEMA CONFEA/CREA - CIE-MG ESTATUTO CAPÍTULO I. Natureza, Finalidade e Composição COLÉGIO ESTADUAL DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO DO SISTEMA CONFEA/CREA - CIE-MG ESTATUTO CAPÍTULO I Natureza, Finalidade e Composição Art. 1º - O Colégio Estadual de Instituições de Ensino do CREA-MG (CIE-MG)

Leia mais

PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR

PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR 70ª SEMANA OFICIAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA SOEA E 8º CONGRESSO NACIONAL DE PROFISSSIONAIS - CNP *ESTA PROGRAMAÇÃO PODERÁ SOFRER ALTERAÇÕES 08 SETEMBRO Domingo às 18h 16h Credenciamento

Leia mais

SOCIEDADE BRASILEIRA DE PATOLOGIA

SOCIEDADE BRASILEIRA DE PATOLOGIA Capítulo 1: das disposições gerais O Congresso Brasileiro de Patologia (CBP), de acordo com o estatuto vigente da SBP, é evento científico da Sociedade Brasileira de Patologia (SBP), bienal, que congrega

Leia mais

IV CONFERÊNCIA INTERMUNICIPALDE POLÍTICAS PARA AS MULHERES MUNICÍPIO DE PONTA GROSSA- PARANÁ Mais direitos, participação e poder para as mulheres

IV CONFERÊNCIA INTERMUNICIPALDE POLÍTICAS PARA AS MULHERES MUNICÍPIO DE PONTA GROSSA- PARANÁ Mais direitos, participação e poder para as mulheres REGULAMENTO Capítulo I Da Conferência Art. 1º O presente regulamento tem por finalidade definir regras gerais de funcionamento da IV Conferência Intermunicipalde Políticas para as Mulherese estabelecer

Leia mais

Eventos O futuro no atendimento e relacionamento com o consumidor Nivelamento de Assuntos Estratégicos com os Conselhos de Consumidores

Eventos O futuro no atendimento e relacionamento com o consumidor Nivelamento de Assuntos Estratégicos com os Conselhos de Consumidores Eventos O futuro no atendimento e relacionamento com o consumidor O Vice-Presidente do Conselheiro e representante regional do Sudeste, Lourival Koji Kawasima participou do Seminário "O futuro no Atendimento

Leia mais

Eventos. Gestão 2015/2016 encerra suas atividades. XVIII Encontro Nacional dos Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica

Eventos. Gestão 2015/2016 encerra suas atividades. XVIII Encontro Nacional dos Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica Eventos Gestão 2015/2016 encerra suas atividades Em reunião ordinária no dia 02/12/2016, na sede da Elektro em Campinas - SP, a gestão 2015/2016 do Conselho de Consumidores de Energia Elétrica da Elektro

Leia mais

REGULAMENTO DO II TORNEIO DE VÔLEI DE AREIA GRUPO MASCARELLO 2017

REGULAMENTO DO II TORNEIO DE VÔLEI DE AREIA GRUPO MASCARELLO 2017 REGULAMENTO DO II TORNEIO DE VÔLEI DE AREIA GRUPO MASCARELLO 2017 Art. 1º FINALIDADE O Torneio de Vôlei de Areia da Associação Atlética do Grupo Mascarello tem por finalidade a congregação dos associados,

Leia mais

Proposta Comercial II SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM ESTILOS DE VIDA & SAÚDE de Dezembro.

Proposta Comercial II SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM ESTILOS DE VIDA & SAÚDE de Dezembro. Proposta Comercial Hotel Armação Porto de Galinhas - PE II SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM ESTILOS DE VIDA & SAÚDE ESTILOS DE VIDA E EVENTOS SANITÁRIOS CONTEMPORÂNEOS EM SAÚDE PÚBLICA (81) 4141-4233

Leia mais

ORGA IZAÇÃO DAS AÇÕES U IDAS (Parte I)

ORGA IZAÇÃO DAS AÇÕES U IDAS (Parte I) DIREITOS HUMA OS Aula n.º 06 ORGA IZAÇÃO DAS AÇÕES U IDAS (Parte I) 1.- INTRODUÇÃO: CO TEXTO HISTÓRICO: A ONU foi fundada no dia 24 de outubro de 1945, após o encerramento da II Guerra Mundial. DOCUME

Leia mais

Art. 2º O Conselho Estadual de Cultura tem por competências: II - acompanhar e fiscalizar a execução do Plano Estadual de Cultura;

Art. 2º O Conselho Estadual de Cultura tem por competências: II - acompanhar e fiscalizar a execução do Plano Estadual de Cultura; DECRETO Nº 24.720 DE 3 DE NOVEMBRO DE 2008 Dispõe sobre a composição e o funcionamento do Conselho Estadual de Cultura - CONSEC, de que trata a Lei nº 8.319, de 12 de dezembro de 2005, e dá outras providências.

Leia mais

ENCONTRO NACIONAL DO CREAJR

ENCONTRO NACIONAL DO CREAJR ENCONTRO NACIONAL DO CREAJR INOVAÇÃO E GESTÃO A SERVIÇO DA SOCIEDADE 15 e 16 de Julho de 2017 em São Paulo-SP O objetivo do Crea Júnior é fortalecer o sistema profissional promovendo a inter-relação entre

Leia mais

VI ENCONTRO NACIONAL DE CERIMONIAL UNIVERSITÁRIO PROGRAMAÇÃO

VI ENCONTRO NACIONAL DE CERIMONIAL UNIVERSITÁRIO PROGRAMAÇÃO VI ENCONTRO NACIONAL DE CERIMONIAL UNIVERSITÁRIO PROGRAMAÇÃO FLORIANÓPOLIS - SC 04 A 08 DE JUNHO DE 2013 1. PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR Os Palestrantes serão divulgados após confirmação. Esta programação poderá

Leia mais

PROPOSTA DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO PARA NOVA REDAÇÃO DOS ARTIGOS 21 A 29 DO ESTATUTO SOCIAL, QUE TRATAM DOS CARGOS E ATRIBUIÇÕES DA DIRETORIA

PROPOSTA DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO PARA NOVA REDAÇÃO DOS ARTIGOS 21 A 29 DO ESTATUTO SOCIAL, QUE TRATAM DOS CARGOS E ATRIBUIÇÕES DA DIRETORIA PROPOSTA DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO PARA NOVA REDAÇÃO DOS ARTIGOS 21 A 29 DO ESTATUTO SOCIAL, QUE TRATAM DOS CARGOS E ATRIBUIÇÕES DA DIRETORIA Senhores Acionistas, O Conselho de Administração da Metalfrio

Leia mais

PLANO DE APRESENTAÇÃO

PLANO DE APRESENTAÇÃO PLANO DE APRESENTAÇÃO Apex-Brasil Principais Soluções Programa de Internacionalização Ações de internacionalização e promoção para o México Juarez Leal Coordenador de Internacionalização A APEX-BRASIL

Leia mais

Curso de Engenharia de Produção

Curso de Engenharia de Produção Curso de Engenharia de Produção Apresentação 2015 Prof. Dr. Carlos Fernando Jung carlosfernandojung@gmail.com Nosso Negócio Produtividade Rentabilidade Melhoria Contínua Otimização de Produtos e Processos

Leia mais

BENCHMARKING INTERNACIONAL GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

BENCHMARKING INTERNACIONAL GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS WORKSHOP E VISITAS TÉCNICAS A INFRA ESTRUTURAS DE GESTÃO E VALORIZAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS EM PORTUGAL 1ª Edição: 05/12 a 09/12/2016 2ª Edição: 06/02 a 10/02/2017 APRESENTAÇÃO

Leia mais

Mão de obra especializada: Produtividade Qualidade Conhecimento dos Processos de Soldagem Como solucionar este gargalo?

Mão de obra especializada: Produtividade Qualidade Conhecimento dos Processos de Soldagem Como solucionar este gargalo? Apresentação SOLDA BRASIL 2014 Mão de obra especializada: Produtividade Qualidade Conhecimento dos Processos de Soldagem Como solucionar este gargalo? A escassez de mão de obra qualificada no Brasil, em

Leia mais

DISTRITO 4440 XXVI CONFERÊNCIA DISTRITAL CONFERÊNCIA DO COMPANHEIRISMO DIA 19/05/2016 QUINTA-FEIRA

DISTRITO 4440 XXVI CONFERÊNCIA DISTRITAL CONFERÊNCIA DO COMPANHEIRISMO DIA 19/05/2016 QUINTA-FEIRA 1 PROGRAMA - HORÁRIO DE BRASÍLIA DIA 19/05/2016 QUINTA-FEIRA 14:00 hs. - Instalação da Secretaria Recepção Inscrição Registro de Credenciais Entrega de Material - Local : Spasso Buffet 14:00 às 15:45 hs.

Leia mais

PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR

PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR 70ª SEMANA OFICIAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA SOEA E 8º CONGRESSO NACIONAL DE PROFISSSIONAIS - CNP *ESTA PROGRAMAÇÃO PODERÁ SOFRER ALTERAÇÕES 10h00 14h00-18h00 08 SETEMBRO Domingo

Leia mais

5ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL SUSTENTÁVEL DE MINAS GERAIS MINUTA DE REGIMENTO INTERNO CAPÍTULO I.

5ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL SUSTENTÁVEL DE MINAS GERAIS MINUTA DE REGIMENTO INTERNO CAPÍTULO I. MINUTA DE REGIMENTO INTERNO CAPÍTULO I Dos Objetivos Art. 1º - Este regimento tem como objetivo orientar a realização da 5ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (SANS)

Leia mais

ESTATUTO DAS LIGAS ACADÊMICAS Diretoria de Extensão e Assuntos Comunitários

ESTATUTO DAS LIGAS ACADÊMICAS Diretoria de Extensão e Assuntos Comunitários ESTATUTO DA LIGA DE MEDICINA ESPORTIVA Capítulo I da Liga e seus fins Art. 1º A Liga de Medicina Esportiva é uma entidade sem fins lucrativos, com duração ilimitada, sob a supervisão da da Universidade

Leia mais

1. DO OBJETO: 2. DA SOLUÇÃO:

1. DO OBJETO: 2. DA SOLUÇÃO: CHAMADA PÚBLICA 37/2016 ALINHAMENTO TÉCNICO INSTITUCIONAL A Gerência de Soluções do SEBRAE/RS convida as empresas credenciadas para prestação de serviços de instrutoria e consultoria, através do Edital

Leia mais

Associações dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil e de Portugal. Produção

Associações dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil e de Portugal. Produção Realização Organização Associações dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil e de Portugal Apoio Produção OPORTUNIDADE Conhecer novas tecnologias na área de serviços e expandir os negócios em Portugal

Leia mais

FACULDADE METROPOLITANA DE CAMAÇARI FAMEC -

FACULDADE METROPOLITANA DE CAMAÇARI FAMEC - REGULAMENTO INSTITUCIONAL DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES FACULDADE METROPOLITANA DE CAMAÇARI FAMEC - SUMÁRIO CAPITULO I... 3 DISPOSIÇÕES PRELIMINARES... 3 CAPÍTULO II... 3 DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES...

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE ENSINO

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE ENSINO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE ENSINO REGIMENTO INTERNO DO FÓRUM PERMANENTE DOS CURSOS TÉCNICOS DO IFPE RECIFE, 2014 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA

Leia mais

PORTARIA CRCMG Nº 75, DE 17 DE JULHO DE 2014.

PORTARIA CRCMG Nº 75, DE 17 DE JULHO DE 2014. PORTARIA CRCMG Nº 75, DE 17 DE JULHO DE 2014. Institui o Regulamento de Divulgação de Informações nos Meios de Comunicação do CRCMG. O PRESIDENTE DO CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DE MINAS GERAIS,

Leia mais

RESOLUÇÃO EECA/UFG N 02/2015

RESOLUÇÃO EECA/UFG N 02/2015 RESOLUÇÃO EECA/UFG N 02/2015 Define critérios para a validação da carga horária das Atividades Complementares e para o registro das horas daquelas que forem validadas. O Conselho Diretor da da, no uso

Leia mais

Seminário de fornecimento para as Forças Armadas. 17 de agosto de 2015, segunda-feira

Seminário de fornecimento para as Forças Armadas. 17 de agosto de 2015, segunda-feira Seminário de fornecimento para as Forças Armadas 17 de agosto de 2015, segunda-feira Coordenação Realização Programação - manhã - 08:00 - Recepção e Credenciamento 08:30 - Abertura Oficial: Boas Vindas

Leia mais

Inauguração da Usina Eólica Econergy Beberibe. Organização. Econergy International. Profissional Responsável. Isabel C. de A.

Inauguração da Usina Eólica Econergy Beberibe. Organização. Econergy International. Profissional Responsável. Isabel C. de A. Inauguração da Usina Eólica Econergy Beberibe Organização Econergy International Profissional Responsável Isabel C. de A. Rodrigues Assessoria Externa Rodrigues & Freire Comunicação Ano da Premiação 2009

Leia mais

8:30 20:00 hs Registro e credenciamento dos participantes. 15:30 18:00 hs Encontro Preparatório de Crianças e Adolescentes (1)

8:30 20:00 hs Registro e credenciamento dos participantes. 15:30 18:00 hs Encontro Preparatório de Crianças e Adolescentes (1) XX CONGRESSO PAN-AMERICANO DA CRIANÇA E ADOLESCENTES PRIMEIRO FORO PAN-AMERICANO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES 21 ao 25 de setembro de 2009. Lima, Peru CPNNA/FORO/doc.2/09 17 setembro 2009 PROJETO DE CALENDÁRIO

Leia mais

MECANISMO DE ACOMPANHAMENTO. INTERAMERICANA CONTRA A CORRUPÇÃO 1 abril 2004 Original: espanhol

MECANISMO DE ACOMPANHAMENTO. INTERAMERICANA CONTRA A CORRUPÇÃO 1 abril 2004 Original: espanhol MECANISMO DE ACOMPANHAMENTO OEA/Ser.L. DA IMPLEMENTAÇÃO DA CONVENÇÃO SG/MESICIC/doc.58/04 rev.7 INTERAMERICANA CONTRA A CORRUPÇÃO 1 abril 2004 Original: espanhol Primeira Reunião da Conferência de Estados

Leia mais

PROJETO GERAL PRODUTO DO PROJETO:

PROJETO GERAL PRODUTO DO PROJETO: PROJETO GERAL PRODUTO DO PROJETO: Nome do evento: I Conferência Regional de Desenvolvimento Sustentável do Bioma Caatinga A Caatinga na Rio + 20 Data: 09, 10 e 11 de novembro de 2011 Local: Sede do Banco

Leia mais

Fórum Social Mundial Memória FSM memoriafsm.org

Fórum Social Mundial Memória FSM memoriafsm.org Este documento faz parte do Repositório Institucional do Fórum Social Mundial Memória FSM memoriafsm.org GT de Mobilização relato e encaminhamentos da reunião de 25.04.2003 Informes de Minas Gerais O Comitê

Leia mais

Pauta de Sessão Plenária

Pauta de Sessão Plenária Pauta de Sessão Plenária Pauta da Sessão Plenária Ordinária nº. 1.817 Data: 08 de junho de 2016 Horário: 18h30 Local: Sede do Crea-PE 1. Verificação de Quórum. 2. Comunicados de Licença. 3. Aprovação das

Leia mais

Manual do Patrocinador

Manual do Patrocinador www.conferenciaarroz2015.com.br XII Conferência Internacional de Arroz para América Latina e Caribe Horizontes para a competitividade Manual do Patrocinador Realização: Promoção: Apoio: XII Conferência

Leia mais

Universidade Federal de Santa Maria. I ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDANTES DE ENGENHARIA CIVIL Santa Maria - RS 25 a 27 de abril

Universidade Federal de Santa Maria. I ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDANTES DE ENGENHARIA CIVIL Santa Maria - RS 25 a 27 de abril Universidade Federal de Santa Maria I ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDANTES DE ENGENHARIA CIVIL Santa Maria - RS 25 a 27 de abril 2012 O presente documento tem por objetivo apresentar o I Encontro Nacional de

Leia mais

PLATAFORMA SUPRACONCELHIA DO BAIXO ALENTEJO

PLATAFORMA SUPRACONCELHIA DO BAIXO ALENTEJO PLATAFORMA SUPRACONCELHIA DO BAIXO ALENTEJO ACTA NÚMERO UM Aos 15 dias do mês de Dezembro de 2006, reuniu nas instalações cedidas pelo Instituto Português da Juventude Delegação de Beja, às 15 horas, depois

Leia mais

IX CONGRESSO NACIONAL SINDICAL DOS ENFERMEIROS - CONSE REGIMENTO INTERNO

IX CONGRESSO NACIONAL SINDICAL DOS ENFERMEIROS - CONSE REGIMENTO INTERNO IX CONGRESSO NACIONAL SINDICAL DOS ENFERMEIROS - CONSE REGIMENTO INTERNO CAPÍTULO I DA CONVOCAÇÃO E REALIZAÇAO Art. 1º A Federação Nacional dos Enfermeiros FNE, por sua presidente, no uso de suas atribuições

Leia mais

A Experiência Municipal de Curitiba na Formação e Capacitação de Conselheiros de Saúde. III Mostra de Produção em Saúde da Família Brasília 2008

A Experiência Municipal de Curitiba na Formação e Capacitação de Conselheiros de Saúde. III Mostra de Produção em Saúde da Família Brasília 2008 A Experiência Municipal de Curitiba na Formação e Capacitação de Conselheiros de Saúde III Mostra de Produção em Saúde da Família Brasília 2008 Rede Municipal de Saúde 1.818.948 Habitantes 9 Distritos

Leia mais

Tecnologias e Interoperabilidade no Transporte Ferroviário

Tecnologias e Interoperabilidade no Transporte Ferroviário Tecnologias e Interoperabilidade no Transporte Ferroviário Guilherme Quintella Chairman UIC South America 13 de Setembro de 2012 UIC União Internacional de Ferrovias» Fundada em 1922 com sede em Paris»

Leia mais

CHAMADA 01/2017 PROEPI/PROENS CONVITE AOS CAMPI PARA A REALIZAÇÃO DO SEPIN 2017

CHAMADA 01/2017 PROEPI/PROENS CONVITE AOS CAMPI PARA A REALIZAÇÃO DO SEPIN 2017 CHAMADA 01/2017 PROEPI/PROENS CONVITE AOS CAMPI PARA A REALIZAÇÃO DO SEPIN 2017 O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná, por meio da Pró- Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação

Leia mais

COMISSÃO ELEITORAL FEDERAL CEF ASSUNTO : Eleição do Coordenador-Adjunto da Comissão Eleitoral Federal DELIBERAÇÃO Nº 001/2017-CEF

COMISSÃO ELEITORAL FEDERAL CEF ASSUNTO : Eleição do Coordenador-Adjunto da Comissão Eleitoral Federal DELIBERAÇÃO Nº 001/2017-CEF COMISSÃO ELEITORAL FEDERAL CEF 2017 INTERESSADO : Comissão Eleitoral Federal CEF ASSUNTO : Eleição do Coordenador-Adjunto da Comissão Eleitoral Federal 2017. DELIBERAÇÃO Nº 001/2017-CEF A COMISSÃO ELEITORAL

Leia mais

11ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL MUNICÍPIO DE PONTA GROSSA PARANÁ GARANTIA DE DIREITOS NO FORTALECIMENTO DO SUAS

11ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL MUNICÍPIO DE PONTA GROSSA PARANÁ GARANTIA DE DIREITOS NO FORTALECIMENTO DO SUAS REGIMENTO INTERNO CAPÍTULO I DO OBJETIVO, TEMÁRIO Art. 1º A 11ª Conferência Municipal de Assistência Social será presidida pelo Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social CMAS e realizada em

Leia mais

REGIMENTO DA CONFERÊNCIA DE MINISTROS DA JUVENTUDE E DESPORTO DA COMUNIDADE DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA

REGIMENTO DA CONFERÊNCIA DE MINISTROS DA JUVENTUDE E DESPORTO DA COMUNIDADE DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA REGIMENTO DA CONFERÊNCIA DE MINISTROS DA JUVENTUDE E DESPORTO DA COMUNIDADE DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA Aprovado na VII Reunião da Conferência de Ministros da Juventude e do Desporto da Comunidade

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Etec: Professor Mário Antônio Verza Código: 164 Município: Palmital Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnico em Logística

Leia mais

XXI SIMPÓSIO NACIONAL DE BIOPROCESSOS - SINAFERM

XXI SIMPÓSIO NACIONAL DE BIOPROCESSOS - SINAFERM XXI SIMPÓSIO NACIONAL DE BIOPROCESSOS - SINAFERM XII SEMINÁRIO DE HIDRÓLISE ENZIMÁTICA DE BIOMASSAS SHEB Universidade Tiradentes Aracaju/SE 3 a 6 de setembro de 2017 COMISSÃO ORGANIZADORA Presidente do

Leia mais

UFV Catálogo de Graduação ENGENHARIA DE PRODUÇÃO. COORDENADOR Luciano José Minette

UFV Catálogo de Graduação ENGENHARIA DE PRODUÇÃO. COORDENADOR Luciano José Minette UFV Catálogo de Graduação 2011 229 ENGENHARIA DE PRODUÇÃO COORDENADOR Luciano José Minette minetti@ufv.br 230 Currículos dos Cursos do CCE UFV Engenheiro de Produção ATUAÇÃO O Curso de Engenharia de Produção

Leia mais

REGULAMENTO CONFERÊNCIA DISTRITAL DE SAÚDE

REGULAMENTO CONFERÊNCIA DISTRITAL DE SAÚDE CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE DE CURITIBA 11ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE CURITIBA REGULAMENTO CONFERÊNCIA DISTRITAL DE SAÚDE Curitiba / 2011 APROVADO NA 5ª REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DO CONSELHO MUNICIPAL

Leia mais

TERMO DE ENCERRAMENTO DO PROJETO

TERMO DE ENCERRAMENTO DO PROJETO 1 Nome do Projeto 2 Código 3 Data do Documento Fiscalização do Exercício e da Atividade Profissional 02/12/2011 4 Coordenador(a) 5 Tipo de Projeto Bárbara Fernandes Costa Barboza ( ) Interno ( x ) Estratégico

Leia mais

Seminário ABRAEX/UDF 2016

Seminário ABRAEX/UDF 2016 Associação Brasiliense de Ex-Bolsistas Brasil-Japão Centro Universitário do Distrito Federal Seminário ABRAEX/UDF 2016 Infraestrutura: o desenvolvimento brasileiro a partir da experiência japonesa Realização:

Leia mais

Nº 07/16 EVENTOS E PALESTRAS:

Nº 07/16 EVENTOS E PALESTRAS: Nº 07/16 EVENTOS E PALESTRAS: A ABEMI deu prosseguimento em outubro ao seu cronograma de eventos e palestras com o objetivo de contribuir com os associados no enfrentamento dos desafios presentes e futuros.

Leia mais

CANDIDATURA À DISTRITO SEDE DA XIX CONFERÊNCIA MULTIDISTRITAL DE INTERACT CLUBS (COMIC) PARA O ANO ROTÁRIO

CANDIDATURA À DISTRITO SEDE DA XIX CONFERÊNCIA MULTIDISTRITAL DE INTERACT CLUBS (COMIC) PARA O ANO ROTÁRIO CANDIDATURA À DISTRITO SEDE DA XIX CONFERÊNCIA MULTIDISTRITAL DE INTERACT CLUBS (COMIC) PARA O ANO ROTÁRIO 2017-2018. A MDIO Interact Brasil declara aberta aos Distritos rotários brasileiros a candidatura

Leia mais

GUIA DO REPRESENTANTE DA FIEB

GUIA DO REPRESENTANTE DA FIEB GUIA DO REPRESENTANTE DA FIEB A FIEB participa atualmente de mais de 120 representações externas, constituídas em grupos de trabalho, comitês e conselhos, cuja atuação é direcionada à discussão de temas

Leia mais

MERCOSUL/ RME/CCR/SIC/III GGP de Indicadores Estatísticos Relatório n 02/2006

MERCOSUL/ RME/CCR/SIC/III GGP de Indicadores Estatísticos Relatório n 02/2006 VII REUNIÃO DO GRUPO GESTOR DO PROJETO DE INDICADORES DO MERCOSUL EDUCACIONAL Realizou-se na cidade de Belo Horizonte, Brasil, no dia 17 de novembro de 2006, a VII Reunião do Grupo Gestor do Projeto de

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso: Engenharia Elétrica Campus: Campos dos Goytacazes SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Missão O Curso de Engenharia Elétrica da Universidade Estácio de Sá tem por missão formar engenheiros capazes de atender

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DA DIRETORIA DO INSTITUTO BRASILEIRO DE GOVERNANÇA CORPORATIVA

REGIMENTO INTERNO DA DIRETORIA DO INSTITUTO BRASILEIRO DE GOVERNANÇA CORPORATIVA REGIMENTO INTERNO DA DIRETORIA DO INSTITUTO BRASILEIRO DE GOVERNANÇA CORPORATIVA SUMÁRIO Capítulo I Objeto do Regimento Interno... 3 Capítulo II Missão da Diretoria... 3 Capítulo III Competência... 3 Capítulo

Leia mais

TRANSMISSORA ALIANÇA DE ENERGIA ELÉTRICA S.A. NIRE CNPJ/MF nº /

TRANSMISSORA ALIANÇA DE ENERGIA ELÉTRICA S.A. NIRE CNPJ/MF nº / TRANSMISSORA ALIANÇA DE ENERGIA ELÉTRICA S.A. NIRE 33.3.0027843-5 CNPJ/MF nº 07.859.971/0001-30 ATA DA REUNIÃO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO REALIZADA EM 23 DE MARÇO DE 2016 DATA, HORA E LOCAL: Realizada

Leia mais

APRESENTAÇÃO DA ENEGE CONSELHO DAS ESCOLAS DE GEOLOGIA PROGRAMAÇÃO

APRESENTAÇÃO DA ENEGE CONSELHO DAS ESCOLAS DE GEOLOGIA PROGRAMAÇÃO Sumário APRESENTAÇÃO DA ENEGE... 3 CONSELHO DAS ESCOLAS DE GEOLOGIA... 4 PROGRAMAÇÃO... 5 Dia 22 de Janeiro... 5 Divulgação da ENEGE... 5 Apresentação da situação jurídica e planejamento financeiro 2015...

Leia mais

EDITAL CANDIDATURA À SEDE DO XI ENCONTRO ANUAL DO FORTEC

EDITAL CANDIDATURA À SEDE DO XI ENCONTRO ANUAL DO FORTEC Página 1 de 5 EDITAL CANDIDATURA À SEDE DO XI ENCONTRO ANUAL DO FORTEC - 2017 Atendendo à deliberação da Assembléia do FORTEC ocorrida em 22 de Maio de 2015, em Curitiba-PR, que decidiu que o FORTEC buscará

Leia mais

NOTA DE IMPRENSA. Conselho Intermunicipal da CI Região de Aveiro de 22DEZ14

NOTA DE IMPRENSA. Conselho Intermunicipal da CI Região de Aveiro de 22DEZ14 NOTA DE IMPRENSA Aveiro, 29 de dezembro de 2014 Conselho Intermunicipal da CI Região de Aveiro de 22DEZ14 O Conselho Intermunicipal (CI) da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CI Região de Aveiro)

Leia mais

ASSOCIAÇÃO UNIFICADA PAULISTA DE ENSINO RENOVADO OBJETIVO ASSUPERO INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DO RIO GRANDE DO NORTE - IESRN

ASSOCIAÇÃO UNIFICADA PAULISTA DE ENSINO RENOVADO OBJETIVO ASSUPERO INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DO RIO GRANDE DO NORTE - IESRN ASSOCIAÇÃO UNIFICADA PAULISTA DE ENSINO RENOVADO OBJETIVO ASSUPERO INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DO RIO GRANDE DO NORTE - IESRN COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO INTERNA CPA REGULAMENTO INTERNO CPA/IESRN A

Leia mais

Apoio: Conselho Federal de Contabilidade - CFC Embaixada Britânica Serviço de Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE

Apoio: Conselho Federal de Contabilidade - CFC Embaixada Britânica Serviço de Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE INFORMAÇÕES GERAIS Objetivo Geral: Discutir a estratégia de implantação, disseminação, elaboração e uso de informação de custos no setor público no Brasil, bem como intensificar a agenda de cooperação

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E AGRONOMIA DE SÃO PAULO CREA-SP ATO NORMATIVO Nº, DE DE DE.

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E AGRONOMIA DE SÃO PAULO CREA-SP ATO NORMATIVO Nº, DE DE DE. ATO NORMATIVO Nº, DE DE DE. Dispõe sobre celebração de convênios com entidades de classe para maior eficiência da fiscalização profissional, através da expansão das Anotações de Responsabilidade Técnica

Leia mais

DELIBERAÇÃO CES Nº 150 DE 04 DE ABRIL DE 2016

DELIBERAÇÃO CES Nº 150 DE 04 DE ABRIL DE 2016 DELIBERAÇÃO CES Nº 150 DE 04 DE ABRIL DE 2016 APROVA O REGIMENTO DA TERCEIRA PLENÁRIA ELEITORAL COMPLEMENTAR DO CONSELHO ESTADUAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO, PARA O TRIÊNIO 2014/2016. O CONSELHO ESTADUAL

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CAPÍTULO I - DA NATUREZA Art. º Consideram-se como Atividades Complementares do Engenharia de Produção, todas as atividades relacionadas com projetos de pesquisa,

Leia mais

CONGRESSO NACIONAL ESCOTEIRO Curitiba PR 2018

CONGRESSO NACIONAL ESCOTEIRO Curitiba PR 2018 Boletim 1 Versão 1-31.8.2017 O Congresso Nacional Escoteiro é um momento de encontro das lideranças escoteiras do nosso país, aproveitando a oportunidade da realização da reunião ordinária da Assembleia

Leia mais

Projeto Rede Interagencial e Internacional de Informação e comunicação para a Saúde RIICS - Ripsa: Cooperação Internacional

Projeto Rede Interagencial e Internacional de Informação e comunicação para a Saúde RIICS - Ripsa: Cooperação Internacional Projeto Rede Interagencial e Internacional de Informação e comunicação para a Saúde RIICS - Ripsa: Cooperação Internacional TC 41- Relatório Fase I Projeto aprovado na 4ª Reunião da Comissão de Programação

Leia mais

Seminário internacional mostra desafios da inclusão

Seminário internacional mostra desafios da inclusão Seminário internacional mostra desafios da inclusão Oficina vai indicar aos participantes de evento as dificuldades vivenciadas cotidianamente por pesso Publicado em 04/08/2013-00:00 A ministra-chefe da

Leia mais

FAMEBLU Engenharia Civil

FAMEBLU Engenharia Civil Disciplina LOGÍSTICA EMPRESARIAL E ENGENHARIA DE TRÁFEGO FAMEBLU Engenharia Civil Aula 1: Apresentação Plano de Ensino Estratégia Corporativa Professor: Eng. Daniel Funchal, Esp. Curso: ENGENHARIA CIVIL

Leia mais

ATA DA 120ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DE CONSUMIDORES E DIRETORIA DA CEMIG

ATA DA 120ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DE CONSUMIDORES E DIRETORIA DA CEMIG DATA: 03 de fevereiro de 2016 LOCAL: Av. Barbacena, 1200 Santo Agostinho BH Sala do Conselho de Consumidores 16 andar 1 APROVAÇÃO DE ATA Conforme previsto no Regimento Interno do Conselho de Consumidores

Leia mais

PROGRAMA DE INDICADORES DE DESEMPENHO COMÉRCIO E SERVIÇOS SEBRAETEC

PROGRAMA DE INDICADORES DE DESEMPENHO COMÉRCIO E SERVIÇOS SEBRAETEC CHAMADA PÚBLICA 52/2015 ORIENTAÇÃO METODOLÓGICA A Gerência de Credenciados do SEBRAE/RS convida os profissionais credenciados para prestação de serviços de instrutoria e consultoria, através do Edital

Leia mais

Planejamento do Evento Sistema de Gestão da Qualidade

Planejamento do Evento Sistema de Gestão da Qualidade Página 1 de 5 1. Viabilização de espaço para evento de terceiros a) Verificar com o Parceiro realizador do evento: Qual a data e horário de realização deste evento? Quais serão os propósitos do evento?

Leia mais

Regulamento de Apoio a Iniciativas Regulares ou Pontuais, de Natureza Educativa, Desportiva, Recreativa, Cultural, Social e Outras

Regulamento de Apoio a Iniciativas Regulares ou Pontuais, de Natureza Educativa, Desportiva, Recreativa, Cultural, Social e Outras Regulamento de Apoio a Iniciativas Regulares ou Pontuais, de Natureza Educativa, Desportiva, Recreativa, Cultural, Social e Outras 1 NOTA JUSTIFICATIVA O Município de Chaves entende como sendo de interesse

Leia mais

09:00 AM - 10:30hrs (MESA REDONDA)

09:00 AM - 10:30hrs (MESA REDONDA) Página 1 de 5 12 de Agosto de 2014 (Terça-Feira) - TARDE 14:00-18:00hrs: Inscrição e entrega de material 19:00hrs - 20:00hrs: Abertura oficial do CONTECC-2014 Presidente CONFEA - Tadeu Coordenador da SOEA

Leia mais

PROGRAMA. Combate à obesidade: Da prescrição ao comportamento Dr. Manuel Rosas, Psicólogo, Camara Municipal de Viana do Castelo

PROGRAMA. Combate à obesidade: Da prescrição ao comportamento Dr. Manuel Rosas, Psicólogo, Camara Municipal de Viana do Castelo PROGRAMA Quinta-feira, 04 de Junho de 2015 8:30 Abertura do secretariado 9:00 Workshops Intervenção Breve em alcoolismo Dr. Luís António Pacheco Oliveira, Assistente graduado de MGF, Centro de Respostas

Leia mais

1. Orientações para os debates das Mesas-Redondas...3

1. Orientações para os debates das Mesas-Redondas...3 WORLD HEALTH ORGANIZATION REGIONAL OFFICE FOR AFRICA ORGANISATION MONDIALE DE LA SANTE BUREAU REGIONAL DE L AFRIQUE ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE ESCRITÓRIO REGIONAL AFRICANO COMITÉ REGIONAL AFRICANO Quinquagésima-primeira

Leia mais

AGENDAMENTO E REALIZAÇÃO DE EVENTOS NA SMCC

AGENDAMENTO E REALIZAÇÃO DE EVENTOS NA SMCC N CIE 001 FINALIDADE: Esta norma por finalidade normatizar a realização de eventos, tanto da própria SMCC (Diretoria ou Departamentos e Comitês Científicos da SMCC) quanto eventos de terceiros, realizados

Leia mais

Utilização das ferramentas disponibilizadas pelo CREA-PR aos Coordenadores de Curso

Utilização das ferramentas disponibilizadas pelo CREA-PR aos Coordenadores de Curso Utilização das ferramentas disponibilizadas pelo CREA-PR aos Coordenadores de Curso 22º Fórum de Docentes Ponta Grossa-PR, 20 de agosto de 2015 Coordenador: Eng. Civ. Hélio Xavier da Silva Filho Gerente

Leia mais

PAUTA COMPLEMENTAR DA SESSÃO PLENÁRIA N 1926 DE 16 DE SETEMBRO DE 2010 (ORDINÁRIA) ORDEM DO DIA ITEM 1 JULGAMENTO DOS PROCESSOS I PROCESSOS DE ORDEM C

PAUTA COMPLEMENTAR DA SESSÃO PLENÁRIA N 1926 DE 16 DE SETEMBRO DE 2010 (ORDINÁRIA) ORDEM DO DIA ITEM 1 JULGAMENTO DOS PROCESSOS I PROCESSOS DE ORDEM C 1 PAUTA COMPLEMENTAR DA SESSÃO PLENÁRIA N 1926 DE 16 DE SETEMBRO DE 2010 (ORDINÁRIA) DO DIA ITEM 1 JULGAMENTO DOS PROCESSOS I PROCESSOS DE C RELATOR PROPOSTA 54 C-0230/10 Crea-SP Indicação para Diploma

Leia mais

ÍNDICE CONGRESSISTA O EVENTO INSCRIÇÕES E RETIRADA DE MATERIAL CRACHÁ TRANSPORTE SINALIZAÇÃO DAS SALAS PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA CERTIFICADOS

ÍNDICE CONGRESSISTA O EVENTO INSCRIÇÕES E RETIRADA DE MATERIAL CRACHÁ TRANSPORTE SINALIZAÇÃO DAS SALAS PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA CERTIFICADOS ÍNDICE CONGRESSISTA O EVENTO INSCRIÇÕES E RETIRADA DE MATERIAL CRACHÁ TRANSPORTE SINALIZAÇÃO DAS SALAS PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA CERTIFICADOS PROGRAMAÇÃO SOCIAL SEGURANÇA . Neste manual sobre o VII FÓRUM

Leia mais

Padrão de Gestão e Transparência do Terceiro Setor 2016

Padrão de Gestão e Transparência do Terceiro Setor 2016 O que é o Padrão de Gestão e Transparência Padrão de Gestão e Transparência O Padrão de Gestão e Transparência (PGT) 2013-2014 é um conjunto de práticas e ações recomendadas para as organizações sem fins

Leia mais

Chamada de Apoio a Eventos Científicos em Saúde

Chamada de Apoio a Eventos Científicos em Saúde Ministério da Saúde Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos Departamento de Ciência e Tecnologia Chamada de Apoio a Eventos Científicos em Saúde - 2014 1) TÍTULO DO TERMO DE REFERÊNCIA:

Leia mais

Estatuto da Frente Parlamentar do Cooperativismo

Estatuto da Frente Parlamentar do Cooperativismo Estatuto da Frente Parlamentar do Cooperativismo CAPÍTULO I DA DENOMINAÇÃO, NATUREZA, DURAÇÃO, SEDE E FINALIDADE Art. 1º. A Frente Parlamentar do Cooperativismo, Frencoop, é uma entidade civil, de interesse

Leia mais

O Instituto ABRADEE da Energia a serviço da sociedade para aprimoramento do Modelo do Setor Elétrico Brasileiro. Brasília 014 de outubro de 2015

O Instituto ABRADEE da Energia a serviço da sociedade para aprimoramento do Modelo do Setor Elétrico Brasileiro. Brasília 014 de outubro de 2015 O Instituto ABRADEE da Energia a serviço da sociedade para aprimoramento do Modelo do Setor Elétrico Brasileiro 1 Brasília 014 de outubro de 2015 Pauta 1) Por que propor um Projeto de P&D Estratégico para

Leia mais

NOTA TÉCNICA Nº 0013_V1_2013 INSTITUTO SENAI DE TECNOLOGIA

NOTA TÉCNICA Nº 0013_V1_2013 INSTITUTO SENAI DE TECNOLOGIA NOTA TÉCNICA Nº 0013_V1_2013 INSTITUTO SENAI DE TECNOLOGIA Jaraguá do Sul (SC), Junho de 2013. ALINHAMENTO ESTRATÉGICO Jaraguá Ativa: Cidade inteligente e sustentável, cidade para pessoas. Visão: Ser referência

Leia mais

CORRDENAÇÃO DE ATIVIDADES EXTRACLASSE G I N C A N A 2012 R E G U L A M E N T O

CORRDENAÇÃO DE ATIVIDADES EXTRACLASSE G I N C A N A 2012 R E G U L A M E N T O CORRDENAÇÃO DE ATIVIDADES EXTRACLASSE G I N C A N A 2012 R E G U L A M E N T O 01. A Gincana tem o intuito de agregar os alunos com o objetivo, principalmente, de formação, desinibição, congraçamento,

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA CONFEA COMISSÃO DE ARTICULAÇÃO INSTITUCIONAL DO SISTEMA - CAIS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA CONFEA COMISSÃO DE ARTICULAÇÃO INSTITUCIONAL DO SISTEMA - CAIS S Ú M U L A D A 7 ª R E U N I Ã O E X T R A O R D I N Á R I A D A C A I S COMISSÃO DE ARTICULAÇÃO INSTITUCIONAL DO SISTEMA CAIS EXERCÍCIO 2012 A P R O V A D A E M 1 7 D E J U L H O D E 2 0 1 2 DATA: 28

Leia mais

GRUPO DE ESTUDOS MULTIDISCIPLINAR DA USINA HIDRELÉTRICA MAUÁ GEM MAUÁ REGIMENTO INTERNO JUNHO DE 2010

GRUPO DE ESTUDOS MULTIDISCIPLINAR DA USINA HIDRELÉTRICA MAUÁ GEM MAUÁ REGIMENTO INTERNO JUNHO DE 2010 1 GRUPO DE ESTUDOS MULTIDISCIPLINAR DA USINA HIDRELÉTRICA MAUÁ GEM MAUÁ REGIMENTO INTERNO JUNHO DE 2010 2 1. OBJETIVO Estabelecer através deste Regimento Interno, normas para a organização e o funcionamento

Leia mais

Biometrics and Human Identification Technology Expo, Business & Conference

Biometrics and Human Identification Technology Expo, Business & Conference Biometrics and Human Identification Technology Expo, Business & Conference 8 a 10 de novembro de 2016 Centro FECOMERCIO de Eventos São Paulo Apoio Mídia Organização e Realização Apresentação São esperados

Leia mais

IV ENCONTRO NACIONAL DO FÓRUM NACIONAL DE JUÍZES DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR CONTRA A MULHER. Porto Velho - RO 7 a 9 de novembro de 2012

IV ENCONTRO NACIONAL DO FÓRUM NACIONAL DE JUÍZES DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR CONTRA A MULHER. Porto Velho - RO 7 a 9 de novembro de 2012 IV ENCONTRO NACIONAL DO FÓRUM NACIONAL DE JUÍZES DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR CONTRA A MULHER Porto Velho - RO 7 a 9 de novembro de 2012 Local: Tribunal de Justiça de RO Edifício Sede TEMA: LEI MARIA

Leia mais

Orientações para solicitação de Diárias e Passagens

Orientações para solicitação de Diárias e Passagens Orientações para solicitação de Diárias e Passagens 1 ORIENTAÇÕES PARA SOLICITAÇÃO DE DIÁRIAS A Requisição de Diárias pressupõe o atendimento ao Decreto n 343 de 19 de novembro de 1991, que apresenta em

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO ADMINISTRATIVO. PROGRAMA DE INTEGRIDADE COM BASE NA LEI Nº /2013 e DECRETO Nº 8.420/2015.

REGULAMENTO INTERNO ADMINISTRATIVO. PROGRAMA DE INTEGRIDADE COM BASE NA LEI Nº /2013 e DECRETO Nº 8.420/2015. REGULAMENTO INTERNO ADMINISTRATIVO. PROGRAMA DE INTEGRIDADE COM BASE NA LEI Nº 12.846/2013 e DECRETO Nº 8.420/2015. HOTEL COLONIAL LTDA., pessoa jurídica, com sede na Av. Almirante Jair Toscano de Brito,

Leia mais

VII ENCONTRO INTERNACIONAL DE TURISMO

VII ENCONTRO INTERNACIONAL DE TURISMO VII ENCONTRO INTERNACIONAL DE TURISMO PRAIA / MINDELO / SANTA MARIA / AMADORA 4 a 7 de dezembro de 2016 Sede e Secretariado do Evento, Hotel Oásis Praia Mar PROGRAMA* Cocktail de Boas Vindas Animação artística

Leia mais

DIVISÃO DE EQUIPES PARA EVENTOS

DIVISÃO DE EQUIPES PARA EVENTOS DIVISÃO DE EQUIPES PARA EVENTOS Coordenação e organização Responsabilidades: elaborar o planejamento geral do evento; estabelecer, monitorar e garantir o trabalho sinérgico das equipes de apoio; coordenar

Leia mais