Palavras-chave: atenção à saúde; Cultura Afro-brasileira; Jogos de Ifá; recurso terapêutico.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Palavras-chave: atenção à saúde; Cultura Afro-brasileira; Jogos de Ifá; recurso terapêutico."

Transcrição

1 A CONSULTA A IFÁ COMO RECURSO DE SAÚDE Virginia Maria Almeida de Freitas Doutoranda HCTE-UFRJ vmafreitas@oi.com.br Ricardo Kubrusly Prof. HCTE-UFRJ Resumo : Este artigo discute parte dos resultados do trabalho de campo da pesquisa para o doutoramento em História das Ciências. Parte-se da ideia de que a Cultura Afrobrasileira vem contribuindo para a atenção à saúde daqueles que a procuram. Verificase aqui a qualidade destes tratamentos se alternativos, complementares ou paliativos e, a posterior permanência dos consulentes na religião buscada, inicialmente apenas, como recurso para prevenção e tratamento de enfermidades. A coleta de dados realizou-se através de um par de questionários respondidos por uma dezena de religiosos de tradições afro-brasileiras no Estado do. Na reflexão final revela-se o uso dos Jogos de Ifá como instrumento oracular, auxiliar nos cuidados de saúde de pessoas, procedentes de várias religiões. Palavras-chave: atenção à saúde; Cultura Afro-brasileira; Jogos de Ifá; recurso terapêutico. INTRODUÇÃO Teologia, senhor, é uma fortaleza. Nenhuma rachadura na fortaleza pode ser considerada pequena. (MILLER, 953) Hipóteses e teorias científicas que contemplem as técnicas diagnósticoterapêuticas da Cultura Afro-brasileira ainda não estão catalogadas nos recursos em saúde geralmente aceitos. Naquela cultura um método utiliza o saber iorubá : a Os escravos africanos vindos para o no tempo do Brasil Colônia e Monárquico o foram de pequenas nações do interior da África, todos, porém, falam entre si um idioma comum: - o eubá [iorubá]. (...) Só os cambindas ignoram o eubá,... (JOÃO DO RIO. As religiões no Rio. : Editora Nova Aguilar, p. (Coleção Biblioteca Manancial n o 47) Disponível em: < Acesso em: 26 jun. 202).

2 consulta a Ifá 2. Na prática se avalia as verdades ocultas, profundas, retôrno às questões colocadas. Esta arte de adivinhação proveniente da África Ocidental veio para o Brasil com os iorubás 3 e processa-se via diferentes instrumentos. O babalawo 4 (pai do segredo) recebe as indicações necessárias às respostas por meio dos signos (odù) de Ifa (VERGER, 2000, p. 579). A religião iorubá exercida pelos seus babalaôs e toda a liturgia que ela exige, solicita e providencia uma norma e promove, consequentemente no aspecto da saúde, um bem-estar, uma melhoria ou cura, nas aflições dos seres humanos. Está em Capone (20): o Pai de Santo e o Babalaô são dois sacerdócios determinados por diferentes sistemas hierárquicos que não se superpõe. Ifá e candomblé pertencem ao complexo cultural Yorubá ; a aliança dos processos cerimoniais de Ifá àqueles do candomblé pode trazer desestruturação do grupo religioso. E ratifica que, na Cidade do : A inserção do culto de Ifá, segundo suas vertentes dominantes a nigeriana e a cubana em um sistema ritual, como o do candomblé, estruturado em torno de uma complexa hierarquia religiosa, na qual os pais e as mães-de-santo são as principais figuras de autoridade e a mediunidade é altamente valorizada, não podia deixar de acarretar novas tensões no campo religioso afro-brasileiro (CAPONE, 20, não paginado). Para a mesa da Academia foi objeto de estudo a vivência de 02 Babalaôs, 05 Iniciados em Ifá com, no mínimo, o Primeiro Estágio Sacerdotal completo nesta linha de iniciação religiosa da Cultura iorubá, 0 Ogã, 5 0 Ialorixá 6 e 0 Babalorixá 7. A vivência considerada relevante foi aquela da atenção à saúde, através de rituais voltados para a identificação de diagnóstico medicamentoso e intervenções terapêuticas, aos que os alcançam para consultas, no Estado do. 2 Nome do Sistema de advinhação iorubano; também, Orumilá ou Orumilá-Ifá. 3 Iorubá é termo que se aplica a um grupo linguístico de vários milhões de indivíduos que além da linguagem têm cultura e tradições de sua origem comum, na cidade de Ifé (BIOBAKU, Saburi Oladeni. Sources of Yoruba History. Oxford, 973. In: VERGER, Pierre Fatumbi. Orixás: deuses iorubás na África e no Novo Mundo. Tradução Maria Aparecida da Nóbrega. 5ª ed. Salvador: Corrupio, p.). 4 Babalaô ou Oluô preside ao culto de Ifá é o sacerdote que cuida dos homens (BASTIDE, Roger. O CANDOMBLÉ DA BAHIA (Rito Nagô). Tradução Maria Isaura Pereira de Queiroz. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 96. (BRASILIANA VOLUME 33) 370 p.). 5 Incumbido de manusear os instrumentos de som; quando de sala, os cantos aos orixás. 6 Mãe-de-Santo. 7 Pai-de-Santo.

3 Os procedimentos adotados na pesquisa obedeceram aos Critérios da Ética em Pesquisa com Seres Humanos 8 e não trazem nenhuma complicação legal aos participantes. O trabalho teve a aprovação prévia do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (IESC) - Universidade Federal do Rio de Janeiro que está disponibilizado no site cep@iesc.ufrj.br. No ato da observação, os sujeitos de pesquisa foram informados, de forma clara e concisa, sobre o estudo que se pretendia elaborar. Empregou-se para a composição da amostra da coleta de dados o recurso de pesquisa, na internet, de endereços eletrônicos ou de telefones, partindo-se do nome de babalaôs conhecidos. A indicação de outros nomes e números de telefone foi sugestão dos voluntários que aceitaram participar. Ocorreu também outra forma de inserção na lista de convite ao estudo. Um número telefônico encontrado num dos livros examinado no transcorrer da pesquisa bibliográfica, constituiu-se numa forma adicional de se localizar o religioso a ser convidado à pesquisa. A presente pesquisadora compôs, por fim, a lista de avaliação com 0 Babalaô e Iniciados (com, no mínimo o primeiro grau de iniciação em Ifá completo) que conheceu durante os estudos para preparar o texto da Tese, é importante acrescentar que todos os depoentes são maiores de 8 anos. Assim, utilizou-se nesta pesquisa a amostragem não aleatória intencional, tipo de amostra não probabilística: a eleição dos elementos da população que a puderam compor dependeu parcialmente da avaliação da investigadora (o critério inicial da pesquisadora era o da análise de Babalaôs e Iniciados em Ifá). Vinte e seis religiosos foram levantados; apenas 07 indivíduos conseguiram preencher os critérios para a matéria. Três pessoas adicionais, que não jogam por Ifá, foram consideradas no estudo pela relevância à pesquisa, levando à seleção aleatória de seis cidades do Estado do. Cada um assinou espontaneamente duplo Termo de Consentimento Livre e Esclarecido 9 e a coleta de dados realizou-se através de um par de questionários respondidos pela dezena de religiosos eleita para a investigação (TABELA I). 8 Resolução n o. 96 de 0 de outubro de 996 do Conselho Nacional de Saúde. 9 Modelo adaptado a partir de ALMEIDA, A. M., Universidade de São Paulo, 2004; KOLLER, S. H., Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2004.

4 Esses voluntários foram fundamentais e importantes porque foi através da experiência deles, da história oral, dos relatos que se pôde ter um tipo de observação da eficácia, ou não, do recurso em potencial de atenção à saúde e assim tal procedimento vir a ser aberto ou, deixar de sê-lo, para toda a população interessada. Aí, o cientista descobre que o que o levou a estudar ciências não vai ser respondido pela Ciência (KUBRUSLY, 2009). A Eficácia A eficácia - a propriedade daquilo que gera os resultados que satisfazem às necessidades - desta qualidade de atenção foi considerada com base na permanência das pessoas que se consultaram e que tiveram as suas doenças atendidas nos ambientes onde se trata com o saber iorubá; ela, a eficácia, pode ser uma evidência empírica de que o tratamento baseado naquele conhecimento funciona. Se eficiente se possui a habilidade de produzir um efeito com o menor recurso possível será tema assunto para outras pesquisas. Porquanto se as pessoas não tivessem sido supridas em suas necessidades de enfermidades, elas, provavelmente, não voltariam. Este dado, de permanência na religião e/ou na Casa procurada como auxílio de saúde (TABELA II), pode ser uma comprovação empírica do funcionamento do modelo. Esta qualidade de verificação, a de um efeito de uma técnica, pode ser um critério de validação da técnica, dentro do saber científico. Logo é também e, pode ser empregada, como um critério de validação da metodologia baseada no saber iorubá. Tabela I Quadro Sinótico NOME DO ENTREVISTADO Qual é o Seu Grau Hierárquico em Ifá? Qual é a Sua Religião? Cidade do Estado do RJ em que a Casa está localizada Mário Luis Braga Ferreira Kekere Awo Ifa Candomblé / Três Rios Maria Luzinete Dias Silva Omo Ifa Candomblé / Gisèle Omindarewa Não Iniciado em Ifá Candomblé / Duque de Caxias

5 Cossard (Iyalorixá) Pai Anderson de Oxoguian Omo Ifa Candomblé / Magé Umbanda Alcir Soares Corrêa Omo Ifa Candomblé / Magé José Nilton Vianna Reis Babalaô Candomblé / Lúcia Duarte Pereira Omo Ifa Candomblé / Márcio Dodds Righetti Não respondeu Candomblé / Mendes - Marcio de Jagun (babalorixá) José Beniste Ogã Candomblé / Fernandez Portugal Filho Babalaô Cultuador de orisa O julgamento permanência dos consulentes na religião buscada, inicialmente apenas, como recurso para prevenção e tratamento de enfermidades é um dos pontos centrais da Tese a ser defendida. A análise dos que se conservam na Casa mostrou os dados tabelados abaixo e descritos a seguir: Torna-se Filho da Casa/Jamais Retorna considera-se equivalente a 00% de estabilidade na Casa que buscou como alternativa de saúde (0 das respostas obtidas). Tabela II Entrevistados e a frequência na convivência na Casa religiosa Frequência de permanência/convivência Número de pessoas 70% Outra Resposta 3 Impossível Dizer 30% 60% Aproximadamente 30% Torna-se Filho da Casa / Jamais Retorna Não há Esta Exigência

6 Esta tabela é fruto de uma das perguntas elaboradas no questionário. Pergunta: Após Encerrar o Tratamento que a Religião que o acolheu/ providenciou, com que frequência permaneceu/permanece convivendo na Casa? Permanecem 70% e 60% (0 resposta coletada para cada um destes valores) Trinta por cento e também aproximadamente 30% (0 resposta obtida para cada um destes percentuais). Assim 50% dos entrevistados (05 religiosos) informaram que a permanência dos consulentes com percentual tal que vai de aproximadamente 30% a 00% segundo a Casa falante. O empenho no atual ponto deste artigo pretende esclarecer que classe de auxilio os consulentes esperam dos Jogos de Ifá e/ou dos seus representantes Babalaôs e Iniciados para interferências em sua saúde. Vem acompanhada de especial atenção a procura da Casa Religiosa para atendimentos em cuidados de saúde como Complementar aos recursos Convencionais: quatro dos respondentes disponibilizaram esta informação. Dois outros dos analisados comunicaram que são alcançados para atendimentos tanto como Complementar quanto Alternativo ou Paliativo. Outro entrevistado respondeu que igualmente atende aos solicitantes para tratamentos seja Complementar, seja Alternativo (TABELA III). A questão da frequência de retorno à religião de origem produziu 02 dos respondentes informando que 30% dos consulentes retornam à religião de origem. Os demais entrevistados apresentaram respostas diversas. Vale destacar nesta questão a resposta do entrevistado que, na questão anterior, afirmou que Torna-se Filho da Casa/Jamais Retorna - computado como 00% de permanência na Casa buscada como opção de atenção à saúde: neste ponto da averiguação o mesmo religioso ratifica abonando que a frequência dos que retornam para religião de origem é Pequena. Tabela III Tipo de Recurso Procurado A Tabela abaixo foi baseada nos depoimentos dos entrevistados ao serem perguntados: As pessoas que procuram a sua Casa para Atendimentos em Cuidados de Saúde têm este Recurso como: Complementar; Alternativo; Paliativo?

7 Tipo de Recurso Procurado Número de entrevistados para cada resposta Complementar 4 Há todas as opções: Complementar, Alternativo, Paliativo Não Está Atendendo Consulentes, para Tratamentos de Saúde, no Momento Não Respondeu Complementar; Alternativo Alternativo, Principalmente; Também: Complementar; Paliativo Cuida Espiritualmente e Aconselha Procurar o Médico CONCLUSÃO A reflexão construída com ideias simples revela que os Jogos de Ifá e seus legítimos representantes - Babalaôs e Iniciados nesta ordem religiosa - estão sendo procurados como instrumento oracular, opção acessória assistencial ao bem-estar e às moléstias. Outras linhas religiosas afro-brasileiras, também o estão. O zelo que recebem dentro de todos estes Templos faz com que se fidelizem aos ensinamentos que passam a conhecer. O procedimento oracular dos sacerdotes de todas estas hierarquias assistenciais à saúde, quem os consulta cidadãos procedentes de muitas religiões e seus resultados sugere-se, sejam estudados com os recursos do Saber e das Teologias Nativas e, o respeito da Academia: Fragilidades ( rachaduras!) se houver e benefícios destes tratamentos precisam ser normatizados para todos os usuários. REFERÊNCIAS CAPONE, S., O Pai-de-Santo e o Babalaô: interação religiosa e rearranjos rituais na religião dos orishas, Revista Pós Ciências Sociais, v. 8, n. 6, São Luis/MA, 20. Não paginado. Disponível em: =82&Itemid=4. Acesso em: 27 ago. 203.

8 KUBRUSLY, R.S. Onde não há Dúvida não há Chance de Nada. Notas de aula, ministrada no Programa de História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia, UFRJ,, 6 abril MILLER, A. As bruxas de Salém. Tradução de Rui Guedes da Silva. Adaptação de Thales Coutinho. Lisboa: Editorial Presença, 96. VERGER, Pierre Fatumbi. Notas Sobre o Culto aos Orixás e Voduns na Bahia de Todos os Santos, no Brasil, e na Antiga Costa dos Escravos, na África. Tradução Carlos Eugênio Marcondes de Moura. 2. ed., São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2000.

CURSO DE TEOLOGIA DA UMBANDA

CURSO DE TEOLOGIA DA UMBANDA CURSO DE TEOLOGIA DA UMBANDA Início: 03.09.2016 Tutor: Márcio Kain Sacerdote de Umbanda Duração: 12 meses Aulas: semanais, através de vídeo, com apoio de apostila (download), fórum, suporte de Whatsapp

Leia mais

Introdução a Cultura Afro-Brasileira.

Introdução a Cultura Afro-Brasileira. Parte I. Introdução a Cultura Afro-Brasileira. A tradição oral (secreta) nos conta que foi pôr volta de 1830 que três negras da costa, africanas por nascimento, fundarão o primeiro templo da religião Africana

Leia mais

CURSO DE TEOLOGIA DA UMBANDA

CURSO DE TEOLOGIA DA UMBANDA CURSO DE TEOLOGIA DA UMBANDA Início: 18.03.2017 Tutor: Márcio Kain Sacerdote de Umbanda Duração: 12 meses Aulas: semanais, através de vídeo, com apoio de apostila (download), suporte de Whatsapp (direto

Leia mais

ESCOLA BILÍNGUE (LIBRAS/PORTUGUÊS): RESPEITO À CONSTITUIÇÃO E AO CIDADÃO SURDO. Cleide da Luz Andrade 1 Lucas Santos Campos 2 INTRODUÇÃO

ESCOLA BILÍNGUE (LIBRAS/PORTUGUÊS): RESPEITO À CONSTITUIÇÃO E AO CIDADÃO SURDO. Cleide da Luz Andrade 1 Lucas Santos Campos 2 INTRODUÇÃO ESCOLA BILÍNGUE (LIBRAS/PORTUGUÊS): RESPEITO À CONSTITUIÇÃO E AO CIDADÃO SURDO Cleide da Luz Andrade 1 Lucas Santos Campos 2 INTRODUÇÃO Este projeto consiste em uma leitura prospectiva sobre a inserção

Leia mais

Reprodução proibida. Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) (Gerência Técnica da Divisão de Bibliotecas Públicas, Bahia, Brasil)

Reprodução proibida. Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) (Gerência Técnica da Divisão de Bibliotecas Públicas, Bahia, Brasil) 1 Corrupio Lendas Africanas dos Orixá, 4 a edição ( 1997) / Segunda tiragem (Abril 1998). Fundação Pierre Verger/ Carybe e Corrupio Edições e Promoções Culturais Ltda. Reprodução proibida Coordenação

Leia mais

O OLÓÒRÌSÀ E O BÀBÁLÁWO NA FALA DE UMA SACERDOTISA DE SÀNGÓ EM ÒYÓ

O OLÓÒRÌSÀ E O BÀBÁLÁWO NA FALA DE UMA SACERDOTISA DE SÀNGÓ EM ÒYÓ O OLÓÒRÌSÀ E O BÀBÁLÁWO NA FALA DE UMA SACERDOTISA DE SÀNGÓ EM ÒYÓ http://ileaseekundeyi.wordpress.com/ Pesquisador Independente e Autodidata Março / 2014 RESUMO O objetivo deste texto é analisarmos, mesmo

Leia mais

CURSO DE TEOLOGIA DA UMBANDA

CURSO DE TEOLOGIA DA UMBANDA CURSO DE TEOLOGIA DA UMBANDA Início: 09.09.2017 Tutor: Márcio Kain Sacerdote de Umbanda Duração: 14 meses Aulas: semanais, através de vídeo, com apoio de apostila (download), suporte de Whatsapp (direto

Leia mais

NAÇÕES RELIGIOSAS AFRO-BRASILEIRAS NÃO SÃO NAÇÕES POLÍTICAS AFRICANAS

NAÇÕES RELIGIOSAS AFRO-BRASILEIRAS NÃO SÃO NAÇÕES POLÍTICAS AFRICANAS REVISTA OLORUN n. 46, janeiro de 2017 ISSN 2358-3320 www.olorun.com.br NAÇÕES RELIGIOSAS AFRO-BRASILEIRAS NÃO SÃO NAÇÕES POLÍTICAS AFRICANAS Erick Wolff Março de 2016 SOBRE NAÇÕES Nos diversos segmentos

Leia mais

A resistência religiosa afro-brasileira

A resistência religiosa afro-brasileira A resistência religiosa afro-brasileira Resenha: SANT ANNA SOBRINHO, José. Terreiros Egúngún: um culto ancestral afro-brasileiro. Salvador: EDUFBA, 2015. 284 p. José Marcos Brito Rodrigues Universidade

Leia mais

TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO - TCLE Orientações Gerais e Modelo sugerido para pesquisas na Fundação São Francisco Xavier

TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO - TCLE Orientações Gerais e Modelo sugerido para pesquisas na Fundação São Francisco Xavier TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO - TCLE Orientações Gerais e Modelo sugerido para pesquisas na Fundação São Francisco Xavier Orientações ao Pesquisador responsável De acordo com a Resolução nº

Leia mais

Resenha. CARNEIRO, João Luiz. Religiões afro-brasileiras: uma construção teológica. Petrópolis-RJ: Vozes, 2014, 151p.

Resenha. CARNEIRO, João Luiz. Religiões afro-brasileiras: uma construção teológica. Petrópolis-RJ: Vozes, 2014, 151p. Resenha CARNEIRO, João Luiz. Religiões afro-brasileiras: uma construção teológica. Petrópolis-RJ: Vozes, 2014, 151p. Dilaine Soares Sampaio 1 Entende-se de modo praticamente consensual no campo de estudos

Leia mais

CONFERÊNCIAS Atividades programadas 1. O estabelecimento de classes de palavra na deriva direta do uso Profa. Dra. Maria Helena de Moura Neves (Unesp/

CONFERÊNCIAS Atividades programadas 1. O estabelecimento de classes de palavra na deriva direta do uso Profa. Dra. Maria Helena de Moura Neves (Unesp/ III Seminário de Estudos sobre o Português em Uso REALIZAÇÃO DIAS DE EVENTO 06, 07 e 08 de novembro de 2018. LOCAL Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense Campus do Gragoatá Bloco C Rua

Leia mais

ANEXO B: NOTÍCIAS DE JORNAIS

ANEXO B: NOTÍCIAS DE JORNAIS 367 ANEXO B: NOTÍCIAS DE JORNAIS Fragmentos de notícias sobre o candomblé, pesquisadas em diversos periódicos brasileiros e internacionais, com destaque para as suas manchetes: Notícias de A Tarde, jornal

Leia mais

Um príncipe africano no Rio

Um príncipe africano no Rio Um príncipe africano no Rio Rosiane Rodrigues 13/11/2012 A jornalista Rosiane Rodrigues entrevista com exclusividade para a Afropress, Jokotoye Awolade Bankole, chefe da família real de Onpetu, Estado

Leia mais

A escala de percepção do paciente como um recurso para a gestão dos serviços de saúde

A escala de percepção do paciente como um recurso para a gestão dos serviços de saúde A escala de percepção do paciente como um recurso para a gestão dos serviços de saúde Emanuelle Aronoele de Castro Vasconcelos*1(PG), Geraldo Bezerra da Silva Junior (PQ)2, Maria Helena de Agrela Gonçalves

Leia mais

3 Metodologia Tipo de pesquisa

3 Metodologia Tipo de pesquisa 3 Metodologia 3.1. Tipo de pesquisa Segundo Creswell (2010), a pesquisa quantitativa pode ser realizada através de um projeto de levantamento, onde é apresentada uma descrição quantitativa ou numérica

Leia mais

Introdução a Cultura Afro-Brasileira. Parte II.

Introdução a Cultura Afro-Brasileira. Parte II. Introdução a Cultura Afro-Brasileira. Parte II. A história conta que nas remotas origens, Olódúmarè e Òrìsànlá estavam começando a criar o ser humano. Assim criaram Èsù, que ficou forte mais difícil que

Leia mais

Cultura Afro-brasileira

Cultura Afro-brasileira Cultura Afro-brasileira by barattaxxx 2008 África! Mulher trigueira, negrita brejeira requebrada em sons, por mais que te veja minh alma deseja reviver teus tons. África! De cores garridas, gentes atrevidas

Leia mais

Curso: MNA-823 Antropologia dos Grupos Afro-Brasileiros (Religiões de Matriz Africana) Professores: Marcio Goldman, Gabriel Banaggia (pós-doc PPGAS)

Curso: MNA-823 Antropologia dos Grupos Afro-Brasileiros (Religiões de Matriz Africana) Professores: Marcio Goldman, Gabriel Banaggia (pós-doc PPGAS) PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA SOCIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO QUINTA DA BOA VISTA S/N. ÃO CRISTÓVÃO. CEP 20940-040 RIO DE JANEIRO - RJ - BRASIL Tel.: 55 (21) 2568-9642 - fax 55

Leia mais

A RELAÇÃO MESTRE-ALUNO NA CAPOEIRA ANGOLA CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO, A PARTIR DOS ESTUDOS DO IMAGINÁRIO 1. INTRODUÇÃO

A RELAÇÃO MESTRE-ALUNO NA CAPOEIRA ANGOLA CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO, A PARTIR DOS ESTUDOS DO IMAGINÁRIO 1. INTRODUÇÃO A RELAÇÃO MESTRE-ALUNO NA CAPOEIRA ANGOLA CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO, A PARTIR DOS ESTUDOS DO IMAGINÁRIO ANGELITA HENTGES 1 ; LÚCIA MARIA VAZ PERES 3 1 GEPIEM PPGE - FAE - UFPEL angelitahentges@yahoo.com.br

Leia mais

AS ORIGENS DE IFÁ NA GEOMÂNCIA

AS ORIGENS DE IFÁ NA GEOMÂNCIA AS ORIGENS DE IFÁ NA GEOMÂNCIA Luiz L. Marins www.luizlmarins.com.br http://culturayoruba.wordpress.com 22/03/2014 RESUMO Este artigo estuda a hipótese da geomancia ser uma das bases para a formação do

Leia mais

3 Metodologia Tipo de Pesquisa

3 Metodologia Tipo de Pesquisa 3 Metodologia 3.1. Tipo de Pesquisa Utilizando-se o critério adotado por Vergara (1997), quanto aos fins, foi realizada uma pesquisa descritiva, pois o propósito foi expor as estratégias de marketing internacional

Leia mais

PERFIL DA AUTOMEDICAÇÃO ENTRE IDOSOS USUÁRIOS DAS UNIDADES DE SAÚDES DA FAMÍLIA DO MUNICÍPIO DE CUITÉ-PB INTRODUÇÃO

PERFIL DA AUTOMEDICAÇÃO ENTRE IDOSOS USUÁRIOS DAS UNIDADES DE SAÚDES DA FAMÍLIA DO MUNICÍPIO DE CUITÉ-PB INTRODUÇÃO PERFIL DA AUTOMEDICAÇÃO ENTRE IDOSOS USUÁRIOS DAS UNIDADES DE SAÚDES DA FAMÍLIA DO MUNICÍPIO DE CUITÉ-PB INTRODUÇÃO O aumento da população idosa no Brasil segue uma tendência já ocorrida em países desenvolvidos¹.

Leia mais

CANDOMBLÉ E PRÁTICAS DE CURA EM VITÓRIA DA CONQUISTA BA

CANDOMBLÉ E PRÁTICAS DE CURA EM VITÓRIA DA CONQUISTA BA CANDOMBLÉ E PRÁTICAS DE CURA EM VITÓRIA DA CONQUISTA BA Pedro Freire Botelho Mestrando em Cultura Memória e Desenv. Regional pela Univers. do Estado da Bahia (UNEB) E-mail: botelhofreire@yahoo.com.br Palavras-chave:

Leia mais

AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2014 RESULTADOS GERAIS

AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2014 RESULTADOS GERAIS AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2014 RESULTADOS GERAIS Autoavaliação Institucional 2014 Foram realizadas oito enquetes institucionais durante o ano de 2014 para avaliar a qualidade dos serviços prestados e

Leia mais

A BIOQUÍMICA DO CANDOMBLÉ POSSIBILIDADES DIDÁTICAS DE APLICAÇÃO DA LEI FEDERAL 10639/03

A BIOQUÍMICA DO CANDOMBLÉ POSSIBILIDADES DIDÁTICAS DE APLICAÇÃO DA LEI FEDERAL 10639/03 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE INSTITUTO DE QUÍMICA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA A BIOQUÍMICA DO CANDOMBLÉ POSSIBILIDADES DIDÁTICAS DE APLICAÇÃO DA LEI FEDERAL

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE ESTÉTICA DO UNISALESIANO

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE ESTÉTICA DO UNISALESIANO REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE ESTÉTICA DO UNISALESIANO As Atividades Complementares são componentes curriculares que possibilitam o reconhecimento, por avaliação, de habilidades,

Leia mais

Orientações/Modelo Preencha cada um dos itens conforme as orientações a seguir:

Orientações/Modelo Preencha cada um dos itens conforme as orientações a seguir: Roteiro para elaboração do relatório crítico-reflexivo da disciplina Estágio Curricular Supervisionado em Educação Infantil - Curso de Pedagogia (LICENCIATURA) - EAD Ao encerrar as atividades propostas

Leia mais

Pesquisa de Satisfação IDSS Nota Técnica. Mar2019

Pesquisa de Satisfação IDSS Nota Técnica. Mar2019 Pesquisa de Satisfação IDSS Nota Técnica Mar2019 1 Referência Documento Técnico x Apresentação Documento Técnico Slide da apresentação Item 3.1a Chart 3, 4, 5 e 6 Itens 3.2a, 3.2b, 3.2c Chart3 Itens 3.2d,

Leia mais

ABRAVAS ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE VETERINÁRIOS DE ANIMAIS SELVAGENS. Ata da ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA. Realizada em 7 de outubro de 2015

ABRAVAS ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE VETERINÁRIOS DE ANIMAIS SELVAGENS. Ata da ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA. Realizada em 7 de outubro de 2015 Ata da ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA Realizada em 7 de outubro de 2015 ABRAVAS Aos sete dias do mês de outubro de dois mil e quinze, às dezoito horas e trinta minutos, na Sala 1, do Hotel Continental Canela,

Leia mais

OBALUAYÉ NÃO VESTE PALHA

OBALUAYÉ NÃO VESTE PALHA REVISTA OLORUN, n. 24, Março, 2015 ISSN 2358-3320 - http://www.olorun.com.br OBALUAYÉ NÃO VESTE PALHA Luiz L. Marins http://www.luizlmarins.com.br Segunda edição Fevereiro de 2016 Revista, e atualizada

Leia mais

ARAÚJO, Dyego Carlos Souza Anacleto 1 ; CARNEIRO, César Alves 2 ; DUARTE, Maira Ludna 3 ; SILVA, Daiane Farias 4 ; BATISTA, Leônia Maria 5 RESUMO

ARAÚJO, Dyego Carlos Souza Anacleto 1 ; CARNEIRO, César Alves 2 ; DUARTE, Maira Ludna 3 ; SILVA, Daiane Farias 4 ; BATISTA, Leônia Maria 5 RESUMO AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO E DA UTILIZAÇÃO DA FITOTERAPIA POR PROFISSIONAIS DE UMA UNIDADE INTEGRADA DE SAÚDE DA FAMÍLIA DO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA - PB ARAÚJO, Dyego Carlos Souza Anacleto 1 ; CARNEIRO,

Leia mais

ESCLARECIMENTOS DE OLOYE EDU OBADUGBE AFOLAGBADE

ESCLARECIMENTOS DE OLOYE EDU OBADUGBE AFOLAGBADE REVISTA OLORUN, n. 40, julho de 2016 ISSN 2358-3320 www.olorun.com.br ESCLARECIMENTOS DE OLOYE EDU OBADUGBE AFOLAGBADE Maio de 2014 Perfil no Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100008351142362

Leia mais

INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR SANT'ANA LUCIO MAURO BRAGA MACHADO MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR SANT'ANA LUCIO MAURO BRAGA MACHADO MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR SANT'ANA LUCIO MAURO BRAGA MACHADO MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS PONTA GROSSA 2017 LUCIO MAURO BRAGA MACHADO MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Manual para elaboração

Leia mais

4ª FASE. Prof. Amaury Pio Prof. Eduardo Gomes

4ª FASE. Prof. Amaury Pio Prof. Eduardo Gomes 4ª FASE Prof. Amaury Pio Prof. Eduardo Gomes Unidade IV A formação dos estados modernos 2 Aula 21.2 Conteúdo Escravismo colonial II 3 Habilidade Compreender as heranças africanas no Brasil e as religiões

Leia mais

final Livro MN do Curuzu - Dayane Host.indd 1 28/6/ :15:50

final Livro MN do Curuzu - Dayane Host.indd 1 28/6/ :15:50 final Livro MN do Curuzu - Dayane Host.indd 1 28/6/2008 09:15:50 final Livro MN do Curuzu - Dayane Host.indd 2 28/6/2008 09:15:52 final Livro MN do Curuzu - Dayane Host.indd 3 28/6/2008 09:15:52 final

Leia mais

AUTOR(ES): THAIS CRISTINA FELICIANO PETRONILIO, LUIZ GUSTAVO DE OLIVEIRA, LIANE PEREIRA DA LUZ

AUTOR(ES): THAIS CRISTINA FELICIANO PETRONILIO, LUIZ GUSTAVO DE OLIVEIRA, LIANE PEREIRA DA LUZ TÍTULO: CENTRO DE LAZER: ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA E ACOLHIMENTO CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS E APLICADAS SUBÁREA: Serviço Social INSTITUIÇÃO(ÕES): FACULDADES INTEGRADAS DE BOTUCATU - UNIFAC

Leia mais

3 Metodologia Tipo de Pesquisa

3 Metodologia Tipo de Pesquisa 35 3 Metodologia 3.1. Tipo de Pesquisa Existem diversas taxonomias que procuram explicar o processo de pesquisa científica e social. No caso deste estudo em particular, adotou-se aquela proposta por Gil

Leia mais

1. Introdução. Adultos do município do Rio de Janeiro. 1 Em 2009, cerca de 30 mil alunos estão matriculados no Programa de Educação de Jovens e

1. Introdução. Adultos do município do Rio de Janeiro. 1 Em 2009, cerca de 30 mil alunos estão matriculados no Programa de Educação de Jovens e 1. Introdução Naturalmente a pesquisa em eficácia escolar tem muitas contribuições para a compreensão das estruturas internas da escola associadas ao aprendizado do aluno. Nigel Brooke e José Francisco

Leia mais

ASSOCIAÇÃO COMERCIAL, INDUSTRIAL E EMPRESARIAL DE RONDONÓPOLIS ACIR

ASSOCIAÇÃO COMERCIAL, INDUSTRIAL E EMPRESARIAL DE RONDONÓPOLIS ACIR ASSOCIAÇÃO COMERCIAL, INDUSTRIAL E EMPRESARIAL DE RONDONÓPOLIS ACIR Presidente José Luiz Gonçales Ferreira Vice Presidente Armando Pereira Chaves Diretor Tesoureiro - Sérgio José Pradela EQUIPE DE PESQUISA

Leia mais

ÉTICA NA PESQUISA: O TRATO COM O SAGRADO DO OUTRO

ÉTICA NA PESQUISA: O TRATO COM O SAGRADO DO OUTRO ÉTICA NA PESQUISA: O TRATO COM O SAGRADO DO OUTRO LARISSA FONTES 1 Em minha pesquisa de mestrado, trabalhei com o tema da negociação do segredo ritual no seio das religiões de matriz africana e suas relações

Leia mais

FUNDAÇÃO EDSON QUEIROZ UNIVERSIDADE DE FORTALEZA

FUNDAÇÃO EDSON QUEIROZ UNIVERSIDADE DE FORTALEZA FUNDAÇÃO EDSON QUEIROZ UNIVERSIDADE DE FORTALEZA RECOMENDA-SE QUE NENHUM DOS ITENS SEJA REMOVIDO DESTE DOCUMENTO. A REMOÇÃO DE ALGUNS DELES PODERÁ GERAR PENDÊNCIA. TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO

Leia mais

COSMOVISÃO AFRICANA DAS ERVAS QUE ATUAM EM MALES PSÍQUICOS EM FORTALEZA/CEARÁ

COSMOVISÃO AFRICANA DAS ERVAS QUE ATUAM EM MALES PSÍQUICOS EM FORTALEZA/CEARÁ COSMOVISÃO AFRICANA DAS ERVAS QUE ATUAM EM MALES PSÍQUICOS EM FORTALEZA/CEARÁ Alexandre Pinheiro Braga 1, Adriana Rolim Campos Barros 1, Antonio Carlos Rodrigues 2 1 Universidade de Fortaleza; 2 Instituto

Leia mais

Omo Ifá Awo Ifá Ipinodun

Omo Ifá Awo Ifá Ipinodun Iniciação Ifá Omo Ifá Awo Ifá Ipinodun A iniciação nos trás muitos benefícios, você ira se harmonizar com o seu destino pessoal no Aye (Terra), terá também proteção e prevenção contra doenças, espíritos

Leia mais

DISCIPLINA. Requisitos do pesquisador

DISCIPLINA. Requisitos do pesquisador DISCIPLINA Requisitos do pesquisador PAPEL DA UNIVERSIDADE Extensão Serviço à comunidade local Ensino Transmissão do conhecimento científico UNIVERSIDADE Pesquisa Revisão e produção do conhecimento dito

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES EDITAL n o 023/2006-CGCI/CAPES Chamada Pública de Projetos para a Escola de Altos Estudos Cooperação

Leia mais

LINGUÍSTICA APLICADA AO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA

LINGUÍSTICA APLICADA AO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Materna: uma entrevista com Luiz Carlos Travaglia. ReVEL. Vol. 2, n. 2, 2004. ISSN 1678-8931 [www.revel.inf.br]. LINGUÍSTICA APLICADA AO

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2009

RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2009 RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2009 I Introdução No ano de 2009, o CIM-RS atendeu a 613 consultas formuladas por profissionais da saúde, realizou atividades de ensino e extensão, apresentou trabalhos em congressos

Leia mais

ESCOLHA DE ESCOLA E QUALIDADE DE ENSINO PARA AS FAMÍLIAS DE CAMADAS POPULARES E NOVA CLASSE MÉDIA

ESCOLHA DE ESCOLA E QUALIDADE DE ENSINO PARA AS FAMÍLIAS DE CAMADAS POPULARES E NOVA CLASSE MÉDIA 02039 ESCOLHA DE ESCOLA E QUALIDADE DE ENSINO PARA AS FAMÍLIAS DE CAMADAS POPULARES E NOVA CLASSE MÉDIA Marluce Souza de Andrade PUC-Rio Resumo: Este trabalho é fruto da dissertação de mestrado Escolha

Leia mais

SACERDOTES DA SANTERIA ROMPEM COM A RELIGIÃO TRADICIONAL YORÙBÁ (RTY).

SACERDOTES DA SANTERIA ROMPEM COM A RELIGIÃO TRADICIONAL YORÙBÁ (RTY). Sacerdotes da Santeria rompem com a religião tradicional yoruba - Luiz L. Marins 1 SACERDOTES DA SANTERIA ROMPEM COM A RELIGIÃO TRADICIONAL YORÙBÁ (RTY). 09/06/2015 Tradução e adaptação: Luiz L. Marins

Leia mais

INFORMAÇÕES SOBRE O PROJETO TERMO DE REFERÊNCIA SUGERIDO PESQUISA DE OBSERVAÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS - STALLINGS

INFORMAÇÕES SOBRE O PROJETO TERMO DE REFERÊNCIA SUGERIDO PESQUISA DE OBSERVAÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS - STALLINGS INFORMAÇÕES SOBRE O PROJETO TERMO DE REFERÊNCIA SUGERIDO PESQUISA DE OBSERVAÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS - STALLINGS Objetivos Gerais do Trabalho Contratação de empresa especializada para realizar a Pesquisa

Leia mais

3 Metodologia da pesquisa

3 Metodologia da pesquisa 3 Metodologia da pesquisa Esse capítulo aborda a estratégia utilizada na obtenção das informações necessárias para realização da pesquisa, cobrindo além da metodologia, o método de pesquisa empregado,

Leia mais

FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO

FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO Curso:Licenciatura em Letras Língua Portuguesa Semestre Letivo / Turno: 6º Semestre Disciplina: Literaturas Étnicas em Língua Professores: José Wildzeiss Neto / Ana Lúcia

Leia mais

MANUAL DO AVALIADOR O

MANUAL DO AVALIADOR O MANUAL DO AVALIADOR O que é uma Feira de Ciência? É uma exposição que divulga os resultados de experimentos ou de levantamentos realizados, com rigor científico, por alunos, sob a orientação de um professor.

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTOS DO PROFISSIONAL VOLUNTÁRIO FONOAUDIÓLOGOS GUIA DO VOLUNTÁRIO.

MANUAL DE PROCEDIMENTOS DO PROFISSIONAL VOLUNTÁRIO FONOAUDIÓLOGOS GUIA DO VOLUNTÁRIO. MANUAL DE PROCEDIMENTOS DO PROFISSIONAL FONOAUDIÓLOGOS GUIA DO www.fundacaoromi.org.br MANUAL DE PROCEDIMENTOS DO PROFISSIONAL FONOAUDIÓLOGOS atuação do fonoaudiólogo pode acontecer na Fundação Romi (Atendimento

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA - CEP/FS-UNB

FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA - CEP/FS-UNB PARECER CONSUBSTANCIADO DO CEP DADOS DO PROJETO DE PESQUISA Título da Pesquisa: AVALIAÇÃO DE DISCIPLINA PRÁTICA DO CURSO DE FONOAUDIOLOGIA DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA Pesquisador: Área Temática: Versão:

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO. Edital PIBITI

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO. Edital PIBITI PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO Edital PIBITI 2018-2019 O Núcleo de Pesquisa e Iniciação Científica da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEP)

Leia mais

SILÊNCIO TAMBÉM É AXÉ

SILÊNCIO TAMBÉM É AXÉ SILÊNCIO TAMBÉM É AXÉ Iyaromi Feitosa Ahualli 1 A vivência em um terreiro de Candomblé é composta por detalhes minuciosos. Quase tudo que se fala, que se faz, está dentro da estrutura ritualística deste

Leia mais

ESCLARECIMENTOS SOBRE O TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO TCLE

ESCLARECIMENTOS SOBRE O TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO TCLE ESCLARECIMENTOS SOBRE O TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO TCLE Segundo a Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde, o respeito devido à dignidade humana exige que toda pesquisa se processe

Leia mais

Regulamentação de Atividades Complementares no Curso de Administração do UNISALESIANO

Regulamentação de Atividades Complementares no Curso de Administração do UNISALESIANO Regulamentação de Atividades Complementares no Curso de Administração do UNISALESIANO As Atividades Complementares são componentes curriculares que possibilitam o reconhecimento, por avaliação, de habilidades,

Leia mais

ORIXÁ DE FAMÍLIA E O IFÁ CONTEMPORÂNEO

ORIXÁ DE FAMÍLIA E O IFÁ CONTEMPORÂNEO REVISTA OLORUN N. 48, março de 2015 ISSN 2358-3320 www.olorun.com.br ORIXÁ DE FAMÍLIA E O IFÁ CONTEMPORÂNEO Luiz L. Marins 10/02/2017 www.luizlmarins.com.br RESUMO O texto transcreve extratos do vídeo

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 82/2008, DE 18 DE NOVEMBRO DE 2008

RESOLUÇÃO Nº 82/2008, DE 18 DE NOVEMBRO DE 2008 RESOLUÇÃO Nº 82/2008, DE 18 DE NOVEMBRO DE 2008 Altera o Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso - TCC do Curso de Psicologia, na forma do Anexo. O Reitor da Universidade Regional de Blumenau, no

Leia mais

ESSA FEIJOADA TEM AXÉ, ESSA FEIJOADA TEM MIRONGA: UMA FOTO-

ESSA FEIJOADA TEM AXÉ, ESSA FEIJOADA TEM MIRONGA: UMA FOTO- ESSA FEIJOADA TEM AXÉ, ESSA FEIJOADA TEM MIRONGA: UMA FOTO- ETNOGRAFIA DE UMA FESTA DE PRETO VELHO Larissa Fontes 1 Este ensaio mostra a festa da preta velha Vovó Maria Conga desde sua preparação. Vovó

Leia mais

Umbanda em Preto e Branco Valores da Cultura Afro-brasileira na Religião

Umbanda em Preto e Branco Valores da Cultura Afro-brasileira na Religião Umbanda em Preto e Branco Valores da Cultura Afro-brasileira na Religião Thales Valeriani Agradecimentos Agradeço a minha orientadora Eliza Casadei pela dedicação, atenção e profissionalismo ao longo de

Leia mais

ANÁLISE DESCRITIVA DOS ASPECTOS SEMÂNTICO-PRAGMÁTICOS QUE PREJUDICAM A INTERCOMPREENSÃO DOS ALUNOS TIMORENSES DA UNILAB

ANÁLISE DESCRITIVA DOS ASPECTOS SEMÂNTICO-PRAGMÁTICOS QUE PREJUDICAM A INTERCOMPREENSÃO DOS ALUNOS TIMORENSES DA UNILAB ANÁLISE DESCRITIVA DOS ASPECTOS SEMÂNTICO-PRAGMÁTICOS QUE PREJUDICAM A INTERCOMPREENSÃO DOS ALUNOS TIMORENSES DA UNILAB Marlene Arminda Quaresma JosÉ 1, Claúdia Ramos Carioca 2 RESUMO A maioria dos estudantes

Leia mais

PLANO DE CURSO Disciplina: HISTÓRIA Série: 4º ano Ensino Fundamental PROCEDIMENTOS METODOLÓGICO QUAL O SIGNFICADO PARA VIDA PRÁTICA

PLANO DE CURSO Disciplina: HISTÓRIA Série: 4º ano Ensino Fundamental PROCEDIMENTOS METODOLÓGICO QUAL O SIGNFICADO PARA VIDA PRÁTICA PLANO DE CURSO Disciplina: HISTÓRIA Série: 4º ano Ensino Fundamental Capítulo 1: A construção da historia. Cultura e tradição Cultura: costumes que permanecem O registro como fonte histórica. Capitulo

Leia mais

Volume II ANPUH \-\~ FFL.CH /US~

Volume II ANPUH \-\~ FFL.CH /US~ Volume II i. ANPUH \-\~ FFL.CH /US~ OS "MINA" EM MINAS: AS "ÁFRICAS" NO BRASIL E A, - PESQUISA EM HISTORIA SOCIAL DA ESCRAVIDAO Hebe Maria Mattos Universidade Federal Fluminense E sta mesa redonda se propõe

Leia mais

MOTIVOS DE EVASÃO E RETORNO DE JOVENS E ADULTOS AO ENSINO MÉDIO EM ALEGRE-ES

MOTIVOS DE EVASÃO E RETORNO DE JOVENS E ADULTOS AO ENSINO MÉDIO EM ALEGRE-ES MOTIVOS DE EVASÃO E RETORNO DE JOVENS E ADULTOS AO ENSINO MÉDIO EM ALEGRE-ES Annie da Silva Cassamali 1, Angélica Tomazeli da Silva 1, Afrânio Aguiar de Oliveira 2, Anderson Lopes Peçanha 1 1 Universidade

Leia mais

IV.3 - Nos casos em que haja qualquer restrição à liberdade ou ao esclarecimento necessários para o adequado consentimento, deve-se ainda observar:

IV.3 - Nos casos em que haja qualquer restrição à liberdade ou ao esclarecimento necessários para o adequado consentimento, deve-se ainda observar: Segundo a RESOLUÇÃO Nº 196, de 10 de outubro de 1996 do Conselho Nacional de Saúde trabalha os seguintes âmbitos. IV - CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO O respeito devido à dignidade humana exige que toda

Leia mais

Biblioteca Central da USP - Campus de Ribeirão Preto: estudo do uso de base de dados por alunos de graduação e pós-graduação

Biblioteca Central da USP - Campus de Ribeirão Preto: estudo do uso de base de dados por alunos de graduação e pós-graduação Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) Biblioteca Central da USP - Campus de Ribeirão Preto: estudo do uso de base de dados por alunos de graduação e pós-graduação Paulo Rogério Gonçalves Dantas (USP) - paulo.rogerio.dantas@usp.br

Leia mais

MECANISMOS E ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO DA LINGUAGEM NO TRABALHO COM O PROJOVEM ADOLESCENTE

MECANISMOS E ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO DA LINGUAGEM NO TRABALHO COM O PROJOVEM ADOLESCENTE 13. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( X ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA

Leia mais

ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE GRADUAÇÃO DO CURSO DE ENFERMAGEM UFSM/CESNORS

ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE GRADUAÇÃO DO CURSO DE ENFERMAGEM UFSM/CESNORS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE GRADUAÇÃO DO CURSO DE ENFERMAGEM UFSM/CESNORS 1 - Disposições introdutórias A formação do enfermeiro prevê, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso

Leia mais

Termo de Assentimento

Termo de Assentimento Termo de Assentimento Assentimento do menor (7 a 11 anos de idade) para participar de uma pesquisa (LEMBRE-SE: O TERMO DE ASSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO NÃO DEVE SER UMA COLAGEM DO PROJETO, COM TERMOS

Leia mais

CPA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO

CPA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO FACULDADE DA IGREJA MINISTÉRIO FAMA CPA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO Ensino de Qualidade e Compromisso com o Futuro GOIÂNIA 2016/1 2 APRESENTAÇÃO O presente relatório é resultado parcial da Avaliação

Leia mais

CEP Grupo Santa Joana Termo de Consentimento Livre e Esclarecido: aspectos indispensáveis à avaliação ética e situações específicas

CEP Grupo Santa Joana Termo de Consentimento Livre e Esclarecido: aspectos indispensáveis à avaliação ética e situações específicas CEP Grupo Santa Joana Termo de Consentimento Livre e Esclarecido: aspectos indispensáveis à avaliação ética e situações específicas II.23 - Termo de Consentimento Livre e Esclarecido - TCLE - documento

Leia mais

1. Introdução. e em tratamento médico ambulatorial no município de

1. Introdução. e em tratamento médico ambulatorial no município de 1. Introdução O objetivo dessa dissertação é discutir sobre o trabalho desenvolvido pelos agentes comunitários de saúde (ACS), no que diz respeito ao acompanhamento às famílias de portadores de transtorno

Leia mais

Publicação mensal do Instituto de Pesquisas Econômicas e Sociais

Publicação mensal do Instituto de Pesquisas Econômicas e Sociais IPES Índice de Preços ao Consumidor Publicação mensal do Instituto de Pesquisas Econômicas e Sociais IPC-IPES Índice de Preços ao Consumidor de Caxias do Sul SETEMBRO de 2009 Setembro de 2009 UNIVERSIDADE

Leia mais

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA RELATÓRIO FINAL DE AUTOAVALIAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL 2014/01 a 2014/02 APRESENTAÇÃO O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior

Leia mais

SEMINÁRIO EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA FSA 16 de maio de Ética na Pesquisa. Marcia Zorello Laporta FSA

SEMINÁRIO EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA FSA 16 de maio de Ética na Pesquisa. Marcia Zorello Laporta FSA SEMINÁRIO EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA FSA 16 de maio de 2009 Ética na Pesquisa Marcia Zorello Laporta FSA marcia.laporta@fsa.br Pesquisa e ética Conselho Nacional da Saúde: Resolução n.196/96 Princípios

Leia mais

Pesquisa de Satisfação com Beneficiários. Formulário ANS (ano base 2018)

Pesquisa de Satisfação com Beneficiários. Formulário ANS (ano base 2018) Pesquisa de Satisfação com Beneficiários Formulário ANS (ano base 2018) Dados Técnicos 371 Entrevistados Nível de Margem de Confiança Erro 95% 4,98 Obs.: O que não estiver descrito especificamente a cada

Leia mais

SERVIÇOS AMBULATORIAIS DE SAÚDE NO CUIDADO INTEGRAL A PESSOA IDOSA

SERVIÇOS AMBULATORIAIS DE SAÚDE NO CUIDADO INTEGRAL A PESSOA IDOSA SERVIÇOS AMBULATORIAIS DE SAÚDE NO CUIDADO INTEGRAL A PESSOA IDOSA Cristiana Barbosa da Silva Gomes; Rosângela Vidal de Negreiros; Rejane Maria de Sousa Cartaxo; Tatianne da Costa Sabino; Lidiany Galdino

Leia mais

O TRABALHO COM A ORALIDADE: CONCEPÇÕES DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II A RESPEITO DA FALA PÚBLICA

O TRABALHO COM A ORALIDADE: CONCEPÇÕES DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II A RESPEITO DA FALA PÚBLICA O TRABALHO COM A ORALIDADE: CONCEPÇÕES DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II A RESPEITO DA FALA PÚBLICA Márcia Cristina Pereira dos Santos Universidade Federal de Minas Gerais/Mestrado Profissional em Letras/Faculdade

Leia mais

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA RELATÓRIO FINAL DE AUTO-AVALIAÇÃO DO CURSO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA DA CPA DA FACULDADE ARAGUAIA 2014/01 a 2014/02 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 3 1. Análise

Leia mais

GEOMANCIA, O ORÁCULO DA TERRA E A ORIGEM DE IFÁ

GEOMANCIA, O ORÁCULO DA TERRA E A ORIGEM DE IFÁ REVISTA OLORUN, N. 49, abril, 2017 ISSN 2358-3320 - www.olorun.com.br GEOMANCIA, O ORÁCULO DA TERRA E A ORIGEM DE IFÁ BABA IFAJEMI IFALEKE http://babaifajemi.webnode.com.br/ 2011 INTRODUÇÃO O sistema oracular

Leia mais

Passo 5 O questionário foi criado com 27 questões sendo 35 lacunas para serem preenchidas, utilizando-se uma linha temporal desde o diagnóstico da

Passo 5 O questionário foi criado com 27 questões sendo 35 lacunas para serem preenchidas, utilizando-se uma linha temporal desde o diagnóstico da 3 Método Este estudo realizou uma pesquisa do tipo descritivo tendo uma abordagem de pesquisa pré-planejada e estruturada. (MALHOTRA, 2006). A pesquisa buscou o conhecimento adquirido pela gestante analfabeta

Leia mais

1 Apresentação. 2 Objetivos. 2.1 Fatores internos de influência. 2.2 Fatores externos de influência

1 Apresentação. 2 Objetivos. 2.1 Fatores internos de influência. 2.2 Fatores externos de influência 1 18 1 Apresentação O presente documento corresponde ao produto que trata da Pesquisa de Clima Organizacional com servidores do Ifes, realizado pela Diretoria de Gestão de Pessoas DRGP, com apoio da Diretoria

Leia mais

1 Introdução. 1 Nesta dissertação, as siglas PL2E, PL2 e PLE estão sendo utilizadas, indistintamente, para se

1 Introdução. 1 Nesta dissertação, as siglas PL2E, PL2 e PLE estão sendo utilizadas, indistintamente, para se 16 1 Introdução O interesse pelo tema deste trabalho, o uso de estruturas alternativas às construções hipotéticas com se e com o futuro simples do subjuntivo, surgiu da experiência da autora ensinando

Leia mais

A Estatística compreende um conjunto de

A Estatística compreende um conjunto de UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA INTRODUÇÃO Departamento de Estatística Luiz Medeiros http://www.de.ufpb.br/~luiz/ CONCEITOS FUNDAMENTAIS DE ESTATÍSTICA O que a Estatística significa para você? Pesquisas

Leia mais

Relatório de Autoavaliação Institucional. Ano letivo 2017 EaD GOIÂNIA, 2018.

Relatório de Autoavaliação Institucional. Ano letivo 2017 EaD GOIÂNIA, 2018. Relatório de Autoavaliação Institucional Ano letivo 2017 EaD GOIÂNIA, 2018. SUMÁRIO 1 SOBRE A INSTITUIÇÃO... 2 2 CURSOS AVALIADOS... 3 ADMINISTRAÇÃO (EaD)... 4 PEDAGOGIA (EaD)... 12 1 1 SOBRE A INSTITUIÇÃO

Leia mais

O PERIGO PARA AS RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS

O PERIGO PARA AS RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS REVISTA OLORUN, n. 33, dezembro de 2015 ISSN 2358-3320 www.olorun.com.br O PERIGO PARA AS RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS Luiz L. Marins www.luizlmarins.com.br Quarta edição Novembro de 2015 PRÓLOGO Nestes

Leia mais

REGULAMENTO CONCURSO NACIONAL DE LEITURA FASE REGIONAL - 2º Momento Concelho de Braga

REGULAMENTO CONCURSO NACIONAL DE LEITURA FASE REGIONAL - 2º Momento Concelho de Braga REGULAMENTO CONCURSO NACIONAL DE LEITURA 2018 FASE REGIONAL - 2º Momento Concelho de Braga O presente regulamento estabelece as regras gerais do Concurso Nacional de Leitura 2018, Fase Regional 2º Momento,

Leia mais

ABORDAGENS PRAGMÁTICAS SOBRE LINGUAGEM E ENSINO : RESULTADO DAS AÇÕES

ABORDAGENS PRAGMÁTICAS SOBRE LINGUAGEM E ENSINO : RESULTADO DAS AÇÕES 15. CONEX Resumo Expandido - ISSN 2238-9113 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( X) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA

Leia mais

5 As entrevistas. 5.1 Sobre os entrevistados

5 As entrevistas. 5.1 Sobre os entrevistados 5 As entrevistas 5.1 Sobre os entrevistados Para a presente dissertação de Mestrado foram entrevistados dez fotógrafos atuantes no mercado. A amostra foi composta por sete homens e três mulheres, cuja

Leia mais

Escola de Sociologia e Política de São Paulo Conselho Acadêmico do Curso de Sociologia e Política Regulamento de Atividades Complementares

Escola de Sociologia e Política de São Paulo Conselho Acadêmico do Curso de Sociologia e Política Regulamento de Atividades Complementares Escola de Sociologia e Política de São Paulo Conselho Acadêmico do Curso de Sociologia e Política Regulamento de Atividades Complementares São Paulo Abril de 2018 SUMÁRIO CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO... 3 CAPÍTULO

Leia mais

Na Nigéria, religiosos fazem campanha para combater o preconceito contra Exu

Na Nigéria, religiosos fazem campanha para combater o preconceito contra Exu Na Nigéria, religiosos fazem campanha para combater o preconceito contra Exu por Por Dentro da África - terça-feira, janeiro 12, 2016 http://www.pordentrodaafrica.com/cultura/22084 Natalia da Luz, Por

Leia mais

Carta de Autorização outra instituição

Carta de Autorização outra instituição Modelos Carta de Autorização outra instituição (TIMBRE DO LOCAL DA PESQUISA) (cidade), de de 2010. Ao: Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos MULTIVIX Vitória At. Coordenação do CEP Eu, (NOME

Leia mais

IFC-CAS ONLINE: UM ESTUDO DE ANÁLISE QUANTITATIVA DE PUBLICAÇÕES NO PORTAL DO CAMPUS AVANÇADO SOMBRIO

IFC-CAS ONLINE: UM ESTUDO DE ANÁLISE QUANTITATIVA DE PUBLICAÇÕES NO PORTAL DO CAMPUS AVANÇADO SOMBRIO IFC-CAS ONLINE: UM ESTUDO DE ANÁLISE QUANTITATIVA DE PUBLICAÇÕES NO PORTAL DO CAMPUS AVANÇADO SOMBRIO Autores: Laila da Silva SCHEFFER; Matheus dos Santos SALAZAR; Matheus Lorenzato BRAGA. Identificação

Leia mais

Candomblé. Como citar esse texto:

Candomblé. Como citar esse texto: Como citar esse texto: MARCUSSI, Alexandre de Almeida. Candomblé. São Paulo: Museu Afro Brasil, 2010. Disponível em: []. Acesso: [CITAR DATA] Candomblé Resumo: Introdução geral à prática

Leia mais

Orientações/Modelo Preencha cada um dos itens conforme as orientações a seguir:

Orientações/Modelo Preencha cada um dos itens conforme as orientações a seguir: Roteiro para elaboração do relatório crítico-reflexivo da disciplina Estágio Curricular Supervisionado nos anos iniciais do Ensino Fundamental - Curso de Pedagogia (LICENCIATURA) EAD Ao encerrar as atividades

Leia mais