Passo 5 O questionário foi criado com 27 questões sendo 35 lacunas para serem preenchidas, utilizando-se uma linha temporal desde o diagnóstico da
|
|
- Maria do Pilar Flores Valgueiro
- 1 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 3 Método Este estudo realizou uma pesquisa do tipo descritivo tendo uma abordagem de pesquisa pré-planejada e estruturada. (MALHOTRA, 2006). A pesquisa buscou o conhecimento adquirido pela gestante analfabeta funcional e seu entendimento relacionado com as orientações fornecidas pelos médicos durante o atendimento pré-natal. Para sua realização foi elaborado um questionário inspirado no teste S-TOFHLA, utilizando-se questões sobre assuntos abordados durante as consultas do pré-natal. Através do questionário, traçou-se um perfil das gestantes e mensurou-se, a pontuação das entrevistadas diante do assunto proposto. Espera-se que o resultado obtido com essa pesquisa possa orientar os profissionais de marketing a auxiliar os médicos e os serviços de saúde especializados em desenvolver uma comunicação mais eficaz com suas pacientes analfabetas funcionais. A seguir, serão descritas detalhadamente a preparação, evolução, finalização da construção do questionário e como se deu a realização da coleta de dados. Passo 1 Foi realizada uma busca na Internet em sites especializados em assuntos relacionados com a gestante onde foram selecionados 52 (cinquenta e dois)vocábulos que deram origem aos termos utilizados na pesquisa. Passo 2 Após a escolha dos termos, buscou-se suas definições e significados sendo os mesmos encaminhados para quatro médicos especialistas em obstetricia, os quais avaliaram estas definições e classificaram a lista em relação a frequencia de uso nas consultas, como nunca, raramente, frequentemente e sempre e ainda em relação ao grau de entendimento das pacientes em fácil, requer conhecimento e difícil. Passo 3 Após essa análise, foram descartadas os termos classificados como nunca e raramente utilizados nas consultas, perfazendo um total de 17 (dezessete) termos descartados. Passo 4 Em relação ao entendimento dos termos pelas pacientes os 35 termos restantes foram classificados como dificil, médio e fácil grau de compreenssão, sendo esta classificação usada posteriormente para a análise dos dados.
2 41 Passo 5 O questionário foi criado com 27 questões sendo 35 lacunas para serem preenchidas, utilizando-se uma linha temporal desde o diagnóstico da gravidez até os cuidados com o recém nascido, buscando-se o entendimento desta gestante sobre o assunto em questão. Passo 6 Questionário analisado por um obstétra para avaliar a adequação dos termos no texto das questões. Passo 7 Pré-teste das 27 primeiras questões em 5 pacientes, com acompanhamento individualizado, seguido de observação de cada uma das questões em um Hospital Público localizado na Baixada Fluminense. Passo 8 Exclusão de 1 questão e mais 2 lacunas, onde os termos utilizados apresentavam pouca relevancia para o cuidado necessário da gestante durante o pré-natal e puerpério. Passo 9 Realização de novo pré teste com 3 pacientes, com acompanhamento individualizado, seguido de observação de cada uma das questões no mesmo hospital. Passo 10 A versão final do questionário foi aprovada, sendo a primeira parte composta por 26 questões e 32 lacunas formuladas utilizando-se a técnica de Cloze, onde palavras são retiradas das frases, restando colunas a serem preenchidas. Para este preenchimento utilizou-se quatro alternativas de resposta formuladas em múltipla escolha. Grande parte do texto foi elaborada na terceira pessoa do singular. A segunda parte do questionário apresentava questões sóciodemográficas, colocadas no final do mesmo perfazendo um total de 3 questões. Passo 11 A versão final do questionário foi aplicada a uma amostra de 56 pacientes em um Hospital Público localizado na Baixada Fluminense. Durante a aplicação, tomaram-se certos cuidados para que não houvesse comunicação entre elas e seus acompanhantes, o que dificultou bastante a execução dos mesmos. Todos os questionários foram respondidos diante da pesquisadora. Algumas dificuldades foram identificadas durante o trabalho de campo realizado como: a negativa de resposta por parte das gestantes devido ao cansaço da espera da consulta; outras, devido à dificuldade de leitura, apesar de solicitas, se negavam em preencher o questionário e também o número reduzido de gestantes no setor de pré-natal em muitas das visitas realizadas. Passo 12 Tabulação dos dados que levou a conclusão da necessidade de melhorias do questionário tendo em vista que devido às orientações de não entregar o mesmo com perguntas em branco levava as gestantes a chutar o que não traduz um resultado verdadeiro a pesquisa realizada.
3 42 Passo 13 Reestruturação do questionário com o auxilio de uma profissional de saúde com vivencia na área especifica, o que possibilitou a facilidade de entendimento das gestantes em relação aos questionamentos propostos e ainda a inclusão de questões relacionadas com o perfil da gestante na segunda parte. Ainda foi colocada uma orientação no pré-texto do questionário que solicitava evitar tentar adivinhar ou chutar a resposta, deixando em branco o que não soubesse. Passo 14 Realização de novo pré-teste com cinco pacientes, com acompanhamento individualizado, seguido de observação de cada uma das questões, desta vez foi realizado em um Hospital Público localizado na Zona Sul. Paso 15 Não foi identificado nenhum problema o que levou a versão final do questionário. Passo 16 Aplicação da versão final do questionário em 82 gestantes em um Hospital Público localizado na Zona Sul, sendo vivenciados as mesmas dificuldades de aplicação relatadas anteriormente. Passo 17 Foram atribuídos valores iguais a todas as questões, sendo nota 0 às alternativas incorretas e 1 às alternativas corretas. Consequentemente, o questionário tinha um escore total de 32 pontos para 100% de acerto. Etapa 18 Para a análise dos dados foram calculados os escores totais das gestantes e elaboradas tabelas dinâmicas com cruzamentos das variáveis utilizando-se estatística descritiva no programa Excel. 3.1 Perfil da Amostra O perfil da amostra se iniciou com um questionamento sobre o ano de nascimento das 82 entrevistadas, sendo estas datas posteriormente transformadas com base no ano vigente em idade. Em seguida, foram classificadas em faixas de idade sendo elas: até 18 anos; entre 19 e 29 anos; entre 30 e 40 anos e acima de 40 anos, conforme apresentado abaixo. Faixa Etária Percentual Frequencia Até 18 20% 16 Entre 19 e 29 41% 34 Entre 30 e 40 38% 31 Acima de 40 1% 1 Tabela 01 - Divisão das entrevistadas por idade
4 43 Do total das entrevistadas, 20% tinham idade até 18 anos, 41% entre 19 e 29 anos, 38% entre 30 e 40 anos e somente 1% apresentava idade superior a 40 anos. Observou-se que o percentual de adolescentes foi pequeno em comparação as duas faixas etárias posteriores, que totalizaram um percentual de 79%. Tal diminuição corrobora com os dados do IBGE (2009) que no período de 2000 a 2006, iniciou-se uma ligeira inversão da tendência entre as mulheres adolescentes e jovens. O SINASC (Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos) registrou declínio da participação dos nascimentos oriundos de mães dos grupos etários de 15 a 19 anos e de 20 a 24 anos no país. Essa taxa menor de adolescentes grávidas descarta o argumento do não entendimento do assunto abordado por imaturidade das gestantes. A segunda questão para conhecer o perfil das entrevistadas foi em que mês de gestação elas se encontravam. Foram entrevistadas gestantes entre 3 meses e 9 meses de gestação como exposto no quadro abaixo. Meses de gestação Percentual Frequencia 3 5% 4 4 0% % % % % % 5 Tabela 02 - Divisão das entrevistadas por mês de gestação A amostra apresentou 5% com 3 meses, 12 % com 5 meses, 29 % com 6 meses, 27 % com 7 meses, 21% com 8 meses e 6 % com 9 meses. A maioria das grávidas estava entre 6 e 8 meses de gestação. Isso se deve, pois o hospital onde foi aplicado o teste atende pacientes de alto risco e essas normalmente são identificadas já com certo tempo de gravidez. Esse resultado mostra que a maior parte das entrevistadas já estava com mais da metade do tempo de gestação, tendo tempo para conhecer sobre os cuidados neste período e que recebem as orientações médicas mais avançadas, ou seja, não as primeiras orientações de um pré-natal.
5 44 Para a identificação das mães que já tinham experiência por terem passado por outras gestações e das mães inexperientes, foi perguntado se elas tinham filhos. O próximo quadro apresenta o resultado desta questão. Experiência com gestação Percentual Frequencia Mães de primeira viagem 37% 30 Mães com experiência 63% 52 Tabela 03 - Divisão das entrevistadas por experiência anterior com gestação Das entrevistadas, 63% já têm filhos, portanto, com a exceção de filhos adotivos e gestações sem acompanhamentos médicos, essas mulheres já passaram por essas orientações e experiências anteriormente, o que deveria ter auxiliado nas respostas. Porém, apesar desta maioria experiente, muitas vezes elas não compreendem o que foi perguntado ou os termos que os médicos, mesmo que não seja a primeira vez que os ouçam. Para identificar o nível de renda das gestantes foi questionada qual a renda familiar no último mês das mesmas, apresentando as seguintes opções para resposta, até 1 salário mínimo, de 1 a 3 salários mínimos, de 3 a 7 salários mínimos e acima de 7 salários mínimos, como ilustra o quadro. Renda Familiar Percentual Frequencia Até 1 salário mínimo 35% 29 De 1 a 3 54% 44 De 3 a 7 7% 6 Acima de 7 4% 3 Tabela 04 - Divisão das entrevistadas por renda familiar mensal A amostra teve sua maior porcentagem no grupo de renda familiar de 1 a 3 salários, com 54%, seguida de 35% do grupo que recebe até um salário mínimo. Os dois demais grupos juntos chegaram a 11%, tendo pouca representatividade.
6 45 A última questão foi qual o nível de escolaridade das entrevistadas, que podiam responder como alfabetizadas, que tinham feito até o Primário, até o Ginásio, até o Ensino Médio, Ensino Superior, Pós Graduação, Mestrado e Doutorado. Escolaridade Percentual % Frequencia Alfabetizado 1% 1 Da 1ª a 4ª série (primário) 0 0 Da 5ª a 8ª série (ginásio) 22% 18 Da 1ª a 3ª série do ensino médio (2º Grau) 68% 56 Ensino Superior 4% 3 Pós Graduado 1% 1 Mestrado 4% 3 Doutorado 0 0 TOTAL Tabela 05 - Divisão das entrevistadas por escolaridade Observou-se que 68% das gestantes respondeu ter Ensino Médio, seguido de 22% que responderam ter pelo menos até a 8ª série. Os demais níveis tiveram resultado abaixo de 5% e nenhuma gestante declarou ter feito apenas o Primário ou ter cursado até o Doutorado.
IDADE GESTACIONAL, ESTADO NUTRICIONAL E GANHO DE PESO DURANTE A GESTAÇÃO DE PARTURIENTES DO HOSPITAL SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE PELOTAS RS
IDADE GESTACIONAL, ESTADO NUTRICIONAL E GANHO DE PESO DURANTE A GESTAÇÃO DE PARTURIENTES DO HOSPITAL SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE PELOTAS RS Autor(es): LEIVAS, Vanessa Isquierdo; GONÇALVES, Juliana Macedo;
PALAVRAS-CHAVE Obstetrícia. Educação em saúde. Consulta de enfermagem.
14. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido - ISSN 2238-9113 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE
Aspectos Metodológicos da Pesquisa em São Paulo
Campo Limpo Capão Redondo Fonte: Fundação IBGE, Censo Demográfico 2000. Campo Limpo Capão Redondo Município de São Paulo 2008* 2000** Taxa Geométrica de Crescimento* 213.197 (1,95%) 191.527 (1,18%) * Fundação
3 Metodologia Tipo de Pesquisa
3 Metodologia 3.1. Tipo de Pesquisa Para a classificação desta pesquisa foi adotada a taxonomia proposta por Vergara (2000). Segundo esta classificação, as pesquisas podem ser classificadas quanto aos
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO BÁSICA COORDENAÇÃO GERAL DA POLÍTICA DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO BÁSICA COORDENAÇÃO GERAL DA POLÍTICA DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO SEPN 511- Bloco C Edifício Bittar IV 4º andar - Brasília/DF CEP:775.543
PALAVRAS-CHAVE: Cesárea, Parto normal, Período Pós Parto.
8. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( X ) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA
Gestação na adolescência: qualidade do pré-natal e fatores sociais
Gestação na adolescência: qualidade do pré-natal e fatores sociais Vasconcellos, Marcus Jose do Amaral Docente do curso de graduação em Medicina; Pereira, Natália de Souza, discente do curso de Graduação
Revisão Sistemática da Literatura. M. Eng. Sérgio A. Loureiro
Revisão Sistemática da Literatura M. Eng. Sérgio A. Loureiro Revisão Sistemática A revisão sistemática responde a uma pergunta claramente formulada utilizando métodos sistemáticos e explícitos para identificar,
por apresentarem contração paradoxal do AP no primeiro atendimento fisioterapêutico; duas gestantes, por parto prematuro; duas, pela ocorrência
41 A série inicial de pacientes foi composta de 70 gestantes. Excluíramse 10 mulheres que participaram do estudo-piloto, sendo que nove mulheres, por apresentarem contração paradoxal do AP no primeiro
3 Metodologia da Pesquisa
50 3 Metodologia da Pesquisa 3.1 Tipo da Pesquisa O Tipo de pesquisa utilizada foi a pesquisa qualitativa. Segundo Wolcott (2001 apud CRESWELL, 2007) a pesquisa qualitativa é interpretativa, ou seja, o
SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.
SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM OBSTÉTRICA E GINECOLÓGICA Unidade
Apoio Social, Expectativas e Satisfação com o Parto em Primíparas com e sem Preparação para o Parto
ÍNDICE INTRODUÇÃO 1 CAPÍTULO I ENQUADRAMENTO TEÓRICO 5 1 - O processo de transição à maternidade 5 1.1 - Factores que influenciam a transição para a maternidade 8 1.1.1 - Características Pessoais 8 1.1.2
Questionário de Satisfação dos clientes da CPCJ de Silves
Questionário de Satisfação dos clientes da CPCJ de Silves INDÍCE Pag. I Introdução 2 II - Método de Recolha e tratamento de dados 2 III - Perfil dos Clientes 3 IV Análise 3 V - Conclusões finais 14 VI
Pesquisa de Opinião Pública: Nível de Satisfação da FEJUNAV
Pesquisa de Opinião Pública: Nível de Satisfação da FEJUNAV Naviraí, Junho de 2017 1. Introdução A satisfação dos clientes possui um papel fundamental nos estágios iniciais do relacionamento. Se as experiências
Avaliação de Impacto: Transformando Promessas em Evidência. Programa de Redução da Mortalidade Infantil Neonatal no Rio Grande do Sul
Avaliação de Impacto: Transformando Promessas em Evidência Programa de Redução da Mortalidade Infantil Neonatal no Rio Grande do Sul Carla Giane Cunha (SEPLAG) Juliana Hoffmann (SEPLAG) Julio Brunet (SEPLAG)
PROTOCOLO PARA APLICAÇÃO DO QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO DA VIGILÂNCIA ALIMENTAR E NUTRICIONAL NA ATENÇÃO BÁSICA Gestor da Unidade Básica de Saúde
PROTOCOLO PARA APLICAÇÃO DO QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO DA VIGILÂNCIA ALIMENTAR E NUTRICIONAL NA ATENÇÃO BÁSICA Gestor da Unidade Básica de Saúde As informações devem ser coletadas EXCLUSIVAMENTE com o gestor
Intenção de Compras para o período de volta às aulas 2015
Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Intenção de Compras para o período de volta às aulas 2015 O perfil do consumidor e resultado de intenção
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Ficha de Avaliação A. Avaliação do projeto de pesquisa (Título): 1. Capa: A capa atende todos os seguintes itens descritos a seguir? Nome da Instituição Proponente; nome (s) do (s) pesquisadores autor
MATEMÁTICA MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL
MATEMÁTICA Prof. Marcelo Renato MEDIDA DE TENDÊNCIA CENTRAL. (Livro Novo Olhar da Matemática) O gráfico mostra as notas obtidas na prova da a fase de certo processo de seleção. abendo que se classificaram
PALAVRAS-CHAVE Morte Fetal. Indicadores de Saúde. Assistência Perinatal. Epidemiologia.
14. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido - ISSN 2238-9113 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE
9º Passo Pré-teste das 50 perguntas em mais 5 pessoas, também com acompanhamento e feedback.
3 Método A pesquisa realizada nesta dissertação utiliza a amostragem por conveniência, limitando-se a investigar respondentes dos municípios do Rio de Janeiro, Itaboraí e Arraial do Cabo, de idade superior
Relatório da Qualidade do Ensino-Aprendizagem
Campus Académico Vila Nova de Gaia Escola Superior de Saúde Jean Piaget de Vila Nova de Gaia Relatório da Qualidade do Ensino-Aprendizagem 2012/2013 Elaborado por: Responsável Local pela Garantia da Qualidade
QUESTÕES DE CONCURSOS PÚBLICOS ESTATÍSTICA DESCRITIVA
QUESTÕES DE CONCURSOS PÚBLICOS ESTATÍSTICA DESCRITIVA 1) Um pesquisador que ordena uma lista de cidades segundo o ritmo de vida, do mais lento para o mais acelerado, está operando no nível de medida: (A)
Procedimentos de Pesquisa em Ciências Sociais
1 Procedimentos de Pesquisa em Ciências Sociais Ana Maria Doimo Ernesto F. L. Amaral 21 de setembro de 2009 www.ernestoamaral.com/met20092.html Fonte: Banco Mundial. Monitorização e Avaliação: algumas
ISSN ÁREA TEMÁTICA:
13. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( x ) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA
PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE SATISFAÇÃO COM A DEMOCRACIA
PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE SATISFAÇÃO COM A DEMOCRACIA SETEMBRO DE 2015 JOB1250 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA OBJETIVO LOCAL O principal objetivo desse projeto é monitorar a satisfação com
Introdução controle manual pelo coordenador da disciplina: abordagem conceitual: jogos lúdicos:
1 Introdução Desde a última década, uma nova forma de ensino na área administrativa tem chamado a atenção por seu espírito inovador, pela forma dinâmica de seu aprendizado e pela criatividade estimulada
ASSOCIAÇÃO COMERCIAL, INDUSTRIAL E EMPRESARIAL DE RONDONÓPOLIS ACIR.
ASSOCIAÇÃO COMERCIAL, INDUSTRIAL E EMPRESARIAL DE RONDONÓPOLIS ACIR. Presidente José Luiz Gonçales Ferreira Vice Presidente Armando Pereira Chaves Diretor Tesoureiro - Sérgio José Pradella EQUIPE DE PESQUISA
METODOLOGIA TIPOS DE PESQUISA
FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM UNIDADE JOÃO PESSOA-PB METODOLOGIA TIPOS DE PESQUISA Profª Séfora Andrade JOÃO PESSOA-PB 2016 PESQUISA Procedimento racional e sistemático que tem por
USO DO PICTOGRAMA DE FADIGA EM MULHERES COM CÂNCER DE MAMA SUBMETIDAS À TELETERAPIA
USO DO PICTOGRAMA DE FADIGA EM MULHERES COM CÂNCER DE MAMA SUBMETIDAS À TELETERAPIA Enfº Msc. Bruno César Teodoro Martins Doutorando em Ciência da Saúde pela UFG Introdução Fadiga é definida como uma sensação
BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO EM ESTABELECIMENTOS DE ALIMENTAÇÃO DA CIDADE DE DOURADOS-MS
BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO EM ESTABELECIMENTOS DE ALIMENTAÇÃO DA CIDADE DE DOURADOS-MS Mônica Barreto de Lima 1 ; Thaise Maria Tobal 2 UFGD/FCS Dourados MS, E-mail: monika.barreto@hotmail.com 1 Bolsista
Rede Nacional de Vigilância de Morbidade Materna Grave. Frederico Vitório Lopes Barroso
Rede Nacional de Vigilância de Morbidade Materna Grave Frederico Vitório Lopes Barroso Morbidade Materna Grave Nos últimos anos, as mulheres que sobrevivem a complicações graves da gestação, near miss,
Segundo Vergara (2003), a classificação da pesquisa é baseada na taxonomia que a qualifica, quanto aos fins e quanto aos meios.
0HWRGRORJLD Segundo Vergara (2003), a classificação da pesquisa é baseada na taxonomia que a qualifica, quanto aos fins e quanto aos meios. O critério utilizado foi um estudo descritivo de natureza exploratória,
AVALIAÇÃO NUTRICIONAL DE CRIANÇAS MENORES DE DOIS ANOS ATENDIDAS NA USF VIVER BEM DO MUNICIPIO DE JOÃO PESSOA-PB
AVALIAÇÃO NUTRICIONAL DE CRIANÇAS MENORES DE DOIS ANOS ATENDIDAS NA USF VIVER BEM DO MUNICIPIO DE JOÃO PESSOA-PB Tainá Gomes Diniz; Caroline Severo de Assis; Suzy Souto de Oliveira Faculdade de Ciências
Apresentação gráfica de séries estatísticas
15 R E S U M O 04 Apresentação gráfica de séries estatísticas 4.1 INTRODUÇÃO Além da apresentação tabular, outra forma de se resumir e apresentar dados estatísticos são por meio de gráficos. A principal
Estatísticas de saúde. Certificados de óbito.
Estatísticas de saúde. Certificados de óbito. A maior parte da informação que obtemos sobre os óbitos vem dos certificados de óbito (ver anexo da aula prática). Por acordo internacional, os óbitos são
Projeto Consumidor Consciente: Uma análise comparativa dos anos 2006 e 2011
Projeto Consumidor Consciente: Uma análise comparativa dos anos 2006 e 2011 Júlio César BARRIOS 1 Maria Lúcia Ribeiro da COSTA 2 RESUMO: Consumidor Consciente é uma atividade de extensão universitária
EDITAL 03/ DTA BOLSA DE APOIO ACADÊMICO E EXTENSÃO III - MONITORIA -
EDITAL 03/2017 - DTA BOLSA DE APOIO ACADÊMICO E EXTENSÃO III - MONITORIA - Artigo 1º - Estarão abertas, no período de 03/02/2017 a 15/02/2017, as inscrições do processo seletivo para o preenchimento de
ALCANÇOU OBJETIVO 2 PARCIALMENTE,
PROVA PRÁTICA: GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA ESTAÇÃO: 07 A recorrente alega que no comando da estação solicita-se explicar o significado de BI-RADS 3, chance da lesão evoluir para câncer e em quanto tempo
Indicadores Municipais Belo Horizonte - ODM
Proporção de pessoas abaixo da linha da pobreza e indigência - 2000 Fonte: Atlas do Desenvolvimento Humano do Brasil Neste município, de 1991 a 2000, houve redução da pobreza em 25%; para alcançar a meta
ASSESSORIA ECONÔMICA. Pesquisa de. Final de Ano. Relatório elaborado pela Assessoria Econômica Fecomércio-RS. Fecomércio
ASSESSORIA ECONÔMICA Pesquisa de Final de Ano 201 2015 Relatório elaborado pela Assessoria Econômica Fecomércio-RS Fecomércio DE FINAL DE PESQUISA ANO 2015 Sumário Executivo Resumo dos principais resultados
Hospital Privado Capital Fechado com fins lucrativos Geral e de Médio Porte Selado Qualidade Programa CQH desde 2008 Média e alta complexidade 96
Hospital Privado Capital Fechado com fins lucrativos Geral e de Médio Porte Selado Qualidade Programa CQH desde 2008 Média e alta complexidade 96 leitos 19 leitos de UTI 5 Salas Cirúrgicas 300 Cirurgias/mês
ENADE 2010 ENADE. Relatório da IES EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES
ENADE EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES ENADE 2010 Relatório da IES INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE NATAL G Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas
4. NATALIDADE E MORTALIDADE INFANTIL
. NATALIDADE E MORTALIDADE INFANTIL .. Introdução A taxa de natalidade e a taxa de mortalidade infantil são indicadores frequentemente utilizados na caracterização da população. O estudo da taxa de natalidade,
ISSN ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções)
13. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( X ) SAÚDE
A taxa ou coeficiente de mortalidade representa a intensidade com que os óbitos por uma determinada doença ocorrem em dada população.
Mortalidade Mortalidade é uma propriedade natural das comunidades dos seres vivos. Refere-se ao conjunto dos indivíduos que morrem em um dado intervalo de tempo e em certo espaço. A taxa ou coeficiente
Relatório de Intenção de Compras para o Dia das Crianças 2014
Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina Relatório de Intenção de Compras para o Dia das Crianças 2014 O perfil
Apoio Técnico da Vigilância Socioassistencial. 04:Principais instrumentos e fontes de informação
Apoio Técnico da Vigilância Socioassistencial 04:Principais instrumentos e fontes de informação Módulo 04:Principais instrumentos e fontes de informação MÓDULOS DO APOIO TÉCNICO Módulo 1: Introdução à
UM ESTUDO SOBRE O CONHECIMENTO E A ADERÊNCIA DOS ARTESÃOS DE JOÃO PESSOA À LEI DO MICRO EMPREENDEDOR INDIVIDUAL E À PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR
UM ESTUDO SOBRE O CONHECIMENTO E A ADERÊNCIA DOS ARTESÃOS DE JOÃO PESSOA À LEI DO MICRO EMPREENDEDOR INDIVIDUAL E À PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR MEIRELES 1, Jéssica Maria da Silva KATAOKA 2, Sheila Sayuri
TÍTULO: PREVALÊNCIA DE LESÕES EM CORREDORES DOS 10 KM TRIBUNA FM-UNILUS
TÍTULO: PREVALÊNCIA DE LESÕES EM CORREDORES DOS 10 KM TRIBUNA FM-UNILUS CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: FISIOTERAPIA INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO LUSÍADA AUTOR(ES):
Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico. Qualificação: Auxiliar de Enfermagem
Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Ambiente, Saúde e Segurança Habilitação Profissional: Técnico em Enfermagem Qualificação:
O PROCESSO DO ALEITAMENTO MATERNO EM RECÉM-NASCIDO DE BAIXO PESO
Karina Cristina Sousa Macedo Michelle Rigamonte Bulk Alves Selma Aparecida Cardoso O PROCESSO DO ALEITAMENTO MATERNO EM RECÉM-NASCIDO DE BAIXO PESO Bragança Paulista 2007 Karina Cristina Sousa Macedo Michelle
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Município: Uruguaiana ZOOTECNIA
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Município: Uruguaiana ZOOTECNIA Apresentação O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) apresenta o Relatório
PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE PREFERÊNCIA PARTIDÁRIA
PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE PREFERÊNCIA PARTIDÁRIA FEVEREIRO DE 2016 JOB0112 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA OBJETIVO LOCAL O principal objetivo desse projeto é identificar a preferência partidária
INFORMAÇÃO-PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA Ensino Básico
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS FERNÃO MAGALHÃES INFORMAÇÃO-PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA 2015 Ensino Básico Disciplina: Educação Física Ano: 6º Código da Prova: 28 Modalidade: Teórica e Prática 1. INTRODUÇÃO
Auto-avaliação do Desempenho Discente da FACENE
Auto-avaliação do Desempenho Discente da FACENE 2009.1 Foram analisadas as respostas dos alunos do P1 ao P8 da FACENE no período letivo 2009.1, a um questionário estruturado, perfazendo cerca de 626 alunos
TÍTULO: ASSISTÊNCIA BÁSICA NA PREVENÇÃO DE DOENÇAS CRÔNICAS ATRAVÉS DO PAPANICOLAU
Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: ASSISTÊNCIA BÁSICA NA PREVENÇÃO DE DOENÇAS CRÔNICAS ATRAVÉS DO PAPANICOLAU CATEGORIA: EM ANDAMENTO
Índice. 1. Metodologia e objetivo. 2. Praticantes de skate: penetração nos lares. 3. Perfil da amostra
1 Índice 2 1. Metodologia e objetivo 2. Praticantes de skate: penetração nos lares 3. Perfil da amostra Objetivo 3 A pesquisa tem como objetivo medir a penetração e conhecer o perfil de praticantes de
Uma observação sobre a utilização de cuidados preventivos pela mulher
Uma observação sobre a utilização de cuidados preventivos pela mulher Branco MJ, Paixão E, Vicente LF. Uma observação sobre a utilização de cuidados preventivos pela mulher. Lisboa: Instituto Nacional
Etapas de uma Pesquisa
Etapas de uma Pesquisa Planejamento Execução Divulgação Objetivos Justificativa Revisão Bibliográfica Metodologia Cronograma Projeto Coleta de dados Tabulação Analise Conclusão Relatório Relatório Apresentação
ANEXO I ORIENTAÇÕES PARA PREENCHIMENTO DAS INFORMAÇÕES. Não inserir ou excluir colunas, tampouco alterar a ordem em que se apresentam.
ANEXO I ORIENTAÇÕES PARA PREENCHIMENTO DAS INFORMAÇÕES ITEM 1 DO ARQUIVO O arquivo estará disponível no site da CGU pelo link http://www.cgu.gov.br/conexaocgu/terceirizados/planilha-terceirizados.xls.
EXERCÍCIO FÍSICO NA TERCEIRA IDADE: NA PROMOÇÃO DA SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA DOS ALUNOS DA UNIVERSIDADE ABERTA A MATURIDADE EM LAGOA SÊCA/PB
EXERCÍCIO FÍSICO NA TERCEIRA IDADE: NA PROMOÇÃO DA SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA DOS ALUNOS DA UNIVERSIDADE ABERTA A MATURIDADE EM LAGOA SÊCA/PB Alfredo Rosas de Lima Júnior (1); Kátia Ramalho Bento Souza
Relatório Diagnóstico. Relatório 4 CADASTRO AMBIENTAL RURAL
Relatório Diagnóstico Relatório 4 CADASTRO AMBIENTAL RURAL AGOSTO DE 2010 2 ÍNDICE 1. APRESENTAÇÃO.................................................... 3 2. ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA.............................
USO DE CADEIRINHA NO AUTOMÓVEL. Relatório em Setembro de 2012
1 1 USO DE CADEIRINHA NO AUTOMÓVEL Relatório em Setembro de 2012 Índice 2 2 Objetivo Metodologia Hábito de transportar crianças com até 10 anos em automóvel de passeio Perfil População adulta Transporta
QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO DA VIGILÂNCIA ALIMENTAR E NUTRICIONAL NA ATENÇÃO BÁSICA PERFIL DA GESTÃO DA UNIDADE DE SAÚDE
QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO DA VIGILÂNCIA ALIMENTAR E NUTRICIONAL NA ATENÇÃO BÁSICA PERFIL DA GESTÃO DA UNIDADE DE SAÚDE IDENTIFICAÇÃO DO QUESTIONÁRIO (ID) [ ] ( ) Questionário [ ] ( ) Entrevistador (bolsista)
O BEM ESTAR ANIMAL NA PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA VILA FLORESTAL EM LAGOA SECA/PB
O BEM ESTAR ANIMAL NA PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA VILA FLORESTAL EM LAGOA SECA/PB Ana Carolina Bezerra 1 ; Ewerton Guilherme Alves de Sousa 1 ; Benedito Marinho da Costa Neto 2 ; Alfredo
PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE A CRISE ECONÔMICA
PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE A CRISE ECONÔMICA ABRIL DE 2015 JOB0508 OBJETIVO LOCAL ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA O principal objetivo desse projeto é avaliar qual a impressão que a população
PESQUISA DE INTENÇÃO DE COMPRAS
A pesquisa foi realizada no período de 03 a 07 de abril de, com uma amostra de 500 questionários. Utilizou-se o dimensionamento da pesquisa probabilística com p=0,50 e q=0,50, confiabilidade 95%, margem
INTENÇÃO DE COMPRA DIA DOS NAMORADOS 2014
1 INTENÇÃO DE COMPRA DIA DOS NAMORADOS 2014 2 Faculdade Estácio de Sá de Campo Grande Intenção de Compra para o Dia dos Namorados 2014 Rua Venâncio Borges do Nascimento, 377 Jardim Tv Morena Campo Grande
Opinião da população sobre o uso das sacolas plásticas. Agosto de 2012
1 Opinião da população sobre o uso das sacolas plásticas Agosto de 2012 Índice 2 Objetivo Metodologia Perfil da amostra Hábitos de compra em supermercados Posicionamento sobre a decisão judicial que retira
SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.
SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM ACONSELHAMENTO GENÉTICO EM PREDISPOSIÇÃO
situado à 187 km da cidade do Recife. O município dispõe de 8 Escolas Municipais,
TÍTULO: PERFIL DAS ADOLESCENTES NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE BELO JARDIM, RECIFE/ PE AUTORES: Amélia Silva Rocha de Lima, Ana Maria Soares da Silva, Ivanildo Mangueira da Silva, Joselito Silva Medeiros ÁREA
Adequação da indexação de ensaios clínicos em periódicos de cardiologia na base de dados LILACS: resultados preliminares.
Adequação da indexação de ensaios clínicos em periódicos de cardiologia na base de dados LILACS: resultados preliminares. Maria Anália da Conceição 1 ; Sueli MitikoYano Suga 2; Maria Eduarda S. Puga; 3
Universidade Estadual do Centro Oeste. Município: Guarapuava FARMÁCIA
Universidade Estadual do Centro Oeste Município: Guarapuava FARMÁCIA Apresentação O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) apresenta o Relatório do Curso com os resultados
1.1 A paternidade como uma etapa de desenvolvimento para o homem no contexto da família
INDICE pp. INTRODUÇÃO 1 CAPÍTULO I - A TRANSIÇÃO PARA A PATERNIDADE 1. A parentalidade 1.1 A paternidade como uma etapa de desenvolvimento para o homem no contexto da família 10 10 14 1.2 O desejo de paternidade
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Município: Porto Alegre NUTRIÇÃO
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Município: Porto Alegre NUTRIÇÃO Apresentação O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) apresenta o Relatório
Compras a prazo por mulheres
Compras a prazo por mulheres Sophia Mind A Sophia Mind Pesquisa e Inteligência de Mercado é a empresa do grupo de comunicação feminina Bolsa de Mulher voltada para pesquisa e inteligência de mercado. Cem
B O L E T I M EPIDEMIOLÓGICO SÍFILIS ano I nº 01
B O L E T I M EPIDEMIOLÓGICO SÍFILIS 2 012 ano I nº 01 2012. Ministério da Saúde É permitida a reprodução parcial ou total desta obra, desde que citada a fonte. Expediente Boletim Epidemiológico - Sífilis
PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS
PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS OUTUBRO DE 2012 JOB1750-5 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA OBJETIVO LOCAL Levantar junto aos eleitores da área em estudo opiniões
Universidade Católica de Goiás. Município: Goiania ZOOTECNIA
Universidade Católica de Goiás Município: Goiania ZOOTECNIA Apresentação O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) apresenta o Relatório do Curso com os resultados
Intenção de Compras do Dia das Crianças 2016
Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Intenção de Compras do Dia das Crianças 2016 O perfil do consumidor e a intenção de compras
ENGENHARIA CIVIL. Universidade Federal de Juiz de Fora. Município: Juiz de Fora
ENGENHARIA CIVIL Universidade Federal de Juiz de Fora Município: Juiz de Fora Apresentação O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) apresenta o Relatório do Curso
Universidade Estadual de Ponta Grossa Município: Ponta Grossa
LETRAS Universidade Estadual de Ponta Grossa Município: Ponta Grossa Apresentação O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) apresenta o Relatório do Curso com os resultados
ULTRASSONOGRAFIA OBSTÉTRICA TRICA E CARDIOPATIAS CONGÊNITAS
ULTRASSONOGRAFIA OBSTÉTRICA TRICA E CARDIOPATIAS CONGÊNITAS ROSA, Rafael Fabiano Machado; ROSA, Rosana Cardoso Manique; ZEN, Paulo Ricardo Gazzola; KOSHIYAMA, Dayane Bohn; VARELLA- GARCIA, Marileila; PASKULIN,
DISCIPLINA: Psicologia B CÓDIGO DA PROVA: 340
DISCIPLINA: Psicologia B CÓDIGO DA PROVA: 340 CICLO: Secundário ANO DE ESCOLARIDADE: 12º 1. Introdução O presente documento visa divulgar as características da prova de exame de equivalência à frequência
Cadastro Único de Programas Sociais Seminário Pan- Amazônico de Proteção Social Belém - PA
Cadastro Único de Programas Sociais Seminário Pan- Amazônico de Proteção Social Belém - PA Tiago Falcão Secretário da Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário
Intenção de Compras para o período de volta às aulas 2017
Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Intenção de Compras para o período de volta às aulas 2017 O perfil do consumidor e resultado de intenção de compras para o período de volta às
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Município: Uruguaiana MEDICINA VETERINÁRIA
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Município: Uruguaiana MEDICINA VETERINÁRIA Apresentação O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) apresenta o
Fonte(s): Boa Vista Serviços/CDL POA.
Os Registros de Inadimplência no SCPC apresentaram comportamento dissonante entre RS e Porto Alegre em outubro. Os indicadores medem o crescimento da entrada (Inclusões) e saída (Exclusões) de registros
Universidade Federal de Santa Catarina Município: Florianópolis
LETRAS Universidade Federal de Santa Catarina Município: Florianópolis Apresentação O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) apresenta o Relatório do Curso com os
HISTÓRICO DA AMAMENTAÇÃO EM PUÉRPERAS MULTIPARAS
14. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido - ISSN 2238-9113 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( x ) SAÚDE ( ) TRABALHO
2º Ciclo Disciplina de História e Geografia de Portugal 3º Ciclo (7º ano) Disciplina de História
CRITÉRIOS DE CORREÇÃO / CLASSIFICAÇÃO DOS TESTES ESCRITOS DE AVALIAÇÃO ENSINO BÁSICO Ano letivo 2016/2017 2º Ciclo Disciplina de História e Geografia de Portugal 3º Ciclo (7º ano) Disciplina de História
LETRAS. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Município: Porto Alegre
LETRAS Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Município: Porto Alegre Apresentação O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) apresenta o Relatório do
QUÍMICA. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Município: Porto Alegre
QUÍMICA Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Município: Porto Alegre Apresentação O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) apresenta o Relatório
RELATÓRIO GERAL PESQUISA SAPES SISTEMA DE ACOMPANHAMENTO DOS EGRESSOS DO
RELATÓRIO GERAL PESQUISA SAPES SISTEMA DE ACOMPANHAMENTO DOS EGRESSOS DO SENAI - 1ª ETAPA Alunos Concluintes 2009 Faculdade de Tecnologia Senai Ítalo Bologna SENAI Departamento Regional de Goiás Avaliação
- Prototipação Iterativa - Observação Direta
- Prototipação Iterativa - Observação Direta Júnia Coutinho Anacleto Silva Maio/2004 Prototipação Iterativa A interface com o usuário é a porta de entrada da aplicação, e desempenha um papel fundamental
OCORRÊNCIA DE ANTECEDENTES FAMILIARES EM PACIENTES COM DISTÚRBIOS DO MOVIMENTO DO HOSPITAL DAS CLÍNICAS NO ESTADO DE GOIÁS
Introdução: Os distúrbios do movimento (DM) englobam doenças agudas e crônicas caracterizadas por movimentos involuntários e/ou perda do controle ou eficiência em movimentos voluntários. DM são diversos
Os principais objetivos desta pesquisa são: verificar a freqüência e as características da mesma e estimular a atenção para a análise concentrada.
ESTUDO PRELIMINAR SOBRE A OPINIÃO DOS MEMBROS DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSICANÁLISE A RESPEITO DE SESSÕES EM DIAS CONCENTRADOS NO SEGUNDO SEMESTRE DE 1999 Alfredo Menotti Colucci * 1 Alírio Torres Dantas
PROVA DE CONHECIMENTO EM METODOLOGIA CIENTÍFICA E INTERPRETAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO NÍVEL MESTRADO PROVA A. Candidato:
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE MEDICINA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIENCIAS DA SAÚDE - Processo seletivo 2017 PROVA DE CONHECIMENTO EM METODOLOGIA CIENTÍFICA E INTERPRETAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO
Avaliação da flexibilização do horário do programa de rádio A Voz do Brasil - Março/2014 -
Avaliação da flexibilização do horário do programa de rádio A Voz do Brasil - Março/2014 - 2 Objetivo Metodologia Perfil da amostra Programa A Voz do Brasil Transmissão em horário fixo / flexível Importância