As Gerações de Direito Fundamentais e as suas tendências

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "As Gerações de Direito Fundamentais e as suas tendências"

Transcrição

1 As Gerações de Direito Fundamentais e as suas tendências Autora: Amanda Negreiro Cavalcanti 1. Introdução A iniciar os estudos sobre Direito Constitucional percebe-se que ainda permanece em meio a grande maioria dos estudiosos desta área certa divergência a respeito da nomenclatura a ser dada à evolução histórica de inserção dos direitos fundamentais nas Constituições. Alguns entendem que a terminologia correta seria a expressão geração, e outros afirmam que o termo correto seria dimensão. A fim de esclarecer melhor esta dicotomia, neste trabalho foram postas as diferentes posições, bem como um estudo relacionado às gerações ou dimensões dos direitos fundamentais. O Direito Constitucional configura-se como Direito Público fundamental por referir-se diretamente à organização e funcionamento do Estado, à articulação dos elementos primários do mesmo e ao estabelecimento das bases da estrutura política. (LENZA, 2014)

2 LENZA, Esquematização do Constitucionalismo. O grande mestre Paulo Bonavides faz referência expressa ao termo gerações dos direitos fundamentais para explicar a inserção histórica deles nas constituições dos países, sendo este posicionamento seguido por vários outros constitucionalistas. Explica Bonavides: os direitos fundamentais passaram na ordem institucional a manifestar-se em três gerações sucessivas, que traduzem sem dúvida um processo cumulativo e quantitativo... Com o passar dos tempos, o próprio Paulo Bonavides ponderou com relação ao termo gerações, segundo nos relata Dimitri Dimoulis, nos seguintes termos: Aliás, o próprio Bonavides, no desenrolar de seu texto, acaba reconhecendo a proeminência científica do termo dimensões em face do termo gerações, caso este último venha a induzir apenas sucessão cronológica e, portanto, suposta caducidade dos direitos das gerações antecedentes, o que não é verdade (BONAVIDES, Paulo. Curso de Direito Constitucional. 19ª Edição, São Paulo: Editora Malheiros, 2006, p ).

3 Pelos argumentos acima elencados, fica evidente que o termo mais coerente com a evolução dos direitos fundamentais seria a expressão dimensão, e não gerações, conforme é utilizado por parte da doutrina. A exclusão do termo geração seria em virtude da impossibilidade de uma dimensão dos direitos apagarem a dimensão anterior, uma vez que os direitos se complementam jamais se excluem. Ressalte-se que o autor deste artigo irá utilizar no bojo deste as expressões gerações e dimensões como sinônimas, uma vez que vários constitucionalistas vêm fazendo desta forma, mas fica a ressalva acima trabalhada. Agora serão analisadas as gerações ou dimensões dos direitos fundamentais. 2. Os Direitos e as Garantias Fundamentais A localização dos direitos e garantias fundamentais está na CF/88, em seu Título II, onde classifica o gênero em importantes grupos, a saber: Direitos e deveres individuais e coletivos; Direitos sociais; Direitos de nacionalidade; Direitos políticos; Partidos políticos. Os Direitos Fundamentais visam assegurar a todos uma existência digna, livre e igual, criando condições à plena realização das potencialidades do ser humano. Nas palavras do eminente jurista Alexandre de Moraes podem ser definidos como O conjunto institucionalizado de direitos e garantias do ser humano que tem por finalidade básica o respeito a sua dignidade, por meio de sua proteção contra o arbítrio do poder estatal e o estabelecimento de condições mínimas de vida e desenvolvimento da personalidade humana. Por serem indispensáveis à existência das pessoas, possuem as seguintes características: 1. Inalienabilidade: são direitos intransferíveis e inegociáveis.

4 2. Imprescritibilidade: não deixam de ser exigíveis em razão do não uso. 3. Irrenunciabilidade: nenhum ser humano pode abrir mão da existência desses direitos. 4. Universalidade: devem ser respeitados e reconhecidos no mundo todo. 5. Limitabilidade: não são absolutos. Podem ser limitados sempre que houver uma hipótese de colisão de direitos fundamentais. É importante salientar que esses direitos são variáveis, modificando-se ao longo da história de acordo com as necessidades e interesses do homem. Essa transformação é explicada com base na teoria das gerações de direitos fundamentais, criada a partir do lema revolucionário francês (liberdade, igualdade, fraternidade) e que pode ser assim resumida: 3. Direitos da primeira geração ou direitos de liberdade Surgiram nos séculos XVII e XVIII e foram os primeiros reconhecidos pelos textos constitucionais. Compreendem direitos civis e políticos inerentes ao ser humano e oponíveis ao Estado, visto na época como grande opressor das liberdades individuais. Incluem-se nessa geração o direito à vida, segurança, justiça, propriedade privada, liberdade de pensamento, voto, expressão, crença, locomoção, entre outros. (absenteísmo estatal) Alguns documentos históricos são marcantes para a configuração e emergência do que os autores chamam de direitos humanos de 1ª geração (séculos XVII, XVIII e XIX), destacando-se: Magna Carta de 1215, assinada pelo rei João Sem Terra ; Paz de Westfália (1648); Habeas Corpus Act (1679); Bill of Rights (1688); Declarações, seja a americana (1776), seja a francesa (1789). 4. Direitos da segunda geração ou direitos de igualdade

5 Surgiram após a 2ª Guerra Mundial com o advento do Estado - Social. São os chamados direitos econômicos, sociais e culturais que devem ser prestados pelo Estado através de políticas de justiça distributiva. Abrangem o direito à saúde, trabalho, educação, lazer, repouso, habitação, saneamento, greve, livre associação sindical, etc. (Surgem pela primeira vez na Constituição brasileira de 1934) Essa perspectiva de evidenciação dos direitos sociais, culturais e econômicos, bem como dos direitos coletivos, ou de coletividade, correspondendo aos direitos de igualdade (substancial, real e material, e não meramente formal), mostra-se marcante em alguns documentos, destacando-se: Constituição do México, de 1917; Constituição de Weimar, de 1919, na Alemanha, conhecida como a Constituição da primeira república alemã; Tratado de Versalhes, 1919 (OIT); No Brasil, a Constituição de 1934 (lembrando que nos textos anteriores também havia alguma previsão). 5. Direitos da terceira geração ou direitos de fraternidade/solidariedade São considerados direitos coletivos por excelência, pois estão voltados à humanidade como um todo. Nas palavras de Paulo Bonavides são direitos que não se destinam especificamente à proteção dos interesses de um indivíduo, de um grupo ou de um determinado Estado. Têm por primeiro destinatário o gênero humano mesmo, em um momento expressivo de sua afirmação como valor supremo em termos de existencialidade concreta. Incluem-se aqui o direito ao desenvolvimento, à paz, à comunicação, ao meio-ambiente, à conservação do patrimônio histórico e cultural da humanidade, entre outros. (Evidencia os direitos transindividuais)

6 A partir dai novas gerações passaram a ser identificadas. Entre elas a mais aceita pela doutrina é a quarta geração de direitos criada pelo professor Paulo Bonavides, para quem pode ser traduzida como o resultado da globalização dos direitos fundamentais de forma a torná-los universais no campo institucional. Enquadram-se aqui o direito à informação, ao pluralismo e à democracia direta. Por fim, ainda que se fale em gerações, cabe deixar claro que não existe nenhuma hierarquia ou sucessão entre os direitos fundamentais, devendo ser tratados como valores interdependentes e indivisíveis. Além do mais, a evolução desses direitos não seguiu a ordem cronológica liberdade, igualdade, fraternidade em todos os lugares ou situações históricas, ou seja, nem sempre foram reconhecidos os direitos de primeira geração para somente depois serem reconhecidos os de segunda e terceira. Dessa forma, a doutrina mais moderna vem defendendo a ideia de acumulação de direitos, preferindo, assim, a utilização do termo dimensões de direitos fundamentais. 6. Direitos fundamentais da quarta dimensão Na orientação de Norberto Bobbio, essa dimensão de direitos decorreria dos avanços no campo da engenharia genética, ao colocarem em risco a própria existência humana, em razão da manipulação do patrimônio genético. Para o mestre italiano:... já se apresentam novas exigências que só poderiam chamar-se de direitos de quarta geração, referentes aos efeitos cada vez mais traumáticos da pesquisa biológica, que permitirá manipulações do patrimônio genético de cada indivíduo.. Por outro lado, Bonavides afirma que a globalização política na esfera da normatividade jurídica introduz os direitos da quarta dimensão, que, aliás, correspondem à derradeira fase de institucionalização do Estado social, destacando-se os direitos a: Democracia (direta); Informação;

7 Pluralismo. 7. Direitos fundamentais da quinta dimensão O direito à paz foi classificado por Karel Vasak como de 3ª dimensão. Bonavides, contudo, entende que o direito à paz deva ser tratado em dimensão autônoma, chegando a afirmar que a paz é axioma da democracia participativa, ou, ainda, supremo direito da humanidade. Referências Bibliográficas: LENZA, Pedro. Direito constitucional esquematizado. 18ª ed. São Paulo: Saraiva, MORAES, Alexandre de. Direitos humanos fundamentais: Teoria Geral. 4ªed. São Paulo: Atlas, BONAVIDES, Paulo. Curso de Direito Constitucional. 19ª Edição, São Paulo : Editora Malheiros, DIMOULIS, Dimitri; MARTINS, Leonardo. Teoria Geral dos Direitos Fundamentais. São Paulo : Editora Revista dos Tribunais, BOBBIO, Norberto. A Era dos Direitos. 11ª ed. Rio de Janeiro: Campus, [1] Direitos humanos fundamentais: Teoria Geral. 4ªed. São Paulo: Atlas, [2] Curso de Direito Constitucional. 13ª ed. São Paulo: Malheiros, 2003.

EFETIVIDADE DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS SOCIAIS. Orientador(a): Profª. Drª. Cláudia Mansini Queda de Toledo

EFETIVIDADE DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS SOCIAIS. Orientador(a): Profª. Drª. Cláudia Mansini Queda de Toledo EFETIVIDADE DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS SOCIAIS Acadêmica: Fernanda Antunes Silva 016075 Orientador(a): Profª. Drª. Cláudia Mansini Queda de Toledo Os Direitos Fundamentais na Constituição da Republica de

Leia mais

DIREITOS FUNDAMENTAIS. Gerações ou Dimensões? Beatriz Barbosa Claudino

DIREITOS FUNDAMENTAIS. Gerações ou Dimensões? Beatriz Barbosa Claudino DIREITOS FUNDAMENTAIS Gerações ou Dimensões? Beatriz Barbosa Claudino Resumo. O presente trabalho busca fornecer conhecimentos sobre os Direitos Fundamentais. Utilizando a doutrina e a Constituição Federal

Leia mais

Direitos e Garantias Fundamentais. Disciplina: Direito Constitucional I Professora: Adeneele Garcia Carneiro

Direitos e Garantias Fundamentais. Disciplina: Direito Constitucional I Professora: Adeneele Garcia Carneiro Direitos e Garantias Fundamentais Disciplina: Direito Constitucional I Professora: Adeneele Garcia Carneiro Dúvida Direitos humanos e Direitos fundamentais são sinônimos? Direitos humanos X Direitos fundamentais:

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Parte 4 Profª. Liz Rodrigues - Dimensões de direitos fundamentais: direitos fundamentais são direitos históricos e foram surgindo em momentos distintos, conforme as necessidades

Leia mais

DIREITOS HUMANOS. Direito Internacional dos Direitos Humanos. Categorias e Gerações dos Direitos Humanos Parte 2. Profª.

DIREITOS HUMANOS. Direito Internacional dos Direitos Humanos. Categorias e Gerações dos Direitos Humanos Parte 2. Profª. DIREITOS HUMANOS Direito Internacional dos Direitos Humanos Parte 2. Profª. Liz Rodrigues - Terceira dimensão: direitos de consolidação recente, surgem em razão da necessidade de cooperação global entre

Leia mais

DIREITOS DE QUARTA DIMENSÃO E SUAS IMPLICAÇÕES SOCIAIS Gabriel Leite FERRARI 1 Sérgio Tibiriçá AMARAL 2

DIREITOS DE QUARTA DIMENSÃO E SUAS IMPLICAÇÕES SOCIAIS Gabriel Leite FERRARI 1 Sérgio Tibiriçá AMARAL 2 DIREITOS DE QUARTA DIMENSÃO E SUAS IMPLICAÇÕES SOCIAIS Gabriel Leite FERRARI 1 Sérgio Tibiriçá AMARAL 2 RESUMO: O presente artigo tem por finalidade discutir a relevância e aplicabilidade dos direitos

Leia mais

DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA

DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA Curso preparatório para o concurso: Polícia Rodoviária Federal Professor : Gustavo de Lima Pereira Contato: gustavo.pereira@pucrs.br AULA 1 AFIRMAÇÃO HISTÓRICA E TEORIA GERAL

Leia mais

Os Direitos Humanos correspondem à somatória de valores, de atos e de normas que possibilitam a todos uma vida digna.

Os Direitos Humanos correspondem à somatória de valores, de atos e de normas que possibilitam a todos uma vida digna. MATERIAL DE AULA I) Ementa da aula e breve resumo 1. Conceito de. Os correspondem à somatória de valores, de atos e de normas que possibilitam a todos uma vida digna. 2. Breve Evolução dos. Existem três

Leia mais

Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce - FADIVALE DIREITOS HUMANOS. Profª. Teodolina B. S. C. Vitório

Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce - FADIVALE DIREITOS HUMANOS. Profª. Teodolina B. S. C. Vitório Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce - FADIVALE DIREITOS HUMANOS Profª. Teodolina B. S. C. Vitório 2018 1 2 Sem respeito à pessoa humana não há justiça e sem justiça não há direito. (Afonso Arinos

Leia mais

TEORIA GERAL DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS DIREITO CONSTITUCIONAL CURSO P/ EXAME DE ORDEM - OAB PROF. DIEGO CERQUEIRA DIEGO CERQUEIRA

TEORIA GERAL DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS DIREITO CONSTITUCIONAL CURSO P/ EXAME DE ORDEM - OAB PROF. DIEGO CERQUEIRA DIEGO CERQUEIRA DIEGO CERQUEIRA Auditor Fiscal da Receita Federal. Pós Graduado em Direito Tributário pelo IBET diegocerqueira@estrategiaconcursos.com.br @profdiegocerqueira DIREITO CONSTITUCIONAL CURSO P/ EXAME DE ORDEM

Leia mais

ADM1, 1ª e 2ª. BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.

ADM1, 1ª e 2ª. BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988. Turma(s) Etapa(s) ADM1, 1ª e 2ª ROTEIRO DE ESTUDOS Recuperação Semestral Professor Leandro José de Souza Martins Disciplina Introdução ao Direito Conteúdo 1) Noção de Direito; 2) Direito Público e Direito

Leia mais

AVANÇOS E DESAFIOS DOS DIREITOS HUMANOS NA ATUALIDADE. Prof. Dra. DANIELA BUCCI

AVANÇOS E DESAFIOS DOS DIREITOS HUMANOS NA ATUALIDADE. Prof. Dra. DANIELA BUCCI AVANÇOS E DESAFIOS DOS DIREITOS HUMANOS NA ATUALIDADE Prof. Dra. DANIELA BUCCI 1 ENADE E OS DIREITOS HUMANOS Panorama Geral : PROVAS 2012 E 2015 As provas abarcaram questões gerais sobre globalização,

Leia mais

Reflexões introdutórias

Reflexões introdutórias Reflexões introdutórias Escola de Governo 07/03/2014 O que são Direitos Humanos? Perspectivas dos Direitos Humanos Jusnaturalista Direitos Naturais Técnica Direitos emanam do Estado Histórica Direitos

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Direitos fundamentais Flavia Martins André da Silva INTRODUÇÃO O primeiro código de leis escrito de que se tem notícias, foi o Código de Hamurabi, que foi gravado em uma stela de

Leia mais

DIREITOS FUNDAMENTAIS

DIREITOS FUNDAMENTAIS DIREITOS FUNDAMENTAIS (PARTE GERAL) Conceito de direitos fundamentais Direito fundamental é aquilo que é essencial para o homem e para a sociedade, que está positivado na Constituição com intenção de efetivar

Leia mais

DIREITOS HUMANOS. Introdução, Marco Contemporâneo e Gerações de Direitos Humanos. Prof. Renan Flumian

DIREITOS HUMANOS. Introdução, Marco Contemporâneo e Gerações de Direitos Humanos. Prof. Renan Flumian DIREITOS HUMANOS Introdução, Marco Contemporâneo e Gerações de Direitos Humanos Prof. Renan Flumian 1. Direitos Humanos 1.1. Conceito: ramo do direito que tem como função proteger a dignidade da pessoa

Leia mais

CURSO DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DO PARÁ DATA 01/09/2016 DISCIPLINA DIREITOS HUMANOS PROFESSOR ELISA MOREIRA MONITOR LUCIANA FREITAS

CURSO DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DO PARÁ DATA 01/09/2016 DISCIPLINA DIREITOS HUMANOS PROFESSOR ELISA MOREIRA MONITOR LUCIANA FREITAS CURSO DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DO PARÁ DATA 01/09/2016 DISCIPLINA DIREITOS HUMANOS PROFESSOR ELISA MOREIRA MONITOR LUCIANA FREITAS AULA: 01 - INTRODUÇÃO Ementa Na aula de hoje serão abordados

Leia mais

Direitos Humanos e Cidadania Polícia Rodoviária Federal Professor: Rodrigo Mesquita Aulas: 4 aulas

Direitos Humanos e Cidadania Polícia Rodoviária Federal Professor: Rodrigo Mesquita Aulas: 4 aulas Direitos Humanos e Cidadania Polícia Rodoviária Federal Professor: Rodrigo Mesquita Aulas: 4 aulas Prof. Rodrigo Mesquita www.aprovaconcursos.com.br Página 1 de 9 Apresentação Rodrigo Mesquita é Advogado.

Leia mais

Aula 06 TERCEIRA DIMENSÃO DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS

Aula 06 TERCEIRA DIMENSÃO DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS Página1 Curso/Disciplina: Direitos Humanos Aula: Características dos Direitos Fundamentais Terceira, Quarta e Quinta Gerações ou Dimensões dos Direitos Fundamentais 06 Professor (a): Luis Alberto Monitor

Leia mais

TEORIA GERAL DOS DIREITOS HUMANOS

TEORIA GERAL DOS DIREITOS HUMANOS TEORIA GERAL DOS DIREITOS HUMANOS Aula 01 Apontar bases tecnológicas relacionadas VOCÊ CONCORDA COM ISSO? 1 CONTEXTUALIZAÇÃO O homem como ser social. O papel das organizações na vida em sociedade. As relações

Leia mais

Revista do Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região AS TRÊS DIMENSÕES DOS DIREITOS HUMANOS E O NOVO CONCEITO DE CIDADANIA

Revista do Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região AS TRÊS DIMENSÕES DOS DIREITOS HUMANOS E O NOVO CONCEITO DE CIDADANIA 104 DOUTRINA AS TRÊS DIMENSÕES DOS DIREITOS HUMANOS E O NOVO CONCEITO DE CIDADANIA CARLOS HENRIQUE BEZERRA LEITE 1 Não é unívoco o conceito de direitos fundamentais, a começar pela variedade de expressões

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Direitos Fundamentais: conceito e evolução Manoela Andrade * Aborda o conceito dos direitos fundamentais e sua evolução analisando as várias dimensões e o reflexo do contexto históorico

Leia mais

Direitos e Garantias Fundamentais

Direitos e Garantias Fundamentais Direitos e Garantias Fundamentais Introdução. Classificação dos Direitos Fundamentais. Direitos Individuais. Direitos Coletivos. Direitos Sociais. Direito de Nacionalidade. Direitos Políticos. Garantias.

Leia mais

Noções Gerais de Direitos Humanos

Noções Gerais de Direitos Humanos Direitos Humanos Noções Gerais de Direitos Humanos Direitos Humanos Nenhum homem é uma ilha, um ser inteiro, em si mesmo; todo homem é uma partícula do continente, uma parte da terra. A morte de um único

Leia mais

DIREITOS HUMANOS. Direito Internacional dos Direitos Humanos. Categorias e Gerações dos Direitos Humanos Parte 1. Profª.

DIREITOS HUMANOS. Direito Internacional dos Direitos Humanos. Categorias e Gerações dos Direitos Humanos Parte 1. Profª. DIREITOS HUMANOS Direito Internacional dos Direitos Humanos Categorias e Gerações dos Direitos Humanos Parte 1. Profª. Liz Rodrigues - Em 1979, em Conferência proferida no Instituto Internacional de Direitos

Leia mais

Direitos Humanos Noções

Direitos Humanos Noções Professor: Rodrigo Belmonte Matéria DIREITOS HUMANOS Direitos Humanos Noções Teoria Geral Pacto de São José da Costa Rica Divisão didática necessária para melhor aproveitamento e-mail: rodrigoabelmonte@terra.com.br

Leia mais

O ACESSO À SAÚDE COMO DIREITO FUNDAMENTAL

O ACESSO À SAÚDE COMO DIREITO FUNDAMENTAL 1 O ACESSO À SAÚDE COMO DIREITO FUNDAMENTAL Graciela Damiani Corbalan INFANTE 1 RESUMO: O presente trabalho se propõe a analisar o acesso ao sistema de saúde como direito fundamental, protegido pela Constituição

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Direitos e Garantias Fundamentais na Constituição Federal de 1988 Gabriele Foerster * A Constituição Federal de 1988, em virtude de diversos acontecimentos históricos, sejam locais

Leia mais

Diplomacia NOÇÕES DE DIREITO INTERNO

Diplomacia NOÇÕES DE DIREITO INTERNO Diplomacia NOÇÕES DE DIREITO INTERNO PROFESSORA AMANDA ALVES ALMOZARA PÓS-GRADUADA E MESTRA PELA PUC/SP ADVOGADA www.amandaalmozara.com.br 1 1 1º) Conteúdo programático: Noções de direito e ordenamento

Leia mais

DO CONSTITUCIONALISMO LIBERAL A EVOLUÇÃO PARA O ESTADO SOCIAL E O NEOCONSTITUCIONALISMO DIREITO CONSTITUCIONAL III

DO CONSTITUCIONALISMO LIBERAL A EVOLUÇÃO PARA O ESTADO SOCIAL E O NEOCONSTITUCIONALISMO DIREITO CONSTITUCIONAL III DO CONSTITUCIONALISMO LIBERAL A EVOLUÇÃO PARA O ESTADO SOCIAL E O NEOCONSTITUCIONALISMO DIREITO CONSTITUCIONAL III Constitucionalismo: aspectos históricos. Quando e como surgiu o Constitucionalismo? Final

Leia mais

Diretos Humanos. Vida

Diretos Humanos. Vida Diretos Fundamentais Diretos Humanos CF, art. 5º LVIII Duplo Grau de Jurisdição Vida DIREITOS FUNDAMENTAIS Direitos humanos Direitos subjetivos públicos OU Direitos do homem Direitos individuais Liberdades

Leia mais

Direito Internacional dos Direitos Humanos Gonzalo Lopez

Direito Internacional dos Direitos Humanos Gonzalo Lopez Direito Internacional dos Direitos Humanos Gonzalo Lopez NOÇÕES GERAIS DE DIREITOS HUMANOS CONCEITO E TERMINOLOGIAS DOS DIREITOS HUMANOS CONCEITO E TERMINOLOGIA Direitos Fundamentais Direitos Morais Direitos

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ITAJUBÁ - FEPI Curso de Direito. Everton Cirino da Rosa Neves DIREITOS FUNDAMENTAIS FRENTE À ATUAÇÃO DO PODER EXECUTIVO

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ITAJUBÁ - FEPI Curso de Direito. Everton Cirino da Rosa Neves DIREITOS FUNDAMENTAIS FRENTE À ATUAÇÃO DO PODER EXECUTIVO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ITAJUBÁ - FEPI Curso de Direito Everton Cirino da Rosa Neves DIREITOS FUNDAMENTAIS FRENTE À ATUAÇÃO DO PODER EXECUTIVO 0 0 ITAJUBÁ-MG 0 Everton Cirino da Rosa Neves 0 0 DIREITOS

Leia mais

DIREITO INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS

DIREITO INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS DIREITO INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO AO DIREITO INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS... 4 Histórico...4 Declaração Universal dos Direitos Humanos 1948... 5

Leia mais

Teoria dos Direitos Fundamentais

Teoria dos Direitos Fundamentais 1 Teoria dos Direitos Fundamentais 1 Teoria Geral dos Direitos Fundamentais Imagine uma situação em que o Estado exerce seu poder sem limites. Quem estiver de fora desse Estado, estará sofrendo interferências

Leia mais

A ORIGEM, A EVOLUÇAO HISTORICA, E AS DIMENSÔES DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS.

A ORIGEM, A EVOLUÇAO HISTORICA, E AS DIMENSÔES DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS. A ORIGEM, A EVOLUÇAO HISTORICA, E AS DIMENSÔES DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS. Thiago de Souza PEREIRA 1 RESUMO: O presente trabalho, busca a análise dos direitos fundamentais, sua evolução histórica, suas

Leia mais

Faculdade Integrada Cantareira 5 ano/2010 Profa. Thais Cavalcanti. Professora Thais Cavalcanti

Faculdade Integrada Cantareira 5 ano/2010 Profa. Thais Cavalcanti. Professora Thais Cavalcanti Faculdade Integrada Cantareira 5 ano/2010 Profa. Thais Cavalcanti 1 Direitos humanos Direitos naturais Direitos do homem Direitos individuais Direitos públicos Direitos fundamentais Direitos subjetivos

Leia mais

PROF. JEFERSON PEDRO DA COSTA

PROF. JEFERSON PEDRO DA COSTA PROF. JEFERSON PEDRO DA COSTA CURSO: ESTUDOS DE DIREITO CONSTITUCIONAL AULA 02 Direitos Fundamentais CLASSIFICAÇÃO Direitos e Garantias Individuais e Coletivas (Art. 5º, CF/88); Direitos Sociais (Arts.

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL I. Constituição e Constitucionalismo... 002 II. Poder Constituinte... 011 III. Princípios Fundamentais... 012 IV. Os Direitos e Garantias Fundamentais... 015 V. Da Organização do

Leia mais

DIREITOS HUMANOS Professor Luis Alberto

DIREITOS HUMANOS Professor Luis Alberto DIREITOS HUMANOS Professor Luis Alberto Características dos Direitos Humanos Universalidade Alcança qualquer pessoa, seja pessoa natural ou pessoa jurídica. * Desde compatível com a sua natureza CESPE/UNB

Leia mais

PROTEÇÃO INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS

PROTEÇÃO INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS PROTEÇÃO INTERNACIONAL DOS Aula 02 NOS CAPÍTULOS ANTERIORES... Identificamos a evolução histórica dos direitos humanos Direitos Humanos Direitos fundamentais Geração x Dimensões Documentos Históricos MAGNA

Leia mais

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA GABRIELA AMANTE HUAMAN O DEVER CONSTITUCIONAL DO ESTADO NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS DE SAÚDE

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA GABRIELA AMANTE HUAMAN O DEVER CONSTITUCIONAL DO ESTADO NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS DE SAÚDE UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA GABRIELA AMANTE HUAMAN O DEVER CONSTITUCIONAL DO ESTADO NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS DE SAÚDE Palhoça 2014 1 GABRIELA AMANTE HUAMAN O DEVER CONSTITUCIONAL DO

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO E DIREITOS HUMANOS. Um estudo sobre o papel do Ministério Público na defesa e na promoção dos direitos humanos

MINISTÉRIO PÚBLICO E DIREITOS HUMANOS. Um estudo sobre o papel do Ministério Público na defesa e na promoção dos direitos humanos JORGE ALBERTO DE OLIVEIRA MARUM Promotor de Justiça no Estado de São Paulo, mestre em Direito do Estado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (Largo São Francisco) e professor titular

Leia mais

TÍTULO: PRINCIPAIS CLÁUSULAS DA CONVENÇÃO INTERAMERICANA DE DIREITOS HUMANOS

TÍTULO: PRINCIPAIS CLÁUSULAS DA CONVENÇÃO INTERAMERICANA DE DIREITOS HUMANOS 16 TÍTULO: PRINCIPAIS CLÁUSULAS DA CONVENÇÃO INTERAMERICANA DE DIREITOS HUMANOS CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: DIREITO INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE SANTA CECÍLIA AUTOR(ES):

Leia mais

NOÇÕES DE DIREITOS HUMANOS Profº Esp. Rafael Cardoso de Souza

NOÇÕES DE DIREITOS HUMANOS Profº Esp. Rafael Cardoso de Souza NOÇÕES DE DIREITOS HUMANOS Profº Esp. Rafael Cardoso de Souza O que estudar? - CF/88 art. 1º ao 5º, art. 12 (nacionalidade), art. 14 ao 17 (direitos políticos), art. 49, I (Congresso), art. 84, VIII (Presidente

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Teoria Geral dos Direitos Fundamentais Banca FCC 1) FCC - Especialista em Políticas Públicas - SEPLADR SP (2009) Em matéria de direitos e garantias fundamentais, a Constituição

Leia mais

Simulado de Direitos Humanos!

Simulado de Direitos Humanos! POLÍCIA MILITAR DE SANTA CATARINA Cargo: Sargento Simulado de Direitos Humanos! Instruções: Para que você possa efetivamente testar seus conhecimentos e simular a realização da prova, imprima este simulado

Leia mais

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE DIREITO

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE DIREITO CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE DIREITO Profª: Kátia Paulino dos Santos 6/9/2013 20:00 1 Direitos Humanos Direitos Naturais Direitos Públicos Subjetivos Direitos dos Povos Direitos Morais Direitos

Leia mais

NOÇÕES DE DIREITOS HUMANOS Profº Esp. Rafael Cardoso de Souza

NOÇÕES DE DIREITOS HUMANOS Profº Esp. Rafael Cardoso de Souza NOÇÕES DE DIREITOS HUMANOS Profº Esp. Rafael Cardoso de Souza 1º REVISAÇO DE DIREITOS HUMANOS CONCEITO 1 Direitos do Homem X Direitos Humanos X Direitos Fundamentais 2 Conceito de Direitos Humanos A proteção

Leia mais

Natureza Jurídica. Características. Gerações.

Natureza Jurídica. Características. Gerações. Natureza Jurídica. Características. Gerações. Direitos humanos estão relacionados com a importância da própria pessoa humana. A pessoa humana, que é o bem mais valioso da humanidade, estará acima de qualquer

Leia mais

Revista do Curso de Direito

Revista do Curso de Direito 178 DA HIERARQUIA DAS NORMAS NOS TRATADOS INTERNACIONAIS QUE VERSAM SOBRE DIREITOS HUMANOS: UMA ANÁLISE A PARTIR DA CONVENÇÃO INTERNACIONAL SOBRE OS DIREITOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA 1 RODRIGUES, Lucas

Leia mais

Apresentação da Disciplina

Apresentação da Disciplina DIREITOS HUMANOS I APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA, EMENTA E INFORMAÇÕES CORRELATAS Prof. Thiago Gomes Apresentação da Disciplina 1. IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA DIREITOS HUMANOS I 2. PROFESSOR Me. Thiago Gomes

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Teoria da Constituição Constitucionalismo Parte 3 Profª. Liz Rodrigues - As etapas francesa e americana constituem o chamado constitucionalismo clássico, influenciado por pensadores

Leia mais

EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO

EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO 1ª Questão Assinale a alternativa incorreta: a) A palavra constitucionalismo possui vários sentidos, dentre eles um que a vincula ao surgimento das constituições escritas, formais,

Leia mais

O PAPEL FUNDAMENTAL DOS TRATADOS E CONVENÇÕES INTERNACIONAIS NO PLANO DA AFIRMAÇÃO, CONSOLIDAÇÃO E EXPANSÃO DOS DIREITOS BÁSICOS DA PESSOA HUMANA 1

O PAPEL FUNDAMENTAL DOS TRATADOS E CONVENÇÕES INTERNACIONAIS NO PLANO DA AFIRMAÇÃO, CONSOLIDAÇÃO E EXPANSÃO DOS DIREITOS BÁSICOS DA PESSOA HUMANA 1 O PAPEL FUNDAMENTAL DOS TRATADOS E CONVENÇÕES INTERNACIONAIS NO PLANO DA AFIRMAÇÃO, CONSOLIDAÇÃO E EXPANSÃO DOS DIREITOS BÁSICOS DA PESSOA HUMANA 1 Tatiane Sartori Bagolin 2, Eloísa Nair De Andrade Argerich

Leia mais

Moralidade e Direitos Humanos

Moralidade e Direitos Humanos MORALIDADE E MARCADORES DA DIFERENÇA 2o. Sem. 2015 Moralidade e Direitos Humanos Prof. Gustavo Venturi Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência,

Leia mais

TEORIA E FUNDAMENTOS DA CONSTITUIÇÃO

TEORIA E FUNDAMENTOS DA CONSTITUIÇÃO TEORIA E FUNDAMENTOS DA CONSTITUIÇÃO Aula 01 O CONSTITUCIONALISMO: CONCEITO O CONSTITUCIONALISMO: EVOLUÇÃO HISTÓRICA. O DIREITO CONSTITUCIONAL: NATUREZA E CONCEITO O DIREITO CONSTITUCIONAL: OBJETO O DIREITO

Leia mais

REVISÃO DE VÉSPERA CONCURSO PROCURADOR MARANHÃO

REVISÃO DE VÉSPERA CONCURSO PROCURADOR MARANHÃO REVISÃO DE VÉSPERA CONCURSO PROCURADOR MARANHÃO Direitos Humanos Prof. Ricardo Torques A disciplina de Direitos Humanos será cobrada em 5 das 100 questões da prova objetiva. Com base na ementa da disciplina

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Teoria dos Direitos Fundamentais Prof. Alexandre Demidoff Direitos e garantias fundamentais na Constituição de 1988(Título III): Capítulo I: direitos individuais e coletivos ligados

Leia mais

Ética, Cultura de Paz e Dinâmicas de Convivência capacitação para multiplicadores. Módulo V A Universalidade dos Direitos Humanos.

Ética, Cultura de Paz e Dinâmicas de Convivência capacitação para multiplicadores. Módulo V A Universalidade dos Direitos Humanos. Ética, Cultura de Paz e Dinâmicas de Convivência capacitação para multiplicadores Módulo V A Universalidade dos Direitos Cássio Filgueiras Reflexão sobre a Globalização Compreensão da Interdependência

Leia mais

Sumário. Capítulo 1 TEORIA GERAL DOS DIREITOS HUMANOS... 23

Sumário. Capítulo 1 TEORIA GERAL DOS DIREITOS HUMANOS... 23 Sumário Capítulo 1 TEORIA GERAL DOS DIREITOS HUMANOS... 23 QUESTÕES... 23 1. Conceito de direitos humanos... 23 2. Direitos humanos constitucionalizados... 26 3. Vertentes de proteção dos direitos humanos...

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL. Teoria Geral dos Direitos e Garantias Fundamentais. Livro Eletrônico

DIREITO CONSTITUCIONAL. Teoria Geral dos Direitos e Garantias Fundamentais. Livro Eletrônico DIREITO CONSTITUCIONAL Livro Eletrônico 02/2019 PRESIDENTE: Gabriel Granjeiro VICE-PRESIDENTE: Rodrigo Teles Calado COORDENADORA PEDAGÓGICA: Élica Lopes ASSISTENTES PEDAGÓGICAS: Francineide Fontana, Kamilla

Leia mais

Prova de direitos humanos

Prova de direitos humanos Prova de direitos humanos No Brasil, é responsável por proteger os direitos fundamentais, prevenindo ou corrigindo as violações praticadas pelo administrador: a. O Poder Judiciário. b. O Ministério Público.

Leia mais

DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA

DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA O que são direitos humanos? O que é ser cidadão? O que é ser cidadão? Será que todas as pessoas, nas mais diferentes localidades, tem seus direitos assegurados? Será que todas

Leia mais

Thinkr: Faculdade Legale

Thinkr: Faculdade Legale Thinkr: Faculdade Legale Curso: PÓS EM DIREITO CONSTITUCIONAL - TURMA ON-LINE 01 (2019.1) Disciplina: PÓS EM DIREITO CONSTITUCIONAL - TURMA ON-LINE 01 (2019-1) Aula: 01 - AULA 01-15/02/2019 - PARTE 01/01

Leia mais

Direitos Humanos. O que são Direitos Humanos? Prof. Fábio Ramos. O que são direitos humanos

Direitos Humanos. O que são Direitos Humanos? Prof. Fábio Ramos. O que são direitos humanos Direitos Humanos O que são Direitos Humanos? Prof. Fábio Ramos O que são direitos humanos A expressão Direitos Humanos é uma forma abreviada de mencionar os direitos fundamentais da pessoa humana. Esses

Leia mais

Características dos direitos fundamentais

Características dos direitos fundamentais Características dos direitos fundamentais Cinthia Gomes Dias 1 INTRODUÇÃO A doutrina ao demonstrar a sucessão geracional dos direitos humanos o fez com o propósito didático de trazer a historicidade e

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Princípios Fundamentais da República Forma, Sistema e Fundamentos da República Parte 4 Profª. Liz Rodrigues - Cidadania: este é um valor cujo significado foi sendo ampliado ao longo

Leia mais

HÁ HIERARQUIA ENTRE LEI COMPLEMENTAR E LEI ORDINÁRIA?

HÁ HIERARQUIA ENTRE LEI COMPLEMENTAR E LEI ORDINÁRIA? HÁ HIERARQUIA ENTRE LEI COMPLEMENTAR E LEI ORDINÁRIA? André Luiz Filo-Creão G. da Fonseca 1 Resumo: O Presente artigo visa expor e analisar uma das matérias que nos dias de hoje, na doutrina Constitucionalista

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Teoria Geral dos Direitos Fundamentais Parte 2 Profª. Liz Rodrigues - Características: considerando a sua função de proteger a dignidade da pessoa humana, os direitos fundamentais

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Teoria da Constituição Constitucionalismo Parte 2 Profª. Liz Rodrigues - Constitucionalismo moderno: limitação jurídica do poder do Estado em favor da liberdade individual. É uma

Leia mais

PROTEÇÃO INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS

PROTEÇÃO INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS PROTEÇÃO INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS Aula 02 REALMENTE VALE TUDO EM NOME DO PODER? 1 CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES A construção dos direitos humanos está associada em sua origem ao reconhecimento da

Leia mais

DIREITOS HUMANOS. Direito Internacional dos Direitos Humanos. Evolução Histórica dos Direitos Humanos Parte 3. Profª.

DIREITOS HUMANOS. Direito Internacional dos Direitos Humanos. Evolução Histórica dos Direitos Humanos Parte 3. Profª. DIREITOS HUMANOS Direito Internacional dos Direitos Humanos Evolução Histórica dos Direitos Humanos Parte 3. Profª. Liz Rodrigues - No início do sec. XIX, surgem os primeiros movimentos socialistas, criticando

Leia mais

Universidade Tuiuti do Paraná 3º Período Prof.ª Helena de Souza Rocha

Universidade Tuiuti do Paraná 3º Período Prof.ª Helena de Souza Rocha Universidade Tuiuti do Paraná 3º Período Prof.ª Helena de Souza Rocha 1 A Teoria da Constituição, segundo José Joaquim Gomes Canotilho: é uma ciência que estuda a teoria política e científica da Constituição.

Leia mais

DIREITOS SOCIAIS, JUSTIÇA E DEMOCRACIA

DIREITOS SOCIAIS, JUSTIÇA E DEMOCRACIA DIREITOS SOCIAIS, JUSTIÇA E DEMOCRACIA Bruna dos Santos Silva Benaglia 1 Paola Flores Serpa 2 Resumo: O presente artigo tem como objetivo apresentar os direitos sociais como princípio basilar para a justiça

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Aula 01 Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Este material é parte integrante da disciplina oferecida pela UNINOVE. O acesso às atividades, conteúdos

Leia mais

DIREITOS HUMANOS. Direito Internacional dos Direitos Humanos. Características dos Direitos Humanos Parte 1. Profª. Liz Rodrigues

DIREITOS HUMANOS. Direito Internacional dos Direitos Humanos. Características dos Direitos Humanos Parte 1. Profª. Liz Rodrigues DIREITOS HUMANOS Direito Internacional dos Direitos Humanos Características dos Direitos Humanos Parte 1. Profª. Liz Rodrigues - Direitos humanos: direitos derivados do reconhecimento e da proteção da

Leia mais

TEORIA GERAL DOS DIREITOS HUMANOS

TEORIA GERAL DOS DIREITOS HUMANOS TEORIA GERAL DOS DIREITOS HUMANOS Na apostila de Direitos Humanos Teoria Geral dos Direitos Humanos, é frisado como pontos centrais (de acordo com o edital e última prova): 1. CONCEITO E EVOLUÇÃO DOS DIREITOS

Leia mais

MATÉRIA PROFESSOR AULA XX. Direito (interno) Philippe Raposo

MATÉRIA PROFESSOR AULA XX. Direito (interno) Philippe Raposo MATÉRIA PROFESSOR AULA XX Direito (interno) Philippe Raposo BIBLIOGRAFIA Constituição Federal (atualizada) http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm Comentários à Constituição

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Das Forças Armadas Professor: André Vieira Direito Constitucional CAPÍTULO II DAS FORÇAS ARMADAS Art. 142. As Forças Armadas, constituídas pela Marinha, pelo Exército e pela Aeronáutica,

Leia mais

2- Conhecendo os Direitos da Pessoa 3 - Classificação dos Direitos Humanos em Gerações / Dimensões 4 - História dos Direitos Humanos e da Humanidade

2- Conhecendo os Direitos da Pessoa 3 - Classificação dos Direitos Humanos em Gerações / Dimensões 4 - História dos Direitos Humanos e da Humanidade SUMÁRIO 2- Conhecendo os Direitos da Pessoa 3 - Classificação dos Direitos Humanos em Gerações / Dimensões 4 - História dos Direitos Humanos e da Humanidade 12 - Declaração dos Direitos Humanos 21 - Constituição

Leia mais

ARTIGO: O controle incidental e o controle abstrato de normas

ARTIGO: O controle incidental e o controle abstrato de normas ARTIGO: O controle incidental e o controle abstrato de normas Luís Fernando de Souza Pastana 1 RESUMO: Nosso ordenamento jurídico estabelece a supremacia da Constituição Federal e, para que esta supremacia

Leia mais

Prof. Dr. Vander Ferreira de Andrade

Prof. Dr. Vander Ferreira de Andrade Prof. Dr. Vander Ferreira de Andrade Introdução ao Direito Constitucional Direito Público Fundamental Constitucionalização do Direito Princípio-Matriz (Dignidade da Pessoa Humana) Supremacia da Constituição

Leia mais

Aula nº Estrutura Normativa - Pirâmide de Kelsen Hierarquia das Normas

Aula nº Estrutura Normativa - Pirâmide de Kelsen Hierarquia das Normas Página1 Curso/Disciplina: Direito Constitucional Penal Objetivo Aula: Direito Constitucional Penal Objetivo Aula 01 Professor(a): Marcelo Leonardo Tavares Monitor(a): Analia Freitas Aula nº 01. 1. Estrutura

Leia mais

Aula 07. Gabarito: Correta. Os direitos fundamentais são elementos limitadores do abuso do poder estatal, que estão em determinadas Constituições.

Aula 07. Gabarito: Correta. Os direitos fundamentais são elementos limitadores do abuso do poder estatal, que estão em determinadas Constituições. Página1 Curso/Disciplina: Direitos Humanos Aula: Evolução Histórica dos Direitos Humanos 07 Professor (a): Luis Alberto Monitor (a): Luis Renato Ribeiro Pereira de Almeida Aula 07 24) (Banca: CESPE. Órgão:

Leia mais

DIREITOS HUMANOS. Direito Internacional dos Direitos Humanos. Evolução Histórica dos Direitos Humanos Parte 1. Profª.

DIREITOS HUMANOS. Direito Internacional dos Direitos Humanos. Evolução Histórica dos Direitos Humanos Parte 1. Profª. DIREITOS HUMANOS Direito Internacional dos Direitos Humanos Evolução Histórica dos Direitos Humanos Parte 1. Profª. Liz Rodrigues - A ideia dos direitos humanos é, assim, tão antiga como a própria história

Leia mais

Aula nº. 02 e 03 DIREITOS SOCIAIS

Aula nº. 02 e 03 DIREITOS SOCIAIS Página1 Curso/Disciplina: Direito Constitucional Objetivo Aula: Direitos Sociais Professor(a): Luis Alberto Monitor(a): Sarah Padilha Gonçalves Aula nº. 02 e 03 DIREITOS SOCIAIS 1. Dimensão dos Direitos

Leia mais

1948 Declaração Universal dos Direitos De acordo com a Declaração Universal dos Direitos : Os direitos humanos vêm ganhando força nos últimos tempos

1948 Declaração Universal dos Direitos De acordo com a Declaração Universal dos Direitos : Os direitos humanos vêm ganhando força nos últimos tempos DIREITOS HUMANOS 1948 Declaração Universal dos Direitos De acordo com a Declaração Universal dos Direitos : Os direitos humanos vêm ganhando força nos últimos tempos impulsionados pelos fundamentos da

Leia mais

DA JUSTIÇA DE PAZ: sua história e as funções do Juiz de Paz no novo ordenamento jurídico brasileiro pós Constituição da República de 1988.

DA JUSTIÇA DE PAZ: sua história e as funções do Juiz de Paz no novo ordenamento jurídico brasileiro pós Constituição da República de 1988. DA JUSTIÇA DE PAZ: sua história e as funções do Juiz de Paz no novo ordenamento jurídico brasileiro pós Constituição da República de 1988. Arthur de Almeida Quaresma (Oficial de Registro Civil de Barão

Leia mais

CONSTITUCIONALISMO. Prof. Eduardo Casassanta

CONSTITUCIONALISMO. Prof. Eduardo Casassanta CONSTITUCIONALISMO Prof. Eduardo Casassanta Ementa Constituição. Conceito. Objeto. O movimento denominado Constitucionalismo. Evolução Histórica Neoconstitucionalismo Constituição Federal Constituição.

Leia mais

Aula 01 TEORIA DA CONSTITUIÇÃO

Aula 01 TEORIA DA CONSTITUIÇÃO Turma e Ano: 2016 (Master A) Matéria / Aula: Teoria da Constituição - 01 Professor: Marcelo Leonardo Tavares Monitor: Paula Ferreira Aula 01 TEORIA DA CONSTITUIÇÃO 1. Conceito de Constituição Sob um aspecto

Leia mais

A Seguridade Social e a Previdência: Concepção e Atribuições

A Seguridade Social e a Previdência: Concepção e Atribuições A Seguridade Social e a Previdência: Concepção e Atribuições SEMINÁRIO : Reforma da Previdência: Desafios e Ação Sindical São Paulo /SP, 07 de fevereiro de 2017 2 SUMÁRIO 1. Direitos Sociais 2. A Seguridade

Leia mais

Disciplina: Direito Constitucional II Professor Esp. Anderson de Queirós e Silva. Rio Verde/GO 2014/01

Disciplina: Direito Constitucional II Professor Esp. Anderson de Queirós e Silva. Rio Verde/GO 2014/01 PLANO DE CURSO Disciplina: Direito Constitucional II Professor Esp. Anderson de Queirós e Silva Rio Verde/GO 2014/01 ESTRUTURAÇÃO DO PLANO DE CURSO DISCIPLINA: Direito Constitucional II Cód. : PLANO DE

Leia mais

Questões Direitos Humanos Aula Tema 2

Questões Direitos Humanos Aula Tema 2 Questões Direitos Humanos Aula Tema 2 Question 1 Para responder as questões 1 e 2, leia o texto abaixo: Notícias do STF (Supremo Tribunal Federal): Segunda-feira, 23 de Novembro de 2009. Pacto de San José

Leia mais

CURSO PRF 2017 DIREITO CONSTITUCIONAL. diferencialensino.com.br AULA 002 DIREITO CONSTITUCIONAL 1

CURSO PRF 2017 DIREITO CONSTITUCIONAL. diferencialensino.com.br AULA 002 DIREITO CONSTITUCIONAL 1 AULA 002 DIREITO CONSTITUCIONAL 1 PROFESSOR MÁRCIO TADEU 2 AULA 02 - TEORIA GERAL DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS Os direitos e garantias fundamentais são as prerrogativas e instituições em garantia de uma convivência

Leia mais

IUS RESUMOS. Teoria Geral dos Direitos Fundamentais Parte III. Organizado por: Elaine Cristina Ferreira Gomes

IUS RESUMOS. Teoria Geral dos Direitos Fundamentais Parte III. Organizado por: Elaine Cristina Ferreira Gomes Teoria Geral dos Direitos Fundamentais Parte III Organizado por: Elaine Cristina Ferreira Gomes SUMÁRIO I. TEORIA GERAL DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS - PARTE III... 4 1. A Constituição de 1988 e os direitos

Leia mais

DIREITOS HUMANOS Professor Luis Alberto

DIREITOS HUMANOS Professor Luis Alberto DIREITOS HUMANOS Professor Luis Alberto Direitos Humanos e dignidade da pessoa humana Direitos Humanos Definições Conceito Material São todos aqueles direitos indispensáveis para uma vida digna. Conceito

Leia mais

Requisitos para nomeação de Ministro do STF Tudo que você precisa saber

Requisitos para nomeação de Ministro do STF Tudo que você precisa saber Requisitos para nomeação de Ministro do STF Tudo que você precisa saber Requisitos para nomeação de Ministro do STF. A Constituição Federal de 88 (CF/88), sobretudo em seu art. 101, trata dos requisitos

Leia mais