CURSO DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CURSO DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS"

Transcrição

1 CURSO DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS TURMA 2008/1 4º PERÍODO 7º MÓDULO AVALIAÇÃO A2 DATA 09/10/2009 ENGENHARIA DE SOFTWARE 2009/2 GABARITO COMENTADO QUESTÃO 1: A principal diferença que podemos observar entre tempo de vida e linha da vida em um objeto no diagrama de sequência é: A. Incorreta Justificativa: A descrição do tempo de do objeto está errada, sendo que a definição do tempo de vida é o momento no qual ele é ativado e que ele se mantém em algum processo de execução, e não apenas na finalização da instância como definido na alternativa. B. Correta Justificativa: Como podemos observar ao final da página 62 e início da 63 da apostila, as definições da linha da vida e tempo de vida estão corretos. C. Incorreta Justificativa: Como descrito nas páginas 62 e 63 da apostila a definição da linha do tempo está errada pois refere-se a todo o tempo que o objeto existe e não apenas na finalização. D. Incorreta Justificativa: Nesta alternativa as duas definições estão invertidas, por isso ela está incorreta. E. Incorreta Justificativa: Tanto a definição da linha do tempo quanto do tempo de vida estão incorretos. A linha do tempo não é definida apenas no momento que o objeto está em execução e também o tempo de vida não refere-se apenas à finalização do objeto. QUESTÃO 2: Uma sequência natural no desenvolvimento de diagramas UML poderia ser definido como: A. Correta Justificativa: Conforme descrito na figura 1 do capítulo 5 da apostila, uma correta sequência para o desenvolvimento de diagramas UML, pode ser definida como descrito nesta alternativa, o que a torna verdadeira. B. Incorreta Justificativa: Conforme figura mencionada na justificativa da alternativa 1, o diagrama de atividades está substituindo o diagrama de classe, o que torna a alternativa falsa. C. Incorreta Justificativa: Como a sequência correta descrita é caso de uso, classe e sequência, o diagrama de atividades não faz parte desta sequência para o desenvolvimento de um diagrama de interação. D. Incorreta Justificativa: Novamente o diagrama de atividades entra e não está contido na figura 1 do capítulo 5 como a correta sequência para o desenvolvimento de um diagrama de interação, tornando a alternativa falsa. E. Incorreta Justificativa: Temos um novo diagrama que é o de componentes que torna a alternativa falsa.

2 QUESTÃO 3: Sobre os diagramas de interação, analise as seguintes assertivas. I São basicamente divididos em dois: diagrama de sequência e componentes. II Tem por objetivo principal construir uma modelagem dinâmica do sistema a ser concebido. III Considera a sequência da troca de mensagens existentes entre a objetos, a fim de se cumprir um determinado requisito. IV Favorecem a identificação de novas características ou responsabilidades que possam ter ficado despercebidos. As assertivas corretas são apenas: A. Incorreta Justificativa: Nesta alternativa, cita a assertiva I como correta, sendo que esta fala do diagrama de componentes como um diagrama de interação, e que está incorreta pois, conforme capítulo 5 da apostila, os dois diagramas de interação são: sequência e colaboração. B. Incorreta Justificativa: A assertiva I aparece novamente, sendo que está errada. C. Incorreta Justificativa: Novamente a assertiva I é citada e é falsa. D. Correta Justificativa: Nesta alternativa as assertivas verdadeiras são citadas como II, III e IV, conforme podemos visualizar nos slides da teleaula. E. Incorreta Justificativa: Aqui nesta alternativa a assertiva I aparece novamente, sendo que a mesma é falsa, conforme mencionado na justificativa da alternativa A. QUESTÃO 4: Os diagramas de colaboração podem ser caracterizados como: A. Incorreta Justificativa: Esta definição é de um diagrama de sequência, conforme mostrado na apostila, penúltimo parágrafo da página 60. B. Incorreta Justificativa: Esta definição, novamente refere-se ao diagrama de sequência, conforme podemos observar no primeiro parágrafo da página 65 da apostila. C. Incorreta Justificativa: No penúltimo parágrafo da página 60 da apostila, podemos verificar que esta definição refere-se ao diagrama de sequência. D. Incorreta Justificativa: A definição encontrada nesta alternativa refere-se ao diagrama de atividades. E. Correta Justificativa: No primeiro parágrafo da página 65, podemos observar que esta definição, realmente se refere ao diagrama de colaboração. QUESTÃO 5: Analise as assertivas a seguir em relação ao propósito para a modelagem de componentes na UML. I - Os clientes possam ver a estrutura do sistema finalizada; II - Que os desenvolvedores tenham uma estrutura com a qual possam trabalhar no projeto; III - Que sejam documentados aspectos técnicos que envolvam entidades

3 e objetos externos ao software e possam ser entendidos; IV - Documentar processos que possam voltar a ser utilizados, prezando pela reutilizaç ão em outros projetos. As assertivas corretas são apenas: A. Incorreta Justificativa: Na página 67 da apostila, podemos observar componentes. Portanto, nesta alternativa falta citar a assertiva IV. B. Incorreta Justificativa: Na página 67 da apostila, podemos observar componentes. Portanto, nesta alternativa falta citar a assertiva I. C. Incorreta Justificativa: Na página 67 da apostila, podemos observar componentes. Portanto, nesta alternativa falta citar a assertiva II. D. Incorreta Justificativa: Na página 67 da apostila, podemos observar componentes. Portanto, nesta alternativa falta citar as assertivas III e IV. E. Correta Justificativa: Na página 67 da apostila, podemos observar que todas as assertivas estão corretas em relação ao diagrama de componentes, tornando assim, a alternativa correta, pois apresenta todas as assertivas. QUESTÃO 6: Considere o diagrama de estados a seguir: Fazem parte da definição do diagrama os elementos: A. Incorreta Justificativa: Conforme pode ser observado no diagrama apresentado não são utilizados os elementos para a representação de atores e agregação apesar de ser utilizada a notação para os estados. B. Correta Justificativa: Como apresentado são utilizados os elementos de estados simples, transições e estado composto que dentro de sua especificação e composto por estados simples e como foram apresentados nas páginas 72 e 73 da apostila. C. Incorreta Justificativa: A alternativa está incorreta pois os elementos citados fazem parte da definição de um diagrama de sequência como

4 apresentado no capítulo 5 do caderno. D. Incorreta Justificativa: Assim como a alternativa anterior, os elementos apresentados fazem parte de outro diagrama, não sendo parte dos diagramas de estados, mas sim dos diagramas de classes. E. Incorreta Justificativa: Apesar de mencionar o elemento para a representação dos estados, os demais elementos fazem parte da definição dos diagramas de atividade e não do diagrama de estados, como pode ser observado na apostila e nas tele aulas 2 e 6. QUESTÃO 7: Os diagramas de estado devido a suas características, no qual são utilizados para demonstrar os possíveis estados que objetos de uma classe podem assumir no decorrer de seu ciclo de vida, além de utilizar elementos semelhantes aos dos diagramas de atividades, são muitas vezes considerados como: A. Incorreta Justificativa: Conforme apresentado um diagrama de estado não faz parte de um software logo, não pode ser considerado um componente de software. B. Incorreta Justificativa: Apesar de lidar com a transição dos valores possíveis para determinado atributo, isso não pode ser especificado como uma ação, mas sim de eventos que no caso nada mais são que métodos, como é apresentado na apostila na página 73. C. Incorreta Justificativa: A alternativa está incorreta, pois apesar de apresentar os valores que um determinado atributo pode assumir durante seu ciclo de vida os diagramas de estado especificam uma descrição de sem se preocupar no tempo em que isso irá ocorrer dentro do sistema. D. Incorreta Justificativa: A alternativa está incorreta já que apesar de utilizar alguns elementos comuns aos diagramas de atividade um diagrama de estado não pode ser considerado como responsável por expor o ciclo de vida e funcionamento de um requisito mas sim de um atributo. E. Correta Justificativa: Conforme apresentado na apostila na página 72 os diagramas de estado também são consideradas máquinas de estado, ou seja, autômatos finitos. QUESTÃO 8: Sobre o processo engenharia reversa nos softwares, analise as assertivas a seguir. I - O processo de engenharia reversa é definido como sendo o processo no qual, por meio de análise e entendimento de um software já concebido, recriamos o projeto, considerando os diversos níveis de abstração. II - O processo de engenharia de software considera alguns elementos essenciais, que são: nível de abstração, completude do processo, interatividade e direcionalidade. III Para se obter os modelos na engenharia reversa é necessária sempre a utilização de ferramentas de automação sobre o código fonte do sistema. IV - O objetivo por trás da atividade de engenharia reversa nos software está em reorganizar e modificar um determinado software com o intuito de torná-lo mais legível e fácil de entender e manter.

5 Apenas são verdadeiras as assertivas: A. Correta Justificativa: A alternativa está correta já que apenas as assertivas I e II estão corretas sendo que as demais estão incorretas. Na assertiva III apesar de ser uma forma bastante utilizada a automação do processo de engenharia reversa nem sempre é realizado por uma ferramenta, no caso um software. A assertiva IV está incorreta já que o objetivo apresentado para a engenharia reversa consiste na função principal da engenharia reversa. B. Incorreta Justificativa: A alternativa está incorreta, pois menciona que a assertiva III é verdadeira sendo que a mesma conforme mencionado anteriormente é falsa. C. Incorreta Justificativa: A alternativa está incorreta, pois menciona que as assertivas III e IV são verdadeiras sendo que as mesmas conforme mencionado anteriormente são falsas. D. Incorreta Justificativa: A alternativa está incorreta, pois menciona que a assertiva IV é verdadeira sendo que a mesma conforme mencionado anteriormente é falsa. E. Incorreta Justificativa: A alternativa está incorreta, pois menciona que a assertiva III é verdadeira sendo que a mesma conforme mencionado anteriormente é falsa. QUESTÃO 9: Considerando os aspectos envolvidos na definição do processo de reengenharia de software podemos afirmar que: A. incorreta Justificativa: A alternativa está incorreta já quem teve sua origem nos laboratórios de hardware foi a engenharia reversa. B. Incorreta Justificativa: Os processos da reengenharia não tem como meta a garantia do processo de reutilização de um software, mas sim o de uma readequação e reestruturação de maneira a otimizar o processo, sendo que isso pode ou não ser baseado em um processo de reuso, logo não existe a garantia. C. Correta Justificativa: Conforme visto em aula e na apostila na página 88 o processo de reengenharia pode ser definido como: Reengenharia = Engenharia Reversa +Tipo Engenharia Progressiva. Entre os tipos de engenharia progressiva, podem ser aplicadas as alterações parciais de funcionalidade e as alterações de implementação. D. Incorreta Justificativa: Está incorreta, pois diferentemente da engenharia reversa no qual o principal objetivo e entender o que foi feito, muitas vezes buscando reconstruir uma documentação a reengenharia busca o processo de melhoria sobre algo, muitas vezes alterando o processo em vigor. E. Incorreta Justificativa: A alternativa está incorreta já que a engenharia reversa faz parte da reengenharia e logo ambas geralmente fazem uso de ferramentas para automatizar algumas partes do processo. QUESTÃO 10: Um importante conceito vinculado a engenharia de software consiste nas ferramentas CASE ou também conhecidas como Técnicas de

6 4ª. geração. Assim, este importante recurso da engenharia de software pode ser definido como sendo a combinação de: A. Correta Justificativa: A alternativa está correta já que conforme a própria tradução para ferramentas CASE (Engenharia de Software Auxiliada por Computador) são responsáveis por possibilitar a utilização de uma ou mais ferramentas para agilizar o processo seja de criação ou mesmo descobrir itens de um projeto de software como apresentado em aula e na página 85. B. Incorreta Justificativa: está incorreta pois apesar de ser importante em qualquer processo de desenvolvimento de software as ferramentas CASE não são técnicas que definem o modelo adequado a ser adotado no projeto, e muitas vezes são utilizadas até como o próprio modelo de desenvolvimento. C. incorreta Justificativa: Apesar de áreas como a engenharia civil fazer uso de ferramentas CASE para automação de alguns processos, como o desenho arquitetônico a metodologia utilizada quando aplicada frente aos software é diferente já que as ferramentas são utilizadas para produzir não realizar o processo de engenharia reversa. D. Incorreta Justificativa: A alternativa está incorreta já que as ferramentas CASE apesar de auxiliar no processo de construção de diversos diagramas, não são responsáveis por determinar os componentes que fazem parte de um software. E. Incorreta Justificativa: A alternativa está incorreta, pois as ferramentas CASE não são um tipo de diagrama e tão pouco estrutural.

QUESTÃO 2: Sobre os relacionamentos utilizados no diagrama de caso de uso, analise as assertivas a seguir.

QUESTÃO 2: Sobre os relacionamentos utilizados no diagrama de caso de uso, analise as assertivas a seguir. CURSO DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS TURMA 2008/1 4º PERÍODO 7º MÓDULO AVALIAÇÃO MP1 DATA 10/09/2009 ENGENHARIA DE SOFTWARE 2009/2 GABARITO COMENTADO QUESTÃO 1: Os únicos relacionamentos

Leia mais

UML e seus diagramas

UML e seus diagramas UML e seus diagramas A UML Unified Modeling Language (Linguagem de Modelagem Unificada), como o próprio nome já diz, é uma linguagem para modelagem de objetos do mundo real, usada para especificar, construir,

Leia mais

Prof. Esp. Fabiano Taguchi

Prof. Esp. Fabiano Taguchi UML Prof. Esp. Fabiano Taguchi http://fabianotaguchi.wordpress.com fabianotaguchi@hotmail.com UML COMPETÊNCIA: Conhecer e desenvolver estudos de caso usando modelagem orientada a objeto. HABILIDADE: Conhecer

Leia mais

Q d( ) P. a( ) c( ) e( ) c( ) S. c( ) d( )

Q d( ) P. a( ) c( ) e( ) c( ) S. c( ) d( ) ELEMENTOS BÁSICOS DA LINGUAGEM JAVA Patricia Della Méa Plentz INE-CTC-UFSC E-Mail: plentz@inf.ufsc.br URL: http://moodle.ufsc.br INE5605-Turma 0238B Sumário 2.1 Classes e Objetos na POO 2.2 2 Revisão da

Leia mais

Professor Emiliano S. Monteiro

Professor Emiliano S. Monteiro Professor Emiliano S. Monteiro To-Do Doing Done Conhecer os processos de desenvolvimento habilita o aluno a realizar uma melhor escolha de processo para uso em projetos futuros. A vantagem de conhecer

Leia mais

Especificação de Sistemas de Software e a UML

Especificação de Sistemas de Software e a UML Modelagem de sistema Especificação de Sistemas de Software e a UML A modelagem de sistema auxilia o analista a entender a funcionalidade do sistema Modelo => visão simplificada e abstrata de um sistema

Leia mais

MODELAGEM DE SISTEMAS. Introdução a Computação e Engenharia de Software. Profa. Cynthia Pinheiro

MODELAGEM DE SISTEMAS. Introdução a Computação e Engenharia de Software. Profa. Cynthia Pinheiro MODELAGEM DE SISTEMAS Introdução a Computação e Engenharia de Software Profa. Cynthia Pinheiro Introdução Modelagem de Sistemas: A modelagem de um sistema auxilia o analista a entender a funcionalidade

Leia mais

Notas de Aula 03: Introdução a Orientação a Objetos e a UML

Notas de Aula 03: Introdução a Orientação a Objetos e a UML Notas de Aula 03: Introdução a Orientação a Objetos e a UML Objetivos da aula: Introduzir os conceitos da Orientação à Objetos (O.O) Introduzir os conceitos da UML Relacionar os processos às ferramentas

Leia mais

INF1013 MODELAGEM DE SOFTWARE

INF1013 MODELAGEM DE SOFTWARE INF1013 MODELAGEM DE SOFTWARE Departamento de Informática PUC-Rio Ivan Mathias Filho ivan@inf.puc-rio.br Programa Capítulo 1 O Paradigma Orientado a Objetos A Linguagem UML Descrição da Arquitetura 1 Programa

Leia mais

Análise de Sistemas. Aula 5

Análise de Sistemas. Aula 5 Análise de Sistemas Aula 5 Prof. Emerson Klisiewicz CONTEXTUALIZAÇÃO Aula 5 Análise Orientada a Objetos Introdução a UML Histórico e Visão Geral Ferramentas CASE O Sucesso... Clientes satisfeitos Eles

Leia mais

Tópicos da Aula. Conceitos de programação orientada a objetos. Projeto orientado a objetos com UML

Tópicos da Aula. Conceitos de programação orientada a objetos. Projeto orientado a objetos com UML Projeto OO com UML Tópicos da Aula Conceitos de programação orientada a objetos Projeto orientado a objetos com UML Orientação a objetos A orientação a objetos, também conhecida como Programação Orientada

Leia mais

27) Em relação aos Projetos de Sistemas de Software, assinale a sequência correta de desenvolvimento de um sistema:

27) Em relação aos Projetos de Sistemas de Software, assinale a sequência correta de desenvolvimento de um sistema: Modelos de Ciclo de Vida e Metodologias de Software 33) No SCRUM, uma iteração que segue um ciclo (PDCA) e entrega incremento de software pronto é denominada: A) Backlog. B) Sprint. C) Daily scrum. D)

Leia mais

Introdução. à UML. Histórico (cont.) Histórico Definição Benefícios Notação Diagrama de Classes Diagramas de Interação Conclusões Revisão

Introdução. à UML. Histórico (cont.) Histórico Definição Benefícios Notação Diagrama de Classes Diagramas de Interação Conclusões Revisão Sumário Introdução à UML BSI Bacharelado em Sistemas de Informação LOO Linguagens Orientadas a Objetos Humberto Mossri de Almeida hmossri_cursos@yahoo.com.br Marcelo Nassau Malta nassau_cursos@yahoo.com.br

Leia mais

Introdução à UML. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Sistemas de Informação - CPCX. Prof. Fernando Maia da Mota

Introdução à UML. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Sistemas de Informação - CPCX. Prof. Fernando Maia da Mota Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Sistemas de Informação - CPCX Introdução à UML Prof. Fernando Maia da Mota Slides gentilmente cedidos por Profa. Dra. Maria Istela Cagnin Machado UFMS/FACOM Introdução

Leia mais

Requisitos de Sistemas

Requisitos de Sistemas Requisitos de Sistemas Unidade II - Processos de Negócio Identificação Conceitos Modelagem - BPM - UML Processos x Requisitos 1 Processo de negócio CONCEITO Um processo de negócio, processo organizacional

Leia mais

INTRODUÇÃO. Professora Lucélia Oliveira

INTRODUÇÃO. Professora Lucélia Oliveira INTRODUÇÃO Professora Lucélia Oliveira POR QUE MODELAR?? POR QUE MODELAR? Casa do cachorro Casa da familia Um grande prédio Construímos modelos de arquitetura de casas e de grandes prédios para auxiliar

Leia mais

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ Centro de Tecnologia - CTC Departamento de Informática - DIN Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação PCC ESTÁGIO DE DOCÊNCIA II Disciplina: Engenharia

Leia mais

Professor Emiliano S. Monteiro

Professor Emiliano S. Monteiro Professor Emiliano S. Monteiro É uma padronização de modelagem. Ele é desenhada! Como é uma linguagem desenhada, os desenhos podem ser codificados em qualquer linguagem de qualquer forma, não necessariamente

Leia mais

Engenharia Reversa e Reengenharia. Engenharia de Software Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa 1º semestre de 2017

Engenharia Reversa e Reengenharia. Engenharia de Software Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa 1º semestre de 2017 Engenharia Reversa e Reengenharia Engenharia de Software Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa 1º semestre de 2017 Fases Genéricas do Ciclo de Vida Engenharia Sistemas Análise Projeto Codificação Testes Manutenção

Leia mais

Engenharia Reversa e Reengenharia Software 13/05/2015

Engenharia Reversa e Reengenharia Software 13/05/2015 Engenharia Reversa e Reengenharia Software 13/05/2015 Problemas na manutenção de Software Código fonte e documentação mal elaborada. Falta de compreensão do sistema e suas funcionalidades. Muitas vezes

Leia mais

FORMULÁRIO DE REGISTRO DE PLANO DE CURSO 2013.I

FORMULÁRIO DE REGISTRO DE PLANO DE CURSO 2013.I INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO Campus Senhor do Bonfim I N S T I T U T O F E D E R A L D E E D U C A Ç Ã O, C I Ê N C I A E T E C N O L O G I A B A I A N O C a m p u s S E N

Leia mais

Tópicos da Aula. A Linguagem UML. A Linguagem UML. De onde surgiu? Fundadores da UML. Introdução à UML e Diagrama de Casos de Uso.

Tópicos da Aula. A Linguagem UML. A Linguagem UML. De onde surgiu? Fundadores da UML. Introdução à UML e Diagrama de Casos de Uso. Engenharia de Software Aula 07 Tópicos da Aula Introdução à UML e Introdução a UML Visão geral de alguns diagramas Eduardo Figueiredo http://www.dcc.ufmg.br/~figueiredo dcc603@gmail.com 28 Março 2012 A

Leia mais

MANUAL PARA DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

MANUAL PARA DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO MANUAL PARA DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Sumário PREFÁCIO...3 MODELO DA DOCUMENTAÇÃO...3 1. INTRODUÇÃO AO DOCUMENTO...3 1.1. Tema...3 2. DESCRIÇÃO

Leia mais

Introdução Diagrama de Classes Diagrama de Seqüência Diagrama de Atividades. Diagramas UML. Classe, Seqüência e Atividades. Marcio E. F.

Introdução Diagrama de Classes Diagrama de Seqüência Diagrama de Atividades. Diagramas UML. Classe, Seqüência e Atividades. Marcio E. F. Diagramas UML Classe, Seqüência e Atividades Marcio E. F. Maia Disciplina: Engenharia de Software Professora: Rossana M. C. Andrade Curso: Ciências da Computação Universidade Federal do Ceará 15 de maio

Leia mais

PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE

PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Questão 1 Para Sommerville a arquitetura de sistemas descreve o sistema em termos de um conjunto de unidades

Leia mais

ENGENHARIA DE SOFTWARE I AULA 3. Análise e diagramação. professor Luciano Roberto Rocha.

ENGENHARIA DE SOFTWARE I AULA 3. Análise e diagramação. professor Luciano Roberto Rocha. ENGENHARIA DE SOFTWARE I AULA 3 Análise e diagramação professor Luciano Roberto Rocha www.lrocha.com.br POR QUE DIAGRAMAR A maioria dos problemas encontrados em sistemas tem sua origem na construção do

Leia mais

Introdução a UML (Unified Modeling Language)

Introdução a UML (Unified Modeling Language) Introdução a UML (Unified Modeling Language) O que é a UML? Linguagem Gráfica de Modelagem para: Visualizar Especificar Construir Documentar Comunicar Artefatos de sistemas complexos Linguagem: vocabulário

Leia mais

UML. Modelando um sistema

UML. Modelando um sistema UML Modelando um sistema Fases do desenvolvimento de Software Análise de requisitos Análise Projeto Programação Análise de Requisitos Esta fase captura as intenções e necessidades dos usuários do sistema

Leia mais

IFSC/Florianópolis - CTI - Projeto de Sistemas - prof. Herval Daminelli

IFSC/Florianópolis - CTI - Projeto de Sistemas - prof. Herval Daminelli Um dos diagramas mais importantes da UML; Permite visualizar as classes que comporão o sistema, seus atributos e métodos; Demonstra como as classes do diagrama se relacionam e transmitem informações entre

Leia mais

Aula 1.7 Introdução a APOO e UML

Aula 1.7 Introdução a APOO e UML APOO Aula 1.7 Introdução a APOO e UML Prof. Bruno Moreno bruno.moreno@ifrn.edu.br Possuir um lápis e uma régua não te tornam um arquiteto 2 Você pode conhecer toda a API Java, C++ ou qualquer LPOO. 3 Mas

Leia mais

Análise e projeto de sistemas

Análise e projeto de sistemas Análise e projeto de sistemas Conteúdo: UML O processo de desenvolvimento de software Prof. Patrícia Lucas A linguagem de modelagem unificada (UML) A UML teve origem em uma tentativa de se unificar os

Leia mais

UML. Trabalho Análise e Projeto de Sistemas. Aluna: Luana Alves Businaro

UML. Trabalho Análise e Projeto de Sistemas. Aluna: Luana Alves Businaro Curso Técnico Integrado de Informática 2 Ano Projeto Integrador Formação Profissional Trabalho Análise e Projeto de Sistemas UML Aluna: Luana Alves Businaro-1614193 Maio de 2017 Sumário 1 Introdução...

Leia mais

Ferramenta MVCASE - Estágio Atual: Especificação, Projeto e Construção de Componentes

Ferramenta MVCASE - Estágio Atual: Especificação, Projeto e Construção de Componentes Ferramenta MVCASE - Estágio Atual: Especificação, Projeto e Construção de Componentes Antônio Francisco do Prado Daniel Lucrédio e-mail: prado@dc.ufscar.br Resumo Este artigo apresenta a ferramenta CASE

Leia mais

Modelagem de Sistemas

Modelagem de Sistemas Lista de Exercícios AV1 Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Questão 1 Que evento influenciou no surgimento da Engenharia de Software e qual a sua finalidade? Questão 1 Resposta Que evento

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA IMPLEMENTAÇÃO

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA IMPLEMENTAÇÃO 1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA IMPLEMENTAÇÃO Nickerson Fonseca Ferreira nickerson.ferreira@ifrn.edu.br Introdução 2 É o processo de tradução

Leia mais

- Engenharia Reversa - Evolução de Sofware. Desenvolvimento como. Requisitos o que. Sistema porque. Profa. Dra. Sandra Fabbri. operacional.

- Engenharia Reversa - Evolução de Sofware. Desenvolvimento como. Requisitos o que. Sistema porque. Profa. Dra. Sandra Fabbri. operacional. Unidade V Evolução de Sofware - Engenharia Reversa - Profa. Dra. Sandra Fabbri Fases Genéricas do Ciclo de Vida Engenharia Sistemas Análise Projeto Codificação Manutenção Teste Sistema Requisitos Desenvolvimento

Leia mais

IFSC/Florianópolis - CTI - Projeto de Sistemas - prof. Herval Daminelli

IFSC/Florianópolis - CTI - Projeto de Sistemas - prof. Herval Daminelli MODELAGEM DE SOFTWARE Sistemas de média e grande complexidade necessitam de uma metodologia destinada a facilitar o seu desenvolvimento; Esta metodologia corresponde a uma visão, uma abstração do sistema

Leia mais

UML (Unified Modelling Language)

UML (Unified Modelling Language) UML (Unified Modelling Language) Curso de Especialização DEINF - UFMA Desenvolvimento Orientado a Objetos Prof. Geraldo Braz Junior Referências: Booch, G. et al. The Unified Modeling Language User Guide

Leia mais

A Linguagem UML. A Linguagem UML. De onde surgiu? Fundadores da UML. História da UML. O que é modelagem?

A Linguagem UML. A Linguagem UML. De onde surgiu? Fundadores da UML. História da UML. O que é modelagem? DCC / ICEx / UFMG A Linguagem UML A Linguagem UML Eduardo Figueiredo http://www.dcc.ufmg.br/~figueiredo UML (Linguagem de Modelagem Unificada) É uma notação gráfica (visual) para projetar sistemas OO Não

Leia mais

Engenharia Reversa e Reengenharia. Engenharia de Software Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa 1º semestre de 2015

Engenharia Reversa e Reengenharia. Engenharia de Software Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa 1º semestre de 2015 Engenharia Reversa e Reengenharia Engenharia de Software Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa 1º semestre de 2015 Fases Genéricas do Ciclo de Vida Engenharia Sistemas Análise Projeto Codificação Testes Manutenção

Leia mais

Rational Unified Process (RUP)

Rational Unified Process (RUP) Rational Unified Process (RUP) A Rational é bem conhecida pelo seu investimento em orientação em objetos. A empresa foi à criadora da Unified Modeling Language (UML), assim como de várias ferramentas que

Leia mais

Introdução à UML. Prof. Jesus José de Oliveira Neto

Introdução à UML. Prof. Jesus José de Oliveira Neto Introdução à UML Prof. Jesus José de Oliveira Neto UML Linguagem de Modelagem Unificada Linguagem visual utilizada para modelar softwares baseados no paradigma de orientação a objetos UML não é uma linguagem

Leia mais

Visão Geral da UML. SSC Engenharia de Software I Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa 2 o semestre de 2012

Visão Geral da UML. SSC Engenharia de Software I Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa 2 o semestre de 2012 Visão Geral da UML SSC 121 - Engenharia de Software I Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa 2 o semestre de 2012 Conteúdo Introdução Ferramentas de Apoio Diagramas da UML Elementos Genéricos Material sobre UML

Leia mais

RUP Unified Process. Profª Jocelma Rios

RUP Unified Process. Profª Jocelma Rios RUP Unified Process Profª Jocelma Rios Nov/2012 O que pretendemos: Reforçar os aspectos que caracterizam o processo iterativo e incremental Identificar como atingir os objetivos dos projetos de software

Leia mais

1 Introdução. 1.1 Teoria dos Sistemas 23/4/2010

1 Introdução. 1.1 Teoria dos Sistemas 23/4/2010 1 1 Introdução 1.1 Teoria dos Sistemas 1.2 Constituição dos sistemas 1.3 Natureza dos sistemas 1.4 Parâmetros do sistema 1.5 Descrição de sistemas 1.6 Desafios enfrentados no desenvolvimento 1.7 Perfil

Leia mais

Engenharia de Software. Aula 2.4 Modelos de Casos de Uso. Prof. Bruno Moreno

Engenharia de Software. Aula 2.4 Modelos de Casos de Uso. Prof. Bruno Moreno Engenharia de Software Aula 2.4 Modelos de Casos de Uso Prof. Bruno Moreno bruno.moreno@ifrn.edu.br Comportamento do Sistema Refere-se às funcionalidades do sistema Requisitos funcionais; O comportamento

Leia mais

Diagramas. Abordaremos agora cada um destes tipos de diagrama: 1. Diagrama Use-Case. 2. Diagrama de Colaboração. 3. Diagrama de Sequência

Diagramas. Abordaremos agora cada um destes tipos de diagrama: 1. Diagrama Use-Case. 2. Diagrama de Colaboração. 3. Diagrama de Sequência Diagramas Os diagramas utilizados pela UML são compostos de nove tipos: diagrama de use case, de classes, de objecto, de estado, de sequência, de colaboração, de actividade, de componente e o de instalação/execução.

Leia mais

15/04/2013. Pensar Orientado a Objetos. Projeto Orientado a Objetos. Características de Objetos. Classe de Objetos. Comunicação entre Objetos

15/04/2013. Pensar Orientado a Objetos. Projeto Orientado a Objetos. Características de Objetos. Classe de Objetos. Comunicação entre Objetos DCC / ICEx / UFMG Pensar Orientado a Objetos Projeto Orientado a Objetos Eduardo Figueiredo http://www.dcc.ufmg.br/~figueiredo Onde quer que você olhe no mundo real, você vê objetos Pessoas, animais, plantas,

Leia mais

PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE

PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Questão 1 O desenvolvimento de software envolve usuários, clientes e desenvolvedores. Avalie as seguintes afirmações

Leia mais

A modelagem é tida como a parte central de todas as atividades para a construção de um bom sistema, com ela podemos:

A modelagem é tida como a parte central de todas as atividades para a construção de um bom sistema, com ela podemos: Módulo 6 Análise Orientada a Objeto É interessante observar como a análise orientada a objeto utiliza conceitos que aprendemos há muito tempo: objetos, atributos, classes, membros, todos e partes. Só não

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA UML UNIFIED MODELING LANGUAGE

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA UML UNIFIED MODELING LANGUAGE 1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA UML UNIFIED MODELING LANGUAGE Nickerson Fonseca Ferreira nickerson.ferreira@ifrn.edu.br O que é?? 2 A UML

Leia mais

5 METODOLOGIA PROPOSTA

5 METODOLOGIA PROPOSTA 5 METODOLOGIA PROPOSTA 179 5 METODOLOGIA PROPOSTA 5.1 Introdução Primeiramente neste capítulo, introduz-se uma proposta de estruturação para o processo de especificação e projeto de sistemas de automação

Leia mais

Problemas na Manutenção

Problemas na Manutenção ENGENHARIA REVERSA E REENGENHARIA Manutenção de Software Profa. Cynthia Pinheiro Problemas na Manutenção Código fonte mal elaborado e documentação imprecisa, ultrapassada ou inexistente Falta de compreensão

Leia mais

UML: Introdução. História Visão geral Modelo conceitual da UML. Bibliografia. UML: introdução

UML: Introdução. História Visão geral Modelo conceitual da UML. Bibliografia. UML: introdução UML: introdução Prof.: Clarindo Isaías Pereira da Silva e Pádua Synergia / Gestus Departamento de Ciência da Computação - UFMG UML: introdução 2 Bibliografia Rumbaugh, J.; Jacobson, I.; Booch, G., The

Leia mais

UML. Rodrigo Leite Durães.

UML. Rodrigo Leite Durães. UML Rodrigo Leite Durães. rodrigo_l_d@yahoo.com.br O que é Análise de Software? UML: É o estágio de um sistema que captura os requisitos e o domínio do problema, focalizando no que deve ser feito, não

Leia mais

ENGENHARIA DE REQUISITOS. SSC 121 Engenharia de Software I Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa

ENGENHARIA DE REQUISITOS. SSC 121 Engenharia de Software I Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa ENGENHARIA DE REQUISITOS SSC 121 Engenharia de Software I Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa 1 Conteúdo 1. Engenharia de Requisitos 1.1 Elicitação 1.2 Análise 1.3 Modelagem 2. Documento de Requisitos 2 1.

Leia mais

4/14/11. Processos de Engenharia de Requisitos. Engenharia de requisitos. Elicitação e análise. A espiral de requisitos

4/14/11. Processos de Engenharia de Requisitos. Engenharia de requisitos. Elicitação e análise. A espiral de requisitos Processos de engenharia de requisitos Processos de Engenharia de Requisitos Os requisitos e as formas de obtê-los e documentálos variam drasticamente de um projeto para o outro Contudo, existe uma série

Leia mais

Introdução. Introdução. Introdução. Planejamento da disciplina. Modelagem de Processos de Negócio. Prof.: Clarindo Isaías Pereira da Silva e Pádua

Introdução. Introdução. Introdução. Planejamento da disciplina. Modelagem de Processos de Negócio. Prof.: Clarindo Isaías Pereira da Silva e Pádua Modelagem de Processos de Negócio Prof.: Clarindo Isaías Pereira da Silva e Pádua Gestus Departamento de Ciência da Computação - UFMG Bibliografia Eriksson, H-E; Penker, M. Business Modeling with UML:

Leia mais

Engenharia de Software. UML Unified Modeling Language

Engenharia de Software. UML Unified Modeling Language Engenharia de Software UML Unified Modeling Language UML - INTRODUÇÃO UML é um acrônimo para a expressão Linguagem de Modelagem Unificada. Pela definição de seu nome, vemos que a UML é uma linguagem que

Leia mais

QUESTÃO 2: A respeito do diagrama de caso de uso apresentado, assinale a alternativa correta.

QUESTÃO 2: A respeito do diagrama de caso de uso apresentado, assinale a alternativa correta. CURSO DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS TURMA 2008/1 4º PERÍODO 7º MÓDULO AVALIAÇÃO A4 DATA 22/10/2009 ENGENHARIA DE SOFTWARE 2009/2 GABARITO COMENTADO QUESTÃO 1: Podemos definir UML

Leia mais

Engenharia de Software II

Engenharia de Software II Engenharia de Software II Aula 6 http://www.ic.uff.br/~bianca/engsoft2/ Aula 6-10/05/2006 1 Ementa Processos de desenvolvimento de software Estratégias e técnicas de teste de software (Caps. 13 e 14 do

Leia mais

Manutenção de Software

Manutenção de Software Manutenção de Software Engenharia de Software Rosana Braga (material produzidos por docentes do Labes-ICMC/USP) Manutenção do software O propósito do processo manutenção do sistema e software é modificar

Leia mais

DIAGRAMAS DE CLASSE UML

DIAGRAMAS DE CLASSE UML DIAGRAMAS DE CLASSE UML Projeto Detalhado de Software (PDS) Profa. Cynthia Pinheiro Antes de mais nada... Calendário de Reposições Aula 1: 27/10/2017, 8h-10h, Sala 8 Aula 2: A verificar Aula 3: A verificar

Leia mais

ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS TURMA º PERÍODO - 7º MÓDULO AVALIAÇÃO A1 DATA 10/09/2009 ENGENHARIA DE USABILIDADE

ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS TURMA º PERÍODO - 7º MÓDULO AVALIAÇÃO A1 DATA 10/09/2009 ENGENHARIA DE USABILIDADE ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS TURMA 2008 4º PERÍODO - 7º MÓDULO AVALIAÇÃO A1 DATA 10/09/2009 ENGENHARIA DE USABILIDADE 2009/2 GABARITO COMENTADO QUESTÃO 1: 1. Considere as afirmações a seguir:

Leia mais

Processos de Software

Processos de Software Processos de Software Um processo de software é um conjunto de atividades que leva à produção de um produto de software Um modelo de processo de software é uma representação abstrata de um processo de

Leia mais

Modelagem ou Diagrama de Caso de Uso

Modelagem ou Diagrama de Caso de Uso Modelagem ou Diagrama de Caso de Uso Objetivos principais: Delimitar o contexto de um sistema Documentar os requisitos Ajudar no entendimento dos requisitos Descrever os requisitos funcionais Facilitar

Leia mais

Engenharia de Software Processo de Desenvolvimento. Ciclo de Vida - Modelo Cascata

Engenharia de Software Processo de Desenvolvimento. Ciclo de Vida - Modelo Cascata Processo de Desenvolvimento Também chamado de ciclo de vida do software Reflete os passos necessários para se construir um produto de software Existem vários modelos de ciclo de vida Cascata (1956) Iterativo

Leia mais

Cadeira: Engenharia de Software

Cadeira: Engenharia de Software Cadeira: Engenharia de Software Aulas 9, 10 15/08/15 Docente: Cláudia Ivete F. Jovo cifjovo@gmail.com or cjovo@up.ac.mz M.Sc. Cláudia Jovo 2017/DI 0 Definição de Eng. Software; Eng. Software Tecnologia

Leia mais

UML Unified Modeling Language Linguagem de Modelagem Unificada

UML Unified Modeling Language Linguagem de Modelagem Unificada UML Unified Modeling Language Linguagem de Modelagem Unificada Prof. Gilberto Porto e-mail: porto@gilbertoporto.com.br A linguagem UML n UML (Unified Modeling Language) Linguagem de Modelagem Unificada

Leia mais

Princípios da Engenharia de Software aula 03

Princípios da Engenharia de Software aula 03 Princípios da Engenharia de Software aula 03 Prof.: José Honorato Ferreira Nunes Material cedido por: Prof.: Franklin M. Correia Na aula anterior... Modelos de processos de software: Evolucionário Tipos

Leia mais

Engenharia de Software

Engenharia de Software Universidade São Judas Tadeu Prof. André Luiz Ribeiro Prof. Jorge Luis Pirolla Introdução à Computação Engenharia de Software Tópicos O que é Engenharia de Software? Engenharia de Software em camadas Processo

Leia mais

Capítulo 5 Modelação do Sistema 1

Capítulo 5 Modelação do Sistema 1 Capítulo 5 Modelação do Sistema Capítulo 5 Modelação do Sistema 1 Assuntos abordados Modelos de contexto Modelos de interação Modelos estruturais Modelos comportamentais Engenharia orientada a modelos

Leia mais

APÊNDICE D Unified Model Language (UML)

APÊNDICE D Unified Model Language (UML) APÊNDICE D Unified Model Language (UML) 299 APÊNDICE D Unified Model Language (UML) Apresenta-se neste Apêndice uma visão geral sobre a UML (Unified Modeling Language), focalizando-se nos conceitos e definições

Leia mais

Prof. Dr. Thiago Jabur Bittar

Prof. Dr. Thiago Jabur Bittar Prof. Dr. Thiago Jabur Bittar Uma representação abstrata e simplificada do processo de desenvolvimento software, tipicamente mostrando as principais atividades e dados usados na produção e manutenção de

Leia mais

UML (Linguagem Modelagem Unificada) João Paulo Q. dos Santos

UML (Linguagem Modelagem Unificada) João Paulo Q. dos Santos UML (Linguagem Modelagem Unificada) João Paulo Q. dos Santos joao.queiroz@ifrn.edu.br Roteiro A importância da UML para projetar sistemas. Principais características do diagrama de classes e de sequência.

Leia mais

Por que é importante?

Por que é importante? Disciplina: Engenharia de Software 3 Bimestre Aula 5: ENGENHARIA DE SOFTWARE BASEADA EM COMPONENTES Para o desenvolvimento de softwares customizados, a engenharia de software baseada em componentes é uma

Leia mais

POO Paradigma Orientado a Objetos. POO Paradigma Orientado a Objetos. POO Paradigma Orientado a Objetos. POO Paradigma Orientado a Objetos

POO Paradigma Orientado a Objetos. POO Paradigma Orientado a Objetos. POO Paradigma Orientado a Objetos. POO Paradigma Orientado a Objetos UEG - Universidade Estadual de Goiás (Câmpus Posse) Disciplina: Análise e Projeto de Sistemas II Turma: 4 Semestre Ano: 2016 Professor: José Ronaldo Leles Júnior O que é? É uma forma de abordar um problema.

Leia mais

FERRAMENTA DE AUXÍLIO AO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE INTEGRANDO TECNOLOGIAS OTIMIZADORAS

FERRAMENTA DE AUXÍLIO AO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE INTEGRANDO TECNOLOGIAS OTIMIZADORAS FERRAMENTA DE AUXÍLIO AO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE INTEGRANDO TECNOLOGIAS OTIMIZADORAS Acadêmico: Roger Anderson Schmidt Orientador : Marcel Hugo Supervisor : Ricardo de Freitas Becker Empresa

Leia mais

Organização e Arquitetura de Computadores

Organização e Arquitetura de Computadores Universidade Federal de Campina Grande Centro de Engenharia Elétrica e Informática Unidade Acadêmica de Sistemas e Computação Curso de Bacharelado em Ciência da Computação Organização e Arquitetura de

Leia mais

Unidade II MODELAGEM DE PROCESSOS. Profa. Gislaine Stachissini

Unidade II MODELAGEM DE PROCESSOS. Profa. Gislaine Stachissini Unidade II MODELAGEM DE PROCESSOS Profa. Gislaine Stachissini Modelagem de sistemas A fase do desenvolvimento do sistema exige: esforço; dedicação; envolvimento; um único objetivo. Estilo de desenvolvimento

Leia mais

Introdução a Orientação a Objetos

Introdução a Orientação a Objetos Introdução a Orientação a Objetos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro Prof. Edwar Saliba Júnior Fevereiro de 2011 Unidade 01 - Introdução 1 Qualidade de Software Obter

Leia mais

Introdução a UML e seus diagramas

Introdução a UML e seus diagramas Introdução a UML e seus diagramas A Unified Modelling Language (UML) é uma linguagem ou notação de diagramas para especificar, visualizar e documentar modelos de software orientados por objetos. O UML

Leia mais

Engenharia de Software

Engenharia de Software Engenharia de Software Marcelle Mussalli Cordeiro {mmussalli@gmail.com} Cordeiro Reflexão O que é software?? Cordeiro 2 O que é Software? Programa Dados de configuração Dados de documentação Tudo que esteja

Leia mais

Análise e Projeto de Sistemas

Análise e Projeto de Sistemas Análise e Projeto de Sistemas Prof. Dr. Ronaldo C. de Oliveira ronaldo.co@ufu.br www.facom.ufu.br/~ronaldooliveira FACOM - 2018 Diagramas de Interação de Objetos Diagramas de Interação O Diagrama de Interação

Leia mais

Introdução à Engenharia de Software

Introdução à Engenharia de Software Introdução à Engenharia de Software U N I V E R S I D A D E T E C N O L Ó G I C A F E D E R A L D O P A R A N Á D E P A R T A M E N T O A C A D Ê M I C O D E E L E T R Ô N I C A P R O F. V I T O R Y A

Leia mais

Engenharia de Software Simulado para a 1ª Avaliação Bimestral Professor: Danilo Giacobo - RESPOSTAS. Nome:

Engenharia de Software Simulado para a 1ª Avaliação Bimestral Professor: Danilo Giacobo - RESPOSTAS. Nome: Engenharia de Software Simulado para a 1ª Avaliação Bimestral Professor: Danilo Giacobo - RESPOSTAS Nome: 1. A figura abaixo representa, simplificadamente, as fases do Modelo de Ciclo de Vida Cascata.

Leia mais

Análise Orientada a Objetos. Análise Orientada a Objetos; O Paradigma de Objetos; A UML.

Análise Orientada a Objetos. Análise Orientada a Objetos; O Paradigma de Objetos; A UML. ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO Análise Orientada a Objetos AULA 03 Análise Orientada a Objetos; O Paradigma de Objetos; A UML. Prof. Sandrerley R. Pires Goiânia, agosto de 2003 Conceitos

Leia mais

Processo de Desenvolvimento de Software

Processo de Desenvolvimento de Software Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Conteúdo Programático desta aula Fases do Processo. Ciclo de vida do processo. Processo Unificado Orientado por Casos de Uso, surgiu para realizar o

Leia mais

Apresentação do Capítulo 4 MDA (Model-Driven Archtecture) ALUNO: DOMENICO SCHETTINI FILHO NÚMERO USP:

Apresentação do Capítulo 4 MDA (Model-Driven Archtecture) ALUNO: DOMENICO SCHETTINI FILHO NÚMERO USP: Apresentação do Capítulo 4 MDA (Model-Driven Archtecture) ALUNO: DOMENICO SCHETTINI FILHO NÚMERO USP: 8429016 Definição de MDA OMG (Object Management Group) propôs uma aplicação abrangente das práticas

Leia mais

Analista de Sistemas S. J. Rio Preto

Analista de Sistemas S. J. Rio Preto RATIONAL ROSE TUTORIAL Conteúdo: 1. Bem-vindo ao Rational Rose tutorial Rational Rose é um conjunto de ferramentas de modelagem visual usadas para desenvolvimento de soluções de software eficientes, robustas,

Leia mais

2. Processos em Engenharia de Software

2. Processos em Engenharia de Software Renato Cardoso Mesquita Departamento de Eng. Elétrica da UFMG renato@cpdee.ufmg.br Engenharia de Software 2. Processos em Engenharia de Software.......... 2.1. Visão Geral Conceito de processo conjunto

Leia mais

Bibliografia. Quais são os problemas? capacidade de construção. acompanha a demanda por novos programas. ameaçada por projetos ruins.

Bibliografia. Quais são os problemas? capacidade de construção. acompanha a demanda por novos programas. ameaçada por projetos ruins. Bibliografia Quais são os problemas? 4 A sofisticação do software ultrapassou nossa capacidade de construção. 4 Nossa capacidade de construir programas não acompanha a demanda por novos programas. 4 Nossa

Leia mais

Tópicos da Aula. Alguns Diagramas UML. Diagramas Principais. Diagramas de Interação: Sequência e Colaboração. Tipos de Diagramas de Interação

Tópicos da Aula. Alguns Diagramas UML. Diagramas Principais. Diagramas de Interação: Sequência e Colaboração. Tipos de Diagramas de Interação Engenharia de Software Aula 10 Tópicos da Aula Diagramas de Interação: Sequência e Colaboração Eduardo Figueiredo http://www.dcc.ufmg.br/~figueiredo dcc603@gmail.com 09 Abril 2012 Alguns Diagramas UML

Leia mais