A ESCOLA E A DESIGUALDADE 1

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A ESCOLA E A DESIGUALDADE 1"

Transcrição

1 61 A ESCOLA E A DESIGUALDADE 1 Ana Celuta Fulgêncio Taveira 2 Edna Lemes Martins Pereira 3 Eliézer Marques Faria 4 O autor Juan Casassus é um estudioso da educação e um dos especialistas do Laboratório Latino-Americano de Avaliação da Qualidade da Educação da UNESCO e coordenador de uma pesquisa que apresenta resultados e reflexões acerca da qualidade e equidade na educação da região da América Latina. A pesquisa tomou como base documental os dados fornecidos pelos governos da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, Guatemala, Honduras, México, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana e Venezuela, e contou com a participação de múltiplas equipes de especialistas e colaboradores de diferentes países. O autor foi encarregado de dirigir o Primeiro Estudo Internacional Comparativo em Linguagem, Matemática e Fatores Associados para Alunos de Terceira e Quarta Séries do Ensino Fundamental entre os anos de 1995 e 2000, cujo propósito era melhorar a compreensão sobre os fatores que influem no desempenho dos alunos para poder criar, com maior conhecimento, um conjunto de políticas destinadas a melhorar a qualidade e a equidade na educação. A questão norteadora do livro é a de como melhorar a qualidade e alcançar a equidade na educação, tendo como foco de análise principal os mecanismos que geram e perpetuam a desigualdade no âmbito da educação, visando alcançar efeitos positivos na qualidade de vida e na redução das desigualdades sociais. Durante a década de 1960 foram iniciados e continuam sendo realizados em alguns países desenvolvidos, estudos comparativos que produziram conhecimentos sobre as variáveis que afetam o rendimento escolar que deram origem à elaboração 1 Resenha crítica da obra: CASASSUS, Juan. A escola e a desigualdade. 2 ed. Brasília: Líber, UNESCO, p. 2 Mestre em Direito e Doutora em Educação pela PUC Goiás. Professora da Faculdade Alfredo Nasser. anaceluta@yahoo.com.br 3 Doutora em Educação pela PUC Goiás. Professora da Faculdade do Norte Goiano (FNG) e da UEG Campus de Porangatu ednapgtu@hotmail.com. 4 Doutor em Educação pela PUC Goiás. Professor do Instituto Federal de Goiás. eliezerfaria@gmail.com.

2 62 de políticas educacionais nestas regiões. Na década de 1990, mesmo que os países da América Latina tenham mostrado melhora significativa nos indicadores econômicos, a má distribuição de renda e a pobreza continuaram assolando grande parte da população destes países. Este primeiro estudo internacional de âmbito latino-americano sobre os fatores ligados ao sucesso de alunos do ensino fundamental levando em conta o seu rendimento em provas de linguagem e matemática e as condições sobre as quais se produziu a aprendizagem prende-se ao propósito de informar políticas e reformas sociais. Nesta pesquisa foram aplicadas provas de linguagem e matemática a estudantes de terceiras e quartas séries; questionários a alunos, pais ou responsáveis, professores, diretores, bem como a coleta de informações sobre os estabelecimentos escolares. Ficou comprovado que há, na América Latina, um currículo comum, constatação esta que evidencia uma base cultural comum na região, fator que facilita a comparação das condições em que são transmitidos os conteúdos pelos sistemas escolares. A obra divide-se em três partes, compreendendo cinco capítulos: a primeira parte debate o marco conceitual que é referência para o estudo, a segunda fornece dados e análises relacionados ao desempenho dos alunos e a terceira contém um conjunto de conclusões que indicam tendências e caminhos possíveis de serem trilhados a partir das evidências e conclusões encontradas. Tais caminhos podem servir de pistas capazes de alterar o sentido comum subjacente à formulação das políticas públicas de educação nos últimos tempos. Orientadas por este enfoque, as reformas educacionais dos anos 90 foram estruturadas tendo por base um modelo de insumo-produto direcionado para melhorar a qualidade da educação e não para superar a desigualdade. Ao final de dez anos de reforma, observa-se uma pequena melhoria no rendimento escolar, mas há persistência da distância entre as escolas. Procurou-se, também, identificar, numa perspectiva sociológica, os fatores que influem no desempenho escolar: família, contexto econômico, social, cultural bem como as variáveis das escolas e seu comportamento em relação à diferença entre as escolas e não intra-escola, uma vez que a constituição social, cultural e econômica das escolas é semelhante.

3 63 A partir deste ponto, o texto expõe as características de escolas que podem favorecer um melhor desempenho: contam com prédios adequados; dispõem de materiais didáticos e quantidade suficiente de livros e recursos na biblioteca; têm autonomia na gestão; docentes com formação pós-médio; poucos alunos por professor; docentes com autonomia profissional e responsabilidade em relação ao sucesso/fracasso dos alunos; avaliação de forma sistemática; nenhum tipo de segregação; pais envolvidos com a comunidade escolar; ambiente emocional favorável à aprendizagem etc. O capítulo 1 aborda o estudo da desigualdade evidenciando que a América Latina é a região que tem a maior desigualdade de renda do mundo. Tal fator possui grande peso no acesso e permanência na educação das pessoas que vivem ali. Durante a década de 1980 foram promovidos debates nacionais e internacionais acerca da qualidade da educação e seus reflexos em uma sociedade. Surge, então, a necessidade de medir a qualidade da educação. O primeiro passo para tornar visível a educação, do ponto de vista qualitativo, foi recorrer a instrumentos para dimensionar, medir a qualidade. Primeiramente, foram elaboradas hipóteses sobre fatores materiais que determinam o resultado. Em seguida, formularam-se hipóteses sobre fatores imateriais, como as expectativas e interações que acontecem dentro das escolas ou no lar. Mas, finalmente, a atenção acabou se fixando no seu foco atual, que é a observação e medição do sucesso acadêmico. O capítulo 2, intitulado Um Modelo de Análise da Desigualdade: a interação dos diversos fatores explicativos, o autor fala sobre a complexidade dos processos educacionais e que é preciso perceber as relações que existem entre a escola e fatores cultural, econômico e social, além das inter-relações com o que ocorre dentro da própria escola. As análises feitas levaram a resultados que foram interpretados usando-se os métodos de análise de gradientes (análise dos fatores socioeconômicos e socioculturais), o de funções de produção, relativo a fatores internos à escola e a análise multinível, mediante a técnica de análise hierárquica multinível (HLM), que permite ver os impactos dos fatores internos e externos à escola. O autor acredita que, com o conjunto desses instrumentos, é possível chegar a uma melhor compreensão sobre como os processos internos à escola

4 64 (práticas pedagógicas, gestão etc.) fazem que os contextos (família, comunidade) e os insumos (livros, equipamentos etc.) atuem de uma maneira positiva ou negativa. No capítulo 3 há uma abordagem acerca da Medição da Desigualdade: Notas, Sucessos e Desempenhos. Foram observadas poucas diferenças de desempenho entre os países da América Latina, exceto Cuba. Pois os estudantes cubanos obtiveram altas notas em Linguagem e Matemática, o que os situa a uma distância considerável em relação aos dos outros países participantes do estudo. É necessário ressaltar, ainda, que os índices de repetência em Cuba são extremamente baixos. A maioria dos países, com baixo sucesso, tem altas taxas de repetência. Foi verificado, também, que o nível de sucesso dos alunos é baixo no âmbito da Linguagem. Em matemática, os resultados são ainda mais inferiores e não são uniformes para toda a região. O Brasil é o único país que apresenta a dupla faceta de ter um tópico particularmente forte (identificar o conteúdo da mensagem de um texto) e um tópico particularmente fraco (identificação de que tipo de texto se trata). Cuba é o país que obteve os melhores resultados. Neste país, pode-se afirmar que os alunos conseguem desenvolver, de forma adequada, as competências exigidas para realizar processos inferenciais com relação à linguagem escrita. O capítulo 4, Casassus ressalta os fatores que influem no sucesso escolar. A dimensão sociocultural é um dos fatores que tem grande influência no desempenho dos estudantes, e, portanto, desequilíbrios neste aspecto afetam negativamente o sucesso de uma educação de equidade. Com o objetivo de estudar a incidência da dimensão sociocultural, foram analisadas variáveis relacionadas com o contexto familiar do aluno. A análise de quatro indicadores do contexto familiar do aluno forma o status sociocultural (SSC), são eles: nível de educação dos pais; tempo em que os pais permanecem em casa nos dias de trabalho; os livros e as revistas existentes em casa e a estrutura do núcleo familiar (se a família é uni ou biparente). Pode-se notar que os países com melhor nível de rendimento escolar são os que apresentam melhor nível de SSC. É possível que um país tenha uma situação econômica deficitária, mas ao mesmo tempo, tenha uma boa educação.

5 65 O capítulo 5 se intitula Integrando Perspectivas. Ao analisar todas as informações oferecidas Casassus conclui que o desempenho em educação é resultado de uma multiplicidade de efeitos combinados em que cada fator exerce certa influência sobre a vida escolar dos alunos. Essa diversidade nos resultados é característica da América Latina e também é notada em sociedades em que as diferenças sociais são consideráveis e tendem a aumentar. Pode-se concluir, portanto, que nos países da América Latina, que, no geral, adotam basicamente a mesma grade curricular nas suas escolas, as diferenças nos resultados dos desempenhos se devam a fatores que interferem na aprendizagem. Assim, Casassus apresenta-nos a premissa de que a escola é geradora de equidade porque atenua o impacto negativo do contexto sociocultural dos alunos. Como consequência, é fundamental manter a área da educação como alta prioridade social nos países da América Latina para que se reduza a desigualdade social. Outra conclusão do pesquisador é que os acontecimentos intra-escola nos países da América Latina têm uma influência maior do que o que ocorre fora das escolas, motivo pelo qual é relevante ter uma maior compreensão do que acontece neste ambiente para que ocorram adequações que possam potencializar e melhorar as possibilidades das crianças atingidas negativamente pelas condições exteriores à escola. Partindo das abordagens supracitadas torna-se necessário ressaltar que a descoberta mais importante do livro se refere ao ambiente emocional favorável, que possui peso maior do que todos os outros fatores reunidos.

Naladi/SH 96 ARGENTINA BOLÍVIA BRASIL CHILE COLÔMBIA CUBA EQUADOR MÉXICO PARAGUAI PERU URUGUAI VENEZUELA E E E E E E E

Naladi/SH 96 ARGENTINA BOLÍVIA BRASIL CHILE COLÔMBIA CUBA EQUADOR MÉXICO PARAGUAI PERU URUGUAI VENEZUELA E E E E E E E Naladi/SH 96 ARGENTINA BOLÍVIA BRASIL CHILE COLÔMBIA CUBA EQUADOR MÉXICO PARAGUAI PERU URUGUAI VENEZUELA 01011100 E 01011910 E E E 01011990 E E E 01012000 E 01021000 E 01029000 E E E 01031000 E 01039100

Leia mais

Comparative model: Telehealth in Latin America Mônica Pena de Abreu

Comparative model: Telehealth in Latin America Mônica Pena de Abreu Comparative model: Telehealth in Latin America Mônica Pena de Abreu Protocolos regionais de politica públicas de telessaúde para América Latina e Caribe Instituições coordenadoras: UFMG e RUTE Financiamento:

Leia mais

Educação Interprofissional na formação e trabalho dos técnicos em saúde. Junho

Educação Interprofissional na formação e trabalho dos técnicos em saúde. Junho Educação Interprofissional na formação e trabalho dos técnicos em saúde Junho - 2019 PAHO/WHO Marcos recentes da Educação Interprofissonal (EIP) OPAS/OMS Reunião técnica regional de EIP (Colombia) Elaboração

Leia mais

C. PLANO DE AÇÃO PARA O REFORÇO DAS ESTATÍSTICAS VITAIS E DE SAÚDE

C. PLANO DE AÇÃO PARA O REFORÇO DAS ESTATÍSTICAS VITAIS E DE SAÚDE - 13 - Anexo C C. PLANO DE AÇÃO PARA O REFORÇO DAS ESTATÍSTICAS VITAIS E DE SAÚDE Introdução 39. A finalidade deste documento é informar aos Órgãos Diretivos da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS)

Leia mais

Mesa temática 4 Internacionalização, Política Educacional, Intercâmbio Estudantil e Organismos Internacionais.

Mesa temática 4 Internacionalização, Política Educacional, Intercâmbio Estudantil e Organismos Internacionais. Mesa temática 4 Internacionalização, Política Educacional, Intercâmbio Estudantil e Organismos Internacionais. Reflexões sobre as implicações da Agenda Internacional da Educação 2030 para as políticas

Leia mais

IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO

IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO CAPÍTULO 2 IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO SNOO PY ESCOLAR 17 Aproximar a escola e as famílias dos alunos nem sempre é fácil, mas o estreitamento dessa relação apresenta resultados importantes na redução

Leia mais

V SEMINÁRIO DE INTERNACIONALIZAÇÃO UNIVERSITÁRIA E VI WORKSHOP DE TRABALHO PAEC OEA-GCUB Brasília 17 a 19 de maio de 2017

V SEMINÁRIO DE INTERNACIONALIZAÇÃO UNIVERSITÁRIA E VI WORKSHOP DE TRABALHO PAEC OEA-GCUB Brasília 17 a 19 de maio de 2017 V SEMINÁRIO DE INTERNACIONALIZAÇÃO UNIVERSITÁRIA E VI WORKSHOP DE TRABALHO PAEC OEA-GCUB 2017 FORMAÇÃO DE MESTRES E DOUTORES COMO VETOR PARA O DESENVOLVIMENTO DA REGIÃO DAS AMÉRICAS Brasília 17 a 19 de

Leia mais

QUEM SOMOS. ...pela defesa dos direitos das pessoas que vivem nas favelas mais precárias e invisíveis...

QUEM SOMOS. ...pela defesa dos direitos das pessoas que vivem nas favelas mais precárias e invisíveis... BRIEF INSTITUCIONAL 2017 ...pela defesa dos direitos das pessoas que vivem nas favelas mais precárias e invisíveis... QUEM SOMOS TETO é uma organização internacional presente na América Latina e Caribe,

Leia mais

Questionário contextual para avaliações educacionais em larga escala

Questionário contextual para avaliações educacionais em larga escala Questionário contextual para avaliações educacionais em larga escala 13/11/2018 Rebeca Otero Coordenadora do Setor de Educação da UNESCO no Brasil Estudo Regional Comparativo e Explicativo, ERCE FATORES

Leia mais

Oautor é doutor em Sociologia da Educação (Sorbonne), DEA em

Oautor é doutor em Sociologia da Educação (Sorbonne), DEA em RESENHA A ESCOLA E A DESIGUALDADE Rubson Marques Rodrigues * CASASSUS, Juan. A escola e a desigualdade. Brasília: Plano, 2002. Oautor é doutor em Sociologia da Educação (Sorbonne), DEA em Economia da Educação

Leia mais

Laboratório Latino-americano de Avaliação da Qualidade da Educação (LLECE) e seu Terceiro Estudo Regional Comparativo e Explicativo (TERCE)

Laboratório Latino-americano de Avaliação da Qualidade da Educação (LLECE) e seu Terceiro Estudo Regional Comparativo e Explicativo (TERCE) Laboratório Latino-americano de Avaliação da Qualidade da Educação (LLECE) e seu Terceiro Estudo Regional Comparativo e Explicativo (TERCE) Atilio Pizarro OREALC/UNESCO Santiago Dezembro, 2014 A garantia

Leia mais

Briefing Institu cional

Briefing Institu cional Briefing Institu cional 01 Quem somos TETO é uma organização internacional presente na América Latina e Caribe, que atua há 10 anos no Brasil pela defesa dos direitos das pessoas que vivem nas favelas

Leia mais

EXERCÍCIO EXTRA 1 (SEGUNDA CHAMADA)

EXERCÍCIO EXTRA 1 (SEGUNDA CHAMADA) EXERCÍCIO EXTRA 1 (SEGUNDA CHAMADA) 1 EXERCÍCIO EXTRA Analisem criticamente as figuras incluídas nesta apresentação. Utilizem o conhecimento apreendido nas aulas, principalmente no tópico relacionado a

Leia mais

Tributação dos Salários Transfiguração (do emprego em capital) Vilma da Conceição Pinto José Roberto Afonso

Tributação dos Salários Transfiguração (do emprego em capital) Vilma da Conceição Pinto José Roberto Afonso Tributação dos Salários Transfiguração (do emprego em capital) Vilma da Conceição Pinto José Roberto Afonso 10 de Outubro de 2017 Sumário Diagnóstico Carga sobre salários é muito elevada e complexa Empresas

Leia mais

Clima econômico registrou suave melhora na América Latina, mas continua desfavorável em quase todos os países

Clima econômico registrou suave melhora na América Latina, mas continua desfavorável em quase todos os países jan/05 jul/05 jan/06 jul/06 jan/07 jul/07 jan/08 jul/08 jan/09 jul/09 jan/10 jul/10 jan/11 jul/11 jan/12 jul/12 jan/13 jul/13 jan/14 jul/14 jan/15 jul/15 jan/16 Fevereiro 2015 Indicador IFO/FGV de Clima

Leia mais

Universidade Estadual de Londrina DIVISÃO CENTRAL DE MARISTELA CRISTINA MARTINS

Universidade Estadual de Londrina DIVISÃO CENTRAL DE MARISTELA CRISTINA MARTINS DIVISÃO CENTRAL DE ESTÁGIOS E INTERCÂMBIOS MARISTELA CRISTINA MARTINS Estágios ESTÁGIO CURRICULAR LEI N 11.788 DE 25 DE SETEMBRO DE 2008 ESTÁGIO NA UEL DIREITO DO ESTAGIÁRIO ASSINATURA DO TERMO DE COMPROMISSO

Leia mais

152 a SESSÃO DO COMITÊ EXECUTIVO

152 a SESSÃO DO COMITÊ EXECUTIVO ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE 152 a SESSÃO DO COMITÊ EXECUTIVO Washington, D.C., EUA, 17 a 21 de junho de 2013 ORIGINAL: INGLÊS RESOLUÇÃO CE152.R17 CONTRIBUIÇÕES FIXAS

Leia mais

MANUAL DE INSCRIÇÃO LINHA DE APOIO AO PATRIMÔNIO MUSEOLÓGICO EM SITUAÇÃO DE RISCO

MANUAL DE INSCRIÇÃO LINHA DE APOIO AO PATRIMÔNIO MUSEOLÓGICO EM SITUAÇÃO DE RISCO MANUAL DE INSCRIÇÃO LINHA DE APOIO AO PATRIMÔNIO MUSEOLÓGICO EM SITUAÇÃO DE RISCO O QUE É? As Bolsas Ibermuseus de Capacitação, da Linha de Ação Programa Apoio ao Patrimônio Museológico em Situação de

Leia mais

O QUE SÃO AS BOLSAS IBERMUSEUS DE CAPACITAÇÃO?

O QUE SÃO AS BOLSAS IBERMUSEUS DE CAPACITAÇÃO? O QUE SÃO AS BOLSAS IBERMUSEUS DE CAPACITAÇÃO? Convocatória anual do Programa Ibermuseus, as Bolsas Ibermuseus de Capacitação buscam fortalecer as competências e conhecimentos dos profissionais de museus,

Leia mais

O Espaço Ibero-Americano a comunidade de todos

O Espaço Ibero-Americano a comunidade de todos O Espaço Ibero-Americano a comunidade de todos SEGIB Criação: 1994 Definição e objetivo: A SEGIB é o órgão permanente de apoio institucional, técnico e administrativo à Conferência Ibero-Americana e tem

Leia mais

Biblioteca Virtual em Saúde e o controle bibliográfico da produção científica da América Latina e Caribe: o sistema de bases de dados LILACS

Biblioteca Virtual em Saúde e o controle bibliográfico da produção científica da América Latina e Caribe: o sistema de bases de dados LILACS Anexo 2 BIREME/OPAS/OMS Biblioteca Virtual em Saúde e o controle bibliográfico da produção científica da América Latina e Caribe: o sistema de bases de dados LILACS O núcleo principal da produção científico

Leia mais

INFORMATIVO UNILA NO TERRITÓRIO

INFORMATIVO UNILA NO TERRITÓRIO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA INFORMATIVO UNILA NO TERRITÓRIO PANORAMA INSTITUCIONAL UNILA ENSINO NA UNILA: Criada pela Lei.89, de de janeiro de 00, a Universidade

Leia mais

PIFCSS PROGRAMA IBERO-AMERICANO PARA O FORTALECIMENTO DA COOPERAÇÃO SUL-SUL O CONHECIMENTO É MAIOR QUANDO É COMPARTILHADO

PIFCSS PROGRAMA IBERO-AMERICANO PARA O FORTALECIMENTO DA COOPERAÇÃO SUL-SUL O CONHECIMENTO É MAIOR QUANDO É COMPARTILHADO PIFCSS PROGRAMA IBERO-AMERICANO PARA O FORTALECIMENTO DA COOPERAÇÃO SUL-SUL O CONHECIMENTO É MAIOR QUANDO É COMPARTILHADO O QUE É O PIFCSS? O Programa Ibero-americano para o fortalecimento da Cooperação

Leia mais

Piora no clima econômico mundial leva a região latina para a fase de declínio do ciclo econômico.

Piora no clima econômico mundial leva a região latina para a fase de declínio do ciclo econômico. 16 de novembro de 2011 Índice de Clima Econômico Piora no clima econômico mundial leva a região latina para a fase de declínio do ciclo econômico. O Índice de Clima Econômico (ICE) da América Latina recuou

Leia mais

PIFCSS. O conhecimento é maior quando é compartilhado. Visão

PIFCSS. O conhecimento é maior quando é compartilhado. Visão O conhecimento é maior quando é compartilhado Missão Fortalecer a Cooperação Sul-Sul e Triangular no marco ibero-americano, promovendo os seus valores e princípios, para que contribua de forma eficaz ao

Leia mais

SONDAGEM ECONÔMICA DA AMÉRICA LATINA. Fevereiro, 2016

SONDAGEM ECONÔMICA DA AMÉRICA LATINA. Fevereiro, 2016 SONDAGEM ECONÔMICA DA AMÉRICA LATINA Fevereiro, 16 O QUE É A SONDAGEM IFO/FGV? Decisões econômicas são pautadas por avaliações a respeito da situação atual e na expectativa de comportamento futuro das

Leia mais

28 a CONFERÊNCIA SANITÁRIA PAN-AMERICANA 64 a SESSÃO DO COMITÊ REGIONAL

28 a CONFERÊNCIA SANITÁRIA PAN-AMERICANA 64 a SESSÃO DO COMITÊ REGIONAL ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE 28 a CONFERÊNCIA SANITÁRIA PAN-AMERICANA 64 a SESSÃO DO COMITÊ REGIONAL Washington, D.C., EUA, 17 a 21 de setembro de 2012 Tema 5.1 da Agenda Provisória 2 de agosto de 2012

Leia mais

A Importância das Redes de Colaboração Científica nos Rankings Universitários Internacionais: Um estudo no QS World University Ranking Latin America

A Importância das Redes de Colaboração Científica nos Rankings Universitários Internacionais: Um estudo no QS World University Ranking Latin America São Paulo 22 de março de 2018 A Importância das Redes de Colaboração Científica nos Rankings Universitários Internacionais: Um estudo no QS World University Ranking Latin America Maria Cláudia Cabrini

Leia mais

IMPACTOS DE ESTUDOS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DE PAÍSES LATINO-AMERICANOS

IMPACTOS DE ESTUDOS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DE PAÍSES LATINO-AMERICANOS 02455 IMPACTOS DE ESTUDOS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DE PAÍSES LATINO-AMERICANOS Prof. Dr. Harryson Júnio Lessa Gonçalves Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) Universidade

Leia mais

Oficina de Trabalho Interna - EPSJV 30 de junho 2015

Oficina de Trabalho Interna - EPSJV 30 de junho 2015 Pesquisa Multicêntrica RETS Desenvolvimento de uma pesquisa multicêntrica para identificar e analisar a oferta quantitativa e qualitativa de formação de trabalhadores técnicos em saúde nos países membros

Leia mais

Joanita Barros Juliana Sousa Projetos e Instâncias da BVS São Paulo, 23 de novembro 2009

Joanita Barros Juliana Sousa Projetos e Instâncias da BVS São Paulo, 23 de novembro 2009 BVS como estratégia de Cooperação Técnica em Rede Joanita Barros Juliana Sousa Projetos e Instâncias da BVS São Paulo, 23 de novembro 2009 Fundamentos A informação científico-técnica é essencial para a

Leia mais

Clima Econômico melhora na América Latina, mas continua desfavorável Maiores avanços em relação a janeiro ocorrem no Brasil e no México

Clima Econômico melhora na América Latina, mas continua desfavorável Maiores avanços em relação a janeiro ocorrem no Brasil e no México Maio de 2017 Clima Econômico melhora na América Latina, mas continua desfavorável Maiores avanços em relação a janeiro ocorrem no Brasil e no México O Indicador Ifo/FGV de Clima Econômico da América Latina

Leia mais

Cautela na indústria latino-americana do aço, queda no consumo e na produção

Cautela na indústria latino-americana do aço, queda no consumo e na produção Comunicado de imprensa N 219_5 Produção - Comércio Cautela na indústria latino-americana do aço, queda no consumo e na produção Indicadores da América Latina em janeiro de 219 5,3 milhões de toneladas

Leia mais

49 o CONSELHO DIRETOR 61 a SESSÃO DO COMITÊ REGIONAL

49 o CONSELHO DIRETOR 61 a SESSÃO DO COMITÊ REGIONAL ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE 49 o CONSELHO DIRETOR 61 a SESSÃO DO COMITÊ REGIONAL Washington, D.C., EUA, 28 de setembro a 2 de outubro de 2009 Tema 4.3 da agenda provisória

Leia mais

ENADE Relatório da IES UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS JATAÍ. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais PAÍS RICO É PAÍS SEM POBREZA

ENADE Relatório da IES UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS JATAÍ. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais PAÍS RICO É PAÍS SEM POBREZA ENADE 2011 Relatório da IES G Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS JATAÍ O V E R N O F E D E R A L PAÍS RICO É PAÍS SEM POBREZA Apresentação O Exame Nacional

Leia mais

ENADE Relatório da IES UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CATALÃO. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais

ENADE Relatório da IES UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CATALÃO. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais ENADE 2011 Relatório da IES G Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CATALÃO O V E R N O F E D E R A L PAÍS RICO É PAÍS SEM POBREZA Apresentação O Exame Nacional

Leia mais

O clima econômico na América Latina é o pior desde julho de 2009

O clima econômico na América Latina é o pior desde julho de 2009 13 de agosto de 14 Indicador IFO/FGV de Clima Econômico da América Latina 90 84 O clima econômico na América Latina é o pior desde julho de 09 O indicador Ifo/FGV de Clima Econômico da América Latina (ICE)

Leia mais

Clima econômico na América Latina piora. No Brasil, expectativas seguem melhorando

Clima econômico na América Latina piora. No Brasil, expectativas seguem melhorando out/06 abr/07 out/07 abr/08 out/08 abr/09 out/09 abr/10 out/10 abr/11 out/11 abr/12 out/12 abr/13 out/13 abr/14 out/14 abr/15 out/15 abr/16 out/16 16 de novembro de 2016 Indicador IFO/FGV de Clima Econômico

Leia mais

Plus. Identifica os atributos da competência de Serviço ao Cliente

Plus. Identifica os atributos da competência de Serviço ao Cliente eros + R Nova Versão Plus Identifica os atributos da competência de Serviço ao Cliente eros R Identifica os atributos da competência de Serviço ao Cliente PSIGMA CORP empresa líder em Avaliação de Gestão

Leia mais

BIREME/OPAS/OMS Comitê Assessor Nacional do Convênio de Manutenção da BIREME I Reunião do ano 2004, BIREME, São Paulo, 06 de agosto de 2004

BIREME/OPAS/OMS Comitê Assessor Nacional do Convênio de Manutenção da BIREME I Reunião do ano 2004, BIREME, São Paulo, 06 de agosto de 2004 BIREME/OPAS/OMS Comitê Assessor Nacional do Convênio de Manutenção da BIREME I Reunião do ano 2004, BIREME, São Paulo, 06 de agosto de 2004 Anexo 2 Biblioteca Virtual em Saúde e o controle bibliográfico

Leia mais

Clima econômico da América Latina melhora em abril, mas permanece desfavorável

Clima econômico da América Latina melhora em abril, mas permanece desfavorável abr/01 abr/02 abr/03 abr/04 abr/05 abr/06 abr/07 abr/08 abr/09 abr/10 abr/11 abr/12 abr/13 abr/14 abr/15 abr/16 Indicador IFO/FGV de Clima Econômico da América Latina JANEIRO/2016 ABRIL/2016 72 74 Situação

Leia mais

Ana Maria de Mattos Rettl Diretora da ABENGE Faculdade SLMandic

Ana Maria de Mattos Rettl Diretora da ABENGE Faculdade SLMandic Ana Maria de Mattos Rettl Diretora da ABENGE Faculdade SLMandic Elaboração dos indicadores (grupo designado pelo MEC); Suspensa última versão. Retorno antigo instrumento de avaliação de curso; Qual retorno

Leia mais

Piora das expectativas sinaliza desaceleração do crescimento na América Latina e no Mundo

Piora das expectativas sinaliza desaceleração do crescimento na América Latina e no Mundo out/00 out/01 out/02 out/03 out/04 out/05 out/06 out/07 out/08 out/09 out/10 out/11 out/12 out/13 out/14 out/15 Novembro 2015 Versão em português Indicador IFO/FGV de Clima Econômico da América Latina

Leia mais

O indicador do clima econômico melhora na América Latina, mas piora no Brasil

O indicador do clima econômico melhora na América Latina, mas piora no Brasil jan/03 jul/03 jan/04 jul/04 jan/05 jul/05 jan/06 jul/06 jan/07 jul/07 jan/08 jul/08 jan/09 jul/09 jan/10 jul/10 jan/11 jul/11 jan/12 jul/12 jan/13 jul/13 jan/14 13 de Fevereiro de 14 Indicador IFO/FGV

Leia mais

Guia 10 Prêmio Ibermuseus de Educação

Guia 10 Prêmio Ibermuseus de Educação Guia 10 Edição 2019 2 O é uma plataforma que permite aos museus conhecer ações extramuros, reconhecer problemáticas habituais e vias de solução que outras instituições experimentaram. Centro Textiles Mundo

Leia mais

CONSENSO DE MONTEVIDÉU

CONSENSO DE MONTEVIDÉU VIII CONFERÊNCIA IBEROAMERICANA DE MINISTROS DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E REFORMA DO ESTADO (Montevidéu, Uruguai, 22 e 23 de junho de 2006) CONSENSO DE MONTEVIDÉU C L A D Código Iberoamericano de Bom Governo.

Leia mais

SILVA, Samara de O. Orientadora do TCC no Curso de Especialização em Gestão da Educação Municipal PRADIME/MEC/UFPI.E-

SILVA, Samara de O. Orientadora do TCC no Curso de Especialização em Gestão da Educação Municipal PRADIME/MEC/UFPI.E- ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (IDEB): contextos de implantação de Políticas Educacionais voltadas para elevação da qualidade do ensino nos municípios de Cocal dos Alves e Caxingó (PI). Darkson

Leia mais

Estado e políticas sociais na América Latina. Aula 10 Regimes de Bem-Estar na América Latina. Prof.: Rodrigo Cantu

Estado e políticas sociais na América Latina. Aula 10 Regimes de Bem-Estar na América Latina. Prof.: Rodrigo Cantu Estado e políticas sociais na América Latina Aula 10 Regimes de Bem-Estar na América Latina Prof.: Rodrigo Cantu Europa e Países Anglo-Saxões: Maior parte da política social iniciada entre 1890 e o fim

Leia mais

ENADE Relatório da IES UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS GOIÂNIA. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais

ENADE Relatório da IES UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS GOIÂNIA. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais ENADE 2011 Relatório da IES G Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS GOIÂNIA O V E R N O F E D E R A L PAÍS RICO É PAÍS SEM POBREZA Apresentação O Exame Nacional

Leia mais

cesop OPINIÂO PÚBLICA, Campinas, Vol. VI, nº1, 2000, Encarte Tendências. pp

cesop OPINIÂO PÚBLICA, Campinas, Vol. VI, nº1, 2000, Encarte Tendências. pp cesop OPINIÂO PÚBLICA, Campinas, Vol. VI, nº1, 00, Encarte Tendências. pp. 138-166 Tendências reúne dados da pesquisa Latinobarômetro, um estudo de opinião pública comparativo de 17 países latino-americanos,

Leia mais

O TALLER NO ENSINO DE ARQUITETURA E URBANISMO - UMA EXPERIÊNCIA LATINA DE INTERVENÇÃO SOCIAL 1

O TALLER NO ENSINO DE ARQUITETURA E URBANISMO - UMA EXPERIÊNCIA LATINA DE INTERVENÇÃO SOCIAL 1 O TALLER NO ENSINO DE ARQUITETURA E URBANISMO - UMA EXPERIÊNCIA LATINA DE INTERVENÇÃO SOCIAL 1 Cristhian Moreira Brum 2, Helena Copetti Callai 3. 1 Projeto de extensão realizado com orientações do Doutorado

Leia mais

Clima econômico mundial melhora, mas continua piorando na América Latina. Momento ainda é de cautela

Clima econômico mundial melhora, mas continua piorando na América Latina. Momento ainda é de cautela jan/99 jan/00 jan/01 jan/02 jan/03 jan/04 jan/05 jan/06 jan/07 jan/08 jan/09 jan/10 jan/11 jan/12 jan/13 jan/14 jan/15 Fevereiro 15 Versão em português Indicador IFO/FGV de Clima Econômico da América Latina

Leia mais

O ETHOS DOCENTE NOS CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL NOS INSTITUTOS FEDERAIS

O ETHOS DOCENTE NOS CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL NOS INSTITUTOS FEDERAIS O ETHOS DOCENTE NOS CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL NOS INSTITUTOS FEDERAIS Simone da Costa Estrela 1 Iria Brzezinski 2 Maria José Pereira de Oliveira Dias 3 Pôster do GT Didática, Práticas de Ensino e Estágio

Leia mais

ENADE 2010 ENADE. Relatório da IES EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CATALÃO

ENADE 2010 ENADE. Relatório da IES EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CATALÃO ENADE EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES ENADE 2010 Relatório da IES UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CATALÃO G Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais O V E R N O F E D E R A L PAÍS

Leia mais

53 o CONSELHO DIRETOR 66 a SESSÃO DO COMITÊ REGIONAL DA OMS PARA AS AMÉRICAS

53 o CONSELHO DIRETOR 66 a SESSÃO DO COMITÊ REGIONAL DA OMS PARA AS AMÉRICAS 53 o CONSELHO DIRETOR 66 a SESSÃO DO COMITÊ REGIONAL DA OMS PARA AS AMÉRICAS Washington, D.C., EUA, 29 de setembro a 3 de outubro de 2014 Tema 8.6 da Agenda Provisória CD53/INF/6 18 de agosto de 2014 Original:

Leia mais

HISTÓRIA. aula América Latina

HISTÓRIA. aula América Latina HISTÓRIA aula América Latina América Latina Antigas colônias de exploração Independentes politicamente entre 1800-1850 México - 1821 5 6 4 3 2 1 Colômbia - 1819 Equador - 1822 Peru - 1824 Bolívia - 1825

Leia mais

Clima econômico da América Latina melhora um pouco apesar de piora no Brasil

Clima econômico da América Latina melhora um pouco apesar de piora no Brasil jul/00 jul/01 jul/02 jul/03 jul/04 jul/05 jul/06 jul/07 jul/08 jul/09 jul/10 jul/11 jul/12 jul/13 jul/14 jul/15 Versão em português Indicador IFO/FGV de Clima Econômico da América Latina Abril/2014 Julho/2015

Leia mais

O Brasil lidera a piora do clima econômico na América Latina

O Brasil lidera a piora do clima econômico na América Latina O Brasil lidera a piora do clima econômico na América Latina Indicador IFO/FGV de Clima Econômico da América Latina Situação Atual Expectativas Janeiro/2019 Abril/2019 Janeiro/2019 Abril/2019 Janeiro/2019

Leia mais

O PAPEL DO REGULATEL NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO

O PAPEL DO REGULATEL NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO 47 PAINEL TELEBRASIL O PAPEL DO REGULATEL NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO BRASÍLIA, 15 DE NOVEMBRO DE 2003 ANTONIO CARLOS VALENTE PRESIDENTE REGULATEL QUEM SOMOS? CONGREGA OS 19 PAÍSES LATINO AMERICANOS, INCLUINDO

Leia mais

Consideras a possibilidade de trabalhar no estrangeiro?

Consideras a possibilidade de trabalhar no estrangeiro? Inquérito Universia e Trabalhando 94% dos jovens portugueses considera a possibilidade de trabalhar no estrangeiro Lisboa, 29 de Novembro de 2012. O Universia Portugal (http://), a rede de universidades

Leia mais

ENADE Relatório da IES FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS DOURADOS. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais

ENADE Relatório da IES FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS DOURADOS. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais ENADE 2011 Relatório da IES G Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS DOURADOS O V E R N O F E D E R A L PAÍS RICO É PAÍS SEM POBREZA Apresentação

Leia mais

"OLHAR DOS JOVENS" Peças sonoras

OLHAR DOS JOVENS Peças sonoras "OLHAR DOS JOVENS" Peças sonoras No marco do programa de Prémios e Reconhecimentos da OIJ "CRIAÇÃO JOVEM", apresentase o concurso "Olhar dos Jovens", que apela à criação de peças sonoras com foco de investigação,

Leia mais

Indústria siderúrgica latino-americana prevê cenário positivo, mas com pontos de atenção

Indústria siderúrgica latino-americana prevê cenário positivo, mas com pontos de atenção Press Release N 219_4 Produção - Comércio Indústria siderúrgica latino-americana prevê cenário positivo, mas com pontos de atenção Destaques da América Latina em 218: 65,1 milhões de toneladas de produção

Leia mais

AULA DIGITAL_ MANAUS AMAZONAS 20 ABRIL

AULA DIGITAL_ MANAUS AMAZONAS 20 ABRIL AULA DIGITAL_ MANAUS AMAZONAS 20 ABRIL CONTEXTO_ ProFuturo é uma iniciativa global com o objetivo de melhorar as oportunidades das crianças em entornos vulneráveis facilitando o acesso à uma Educação de

Leia mais

ENADE Relatório da IES UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PELOTAS. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais

ENADE Relatório da IES UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PELOTAS. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais ENADE 2011 Relatório da IES G Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PELOTAS O V E R N O F E D E R A L PAÍS RICO É PAÍS SEM POBREZA Apresentação O Exame

Leia mais

ENADE Relatório da IES UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE GUARAPUAVA. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais

ENADE Relatório da IES UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE GUARAPUAVA. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais ENADE 2011 Relatório da IES G Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE GUARAPUAVA O V E R N O F E D E R A L PAÍS RICO É PAÍS SEM POBREZA Apresentação

Leia mais

DESTAQUE EDITORIAL. DESTAQUE EDITORIAL A ESCOLA E A DESIGUALDADE Juan Casassus Brasília: Plano, p.

DESTAQUE EDITORIAL. DESTAQUE EDITORIAL A ESCOLA E A DESIGUALDADE Juan Casassus Brasília: Plano, p. DESTAQUE EDITORIAL DESTAQUE EDITORIAL A ESCOLA E A DESIGUALDADE Juan Casassus Brasília: Plano, 2002. 201p. Este livro apresenta resultados e reflexões que decorrem de estudo realizado no âmbito do Laboratório

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS - CATALÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS - CATALÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS - CATALÃO Apresentação O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) constitui-se em um componente do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES)

Leia mais

Curso de Sistemas para Internet Campus: Maracanã (Sede)

Curso de Sistemas para Internet Campus: Maracanã (Sede) CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA CEFET/RJ Curso de Sistemas para Internet Campus: Maracanã (Sede) Autoavaliação Dados extraídos por filtragem da Planilha do Relatório da Comissão

Leia mais

A PROVINHA BRASIL SOB A ÓTICA DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES

A PROVINHA BRASIL SOB A ÓTICA DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES A PROVINHA BRASIL SOB A ÓTICA DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES Luciana Silva Nascimento Estudante do Curso de Pedagogia Licenciatura pela Universidade Federal do Maranhão UFMA. E-mail: luciana.ns@uol.com.br

Leia mais

DIRETORIA DE ESTUDOS SOCIOECONÔMICOS, INFORMAÇÕES E DESENVOLVIMENTO URBANO E RURAL DEPARTAMENTO DE SISTEMA DE INFORMAÇÕES

DIRETORIA DE ESTUDOS SOCIOECONÔMICOS, INFORMAÇÕES E DESENVOLVIMENTO URBANO E RURAL DEPARTAMENTO DE SISTEMA DE INFORMAÇÕES PRINCIPAIS PAÍSES DE DESTINO DA EXPORTAÇÃO DO MUNICÍPIO DE PIRACICABA - 2005 2005 Estados Unidos 421.693.481 25,29 México 124.421.946 7,46 Argentina 73.091.226 4,38 Federação da Rússia 59.379.834 3,56

Leia mais

ENADE 2010 ENADE. Relatório da IES EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS JATAÍ

ENADE 2010 ENADE. Relatório da IES EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS JATAÍ ENADE EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES ENADE 2010 Relatório da IES UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS JATAÍ G Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais O V E R N O F E D E R A L PAÍS

Leia mais

Indicador de Clima Econômico (ICE) da América Latina avança e se aproxima da zona de avaliação favorável

Indicador de Clima Econômico (ICE) da América Latina avança e se aproxima da zona de avaliação favorável abr/05 out/05 abr/06 out/06 abr/07 out/07 abr/08 out/08 abr/09 out/09 abr/10 out/10 abr/11 out/11 abr/12 out/12 abr/13 out/13 abr/14 out/14 abr/15 out/15 abr/16 out/16 abr/17 out/17 Novembro de 2017 Indicador

Leia mais

48% dos jovens ibero-americanos encara o voluntariado como uma mais-valia para quem procura emprego. 51% já realizou algum tipo de voluntariado

48% dos jovens ibero-americanos encara o voluntariado como uma mais-valia para quem procura emprego. 51% já realizou algum tipo de voluntariado Opinião dos jovens sobre a importância do voluntariado 48% dos jovens ibero-americanos encara o voluntariado como uma mais-valia para quem procura emprego 51% já realizou algum tipo de voluntariado 95%

Leia mais

Criminalidade no Brasil

Criminalidade no Brasil Criminalidade no Brasil Instituto Avante Brasil Diretor- Presidente: Luiz Flávio Gomes Coordenação e elaboração de pesquisa: Flávia Mestriner Botelho CRIMINALIDADE NO BRASIL De acordo com um levantamento

Leia mais

ENADE 2010 ENADE. Relatório da IES EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS GOIÂNIA

ENADE 2010 ENADE. Relatório da IES EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS GOIÂNIA ENADE EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES ENADE 2010 Relatório da IES UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS GOIÂNIA G Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais O V E R N O F E D E R A L PAÍS

Leia mais

Desafios dos Movimentos Sociais na América Latina e Caribe, Nordeste e no Brasil pós eleiçᾶo, um olhar desde a Educação Popular 28 de novembro del

Desafios dos Movimentos Sociais na América Latina e Caribe, Nordeste e no Brasil pós eleiçᾶo, um olhar desde a Educação Popular 28 de novembro del Desafios dos Movimentos Sociais na América Latina e Caribe, Nordeste e no Brasil pós eleiçᾶo, um olhar desde a Educação Popular 28 de novembro del 2018 Recife, Brasil. O triunfo da Revolução Cubana em

Leia mais

APRESENTAÇÃO DA EMPRESA PENSANDO EM VOCÊ

APRESENTAÇÃO DA EMPRESA PENSANDO EM VOCÊ APRESENTAÇÃO DA EMPRESA PENSANDO EM VOCÊ SOBRE A EMPRESA Fundada em 1985, a Zanardo atua no mercado de válvulas, atendendo as necessidades de seus clientes em diversos segmentos com qualidade e eficiência,

Leia mais

PROJETO PARA O BIÊNIO (2010/2-2012)

PROJETO PARA O BIÊNIO (2010/2-2012) CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS UniEVANGÉLICA CURSO DE PEDAGOGIA PROJETO PARA O BIÊNIO (2010/2-2012) INTRODUÇÃO SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR Instituído pela Lei nº 10.861, de 14

Leia mais

ENADE 2010 ENADE. Relatório da IES EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES

ENADE 2010 ENADE. Relatório da IES EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES ENADE EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES ENADE 2010 Relatório da IES INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE NATAL G Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas

Leia mais

Como atrair professores para escolas de difícil lotação? Gregory Elacqua

Como atrair professores para escolas de difícil lotação? Gregory Elacqua Como atrair professores para escolas de difícil lotação? Gregory Elacqua Conteúdo I. Desigualdade no desempenho II. Desigualdade na distribuição de professores III. Como atrair professores para escolas

Leia mais

América Latina Caderno de atividades

América Latina Caderno de atividades TURMA: América Latina Caderno de atividades Grupo: IDH Integrantes do grupo: NOME: Nº NOME: Nº NOME: Nº NOME: Nº NOME: Nº Data de início da elaboração do mapa: / / Data de conclusão da elaboração do mapa:

Leia mais

ENADE Relatório da IES INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS MACEIÓ

ENADE Relatório da IES INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS MACEIÓ ENADE 2011 Relatório da IES G Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS MACEIÓ O V E R N O F E D E R A L PAÍS RICO É PAÍS SEM

Leia mais

Contexto geral do saneamento rural na América Latina

Contexto geral do saneamento rural na América Latina Contexto geral do saneamento rural na América Latina Rolando Marín Presidente, Comitê Diretor. Federação Latino Americana de Organizações Comunitárias para Sistemas de Água e Saneamento (CLOCSAS) Saneamento

Leia mais

9. América Latina: lutas pela emancipação política. Páginas 04 à 17.

9. América Latina: lutas pela emancipação política. Páginas 04 à 17. 9. América Latina: lutas pela emancipação política Páginas 04 à 17. Mas por que essa parte da América é denominada latina? TROCA DE IDEIAS LEITURA DO TEXTO PÁGINA 04. QUESTÕES 1 e 2 PÁGINA 05. América

Leia mais

BASES TEÓRICAS DE PLANEJAMENTO

BASES TEÓRICAS DE PLANEJAMENTO BASES TEÓRICAS DE PLANEJAMENTO SUMÁRIO 1 - INTRODUÇÃO 2 - DECISÃO 3 - SISTEMAS 4 - PROSPECTIVA / CENÁRIOS 5 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 6 - INDICADORES 7 - CONCLUSÃO A QUALIDADE DA DECISÃO O PROCESSO DECISÓRIO

Leia mais

PLANO DE ENSINO 2º TRIMESTRE

PLANO DE ENSINO 2º TRIMESTRE Componente Geografia Professor: Talita, Renata, Gilberto E Caio. Curricular: Segmento: Anos Finais Ano/Série: 8º Ano Apresentação da disciplina A disciplina de geografia para o 8º ano contempla o estudo

Leia mais

ENADE Relatório da IES UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA SALVADOR. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais

ENADE Relatório da IES UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA SALVADOR. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais ENADE 2011 Relatório da IES G Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA SALVADOR O V E R N O F E D E R A L PAÍS RICO É PAÍS SEM POBREZA Apresentação O Exame

Leia mais

ENADE 2010 ENADE. Relatório da IES EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PELOTAS

ENADE 2010 ENADE. Relatório da IES EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PELOTAS ENADE EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES ENADE 2010 Relatório da IES UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PELOTAS G Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais O V E R N O F E D E R A L PAÍS

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE - IRATI

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE - IRATI UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE - IRATI Apresentação O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) constitui-se em um componente do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES)

Leia mais

O Impacto dos Métodos Estruturados de Ensino na Proficiência dos Alunos da Rede Pública Municipal do Estado de São Paulo.

O Impacto dos Métodos Estruturados de Ensino na Proficiência dos Alunos da Rede Pública Municipal do Estado de São Paulo. O Impacto dos Métodos Estruturados de Ensino na Proficiência dos Alunos da Rede Pública Municipal do Estado de São Paulo Abril 2009 Equipe Pesquisadores: Maria Carolina da Silva Leme Paula Louzano Vladimir

Leia mais

ENADE 2010 ENADE. Relatório da IES EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES FACULDADE MARIA MILZA CRUZ DAS ALMAS

ENADE 2010 ENADE. Relatório da IES EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES FACULDADE MARIA MILZA CRUZ DAS ALMAS ENADE EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES ENADE 2010 Relatório da IES FACULDADE MARIA MILZA CRUZ DAS ALMAS G Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais O V E R N O F E D E R A L PAÍS

Leia mais

Caracterização do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação CEPAE/ PROGRAD/ UFG

Caracterização do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação CEPAE/ PROGRAD/ UFG Caracterização do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação CEPAE/ PROGRAD/ UFG 1) Criação O Colégio de Aplicação foi criado pelo Decreto-lei n.º 9.053, de 12 de março de 1.966, e suas atividades

Leia mais

ENADE 2010 ENADE. Relatório da IES EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS DOURADOS

ENADE 2010 ENADE. Relatório da IES EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS DOURADOS ENADE EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES ENADE 2010 Relatório da IES FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS DOURADOS G Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais O V E R N

Leia mais

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS - DOURADOS

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS - DOURADOS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS - DOURADOS Apresentação O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) constitui-se em um componente do Sistema Nacional de Avaliação da Educação

Leia mais

OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODS) UMA ANÁLISE DE INDICADORES PARA OS PAÍSES DA REDE IBERO-AMERICANA DE PROSPECTIVA (RIBER)

OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODS) UMA ANÁLISE DE INDICADORES PARA OS PAÍSES DA REDE IBERO-AMERICANA DE PROSPECTIVA (RIBER) 1 OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODS) UMA ANÁLISE DE INDICADORES PARA OS PAÍSES DA REDE IBERO-AMERICANA DE PROSPECTIVA (RIBER) 2 Introdução 3 Objetivos : Introdução Buscar a adequação dos 15

Leia mais

PLANO DE AÇÃO DO COORDENADOR DO CURSO

PLANO DE AÇÃO DO COORDENADOR DO CURSO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ PLANO DE AÇÃO DO COORDENADOR DO CURSO DADOS GERAIS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: CST em Processos Químicos

Leia mais