(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário:"

Transcrição

1 (11) Número de Publicação: PT (51) Classificação Internacional: (12) FASCÍCULO DE MODELO DE UTILIDADE (22) Data de pedido: (30) Prioridade(s): (43) Data de publicação do pedido: (73) Titular(es): UNIVERSIDADE DE AVEIRO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SANTIAGO AVEIRO PT (72) Inventor(es): ANTÓNIO GIL D'OREY DE ANDRADE CAMPOS FRANCISCO JOSÉ MALHEIRO QUEIRÓS DE MELO JOÃO PEDRO LOUREIRO AMARAL PT PT PT (74) Mandatário: ANABELA TEIXEIRA DE CARVALHO AV. DA BOAVISTA, ED. OCEANUS, N.º º ANDAR, ESCR PORTO PT (54) Epígrafe: COMPACTADOR DE LIXO DOMÉSTICO (57) Resumo: O PRESENTE INVENTO REFERE-SE A UM EQUIPAMENTO PARA COMPRIMIR E COMPACTAR LIXO DOMÉSTICO (COMPACTADOR DE LIXO DOMÉSTICO) CUJO FUNCIONAMENTO SE BASEIA NO MOVIMENTO DE COMPRESSÃO RADIAL.ESTE EQUIPAMENTO ESTÁ ESPECIALMENTE INDICADO PARA O CASO DOS CONTENTORES DE LIXO DOMÉSTICO COM GEOMETRIA CILÍNDRICA, COMO É O CASO DA GENERALIDADE DOS CONTENTORES DE LIXO DOMÉSTICOS QUER SEJAM ENCASTRADOS NA COZINHA QUER NÃO. ESTE PODERÁ SER ADAPTADO AOS CONTENTORES DE LIXO JÁ INSTALADOS, NÃO NECESSITANDO DE NOVOS CONTENTORES OU DE UM NOVO ESPAÇO NA COZINHA. COM ESTE EQUIPAMENTO, CONSEGUE-SE ASSIM OBTER REDUÇÃO DO VOLUME DO LIXO E DIMINUIR O NÚMERO DE VEZES DE DESPEJO DO LIXO.

2 RESUMO COMPACTADOR DE LIXO DOMÉSTICO O presente invento refere-se a um equipamento para comprimir e compactar lixo doméstico (compactador de lixo doméstico) cujo funcionamento se baseia no movimento de compressão radial. Este equipamento está especialmente indicado para o caso dos contentores de lixo doméstico com geometria cilíndrica, como é o caso da generalidade dos contentores de lixo domésticos quer sejam encastrados na cozinha quer não. Este poderá ser adaptado aos contentores de lixo já instalados, não necessitando de novos contentores ou de um novo espaço na cozinha. Com este equipamento, consegue-se assim obter redução do volume do lixo e diminuir o número de vezes de despejo do lixo.

3 1 DESCRIÇÃO COMPACTADOR DE LIXO DOMÉSTICO Domínio Técnico O elevado consumo de produtos industrializados conduziu ao aumento da poluição dos solos e das águas, piorando as condições de saúde das populações em todo o mundo. A quantidade de lixo gerado provocou um novo problema: rápido esgotamento dos aterros sanitários e a falta de espaço para armazenar e/ou tratar o lixo. Assim, dá-se origem à acumulação nos contentores municipais, a despejos em terrenos a céu aberto, bermas das estradas, rios, etc. O mau acondicionamento do lixo traduz-se em poluição ambiental e risco à segurança da população. Deste modo, a acumulação de lixo tornou-se não só um problema ambiental mas também de saúde pública. O lixo doméstico, até há pouco tempo, era formado principalmente por restos de alimentos, facilmente decompostos pela natureza. Com o crescente aumento da população e da intensa industrialização, surgiu um novo tipo de resíduo formado por embalagens (vidro, plástico, aço, alumínio) e produtos (copos plásticos, fraldas descartáveis) dificilmente decompostos pela natureza. Graças a esses factores, foi necessário adoptar alternativas mais adequadas no destino destes resíduos. A compactação pode ser uma das respostas ao problema da acumulação de resíduos, uma vez que o grande problema do lixo é o seu transporte e armazenamento. Com a diminuição de volume ocupado pelo lixo, aumenta-se o tempo de enchimento dos aterros sanitários prolongando o seu tempo útil de armazenamento. O compactador

4 2 de lixo é um equipamento capaz de comprimir os resíduos de modo a diminuir o seu volume de ocupação em contentores, aumentando o nível de higiene e segurança. Antecedentes da invenção Os compactadores de lixo domésticos actuais efectuam a compactação de maneira vertical, no sentido descendente, com punções de geometria quadrilátera. Estes compactadores de lixo doméstico ocupam um espaço elevado e não podem ser adaptados aos contentores de lixo já existentes nas cozinhas. De uma pesquisa feita ao estado da técnica salientam-se dois documentos: Documento de pedido de patente europeia EP A2 (de Gianfranco Meloni): trata-se de um compactador cilíndrico vertical de estrutura tradicional em que um êmbolo também vertical vai compactar o lixo contido no interior de um recipiente no interior do qual o êmbolo trabalha. Documento DE (de Marc Hueffer): apresenta um recipiente para recolha de lixo doméstico, que compreende um mecanismo de prensa com uma construção trapezoidal, movido por motor que transmite a força por engrenagens. No entanto dá-se apenas um movimento vertical ao calcador. Nenhum dos dois documentos acima referidos ensina a comprimir e compactar lixo doméstico (compactador de lixo doméstico) com um funcionamento que se baseia no movimento de compressão radial, em que o lixo é por assim dizer, estrangulado pela acção conjugada das pás 2 e que entre outras vantagens

5 3 funcionais, apresenta uma poupança de espaço sensível, devido à não utilização dos êmbolos. Descrição da Invenção O presente invento refere-se a um equipamento para comprimir e compactar lixo doméstico (compactador de lixo doméstico) cujo funcionamento se baseia no movimento de compressão radial. Este equipamento está especialmente indicado para o caso dos contentores de lixo doméstico com geometria cilíndrica, como é o caso da generalidade dos contentores de lixo domésticos quer sejam encastrados na cozinha quer não. Este poderá ser adaptado aos contentores de lixo já instalados, não necessitando de novos contentores ou de um novo espaço na cozinha. Com este equipamento, consegue-se assim obter redução do volume do lixo e diminuir o número de vezes de despejo do lixo. O equipamento compactador radial de lixo doméstico, de acordo com o presente invento, compreende uma estrutura cilíndrica exterior de suporte que suporta e agrega os braços de transmissão de movimento, as pás de compactação que comprimem o lixo, um motor, um saco protector e os elementos mecânicos tais como, por exemplo, rodas dentadas, chavetas e veios. Assim, o equipamento objecto do presente invento é caracterizado por ser um equipamento mecânico, concebido especialmente para executar a compactação de lixo doméstico de forma radial.

6 4 Breve descrição das Figuras - a fig. 1 é uma representação em perspectiva esquemática e simplificada de um corte longitudinal do equipamento compactador de acordo com o invento; - a fig. 2 é uma representação em perspectiva do dito equipamento da fig. 1 sem alguns dos seus componentes; e - a fig. 3 é uma vista superior do dito equipamento da fig. 1. Descrição detalhada da invenção Fazendo referência às figuras, vai ser agora descrita a concretização preferida do invento, em que o equipamento é constituído por um conjunto de órgãos representados nas ditas figuras, montadas como seguidamente se descreve. A estrutura de suporte ou corpo exterior 1 serve para o alojamento, agregação e montagem, no seu interior, dos diferentes órgãos componentes do equipamento. No corpo exterior 1 estão montados os braços de transmissão de movimento 3 com as respectivas pás de compactação 2 que comprimem o lixo. A ligação entre o corpo exterior 1 e os braços de transmissão 3 permite unicamente o movimento de rotação num eixo vertical. A ligação entre os braços de transmissão 3 e as respectivas pás 2 permite, de forma livre, a rotação das pás num eixo vertical. O conjunto da roda dentada 4 e o veio de ligação chavetado 5 encontra-se seguro pelo corpo exterior 1 e ligado, por meio dos elementos dentados, aos braços de transmissão de movimento 3.

7 5 O veio chavetado 5 encontra-se ligado a um motor eléctrico 8 por meio de uma ligação sequencial como, por exemplo, veio 5; cruzeta de suporte 6; roda dentada cremalheira 7; corrente de transmissão 9; roda dentada, pinhão 10 e motor eléctrico 8. Dentro do corpo exterior 1, em contacto com as pás de compressão 2, encontra-se o saco de protecção do equipamento 12, que retém o lixo 13. Este saco pode conter um orifício para libertação de líquidos do lixo. O funcionamento deste equipamento baseia-se essencialmente na compactação do lixo 13, que está dentro do saco 12, através das pás 2. O funcionamento deste equipamento é comandado pelo operador, que comanda o motor. O equipamento utiliza um conjunto motor/redutor 8 para transmitir o movimento ao sistema mecânico de compactação. O movimento à saída do motor 8 é transmitido a um conjunto pinhão 10, corrente 9 e cremalheira 7. Uma vez que a cremalheira pode ser suportada pela cruzeta 6, estes transmitem movimento de rotação ao veio 5 que, por sua vez, transmite movimento de rotação à roda dentada 4. Da roda dentada 4, o movimento é transmitido através da ligação de engrenagem aos braços de transmissão 3. Devido à sua geometria, o braço de transmissão 3 transforma a rotação da engrenagem em movimento de translação. Uma vez que os braços estão ligados às pás de compactação 2, estes exercem uma força de compressão radial sobre o lixo compactando-o. O comando do motor pelo operador poderá ser feito através de um botão, alavanca ou pedal.

8 6 Os resíduos no estado líquido podem ser recolhidos através de um orifício no saco protector. O lixo poderá ter qualquer forma, tamanho e tipo. Obtém-se assim, como produtos, conjuntos de lixo comprimido cujo volume é inferior ao volume inicial de lixo. Devido às suas características geométricas e funcionais, este equipamento pode ser colocado em qualquer contentor 11 de lixo doméstico, tornando-o assim num sistema universal. Esta importante característica traduz-se num melhor aproveitamento do espaço na cozinha. Este equipamento pode ter várias modificações, nomeadamente no respeitante às dimensões gerais, velocidade de compressão, ao tipo de motor, ao comando de controlo do motor, à geometria dos braços de movimento e das pás, e do tipo de transmissão de movimento. A alteração e fixação de todos estes parâmetros permite a adaptação deste equipamento aos mais variados contentores de lixo, dimensões e forma do lixo a compactar. De resto, os componentes mecânicos das figuras 1 a 3 são meramente exemplificativos do conceito inventivo, entendendose que a substituição de quaisquer desses elementos por outros equivalentes, se encontra no âmbito da invenção, tal como definida pelas reivindicações. Lisboa, 05 de Setembro de 2013

9 1 REIVINDICAÇÕES 1 - Equipamento para compactação de lixo, caracterizado por utilizar um mecanismo electromecânico com pás de compressão (2) para efectuar a compactação e compressão de forma radial e por compreender uma estrutura de corpo exterior de suporte (1), que suporta os braços de transmissão de movimento (3) com as respectivas pás de compressão (2), os elementos de transmissão como as rodas dentadas (4, 7, 10) e veio (5), o motor-redutor (8) e, um saco protector 12, que se adapta ao corpo exterior de suporte (1) e onde se coloca o lixo (13). 2 Equipamento de acordo com a reivindicação anterior, caracterizado por um movimento radial das pás de compactação (2) conjugado com os movimentos de rotação dos braços de transmissão (3) que com elas estão solidários, e das rodas dentadas (4, 7, 10), transmitindo-se a potência do motor pela chamada do veio (5) que é coaxial ao eixo de simetria do corpo exterior (1),para mover os sectores de engrenagem dos braços (3). 3 Equipamento de acordo com as reivindicações 1 a 2, caracterizado por as ditas pás (2) se aproximarem do centro, com movimento radial, após rotação da engrenagem (4) que engrena nos braços (3), efectuando a acção de compressão e compactação do lixo. 4 Equipamento de acordo com as reivindicações 1 a 3, caracterizado por o comando do motor (8) ser um botão, uma alavanca ou um pedal.

10 2 5 - Equipamento de acordo com as reivindicações 1 a 3, caracterizado por as transmissões mecânicas dos braços de movimento (3) ao motor se realizarem através de rodas dentadas, correntes, correias ou veios ou qualquer sistema de transmissão mecânica. 6 - Equipamento de acordo com qualquer das reivindicações anteriores caracterizado por compreender dispositivos de controlo e segurança. 7 - Equipamento de acordo com a reivindicação 6 caracterizado por o dispositivo de controlo e segurança regular a taxa de compressão máxima. Lisboa, 05 de Setembro de 2013

11 1/ Fig.1

12 2/ Fig.2

13 3/ Fig.3

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário:

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (11) Número de Publicação: PT 104945 (51) Classificação Internacional: B23Q 3/00 (2006) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO (22) Data de pedido: 2010.01.18 (30) Prioridade(s): (43) Data de publicação

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (54) Epígrafe: PROCESSO DE LIGAÇÃO DE DUAS PEÇAS DO TRAVÃO DE MÃO DE UM AUTOMÓVEL

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (54) Epígrafe: PROCESSO DE LIGAÇÃO DE DUAS PEÇAS DO TRAVÃO DE MÃO DE UM AUTOMÓVEL (11) Número de Publicação: PT 105554 (51) Classificação Internacional: B60T 7/10 (2006) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO (22) Data de pedido: 2011.03.03 (30) Prioridade(s): (43) Data de publicação

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário:

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (11) Número de Publicação: PT 105001 (51) Classificação Internacional: B65D 5/36 (2006) B65D 5/32 (2006) B65D 5/35 (2006) B65D 5/34 (2006) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO (22) Data de pedido: 2010.03.12

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (54) Epígrafe: DISPOSITIVO MECÂNICO ELETROMOTORIZADO DE GERAÇÃO DE ENERGIA

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (54) Epígrafe: DISPOSITIVO MECÂNICO ELETROMOTORIZADO DE GERAÇÃO DE ENERGIA (11) Número de Publicação: PT 106515 (51) Classificação Internacional: H02N 11/00 (2006) H02M 5/32 (2006) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO (22) Data de pedido: 2012.09.03 (30) Prioridade(s): (43)

Leia mais

(54) Epígrafe: BANCO CONVERTÍVEL NUM CONJUNTO COMPOSTO POR UMA MESA E RESPECTIVOS BANCOS

(54) Epígrafe: BANCO CONVERTÍVEL NUM CONJUNTO COMPOSTO POR UMA MESA E RESPECTIVOS BANCOS (11) Número de Publicação: PT 104678 A (51) Classificação Internacional: A47B 85/04 (2006.01) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO (22) Data de pedido: 2009.07.21 (30) Prioridade(s): (43) Data de publicação

Leia mais

(72) Inventor(es): (54) Epígrafe: SISTEMAS DE PRODUÇÃO DE ENERGIAS LIMPAS E RENOVÁVEIS

(72) Inventor(es): (54) Epígrafe: SISTEMAS DE PRODUÇÃO DE ENERGIAS LIMPAS E RENOVÁVEIS (11) Número de Publicação: PT 104668 A (51) Classificação Internacional: F03B 17/04 (2006.01) F03G 3/02 (2006.01) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO (22) Data de pedido: 2009.07.13 (30) Prioridade(s):

Leia mais

(11) Número de Publicação: PT T. (51) Classificação Internacional: A47J 37/04 ( ) (12) FASCÍCULO DE MODELO DE UTILIDADE

(11) Número de Publicação: PT T. (51) Classificação Internacional: A47J 37/04 ( ) (12) FASCÍCULO DE MODELO DE UTILIDADE (11) Número de Publicação: PT 10606 T (51) Classificação Internacional: A47J 37/04 (2006.01) (12) FASCÍCULO DE MODELO DE UTILIDADE (22) Data de pedido: 2010.08.06 (30) Prioridade(s): 2009.08.06 ES 200901017

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (54) Epígrafe: SISTEMA SANITÁRIO COMPACTO E AUTOMATIZADO PARA APLICAÇÃO A CAMAS HOSPITALARES

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (54) Epígrafe: SISTEMA SANITÁRIO COMPACTO E AUTOMATIZADO PARA APLICAÇÃO A CAMAS HOSPITALARES (11) Número de Publicação: PT 10767 (51) Classificação Internacional: A61G 1/04 (2006) (12) FASCÍCULO DE MODELO DE UTILIDADE (22) Data de pedido: 2009.11.30 (30) Prioridade(s): (43) Data de publicação

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (54) Epígrafe: PASSADEIRA DE PEÕES INTELIGENTE MULTIFUNÇÕES E MULTICONFIGURÁVEL

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (54) Epígrafe: PASSADEIRA DE PEÕES INTELIGENTE MULTIFUNÇÕES E MULTICONFIGURÁVEL (11) Número de Publicação: PT 105081 (51) Classificação Internacional: F21W 111/023 (2006) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO (22) Data de pedido: 2010.04.27 (30) Prioridade(s): (43) Data de publicação

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário:

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (11) Número de Publicação: PT 106426 (51) Classificação Internacional: B29C 45/02 (2006) B29C 45/17 (2006) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO (22) Data de pedido: 2012.06.29 (30) Prioridade(s): 2012.10.22

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário:

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (11) Número de Publicação: PT 106255 (51) Classificação Internacional: B65H 81/06 (2006) E01D 11/02 (2006) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO (22) Data de pedido: 2012.04.16 (30) Prioridade(s): (43)

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário:

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (11) Número de Publicação: PT 105915 (51) Classificação Internacional: H02K 17/12 (2006) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO (22) Data de pedido: 2011.10.04 (30) Prioridade(s): (43) Data de publicação

Leia mais

(11) Número de Publicação: PT A. (51) Classificação Internacional: A47L 21/02 ( ) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO

(11) Número de Publicação: PT A. (51) Classificação Internacional: A47L 21/02 ( ) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO (11) Número de Publicação: PT 104990 A (51) Classificação Internacional: A47L 21/02 (2006.01) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO (22) Data de pedido: 2010.03.03 (30) Prioridade(s): (43) Data de publicação

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário:

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (11) Número de Publicação: PT 106952 (51) Classificação Internacional: A01D 46/26 (2006) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO (22) Data de pedido: 2013.05.21 (30) Prioridade(s): 2012.05.22 P201230769

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (54) Epígrafe: MÉTODO E CABEÇA DE ARROLHAMENTO DE GARRAFAS PARA ROLHAS DE CORTIÇA OU DE PLÁSTICO

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (54) Epígrafe: MÉTODO E CABEÇA DE ARROLHAMENTO DE GARRAFAS PARA ROLHAS DE CORTIÇA OU DE PLÁSTICO (11) Número de Publicação: PT 105281 (51) Classificação Internacional: B67B 1/04 (2006) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO (22) Data de pedido: 2010.09.03 (30) Prioridade(s): 2009.09.03 PR2009A000064

Leia mais

(72) Inventor(es): (74) Mandatário:

(72) Inventor(es): (74) Mandatário: (11) Número de Publicação: PT 105079 A (51) Classificação Internacional: F04B 9/02 (2006.01) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO (22) Data de pedido: 2010.04.26 (30) Prioridade(s): (43) Data de publicação

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário:

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (11) Número de Publicação: PT 104762 (51) Classificação Internacional: A47B 9/10 (2006) A47B 27/16 (2006) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO (22) Data de pedido: 2009.09.25 (30) Prioridade(s): (43)

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário:

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (11) Número de Publicação: 104475 (51) Classificação Internacional: A47K 13/10 (2006) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO (22) Data de pedido: 2009.03.25 (30) Prioridade(s): 2010.03.24 1000025498F 2011.04.18

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (54) Epígrafe: CADEIA DE TRANSMISSÃO SEM ELOS INTERMÉDIOS, PARA PINHÕES MÚLTIPLOS

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (54) Epígrafe: CADEIA DE TRANSMISSÃO SEM ELOS INTERMÉDIOS, PARA PINHÕES MÚLTIPLOS (11) Número de Publicação: PT 104775 (51) Classificação Internacional: B65G 17/42 (2006) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO (22) Data de pedido: 2009.10.02 (30) Prioridade(s): (43) Data de publicação

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (54) Epígrafe: CHASSIS DE CARRO EM MINIATURA PARA MONTAGEM DE COMPONENTES INFORMÁTICOS

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (54) Epígrafe: CHASSIS DE CARRO EM MINIATURA PARA MONTAGEM DE COMPONENTES INFORMÁTICOS (11) Número de Publicação: PT 10976 (51) Classificação Internacional: A63H 17/26 (2006) H05K 7/18 (2006) H05K 7/14 (2006) (12) FASCÍCULO DE MODELO DE UTILIDADE (22) Data de pedido: 2011.11.30 (30) Prioridade(s):

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário:

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (11) Número de Publicação: PT 10917 (51) Classificação Internacional: H02J 7/32 (2006) (12) FASCÍCULO DE MODELO DE UTILIDADE (22) Data de pedido: 2013.05.21 (30) Prioridade(s): (43) Data de publicação

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário:

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (11) Número de Publicação: PT 106103 (51) Classificação Internacional: A47J 27/09 (2006) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO (22) Data de pedido: 2012.01.23 (30) Prioridade(s): (43) Data de publicação

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário:

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (11) Número de Publicação: PT 105388 (51) Classificação Internacional: H01Q 1/00 (2006) H01Q 1/08 (2006) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO (22) Data de pedido: 2010.11.16 (30) Prioridade(s): 2009.11.19

Leia mais

(11) Número de Publicação: PT T. (51) Classificação Internacional: F23N 5/02 ( ) F23D 5/00 ( ) F23N 1/02 (2006.

(11) Número de Publicação: PT T. (51) Classificação Internacional: F23N 5/02 ( ) F23D 5/00 ( ) F23N 1/02 (2006. (11) Número de Publicação: PT 10596 T (51) Classificação Internacional: F23N 5/02 (2006.01) F23D 5/00 (2006.01) F23N 1/02 (2006.01) (12) FASCÍCULO DE MODELO DE UTILIDADE (22) Data de pedido: 2010.07.07

Leia mais

(11) Número de Publicação: PT A. (51) Classificação Internacional: A43D 35/00 ( ) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO

(11) Número de Publicação: PT A. (51) Classificação Internacional: A43D 35/00 ( ) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO (11) Número de Publicação: PT 105229 A (51) Classificação Internacional: A43D 35/00 (2006.01) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO (22) Data de pedido: 2010.07.30 (30) Prioridade(s): 2009.08.14 US 61/233920

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário:

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (11) Número de Publicação: PT 10962 (51) Classificação Internacional: B08B 1/02 (2006) F24J 2/46 (2006) B25J 9/04 (2006) (12) FASCÍCULO DE MODELO DE UTILIDADE (22) Data de pedido: 2013.10.08 (30) Prioridade(s):

Leia mais

(72) Inventor(es): (74) Mandatário:

(72) Inventor(es): (74) Mandatário: (11) Número de Publicação: PT 104677 A (51) Classificação Internacional: B65F 1/00 (2006.01) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO (22) Data de pedido: 2009.07.20 (30) Prioridade(s): (43) Data de publicação

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário:

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (11) Número de Publicação: PT 105913 (51) Classificação Internacional: A47F 5/00 (2006) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO (22) Data de pedido: 2011.09.30 (30) Prioridade(s): (43) Data de publicação

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (54) Epígrafe: TAMPA COM CAVIDADE INTERNA PARA MISTURAR INGREDIENTES EM COPOS DE BEBIDA

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (54) Epígrafe: TAMPA COM CAVIDADE INTERNA PARA MISTURAR INGREDIENTES EM COPOS DE BEBIDA (11) Número de Publicação: PT 106289 (51) Classificação Internacional: A45F 3/16 (2006) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO (22) Data de pedido: 2012.04.24 (30) Prioridade(s): (43) Data de publicação

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário:

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (11) Número de Publicação: PT 10817 (51) Classificação Internacional: D06F 57/12 (2006) (12) FASCÍCULO DE MODELO DE UTILIDADE (22) Data de pedido: 2011.04.15 (30) Prioridade(s): (43) Data de publicação

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário:

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (11) Número de Publicação: PT 106115 (51) Classificação Internacional: E21B 7/02 (2006) B23B 39/14 (2006) B23B 39/16 (2006) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO (22) Data de pedido: 2012.01.24 (30) Prioridade(s):

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário:

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (11) Número de Publicação: 106067 (51) Classificação Internacional: B29C 45/16 (2006) B65D 43/02 (2006) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO (22) Data de pedido: 2011.12.15 (30) Prioridade(s): 2012.12.12

Leia mais

(11) Número de Publicação: PT T. (51) Classificação Internacional: B60C 5/00 ( ) (12) FASCÍCULO DE MODELO DE UTILIDADE

(11) Número de Publicação: PT T. (51) Classificação Internacional: B60C 5/00 ( ) (12) FASCÍCULO DE MODELO DE UTILIDADE (11) Número de Publicação: PT 10586 T (51) Classificação Internacional: B60C 5/00 (2006.01) (12) FASCÍCULO DE MODELO DE UTILIDADE (22) Data de pedido: 2010.06.09 (30) Prioridade(s): (43) Data de publicação

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário:

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (11) Número de Publicação: PT 104763 (51) Classificação Internacional: B23D 47/00 (2006) B23D 61/02 (2006) B24B 23/02 (2006) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO (22) Data de pedido: 2009.09.25 (30) Prioridade(s):

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (54) Epígrafe: SISTEMA DE CONEXÃO RÁPIDO PARA CABO/CABO OU PARA CABO/DISPOSITIVO DE ILUMINAÇÃO

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (54) Epígrafe: SISTEMA DE CONEXÃO RÁPIDO PARA CABO/CABO OU PARA CABO/DISPOSITIVO DE ILUMINAÇÃO (11) Número de Publicação: PT 10894 (51) Classificação Internacional: H01R 24/00 (2011) (12) FASCÍCULO DE MODELO DE UTILIDADE (22) Data de pedido: 2012.05.15 (30) Prioridade(s): (43) Data de publicação

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário:

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (11) Número de Publicação: PT 105104 (51) Classificação Internacional: B29C 65/00 (2006) D06H 5/00 (2006) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO (22) Data de pedido: 2010.05.06 (30) Prioridade(s): (43)

Leia mais

Órgãos de Máquinas II

Órgãos de Máquinas II Órgãos de Máquinas II 7. Estudo Dinâmico de Engrenagens Adaptado e adotado para a unidade curricular por José R. Gomes / Departamento de Engenharia Mecânica a partir de materiais de apoio pedagógico em

Leia mais

Fátima Pais. Movimento e Mecanismos. Operadores mecânicos. Educação Tecnológica

Fátima Pais. Movimento e Mecanismos. Operadores mecânicos. Educação Tecnológica Fátima Pais Movimento e Mecanismos Operadores mecânicos Roda e eixo A roda é considerada a maior invenção de sempre. É um dispositivo cilíndrico que gira em torno de um eixo, facilitando o deslocamentos

Leia mais

Universidade de Aveiro Departamento de Engenharia Mecânica. João Pedro Loureiro Amaral. Desenvolvimento de um compactador de lixo doméstico

Universidade de Aveiro Departamento de Engenharia Mecânica. João Pedro Loureiro Amaral. Desenvolvimento de um compactador de lixo doméstico Universidade de Aveiro Departamento de Engenharia Mecânica 2008 João Pedro Loureiro Amaral Desenvolvimento de um compactador de lixo doméstico Universidade de Aveiro Departamento de Engenharia Mecânica

Leia mais

(11) Número de Publicação: PT A. (51) Classificação Internacional: F28B 3/00 ( ) B01D 5/00 ( )

(11) Número de Publicação: PT A. (51) Classificação Internacional: F28B 3/00 ( ) B01D 5/00 ( ) (11) Número de Publicação: PT 104608 A (51) Classificação Internacional: F28B 3/00 (2006.01) B01D 5/00 (2006.01) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO (22) Data de pedido: 2009.06.04 (30) Prioridade(s):

Leia mais

transmissão de movimento e transformação de movimento.

transmissão de movimento e transformação de movimento. Transmissão e transformação de movimento A UU L AL A O motor que aciona uma máquina nem sempre produz o movimento apropriado ao trabalho que se deseja realizar. Quando isso ocorre, torna-se necessário

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário:

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (11) Número de Publicação: PT 10747 (51) Classificação Internacional: B65D 81/34 (2006) A47J 31/40 (2006) (12) FASCÍCULO DE MODELO DE UTILIDADE (22) Data de pedido: 2011.10.27 (30) Prioridade(s): (43)

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário:

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (11) Número de Publicação: PT 104785 (51) Classificação Internacional: B23K 9/18 (2006) B23K 37/047 (2006) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO (22) Data de pedido: 2009.10.14 (30) Prioridade(s): (43)

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário:

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (11) Número de Publicação: PT 105451 (51) Classificação Internacional: E04G 3/30 (2006) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO (22) Data de pedido: 2010.12.23 (30) Prioridade(s): (43) Data de publicação

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário:

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (11) Número de Publicação: PT 106565 (51) Classificação Internacional: B61D 15/10 (2006) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO (22) Data de pedido: 2012.10.04 (30) Prioridade(s): (43) Data de publicação

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (54) Epígrafe: EMBALAGEM DE EMBALAGENS AGRUPADAS, EM ESPECIAL PARA FRALDAS OU SIMILARES

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (54) Epígrafe: EMBALAGEM DE EMBALAGENS AGRUPADAS, EM ESPECIAL PARA FRALDAS OU SIMILARES (11) Número de Publicação: PT 10825 (51) Classificação Internacional: B65D 85/16 (2006) B65D 77/00 (2006) (12) FASCÍCULO DE MODELO DE UTILIDADE (22) Data de pedido: 2012.04.26 (30) Prioridade(s): 2012.02.15

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário:

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (11) Número de Publicação: PT 106544 (51) Classificação Internacional: A63H 27/10 (2006) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO (22) Data de pedido: 2012.09.19 (30) Prioridade(s): (43) Data de publicação

Leia mais

(11) Número de Publicação: PT A. (51) Classificação Internacional: B61L 27/04 ( ) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO

(11) Número de Publicação: PT A. (51) Classificação Internacional: B61L 27/04 ( ) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO (11) Número de Publicação: PT 105242 A (51) Classificação Internacional: B61L 27/04 (2006.01) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO (22) Data de pedido: 2010.08.09 (30) Prioridade(s): 2009.08.14 GB 0914218.3

Leia mais

(22) Data do Depósito: 15/06/2016. (43) Data da Publicação: 29/11/2016

(22) Data do Depósito: 15/06/2016. (43) Data da Publicação: 29/11/2016 INPI (21) BR 202016013907-0 U2 (22) Data do Depósito: 15/06/2016 *BR202016013907U República Federativa do Brasil Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços Instituto Nacional da Propriedade

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário:

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (11) Número de Publicação: PT 105474 (51) Classificação Internacional: H04R 1/44 (2006) H04R 9/06 (2006) A01K 85/01 (2006) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO (22) Data de pedido: 2011.01.10 (30) Prioridade(s):

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário:

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (11) Número de Publicação: PT 104385 (51) Classificação Internacional: E04B 5/48 (2006) E04B 1/70 (2006) E02D 31/02 (2006) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO (22) Data de pedido: 2011.01.14 (30) Prioridade(s):

Leia mais

3. TRANSMISSÃO DE POTÊNCIA

3. TRANSMISSÃO DE POTÊNCIA 8 3. TRANSMISSÃO DE POTÊNCIA Os mecanismos de transmissão estão presentes em várias partes das máquinas e implementos agrícolas, transferindo potência e movimento, podendo atuar também como elemento de

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (54) Epígrafe: CHASSIS DE CARRO EM MINIATURA PARA MONTAGEM DE COMPONENTES INFORMÁTICOS

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (54) Epígrafe: CHASSIS DE CARRO EM MINIATURA PARA MONTAGEM DE COMPONENTES INFORMÁTICOS (11) Número de Publicação: PT 106034 (51) Classificação Internacional: A63H 17/26 (2006) H05K 7/18 (2006) H05K 7/14 (2006) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO (22) Data de pedido: 2011.11.30 (30) Prioridade(s):

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário:

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (11) Número de Publicação: PT 104993 (51) Classificação Internacional: E06B 3/66 (2006) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO (22) Data de pedido: 2010.03.08 (30) Prioridade(s): (43) Data de publicação

Leia mais

(54) Epígrafe: MÉTODO DE PROTECÇÃO DA FIXAÇÃO DA BORRACHA-CALEIRA NAS JUNTAS DE DILATAÇÃO DE PONTES/VIADUTOS E SUA MONTAGEM

(54) Epígrafe: MÉTODO DE PROTECÇÃO DA FIXAÇÃO DA BORRACHA-CALEIRA NAS JUNTAS DE DILATAÇÃO DE PONTES/VIADUTOS E SUA MONTAGEM (11) Número de Publicação: PT 105358 A (51) Classificação Internacional: E01D 19/06 (2006.01) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO (22) Data de pedido: 2010.10.29 (30) Prioridade(s): (43) Data de publicação

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário:

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (11) Número de Publicação: PT 105627 (51) Classificação Internacional: B23D 61/18 (2006) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO (22) Data de pedido: 2011.04.14 (30) Prioridade(s): (43) Data de publicação

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário:

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (11) Número de Publicação: PT 10657 (51) Classificação Internacional: E04B 2/00 (2006) (12) FASCÍCULO DE MODELO DE UTILIDADE (22) Data de pedido: 2011.01.27 (30) Prioridade(s): (43) Data de publicação

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário:

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (11) Número de Publicação: PT 104992 (51) Classificação Internacional: B29C 45/00 (2006) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO (22) Data de pedido: 2010.03.08 (30) Prioridade(s): (43) Data de publicação

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário:

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (11) Número de Publicação: PT 106303 (51) Classificação Internacional: F16M 11/12 (2006) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO (22) Data de pedido: 2012.05.08 (30) Prioridade(s): (43) Data de publicação

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário:

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (11) Número de Publicação: PT 10660 (51) Classificação Internacional: E04C 1/41 (2006) (12) FASCÍCULO DE MODELO DE UTILIDADE (22) Data de pedido: 2010.02.19 (30) Prioridade(s): (43) Data de publicação

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário:

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (11) Número de Publicação: PT 10807 (51) Classificação Internacional: A61F 5/48 (2006) (12) FASCÍCULO DE MODELO DE UTILIDADE (22) Data de pedido: 2009.02.25 (30) Prioridade(s): 2009.01.30 200900279 ES

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário:

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (11) Número de Publicação: PT 10941 (51) Classificação Internacional: E04C 2/284 (2006) (12) FASCÍCULO DE MODELO DE UTILIDADE (22) Data de pedido: 2011.06.27 (30) Prioridade(s): (43) Data de publicação

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário:

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (11) Número de Publicação: PT 10726 (51) Classificação Internacional: H05K 7/14 (2006) (12) FASCÍCULO DE MODELO DE UTILIDADE (22) Data de pedido: 2011.07.29 (30) Prioridade(s): (43) Data de publicação

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário:

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (11) Número de Publicação: PT 106612 (51) Classificação Internacional: E05G 1/024 (2006) E04H 1/12 (2006) E04B 1/348 (2006) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO (22) Data de pedido: 2012.10.30 (30) Prioridade(s):

Leia mais

PATENTE DE INVENÇÃO NACIONAL Nº

PATENTE DE INVENÇÃO NACIONAL Nº PATENTE DE INVENÇÃO NACIONAL Nº 104908 HIDROGERADOR E SUA UTILIZAÇÃO Síntese do Processo Nº do Pedido 1000118206 Data de Apresentação 28-12-2009 Data do Pedido 28-12-2009 Fase Actual PATENTE CONCEDIDA

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (54) Epígrafe: LOÇÃO PARA TRATAMENTO DE VITILIGO E PROCESSO DE PRODUÇÃO DA LOÇÃO

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (54) Epígrafe: LOÇÃO PARA TRATAMENTO DE VITILIGO E PROCESSO DE PRODUÇÃO DA LOÇÃO (11) Número de Publicação: PT 104658 (51) Classificação Internacional: A61K 36/28 (2006) A61K 36/88 (2006) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO (22) Data de pedido: 2009.06.30 (30) Prioridade(s): (43)

Leia mais

(72) Inventor(es): (74) Mandatário:

(72) Inventor(es): (74) Mandatário: (11) Número de Publicação: PT 10506 T (51) Classificação Internacional: E04H 3/24 (2006.01) (12) FASCÍCULO DE MODELO DE UTILIDADE (22) Data de pedido: 2009.11.24 (30) Prioridade(s): (43) Data de publicação

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário:

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (11) Número de Publicação: PT 10730 (51) Classificação Internacional: A61C 13/02 (2006) (12) FASCÍCULO DE MODELO DE UTILIDADE (22) Data de pedido: 2011.08.18 (30) Prioridade(s): (43) Data de publicação

Leia mais

(11) Número de Publicação: PT A. (51) Classificação Internacional: A61H 3/00 ( ) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO

(11) Número de Publicação: PT A. (51) Classificação Internacional: A61H 3/00 ( ) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO (11) Número de Publicação: PT 104568 A (51) Classificação Internacional: A61H 3/00 (2006.01) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO (22) Data de pedido: 2009.05.13 (30) Prioridade(s): 2010.05.12 PT 1000039763J

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário:

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (11) Número de Publicação: PT 10754 (51) Classificação Internacional: C08J 9/14 (2006) (12) FASCÍCULO DE MODELO DE UTILIDADE (22) Data de pedido: 2011.11.09 (30) Prioridade(s): (43) Data de publicação

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (54) Epígrafe: PAINEL PARA TECTO FALSO COM SISTEMA DE FIXAÇÃO POR ENCAIXE METÁLICO

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (54) Epígrafe: PAINEL PARA TECTO FALSO COM SISTEMA DE FIXAÇÃO POR ENCAIXE METÁLICO (11) Número de Publicação: PT 10885 (51) Classificação Internacional: E04B 9/00 (2006) (12) FASCÍCULO DE MODELO DE UTILIDADE (22) Data de pedido: 2013.01.28 (30) Prioridade(s): (43) Data de publicação

Leia mais

Profª. Klícia Regateiro. O lixo

Profª. Klícia Regateiro. O lixo Profª. Klícia Regateiro O lixo Tipos de lixo O Definem-se resíduos sólidos como o conjunto dos produtos não aproveitados das atividades humanas: O domésticas, comerciais, industriais, de serviços de saúde

Leia mais

(11) Número de Publicação: PT A. (51) Classificação Internacional: H04Q 5/00 ( ) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO

(11) Número de Publicação: PT A. (51) Classificação Internacional: H04Q 5/00 ( ) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO (11) Número de Publicação: PT 104593 A (51) Classificação Internacional: H04Q 5/00 (2006.01) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO (22) Data de pedido: 2009.05.26 (30) Prioridade(s): (73) Titular(es):

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário:

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (11) Número de Publicação: PT 105633 (51) Classificação Internacional: E01C 5/20 (2006) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO (22) Data de pedido: 2011.04.18 (30) Prioridade(s): (43) Data de publicação

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário:

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (11) Número de Publicação: PT 10844 (51) Classificação Internacional: H02K 11/00 (2006) (12) FASCÍCULO DE MODELO DE UTILIDADE (22) Data de pedido: 2012.07.17 (30) Prioridade(s): (43) Data de publicação

Leia mais

MÁQUINAS DE ELEVAÇÃO E TRANSPORTE

MÁQUINAS DE ELEVAÇÃO E TRANSPORTE MÁQUINAS DE ELEVAÇÃO E TRANSPORTE AULA 8 ACIONAMENTO E MECANISMOS DE ELEVAÇÃO PROF.: KAIO DUTRA Acionamento Manual e Alavanca de Comando Um acionamento manual pode ser empregado em mecanismos de baixa

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário:

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (11) Número de Publicação: PT 10618 (51) Classificação Internacional: E04B 1/24 (2006) (12) FASCÍCULO DE MODELO DE UTILIDADE (22) Data de pedido: 2010.09.20 (30) Prioridade(s): (43) Data de publicação

Leia mais

(11) Número de Publicação: PT A. (51) Classificação Internacional: E04C 1/40 ( ) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO

(11) Número de Publicação: PT A. (51) Classificação Internacional: E04C 1/40 ( ) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO (11) Número de Publicação: 104571 A (51) Classificação Internacional: E04C 1/40 (2006.01) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO (22) Data de pedido: 2009.05.13 (30) Prioridade(s): (43) Data de publicação

Leia mais

(74) Mandatário: (54) Epígrafe: MOTOR DE CONVERSÃO DE ENERGIA MAGNÉTICA EM CINÉTICA

(74) Mandatário: (54) Epígrafe: MOTOR DE CONVERSÃO DE ENERGIA MAGNÉTICA EM CINÉTICA (11) Número de Publicação: PT 104603 A (51) Classificação Internacional: F16C 3/04 (2006.01) F16J 10/00 (2006.01) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO (22) Data de pedido: 2009.06.02 (30) Prioridade(s):

Leia mais

Transmissão. Caixa de Câmbio - Básico

Transmissão. Caixa de Câmbio - Básico Transmissão Caixa de Câmbio - Básico Prefácio Este módulo de treinamento refere-se à caixa de câmbio. O módulo de treinamento é parte de uma série de módulos destinados ao treinamento Básico de Transmissão.

Leia mais

Flange/Eixo de Entrada. Bucha de Redução. B14 Flange Tipo C-DIN. N Sem Bucha. B5 Flange Tipo FF. B1 Bucha Simples. Flange de Saída 136

Flange/Eixo de Entrada. Bucha de Redução. B14 Flange Tipo C-DIN. N Sem Bucha. B5 Flange Tipo FF. B1 Bucha Simples. Flange de Saída 136 ibr qdr IBR q IBR qdr IBR qp IBR r IBR m IBR c IBR p IBR H IBR x variadores TRANS. ANGULARES motor acopla. Torques de até 1800 N.m Fabricada com a união de dois redutores com engrenagens do tipo coroa

Leia mais

(54) Epígrafe: RECIPIENTE BIODEGRADÁVEL E FERTILIZANTE PARA GERMINAÇÃO DE PLANTAS

(54) Epígrafe: RECIPIENTE BIODEGRADÁVEL E FERTILIZANTE PARA GERMINAÇÃO DE PLANTAS (11) Número de Publicação: 104476 A (51) Classificação Internacional: A01G 9/00 (2006.01) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO (22) Data de pedido: 2009.03.26 (30) Prioridade(s): (43) Data de publicação

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário:

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (11) Número de Publicação: PT 106562 (51) Classificação Internacional: E01D 21/10 (2006) E01D 11/04 (2006) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO (22) Data de pedido: 2012.10.03 (30) Prioridade(s): (43)

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário:

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (11) Número de Publicação: 104813 (51) Classificação Internacional: A61B 17/62 (2006) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO (22) Data de pedido: 2009.11.10 (30) Prioridade(s): 2010.11.03 20101000083766

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário:

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (11) Número de Publicação: PT 10801 (51) Classificação Internacional: A01C 5/02 (2006) (12) FASCÍCULO DE MODELO DE UTILIDADE (22) Data de pedido: 2012.03.09 (30) Prioridade(s): (43) Data de publicação

Leia mais

(22) Data do Depósito: 10/10/2014. (43) Data da Publicação: 05/07/2016

(22) Data do Depósito: 10/10/2014. (43) Data da Publicação: 05/07/2016 INPI (2) BR 20204025378-0 U2 (22) Data do Depósito: 0/0/204 *BR20204025378U República Federativa do Brasil Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços Instituto Nacional da Propriedade Industrial

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário:

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (11) Número de Publicação: PT 10957 (51) Classificação Internacional: G02B 6/36 (2006) (12) FASCÍCULO DE MODELO DE UTILIDADE (22) Data de pedido: 2013.10.01 (30) Prioridade(s): (43) Data de publicação

Leia mais

(72) Inventor(es): (74) Mandatário:

(72) Inventor(es): (74) Mandatário: (11) Número de Publicação: PT 104055 A (51) Classificação Internacional: A61C 13/02 (2006.01) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO (22) Data de pedido: 2008.05.04 (30) Prioridade(s): (43) Data de publicação

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (54) Epígrafe: MECANISMO COMPENSADOR DE ALTURAS/DESNÍVEIS A APLICAR EM CARROS DE BÉBÉS E AFINS

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (54) Epígrafe: MECANISMO COMPENSADOR DE ALTURAS/DESNÍVEIS A APLICAR EM CARROS DE BÉBÉS E AFINS (11) Número de Publicação: PT 105294 (51) Classificação Internacional: B62B 9/02 (2006) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO (22) Data de pedido: 2010.09.14 (30) Prioridade(s): (43) Data de publicação

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário:

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (11) Número de Publicação: PT 106005 (51) Classificação Internacional: B32B 23/00 (2006) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO (22) Data de pedido: 2011.11.16 (30) Prioridade(s): (43) Data de publicação

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário:

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (11) Número de Publicação: PT 10653 (51) Classificação Internacional: E04G 11/08 (2006) (12) FASCÍCULO DE MODELO DE UTILIDADE (22) Data de pedido: 2009.07.03 (30) Prioridade(s): 2008.07.04 PAT104661 ES

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário:

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (11) Número de Publicação: PT 10732 (51) Classificação Internacional: A47C 31/10 (2006) (12) FASCÍCULO DE MODELO DE UTILIDADE (22) Data de pedido: 2011.08.31 (30) Prioridade(s): 2011.08.04 U201130847 ES

Leia mais

Apresentação da empresa

Apresentação da empresa Apresentação da empresa Apresentação da empresa A Semural iniciou a sua actividade em 1974, tornando-se gestora de resíduos em 1985, o que lhe permitiu adquirir até à data, o Know how e equipamentos necessários

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário:

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (11) Número de Publicação: PT 10812 (51) Classificação Internacional: B07C 5/06 (2006) B07C 5/18 (2006) (12) FASCÍCULO DE MODELO DE UTILIDADE (22) Data de pedido: 2012.04.04 (30) Prioridade(s): (43) Data

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário:

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (11) Número de Publicação: PT 105836 (51) Classificação Internacional: F16B 7/04 (2006) H02G 3/04 (2006) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO (22) Data de pedido: 2011.07.27 (30) Prioridade(s): 2010.08.03

Leia mais

SEM534 Processos de Fabricação Mecânica. Professor - Renato G. Jasinevicius. Aula: Máquina ferramenta- Torno. Torno

SEM534 Processos de Fabricação Mecânica. Professor - Renato G. Jasinevicius. Aula: Máquina ferramenta- Torno. Torno SEM534 Processos de Fabricação Mecânica Professor - Renato G. Jasinevicius Aula: Máquina ferramenta- Torno Torno Torno Existe uma grande variedade de tornos que diferem entre si pelas dimensões, características,

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário:

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (11) Número de Publicação: PT 10960 (51) Classificação Internacional: G06F 3/00 (2006) (12) FASCÍCULO DE MODELO DE UTILIDADE (22) Data de pedido: 2013.10.08 (30) Prioridade(s): (43) Data de publicação

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário:

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (11) Número de Publicação: PT 104586 (51) Classificação Internacional: B62B 3/02 (2006) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO (22) Data de pedido: 2009.05.18 (30) Prioridade(s): (43) Data de publicação

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário:

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (11) Número de Publicação: PT 10849 (51) Classificação Internacional: F24B 1/26 (2006) (12) FASCÍCULO DE MODELO DE UTILIDADE (22) Data de pedido: 2012.07.30 (30) Prioridade(s): (43) Data de publicação

Leia mais