(72) Inventor(es): (74) Mandatário:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "(72) Inventor(es): (74) Mandatário:"

Transcrição

1 (11) Número de Publicação: PT A (51) Classificação Internacional: B65F 1/00 ( ) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO (22) Data de pedido: (30) Prioridade(s): (43) Data de publicação do pedido: (45) Data e BPI da concessão: / (73) Titular(es): ANA CATARINA COSTA NUNES MEXIA RUA SARAIVA DE CARVALHO, Nº 288, 3º ESQUERDO LISBOA (72) Inventor(es): ANA CATARINA COSTA NUNES MEXIA (74) Mandatário: PT PT (54) Epígrafe: ZONA DE RESÍDUOS RECICLÁVEIS (57) Resumo: Alteração do equipamento do Ecoponto existente, apresentando alterações na estrutura, para a optimização da sua função e do espaço público. Assim, o presente invento irá maximizar a recolha do lixo reciclável (depositado na via pública), diminuindo o volume com a introdução de uma lâmina redonda com sensor com protecção, sendo a volumetria de cada recipiente dimensionada para cada tipo de lixo, onde os três recipientes tornam-se um só, permitindo a recolha do lixo de uma só vez.

2 Re sumo Zona de Resíduos Recicláveis Alteração do equipamento do Ecoponto existente, apresentando alterações na estrutura, para a optimização da sua função e do espaço público. Assim, o presente invento irá maximizar a recolha do lixo reciclável (depositado na via pública), diminuindo o volume com a introdução de uma lâmina redonda com sensor com protecção, sendo a volumetria de cada recipiente dimensionada para cada tipo de lixo, onde os três recipientes tornam-se um só, permitindo a recolha do lixo de uma só vez.

3 Descrição Zona de Resíduos Recicláveis Domínio Técnico da Invenção O presente invento diz respeito à alteração estrutural e funcional do Ecoponto já existente. Esta Zona de Resíduos Recicláveis (Zorr), é a conjugação dos três recipientes existentes para cada tipo de embalagem reciclável tendo propriedades que melhoram o trabalho realizado pelas empresas de reciclagem e, consequentemente, a qualidade de vida das populações. Técnica Anterior Os Ecopontos que hoje existem apresentam-se com o mesmo tamanho, só se diferenciando pela cor e modo de abertura do recipiente (em alguns casos), e não tendo grande capacidade para o volume de resíduos recicláveis lá depositados. A consequência deste sistema é a acumulação do lixo na via pública, sendo a sua recolha irregular, e apresenta falhas na distribuição territorial, devido às dimensões e encargos de manutenção dos recipientes. Descrição da figura Fig.1 - Como alterações apresentadas nesta figura temos: A/B/C - Recipientes com diferentes volumetrias para os diferentes resíduos D - Parte estática do recipiente E - Parte amovível do recipiente F - Lâmina redonda com sensor G - Protecção da lâmina em borracha forte H - Tampa com três orifícios incorporada na parte fixa ao chão I - Encaixe em metal Descrição pormenorizada do invento O presente invento diz respeito a um novo Ecoponto (denominada agora por Zona de Resíduos Recicláveis - Zorr), com características específicas para uma optimização da sua função e do espaço urbano. As vantagens deste novo conceito em relação ao existente são as seguintes:

4 1.Aumento da capacidade de volume A Zona de Resíduos Recicláveis (Zorr), é caracterizada por estar equipada com três recipientes (um para cada tipo de embalagem reciclável), mas cada um com o tamanho específico para cada tipo de resíduo reciclável, ou seja o vidro triturado ocupará menos espaço do que um plástico, uma vez que há mais plástico do que vidro para reciclar, assim o recipiente do vidro será mais pequeno que o recipiente do plástico ( em termos de altura serão todos iguais, a largura interior do recipiente difere para cada tipo de embalagem a reciclar) e do cartão, o mesmo se passa com o recipiente do plástico em relação ao cartão, pois o cartão, mesmo tritutado, ocupa ainda mais espaço do que o plástico, fazendo com que o recipiente do cartão seja maior do que o de plástico (maior em termos de largura interior. 0s três recipientes em conjunto terá um comprimento de 3 metros por 1.70mt de altura. 2.Maior capacidade de armazenamento A aplicação de uma lâmina redonda com sensor ao longo do recipiente, faz com que o objecto a reciclar seja diminuído no seu tamanho, proporcionando uma maior capacidade de armazenamento de embalagens em cada recipiente, visto que quando um objecto é introduzido no recipiente, esta lâmina redonda com sensor assim que o objecto toca na lâmina o objecto é triturado, diminuindo o volume que o objecto inicialmente ocupava, fazendo com que haja mais capacidade de depósito das embalagens recicláveis em cada recipiente. 3. Protecção Como o recipiente estará munido com uma lâmina redonda com sensor para triturar as embalagens recicláveis depositados em cada recipiente, o recipiente vai ter uma protecção ao longo do recipiente por cima da lâmina ( com uma distância considerável da lâmina), protecção em borracha forte com três aberturas (uma abertura na boca de cada um dos recipientes) para que seja só o objecto a entrar no recipiente, protegendo as mãos aquando a colocação das embalagens recicláveis em cada compartimento. 3.Eficácia na recolha das embalagens a reciclar O equipamento apresenta-se num único volume, com simples divisórias interiores separando os diferentes tipos de embalagens recicláveis, tendo somente uma abertura, na parte superior da divisória, para que a lâmina redonda com

5 sensor possa passar de uma ponta à outra do recipiente, proporcionando uma maior uniformização do mobiliário urbano, uma vez que o que se vê é somente um caixote com 3 metros de comprimento, divididos por cores (azul, amarelo e verde) com uma única tampa com orifícios para a colocação das embalagens recicláveis e um encaixe (um do lado esquerdo e outro do lado direito do recipiente) para se fazer a recolha das embalagens recicláveis. 4.Colocação do recipiente na via pública O recipiente para a reciclagem dos três tipos de embalagens recicláveis, estará encaixado numa moldura do mesmo material dos recipientes, fixada ao chão, para que os recipientes estejam sempre no mesmo lugar. Esta moldura é composta por tampa com três orifícios, costas, chão e laterais fixas, as laterais terão uma forma com um ângulo de 90 para que o recipiente que será introduzido tenha a descoberto os encaixes para a sua retirada aquando a sua recolha pelo camião. 5.Ganho de eficiência Os camiões de caixa aberta para a recolha das embalagens para reciclagem, terão dentro dessa caixa, três compartimentos sem tampa destinados cada um para cada tipo de embalagens recicláveis e incorporado nas extremidades da caixa aberta do camião vão estar dois braços robóticos ( que esticam e encolhem) que irão encaixar nos recipientes que estão na via pública (um braço de cada lado do recipiente), para que a recolha dos três tipos de embalagens recicláveis se faça de uma só vez. Uma vez já preparados os contentores dos camiões será possível recolher os três tipos de embalagens recicláveis desta maneira. 6.Uma única tampa com três orifícios Uma vez que temos um único recipiente para os três tipos de embalagens recicláveis, esta Zona de Resíduos Recicláveis (Zorr) terá uma única tampa, com três diferentes aberturas (uma para cada categoria de embalagem reciclável) que se destranca com uma chave que os trabalhadores da empresa de embalagens recicláveis têm para poder despejar as embalagens recicláveis para o camião. Uma vez depejado, o recipiente volta ao seu lugar e a tampa é novamente trancada para não se poder abrir.

6 Descrição do Método 1. Recipiente 1.1 O material do recipiente é idêntico ao existente, no entanto irá ser dimensionado para uma volumetria diferente, dependendo de cada categoria de embalagem reciclável, representados na figura 1 como A (vidro), B (plásticos) e C (papel). O mesmo recipiente vai ter uma parte fixa ao chão, representada por D, que será onde o recipiente amomível, representado pela letra E, irá encaixar. Representado pela letra I está o encaixe que a parte amovível tem incorporado para se fazer esvaziamento do depósito das embalagens para o contentor do camião. O recipiente amovível está equipado com uma lâmina com forma circular e com sensor, representada pela letra F, que irá cortar as embalagens aí depositadas. Essa lâmina contará com uma protecção de borracha forte, representada pela letra G, a qual terá uma abertura para cada categoria de embalagens a reciclar, onde se possam depositar as embalagens. Representado pela letra H está a tampa do recipiente munida de 3 aberturas, uma para cada recipiente. 1.2 A sua recolha é feita com um camião de caixa aberta munido de um contentor com três compartimentos sem tampa destinados cada um para cada categoria de embalagens recicláveis, uns braços robóticos que esticam e recolhem, encaixando-os nos encaixes em metal que se encontram na parte lateral do depósito amovível do recipiente, representada pela letra I, fazendo de uma só vez a recolha dos três tipos de embalagens recicláveis. 1.3 Feita a recolha, o camião volta a colocar o recipiente amovível na parte ficaxa ao chão, trancando a tampa, não necessitando de muito espaço nem tempo para a recolha. Lisboa, 23 de Outubro de 2009.

7 Reivindicações 1" - A Zona de Resíduos Recicláveis é baseado na optimização da sua função prática apresentando-se como um depósito amovível para colocação de embalagens recicláveis caracterizado por ser um depósito amovível com uma dimensão de 3 metros de comprimento e 1.70mt de altura, divididos no seu exterior com a pintura das três cores definidas para cada tipo de embalagens recicláveis, dividido no seu interior em três partes diferentes para colocação de cada tipo de embalagens recicláveis, munido com dois encaixes laterais para a sua movimentação, uma lâmina redonda com sensor na parte superior das divisórias internas, uma placa em borracha para protecção da lâmina e das mão com três aberturas distintas para cada recipiente, uma moldura fixada ao chão para encaixar o depósito amovível e uma tampa única com três aberturas que está incorporada na moldura fixada ao chão, que é aberta somente com uma chave própria, pelos empregados da empresa de tratamento das embalagens recicláveis para a remoção dos mesmos aí depositados. 2" - A Zona de Resíduos Recicláveis, de acordo com a reivindicação 1, é caracterizado pelo facto de ter os recipientes divididos somente no seu interior por placas divisórias do mesmo material dos depósitos, com uma abertura na parte superior das placas para passar a lâmina redonda com sensor de uma ponta a outra do depósito. 3" - A Zona de Resíduos Recicláveis, de acordo com a reivindicação 1 e 2, é caracterizado pelo facto de ter uma moldura do mesmo material do depósito,com costas, laterais e tampa fixada ao chão onde o depósito amovível para colocação das embalagens recicláveis encaixa, porposionando colocar o depósito sempre no mesmo sítio. 4" - A Zona de Resíduos Recicláveis, de acordo com a reivindicação 1, 2 e 3, é caracterizado pelo facto de cada recipiente ser diferenciado em volumetria para os diferentes tipos de embalagens recicláveis, uma vez que as embalagens para a reciclagem são trituradas assim que são depositadas, com recurso a uma lâmina dentada redonda com sensor, o depósito é dimencionado para compreender o mesmo volume de

8 capacidade de embalagens recicláveis para cada tipo (vidro, cartão e plástico). 5a - A Zona de Resíduos Recicláveis, de acordo com as reivindicações 1, 2, 3 e 4 é caracterizado pelo facto de a lâmina estar protegida por uma borracha forte que acompanha a lâmina de uma ponta à outra do depósito, com aberturas específicas para a colocação das embalagens no recipiente, protegendo as pessoas do objecto que está a ser triturado. 6a - A Zona de Resíduos Recicláveis, de acordo com as reivindicações 1, 2, 3, 4 e 5 caracterizado pelo facto de o depósito onde se deposita as embalagens recicláveis ser amovível, para um esvaziamento e reposicionamento rápido, recorrendo a uns encaixes laterais (um de cada lado do depósito), para fácil remoção e encaixe aquando o esvaziamento das embalagens recicláveis. 7a - A Zona de Resíduos Recicláveis, de acordo com as reivindicações 1, 2, 3, 4, 5 e 6 é caracterizado pelo facto de o recipiente ter uma única tampa, do mesmo material do depósito, pintada de igual forma ao depósito para cada tipo de embalagem reciclável, com três aberturas específicas para cada tipo de embalagens recicláveis, incorporada na moldura que está fixa ao chão, sendo a sua abertura somente realizada pelos trabalhadores da empresa de tratamento de embalagens para reciclagem. 8a - A Zona de Resíduos Recicláveis, de acordo com as reivindicações 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7 é caracterizado pelo facto de ter uma encaixe de metal de cada lado do depósito para que os braços robóticos do camião encaixem, para a remoção das embalagens aí depositadas e para encaixar de novo no mesmo lugar depois de vazio. Lisboa, 23 de Outubro de 2009.

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário:

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (11) Número de Publicação: PT 10817 (51) Classificação Internacional: D06F 57/12 (2006) (12) FASCÍCULO DE MODELO DE UTILIDADE (22) Data de pedido: 2011.04.15 (30) Prioridade(s): (43) Data de publicação

Leia mais

DOSSIER TÉCNICO 08/02/2013

DOSSIER TÉCNICO 08/02/2013 CONTENTOR RECOLHA SELECTIVA 2500 Litros FORMA Os contentores de Recolha Selectiva 2500 Lts têm uma forma paralelepipédica, que permite a justaposição de vários contentores, criando, assim, ecopontos esteticamente

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário:

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (11) Número de Publicação: PT 10618 (51) Classificação Internacional: E04B 1/24 (2006) (12) FASCÍCULO DE MODELO DE UTILIDADE (22) Data de pedido: 2010.09.20 (30) Prioridade(s): (43) Data de publicação

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (54) Epígrafe: TAMPA COM CAVIDADE INTERNA PARA MISTURAR INGREDIENTES EM COPOS DE BEBIDA

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (54) Epígrafe: TAMPA COM CAVIDADE INTERNA PARA MISTURAR INGREDIENTES EM COPOS DE BEBIDA (11) Número de Publicação: PT 106289 (51) Classificação Internacional: A45F 3/16 (2006) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO (22) Data de pedido: 2012.04.24 (30) Prioridade(s): (43) Data de publicação

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário:

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (11) Número de Publicação: PT 106544 (51) Classificação Internacional: A63H 27/10 (2006) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO (22) Data de pedido: 2012.09.19 (30) Prioridade(s): (43) Data de publicação

Leia mais

(54) Epígrafe: MÉTODO DE PROTECÇÃO DA FIXAÇÃO DA BORRACHA-CALEIRA NAS JUNTAS DE DILATAÇÃO DE PONTES/VIADUTOS E SUA MONTAGEM

(54) Epígrafe: MÉTODO DE PROTECÇÃO DA FIXAÇÃO DA BORRACHA-CALEIRA NAS JUNTAS DE DILATAÇÃO DE PONTES/VIADUTOS E SUA MONTAGEM (11) Número de Publicação: PT 105358 A (51) Classificação Internacional: E01D 19/06 (2006.01) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO (22) Data de pedido: 2010.10.29 (30) Prioridade(s): (43) Data de publicação

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário:

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (11) Número de Publicação: PT 10747 (51) Classificação Internacional: B65D 81/34 (2006) A47J 31/40 (2006) (12) FASCÍCULO DE MODELO DE UTILIDADE (22) Data de pedido: 2011.10.27 (30) Prioridade(s): (43)

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário:

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (11) Número de Publicação: PT 10957 (51) Classificação Internacional: G02B 6/36 (2006) (12) FASCÍCULO DE MODELO DE UTILIDADE (22) Data de pedido: 2013.10.01 (30) Prioridade(s): (43) Data de publicação

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (54) Epígrafe: CAMPO DE JOGOS COM EQUIPAMENTO PARA JOGOS SEMELHANTES AO FUTEBOL E FUTSAL

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (54) Epígrafe: CAMPO DE JOGOS COM EQUIPAMENTO PARA JOGOS SEMELHANTES AO FUTEBOL E FUTSAL (11) Número de Publicação: PT 105234 (51) Classificação Internacional: A63B 63/00 (2006) E04H 3/14 (2006) A63B 69/00 (2006) A63F 7/06 (2006) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO (22) Data de pedido: 2010.08.03

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (54) Epígrafe: PAINEL PARA TECTO FALSO COM SISTEMA DE FIXAÇÃO POR ENCAIXE METÁLICO

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (54) Epígrafe: PAINEL PARA TECTO FALSO COM SISTEMA DE FIXAÇÃO POR ENCAIXE METÁLICO (11) Número de Publicação: PT 10885 (51) Classificação Internacional: E04B 9/00 (2006) (12) FASCÍCULO DE MODELO DE UTILIDADE (22) Data de pedido: 2013.01.28 (30) Prioridade(s): (43) Data de publicação

Leia mais

(54) Epígrafe: MESA QUE PODE SER ESCONDIDA NUM MÓVEL, EM PARTICULAR NO BRAÇO DE UM SOFÁ OU DE UMA POLTRONA

(54) Epígrafe: MESA QUE PODE SER ESCONDIDA NUM MÓVEL, EM PARTICULAR NO BRAÇO DE UM SOFÁ OU DE UMA POLTRONA (11) Número de Publicação: PT 10598 T (51) Classificação Internacional: A47C 17/04 (2006.01) A47C 17/00 (2006.01) (12) FASCÍCULO DE MODELO DE UTILIDADE (22) Data de pedido: 2010.07.08 (30) Prioridade(s):

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário:

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (11) Número de Publicação: PT 104763 (51) Classificação Internacional: B23D 47/00 (2006) B23D 61/02 (2006) B24B 23/02 (2006) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO (22) Data de pedido: 2009.09.25 (30) Prioridade(s):

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário:

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (11) Número de Publicação: PT 105913 (51) Classificação Internacional: A47F 5/00 (2006) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO (22) Data de pedido: 2011.09.30 (30) Prioridade(s): (43) Data de publicação

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário:

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (11) Número de Publicação: PT 105001 (51) Classificação Internacional: B65D 5/36 (2006) B65D 5/32 (2006) B65D 5/35 (2006) B65D 5/34 (2006) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO (22) Data de pedido: 2010.03.12

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário:

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (11) Número de Publicação: PT 10858 (51) Classificação Internacional: F16L 3/08 (2006) H02G 3/00 (2006) (12) FASCÍCULO DE MODELO DE UTILIDADE (22) Data de pedido: 2012.09.19 (30) Prioridade(s): 2012.05.31

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário:

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (11) Número de Publicação: PT 105633 (51) Classificação Internacional: E01C 5/20 (2006) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO (22) Data de pedido: 2011.04.18 (30) Prioridade(s): (43) Data de publicação

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (54) Epígrafe: CHASSIS DE CARRO EM MINIATURA PARA MONTAGEM DE COMPONENTES INFORMÁTICOS

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (54) Epígrafe: CHASSIS DE CARRO EM MINIATURA PARA MONTAGEM DE COMPONENTES INFORMÁTICOS (11) Número de Publicação: PT 10976 (51) Classificação Internacional: A63H 17/26 (2006) H05K 7/18 (2006) H05K 7/14 (2006) (12) FASCÍCULO DE MODELO DE UTILIDADE (22) Data de pedido: 2011.11.30 (30) Prioridade(s):

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário:

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (11) Número de Publicação: PT 10726 (51) Classificação Internacional: H05K 7/14 (2006) (12) FASCÍCULO DE MODELO DE UTILIDADE (22) Data de pedido: 2011.07.29 (30) Prioridade(s): (43) Data de publicação

Leia mais

(74) Mandatário: (54) Epígrafe: COLECTOR SOLAR PARA AQUECIMENTO DE FLUÍDO TÉRMICO COM DUPLO CIRCUITO INTEGRADO

(74) Mandatário: (54) Epígrafe: COLECTOR SOLAR PARA AQUECIMENTO DE FLUÍDO TÉRMICO COM DUPLO CIRCUITO INTEGRADO (11) Número de Publicação: PT 104590 A (51) Classificação Internacional: F24J 2/12 (2006.01) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO (22) Data de pedido: 2009.05.25 (30) Prioridade(s): (43) Data de publicação

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário:

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (11) Número de Publicação: PT 105774 (51) Classificação Internacional: E04C 2/284 (2006) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO (22) Data de pedido: 2011.06.27 (30) Prioridade(s): (43) Data de publicação

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário:

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (11) Número de Publicação: PT 10952 (51) Classificação Internacional: (12) FASCÍCULO DE MODELO DE UTILIDADE (22) Data de pedido: 2008.12.04 (30) Prioridade(s): (43) Data de publicação do pedido: 2013.10.31

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (54) Epígrafe: SISTEMA DE CONEXÃO RÁPIDO PARA CABO/CABO OU PARA CABO/DISPOSITIVO DE ILUMINAÇÃO

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (54) Epígrafe: SISTEMA DE CONEXÃO RÁPIDO PARA CABO/CABO OU PARA CABO/DISPOSITIVO DE ILUMINAÇÃO (11) Número de Publicação: PT 10894 (51) Classificação Internacional: H01R 24/00 (2011) (12) FASCÍCULO DE MODELO DE UTILIDADE (22) Data de pedido: 2012.05.15 (30) Prioridade(s): (43) Data de publicação

Leia mais

(72) Inventor(es): (54) Epígrafe: SISTEMAS DE PRODUÇÃO DE ENERGIAS LIMPAS E RENOVÁVEIS

(72) Inventor(es): (54) Epígrafe: SISTEMAS DE PRODUÇÃO DE ENERGIAS LIMPAS E RENOVÁVEIS (11) Número de Publicação: PT 104668 A (51) Classificação Internacional: F03B 17/04 (2006.01) F03G 3/02 (2006.01) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO (22) Data de pedido: 2009.07.13 (30) Prioridade(s):

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário:

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (11) Número de Publicação: PT 10820 (51) Classificação Internacional: E05G 1/00 (2006) (12) FASCÍCULO DE MODELO DE UTILIDADE (22) Data de pedido: 2012.04.19 (30) Prioridade(s): (43) Data de publicação

Leia mais

(72) Inventor(es): (74) Mandatário:

(72) Inventor(es): (74) Mandatário: (11) Número de Publicação: PT 10621 T (51) Classificação Internacional: E06B 3/70 (2006.01) (12) FASCÍCULO DE MODELO DE UTILIDADE (22) Data de pedido: 2010.09.27 (30) Prioridade(s): (43) Data de publicação

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário:

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (11) Número de Publicação: PT 105388 (51) Classificação Internacional: H01Q 1/00 (2006) H01Q 1/08 (2006) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO (22) Data de pedido: 2010.11.16 (30) Prioridade(s): 2009.11.19

Leia mais

QUATTRO À SUPERFICIE. Contentor de aço Quattro: um terço subterrânea. Contentor de aço do ar: Aero ENGELS. mais recolha, mais espaço e mais estética

QUATTRO À SUPERFICIE. Contentor de aço Quattro: um terço subterrânea. Contentor de aço do ar: Aero ENGELS. mais recolha, mais espaço e mais estética À SUPERFICIE Contentor de aço Quattro: um terço subterrânea Contentor de aço do ar: Aero ENGELS mais recolha, mais espaço e mais estética FÁCEIS DE COLOCAR B C O depósito é aberto em baixo, para que não

Leia mais

(11) Número de Publicação: PT T. (51) Classificação Internacional: A47J 37/04 ( ) (12) FASCÍCULO DE MODELO DE UTILIDADE

(11) Número de Publicação: PT T. (51) Classificação Internacional: A47J 37/04 ( ) (12) FASCÍCULO DE MODELO DE UTILIDADE (11) Número de Publicação: PT 10606 T (51) Classificação Internacional: A47J 37/04 (2006.01) (12) FASCÍCULO DE MODELO DE UTILIDADE (22) Data de pedido: 2010.08.06 (30) Prioridade(s): 2009.08.06 ES 200901017

Leia mais

(11) Número de Publicação: PT T. (51) Classificação Internacional: B60C 5/00 ( ) (12) FASCÍCULO DE MODELO DE UTILIDADE

(11) Número de Publicação: PT T. (51) Classificação Internacional: B60C 5/00 ( ) (12) FASCÍCULO DE MODELO DE UTILIDADE (11) Número de Publicação: PT 10586 T (51) Classificação Internacional: B60C 5/00 (2006.01) (12) FASCÍCULO DE MODELO DE UTILIDADE (22) Data de pedido: 2010.06.09 (30) Prioridade(s): (43) Data de publicação

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário:

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (11) Número de Publicação: PT 106255 (51) Classificação Internacional: B65H 81/06 (2006) E01D 11/02 (2006) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO (22) Data de pedido: 2012.04.16 (30) Prioridade(s): (43)

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário:

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (11) Número de Publicação: PT 104945 (51) Classificação Internacional: B23Q 3/00 (2006) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO (22) Data de pedido: 2010.01.18 (30) Prioridade(s): (43) Data de publicação

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (54) Epígrafe: SISTEMA SANITÁRIO COMPACTO E AUTOMATIZADO PARA APLICAÇÃO A CAMAS HOSPITALARES

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (54) Epígrafe: SISTEMA SANITÁRIO COMPACTO E AUTOMATIZADO PARA APLICAÇÃO A CAMAS HOSPITALARES (11) Número de Publicação: PT 10767 (51) Classificação Internacional: A61G 1/04 (2006) (12) FASCÍCULO DE MODELO DE UTILIDADE (22) Data de pedido: 2009.11.30 (30) Prioridade(s): (43) Data de publicação

Leia mais

(54) Epígrafe: BANCO CONVERTÍVEL NUM CONJUNTO COMPOSTO POR UMA MESA E RESPECTIVOS BANCOS

(54) Epígrafe: BANCO CONVERTÍVEL NUM CONJUNTO COMPOSTO POR UMA MESA E RESPECTIVOS BANCOS (11) Número de Publicação: PT 104678 A (51) Classificação Internacional: A47B 85/04 (2006.01) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO (22) Data de pedido: 2009.07.21 (30) Prioridade(s): (43) Data de publicação

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário:

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (11) Número de Publicação: PT 106952 (51) Classificação Internacional: A01D 46/26 (2006) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO (22) Data de pedido: 2013.05.21 (30) Prioridade(s): 2012.05.22 P201230769

Leia mais

Carros de Mão Carros para Bidões Carros Ligeiros c/ Plataforma Carros Cargas Méd./Elevadas. Catálogo Fetra. Catálogo Swedmach

Carros de Mão Carros para Bidões Carros Ligeiros c/ Plataforma Carros Cargas Méd./Elevadas. Catálogo Fetra. Catálogo Swedmach Carros de Mão Carros para Bidões Carros Ligeiros c/ Plataforma Carros Cargas Méd./Elevadas Carros Arm. c/ e s/ Prateleiras Carros c/ Banca de Trabalho Carros de Apoio à Indústria Carros de Reboque Carros

Leia mais

(54) Epígrafe: RECIPIENTE BIODEGRADÁVEL E FERTILIZANTE PARA GERMINAÇÃO DE PLANTAS

(54) Epígrafe: RECIPIENTE BIODEGRADÁVEL E FERTILIZANTE PARA GERMINAÇÃO DE PLANTAS (11) Número de Publicação: 104476 A (51) Classificação Internacional: A01G 9/00 (2006.01) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO (22) Data de pedido: 2009.03.26 (30) Prioridade(s): (43) Data de publicação

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário:

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (11) Número de Publicação: PT 105451 (51) Classificação Internacional: E04G 3/30 (2006) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO (22) Data de pedido: 2010.12.23 (30) Prioridade(s): (43) Data de publicação

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário:

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (11) Número de Publicação: PT 10941 (51) Classificação Internacional: E04C 2/284 (2006) (12) FASCÍCULO DE MODELO DE UTILIDADE (22) Data de pedido: 2011.06.27 (30) Prioridade(s): (43) Data de publicação

Leia mais

(11) Número de Publicação: PT T. (51) Classificação Internacional: F23N 5/02 ( ) F23D 5/00 ( ) F23N 1/02 (2006.

(11) Número de Publicação: PT T. (51) Classificação Internacional: F23N 5/02 ( ) F23D 5/00 ( ) F23N 1/02 (2006. (11) Número de Publicação: PT 10596 T (51) Classificação Internacional: F23N 5/02 (2006.01) F23D 5/00 (2006.01) F23N 1/02 (2006.01) (12) FASCÍCULO DE MODELO DE UTILIDADE (22) Data de pedido: 2010.07.07

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (54) Epígrafe: CHASSIS DE CARRO EM MINIATURA PARA MONTAGEM DE COMPONENTES INFORMÁTICOS

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (54) Epígrafe: CHASSIS DE CARRO EM MINIATURA PARA MONTAGEM DE COMPONENTES INFORMÁTICOS (11) Número de Publicação: PT 106034 (51) Classificação Internacional: A63H 17/26 (2006) H05K 7/18 (2006) H05K 7/14 (2006) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO (22) Data de pedido: 2011.11.30 (30) Prioridade(s):

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário:

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (11) Número de Publicação: 106067 (51) Classificação Internacional: B29C 45/16 (2006) B65D 43/02 (2006) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO (22) Data de pedido: 2011.12.15 (30) Prioridade(s): 2012.12.12

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário:

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (11) Número de Publicação: PT 10657 (51) Classificação Internacional: E04B 2/00 (2006) (12) FASCÍCULO DE MODELO DE UTILIDADE (22) Data de pedido: 2011.01.27 (30) Prioridade(s): (43) Data de publicação

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário:

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (11) Número de Publicação: 104475 (51) Classificação Internacional: A47K 13/10 (2006) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO (22) Data de pedido: 2009.03.25 (30) Prioridade(s): 2010.03.24 1000025498F 2011.04.18

Leia mais

(11) Número de Publicação: PT A. (51) Classificação Internacional: A61H 3/00 ( ) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO

(11) Número de Publicação: PT A. (51) Classificação Internacional: A61H 3/00 ( ) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO (11) Número de Publicação: PT 104568 A (51) Classificação Internacional: A61H 3/00 (2006.01) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO (22) Data de pedido: 2009.05.13 (30) Prioridade(s): 2010.05.12 PT 1000039763J

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário:

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (11) Número de Publicação: PT 10801 (51) Classificação Internacional: A01C 5/02 (2006) (12) FASCÍCULO DE MODELO DE UTILIDADE (22) Data de pedido: 2012.03.09 (30) Prioridade(s): (43) Data de publicação

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário:

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (11) Número de Publicação: PT 105132 (51) Classificação Internacional: G01K 17/00 (2006) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO (22) Data de pedido: 2010.05.20 (30) Prioridade(s): (43) Data de publicação

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário:

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (11) Número de Publicação: PT 10812 (51) Classificação Internacional: B07C 5/06 (2006) B07C 5/18 (2006) (12) FASCÍCULO DE MODELO DE UTILIDADE (22) Data de pedido: 2012.04.04 (30) Prioridade(s): (43) Data

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário:

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (11) Número de Publicação: PT 104993 (51) Classificação Internacional: E06B 3/66 (2006) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO (22) Data de pedido: 2010.03.08 (30) Prioridade(s): (43) Data de publicação

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário:

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (11) Número de Publicação: PT 104586 (51) Classificação Internacional: B62B 3/02 (2006) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO (22) Data de pedido: 2009.05.18 (30) Prioridade(s): (43) Data de publicação

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário:

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (11) Número de Publicação: PT 10866 (51) Classificação Internacional: A47C 17/00 (2006) (12) FASCÍCULO DE MODELO DE UTILIDADE (22) Data de pedido: 2012.10.21 (30) Prioridade(s): (43) Data de publicação

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário:

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (11) Número de Publicação: PT 10786 (51) Classificação Internacional: A44B 99/00 (2010) (12) FASCÍCULO DE MODELO DE UTILIDADE (22) Data de pedido: 2012.01.27 (30) Prioridade(s): 2011.01.29 10 2011 009

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário:

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: () Número de Publicação: PT 0969 (5) Classificação Internacional: A45C /20 (2006) (2) FASCÍCULO DE MODELO DE UTILIDADE (22) Data de pedido: 20.0. (0) Prioridade(s): (4) Data de publicação do pedido: 204.04.0

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (54) Epígrafe: PASSADEIRA DE PEÕES INTELIGENTE MULTIFUNÇÕES E MULTICONFIGURÁVEL

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (54) Epígrafe: PASSADEIRA DE PEÕES INTELIGENTE MULTIFUNÇÕES E MULTICONFIGURÁVEL (11) Número de Publicação: PT 105081 (51) Classificação Internacional: F21W 111/023 (2006) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO (22) Data de pedido: 2010.04.27 (30) Prioridade(s): (43) Data de publicação

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário:

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (11) Número de Publicação: PT 104847 (51) Classificação Internacional: C05F 17/00 (2006) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO (22) Data de pedido: 2009.11.26 (30) Prioridade(s): (43) Data de publicação

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário:

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (11) Número de Publicação: PT 106562 (51) Classificação Internacional: E01D 21/10 (2006) E01D 11/04 (2006) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO (22) Data de pedido: 2012.10.03 (30) Prioridade(s): (43)

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário:

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (11) Número de Publicação: PT 106429 (51) Classificação Internacional: B27L 7/00 (2006) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO (22) Data de pedido: 2012.07.02 (30) Prioridade(s): (43) Data de publicação

Leia mais

(11) Número de Publicação: PT A. (51) Classificação Internacional: F28B 3/00 ( ) B01D 5/00 ( )

(11) Número de Publicação: PT A. (51) Classificação Internacional: F28B 3/00 ( ) B01D 5/00 ( ) (11) Número de Publicação: PT 104608 A (51) Classificação Internacional: F28B 3/00 (2006.01) B01D 5/00 (2006.01) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO (22) Data de pedido: 2009.06.04 (30) Prioridade(s):

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário:

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (11) Número de Publicação: PT 105915 (51) Classificação Internacional: H02K 17/12 (2006) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO (22) Data de pedido: 2011.10.04 (30) Prioridade(s): (43) Data de publicação

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário:

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (11) Número de Publicação: PT 10848 (51) Classificação Internacional: E01C 5/00 (2006) (12) FASCÍCULO DE MODELO DE UTILIDADE (22) Data de pedido: 2012.07.29 (30) Prioridade(s): (43) Data de publicação

Leia mais

(54) Epígrafe: DISPOSITIVO DE SEGURANÇA PARA VÃOS DE ESCADAS EM OBRAS

(54) Epígrafe: DISPOSITIVO DE SEGURANÇA PARA VÃOS DE ESCADAS EM OBRAS (11) Número de Publicação: PT 105145 A (51) Classificação Internacional: E04G 21/32 (2006.01) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO (22) Data de pedido: 2010.06.04 (30) Prioridade(s): 2009.06.23 EP 09382101.5

Leia mais

(72) Inventor(es): (74) Mandatário:

(72) Inventor(es): (74) Mandatário: (11) Número de Publicação: PT 104055 A (51) Classificação Internacional: A61C 13/02 (2006.01) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO (22) Data de pedido: 2008.05.04 (30) Prioridade(s): (43) Data de publicação

Leia mais

CATÁLOGO CONTENTORES CIRCULARES PEAD/INOX

CATÁLOGO CONTENTORES CIRCULARES PEAD/INOX CATÁLOGO CONTENTORES CIRCULARES PEAD/INOX MENOS RESÍDUOS - MENOS POLUIÇÃO MAIS FUTURO A ALMOVERDE Ecologia, Lda. dedica se, desde o seu início, à comercialização de equipamentos para a recolha selectiva

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário:

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (11) Número de Publicação: PT 105836 (51) Classificação Internacional: F16B 7/04 (2006) H02G 3/04 (2006) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO (22) Data de pedido: 2011.07.27 (30) Prioridade(s): 2010.08.03

Leia mais

Peças de união. Peça de união

Peças de união. Peça de união FLEXOMATIC O O O painel e constituído de placas elementares de poliestireno com perfurações dispostas em toda a superfície. Essas placas, de 15 x 15cm, são fixadas umas as outras por meio de peças de União

Leia mais

(72) Inventor(es): (54) Epígrafe: SISTEMA DE FIXAÇÃO RÁPIDA DE PLACAS DE REVESTIMENTO EM FACHADAS VENTILADAS

(72) Inventor(es): (54) Epígrafe: SISTEMA DE FIXAÇÃO RÁPIDA DE PLACAS DE REVESTIMENTO EM FACHADAS VENTILADAS () Número de Publicação: PT 04686 A (5) Classificação Internacional: E04F /08 (006.0) () FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO () Data de pedido: 009.07. (0) Prioridade(s): (4) Data de publicação do pedido:

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário:

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (11) Número de Publicação: PT 10730 (51) Classificação Internacional: A61C 13/02 (2006) (12) FASCÍCULO DE MODELO DE UTILIDADE (22) Data de pedido: 2011.08.18 (30) Prioridade(s): (43) Data de publicação

Leia mais

(11) Número de Publicação: PT T. (51) Classificação Internacional: B63B 3/00 ( ) (12) FASCÍCULO DE MODELO DE UTILIDADE

(11) Número de Publicação: PT T. (51) Classificação Internacional: B63B 3/00 ( ) (12) FASCÍCULO DE MODELO DE UTILIDADE (11) Número de Publicação: PT 10580 T (51) Classificação Internacional: B63B 3/00 (2006.01) (12) FASCÍCULO DE MODELO DE UTILIDADE (22) Data de pedido: 2010.05.31 (30) Prioridade(s): 2008.04.25 ES P200801244

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário:

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (11) Número de Publicação: PT 106005 (51) Classificação Internacional: B32B 23/00 (2006) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO (22) Data de pedido: 2011.11.16 (30) Prioridade(s): (43) Data de publicação

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (54) Epígrafe: MECANISMO COMPENSADOR DE ALTURAS/DESNÍVEIS A APLICAR EM CARROS DE BÉBÉS E AFINS

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (54) Epígrafe: MECANISMO COMPENSADOR DE ALTURAS/DESNÍVEIS A APLICAR EM CARROS DE BÉBÉS E AFINS (11) Número de Publicação: PT 105294 (51) Classificação Internacional: B62B 9/02 (2006) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO (22) Data de pedido: 2010.09.14 (30) Prioridade(s): (43) Data de publicação

Leia mais

pack reciclagem _2013

pack reciclagem _2013 pack reciclagem _2013 RECICLAGEM Sistema de Recolha Selectiva Conjunto de contentores disponíveis em variados formatos possibilitando a separação dos resíduos para reciclagem. NEXUS 140 Ideal para áreas

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário:

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (11) Número de Publicação: PT 10739 (51) Classificação Internacional: A43B 13/00 (2006) A43B 13/14 (2006) A43B 17/00 (2006) A43B 7/14 (2006) (12) FASCÍCULO DE MODELO DE UTILIDADE (22) Data de pedido: 2011.09.29

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário:

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (11) Número de Publicação: PT 105856 (51) Classificação Internacional: B63C 11/02 (2006) B08B 3/02 (2006) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO (22) Data de pedido: 2011.08.16 (30) Prioridade(s): (43)

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário:

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (11) Número de Publicação: PT 105485 (51) Classificação Internacional: B65D 1/20 (2006) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO (22) Data de pedido: 2011.01.14 (30) Prioridade(s): (43) Data de publicação

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (54) Epígrafe: EMBALAGEM DE EMBALAGENS AGRUPADAS, EM ESPECIAL PARA FRALDAS OU SIMILARES

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (54) Epígrafe: EMBALAGEM DE EMBALAGENS AGRUPADAS, EM ESPECIAL PARA FRALDAS OU SIMILARES (11) Número de Publicação: PT 10825 (51) Classificação Internacional: B65D 85/16 (2006) B65D 77/00 (2006) (12) FASCÍCULO DE MODELO DE UTILIDADE (22) Data de pedido: 2012.04.26 (30) Prioridade(s): 2012.02.15

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário:

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (11) Número de Publicação: PT 10807 (51) Classificação Internacional: A61F 5/48 (2006) (12) FASCÍCULO DE MODELO DE UTILIDADE (22) Data de pedido: 2009.02.25 (30) Prioridade(s): 2009.01.30 200900279 ES

Leia mais

O caminho dos resíduos

O caminho dos resíduos ALGAR Olá! Eu sou o Eco-Herói e vou mostrar-te O caminho dos resíduos Esta página é tua, pinta-me! 1.º Ciclo O caminho dos resíduos O lixo que produzimos e que colocamos no contentor normal segue num camião

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário:

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (11) Número de Publicação: PT 10893 (51) Classificação Internacional: G06Q 50/22 (2012) (12) FASCÍCULO DE MODELO DE UTILIDADE (22) Data de pedido: 2013.03.01 (30) Prioridade(s): (43) Data de publicação

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário:

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (11) Número de Publicação: PT 10849 (51) Classificação Internacional: F24B 1/26 (2006) (12) FASCÍCULO DE MODELO DE UTILIDADE (22) Data de pedido: 2012.07.30 (30) Prioridade(s): (43) Data de publicação

Leia mais

(72) Inventor(es): (74) Mandatário:

(72) Inventor(es): (74) Mandatário: (11) Número de Publicação: PT 10506 T (51) Classificação Internacional: E04H 3/24 (2006.01) (12) FASCÍCULO DE MODELO DE UTILIDADE (22) Data de pedido: 2009.11.24 (30) Prioridade(s): (43) Data de publicação

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário:

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (11) Número de Publicação: PT 104762 (51) Classificação Internacional: A47B 9/10 (2006) A47B 27/16 (2006) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO (22) Data de pedido: 2009.09.25 (30) Prioridade(s): (43)

Leia mais

Leia este texto sobre como o município de Almada, em Portugal, pode lucrar com o lixo, se esse for separado adequadamente.

Leia este texto sobre como o município de Almada, em Portugal, pode lucrar com o lixo, se esse for separado adequadamente. Atividades de revisão 2018 5º ano. Leia este texto sobre como o município de Almada, em Portugal, pode lucrar com o lixo, se esse for separado adequadamente. Disponível em: .

Leia mais

GESTÃO DE RESÍDUOS CONTENTOR DE 120l

GESTÃO DE RESÍDUOS CONTENTOR DE 120l GESTÃO DE RESÍDUOS CONTENTOR DE 120l Certificação EN840 Corpo e tampa em HDPE de alta resistência com proteção UV Empilhamento em vazio (otimização de transporte) Superfícies polidas e cantos arredondados

Leia mais

(74) Mandatário: (54) Epígrafe: SISTEMA DE EMBALAGEM ESPECIAL COM SUPORTE À REFEIÇÃO

(74) Mandatário: (54) Epígrafe: SISTEMA DE EMBALAGEM ESPECIAL COM SUPORTE À REFEIÇÃO (11) Número de Publicação: PT 104616 A (51) Classificação Internacional: B65D 5/462 (2006.01) B65D 5/30 (2006.01) B65D 5/20 (2006.01) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO (22) Data de pedido: 2009.06.04

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES MOTOR EXTERIOR EMD 950

MANUAL DE INSTRUÇÕES MOTOR EXTERIOR EMD 950 MANUAL DE INSTRUÇÕES MOTOR EXTERIOR EMD 950 2 AVISOS O ar aspirado não deve ser canalizado por uma conduta já utilizada para evacuar fumos produzidos por aparelhos alimentados por outras fontes de energia

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário:

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (11) Número de Publicação: PT 10864 (51) Classificação Internacional: A45B 25/10 (2006) (12) FASCÍCULO DE MODELO DE UTILIDADE (22) Data de pedido: 2012.10.24 (30) Prioridade(s): (43) Data de publicação

Leia mais

ATIVIDADES CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL Pré-Escolar e 1º Ciclo

ATIVIDADES CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL Pré-Escolar e 1º Ciclo GUIA DE ATIVIDADES de educação ambiental ATIVIDADES CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL Pré-Escolar e 1º Ciclo Centro de Educação Ambiental de Albufeira Localização: Quinta da Palmeira - R. dos Bombeiros Voluntários

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário:

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (11) Número de Publicação: PT 10660 (51) Classificação Internacional: E04C 1/41 (2006) (12) FASCÍCULO DE MODELO DE UTILIDADE (22) Data de pedido: 2010.02.19 (30) Prioridade(s): (43) Data de publicação

Leia mais

DO MEIO AMBIENTE. Transporte seguro. Contentores, enterrados e semi-enterrados. Recolha selectiva. Prevenção de fugas

DO MEIO AMBIENTE. Transporte seguro. Contentores, enterrados e semi-enterrados. Recolha selectiva. Prevenção de fugas DO MEIO AMBIENTE Transporte seguro Contentores, enterrados e semi-enterrados Prevenção de fugas Recolha selectiva Menos resíduos, menos poluição, mais futuro ao serviço da logística e de um ambiente melhor

Leia mais

Armários para vestiários

Armários para vestiários Os armários Mecalux marcam a diferença Estilo e solidez Os armários metálicos MECALUX proporcionam um novo conceito de design compacto e agradável, que se integra em qualquer ambiente: vestiários, escritórios,

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (54) Epígrafe: LOÇÃO PARA TRATAMENTO DE VITILIGO E PROCESSO DE PRODUÇÃO DA LOÇÃO

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (54) Epígrafe: LOÇÃO PARA TRATAMENTO DE VITILIGO E PROCESSO DE PRODUÇÃO DA LOÇÃO (11) Número de Publicação: PT 104658 (51) Classificação Internacional: A61K 36/28 (2006) A61K 36/88 (2006) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO (22) Data de pedido: 2009.06.30 (30) Prioridade(s): (43)

Leia mais

CATÁLOGO CONTENTORES BALDES

CATÁLOGO CONTENTORES BALDES CATÁLOGO CONTENTORES BALDES MENOS RESÍDUOS - MENOS POLUIÇÃO MAIS FUTURO A ALMOVERDE Ecologia, Lda. dedica se, desde o seu início, à comercialização de equipamentos para a recolha selectiva de resíduos

Leia mais

(11) Número de Publicação: PT A. (51) Classificação Internacional: A47L 21/02 ( ) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO

(11) Número de Publicação: PT A. (51) Classificação Internacional: A47L 21/02 ( ) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO (11) Número de Publicação: PT 104990 A (51) Classificação Internacional: A47L 21/02 (2006.01) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO (22) Data de pedido: 2010.03.03 (30) Prioridade(s): (43) Data de publicação

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário:

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (11) Número de Publicação: PT 10863 (51) Classificação Internacional: H04N 7/18 (2006) (12) FASCÍCULO DE MODELO DE UTILIDADE (22) Data de pedido: 2012.10.10 (30) Prioridade(s): (43) Data de publicação

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário:

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (11) Número de Publicação: PT 106426 (51) Classificação Internacional: B29C 45/02 (2006) B29C 45/17 (2006) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO (22) Data de pedido: 2012.06.29 (30) Prioridade(s): 2012.10.22

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (54) Epígrafe: CADEIA DE TRANSMISSÃO SEM ELOS INTERMÉDIOS, PARA PINHÕES MÚLTIPLOS

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (54) Epígrafe: CADEIA DE TRANSMISSÃO SEM ELOS INTERMÉDIOS, PARA PINHÕES MÚLTIPLOS (11) Número de Publicação: PT 104775 (51) Classificação Internacional: B65G 17/42 (2006) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO (22) Data de pedido: 2009.10.02 (30) Prioridade(s): (43) Data de publicação

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário:

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (11) Número de Publicação: PT 104992 (51) Classificação Internacional: B29C 45/00 (2006) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO (22) Data de pedido: 2010.03.08 (30) Prioridade(s): (43) Data de publicação

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário:

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (11) Número de Publicação: PT 10900 (51) Classificação Internacional: A41D 23/00 (2006) (12) FASCÍCULO DE MODELO DE UTILIDADE (22) Data de pedido: 2013.03.19 (30) Prioridade(s): (43) Data de publicação

Leia mais

Mira TruGlo Micro-Brite Sight

Mira TruGlo Micro-Brite Sight Mira TruGlo Micro-Brite Sight Como estamos sempre a tentar melhorar o material, desta vez decidi substituir a mira que tinha montada. Pelo que li e pelas críticas que vi em alguns forums optei pela nova

Leia mais

GESTÃO AMBIENTAL GESTÃO AMBIENTAL

GESTÃO AMBIENTAL GESTÃO AMBIENTAL GESTÃO AMBIENTAL GESTÃO AMBIENTAL 1 POLÍTICA AMBIENTAL A Direcção da Organização, ao seu mais alto nível, deve traçar o seu caminho ambiental, explicitando-o num documento escrito, através do qual demonstrará

Leia mais

(11) Número de Publicação: PT A. (51) Classificação Internacional: A43D 35/00 ( ) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO

(11) Número de Publicação: PT A. (51) Classificação Internacional: A43D 35/00 ( ) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO (11) Número de Publicação: PT 105229 A (51) Classificação Internacional: A43D 35/00 (2006.01) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO (22) Data de pedido: 2010.07.30 (30) Prioridade(s): 2009.08.14 US 61/233920

Leia mais