Laboratório de Eletrônica Digital Tutorial Quartus II (Procedimentos para Criação e Simulação de Projetos Digitais)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Laboratório de Eletrônica Digital Tutorial Quartus II (Procedimentos para Criação e Simulação de Projetos Digitais)"

Transcrição

1 Universidade Federal do Pará Instituto de Tecnologia Faculdade de Engenharia Elétrica Laboratório de Eletrônica Digital Tutorial Quartus II (Procedimentos para Criação e Simulação de Projetos Digitais) Thiago de Lima Freire

2 Tutorial Quartus II O procedimento apresentado a seguir mostra como criar um modelo esquemático e realizar a simulação e implementação em FPGA do sistema estudado utilizando o software Altera Quartus II 9.1 sp1 e a placa de desenvolvimento Altera DE2 Development and Education Board. 1. Inicie o Quartus II, uma tela como a da figura 1 será mostrada. Figura 1 Tela inicial do Quartus II 2. Crie um novo projeto no menu File > New Project Wizard. Clique em Next na primeira janela e na seguinte (Figura 2) especifique o diretório onde será salvo o projeto, o nome do projeto e o nome do top-level design, que por padrão será o mesmo nome do projeto e é preenchido automaticamente. Figura 2 New Project Wizard: Directory, Name, Top-Level Entity A próxima janela (Figura 3) permite adicionar ao projeto arquivos feitos anteriormente, caso não haja nenhum arquivo a ser incluído, apenas clique em Next.

3 Figura 3 New Project Wizard: Add Files Na janela seguinte (figura 4) é preciso especificar o dispositivo (FPGA) que será usado para implementação do sistema. Na aba Device Family > Family > Cyclone II e em Available Devices > EP2C35F672C6. Figura 4 - New Project Wizard: Family & Device Settings Na próxima janela (figura 5) é possível escolher outras ferramentas de Design, Simulação e Análise para serem usadas em conjunto com o Quartus II, porém usaremos apenas o Quartus II. Então, apenas clique em Next.

4 Figura 5 New Project Wizard: EDA Tool Settings A última janela contém um resumo das informações dadas nos itens anteriores, se tudo estiver correto clique em Finish. Figura 6 New Project Wizard: Summary 3. Para iniciar o design do modelo esquemático clique em File > New ou no ícone na barra de ferramentas do Quartus. Na janela mostrada na figura 7 escolha a opção Block Diagram/Schematic File.

5 Figura 7 4. A figura 8 mostra a área de trabalho para esquemáticos no Quartus na qual devem ser encaixados os componentes correspondentes às equações obtidas anteriormente. Figura 8 Área de trabalho para modelos esquemáticos 5. Para selecionar os componentes necessários para o sistema clique no ícone (Symbol Tool) localizado na barra de ferramentas à esquerda. Na janela da figura 9 deve-se escolher os componentes que serão usados no design. Tomando como exemplo a forma de Soma Padrão de Produtos temos que usar 4 portas AND de 3 entradas e 1 porta OR de 4 entradas, portas inversoras também serão necessárias. Os componentes então são selecionados navegando nas abas no lado esquerdo da janela, as portas utilizadas aqui encontram-se na biblioteca principal do Quartus em primitives > logic > and3, primitives > logic > or4 e primitives > logic > not. Além das portas lógicas também é importante incluir no design os pinos de entrada e saída do sistema, aqui eles se encontram em primitives > pin > input e primitives > pin > output. Obs.: Quando mais de um componente do mesmo tipo tiver de ser usado, marcar a opção Repeatinsert mode evita que a janela symbol seja aberta diversas vezes.

6 Figura 9 6. Posicione os componentes na área de trabalho de forma semelhante ao mostrado na figura 10. Figura O próximo passo é fazer as ligações entre os componentes e dar nomes aos pinos de entrada e saída. O ícone (Orthogonal Node Tool) permite fazer as ligações, com a opção selecionada basta clicar com o mouse em um ponto da ligação e arrastar até o outro atentando para que as ligações sejam feitas corretamente como na figura 11. Figura 11 Para renomear os pinos basta dar um duplo clique no componente e, na janela que se abrir, na aba Pin name colocar o nome do pino correspondente.

7 O design completo deve ficar semelhante ao da figura 12. Figura Antes de realizar a simulação do sistema é necessário compilar o design, o que pode ser feito pelo botão na barra de ferramentas (se o design ainda não tiver sido salvo com o botão, a ferramenta pedirá para fazê-lo agora), porém é necessário se certificar se o design a ser compilado está definido como top-level pela ferramenta. Isto pode ser checado na janela Project Navigator na aba Hierarchy que mostra qual o top-level atual, caso este não seja o desejado é possível mudar na aba Files clicando com o botão direito do mouse no nome do arquivo desejado e escolhendo a opção Set as Top-Level Entity. Se o design for compilado sem erros, podemos seguir para a simulação. Figura 13 Project Navigator 9. Para fazer a simulação é necessário criar um arquivo que contem as formas de onda com os sinais correspondentes da entrada do sistema a fim de obter o resultado da saída. Crie um novo arquivo em File > New > Vector Waveform File. A janela da figura 14 será aberta.

8 Figura 14 Arquivo de Forma de Onda 10. Para adicionar as formas de onda de entrada e saída clique com o botão direito do mouse na área branca logo abaixo de Name e então em Insert > Insert Node or Bus... e na janela que abrirá escolha Node Finder... Na janela seguinte (figura 15) deixe a opção Filter em Pins: all e clique no botão List. Uma lista com todos os pinos existentes no design atual irá aparecer em Nodes Found, como usaremos os 4 pinos existentes clique no botão aparecer em Selected Nodes. para selecionar todos, que devem Figura 15 Node Finder

9 11. Agora a janela deve aparecer semelhante a figura 16,onde poderemos atribuir os valores das entradas. Figura 16 Quando realizamos uma simulação é importante tentar atingir cobertura total de todos os resultados possíveis do sistema, ou seja, checar se os valores da simulação estão de acordo com os da tabela verdade. Lembrando que aqui isso só é viável devido à simplicidade do sistema estudado. Para realizar a cobertura total dos resultados, temos que atribuir os valores das entradas conforme a tabela verdade. Os valores podem ser atribuídos manualmente, mas é possível agilizar o processo, com a variável a qual se deseja atribuir um valor selecionada clique no botão (Overwrite Clock) para definir uma forma de onda que varia de 0 para 1 em um período que pode ser determinado. Para decidir qual será esse período, basta observar a tabela verdade, vemos que enquanto C0 sofre uma mudança de 0 para 1 C1 continua em 0 ou 1, o que significa que o período de C1 é o dobro do período de C0 e mesmo pensamento vale para C2 em relação a C1. Assim, como o valor padrão do tempo de simulação é de 1 µs usaremos T C2 = 1 µs, T C1 = 0.5 µs e T C0 = 0.25 µs os períodos de C2, C1 e C0. O resultado pode ser visto na figura 17. Figura 17

10 12. Antes de dar início a simulação, temos que decidir que tipo será feita, funcional ou timing. A simulação funcional considera apenas o aspecto lógico do design, enquanto que a do tipo timing considera aspectos físicos com base no dispositivo selecionado na criação do projeto, o que pode gerar atrasos e até mesmo erros decorrentes de incompatibilidade entre o dispositivo e alguns componentes da biblioteca do Quartus. Para ambos os tipos primeiramente clique em Processing > Simulator Tool no menu do Quartus. A Janela da figura 18 será aberta. Figura 18 Simulator Tool Em Simulation Input escolha o arquivo que será simulado (arquivo de forma de onda com extensão.vwf) clicando no botão e selecionando o arquivo. Em Simulation Mode escolha o tipo de simulação, se for do tipo funcional clique no botão Generate Functional Simulation Netlist (isso não é necessário para timing ) e, então, para ambos os modos, clique em Start para iniciar a simulação, dê OK na janela que aparecerá e, caso não haja erros, clique em Report para ver o resultado da simulação. A figura 19 mostra o resultado da simulação funcional. Figura 19 Simulation Report

11 13. Para utilizar o FPGA é necessário antes se certificar que os drivers corretos estão instalados no computador. O Quartus possui os drivers necessários para Windows localizados em Diretório de Instalação/altera/91sp1/quartus/drivers/usb-blaster. Ligue o cabo USB que acompanha a placa na porta Blaster da mesma e em uma entrada USB do computador, quando o sistema pedir o local dos drivers para um novo dispositivo, especifique o caminho dado. 14. Temos que especificar os pinos do FPGA correspondentes as funções da placa que queremos utilizar, neste exemplo usaremos 1 LED vermelho para a saída e 3 SWITCHES para a entrada. O CD que acompanha a placa possui um arquivo que contém os nomes de todos os pinos e que função eles exercem na placa, então temos que importar esse arquivo para o nosso projeto. Em Assignments > Import Assignments... procure o arquivo DE2_pin_assignments.csv no CD em DE2_tutorials/design_files e dê OK. Após isso, em Assignments > Assignment Editor uma janela mostra uma lista completa de todos os pinos existentes no FPGA (figura 20), para utiizá-los temos que renomear os pinos do design para aqueles que pretendemos usar na placa. Consultando o manual da DE2 (raiz do CD/DE2_user_manual/DE2UserManual.pdf), páginas 26-29, vemos que podemos usar os switches SW[0], SW[1] e SW[2] e o led LEDR[0], bastando mudar o nome das variáveis C2, C1, C0 e L no modelo esquemático, não esquecendo de compilar após a mudança. Obs.: para confirmar se a ligação foi feita corretamente basta ver, no Assignment Editor, se o ícone ao lado da variável na coluna To torna-se para entrada ou para saída. Figura 20 Assignment Editor 15. Clique em Tools > Programmer e na janela que se abrir aperte Start, aguarde o fim do processo e faça os devidos testes na placa para checar se a saída do sistema está correta.

ALTERA Quartus II. Manual

ALTERA Quartus II. Manual ALTERA Quartus II Manual 2014 O Quartus II é um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE Integrated Development Environment), utilizado para o desenvolvimento de sistemas digitais utilizando FPGAs (Field

Leia mais

PASSO A PASSO COMO CRIAR UM NOVO PROJETO EM SCHEMATIC NO SOFTWARE QUARTUS II CYCLONE IV

PASSO A PASSO COMO CRIAR UM NOVO PROJETO EM SCHEMATIC NO SOFTWARE QUARTUS II CYCLONE IV PASSO A PASSO COMO CRIAR UM NOVO PROJETO EM SCHEMATIC NO SOFTWARE QUARTUS II CYCLONE IV 1) Após abrir o quartus II, clique em CREATE A NEW PROJECT (tela a seguir). 2) CLIQUE EM NEXT (tela a seguir) EMERSON

Leia mais

Tutorial para Criar e Simular Circuitos Digitais no Altera Quartus (R) II - versão 9.1

Tutorial para Criar e Simular Circuitos Digitais no Altera Quartus (R) II - versão 9.1 Tutorial para Criar e Simular Circuitos Digitais no Altera Quartus (R) II - versão 9.1 Laboratório Digital Marlim Pereira Menezes Profa. Dra. Liria M. Sato Prof. Dr. Edson Midorikawa Departamento de Engenharia

Leia mais

Tutorial do Quartus II

Tutorial do Quartus II Tutorial do Quartus II Introdução A seguir, você tomará contato com a ferramenta de projeto digital Quartus II, da Altera Corporation, que além de permitir descrever e simular circuitos lógicos complexos,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - UFRN DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA E MATEMÁTICA APLICADA DIMAP

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - UFRN DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA E MATEMÁTICA APLICADA DIMAP UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - UFRN DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA E MATEMÁTICA APLICADA DIMAP Disciplina: DIM0403 Laboratório de Circuitos Lógicos Professor: Sílvio Fernandes 08 Introdução

Leia mais

Introdução ao Altera DE2. Edson Midorikawa

Introdução ao Altera DE2. Edson Midorikawa Introdução ao Altera DE2 Edson Midorikawa Altera DE2 Altera DE2 Altera Cyclone II 2C35 FPGA with 35.000 LEs Altera Serial Configuration devices (EPCS16) for Cyclone II 2C35 USB Blaster built in on board

Leia mais

Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores Instituto Superior Técnico Universidade Técnica de Lisboa Sistemas Digitais

Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores Instituto Superior Técnico Universidade Técnica de Lisboa Sistemas Digitais Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores Instituto Superior Técnico Universidade Técnica de Lisboa Sistemas Digitais Introdução ao Ambiente de Projecto da Xilinx Abílio Parreira, Horácio

Leia mais

PRÁTICAS PARA DESENVOLVIMENTO DE PROTÓTIPOS DE CIRCUITOS DIGITAIS COM O KIT EDUCACIONAL DE2

PRÁTICAS PARA DESENVOLVIMENTO DE PROTÓTIPOS DE CIRCUITOS DIGITAIS COM O KIT EDUCACIONAL DE2 UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO PRÁTICAS PARA DESENVOLVIMENTO DE PROTÓTIPOS DE CIRCUITOS DIGITAIS COM O KIT EDUCACIONAL DE2 P R O F. S Í L V I O F E R N A N D E S CRONOGRAMA DO CURSO ATIVIDADE

Leia mais

Guia de projeto em esquemático utilizando o Software QUARTUS II da ALTERA Profa. Luiza Maria Romeiro Codá

Guia de projeto em esquemático utilizando o Software QUARTUS II da ALTERA Profa. Luiza Maria Romeiro Codá Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação SEL 405 Lab. de Introdução aos Sistemas Digitais I Guia de projeto em esquemático utilizando o Software QUARTUS II da ALTERA Profa. Luiza Maria Romeiro

Leia mais

Fábrica de Noobs Reloaded Sistemas Operacionais Instalando e Utilizando o VirtualBox

Fábrica de Noobs Reloaded Sistemas Operacionais Instalando e Utilizando o VirtualBox Fábrica de Noobs Reloaded Sistemas Operacionais Instalando e Utilizando o VirtualBox No vídeo anterior, apresentei as vantagens de se utilizar uma máquina virtual, e mostrei como utilizar o VMware, virtualizador

Leia mais

PASSO A PASSO COMO CRIAR UM NOVO PROJETO EM SCHEMATIC NO SOFTWARE QUARTUS II

PASSO A PASSO COMO CRIAR UM NOVO PROJETO EM SCHEMATIC NO SOFTWARE QUARTUS II PASSO A PASSO COMO CRIAR UM NOVO PROJETO EM SCHEMATIC NO SOFTWARE QUARTUS II 1) Após abrir o quartus II, clique em CREATE A NEW PROJECT (tela abaixo). Se estiver utilizando windows 7, execute como administrador.

Leia mais

Introdução ao Projeto de Circuitos com Altera DE2. Edson Midorikawa. Setembro/2012. Altera DE2

Introdução ao Projeto de Circuitos com Altera DE2. Edson Midorikawa. Setembro/2012. Altera DE2 Introdução ao Projeto de Circuitos com Altera DE2 Edson Midorikawa Setembro/2012 Altera DE2 Altera DE2 Altera Cyclone II 2C35 FPGA with 35.000 LEs Altera Serial Configuration devices (EPCS16) for Cyclone

Leia mais

Sistemas Digitais. Tutorial Placa de Prototipação - Altera

Sistemas Digitais. Tutorial Placa de Prototipação - Altera Sistemas Digitais Tutorial Placa de Prototipação - Altera Monitoria SD 2012.1 Daniel Alexandro/Vanessa Ogg/Gustavo Benevides/Gilliano Ginno/Sidney Marlon Editado por (DARA) Placa Altera 1 Antes de Usar

Leia mais

TICs IVINHEMA-MS

TICs IVINHEMA-MS SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL NUCLEO DE TECNOLOGIAS DE NOVA ANDRADINA-MS TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TICS- 2010 CRIANDO SUA WIKISPACES Autor: Profº. Carlos

Leia mais

PCS Laboratório de Engenharia de Software I Tutorial de Modelagem de Dados no RSA v9.5 (por Michelet dal Carpio Chávez)

PCS Laboratório de Engenharia de Software I Tutorial de Modelagem de Dados no RSA v9.5 (por Michelet dal Carpio Chávez) PCS 3443 - Laboratório de Engenharia de Software I Tutorial de Modelagem de Dados no RSA v9.5 (por Michelet dal Carpio Chávez) 1. Pré-requisitos 1. Rational Software Architect instalado com as seguintes

Leia mais

Tutorial Multisim. Página inicial do Multisim

Tutorial Multisim. Página inicial do Multisim Tutorial Multisim O Multisim é um programa que realiza a simulação da montagem de circuitos eletrônicos, nele estão contidas todas as ferramentas necessárias para a montagem de tais circuitos como resistores,

Leia mais

Exercícios de Laboratório 1

Exercícios de Laboratório 1 Tradução do Laboratory Exercise 1 disponível em Exercícios de Laboratório 1 Switches (chaves), Luzes (LEDs) e Multiplexadores

Leia mais

SOLID EDGE ST6 TUTORIAL 9 GERANDO VISTAS A PARTIR DE UM MODELO 3D. Aqui isso será feito com o corpo da Biela que você desenhou no tutorial 6.

SOLID EDGE ST6 TUTORIAL 9 GERANDO VISTAS A PARTIR DE UM MODELO 3D. Aqui isso será feito com o corpo da Biela que você desenhou no tutorial 6. SOLID EDGE ST6 TUTORIAL 9 GERANDO VISTAS A PARTIR DE UM MODELO 3D Seguindo este tutorial você estará apto a gerar vistas a partir de elementos 3D. O Solid Edge permite que sejam geradas vistas de modelos

Leia mais

A instalação será feita através do link Setup Magni 2, situado no CD do Rasther.

A instalação será feita através do link Setup Magni 2, situado no CD do Rasther. Requisitos básicos do sistema - Windows 98, Millenium, XP ou 2000. - Pentium III 500 MHz (no mínimo). - 64 MB RAM. - Porta serial disponível. - 15 MB de espaço livre no HD. - Resolução de vídeo de 800X600

Leia mais

Como utilizar o Tux Paint

Como utilizar o Tux Paint 1 Curso de Formação de Professores em Tecnologia de Informação e de Comunicação Acessível Como utilizar o Tux Paint Software de desenho voltado a crianças alfabetizadas ou não. PASSO 1 INTRODUÇÃO O Tux

Leia mais

4.a Aula Prática Projeto de um Somador de 16 bits com a Linguagem VHDL

4.a Aula Prática Projeto de um Somador de 16 bits com a Linguagem VHDL 4.a Aula Prática Projeto de um Somador de 16 bits com a Linguagem VHDL Prof. Cesar da Costa VHDL é uma linguagem para descrever sistemas digitais utilizada universalmente. VHDL é proveniente de VHSIC Hardware

Leia mais

Laboratório de Eletrônica Digital

Laboratório de Eletrônica Digital Laboratório de Eletrônica Digital Controle de Lâmpadas Three-Way Experiência N o 01 Prof. Ivan Sebastião de Souza e Silva Experiência N o 01 Controle de Lâmpadas Three-Way Experiências de Eletrônica Digital

Leia mais

Criação de componentes no Proteus

Criação de componentes no Proteus Criação de componentes no Proteus O programa Isis permite criar componentes diretamente na tela do editor de esquemas. Neste exemplo, trataremos de criar o DS1023 da Maxim. Esta é a configuração dos pinos

Leia mais

IDES E PROGRAMAÇÃO. Prof. Dr. Cláudio Fabiano Motta Toledo PAE: Maurício A Dias

IDES E PROGRAMAÇÃO. Prof. Dr. Cláudio Fabiano Motta Toledo PAE: Maurício A Dias 1 IDES E PROGRAMAÇÃO Prof. Dr. Cláudio Fabiano Motta Toledo PAE: Maurício A Dias {claudio,macdias}@icmc.usp.br 2 Agenda Conceitos Instalação e Configuração Compilação e Execução de Código IDEs Exemplo

Leia mais

Introdução à Engenharia ENG1000

Introdução à Engenharia ENG1000 Introdução à Engenharia ENG1000 Aula 04 Introdução ao Visual Studio 2010 Prof. Augusto Baffa 1. Execute o MS-Visual Studio 2010. Experimente o caminho: Start All Programs Microsoft

Leia mais

Kicad?! O que podemos fazer com ele?

Kicad?! O que podemos fazer com ele? Kicad?! O que podemos fazer com ele? Nesse tutorial você conhecerá de maneira fácil e rápida o Software Kicad que é de distribuição livre e é utilizado em nível acadêmico e profissional. Kicad é uma plataforma

Leia mais

Integração do Arduíno com Elipse Scada para aplicações de força

Integração do Arduíno com Elipse Scada para aplicações de força Integração do Arduíno com Elipse Scada para aplicações de força Com intuito obter uma ferramenta visual para demonstrar as forças exercidas em um sensor de força resistivo. Foi integrado o Arduíno a um

Leia mais

O Servidor de impressão DP-300U atende a seguinte topologia: Podem ser conectadas 2 impressoras Paralelas e 1 USB.

O Servidor de impressão DP-300U atende a seguinte topologia: Podem ser conectadas 2 impressoras Paralelas e 1 USB. O Servidor de impressão DP-300U atende a seguinte topologia: Podem ser conectadas 2 impressoras Paralelas e 1 USB. 1 1- Para realizar o procedimento de configuração o DP-300U deve ser conectado via cabo

Leia mais

Tutorial para utilização da placa dspace 1103 e o software ControlDesk 3.7

Tutorial para utilização da placa dspace 1103 e o software ControlDesk 3.7 Tutorial para utilização da placa dspace 1103 e o software ControlDesk 3.7 OBSERVAÇÕES IMPORTANTES: 1) Antes de iniciar qualquer experimento, peça ao técnico do laboratório Carlos José Santana (Grilo),

Leia mais

Minha Primeira Placa no KiCad.

Minha Primeira Placa no KiCad. Minha Primeira Placa no KiCad. Nesse tutorial iremos fazer o desenho da nossa primeira placa de um circuito, liga desliga led, utilizando o software KiCad. Caso não saiba o que é o KiCad ou ainda não o

Leia mais

Nota de Aplicação: Utilização do Recipe Manager. Sumário

Nota de Aplicação: Utilização do Recipe Manager. Sumário Nota de Aplicação NAP146 Utilização do Recipe Manager Sumário 1. Descrição... 2 2. Introdução... 2 3. Definição da Arquitetura de Referência... 2 3.1 Material Utilizado no Exemplo... 2 4. Configuração

Leia mais

SMA PROCEDIMENTO DE ACESSO AO SISTEMA SMA PROCEDIMENTO DE ACESSO AO SISTEMA

SMA PROCEDIMENTO DE ACESSO AO SISTEMA SMA PROCEDIMENTO DE ACESSO AO SISTEMA SMA PROCEDIMENTO DE ACESSO AO SISTEMA Índice 1. Pré-requisitos... 2 2. Configurando opções de segurança do Internet Explorer... 3 3. Requisição e Instalação dos certificados de acesso... 5 3.1. Instalação

Leia mais

Tutorial do 2º Experimento: Programação do CLP Siemens S7-1200

Tutorial do 2º Experimento: Programação do CLP Siemens S7-1200 Tutorial do 2º Experimento: Programação do CLP Siemens S7-1200 Ambiente do software TIA Portal V11 da Siemens Criando um novo projeto 1 Abrir o software TIA Portal V11. Iniciar - > Programas - > TIA Portal

Leia mais

Tutorial rápido CMAP TOOLS

Tutorial rápido CMAP TOOLS UFAL - Universidade Federal de Alagoas FEAC Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Tutorial rápido CMAP TOOLS Maceió 04 de Outubro de 2007 Sumário 1.0 Tela de Abertura do CMAP TOOLS... 3

Leia mais

Tutorial para visualizar e armazenar imagens de stand alone Luzvision

Tutorial para visualizar e armazenar imagens de stand alone Luzvision Tutorial para visualizar e armazenar imagens de stand alone Luzvision Na tela principal clique com o botão direito. Aparecera uma janela de opções Clique em Reprodução como a imagem abaixo Em seguida o

Leia mais

Desenvolvimento com a placa Altera DE1 Prof. Rodrigo de Paula Rodrigues

Desenvolvimento com a placa Altera DE1 Prof. Rodrigo de Paula Rodrigues UNIFEI Universidade Federal de Itajubá IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação ELT029/ELT041/ELT512 Laboratórios de Eletrônica Digital I e Eletrônica Digital II Desenvolvimento

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO. Token SafeNet Authentication. Cliente 8.3 (x32 e x64)

MANUAL DO USUÁRIO. Token SafeNet Authentication. Cliente 8.3 (x32 e x64) MANUAL DO USUÁRIO Token SafeNet Authentication Cliente 8.3 (x32 e x64) Índice O que é Token? 03 Instalação do Token 05 Verificação do Certificado 08 Troca de Senhas 12 Canais de comunicação DOCCLOUD Telefone:

Leia mais

SMA PROCEDIMENTO DE ACESSO AO SISTEMA

SMA PROCEDIMENTO DE ACESSO AO SISTEMA SMA PROCEDIMENTO DE ACESSO AO SISTEMA Índice 1. Pré-requisitos... 2 2. Configurando opções de segurança do Internet Explorer... 3 3. Requisição e Instalação dos certificados de acesso... 5 3.1. Instalação

Leia mais

CIRCUITOS ELETRÔNICOS LINEARES TE054. Introdução a simulação de circuitos usando o programa QUCS

CIRCUITOS ELETRÔNICOS LINEARES TE054. Introdução a simulação de circuitos usando o programa QUCS CIRCUITOS ELETRÔNICOS LINEARES TE054 Introdução a simulação de circuitos usando o programa QUCS 1) Simulações cc e ca de um circuito linear Para familiarizar-se com o uso do programa QUCS, faremos uma

Leia mais

Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores Instituto Superior Técnico Universidade Técnica de Lisboa Sistemas Digitais

Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores Instituto Superior Técnico Universidade Técnica de Lisboa Sistemas Digitais Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores Instituto Superior Técnico Universidade Técnica de Lisboa Sistemas Digitais Introdução ao Ambiente de Projecto da Xilinx Paulo Lopes, Horácio

Leia mais

TUTORIAL DE ADAPTAÇÃO AO NOVO WEBMAIL DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

TUTORIAL DE ADAPTAÇÃO AO NOVO WEBMAIL DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL TUTORIAL DE ADAPTAÇÃO AO NOVO WEBMAIL DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL Tutorial realizado pelo Núcleo de Tecnologia da Informação Tutorial Adaptação Webmail UFMS Sumário 1) Enviar

Leia mais

Guia de Consulta Rápida

Guia de Consulta Rápida Guia de Consulta Rápida Exportação de dados Modelo de Preenchimento Importar Planilha Modelo de Planilha de Importação Exportação de dados: Relatório Pessoa Planilha de Endereçamento: Na seção Mala Direta,

Leia mais

Comutador USB 2.0 de Partilha

Comutador USB 2.0 de Partilha Comutador USB 2.0 de Partilha Manual do Utilizador Modelo: DA-70135-1 & DA-70136-1 Os primeiros passos para usar o Comutador USB 2.0 de Partilha Obrigado por escolher o Comutador USB 2.0 de Partilha Hoje

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO Fazendo Escalas e Medidas no Sistema de Captura de Imagens Q Capture Pró

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO Fazendo Escalas e Medidas no Sistema de Captura de Imagens Q Capture Pró 01 de 08 PROCEDIMENTO 1. Abrir o software QCAPPRO51. O ícone está localizado na área de trabalho. 2. Clique no 1º ícone (abrir pasta) para abrir uma imagem feita neste programa de captura. 3. Com a imagem

Leia mais

Primeiro Trabalho de Sistemas Digitais

Primeiro Trabalho de Sistemas Digitais Primeiro Trabalho de Sistemas Digitais 1 Introdução O objetivo deste trabalho é criar um divisor de frequência simples em linguagem VHDL comportamental e simular o projeto no software ISE. 2 Planejamento

Leia mais

Introdução ao Desenvolvimento de Aplicativos Android

Introdução ao Desenvolvimento de Aplicativos Android Introdução ao Desenvolvimento de Aplicativos Android Preparando o ambiente de desenvolvimento Entre as ferramentas que você precisa instalar estão: JDK - como o Android faz uso da tecnologia Java, é necessário

Leia mais

Como criar o seu Servidor Metatrader5 na Nuvem (cloud) da Amazon

Como criar o seu Servidor Metatrader5 na Nuvem (cloud) da Amazon Como criar o seu Servidor Metatrader5 na Nuvem (cloud) da Amazon 1. Comece abrindo o seu browser na página da Amazon Web Services https://aws.amazon.com/pt/ 2. Na página de abertura, clique no botão Crie

Leia mais

Instalação oast.exe executar procurar C:\Arquivos de Programas C:\Program Files Instalar

Instalação oast.exe executar procurar C:\Arquivos de Programas C:\Program Files Instalar Instalação Baixar o arquivo oast.exe De um duplo clique com o mouse no arquivo oast.exe para instalar. Dependendo da versão do Windows utilizada, será feita a pergunta se você deseja executar o programa?

Leia mais

1 Criando um projeto. Instituto Federal do Paraná

1 Criando um projeto. Instituto Federal do Paraná 1 Criando um projeto Com o Code::Blocks aberto, vá em File New Project... Selecione a opção Console Application, clique em Go e depois Next >. Selecione a linguagem C++ e clique em Next >. A seguir será

Leia mais

Laboratório Multiusuário de Estudos em Biologia I Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Ciências Biológicas

Laboratório Multiusuário de Estudos em Biologia I Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Ciências Biológicas Tutorial de Análises Básicas de Dados de Citometria de Fluxo através do Abrir o Software. Software Livre Flowing Abrir as caixas nas quais aparecerão os gráficos (Create/ Visualization Tools/ Dot Plot,

Leia mais

Primeiros passos para desenvolvimento IoT na plataforma Eclipse

Primeiros passos para desenvolvimento IoT na plataforma Eclipse Primeiros passos para desenvolvimento IoT na plataforma Eclipse + Obje9vos Configurar e atualizar a plataforma Eclipse Criar o primeiro projeto IoT (C/C++) para Galileo Conectar-se a placa Galileo através

Leia mais

INSTALAÇÃO/CONFIGURAÇÃO GPJURI INSTALAÇÃO DA AUTORIDADE DE CERTIFICAÇÃO E CADEIA DE CERTIFICADOS

INSTALAÇÃO/CONFIGURAÇÃO GPJURI INSTALAÇÃO DA AUTORIDADE DE CERTIFICAÇÃO E CADEIA DE CERTIFICADOS INSTALAÇÃO/CONFIGURAÇÃO GPJURI Preparando a estação de trabalho 1 - Internet Explorer menu Ferramentas - Opções da Internet Conteúdo Certificados - excluir/remover em todas as abas qualquer referencia

Leia mais

Ambiente de programação

Ambiente de programação EXPLORANDO O O que é o SCRATCH? O software Scratch é um ambiente para a criação de jogos, histórias e animações, usando raciocínio lógico. A partir desta ferramenta é possível exercitar conceitos de lógica

Leia mais

Manual de Instalação do NB-TV 220

Manual de Instalação do NB-TV 220 Manual de Instalação do NB-TV 220 Conteúdo Versão 2.1 Capítulo 1 : Instalação da Placa de TV do NB-TV 220...2 1.1 Conteúdo da Embalagem...2 1.2 Exigências do Sistema...2 1.3 Instalação do Hardware...2

Leia mais

Introdução a Tecnologia da Informação

Introdução a Tecnologia da Informação Introdução a Tecnologia da Informação Informática Básica Software de apresentação Prof. Jonatas Bastos Power Point p Faz parte do pacote Microsoft Office; p Software com muitos recursos para construção

Leia mais

Excel Tabela Dinâmica - Incrementando seus conhecimentos e Aperfeiçoando a sua prática Excel 2010 Uso inteligente da Tabela Dinâmica

Excel Tabela Dinâmica - Incrementando seus conhecimentos e Aperfeiçoando a sua prática Excel 2010 Uso inteligente da Tabela Dinâmica Excel Tabela Dinâmica - Incrementando seus conhecimentos e Aperfeiçoando a sua prática Excel 2010 Uso inteligente da Tabela Dinâmica Incrementando Seus conhecimentos Aperfeiçoando A sua prática Página

Leia mais

Este manual contém instruções para utilização do cabo adaptador USB para 4 portas seriais RS232 (F5141e FX 4S USB) (F5141e PWX FX 4S USB PWX)

Este manual contém instruções para utilização do cabo adaptador USB para 4 portas seriais RS232 (F5141e FX 4S USB) (F5141e PWX FX 4S USB PWX) Este manual contém instruções para utilização do cabo adaptador USB para 4 portas seriais RS232 (F5141e FX 4S USB) (F5141e PWX FX 4S USB PWX) Manual do Usuário Ver. 1.00 Todos os nomes e marcas registradas

Leia mais

Organizar. Colaborar. Descobrir. GUIA DE MIGRAÇÃO. RefWorks, EndNote X7, Zotero, Papers

Organizar. Colaborar. Descobrir.  GUIA DE MIGRAÇÃO. RefWorks, EndNote X7, Zotero, Papers Organizar. Colaborar. Descobrir. www.mendeley.com GUIA DE MIGRAÇÃO RefWorks, EndNote X7, Zotero, Papers Como migrar do RefWorks para o Mendeley Na migração do RefWorks para o Mendeley, as etapas são diferentes

Leia mais

GUIA DO CLIENTE VETTI INSTALANDO SEU KIT IP-Onvif 720P

GUIA DO CLIENTE VETTI INSTALANDO SEU KIT IP-Onvif 720P GUIA DO CLIENTE VETTI INSTALANDO SEU KIT IP-Onvif 720P Utilize o usuário e senha padrão para ter acesso às configurações do aparelho USUÁRIO: easycam SENHA: vetti Conheça a tabela de resoluções: Definição

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES. Token USB PKI

MANUAL DE INSTRUÇÕES. Token USB PKI MANUAL DE INSTRUÇÕES Token USB PKI Manual de instalação SafeNet Authentication Client Selecione o modelo do seu Token e, em seguida, clique em DRIVER. Obs.: O driver é único, pode ser instalado em sistemas

Leia mais

*** APENAS PARA CIRCULAÇÃO INTERNA ***

*** APENAS PARA CIRCULAÇÃO INTERNA *** Abril / 2015 Página 01/19 *** APENAS PARA CIRCULAÇÃO INTERNA *** TÍTULO: PROCEDIMENTO DE UPLOAD DO PROGRAMA NO SPLITÃO SÉRIE E SUMÁRIO: Orientar os técnicos na realização de Upload do programa no CLP Carel.

Leia mais

INSTITUTO DE TECNOLOGIA EMERSON MARTINS

INSTITUTO DE TECNOLOGIA EMERSON MARTINS INSTITUTO DE TECNOLOGIA EMERSON MARTINS www.professoremersonmartins.com.br KIT DIDÁTICO CPLD EE01 Manual didático para utilização da plataforma CPLD-EE01 Conteúdo APRESENTAÇÃO DO KIT CPLD_EE01... 3 Módulo

Leia mais

Rotinas do MULTITERM 95.

Rotinas do MULTITERM 95. Rotinas do MULTITERM 95 http://www.trados.com I. Para iniciar o programa (já instalado) e criar uma Base de Dados Teminológica: 1) vá em Programas; 2) procure Multiterm; 3) clique no ícone Multiterm 95.

Leia mais

GUIA Assinaturas de

GUIA Assinaturas de Pensando no novo posicionamento da empresa em relação ao mercado, elaboramos esse pequeno guia para que você possa utilizar a sua nova assinatura de email. Sua assinatura será enviada juntamente com este

Leia mais

JAVA. Professor: Bruno Toledo

JAVA. Professor: Bruno Toledo JAVA Professor: Bruno Toledo Programação Java com Banco de Dados MYSQL Instalando o Servidor MYSQL Iremos utilizar o Vertrigo, programa esse que possui o servidor MySQL, Apache e PHP. Porém nosso foco

Leia mais

Tutorial. Comunicação entre Controlador OMRON NJ e software supervisório ElipseE3 via protocolo FINS/TCP.

Tutorial. Comunicação entre Controlador OMRON NJ e software supervisório ElipseE3 via protocolo FINS/TCP. Tutorial Comunicação entre Controlador OMRON NJ e software supervisório ElipseE3 via protocolo FINS/TCP. Integrando sua Empresa com o novo Mundo 1/18 Sumário 1 - DESCRIÇÃO:...3 2 - SYSMAC STUDIO (Versão

Leia mais

Manual de atualização para uso do xml versão 3.10

Manual de atualização para uso do xml versão 3.10 Manual de atualização para uso do xml versão 3.10 2 Manual do usuário C-Plus 4 0 1 INTRODUÇÃO 3 1.1 Atualização... C-Plus 3 1.2 Atualização... C-Plus NF-e 6 2 CONFIGURAÇÃO 10 2.1 CPlusNFe... 11 2.2 CPlus...

Leia mais

Importando e editando vídeos

Importando e editando vídeos O Adobe Premiere é um dos mais aclamados editores de vídeos da atualidade, sendo utilizado por muitos profissionais da área. Neste tutorial você vai conhecer as funções básicas do Adobe Premiere CS3 e

Leia mais

Iniciando um novo arquivo

Iniciando um novo arquivo 1 Sumário Iniciando o WinZip... 3 Iniciando um novo arquivo... 3 Abrindo e restaurando os arquivos... 5 Iniciando o WinRAR... 8 Criando um arquivo compactado.....9 Abrindo e restaurando um arquivo WinRAR...

Leia mais

Tutorial Google Docs

Tutorial Google Docs Tutorial Google Docs Drive virtual onde você cria, faz upload e compartilha documentos (textos, planilhas, formulários,etc). Podemos utiliza-lo como alternativa para salvar os documentos criados pelos

Leia mais

PROJETO DE SISTEMAS. DIGITAIS UTILIZANDO FPGAs. Parte 1

PROJETO DE SISTEMAS. DIGITAIS UTILIZANDO FPGAs. Parte 1 Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Centro das Ciências Exatas e Tecnologia Engenharia Elétrica PROJETO DE SISTEMAS DIGITAIS UTILIZANDO FPGAs Parte 1 Prof Edson Lemos Horta Profª Edith Ranzini

Leia mais

4. Configuração da interface no software megadmx

4. Configuração da interface no software megadmx Manual interface megadmx USB INPUT Autor: Luís Augusto Spranger (www.megadmx.com) data: 17.03.2008 / revisão: 12.01.2010 2006 2009 megadmx Índice 1. Introdução...1 2. LEDS indicadores...1 3. Drivers USB...1

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA EEL5105 Circuitos e Técnicas Digitais Prof. Eduardo L. O. Batista

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA EEL5105 Circuitos e Técnicas Digitais Prof. Eduardo L. O. Batista UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA EEL5105 Circuitos e Técnicas Digitais Prof. Eduardo L. O. Batista EXPERIMENTO 1 INTRODUÇÃO AO LABORATÓRIO A. Introdução O Quartus II é um software utilizado para

Leia mais

BROFFICE MALA DIRETA CONFIGURAÇÃO Por Erico R. Silva, junho 2007

BROFFICE MALA DIRETA CONFIGURAÇÃO Por Erico R. Silva, junho 2007 BROFFICE MALA DIRETA CONFIGURAÇÃO Por Erico R. Silva, junho 2007 DESCRIÇÃO Este documento explica todos os passos necessários para criar uma mala direta através do BrOffice Writer, e como resolver os principais

Leia mais

Versão Portuguesa Introdução Conexões Importante! Instalação no sistema operativo Windows 98SE

Versão Portuguesa Introdução Conexões Importante! Instalação no sistema operativo Windows 98SE PU054 Sweex 2 Port USB 2.0 & 2 Port FireWire PC Card Introdução Gostaríamos de agradecer o facto de ter adquirido a Sweex 2 Port USB 2.0 & 2 Port FireWire PC Card. Com esta placa poderá facilmente acrescentar

Leia mais

Modelo microdl Manual de Instruções

Modelo microdl Manual de Instruções Modelo microdl Manual de Instruções Recomendação inicial: Para instalação adequada do Software MDAS, é importante fazê-lo como Administrador da rede de computadores de sua empresa. Depois de completa a

Leia mais

Para criar um projeto no ambiente eclipse utiliza-se o menu File, New e Project como ilustra a Figura 1.

Para criar um projeto no ambiente eclipse utiliza-se o menu File, New e Project como ilustra a Figura 1. Relatório do GPES UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Relatório referente ao desenvolvimento de um simples cadastro de funcionários utilizando Struts. Realizado do dia 04 de março de 2009 a 16 de

Leia mais

Instalação de softwares e drivers USB para controlador CP-WS13/8DI8DO2AI2AO

Instalação de softwares e drivers USB para controlador CP-WS13/8DI8DO2AI2AO Comércio e Manutenção de Produtos Eletrônicos proxsys@proxsys.com.br Instalação de softwares e drivers USB para controlador CP-WS13/8DI8DO2AI2AO PROXSYS 1- Instalação de de softwares para o controlador

Leia mais

Painel Administrativo Westlock

Painel Administrativo Westlock Painel Administrativo Westlock Acesso ao Painel Administrativo Para acessar o Painel Administrativo da Westlock clique no endereço http://downloadcenter.westlockcontrolsmarcom.com/admin/ e preencha as

Leia mais

Instalando o Eclipse e o Android

Instalando o Eclipse e o Android Instalando o Eclipse e o Android Para a elaboração desse material, eu fiz o uso do Eclipse Galileo (Eclipse 3.5.1 para Windows) e o SDK do Android Revisão 5 e o plugin do Android para o Eclipse ADT-0.9.6.

Leia mais

Manual Prático. Elisabete Aguiar

Manual Prático. Elisabete Aguiar Manual Prático Elisabete Aguiar Índice A BARRA DE OPÇÕES... 4 Abrir um documento existente... 6 Guardar um documento Word... 7 Ambiente de Trabalho no Microsoft Word 2007... 9 Configuração de Páginas...

Leia mais

Tutorial de instalação e configuração do Software Giga VMS

Tutorial de instalação e configuração do Software Giga VMS Tutorial de instalação e configuração do Software Giga VMS Passo 1 Execute o instalador do Software Giga VMS. Passo 2 Marque a opção Português (br). Passo 3 Clique em Próximo. Passo 4 Aguarde a instalação

Leia mais

Tutorial Proteus 02. Como simular o Arduino no Proteus ISIS utilizando a biblioteca "Emulater" por João Vitor

Tutorial Proteus 02. Como simular o Arduino no Proteus ISIS utilizando a biblioteca Emulater por João Vitor Tutorial Proteus 02 Como simular o Arduino no Proteus ISIS utilizando a biblioteca "Emulater" por João Vitor http://arduinolegal.blogspot.com 1 Bom pessoal, como já foi visto em outro tutorial (Acesse

Leia mais

Magelis. Configuração da função Set Terminal Clock da linha Magelis XBT N/R/RT via CLP Twido

Magelis. Configuração da função Set Terminal Clock da linha Magelis XBT N/R/RT via CLP Twido Magelis Configuração da função Set Terminal Clock da linha Magelis XBT N/R/RT via CLP Twido Comunicação entre XBT N401 e TWDLCAE40DRF Arquitetura da rede XBT N401 XBT Z968 TWDLCAE40DRF 2 Comunicação entre

Leia mais

Roteiro para experiências de laboratório. AULA 3: Simuladores de eletrônica. Alunos: 2-3-

Roteiro para experiências de laboratório. AULA 3: Simuladores de eletrônica. Alunos: 2-3- Campus SERRA COORDENADORIA DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL Disciplinas: Circuitos em Corrente Contínua Turma: AN1 Professor: Vinícius Secchin de Melo Roteiro para experiências de laboratório AULA 3: Simuladores

Leia mais

Utilizando o compilador CCS integrado ao MPLAB X

Utilizando o compilador CCS integrado ao MPLAB X Utilizando o compilador CCS Primeirament é necessário fazer o Download da interface de desenvolvimento MPLAB X no site da Microchip. Neste momento, a versão é a 1.80. Siga o link:http://www.microchip.com/pagehandler/en-us/family/mplabx/

Leia mais

Aula 01. Tutorial Proteus. Prof. Otávio Gomes https://sites.google.com/a/ifmg.edu.br/otavio-gomes/

Aula 01. Tutorial Proteus. Prof. Otávio Gomes https://sites.google.com/a/ifmg.edu.br/otavio-gomes/ Aula 01 Tutorial Proteus Prof. Otávio Gomes otavio.gomes@ifmg.edu.br https://sites.google.com/a/ifmg.edu.br/otavio-gomes/ 1 Proteus PROTEUS é um software CAD (Computer Aided Design), composto de três módulos:

Leia mais

Manual de instalação e operação do Sistema Supervisório MMS-03

Manual de instalação e operação do Sistema Supervisório MMS-03 Manual de instalação e operação do Sistema Supervisório MMS-03 Sumário 1. Instalação...2 1.1. Instalar o arquivo InstalaSupervisório MMS-03...2 1.2. Identificar e definir a porta serial...2 2. Interface

Leia mais

Sessão Prática: Aquisição de dados e instrumentação virtual com mydaq

Sessão Prática: Aquisição de dados e instrumentação virtual com mydaq Sessão Prática: Aquisição de dados e instrumentação virtual com mydaq Exercício 1 - Configurando o mydaq no MAX Descrição: Antes de começar a usar o NI mydaq juntamente com o LabVIEW, nós precisamos verificar

Leia mais

- Mult-K Plus - Mult-K Grafic - MPK Elaborado Por: José Ferreira da Silva Neto Data: 22/09/09

- Mult-K Plus - Mult-K Grafic - MPK Elaborado Por: José Ferreira da Silva Neto Data: 22/09/09 OBJETIVO Exemplificar a geração de gráficos a partir do arquivo de tipo txt com as informações de memória de massa para os multimedidores Mult-K Plus, Mult-K Grafic e MPK. O arquivo é gerado por meio do

Leia mais

Tutorial para atualização de notícias/blog

Tutorial para atualização de notícias/blog Tutorial para atualização de notícias/blog Adicionando um novo artigo Após fazer login como administrador, vá até a página do blog. Na página principal do seu blog, você pode clicar nas seguintes opções:

Leia mais

Apostila Impress 01. Partes da Janela Principal do Impress

Apostila Impress 01. Partes da Janela Principal do Impress 1 Apostila Impress 01 Partes da Janela Principal do Impress A janela principal do Impress tem três partes: - o Painel de Slides; - Área de Trabalho; - e Painel de Tarefas. Adicionalmente, diversas barras

Leia mais

SUMÁRIO. Excel

SUMÁRIO. Excel SUMÁRIO CAPÍTULO 1... Iniciando o Excel 2013... 11 Conhecendo a Tela Do Excel...12 Planilha...15 Controlando a Altura da Linha...16 Controlando a Largura da Coluna...18 Abrindo uma Planilha...21 Novo documento...23

Leia mais

RATIONAL ROSE FUNÇÕES BÁSICAS CRIANDO E DETALHANDO UM DIAGRAMA DE CASO DE USO OPÇÕES DE FERRAMENTAS SUPORTE ESCOLHENDO TIPO DE DIAGRAMA

RATIONAL ROSE FUNÇÕES BÁSICAS CRIANDO E DETALHANDO UM DIAGRAMA DE CASO DE USO OPÇÕES DE FERRAMENTAS SUPORTE ESCOLHENDO TIPO DE DIAGRAMA OPÇÕES DE FERRAMENTAS SUPORTE RATIONAL ROSE FUNÇÕES BÁSICAS Escolha um modelo suporte Prossiga sem escolher modelos específicos ESCOLHENDO TIPO DE DIAGRAMA Selecione o diagrama desejado. CRIANDO E DETALHANDO

Leia mais

CRIANDO UM MODELO ESTRUTURAL EM REVIT STRUCTURE

CRIANDO UM MODELO ESTRUTURAL EM REVIT STRUCTURE CIV 2155 BIM: Novas Tecnologias e Metodologias na Engenharia ARQ2203 Projetos Integrados em Arquitetura, Engenharia e Construção 2º Semestre de 2013 - Profa. Elisa Sotelino REVIT STRUCTURE 2013 COMO FAZER

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO PRINTDIAG CHIPTRONIC ELETRÔNICA DO BRASIL

MANUAL DO USUÁRIO PRINTDIAG CHIPTRONIC ELETRÔNICA DO BRASIL MANUAL DO USUÁRIO PRINTDIAG CHIPTRONIC ELETRÔNICA DO BRASIL As informações contidas neste manual têm caráter técnico/informativo e são de propriedade da CHIPTRONIC Eletrônica do Brasil LTDA. não podendo

Leia mais

BEMATECH LOJA PRACTICO PASSO A PASSO PARA UTILIZAÇÃO AMBIENTE DE CADASTROS

BEMATECH LOJA PRACTICO PASSO A PASSO PARA UTILIZAÇÃO AMBIENTE DE CADASTROS BEMATECH LOJA PRACTICO PASSO A PASSO PARA UTILIZAÇÃO AMBIENTE DE CADASTROS Acesse o programa pelo ícone indicado pelo suporte como padrão para manutenção de cadastros. Geralmente esse aplicativo estará

Leia mais

Uma pasta é pouco mais que um contêiner no qual é possível armazenar arquivos. Se

Uma pasta é pouco mais que um contêiner no qual é possível armazenar arquivos. Se 9. ARQUIVOS E PASTAS 9.1 O QUE SÃO ARQUIVOS E PASTAS? Um arquivo é muito parecido com um documento digitado que você poderia encontrar na mesa de alguém ou em um arquivo convencional. É um item que contém

Leia mais

Guia de Instalação Rápida TEW-623PI 3.02

Guia de Instalação Rápida TEW-623PI 3.02 Guia de Instalação Rápida TEW-623PI 3.02 Índice Português 1. Antes de Iniciar 1 2. Como Instalar 2 3. Usando o Adaptador Wireless 4 Troubleshooting 5 Version 02.05.2010 1. Antes de Iniciar Português Conteúdo

Leia mais

Instruções de utilização do CA-40 como modem GPRS Microsoft Windows XP

Instruções de utilização do CA-40 como modem GPRS Microsoft Windows XP Instruções de utilização do CA-40 como modem GPRS Microsoft Windows XP 1. Instalação do driver para o cabo de dados USB do CA - 40 1.1 - Faça o download do arquivo Windows_Driver cabo de dados.zip na página

Leia mais