CIRCUITOS ELETRÔNICOS LINEARES TE054. Introdução a simulação de circuitos usando o programa QUCS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CIRCUITOS ELETRÔNICOS LINEARES TE054. Introdução a simulação de circuitos usando o programa QUCS"

Transcrição

1 CIRCUITOS ELETRÔNICOS LINEARES TE054 Introdução a simulação de circuitos usando o programa QUCS 1) Simulações cc e ca de um circuito linear Para familiarizar-se com o uso do programa QUCS, faremos uma simples simulação de um circuito elétrico linear. Primeiramente, deve-se criar um novo projeto. Para isso, no Menu Projeto, selecione Novo Projeto (ou na aba Projetos, selecione Novo) e digite o nome desejado para o projeto. Na aba Conteúdo aparece o conteúdo do projeto selecionado. Para criar um novo esquemático, seleciona-se o componente desejado (na aba Componentes encontra-se uma biblioteca de componentes básicos) e em seguida, arrasta-se o elemento para a janela principal. O circuito a ser desenhado é mostrado na Fig. 1. A conexão entre os componentes é feita com fios, acessíveis na barra de ferramentas horizontal ou através do comando Ctrl-E ou ainda através do Menu Inserir / Wire. O ponto comum (Terra) do circuito é acessível na mesma barra ou através do comando Ctrl-G ou ainda através do Menu Inserir / Insert ground. Os resistores encontram-se na aba Componentes/ componentes soltos. Para modificar o valor numérico da resistência (R), clique duas vezes sobre o elemento com o botão esquerdo do mouse e modifique para o valor desejado de R. A fonte de corrente controlada por tensão, assim como a fonte de tensão independente cc, encontram-se na aba Componentes/ Fontes. Fig. 1: Circuito Linear Uma vez desenhado o circuito, coloca-se na mesma janela o tipo de análise que se deseja efetuar. Nesse caso, desejamos uma simulação cc, disponível na aba Componentes/ Simulações. As tensões e correntes que desejamos visualizar devem ser explicitamente solicitadas, pois apesar do simulador calcular todas elas no circuito inteiro, ele não disponibiliza um arquivo completo para posterior visualização. Para que a tensão em um determinado nó esteja disponível no arquivo de saída, basta definir um nome para esse nó. Isto pode ser feito através da barra de ferramentas horizontal ou através do comando Ctrl-L ou ainda através do Menu Inserir / Wire Label.

2 O circuito está pronto para ser simulado através do ícone na barra de ferramentas horizontal ou da tecla de atalho F2 ou ainda através do Menu Simulação / Simular. Uma vez finalizada a simulação, é criada uma nova janela (nome.dpl). Os resultados da simulação são armazenados em um arquivo no mesmo diretório de trabalho (nome.dat) e estão disponíveis para serem apresentados na nova janela criada (nome.dpl) ou na própria janela original do esquemático (nome.sch). A forma de apresentação pode ser escolhida através da aba Componentes/ diagramas. Como uma simulação cc consiste em uma única avaliação do circuito, ela fornecerá apenas um valor para a tensão Vout. Podemos visualizar esse valor através de uma tabela, disponível na aba Componentes/ diagramas. Arraste a tabela até o circuito, e clique duas vezes em Vout.V (ver nomenclatura para os tipos de variáveis no QUCS Help / Descrição Rápida das Funções Matemáticas) Substitua a fonte de tensão cc por uma fonte de tensão ca. Substitua a simulação cc, por uma simulação ca, também disponível na aba Componentes/ Simulações. A simulação ca é uma simulação linear que permite a varredura na freqüência. Simule novamente o circuito (Menu Simulação / Simular). Uma vez finalizada a simulação, ela fornecerá um valor para a tensão Vout para cada uma das freqüências simuladas. Podemos visualizar esses valores de forma gráfica, através de um gráfico cartesiano, disponível na aba Componentes/ diagramas. Arraste o gráfico até o circuito, e clique duas vezes em Vout.v (ver nomenclatura para os tipos de variáveis no QUCS Help / Descrição Rápida das Funções Matemáticas). Os dados apresentados em forma gráfica podem ser lidos com maior exatidão colocando-se marcadores em qualquer posição da curva através da barra de ferramentas horizontal ou Ctrl+B (ou ainda através do Menu / Inserir / Set Marker on Graph). Dados apresentados sob a forma de gráficos possuem atributos de cores, largura de linha, eixo Y esquerdo ou direito, escala X e Y linear ou logarítmico, etc. 2) Simulações cc e de parâmetro de varredura de um circuito não linear com transistor Crie um novo esquemático e desenhe o circuito mostrado na Fig. 2. O transistor encontrase na aba Componentes/ componentes não-lineares / n-mosfet. Para medir-se a corrente de dreno, insira no circuito uma ponta de prova de corrente, disponível na aba Componentes/ ponteiras / Ponteira de Corrente. Clique duas vezes com o botão esquerdo do mouse na ponteira e altere o seu nome para I d.

3 Fig. 2: Circuito Não Linear com transistor Uma vez desenhado o circuito, coloca-se na mesma janela o tipo de análise que se deseja efetuar. Nesse caso, desejamos uma simulação cc, disponível na aba Componentes/ Simulações. O circuito está pronto para ser simulado através do ícone na barra de ferramentas horizontal ou da tecla de atalho F2 ou ainda através do Menu Simulação / Simular. Como uma simulação cc consiste em uma única avaliação do circuito, ela fornecerá apenas um valor para a tensão I d. Podemos visualizar esse valor através de uma tabela, disponível na aba Componentes/ diagramas. Arraste a tabela até o circuito, e clique duas vezes em Id.I (ver nomenclatura para os tipos de variáveis no QUCS Help / Descrição Rápida das Funções Matemáticas). Agora, nosso objetivo é obter uma curva I d x V ds. Para isso, vamos utilizar tanto a simulação cc quanto a de Parâmetro de varredura (ou análise paramétrica). A análise paramétrica é muito útil quando se deseja estudar o comportamento de um circuito em função do valor de um determinado componente, parâmetro de um modelo ou temperatura. Pode ser associada a qualquer outro tipo de análise (CC, CA, Transiente, etc). Nesta análise, o QUCS gera uma série de simulações, cada uma com um valor do parâmetro selecionado. Modifique o circuito anterior conforme a Fig. 3. (salve o circuito com outro nome). Primeiramente, devemos modificar os valores numéricos das fontes independentes de tensão (parâmetros U). Para V1, inserir U=vds e para V2, inserir U=vgs. Em seguida, inserir no circuito uma simulação Parâmetro de varredura, disponível na aba Componentes/ Simulações. Clique duas vezes com o botão esquerdo do mouse e altere os seguintes parâmetros do componente Parâmetro de Varredura: em Simulation, selecionar DC1 e em sweep parameter digitar vds. A função desse simulador será realizar uma simulação cc para cada valor de vds desejado (obtido através dos parâmetros start,

4 stop, step). Finalmente, inserir no circuito outra simulação Parâmetro de varredura, disponível na aba Componentes/ Simulações. Clique duas vezes com o botão esquerdo do mouse e altere os seguintes parâmetros do componente Parâmetro de Varredura: em Simulation, selecionar SW1 e em sweep parameter digitar vgs. A função desse simulador será realizar a varredura em vds anteriormente criada para cada valor de vgs desejado (obtido através dos parâmetros start, stop, step). Fig. 3: Circuito Não Linear para obtenção da característica I d x V DS O circuito está pronto para ser simulado através do ícone ou da tecla de atalho F2 ou ainda através do Menu Simulação / Simular. Uma vez finalizada a simulação, ela fornecerá um valor para a corrente I d para cada uma das combinações de vgs e vds. Podemos visualizar esses valores de forma gráfica, através de um gráfico cartesiano, disponível na aba Componentes/ diagramas. Arraste o gráfico até o circuito, e clique duas vezes em Id.I (ver nomenclatura para os tipos de variáveis no QUCS Help / Descrição Rápida das Funções Matemáticas). Nesse gráfico, é possível identificar as três regiões de operação do transistor. 3) Simulação de um circuito amplificador fonte-comum Crie um novo esquemático e desenhe o circuito mostrado na Fig. 4. O transistor M2N3796 está disponível em uma biblioteca de componentes comerciais acessível através do menu Ferramentas > Biblioteca de componentes. Nessa biblioteca constam transistores, diodos, LED s, AMPOP s, dentre outros componentes comerciais comumente usados em projetos eletrônicos. O componente selecionado é colocado no editor de esquemáticos através do comando copiar+colar ou simplesmente arrastando-o para a janela de esquemáticos. Como capacitores de acoplamento, utilizar o elemento DC Block, disponível em componentes / componentes soltos. Esse elemento funciona como um capacitor de impedância infinita.

5 Fig. 4: Amplificador fonte-comum Observe que este circuito possui fontes tanto cc quanto ca. O objetivo aqui é realizar simulações ca para a obtenção dos seguintes parâmetros do amplificador: resistência de entrada, resistência de saída e ganho de tensão (com saída em aberto). Como este circuito contém um elemento não linear (o transistor MOSFET) deve-se incluir também o componente de simulação cc. De fato, primeiro será realizada uma simulação cc, e em seguida o circuito será linearizado em torno do ponto de operação cc. Em seguida, as simulações ca serão executadas sobre o circuito linearizado para a obtenção dos valores desejados. Faça as devidas alterações no circuito e execute simulações ca, para obter: - a resistência de entrada do circuito amplificador (R i ); - a resistência de saída do circuito amplificador (R o ); - o ganho de tensão com a saída em aberto (A vo ).

Análise DC. Para esta primeira análise iremos explorar a resposta em regime permanente (DC) dos seguintes elementos de circuito:

Análise DC. Para esta primeira análise iremos explorar a resposta em regime permanente (DC) dos seguintes elementos de circuito: Análise DC Análise DC ou ponto de operação (.op) é realizada para análises de circuitos cujo parâmetros são invariantes no tempo ou para análises DC em regime permanente. Para esta primeira análise iremos

Leia mais

Eletrônica de Potência I Prof. André Fortunato rev. 1-11/2011

Eletrônica de Potência I Prof. André Fortunato rev. 1-11/2011 Nome: Realizado em: / / Nome: Entregue em: / / Nome: EXPERIÊNCIA 3 Nome: NOTA: Recorte este cabeçalho e anexe ao seu relatório. Experiência 3 Retificador de Onda Completa Objetivo Nesta experiência ver

Leia mais

UTFPR CURITIBA DAELT

UTFPR CURITIBA DAELT INTRODUÇÃO AO LTSPICE Principais funções do LTSpice IV UTFPR CURITIBA DAELT OBJETIVO Apresentar uma introdução sobre as principais funções do LTSpice. Criando um novo projeto Sempre que o programa é aberto,

Leia mais

IFSP Campus Cubatão. Laboratório de Eletrônica Digital LELD1 Notas de aula sobre CircuitMaker. Conceitos básicos.

IFSP Campus Cubatão. Laboratório de Eletrônica Digital LELD1 Notas de aula sobre CircuitMaker. Conceitos básicos. Conceitos básicos. O CircuitMaker (CM) é um simulador de circuitos analógicos e digitais. Com ele, é possível elaborar esquemas de circuitos eletrônicos e simular o funcionamento destes mesmos circuitos.

Leia mais

Guia das atividades de modelagem computacional com o software Modellus, sobre circuitos simples

Guia das atividades de modelagem computacional com o software Modellus, sobre circuitos simples Guia das atividades de modelagem computacional com o software Modellus, sobre circuitos simples As atividades que seguem visam lhe propiciar familiaridade com alguns dos principais recursos do software

Leia mais

Aula pra tica 1. Projeto e Simulaça o no Agilent Advanced Design System. PSI3483 Ondas Eletromagnéticas em meios guiados. Prof.ª Fatima Salete Correra

Aula pra tica 1. Projeto e Simulaça o no Agilent Advanced Design System. PSI3483 Ondas Eletromagnéticas em meios guiados. Prof.ª Fatima Salete Correra 1 Aula pra tica 1 Projeto e Simulaça o no Agilent Advanced Design System PSI3483 Ondas Eletromagnéticas em meios guiados Prof.ª Fatima Salete Correra Atividades da aula Criando um novo espaço de trabalho

Leia mais

Manual do usuário. Tradezone Desktop

Manual do usuário. Tradezone Desktop Manual do usuário Tradezone Desktop 1 Introdução A plataforma TradeZone Desktop, é uma ferramenta operacional completa que possibilita a análise de ativos e a realização de operações utilizando o método

Leia mais

Desenho de fôrmas. Geração dos Desenhos de Formas

Desenho de fôrmas. Geração dos Desenhos de Formas Desenho de fôrmas Vamos criar o desenho de forma do pavimento "Superior". Além disso, teremos o acabamento final de uma planta, isto é, introduzir desenhos de corte, eixos de locação, cotas, etc. Geração

Leia mais

Inserindo Imagem. Inserindo uma imagem a partir da Galeria

Inserindo Imagem. Inserindo uma imagem a partir da Galeria Inserindo Imagem No writer, para inserir uma imagem é muito simples. Para isso, basta clicar no menu Inserir Figura (De um arquivo, Digitalizar, Galeria do Fontwork). É possível modificar os atributos

Leia mais

2 Funcionamento do software Cadence Virtuoso

2 Funcionamento do software Cadence Virtuoso Simulação amplificador pequenos sinais fonte comum 1 Objetivos Identificar as zonas de funcionamento do transistor MOS. Calcular r 0 e gm para um ponto de funcionamento DC. Identificar o ganho equivalente

Leia mais

LABORATÓRIO 1 - SIMULAÇÃO SPICE DO TRANSISTOR

LABORATÓRIO 1 - SIMULAÇÃO SPICE DO TRANSISTOR LABORATÓRIO 1 - SIMULAÇÃO SPICE DO TRANSISTOR Revisão: 06/março/2018 Exemplo de ajuda para descrição SPICE http://www.seas.upenn.edu/~jan/spice/spice.overview.html Login no sistema operacional LINUX Todas

Leia mais

Curso Básico Introdutório ao Programa de Simulação OrCAD-Pspice Release 9.1. By Ponties

Curso Básico Introdutório ao Programa de Simulação OrCAD-Pspice Release 9.1. By Ponties Curso Básico Introdutório ao Programa de Simulação OrCAD-Pspice Release 9.1. By Ponties Introdução: O OrCad-Pspice é um programa de computador que pode ser utilizado para analisar a operação de um circuito

Leia mais

Calc. Interface, Formatação e Cálculos

Calc. Interface, Formatação e Cálculos Calc Interface, Formatação e Cálculos INTERFACE Tal como no Writer, a Interface do Calc composta pela organização dos menus e atalhos que compõem o programa, que dão acesso às suas funcionalidades. É interessante

Leia mais

Tutorial Multisim. Página inicial do Multisim

Tutorial Multisim. Página inicial do Multisim Tutorial Multisim O Multisim é um programa que realiza a simulação da montagem de circuitos eletrônicos, nele estão contidas todas as ferramentas necessárias para a montagem de tais circuitos como resistores,

Leia mais

Criação de componentes no Proteus

Criação de componentes no Proteus Criação de componentes no Proteus O programa Isis permite criar componentes diretamente na tela do editor de esquemas. Neste exemplo, trataremos de criar o DS1023 da Maxim. Esta é a configuração dos pinos

Leia mais

Aula 01 Microsoft Excel 2016

Aula 01 Microsoft Excel 2016 Aula 01 Microsoft Excel 2016 Prof. Claudio Benossi Prof. Rodrigo Achar Prof. Wagner Tufano São Paulo SP 2018 1 01 Informações sobre a interface Aprender a trabalhar com o Excel pode ser o divisor de águas

Leia mais

TUTORIAL DE UTILIZAÇÃO DO PROTEUS

TUTORIAL DE UTILIZAÇÃO DO PROTEUS 1 Para iniciar a edição de um esquema elétrico para posterior simulação, busque no menu Iniciar do Windows, a opção Todos os Programas. Localize a pasta onde foi instalado o Proteus e selecione o programa

Leia mais

ALTERA Quartus II. Manual

ALTERA Quartus II. Manual ALTERA Quartus II Manual 2014 O Quartus II é um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE Integrated Development Environment), utilizado para o desenvolvimento de sistemas digitais utilizando FPGAs (Field

Leia mais

Excel INTERMEDIÁRIO. Prof. Cassiano Isler Turma 3

Excel INTERMEDIÁRIO. Prof. Cassiano Isler Turma 3 INTERMEDIÁRIO Gráficos Prof. Cassiano Isler 2017.1 - Turma 3 por Prof. Cassiano Isler INTERMEDIÁRIO - Aula 1 2 / 67 por GÓMEZ, Luis Alberto. para engenheiros. Visual Books, 2009. Capítulo 2. Disponível

Leia mais

Suporte ao uso do software Origin R para disciplinas de laboratório de Física

Suporte ao uso do software Origin R para disciplinas de laboratório de Física Suporte ao uso do software Origin R para disciplinas de laboratório de Física IFGW, Unicamp 20 de março de 2006 Resumo Este guia visa apresentar conceitos básicos para utilização do software Origin R que

Leia mais

Cap. 2: Executando o Cálculo de Volumes

Cap. 2: Executando o Cálculo de Volumes Cap. 2: Executando o Cálculo de Volumes Na área de trabalho do Windows, procure o ícone do Bentley topograph. Existem duas formas de calcular volumes no Bentley topograph: por seções transversais e por

Leia mais

ELETRÔNICA DIGITAL I

ELETRÔNICA DIGITAL I ELETRÔNICA DIGITAL I DE10-LITE Programação Utilizando Diagrama Esquemático Professor Dr. Michael Klug 1 Utilização do software Download: https://fpgasoftware.intel.com/ Versão Lite: gratuita Para utilização

Leia mais

TUTORIAL DO BLOG IMES-CATANDUVA Profº M. Sc. Marcelo Mazetto Moala Profº Esp. Antonio Marcio Paschoal

TUTORIAL DO BLOG IMES-CATANDUVA Profº M. Sc. Marcelo Mazetto Moala Profº Esp. Antonio Marcio Paschoal TUTORIAL DO BLOG IMES-CATANDUVA Profº M. Sc. Marcelo Mazetto Moala Profº Esp. Antonio Marcio Paschoal 1/32 O endereço do site da WordPress é: http://pt-br.wordpress.com/?ref=footer Este pode ser acessado

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO - QLIKLVIEW

MANUAL DO USUÁRIO - QLIKLVIEW 1. Seleções No QlikView, a principal forma de realizar consultas é por meio da seleção de valores do campo. Quando você realiza uma seleção, o programa mostra instantaneamente todos os valores do campo

Leia mais

TUTORIAL PARA FORMATAÇÃO DE DOCUMENTO

TUTORIAL PARA FORMATAÇÃO DE DOCUMENTO TUTORIAL PARA FORMATAÇÃO DE DOCUMENTO Profº M. Sc. Marcelo Mazetto Moala Formatação de Estilo do documento Formatação do aplicativo para utilização do Equation ou MathType do Word Criação de botões (macro)

Leia mais

CURSO DE POWER POINT EXERCÍCIO 1 Iniciando

CURSO DE POWER POINT EXERCÍCIO 1 Iniciando PASSO 1 No Power Point na janela para crie sua primeira apresentação selecione uma apresentação em branco. Página 1 de 15 PASSO 2 Selecione o primeiro tipo da Janela Novo Slide que conterá o título e o

Leia mais

Laboratório de Eletrônica Digital Tutorial Quartus II (Procedimentos para Criação e Simulação de Projetos Digitais)

Laboratório de Eletrônica Digital Tutorial Quartus II (Procedimentos para Criação e Simulação de Projetos Digitais) Universidade Federal do Pará Instituto de Tecnologia Faculdade de Engenharia Elétrica Laboratório de Eletrônica Digital Tutorial Quartus II (Procedimentos para Criação e Simulação de Projetos Digitais)

Leia mais

Bem vindo a PHOENIX CONTACT

Bem vindo a PHOENIX CONTACT Bem vindo a PHOENIX CONTACT CLIP PROJECT advanced Identificacao Mini-Treinamento Caracteristicas Basicas Novo programa de Identificações Clique 2 vezes no ícone CLIP PROJECT advanced no seu desktop Selecione

Leia mais

Exercício 2 - modelagem básica de peça.

Exercício 2 - modelagem básica de peça. Exercício 2 - modelagem básica de peça. Abra um arquivo novo, escolha o template de peça. Por padrão, o template já esta em milímetros. Escolha o plano superior como mostrado na imagem abaixo: Agora na

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FEI MR Simulação de Processos em Eng. de Materiais. Aula 7. Simulink

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FEI MR Simulação de Processos em Eng. de Materiais. Aula 7. Simulink EE CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FEI MR070 - Simulação de Processos em Eng. de Materiais Aula 7 Simulink 1 I. Introdução Simulink Básico O SIMULINK é uma extensão gráfica do MATLAB para a simulação dinâmica

Leia mais

Sessão Prática - Multisim & Ultiboard: Captura Esquemática e Simulação.

Sessão Prática - Multisim & Ultiboard: Captura Esquemática e Simulação. Sessão Prática - Multisim & Ultiboard: Captura Esquemática e Simulação. Software Necessário: Multisim 13.0 Exercício 1: Criando um Esquemático com o NI Multisim Propósito do Exercício Criar e testar um

Leia mais

Para abrir um documento deve utilizar uma das abordagens seguintes.

Para abrir um documento deve utilizar uma das abordagens seguintes. RESUMO O software Excel apresenta as melhores condições para se elaborar as ferramentas estratégicas de importância inigualável para o Planejamento das Estruturas, que proporcionam inclusive extrema versatilidade

Leia mais

Tutorial MAXPLUS II Altera Bruno Cozer Fev.2001

Tutorial MAXPLUS II Altera Bruno Cozer Fev.2001 Tutorial MAXPLUS II Altera Bruno Cozer Fev.2001 A) Conceitos básicos Esquemático e Simulação Como exemplo, implementaremos dois inversores em série que, dada uma entrada, terá que retornar na saída o mesmo

Leia mais

Sumário Objetivos Estudo de caso 1 Criação de template Exercício 1 Detalhamento da peça Exemplo... 23

Sumário Objetivos Estudo de caso 1 Criação de template Exercício 1 Detalhamento da peça Exemplo... 23 Sumário Sumário... 2 1. Objetivos... 3 1. Estudo de caso 1 Criação de template... 4 1.1. Exercício 1 Detalhamento da peça Exemplo... 23 2 1. Objetivos Nesta lição, iremos abordar o processo de elaboração

Leia mais

UniCAD. Simulação de movimento. Passo 1. Será criada uma simulação de movimento de rotação das roldanas e de translação do bloco.

UniCAD. Simulação de movimento. Passo 1. Será criada uma simulação de movimento de rotação das roldanas e de translação do bloco. Simulação de movimento Será criada uma simulação de movimento de rotação das roldanas e de translação do bloco. Passo 1 Reproduza o desenho abaixo com as seguintes medidas. Tutorial de simulação de movimento

Leia mais

UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE FÍSICA, ESTATÍSTICA E MATEMÁTICA

UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE FÍSICA, ESTATÍSTICA E MATEMÁTICA UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE FÍSICA, ESTATÍSTICA E MATEMÁTICA ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO VIRTUAL INTERATIVO COM FLASH PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA

Leia mais

2.8 Inserindo Objetos. Campos

2.8 Inserindo Objetos. Campos 2.8 Inserindo Objetos Vamos relacionar todos os comandos necessários para inserir novos elementos no texto, incluindo seção, notas de rodapé, caracteres especiais, fotos, objetos, gráficos, tabelas. Na

Leia mais

PSI3213 CIRCUITOS ELÉTRICOS II Lista 7: Quadripolos

PSI3213 CIRCUITOS ELÉTRICOS II Lista 7: Quadripolos 1 PSI3213 CIRCUITOS ELÉTRICOS II Lista 7: Quadripolos 1 Considere os quadripolos resistivos dos itens a) até g). Para cada quadripolo, determine as matrizes Z, Y, H e T, se existirem. Classifique-os quanto

Leia mais

Capítulo 2 Conhecendo o SIMULINK

Capítulo 2 Conhecendo o SIMULINK Capítulo 2 Conhecendo o SIMULINK 2.1 - Acessando o SIMULINK Para acessar o SIMULINK deve-se primeiro abrir o MATLAB, pois apesar de ser uma aplicação específica, este não trabalha independente e utiliza

Leia mais

Prof. Flávio Barros. Planilha Eletrônica

Prof. Flávio Barros. Planilha Eletrônica Prof. Flávio Barros flavioifma@gmail.com Planilha Eletrônica Roteiro Planilha Eletrônica Introdução Objetivos Interfaces e recursos necessários Manipulando tabelas Gráficos: tipos e manipulação Contextualização

Leia mais

Como utilizar o Tux Paint

Como utilizar o Tux Paint 1 Curso de Formação de Professores em Tecnologia de Informação e de Comunicação Acessível Como utilizar o Tux Paint Software de desenho voltado a crianças alfabetizadas ou não. PASSO 1 INTRODUÇÃO O Tux

Leia mais

INSTRUMENTOS PARA TESTES ELÉTRICOS. Tutorial de Teste

INSTRUMENTOS PARA TESTES ELÉTRICOS. Tutorial de Teste Tutorial de Teste Tipo de Equipamento: Disjuntor Marca: xxx Modelo: xxx Ferramenta Utilizada: CE-6006 ou CE-6003 Objetivo: Teste do tempo da abertura/fechamento desde o comando da ação até a abertura/fechamento

Leia mais

Laboratório 1-05/07/2018

Laboratório 1-05/07/2018 Universidade Federal do ABC Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas Curso de Engenharia de Informação. ESTI020-18 - Teoria de Filas e Análise de Desempenho 2 o Quadrimestre de 2018

Leia mais

Simuladores para Circuitos Elétricos

Simuladores para Circuitos Elétricos Simuladores para Circuitos Elétricos Taiany Luara Chagas, Gustavo Tomin Zavadski Orientador: Alberto Yoshihiro Nakano Versão 1.06 c Copyright 2015 Trabalho desenvolvido durante o período como monitores

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

Universidade Federal do Rio de Janeiro Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Universidade Federal do Rio de Janeiro Faculdade de Arquitetura e Urbanismo SketchUp Pro Gráfica_Digital SketchUp_00 Interface e comandos básicos Este tutorial foi elaborado pela equipe de monitores de

Leia mais

Sistemas Digitais. Tutorial Quartus II - Aprendendo as Ferramentas Básicas. Monitoria SD Daniel Alexandro/Reniê Delgado/Vanessa Ogg

Sistemas Digitais. Tutorial Quartus II - Aprendendo as Ferramentas Básicas. Monitoria SD Daniel Alexandro/Reniê Delgado/Vanessa Ogg Sistemas Digitais Tutorial Quartus II - Aprendendo as Ferramentas Básicas Monitoria SD 2011.2 Daniel Alexandro/Reniê Delgado/Vanessa Ogg Editado por (DARA) 1 Abrindo o Quartus... 2 - Inicializando... Selecione

Leia mais

JCLIC Passos Básicos Vamos criar um Projeto no Jclic: Abra o o Jclic, vá em ficheiro

JCLIC Passos Básicos Vamos criar um Projeto no Jclic: Abra o o Jclic, vá em ficheiro JCLIC Passos Básicos Vamos criar um Projeto no Jclic: Abra o o Jclic, vá em ficheiro Novo projeto Dê um nome ao projeto (Cada projeto deverá ter um nome diferente), certifique-se onde será salvo e dê OK.

Leia mais

LibreOffice Calc (Editor de planilha eletrônica) Lara Popov Zambiasi Bazzi Oberderfer professores.chapeco.ifsc.edu.

LibreOffice Calc (Editor de planilha eletrônica) Lara Popov Zambiasi Bazzi Oberderfer professores.chapeco.ifsc.edu. LibreOffice Calc (Editor de planilha eletrônica) Lara Popov Zambiasi Bazzi Oberderfer larapopov@ifscedubr professoreschapecoifscedubr/lara Libre Office Calc É um editor de planilha eletrônica, que tem

Leia mais

NÍVEL BÁSICO CAPÍTULO V

NÍVEL BÁSICO CAPÍTULO V UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CENTRO TECNOLÓGICO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA E DE COMPUTAÇÃO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL SEMANA DOS 40 ANOS DE ENGENHARIA ELÉTRICA NÍVEL BÁSICO CAPÍTULO V PROGRAMA

Leia mais

DATAGEOSIS EDUCACIONAL 2005

DATAGEOSIS EDUCACIONAL 2005 DATAGEOSIS EDUCACIONAL 2005 GUIA DE USO Aula 1 1. Abra o aplicativo clicando no atalho na área de trabalho. 2. Clique no botão Novo projeto ou clique o comando - (ctrl + N). 3. NA janela DADOS DO PROJETO,

Leia mais

Escola de Engenharia de São Carlos - Engenharia Elétrica Disciplina: SEL 0430 Laboratório de Automação Profs. Dennis Brandão 1º Semestre/2017

Escola de Engenharia de São Carlos - Engenharia Elétrica Disciplina: SEL 0430 Laboratório de Automação Profs. Dennis Brandão 1º Semestre/2017 Escola de Engenharia de São Carlos - Engenharia Elétrica Disciplina: SEL 0430 Laboratório de Automação Profs. Dennis Brandão 1º Semestre/2017 Roteiro do 1º Experimento: Pneumática Aula 1 1. Desenhe no

Leia mais

Amplificadores de Estágio Simples (1) Aula 5 Prof. Nobuo Oki

Amplificadores de Estágio Simples (1) Aula 5 Prof. Nobuo Oki Amplificadores de Estágio Simples (1) Aula 5 Prof. Nobuo Oki Estágio Amplificadores Simples (1) Estágio Amplificadores Simples (2) Conceitos Básicos (1) Conceitos de grande e pequenos sinais : Quando x

Leia mais

Curso: Ortoprotesia Disciplina: Electrotecnologia Ano lectivo: 2016/17 Guia de laboratório nº 2

Curso: Ortoprotesia Disciplina: Electrotecnologia Ano lectivo: 2016/17 Guia de laboratório nº 2 Curso: Ortoprotesia Disciplina: Electrotecnologia Ano lectivo: 2016/17 Guia de laboratório nº 2 Construção de um circuito comparador com amplificadores operacionais Objectivo: Este guia laboratorial tem

Leia mais

ES015 - Projeto de Estruturas Assistido por Computador: Cálculo e Detalhamento

ES015 - Projeto de Estruturas Assistido por Computador: Cálculo e Detalhamento Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Departamento de Engenharia de Estruturas e Fundações ES015 - Projeto de Estruturas Assistido por Computador: Cálculo e Detalhamento Prof. Túlio Nogueira

Leia mais

Simulação de Sistemas Dinâmicos Lineares Visão Geral do Simulink

Simulação de Sistemas Dinâmicos Lineares Visão Geral do Simulink Universidade de Brasília Laboratório de Análise Dinâmica Linear Experimento 01 - segunda parte Simulação de Sistemas Dinâmicos Lineares Visão Geral do Simulink Lab ADL (Experimento 01-2a parte) Simulação

Leia mais

ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos PSI - EPUSP. Multisim

ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos PSI - EPUSP. Multisim ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos PSI - EPUSP PSI 3212 - LABORATÓRIO DE CIRCUITOS ELÉTRICOS Multisim Profs. Ariana Serrano / Vitor Nascimento

Leia mais

Proposta: Utilizando circuito elétrico, quando possível, e diagrama de funções de controle, implementar as seguintes funções matemáticas com sinais:

Proposta: Utilizando circuito elétrico, quando possível, e diagrama de funções de controle, implementar as seguintes funções matemáticas com sinais: Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais Coordenação de Eletrônica Disciplina: Laboratório de Telecomunicações I Prof. Wander Rodrigues Atividade Relativa aos Sábados Letivos Entrega:Última

Leia mais

AULA 7 - Tela Acoplada

AULA 7 - Tela Acoplada 7.1 AULA 7 - Tela Acoplada Nessa aula será apresentada a ferramenta Conectar Vista que permite ao usuário visualizar simultaneamente diferentes informações geográficas contidas em duas vistas do banco

Leia mais

Etapa 2 Criando e executando uma simulação no Arena 14.7

Etapa 2 Criando e executando uma simulação no Arena 14.7 Etapa 2 Criando e executando uma simulação no Arena 14.7 Agora que o Arena está instalado em seu computador, vamos executar e reconhecer o programa antes de utilizá-lo. Para isso, construiremos um exemplo

Leia mais

Dicas de utilização AULA DE APLICAÇÃO

Dicas de utilização AULA DE APLICAÇÃO Microsoft Word 2003 Dicas de utilização Professor: Edwar Saliba Júnior AULA DE APLICAÇÃO Observação: Os atalhos disponibilizados são para o Office em Português Brasil e Inglês, respectivamente. Atividade

Leia mais

Sumário Objetivos Estudo de caso

Sumário Objetivos Estudo de caso Sumário Sumário... 2 1. Objetivos... 3 1.1. Estudo de caso 1... 4 2 1. Objetivos Nesta lição iniciaremos o trabalho com o ambiente de montagem do SolidWorks. Conheceremos as ferramentas que o software

Leia mais

Roteiro para experiências de laboratório. AULA 3: Simuladores de eletrônica. Alunos: 2-3-

Roteiro para experiências de laboratório. AULA 3: Simuladores de eletrônica. Alunos: 2-3- Campus SERRA COORDENADORIA DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL Disciplinas: Circuitos em Corrente Contínua Turma: AN1 Professor: Vinícius Secchin de Melo Roteiro para experiências de laboratório AULA 3: Simuladores

Leia mais

FERRAMENTAS DO WORD PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS NAS NORMAS

FERRAMENTAS DO WORD PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS NAS NORMAS FERRAMENTAS DO WORD PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS NAS NORMAS Introdução Edite o texto normalmente no Word, sem nenhuma formatação, ou inicie a digitação com toda a formatação. Texto para formatar Insira

Leia mais

Sumário Objetivos da Lição Estudo de Caso Exercício Exercício Exercício 3...

Sumário Objetivos da Lição Estudo de Caso Exercício Exercício Exercício 3... Sumário Sumário... 2 1. Objetivos da Lição 02... 3 1.1. Estudo de Caso 1... 4 2. Exercício 1... 11 2.1. Exercício 2... 19 1.3. Exercício 3... 23 2 1. Objetivos da Lição 02 Nesta lição serão exercitadas

Leia mais

Tutorial LNA. 2 Copiando os arquivos para lançar a tecnologia IBM-130

Tutorial LNA. 2 Copiando os arquivos para lançar a tecnologia IBM-130 Tutorial LNA 1 Objetivos Efetuar simulações de ganho de tensão, ganho de potência (parâmetros S), de ruído e linearidade de amplificadores de baixo ruído. Polarizar e dimensionar o transistor para um amplificador

Leia mais

WINRAR COMPACTADOR E DESCOMPACTADOR DE ARQUIVOS

WINRAR COMPACTADOR E DESCOMPACTADOR DE ARQUIVOS 1 Instalando Logo após a instalação do WinRAR, você define quais tipos de arquivos devem ser associados a ele, ou seja, aqueles arquivos que automaticamente executam o WinRAR após serem executados. Você

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO Fazendo Escalas e Medidas no Sistema de Captura de Imagens Q Capture Pró

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO Fazendo Escalas e Medidas no Sistema de Captura de Imagens Q Capture Pró 01 de 08 PROCEDIMENTO 1. Abrir o software QCAPPRO51. O ícone está localizado na área de trabalho. 2. Clique no 1º ícone (abrir pasta) para abrir uma imagem feita neste programa de captura. 3. Com a imagem

Leia mais

O resultado da edição gráfica é um desenho (arquivo DWG) com telas lançadas sobre uma planta de formas.

O resultado da edição gráfica é um desenho (arquivo DWG) com telas lançadas sobre uma planta de formas. Operação Geral O projeto de lajes com telas soldadas através do TQS-AGC passará pelas seguintes atividades: Edição de uma ou mais plantas de telas soldadas sobre o desenho de formas, para armadura positiva

Leia mais

Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação EESC-USP. Guia de Projetos VHDL utilizando o QUARTUIS II. Profa. Luiza Maria Romeiro Codá

Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação EESC-USP. Guia de Projetos VHDL utilizando o QUARTUIS II. Profa. Luiza Maria Romeiro Codá Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação EESC-USP Guia de Projetos VHDL utilizando o QUARTUIS II Profa. Luiza Maria Romeiro Codá 1. Criando um novo projeto: 1.1 Iniciando o Quartus II, criando

Leia mais

O JasperReports Studio é uma ferramenta de software que oferece um ambiente visual para criar relatórios para a plataforma Java. É open source.

O JasperReports Studio é uma ferramenta de software que oferece um ambiente visual para criar relatórios para a plataforma Java. É open source. Introdução ao JasperReports O JasperReports Studio é uma ferramenta de software que oferece um ambiente visual para criar relatórios para a plataforma Java. É open source. Para efetuar o seu download acesse

Leia mais

Vejamos agora as ferramentas mais utilizadas para criação de imagens:

Vejamos agora as ferramentas mais utilizadas para criação de imagens: Vejamos agora as ferramentas mais utilizadas para criação de imagens: Lápis: Apenas mantenha pressionado o botão do mouse sobre a área em branco, e arraste para desenhar. Pincel: Tem a mesma função do

Leia mais

Manual Studio Uno 2.0

Manual Studio Uno 2.0 Manual Studio Uno.0 Primeiros Passos REVISÃO 0.4 - Mostrar fio motor passando pelo buraco - Tirar estrela Manual Studio Uno.0 Primeiros Passos O Studio Uno é um ambiente que torna fácil a programação do

Leia mais

CÍRCULO DADO O DIÂMETRO

CÍRCULO DADO O DIÂMETRO 52 O GeoGebra oferece em sua instalação padrão um conjunto de ferramentas acessíveis por meio da Barra de Ferramentas e um conjunto com comandos que permitem construir objetos, realizar transformações,

Leia mais

Tutorial sobre o easyeda Parte I

Tutorial sobre o easyeda Parte I Por João Alexandre da Silveira Bem, precisaremos antes de tudo termos o nosso circuito rascunhado numa folha de papel, como na figura fig.1. Fig. 1 Desenho de um oscilador de onda quadrada com 555 Nosso

Leia mais

Objetivo: Capacitar o aluno em Geografia na utilização dessa planilha eletrônica.

Objetivo: Capacitar o aluno em Geografia na utilização dessa planilha eletrônica. Departamento de Geografia/FFLCH/USP FLG 243 CARTOGRAFIA TEMÁTICA 2017 Prof a. Dr a. Ligia Vizeu Barrozo/Prof. Dr. Reinaldo Paul Pérez Machado EXERCÍCIO Básico do programa Excel Objetivo: Capacitar o aluno

Leia mais

Integração do Arduíno com Elipse Scada para aplicações de força

Integração do Arduíno com Elipse Scada para aplicações de força Integração do Arduíno com Elipse Scada para aplicações de força Com intuito obter uma ferramenta visual para demonstrar as forças exercidas em um sensor de força resistivo. Foi integrado o Arduíno a um

Leia mais

Desenhar. Desenhar: Retângulo. Seleção alternada. Objeto. Clique na ferramenta retângulo. Crie mais 4 retângulos em posições aleatórias

Desenhar. Desenhar: Retângulo. Seleção alternada. Objeto. Clique na ferramenta retângulo. Crie mais 4 retângulos em posições aleatórias Utilização básica PowerPoint 2003 Barra de Ferramentas de Desenho Everson Santos Araújo everson@por.com.br Todas as ferramentas seguem uma mesma forma de uso: Selecionar a ferramenta desejada com um único

Leia mais

Executar uma macro clicando em um botão da Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

Executar uma macro clicando em um botão da Barra de Ferramentas de Acesso Rápido Página 1 de 8 Excel > Macros Executar uma macro Mostrar tudo Há várias maneiras de executar uma macro no Microsoft Excel. Macro é uma ação ou um conjunto de ações que você pode usar para automatizar tarefas.

Leia mais

Excel Prof. André Aparecido da Silva Disponível em:

Excel Prof. André Aparecido da Silva Disponível em: Excel 2013 Prof. André Aparecido da Silva Disponível em: http://www.oxnar.com.br/aulas 1 O programa O Excel 2013 é um software (programa) capaz de elaborar planilhas de cálculos com fórmulas complexas,

Leia mais

Excel Prof. André Aparecido da Silva Disponível em:

Excel Prof. André Aparecido da Silva Disponível em: Excel 2013 Prof. André Aparecido da Silva Disponível em: http://www.oxnar.com.br/aulas 1 O programa O Excel 2013 é um software (programa) capaz de elaborar planilhas de cálculos com fórmulas complexas,

Leia mais

Campo de coluna: é um campo retirado da lista de dados e atribuído a uma orientação de coluna na tabela dinâmica.

Campo de coluna: é um campo retirado da lista de dados e atribuído a uma orientação de coluna na tabela dinâmica. Sumário Conceito Criação de uma tabela dinâmica (Parte 1) Parte 2 Parte 3 Alterando o layout da tabela dinâmica (Parte 1) Parte 2 Parte 3 Parte 4 Conceito Tabela dinâmica é uma tabela utilizada para exibir

Leia mais

Tutorial TecnoMETAL. Lição 1. Modelo 3D com TecnoMETAL

Tutorial TecnoMETAL. Lição 1. Modelo 3D com TecnoMETAL Tutorial TecnoMETAL Lição 1 Modelo 3D com TecnoMETAL Steel&Graphics Brasil Rua Irineu Ferlin 926. Centro. Marau-RS Tel. 55 (54) 3342-4850 Email: brasil@steelgraphics.com.br Primeiro passo para criar um

Leia mais

GUIA DE LABORATÓRIO PARA AS AULAS PRÁTICAS DE ELETRÔNICA II

GUIA DE LABORATÓRIO PARA AS AULAS PRÁTICAS DE ELETRÔNICA II GUIA DE LABORATÓRIO PARA AS AULAS PRÁTICAS DE ELETRÔNICA II DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELETRÔNICA E DE COMPUTAÇÃO ESCOLA POLITÉCNICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO Guia de Laboratório - Eletrônica

Leia mais

PowePoint Office 2010

PowePoint Office 2010 Interface Relação de slides Menu Conteúdo do menu PowePoint Office 2010 Prof. Reginaldo Brito Área de edição Zoom DOIS PRINCÍPIOS IMPORTANTES Agrupamento Diz respeito à possibilidade de reunir e soldar

Leia mais

Portal CPE - Cartório Postal Eletrônico. Manual de Utilização

Portal CPE - Cartório Postal Eletrônico. Manual de Utilização Manual de Utilização Utilizar o Portal CPE (Cartório Postal Eletrônico) Para utilizar o Portal, acessar o link https://cartoriopostaleletronico.com.br/ Conforme Figura 1, o Portal pode ser acessado através

Leia mais

DIRECTSUBMIT. SafeAssign AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM TUTORIAL DO. DirectSubmit. Autor(es) Natália Regina de Souza Lima

DIRECTSUBMIT. SafeAssign AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM TUTORIAL DO. DirectSubmit. Autor(es) Natália Regina de Souza Lima TUTORIAL DO DIRECTSUBMIT AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM SafeAssign DirectSubmit Autor(es) Natália Regina de Souza Lima 1 SUMÁRIO 1. O que é DirectSubmit. 2. Acessando ao DirectSubmit. 3. Enviando Trabalhos

Leia mais

2ª Prática Instrumentação Virtual com o Software LabVIEW

2ª Prática Instrumentação Virtual com o Software LabVIEW 1 2ª Prática Instrumentação Virtual com o Software LabVIEW OBJETIVO: 1. Se familiarizar com o ambiente de simulação do LabVIEW; 2. Habilidade para usar a instrumentação virtual do LabVIEW; 3. Adquirir

Leia mais

Uso do auto preenchimento para inserir dados

Uso do auto preenchimento para inserir dados Uso do auto preenchimento para inserir dados Página - 1/7 Uso do auto preenchimento para inserir dados O auto preenchimento é mais um dos poderosos recursos que o Excel oferece de modo a facilitar o trabalho.

Leia mais

Aprendendo o PowerPoint

Aprendendo o PowerPoint Aprendendo o PowerPoint Prof. Claudio A. B. Tiellet Parte I Capítulo 1 Introdução O PowerPoint é um programa para apresentações. Apresentações são exibições de imagens na tela do micro em forma de eslaides,

Leia mais

Excel Prof. André Aparecido da Silva Disponível em:

Excel Prof. André Aparecido da Silva Disponível em: Excel 2013 Prof. André Aparecido da Silva Disponível em: http://www.oxnar.com.br/aulas 1 O programa O Excel 2013 é um software (programa) capaz de elaborar planilhas de cálculos com fórmulas complexas,

Leia mais

Edição de plantas e plotagem

Edição de plantas e plotagem Edição de plantas e plotagem O funcionamento deste Editor é simples: Selecionam-se os desenhos que estarão na planta; Inseri-se uma moldura/folha; Distribuem-se os desenhos sobre a folha; Atribui-se um

Leia mais

Aula 01 INTRODUÇÃO. Prezado(a) Aluno(a),

Aula 01 INTRODUÇÃO. Prezado(a) Aluno(a), Aula 01 Computação para Engenharia Civil INTRODUÇÃO Prezado(a) Aluno(a), Sou o professor Marcio e fico muito satisfeito em poder trabalhar com vocês nesta disciplina. Nela você encontrará atividades importantes

Leia mais

Prof. Paulo Borges. ao lado do campo Proprietário, clique no botão Novo e preencha os dados, conforme tela abaixo, em seguida clique em Salvar e OK.

Prof. Paulo Borges. ao lado do campo Proprietário, clique no botão Novo e preencha os dados, conforme tela abaixo, em seguida clique em Salvar e OK. Aula 01 Criando Novo Projeto, Introdução Manual de Dados na Caderneta de Campo, Importação de Arquivos Textos e Arquivos Brutos de Estações Totais, Cálculo de Poligonal Fechada. 1º Passo: Após abrir o

Leia mais

Encapsulamento ser dentre outras coisas para criar trechos de códigos que possam ser usados em outros programas agrupando outros blocos,

Encapsulamento ser dentre outras coisas para criar trechos de códigos que possam ser usados em outros programas agrupando outros blocos, Encapsulamento ser dentre outras coisas para criar trechos de códigos que possam ser usados em outros programas agrupando outros blocos, facilitando assim a programação. Essa técnica nos permite criar

Leia mais

Cadastro do Perfil Profissional:

Cadastro do Perfil Profissional: Sumário Cadastro do Perfil Profissional:... 3 E-mail:... 4 Configuração de Relatórios:... 5 Pessoas e Consultas:... 5 Cadastrando um paciente:... 5 Recordatório... 10 Anamnese... 11 Avaliação Física...

Leia mais

CURSO BÁSICO DE CRIAÇÃO DE SITES MÓDULO 1 AULA 6

CURSO BÁSICO DE CRIAÇÃO DE SITES MÓDULO 1 AULA 6 AULA 6 APRENDENDO SOBRE APARENCIAS O QUE É A APARENCIA NO WORDPRESS? CURSO BÁSICO DE CRIAÇÃO DE SITES Como o próprio nome já diz, aparência significa a cara do seu BLOG. Na aba aparência você terá inúmeras

Leia mais

Aplicativo de proteção de senha para as unidades de memória flash USB da Verbatim

Aplicativo de proteção de senha para as unidades de memória flash USB da Verbatim Manual do usuário EasyLock da Verbatim Aplicativo de proteção de senha para as unidades de memória flash USB da Verbatim Versão 1.00 Direitos reservados 2010 Verbatim Americas, LLC. Todos os direitos reservados.

Leia mais

Excel Tabela Dinâmica - Incrementando seus conhecimentos e Aperfeiçoando a sua prática Excel 2010 Uso inteligente da Tabela Dinâmica

Excel Tabela Dinâmica - Incrementando seus conhecimentos e Aperfeiçoando a sua prática Excel 2010 Uso inteligente da Tabela Dinâmica Excel Tabela Dinâmica - Incrementando seus conhecimentos e Aperfeiçoando a sua prática Excel 2010 Uso inteligente da Tabela Dinâmica Incrementando Seus conhecimentos Aperfeiçoando A sua prática Página

Leia mais

computador sala de aula responsável victor giraldo instituto de matemática ufrj Sérgio Carrazedo Dantas

computador sala de aula responsável victor giraldo instituto de matemática ufrj Sérgio Carrazedo Dantas seção computador na sala de aula responsável victor giraldo instituto de matemática ufrj CRIANDO E INTEGRANDO NOVAS FERRAMENTAS NO GEOGEBRA Sérgio Carrazedo Dantas sergio@maismatematica.com.br Guilherme

Leia mais