Meus alunos, no final deste estudo, espera-se que este trabalho possa ajudá-los para uma boa preparação para as futuras provas que virão pela frente.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Meus alunos, no final deste estudo, espera-se que este trabalho possa ajudá-los para uma boa preparação para as futuras provas que virão pela frente."

Transcrição

1 (Exame Nacional do Ensino Médio) ESTUDO DAS PROVAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS. QUÍMICA PROF.: MARCELO (MINEIRO)

2 Olá, sou o PROFESSOR Marcelo (Mineiro), sou Professor de QUÍMICA e quero, aqui, neste trabalho, conversar com vocês alunos sobre o ENEM, o Exame Nacional do Ensino Médio. Vamos juntos, saber mais sobre este Exame, sua origem, sua importância para o governo e claro para os alunos. Vamos mostrar através de um estudo das Provas do ENEM como os conteúdos ligados a Química estão sendo abordados. Sabe aquele assunto que você está vendo nas aulas de Química com o seu professor? Então, vamos verificar de que forma ele vem sendo cobrado nas Provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Vamos avaliar dentro dos tópicos da Química do Ensino Médio, tais como: A Tabela Periódica, Ácidos, Bases, Sais, Óxidos, Termoquímica, Cinética Química, Físico-Química, Propriedades Coligativas, Cálculos Estequiométricos, Radioatividade, Química Orgânica, Eletroquímica, Química inorgânica e Química Ambiental, quais vem sendo mais cobrados nos exames do ENEM. Comparando questão por questão das Provas de 2011, 2010, 2009 e utilizando outras Provas desde o ano 2000, poderemos explorar este estudo como base para uma boa preparação para os futuros exames do ENEM. Eu sou o Professor Marcelo (Mineiro), e serei o organizador deste trabalho, que terá na sua essência, uma revisão dos conteúdos abordados nos Exames do ENEM. Este trabalho, portanto, servirá como um banco de informações, devidamente organizadas que irá ajudar, você aluno, a se preparar melhor para os Exames do Enem.

3 ENEM Professor, como são as provas do ENEM? O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma prova realizada, anualmente, pelo governo federal. O Exame do ENEM é composto de 4 provas (Linguagens e Códigos, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas, cada uma com 45 questões) e uma redação. Por avaliar habilidades e competências, o Exame não é dividido em disciplinas. Em geral, as 180 questões apresentam situações-problema, contextualizadas na vida cotidiana. Calma!!!! Noooossa... Professor, 180 questões, é muita coisa, não é não? Na verdade as questões do Exame do ENEM buscam as habilidades dos alunos, os dados para a resolução de cada problema estão na própria questão, e mais, as questões trazem assuntos, situaçõeproblemas contextualizadas na vida cotidiana. Atualmente o ENEM é utilizado como critério classificatório para o ProUni (Programa Universidade para Todos), que distribui bolsas, totais ou parciais, em faculdades e universidades particulares, para alunos de baixa renda. A nota do ENEM também é utilizada como critério de seleção de alunos por várias faculdades e universidades, públicas e particulares. Só as Universidades Federais distribuem mais de 100 mil vagas, por ano, utilizando exclusivamente a nota do ENEM. Fonte: acesso em 20/02/2012

4 ok! Agora vamos fazer o seguinte: Estudar a Prova do ENEM de Vamos analisar, uma a uma, as questões ligadas a Química, ou seja, as questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Simultaneamente, vamos ler e observar outras provas, de anos anteriores. É, estou curioso sobre essas provas o que elas tem em comum, se é que tem alguma coisa em comum, não é? Meus alunos, no final deste estudo, espera-se que este trabalho possa ajudá-los para uma boa preparação para as futuras provas que virão pela frente. Ok, vamos então analisar as Provas do ENEM. QUESTÃO 50 PROVA DE 2011 O conteúdo inicial de Química a ser estudado será a TERMOQUÍMICA e vocês verão o porquê deste assunto ser de cara o primeiro do nosso estudo. Vejamos a QUESTÃO 50 DA PROVA DE 2011: Um dos problemas dos combustíveis que contem carbono e que sua queima produz dióxido de carbono. Portanto, uma característica importante, ao se escolher um combustível, e analisar seu calor de combustão ( Hcº), completa de um mol de combustível no estado padrão. O quadro seguinte relaciona algumas substancias que contem carbono e seu Hcº. Neste contexto, qual dos combustíveis, quando queimado completamente, libera mais dióxido de carbono no ambiente pela mesma quantidade de energia produzida? A) Benzeno. B) Metano. C) Glicose. D) Octano. E) Etanol Esta questão é parte do conteúdo sobre TERMOQUÍMICA, você se lembra deste símbolo H? Matéria muito importante e freqüente tanto no ENEM quanto nos VESTIBULARES é vista geralmente no 1º semestre do segundo colegial do Ensino Médio. Na questão acima, para achar a resposta, o aluno deve saber efetuar a equação de combustão dos combustíveis citados na tabela e fazer a proporção da energia liberada, de acordo com a tabela, por numero de mols de CO 2. No segundo colegial, inicialmente o aluno aprende sobre o que é uma reação endotérmica e o que é uma reação exotérmica, inclusive revê conceitos sobre temperatura e calor (energia), utilizando exemplos do nosso dia-a-dia. Depois aprende a calcular o valor do H e assim interpretar reações e gráficos.

5 Por se tratar de energia, o conteúdo (Termoquímica) vem muitas vezes, nas questões, relacionado a combustíveis e bicombustíveis, comparando-se os potenciais: energético (valor do H) e também poluidor de cada um através da emissão de gás carbônico (CO QUESTÃO 50 PROVA DE 2010 (Questão Teórica) 2). Vamos aqui, nos focar mais sobre a TERMOQUÍMICA, no que se refere a conceitos, como por exemplo, saber equacionar uma reação de combustão, definição de reação endotérmica e exotérmica e cálculos de calor de combustão e entalpia. Veja, por exemplo, que este assunto (TERMOQUÍMICA) também foi cobrado no exame de 2010 do ENEM. Calor e Temperatura são conceitos vistos também nas aulas de Física. Nas provas do ENEM, conceitos são abordados sem exigir nenhum tipo de decoreba. QUESTÃO 69 PROVA DE 2010 (AZUL)

6 Resolução da questão acima QUESTÃO 79 PROVA DE 2010 (AZUL) QUESTÃO 43 PROVA DE 2009 (Muito semelhante à questão 50 da Prova de 2011) Nas últimas décadas, o efeito estufa tem-se intensificado de maneira preocupante, sendo esse efeito muitas vezes atribuído à intensa liberação de CO 2 durante a queima de combustíveis fósseis para a geração de energia. O quadro traz as entalpias-padrão de combustão a 25 o C ( H 25 o ) do metano, do butano e octano. Composto Fórmula molecular Massa molar (g/mol) H (KJ/mol) Metano CH Butano C 4 H Octano C 8 H A medida que aumenta a consciência sobre os impactos ambientais relacionados ao uso da energia, cresce a importância de se criar políticas de incentivo ao uso de combustíveis mais eficientes.

7 Nesse sentido, considerando-se que o metano, o butano e o octano sejam representativos do gás natural, do gás liquefeito de petróleo (GLP) e da gasolina, respectivamente, então, a partir dos dados fornecidos, é possível concluir que do ponto de vista da quantidade de calor obtido por mol de CO2 gerado, a ordem crescente desses três combustíveis é: a) Gasolina, GLP e gás natural b) Gás natural, gasolina e GLP c) Gasolina, gás natural e GLP d) Gás natural, GLP e gasolina e) GLP, gás natural e gasolina Este conteúdo sobre TERMOQUÍMICA esteve, portanto, nos últimos três anos nos exames do ENEM. Provas anteriores do ENEM também já trouxeram este conteúdo, veja a questão 42 de Junto a este documento está anexada uma lista de exercícios somente sobre TERMOQUÍMICA onde você poderá perceber a importância deste assunto não só nas PROVAS DOS ENEM, mas também nos VESTIBULARES. Como já dissemos anteriormente, a TERMOQUÍMICA, muitas vezes é cobrada em questões utilizando-se exemplos de combustíveis e de biocombustíveis e seus potenciais energéticos. Ainda dentro deste contexto, partimos para outro assunto que relaciona FONTES DE ENERGIA E A PREOCUPAÇÃO COM IMPACTOS AMBIENTAIS. Estes temas já foram abordados em inúmeras questões nos exames do ENEM. Para que você possa entender melhor, uma reação exotérmica (assunto de termoquímica) é uma reação que QUESTÃO 90 PROVA DE 2011 fornece (libera) energia, assim precisa-se então de um combustível, mas a queima deste combustível libera também gases que intensificam o EFEITO ESTUFA. Pronto, vamos agora nos deparar com temas importantes: EFEITO ESTUFA, AQUECIMENTO GLOBAL, POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA E ENERGIAS SUSTENTÁVEIS. Vejamos então questões que relacionam estes temas nas Provas do ENEM, sempre começando a partir da Prova do ano de De acordo com o relatório A grande sombra da pecuária (Livestock s Long Shadow), feito pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação, o gado e responsável por cerca de 18% do aquecimento global, uma contribuição maior que a do setor de transportes. Disponível em: Acesso em: 22 jun A criação de gado em larga escala contribui para o aquecimento global por meio da emissão de: A) metano durante o processo de digestão. B) oxido nitroso durante o processo de ruminação. C) clorofluorcarbono durante o transporte de carne. D) oxido nitroso durante o processo respiratório. E) dióxido de enxofre durante o consumo de pastagens. O Efeito estufa é um fenômeno natural, e deve ser visto assim antes de ser apontado como um fenômeno da poluição, na verdade o que acontece é que gases, tais como CO 2 e CH 4, intensificam este efeito e assim proporcionam o Aquecimento global, este sim, pode ser considerado um fenômeno da Poluição atmosférica. Vejamos outra questão, cobrada na Prova de 2010, que traz novamente o Efeito estufa como tema. Questão 59 Prova de 2010

8 QUESTÃO 01 PROVA DE 2009 A questão da Prova de 2009 vem abordar novamente o tema EFEITO ESTUFA: A atmosfera terrestre é composta pelos gases nitrogênio (N2) e oxigênio (O2), que somam cerca de 99%, e por gases traços, entre eles o gás carbônico (CO2), vapor de água (H2O), metano (CH4), ozônio (O3) e o óxido nitroso (N2O), que compõem o restante 1% do ar que respiramos. Os gases traços, por serem constituídos por pelo menos três átomos, conseguem absorver o calor irradiado pela Terra, aquecendo o planeta. Esse fenômeno, que acontece há bilhões de anos, é chamado de efeito estufa. A partir da Revolução Industrial (século XIX), a concentração de gases traços na atmosfera, em particular o CO2, tem aumentado significativamente, o que resultou no aumento da temperatura em escala global. Mais recentemente, outro fator tornou-se diretamente envolvido no aumento da concentração de CO2 na atmosfera: o desmatamento. Considerando o texto, uma alternativa viável para combater o efeito estufa é: A) reduzir o calor irradiado pela Terra mediante a substituição da produção primária pela industrialização refrigerada. B) promover a queima da biomassa vegetal, responsável pelo aumento do efeito estufa devido à produção de CH4. C) reduzir o desmatamento, mantendo-se, assim, o potencial da vegetação em absorver o CO2 da atmosfera. D) aumentar a concentração atmosférica de H2O, molécula capaz de absorver grande quantidade de calor. E) remover moléculas orgânicas polares da atmosfera, diminuindo a capacidade delas de reter calor. Este tema, EFEITO ESTUFA (AQUECIMENTO GLOBAL), também esteve presente nas Provas de 2006 na questão 29, de 2007 nas questões 40 e 60 e de 2004 na questão de número 40, aliás, veja esta questão abaixo, que relaciona o assunto a outro tema importante, A ENERGIA NUCLEAR: (ENEM 2004 Questão 40) O debate em torno do uso da energia nuclear para produção de eletricidade permanece atual. Em um encontro internacional para a discussão desse tema, foram colocados os seguintes argumentos: 1. Uma grande vantagem das usinas nucleares e o fato de não contribuírem para o aumento do efeito estufa, uma vez que o urânio, utilizado como combustível, não e queimado, mas sofre fissão. 2. Ainda que sejam raros os acidentes com usinas nucleares, seus efeitos podem ser tão graves que essa alternativa de geração de eletricidade não nos permite ficar tranqüilos. A respeito desses argumentos, pode-se afirmar que (A) o primeiro e valido e o segundo não e, já que nunca ocorreram acidentes com usinas nucleares. (B) o segundo e valido e o primeiro não e, pois de fato ha queima de combustível na geração nuclear de eletricidade. (C) o segundo e valido e o primeiro e irrelevante, pois nenhuma forma de gerar eletricidade produz gases do efeito estufa. (D) ambos são validos para se compararem vantagens e riscos na opção por essa forma de geração de energia. (E) ambos são irrelevantes, pois a opção pela energia nuclear está se tornando uma necessidade inquestionável.

9 Aproveitando o assunto ENERGIA NUCLEAR E MEIO AMBIENTE, na prova de 2003 podemos observar novamente outra questão sobre estes temas, é a questão de número 34, que cita a música Bye Bye Brasil de Chico Buarque de Holanda e Roberto Menescal. As Provas do ENEM trazem os conteúdos de Química abordados de uma forma geral, ou seja, as questões que exigem o conhecimento sobre o efeito estufa também abordam conteúdos ligados a Poluição do Meio agricultores ambiente, Bicombustíveis e Formas de Energia Sustentável, ou seja, energia limpa. Sendo assim, vamos continuar utilizam-se A questão de número 51 da Prova de 2011 trata do desmatamento da mata Atlântica causado por pequenos nesta linha de raciocínio e observar logo abaixo, como estes assuntos, são absurdamente cobrados solução deste que necessitam de calor para a produção farinha mandioca e para isso nos problema. lenha. A questão aborda um tema importante e traz o tema Biodigestores como exames do ENEM. Abaixo seguem outras questões relacionadas a este assunto. QUESTÃO 71 PROVA DE 2011 Os bicombustíveis de primeira geração são derivados da soja, milho e cana-de-açúcar e sua produção ocorre através da fermentação. Bicombustíveis derivados de material celulósico ou bicombustíveis de segunda geração coloquialmente chamados de gasolina de capim são aqueles produzidos a partir de resíduos de madeira (serragem, por exemplo), talos de milho, palha de trigo ou capim de crescimento rápido e se apresentam como uma alternativa para os problemas enfrentados pelos de primeira geração, já que as matérias-primas são baratas e abundantes. O texto mostra um dos pontos de vista a respeito do uso dos bicombustíveis na atualidade, os quais A) são matrizes energéticas com menor carga de poluição para o ambiente e podem propiciar a geração de novos empregos, entretanto, para serem oferecidos com baixo custo, a tecnologia da degradação da celulose nos bicombustíveis de segunda geração deve ser extremamente eficiente. B) oferecem múltiplas dificuldades pois a produção é de alto custo, sua implantação não gera empregos, e deve-se ter cuidado com o risco ambiental, pois eles oferecerem os mesmos riscos que o uso de combustíveis fosseis. C) sendo de segunda geração, são produzidos por uma tecnologia que acarreta problemas sociais, sobretudo decorrente do fato de a matéria-prima ser abundante e facilmente encontrada, o que impede a geração de novos empregos. D) sendo de primeira e segunda geração, são produzidos por tecnologias que devem passar por uma avaliação criteriosa quanto ao uso, pois uma enfrenta o problema da falta de espaço para plantio da matéria-prima e a outra impede a geração de novas fontes de emprego. QUESTÃO 80 PROVA DE 2011 E) podem acarretar sérios problemas econômicos e sociais, pois a substituição do uso de petróleo afeta negativamente toda uma cadeia produtiva na medida em que exclui diversas fontes de emprego nas refinarias, postos de gasolina e no transporte de petróleo e gasolina. Segundo dados do Balanço Energético Nacional de 2008, do Ministério das Minas e Energia, a matriz energética brasileira e composta por hidrelétrica (80%), termelétrica (19,9%) e eólica (0,1%). Nas termelétricas, esse percentual e dividido conforme o combustível usado, sendo: gás natural (6,6%), biomassa (5,3%), derivados de petróleo (3,3%), energia nuclear (3,1%) e carvão mineral (1,6%). Com a geração de eletricidade da biomassa, pode-se considerar que ocorre uma compensação do carbono liberado na queima do material vegetal pela absorção desse elemento no crescimento das plantas. Entretanto, estudos indicam que as emissões de metano (CH4) das hidrelétricas podem ser comparáveis as emissões de CO2 das termelétricas. No Brasil, em termos do impacto das fontes de energia no crescimento do efeito estufa, quanto a emissão de gases, as hidrelétricas seriam consideradas como uma fonte: A) limpa de energia, contribuindo para minimizar os efeitos deste fenômeno. B) eficaz de energia, tornando-se o porcentual de oferta e os benefícios verificados. C) limpa de energia, não afetando ou alterando os níveis dos gases do efeito estufa. D) poluidora, colaborando com níveis altos de gases de efeito estufa em função de seu potencial de oferta. E) alternativa, tomando-se por referencia a grande emissão de gases de efeito estufa das demais fontes geradoras.

10 QUESTÃO 67 DA PROVA DE 2010 QUESTÃO 89 DA PROVA DE 2010 QUESTÃO 08 PROVA DE 2009 A economia moderna depende da disponibilidade de muita energia em diferentes formas, para funcionar e crescer. No Brasil, o consumo total de energia pelas indústrias cresceu mais de quatro vezes no período entre 1970 e Enquanto os investimentos em energias limpas e renováveis, como solar e eólica, ainda são incipientes, ao se avaliar a possibilidade de instalação de usinas geradoras de energia elétrica, diversos fatores devem ser levados em consideração, tais como os impactos causados ao ambiente e às populações locais.

11 Em uma situação hipotética, optou-se por construir uma usina hidrelétrica em região que abrange diversas quedas d água em rios cercados por mata, alegando-se que causaria impacto ambiental muito menor que uma usina termelétrica. Entre os possíveis impactos da instalação de uma usina hidrelétrica nessa região, inclui-se: A) a poluição da água por metais da usina. B) a destruição do habitat de animais terrestres. C) o aumento expressivo na liberação de CO2 para a atmosfera. D) o consumo não renovável de toda água que passa pelas turbinas. E) o aprofundamento no leito do rio, com a menor deposição de resíduos no trecho de rio anterior à represa. Provas de anos anteriores do ENEM também trazem o conteúdo visto acima, veja outras questões: ENEM DE 2008 Questões 25, 28 e 29; ENEM de 2007 Questões 42 (Interpretação de gráfico) e 60; ENEM de 2004 Questão 42; ENEM de 2003 Questões 41 e 42. Ainda dentro deste assunto sobre ENERGIA SUSTENTÁVEL E BIOCOMBÚSTIVEIS, os exames do ENEM, por muitas vezes vem abordar processos de fabricação de álcool, trazendo assuntos ligados as Usinas e os Processos Sucroalcooleiros. Podemos observar questões envolvendo o Processo Sucroalcooleiro nas seguintes Questões: - 51 da Prova de 2010; - 15 e 58 da Prova de 2007; - 50 da Prova de Aliás, o assunto: usinas de açúcar e álcool, é muitas vezes cobrado trazendo uma outra questão importante, um problema social. O Meio Ambiente é mesmo um assunto muito cobrado nos exames do ENEM, seja na forma de conteúdos ligados a Energias Sustentáveis, Bicombustíveis, Aquecimento global (Efeito estufa), QUESTÃO mas 52 da também Prova de 2011 de outros assuntos. A poluição é um assunto que preocupa todo o nosso planeta e o ENEM gosta de abordar assuntos ligados a este tema. Focados no Meio ambiente, agora vamos perceber que dois outros assuntos, O TRATAMENTO DE ÁGUA E A CHUVA ÁCIDA, são bastante cobrados. Belém e cercada por 39 ilhas, e suas populações convivem com ameaças de doenças. O motivo, apontado por especialistas, e a poluição da água do rio, principal fonte de sobrevivência dos ribeirinhos. A diarréia e freqüente nas crianças e ocorre como conseqüência da falta de saneamento básico, já que a população não tem acesso à água de boa qualidade. Como não ha água potável, a alternativa e consumir a do rio. O Liberal. 8 jul Disponivel em: O procedimento adequado para tratar a água dos rios, a fim de atenuar os problemas de saúde causados por microrganismos a essas populações ribeirinhas e a: A) filtração. B) cloração. C) coagulação. D) fluoretação E) decantação. A questão de número 68 da Prova de 2010 traz a expressão DBO (Demanda Bioquímica de Oxigênio), um parâmetro importante no tratamento de água. Esta questão exige conhecimento sobre calculo estequiométrico para ser solucionada. Sobre a água, seguem abaixo outras questões de Provas anteriores:

12 (ENEM 2004 Questão 34) A necessidade de água tem tornado cada vez mais importante a reutilização planejada desse recurso. Entretanto, os processos de tratamento de águas para seu reaproveitamento nem sempre as tornam potáveis, o que leva a restrições em sua utilização. Assim, dentre os possíveis empregos para a denominada água de reuso, recomenda-se (A) o uso domestico, para preparo de alimentos. (B) o uso em laboratórios, para a produção de fármacos. (C) o abastecimento de reservatórios e mananciais. (D) o uso individual, para banho e higiene pessoal. (E) o uso urbano para lavagem de ruas e áreas publica. Veja também as questões: - (ENEM Questões 48 e 49); - (ENEM Questão 31); - (ENEM Questões 60 e 63). A chuva ácida é um fenômeno da Poluição Atmosférica, estudada nas aulas de Química e também em Biologia, é outro assunto muito abordado nos exames do ENEM que mais uma vez faz questão de trazer as preocupações ligadas ao MEIO AMBIENTE. Dentro deste contexto chamo a sua atenção, meu caro amigo, também para estudos sobre ciclos biogeoquímicos (carbono, nitrogênio, enxofre, fósforo e água), lembrando que este tópico é visto mais aprofundadamente dentro das aulas de Biologia. Veja a questão 62 da prova de 2011, o termo EUTROFIZAÇÃO esta presente também nas Provas de 2010 (Questão 59) e na Prova de 2006 (Questão 34). A Questão 83 da Prova de 2011 exige o conhecimento sobre o ciclo do Nitrogênio e associa este nutriente a um problema causado pelo excesso da adição (adubação) nas plantações de cana para a produção de etanol. Abaixo segue a questão 51 (Prova de 2010)

13 A QUESTÃO 6 DA PROVA DE 2009 TRAZ O CICLO DO CARBONO, VEJA ABAIXO: O ciclo biogeoquímico do carbono compreende diversos compartimentos, entre os quais a Terra, a atmosfera e os oceanos, e diversos processos que permitem a transferência de compostos entre esses reservatórios. Os estoques de carbono armazenados na forma de recursos não renováveis, por exemplo, o petróleo, são limitados, sendo de grande relevância que se perceba a importância da substituição de combustíveis fósseis por combustíveis de fontes renováveis. A utilização de combustíveis fósseis interfere no ciclo do carbono, pois provoca A) aumento da porcentagem de carbono contido na Terra. B) redução na taxa de fotossíntese dos vegetais superiores. C) aumento da produção de carboidratos de origem vegetal. D) aumento na quantidade de carbono presente na atmosfera. E) redução da quantidade global de carbono armazenado nos oceanos. CICLOS BIOGEOQUÍMICOS presentes nas provas: - (ENEM 2003 Questão 43); - (ENEM 2001 Questão 23); - (ENEM Questão 40); - (ENEM Questões 6 e 23). CHUVA ÁCIDA Este assunto não foi cobrado nas Provas de 2011 nem de 2010, mas está presente nas seguintes Provas: - (ENEM 2009 Questão 26); - (ENEM Questões 32 e 34); - (ENEM 2002 Questão 04); - (ENEM 2001 Questão 25). Só por curiosidade, a prova do ENEM de 1998 traz duas questões (52 e 53) envolvendo a chuva ácida. È realmente MEIO AMBIENTE tem tudo a ver com os exames do ENEM e para finalizar este tema, percebi que os LIXÕES também estão sendo constantemente abordados nas Provas. Isso é fácil de perceber ao se comparar as seguintes Provas: - (ENEM 2011 Questão 85); - (ENEM 2010 Questão 86); - (ENEM 2009 Questão 34); - (ENEM Questão 47); - (ENEM 2003 Questão 38). Ok, como você está, cansado? Estudar requer organização, procure planejar bem sua carga horária de estudo e suas anotações. Vamos dar continuidade ao nosso trabalho, mas agora vamos nos atentar para outro assunto muito, mas muito importante, a QUÍMICA ORGÂNICA. Lembra deste assunto? Carbono, Cadeias Carbônicas, Funções orgânicas etc.

14 Costumo dizer que a QUÍMICA ORGÂNICA é quase que uma outra disciplina, pois é dirigida apenas ao estudo dos compostos orgânicos e é com certeza a parte da Química que se pode afirmar a sua presença nas provas. Na Prova do ENEM de 2011 a QUÍMICA ORGÂNICA esteve presente na questão 72, onde se exigiu do aluno conhecimento sobre funções orgânicas (Amina, Amida e Ácido). A questão de número 58 apresenta duas estruturas orgânicas e para respondê-la o aluno deveria estar atento para a presença de grupos OH indicando a presença de Ligações de Hidrogênios nestas moléculas. Bom, para confirmar que a QUÍMICA ORGÂNICA, sempre esta presente (e estará presente) nos exames do ENEM, dê uma olhada nas seguintes Questões: - (ENEM 2010 Questão 84), exige domínio sobre as Funções Orgânicas; - (ENEM 2009 Questão 36), Polaridade e Funções Orgânicas; - (ENEM 2008 Questão 29), Compostos Orgânicos, Combustíveis. Oi eu sou uma Pilha, e costumo estar presente nos exames do ENEM, vamos dar uma olhadinha! A eletrólise é um assunto que apareceu em algumas Provas do ENEM. O conteúdo é abordado a assuntos ligados ao Meio Ambiente (sobre descartes de pilhas e baterias), Pilhas (seja, sobre definições de suas partes e conceitos de funcionamento) e ainda sobre cálculo de ddp (mas isso é pouco provável). Na Prova de 2011, este assunto não foi cobrado, mas esteve em Provas de anos anteriores, vejamos: - (ENEM 2010 Questões 65 e 74); - (ENEM 2009 Questão 15); Puxa cai tudo então!! Calma meu amigo, faremos mais a frente uma síntese deste estudo e poderemos então verificar realmente o que é que o ENEM sempre cobra nas suas Provas com mais freqüência. Lembre-se a qualidade nos seus estudos requer organização.

15 Vamos ver outro assunto que, aliás, é visto no segundo colegial do Ensino Médio, e que costuma ser cobrado nos exames do ENEM, são as PROPRIEDADES COLIGATIVAS. Este conteúdo, quando é cobrado, costuma ser bastante teórico e o aluno deve estar bastante atento, pois na maioria das vezes o ENEM procura relacionar estas propriedades (Ebulioscopia, Osmometria, Tonoscopia e Crioscopia) a Química do nosso dia-a-dia. Vejam como estes assuntos vem aparecendo nas Provas do ENEM e observe que vem aparecendo com freqüência em! QUESTÃO 59 ENEM 2011 A cal (oxido de cálcio, CaO), cuja suspensão em água e muito usada como uma tinta de baixo custo, da uma tonalidade branca aos troncos de arvores. Essa e uma pratica muito comum em praças publicas e locais privados, geralmente usada para combater a proliferação de parasitas. Essa aplicação, também chamada de caiação, gera um problema: elimina microrganismos benéficos para a árvore. A destruição do microambiente, no tronco de arvores pintadas com cal, e devida ao processo de: A) difusão, pois a cal se difunde nos corpos dos seres do microambiente e os intoxica. B) osmose, pois a cal retira água do microambiente, tornando-o inviável ao desenvolvimento de microrganismos. C) oxidação, pois a luz solar que incide sobre o tronco ativa fotoquimicamente a cal, que elimina os seres vivos do microambiente. D) aquecimento, pois a luz do Sol incide sobre o tronco e aquece a cal, que mata os seres vivos do microambiente. E) vaporização, pois a cal facilita a volatilização da água para a atmosfera, eliminando os seres vivos do microambiente. Como eu disse, assuntos ligados as PROPRIEDADES COLIGATIVAS costumam estar relacionados com aplicações da Química no nosso cotidiano e estes tópicos costumam estar destacados nos materiais didáticos. Vejam também a questão 58 da Prova do ano de 2010, é pura teoria:

16 Ufa! Em 2009 o ENEM não cobrou este assunto. Sim, é verdade, aliás, sobre PROPRIEDADES COLIGATIVAS, o que mais aparece nas Provas do ENEM são questões que envolvem Pressão Máxima de Vapor, Ponto de ebulição e Osmose. Vou deixar mais alguns exemplos destes assuntos cobrados nas Provas do ENEM: - (ENEM 2000 Questão 10); - (ENEM 99 Questões 32 e 33), Apesar de ser de 1999, estas questões envolvem a PANELA DE PRESSÃO, um instrumento muito utilizado em nosso dia-a-dia e que deve sempre fazer parte das aulas de Química e Propriedades coligativas. VISITE O SITE: você vai aprender um pouco mais sobre a osmose, uma das propriedades coligativas. CINÉTICA QUÍMICA é o estudo da Velocidade das reações, e o ENEM relaciona este conteúdo muitas vezes exigindo do aluno INTERPRETAÇÃO DE GRÁFICOS. Este assunto não foi cobrado no ENEM DE 2011, mas foi cobrado em duas questões em 2010, e já esteve presente em Provas anteriores: - (ENEM ª Aplicação); aliás, foram duas questões nesta segunda Prova de 2010; - (ENEM 2009 Questão 02); - (ENEM 2003 Questão 17); - (ENEM 2000 Questão 34). Olha para nos prepararmos bem para o ENEM faltam três assuntos, RADIOATIVIDADE, ph e CÁLCULO ESTEQUIOMÉTRICO. A radioatividade nada mais é do que uma capacidade de que elementos fisicamente instáveis têm de emitir energias em forma de partículas ou ainda a famosa radiação eletromagnética que é assunto nos jornais. Estes assuntos estão sempre entrando em cena, jornais e televisão informam algo sobre o que está ocorrendo no Japão e qual vai ser a maneira de conseguirem conter este problema que pode se alastrar para o mundo inteiro através de alimentos e outros produtos. O Enriquecimento do urânio também é um assunto importante, visto que, atualmente o Irâ vem investindo neste projeto gerando dúvidas sobre as suas intenções.

17 RADIOATIVIDADE: Neste trabalho, já tivemos a oportunidade de citarmos ENERGIA NUCLEAR, assunto importante e polêmico. Devemos estar atentos para os processos de Fusão Nuclear e Fissão Nuclear, vantagens e desvantagens da Radioatividade e também quanto aos conhecidos acidentes como o de Chernobyl e também o do Césio 137 no Brasil. - (ENEM 2007.Questão 25), esta questão envolve TEMPO DE MEIO VIDA (gráfico); - (ENEM 2004 Questão 40); - (ENEM 2003 Questão 34); - (ENEM 2001 Questão 35). EQUILÍBRIO QUÍMICO, assunto ph, neste contexto vamos inserir também outro assunto, o DESLOCAMENTO DE EQUÍBRIO. Vejam só como esses conteúdos estão sempre presentes nos exames do ENEM: - (ENEM 2011 Questão 75); - (ENEM 2010 Questão 85); - (ENEM 2009 Questão 12); - (ENEM 2003 Questão 20); - (ENEM 2002 Questão 04); - (ENEM 2001 Questão 03); - (ENEM 2000 Questão 54). São questões (citadas acima) que trazem a expressão ph ligadas a assuntos que envolvem desde deslocamento de equilíbrio quanto ao meio ambiente. É importante meu amigo você dominar a escala de ph e sua relação com o índice de acidez, bem como a importância deste assunto no nosso cotidiano. Isso! Já estamos finalizando, mas agora vamos ver o que os exames do ENEM andaram cobrando nas suas Provas sobre CÁLCULO ESTEQUIOMÉTRICO. É, tai um assunto que apavora muito os alunos, mas calma, você poderá perceber que são questões iguais as que são trabalhadas nas salas de aulas. Vamos considerar que Cálculos estequiométricos é um assunto, que na Química, além de envolver números, envolve substâncias químicas e interpretação de reações químicas, sendo assim, vamos incluir também questões sobre soluções e concentração das soluções, que exigem interpretação e cálculos.

18 Ok, você poderá perceber que estequiometria e cálculos de soluções estão sempre presente nos exames do ENEM: - (ENEM 2011 Questão 54); questão que envolve Densidade e %; - (ENEM 2011 Questão 81); - (ENEM 2010 Questão 68); questão que envolve soluções e %; - (ENEM 2010 Questão 78); - (ENEM 2010 Questão 81); questão que envolve soluções; - (ENEM 2009 Questão 44); questão que envolve %; - (ENEM 2006); - (ENEM 2004 Questão 11); questão que envolve soluções; - (ENEM 2004 Questão 50); - (ENEM 2001 Questão 07); - (ENEM 2000 Questões 37 e 38). Foram muitas as questões vistas até aqui, por isso, vamos nos organizar ainda mais para melhorar este nosso estudo? ESTÁ CANSADO? FAÇA UM ALONGAMENTO, DESCANSE E SE ALIMENTE BEM, OK! OK, agora que tal fazermos juntos uma síntese de nosso estudo, isso irá resultar um esquema que possa trazer por assunto, aquilo que o ENEM mais costuma cobrar, nas suas provas sobre QUÍMICA.

19 Vamos dividir a QUÍMICA do ENEM assim: 1º - Assunto: Meio ambiente Este é o conteúdo que mais está presente nas Provas do ENEM. Dentro de Ciências da Natureza e suas Tecnologias é abordado de várias formas, mas que na maioria das vezes vem ser relacionado com problemas de poluição, seja da água, solo ou da atmosfera. Fenômenos, tais como: Chuva ácida e Eutrofização costumam serem exigidos e trazem juntos assuntos sobre gases poluentes e ciclos biogeoquímicos. O aquecimento global, efeito estufa, biocombustíveis e energias sustentáveis são os principais alvos ligados as provas do ENEM. Fique atento a questões atuais envolvendo o Meio ambiente. 2º - Assunto: Cálculo estequiométrico Não é o conteúdo preferido nas aulas de química, mas que sempre esteve presente nas provas do ENEM. Cálculo vem sempre acompanhado de interpretação, por isso o aluno precisa estar atento para reações químicas e proporção estequiométrica. Tivemos, neste estudo, a possibilidade de verificar que a matéria sobre Soluções e Concentração das soluções (densidade, % e Molaridade) cobrada nas provas do ENEM exige além da aplicação de fórmulas, cálculos com substancias. 3º - Assunto: Química Orgânica Conteúdo que estará sempre presente nas provas do ENEM, isso devido ao fato de ser este assunto, tratado de uma forma especial dentro do Ensino Médio e por tratar da Química dos seres vivos. Assim, este assunto especial sobre o carbono, vem aparecer nas provas do ENEM quase que de duas formas: Características dos Compostos orgânicos (atenção para a solubilidade) e Identificação das funções orgânicas. Taí, três assuntos que sempre estão sendo cobrados nas provas do ENEM. Pudemos perceber isso, não foi? Fique atento a estes assuntos, são facilmente relacionados a Ciências, Natureza e Tecnologias e por isso, foram tão exigidos nos exames do ENEM. 4º - Assunto: Termoquímica Assunto do 2º colegial, no ENEM, aparece através de definições e conceitos relacionados as reações endotérmicas e exotérmicas. Em relação a cálculo com determinação de entalpia ( H) o ENEM procura relacionar isso ao potencial energético de Combustíveis e aliar isto a problemas ambientais, no caso, principalmente o efeito estufa. Demais assuntos: Cinética Química Quando cobrado este assunto, foram questões mais teóricas inclusive com interpretação de gráficos. Propriedades Coligativas O ENEM preferiu nas suas questões abordar a relação de líquido com seus pontos de ebulição, a Ebulioscopia e a PMV. Osmose também apareceu. Radioatividade Muitas vezes se exigiu conhecimento sobre os Processos de obtenção de energia nuclear relacionados às usinas nucleares e suas polêmicas quanto aos impactos ambientais. Tempo de meia vida é outro assunto que o aluno deve estar atento.

20 CONSIDERAÇÕES FINAIS: Repare que nós não estamos incluindo outros assuntos da Química do Ensino Médio, tais como: A Tabela Periódica, Estudo dos gases, Gráficos sobre substâncias puras e Misturas, Nomenclatura e classificação de ácidos e bases, Isomeria, Reações orgânicas, Polímeros e Determinação das Fórmulas Mínima e porcentual. Mas, olhe só meu amigo, isso não significa ou não serve como garantia de que estes tópicos não serão cobrados nas futuras provas do ENEM ok. O ENEM, nas suas provas, longas e de muita interpretação, dentro da área de CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS, aborda os assuntos de Química muitas vezes de forma interdisciplinar, aplicando conceitos de Química no nosso cotidiano e ligados a assuntos atuais da mídia (principalmente assuntos sobre o Meio ambiente). Anexado a este trabalho está o conteúdo de várias provas do ENEM, incluindo as Provas mais recentes dos anos de 2011, 2010, 2009, 2008 e 2007 (com os gabaritos). Na internet, você poderá achar estas provas e outras através do seguinte endereço:

21 Um excelente estudo meus amiguinhos: CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS ENEM Jamais considere seus estudos como uma obrigação, mas como uma oportunidade invejável para aprender a conhecer a influência libertadora da beleza do reino do espírito, para seu próprio prazer pessoal e para proveito da comunidade à qual seu futuro trabalho pertencer. Albert Einstein Um abração! Professor Marcelo (Mineiro)

Matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias Matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias Competência de área 1 Compreender as ciências naturais e as tecnologias a elas associadas como construções humanas, percebendo seus papéis

Leia mais

O Aquecimento Global se caracteriza pela modificação, intensificação do efeito estufa.

O Aquecimento Global se caracteriza pela modificação, intensificação do efeito estufa. O que é o Aquecimento Global? O Aquecimento Global se caracteriza pela modificação, intensificação do efeito estufa. O efeito estufa é um fenômeno natural e consiste na retenção de calor irradiado pela

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) 3341-1244 www.colegiosantateresinha.com.br

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) 3341-1244 www.colegiosantateresinha.com.br PLANEJAMENTO DE AÇÕES DA 2 ª ETAPA 2015 PERÍODO DA ETAPA: 01/09/2015 á 04/12/2015 TURMA: 9º Ano EF II DISCIPLINA: CIÊNCIAS / QUÍMICA 1- S QUE SERÃO TRABALHADOS DURANTE A ETAPA : Interações elétricas e

Leia mais

CAPÍTULO 3 PROTOCOLO DE KIOTO

CAPÍTULO 3 PROTOCOLO DE KIOTO CAPÍTULO 3 PROTOCOLO DE KIOTO Medidas estão sendo tomadas... Serão suficientes? Estaremos, nós, seres pensantes, usando nossa casa, com consciência? O Protocolo de Kioto é um acordo internacional, proposto

Leia mais

De onde vêm as lágrimas?

De onde vêm as lágrimas? De onde vêm as lágrimas? É toda substância que, em solução aquosa, sofre dissociação, liberado pelo menos um cátion diferente de H + e um ânion diferente de OH -. a) Presença de oxigênio b) Sal não oxigenado

Leia mais

relaciona algumas substâncias que contêm carbono e seu

relaciona algumas substâncias que contêm carbono e seu ENEM - 2011 1-Um dos problemas dos combustíveis que contêm carbono é que sua queima produz dióxido de carbono. Portanto, uma característica importante, ao se escolher um combustível, é analisar seu calor

Leia mais

As Principais Fontes De Energia Presentes No Mundo

As Principais Fontes De Energia Presentes No Mundo As Principais Fontes De Energia Presentes No Mundo INTRODUÇÃO: Desde a pré-história o homem vem se utilizando de diversas fortes e formas de energia, para suprir suas necessidades energéticas, por isso,

Leia mais

Unidade IV Ser Humano e saúde. Aula 17.1

Unidade IV Ser Humano e saúde. Aula 17.1 Unidade IV Ser Humano e saúde. Aula 17.1 Conteúdo: O efeito estufa. Habilidade: Demonstrar uma postura crítica diante do uso do petróleo. REVISÃO Reações de aldeídos e cetonas. A redução de um composto

Leia mais

Aula 5 A energia não é o começo de tudo, mas já é um início

Aula 5 A energia não é o começo de tudo, mas já é um início Aula 5 A energia não é o começo de tudo, mas já é um início Itens do capítulo 5 A energia não é o começo de tudo, mas já é o início 5. A energia não é o começo de tudo, mas já é o início 5.1 O consumo

Leia mais

Exploração sustentada de recursos geológicos Recursos energéticos

Exploração sustentada de recursos geológicos Recursos energéticos Exploração sustentada de recursos geológicos Recursos energéticos Aula nº85 22 Maio 09 Prof. Ana Reis Recursos energéticos Vivemos numa época em que os recursos energéticos afectam a vida de todas as pessoas.

Leia mais

ENERGIA Fontes e formas de energia Impactos ambientais. Prof. Dra. Carmen Luisa Barbosa Guedes

ENERGIA Fontes e formas de energia Impactos ambientais. Prof. Dra. Carmen Luisa Barbosa Guedes ENERGIA Fontes e formas de energia Impactos ambientais Prof. Dra. Carmen Luisa Barbosa Guedes Disciplina: - 2014 A energia esta envolvida em todas as ações que ocorrem no UNIVERSO FONTES DE ENERGIA FONTES

Leia mais

Emissões Atmosféricas e Mudanças Climáticas

Emissões Atmosféricas e Mudanças Climáticas CONCURSO PETROBRAS TÉCNICO(A) AMBIENTAL JÚNIOR Emissões Atmosféricas e Mudanças Climáticas Questões Resolvidas QUESTÕES RETIRADAS DE PROVAS DA BANCA CESGRANRIO DRAFT Produzido por Exatas Concursos www.exatas.com.br

Leia mais

14 COMBUSTÍVEIS E TEMPERATURA DE CHAMA

14 COMBUSTÍVEIS E TEMPERATURA DE CHAMA 14 COMBUSTÍVEIS E TEMPERATURA DE CHAMA O calor gerado pela reação de combustão é muito usado industrialmente. Entre inúmeros empregos podemos citar três aplicações mais importantes e frequentes: = Geração

Leia mais

Elaborado pelos alunos do 8º A da Escola Secundária Infante D. Henrique:

Elaborado pelos alunos do 8º A da Escola Secundária Infante D. Henrique: Elaborado pelos alunos do 8º A da Escola Secundária Infante D. Henrique: - Joana Moreira Lima nº16 - José Fernando nº17 - Sandra oliveira nº23 O carvão, o petróleo e o gás natural são combustíveis fósseis.

Leia mais

ETENE. Energias Renováveis

ETENE. Energias Renováveis Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste ETENE Fonte: http://www.noticiasagronegocios.com.br/portal/outros/1390-america-latina-reforca-lideranca-mundial-em-energias-renovaveis- 1. Conceito

Leia mais

muito gás carbônico, gás de enxofre e monóxido de carbono. extremamente perigoso, pois ocupa o lugar do oxigênio no corpo. Conforme a concentração

muito gás carbônico, gás de enxofre e monóxido de carbono. extremamente perigoso, pois ocupa o lugar do oxigênio no corpo. Conforme a concentração A UU L AL A Respiração A poluição do ar é um dos problemas ambientais que mais preocupam os governos de vários países e a população em geral. A queima intensiva de combustíveis gasolina, óleo e carvão,

Leia mais

Tipos e fontes de energias alternativas e convencionais.

Tipos e fontes de energias alternativas e convencionais. Universidade Federal do Ceará Centro de Ciências Agrárias Departamento de Engenharia Agrícola Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola Tipos e fontes de energias alternativas e convencionais. Robson

Leia mais

Aula 19 Conteúdo O homem e o meio ambiente. Principais problemas ambientais do mundo.

Aula 19 Conteúdo O homem e o meio ambiente. Principais problemas ambientais do mundo. CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Unidade IV Natureza sociedade: questões ambientais. Aula 19 Conteúdo O homem e o meio ambiente. Principais problemas ambientais do mundo. 2 CONTEÚDO

Leia mais

Profa. Dra. Vivian C. C. Hyodo

Profa. Dra. Vivian C. C. Hyodo Profa. Dra. Vivian C. C. Hyodo A Energia e suas Fontes Fontes de Energia Renováveis Fontes de Energia Não-Renováveis Conclusões Energia: Capacidade de realizar trabalho Primeira Lei da Termodinâmica: No

Leia mais

Fração. Página 2 de 6

Fração. Página 2 de 6 1. (Fgv 2014) De acordo com dados da Agência Internacional de Energia (AIE), aproximadamente 87% de todo o combustível consumido no mundo são de origem fóssil. Essas substâncias são encontradas em diversas

Leia mais

Realização: Aquecimento Global. Parceiros: Apoiadores:

Realização: Aquecimento Global. Parceiros: Apoiadores: Realização: Parceiros: Aquecimento Global Apoiadores: O que é o efeito estufa? É um fenômeno natural, provocado por alguns gases da atmosfera, que mantêm o nosso planeta aquecido. Esse processo acontece

Leia mais

CICLOS BIOGEOQUÍMICOS

CICLOS BIOGEOQUÍMICOS CICLOS BIOGEOQUÍMICOS O fluxo de energia em um ecossistema é unidirecional e necessita de uma constante renovação de energia, que é garantida pelo Sol. Com a matéria inorgânica que participa dos ecossistemas

Leia mais

MÁQUINAS TÉRMICAS AT-101

MÁQUINAS TÉRMICAS AT-101 Universidade Federal do Paraná Curso de Engenharia Industrial Madeireira MÁQUINAS TÉRMICAS AT-101 M.Sc. Alan Sulato de Andrade alansulato@ufpr.br INTRODUÇÃO: Uma das formas mais empregadas para produção

Leia mais

QUÍMICA QUESTÃO 41 QUESTÃO 42

QUÍMICA QUESTÃO 41 QUESTÃO 42 Processo Seletivo/UNIFAL- janeiro 2008-1ª Prova Comum TIPO 1 QUÍMICA QUESTÃO 41 Diferentes modelos foram propostos ao longo da história para explicar o mundo invisível da matéria. A respeito desses modelos

Leia mais

Comentários sobre o. Plano Decenal de Expansão. de Energia (PDE 2008-2017)

Comentários sobre o. Plano Decenal de Expansão. de Energia (PDE 2008-2017) Comentários sobre o Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE 2008-2017) PAULO CÉSAR RIBEIRO LIMA JANEIRO/2009 Paulo César Ribeiro Lima 2 Comentários sobre o Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE 2008-2017)

Leia mais

2. (Ifsc 2014) A reação abaixo representa este processo: CO 3H H COH H O ΔH 12 kcal/mol

2. (Ifsc 2014) A reação abaixo representa este processo: CO 3H H COH H O ΔH 12 kcal/mol 1. (Uel 2014) A gasolina é uma mistura de vários compostos. Sua qualidade é medida em octanas, que definem sua capacidade de ser comprimida com o ar, sem detonar, apenas em contato com uma faísca elétrica

Leia mais

Abril Educação Água Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota:

Abril Educação Água Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota: Abril Educação Água Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota: Questão 1 A água e o ar são indispensáveis para a sobrevivência dos seres vivos, mas o homem vem poluindo esses meios de forma muitas

Leia mais

Participação dos Setores Socioeconômicos nas Emissões Totais do Setor Energia

Participação dos Setores Socioeconômicos nas Emissões Totais do Setor Energia INVENTÁRIO DE EMISSÕES DE GASES DE EFEITO ESTUFA DO ESTADO DE MINAS GERAIS ANO BASE 2005 O Governo do Estado, por meio da Fundação Estadual de Meio Ambiente FEAM, entidade da Secretaria Estadual de Meio

Leia mais

Quanto maior o desenvolvimento econômico de um país

Quanto maior o desenvolvimento econômico de um país Capítulo 8 Quanto maior o desenvolvimento econômico de um país Maior é o consumo de energia: -Economia dinâmica; - Elevado padrão de consumo da população Aumento da capacidade produtiva Aumento do consumo

Leia mais

Disciplina: Fontes Alternativas de Energia

Disciplina: Fontes Alternativas de Energia Disciplina: Fontes Alternativas de Parte 1 Fontes Renováveis de 1 Cronograma 1. Fontes renováveis 2. Fontes limpas 3. Fontes alternativas de energia 4. Exemplos de fontes renováveis 1. hidrelétrica 2.

Leia mais

DATA: 17/11/2015. 2. (ENEM) Discutindo sobre a intensificação do efeito estufa, Francisco Mendonça afirmava:

DATA: 17/11/2015. 2. (ENEM) Discutindo sobre a intensificação do efeito estufa, Francisco Mendonça afirmava: EXERCÍCIOS REVISÃO QUÍMICA AMBIENTAL (EFEITO ESTUFA, DESTRUIÇÃO DA CAMADA DE OZÔNIO E CHUVA ÁCIDA) e EQUILÍBRIO QUÍMICO DATA: 17/11/2015 PROF. ANA 1. Na década de 70, alguns cientistas descobriram quais

Leia mais

Lixo é tudo aquilo que já não tem utilidade e é jogado fora, qualquer material de origem doméstica ou industrial.

Lixo é tudo aquilo que já não tem utilidade e é jogado fora, qualquer material de origem doméstica ou industrial. Lixo reflexo da sociedade Definição Lixo é tudo aquilo que já não tem utilidade e é jogado fora, qualquer material de origem doméstica ou industrial. Todo lixo gerado pode ser classificado em dois tipos:orgânico

Leia mais

COMO OS LIVROS DIDÁTICOS DE ENSINO MÉDIO ABORDAM O EFEITO ESTUFA

COMO OS LIVROS DIDÁTICOS DE ENSINO MÉDIO ABORDAM O EFEITO ESTUFA COMO OS LIVROS DIDÁTICOS DE ENSINO MÉDIO ABORDAM O EFEITO ESTUFA Elizabeth Cristina Tavares Veloso 1, Juracy Regis de Lucena Junior 2. 1 Departamento de Química, Universidade Estadual da Paraíba -UEPB,

Leia mais

EXERCÍCIOS ON LINE DE CIÊNCIAS - 9 ANO

EXERCÍCIOS ON LINE DE CIÊNCIAS - 9 ANO EXERCÍCIOS ON LINE DE CIÊNCIAS - 9 ANO 1- Com a finalidade de diminuir a dependência de energia elétrica fornecida pelas usinas hidroelétricas no Brasil, têm surgido experiências bem sucedidas no uso de

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE DOCENTE RESPONSÁVEL : MARIA LUIZA TONUSSI DE OLIVEIRA

PLANO DE TRABALHO DOCENTE DOCENTE RESPONSÁVEL : MARIA LUIZA TONUSSI DE OLIVEIRA COLÉGIO ESTADUAL BARBOSA FERRAZ Ensino Médio, Normal e Profissional Rua Rio Grande do Sul, 1200 Centro - Telefone: (43) 3472-5009 www.colegiobarbosa.com.br e.mail: colbarbosa@ig.com.br CEP: 86870-000 -

Leia mais

FONTES E FORMAS DE ENERGIA

FONTES E FORMAS DE ENERGIA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS FUNDAÇÃO CECIERJ / CONSÓRCIO CEDERJ PROFESSOR/CURSISTA: DAVID SOUZA DE MELO COLÉGIO: TUTOR (A): SÉRIE: 9º ANO 3º BIMESTRE / 2012 FONTES E FORMAS

Leia mais

Agricultura de Baixo Carbono e Bioenergia. Heitor Cantarella FAPESP: Programa BIOEN & Instituto Agronômico de Campinas(IAC)

Agricultura de Baixo Carbono e Bioenergia. Heitor Cantarella FAPESP: Programa BIOEN & Instituto Agronômico de Campinas(IAC) Agricultura de Baixo Carbono e Bioenergia Heitor Cantarella FAPESP: Programa BIOEN & Instituto Agronômico de Campinas(IAC) Bioenergia: energia renovável recicla o CO 2 E + CO 2 + H 2 O CO 2 + H 2 O Fotossíntese

Leia mais

Universidade Federal da Paraíba Centro de Ciências Exatas e da Natureza Departamento de Química Disciplina: Físico-Química II Professora: Claudia

Universidade Federal da Paraíba Centro de Ciências Exatas e da Natureza Departamento de Química Disciplina: Físico-Química II Professora: Claudia Universidade Federal da Paraíba Centro de Ciências Exatas e da Natureza Departamento de Química Disciplina: Físico-Química II Professora: Claudia Aluno: Julys Pablo Atayde Fernandes Células a Combustível:

Leia mais

Como o efeito estufa pode render dinheiro para o Brasil. A Amazônia e o seqüestro de carbono e o protocolo de kyoto

Como o efeito estufa pode render dinheiro para o Brasil. A Amazônia e o seqüestro de carbono e o protocolo de kyoto Como o efeito estufa pode render dinheiro para o Brasil A Amazônia e o seqüestro de carbono e o protocolo de kyoto Histórico das reuniões 1992 - assinam a Convenção Marco sobre Mudança Climática na ECO-92.

Leia mais

O capitalismo e a sociedade de consumo

O capitalismo e a sociedade de consumo O capitalismo e a sociedade de consumo Sociedade de consumo As sociedades dos países capitalistas desenvolvidos que usufruem intensamente dos bens e serviços existentes no mundo moderno. O consumismo contribui

Leia mais

Capítulo 21 Meio Ambiente Global. Geografia - 1ª Série. O Tratado de Kyoto

Capítulo 21 Meio Ambiente Global. Geografia - 1ª Série. O Tratado de Kyoto Capítulo 21 Meio Ambiente Global Geografia - 1ª Série O Tratado de Kyoto Acordo na Cidade de Kyoto - Japão (Dezembro 1997): Redução global de emissões de 6 Gases do Efeito Estufa em 5,2% no período de

Leia mais

Nesse sistema de aquecimento,

Nesse sistema de aquecimento, Enem 2007 1- Ao beber uma solução de glicose (C 6 H 12 O 6 ), um corta-cana ingere uma substância: (A) que, ao ser degradada pelo organismo, produz energia que pode ser usada para movimentar o corpo. (B)

Leia mais

Apague velhos. Acenda uma grande. hábitos. idéia.

Apague velhos. Acenda uma grande. hábitos. idéia. Apague velhos hábitos. Acenda uma grande idéia. Crise Energética Por que todos falam em crise energética? Porque a crise energética sul-americana deixou de ser um cenário hipotético para se transformar

Leia mais

BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 30 DESEQUILÍBRIO ECOLÓGICO E POLUIÇÃO DO AR

BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 30 DESEQUILÍBRIO ECOLÓGICO E POLUIÇÃO DO AR BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 30 DESEQUILÍBRIO ECOLÓGICO E POLUIÇÃO DO AR C ( p f d o m r s a b c d e omo pode cair no enem ENEM) As cidades industrializadas produzem grandes proporções de gases como o

Leia mais

pasdfghjklzxcvbnmqwertyuiopasdfghjklzxcvbnmqwe rtyuiopasdfghjklzxcvbnmqwertyuiopasdfghjklzxcvbn Ciências

pasdfghjklzxcvbnmqwertyuiopasdfghjklzxcvbnmqwe rtyuiopasdfghjklzxcvbnmqwertyuiopasdfghjklzxcvbn Ciências Qwertyuiopasdfghjklzxcvbnmqwertyuiopasdfghjklzx cvbnmqwertyuiopasdfghjklzxcvbnmqwertyuiopasdfg hjklzxcvbnmqwertyuiopasdfghjklzxcvbnmqwertyuio Planejamento Anual 2014 pasdfghjklzxcvbnmqwertyuiopasdfghjklzxcvbnmqwe

Leia mais

Viver Confortável, Morar Sustentável

Viver Confortável, Morar Sustentável Viver Confortável, Morar Sustentável A Verde Lar foi criada em Março de 2009, dando início a uma jornada com o compromisso e ética das questões ambientais no mercado habitacional oferecendo soluções para

Leia mais

ENEM 2009 - Prova resolvida Química

ENEM 2009 - Prova resolvida Química ENEM 2009 - Prova resolvida Química 01. A atmosfera terrestre é composta pelos gases nitrogênio (N 2) e oxigênio (O 2), que somam cerca de 99 %, e por gases traços, entre eles o gás carbônico (CO 2), vapor

Leia mais

IESA-ESTUDO DIRIGIDO 1º SEMESTRE 8º ANO - MANHÃ E TARDE- DISCIPLINA: CIÊNCIAS PROFESSORAS: CELIDE E IGNÊS. Aluno(a): Turma:

IESA-ESTUDO DIRIGIDO 1º SEMESTRE 8º ANO - MANHÃ E TARDE- DISCIPLINA: CIÊNCIAS PROFESSORAS: CELIDE E IGNÊS. Aluno(a): Turma: IESA-ESTUDO DIRIGIDO 1º SEMESTRE 8º ANO - MANHÃ E TARDE- DISCIPLINA: CIÊNCIAS PROFESSORAS: CELIDE E IGNÊS Aluno(a): Turma: Querido (a) aluno (a), Este estudo dirigido foi realizado para que você revise

Leia mais

UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CURSO DE BIOLOGIA (EAD)

UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CURSO DE BIOLOGIA (EAD) UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CURSO DE BIOLOGIA (EAD) TRABALHO DE BIOLOGIA GERAL RAQUEL ALVES DA SILVA CRUZ Rio de Janeiro, 15 de abril de 2008. TRABALHO DE BIOLOGIA GERAL TERMOELÉTRICAS

Leia mais

REVISÃO QUÍMICA. Profº JURANDIR QUÍMICA

REVISÃO QUÍMICA. Profº JURANDIR QUÍMICA REVISÃO QUÍMICA Profº JURANDIR QUÍMICA DADOS 01. (ENEM 2004) Em setembro de 1998, cerca de 10.000 toneladas de ácido sulfúrico (H 2 SO 4 ) foram derramadas pelo navio Bahamas no litoral do Rio Grande

Leia mais

TRATAMENTO DA ÁGUA. Professora: Raquel Malta Química 3ª série - Ensino Médio

TRATAMENTO DA ÁGUA. Professora: Raquel Malta Química 3ª série - Ensino Médio TRATAMENTO DA ÁGUA Professora: Raquel Malta Química 3ª série - Ensino Médio Água poluída: água inadequada para beber ou para fazer nossa higiene. Diversas substâncias naturalmente presentes na água são

Leia mais

INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS DO AMBIENTE PARA ENGENHARIA

INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS DO AMBIENTE PARA ENGENHARIA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL ÁREA DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS DO AMBIENTE PARA ENGENHARIA Selma Maria

Leia mais

AQUECIMENTO GLOBAL E MUDANÇAS CLIMÁTICAS. João Paulo Nardin Tavares

AQUECIMENTO GLOBAL E MUDANÇAS CLIMÁTICAS. João Paulo Nardin Tavares AQUECIMENTO GLOBAL E MUDANÇAS CLIMÁTICAS João Paulo Nardin Tavares INTRODUÇÃO Já podemos sentir o aquecimento global No último relatório do IPCC (Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas, órgão

Leia mais

Tecnologia e Sustentabilidade

Tecnologia e Sustentabilidade Painel 2 Tecnologia e Sustentabilidade Robério Fernandes Alves de Oliveira 1 Painel 2 Tecnologia e Sustentabilidade As dimensões da sustentabilidade Econômica Social AMBIENTAL 2 Painel 2 Tecnologia e Sustentabilidade

Leia mais

QUÍMICA - 3 o ANO MÓDULO 27 PROPRIEDADES COLIGATIVAS

QUÍMICA - 3 o ANO MÓDULO 27 PROPRIEDADES COLIGATIVAS QUÍMICA - 3 o ANO MÓDULO 27 PROPRIEDADES COLIGATIVAS 800 pressão de vapor de água (mmhg) 760 700 600 500 400 300 200 100 líquido benzeno puro benzeno + soluto p vapor p.e. do benzeno puro t p.e. do

Leia mais

Prova bimestral CIÊNCIAS. 3 o Bimestre 4 o ano

Prova bimestral CIÊNCIAS. 3 o Bimestre 4 o ano Material elaborado pelo Ético Sistema Ensino Ensino Fundamental Publicado em 2011 Prova bimestral 3 o Bimestre 4 o ano CIÊNCIAS Data: / / Nível: Escola: Nome: A água é o elemento mais abundante na Terra

Leia mais

Ideal Qualificação Profissional

Ideal Qualificação Profissional 2 0 1 1 Finalista Estadual - SP Categoria Serviços de Educação 2 0 1 2 Vencedora Estadual - SP Categoria Serviços de Educação 2 0 1 2 Finalista Nacional Categoria Serviços de Educação Apresentação O desenvolvimento

Leia mais

Produção de Energia Alternativa

Produção de Energia Alternativa Produção de Energia Alternativa Prof.Pedro Araújo Realizado por: - Diogo Fernandes nº27097 - Gonçalo Paiva nº26743 - José Silva nº27144 Introdução A produção de energias alternativas, tem vindo a ganhar

Leia mais

Ciclos Biogeoquímicos

Ciclos Biogeoquímicos Os organismos retiram constantemente da natureza os elementos químicos de que necessitam, mas esses elementos sempre retornam ao ambiente. O processo contínuo de retirada e de devolução de elementos químicos

Leia mais

PETRÓLEO. Prof. Marcos Colégio Sta. Clara

PETRÓLEO. Prof. Marcos Colégio Sta. Clara PETRÓLEO Prof. Marcos Colégio Sta. Clara CONCEITO E ORIGEM Petróleo: do latim petrus (pedra) + oleum (óleo) = óleo de pedra É uma substância de origem orgânica, oleosa, inflamável, geralmente menos densa

Leia mais

Aspectos Tecnológicos das Fontes de Energia Renováveis (Biomassa)

Aspectos Tecnológicos das Fontes de Energia Renováveis (Biomassa) Aspectos Tecnológicos das Fontes de Energia Renováveis (Biomassa) Aymoré de Castro Alvim Filho Eng. Eletricista, Dr. Especialista em Regulação, SRG/ANEEL 10/02/2009 Cartagena de Indias, Colombia Caracterização

Leia mais

5ª SÉRIE/6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL UM MUNDO MELHOR PARA TODOS

5ª SÉRIE/6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL UM MUNDO MELHOR PARA TODOS 5ª SÉRIE/6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL UM MUNDO MELHOR PARA TODOS Auno(a) N 0 6º Ano Turma: Data: / / 2013 Disciplina: Ciências UNIDADE I Professora Martha Pitanga ATIVIDADE 01 CIÊNCIAS REVISÃO GERAL De

Leia mais

Sistematização das questões desenvolvidas pelos estudantes na atividade da primeira semana

Sistematização das questões desenvolvidas pelos estudantes na atividade da primeira semana Sistematização das questões desenvolvidas pelos estudantes na atividade da primeira semana A energia empreendida no processo de floração se equivale a energia empreendida no processo de "secagem" das flores?

Leia mais

FONTES RENOVÁVEIS E NÃO RENOVÁVEIS GERADORAS DE ENERGIA ELÉTRICA NO BRASIL

FONTES RENOVÁVEIS E NÃO RENOVÁVEIS GERADORAS DE ENERGIA ELÉTRICA NO BRASIL FONTES RENOVÁVEIS E NÃO RENOVÁVEIS GERADORAS DE ENERGIA ELÉTRICA NO BRASIL Paola Ribas Gonçalves dos SANTOS, Maria Caroliny Camargo FLORENTINO, Jhennyfer Lopes Cerqueira BASTOS, Giselle Vanessa TREVISAN.

Leia mais

O homem e o meio ambiente

O homem e o meio ambiente A U A UL LA O homem e o meio ambiente Nesta aula, que inicia nosso aprendizado sobre o meio ambiente, vamos prestar atenção às condições ambientais dos lugares que você conhece. Veremos que em alguns bairros

Leia mais

COMISSÃO DE MINAS E ENERGIA. PROJETO DE LEI N o 3.986, DE 2008 I - RELATÓRIO

COMISSÃO DE MINAS E ENERGIA. PROJETO DE LEI N o 3.986, DE 2008 I - RELATÓRIO COMISSÃO DE MINAS E ENERGIA PROJETO DE LEI N o 3.986, DE 2008 Altera dispositivos da Lei nº 9.427, de 26 de dezembro de 1996, e da Lei nº 10.848, de 15 de março de 2004, para promover a geração e o consumo

Leia mais

INTRODUÇÃO. Fui o organizador desse livro, que contém 9 capítulos além de uma introdução que foi escrita por mim.

INTRODUÇÃO. Fui o organizador desse livro, que contém 9 capítulos além de uma introdução que foi escrita por mim. INTRODUÇÃO LIVRO: ECONOMIA E SOCIEDADE DIEGO FIGUEIREDO DIAS Olá, meu caro acadêmico! Bem- vindo ao livro de Economia e Sociedade. Esse livro foi organizado especialmente para você e é por isso que eu

Leia mais

PROBLEMAS AMBIENTAIS INVERSÃO TÉRMICA INVERSÃO TÉRMICA 14/02/2014. Distribuição aproximada dos principais poluentes do ar de uma cidade (SP)

PROBLEMAS AMBIENTAIS INVERSÃO TÉRMICA INVERSÃO TÉRMICA 14/02/2014. Distribuição aproximada dos principais poluentes do ar de uma cidade (SP) PROBLEMAS AMBIENTAIS Distribuição aproximada dos principais poluentes do ar de uma cidade (SP) Liga-se com a hemoglobina impedindo o O2 de ser conduzido INVERSÃO TÉRMICA *Inversão térmica é um fenômeno

Leia mais

Os microrganismos e suas funções

Os microrganismos e suas funções ós na ala de Aula - Ciências 6º ao 9º ano - unidade 3 essa unidade, as atividades propostas visam colaborar para desenvolver novas perspectivas sobre a fermentação, processo realizado por fungos e bactérias.

Leia mais

Engenharia Florestal. Desenvolvimento Rural

Engenharia Florestal. Desenvolvimento Rural Engenharia Florestal Desenvolvimento Rural 2/05/2010 Trabalho realizado por : Ruben Araújo Samuel Reis José Rocha Diogo Silva 1 Índice Introdução 3 Biomassa 4 Neutralidade do carbono da biomassa 8 Biomassa

Leia mais

Município D 8.902 545 6,12 Município E 231.977 3.544 1,53 Município F 93.655 1.280 1,37

Município D 8.902 545 6,12 Município E 231.977 3.544 1,53 Município F 93.655 1.280 1,37 01 - Os problemas ambientais estão na ordem do dia dos debates científicos, das agendas políticas, da mídia e das relações econômicas. Até muito recentemente, ao se falar de meio ambiente, as instituições

Leia mais

A primeira análise do ciclo de vida da embalagem de leite UHT em toda a Europa

A primeira análise do ciclo de vida da embalagem de leite UHT em toda a Europa Título 10 / 11 A primeira análise do ciclo de vida da embalagem de leite UHT em toda a Europa A análise do IFEU compara os impactos ambientais das embalagens cartonadas, as garrafas PEAD e PET: as embalagens

Leia mais

Energia, Riqueza e População

Energia, Riqueza e População Energia, Riqueza e População Legenda - Colunas à Esquerda: Crescimento relativo da oferta total de energia - Colunas Centrais: Crescimento relativo do Produto Interno Bruto (PIB) - Colunas à Direita: :

Leia mais

www.professormazzei.com Assunto: TERMOQUÍMICA Folha 3.1 Prof.: João R. Mazzei

www.professormazzei.com Assunto: TERMOQUÍMICA Folha 3.1 Prof.: João R. Mazzei 01- (FUVEST-1994) Considere a reação de fotossíntese (ocorrendo em presença de luz e clorofila) e a reação de combustão da glicose representadas a seguir: 6CO (g) + 6H O(l) ë C H O (s) + 6O (g) C H O (s)

Leia mais

ECOLOGIA GERAL FLUXO DE ENERGIA E MATÉRIA ATRAVÉS DE ECOSSISTEMAS

ECOLOGIA GERAL FLUXO DE ENERGIA E MATÉRIA ATRAVÉS DE ECOSSISTEMAS ECOLOGIA GERAL Aula 05 Aula de hoje: FLUXO DE ENERGIA E MATÉRIA ATRAVÉS DE ECOSSISTEMAS Sabemos que todos os organismos necessitam de energia para se manterem vivos, crescerem, se reproduzirem e, no caso

Leia mais

Os combustíveis fósseis e as energias alternativas

Os combustíveis fósseis e as energias alternativas Os combustíveis fósseis e as energias alternativas O que são combustíveis fósseis: Os combustíveis fósseis são compostos por hidrocarbonetos e são usados por exemplo como combustível. São alguns exemplos

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDO I ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 4.º ANO/EF 2015

ROTEIRO DE ESTUDO I ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 4.º ANO/EF 2015 SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA MANTENEDORA DA PUC Minas E DO COLÉGIO SANTA MARIA ROTEIRO DE ESTUDO I ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 4.º ANO/EF 2015 Caro (a) aluno(a), É tempo de conferir os conteúdos estudados na

Leia mais

Biodigestão da vinhaça: maior sustentabilidade à cadeia produtiva do etanol

Biodigestão da vinhaça: maior sustentabilidade à cadeia produtiva do etanol Congresso Internacional sobre Geração Distribuída e Energia no Meio Rural da vinhaça: maior sustentabilidade à cadeia produtiva do etanol Priscila Alves Carneiro Heleno Quevedo de Lima Universidade Federal

Leia mais

Matéria e energia nos ecossistemas

Matéria e energia nos ecossistemas Aula de hoje Matéria e energia nos ecossistemas Matéria e energia nos ecossistemas A forma e funcionamento dos organismos vivos evoluiu parcialmente il em respostas às condições prevalecentes no mundo

Leia mais

Departamento de Engenharia Elétrica Disciplina: Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica. Biomassa

Departamento de Engenharia Elétrica Disciplina: Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica. Biomassa Universidade Federal do Ceará Departamento de Engenharia Elétrica Disciplina: Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica Universidade Federal do Ceará Biomassa Professora: Ruth Pastôra Saraiva

Leia mais

Resolução: 0,86ºC. x = 0,5 mol etanol/kg acetona. 0,5 mol 1000 g de acetona. 200 g de acetona. y = 0,1 mol de etanol. 1 mol de etanol (C 2 H 6 O) 46 g

Resolução: 0,86ºC. x = 0,5 mol etanol/kg acetona. 0,5 mol 1000 g de acetona. 200 g de acetona. y = 0,1 mol de etanol. 1 mol de etanol (C 2 H 6 O) 46 g (ACAFE) Foi dissolvida uma determinada massa de etanol puro em 200 g de acetona acarretando em um aumento de 0,86 C na temperatura de ebulição da acetona. Dados: H: 1 g/mol, C: 12 g/mol, O: 16 g/mol. Constante

Leia mais

U N I V E R S I D A D E F E D E R A L D E M I N A S G E R A I S SÓ ABRA QUANDO AUTORIZADO.

U N I V E R S I D A D E F E D E R A L D E M I N A S G E R A I S SÓ ABRA QUANDO AUTORIZADO. U N I V E R S I D A D E F E D E R A L D E M I N A S G E R A I S QUÍMICA Prova de 2 a Etapa SÓ ABRA QUANDO AUTORIZADO. Leia atentamente as instruções que se seguem. 1 - Este Caderno de Prova contém cinco

Leia mais

A questão energética. Capítulo 28

A questão energética. Capítulo 28 A questão energética Capítulo 28 Balanço energético mundial Energia é a capacidade de produzir trabalho; Aumento da capacidade produtiva Aumento do consumo Necessidade de novas fontes de energia Ciclos

Leia mais

Prova de Química Resolvida Segunda Etapa Vestibular UFMG 2011 Professor Rondinelle Gomes Pereira

Prova de Química Resolvida Segunda Etapa Vestibular UFMG 2011 Professor Rondinelle Gomes Pereira QUESTÃO 01 Neste quadro, apresentam-se as concentrações aproximadas dos íons mais abundantes em uma amostra de água típica dos oceanos e em uma amostra de água do Mar Morto: 1. Assinalando com um X a quadrícula

Leia mais

DURAÇÃO DA PROVA: 03 HORAS

DURAÇÃO DA PROVA: 03 HORAS INSTRUÇÕES: PRCESS SELETIV 2013/2 - CPS PRVA DISCURSIVA DE QUÍMICA CURS DE GRADUAÇÃ EM MEDICINA 1. Só abra a prova quando autorizado. 2. Veja se este caderno contém 5 (cinco) questões discursivas. Caso

Leia mais

ALEXANDRE UHLIG Instituto Acende Brasil. EXPANSÃO DA GERAÇÃO NA ERA PÓS- HIDRELÉTRICA Guia para debates

ALEXANDRE UHLIG Instituto Acende Brasil. EXPANSÃO DA GERAÇÃO NA ERA PÓS- HIDRELÉTRICA Guia para debates ALEXANDRE UHLIG Instituto Acende Brasil EXPANSÃO DA GERAÇÃO NA ERA PÓS- HIDRELÉTRICA Guia para debates QUESTÕES PARA REFLEXÃO 1 2 Qual o padrão atual da oferta de eletricidade no Brasil? Qual o padrão

Leia mais

o hectare Nesta edição, você vai descobrir o que é um biodigestor, como ele funciona e também O que é o biodigestor? 1 ha

o hectare Nesta edição, você vai descobrir o que é um biodigestor, como ele funciona e também O que é o biodigestor? 1 ha o hectare Publicação do Ecocentro IPEC Ano 1, nº 3 Pirenópolis GO Nesta edição, você vai descobrir o que é um biodigestor, como ele funciona e também vai conhecer um pouco mais sobre a suinocultura. Na

Leia mais

SÉRIE: 2º ano EM Exercícios de recuperação final DATA / / DISCIPLINA: QUÍMICA PROFESSOR: FLÁVIO QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA

SÉRIE: 2º ano EM Exercícios de recuperação final DATA / / DISCIPLINA: QUÍMICA PROFESSOR: FLÁVIO QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA SÉRIE: 2º ano EM Exercícios de recuperação final DATA / / DISCIPLINA: QUÍMICA PROFESSOR: FLÁVIO QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA QUESTÃO 01 Em uma determinada transformação foi constatado que poderia ser representada

Leia mais

Valorização dos resíduos de biomassa. Produção de energia renovável (elétrica e térmica).

Valorização dos resíduos de biomassa. Produção de energia renovável (elétrica e térmica). Valorização dos resíduos de biomassa. Produção de energia renovável (elétrica e térmica). 1 Biomassa é uma substância orgânica, produzida pelo processo de acumulação de energia solar. O seu maior potencial

Leia mais

Padrões de produção e consumo

Padrões de produção e consumo INDICADORES AMBIENTAIS DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO 113 Padrões de produção e consumo Recicloteca da COMLURB - Gávea 114 INDICADORES AMBIENTAIS DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO ÁGUA ATMOSFERA SOLO BIODIVERSIDADE

Leia mais

AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Prof.Dr. Daniel Bertoli Gonçalves Faculdade de Engenharia de Sorocaba Prof. Dr. Daniel Bertoli Gonçalves Engenheiro Agrônomo CCA/UFSCar 1998 Mestre em Desenvolvimento

Leia mais

Parte A - Questões Múltipla Escolha

Parte A - Questões Múltipla Escolha Matriz Energética Professor: Marcio Luiz Magri Kimpara Parte A - Questões Múltipla Escolha LISTA DE EXERCÍCIOS 1 1) Uso de fontes renováveis de energia no mundo. Fonte: Rio de Janeiro: IBGE, 21 O uso de

Leia mais

www.cursinhoemcasa.com Prof. Helena contato@cursinhoemcasa.com Fonte arquivo particular.

www.cursinhoemcasa.com Prof. Helena contato@cursinhoemcasa.com Fonte arquivo particular. Irradiação térmica È o processo de troca de calor que ocorre através da radiação eletromagnética, que não necessitam de um meio material para isso. Ondas eletromagnéticas é uma mistura de campo elétrico

Leia mais

ENERGIAS RENOVÁVEIS BIOMASSAS

ENERGIAS RENOVÁVEIS BIOMASSAS ENERGIAS RENOVÁVEIS BIOMASSAS O que é biomassa? - É toda matéria orgânica proveniente das plantas e animais. Como se forma a biomassa? - A biomassa é obtida através da fotossíntese realizada pelas plantas.

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO E VIABILIDADES DE FONTES ENERGÉTICAS

CLASSIFICAÇÃO E VIABILIDADES DE FONTES ENERGÉTICAS CLASSIFICAÇÃO E VIABILIDADES 1 INTRODUÇÃO NA PRÉ HISTÓRIA O HOMEM UTILIZAVA SUA PRÓPRIA ENERGIA PARA DESENVOLVER SUAS ATIVIDADES TRANSFERÊNCIA DO ESFORÇO PARA OS ANIMAIS 2 APÓS A INVENSÃO DA RODA: UTILIZAÇÃO

Leia mais

Instrumentos Econômicos: Tributos Ambientais.

Instrumentos Econômicos: Tributos Ambientais. Alguns acreditam que quando você paga para usar (ou usufruir de) alguma coisa, há a tendência de você usar essa coisa com maior cuidado, de maneira mais eficiente. Isso é verdadeiro quando você compra

Leia mais

Fique ligado na energia!

Fique ligado na energia! A U A UL LA 3 Fique ligado na energia! Todos os processos vitais do planeta - circulação das águas e dos ventos, a fotossíntese, entre outros - dependem de energia. A principal fonte de energia na Terra

Leia mais

A Termoquímica tem como objetivo o estudo das variações de energia que acompanham as reações químicas.

A Termoquímica tem como objetivo o estudo das variações de energia que acompanham as reações químicas. A Termoquímica tem como objetivo o estudo das variações de energia que acompanham as reações químicas. Não há reação química que ocorra sem variação de energia! A energia é conservativa. Não pode ser criada

Leia mais

CIDADE SUSTENTÁVEL: A ENERGIA EÓLICA COMO ALTERNATIVA 1

CIDADE SUSTENTÁVEL: A ENERGIA EÓLICA COMO ALTERNATIVA 1 CIDADE SUSTENTÁVEL: A ENERGIA EÓLICA COMO ALTERNATIVA 1 Bruno Arcanjo² Caio Sanches² Felipe Brito² Louise Emily² Kelvin Pedroza² Marluce Bianchi 2 Thallis Barros² Rafael Pedroza² Lucas Xavier³ RESUMO Essa

Leia mais

FAQ - PROGRAMA REDUZA E COMPENSE CO2

FAQ - PROGRAMA REDUZA E COMPENSE CO2 FAQ - PROGRAMA REDUZA E COMPENSE CO2 1. O que é compensação? 2. O que é CO2? O que são gases de efeito estufa? 3. O que é crédito de carbono? 4. Eu sou obrigado a compensar as minhas emissões? 5. O que

Leia mais