CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA ETEC ABDIAS DO NASCIMENTO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA ETEC ABDIAS DO NASCIMENTO"

Transcrição

1 CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA ETEC ABDIAS DO NASCIMENTO Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio de Técnico em Informática Carolina Cortez de Faria Andrade Gilberto Rosendo Branco Henrique Guimarães Souza CLIQUE SOS SÃO PAULO 2017

2 Carolina Cortez de Faria Andrade Gilberto Rosendo Branco Henrique Guimarães Souza CLIQUE SOS Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, a unidade ETEC Abdias Do Nascimento no Curso Técnico em Informática. Orientador: Professor Carlos Eduardo Mattos SÃO PAULO 2017

3 Resumo Acidentes e incidentes acontecem todos os dias principalmente nas grandes capitais, o maior desafio é fazer com que as equipes de atendimento emergencial móvel cheguem aos locais do incidente com informações apropriadas. Atualmente, o solicitante tem que efetuar uma ligação para cada número específico informando a ocorrência, gerando atrasos e transtornos. A partir desse cenário, desenvolvemos o projeto Clique SOS que visa oferecer um serviço básico e eficaz que permita a solicitação simultânea de atendimentos emergenciais móveis como: Polícia Militar, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, Corpo de Bombeiros e Companhia de Engenharia de Tráfego. O Clique SOS foi desenvolvido com o objetivo de agilizar e inovar a tecnologia na área da saúde e segurança, oferecendo uma solução viável e prática para os transtornos já comentados. Muitas vezes em um caso de emergência a pessoa se encontra nervosa ou abalada emocionalmente e não é capaz de se comunicar de forma clara para relatar o ocorrido e o local. Pelo aplicativo é possível completar a ocorrência com uma breve descrição, para que se tenha um direcionamento e encaminhamento da unidade de atendimento mais adequada. O Clique SOS disponibiliza para sociedade comunicação com as unidades de pronto atendimento móvel básico, gerando eficiência na solicitação de serviços emergenciais, consequentemente tornando o atendimento mais rápido e possibilitando a solicitação simultânea de mais de um serviço. Palavras-chave: Atendimento. Ocorrências. Emergência.

4 Lista de Ilustrações Figura : Estatísticas nacionais de mortos em acidentes de trânsito Figura : Mapa de violência Figura : Interface do usuário.... 6

5 Lista de abreviaturas e siglas SOS Código universal de socorro. PTCC Planejamento de trabalho de conclusão de curso. GPS - Sistema de Posicionamento Global. DPVAT - Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres. EAP Estrutura analítica de projetos.

6 Sumário 1. INTRODUÇÃO DESENVOLVIMENTO OBJETIVO Análise de sistemas Aplicativo Clique SOS Central de atendimento das ocorrências Conclusão... 8 Referências Bibliográficas... 9

7 1 1. INTRODUÇÃO A tecnologia é abrangente e está presente em várias áreas para auxiliar e facilitar o desempenho de tarefas, nesse contexto o projeto clique Código universal de socorro - SOS foi criado visando inovar a tecnologia na área de saúde e segurança e também, tornar a solicitação de serviços de emergência mais prática e rápida. Por meio de um aplicativo móbile qualquer pessoa pode chamar serviços emergenciais como Bombeiros, Polícia, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Companhia de Engenharia de Tráfego. Neste relatório vai ser contado como surgiu a ideia e vai ser analisado o motivo para escolher e desenvolve-la, além de mostrar o processo de construção do aplicativo.

8 2 2. DESENVOLVIMENTO A ideia surgiu durante as primeiras aulas de Planejamento de trabalho de conclusão de curso PTCC onde, devíamos escolher um tema para apresentar e desenvolver até o final do ano, esse tema teria que ser interessante e bom para trabalhar. Fizemos uma lista onde escrevemos nossas ideias e separamos as melhores, a melhor ideia para àquela hora era a do clique SOS, que é um programa onde alguém precisando de socorro poderia ser atendido com maior facilidade apertando um botão, contanto que tivesse internet e que a função Sistema de Posicionamento Global - GPS estivesse ativada, seu endereço e os dados informados vãos ser enviados a uma central que redireciona o serviço até o indivíduo que solicitou o serviço através do aplicativo. O clique SOS foi escolhido para ser trabalhado e então começamos a progredir nele.

9 OBJETIVO O objetivo do projeto é melhorar a forma de atendimento dos serviços de emergência, tendo como um dos motivos o número de acidentes e de pessoas que não conseguem ser socorridas a tempo por: atraso do serviço, não saber o número do serviço ou por não saber onde se encontra. Pessoas morrem todos os dias e há um grande número de acidentes envolvendo pedestres, motoqueiros, motoristas, caminhoneiros e outras entidades. A quantidade de acidentes em rodovias aumentou comparado a 10 anos atrás, conforme a ASSOCIAÇÂO BRASILEIRA DE PREVENÇÂO DOS ACIDENTES DE TRÂNSITO (2017) Ministério da Saúde ( óbitos e feridos hospitalizados em 2015) e o Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres - DPVAT (em 2015, indenizações por morte e por invalidez).. A figura mostra as estatísticas nacionais de mortos em acidentes de transito de 2004 a Figura : Estatísticas nacionais de mortos em acidentes de trânsito. Fonte: Associação Brasileira de Prevenção dos Acidentes de Transito, 2017.

10 4 Além dos acidentes de trânsito, onde cada um desses dos serviços de emergência é chamado de acordo com suas necessidades, também existe os homicídios em que dependendo da situação são chamados a polícia, ambulância e outros serviços. O Brasil atingiu a marca recorde de mil homicídios em 2014, uma alta de 21,9% em comparação aos óbitos registrados em (Oliveira, Mapa da Violência 2016 mostra recorde de homicídios no Brasil, 2016). Na figura mostra o mapa de violência em Figura : Mapa de violência. Fonte: Oliveira, Gabriel, 2016.

11 Análise de sistemas O projeto iniciou com uma analise do sistema para definir a melhor forma de fazer o aplicativo. No levantamento de requisitos foi definido o que seria necessário para o funcionamento do aplicativo, então se definiu que além do aplicativo mobile também teria uma central para passar informações para os serviços de emergência e nessa central um banco de dados para registrar todas as ocorrências. Primeiramente foi feito o levantamento de requisitos para identificar o que seria indispensável, depois foram feitos Estrutura analítica de projetos - EAP, diagrama de caso de uso, Diagrama de Entidade Relacionamento e diagrama de classes para definir como seriam as relações entre o aplicativo, o banco de Dados e a Central. No levantamento de requisitos foi definido que aplicativo precisava de um sistema que chamasse o serviço de emergência no momento que a pessoa solicitar, retorne a mesma o tempo estimado de espera, e exiba no mapa que está na interface do aplicativo a localização da ambulância para que o usuário possa acompanhar o seu trajeto em tempo real.

12 Aplicativo Clique SOS O aplicativo android foi desenvolvido para atender todas as necessidades do projeto, pensando na melhor forma possível de realizar um chamado em uma situação de emergência. O Clique SOS contém geolocalização, que a partir da tecnologia GPS permite localizar o acidente automaticamente de forma rápida e fácil. O aplicativo é responsável por comunicar o usuário com a central no menor tempo possível, diminuindo a demora no atendimento da unidade emergencial, conta também com o acompanhamento e a rota em tempo real da unidade móvel até o local onde foi feito o chamado, após o atendimento ser concluído e a ocorrência ser finalizada é possível visualizar todas as informações sobre a mesma no próprio aplicativo. A interface do usuário (figura 2.3.1) foi projetada para ser simples e eficiente, com poucos cliques é possível realizar um chamado contendo as principais informações sobre o ocorrido, sem a necessidade de digitar, por meio de palavras-chave com as informações mais comuns em caso de acidentes. Figura : Interface do usuário. Fonte: Autor.

13 Central de atendimento das ocorrências As solicitações feitas no aplicativo e seus dados são guardados em um banco de dados e dele são passados para a central, a central é um software onde são administradas todas as ocorrências. Na central o funcionário vê todas as solicitações em uma tabela e escolhe qual atender, numeradas de acordo com a sua chegada, ou seja, as mais velhas são as que estão entre as primeiras da tabela, com um duplo clique é possível ver os detalhes da ocorrência e decidir se quer atender ou não. Enquanto o funcionário lê, a ocorrência some da tabela para que outros funcionários não a abram e cause confusão, caso ela atenda, a ocorrência é enviada para outra aba, caso ela cancele, a ocorrência retorna a onde ela estava. O mesmo se aplica as outras abas. Existem três abas, uma para ver somente ocorrências pendentes, outra para ver as que estão em atendimento e a terceira para ver as que já foram finalizadas, caso queira rever alguma informação. A atualização da tabela de ocorrências é automaticamente em um intervalo de segundos, sempre que você abrir e fechar uma ocorrência também fará a atualização para evitar confusões, porque uma hora ela vai estar em estado de leitura e não vai ser mostrada na tabela e na outra ela tem que voltar para a tabela, isso ocorre com a mudança de status feita no banco de dados. A central também conta com um filtro, para que o funcionário escolha o distrito de São Paulo onde ele quer atender. Ele pode filtrar primeiro por região para somente aparecer os distritos daquela região e depois escolher o distrito, logo em seguida a tabela será filtrada e vai mostrar somente as ocorrências daquele lugar. Quando a ocorrência é atendida por um funcionário, no dispositivo do indivíduo que solicitou o clique SOS, vai ser exibida no aplicativo uma mensagem alertando que o serviço solicitado está a caminho e logo em seguida mudara automaticamente para a aba do GPS, mostrando o percurso do serviço solicitado.

14 8 3. Conclusão Conclui-se que com o uso do clique SOS, vimos que é possível aprimorar a qualidade de atendimento atual, assim podendo ajudar mais pessoas. O aplicativo pode ser usado pela vítima ou por alguém próximo, qualquer um que possuir um celular com o aplicativo instalado pode ajudar. Fornecer um atendimento melhor e mais eficaz a sociedade é a principal característica do aplicativo, o uso da geolocalização é algo novo nessa área, muitas pessoas não sabem exatamente o endereço de onde se encontram com a ajuda do GPS isso é resolvido. Com uma central administrando e analisando as ocorrências, é amenizado o nervosismo da comunicação entre o usuário e o funcionário e como as informações requeridas são especificas, torna o atendimento mais eficiente, o aplicativo pode alcançar outras vantagens como consequência, e ter um alcance muito maior. No âmbito social isso trará grandes benefícios tendo em vista que grande parte da população tem celular, ter um aplicativo para fazer uma função como essa, ajudara a evitar grandes transtornos, o aplicativo é uma solução, uma rota alternativa, para que o usuário tenha menos preocupações em momentos delicados. O mesmo efeito é proporcionado nos outros âmbitos.

15 9 Referências Bibliográficas ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PREVENÇÃO DOS ACIDENTES DE TRÂNSITO. (s.d.). Estatísticas nacionais de acidentes de trânsito. - Acessado em 16/04/2017 SILVA, P. M. S. Análise do serviço de atendimento móvel de urgência (SAMU) de Belo Horizonte via simulação e otimização Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, BORGES, D. C.; MONTANÉ, F. A. T.; TAMARIZ, A. D.R. ROTASORV: uma ferramenta WEB para roteirização aplicada a empresa SORVEPLUS LTDA. Revista InterSciencePlace, Campos dos Goytacazes, v. 23, Oliveira, G. (s.d.). Mapa da Violência 2016 mostra recorde de homicídios no Brasil. Fonte: O Globo: mostra-recorde-de-homicidios-no-brasil Acessado em 16/04/2017 TELECO. Estatísticas de Celulares no Brasil. Disponível em: Acesso em 12/04/2017. FERREIRA, N. C. Apostila de Sistema de Informações Geográficas. Goiânia: Centro Federal de Educação Tecnológica de Goiás, STRATEGY ANALYTICS. Android captured almost 70% global smartphone market share in 2012, Apple just under 20%. Disponível em: Acesso em 13/04/2017. Hernandez, M., & Real, A. (2013). Na palma da mão uma proposta baseada em Localização para acesso rápido a atendimento em casos de emergências médicas. Revista Eletrônica de Comunicação Informação & Inovação em Saúde. ASCENCIO, Ana Fernanda G; CAMPOS, Edilene Aparecida V. Fundamentos da Programação de Computadores. 3ª ed. São Paulo: Editora Pearson; BORGES JÚNIOR, Maurício Pereira. Aplicativos Móveis: Aplicativos para Dispositivos Móveis Usando C#.Net com a Ferramenta Visual Studio Net e MYSQL e SQL Server. Editora Ciência Moderna. BORGES, Maurício Pereira. Aplicativos Móveis. 1ª Brasil: Ciência Moderna, 2005

16 10 CROCE FILHO, Ralfe Della; RIBEIRO, Carlos Eduardo. Informática, Programação de Computadores. São Paulo: Fundação Padre Anchieta; DEITEL, Harvey M; DEITEL, Paul J. C# Como Programar. Brasil: Makron Books; DEITEL, Harvey M; DEITEL, Paul J. Java: Como Programar. 8ª ed. Brasil: Prentice Hall; LECHETA, Ricardo R. Google Android. Aprenda a Criar Dispositivos Móveis com o Android SDK. Editora Novatec. MILANI, André. Programando para IPhone e IPad Aprenda a Construir Aplicativos para o IOS. Editora: Novatec, OLIVEIRO, Carlos A J. Faça um Site: JavaScript - Orientado por Projeto: Scripts Baseados em Objetos. São Paulo: Editora Érica; REIS, Catarina; FONSECA, Nuno. Desenvolvimento em IOS IPhone, IPad e IPod Touch Curso Completo. Editora: Lidel-Zamboni, SINTES, A. Aprenda Programação Orientada a Objetos em 21 dias. Brasil: Makron Books; 2002.

CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA ETEC ABDIAS DO NASCIMENTO

CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA ETEC ABDIAS DO NASCIMENTO CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA ETEC ABDIAS DO NASCIMENTO Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio de Técnico em Informática Lucas Ferrari da Silva Pedro Henrique de Lima Tcheu

Leia mais

Sub-etapa /04/2017 7:30h às 9:10h

Sub-etapa /04/2017 7:30h às 9:10h ETAPA 1. O COMEÇO Sub-etapa 1.1. 28/04/2017 7:30h às 9:10h O projeto teve início nas duas primeiras aulas da manhã, no componente de PTCC 1, com o professor Carlos Eduardo (Cadu). Nessa ocasião, nós tivemos

Leia mais

Manual. do Cliente. Aplicativo Web

Manual. do Cliente. Aplicativo Web Manual do Cliente Aplicativo Web Sumário ACESSANDO A VAPTUBER WEB... VISÃO GERAL... NOVA ENTREGA... º PASSO... º PASSO... 6 º PASSO... 7 º PASSO... 8 º PASSO... 8 SOLICITAÇÃO PENDENTE... 9 ENTREGAS...

Leia mais

Sistemas de Informação (SI) Infraestrutra de Tecnologia da Informação (TI): Software

Sistemas de Informação (SI) Infraestrutra de Tecnologia da Informação (TI): Software Sistemas de Informação (SI) Infraestrutra de Tecnologia da Informação (TI): Software Prof.ª Dr.ª Symone Gomes Soares Alcalá Universidade Federal de Goiás (UFG) Regional Goiânia (RG) Faculdade de Ciências

Leia mais

PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc.

PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. http://about.me/tilfrozza Ementa Características dos dispositivos móveis. Arquiteturas de aplicação móvel. Infraestrutura móvel.

Leia mais

MANUAL PLATAFORMA DO USUÁRIO. Versão 1.0

MANUAL PLATAFORMA DO USUÁRIO. Versão 1.0 MANUAL PLATAFORMA DO USUÁRIO Versão 1.0 23/10/2018 SUMÁRIO COMO ACESSAR A PLATAFORMA DE USUÁRIO? 3 Criando um Cadastro 3 Acessando a Plataforma 4 Recuperando a Senha 6 Baixando e Acessando pelo Celular

Leia mais

Figura 1 QR Code para o download do Cata Ciência.

Figura 1 QR Code para o download do Cata Ciência. CAPÍTULO IV - BEM VINDO AO CATA CIÊNCIA Nesse capítulo será disponibilizado o link para o download do aplicativo e a apresentação de todas as abas que compõem o aplicativo Cata Ciência como: Mapa da Ciência,

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE SERVICE DESK

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE SERVICE DESK MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE SERVICE DESK Novembro de 2015 Objetivo: Esse manual, baseado no manual GLPI, tem como objetivo principal instruir os usuários quanto à utilização do Service Desk GLPI,

Leia mais

Primeiro enviar o SMS para configurar o IP da plataforma 1818

Primeiro enviar o SMS para configurar o IP da plataforma 1818 MANUAL DE USO DA PLATAFORMA DE RASTREAMENTO SECUMORE1818 STARMAP Se seu rastreador foi registrado na plataforma GPS228 ele já está também registrado na nova plataforma 1818. Se você solicitou o registro

Leia mais

TÍTULO: PORTLAND CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA SUBÁREA: COMPUTAÇÃO E INFORMÁTICA

TÍTULO: PORTLAND CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA SUBÁREA: COMPUTAÇÃO E INFORMÁTICA 16 TÍTULO: PORTLAND CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA SUBÁREA: COMPUTAÇÃO E INFORMÁTICA INSTITUIÇÃO: FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO LUÍS AUTOR(ES): ANDRÉ MIOTTO, EDU CARLOS PEREIRA ORIENTADOR(ES):

Leia mais

Sistema de Atendimento a Chamados e Suporte

Sistema de Atendimento a Chamados e Suporte Sistema de Atendimento a Chamados e Suporte Versão 1.0 Guia Rápido do Usuário SUMÁRIO SUMÁRIO 2 1 APRESENTAÇÃO 3 2 ACESSANDO O SACS 4 3 ABRINDO UM CHAMADO 5 4 CONSULTA AOS CHAMADOS ABERTOS 7 5 ACRESCENTANDO

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina INF311 Programação para dispositivos móveis

Programa Analítico de Disciplina INF311 Programação para dispositivos móveis 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Informática - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas Número de créditos: Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal 3 1 Períodos

Leia mais

Sistema de Gestão da Qualidade Versão Código Página Manual do Sistema GLPI para Usuários de Perfil Self-service

Sistema de Gestão da Qualidade Versão Código Página Manual do Sistema GLPI para Usuários de Perfil Self-service 1 182 1 Elaboração Nome André Alvim Tolentino Nome Eliane Borges Trindade de Lemos Cargo Tecnólogo Rede de Cargo Gerente de Computadores Aprovação Qualidade Data 11/02/17 Data 17/02/17 Assinatura Assinatura

Leia mais

De Olho na Pista. Documento de Arquitetura. De Olho na Pista Documento de Arquitetura Data: 23/03/2013. AJA Software

De Olho na Pista. Documento de Arquitetura. De Olho na Pista Documento de Arquitetura Data: 23/03/2013. AJA Software AJA Software www.ajasoftware.wordpress.com De Olho na Pista Documento de Arquitetura Confidencial De Olho na Pista, 2013 1 Sumário 1. Introdução 3 2. Metas e Restrições da Arquitetura 3 3. Padrão da Arquitetura

Leia mais

Orientações sobre a utilização do Sistema de Help Desk GLPI

Orientações sobre a utilização do Sistema de Help Desk GLPI Orientações sobre a utilização do Sistema de Help Desk GLPI INDEX 1. Apresentação Introdução 2. Aceder ao Help desk GLPI 3. Abrir um pedido de suporte 4. Anexar arquivo a um pedido de suporte 5. Acompanhamento

Leia mais

Iago Felipe Schmitt Prof. Jacques Robert Heckmann, Orientador

Iago Felipe Schmitt Prof. Jacques Robert Heckmann, Orientador Iago Felipe Schmitt Prof. Jacques Robert Heckmann, Orientador Roteiro da apresentação: 1. Introdução e objetivos; 2. Fundamentação teórica; 3. Especificações do sistema; 4. Ferramentas e técnicas utilizadas;

Leia mais

Portal de Atendimento Telluria

Portal de Atendimento Telluria 1 Portal de Atendimento Telluria Seja bem vindo ao portal de atendimento Telluria! A Telluria Tecnologia está oferecendo mais um canal de relacionamento para seus clientes. Por esse canal, você cliente,

Leia mais

Novidade para professores no Aplicativo da PUCRS: Chamada Digital

Novidade para professores no Aplicativo da PUCRS: Chamada Digital Novidade para professores no Aplicativo da PUCRS: Chamada Digital Agora você vai poder realizar a chamada pelo aplicativo! Requisitos e Orientações: Sistema operacional: Android / ios. Possuir App instalado

Leia mais

CENTRO PAULA SOUZA ETEC DE REGISTRO TÉCNICO EM INFORMÁTICA. Henrique Mitsuo Imanobu de Brito Guilherme Mota Andrade Messias Moisés Duarte Junior

CENTRO PAULA SOUZA ETEC DE REGISTRO TÉCNICO EM INFORMÁTICA. Henrique Mitsuo Imanobu de Brito Guilherme Mota Andrade Messias Moisés Duarte Junior CENTRO PAULA SOUZA ETEC DE REGISTRO TÉCNICO EM INFORMÁTICA Henrique Mitsuo Imanobu de Brito Guilherme Mota Andrade Messias Moisés Duarte Junior TRANSPORTE PÚBLICO PARA DEFICENTES FÍSICOS Registro 2017

Leia mais

SAA Cesurg. SAA Professor

SAA Cesurg. SAA Professor SAA Cesurg O SAA Cesurg é o Sistema Acadêmico e Administrativo do Cesurg. Uma plataforma web única sobre a qual todos os agentes do Cesurg desenvolvem os seus trabalhos: alunos, professores, coordenadores,

Leia mais

NEOCASA EMPREENDIMENTOS E PARTICIPAÇÕES S/A Centro de Serviços Compartilhados Departamento de Tecnologia da Informação

NEOCASA EMPREENDIMENTOS E PARTICIPAÇÕES S/A Centro de Serviços Compartilhados Departamento de Tecnologia da Informação SISTEMA DE ATENDIMENTO NEOCASA PASSO A PASSO COMO ABRIR UM CHAMADO PARA O CENTRO DE SERVIÇOS COMPARTILHADOS (CSC) Belo Horizonte 2015 1. INTRODUÇÃO NEOCASA EMPREENDIMENTOS E PARTICIPAÇÕES S/A Devido à

Leia mais

CLIPPING SERVICE. Clipping Service 2014 Todos direitos reservados

CLIPPING SERVICE. Clipping Service 2014 Todos direitos reservados CLIPPING SERVICE O que é o Android? O Android, na verdade, é um sistema operacional para aparelhos móveis como celulares (nesse caso, smartphones) e tablets. É ele que define o visual, os recursos e funcionalidades

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA ELETRÔNICO E GRÁFICO PARA O ENSINO DA ENGENHARIA DE ESTRUTURAS COM O USO DO KIT ESTRUTURAL MOLA

DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA ELETRÔNICO E GRÁFICO PARA O ENSINO DA ENGENHARIA DE ESTRUTURAS COM O USO DO KIT ESTRUTURAL MOLA DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA ELETRÔNICO E GRÁFICO PARA O ENSINO DA ENGENHARIA DE ESTRUTURAS COM O USO DO KIT ESTRUTURAL MOLA Natália Dias de Melo 1 ; Januário Pellegrino Neto 2 1 Aluna de Iniciação Científica

Leia mais

Sumário. 2 Atualização Versão Android Obtendo a versão mais recente...10

Sumário. 2 Atualização Versão Android Obtendo a versão mais recente...10 TRF5 Sumário 1 Atualização Versão IOS...3 1.1 Acessar o site do TRF5 onde se pode obter a nova versão...4 1.2 Realizar download...5 1.3 Liberar o acesso ao certificado do TRF5...5 1.4 Acessar o Aplicativo

Leia mais

Sistema de Informação e Coordenação - SIC

Sistema de Informação e Coordenação - SIC Sistema de Informação e Coordenação - SIC Tópicos 1- Sistema de Informação e Coordenação - SIC 2- Modelo 3- Tecnologias Usadas 4- Projeto Estrutura 5- Fluxo de Atividades 1- Sistema de Informação e Coordenação

Leia mais

FURBMOBILE: UMA APLICAÇÃO PARA VISUALIZAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DA MATRIZ CURRICULAR

FURBMOBILE: UMA APLICAÇÃO PARA VISUALIZAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DA MATRIZ CURRICULAR Departamento de Sistemas e Computação FURB Curso de Ciência da Computação Trabalho de Conclusão de Curso 2016/1 FURBMOBILE: UMA APLICAÇÃO PARA VISUALIZAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DA MATRIZ CURRICULAR Acadêmico:

Leia mais

COMO RESPONDER EVENTOS DE COTAÇÕES NO ARIBA MANUAL DE INSTRUÇÕES PARA FORNECEDORES

COMO RESPONDER EVENTOS DE COTAÇÕES NO ARIBA MANUAL DE INSTRUÇÕES PARA FORNECEDORES COMO RESPONDER EVENTOS DE COTAÇÕES NO ARIBA MANUAL DE INSTRUÇÕES PARA FORNECEDORES São Paulo, 10 de Dezembro de 2018 andre_renosto 1 10/12/2018 Sumário 1. Objetivo deste manual...3 2. SAP Ariba O que é?...3

Leia mais

Algo+: um app para o auxílio na aprendizagem de programação

Algo+: um app para o auxílio na aprendizagem de programação Algo+: um app para o auxílio na aprendizagem de programação Antônio Márcio Divino 1, Eduardo Júnior da Silva Resende 1, Renan Resende Gusmão Xavier 1, Luciano Vilas Boas Espiridião 1 1 Licenciatura em

Leia mais

APLICATIVO DE CONTROLE DE PEDIDOS EM AMBIENTE WEB Roni Rohling Orientando Prof. Ricardo de Alencar de Azambuja Orientador

APLICATIVO DE CONTROLE DE PEDIDOS EM AMBIENTE WEB Roni Rohling Orientando Prof. Ricardo de Alencar de Azambuja Orientador APLICATIVO DE CONTROLE DE PEDIDOS EM AMBIENTE WEB Roni Rohling Orientando Prof. Ricardo de Alencar de Azambuja Orientador Roteiro Introdução Objetivos Fundamentação Teórica Especificação Implementação

Leia mais

SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA APLICADA À GESTÃO PÚBLICA

SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA APLICADA À GESTÃO PÚBLICA SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA APLICADA À GESTÃO PÚBLICA Julio Cesar do Carmo Junior 1, Osvaldo Cesar Pinheiro de Almeida 2 1 Informática para Gestão, Faculdade de Tecnologia, Botucatu, SP, Brasil. E-mail:

Leia mais

INSTRUÇÃO DE TRABALHO

INSTRUÇÃO DE TRABALHO INSTRUÇÃO DE TRABALHO MANUAL DE DE OPERAÇÃO DO PORTAL SYMANTEC DE SERVIÇOS ALTIRIS IT DS003-v1 IT DS003-v3 IDENTIFICAÇÃO DA INSTRUÇÃO DE TRABALHO Nº DA INSTRUÇÃO DE TRABALHO IT DS003-v3 NOME DA INSTRUÇÃO

Leia mais

Sistema JB2 de inventário patrimonial

Sistema JB2 de inventário patrimonial Sistema JB2 de inventário patrimonial O sistema foi projetado e desenvolvido para facilitar o processo e execução de inventário patrimonial com as seguintes características. 1 Ambiente web e mobile. 2

Leia mais

Manual Q-Acadêmico 2.0 Módulo Web - Aluno

Manual Q-Acadêmico 2.0 Módulo Web - Aluno Manual Q-Acadêmico 2.0 Módulo Web - Aluno 1 Índice 1 Acessando o sistema via internet... 3 2 Funcionalidades... 6 2.1 Horário Individual... 7 2.2 Calendário Acadêmico... 8 2.3 Meus Diários...8 2.4 Boletim...

Leia mais

Desenvolvimento de um aplicativo na plataforma Android para realização de fichamento bibliográfico em dispositivos móveis: resultados iniciais

Desenvolvimento de um aplicativo na plataforma Android para realização de fichamento bibliográfico em dispositivos móveis: resultados iniciais Desenvolvimento de um aplicativo na plataforma Android para realização de fichamento bibliográfico em dispositivos móveis: resultados iniciais Diogo Sebastião Silva de Lima 1 ; Mauro Daniel Castro e Silva

Leia mais

ATUALIZAÇÃO CADASTRAL A. Como realizo o cadastro de usuário e senha para acessar os portais de serviço Sascar?

ATUALIZAÇÃO CADASTRAL A. Como realizo o cadastro de usuário e senha para acessar os portais de serviço Sascar? I. TRABALHE CONOSCO A. Como realizo o cadastro para trabalhar na Sascar? Você pode enviar o seu currículo através do site da Sascar. No topo da página principal, em CONTATO, clique em TRABALHE CONOSCO.

Leia mais

MATERIAL DIDÁTICO DIGITAL

MATERIAL DIDÁTICO DIGITAL MATERIAL DIDÁTICO DIGITAL ACESSO AOS LIVROS DIDÁTICOS DIGITAIS Pelo Computador (online) ACESSE O SITE EDU.EDEBE.COM.BR Entrar com Usuário e Senha Caso não tenha, solicitar no e-mail ti@auxiliadora.g12.br,

Leia mais

APP WORK - SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE HORÁRIO PONTO E GEOLOCALIZAÇÃO 1 APP WORK - POINT AND GEOLOCALIZATION SCHEME MANAGEMENT SYSTEM

APP WORK - SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE HORÁRIO PONTO E GEOLOCALIZAÇÃO 1 APP WORK - POINT AND GEOLOCALIZATION SCHEME MANAGEMENT SYSTEM APP WORK - SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE HORÁRIO PONTO E GEOLOCALIZAÇÃO 1 APP WORK - POINT AND GEOLOCALIZATION SCHEME MANAGEMENT SYSTEM Rafael Marisco Bertei 2, Vinícius Maciel 3, Josué Toebe 4 1 Projeto

Leia mais

SISTEMA DE ABERTURA E ACOMPANHAMENTO DE CHAMADOS GLPI REAL CONNECT MANUAL DE UTILIZAÇÃO

SISTEMA DE ABERTURA E ACOMPANHAMENTO DE CHAMADOS GLPI REAL CONNECT MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE ABERTURA E ACOMPANHAMENTO DE CHAMADOS GLPI REAL CONNECT MANUAL DE UTILIZAÇÃO 1. INTRODUÇÃO... 3 2. ACESSANDO O SISTEMA GLPI... 5 2.1. LOGIN E SENHA... 5 2.2. ALTERAÇÃO DE SENHA... 5 3. O CHAMADO...

Leia mais

Prospecção. Sistema de Prospecção de Clientes Manual do Usuário. versão 1

Prospecção. Sistema de Prospecção de Clientes Manual do Usuário. versão 1 Prospecção Sistema de Prospecção de Clientes Manual do Usuário versão 1 Sumário Introdução 1 Operação básica do aplicativo 2 Formulários 2 Filtros de busca 2 Telas simples, consultas e relatórios 3 Parametrização

Leia mais

Na parte superior do site, temos um menu com botões que utilizaremos para a navegação do site.

Na parte superior do site, temos um menu com botões que utilizaremos para a navegação do site. MANUAL DO USUÁRIO Esta á a tela inicial da aplicação. Nesta tela podemos efetuar o cadastro, autenticar-se, encontrar os eventos que estão disponíveis para inscrição. Tendo a opção de seleção de eventos

Leia mais

Aplicativo SulAmérica Auto Serviços e benefícios

Aplicativo SulAmérica Auto Serviços e benefícios Aplicativo SulAmérica Auto Serviços e benefícios 1 Aplicativo SulAmérica Auto Incentive o download do app! 2 O aplicativo mobile SulAmérica Auto tem diversos serviços para facilitar o dia a dia dos nossos

Leia mais

Gerência de Tecnologia da Informação de Comunicação. Gestão Integrada de Demandas

Gerência de Tecnologia da Informação de Comunicação. Gestão Integrada de Demandas Gerência de Tecnologia da Informação de Comunicação Gestão Integrada de Demandas Manual do Usuário Perfil técnico 2016 Sumário Sumário... 2 O que é o Service Desk ApexBrasil?... 3 O que é o perfil técnico?...

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 160 aprovado pela portaria Cetec nº 138 de 04/10/2012. Etec: Sylvio de Mattos Carvalho Código: 103 Município: Matão Eixo Tecnológico: Informação

Leia mais

1. Acesso ao portal acadêmico

1. Acesso ao portal acadêmico Sumário 1. Acesso ao portal acadêmico... 3 2. Acadêmico... 4 2.1. Dados pessoais... 4 2.2. Histórico... 4 2.3. Notas/faltas etapas... 5 2.4. Notas de avaliação... 6 2.5. Outras opções do Acadêmico... 6

Leia mais

Portal nddcargo Manual de Utilização Central de Relacionamento Visão Gerente

Portal nddcargo Manual de Utilização Central de Relacionamento Visão Gerente Portal nddcargo 4.2.6.0 Manual de Utilização Central de Relacionamento Visão Gerente Histórico de alterações Data Versão Autor Descrição 15/04/2014 1 Criação do documento. 2 1. Introdução... 4 2. Navegadores

Leia mais

Sankhya Web Connection. Versão: 02 Criado em: 28/03/2017

Sankhya Web Connection. Versão: 02 Criado em: 28/03/2017 0 de 14 Em alguns navegadores de internet, vem se tornando complicado o uso de plugins (um plugin ou módulo de extensão é um programa de computador usado para adicionar funções a outros programas maiores,

Leia mais

Bem-vindo ao Localizador 3.0! Neste manual você terá informações de como utilizar seu Localizador da maneira mais eficiente.

Bem-vindo ao Localizador 3.0! Neste manual você terá informações de como utilizar seu Localizador da maneira mais eficiente. Introdução Bem-vindo ao Localizador 3.0! Neste manual você terá informações de como utilizar seu Localizador da maneira mais eficiente. Para o completo funcionamento do Localizador, existem dois itens

Leia mais

Rastreamento e gerenciamento de frota é fácil!

Rastreamento e gerenciamento de frota é fácil! soluções inteligentes Rastreamento e gerenciamento de frota é fácil! Soluções tecnológicas para logística e rastreamento com gestão de informações, otimização de recursos, redução custos e melhorando a

Leia mais

MANUAL DE ACESSO AOS RELATÓRIOS PARA CLIENTES DA GV CLINICAS

MANUAL DE ACESSO AOS RELATÓRIOS PARA CLIENTES DA GV CLINICAS MANUAL DE ACESSO AOS RELATÓRIOS PARA CLIENTES DA GV CLINICAS O software que a GV CLINICAS utiliza em todos os seus controles é um sistema simples, ágil e de fácil entendimento. Todos os nossos clientes

Leia mais

A Solução. O MyTracking é uma solução Mobile para a gestão de entregas para empresas com operações logística e com prestação de serviços em campo.

A Solução. O MyTracking é uma solução Mobile para a gestão de entregas para empresas com operações logística e com prestação de serviços em campo. A Solução O MyTracking é uma solução Mobile para a gestão de entregas para empresas com operações logística e com prestação de serviços em campo. Com a utilização do sistema é possível acompanhar o status

Leia mais

Relatório - Aplicativo SOS Chuva

Relatório - Aplicativo SOS Chuva Relatório - Aplicativo SOS Chuva 1. Introdução O projeto SOS Chuva visa desenvolver pesquisa em previsão imediata de tempestades com base no conhecimento adquirido sobre as propriedades físicas das nuvens

Leia mais

A outra opção é acessar a página do aplicativo com seu celular : Inschool.com.br/instalar e clicar no ícone da loja do seu celular.

A outra opção é acessar a página do aplicativo com seu celular : Inschool.com.br/instalar e clicar no ícone da loja do seu celular. 1 ) Instalação O aplicativo inschool já está disponível para Android, ios e Windows Phone, para baixá-lo acessar a loja de aplicativos do seu celular e pesquisar por inschool, no caso de Android e ios

Leia mais

MANUAL SISTEMA AUDATEX WEB

MANUAL SISTEMA AUDATEX WEB MANUAL SISTEMA AUDATEX WEB 1ª Parte Primeiro Acesso 2ª Parte Esqueceu a Senha? Versão axsg.02 Sumário INTRODUÇÃO... 3 FUNDAMENTOS... 4 ACESSANDO O AUDATEX WEB... 4 1ª Parte - PRIMEIRO ACESSO... 5 2ª Parte

Leia mais

Manual do Usuário SinFAT Web

Manual do Usuário SinFAT Web Manual do Usuário SinFAT Web Manual do Usuário SinFAT Web Versão 1.1 Última atualização: 26/04/2014 Sumário 1.0 O que é o SinFAT Web?...4 1.1 Quem pode usar?...4 2.0 Como acessar?...4 2.1 Como se cadastrar?...5

Leia mais

CAPA... 1 ÍNDICE... 2 BOAS VINDAS... 3 APRESENTAÇÃO... 4 CONCEITO... 4 INSTALAÇÃO DO APLICATIVO... 5 ACESSANDO O SISTEMA... 6

CAPA... 1 ÍNDICE... 2 BOAS VINDAS... 3 APRESENTAÇÃO... 4 CONCEITO... 4 INSTALAÇÃO DO APLICATIVO... 5 ACESSANDO O SISTEMA... 6 SUMÁRIO CAPA... 1 ÍNDICE... 2 BOAS VINDAS... 3 APRESENTAÇÃO... 4 CONCEITO... 4 INSTALAÇÃO DO APLICATIVO... 5 ACESSANDO O SISTEMA... 6 PERMISSÃO PARA RASTREAMENTO... 7 TELA PRINCIPAL... 8 PESQUISANDO UMA

Leia mais

Portal do Cliente. Abertura de chamados no Helpdesk JIRA

Portal do Cliente. Abertura de chamados no Helpdesk JIRA Portal do Cliente Abertura de chamados no Helpdesk JIRA Objetivo Apresentar o processo de abertura de chamados (Tíquetes) do tipo Demanda na ferramenta de Helpdesk JIRA Processo do tipo Demanda Fluxo de

Leia mais

Instalação e utilização do Software Pináculo SMS

Instalação e utilização do Software Pináculo SMS Instalação e utilização do Software Pináculo SMS Características do produto Pináculo SMS: Sem limite de quantidade de envios de SMS; Limite de 140 caracteres por mensagem; Histórico de mensagens enviadas

Leia mais

Manual de Sinistro. BB Seguro Agrícola

Manual de Sinistro. BB Seguro Agrícola Manual de Sinistro BB Seguro Agrícola Julho 2016 1 Sumário INTRUÇÕES PARA AVISO E ACOMPANHAMENTO DE SINISTRO... 3 ANEXO I - LISTA DE DOCUMENTOS QUE DEVEM SER ENTREGUES PARA ANÁLISE DO SINISTRO. 5 ANEXO

Leia mais

MANUAL POCKET ANDROID VERSÃO 2.0.A

MANUAL POCKET ANDROID VERSÃO 2.0.A MANUAL POCKET ANDROID VERSÃO 2.0.A UTILIZAÇÃO POCKET ANDROID Esse manual tem como objetivo orientar os usuários na utilização da ferramenta de força de venda Pocket Android. 2 ACESSO A FERRAMENTA Após

Leia mais

MANUAL DO SGA MOBILE. Brasília/DF, junho de 2019.

MANUAL DO SGA MOBILE. Brasília/DF, junho de 2019. MANUAL DO SGA MOBILE Brasília/DF, junho de 2019. DIRETORIA EXECUTIVA DA ANATER ADEMAR SILVA JUNIOR Presidente BENJAMIN GOMES MARANHÃO NETO Diretor Técnico MARCO AURÉLIO SANTULLO Diretor Administrativo

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO DATA: 01/08/2016. GCHT0042 Manual do Cliente para Utilização do Zendesk (Revisão 1)

MANUAL DO USUÁRIO DATA: 01/08/2016. GCHT0042 Manual do Cliente para Utilização do Zendesk (Revisão 1) MANUAL DO USUÁRIO DATA: 01/08/2016 GCHT0042 Manual do Cliente para Utilização do Zendesk (Revisão 1) 2 Índice Índice... 2 Pré Requisitos... 3 Introdução:... 4 Abrindo um chamado diretamente pelo site...

Leia mais

SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA APLICADO AO GERENCIAMENTO DE INFORMAÇÃO DE TRANSPORTE URBANO

SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA APLICADO AO GERENCIAMENTO DE INFORMAÇÃO DE TRANSPORTE URBANO SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA APLICADO AO GERENCIAMENTO DE INFORMAÇÃO DE TRANSPORTE URBANO Edilene de Fátima Vetorato 1, Osvaldo Cesar Pinheiro de Almeida 2 1 Fatec, Botucatu, SP, Brasil. E-mail: edilenefv@hotmail.com

Leia mais

Diagrama de Conexões. Comando para fechamento de vidros (travamento) Comando para fechamento de vidros (seta)

Diagrama de Conexões. Comando para fechamento de vidros (travamento) Comando para fechamento de vidros (seta) FTW4 ECO SAFE Índice Introdução... 3 Diagrama de Conexões... 4 Características... 5 Proteção Antiesmagamento... 6 Alívio de Pressão Interna... 6 Comandos para Acionamentos... 7 Alerta de Falha... 8 Função

Leia mais

DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO DEFNET INTRANET DA DEFENSORIA PÚ BLICA DO ESTADO DO ESPI RITO SANTO 2013 Sumário REQUISITOS PARA UTILIZAÇÃO DOS SISTEMAS... 3 COMO ACESSAR... 4 EFETUANDO

Leia mais

SAA Cesurg. SAA Aluno

SAA Cesurg. SAA Aluno SAA Cesurg O SAA Cesurg é o Sistema Acadêmico e Administrativo do Cesurg. Uma plataforma web única sobre a qual todos os agentes do Cesurg desenvolvem os seus trabalhos: alunos, professores, coordenadores,

Leia mais

Manual do Usuário. MedLink Dental

Manual do Usuário. MedLink Dental Manual do Usuário MedLink Dental Índice 1. Acessando o Medlink Dental:... 3 2. Menu Horizontal:... 4 3. Paciente:... 5 3.1. Cadastrando o paciente:... 6 3.2. Cadastrando o Convênio do Paciente:... 7 4.

Leia mais

Gerenciador de Processos

Gerenciador de Processos IBILCE UNESP 2012 GUIA DO USUÁRIO Gerenciador de Processos Coordenação: Prof. Dr. Carlos Roberto Valêncio IBILCE - UNESP2012 Controle do Documento Título Nome do Arquivo Autor(es) GBD Guia do Usuário GePrOC

Leia mais

A JL tem uma super novidade. para sua empresa!!!!

A JL tem uma super novidade. para sua empresa!!!! A JL tem uma super novidade para sua empresa!!!! Novo sistema de Gestão de Documentos chamado Área do Cliente muito mais fácil e mais completo que substituirá o Safe-doc a partir de 01/10/2015! Prezado

Leia mais

Mercado mobile. Fábrica de Aplicativos. Vamos falar sobre, Plano revendedor

Mercado mobile. Fábrica de Aplicativos. Vamos falar sobre, Plano revendedor Plano Revendedor Mercado mobile Fábrica de Aplicativos Vamos falar sobre, Plano revendedor Mercado Estamos com uma oportunidade única de aproveitar o mercado que teve o maior crescimento na história da

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS MODERNAS PARA CADASTRAMENTO DAS FAMÍLIAS DA ATENÇÃO BÁSICA DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE COARI

UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS MODERNAS PARA CADASTRAMENTO DAS FAMÍLIAS DA ATENÇÃO BÁSICA DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE COARI UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS MODERNAS PARA CADASTRAMENTO DAS FAMÍLIAS DA ATENÇÃO BÁSICA DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE COARI Adrya da Silva Neres 1 Elionai de Souza Magalhães 2 1 Discente do Curso Técnico Integrado

Leia mais

3ª Jornada Científica e Tecnológica da FATEC de Botucatu 22 a 24 de Outubro de 2014, Botucatu São Paulo, Brasil

3ª Jornada Científica e Tecnológica da FATEC de Botucatu 22 a 24 de Outubro de 2014, Botucatu São Paulo, Brasil 1 PROTÓTIPO DE APLICATIVO DE CARDÁPIO ELETRÔNICO PARA PLATAFORMA ANDROID Felipe Ravagio Garcia¹; Jhonata Gabriel Guimarães Mendes Sobrinho²; Aparecida Maria Zem Lopes 34 ¹ Tecnólogo em Gestão da Tecnologia

Leia mais

LAUDO DE ANÁLISE DA PROVA DE CONCEITO

LAUDO DE ANÁLISE DA PROVA DE CONCEITO LAUDO DE ANÁLISE DA PROVA DE CONCEITO Aos vinte dias do mês de dezembro de dois mil e dezoito, às nove horas, na sede do CM Granpal, localizado na avenida das Indústrias, quatrocentos e sessenta e nove,

Leia mais

Guia de Uso - Mobile ID

Guia de Uso - Mobile ID Guia de Uso - Mobile ID Sumário 1. Introdução 3 2. Objetivo 3 3. Requisitos 3 4. Instalação e Configuração do Aplicativo MobileID no ios 3 4.1. Instalação do Aplicativo MobileID 3 4.2. Configurando o Aplicativo

Leia mais

O Sistema. Terá também acesso ao exato local de onde foi feito cada ponto, por meio de nossa tecnologia de geolocalização.

O Sistema. Terá também acesso ao exato local de onde foi feito cada ponto, por meio de nossa tecnologia de geolocalização. mobponto O Sistema O MobPonto é um sistema para gerenciamento de folha de ponto, horários, localização e produção dos colaboradores. Com ele, o funcionário registra seu ponto em um dispositivo móvel, no

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO MÓDULO GEOCODIFICAÇÃO

MANUAL DO USUÁRIO MÓDULO GEOCODIFICAÇÃO MANUAL DO USUÁRIO MÓDULO GEOCODIFICAÇÃO 09/04/2015 Ref. Projeto: 04514_SECRETARIA_EDUCACAO_SP MANUAL DO USUÁRIO Sumário 1. GEOCODIFICAR ENDEREÇO DE ESCOLA... 3 2. PESQUISAR GEOCODIFICAÇÃO DE ENDEREÇOS

Leia mais

Icon Chamamos este processo de Efetuar Login no Sistema, pois com usuário e senha cadastrados é possível acessar o Automidia Service Management.

Icon Chamamos este processo de Efetuar Login no Sistema, pois com usuário e senha cadastrados é possível acessar o Automidia Service Management. Cliente Introdução Icon Este documento tem como objetivo apresentar as funcionalidades do módulo Automidia Service Management um aplicativo que permite a abertura e acompanhamento dos chamados abertos

Leia mais

Apps na prática 1 Aviso Legal: Este material foi produzido e desenvolvido pela Fábrica de Aplicativos S.A para o curso presencial e online.

Apps na prática 1 Aviso Legal: Este material foi produzido e desenvolvido pela Fábrica de Aplicativos S.A para o curso presencial e online. Apps na prática 1 Índice O que é um app? 03 Sistemas operacionais 09 O que precisa para fazer um aplicativo? 12 Inspirações e casos de sucesso da Fábrica 15 Apresentação da Fábrica 19 Como estruturar o

Leia mais

Manual do Aplicativo

Manual do Aplicativo Manual do Aplicativo Versão 1.14.0 1 Conteúdo 1 - Menu Principal... 3 1.1 - Encontrar no Mapa... 5 1.2 - Minhas Paradas... 6 1.2.1 Editando uma parada... 6 1.3 - Pesquisar por Linha... 7 1.3.1 Grupo de

Leia mais

Tutorial de funcionamento do aplicativo. Nota Paraná Mobile

Tutorial de funcionamento do aplicativo. Nota Paraná Mobile Tutorial de funcionamento do aplicativo Nota Paraná Mobile 19/02/2016 Informações Gerais Sistema Nota Paraná Mobile Solicitante SEFA Secretaria de Estado da Fazenda do Paraná. Sumário 1. Tutorial de funcionamento

Leia mais

Além de um módulo Gerencial 100% web, o conjunto de soluções ainda conta com: App Android para abertura de solicitações pelo munícipe.

Além de um módulo Gerencial 100% web, o conjunto de soluções ainda conta com: App Android para abertura de solicitações pelo munícipe. Com o Software Gesto de Iluminação Pública você gerencia os serviços de manutenção de Iluminação Pública de forma prática e ágil. Nossos softwares são intuitivos e abrangentes e irão te ajudar a alcançar

Leia mais

Aviso. O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio.

Aviso. O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio. Aviso O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio. Nenhuma parte desta publicação pode ser reproduzida nem transmitida

Leia mais

AILOG

AILOG www.ailog.com.br AILOG N o s s o s p i l a r e s e m Soluções Plataforma WebRouter O WebRouter é uma solução modular de planejamento logístico, roteirização e geolocalização. Possui diversos módulos interligáveis,

Leia mais

Manual do Usuário. Versão 1.8

Manual do Usuário. Versão 1.8 Manual do Usuário Versão 1.8 Sumário Introdução... 2 Capítulo 1 Login... 2 Capítulo 2 Dashboard... 3 Visão Geral... 3 Menu de Funcionalidades... 4 Alteração de Idioma... 5 Download do Agente Desktop...

Leia mais

MANUAL SISTEMA AUDATEX WEB

MANUAL SISTEMA AUDATEX WEB MANUAL SISTEMA AUDATEX WEB ESQUECI MINHA SENHA Versão axsg.02 Sumário INTRODUÇÃO... 3 FUNDAMENTOS... 3 ACESSANDO O AUDATEX WEB... 4 ESQUECI A SENHA... 5 DÚVIDAS DE ACESSO... 8 CONTATOS... 9 Página 2 de

Leia mais

Solicitação e utilização da VPN (Utilizando Token físico ou Token no celular corporativo)

Solicitação e utilização da VPN (Utilizando Token físico ou Token no celular corporativo) Manual do Usuário Solicitação e utilização da VPN (Utilizando Token físico ou Token no celular corporativo) Página 1 de 30 Índice 1. Solicitação de VPN com Token por celular corporativo... 3 2. Instalação

Leia mais

Novo Sistema de Relatórios. Associado. Informação Confidencial

Novo Sistema de Relatórios. Associado. Informação Confidencial Novo Sistema de Relatórios Associado BOAS VINDAS Olá, meu nome é Maria Auxiliadora e meu objetivo é apresentar para você o Novo Sistema de Relatórios do SPC Brasil, que tem a finalidade de facilitar o

Leia mais

GERADOR DE INTERFACES GRÁFICAS PARA IOS GABRIEL SEBASTIAN RAMIREZ JOYCE MARTINS

GERADOR DE INTERFACES GRÁFICAS PARA IOS GABRIEL SEBASTIAN RAMIREZ JOYCE MARTINS GERADOR DE INTERFACES GRÁFICAS PARA IOS GABRIEL SEBASTIAN RAMIREZ JOYCE MARTINS Introdução Objetivos Fundamentação teórica Especificação Implementação Operacionalidade Resultados e discussão Conclusão

Leia mais

Guia de Uso. Certisign MobileID - Apple IOS

Guia de Uso. Certisign MobileID - Apple IOS Certisign Certificadora Digital Certisign 2016 2/67 Sumário 1. INTRODUÇÃO... 3 2. OBJETIVO... 3 3. REQUISITOS... 3 4. SOLICITAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL PARA O MOBILEID... 4 5. INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO

Leia mais

apresentação olho de gato

apresentação  olho de gato olho de gato O sistema Olho de Gato é uma ferramenta que tem como objetivo principal proporcionar agilidade para novos negócios para revendas de veículos. apresentação O sistema é formado por dois aplicativos,

Leia mais

MD Comune - Mobile. Índice

MD Comune - Mobile. Índice Revisão: 02 Data: 26/03/2018 Índice 1. Apresentação... 3 2. Requisitos Mínimos... 3 3. Download do Aplicativo... 4 4. Login... 5 5. Tela inicial... 6 6. Menu... 7 7. Marcar Ponto... 8 7.1. Cadastro Empresa...

Leia mais

Bem-vindo ao curso para Atualização Profissional ANBIMA

Bem-vindo ao curso para Atualização Profissional ANBIMA Bem-vindo ao curso para Atualização Profissional ANBIMA Antes de iniciar seu processo de aprendizado, veja algumas orientações sobre o funcionamento deste curso. O curso foi desenvolvido pela professora

Leia mais

Conheça o Mundo Digital.

Conheça o Mundo Digital. Conheça o Mundo Digital. Nós não estamos ficando digital. Nós somos digital. 2005 2013 Você sabia? Mais da metade da população brasileira já está inserida dentro do consumo digital. Anos 2000 Momento

Leia mais

SOLUÇÃO PARA GESTÃO DE EQUIPES EXTERNAS

SOLUÇÃO PARA GESTÃO DE EQUIPES EXTERNAS SOLUÇÃO PARA GESTÃO DE EQUIPES EXTERNAS UMA SOLUÇÃO DE: www.digicade.com.br 2 of 18 SOBRE NÓS A Digicade Tecnologia desenvolve soluções integradas a informações geográficas customizadas para cada modelo

Leia mais

INSIGHT! Principais características. Aplicações típicas. Visão geral PLATAFORMA DE INTELIGÊNCIA PARA PLANEJAMENTO E APOIO À DECISÃO

INSIGHT! Principais características. Aplicações típicas. Visão geral PLATAFORMA DE INTELIGÊNCIA PARA PLANEJAMENTO E APOIO À DECISÃO PLATAFORMA DE INTELIGÊNCIA PARA PLANEJAMENTO E APOIO À DECISÃO Principais características Aplicações típicas Exibição dos dados sobre a performance do sistema de Call centers telefonia conectados para

Leia mais

WTS Corporate. A solução completa para a gestão de viagens da sua empresa

WTS Corporate. A solução completa para a gestão de viagens da sua empresa WTS Corporate A solução completa para a gestão de viagens da sua empresa Introdução O WTS Corporate é um sistema completo de gestão de viagens voltado para empresas. É uma ferramenta indispensável para

Leia mais