Otimização e Sondas Dinâmicas de Perfuração. Medições em tempo real e precisas para uma perfuração produtiva. Risco Grave. Risco Alto.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Otimização e Sondas Dinâmicas de Perfuração. Medições em tempo real e precisas para uma perfuração produtiva. Risco Grave. Risco Alto."

Transcrição

1 Risco Grave Risco Alto Risco Médio Risco Baixo 6,5 ft 7, ft Otimização e Sondas Dinâmicas de Perfuração Medições em tempo real e precisas para uma perfuração produtiva

2 Otimização e Sondas Dinâmicas de Perfuração Reduz os choques Melhora o ROP Maximiza o desempenho da broca Evita perdas no furo e custos de tempo não produtivo Previne a entrada de fluidos e fraturas As sondas dinâmicas de perfuração Schlumberger fornecem medições do fundo do poço em tempo real e precisas para alcançar a profundidade total da perfuração produtiva em menos tempo. As sondas dinâmicas de perfuração Schlumberger medem o choque e a vibração, o peso e torque na broca, a pressão anular e temperatura, e o tamanho do furo. Estas medições permitem aos perfuradores melhorar os parâmetros de perfuração e minimizar os riscos de fadiga na coluna de perfuração, disparos prematuros devido a falhas, canos furados, ressaltos e perda de circulação. PRODUTIVIDADE DE CHOQUES EM TEMPO REAL As ferramentas MWD e LWD Schlumberger e os sistemas ajustáveis giratórios PowerDrive* fornecem registros de memória e em tempo real do nível e duração dos choques de perfuração a que estão sujeitos ( = sem choque, 1 = nível de choque médio, 2 = nível de choque alto e 3 = nível de choque grave). Os choques podem ser caracterizados em termos de contagem por segundo (cps), choques de pico e choques cumulativos. O sistema de telemetria MWD PowerPulse* e o serviço de telemetria durante a perfuração TeleScope* de alta velocidade registram o número de choques superiores a 5 g s por segundo, assim como a média de movimento em um período de 1 s, transmite a resposta do furo como cps de choque e auxílio à definição do nível de risco de choque, 1, 2 ou 3. Nossas ferramentas também medem o deslizamento/desvio indicados por variações na rpm da tubulação do furo em um período de tempo específico. A medição da variação enviada pelo furo pode ser comparada à rpm da superfície e relatada como um nível de deslizamento/desvio e risco, 1, 2 ou 3. Estas contagens de choque e medições de deslizamento/desvio são produções básicas que a Schlumberger sempre fornece para ajudar os nossos engenheiros e clientes a entender quando os níveis de choque prejudicial na montagem do furo em potencial estão ocorrendo, permitindo que uma ação resolutiva seja tomada e possibilitando uma perfuração mais eficiente.

3 Use medições em tempo real para melhorar a eficiência da perfuração Profundidade, pés Média da Taxa de Penetração nos Últimos 5 pés pés/h 5 Velocidade Rotacional c/min 2 Indicador de deslizamento/desvio c/min 2 WOB de Superfície Torque de superfície Velocidade Rotacional da Tubulação 1. lbf 5 c/min 2 Risco Grave Risco Alto Risco Médio Risco Baixo Vibração RMS Transversal 1. pés.lbf 2 gn 1 Pico de Choque gn 5 6. pés Os níveis de vibração correspondem à montagem do furo em rotação 6.5 pés 7. pés Níveis de vibração suavizados com sucesso através da modificação na rpm de superfície, permitindo a conclusão com sucesso da seção do furo A localização de 5 destes registros de profundidade fornece informações sobre o nível de risco de vibrações.

4 Choques superiores a 5 gn Cps de choque Cps de choque 1 18 Tempo, s O cps de choque fornecido pelas nossas ferramentas MWD é uma média de movimento. Tempo, s Valor de deslizamento/desvio Rpm do furo Variações na rpm da tubulação do furo indicam deslizamento/desvio. Medição de deslizamento/desvio avançada Uma medição avançada para ser usada em conjunto com as medições de deslizamento/desvio padrão do furo está disponível em todas as ferramentas MWD Schlumberger para auxiliar a avaliar a severidade do deslizamento/desvio. Esta medição avançada é a porcentagem de tempo durante um ciclo de deslizamento/desvio em que a rotação da coluna de perfuração do furo é inferior a 5 rpm. A medição é dividida em quatro níveis ( = %, 1 = 1% a 24%, 2 = 25% a 49% e 3 = 5% ou superior). Medições de choque dos quatro eixos A adição de um chassi de vibração modular opcional (MVC) ao sistema de telemetria MWD PowerPulse ou ao serviço de telemetria durante a perfuração de alta velocidade TeleScope fornece a medição do choque dos quatro eixos em tempo real e pode ser usada para uma análise detalhada das dinâmicas da coluna de perfuração. Devido ao MVC ser um componente integral, nenhuma tubulação ou conexão extra é necessária. A medição do choque de quatro eixos em tempo real do MVC alerta o perfurador a respeito de movimentos dinâmicos prejudiciais no furo, como o rebatimento das brocas, deslizamento/desvio e rotação, que, se não detectados, podem reduzir a eficiência de perfuração, causar danos à broca e fadiga prematura da coluna de perfuração. Geralmente, o MVC é usado em conjunto com um IWOB* de peso integrado na broca, que fornece o torque na broca do furo, o peso na broca no furo DWOB* e o torque na broca no furo DTOR*. Isto permite ao perfurador ajustar o peso na broca, o torque da broca, a velocidade da rotação da coluna de perfuração e outros parâmetros de perfuração para reduzir os choques no furo identificados pelo MVC, melhorando significantemente o ROP e aumentando a vida útil da montagem do furo.

5 Profundidade, pés WOB da Superfície Torque de superfície lbf 4. pés.lbf 2. Taxa de penetração WOB do fundo do poço Torque do fundo do poço pés/h 5 lbf 4. pés.lbf 1. Vibração Lateral Largura do Choque gn 4 ms 3. Vibração Axial gn 1 Velocidade de Rotação da Coluna de Rotação do Fundo do Poço 1 c/min 3 Pico de Choque gn 2 Vibração Torsional radian/s 3. XX.32 XX.34 XX.36 Peso limite de deslizamento/desvio XX.38 Estas medições de superfície e do fundo do poço foram usadas para melhorar a perfuração no campo da África Ocidental.

6 4 Período com a rpm do furo inferior a 5 Período com a rpm do furo superior a 5 3 Rpm do furo 2 1 Rpm da superfície Tempo, s A medição de deslizamento/desvio avançada exibe a duração do período de parada durante um ciclo de deslizamento/desvio. WOB, toneladas WOB, toneladas Média de WOB = 6,7 ton Tempo, s Média de WOB = 6,5 ton Tempo, s Medições do furo IWOB permitem ao perfurador melhorar o ROP Um torque de eixo é medido por extensiômetros. Os outros três eixos são medições de choque axial e radial realizadas através de três acelerômetros mutuamente perpendiculares. Estes acelerômetros são alinhados axialmente com o pacote de direção e inclinação (D&I) no centro da tubulação para garantir que as medições de choque representem com precisão a vibração do fundo do poço. Devido às medições de choque serem alinhadas com o eixo do fundo do poço, o perfurador pode identificar e corrigir condições de perfuração ruins antes que o fundo do poço sofra fadiga excessiva. Medições de peso na broca e torque na broca O peso na broca com IWOB integrado um componente opcional do sistema de telemetria MWD PowerPulse fornece medições do peso na broca (WOB) e torque da broca (DTOR) no furo em tempo real. Estas medições dinâmicas diretas da quantidade de peso de superfície sendo transferido pela tubulação PowerPulse para a broca e do torque gerado abaixo da tubulação permitem ao perfurador melhorar o ROP, identificando os problemas no furo, corrigindo-os ou evitando-os. As medições IWOB tornam possível distinguir os efeitos da coluna de perfuração a montagem do furo pendurada nas bordas, altos coeficientes de fricção e giros na montagem do furo pelos efeitos da broca deslizamento/desvios e cones travados. Estas medições permitem que o uso da broca seja maximizado através de uma monitoração contínua da condição da broca e eliminam as viagens desnecessárias para trocar as brocas, pois o perfurador pode verificar se a redução na eficiência da perfuração é devida a desgaste na broca ou a uma mudança na litologia. Detectando os problemas de travamento em potencial, as medições IWOB auxiliam a evitar a perda no furo e custos de tempo ocioso, ajudando os perfuradores a alcançar a profundidade total mais rapidamente.

7 Torque no furo, instantâneo - média Tempo, s rms Medições da vibração torsional IWOB exibem o tamanho das rms na flutuação de torque do furo. Devido ao IWOB ser um componente integrado na tubulação PowerPulse, ele elimina a necessidade de conexões elétricas e fiações subterrâneas. O torque do furo real e o WOB são medidos e transmitidos para a superfície através da telemetria MWD em tempo real. O processamento do furo avançado permite uma interpretação precisa das medições de vibrações para se identificar o deslizamento/desvio e outros fenômenos. Uma medição do tamanho do média quadrática na flutuação do torque do furo na ferramenta MWD também está disponível. Esta medição é uma indicação valiosa da ineficiência da perfuração e pode ser usada para minimizar o risco de eventos de variação e identificar o giro na montagem do furo e outros mecanismos. As medições do furo IWOB são especialmente benéficas para se melhorar a perfuração direcional com motores de lama direcionáveis. As medições em tempo real melhoram a eficiência da perfuração, permitindo a correção rápida dos problemas de limpeza da lama e furo como acúmulos de detritos, força da lama e fricção para que a profundidade total possa ser alcançada mais rapidamente com menos danos à montagem do furo. As medições IWOB eliminam grande parte do trabalho de adivinhação na determinação das forças que atuam na coluna de perfuração. Ao combinar estas medições com o choque de quatro eixos MVC e a pressão anular APWD* durante a perfuração, as medições removem automaticamente os fatores de interferência, como pressão, temperatura e torção. A identificação rápida das fontes de ineficácia e de possíveis problemas possibilita as medidas corretivas a serem tomadas, reduzindo o custo e o tempo não produtivo. Um conjunto com DVDs de Choque e Vibração, disponível gratuitamente na Schlumberger, discute como o choque e a vibração tornam a taxa de penetração mais lenta e prejudica a qualidade do furo e os componentes da montagem do furo. Para solicitar um conjunto, entrar em contato com seu representante local da Schlumberger. Torção da ferramenta (esquerda) e danos de impacto a broca (direita) resultados de choque e vibração.

8 Medições de superfície e de fundo do poço integradas para melhorar a perfuração Estes exemplos mostram como o desempenho e a eficiência de perfuração podem ser melhorados integrando-se os dados de nossas medições das sondas do fundo do poço com aquelas das sondas de superfície. Posição de Bloqueio pés 15 Taxa de penetração WOB do fundo do poço 1 pés/h lbf 6. Carga do Gancho WOB de Superfície 1. lbf 5. lbf 6. Valor de Profundidade da Broca Vibração, Eixo X pés gn 4 4 Vibração Fluxo Total 55 Torsional da Bomba Torque de Superfície pés.lbf galus/min 1. pés.lbf 3. Velocidade da Vibração Lateral Coluna de RPM da gn Rotação na Turbina, 4 Superfície Tempo Real Torque do Fundo do Poço pés.lbf 3. c/min c/min Broca na Sinalização Inferior ECD psi/1. pés Temperatura Anular 65 7 C 15 Pressão Anular 5.2 psi 7.2 Pressão do Reservatório Elevado 2.8 psi 4.4 Aumento da WOB de superfície reduz os choques Choques laterais altos Aumento do WOB reduz os choques laterais O aumento do WOB da superfície reduz os choques laterais detectados pelas sondas do fundo do poço.

9 Velocidade de Bloqueio 2 pés/s 2 4 WOB de Superfície lbf 6. Carga do Gancho lbf 5. Vibração, Eixo X gn Taxa de penetração WOB do fundo do poço 5 pés/h lbf 5. Valor de Profundidade da Broca pés Profundidade da Broca pés Torque de superfície pés.lbf 2. Torque do Fundo do Poço lbf 2. Vibração Vibração Torsional Lateral 4. 4 Temperatura Anular 1 3 F Fluxo Total da Bomba 1 1. galus/min 12 9 ECD lbm/galus Pressão Anular psi Broca no Fundo Pressão do Reservatório Elevado psi 5. A rotação foi iniciada e não foi parada depois de um desligamento por um curto período de tempo. A rotação foi finalmente parada depois de um longo período longe do fundo. Fora do fundo por um curto período de tempo o choque retorna Fora do fundo por um curto período de tempo o choque retorna Fora do fundo por um longo período de tempo o choque reduz-se Duas tentativas de se reduzir a rotação BHA aumentando-se a broca inferior para dissipar a energia onde não obteve sucesso devido à broca não ser mantida longe do fundo por tempo suficiente. Na terceira tentativa, a broca foi mantida longe do fundo por um tempo maior, reduzindo os choques torsionais e laterais quando a perfuração foi reinicializada.

10 A sonda APWD fornece uma medição precisa para manter a pressão dentro da margem operacional estreita detecção prematura do fluxo de água superficial Medições da pressão anular durante a perfuração A sonda de pressão anular APWD durante a perfuração fornece uma medição em tempo real e precisa da densidade de circulação equivalente (ECD), densidade estática equivalente (ESD) e temperatura anular. Isto permite ao perfurador melhorar o desempenho de perfuração e minimizar os riscos, melhorando as práticas de limpeza do furo, estabilidade do furo de sondagem, controle do poço e manutenção da pressão anular entre os limites estreitos em poços que possuem grandes margens entre o gradiente de quebra e a pressão do poro. melhorar os procedimentos de disparo perfuração não balanceada monitoramento da inclinação de barita monitoramento do desempenho do motor testes de vazamento discriminação de influxos da varredura Enquanto as bombas estão ligadas e o fluido de perfuração está fluindo, a telemetria MWD fornece os dados APWD em tempo real. Durante os testes de vazamento e de conexões quando o fluido está estático, os valores de pressão mínima, máxima e média são registrados no fundo do poço e transmitidos para superfície quando as bombas são ligadas. Em poços desviados que precisam de uma perfuração extensa enquanto estão deslizando e poços de água profunda e de alcance estendido comprimidos por fricção e inclinação de barita, os sensores APWD próximos à broca podem identificar o aumento de ECD devido a cortes de acúmulo ou inclinação de barita, falta de rotação e hidráulica ruim. Isto permite a realização de uma ação corretiva antes do acúmulo excessivo ou que a sedimentação de barita cause um acidente de tubulação entupida. Sondas APWD próximas à broca também podem detectar pequenas perdas ou ganhos de fluido no fundo do poço conforme ocorrem. Esta detecção prematura pode auxiliar o perfurador a identificar possíveis problemas de controle no poço antes de qualquer indicação de um influxo de fluido e uma perda de circulação ser observada na superfície, permitindo que o perfurador mantenha um excedente para melhorar a taxa de penetração sem sacrificar a segurança. Ao monitorar o efeito de picos de sambaio no ECD, estas sondas próximas à broca permitem que as velocidades de disparo sejam melhoradas para prevenir influxos de fluido e quebras. detecção de entradas e influxos. Além disso, um perfurador pode usar as medições APWD para discriminar uma formação de influxo de fluido do fluxo de lama no bocal da bolsa uma ocorrência comum quando a circulação é parada. Confundir um fluxo de lama para um influxo causado pelo aumento da pressão de formação pode resultar em um aumento desnecessário do peso da lama, o que retarda a taxa de penetração e pode causar perda na circulação. As sondas APWD foram integradas a várias ferramentas e sistemas LWD e MWD Schlumberger, alguns dos quais incluem uma sonda de pressão interna em adição ao sensor anular. As medições de pressão interna e anular, juntamente com o torque do motor e rpm implicado, permitem uma perfuração direcional para monitorar continuamente o desempenho e o desgaste do motor, maximizando o desempenho da perfuração enquanto aumenta o tempo de vida do motor, evitando esgotamentos.

11 Medições de calibre Medições de calibre ultrasônicas e elétricas durante a perfuração não são apenas importantes para os petrofísicos no controle da qualidade do registro LWS, como também podem ser cruciais para o sucesso da perfuração. A análise da informação de calibre em tempo real, especialmente em combinação com as medições APWD, pode identificar eliminações, problemas de limpeza do furo e problemas de estabilidade do poço. As sondas ultrasônicas Schlumberger medem a separação precisamente até 3 pol além do tubo de perfuração até uma grande classe de pesos de lama e propriedades de formação. Conforme a coluna de perfuração gira, estas medições são atualizadas azimutalmente e podem ser transmitidas, por quadrante, em tempo real para criar imagens calibradas. As medições de separação azimutal são úteis para se compreender as respostas de densidade interpretadas e para se criar estimativas do tamanho do furo médio, que podem ser usadas para se corrigir as medições da porosidade de nêutrons. Um calibre diferencial deduzido das medições de densidade pode ser usado como um controle de qualidade no calibre ultrasônico. Nosso calibre elétrico de média azimutal pode ser usado para quantificar esmaecimentos em furos maiores. Este calibre, disponível apenas em lamas a base de água (WBM) com uma resistividade inferior a,5 ohm.m, fornece estimativas do tamanho do furo de até 36 pol, com precisão de até menos do que,5 pol na maioria das classes de resistividade da formação. Uma vez que nosso calibre elétrico de média azimutal pode ser usado para se estimar o tamanho do furo enquanto dispara, ele oferece uma imagem baseada em tempo das condições dinâmicas do poço. Uma medição de calibre durante o disparo também é valiosa para operações de cimentação, pois o valor total do furo pode ser uma informação crucial para a cimentação bem sucedida.

12 Fluxo de trabalho para otimização da perfuração Estes gráficos de fluxo de trabalho sugerem ações corretivas que podem ser tomadas para suavizar a vibração axial, lateral ou torsional. Vibrações Reconheça os Sintomas Tratamentos Convencionais Durante a Perfuração Vibrações Reconheça os Sintomas Tratamentos Convencionais Durante a Perfuração MEDIÇÃO DA SUPERFÍCIE OU SINTOMA Aumento do torque da superfície médio Perda da ferramenta de orientação da perfuração Redução da taxa de penetração MEDIÇÕES DE FUNDO Aumento do torque de fundo médio Choques de fundo de alta frequência 1 a 5 Hz Aumento dos choques laterais Aumento da aceleração torsional Perda dos dados/medições em tempo real Aumento da contagem de choque Repetir três vezes, exceto quando o limite do peso sobre a broca for excedido Sim Não Não VIBRAÇÃO LATERAL (giro da broca/bha) Diminuição do Rpm em 1% Aumento do peso sobre a broca em 1% A vibração continua? Sim Retire do fundo e permita que o torque da coluna se desfaça Reinicie a perfuração com 7 rpm Aumente o peso sobre a broca em 1% do original Aumente o rpm para o valor original A vibração retorna? MEDIÇÃO DA SUPERFÍCIE OU SINTOMA Travamento do Top Drive Aumento do torque de superfície delta Ciclo rpm/torque Perda da ferramenta de orientação da perfuração Redução da taxa de penetração MEDIÇÕES DE FUNDO Aumento do torque de fundo delta Aumento da aceleração torsional Aumento do indicador de aderência/deslizamento Rpm do tubo de fundo superior ao rpm da superfície Perda de dados/medições em tempo real Aumento dos choques laterais Aumento da contagem de choques VIBRAÇÃO TORSIONAL (adere/desliza) Colocar o top drive em engrenagem alta; garantir que o torque suave está funcionando Repetir três vezes, exceto quando o limite do peso sobre a broca for excedido Sim Não Não Diminua o peso sobre a broca em 5% Aumente o rpm em 1% A vibração continua? Sim Retire do fundo e permita que o torque da coluna se desfaça Reinicie a perfuração com um aumento de 1% no rpm Diminua o peso sobre a broca de 15 a 2% A vibração retorna? EVIDÊNCIA APÓS O ACIONAMENTO Cortadores/encaixes danificados, geralmente no flange ou medidor Lâminas PCD quebradas Sim Retire do fundo e permita que o torque da coluna se desfaça Reinicie a perfuração com 7 rpm EVIDÊNCIA APÓS O ACIONAMENTO Cortadores/encaixes danificados, geralmente nos bicos e extremidades cônicas Conexões com torque excessivo Sim Retire do fundo e permita que o torque da coluna se desfaça Reinicie a perfuração com 7 rpm Desgaste dos híbridos (equivalentes) com desgaste mínimo dos cortadores Furo super calibrado pelos calibradores Desgaste em um lado nos estabilizadores e BHA Aumente o peso sobre a broca para o valor original Aumente o rpm para 25% abaixo do valor original Desenroscagens e esvaziamentos Falha do BHA Aumente o peso sobre a broca em 25% abaixo do valor original Retorne gradualmente o rpm para 15% acima do original Falha do BHA CONTINUE A PERFURAÇÃO CONTINUE A PERFURAÇÃO

13

14 Especificações Choques MWD e Deslizamento/Desvio Medições Classe Resolução Contagem de choque a 255 cps 1 cps Pico de choque a 1.2 gn 4 gn Deslizamento/desvio a 381 rpm 3 rpm Velocidade rotacional da tubulação a 255 rpm 1 rpm Choque e risco de deslizamento/desvio a 3 1 Medição MVC Classe Resolução Vibração rms axial do eixo X a 3,2 gn,125 gn Vibração rms lateral do eixo Y a 6,8 gn,25 gn Vibração rms lateral do eixo Z a 6,8 gn,25 gn Vibração rms lateral a 6,8 gn,25 gn Vibração rms torsional a 5.1 pés.lbf 5 pés.lbf Nível do pico de choque a 1.2 gn 4 gn Largura do pico de choque a 2,5 ms 2 us Sensor IWOB WOB Torque Classe de medição 65. a 19. lbf 8. a 15. pés.lbf Resolução 5 lbf 9 pés.lbf Precisão absoluta consulte a tabela abaixo consulte a tabela abaixo Fator de escala 5 lbf/contagem 9 pés.lbf/contagem Precisão Absoluta Estimada IWOB Condições do Fundo do Poço Erro no WOB Erro no Torque 33. lbf WOB (erro eletrônico total) ± 2,85% (conversão cruzada) ± 2,85% Torque de 5. pés.lbf (conversão cruzada) ± 1.41 lbf (erro eletrônico total) ± 25 pés.lbf Pressão diferencial de ± 5 psi ± 885 lbf ± 7 pés.lbf ± 15 curva fechada (deslizamento, pior orientação possível) ± 3.33 lbf ± 438 pés.lbf Pressão hidrostática 15 lbf/1. psi 5 pés.lbf/1. psi Temperatura 41 lbf/ F 41 pés.lbf/ F A precisão depende dos desvios das condições no fundo do poço tais como o WOB aplicado, torque de acionamento, deslizamento da curva fechada, pressão hidrostática e temperatura longe dos valores correspondentes no último ponto de reinicialização do fundo do poço. O efeito da pressão diferencial (ΔP) será eliminado pelo software de superfície baseado na pressão do reservatório elevado. O erro devido à curva fechada existe quando a ferramenta MWD está no modo deslizamento. Quando a ferramenta está no modo giratório, o erro desaparece devido ao filtro de dados.

15 Sondas APWD (do serviço LWD multifunção EcoScope, ferramentas de resistência compensada do conjunto arcvision* ou serviço TeleScope) Resolução Precisão Classes disponíveis 1 psi a,1% da escala completa a 5. psi a 1. psi a 2. psi Resolução da temperatura anular 1 C Precisão da temperatura anular 1 C Taxa de registro 4-s mínimo média de amostras de 2-s Taxa em tempo real programável geralmente a cada 8 s a 12 Hz 3 bps Calibre Ultrasônico (do serviço EcoScope ou ferramentas de nêutrons da densidade azimutal adnvision*) Frequência Taxa de separação 25 khz 3 pol no peso de lama máximo 1 lb/galus e formação de densidades superiores a 2,2 g/cm3 1 pol no peso de lama máximo 16 lb/galus e formação de densidades superiores a 2,5 g/cm3 Precisão Frequência Taxa de separação tempo de trânsito de ± 1,5 ms (±,1 polegada na água) 67 khz 2 pol no peso de lama máximo 1 lb/galus e formação de densidades superiores a 2,2 g/cm3 1 pol no peso de lama máximo 5,9 kg/galus e formação de densidades superiores a 2,5 g/cm3 Precisão tempo de trânsito de ± 1,5 ms (±,1 polegada na água)

16 Otimização e Sondas Dinâmicas de Perfuração

FAIRBANKS NIJHUIS BOMBAS VERTICAIS TIPO TURBINA PARA BOMBEAMENTO DE LÍQUIDOS COM SÓLIDOS (VTSH ) www.fairbanksnijhuis.com

FAIRBANKS NIJHUIS BOMBAS VERTICAIS TIPO TURBINA PARA BOMBEAMENTO DE LÍQUIDOS COM SÓLIDOS (VTSH ) www.fairbanksnijhuis.com FAIRBANKS NIJHUIS BOMBAS VERTICAIS TIPO TURBINA PARA BOMBEAMENTO DE LÍQUIDOS COM SÓLIDOS (VTSH ) www.fairbanksnijhuis.com FAIRBANKS NIJHUIS Introdução Estações de bombeamento sem acompanhamento exigem

Leia mais

Válvula de Governo e Alarme 2.1/2 e 3

Válvula de Governo e Alarme 2.1/2 e 3 DESCRIÇÃO: A Válvula de Alarme Modelo E atua como um dispositivo de alarme de fluxo de água em sistemas espargidores de tubo úmido. O projeto permite instalação sob condições de fornecimento de pressão

Leia mais

Manual de Operação Balança Eletrônica Mod: EB 2001

Manual de Operação Balança Eletrônica Mod: EB 2001 Manual de Operação Balança Eletrônica Mod: EB 2001 1 Descrição: A balança eletrônica produzida por nossa empresa utiliza tecnologia de ponta, baixo consumo de energia e conversores analógicos/digitais

Leia mais

Acumuladores hidráulicos

Acumuladores hidráulicos Tipos de acumuladores Compressão isotérmica e adiabática Aplicações de acumuladores no circuito Volume útil Pré-carga em acumuladores Instalação Segurança Manutenção Acumuladores Hidráulicos de sistemas

Leia mais

Funções de Posicionamento para Controle de Eixos

Funções de Posicionamento para Controle de Eixos Funções de Posicionamento para Controle de Eixos Resumo Atualmente muitos Controladores Programáveis (CPs) classificados como de pequeno porte possuem, integrados em um único invólucro, uma densidade significativa

Leia mais

A manutenção preventiva é de suma importância para prolongar a vida útil da máquina e suas partes. Abaixo, algumas dicas de manutenção preventiva:

A manutenção preventiva é de suma importância para prolongar a vida útil da máquina e suas partes. Abaixo, algumas dicas de manutenção preventiva: Manutenção Preventiva e Corretiva de Rosqueadeiras Manual de Manutenção: Preventivo / Corretivo Preventivo: Toda máquina exige cuidados e manutenção preventiva. Sugerimos aos nossos clientes que treinem

Leia mais

Controle de vibração significa a eliminação ou a redução da vibração.

Controle de vibração significa a eliminação ou a redução da vibração. Quais são os métodos mais utilizados para controle de vibrações? Defina um absorvedor de vibração? Qual é função de um isolador de vibração? Por que um eixo rotativo sempre vibra? Qual é a fonte da força

Leia mais

Hidráulica móbil aplicada a máquina agrícolas 1. 1. Bombas e Motores

Hidráulica móbil aplicada a máquina agrícolas 1. 1. Bombas e Motores Hidráulica móbil aplicada a máquina agrícolas 1 BOMBAS: 1. Bombas e Motores As bombas hidráulicas são o coração do sistema, sua principal função é converter energia mecânica em hidráulica. São alimentadas

Leia mais

Fundamentos de Automação. Hidráulica 01/06/2015. Hidráulica. Hidráulica. Hidráulica. Considerações Iniciais CURSO DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

Fundamentos de Automação. Hidráulica 01/06/2015. Hidráulica. Hidráulica. Hidráulica. Considerações Iniciais CURSO DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL Ministério da educação - MEC Secretaria de Educação Profissional e Técnica SETEC Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus Rio Grande Fundamentos de Automação CURSO

Leia mais

Aspectos de Segurança - Discos de Corte e Desbaste

Aspectos de Segurança - Discos de Corte e Desbaste Aspectos de Segurança - Discos de Corte e Desbaste Os discos de corte e desbaste são produzidos e controlados com rigor, sendo submetidos a testes internos que objetivam a reprodução da qualidade lote

Leia mais

INSTALAÇÃO, LUBRIFICAÇÃO E MANUTENÇÃO DAS CORRENTES TRANSPORTADORAS PROCEDIMENTO DE INSTALAÇÃO DA CORRENTE

INSTALAÇÃO, LUBRIFICAÇÃO E MANUTENÇÃO DAS CORRENTES TRANSPORTADORAS PROCEDIMENTO DE INSTALAÇÃO DA CORRENTE UNP-130408 1 de 6 INSTALAÇÃO, LUBRIFICAÇÃO E MANUTENÇÃO DAS CORRENTES TRANSPORTADORAS A vida útil das correntes transportadoras e elevadoras está diretamente ligada aos cuidados com a instalação, lubrificação

Leia mais

MANUAL TÉCNICO JIRAU PASSANTE ELÉTRICO

MANUAL TÉCNICO JIRAU PASSANTE ELÉTRICO MANUAL TÉCNICO SUMÁRIO Introdução 03 Descrição da plataforma 04 Instruções de montagem 08 Informações de segurança 12 INTRODUÇÃO O ANDAIME SUSPENSO ELÉTRICO JIRAU é recomendado para trabalhos em altura

Leia mais

Eberhardt Comércio e Assist. Técnica. Ltda.

Eberhardt Comércio e Assist. Técnica. Ltda. Rua das Cerejeiras, 80 Ressacada CEP 88307-330 Itajaí SC Fone/Fax: (47) 3349 6850 Email: vendas@ecr-sc.com.br Guia de instalação, operação e manutenção do sistema de monitoramento de poços ECR. Cuidados

Leia mais

FAPERJ & PIUES/PUC-Rio FÍSICA E MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO APLICADAS A SISTEMAS DE ENGENHARIA

FAPERJ & PIUES/PUC-Rio FÍSICA E MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO APLICADAS A SISTEMAS DE ENGENHARIA FAPERJ & PIUES/PUC-Rio FÍSICA E MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO APLICADAS A SISTEMAS DE ENGENHARIA 1) INTRODUÇÃO Rio de Janeiro, 05 de Maio de 2015. A equipe desenvolvedora deste projeto conta com: - Prof.

Leia mais

Tipos de Poços. escavação..

Tipos de Poços. escavação.. O que é um poço Tubular Chamamos de poço toda perfuração através da qual obtemos água de um aqüífero e há muitas formas de classificá-los. Usaremos aqui uma classificação baseada em sua profundidade e

Leia mais

O modelo da foto pode conter equipamentos opcionais.

O modelo da foto pode conter equipamentos opcionais. Contate o seu concessionário Hyundai para mais informações. O equipamento apresentado pode variar de acordo com normas internacionais. Todas as medidas em libras e polegadas estão arredondadas. Novo Conceito

Leia mais

Redução do consumo de energia em motores elétrico. Redução do consumo de energia em motores elétricos

Redução do consumo de energia em motores elétrico. Redução do consumo de energia em motores elétricos Redução do consumo de energia em motores elétricos Estudos indicam que 50% de todas as máquinas quebram por desalinhamento. Algumas pesquisas indicam que mais de 90% das máquinas funcionam fora das tolerâncias

Leia mais

Mantendo você conectado

Mantendo você conectado Mantendo você conectado Telecomunicações Mantendo você conectado 1 A FG Wilson tem atendido as necessidades do setor de telecomunicações nos últimos 47 anos com nossos grupos geradores a diesel e a gás.

Leia mais

Detector de Vazamento CPS- LS790B

Detector de Vazamento CPS- LS790B Detector de Vazamento CPS- LS790B I. Descrição Geral O LS790B é um detector de vazamento de refrigerante totalmente automático e controlado por microprocessador, capaz de localizar vazamentos extremamente

Leia mais

2.2. Antes de iniciar uma perfuração examine se não há instalações elétricas e hidráulicas embutidas ou fontes inflamáveis.

2.2. Antes de iniciar uma perfuração examine se não há instalações elétricas e hidráulicas embutidas ou fontes inflamáveis. 1. Normas de segurança: Aviso! Quando utilizar ferramentas leia atentamente as instruções de segurança. 2. Instruções de segurança: 2.1. Aterramento: Aviso! Verifique se a tomada de força à ser utilizada

Leia mais

Manual de Instruções. Poços de Proteção. Exemplos

Manual de Instruções. Poços de Proteção. Exemplos Manual de Instruções oços de roteção Exemplos Manual de Instruções de oços de roteção ágina 3-11 2 Índice Índice 1. Instruções de segurança 4 2. Descrição 4 3. Condições de instalação e instalação 5 4.

Leia mais

UM A M ARC A DO GRUPO ESPIRODUTOS

UM A M ARC A DO GRUPO ESPIRODUTOS VENTILADORES AXIAL UM A M ARC A DO GRUPO ESPIRODUTOS DESCRIÇÃO E NOMENCLATURA DE VENTILADORES AXIAL Diâmetro Fabricação Aspiração Rotor Empresa Ex: EAFN 500 Diâmetro da seleção Tipo de Fabricação G = Gabinete

Leia mais

Principais funções de movimento em analisadores médicos.

Principais funções de movimento em analisadores médicos. Movimento em analisadores médicos Menor, mais rápido, mais forte. Como os motores em miniatura estão ajudando os equipamentos de diagnóstico a avançar. Os diagnósticos médicos fazem parte da vida cotidiana

Leia mais

PC Prof. Del Gomes. Petrocenter

PC Prof. Del Gomes. Petrocenter Sistema de Movimentação de Cargas SWIVEL elemento que liga as partes girantes às fixas, permitindo livre rotação da coluna; por um tubo na sua lateral (gooseneck) permite a injeção de fluido no interior

Leia mais

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EM SISTEMAS E INSTALAÇÕES

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EM SISTEMAS E INSTALAÇÕES EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EM SISTEMAS E INSTALAÇÕES PROF. RAMÓN SILVA Engenharia de Energia Dourados MS - 2013 2 Áreas de oportunidade para melhorar a eficiência na distribuição de frio Isolamento das tubulações

Leia mais

Comandos Eletro-eletrônicos SENSORES

Comandos Eletro-eletrônicos SENSORES Comandos Eletro-eletrônicos SENSORES Prof. Roberto Leal Sensores Dispositivo capaz de detectar sinais ou de receber estímulos de natureza física (tais como calor, pressão, vibração, velocidade, etc.),

Leia mais

Teste de interruptores CBT-8000. www.amperis.com. 27003 Agricultura,34 +T [+34] 982 20 99 20 F [+34] 982 20 99 11 info@amperis.com www.amperis.

Teste de interruptores CBT-8000. www.amperis.com. 27003 Agricultura,34 +T [+34] 982 20 99 20 F [+34] 982 20 99 11 info@amperis.com www.amperis. Teste de interruptores CBT-8000 www.amperis.com O CBT-8000 é um analisador de disjuntor de EHV de baixo custo, autônomo e acionado por micro-processador da quinta geração da Amperis. Este analisador de

Leia mais

Manual de Instruções. C o n t r o l a d o r D i f e r e n c i a l T e m p o r i z a d o. Rev. C

Manual de Instruções. C o n t r o l a d o r D i f e r e n c i a l T e m p o r i z a d o. Rev. C Manual de Instruções C o n t r o l a d o r D i f e r e n c i a l T e m p o r i z a d o Rev. C 1. Descrição Índice 1.Descrição...pág 1 2.Dados Técnicos...pág 3 3.Instalação...pág 4 4.Ajuste e Operação...pág

Leia mais

Arquitetura das Unidades de Controle Eletrônico

Arquitetura das Unidades de Controle Eletrônico Arquitetura das Unidades de Controle Eletrônico Antes que a unidade eletrônica de controle (Electronic Control Unit ECU) atue de forma precisa no motor, a ECU deve estimar com a maior de precisão possível

Leia mais

Completação. Prof. Delmárcio Gomes

Completação. Prof. Delmárcio Gomes Completação Prof. Delmárcio Gomes Ao final desse capítulo, o treinando poderá: Explicar o conceito de completação; Diferenciar os tipos de completação; Identificar as etapas de uma intervenção de completação;

Leia mais

BI 1-7. Sistemas de aceleração (testes de disparo)

BI 1-7. Sistemas de aceleração (testes de disparo) Testes de aceleração de componentes rotativos até seu ponto de explosão Cobertura de proteção a prova de explosão de alto grau de proteção Acionamento através de motor de corrente contínua com frenagem

Leia mais

SÃO LEOPOLDO - RS SEMINÁRIO TÉCNICO DE AUTOMAÇÃO PARA SISTEMAS DE ÁGUA E ESGOTO AUTOMAÇÃO PARA SISTEMAS DE ÁGUA E ESGOTO

SÃO LEOPOLDO - RS SEMINÁRIO TÉCNICO DE AUTOMAÇÃO PARA SISTEMAS DE ÁGUA E ESGOTO AUTOMAÇÃO PARA SISTEMAS DE ÁGUA E ESGOTO 01 DEZEMBRO 2005 SÃO LEOPOLDO - RS SEMINÁRIO TÉCNICO DE AUTOMAÇÃO PARA SISTEMAS DE ÁGUA E ESGOTO AUTOMAÇÃO PARA SISTEMAS DE ÁGUA E ESGOTO SCAI Automação Ltda. INSTRUMENTAÇÃO NÍVEL PRESSÃO VAZÃO GRANDEZAS

Leia mais

Reabilitação, manutenção e eficiência Poços

Reabilitação, manutenção e eficiência Poços CONSULTORÍA DE INGENIERÍA PARA SOLUCIONES INTEGRADAS Reabilitação, manutenção e eficiência Poços Reabilitação, manutenção e eficiência Reabilitação de poços Ações imediatas, funcionamento ótimo Investimento

Leia mais

BOMBA DE VÁCUO MANUAL DE OPERAÇÃO MODELOS. VP-50D (1,8cfm) VP-140D ( 5cfm) VP-200D (7cfm) VP-340D (12cfm) I COMPONENTES

BOMBA DE VÁCUO MANUAL DE OPERAÇÃO MODELOS. VP-50D (1,8cfm) VP-140D ( 5cfm) VP-200D (7cfm) VP-340D (12cfm) I COMPONENTES BOMBA DE VÁCUO MANUAL DE OPERAÇÃO MODELOS VP-50D (1,8cfm) VP-140D ( 5cfm) VP-200D (7cfm) VP-340D (12cfm) I COMPONENTES II -MANUAL DE OPERAÇÃO 1 Leia atentamente antes de utilizar a bomba de Vácuo Todos

Leia mais

0800 709 8000 - www.brasifmaquinas.com.br. Distribuidor exclusivo: Distrito Federal. Espírito Santo. Goiás. Minas Gerais. Paraná

0800 709 8000 - www.brasifmaquinas.com.br. Distribuidor exclusivo: Distrito Federal. Espírito Santo. Goiás. Minas Gerais. Paraná 0800 709 8000 - www.brasifmaquinas.com.br Distribuidor exclusivo: Distrito Federal. Espírito Santo. Goiás. Minas Gerais. Paraná Santa Catarina. São Paulo. Rio Grande do Sul. Tocantins ÍNDICE Confiança

Leia mais

Automação Hidráulica

Automação Hidráulica Automação Hidráulica Definição de Sistema hidráulico Conjunto de elementos físicos associados que, utilizando um fluido como meio de transferência de energia, permite a transmissão e o controle de força

Leia mais

APLICATIVOS GM BOSCH MOTRONIC M1.5.4 P

APLICATIVOS GM BOSCH MOTRONIC M1.5.4 P CAPITULO 64 APLICATIVOS GM BOSCH MOTRONIC M1.5.4 P VECTRA 2.0-8V - 97 VECTRA 2.0-16V - 97 KADETT 2.0-97 S10 2.2 VECTRA 2.2 COMO FUNCIONA O SISTEMA. Este sistema de injeção eletrônica é um sistema digital

Leia mais

LUPATECH S.A Unidade Metalúrgica Ipê

LUPATECH S.A Unidade Metalúrgica Ipê CAVITAÇÃO 1. Descrição: Para melhor entendimeto iremos descrever o fenomeno Cavitação Cavitação é o nome que se dá ao fenômeno de vaporização de um líquido pela redução da pressão, durante seu movimento.

Leia mais

Sistema de Proporcionamento Bomba dosadora de LGE Fire Dos

Sistema de Proporcionamento Bomba dosadora de LGE Fire Dos Sistema de Proporcionamento Bomba dosadora de LGE Fire Dos Descrição A bomba dosadora de LGE FIRE DOS é o mais versátil sistema de proporcionamento existente no mercado. Este revolucionário sistema de

Leia mais

Refrigerador Frost Free

Refrigerador Frost Free GUIA RÁPIDO Comece por aqui Se você quer tirar o máximo proveito da tecnologia contida neste produto, leia o Guia Rápido por completo. Refrigerador Frost Free Frost Free Seu refrigerador usa o sistema

Leia mais

Motores em miniatura proporcionam um grande desempenho para analisadores médicos

Motores em miniatura proporcionam um grande desempenho para analisadores médicos thinkmotion Motores em miniatura proporcionam um grande desempenho para analisadores médicos Os analisadores médicos são elementos fundamentais do setor de diagnósticos médicos. São ferramentas versáteis

Leia mais

Empilhadoras Elétricas IXION SPE125/SPE160. Controle Sensi-lift

Empilhadoras Elétricas IXION SPE125/SPE160. Controle Sensi-lift Empilhadoras Elétricas Os empilhadores com braços de suporte oferecem uma solução efetiva e econômica para todos os tipos de armazém grandes ou pequenos. A BT oferece o grupo mais completo de empilhadores

Leia mais

Mancais. TECNÓLOGO EM MECATRÔNICA Elementos de Máquinas. Professor: André Kühl andre.kuhl@ifsc.edu.br

Mancais. TECNÓLOGO EM MECATRÔNICA Elementos de Máquinas. Professor: André Kühl andre.kuhl@ifsc.edu.br Mancais TECNÓLOGO EM MECATRÔNICA Elementos de Máquinas Professor: André Kühl andre.kuhl@ifsc.edu.br Introdução à Mancais O mancal pode ser definido como suporte ou guia em que se apóia o eixo; No ponto

Leia mais

Bancada de Testes Hidrostáticos e Pneumáticos

Bancada de Testes Hidrostáticos e Pneumáticos Bancada de Testes Hidrostáticos e Pneumáticos 1 Concepção O que é a bancada de testes da Valeq? Esta bancada foi desenvolvia com a intenção de agilizar os testes de campo e de bancada que envolvem pressão.

Leia mais

GERENCIAMENTO DE IRRIGAÇÃO VIA WEB

GERENCIAMENTO DE IRRIGAÇÃO VIA WEB FIELDNET GERENCIAMENTO DE IRRIGAÇÃO VIA WEB NOV O! BASEADO NA WEB APLICATIVOS DE CELULAR COMANDO DE BOMBA FIELDNET PRO LND_0019_14_catalogo_fieldnet_215,9x279,4mm.indd 1 Se for remotamente possível, o

Leia mais

CATÁLOGO DO TRANSMISSOR GRAVIMÉTRICO DE DENSIDADE UNIPROIV DG-420

CATÁLOGO DO TRANSMISSOR GRAVIMÉTRICO DE DENSIDADE UNIPROIV DG-420 CATÁLOGO DO TRANSMISSOR GRAVIMÉTRICO DE DENSIDADE UNIPROIV DG-420 Catálogo do Transmissor Gravimétrico de Densidade DG-420 Pág. 1 TRANSMISSOR UNIPRO IV ESPECIFICAÇÕES Alimentação: Alimentação universal

Leia mais

MÁQUINAS AGRÍCOLAS PROF. ELISEU FIGUEIREDO NETO

MÁQUINAS AGRÍCOLAS PROF. ELISEU FIGUEIREDO NETO MÁQUINAS AGRÍCOLAS PROF. ELISEU FIGUEIREDO NETO COLHEITA NA AUSTRALIA Hoje nós temos que preocupar não só em aprimorar as MÁQUINAS, mas também os OPERADORES que com elas trabalham. PARTES CONSTITUINTES

Leia mais

JATEAMENTO - INTRODUÇÃO APLICAÇÃO

JATEAMENTO - INTRODUÇÃO APLICAÇÃO www.sinto.com.br JATEAMENTO - INTRODUÇÃO APLICAÇÃO O Jateamento com abrasivo é um método de trabalho a frio que consiste no arremesso de partículas contra uma determinada superfície, a elevadas velocidades,

Leia mais

Teste Hidrostático. Projeto de Dutos

Teste Hidrostático. Projeto de Dutos Teste hidrostático Definição (NBR 12712) Teste (ensaio) de pressão com água, que demonstra que um tubo ou um sistema de tubulação possui resistência mecânica compatível com suas especificações ou suas

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO. Calibrador Eletrônico de Pneus Arfox Júnior. Rev.0

MANUAL DO USUÁRIO. Calibrador Eletrônico de Pneus Arfox Júnior. Rev.0 MANUAL DO USUÁRIO RUA DO POMAR, 95/97 - VILA DAS MERCÊS 04162-080 SÃO PAULO - SP FONE/FAX: (011) 2165-1221 Site: www.control-liq.com.br - e-mail: atendimento@control-liq.com.br Calibrador Eletrônico de

Leia mais

BOLETIM DE GARANTIA. (N o 05 / 2013) LED do TIMER pisca frequência de 1Hz / segundo. LED do TIMER pisca freqüência de 1Hz / segundo.

BOLETIM DE GARANTIA. (N o 05 / 2013) LED do TIMER pisca frequência de 1Hz / segundo. LED do TIMER pisca freqüência de 1Hz / segundo. BOLETIM DE GARANTIA (N o 05 / 2013) Código de erro do Cassete e Piso-Teto No. TIPO DESCRIÇÃO Flash Blink Código Nota 1 Falha 2 Falha 3 Falha 4 Falha 5 Falha 6 Falha Placa acusa erro no sensor de temperatura

Leia mais

Manual de Instruções e Lista de Peças. Máquina de Costura Industrial Galoneira BC 500-01 CB

Manual de Instruções e Lista de Peças. Máquina de Costura Industrial Galoneira BC 500-01 CB Manual de Instruções e Lista de Peças Máquina de Costura Industrial Galoneira BC 500-01 CB ÍNDICE DETALHES TÉCNICOS, INSTRUÇÕES DE SEGURANÇA... 01 MONTAGEM MOTOR E ROTAÇÃO DA MÁQUINA... 02 LUBRIFICAÇÃO...

Leia mais

OBJETIVOS: CARGA HORÁRIA MÍNIMA CRONOGRAMA:

OBJETIVOS: CARGA HORÁRIA MÍNIMA CRONOGRAMA: ESTUDO DIRIGIDO COMPONENTE CURRICULAR: Controle de Processos e Instrumentação PROFESSOR: Dorival Rosa Brito ESTUDO DIRIGIDO: Métodos de Determinação de Parâmetros de Processos APRESENTAÇÃO: O rápido desenvolvimento

Leia mais

MANUAL DRIVE PARA MOTOR DE PASSO MODELO AKDMP5-5.0A

MANUAL DRIVE PARA MOTOR DE PASSO MODELO AKDMP5-5.0A MANUAL DRIVE PARA MOTOR DE PASSO MODELO AKDMP5-5.0A V01R12 Atenção: - Leia cuidadosamente este manual antes de ligar o Driver. - A Akiyama Tecnologia se reserva no direito de fazer alterações sem aviso

Leia mais

IW10. Rev.: 02. Especificações Técnicas

IW10. Rev.: 02. Especificações Técnicas IW10 Rev.: 02 Especificações Técnicas Sumário 1. INTRODUÇÃO... 1 2. COMPOSIÇÃO DO IW10... 2 2.1 Placa Principal... 2 2.2 Módulos de Sensores... 5 3. APLICAÇÕES... 6 3.1 Monitoramento Local... 7 3.2 Monitoramento

Leia mais

Introdução. Criar um sistema capaz de interagir com o ambiente. Um transdutor é um componente que transforma um tipo de energia em outro.

Introdução. Criar um sistema capaz de interagir com o ambiente. Um transdutor é um componente que transforma um tipo de energia em outro. SENSORES Introdução Criar um sistema capaz de interagir com o ambiente. Num circuito eletrônico o sensor é o componente que sente diretamente alguma característica física do meio em que esta inserido,

Leia mais

RET Relatório Técnico de Encerramento Título do Teste TESTE DE HIDROVARIADOR DE VELOCIDADE HENFEL MODELO HFPM2500

RET Relatório Técnico de Encerramento Título do Teste TESTE DE HIDROVARIADOR DE VELOCIDADE HENFEL MODELO HFPM2500 RET Relatório Técnico de Encerramento Título do Teste TESTE DE HIDROVARIADOR DE VELOCIDADE HENFEL MODELO HFPM2500 APLICADO EM ACIONAMENTO DE TRANSPORTADORES DE CORREIA TMPM SÃO LUÍS - MA SAT 1260 Localidade,

Leia mais

A fórmula que faz esta correção é o Nm³/h ou SCFM, que é dada pelos seguintes fatores:

A fórmula que faz esta correção é o Nm³/h ou SCFM, que é dada pelos seguintes fatores: Ar comprimido. O ar comprimido em muitas empresas é a energia que move a maioria dos equipamentos, pois o consumo de energia elétrica necessária para mover individualmente cada um dos equipamentos, se

Leia mais

Teoria Princípio do Capacitor

Teoria Princípio do Capacitor Teoria Princípio do Capacitor Um capacitor consiste de dois pratos eletrodos isolados de cada lado por um dielétrico médio. As características de um capacitor são dependentes da capacitância e da tensão.

Leia mais

WWW.RENOVAVEIS.TECNOPT.COM

WWW.RENOVAVEIS.TECNOPT.COM Como funciona um aerogerador Componentes de um aerogerador Gôndola:contém os componentes chaves do aerogerador. Pás do rotor:captura o vento e transmite sua potência até o cubo que está acoplado ao eixo

Leia mais

Especificação técnica de Videodetecção ECD/DAI

Especificação técnica de Videodetecção ECD/DAI Especificação técnica de Videodetecção ECD/DAI 1. Esta Especificação destina se a orientar as linhas gerais para o fornecimento de equipamentos. Devido às especificidades de cada central e de cada aplicação,

Leia mais

SISTEMA HIDRÁULICO. Cilindros hidráulicos Válvulas direcionais Bombas Filtros Reservatórios Circuitos hidráulicos básicos CILINDROS HIDRÁULICOS

SISTEMA HIDRÁULICO. Cilindros hidráulicos Válvulas direcionais Bombas Filtros Reservatórios Circuitos hidráulicos básicos CILINDROS HIDRÁULICOS SISTEMA HIDRÁULICO A unidade hidráulica é destinada ao acionamento dos pistões de aperto do abafador à base, composta de duas bombas (sendo uma de reserva), e dos respectivos acessórios de supervisão,

Leia mais

Sua indústria. Seu show. Seu Futuro

Sua indústria. Seu show. Seu Futuro Sua indústria. Seu show. Seu Futuro Usinagem 5-Eixos para Moldes Sandro, Vero Software Vero Software está no topo do relatório de fornecedores de CAM da CIMData 2014 Com maior Market Share, crescimento

Leia mais

Gas-Lift - Vantagens

Gas-Lift - Vantagens Gas-Lift - Vantagens Método relativamente simples para operar O equipamento necessário é relativamente barato e é flexível Podem ser produzidos baixos ou altos volumes É efetivo sob condições adversas

Leia mais

Material de Apoio INJEÇÃO ELETRÔNICA DE COMBUSTÍVEL BOSCH. Programa Especial - Injeção Eletrônica LE-Jetronic

Material de Apoio INJEÇÃO ELETRÔNICA DE COMBUSTÍVEL BOSCH. Programa Especial - Injeção Eletrônica LE-Jetronic INJEÇÃO ELETRÔNICA DE COMBUSTÍVEL BOSCH A necessidade de se reduzir o consumo de combustível dos automóveis, bem como de se manter a emissão de poluentes pelos gases de escape dentro de limites, colocou

Leia mais

sapatas de 500mm sapatas de 600mm sapatas de 700mm sapatas de 800mm

sapatas de 500mm sapatas de 600mm sapatas de 700mm sapatas de 800mm sapatas de 500mm sapatas de 600mm sapatas de 700mm sapatas de 800mm Válvula de controle combinados a Válvula de Alívio Lança/Braço/ Freio hidrostático, Redução planetária. 12.9rpm. Grande diâmetro Acionado

Leia mais

CAPRECY Conheça o equipamento italiano que combina o hidrojato sugador com um sistema de reciclagem contínuo de água.

CAPRECY Conheça o equipamento italiano que combina o hidrojato sugador com um sistema de reciclagem contínuo de água. CAPRECY Conheça o equipamento italiano que combina o hidrojato sugador com um sistema de reciclagem contínuo de água. Com CAPRECY, a economia é tão clara quanto a água. São Paulo 2 A NOVITÀ importa e distribui

Leia mais

Controller. D e s c r i ç ã o G e r a l. C a r a c t e r í s t i c a s e B e n e f í c i o s

Controller. D e s c r i ç ã o G e r a l. C a r a c t e r í s t i c a s e B e n e f í c i o s Controller Vibraswitch Monitor Eletrônico VIBRASWITCH 563A D e s c r i ç ã o G e r a l O modelo Robertshaw 563A Vibraswitch Monitor Eletrônico é um microprocessador de sistema de controle baseado em supervisão

Leia mais

A PERFEIÇÃO ESTÁ NOS DETALHES

A PERFEIÇÃO ESTÁ NOS DETALHES A PERFEIÇÃO ESTÁ NOS DETALHES VecTOR atinge excelência operacional. Com 30 anos de experiência e inovação contínua em corte automatizado, a Lectra segue na liderança com a nova geração VecTOR, reunindo

Leia mais

Petróleo e Meio Ambiente

Petróleo e Meio Ambiente Instituto Superior de Tecnologia de Paracambi Petróleo e Meio Ambiente Curso:Tecnólogo em Gestão Ambiental Professora: Raquel Simas Pereira Maio de 2012 Completação Objetivo da Completação Deixar o poço

Leia mais

ELIPSE E3 REDUZ AS DESPESAS DA COGERH COM MANUTENÇÃO E CONSUMO DE ÁGUA

ELIPSE E3 REDUZ AS DESPESAS DA COGERH COM MANUTENÇÃO E CONSUMO DE ÁGUA ELIPSE E3 REDUZ AS DESPESAS DA COGERH COM MANUTENÇÃO E CONSUMO DE ÁGUA Controle disponibilizado pela solução da Elipse Software contribuiu para que a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos - COGERH

Leia mais

PRINCIPAIS DEFICIÊNCIAS EM CIRCUITOS HIDRÁULICOS QUE OCASIONAM FALHAS EM BOMBAS HIDRÁULICAS

PRINCIPAIS DEFICIÊNCIAS EM CIRCUITOS HIDRÁULICOS QUE OCASIONAM FALHAS EM BOMBAS HIDRÁULICAS INFORMATIVO TÉCNICO N 019/09 INFORMATIVO TÉCNICO PRINCIPAIS DEFICIÊNCIAS EM CIRCUITOS HIDRÁULICOS QUE OCASIONAM FALHAS EM BOMBAS HIDRÁULICAS 1/21 INFORMATIVO TÉCNICO N 019/09 O PRINCIPAL COMPONENTE DE

Leia mais

GUINDASTE SOBRE CAMINHÃO STC1300. Capacidade de Elevação 130t

GUINDASTE SOBRE CAMINHÃO STC1300. Capacidade de Elevação 130t GUINDASTE SOBRE CAMINHÃO STC1300 Capacidade de Elevação 130t PÁGINA 01 GUINDASTE SOBRE CAMINHÃO STC1300 Comprimento da extensão total da lança principal de 60m, perfil U, placa de aço WELDOX de alta resistência.

Leia mais

Megôhmetro Digital de 12kV

Megôhmetro Digital de 12kV Megôhmetro Digital de 12kV Funções: Maior flexibilidade para testar máquinas de alta tensão, se comparado aos instrumentos comuns com tensão de medição de 5/10kV. A alta corrente de curto aumenta a velocidade

Leia mais

Instrumentação Industrial. Fundamentos de Instrumentação Industrial: Conceitos Básicos e Definições

Instrumentação Industrial. Fundamentos de Instrumentação Industrial: Conceitos Básicos e Definições Instrumentação Industrial Fundamentos de Instrumentação Industrial: Conceitos Básicos e Definições Instrumentação Industrial De acordo com a organização norte-americana Instrument Society of America -

Leia mais

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE SÃO PAULO CEFET-SP. Instrumentação Industrial - ITI Medição de Pressão. Força por unidade de área F A.

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE SÃO PAULO CEFET-SP. Instrumentação Industrial - ITI Medição de Pressão. Força por unidade de área F A. CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE SÃO PAULO CEFET-SP Instrumentação Industrial - ITI Medição de Pressão Definição - I Força por unidade de área p = Força (F) grandeza vetorial Área (A) grandeza

Leia mais

Linha. Booster. Soluções em Bombeamento

Linha. Booster. Soluções em Bombeamento Linha Booster Booster ESTAÇÃO PRESSURIZADORA TIPO BOOSTER MOVÉL As Estações Pressurizadoras IMBIL do tipo Booster Móvel são utilizadas nos segmentos de Saneamento, Empresas Estaduais, Municipais, SAAEs,

Leia mais

CM 60. Manual de Instruções. CHAVE DE FLUXO Conexões de Rosca DN 1/2, 3/4, 1, 1.1/4, 1.1/2 e 2 TECNOFLUID

CM 60. Manual de Instruções. CHAVE DE FLUXO Conexões de Rosca DN 1/2, 3/4, 1, 1.1/4, 1.1/2 e 2 TECNOFLUID Português CM 60 CHAVE DE FLUXO Conexões de Rosca DN 1/2, 3/4, 1, 1.1/4, 1.1/2 e 2 Manual de Instruções Leia este manual atentamente antes de iniciar a operação do seu aparelho. Guarde-o para futuras consultas.

Leia mais

HTS ELEVADORES IND. E COM. LTDA.

HTS ELEVADORES IND. E COM. LTDA. HTS ELEVADORES IND. E COM. LTDA. ELEVADORES DE OBRA ELEVADOR DE OBRA ELEVADOR DE OBRA Controle automático digital Eficiência de consumo: quando o a velocidade ou carga está abaixo da condição de regime

Leia mais

Detector de Vazamentos de Líquido Refrigerante Modelo RD300

Detector de Vazamentos de Líquido Refrigerante Modelo RD300 Guia do Usuário Detector de Vazamentos de Líquido Refrigerante Modelo RD300 Segurança Por favor, leia as seguintes informações de segurança cuidadosamente, antes de tentar operar ou realizar serviços de

Leia mais

OBJETIVOS: Mostrar o comportamento das correntes de ar e pressão através do gerador de fluxo de ar.

OBJETIVOS: Mostrar o comportamento das correntes de ar e pressão através do gerador de fluxo de ar. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ UF PI CENTRO DE CIÊNCIAS DANATUREZA CCN DEPARTAMENTO DE FÍSICA DISCIPLINA: FÍSICA EXPERIMENTAL II PROF. : JEREMIAS ARAÚJO Prática V: APLICAÇÕES DA EQUAÇÃO DE BERNOULLI OBJETIVOS:

Leia mais

Sistema de Tensionamento de Correias SKF. A forma da SKF apoiar a transmissão Fácil Rápido Repetitivo

Sistema de Tensionamento de Correias SKF. A forma da SKF apoiar a transmissão Fácil Rápido Repetitivo Sistema de Tensionamento de Correias SKF A forma da SKF apoiar a transmissão Fácil Rápido Repetitivo Sistema de Tensionamento de Correias SKF Uma solução inovadora para as transmissões por correias É sabido

Leia mais

KA-039 Equipamento de Limpeza e Teste de Injetores com teste de motor de passo, atuadores bosch 2, 3 e 4 fios e atuador zetec

KA-039 Equipamento de Limpeza e Teste de Injetores com teste de motor de passo, atuadores bosch 2, 3 e 4 fios e atuador zetec KA-039 Equipamento de Limpeza e Teste de Injetores com teste de motor de passo, atuadores bosch 2, 3 e 4 fios e atuador zetec 1 Kitest Equipamentos Automotivos Ltda. KA-039 Máquina de limpeza e teste de

Leia mais

Medidor Multi 340i (WTW)

Medidor Multi 340i (WTW) Medidor Multi 340i (WTW) 1 - Características do Medidor O medidor possui duas entradas para sensores, uma para ph ou ORP e outra para OD ou Cond (Condutividade). 1 Eletrodo de OD ou de condutividade 2

Leia mais

Manual de Instruções. C o n t r o l a d o r D i f e r e n c i a l para P i s c i n a. Rev. B

Manual de Instruções. C o n t r o l a d o r D i f e r e n c i a l para P i s c i n a. Rev. B Manual de Instruções C o n t r o l a d o r D i f e r e n c i a l para P i s c i n a Rev. B 1. Descrição Índice 1.Descrição... pág 1 2.Dados Técnicos... pág 2 3.Instalação... pág 3 4.Ajuste e Operação...

Leia mais

BOLETIM 222.1 Fevereiro de 2002. Bombas Goulds Modelos 5150/VJC cantiléver verticais de sucção inferior. Goulds Pumps

BOLETIM 222.1 Fevereiro de 2002. Bombas Goulds Modelos 5150/VJC cantiléver verticais de sucção inferior. Goulds Pumps BOLETIM 222.1 Fevereiro de 2002 Bombas Goulds Modelos 5150/VJC cantiléver verticais de sucção inferior Goulds Pumps Goulds Modelos 5150/VJC Bombas cantiléver verticais Projetadas para lidar com lamas corrosivas

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES

MANUAL DE INSTRUÇÕES MANUAL DE INSTRUÇÕES ASPIRADOR DE PÓ 800 W COM CABO TELESCÓPICO Equipamento somente para uso doméstico. Obrigado por escolher um produto com a marca Tramontina. Por favor, leia o Manual de Instruções por

Leia mais

FORMATO DA REDE. Basicamente existem dois formatos de rede: aberto ou em circuito fechado (anel). Formato Aberto: Formato Fechado:

FORMATO DA REDE. Basicamente existem dois formatos de rede: aberto ou em circuito fechado (anel). Formato Aberto: Formato Fechado: FORMATO DA REDE Basicamente existem dois formatos de rede: aberto ou em circuito fechado (anel). Formato Aberto: Quando não justifica fazer um anel, pode-se levar uma rede única que alimente os pontos

Leia mais

ENGENHARIA DE PERFURAÇÃO E COMPLETAÇÃO EM POÇOS DE PETRÓLEO

ENGENHARIA DE PERFURAÇÃO E COMPLETAÇÃO EM POÇOS DE PETRÓLEO ENGENHARIA DE PERFURAÇÃO E COMPLETAÇÃO EM POÇOS DE PETRÓLEO Renato Brandão Mansano Eng. de Petróleo PETROBRAS/UN-ES/ATP-JUB-CHT/IP ENGENHARIA DE PERFURAÇÃO E COMPLETAÇÃO DE POÇOS -Histórico; - Sistemas

Leia mais

Todos os dados de medição. Sempre disponíveis. Em qualquer dispositivo.

Todos os dados de medição. Sempre disponíveis. Em qualquer dispositivo. Análise e relatórios Camara este 14.09.2014 até 16.09.2014 Apresentação gráfica 14/09/2014 15/09/2014 16/09/2014 Data logger 1 ( C) Data logger 2 ( C) Data logger 3 ( C) Apresentação em tabela Alarmes

Leia mais

Agilent U1701B Medidor portátil de capacitância com exibição dupla Guia de início rápido

Agilent U1701B Medidor portátil de capacitância com exibição dupla Guia de início rápido Agilent U1701B Medidor portátil de capacitância com exibição dupla Guia de início rápido Os itens a seguir fazem parte do medidor de capacitância: Fios da garra jacaré Guia de início rápido impresso Bateria

Leia mais

Seleção Dimensionamento de Hidrômetros

Seleção Dimensionamento de Hidrômetros Seleção Dimensionamento de Hidrômetros 4 O hidrômetro é um equipamento destinado a indicar e totalizar continuamente o volume de água que o atravessa. Normalmente a preocupação na operação da micromedição

Leia mais

Universidade Paulista Unip

Universidade Paulista Unip Elementos de Produção de Ar Comprimido Compressores Definição Universidade Paulista Unip Compressores são máquinas destinadas a elevar a pressão de um certo volume de ar, admitido nas condições atmosféricas,

Leia mais

Jáder Bezerra Xavier (1) Pedro Paulo Leite Alvarez (2) Alex Murteira Célem (3)

Jáder Bezerra Xavier (1) Pedro Paulo Leite Alvarez (2) Alex Murteira Célem (3) DISPOSITIVO QUE PERMITE SOLDAGEM EM TUBULAÇÕES INDUSTRIAIS CONTAMINADAS COM FLUIDOS INFLAMÁVEIS, SEM O PROCESSO DE INERTIZAÇÃO CONVENCIONAL INERT INFLA Pedro Paulo Leite Alvarez (2) Alex Murteira Célem

Leia mais

Manual PORTA PLACAS. Rev 00-12/07/2012 pág - 1 de 21

Manual PORTA PLACAS. Rev 00-12/07/2012 pág - 1 de 21 Rev 00-12/07/2012 pág - 1 de 21 Manual PORTA PLACAS Rev 00-12/07/2012 pág - 2 de 21 Índice CERTIFICADO ISO 9001:2008 DESENHO DE OPERAÇÃO MANUAL DE OPERAÇÃO DESENHO DE CONJUNTO TABELAS DIMENSIONAIS Histórico

Leia mais

Manômetros de Pressão Diferencial

Manômetros de Pressão Diferencial GUIA DO USUÁRIO Manômetros de Pressão Diferencial Modelo PS101, PS106 e PS115 Introdução Parabéns pela compra do Manômetro de Pressão Diferencial Extech SO Série 100. Estes manômetros medem a pressão aferida

Leia mais

Válvula de Fluxo Anular. 1º Encontro Técnico da Baixada Santista

Válvula de Fluxo Anular. 1º Encontro Técnico da Baixada Santista Válvula de Fluxo Anular 1º Encontro Técnico da Baixada Santista André Marques Produtos Tradicionais - SGC aplicados a Controle de Perdas Peças de Manutenção Válvulas de Controle Tubos e Conexões e Intervenção

Leia mais

Instruções de Instalação do Rack

Instruções de Instalação do Rack Instruções de Instalação do Rack Revise a documentação fornecida com o gabinete do rack para obter informações de segurança e cabeamento. Antes de instalar o servidor em um gabinete do rack, revise as

Leia mais

MANUAL. - Leia cuidadosamente este manual antes de ligar o Driver. - A Neoyama Automação se reserva no direito de fazer alterações sem aviso prévio.

MANUAL. - Leia cuidadosamente este manual antes de ligar o Driver. - A Neoyama Automação se reserva no direito de fazer alterações sem aviso prévio. 1 P/N: AKDMP16-4.2A DRIVER PARA MOTOR DE PASSO MANUAL ATENÇÃO: - Leia cuidadosamente este manual antes de ligar o Driver. - A Neoyama Automação se reserva no direito de fazer alterações sem aviso prévio.

Leia mais

LINHA VOLT/X-POWER. Catalogo Produto 600 700 1200 1400VA. Engetron Engenharia Eletrônica Ind. e Com. Ltda

LINHA VOLT/X-POWER. Catalogo Produto 600 700 1200 1400VA. Engetron Engenharia Eletrônica Ind. e Com. Ltda Catalogo Produto LINHA VOLT/X-POWER 600 700 1200 1400VA Engetron Engenharia Eletrônica Ind. e Com. Ltda Atendimento ao consumidor: (31) 3359-5800 Web: www.engetron.com.br As informações contidas neste

Leia mais