1 Estudante. Universidade Federal do Piauí UFPI.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "1 Estudante. Universidade Federal do Piauí UFPI."

Transcrição

1 OS CONSELHOS GESTORES DE POLÍTICAS PÚBLICAS: espaços sócio-ocupacionais de atuação dos assistentes sociais e instâncias públicas de controle democrático Juciara de Lima Linhares Cunha 1 Resumo Esse artigo traz uma reflexão teórica acerca do contexto em que se deu a expansão dos conselhos gestores de políticas públicas no Brasil, mais precisamente no período de Apresenta também um panorama geral da realidade dos assistentes sociais que atuam nesses conselhos, uma vez que esses se constituem em importantes espaços sócioocupacionais do profissional de Serviço Social. Os dados divulgados têm como suporte uma pesquisa realizada pela Universidade Federal do Piauí. Palavras-Chave: conselhos gestores de políticas públicas; Serviço Social; atuação profissional. Abstract This article brings a theoretical reflection about the expansion of public policy management Councils in Brazil, more accurately in the period It also shows a general overview of reality of the social workers that act in these social occupational spaces of the professional of Social Service. The data published has as support a research done by Federal University of the Piauí. Keywords: public policy management Councils; Social Service; professional performance. 1 Estudante. Universidade Federal do Piauí UFPI. juciaralinhares88@gmail.com

2 1 INTRODUÇÃO A população brasileira, nos anos 80 e 90 do século XX, vivenciou profundas mudanças no âmbito social, político, econômico e cultural. Tais mudanças deram-se a partir da ascensão dos movimentos sociais e da pressão da população em geral não organizada, que almejava o fim do período de ditadura militar. Esse contexto de efervescência da sociedade civil foi decisivo na luta pela democratização política no país e contribuiu de forma incisiva para a promulgação da Constituição Federal de 1988, que introduziu avanços históricos no campo dos direitos sociais. Cabe destacar, também, que essa Constituição institucionalizou os mecanismos de controle democrático e de participação popular, como os conselhos de direitos e de políticas públicas, as conferências, os fóruns etc. Dessa forma, este artigo é parte constitutiva de uma pesquisa 2 sobre o mercado de trabalho do Assistente Social no Piauí, que está sendo realizada pelo Núcleo de Pesquisa Serviço Social e Questão Social, do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e que conta com a participação de uma bolsista PIBIC/CNPq do Curso de Serviço Social. Este texto, num primeiro momento, traz uma reflexão teórica acerca do contexto em que se deu a expansão dos conselhos gestores de políticas públicas no Brasil e, posteriormente, apresenta os resultados alcançados até o presente momento com a referida pesquisa, ressaltando a atuação dos assistentes socais nos mesmos. 2 OS CONSELHOS GESTORES E A DEMOCRACIA PARTICIPATIVA NO BRASIL No final dos anos de 1970 e início dos anos 1980, segundo Damasceno e Oliveira (2004), o cenário social, político e econômico que o país enfrentava, influenciou fortemente o surgimento dos movimentos sociais, voltados para a discussão da redemocratização do Brasil. Os mecanismos de controle democrático, nos anos 80, desenvolveram-se e foram propostos num contexto de ascensão da sociedade civil, a partir da efervescência dos movimentos populares, no bojo do processo constituinte e pós promulgação da Carta Magna 2 Pesquisa intitulada Mercado de trabalho e prática profissional do Assistente Social a atuação profissional nos setores privado empresarial, filantrópico, no Terceiro Setor, nos organismos da sociedade civil e na esfera pública. Essa é uma pesquisa que tem como objetivo: apreender as configurações gerais do mercado de trabalho e das práticas profissionais do Assistente Social no Piauí nos setores acima descritos.

3 de Esta trouxe avanços e conquistas para o conjunto da população, a partir do momento que propõe a universalização dos direitos e a descentralização política administrativa. Assim, concorda-se com Damasceno e Oliveira quando afirmam que: A descentralização político-administrativa enumerada pela Constituição de 88 demarca um momento em que é garantido à sociedade o direito de formular e controlar políticas, provocando um novo rumo nas relações entre Estado e sociedade civil. Esse processo de descentralização foi uma forma e condição para se reformar o Estado e as políticas sociais (DAMASCENO E OLIVEIRA, 2004, p. 14). Nesta mesma época, estabelece-se uma nova relação entre Estado e sociedade civil, uma vez que se tem uma maior interferência e participação direta da população na gestão das políticas públicas sociais, principalmente, no que diz respeito ao planejamento, avaliação e fiscalização dessas. Dessa forma, pode-se dizer, segundo Raichelis, (2009), que a Constituição Federal de 1988, institucionaliza os conselhos gestores de políticas públicas, lócus de participação dos cidadãos e controle social 3 e estabelece uma série de mudanças no cenário social, político e cultural, em que verifica-se o protagonismo de novos atores sociais e a contribuição destes para o fortalecimento da democracia no país. De acordo com Tatagiba (1999, p. 54), os conselhos gestores de políticas públicas constituem espaços de composição plural e paritária entre Estado e sociedade civil, de natureza deliberativa, cuja função é formular e controlar a execução das políticas públicas setoriais. Esses espaços configuram instâncias públicas de controle democrático e a participação do assistente social, nesses espaços, torna-se de suma importância, uma vez que, sua atuação, contribui para a construção de uma nova ordem social, baseada na concepção da defesa dos direitos da população trabalhadora e na direção da emancipação dos sujeitos envolvidos pela prática profissional. 2.1 A atuação dos Assistentes Sociais nos Conselhos de direitos e de políticas públicas na cidade de Teresina - PI Nesse novo contexto, que se colocou com a vigência da Carta Magna de 1988, evidencia-se o protagonismo da sociedade civil, que para Gohn (2005) significa 3 Segundo Bravo a expressão controle social, de acordo com a Constituição Federal de 1988, é entendida como o da participação da população na elaboração, implementação e fiscalização das políticas públicas (BRAVO, 2009, p. 395).

4 fortalecimento e ampliação da participação cidadã. A sociedade civil desponta e ganha força desde os anos 90 do século XX, com a emergência de uma pluralidade de atores sociais que lutam pela legitimação dos seus direitos. Essa nova dinâmica amplia o leque de possibilidades de inserção do profissional de Serviço Social que passa a trabalhar, cotidianamente, para responder as demandas provenientes da sociedade civil organizada, das relações que se estabelecem nos espaços públicos com o objetivo de viabilizar melhores condições de acesso aos direitos, garantidos legalmente, reafirmar o projeto ético-político profissional que vem se colocando, sobretudo desde a década de 90 e, além disso, contribuir para o fortalecimento e propagação de uma democracia cada vez mais participativa. Nessa perspectiva, apresenta-se aqui, os resultados relativos à atuação dos assistentes sociais nos espaços sócio-ocupacionais dos conselhos municipais e estaduais da cidade de Teresina. Participaram da pesquisa 11(onze) conselhos de direitos e de políticas públicas, sendo 4 (quatro) conselhos municipais - Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS); Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDI); Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCAT) e Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONADE) - e 7 (sete) conselhos estaduais, a saber: Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS); Conselho Estadual de Políticas Antidrogas (CEPD); Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CODCA); Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher (CEDM); Conselho Estadual da Saúde (CESA); Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDI) e o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONADE). Até o momento da realização deste artigo, esses possuem participação de assistentes sociais em seus quadros e, dos que atuam nesses espaços, 17 profissionais responderam ao questionário. É importante ressaltar, que, na grande maioria dos conselhos que se tem conhecimento, há um ou mais de um profissional de Serviço Social atuando seja como conselheiro representante governamental seja como representante da sociedade civil, representante do CRESS ou ainda como secretário (a) executivo (a). Nesse contexto, cabe relembrar Bravo (2009, p. 401) quando afirma que nos anos 1990, o debate do Serviço Social se desloca para os espaços de controle democrático, perante o esvaziamento dos movimentos sociais e a implementação dos conselhos.

5 Têm-se, a partir dos dados coletados, que tais conselhos além de representarem setores e áreas específicas para os quais foram criados, atuam em áreas diversas, em especial aquelas relacionadas aos direitos sociais. Assim, majoritariamente, a área da assistência social (com 8 incidências), representa o principal lócus de atuação desses conselhos. Além dessa área, emerge as áreas relacionadas aos direitos da pessoa idosa, da criança e do adolescente, do acesso à justiça, à saúde e á educação. Ainda se verificam atuações nas áreas da assessoria, pesquisa e elaboração de projetos e outras áreas (com 4 incidências), envolvendo a pessoa com deficiência, a política antidrogas, assim como as questões de gênero. A partir do estudo da realidade dos assistentes sociais que atuam nos conselhos, constatou-se que esses estabelecem tanto relações formais - com carteira de trabalho assinada ou na condição de estatutárias - quanto de voluntariado com suas instituições de origem, podendo ser um representante governamental, um representante da sociedade civil, ou ainda um representante do Conselho Regional de Serviço Social (CRESS). Dentre os tipos de relações do profissional com os conselhos, registrou-se, que, na maioria das incidências, o assistente social é um representante governamental voluntário 4 (65% dos casos 11 incidências), pois é funcionário público, mas, ao se inserir nesse espaço sócio-ocupacional, que é o conselho se considera voluntário; em seguida, com 12% dos casos (2 incidências) verificou-se que o assistente social é representante da sociedade civil voluntário, sendo um porta-voz da população no conselho; depois, correspondendo a 12%, encontram-se duas situações: a do assistente social como representante governamental estatutário pois é funcionário público na condição de estatutário. Neste caso, os profissionais de Serviço Social estabelecem relações de contrato formais com suas respectivas instituições de origem, tendo, assim, direitos trabalhistas assegurados; finalmente, com 6% dos casos (1 incidência cada um) está o assistente social como representante governamental com carteira de trabalho assinada, sendo funcionário público e 4 Considera-se aqui representante governamental voluntário aquele conselheiro que é funcionário público estatal ou municipal, que estabelece vínculos formais com sua instituição de origem, mas que, no entanto declara ser um profissional voluntário no conselho; entende-se por representante da sociedade civil voluntário aquele profissional vinculado a uma entidade sem fins lucrativos do Terceiro Setor que foi eleito pela maioria dos seus membros para representar o interesse coletivo dos mesmos no conselho, mas para tal função não recebe nenhuma remuneração salarial; representante governamental estatutário é aquele assistente social que é funcionário público do Estado ou do Município que estabelece relação formal, legal com a sua instituição de origem, sendo o mesmo regido pela lei do estatutário; representante governamental com carteira de trabalho assinada constitui o funcionário estatal ou municipal, cujo tipo de contrato estabelecido com a instituição de origem é de carteira assinada. Neste caso, encontram-se os assistentes sociais que possuem cargo de secretário executivo no conselho.

6 exercendo um cargo de secretário executivo e também o do assistente social que membro do CRESS e representa o mesmo nos conselhos de direitos e de políticas públicas. No que se refere às exigências para participação/atuação do assistente social no conselho, verificou-se um conjunto de situações que levam um profissional de Serviço Social a participar dessas experiências profissionais. Assim, destacam-se as seguintes exigências: a experiência na área da instituição (com 6 registros); a experiência profissional (com 4 registros); a titulação (com 2 registros). Para além dessas exigências o que se sobressai, no entanto, é um conjunto de outras situações, que corresponde à maioria dos casos verificados (11 registros). Nessa condição, encontram-se as seguintes exigências: a indicação da instituição/gestor (6 incidências); a indicação dos conselheiros (3 incidências); indicação da entidade do Terceiro Setor e a disponibilidade e identificação com a temática (cada qual com 1 incidência). Tendo em vista os variados tipos de inserção desse profissional nesses espaços, concorda-se com Bravo (2009) quando a mesma afirma que os assistentes sociais contribuem para fortalecer o poder de organização e participação política dos conselhos, de um modo geral, e dos seus atores, com vistas a ampliação da articulação entre governo e sociedade civil. Do ponto de vista da formação profissional dos assistentes sociais que atuam nos conselhos pesquisados, cabe ressaltar que, dos 17 que responderam as perguntas do questionário, apenas um deles não apresenta nenhum curso de pós-graduação. Os cursos de especialização se sobressaem, uma vez que não se registrou nenhum assistente social que tenha realizado outro curso em nível de mestrado ou doutorado. Do ponto de vista do tipo da especialização realizada, destacaram-se 14 cursos de especializações, a saber: Saúde Pública (5 casos); Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável; Gestão de Cidades; Saúde da Família (cada qual registrando 2 casos); Violência Contra Criança e Adolescente; Administração Pública; Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana; Gerontologia; Enfrentamento da Violência Doméstica; Docência; Saúde Mental; Políticas Públicas; Educação Inclusiva e Direitos Sociais e Competências Profissionais (cada qual registrando 1 caso). É importante frisar que há 4 incidências de profissionais que tem mais de uma especialização. Essa realidade permite concluir o interesse desses assistentes sociais por uma formação profissional continuada, aspecto este que possibilita, ao mesmo, uma maior qualificação da sua prática profissional dentro e fora dos limites dos conselhos. No que concerne a valorização profissional dos assistentes sociais nos conselhos, constatou-se que 82% (14 incidências) dos entrevistados declararam ser valorizados e 18%

7 (3 incidências) declararam não serem valorizados. Assim, destacam-se os seguintes tipos de cursos de valorização profissional do assistente social no conselho: o aperfeiçoamento na área da instituição, ressaltando aqui as capacitações (com 12 incidências) e o aperfeiçoamento na área do Serviço Social (com 2 incidências). Para além desses tipos de cursos de valorização se sobressaiu, no entanto, duas outras situações, a saber: cursos na área do controle social, políticas públicas sociais e prática profissional. Outro dado importante da pesquisa é que a grande maioria dos assistentes sociais possui outra fonte de trabalho 5, seja como assistente social, seja sem ser assistente social e estabelecem tanto vínculos formais com instituições estatais, privadas e do Terceiro, quanto de voluntariado com os movimentos sociais. Dessa realidade, identificou-se 8 assistentes sociais com outras fontes de trabalho, em que 4 deles tem apenas 1 outra fonte de trabalho e 4 tem (cada qual) 2 fontes a mais de trabalho, sendo que desses, 2 tem (cada qual) 1 vínculo de trabalho sem ser assistente social. A maioria dos vínculos se estabelece com o Estado (6 registros), seja no âmbito municipal ou estadual; em seguida com as empresas privadas (4 registros); instituições vinculadas ao Terceiro Setor e aos movimentos sociais cada qual com 1 registro. De posse de tais dados, pode-se concluir que os assistentes sociais que participam dos conselhos estão vinculados, majoritariamente, nessa outra fonte de trabalho que se esta fazendo referência, ao Estado, mesmo diante do retraimento de suas funções na atual conjuntura. Nesse contexto, Raichelis (2009) afirma ser o Estado: [...] o grande impulsionador da profissionalização do assistente social, responsável pela ampliação e constituição de um mercado de trabalho nacional, cada vez mais amplo e diversificado, acompanhando a direção e os rumos do desenvolvimento capitalista na sociedade brasileira (RAICHELIS, 2009, p.380). Com relação aos aspectos voltados para a prática profissional nos conselhos, foram analisadas as categorias: área de atuação do assistente social e as atividades que exerce nessas instâncias. Com isso, tem-se, a partir dos dados, que os assistentes sociais atuam, majoritariamente, nas seguintes áreas: assistência social (com 7 incidências); idoso (com 3 incidências); saúde, criança/adolescente, assessoria, elaboração de projetos (cada qual com 2 incidências); pesquisa, justiça e movimento social (cada qual com 1 incidência). Para além dessas áreas, merece destaque a categoria outra (com 4 incidências) relacionada à 5 No que diz respeito a essa categoria, considera-se a(as) fonte(s) de trabalho excetuando-se aquela que o assistente social representa no conselho.

8 pessoa com deficiência e às questões de gênero. No que diz respeito às atividades desempenhadas pelos assistentes sociais nos conselhos as principais foram: controle social (com 16 registros); capacitação (com 6 registros); assessoria (com 5 registros); supervisão (com 4 registros); pesquisa, planejamento, elaboração de projetos (cada qual com 2 registros); consultoria, coordenação de pessoas/grupos, administração, captação de recursos, e outra 6 (cada qual com 1 registro). Um último aspecto a destacar, na pesquisa desenvolvida junto aos conselhos, é que muitos dos entrevistados consideram que o mercado de trabalho do assistente social encontra-se em considerável expansão e muito se tem avançado a partir da promulgação da Constituição de 1988, que estabelece significativas conquistas para o conjunto da população. Sendo assim, é cada vez mais frequente e necessário a atuação dos assistentes sociais nos mais diversos espaços sócio ocupacionais, dentre eles os conselhos de direitos ou de políticas públicas, uma vez que representam importantes canais de reconstrução de novas relações políticas entre o poder governamental e a população. No âmbito dos conselhos os assistentes sociais são chamados conforme afirma Raichelis (2009, p. 85) a impulsionar e ampliar o movimento que se organiza em torno da defesa dos direitos e das políticas sociais [...] e para tanto transpor seus papéis executivos, colaborando diretamente para a formulação de políticas, programas e projetos sociais capazes de garantir melhorias de vida para o conjunto da população. É importante ressaltar, não apenas a formulação, mas, sobretudo a avaliação e fiscalização dessas iniciativas. 3 CONCLUSÃO Nos anos posteriores a década de 1990, em virtude do retraimento das funções do aparelho estatal, tem-se evidenciado a ampliação de instâncias públicas de controle democrático, com ênfase para os conselhos de direitos e de políticas públicas. Sendo o profissional de Serviço Social chamado para atuar diretamente nesses espaços seja como representante governamental seja como representante da sociedade civil. Essa pesquisa é de fundamental importância, pois tem permitido um conhecimento mais aprofundado sobre a realidade dos assistentes sociais nos conselhos. A partir dos dados obtidos com a referida pesquisa, relativos á atuação dos assistentes sociais nos 6 Na categoria outra consta a atividade de fiscalização das políticas públicas sociais.

9 conselhos da cidade de Teresina, pode-se dizer que esses profissionais, mesmo diante das transformações do mundo trabalho, encontram um mercado de trabalho profissional em expansão no que respeita aos espaços sócio-ocupacionais para além do setor estatal. Os conselhos constituem espaços sócio-ocupacionais de atuação dos assistentes sociais, que emergem pós-constituição de 1988 e que têm sido um dos campos de atuação profissional que se abrem, a cada dia, ao profissional do Serviço Social. Embora os vínculos da maioria dos assistentes sociais entrevistados, com os conselhos, sejam via representação governamental, a contribuição do profissional, nesses espaços, é de fundamental importância. Através de suas ações o profissional pode contribuir para: a ampliação dos direitos sociais à maioria da população, uma maior democratização das relações entre Estado e sociedade; mudanças mais substanciais nos rumos do país. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BRAVO, Maria Inês Souza. O trabalho do assistente social nas instâncias públicas de controle democrático. In: CFESS/ABEPSS. Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, FERRAZ, Ana Targina Rodrigues. Cenários da participação política no Brasil: In. Serviço Social e Sociedade. Ano XXVII. nº 88. Novembro Ed. Cortez. GOHN, Maria da Glória. O Protagonismo da Sociedade Civil: movimentos sociais, ONGs e redes Solidárias. São Paulo: Cortez, RAICHELIS, Raquel. O trabalho do assistente social na esfera estatal. In: CFESS/ABEPSS. Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009., Democratizar a gestão das políticas sociais. In: MOTA, Ana Elizabete (et al.), (orgs). Serviço Social e saúde. 4ªed. São Paulo: Cortez; Brasília: OPAS, OMS, Ministério da Saúde, DAMASCENO, Juliana Marques; OLIVEIRA, Sandra Vieira de. A atuação dos conselhos de direitos.teresina: UFPI, 2004

10 TATAGIBA, Luciana. Os conselhos gestores e a democratização das políticas públicas no Brasil. DAGNINO, Evelina (org.). In. Sociedade civil e espaços públicos no Brasil. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA MULHER E O CONTROLE SOCIAL

CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA MULHER E O CONTROLE SOCIAL ISSN 2359-1277 CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA MULHER E O CONTROLE SOCIAL Denise Santos Borges, dehtaa@hotmail.com; Prof.ª Dr.ª Maria Inez Barboza Marques (Orientadora), marques@sercomtel.com.br. UNESPAR/Campus

Leia mais

O ASSISTENTE SOCIAL e o CONTROLE SOCIAL da POLÍTICA de ASSISTÊNCIA SOCIAL:

O ASSISTENTE SOCIAL e o CONTROLE SOCIAL da POLÍTICA de ASSISTÊNCIA SOCIAL: Carla Serrão UFMA/DESES O ASSISTENTE SOCIAL e o CONTROLE SOCIAL da POLÍTICA de ASSISTÊNCIA SOCIAL: O exercício profissional e a militância em análise. Conselhos de Políticas Públicas e de Defesa de Direitos,

Leia mais

PARTICIPAÇÃO E REPRESENTATIVIDADE NOS CONSELHOS DOS DIREITOS DA MULHER

PARTICIPAÇÃO E REPRESENTATIVIDADE NOS CONSELHOS DOS DIREITOS DA MULHER ISSN 2359-1277 PARTICIPAÇÃO E REPRESENTATIVIDADE NOS CONSELHOS DOS DIREITOS DA MULHER Adriele de Souza da Silva, adrielesilva4@gmail.com; Prof.ª Dr.ª Maria Inez Barboza Marques (Orientadora), marques@sercomtel.com.br;

Leia mais

A atuação do Serviço Social nos Conselhos de Políticas Públicas e de Direitos e o seu papel na democratização de informações 1

A atuação do Serviço Social nos Conselhos de Políticas Públicas e de Direitos e o seu papel na democratização de informações 1 A atuação do Serviço Social nos Conselhos de Políticas Públicas e de Direitos e o seu papel na democratização de informações 1 Claudiana Tavares da Silva Sgorlon 2 Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Leia mais

CONSELHOS GESTORES DE POLÍTICAS PÚBLICAS E A INTERVENÇÃO PROFISSIONAL DO SERVIÇO SOCIAL Suzana Pinho Lima 1 Kedna Kelly de Sousa Gomes 2

CONSELHOS GESTORES DE POLÍTICAS PÚBLICAS E A INTERVENÇÃO PROFISSIONAL DO SERVIÇO SOCIAL Suzana Pinho Lima 1 Kedna Kelly de Sousa Gomes 2 CONSELHOS GESTORES DE POLÍTICAS PÚBLICAS E A INTERVENÇÃO PROFISSIONAL DO SERVIÇO SOCIAL Suzana Pinho Lima 1 Kedna Kelly de Sousa Gomes 2 Resumo Os conselhos gestores e de defesa de direitos foram alguns

Leia mais

O que vêm à sua mente?

O que vêm à sua mente? Controle Social O que vêm à sua mente? Controle Social Controle da sociedade Algo controla a sociedade X Controle da sociedade A sociedade controla algo Quando o Algo controlou a sociedade Breve resgate

Leia mais

Seminário Rede Socioassistencial Centro, Sul e Sudeste. Angélica da Costa Assistente Social

Seminário Rede Socioassistencial Centro, Sul e Sudeste. Angélica da Costa Assistente Social Seminário Rede Socioassistencial Centro, Sul e Sudeste Angélica da Costa Assistente Social angelcosta@unisinos.br O Começo... Qual é o seu caminho? Espero que siga pelo caminho certo ou pelo caminho feliz,

Leia mais

FÓRUM CONSAD & CONSEPLAN. CANELA, RS 21 e 22 de novembro de 2013

FÓRUM CONSAD & CONSEPLAN. CANELA, RS 21 e 22 de novembro de 2013 FÓRUM CONSAD & CONSEPLAN CANELA, RS 21 e 22 de novembro de 2013 GESTÃO PÚBLICA E PARTICIPAÇÃO SOCIAL Davi Luiz Schmidt Diretor do Departamento de Participação Cidadã Secretaria de Planejamento, Gestão

Leia mais

CONTROLE SOCIAL e PARTICIPAÇÃO NO SUS: O PAPEL DO CONSELHO ESTADUAL DE SAÚDE

CONTROLE SOCIAL e PARTICIPAÇÃO NO SUS: O PAPEL DO CONSELHO ESTADUAL DE SAÚDE CONTROLE SOCIAL e PARTICIPAÇÃO NO SUS: O PAPEL DO CONSELHO ESTADUAL DE SAÚDE EDERSON ALVES DA SILVA Vice-Presidente Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais conselhoestadualdesaudemg@gmail.com O Sistema

Leia mais

Responsabilidade Social

Responsabilidade Social Responsabilidade Social Ao assumir conceitos de promoção da saúde e do desenvolvimento social, da difusão do conhecimento científico e tecnológico e, ainda, ser um agente da cidadania, a Fiocruz se caracteriza

Leia mais

PARTICIPAÇÃO NA GESTÃO DE POLÍICAS PÚBLICAS E A GEOGRAFIA

PARTICIPAÇÃO NA GESTÃO DE POLÍICAS PÚBLICAS E A GEOGRAFIA PARTICIPAÇÃO NA GESTÃO DE POLÍICAS PÚBLICAS E A GEOGRAFIA Désirée Guichard Freire * AGB Niterói Universidade do Estado do Rio de Janeiro desireeguichard@yahoo.com.br Nos últimos vinte anos, desde a constituição

Leia mais

A Importância da Participação dos Conselhos como Controle social

A Importância da Participação dos Conselhos como Controle social A Importância da Participação dos Conselhos como Controle social Amigos e amigas, trago aqui minha missão, Sonho colher os frutos como todo cidadão Transparência é a semente, O bom combate para o servidor,

Leia mais

1. O Papel Histórico das Universidades na luta pelos Direitos Humanos no Brasil

1. O Papel Histórico das Universidades na luta pelos Direitos Humanos no Brasil Direitos Humanos e a Universidade 1. O Papel Histórico das Universidades na luta pelos Direitos Humanos no Brasil Na década de sessenta, as Universidades Públicas nesse contexto histórico foi parceira

Leia mais

Eixo II MECANISMOS DE CONTROLE SOCIAL, ENGAJAMENTO E CAPACITAÇÃO DA SOCIEDADE PARA O CONTROLE DA GESTÃO PÚBLICA

Eixo II MECANISMOS DE CONTROLE SOCIAL, ENGAJAMENTO E CAPACITAÇÃO DA SOCIEDADE PARA O CONTROLE DA GESTÃO PÚBLICA 5 Eixo II MECANISMOS DE CONTROLE SOCIAL, ENGAJAMENTO E CAPACITAÇÃO DA SOCIEDADE PARA O CONTROLE DA GESTÃO PÚBLICA 1 CONTROLE SOCIAL: O controle social é entendido como a participação do cidadão na gestão

Leia mais

XXVIII CONGRESSO DE SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DO ESTADO DE SÃO PAULO

XXVIII CONGRESSO DE SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DO ESTADO DE SÃO PAULO XXVIII CONGRESSO DE SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DO ESTADO DE SÃO PAULO A contribuição e o papel dos Conselhos Municipais de Saúde no fortalecimento da participação social e controle social no âmbito

Leia mais

POLÍTICAS CULTURAIS, DEMOCRACIA E CONSELHOS DE CULTURA

POLÍTICAS CULTURAIS, DEMOCRACIA E CONSELHOS DE CULTURA POLÍTICAS CULTURAIS, DEMOCRACIA E CONSELHOS DE CULTURA Conselhos e Democratização do Estado Bernardo Novais da Mata Machado DUAS PERGUNTAS SOBRE A RELAÇÃO ENTRE CONSELHOS E DEMOCRACIA Pergunta 1: Há na

Leia mais

IX Conferência Nacional de Assistência Social 1

IX Conferência Nacional de Assistência Social 1 IX Conferência Nacional de Assistência Social INFORMATIVO Nº08/2013 SOBRE A MOBILIZAÇÃO PARA A PARTICIPAÇÃO DOS USUÁRIOS NAS CONFERÊNCIAS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL IX Conferência Nacional de Assistência Social

Leia mais

DIREITO À SAÚDE: SUS, HUMANIZAÇÃO E CONTROLE SOCIAL

DIREITO À SAÚDE: SUS, HUMANIZAÇÃO E CONTROLE SOCIAL DIREITO À SAÚDE: SUS, HUMANIZAÇÃO E CONTROLE SOCIAL CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2012 Encontro com os agentes de pastoral Carlos Neder SUS - Base Legal CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA CONSTITUIÇÕES ESTADUAIS LEIS

Leia mais

PRELIMINARES 16/3/2010 ESPAÇO SÓCIO OCUPACIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL NA SAÚDE

PRELIMINARES 16/3/2010 ESPAÇO SÓCIO OCUPACIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL NA SAÚDE ESPAÇO SÓCIO OCUPACIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL NA SAÚDE OBJETIVO CONHECER A ÁREA DA SAÚDE COMO ESPAÇO SÓCIO OCUPACIONAL; DEMONSTRAR A IMPORTÂNCIA DO SERVIÇO SOCIAL NESTA ÁREA; FAZER CONHECER O COTIDIANO

Leia mais

PARTICIPAÇÃO DEMOCRÁTICA E CONTROLE SOCIAL NA POLÍTICA PÚBLICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL. Eixo Temático: Política Social e Trabalho

PARTICIPAÇÃO DEMOCRÁTICA E CONTROLE SOCIAL NA POLÍTICA PÚBLICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL. Eixo Temático: Política Social e Trabalho ISSN 2359-1277 PARTICIPAÇÃO DEMOCRÁTICA E CONTROLE SOCIAL NA POLÍTICA PÚBLICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Letícia Guilherme de Almeida, letyalmeida_socdfs@hotmail.com Profª Ms. Nayara Cristina Bueno (Orientadora);

Leia mais

Serviço Social e Saúde

Serviço Social e Saúde 2 Para a análise do na atualidade é necessário recuperar os avanços e lacunas ocorridos na profissão a partir dos anos de 1980. Essa década marca o início da maturidade da tendência hegemônica intenção

Leia mais

ESCOLA DE CONSELHOS DE RONDÔNIA MATRIZ CURRICULAR EIXOS EMENTA CARGA HORÁRIA

ESCOLA DE CONSELHOS DE RONDÔNIA MATRIZ CURRICULAR EIXOS EMENTA CARGA HORÁRIA ESCOLA DE CONSELHOS DE RONDÔNIA MATRIZ CURRICULAR Nº do Convênio: 007/2012 SDH/PR Nome do Curso: Curso de Formação Inicial e Continuada de Conselheiros dos Direitos e Conselheiros Tutelares do Estado de

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO FÓRUM ESTADUAL DE PREVENÇÃO E ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL EM SERGIPE

REGIMENTO INTERNO DO FÓRUM ESTADUAL DE PREVENÇÃO E ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL EM SERGIPE REGIMENTO INTERNO DO FÓRUM ESTADUAL DE PREVENÇÃO E ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL EM SERGIPE Introdução A articulação para reativação do FÓRUM ESTADUAL DE PREVENÇÃO E ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL

Leia mais

IMPLEMENTAÇÃO DO SUAS AVANÇOS E DESAFIOS

IMPLEMENTAÇÃO DO SUAS AVANÇOS E DESAFIOS SECRETARIA DE ESTADO DO TRABALHO, EMPREGO E PROMOÇÃO SOCIAL Núcleo de Coordenação da Assistência Social IMPLEMENTAÇÃO DO SUAS AVANÇOS E DESAFIOS POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO VIII CONFERÊNCIA ESTADUAL DE

Leia mais

Oficina de Cidadania, Controle Social e Participação Social Encontro Regional do Congemas

Oficina de Cidadania, Controle Social e Participação Social Encontro Regional do Congemas Construindo o Plano Decenal da Assistência Social Oficina de Cidadania, Controle Social e Participação Social Encontro Regional do Congemas EIXOS TEMÁTICOS Dinâmica de Trabalho nas Oficinas - Relação entre

Leia mais

A REPRESENTAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NOS CONSELHOS DE POLÍTICAS PÚBLICAS

A REPRESENTAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NOS CONSELHOS DE POLÍTICAS PÚBLICAS A REPRESENTAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NOS CONSELHOS DE POLÍTICAS PÚBLICAS Maria Aparecida PAGANARDI 1 RESUMO: O tema abordado neste artigo aponta a relevância da atuação do assistente social junto aos Conselhos

Leia mais

PORTARIA Nº 249, DE 10 DE MAIO DE 2013

PORTARIA Nº 249, DE 10 DE MAIO DE 2013 Página 1 de 6 INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 249, DE 10 DE MAIO DE 2013 O Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio

Leia mais

Organização de Serviços Básicos do SUAS em Comunidades Tradicionais. CONGEMAS Belém/PA 18 a 20 de abril de 2011

Organização de Serviços Básicos do SUAS em Comunidades Tradicionais. CONGEMAS Belém/PA 18 a 20 de abril de 2011 Organização de Serviços Básicos do SUAS em Comunidades Tradicionais CONGEMAS Belém/PA 18 a 20 de abril de 2011 Pilares: Constituição Federal Lei Orgânica de Assistência Social - LOAS Política Nacional

Leia mais

GT2: CIDADANIA E CULTURA

GT2: CIDADANIA E CULTURA GT2: CIDADANIA E CULTURA A PARTICIPAÇÃO DE ASSISTENTES SOCIAIS NOS CONSELHOS MUNICIPAIS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL: UM ESTUDO NAS CIDADES DE BOM SUCESSO-PR, SÃO JOÃO DO IVAÍ-PR E SÃO PEDRO DO IVAÍ-PR Claudiana

Leia mais

Unidade 2 Governança do Processo de Construção do Plano Estadual de Cultura

Unidade 2 Governança do Processo de Construção do Plano Estadual de Cultura Unidade 2 Governança do Processo de Construção do Plano Estadual de Cultura Unidade 2 - Governança do Processo de Construção do Plano Estadual de Cultura 2.1 Introdução Para dar início à elaboração de

Leia mais

DECRETO Nº /2007 (Dispõe sobre o art. 3 o da Lei n o 8.742/1993)

DECRETO Nº /2007 (Dispõe sobre o art. 3 o da Lei n o 8.742/1993) DECRETO Nº. 6.308/2007 (Dispõe sobre o art. 3 o da Lei n o 8.742/1993) O art. 1º define em seu parágrafo único que são características essenciais das entidades e organizações de assistência social: I.

Leia mais

CONSELHO DE REPRESENTANTES DE CONSELHO DE ESCOLA (CRECE): UMA BANDEIRA DE LUTA COM ORIGEM NOS MOVIMENTOS SOCIAIS 1

CONSELHO DE REPRESENTANTES DE CONSELHO DE ESCOLA (CRECE): UMA BANDEIRA DE LUTA COM ORIGEM NOS MOVIMENTOS SOCIAIS 1 CONSELHO DE REPRESENTANTES DE CONSELHO DE ESCOLA (CRECE): UMA RESUMO BANDEIRA DE LUTA COM ORIGEM NOS MOVIMENTOS SOCIAIS 1 Cileda dos Santos Sant Anna Perrella 2 A Constituição Federal de 1988, entre outras

Leia mais

VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL

VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL 1 VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL PROJETO DE EXTENSÃO: FORTALECIMENTO DO SISTEMA DE GARANTIAS DOS DIREITOS HUMANOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES NOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO DOS CAMPOS GERAIS. LAVORATTI

Leia mais

CONFERÊNCIA NACIONAL DA EDUCAÇÃO BÁSICA INTRODUÇÃO

CONFERÊNCIA NACIONAL DA EDUCAÇÃO BÁSICA INTRODUÇÃO CONFERÊNCIA NACIONAL DA EDUCAÇÃO BÁSICA INTRODUÇÃO O Ministério de Educação, nos últimos três anos, vem construindo uma concepção educacional tendo em vista a articulação dos níveis e modalidades de ensino,

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA AS CONFERÊNCIAS MUNICIPAIS OU REGIONAIS E ESTADUAIS DOS DIREITOS DA PESSOA IDOSA O TEMA PROPOSTO OS DESAFIOS DE ENVELHECER NO SÉCULO

ORIENTAÇÕES PARA AS CONFERÊNCIAS MUNICIPAIS OU REGIONAIS E ESTADUAIS DOS DIREITOS DA PESSOA IDOSA O TEMA PROPOSTO OS DESAFIOS DE ENVELHECER NO SÉCULO ORIENTAÇÕES PARA AS CONFERÊNCIAS MUNICIPAIS OU REGIONAIS E ESTADUAIS DOS DIREITOS DA PESSOA IDOSA O TEMA PROPOSTO OS DESAFIOS DE ENVELHECER NO SÉCULO XXI E O PAPEL DAS POLÍTICAS PÚBLICAS. Eixos: 1.Direitos

Leia mais

Conselhos e Conferências Nacionais

Conselhos e Conferências Nacionais Conselhos e Conferências Nacionais Conferências Nacionais Caro prefeito e cara prefeita, As conferências constituem importantes instrumentos de participação popular na construção e acompanhamento de políticas

Leia mais

Curso de Formação de Conselheiros em Direitos Humanos Abril Julho/2006

Curso de Formação de Conselheiros em Direitos Humanos Abril Julho/2006 Curso de Formação de Conselheiros em Direitos Humanos Abril Julho/2006 Realização: Ágere Cooperação em Advocacy Apoio: Secretaria Especial dos Direitos Humanos/PR Módulo III: Conselhos dos Direitos no

Leia mais

COMO É CRIADO O CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL? Através de lei municipal, regulamentando os deveres e as obrigações do órgão.

COMO É CRIADO O CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL? Através de lei municipal, regulamentando os deveres e as obrigações do órgão. Apresento algumas considerações sobre a criação e as competências do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS). Este Conselho tem o papel de deliberar, normatizar e de controlar a política municipal

Leia mais

Usuários Trabalhadores Entidades Quais e quantos eventos de mobilização antecederam a Conferência? Tipo de Eventos de Mobilização

Usuários Trabalhadores Entidades Quais e quantos eventos de mobilização antecederam a Conferência? Tipo de Eventos de Mobilização REGISTRO DO PROCESSO DA CONFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL 2015 Informações Gerais da Conferência Municipal: 1. Nome do Município /UF: SURUBIM-PE 2. Identificação da Conferência: VII CONFERÊNCIA MUNICIPAL

Leia mais

CONTROLE SOCIAL ESPAÇO DE PARTICIPAÇÃO E DELIBERAÇÃO: 14 a CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE

CONTROLE SOCIAL ESPAÇO DE PARTICIPAÇÃO E DELIBERAÇÃO: 14 a CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE Centro de Convenções Ulysses Guimarães Brasília/DF 4, 5 e 6 de junho de 2012 CONTROLE SOCIAL ESPAÇO DE PARTICIPAÇÃO E DELIBERAÇÃO: 14 a CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE Julia Roland Kátia Maria Barreto Souto

Leia mais

PROFESSOR: MARIA MADALENA DO NASCIMENTO SARTIM

PROFESSOR: MARIA MADALENA DO NASCIMENTO SARTIM NOME DISCIPLINA PROGRAMA DA DISCIPLINA CÓDIGO DISCIPLINA CARGA HORÁRIA PRÉ- REQUISITO OBRIG./ OPT. PERIODO GESTÃO SOCIAL E PARTICIPATIVA SSO 00022 60 h. OBRIG. 2016/2 PROFESSOR: MARIA MADALENA DO NASCIMENTO

Leia mais

NOTA DE INFORMAÇÃO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE

NOTA DE INFORMAÇÃO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE NOTA DE INFORMAÇÃO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE 1. No processo de institucionalização das políticas públicas, os Conselhos de Saúde, como instâncias internas à estrutura do SUS, representam espaços participativos

Leia mais

PLANO BIENAL DE TRABALHO DA DIRETORIA (2014/2015) (Art. 15, inciso II do Estatuto da ANPEd)

PLANO BIENAL DE TRABALHO DA DIRETORIA (2014/2015) (Art. 15, inciso II do Estatuto da ANPEd) PLANO BIENAL DE TRABALHO DA DIRETORIA (2014/2015) (Art. 15, inciso II do Estatuto da ANPEd) APRESENTAÇÃO A ANPEd, uma das principais associações científicas brasileira no campo da educação, ao longo de

Leia mais

Saúde Coletiva Prof (a) Responsável: Roseli Aparecida de Mello Bergamo

Saúde Coletiva Prof (a) Responsável: Roseli Aparecida de Mello Bergamo Saúde Coletiva Prof (a) Responsável: Roseli Aparecida de Mello Bergamo Conteúdo da Unidade 2.1 Organização do Sistema Único de Saúde - SUS Principais tendências na política de saúde do Brasil 1. Sanitarismo

Leia mais

Qualificação da Gestão

Qualificação da Gestão Qualificação da Gestão O que é o SUS Instituído pela Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde SUS é formado pelo conjunto das ações e serviços de saúde sob gestão pública Com direção única em cada

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA DE SELEÇÃO - 001/2017

CHAMADA PÚBLICA DE SELEÇÃO - 001/2017 CHAMADA PÚBLICA DE SELEÇÃO - 001/2017 INSCRIÇÕES PARA SELEÇÃO PARA PROFESSOR PARA A ESCOLA DE CONSELHOS DO CEARÁ ECONCE A Escola de Conselhos do Ceará ECONCE, parceria da Fundação Universidade Estado do

Leia mais

Assistente Social: quem é e o que faz

Assistente Social: quem é e o que faz 1 Assistente Social: quem é e o que faz Assistente Social é o/a profissional que cursou a faculdade de Serviço Social e possui inscrição no Conselho Regional de Serviço Social (CRESS). O primeiro curso

Leia mais

O PROTAGONISMO POLÍTICO DOS CONSELHOS DE DIREITOS: exercer o controle social sobre o orçamento público para consolidar direitos

O PROTAGONISMO POLÍTICO DOS CONSELHOS DE DIREITOS: exercer o controle social sobre o orçamento público para consolidar direitos O PROTAGONISMO POLÍTICO DOS CONSELHOS DE DIREITOS: exercer o controle social sobre o orçamento público para consolidar direitos Valdir Anhucci 1 RESUMO O atual modelo da gestão de políticas públicas no

Leia mais

FÓRUM DE SUPERVISORES DE ESTÁGIO DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL: FORTALECENDO A POLÍTICA DE ESTÁGIO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL

FÓRUM DE SUPERVISORES DE ESTÁGIO DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL: FORTALECENDO A POLÍTICA DE ESTÁGIO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL FÓRUM DE SUPERVISORES DE ESTÁGIO DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL: FORTALECENDO A POLÍTICA DE ESTÁGIO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL SILVA, Edna Denis da 1 ROCHA SILVA, Flora Regina da. 2 OLIVEIRA, Janine Maria de.

Leia mais

Controle Social da Política de Assistência Social

Controle Social da Política de Assistência Social Controle Social da Política de Assistência Social Mauá/SP, 24 de Março de 2016 Controle Social da Política de Assistência Social O Conselheiro deve estudar, formar e capacitar-se continuarmente. Como irá

Leia mais

Oficina de Cidadania, Controle Social e Participação Social Encontro Regional do Congemas

Oficina de Cidadania, Controle Social e Participação Social Encontro Regional do Congemas Construindo o Plano Decenal da Assistência Social Oficina de Cidadania, Controle Social e Participação Social Encontro Regional do Congemas EIXOS TEMÁTICOS Dinâmica de Trabalho nas Oficinas - Relação entre

Leia mais

Nossa pauta de conversa hoje é

Nossa pauta de conversa hoje é Nossa pauta de conversa hoje é DEBATER A POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL AO ABRIGO DA POLÍTICA DE SEGURIDADE SOCIAL, ENTENDENDO QUE É NECESSÁRIO ENTENDER QUE POLÍTICA SOCIAL É CIDADANIA. ISAURA ISOLDI CIDADANIA

Leia mais

COORDENAÇÃO DE GRADUAÇÃO. Coordenadora de Graduação - Diurno. Prof.ª Dr.ª Livia Barbosa Pereira.

COORDENAÇÃO DE GRADUAÇÃO. Coordenadora de Graduação - Diurno. Prof.ª Dr.ª Livia Barbosa Pereira. COORDENAÇÃO DE GRADUAÇÃO Coordenadora de Graduação - Diurno Prof.ª Dr.ª Livia Barbosa Pereira e-mail: liviapereira@unb.br Tel: 61 31077501 Horário de atendimento: Terça-feira: 10h às 12h Coordenadora de

Leia mais

Organismos de Bacias: Representatividade e Poder de Decisão

Organismos de Bacias: Representatividade e Poder de Decisão Taller de Integración de Organizaciones de Cuenca de América Latina y el Caribe Organismos de Bacias: Representatividade e Poder de Decisão Humberto Gonçalves Superintendente de Apoio ao Sistema nacional

Leia mais

SERVIÇO SOCIAL NA POLÍTICA DE SAÚDE: UMA BREVE CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA. Eixo temático: Política Social e Trabalho

SERVIÇO SOCIAL NA POLÍTICA DE SAÚDE: UMA BREVE CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA. Eixo temático: Política Social e Trabalho ISSN 2359-1277 SERVIÇO SOCIAL NA POLÍTICA DE SAÚDE: UMA BREVE CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA Autora: Karine Beletatti, ka_kuty@hotmail.com Karima Omar Hamdan (orientadora), karimamga@hotmail.com Unespar Campus

Leia mais

Carta do Rio de Janeiro

Carta do Rio de Janeiro Carta do Rio de Janeiro Os Secretários Municipais de Saúde, reunidos no III Congresso Estadual de Secretarias Municipais de Saúde do Rio de Janeiro, nos dias 17 e 18 de junho de 2011, na cidade do Rio

Leia mais

Montes Claros promove Conferência Municipal de Assistência Social

Montes Claros promove Conferência Municipal de Assistência Social Montes Claros promove Conferência Municipal de Assistência Social Nos dias 20 e 21 de julho, foi a vez de Montes Claros promover sua Conferência Municipal de Assistência Social. Cerca de 250 pessoas, entre

Leia mais

RESOLUÇÃO CNAS Nº 27, DE 19 DE SETEMBRO DE 2011

RESOLUÇÃO CNAS Nº 27, DE 19 DE SETEMBRO DE 2011 RESOLUÇÃO CNAS Nº 27, DE 19 DE SETEMBRO DE 2011 Diário Oficial da União nº 181, 20 Setembro 2011 (terça-feira) Seção 1 Pág. 95/96 Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Conselho Nacional

Leia mais

ENFERMAGEM PROMOÇÃO DA SAÚDE. Aula 3. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM PROMOÇÃO DA SAÚDE. Aula 3. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM Aula 3 Profª. Tatiane da Silva Campos PORTARIA Nº 2.446, DE 11 DE NOVEMBRO DE 2014 Redefine a Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS). Art. 5º São diretrizes da PNPS: I - o estímulo à

Leia mais

REGIMENTO INTERNO. Art. 2º - A Rede de Gestores de Política Públicas de Economia Solidária se constitui para cumprir os seguintes objetivos:

REGIMENTO INTERNO. Art. 2º - A Rede de Gestores de Política Públicas de Economia Solidária se constitui para cumprir os seguintes objetivos: REGIMENTO INTERNO Preâmbulo Em reunião ocorrida em Brasília, nos dias 7 e 8 de agosto de 2003, foi criada a Rede de Gestores de Políticas Públicas de Economia Solidária, ocasião em que foi aprovada a Carta

Leia mais

ATIVIDADES E PLANEJAMENTO DA UNCME NACIONAL

ATIVIDADES E PLANEJAMENTO DA UNCME NACIONAL ATIVIDADES E PLANEJAMENTO DA UNCME NACIONAL UNCME UNIÃO NACIONAL DOS CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO Entidade de direito privado, sem fins lucrativos, com sede e foro no Distrito Federal, é órgão de representação

Leia mais

A ESCOLA ATUAL, A GESTÃO DEMOCRÁTICA E O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

A ESCOLA ATUAL, A GESTÃO DEMOCRÁTICA E O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO A ESCOLA ATUAL, A GESTÃO DEMOCRÁTICA E O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO Josemary Morastoni Renato José Casagrande Atualmente, a gestão é vista como uma nova forma de administrar de maneira democrática, onde

Leia mais

A Ética em pesquisa nas Ciências Humanas e Sociais

A Ética em pesquisa nas Ciências Humanas e Sociais A Ética em pesquisa nas Ciências Humanas e Sociais Ruth Ribeiro Bittencourt Representante do FCHSSA/CFESS na Instância CHS/ CONEP/CNS Ribeirão Preto/SP - 17.08.2018 A Ética em pesquisa nas Ciências Humanas

Leia mais

LEI Nº TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

LEI Nº TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS LEI Nº 3.961 Dispõe sobre a Política de Assistência Social no Município, cria o conselho Municipal de Assistência Social e o respectivo fundo, e dá outras providências. O PREFEITO MUNICIPAL DE PELOTAS,

Leia mais

POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 13. Prof. a Dr. a Maria das Graças Rua

POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 13. Prof. a Dr. a Maria das Graças Rua POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 13 Prof. a Dr. a Maria das Graças Rua Tipos de conselhos TIPOS DE CONSELHOS 1. os Conselhos Comunitários dos anos 1970, criados pelo próprio Executivo, para mediar suas relações

Leia mais

PLANO DE AÇÃO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE PALHOÇA

PLANO DE AÇÃO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE PALHOÇA 2013 PLANO DE AÇÃO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE PALHOÇA 1- POLÍTICAS DE PROTEÇÃO POLÍTICA PÚBLICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL/ PROTEÇÃO ESPECIAL 1.1- META: COMBATE AO TRABALHO

Leia mais

III SIMPÓSIO MINEIRO DE ASSISTENTES SOCIAIS 7 a 9 de junho de Belo Horizonte

III SIMPÓSIO MINEIRO DE ASSISTENTES SOCIAIS 7 a 9 de junho de Belo Horizonte III SIMPÓSIO MINEIRO DE ASSISTENTES SOCIAIS 7 a 9 de junho de 2013. Belo Horizonte Plenária: O SUAS e o Trabalho do/a assistente social: balanço crítico A política de Assistência Social como campo de trabalho

Leia mais

EIXO I O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E O SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ORGANIZAÇÃO E REGULAÇÃO. x1 1 x x x. x1 x x x

EIXO I O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E O SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ORGANIZAÇÃO E REGULAÇÃO. x1 1 x x x. x1 x x x EIXO I O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E O SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ORGANIZAÇÃO E REGULAÇÃO 77. Tendo em vista a construção do PNE e do SNE como política de Estado, são apresentadas, a seguir, proposições

Leia mais

Experiências em Trabalho Social

Experiências em Trabalho Social Seminário Trabalho Social em Programas de Habitação e Desenvolvimento Urbano: Entre o Ideal e o Concreto Experiências em Trabalho Social Evaniza Rodrigues União Nacional por Moradia Popular Direito à Moradia

Leia mais

PROCESSO ELEITORAL DO CNAS 2014 PARTICIPE!

PROCESSO ELEITORAL DO CNAS 2014 PARTICIPE! PROCESSO ELEITORAL DO CNAS 2014 PARTICIPE! 1 O QUE É O CONSELHO NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL? Os Conselhos de Assistência Social são espaços fundamentais para consolidação da participação social na Política

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO FÓRUM NACIONAL DE PREVENÇÃO E ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL CAPÍTULO I DA FINALIDADE

REGIMENTO INTERNO DO FÓRUM NACIONAL DE PREVENÇÃO E ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL CAPÍTULO I DA FINALIDADE REGIMENTO INTERNO DO FÓRUM NACIONAL DE PREVENÇÃO E ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL CAPÍTULO I DA FINALIDADE Art. 1 o O Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, constituído em 1994,

Leia mais

Fiscalização Profissional

Fiscalização Profissional Seminário Estadual de Serviço Social e Saúde Deliberações do 38º. Encontro Nacional CFES-CRESSCRESS Fiscalização Profissional 1. Aprimorar a minuta de resolução que veda a utilização de práticas terapêuticas

Leia mais

Curso Capacitação de Prefeitos Construção do Projeto de Governo. (Roteiro Mesa 2)

Curso Capacitação de Prefeitos Construção do Projeto de Governo. (Roteiro Mesa 2) Curso Capacitação de Prefeitos Construção do Projeto de Governo (Roteiro Mesa 2) Objetivo Apresentar as diretrizes que devem orientar a elaboração do plano de governo (incluindo o tema das relações internacionais

Leia mais

Palavras-Chave: controle social, SUAS, política de assistência social, conselho municipal de assistência social.

Palavras-Chave: controle social, SUAS, política de assistência social, conselho municipal de assistência social. O CONHECIMENTO E O RECONHECIMENTO DAS AÇÕES DE EFETIVAÇÃO DO CONTROLE SOCIAL NA POLITICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL: UMA REFLEXÃO A PARTIR DO CAPACITA SUAS NO PARÁ Silvia Aline Silva Ferreira 1 Resumo O presente

Leia mais

POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 11. Prof. a Dr. a Maria das Graças Rua

POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 11. Prof. a Dr. a Maria das Graças Rua POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 11 Prof. a Dr. a Maria das Graças Rua MDS responsável por coordenar a PNAS competências (art. 19 e outros): coordenar e articular as ações no campo da assistência social; propor

Leia mais

A GESTÃO DEMOCRÁTICA DE ARACAJU

A GESTÃO DEMOCRÁTICA DE ARACAJU A GESTÃO DEMOCRÁTICA DE ARACAJU DE ONDE ESTAMOS FALANDO? Sergipe ÁREA: 21.910 km² POPULAÇÃO: 2,22 milhões (2014) MUNICÍPIOS: 75 Menor Estado da Federação Aracaju ÁREA: 181,9 km² POPULAÇÃO: 648.939 (2018)

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA CONSULTORIA PARA A IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO DE TRABALHO DA INICIATIVA DIÁLOGO EMPRESAS E POVOS INDIGENAS

TERMO DE REFERÊNCIA CONSULTORIA PARA A IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO DE TRABALHO DA INICIATIVA DIÁLOGO EMPRESAS E POVOS INDIGENAS TERMO DE REFERÊNCIA CONSULTORIA PARA A IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO DE TRABALHO DA INICIATIVA DIÁLOGO EMPRESAS E POVOS INDIGENAS (JULHO à DEZEMBRO DE 2017) I. Histórico e Contexto Em 2012, associações indígenas

Leia mais

AS POLÍTICAS DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL E O PLANO PLURIANUAL

AS POLÍTICAS DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL E O PLANO PLURIANUAL AS POLÍTICAS DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL E O PLANO PLURIANUAL 2012-2015 Brasília DF Julho de 2011 1 A Política Nacional de Promoção da Igualdade Racial e a SEPPIR Essa Política tem como objetivo principal

Leia mais

POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE DO TRABALHADOR

POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE DO TRABALHADOR Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador Coordenação Geral de Saúde do Trabalhador POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE DO TRABALHADOR

Leia mais

Regimento Interno da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura

Regimento Interno da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura Regimento Interno da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura Capítulo I Da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura (CNPdC) Artigo 1º A Comissão Nacional dos Pontos de Cultura (CNPdC) é um colegiado autônomo,

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DOS CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO E SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO

A IMPORTÂNCIA DOS CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO E SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO A IMPORTÂNCIA DOS CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO E SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO UNCME UNIÃO NACIONAL DOS CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO Entidade de direito privado, sem fins lucrativos, com sede e

Leia mais

MATRIZ 4: ESTRATÉGIA NACIONAL DE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL

MATRIZ 4: ESTRATÉGIA NACIONAL DE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS SECRETARIA NACIONAL DE PROMOÇÃO DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE MATRIZ 4: ESTRATÉGIA NACIONAL DE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL CARTA

Leia mais

CAPÍTULO 10 RELAÇÕES EXTERNAS 10.1 RELAÇÕES E PARCERIAS COM A COMUNIDADE, INSTITUIÇÕES E EMPRESAS

CAPÍTULO 10 RELAÇÕES EXTERNAS 10.1 RELAÇÕES E PARCERIAS COM A COMUNIDADE, INSTITUIÇÕES E EMPRESAS CAPÍTULO 10 RELAÇÕES EXTERNAS 10.1 RELAÇÕES E PARCERIAS COM A COMUNIDADE, INSTITUIÇÕES E EMPRESAS Para o cumprimento da missão institucional, o IFSC empreende esforços para fortalecer e ampliar suas relações

Leia mais

CONSELHO MUNICIPAL DO FUNDEB: MECANISMO DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL NA EDUCAÇÃO

CONSELHO MUNICIPAL DO FUNDEB: MECANISMO DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL NA EDUCAÇÃO Eixo Temático 5: Educação, Diversidade e Justiça Social Categoria: Pôster CONSELHO MUNICIPAL DO FUNDEB: MECANISMO DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL NA EDUCAÇÃO Taíz Viviane Dos Santos 1 Dunia Comerlatto 2 Maria ElisabethKleba

Leia mais

ANEXO X Resolução nº 176/2013

ANEXO X Resolução nº 176/2013 ANEXO X Resolução nº 176/2013 RELATÓRIO DE VISITA Data da visita: Dados da Entidade: CNPJ: Nome da Entidade: Endereço: Bairro: Telefone: E-mail: CORAS: Inscrição solicitada: Inscrição de entidade de assistência

Leia mais

Escola Municipal de Ensino Fundamental Madre Teresa Gestão Pedagógica e Espaços de Participação

Escola Municipal de Ensino Fundamental Madre Teresa Gestão Pedagógica e Espaços de Participação Escola Municipal de Ensino Fundamental Madre Teresa Gestão Pedagógica e Espaços de Participação Estudo realizado sobre gestão democrática, que foi realizado na sala Políticas e Gestão da Educação. O que

Leia mais

SERVIÇO SOCIAL na Educação. Profa. Dra. Silvia da Costa STOCKINGER UFPA/CRESS

SERVIÇO SOCIAL na Educação. Profa. Dra. Silvia da Costa STOCKINGER UFPA/CRESS SERVIÇO SOCIAL na Educação Profa. Dra. Silvia da Costa STOCKINGER UFPA/CRESS A ESCOLA Um cenário próprio: instituição que reflete as problemáticas vivenciadas pela sociedade; apresenta expressões da Questão

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA ITAITUBA ARTICULADOR

TERMO DE REFERÊNCIA ITAITUBA ARTICULADOR TERMO DE REFERÊNCIA ITAITUBA ARTICULADOR PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA INDIVIDUAL EM ARTICULAÇÃO DE REDE INTERSETORIAL ALCOOL E DROGAS DESCENTRALIZADO I. CONTEXTO O decreto 7.179 de 2010 da Presidência

Leia mais

Política Sociais Setoriais. Profa. Dra. Roseli Albuquerque

Política Sociais Setoriais. Profa. Dra. Roseli Albuquerque Política Sociais Setoriais Profa. Dra. Roseli Albuquerque Políticas Sociais Setoriais Nossas aulas Material de apoio (artigos já disponibilizados para leitura) Breeze - já disponível para aprofundamento

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos DECRETO Nº 7.179, DE 20 DE MAIO DE 2010. Vide Decreto nº 7.426, de 2010 Institui o Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e outras

Leia mais

MANIFESTO DA ABEPSS 15 DE MAIO DIA DA/O ASSISTENTE SOCIAL 2013

MANIFESTO DA ABEPSS 15 DE MAIO DIA DA/O ASSISTENTE SOCIAL 2013 MANIFESTO DA ABEPSS 15 DE MAIO DIA DA/O ASSISTENTE SOCIAL 2013 ABEPSS MANIFESTO MAY 15th SOCIAL WORKER S DAY 2013 O contexto mundial de reestruturação produtiva não é somente resultado da crise do capital

Leia mais

EIXO V GESTÃO DEMOCRÁTICA, PARTICIPAÇÃO POPULAR E CONTROLE SOCIAL DOCUMENTO REFERÊNCIA

EIXO V GESTÃO DEMOCRÁTICA, PARTICIPAÇÃO POPULAR E CONTROLE SOCIAL DOCUMENTO REFERÊNCIA EIXO V GESTÃO DEMOCRÁTICA, PARTICIPAÇÃO POPULAR E CONTROLE SOCIAL DOCUMENTO REFERÊNCIA A articulação e mobilização da sociedade civil e de setores do Estado assumiram grande importância, especialmente

Leia mais

PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS

PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS EDUCAÇÃO BÁSICA ENSINO SUPERIOR EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL EDUCAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DO SISTEMA DE JUSTIÇA E SEGURANÇA EDUCAÇÃO E MÍDIA Comitê Nacional de Educação

Leia mais

Jaqueline de Melo Barros

Jaqueline de Melo Barros Jaqueline de Melo Barros NOVOS OLHARES SOBRE A PRÁTICA DO SERVIÇO SOCIAL JUNTO AOS CONSELHOS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DISSERTAÇÃO DE MESTRADO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL Rio de Janeiro Novembro

Leia mais

EIXO I O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E O SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ORGANIZAÇÃO E REGULAÇÃO

EIXO I O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E O SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ORGANIZAÇÃO E REGULAÇÃO OBS.: Alterações propostas por MG e PR e assumidas pelo Grupo de Trabalho do Eixo I foram marcadas em AMARELO, novas propostas formuladas e incluídas na plenária do dia 24/04/2013 foram marcadas em AZUL

Leia mais

Projeto Participação Voluntária no Planejamento, Execução e Controle Social do Orçamento Participativo

Projeto Participação Voluntária no Planejamento, Execução e Controle Social do Orçamento Participativo Projeto Participação Voluntária no Planejamento, Execução e Controle Social do Orçamento Participativo DIADEMA Cidade industrial: 1.500 fábricas Parte da região metropolitana da cidade de São Paulo População:

Leia mais

MUNICIPIO SANTA TEREZINHA

MUNICIPIO SANTA TEREZINHA ESTADO DA PARAÍBA MUNICIPIO SANTA TEREZINHA PREFEITURA MUNICIPAL Lei Municipal nº 362/2010 de 22 de março de 2010 INSTITUI O CONSELHO MUNICÍPAL DO IDOSO, REGULAMENTA O SEU FUNCIONAMENTO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

Leia mais

NOTA TÉCNICA/GRETNIGEP- ` )t 12015

NOTA TÉCNICA/GRETNIGEP- ` )t 12015 Correios NOTA TÉCNICA/GRETNIGEP- ` )t 12015 DESTINO: Vice-Presidência de Gestão de Pessoas ASSUNTO: Programa Diversidade, Inclusão e Direitos Humanos Subtítulo 1 Diversidade, Inclusão e Direitos Humanos

Leia mais

CONQUISTA DE DIREITOS E CONTROLE SOCIAL

CONQUISTA DE DIREITOS E CONTROLE SOCIAL CONQUISTA DE DIREITOS E CONTROLE SOCIAL O que são Direitos Humanos? Declaração Universal dos Direitos Humanos foi dotada e proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro 1948. Criou

Leia mais

DIREITO EDUCACIONAL: Diálogo em Defesa da Gestão Democrática

DIREITO EDUCACIONAL: Diálogo em Defesa da Gestão Democrática DIREITO EDUCACIONAL: Diálogo em Defesa da Gestão Democrática P O R : G I L V Â N I A N A S C I M E N T O C O O R D E N A D O R A E S T A D U A L U N C M E B A H I A D O C E N T E U E S C / D C I E GESTÃO

Leia mais