LABORATÓRIO 02 DE MPP-34. Exercício 1 - Modelagem de um pórtico 3D

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "LABORATÓRIO 02 DE MPP-34. Exercício 1 - Modelagem de um pórtico 3D"

Transcrição

1 LABORATÓRIO 02 DE MPP-34 Exercício 1 - Modelagem de um pórtico 3D Objetivo: modelar um pórtico tridimensional engastado em uma extremidade. Descrição do modelo: 5 mm 5 mm 10 mm 150 mm 200 mm Y 200 mm Z 10 mm 5 mm X Dados para análise: Módulo de elasticidade: 205 GPa; quociente de Poisson: 0.29, densidade: 7800 kg/m 3 Forças na extremidade livre: F X = F Y = 100 N, F Z = 100 N. Pede-se: Usando dois elementos por membro do pórtico obtenha: (i) deslocamentos e rotações nodais, (ii) tensão nos elementos e (iii) forças e momentos de reação no engaste. Faça uma análise modal do pórtico para determinar suas frequencias de vibração.

2 1) Crie um database na área de trabalho (desktop). Para isso abra o Patran Em File, New..., crie um database com o nome portico3d.db. 2) Em Geometry escolha as opções Action: Create, Object: Curve, Method: Point como mostra a figura a seguir. Na caixa Starting Point List digite [0 0 0] e na caixa Ending point List digite [ ]. Clique no botão Apply. Na caixa Starting Point List digite [ ] e na caixa Ending point List digite [ ]. Clique no botão Apply. Na caixa Starting Point List digite [ ] e na caixa Ending point List digite [ ]. Clique no botão Apply. Para melhorar a visualização vá em Home e escolha a opção Iso 4 View como mostrado abaixo 2) Em Meshing escolha as opções Action: Create, Object: Mesh, Type: Curve como mostram as figuras a seguir.

3 Na caixa Curve List digite "curve 1 2 3". Em Global Edge Length digite 0.1. Esse será o tamanho médio dos elementos de viga que serão criados sobre as três curvas. Clique no botão Apply. Para visualizar os nós criados vá em Home e depois escolha o botão Node size conforme ilustra a figura abaixo Para visualizar a numeração nodal vá em Display (ver figura abaixo), Finite Elements... e selecione com o mouse o Label associado com Node:. Clique no botão Apply. Clique no botão Cancel. Para visualizar a numeração dos elementos vá em Display (ver figura abaixo), Finite Elements... e selecione com o mouse o Label associado com Bar:. Clique no botão Apply. Clique no botão Cancel.

4 4) Em Properties encontre o botão Isotropic mostrado na figura abaixo e clique nele. Escolha as opções Action: Create, Object: Isotropic, Method: Manual Input. Em Material Name digite Aco (não use cedilha). Clique no botão Input Properties... Para informar as propriedades mecânicas preencha as caixas com os valores das respectivas propriedades elásticas (Elastic Modulus, Poisson Ratio e Density). Cuidado com as unidades. Clique no botão OK. Clique no botão Apply. O material foi criado e deve estar na janela Existing Materials. 5) Ainda em Properties encontre o botão 1D Properties Beam mostrado na figura abaixo. Escolha as opções Action: Create, Object: 1D, Type: Beam. Em Property Set Name digite y_beam.

5 Clique no botão Input Properties... Clique no botão material. Com o mouse selecione o material Aco. para abrir a janela de seleção de É preciso definir a seção reta retangular da viga que tem 10 mm de largura por 5 mm de espessura. Para isso clique sobre o botão o Create Sections mostrado abaixo. Navegue pelas opções de seção reta e escolha a seção retangular maciça. Informe a largura na caixa W e a espessura na caixa H. Cuidado com as dimensões que devem estar no sistema SI. Na caixa New Section Name digite "retangular10x5". Clique no botão OK. A seção deve ter sido designada como na figura a seguir.

6 Falta informar a orientação dos elementos de viga. O eixo axial x do elemento de viga fica conhecido pela posição espacial dos dois nós. Porém, as orientações dos eixos y e z permanecem desconhecidas como ilustra a figura abaixo. O eixo x nos dois casos é o mesmo, visto que esse eixo passa pelos dois nós do elemento. Porém, é preciso definir quais as direções dos eixos y e z. Note que, uma vez definido o eixo y, o eixo z fica automaticamente estabelecido por meio de produto vetorial (e z = e x e y ). y nó 1 nó 1 z nó 2 x y' z' nó 2 x A caixa Bar Orientation permite definir a direção do eixo y local. Note que cada membro do pórtico terá um eixo y local diferente. Primeiramente o membro vertical, paralelo ao eixo Y global, está sendo definido. No sistema global XYZ o eixo y local desse membro está alinhado com o eixo Z. Portanto, digite <0 0 1> na caixa Bar Orientation. Clique no botão OK. Clique no botão Select Application Region. Posicione o cursor na caixa Select Members e digite "curve 1" que representa o primeiro membro do pórtico. Clique no botão Add. Clique no botão OK. Clique no botão Apply. A propriedade criada deve estar na janela Sets By:. Prossiga com esse procedimento para o segundo membro, paralelo ao eixo X global. Escolha as opções Action: Create, Object: 1D, Type: Beam. Em Property Set Name digite x_beam. Clique no botão Input Properties... Clique no botão para abrir a janela de seleção de material. Com o mouse selecione o material "Aco". Clique no botão para abrir a janela de seleção de seção reta. Com o mouse selecione a seção "retangular10x5". Portanto, digite <0 0 1> na caixa Bar Orientation. Clique no botão OK. Clique no botão Select Application Region. Posicione o cursor na caixa Select Members e digite curve 2 que representa o segundo membro do pórtico. Clique no botão Add. Clique no botão OK. Clique no botão Apply. A propriedade criada deve estar na janela Sets By:. Prossiga com esse procedimento para o terceiro membro, paralelo ao eixo Z global. Escolha as opções Action: Create, Object: 1D, Type: Beam. Em Property Set Name digite z_beam. Clique no botão Input Properties... Clique no botão para abrir a janela de seleção de material. Com o mouse selecione o material "Aco". Clique no botão para abrir a janela de seleção de seção reta. Com o mouse selecione a seção "retangular10x5". Portanto, digite <1 0 0> na caixa Bar Orientation. Clique no botão OK. Clique no botão Select Application Region. Posicione o cursor na caixa Select Members e digite curve 3

7 que representa o terceiro membro do pórtico. Clique no botão Add. Clique no botão OK. Clique no botão Apply. A propriedade criada deve estar na janela Sets By:. 6) Para aplicar as condições de contorno vá em Loads/BCs. Escolha as opções Action: Create, Object: Displacement, Type: Nodal. Em New Set Name digite "engaste". Clique no botão Input Data... e preencha Translations <T1 T2 T3> com < 0, 0, 0 > e preencha Rotations <R1 R2 R3> com < 0, 0, 0 >. Clique no botão OK. Clique no botão Select Application Region... Certifique-se que o botão Select: está selecionado como FEM. Posicione o cursor na caixa Select Nodes e com o mouse selecione o nó #1. Clique no botão Add. Clique no botão OK. Clique no botão Apply. O nó #1 está agora impedido de se mover ou girar nas três direções. 7) Ainda em Loads/BCs opções Action: Create, Object: Force, Type: Nodal. Em New Set Name digite forca_concentrada. Clique no botão Input Data... e preencha a caixa Force <F1 F2 F3> com <100,100, 100>. Clique no botão OK. Clique no botão Select Application Region... Na caixa Select Nodes digite node 9. Clique no botão Add. Clique no botão OK. Clique no botão Apply. Três forças concentradas são aplicadas na ponta livre do pórtico. 8) O modelo criado deve estar como aquele mostrado na figura abaixo. Uma análise cuidadosa mostrará que há nós repetidos. Os nós 3 e 4 são repetidos (estão na mesma posição) e os nós 6 e 7 também são repetidos. Isso equivale matematicamente a dizer que os três membros do pórticos não estão unidos. Para fazer a união automaticamente de nós repetidos vá em Meshing e escolha as opções Action:

8 Equivalence, Object: All, Method: Tolerance Cube. Clique no botão Preview. Os nós repetidos devem ser destacados. Agora clique no botão Apply para completar a junção. 9) Em Analysis escolha as opções Action: Analyze, Object: Entire Model, Method: Analysis Deck. Clique no botão Apply. Um arquivo BDF (bulk data file) deve ter sido criado na área de trabalho com o nome de portico3d.bdf. Execute o Nastran com o arquivo portico3d.bdf criado. Para isso localize a pasta de instalação do Nastran que deve estar em C:\MSC.Software\MSC_Nastran\20121\bin e certifique-se que o arquivo executável nastran.exe está presente. Em seguida abra uma janela de comando do DOS (Iniciar -> Acessórios -> Prompt de comando). Nessa janela mude a pasta para a pasta de trabalho criada. Por exemplo, se a sua pasta estiver em C:\MinhaPasta digite o comando cd C:\MinhaPasta. Execute o Nastran via janela do DOS pelo comando C:\MSC.Software\MSC_Nastran\20121\bin\nastran portico3d.bdf auth=1700@ ) Quando a análise estiver completa vá em Analysis escolha as opções Action: Access Results, Object: Attach XDB, Method: Result Entities. Clique no botão Select Results File... Escolha o arquivo portico3d.xdb. Clique no botão Apply. 11) Em Results escolha as opções Action: Create, Object: Quick Plot. Em Select Fringe Result selecione Displacements, Translational e em Select Deformation Result também selecione Displacements, Translational. Clique no botão Apply. Seu deslocamento máximo deve ser de 3.66 cm. Para visualizar as tensões nas barras em Select Fringe Result selecione Bar Stresses, Maximum Combined e em Select Deformation Result selecione Displacements, Translational. Clique no botão Apply. Sua tensão máxima deve ser de 482 MPa. Para visualizar as reações nos apoios em Select Fringe Result selecione Constraint Forces,, Translational e em Select Deformation Result selecione Displacements, Translational. Clique no botão Apply. Sua força de reação no apoio deve ser de 173 N. 12) Para fazer a análise modal vá em Analysis e escolha as opções Action: Analyze, Object: Entire Model, Method: Analysis Deck. Clique no botão Solution Type... e escolha a opção NORMAL MODES. Clique no botão Ok. Na caixa Job Name mude o nome para "portico3d_modal". Clique no botão Apply. Execute o Nastran com o arquivo portico3d_modal.bdf criado Em Results selecione o primeiro modo de vibração em Select Result Cases. Em Select Fringe Result selecione Eigenvectors, Translational e em Select Deformation Result também selecione Eigenvectors, Translational. Clique no botão Apply. para visualizar o primeiro modo de vibração. Visualize os demais modos de vibração mudando o Result Case.

LABORATÓRIO 03 DE MPP-34

LABORATÓRIO 03 DE MPP-34 LABORATÓRIO 03 DE MPP-34 Exercício 1 - Modelagem de uma chapa entalhada Descrição do modelo: Uma chapa com entalhe circular é carregada em tração. Como há dois planos de simetria, é possível modelar apenas

Leia mais

Escola de Engenharia de São Carlos EESC Universidade de São Paulo USP Departamento de Engenharia de Materiais, Aeronáutica e Automobilística

Escola de Engenharia de São Carlos EESC Universidade de São Paulo USP Departamento de Engenharia de Materiais, Aeronáutica e Automobilística Escola de Engenharia de São Carlos EESC Universidade de São Paulo USP Departamento de Engenharia de Materiais, Aeronáutica e Automobilística Tutorial 3a: Revestimento com reforço. Prof. Dr. Volnei Tita

Leia mais

EXEMPLO DE TRELIÇA COMPOSTA POR 6 NÓS E 12 BARRAS UM MÓDULO DE TORRES DE TELECOMUNICAÇÕES USANDO O MÉTODO DOS ELEMENTOS FINITOS

EXEMPLO DE TRELIÇA COMPOSTA POR 6 NÓS E 12 BARRAS UM MÓDULO DE TORRES DE TELECOMUNICAÇÕES USANDO O MÉTODO DOS ELEMENTOS FINITOS EXEMPLO DE TRELIÇA COMPOSTA POR 6 NÓS E 12 BARRAS UM MÓDULO DE TORRES DE TELECOMUNICAÇÕES USANDO O MÉTODO DOS ELEMENTOS FINITOS 1. INTRODUÇÃO Pretende-se, exemplificar o uso do elemento de treliça espacial.

Leia mais

TRELIÇA COMPOSTA POR 7 NÓS E 11 BARRAS COM DIVERSAS CONDIÇÕES DE CARREGAMENTO USANDO O MÉTODO DOS ELEMENTOS FINITOS 1. INTRODUÇÃO

TRELIÇA COMPOSTA POR 7 NÓS E 11 BARRAS COM DIVERSAS CONDIÇÕES DE CARREGAMENTO USANDO O MÉTODO DOS ELEMENTOS FINITOS 1. INTRODUÇÃO TRELIÇA COMPOSTA POR 7 NÓS E 11 BARRAS COM DIVERSAS CONDIÇÕES DE CARREGAMENTO USANDO O MÉTODO DOS ELEMENTOS FINITOS 1. INTRODUÇÃO 1.1. DESCRIÇÃO DO ELEMENTO DE TRELIÇA PLANA: O exemplo apresentado a seguir

Leia mais

1.1. DESCRIÇÃO DO ELEMENTO DE TRELIÇA PLANA:

1.1. DESCRIÇÃO DO ELEMENTO DE TRELIÇA PLANA: ESTUDO DE DIVERSOS TIPOS DE CONTRAVENTAMENTO EM TRELIÇAS PLANAS USANDO O ABAQUS 6.12 STUDENT EDITION 1. INTRODUÇÃO 1.1. DESCRIÇÃO DO ELEMENTO DE TRELIÇA PLANA: O exemplo apresentado a seguir visa o estudo

Leia mais

Introdução. Motivação. Modelos de placas com vigas e pilares. EDI-38 Concreto Estrutural I Laboratório / Projeto

Introdução. Motivação. Modelos de placas com vigas e pilares. EDI-38 Concreto Estrutural I Laboratório / Projeto Motivação Introdução Exercício Pórtico 3D Introdução fck = 30 MPa h e = 3 m Pilar tipo 1 Pilar tipo 2 Pilar tipo 3 10º andar d = 60 cm t w = 20 cm d = 60 cm b f = 60cm t w = 20 cm t f = 20 cm d = 60 cm

Leia mais

TRELIÇA COMPOSTA POR 22 NÓS E 41 BARRAS ERRO NO DIMENSIONAMENTO DE TRELIÇAS COBERTURA

TRELIÇA COMPOSTA POR 22 NÓS E 41 BARRAS ERRO NO DIMENSIONAMENTO DE TRELIÇAS COBERTURA TRELIÇA COMPOSTA POR 22 NÓS E 41 BARRAS ERRO NO DIMENSIONAMENTO DE TRELIÇAS COBERTURA Método dos Elementos Finitos Aplicado à Engenharia de Estruturas Página 1 INCORPORANDO A ELASTOPLASTICIDADE A UMA BARRA

Leia mais

Tutorial STAAD.Pro. 2. No menu seguinte, escolha a opção Add Beam para começar desenhando vigas e pilares e pressione Finish.

Tutorial STAAD.Pro. 2. No menu seguinte, escolha a opção Add Beam para começar desenhando vigas e pilares e pressione Finish. Tutorial STAAD.Pro 1. Abra o programa e selecione New Project. Em seguida, marque a opção Space para que o programa entenda que o usuário deseja criar uma estrutura tridimensional e prepare a área de trabalho

Leia mais

Figura 1 Esquema de uma placa em flexão

Figura 1 Esquema de uma placa em flexão ANÁLISE DE UMA LAJE USANDO O ABAQUS 6.12 STUDENT EDITION CONSIDERANDO TRÊS TIPOS DE APOIO: ENGASTADA, SIMPLESMENTE APOIADA E COM VIGA DE BORDO 1. INTRODUÇÃO 1.1. DESCRIÇÃO DO ELEMENTO DE CASCA FINA: Entre

Leia mais

LAJES COM GEOMETRIAS ESPECIAIS

LAJES COM GEOMETRIAS ESPECIAIS LAJES COM GEOMETRIAS ESPECIAIS 1. INTRODUÇÃO 1.1. DESCRIÇÃO DO PROBLEMA: O objetivo deste exemplo é a verificação do comportamento estrutural de lajes com carregamentos especiais. Na literatura técnica

Leia mais

ANÁLISE DINÂMICA DE TRELIÇAS USANDO O ABAQUS 6.12 STUDENT EDITION

ANÁLISE DINÂMICA DE TRELIÇAS USANDO O ABAQUS 6.12 STUDENT EDITION ANÁLISE DINÂMICA DE TRELIÇAS USANDO O ABAQUS 6.12 STUDENT EDITION 1. INTRODUÇÃO Este material tem como objetivo apresentar exemplos e discutir resultados de análises dinâmicas de algumas estruturas de

Leia mais

ANÁLISE DE UMA VIGA DE CONCRETO ARMADO COM ABAQUS 6.13

ANÁLISE DE UMA VIGA DE CONCRETO ARMADO COM ABAQUS 6.13 ANÁLISE DE UMA VIGA DE CONCRETO ARMADO COM ABAQUS 6.13 1. INTRODUÇÃO 1.1. DESCRIÇÃO DO PROBLEMA: Implementar os modelos disponíveis no software Abaqus a fim de caracterizar o material concreto e analisar

Leia mais

TUTORIAL DO SAP 2000 Versão: (Vigas com Aberturas)

TUTORIAL DO SAP 2000 Versão: (Vigas com Aberturas) UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS UEA ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA MECÂNICA COMPUTACIONAL TUTORIAL DO SAP 2000 Versão: 10.0.1 (Vigas com Aberturas) alopes@uea.edu.br Manaus-AM: 03 de agosto de 2006.

Leia mais

Figura 1 Esquema da Laje.

Figura 1 Esquema da Laje. LAJES COM GEOMETRIAS ESPECIAIS 1. INTRODUÇÃO 1.1. DESCRIÇÃO DO PROBLEMA: O objetivo deste exemplo é a verificação do comportamento estrutural de lajes com geometrias (formas) especiais. Na literatura técnica

Leia mais

ESCADA EM BALANÇO 1. INTRODUÇÃO 1.1. DESCRIÇÃO DO PROBLEMA:

ESCADA EM BALANÇO 1. INTRODUÇÃO 1.1. DESCRIÇÃO DO PROBLEMA: ESCADA EM BALANÇO 1. INTRODUÇÃO 1.1. DESCRIÇÃO DO PROBLEMA: Entre os muitos problemas interessantes de se estudar encontramse as escadas e, dentre elas, estudaremos dois problemas apresentados pelo Prof.

Leia mais

ESTUDO DE UM CABO SUSPENSO CARREGADO TRANSVERSALMENTE USANDO O ABAQUS 6.12 STUDENT EDITION

ESTUDO DE UM CABO SUSPENSO CARREGADO TRANSVERSALMENTE USANDO O ABAQUS 6.12 STUDENT EDITION ESTUDO DE UM CABO SUSPENSO CARREGADO TRANSVERSALMENTE USANDO O ABAQUS 6.12 STUDENT EDITION 1. INTRODUÇÃO 1.1. DESCRIÇÃO DO PROBLEMA: A estrutura composta de um cabo suspenso de área A, composta de um material

Leia mais

ESTUDO DE VIGAS COM CARGA DISTRIBUÍDA E PESO PRÓPRIO USANDO O ABAQUS 6.12 STUDENT EDITION

ESTUDO DE VIGAS COM CARGA DISTRIBUÍDA E PESO PRÓPRIO USANDO O ABAQUS 6.12 STUDENT EDITION ESTUDO DE VIGAS COM CARGA DISTRIBUÍDA E PESO PRÓPRIO USANDO O ABAQUS 6.12 STUDENT EDITION 1. INTRODUÇÃO 1.1. DESCRIÇÃO DO PROBLEMA: Através do seguinte exemplo didático, apresentado por R. J. ROARK na

Leia mais

Deflexão de uma barragem elástica sob

Deflexão de uma barragem elástica sob Deflexão de uma barragem elástica sob pressão de água Marcus Vinicius Souza Ferraz Universidade Federal de Juiz de Fora Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional marcus.ferraz@engenharia.ufjf.br

Leia mais

ESTUDO DE UMA VIGA PAREDE COM ABERTURA USANDO O ABAQUS 6.12 STUDENT EDITION

ESTUDO DE UMA VIGA PAREDE COM ABERTURA USANDO O ABAQUS 6.12 STUDENT EDITION ESTUDO DE UMA VIGA PAREDE COM ABERTURA USANDO O ABAQUS 6.12 STUDENT EDITION 1. INTRODUÇÃO 1.1. DESCRIÇÃO DO PROBLEMA: O objetivo deste exemplo é a verificação do comportamento estrutural de uma viga parede

Leia mais

EXEMPLO DE TRELIÇA COMPOSTA POR 3 BARRAS E 3 NÓS USANDO O ABAQUS 6.12 STUDENT EDITION

EXEMPLO DE TRELIÇA COMPOSTA POR 3 BARRAS E 3 NÓS USANDO O ABAQUS 6.12 STUDENT EDITION EXEMPLO DE TRELIÇA COMPOSTA POR 3 BARRAS E 3 NÓS USANDO O ABAQUS 6.12 STUDENT EDITION 1. INTRODUÇÃO 1.1. DESCRIÇÃO DO ELEMENTO DE TRELIÇA PLANA: A descrição de uma seção e seu material constituinte é um

Leia mais

INCORPORANDO A ELASTOPLASTICIDADE A UMA BARRA EM TRAÇÃO

INCORPORANDO A ELASTOPLASTICIDADE A UMA BARRA EM TRAÇÃO INCORPORANDO A ELASTOPLASTICIDADE A UMA BARRA EM TRAÇÃO 1. INTRODUÇÃO Nesta aula, voltamos a trabalhar com o elemento de barra em tração, porém incorporando um comportamento elasto-plástico. Esse é o caso,

Leia mais

Introdução. Motivação. Modelo de biela-tirante. EDI-38 Concreto Estrutural I Laboratório / Projeto

Introdução. Motivação. Modelo de biela-tirante. EDI-38 Concreto Estrutural I Laboratório / Projeto Motivação Introdução Introdução Exercício Pórtico em arco Concreto fck = 30 MPa t = 30 cm 10 m/s 2 He = 15 m Hi = 12 m Li = 20 m Le = 24 m Parâmetros Modelagem 2 1 3 Parâmetros Modelagem 1 Geometria Pontos

Leia mais

Método dos Elementos Finitos Aplicado à Engenharia de Estruturas Página 1

Método dos Elementos Finitos Aplicado à Engenharia de Estruturas Página 1 Método dos Elementos Finitos Aplicado à Engenharia de Estruturas Página 1 ESTUDO DE UMA VIGA PAREDE COM ABERTURA INTRODUÇÃO O objetivo deste exemplo é a verificação do comportamento estrutural de uma viga

Leia mais

Método dos Elementos Finitos Aplicado à Engenharia de Estruturas Página 1

Método dos Elementos Finitos Aplicado à Engenharia de Estruturas Página 1 Método dos Elementos Finitos Aplicado à Engenharia de Estruturas Página 1 ESCADA EM BALANÇO INTRODUÇÃO Entre os muitos problemas interessantes de se estudar encontram-se as escadas e, dentre elas, estudaremos

Leia mais

Física Experimental: Mecânica. Aula 2. - Gráficos. - Uso de software

Física Experimental: Mecânica. Aula 2. - Gráficos. - Uso de software Física Experimental: Mecânica Aula 2 - Gráficos - Uso de software 1 Conteúdo desta aula: -Geração de gráficos... slides 3 16 -Exportando um gráfico... slides 17 26 -Exemplos... slides 27 29 ATENÇÃO: PARA

Leia mais

Introdução. Motivação. Modelo 2D de viga de concreto armado. Modelagem do comportamento não-linear de peças estruturais de concreto

Introdução. Motivação. Modelo 2D de viga de concreto armado. Modelagem do comportamento não-linear de peças estruturais de concreto Motivação Introdução do comportamento não-linear de peças estruturais de concreto Introdução Exercício 1 Viga de concreto Diagrama (simplificado) tensão-deformação do concreto: fck = 30 MPa fcd = fck /1.4

Leia mais

Pretende-se, neste exemplo, analisar a treliça da cobertura objeto da. Figura 1. Cobertura - Geometria da treliça a ser analisada.

Pretende-se, neste exemplo, analisar a treliça da cobertura objeto da. Figura 1. Cobertura - Geometria da treliça a ser analisada. ESTUDO DE TRELIÇA COMPOSTA POR 22 NÓS E 41 BARRAS USANDO O ABAQUS 6.12 STUDENT EDITION ERRO NO DIMENSIONAMENTO DE TRELIÇAS COBERTURA DO GALPÃO DE CASCAVEL 1. INTRODUÇÃO foto abaixo. Pretende-se, neste

Leia mais

VIGA - ANÁLISE MODAL, HARMÔNICA E TRANSIENTE USANDO O ABAQUS 6.12 STUDENT EDITION

VIGA - ANÁLISE MODAL, HARMÔNICA E TRANSIENTE USANDO O ABAQUS 6.12 STUDENT EDITION VIGA - ANÁLISE MODAL, HARMÔNICA E TRANSIENTE USANDO O ABAQUS 6.12 STUDENT EDITION 1. INTRODUÇÃO Este tutorial serve como um breve guia para a utilização do software Abaqus/CAE 6.12 de elementos finitos.

Leia mais

Método dos Elementos Finitos Aplicado à Engenharia de Estruturas Página 1

Método dos Elementos Finitos Aplicado à Engenharia de Estruturas Página 1 Método dos Elementos Finitos Aplicado à Engenharia de Estruturas Página 1 LAJES COM GEOMETRIAS ESPECIAIS INTRODUÇÃO O objetivo deste exemplo é a verificação do comportamento estrutural de lajes com geometrias

Leia mais

Física Experimental: Mecânica. Aula 2. - Gráficos. - Uso de software

Física Experimental: Mecânica. Aula 2. - Gráficos. - Uso de software Física Experimental: Mecânica Aula 2 - Gráficos - Uso de software 1 Conteúdo desta aula: -Geração de gráficos... slides 3 17 -Exportando um gráfico... slides 18 27 -Exemplos... slides 28 30 ATENÇÃO: PARA

Leia mais

Método dos Elementos Finitos Aplicado à Engenharia de Estruturas Página 1

Método dos Elementos Finitos Aplicado à Engenharia de Estruturas Página 1 Método dos Elementos Finitos Aplicado à Engenharia de Estruturas Página 1 TRELIÇA ESPACIAL COMPOSTA POR 6 NÓS E 12 BARRAS UM MÓDULO DE TORRES DE TELECOMUNICAÇÕES INTRODUÇÃO Pretende-se, exemplificar o

Leia mais

TUTORIAL DO PROGRAM ADINA 9.2

TUTORIAL DO PROGRAM ADINA 9.2 Disciplina: PEF 3302 Mecânica das Estruturas I Data: 26/09/2016 TUTORIAL DO PROGRAM ADINA 9.2 PROBLEMA: CHAPA BIAPOIADA SUJEITA A CARREGAMENTO DISTRIBUÍDO CONSTANTE Considerações iniciais O programa empregado

Leia mais

Método dos Elementos Finitos Aplicado à Engenharia de Estruturas Página 1

Método dos Elementos Finitos Aplicado à Engenharia de Estruturas Página 1 Método dos Elementos Finitos Aplicado à Engenharia de Estruturas Página 1 LAJES COM CARREGAMENTOS ESPECIAIS INTRODUÇÃO O objetivo deste exemplo é a verificação do comportamento estrutural de lajes com

Leia mais

Drawing Formato_PTC Creo ) Iniciando um formato com dimensões A (11x8.5 pol.) Iniciar um novo arquivo com a opção Format. File > New > A Format

Drawing Formato_PTC Creo ) Iniciando um formato com dimensões A (11x8.5 pol.) Iniciar um novo arquivo com a opção Format. File > New > A Format Drawing Formato_PTC Creo 3.0 1) Iniciando um formato com dimensões A (11x8.5 pol.) Iniciar um novo arquivo com a opção Format. File > New > A Format Digite o nome do formato (exemplo): Formato_A Clique

Leia mais

PROJETO DE ESTRADAS Pr P of o. D r D. An A d n e d r e so s n o n Man a zo n l zo i

PROJETO DE ESTRADAS Pr P of o. D r D. An A d n e d r e so s n o n Man a zo n l zo i PROJETO DE ESTRADAS Prof. Dr. Anderson Manzoli Clique em Format Units; Georreferenciamento de 2 2º altere para Graus/minutos/segundos 1º altere para duas casas decimais 3º altere para precisão de segundos

Leia mais

ESTUDO DE ESTRUTURA COMPOSTA POR BARRAS E CABOS USANDO O ABAQUS 6.12 STUDENT EDITION

ESTUDO DE ESTRUTURA COMPOSTA POR BARRAS E CABOS USANDO O ABAQUS 6.12 STUDENT EDITION ESTUDO DE ESTRUTURA COMPOSTA POR BARRAS E CABOS USANDO O ABAQUS 6.12 STUDENT EDITION 1. INTRODUÇÃO 1.1. DESCRIÇÃO DO PROBLEMA: A estrutura do presente exemplo é composta por barras submetidas à flexão

Leia mais

Tutorial 04 Cabeça da Biela

Tutorial 04 Cabeça da Biela DESENHO TÉCNICO MECÂNICO I (SEM 0565) Notas de Aulas v.2016 Tutorial 04 Cabeça da Biela Adaptado de: Allan Garcia Santos 2004 Departamento de Engenharia Mecânica Escola de Engenharia de Universidade de

Leia mais

SOLID EDGE ST6 TUTORIAL 3 MODELANDO UM PISTÃO

SOLID EDGE ST6 TUTORIAL 3 MODELANDO UM PISTÃO SOLID EDGE ST6 TUTORIAL 3 MODELANDO UM PISTÃO Neste tutorial serão introduzidos passo a passo conceitos de modelação, onde você verá passo a passo a aplicação prática de features 3D. Fazendo este tutorial

Leia mais

Método dos Elementos Finitos Aplicado à Engenharia de Estruturas Página 1

Método dos Elementos Finitos Aplicado à Engenharia de Estruturas Página 1 Método dos Elementos Finitos Aplicado à Engenharia de Estruturas Página 1 PERCOLAÇÃO SOB BARRAGEM INTRODUÇÃO O estudo de percolação em solos é extremamente importante, tendo muitas aplicações, incluindo

Leia mais

TUTORIAL DO PROGRAM ADINA 9.2

TUTORIAL DO PROGRAM ADINA 9.2 Disciplina: PEF 3302 Mecânica das Estruturas I Data: 17/10/2016 TUTORIAL DO PROGRAM ADINA 9.2 PROBLEMA: SÓLIDO ENGASTADO SUJEITO A FORÇA DE VOLUME DEVIDA AO PESO PRÓPRIO Considerações iniciais O programa

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO PROCEDIMENTOS INICIAIS PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO 01 de 12 1. Abra o software CellSens Dimension. O ícone do software está localizado na área de trabalho. OBSERVAÇÃO: Caso seja necessário trabalhar

Leia mais

Método dos Elementos Finitos Aplicado à Engenharia de Estruturas Página 1

Método dos Elementos Finitos Aplicado à Engenharia de Estruturas Página 1 Método dos Elementos Finitos Aplicado à Engenharia de Estruturas Página 1 ANÁLISE DINÂMICA DE TRELIÇAS INTRODUÇÃO Este material tem como objetivo apresentar exemplos e discutir resultados de análises dinâmicas

Leia mais

ESTUDO DE UM BLOCO DE FUNDAÇÃO PARCIALMENTE CARREGADO

ESTUDO DE UM BLOCO DE FUNDAÇÃO PARCIALMENTE CARREGADO ESTUDO DE UM BLOCO DE FUNDAÇÃO PARCIALMENTE CARREGADO 1. INTRODUÇÃO 1.1. DESCRIÇÃO DO PROBLEMA: O objetivo deste exemplo é a verificação do comportamento estrutural de um bloco de fundação parcialmente

Leia mais

Análise de uma Estrutura Reticulada. Método dos Elementos Finitos ANSYS

Análise de uma Estrutura Reticulada. Método dos Elementos Finitos ANSYS Análise de uma Estrutura Reticulada Método dos Elementos Finitos ANSYS Luís Mesquita 03 de Maio de 2004 O objectivo deste documento é analisar uma estrutura treliçada, com o carregamento e dimensões mostradas

Leia mais

Método dos Elementos Finitos Aplicado à Engenharia de Estruturas Página 1

Método dos Elementos Finitos Aplicado à Engenharia de Estruturas Página 1 Método dos Elementos Finitos Aplicado à Engenharia de Estruturas Página 1 MODELAGEM DE FUNDAÇÃO ELÁSTICA INTRODUÇÃO O objetivo deste exemplo é a discussão do comportamento de uma estrutura quando se considera

Leia mais

Módulo I. Desejamos boa sorte e bom estudo! Em caso de dúvidas, contate-nos pelo site Atenciosamente Equipe Cursos 24 Horas

Módulo I. Desejamos boa sorte e bom estudo! Em caso de dúvidas, contate-nos pelo site  Atenciosamente Equipe Cursos 24 Horas AutoCad 2D Módulo I Parabéns por participar de um curso dos Cursos 24 Horas. Você está investindo no seu futuro! Esperamos que este seja o começo de um grande sucesso em sua carreira. Desejamos boa sorte

Leia mais

Movimento de um Projétil

Movimento de um Projétil Movimento de um Projétil INTRODUÇÃO Conforme proposto por Galileu, em Diálogos sobre novas ciências, o movimento de um projétil na superfície da Terra pode ser analisado, separadamente, na direção horizontal

Leia mais

ANÁLISE ESTÁTICA LINEAR DE UM PUXADOR USANDO O ABAQUS 6.12 STUDENT EDITION

ANÁLISE ESTÁTICA LINEAR DE UM PUXADOR USANDO O ABAQUS 6.12 STUDENT EDITION ANÁLISE ESTÁTICA LINEAR DE UM PUXADOR USANDO O ABAQUS 6.12 STUDENT EDITION 1. INTRODUÇÃO 1.1. DESCRIÇÃO DO PROBLEMA: Neste exemplo vamos analisar um puxador, feito de aço, submetido a um carregamento estático.

Leia mais

Introdução ao Pro-Mechanica Aula -02. Prof. Isaac N. L. Silva Prof. Carlos Crespo Izquierdo

Introdução ao Pro-Mechanica Aula -02. Prof. Isaac N. L. Silva Prof. Carlos Crespo Izquierdo Introdução ao Pro-Mechanica Aula -02 Prof. Isaac N. L. Silva Prof. Carlos Crespo Izquierdo Sobre O Pro-Mechanica traz 2 módulos de análise: Estrutural - Structural Térmico - Thermal Cada um deles trata

Leia mais

TOPCON SCANMASTER GUIA PRÁTICO REGISTRO DE NUVENS POR TIE POINTS

TOPCON SCANMASTER GUIA PRÁTICO REGISTRO DE NUVENS POR TIE POINTS TOPCON SCANMASTER GUIA PRÁTICO REGISTRO DE NUVENS POR TIE POINTS O registro de nuvens de pontos por tie points é realizado pelo ScanMaster em escaneamentos onde, em campo, no momento do escaneamento foram

Leia mais

Método dos Elementos Finitos Aplicado à Engenharia de Estruturas Página 1

Método dos Elementos Finitos Aplicado à Engenharia de Estruturas Página 1 Método dos Elementos Finitos Aplicado à Engenharia de Estruturas Página 1 VIGA BI-METÁLICA SUBMETIDA A UMA VARIAÇÃO DE TEMPERATURA A) INTRODUÇÃO: INTRODUÇÃO Muitas vezes o problema que desejamos solucionar

Leia mais

Método dos Elementos Finitos Aplicado à Engenharia de Estruturas Página 1

Método dos Elementos Finitos Aplicado à Engenharia de Estruturas Página 1 Método dos Elementos Finitos Aplicado à Engenharia de Estruturas Página 1 DIAPASÃO INTRODUÇÃO Muitos dos sólidos que devem ser projetados não têm como ter seus modelos matemáticos simplificados e, portanto

Leia mais

Experimento II: Vibração em placas. Profa. Dra. Larissa Driemeier Prof. Dr. Marcilio Alves Prof. Dr. Rafael Traldi Moura

Experimento II: Vibração em placas. Profa. Dra. Larissa Driemeier Prof. Dr. Marcilio Alves Prof. Dr. Rafael Traldi Moura Experimento II: Vibração em placas Profa. Dra. Larissa Driemeier Prof. Dr. Marcilio Alves Prof. Dr. Rafael Traldi Moura Parte experimental: Tutorial Abaqus Outubro/Novembro 2017 PMR3408 Intrumentação 2

Leia mais

Aula 12 - Tutorial 10 Modelando uma hélice

Aula 12 - Tutorial 10 Modelando uma hélice DESENHO TÉCNICO MECÂNICO I (SEM 0565) Notas de Aulas v.2017 Aula 12 - Tutorial 10 Modelando uma hélice Adaptado de: Denis Lopes Souza & Carlos Alberto Fortulan 2005 Departamento de Engenharia Mecânica

Leia mais

Método dos Elementos Finitos Aplicado à Engenharia de Estruturas Página 1

Método dos Elementos Finitos Aplicado à Engenharia de Estruturas Página 1 Método dos Elementos Finitos Aplicado à Engenharia de Estruturas Página 1 INTRODUÇÃO AO ANSYS WORKBENCH ANÁLISE DE UM IMPLANTE ORTODÔNTICO INTRODUÇÃO Este tutorial serve como um breve guia para a utilização

Leia mais

Solid Edge ST6. Tutorial 13. Modelando uma Hélice

Solid Edge ST6. Tutorial 13. Modelando uma Hélice Solid Edge ST6 Tutorial 13 Modelando uma Hélice Neste tutorial serão introduzidos os conceitos de modelação, onde você verá a aplicação prática de features 3D através do comando Lofted Protrusion e a divisão

Leia mais

Escola Superior de Tecnologia e de Gestão Instituto Politécnico de Bragança. Guia Informativo para utilizadores do LPAC. Âmbito: Ferramenta CAE Ansys

Escola Superior de Tecnologia e de Gestão Instituto Politécnico de Bragança. Guia Informativo para utilizadores do LPAC. Âmbito: Ferramenta CAE Ansys Instituto Politécnico de Bragança Guia Informativo para utilizadores do LPAC Âmbito: Ferramenta CAE Ansys Análise modal de estruturas Elaborado por : Data: Junho de 1997 Análise modal de um sistema mecânico

Leia mais

Tutorial de Viga: Ansys - Beam3

Tutorial de Viga: Ansys - Beam3 Tutorial de Viga: Ansys - Beam3 Primeiramente vamos iniciar o tutorial apresentando uma visão geral do software Ansys, ao abri-lo (click em Ansys11 e Ansys) a seguinte tela é mostrada: Nesse curso focaremos

Leia mais

Suporte ao uso do software Origin R para disciplinas de laboratório de Física

Suporte ao uso do software Origin R para disciplinas de laboratório de Física Suporte ao uso do software Origin R para disciplinas de laboratório de Física IFGW, Unicamp 20 de março de 2006 Resumo Este guia visa apresentar conceitos básicos para utilização do software Origin R que

Leia mais

13. APRESENTAÇÃO DO PROJETO Criação de folhas mestres

13. APRESENTAÇÃO DO PROJETO Criação de folhas mestres 13. APRESENTAÇÃO DO PROJETO 13.1 Criação de folhas mestres Para a apresentação do projeto, serão criadas folhas mestres, estas ficarão salvas no arquivo deste projeto e poderão ser usadas posteriormente

Leia mais

EXERCÍCIO 1_Casa Popular. tutorial 12 folhas de apresentação. Bibliografia

EXERCÍCIO 1_Casa Popular. tutorial 12 folhas de apresentação. Bibliografia EXERCÍCIO 1_Casa Popular tutorial 12 folhas de apresentação Bibliografia NBR 10068/87 FOLHAS DE DESENHO, LEIAUTE E DIMENSÕES NBR 10582 CONTEÚDO DA FOLHA PARA DESENHO TÉCNICO NBR 13142 DOBRAMENTO DE CÓPIA

Leia mais

INTRODUÇÃO A MANIPULAÇÃO DO PROGRAMA FEMM PROBLEMA PLANAR TUTORIAL HELDER HENRI SILVA E CALDAS LUCIANO CARVALHO GUEDES

INTRODUÇÃO A MANIPULAÇÃO DO PROGRAMA FEMM PROBLEMA PLANAR TUTORIAL HELDER HENRI SILVA E CALDAS LUCIANO CARVALHO GUEDES INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA EM ELETRO-ELETRÔNICA COORDENAÇÃO DE ENGENHARIA INDUTRIAL ELÉTRICA ENG413 DISPOSITIVOS ELETROMAGNÉTICOS INTRODUÇÃO A MANIPULAÇÃO DO PROGRAMA FEMM PROBLEMA

Leia mais

SOLID EDGE ST6 TUTORIAL 6 MODELANDO UMA CABEÇA DE BIELA. Fazendo este tutorial você criará a seguinte peça:

SOLID EDGE ST6 TUTORIAL 6 MODELANDO UMA CABEÇA DE BIELA. Fazendo este tutorial você criará a seguinte peça: SOLID EDGE ST6 TUTORIAL 6 MODELANDO UMA CABEÇA DE BIELA Para a execução deste tutorial é indispensável que você tenha feito o tutorial anterior, pois aqui será ensinada uma técnica para aproveitar sketches

Leia mais

ES015 - Projeto de Estruturas Assistido por Computador: Cálculo e Detalhamento

ES015 - Projeto de Estruturas Assistido por Computador: Cálculo e Detalhamento Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Departamento de Engenharia de Estruturas e Fundações ES015 - Projeto de Estruturas Assistido por Computador: Cálculo e Detalhamento Prof. Túlio Nogueira

Leia mais

Aula 08 - Tutorial 06 Modelando o Bloco do Motor

Aula 08 - Tutorial 06 Modelando o Bloco do Motor DESENHO TÉCNICO MECÂNICO I (SEM 0565) Notas de Aulas v.2016 Aula 08 - Tutorial 06 Modelando o Bloco do Motor Adaptado de: Allan Garcia Santos 2004 Gustavo de José Godoy 2005 Departamento de Engenharia

Leia mais

Método dos Elementos Finitos Aplicado à Engenharia de Estruturas Página 1

Método dos Elementos Finitos Aplicado à Engenharia de Estruturas Página 1 Método dos Elementos Finitos Aplicado à Engenharia de Estruturas Página 1 ANÁLISE DE UMA LAJE CONSIDERANDO TRÊS TIPOS DE APOIO: ENGASTADA, SIMPLESMENTE APOIADA E COM VIGA DE BORDO INTRODUÇÃO Entre os muitos

Leia mais

Instruções básicas para a análise de um pórtico 2D com o programa ROBOT Estruturas de Betão 2

Instruções básicas para a análise de um pórtico 2D com o programa ROBOT Estruturas de Betão 2 Instruções básicas para a análise de um pórtico 2D com o programa ROBOT Mário Pimentel Pretende-se analisar um dos pórticos intermédios do Bloco B da Residência Universitária do Campo Alegre no Porto.

Leia mais

Aula 09 - Tutorial 07 Montagem do Motor

Aula 09 - Tutorial 07 Montagem do Motor DESENHO TÉCNICO MECÂNICO I (SEM 0565) Notas de Aulas v.2014 Aula 09 - Tutorial 07 Montagem do Motor Adaptado de: Allan Garcia Santos 2004 Departamento de Engenharia Mecânica Escola de Engenharia de São

Leia mais

Lançando no Modelador

Lançando no Modelador Lançando no Modelador Acessando os Elementos Inclinados no Modelador Como o lançamento das vigas, pilares e lajes já foram efetuados, precisamos completar o Modelo Estrutural fazendo o lançamento dos elementos

Leia mais

Física Experimental: Mecânica. Aula 2. - Relatórios. - Uso de software

Física Experimental: Mecânica. Aula 2. - Relatórios. - Uso de software Física Experimental: Mecânica Aula 2 - Relatórios - Uso de software 1 Conteúdo desta aula: -Relatórios no computador... slides 3 4 -Formulário executável (intro). slides 5 10 -Gráficos via Origin... slides

Leia mais

Figura 1 Viga poligonal de aço estrutural

Figura 1 Viga poligonal de aço estrutural PÓRTICO, QUADROS E ESTRUTURAS MISTAS MODELO 01 Para a viga poligonal contínua, indicada na Figura 1, determinar por Análise Matricial de Estruturas as rotações e as reações verticais nos apoios e. Dados:

Leia mais

ESPECTROFOTÔMETRO DIGITAL - 721G MANUAL DE INSTRUÇÕES SOFTWARE

ESPECTROFOTÔMETRO DIGITAL - 721G MANUAL DE INSTRUÇÕES SOFTWARE ESPECTROFOTÔMETRO DIGITAL - 721G MANUAL DE INSTRUÇÕES SOFTWARE Instruções de operação para UVWin7 Seção 1: Instalação Televendas: 1. Requerimentos do Sistema Sistema operacional: Windows XP Processador:

Leia mais

INTRODUÇÃO AO SIMUL8

INTRODUÇÃO AO SIMUL8 INTRODUÇÃO AO SIMUL8 Prof. Dr. Rui Carlos Botter SOFTWARE PARA SIMULAÇÃO DISCRETA Março de 2015 Procure em todos os programas o SIMUL e abra o software A versão estudantil é mais restrita, mas permitirá

Leia mais

CRIANDO UM MODELO ESTRUTURAL EM REVIT STRUCTURE

CRIANDO UM MODELO ESTRUTURAL EM REVIT STRUCTURE CIV 2155 BIM: Novas Tecnologias e Metodologias na Engenharia ARQ2203 Projetos Integrados em Arquitetura, Engenharia e Construção 2º Semestre de 2013 - Profa. Elisa Sotelino REVIT STRUCTURE 2013 COMO FAZER

Leia mais

Revisão Center Configuration Conteúdo

Revisão Center Configuration Conteúdo Introdução Categoria Novos Usuários Tempo necessário 30 minutos Arquivo Tutorial Usado Iniciar um novo conjunto de arquivos (métrico) Housing.ipt Autodesk Inventor bibliotecas do Centro de conteúdo fornecem

Leia mais

Critérios de Convergência e Análise de Resultados Aula -04. Prof. Isaac N. L. Silva Prof. Carlos Crespo Izquierdo

Critérios de Convergência e Análise de Resultados Aula -04. Prof. Isaac N. L. Silva Prof. Carlos Crespo Izquierdo Critérios de Convergência e Análise de Resultados Aula -04 Prof. Isaac N. L. Silva Prof. Carlos Crespo Izquierdo Não só no Pro/Mech, mas como em qualquer outro software CAE: Lixo FEA Software Lixo O usuário

Leia mais

Método dos Elementos Finitos Aplicado à Engenharia de Estruturas Página 1

Método dos Elementos Finitos Aplicado à Engenharia de Estruturas Página 1 Método dos Elementos Finitos Aplicado à Engenharia de Estruturas Página 1 TRELIÇA COMPOSTA POR 7 NÓS E 11 BARRAS COM DIVERSAS CONDIÇÕES DE CARREGAMENTO USANDO O MÉTODO DOS ELEMENTOS FINITOS INTRODUÇÃO

Leia mais

SOLID EDGE ST6 TUTORIAL 9 GERANDO VISTAS A PARTIR DE UM MODELO 3D. Aqui isso será feito com o corpo da Biela que você desenhou no tutorial 6.

SOLID EDGE ST6 TUTORIAL 9 GERANDO VISTAS A PARTIR DE UM MODELO 3D. Aqui isso será feito com o corpo da Biela que você desenhou no tutorial 6. SOLID EDGE ST6 TUTORIAL 9 GERANDO VISTAS A PARTIR DE UM MODELO 3D Seguindo este tutorial você estará apto a gerar vistas a partir de elementos 3D. O Solid Edge permite que sejam geradas vistas de modelos

Leia mais

TUTORIAL AUTOCAD CIVIL 3D 2010 INTERSEÇÕES

TUTORIAL AUTOCAD CIVIL 3D 2010 INTERSEÇÕES TUTORIAL AUTOCAD CIVIL 3D 2010 INTERSEÇÕES Além de uma significativa mudança no RIBBON do Autocad Civil 3d 2010, outro grande diferencial foi a implantação do comando INTERSECTION, que cria as interseções

Leia mais

SOLID EDGE ST6 TUTORIAL 10 MONTANDO O CONJUNTO. Fazendo este tutorial você criará a seguinte montagem:

SOLID EDGE ST6 TUTORIAL 10 MONTANDO O CONJUNTO. Fazendo este tutorial você criará a seguinte montagem: SOLID EDGE ST6 TUTORIAL 10 MONTANDO O CONJUNTO O objetivo deste tutorial é fazer com que você tenha um contato inicial com o ambiente Assembly e introduzir conceitos básicos de montagem. É importante que

Leia mais

Aula 05 - Tutorial 03 Modelando o Corpo da Biela

Aula 05 - Tutorial 03 Modelando o Corpo da Biela DESENHO TÉCNICO MECÂNICO I (SEM 0565) Notas de Aulas v.2016 Aula 05 - Tutorial 03 Modelando o Corpo da Biela Adaptado de: Allan Garcia Santos 2004 Departamento de Engenharia Mecânica Escola de Engenharia

Leia mais

Física Experimental: Eletromagnetismo. Aula 2. - Relatórios. - Uso de software

Física Experimental: Eletromagnetismo. Aula 2. - Relatórios. - Uso de software Física Experimental: Eletromagnetismo Aula 2 - Relatórios - Uso de software 1 Conteúdo desta aula: -Relatórios no computador... slides 3 4 -Formulário executável (intro). slides 5 10 -Gráficos via Origin...

Leia mais

TUTORIAL 3 TRELIÇA ISOSTÁTICA ESPACIAL

TUTORIAL 3 TRELIÇA ISOSTÁTICA ESPACIAL TUTORIAL 3 TRELIÇA ISOSTÁTICA ESPACIAL Verificar qual perfil tubular comercial, dentre os relacionados na Tabela.??, atende o limite de deslocamento máximo de mm na extremidade livre da treliça espacial,

Leia mais

COMO COMEÇAR Guia de Referência Rápida MAPAS

COMO COMEÇAR Guia de Referência Rápida MAPAS www.farmcommand.com COMO COMEÇAR Guia de Referência Rápida MAPAS www.farmersedge.com.br MAPAS Você pode gerenciar e visualizar sua fazenda através do Gerenciados de Mapas. Por padrão, sua fazenda irá aparecer

Leia mais

Visual Studio+SQL Server Express LocalDB ANTONIO LUIS

Visual Studio+SQL Server Express LocalDB ANTONIO LUIS Visual Studio+SQL Server Express LocalDB ANTONIO LUIS OBJETIVO Mostrar o processo de criação de um banco de dados usando SQL Server Express LocalDB. Versão do SQL Server voltada pra desenvolvedores, e

Leia mais

Escala do desenho na plotagem:

Escala do desenho na plotagem: Escala do desenho na plotagem: Dica: Verifique se a área que você deseja imprimir cabe no formato da folha. Trabalhe com tamanho de folha e desenho no mesmo sistema métrico, ou seja: se a folha está em

Leia mais

TUTORIAL 15 SHEET METAL MODELANDO UMA TRAVA

TUTORIAL 15 SHEET METAL MODELANDO UMA TRAVA TUTORIAL 15 SHEET METAL MODELANDO UMA TRAVA O objetivo deste tutorial é fazer com que você tenha um contato inicial com o ambiente Sheet Metal, com o qual será possível criar peças que tenham flanges dobrados.

Leia mais

Método dos Elementos Finitos Aplicado à Engenharia de Estruturas Página 1

Método dos Elementos Finitos Aplicado à Engenharia de Estruturas Página 1 Método dos Elementos Finitos Aplicado à Engenharia de Estruturas Página 1 VIGAS COM CARGA DISTRIBUÍDA E PESO PRÓPRIO INTRODUÇÃO Nesta aula, trabalharemos com elementos de barras bidimensionais, procurando-se

Leia mais

Método dos Elementos Finitos Aplicado à Engenharia de Estruturas Página 1

Método dos Elementos Finitos Aplicado à Engenharia de Estruturas Página 1 Método dos Elementos Finitos Aplicado à Engenharia de Estruturas Página 1 ESTADO PLANO DE TENSÃO CONCENTRAÇÃO DE TENSÕES AO REDOR DE ORIFÍCIOS PARTE 1 INTRODUÇÃO Quanto um corpo elástico que está submetido

Leia mais

Autodesk Inventor 9 DocTec6 Projecções

Autodesk Inventor 9 DocTec6 Projecções TECAD Soluções CAD e Projecto Colaborativo Rua Sidónio Muralha, 5 - Loja A 2635-477 Rio de Mouro Tel: 21 919 92 30 Fax: 21 919 92 39 Email: tecad@tecad.pt Web site: http://www.tecad.pt Autodesk Inventor

Leia mais

Método dos Elementos Finitos Aplicado à Engenharia de Estruturas Página 1

Método dos Elementos Finitos Aplicado à Engenharia de Estruturas Página 1 Método dos Elementos Finitos Aplicado à Engenharia de Estruturas Página 1 ESTUDO DE UM BLOCO DE FUNDAÇÃO PARCIALMENTE CARREGADO INTRODUÇÃO O objetivo deste exemplo é a verificação do comportamento estrutural

Leia mais

LAMINAÇÃO. Prof. Dr. André Paulo Tschiptschin Mestrando: Edwan Anderson Ariza. Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais

LAMINAÇÃO. Prof. Dr. André Paulo Tschiptschin Mestrando: Edwan Anderson Ariza. Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais LAMINAÇÃO Prof. Dr. André Paulo Tschiptschin Mestrando: Edwan Anderson Ariza Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais 1 LAMINAÇÃO Objetivo: Modelar através do MEF um cilindro laminador, a

Leia mais

Lab - Backup e Recuperação no Windows XP

Lab - Backup e Recuperação no Windows XP 5.0 10.3.1.6 Lab - Backup e Recuperação no Windows XP Introdução Imprima e preencha este laboratório. Neste laboratório, você vai fazer o backup de dados. Também irá executar a recuperação dos dados. Equipamento

Leia mais

Aula 13 - Tutorial 12 Weldment Modelando uma

Aula 13 - Tutorial 12 Weldment Modelando uma DESENHO TÉCNICO MECÂNICO I (SEM 0565) Notas de Aulas v.2014 Aula 13 - Tutorial 12 Weldment Modelando uma Adaptado de: Stevan Rodrigues Manzan 2006 Manivela Departamento de Engenharia Mecânica Escola de

Leia mais

Aula pra tica 1. Projeto e Simulaça o no Agilent Advanced Design System. PSI3483 Ondas Eletromagnéticas em meios guiados. Prof.ª Fatima Salete Correra

Aula pra tica 1. Projeto e Simulaça o no Agilent Advanced Design System. PSI3483 Ondas Eletromagnéticas em meios guiados. Prof.ª Fatima Salete Correra 1 Aula pra tica 1 Projeto e Simulaça o no Agilent Advanced Design System PSI3483 Ondas Eletromagnéticas em meios guiados Prof.ª Fatima Salete Correra Atividades da aula Criando um novo espaço de trabalho

Leia mais

Introdução à Ciência da Computação com Jogos Bruno Feijó - Esteban Clua - Fávio S. Corrêa da Silva

Introdução à Ciência da Computação com Jogos Bruno Feijó - Esteban Clua - Fávio S. Corrêa da Silva Usando Java na Plataforma NetBeans Antes de usar a plataforma NetBeans pela primeira vez, crie uma pasta onde você guardará as suas aplicações Java (por exemplo: C:\meusJavas). 1. Abra e especifique um

Leia mais

Instruções básicas para a análise de um pórtico 2D com o programa SAP2000

Instruções básicas para a análise de um pórtico 2D com o programa SAP2000 Instruções básicas para a análise de um pórtico 2D com o programa SAP2000 Estruturas de Betão 2 Nelson Vila Pouca Pretende-se analisar um dos pórticos intermédios do Bloco B da Residência Universitária

Leia mais

Explorar Restrições Esboço

Explorar Restrições Esboço Explorar Restrições Esboço Explorar o impacto das restrições geométricas e dimensionais em um simples esboço. Compreender os limites esboço para trabalhar eficazmente com o Autodesk Inventor. Objetivos

Leia mais

TUTORIAL PARA O PROCESSO DE DESENHO DE CAVA UTILIZANDO O SOFTWARE MICROMINE

TUTORIAL PARA O PROCESSO DE DESENHO DE CAVA UTILIZANDO O SOFTWARE MICROMINE TUTORIAL PARA O PROCESSO DE DESENHO DE CAVA UTILIZANDO O SOFTWARE MICROMINE São Paulo SP 2015 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 3 2. OBJETIVOS... 4 3. PIT DESIGN... 5 4. CRIANDO O WIREFRAME DO DESENHO DE CAVA...

Leia mais