OBSERVATÓRIO DAS METRÓPOLES INSTITUTO NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA - INCT BEM-ESTAR URBANO E CLASSES DE RENDA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "OBSERVATÓRIO DAS METRÓPOLES INSTITUTO NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA - INCT BEM-ESTAR URBANO E CLASSES DE RENDA"

Transcrição

1 OBSERVATÓRIO DAS METRÓPOLES INSTITUTO NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA - INCT BEM-ESTAR URBANO E CLASSES DE RENDA Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro 1 Marcelo Gomes Ribeiro 2 Lygia Costa 3 André Salata 4 Introdução O Brasil apresentou resultados mais favoráveis à distribuição de renda entre seus habitantes, nos últimos anos. Esses resultados confirmaram que está havendo uma redução das desigualdades entre os segmentos sociais, apesar de ainda o país se caracterizar como um dos mais desiguais do mundo. Quando se considera as condições coletivas de bem-estar, estamos mais interessados em investigar essas condições para o espaço urbano, sobretudo, o espaço metropolitano, onde os problemas sociais têm se acumulado no Brasil. Mas esse interesse, também, decorre de limites metodológicos que serão explicitados posteriormente. O fato é que a melhoria da distribuição de renda contribui diretamente para as condições de vida das pessoas consideradas individualmente ou em seu núcleo familiar, na medida em que é na família o espaço onde se realiza a reprodução social. O aumento da renda familiar contribui, por exemplo, para o aumento do consumo, principalmente numa sociedade (ou para segmentos sociais de baixa renda) que possui baixa capacidade de consumo. A indagação que se coloca é se a melhoria individual ou familiar observada pelas condições de renda estão sendo acompanhadas pela melhoria das condições coletivas, aquelas que se realizam em toda a sociedade. Ao saber que foram os segmentos de mais baixa renda os que aumentaram sua fatia no bolo da distribuição renda, queremos saber se essas condições coletivas também os favoreceram, ou não. 1 Professor Titular do IPPUR/UFRJ e Coordenador Nacional do Observatório das Metrópoles. 2 Doutorando do IPPUR/UFRJ e Pesquisador Assistente do Observatório das Metrópoles. 3 Estagiária de Pós-doutorado do IPPUR/UFRJ e Pesquisadora Associada do Observatório das Metrópoles. 4 Doutorando do IFCS/UFRJ e Pesquisador Assistente do Observatório das Metrópoles.

2 Para explicitar melhor a questão é preciso considerar que o bem-estar dos indivíduos depende de realizações que conseguem fazer por si mesmos (ou em seu núcleo familiar) como é o caso da utilização da renda, mas também de realizações que só se podem conseguir de forma coletiva, seja através de ações do Estado, seja por meio do modo como a sociedade está organizada. Quando se considera as condições coletivas de bem-estar, estamos mais interessados em investigar essas condições para o espaço urbano, sobretudo, o espaço metropolitano, onde os problemas sociais têm se acumulado no Brasil. Mas esse interesse, também, decorre de limites metodológicos que serão explicitados posteriormente. Para tentar responder à indagação colocada, vamos utilizar uma estrutura de classes de renda, a fim de comparar com as condições coletivas de bem-estar urbano para cada uma delas. Bem-estar urbano Para aferir as múltiplas dimensões da vida urbana capazes de propiciar qualidade de vida a seus habitantes, elaboramos um índice de bem-estar urbano, também chamado de IBEU, o qual foi construído através dos dados da Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios (PNAD), pesquisa que é realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), órgão oficial de estatística do Brasil. Procuramos na elaboração desse índice utilizar variáveis existentes na PNAD que fossem capazes de refletir o bem-estar decorrente das condições urbanas, que são ao mesmo tempo, nesse contexto, condições coletivas. Assim, foram organizadas três dimensões para a elaboração desse Índice: condições de atendimento de serviços coletivos, condições habitacionais e condições de mobilidade urbana. Para as condições de serviços coletivos foram consideradas as pessoas que são atendidas de forma adequada por abastecimento de água, coleta de esgoto e coleta de lixo. Consideramos como atendimento adequado para abastecimento de água o percentual dos domicílios que possuem abastecimento ligados à rede geral. O atendimento adequado da coleta de esgoto corresponde ao percentual dos domicílios que estão ligados à rede geral de escoamento sanitário ou à fossa séptica ligada à rede geral. O atendimento adequado de lixo corresponde ao percentual dos domicílios que possuem coleta, direta e indiretamente. Com o resultado de cada uma dessas variáveis calculamos a média simples dos percentuais, o resultado corresponde à primeira dimensão do IBEU. Consideramos na dimensão de condições habitacionais duas variáveis: percentual de domicílios que estão localizados em aglomerado subnormal e o percentual de pessoas que moram em domicílio com densidade domiciliar elevada acima de 2 pessoas por dormitório. O

3 resultado dessa segunda dimensão corresponde à média do somatório dos percentuais, subtraída de 100, porque o sentido do Índice calculado é positivo. A dimensão de mobilidade urbana utiliza apenas uma única variável, que é o tempo de deslocamento casa-trabalho. Consideramos como tempo adequado o percentual de pessoas que realizam o deslocamento casa-trabalho por no máximo até 1 hora por dia. O Índice de Bem-Estar Urbano (IBEU) é resultado da média aritmética simples das três dimensões especificadas e, posteriormente, transformado no intervalo de 0 (zero) a 1 (um). Quanto mais próximo de 1, melhor é o bem-estar urbano. Neste cálculo, todas as dimensões possuem o mesmo peso na composição do Índice, mas as variáveis possuem pesos diferentes, como podemos ver no quadro abaixo. Dimensão/Variáveis Peso Na Dimensão No Índice Atendimento de serviços coletivos 1 1/3 Abastecimento de água 1/3 1/9 Coleta de esgoto 1/3 1/9 Coleta de lixo 1/3 1/9 Condição habitacional 1 1/3 Aglomerado subnormal 1/2 1/6 Densidade domiciliar 1/2 1/6 Mobilidade urbana 1 1/3 Deslocamento casa-trabalho 1 1/3 É importante ressaltar que a construção desse índice de bem-estar urbano encontra limites pelo tipo de fonte de dados utilizada para sua elaboração, uma vez que a PNAD, mesmo sendo abrangente em relação à quantidade de temas pesquisados, não consegue apreender todas as dimensões da vida urbana que possam conferir bem-estar a seus habitantes. Mesmo assim, reconhecemos que as variáveis utilizadas são capazes de oferecer uma boa apreensão da qualidade de vida urbana das regiões metropolitanas do Brasil. O Índice de Bem-Estar Urbano para as regiões metropolitanas do Brasil, disponíveis na base de dados da PNAD 5, apresenta tendência de melhoria ao longo dos anos de 2001 a 2009, como podemos visualizado no gráfico 1. Porém, podemos observar que houve comportamento de 5 A PNAD é uma pesquisa amostral que disponibiliza dados para todo o Brasil, as Unidades da Federação e para nove regiões metropolitanas, a saber: Belém, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador. O Distrito Federal está sendo considerado, neste trabalho, com área metropolitana, portanto, integra o conjunto de dados das RM s do Brasil.

4 aumento entre 2001 e 2004, queda em 2005, com recuperação no ano seguinte, queda novamente em 2008 e recuperação em 2009, quando atinge o maior patamar na década. Gráfico 1 IBEU: Índice de Bem-Estar Urbano das Regiões Metropolitanas do Brasil 2001 a 2009 Fonte: Elaborado pelo Observatório das Metrópoles, a partir de dados da PNAD/IBGE. Importa também analisar o comportamento de cada indicador (ou dimensão) do IBEU ao longo do período de 2001 a 2009, para saber quais são as dimensões do Índice que têm contribuído para que sua evolução apresente tendência em termos de melhorias, como pudemos verificar, mesmo tendo registrado oscilações entre alguns anos. O atendimento de serviços coletivos apresenta comportamento igual ao Índice geral, uma vez que ao longo da década registrou crescimento, com oscilações em alguns dos anos como podemos visualizar no gráfico 2. As variáveis que mais colaboraram para a melhoria dessa dimensão foram o atendimento de esgotamento sanitário e a coleta de lixo, uma vez que o abastecimento de água, que já registrava em torno de 94% em condições adequadas em 2001, praticamente se manteve. O esgotamento sanitário, em 2001, registrou um percentual de 77,9% e, em 2009, esse percentual passou para 81,3%, apesar de o maior patamar ter ocorrido no ano de 2008, com 82,7%. A coleta de lixo passou de 86,8% para 90,5%, entre 2001 e Apesar de os atendimentos de esgotamento sanitário e de lixo apresentarem um patamar inferior ao de água, foram essas variáveis que contribuíram para o desempenho positivo da dimensão de atendimento de serviços coletivos para o conjunto das regiões metropolitanas.

5 Gráfico 2 Atendimento de Serviços Coletivos das Regiões Metropolitanas do Brasil 2001 a 2009 Fonte: Elaborado pelo Observatório das Metrópoles, a partir de dados da PNAD/IBGE. Gráfico 3 Condições Habitacionais das Regiões Metropolitanas do Brasil 2001 a 2009 Fonte: Elaborado pelo Observatório das Metrópoles, a partir de dados da PNAD/IBGE.

6 Novamente observamos que a dimensão que expressa as condições habitacionais apresenta um comportamento crescente muito acentuado para o conjunto das regiões metropolitanas do Brasil, no período de 2001 a 2009, como podemos visualizar no gráfico 3. O que mais contribuiu para esse comportamento apresentado das condições habitacionais foi a melhoria da densidade domiciliar, na medida em que mais pessoas, proporcionalmente, passaram a residir em domicílios com até duas pessoas por dormitório. Em 2001, era 73,6% e, em 2009, passou a ser 81,5%. A proporção de pessoas que moravam em aglomerado subnormal praticamente se manteve, nesse período. Ao contrário do que verificamos nas dimensões anteriores atendimento de serviços coletivos e condições habitacionais, a dimensão de mobilidade urbana apresentou comportamento de redução, ao longo do período de análise, como podemos visualizar no gráfico 4. Isso significa que mais pessoas, proporcionalmente, passaram a realizar deslocamento casa-trabalho por mais de 1 hora, tornando a mobilidade cada vez pior para as regiões metropolitanas do Brasil. Apesar disso, observamos também algumas oscilações entre alguns dos anos de análise, inclusive o dado de 2009 apresentou um patamar maior que o verificado em 2008, mas inferior ao registrado no começo da década. Gráfico 4 Mobilidade Urbana das Regiões Metropolitanas do Brasil 2001 a 2009 Fonte: Elaborado pelo Observatório das Metrópoles, a partir de dados da PNAD/IBGE.

7 Como o Índice de Bem-Estar Urbano (IBEU) é construído a partir de três dimensões e somente a dimensão de mobilidade urbana apresentou comportamento de redução ao longo da década, podemos considerar que o baixo crescimento verificado do IBEU, ao longo da década, foi decorrente dessa última dimensão. Enquanto os serviços coletivos e as condições habitacionais estão melhorando nas regiões metropolitanas, pelo menos em termos de oferta desses serviços, a mobilidade tem se colocado, cada vez mais, como um dos principais problemas metropolitanos na atualidade. Uma vez que vimos que as dimensões que compõem o IBEU apresentam comportamento diferente e isso tem efeito sobre o Índice geral, será importante analisar o comportamento do IBEU segundo as classes de renda e, ao mesmo tempo, realizar a análise para cada uma das dimensões componentes do Índice, haja visto que a apropriação dos ativos coletivos distribuídos em sociedade podem ser diferentes de acordo com as condições de vida dos indivíduos. E as classes de renda podem se constituir como uma forma importante de classificação dos indivíduos em agrupamentos sociais. É isso que faremos na próxima seção. Classes de renda A construção de um esquema de classe que se utiliza da variável renda foi construída a partir dos dados da PNAD, que por ser uma pesquisa domiciliar os dados utilizados dizem respeito a auto-declaração dos respondentes da amostra. As implicações desse tipo de pesquisa é que são apreendidos apenas os rendimentos monetários, sobretudo, do trabalho, mas também de outras fontes (capital, propriedade etc.), ficando de fora os rendimentos não-monetários. Além disso, há subestimação dos dados apresentados, porque rendimentos oriundos do capital ou da propriedade, muitas vezes, não são declarados (Vale e Silva, 2003). O que mais se evidencia é que os rendimentos obtidos pela PNAD dizem respeito, sobretudo, a rendimentos do trabalho. Por este motivo, o agregado dos rendimentos da PNAD fica muito aquém da renda calculada pelo Sistema de Contas Nacionais, que apresenta resultados do PIB Produto Interno Bruto. Não obstante os limites apresentados, os dados de renda podem ser utilizados para realizar estudos sobre desigualdades, desde que se tenha em mente esses limites. Assim, utilizamos do esquema de classes de renda definido por Marcelo Neri (2008), da Fundação Getúlio Vargas, para analisar a comparação das condições de bem-estar urbano entre as classes de renda, uma vez que esse esquema de classe de renda serve como proxy do bem-estar dos indivíduos, o

8 que nos servirá como contraponto para a avaliação do bem-estar coletivo oferecido pelas regiões metropolitanas. As classes de renda utilizadas foram classificadas como AB, C, D e E. Para definir os limites de cada classe foi calculada inicialmente a mediana da distribuição de renda, tendo como referência os dados da PNAD de A classe AB foi compreendida como o seguimento correspondente aos 10% mais ricos. A classe C corresponde ao seguimento compreendido entre a mediana e o limite dos 10% mais ricos. A classe D corresponde ao intervalo que vai da linha da pobreza à mediana da distribuição de renda. E a classe E diz respeito ao segmento que encontra-se em situação de miséria. Miséria, neste caso, refere-se a uma definição monetária de uma cesta de mercadorias que corresponde a calorias, como recomendado pela Organização Mundial de Saúde (Neri, M. 2008). Com base nessa definição de classes, os dados dos anos utilizados foram deflacionados para o ano de 2009, inclusive os intervalos calculados para 2006, de acordo com o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), a fim de possibilitar a análise da evolução entre as classes de renda ao longo da primeira década do século XXI. Já foi amplamente divulgado o crescimento da Classe C nos noticiários de todo o país, chamada por Marcelo Neri de Classe Média. Observamos que esse comportamento, que foi geral no Brasil, ocorreu de forma mais nítida no conjunto das regiões metropolitanas, como podemos visualizar na tabela 1. Em 2001, a Classe C correspondia a 46,4% da população; em 2009, chegou a 58,1%, um crescimento de quase 14 pontos percentuais no período de uma década. Isso ocorreu com crescimento também da Classe AB e redução das Classes D e E. Ou seja, o padrão de renda da população metropolitana melhorou de modo significativo, nesse período, por decorrência de deslocamento de pessoas situadas nas classes de renda mais inferiores em direção às classes média e superiores. Classe de renda Tabela 1 Evolução das Classes de Renda a 2009 (Em %) Ano AB 16,5 17,7 15,5 15,6 17,0 18,6 19,5 20,4 20,4 C 46,4 50,3 49,3 49,9 51,9 53,5 55,8 55,5 58,1 D 13,2 15,1 15,1 15,5 14,9 13,3 12,3 13,3 11,5 E 23,9 16,9 20,1 18,9 16,2 14,6 12,4 10,8 10,0 Total 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 Fonte: Elaboração com base nos dados da PNAD/IBGE, segundo metodologia de Marcelo Neri (2008).

9 Classes de renda X Bem-estar urbano Nosso objetivo, nesta seção, é verificar a relação entre as classes de renda da população metropolitana do Brasil e o seu bem-estar urbano, de modo a poder analisar a relação entre os ganhos pessoais existentes nos últimos anos em termos de renda e as condições coletivas que asseguram o bem-estar nas cidades. Além da análise feita para o Índice de Bem-Estar Urbano (IBEU), procuraremos também relacionar as classes de renda com cada dimensão que compõe o IBEU. Desse modo, pretendemos apreender as dimensões que mais corroboram para o comportamento do Índice de Bem-Estar Urbano, assim como para as dimensões que, por ventura, apresentam comportamento contrário, que pode ter efeito inercial nesse Índice. Podemos observar que há diferenças entre o IBEU, quando se compara as classes de renda, como podemos visualizar na tabela 2. Em quase todos os anos, há uma relação direta, ou seja, percebemos que o IBEU é melhor quanto mais superior for a classe de renda. Isso significa ou que as pessoas que possuem melhores condições de renda se apropriam das melhores condições coletivas de bem-estar urbano, ou as pessoas que possuem as melhores condições coletivas de bem-estar urbano são as que possuem maior possibilidade de auferir melhores rendimentos. O sentido da causalidade é de difícil inferência. Tabela 2 Índice de Bem-Estar Urbano (IBEU) segundo Classes de Renda Classe de Anos Renda AB 0,934 0,933 0,946 0,937 0,939 0,932 0,928 0,918 0,928 C 0,864 0,865 0,879 0,880 0,872 0,856 0,870 0,865 0,871 D 0,816 0,816 0,850 0,843 0,841 0,801 0,836 0,846 0,835 E 0,846 0,799 0,823 0,833 0,825 0,777 0,827 0,833 0,834 Fonte: Observatório das Metrópoles. Dados da PNAD/IBGE. O Índice de Bem-Estar Urbano teve evolução diferente, ao longo da década, entre as classes de renda. A Classe AB, apesar de oscilações positivas de alguns dos anos, teve, no geral, um comportamento de redução do bem-estar urbano. Ainda sim, continua sendo a classe de renda com o maior IBEU. A Classe C teve um comportamento ascendente, o que demonstra que o bem-estar urbano apresentou melhoria, entre os anos de 2001 e A Classe D também apresentou comportamento ascendente, no período analisado, mas com aumento do bem-estar urbano muito maior que a verificada na Classe C. A Classe E apresentou redução na

10 primeira metade da década, mas voltou a se recuperar ao final, embora não tenha atingido o mesmo patamar que em A diferença no comportamento de bem-estar urbano entre as classes de renda pode decorrer das mudanças ocorridas nas classes de renda, ou de mudanças ocorridas nas dimensões que compõem o IBEU, ou até mesmo das mudanças ocorridas nos dois aspectos analisados. Antes de tirar qualquer conclusão, vamos analisar as classes de renda em relação à cada uma das dimensões que compõe o Índice de Bem-Estar Urbano. A primeira dimensão do IBEU corresponde ao atendimento de serviços coletivos. Como foi apresentado anteriormente, essa dimensão é constituída de três variáveis: coleta de esgoto, coleta de lixo e abastecimento de água. A tabela 3 apresenta o resultado dessa dimensão para os anos de 2001 a 2009, segundo as classes de renda. Podemos observar que há diferenças entre o indicador de atendimento de serviços coletivos quando se considera as classes de renda. Assim como o IBEU, nesse indicador a relação é direta, ou seja, quanto mais superior for a classe de renda, maior é o atendimento de serviços coletivos, em quase todos os anos do período analisado. Tabela 3 Atendimento de Serviços Coletivos segundo Classes de Renda Classe de Anos Renda AB 0,943 0,933 0,950 0,936 0,947 0,946 0,931 0,930 0,943 C 0,879 0,881 0,894 0,895 0,896 0,891 0,892 0,884 0,889 D 0,813 0,826 0,850 0,843 0,840 0,834 0,837 0,847 0,843 E 0,836 0,781 0,798 0,790 0,800 0,778 0,798 0,808 0,809 Fonte: Observatório das Metrópoles. Dados da PNAD/IBGE. A Classe AB praticamente mantém o mesmo patamar no atendimento de serviços coletivos ao longo da década, apesar de algumas oscilações ocorridas em alguns dos anos. Significa que para esse segmento de renda, as condições de bem-estar urbano estão muito consolidadas, até porque o nível do indicador é muito próximo de 1, que corresponde ao melhor desempenho. As oscilações apresentadas podem decorrer de aumento do número de pessoas nessa classe de renda, como pudemos observar na tabela 1, acima. A Classe C apresenta um comportamento ascendente no indicador de atendimento de serviços coletivos. Esse comportamento decorre, sobretudo, da melhoria das coletas de esgoto e de lixo, ao longo do tempo, já que o abastecimento de água praticamente não sofreu mudanças.

11 Interessante é poder observar esse comportamento sabendo que houve aumento do número de pessoas nessa classe de renda, vindas de classes mais inferiores. A Classe D também apresentou comportamento ascendente no indicador de atendimento de serviços coletivos. Isso foi decorrente da melhoria das coletas de esgoto e de lixo, já que não houve alteração substancial no abastecimento de água para esse segmento de renda. A diferença com a Classe C é que nesta classe de renda houve redução do número de pessoas. A Classe E, ao contrário das outras classes de renda, apresentou comportamento descendente no atendimento de serviços coletivos, que se deve à piora no abastecimento de água e, sobretudo, à piora na coleta de esgoto, já que a coleta de lixo não sofreu mudanças substanciais ao longo da década. Como nesta Classe houve redução do número de pessoas, há de se supor que as pessoas que ascenderam à outros segmentos de renda possuíam melhores condições urbanas, no que se refere ao atendimento de serviços coletivos. Isso se for verdade, podemos imaginar que para que haja melhoria nas condições individuais de renda, é preciso que os indivíduos já tenham acumulados alguns ativos coletivos, como o abastecimento de água e coleta de esgoto. A segunda dimensão do Índice de Bem-Estar Urbano corresponde às condições habitacionais. Esse indicador, como foi demonstrado anteriormente, foi construído com duas variáveis: percentual de domicílios localizados em aglomerados subnormais e percentual de domicílios com densidade acima de 2 pessoas por dormitório. Esse indicador foi adaptado para apresentar o sentido positivo do bem-estar urbano, como as demais dimensões do IBEU. A tabela 4 apresenta os resultados do indicador de condições habitacionais para cada uma das classes de renda. Tabela 4 Condições Habitacionais segundo Classes de Renda Classe de Anos Renda AB 0,979 0,980 0,987 0,981 0,985 0,977 0,984 0,978 0,981 C 0,885 0,892 0,919 0,916 0,914 0,863 0,915 0,911 0,911 D 0,804 0,804 0,869 0,854 0,863 0,750 0,855 0,882 0,856 E 0,841 0,761 0,819 0,837 0,834 0,697 0,841 0,854 0,845 Fonte: Observatório das Metrópoles. Dados da PNAD/IBGE. Da mesma forma que o IBEU e também o indicador de atendimento de serviços coletivos, podemos observar que o indicador de condições habitacionais apresenta relação direta com as classes de renda, pois quanto mais superior é a classe de renda, maior é o resultado das

12 condições habitacionais, para quase todos os anos analisados, a única exceção ocorre em 2001, quando o indicador para a Classe E é mais favorável que para a Classe D. A Classe AB chega ao final da década, em 2009, com crescimento muito pequeno em relação a 2001, apesar de algumas oscilações tanto positivas quanto negativas ao longo da década. Porém, esse resultado mostra que praticamente não houve mudanças nas condições habitacionais desse segmento de renda. Pelo patamar apresentado, observa-se que quase a totalidade das pessoas da Classe AB se aproxima da condição ideal de condições habitacionais. A Classe C apresentou crescimento mais expressivo, ao longo da década, nesse indicador de condições habitacionais, ao se comparar com o comportamento da Classe AB. O principal motivo desse aumento deve-se à alta proporcional da densidade domiciliar considerada positiva para o bem-estar urbano (até 2 pessoas por dormitório), que conseguiu contrabalancear o aumento proporcional (apesar de pequeno) de pessoas que moram em aglomerados subnormais. Apesar de oscilações em alguns dos anos, a Classe D apresentou um comportamento de melhoria nas condições habitacionais, entre os anos de 2001 e Essa melhoria se deveu ao aumento proporcional de domicílios que não fossem localizados em aglomerados subnormais e, sobretudo, ao aumento da densidade domiciliar considerada para o bem-estar urbano como adequada. A Classe E praticamente não alterou o patamar do indicador de condições habitacionais, pois o crescimento foi muito pequeno no período de 2001 a Mesmo assim, podemos observar que houve uma pequena redução do número de domicílios que não estão localizados em aglomerados subnormais, que em outras palavras significa aumento proporcional de domicílios em aglomerados subnormais. A densidade domiciliar apresentou resultados positivos ao longo da década. A terceira dimensão do Índice de Bem-Estar Urbano é a mobilidade urbana. Este indicador foi construído de acordo com o tempo de deslocamento casa-trabalho realizado pelas pessoas. Quanto mais próximo de 1 (um), maior o percentual de pessoas com tempo de deslocamento de até 1 hora; quanto mais próximo de 0 (zero), maior o percentual de pessoas com deslocamento acima de 1 hora. A tabela 5 apresenta o resultado do indicador de mobilidade urbana segundo as classes de renda.

13 Tabela 5 Mobilidade Urbana segundo Classes de Renda Classe de Anos Renda AB 0,880 0,885 0,901 0,894 0,886 0,873 0,870 0,845 0,860 C 0,828 0,821 0,824 0,830 0,805 0,814 0,803 0,799 0,813 D 0,833 0,817 0,829 0,831 0,819 0,817 0,817 0,808 0,805 E 0,862 0,854 0,851 0,871 0,839 0,857 0,842 0,839 0,849 Fonte: Observatório das Metrópoles. Dados da PNAD/IBGE. Ao contrário do IBEU e dos demais indicadores que compõem o IBEU, o indicador de mobilidade urbana não apresenta uma relação direta com as classes de renda, ou seja, o comportamento do IBEU parece não estar associado com as condições de renda das pessoas, pelo menos visto em seu conjunto. Observamos, por exemplo, que para todos os anos as condições de mobilidade urbana (avaliadas pelo tempo de deslocamento) são melhores para a Classe E que para as C e D. E esta última, normalmente, apresenta resultados mais positivos que a Classe C, que poderia indicar uma relação inversa, mas a situação mais confortável é apresentada pela Classe AB, que apresenta patamares de mobilidade urbana superior à Classe E, em todos os anos. A condição mais favorável da Classe AB pode ser decorrente do maior uso de automóvel, pois podemos supor que esse segmento social são os que têm condições de utilizar veículos automotores próprios. Por outro lado, a condição favorável da Classe E (em relação à C e D) pode decorrer da sua proximidade com o local de trabalho. De todo modo, podemos perceber também que houve piora na mobilidade urbana para todas as classes de renda ao longo do período analisado, pois mais pessoas passaram a realizar o deslocamento casa-trabalho por mais de 1 hora. Isso reforça mais uma vez que a condição de mobilidade urbana, pelo menos quando avaliada pelo tempo de deslocamento, não está relacionada com as classes de renda. É um problema que envolve a todos os segmentos sociais. Essa comparação do IBEU e dos indicadores que o compõe entre as classes de renda serviu para percebermos as diferenças evolutivas para os segmentos de renda diferentes. No entanto, é importante também percebermos o comportamento evolutivo para cada uma das classes de renda, comparando o IBEU com cada um de seus indicadores. Podemos observar que a Classe AB apresentou os maiores resultados em todos os indicadores que compõem o Índice de Bem-Estar Urbano e, por isso, possui o maior IBEU quando

14 comparada com as demais classes de renda. Mesmo assim, verificamos que houve redução do IBEU, apesar de pequena, entre os anos de 2001 e Essa redução pode ser observada pela diminuição no atendimento de serviços coletivos e, sobretudo, na mobilidade urbana, pois o indicador de condições habitacionais praticamente não se alterou. A Classe C, que apresentou crescimento do IBEU ao longo da década, teve aumento nos indicadores de atendimento de serviços coletivos e de condições habitacionais. No indicador de mobilidade urbana apresentou redução, mas não o suficiente para impedir o crescimento do Índice de Bem-Estar Urbano no período analisado. Vale ressaltar, novamente, que foi incorporado uma parcela maior de pessoas à esta Classe de renda. A Classe D apresentou comportamento muito semelhante à Classe C: aumento do IBEU, provocado pela melhoria do atendimento dos serviços coletivos e pelas condições habitacionais, mesmo com piora na mobilidade urbana. A diferença com a Classe C é que a Classe D apresentou redução do seu contingente populacional. A Classe E foi a que mais apresentou resultados negativos nesse período: teve redução do IBEU, provocado tanto pela piora do atendimento de serviços coletivos quanto pela piora da mobilidade urbana. O indicador de condições habitacionais apresentou melhoria, mas muito pequena, incapaz que reverter o resultado geral do bem-estar urbano. Referências Bibliográficas RIBEIRO, Luiz Cesar de Queiroz (Coord.). Índice de Bem-Estar Urbano. Rio de Janeiro: Observatório das Metrópoles, NERI, Marcelo. A nova classe média. Rio de Janeiro: FGV/IBRE, CPS, VALLE SILVA, Nelson do. Os rendimentos pessoais. In: HASENVALG, Carlos & VALLE SILVA, Nelson do. Origens e Destinos: desigualdades sociais ao longo da vida. Rio de Janeiro: TOPBOOKS Editora, 2003.

IBEU LOCAL: REGIÃO METROPOLITANA DE CAMPINAS

IBEU LOCAL: REGIÃO METROPOLITANA DE CAMPINAS IBEU LOCAL: REGIÃO METROPOLITANA DE CAMPINAS Marcelo Gomes Ribeiro Gustavo Henrique P. Costa INTRODUÇÃO O Observatório das Metrópoles divulgou recentemente a publicação referente ao Índice de Bem Estar

Leia mais

NOTAS TECNICAS. Autores: LAURA REGI NA CARN EIRO VÂNIA CRISTINA OLIVEIRA COELHO SEPLAN O U T U B R O D E Nº1 1

NOTAS TECNICAS. Autores: LAURA REGI NA CARN EIRO VÂNIA CRISTINA OLIVEIRA COELHO SEPLAN O U T U B R O D E Nº1 1 NOTAS TECNICAS O U T U B R O D E 2 0 1 6 Nº1 1 Índice de Bem -Estar Urbano dos Municípios Brasileiros : Uma análise de São Luís Autores: LAURA REGI NA CARN EIRO VÂNIA CRISTINA OLIVEIRA COELHO SEPLAN PREFEITURA

Leia mais

6. EXEMPLOS DE ESTUDOS RECENTES QUE UTILIZARAM INDICADORES SOCIAIS

6. EXEMPLOS DE ESTUDOS RECENTES QUE UTILIZARAM INDICADORES SOCIAIS 6. EXEMPLOS DE ESTUDOS RECENTES QUE UTILIZARAM INDICADORES SOCIAIS ESTUDO DO IPEA SIGNIFICÂNCIA DAS METRÓPOLES ESTUDADAS No dia 5 de agosto de 2008, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) apresentou

Leia mais

Capítulo 1 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS DO ÍNDICE DE BEM-ESTAR URBANO. Luiz César de Queiroz Ribeiro Marcelo Gomes Ribeiro INTRODUÇÃO

Capítulo 1 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS DO ÍNDICE DE BEM-ESTAR URBANO. Luiz César de Queiroz Ribeiro Marcelo Gomes Ribeiro INTRODUÇÃO Capítulo 1 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS DO ÍNDICE DE BEM-ESTAR URBANO Luiz César de Queiroz Ribeiro Marcelo Gomes Ribeiro INTRODUÇÃO O objetivo do presente capítulo é o de apresentar a metodologia de construção

Leia mais

Capítulo 5 CONDIÇÕES HABITACIONAIS URBANAS. Érica Tavares da Silva João Luís Nery Junior INTRODUÇÃO

Capítulo 5 CONDIÇÕES HABITACIONAIS URBANAS. Érica Tavares da Silva João Luís Nery Junior INTRODUÇÃO Capítulo 5 CONDIÇÕES HABITACIONAIS URBANAS Érica Tavares da Silva João Luís Nery Junior INTRODUÇÃO As condições habitacionais também constituem uma importante dimensão que influencia o bem-estar das pessoas

Leia mais

IBEU Local da Região Metropolitana do Rio de Janeiro

IBEU Local da Região Metropolitana do Rio de Janeiro IBEU Local da Região Metropolitana do Rio de Janeiro Por Raquel de Lucena Oliveira e João Luis Nery A publicação do Índice de Bem estar Urbano (IBEU), elaborado no âmbito do INCT Observatório das Metrópoles

Leia mais

Rendimento de todas as fontes Participação na composição do rendimento médio mensal real domiciliar per capita, segundo o tipo de rendimento (%)

Rendimento de todas as fontes Participação na composição do rendimento médio mensal real domiciliar per capita, segundo o tipo de rendimento (%) Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Rendimento de todas as fontes PNAD contínua ISBN 978-85-240-4453-3 IBGE, 2018 A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - PNAD Contínua

Leia mais

---- ibeu ---- ÍNDICE DE BEM-ESTAR URBANO

---- ibeu ---- ÍNDICE DE BEM-ESTAR URBANO INSTITUTO NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA CNPq/FAPERJ/CAPES ---- ibeu ---- ÍNDICE DE BEM-ESTAR URBANO COORDENAÇÃO LUIZ CÉSAR DE QUEIROZ RIBEIRO EQUIPE RESPONSÁVEL ANDRÉ RICARDO SALATA LYGIA GONÇALVES

Leia mais

Panorama do Mercado de Trabalho PNAD Contínua. Centro de Políticas Públicas do Insper

Panorama do Mercado de Trabalho PNAD Contínua. Centro de Políticas Públicas do Insper Panorama do Mercado de Trabalho PNAD Contínua Centro de Políticas Públicas do Insper Dezembro de 2016 Apresentação Com o objetivo de ampliar o debate sobre a economia brasileira e o mercado de trabalho

Leia mais

ESTUDO TÉCNICO N.º 11/2015

ESTUDO TÉCNICO N.º 11/2015 ESTUDO TÉCNICO N.º 11/2015 Principais resultados da PNAD 2014 potencialmente relacionados às ações e programas do MDS MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME SECRETARIA DE AVALIAÇÃO E GESTÃO

Leia mais

Empoderando vidas. Fortalecendo nações.

Empoderando vidas. Fortalecendo nações. Empoderando vidas. Fortalecendo nações. INTRODUÇÃO O Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil baseia-se exclusivamente nos Censos Demográficos, realizados de 10 em 10 anos, pelo Instituto Brasileiro de

Leia mais

Pnad 2006 Saneamento e Habitação

Pnad 2006 Saneamento e Habitação Pnad 2006 Saneamento e Habitação 1. Avanços na situação brasileira Os indicadores da Pnad mostram que houve uma melhoria considerável nas condições de moradia da população urbana brasileira entre 2001

Leia mais

CAEN-UFC RELATÓRIO DE PESQUISA Nº 02

CAEN-UFC RELATÓRIO DE PESQUISA Nº 02 RELATÓRIO DE PESQUISA Nº 02 EVOLUÇÃO DOS INDICADORES DE RENDA, DESIGUALDADE E POBREZA PARA O CEARÁ E REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA Uma Visão Comparativa Nacional Pós-Plano Real Autores da Pesquisa

Leia mais

O MAPA DA EXTREMA INDIGÊNCIA NO CEARÁ E O CUSTO FINANCEIRO DE SUA EXTINÇÃO

O MAPA DA EXTREMA INDIGÊNCIA NO CEARÁ E O CUSTO FINANCEIRO DE SUA EXTINÇÃO CAEN-UFC RELATÓRIO DE PESQUISA Nº5 O MAPA DA EXTREMA INDIGÊNCIA NO CEARÁ E O CUSTO FINANCEIRO DE SUA EXTINÇÃO (Apresenta um Comparativo com os Estados Brasileiros) Autores da Pesquisa Flávio Ataliba Barreto

Leia mais

OBSERVATÓRIO DAS METRÓPOLES: Território, Coesão e Governança Democrática. Texto para Discussão:

OBSERVATÓRIO DAS METRÓPOLES: Território, Coesão e Governança Democrática. Texto para Discussão: UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO INTITUTO DE PESQUISA E PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL OBSERVATÓRIO DAS METRÓPOLES: Território, Coesão e Governança Democrática Texto para Discussão: Diagnóstico da

Leia mais

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de setembro ficou em 0,16%,

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de setembro ficou em 0,16%, O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de setembro ficou em 0,16%, abaixo dos 0,19% de agosto. No ano, o índice acumula 1,78%, bem abaixo dos 5,51% registrados em igual período do ano passado,

Leia mais

Evolução da frota de automóveis e motos no Brasil

Evolução da frota de automóveis e motos no Brasil Observatório das Metrópoles www.observatoriodasmetropoles.net Evolução da frota de automóveis e motos no Brasil Relatório 2013 (SINOPSE PRELIMINAR) Responsável: Juciano Martins Rodrigues juciano@observatoriodasmetropoles.net

Leia mais

IBGE divulga a Síntese de Indicadores Sociais Publicação traz dados sobre trabalho, rendimento, condições de moradia, pobreza e educação

IBGE divulga a Síntese de Indicadores Sociais Publicação traz dados sobre trabalho, rendimento, condições de moradia, pobreza e educação IBGE divulga a Síntese de Indicadores Sociais 2018 Publicação traz dados sobre trabalho, rendimento, condições de moradia, pobreza e educação Mulheres, jovens, pretos e pardos têm maiores taxas de desocupação;

Leia mais

34º ENCONTRO ANUAL DA ANPOCS

34º ENCONTRO ANUAL DA ANPOCS 34º ENCONTRO ANUAL DA ANPOCS ST 03 CIDADES: DIMENSÕES, ESCALAS E COMPOSIÇÕES Transformações econômicas e estrutura social das regiões metropolitanas do Brasil Autores: Marcelo Gomes Ribeiro Lygia Gonçalves

Leia mais

CESTA BÁSICA MANTÉM TENDÊNCIA DE QUEDA NA MAIORIA DAS CIDADES

CESTA BÁSICA MANTÉM TENDÊNCIA DE QUEDA NA MAIORIA DAS CIDADES NOTA À IMPRENSA São Paulo, 03 de outubro de 2005. CESTA BÁSICA MANTÉM TENDÊNCIA DE QUEDA NA MAIORIA DAS CIDADES As três capitais da região Sul e a única da região Norte onde o DIEESE Departamento Intersindical

Leia mais

SISTEMA FINANCEIRO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

SISTEMA FINANCEIRO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO SISTEMA FINANCEIRO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO Aluno: Tiago Zeitone Gomes de Amorim Orientador: Juliano Assunção Introdução Transporte urbano é um tema que tem atraído muitos estudiosos nos últimos anos

Leia mais

Capítulo 3 MOBILIDADE URBANA. Juciano Martins Rodrigues INTRODUÇÃO

Capítulo 3 MOBILIDADE URBANA. Juciano Martins Rodrigues INTRODUÇÃO Capítulo 3 MOBILIDADE URBANA Juciano Martins Rodrigues INTRODUÇÃO Segundo dados do Censo 2010, para chegar até seus locais de trabalho, aproximadamente 24,2 milhões de pessoas se deslocam diariamente nas

Leia mais

ÍNDICES NACIONAIS DE PREÇOS AO CONSUMIDOR IPCA e INPC fevereiro 2008

ÍNDICES NACIONAIS DE PREÇOS AO CONSUMIDOR IPCA e INPC fevereiro 2008 ÍNDICES NACIONAIS DE PREÇOS AO CONSUMIDOR IPCA e INPC fevereiro 2008 Rio de Janeiro, 11 de março de 2008 SISTEMA NACIONAL DE ÍNDICES DE PREÇOS AO CONSUMIDOR COMENTÁRIOS FEVEREIRO 2008 ÍNDICE NACIONAL DE

Leia mais

O PIOR ANO PARA AS NEGOCIAÇÕES SALARIAIS

O PIOR ANO PARA AS NEGOCIAÇÕES SALARIAIS São Paulo, 04 de abril de 2000. O PIOR ANO PARA AS NEGOCIAÇÕES SALARIAIS Apenas a metade das categorias profissionais conseguiu, no ano de 1999, recompor os salários de acordo com a inflação, segundo apurou

Leia mais

Empoderando vidas. Fortalecendo nações.

Empoderando vidas. Fortalecendo nações. Empoderando vidas. Fortalecendo nações. INTRODUÇÃO O Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil é baseado exclusivamente nos Censos Demográficos, realizados de 10 em 10 anos, pelo Instituto Brasileiro de

Leia mais

Açúcar e tomate encarecem a Cesta Básica

Açúcar e tomate encarecem a Cesta Básica 1 São Paulo, 06 de outubro de 2009. NOTA À IMPRENSA Açúcar e tomate encarecem a Cesta Básica Das 17 capitais onde o DIEESE - Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos realiza

Leia mais

Cesta básica tem forte alta em novembro

Cesta básica tem forte alta em novembro 1 São Paulo, 01 de dezembro de 2006 NOTA À IMPRENSA Cesta básica tem forte alta em novembro Apenas uma capital João Pessoa (-0,74%) registrou em novembro, variação negativa para o conjunto de produtos

Leia mais

Preço da cesta cai em 14 capitais

Preço da cesta cai em 14 capitais 1 São Paulo, 04 de agosto de 2011 Preço da cesta cai em 14 capitais NOTA À IMPRENSA Em julho, catorze das 17 capitais onde o DIEESE - Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos

Leia mais

Preço da cesta básica diminui em 7 capitais

Preço da cesta básica diminui em 7 capitais 1 São Paulo, 06 de maio de 2009. NOTA À IMPRENSA Preço da cesta básica diminui em 7 capitais Sete das 17 capitais onde o DIEESE - Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos - realiza

Leia mais

As metrópoles no contexto econômico nacional

As metrópoles no contexto econômico nacional Página 1 As metrópoles no contexto econômico nacional Marcelo Gomes Ribeiro Doutorando em Planejamento Urbano e Regional IPPUR/UFRJ e Pesquisador do Observatório das Metrópoles A ocorrência da desconcentração

Leia mais

Ind010311RM - Proporção da população servida por coleta de lixo, por ano, segundo região metropolitana e

Ind010311RM - Proporção da população servida por coleta de lixo, por ano, segundo região metropolitana e Ind0311RM Proporção da população servida por coleta de lixo, por ano, segundo região metropolitana e escolaridade Indicador Proporção da população servida por coleta de lixo. Descrição Proporção (%) da

Leia mais

IPCA - variação nacional

IPCA - variação nacional IPCA - Análise comparativa do DF com o índice nacional no período jan-set/ 2013 Analice Erthal Corrêa de Sá * O Índice de Preços ao Consumidor Amplo IPCA é um indicador medido pelo Instituto Brasileiro

Leia mais

OBSERVATÓRIO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, FEVEREIRO DE 2013

OBSERVATÓRIO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, FEVEREIRO DE 2013 NOTA CONJUNTURAL FORMALIZAÇÃO DOS PEQUENOS NEGÓCIOS no Estado do Rio de Janeiro OBSERVATÓRIO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, FEVEREIRO DE 2013 20 2013 PANORAMA GERAL No Brasil,

Leia mais

ÍNDICES NACIONAIS DE PREÇOS AO CONSUMIDOR IPCA e INPC Julho 2013

ÍNDICES NACIONAIS DE PREÇOS AO CONSUMIDOR IPCA e INPC Julho 2013 ÍNDICES NACIONAIS DE PREÇOS AO CONSUMIDOR IPCA e INPC Julho 2013 Rio de Janeiro, 07 de agosto de 2013 SISTEMA NACIONAL DE ÍNDICES DE PREÇOS AO CONSUMIDOR julho de 2013 ÍNDICE NACIONAL DE PREÇOS AO CONSUMIDOR

Leia mais

A população negra ainda convive com patamares de desemprego mais elevado

A população negra ainda convive com patamares de desemprego mais elevado OS NEGROS NOS MERCADOS DE TRABALHO METROPOLITANOS NOVEMBRO DE 2011 OS NEGROS NOS MERCADOS DE TRABALHO METROPOLITANOS A população negra ainda convive com patamares de desemprego mais elevado A população

Leia mais

Índice FipeZap inicia 2018 com alta de 0,35% no preço médio de locação

Índice FipeZap inicia 2018 com alta de 0,35% no preço médio de locação Índice FipeZap inicia 2018 com alta de 0,35% no preço médio de locação Maior alta mensal registrada desde o início de 2015, variação de janeiro superou a inflação mensal medida pelo IPCA (+0,29%) O Índice

Leia mais

Maioria das capitais tem alta no preço da cesta básica

Maioria das capitais tem alta no preço da cesta básica 1 São Paulo, 04 de junho de 2009. NOTA À IMPRENSA Maioria das capitais tem alta no preço da cesta básica Os preços dos produtos alimentícios essenciais voltaram a ter predominantemente aumento em maio,

Leia mais

Número 13. Pnad Primeiras Análises. Saneamento Básico Habitação. Volume 5

Número 13. Pnad Primeiras Análises. Saneamento Básico Habitação. Volume 5 Número 13 Pnad 2007 Primeiras Análises Saneamento Básico Habitação Volume 5 21 de outubro de 2008 1 2 3 1 4 Total e percentual de moradores em domicílios particulares permanentes com abastecimento de água,

Leia mais

NOTÍCIAS ETENE 04 DE MAIO DE 2011 RESULTADOS DO CENSO 2010

NOTÍCIAS ETENE 04 DE MAIO DE 2011 RESULTADOS DO CENSO 2010 NOTÍCIAS ETENE 04 DE MAIO DE 2011 RESULTADOS DO CENSO 2010 População brasileira cresce quase 20 vezes desde 1872 A população do Brasil alcançou a marca de 190.755.799 habitantes na data de referência do

Leia mais

Capítulo 2 ÍNDICE DE BEM-ESTAR URBANO. Marcelo Gomes Ribeiro INTRODUÇÃO IBEU DAS REGIÕES METROPOLITANAS

Capítulo 2 ÍNDICE DE BEM-ESTAR URBANO. Marcelo Gomes Ribeiro INTRODUÇÃO IBEU DAS REGIÕES METROPOLITANAS Capítulo 2 ÍNDICE DE BEM-ESTAR URBANO Marcelo Gomes Ribeiro INTRODUÇÃO O objetivo deste capítulo é analisar comparativamente o Índice de Bem-Estar Urbano (IBEU) das principais regiões metropolitanas brasileiras.

Leia mais

Cesta básica volta a subir na maior parte das capitais

Cesta básica volta a subir na maior parte das capitais 1 São Paulo, 02 de setembro de 2011 Cesta básica volta a subir na maior parte das capitais NOTA À IMPRENSA Ao contrário do que ocorreu em julho, quando 14 cidades registraram queda no preço dos gêneros

Leia mais

Série Estudo das Desigualdades Regionais

Série Estudo das Desigualdades Regionais CONSELHO FEDERAL DE ECONOMIA - COFECON COMISSÃO DE POLÍTICA ECONÔMICA E DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL Série Estudo das Desigualdades Regionais BREVE RADIOGRAFIA DO MERCADO DE TRABALHO DO DISTRITO FEDERAL

Leia mais

A INSERÇÃO DOS NEGROS NOS MERCADOS DE TRABALHO METROPOLITANOS

A INSERÇÃO DOS NEGROS NOS MERCADOS DE TRABALHO METROPOLITANOS OS NEGROS NOS MERCADOS DE TRABALHO METROPOLITANOS NOVEMBRO DE 2012 A INSERÇÃO DOS NEGROS NOS MERCADOS DE TRABALHO METROPOLITANOS A sociedade brasileira comemora, no próximo dia 20 de novembro, o Dia da

Leia mais

FORMALIZAÇÃO DOS EMPREENDEDORES NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMALIZAÇÃO DOS EMPREENDEDORES NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO FORMALIZAÇÃO DOS EMPREENDEDORES NOTA TEMÁTICA Nº46 ABRIL 2017 NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO PANORAMA GERAL No Brasil, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad/IBGE) de, 26,4 milhões de

Leia mais

SCN 2010 Impacto das mudanças no PIB

SCN 2010 Impacto das mudanças no PIB 2001 SCN Impacto das mudanças no PIB 31.Março.2015 Juliana Carvalho da Cunha Claudio Monteiro Considera Nesta nota são analisadas as alterações no crescimento real do PIB na série 2000-, de acordo com

Leia mais

CIDADES MELHORES, MAS AINDA DESIGUAIS. A Geografia Levada a Sério

CIDADES MELHORES, MAS AINDA DESIGUAIS.  A Geografia Levada a Sério CIDADES MELHORES, MAS AINDA DESIGUAIS CIDADES MELHORES, MAS AINDA DESIGUAIS A qualidade de vida nas metrópoles brasileiras melhorou, no séc. XXI, entre os anos de 2000 a 2010, com base no Censo; É o que

Leia mais

CESTA BÁSICA T EM VARI AÇÕES ENTRE -5,22% E 4,31%

CESTA BÁSICA T EM VARI AÇÕES ENTRE -5,22% E 4,31% NOTA À IMPRENSA São Paulo, 04 de abril de 2005. CESTA BÁSICA T EM VARI AÇÕES ENTRE -5,22% E 4,31% Em março, metade das dezesseis capitais onde o DIEESE Departamento Intersindical de Estatística e Sócio-Econômicas

Leia mais

MERCADO DE TRABALHO NA REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA EM 2014

MERCADO DE TRABALHO NA REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA EM 2014 PESQUISA DE EMPREGO E DESEMPREGO NA REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA 2014 Ano 7 Número especial MERCADO DE TRABALHO NA REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA EM 2014 Os resultados aqui apresentados referem-se

Leia mais

DIAGNÓSTICO DO PLANEJAMENTO DAS CIDADES

DIAGNÓSTICO DO PLANEJAMENTO DAS CIDADES DIAGNÓSTICO DO PLANEJAMENTO DAS CIDADES CIDADES INTELIGENTES MOBILIDADE SEGURANÇA PÚBLICA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA SAÚDE A cidade inteligente realiza, por meio da interação e da cooperação entre os demais

Leia mais

DESEMPENHO da ECONOMIA de CAXIAS DO SUL. Março/2015 CÂMARA DE INDÚSTRIA, COMÉRCIO E SERVIÇOS DE CAXIAS DO SUL. Presidente Carlos Heinen

DESEMPENHO da ECONOMIA de CAXIAS DO SUL. Março/2015 CÂMARA DE INDÚSTRIA, COMÉRCIO E SERVIÇOS DE CAXIAS DO SUL. Presidente Carlos Heinen DESEMPENHO da ECONOMIA de CAXIAS DO SUL Março/2015 CÂMARA DE INDÚSTRIA, COMÉRCIO E SERVIÇOS DE CAXIAS DO SUL Presidente Carlos Heinen Departamento de Economia, Finanças e Estatística Alexander Messias

Leia mais

O Comércio é o único setor que apresenta saldo positivo em novembro de Indústria apresenta grande volume de demissões

O Comércio é o único setor que apresenta saldo positivo em novembro de Indústria apresenta grande volume de demissões O Comércio é o único setor que apresenta saldo positivo em novembro de 2017 Os dados de novembro de 2017 do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) indicam destruição de vagas em âmbito nacional,

Leia mais

Desenvolvimento Socioeconômico na NOTA CONJUNTURAL MAIO DE 2013 Nº23

Desenvolvimento Socioeconômico na NOTA CONJUNTURAL MAIO DE 2013 Nº23 Desenvolvimento Socioeconômico na NOTA CONJUNTURAL MAIO DE 2013 Nº23 METRÓPOLE E NO INTERIOR DO RIO DE JANEIRO NOTA CONJUNTURAL MAIO DE 2013 Nº23 PANORAMA GERAL O Estado do Rio de Janeiro (ERJ) é caracterizado

Leia mais

Cesta Básica: preços continuam em queda

Cesta Básica: preços continuam em queda 1 São Paulo, 05 de julho de 2010 NOTA À IMPRENSA Cesta Básica: preços continuam em queda Das 17 capitais onde o DIEESE - Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos realiza a Pesquisa

Leia mais

Construção Civil registra grande volume de demissões

Construção Civil registra grande volume de demissões Comércio tem o melhor desempenho entre os setores em outubro de 2017 Os dados de outubro de 2017 do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) indicam criação líquida de vagas em âmbito nacional

Leia mais

no Mercado de Trabalho Brasileiro

no Mercado de Trabalho Brasileiro Análise da Pobreza e a População de Baixa Renda no Mercado de Trabalho Brasileiro Victor Chagas e Lucas Facó Universidade de Brasília September 30, 2011 Trajetórias da população de baixa renda no mercado

Leia mais

Janeiro Obs.: O detalhamento por classe de consumo será informado na Resenha de Mercado da EPE do mês de janeiro/18.

Janeiro Obs.: O detalhamento por classe de consumo será informado na Resenha de Mercado da EPE do mês de janeiro/18. Janeiro 2018 1. EVOLUÇÃO DA CARGA NO SISTEMA INTERLIGADO NACIONAL E SUBSISTEMAS 1.1. Sistema Interligado Nacional A carga de energia do SIN verificada em janeiro/18 apresenta variação positiva de 0,7%

Leia mais

Ano V Nov./2017. Prof. Dr. Sergio Naruhiko Sakurai, Henrique Hott e Ingrid Nossack. Setor da Indústria tem o melhor desempenho na RARP e no Brasil

Ano V Nov./2017. Prof. Dr. Sergio Naruhiko Sakurai, Henrique Hott e Ingrid Nossack. Setor da Indústria tem o melhor desempenho na RARP e no Brasil Setor da Indústria tem o melhor desempenho na RARP e no Brasil Os dados de setembro do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) indicam criação líquida de vagas em âmbito nacional e nos municípios

Leia mais

Fortaleza. 5ª cidade em população: 2,45 milhões 9ª colocada em PIB 18ª capital em rendimento mensal total domiciliar per capita nominal (R$ 701,00)

Fortaleza. 5ª cidade em população: 2,45 milhões 9ª colocada em PIB 18ª capital em rendimento mensal total domiciliar per capita nominal (R$ 701,00) 5ª cidade em população: 2,45 milhões 9ª colocada em PIB 18ª capital em rendimento mensal total domiciliar per capita nominal (R$ 701,00) Classificação por renda domiciliar per capita Renda Domiciliar Per

Leia mais

Gráfico 1: Taxa de variação acumulada em 12 meses do PIB (comparado aos mesmos períodos dos anos anteriores, %) Fonte e elaboração: IBRE/FGV

Gráfico 1: Taxa de variação acumulada em 12 meses do PIB (comparado aos mesmos períodos dos anos anteriores, %) Fonte e elaboração: IBRE/FGV Número 39 19.fevereiro.2019 O sinaliza que o PIB cresceu 1,1% no ano de 2018. Pela ótica da oferta, apenas as atividades de construção e serviços de informação apresentaram retração quando comparadas com

Leia mais

Janeiro Edição Nº 13

Janeiro Edição Nº 13 Janeiro 2017 - Edição Nº 13 1 GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ Camilo Sobreira de Santana Governador Maria Izolda Cela Vice Governadora SECRETARIO DO PLANEJAMENTO E GESTÃO - SEPLAG Francisco de Queiroz Maia

Leia mais

Bahia. Tabela 1: Indicadores selecionados: mediana, 1º e 3º quartis nos municípios do estado da Bahia (1991, 2000 e 2010)

Bahia. Tabela 1: Indicadores selecionados: mediana, 1º e 3º quartis nos municípios do estado da Bahia (1991, 2000 e 2010) Bahia Em, no estado da Bahia (BA), moravam 14, milhões de pessoas, onde uma grande parcela (7,2%, 1, milhão) tinha 65 ou mais anos de idade. O estado era composto de 417 municípios, dos quais 69 (16,6%)

Leia mais

Preços recuam em 15 capitais

Preços recuam em 15 capitais 1 São Paulo,1º de setembro de 2008. NOTA À IMPRENSA Preços recuam em 15 capitais Em agosto, o preço do conjunto de gêneros alimentícios essenciais teve queda em 15 das 16 capitais onde o DIEESE - Departamento

Leia mais

Ind010203RM - Proporção (%) da população com RDPC menor que meio salário-mínimo, por ano, segundo região metropolitana e escolaridade

Ind010203RM - Proporção (%) da população com RDPC menor que meio salário-mínimo, por ano, segundo região metropolitana e escolaridade Ind03RM Proporção (%) da população com RDPC menor que meio saláriomínimo, por ano, segundo região metropolitana e escolaridade Indicador Proporção da população com RDPC menor que meio saláriomínimo Descrição

Leia mais

A G O S T O D E

A G O S T O D E * A G O S T O D E 2 0 1 8 ORGANIZADORES: LAURA REGINA CARNEIRO MARLANA PORTILHO ROD RIGUES CARLA CARDINALLY ALM EIDA DO NASCIMENTO ORLANDO GUIMARÃES SOUZA SILVA VINICIUS NUNES COIMB RA FRANCIELE DOS ANJOS

Leia mais

AS DESIGUALDADES SOCIOESPACIAIS URBANAS NA REGIÃO METROPOLITANA DE CHAPECÓ: UMA ANÁLISE DAS PEQUENAS CIDADES DÉBORA WEBER DE SOUZA

AS DESIGUALDADES SOCIOESPACIAIS URBANAS NA REGIÃO METROPOLITANA DE CHAPECÓ: UMA ANÁLISE DAS PEQUENAS CIDADES DÉBORA WEBER DE SOUZA AS DESIGUALDADES SOCIOESPACIAIS URBANAS NA REGIÃO METROPOLITANA DE CHAPECÓ: UMA ANÁLISE DAS PEQUENAS CIDADES DÉBORA WEBER DE SOUZA Graduanda em Geografia, Universidade Federal da Fronteira Sul, campus

Leia mais

Alimentos básicos caem em metade das capitais

Alimentos básicos caem em metade das capitais 1 São Paulo, 06 de junho de 2006 NOTA À IMPRENSA Alimentos básicos caem em metade das capitais Das 16 capitais onde o DIEESE Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos realiza

Leia mais

A INSERÇÃO DO NEGRO NO MERCADO DE TRABALHO DA REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA

A INSERÇÃO DO NEGRO NO MERCADO DE TRABALHO DA REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA PESQUISA DE EMPREGO E DESEMPREGO NA REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA Novembro de 2011 A INSERÇÃO DO NEGRO NO MERCADO DE TRABALHO DA REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA A discussão a respeito do trabalho

Leia mais

Boletim de Inflação da Região Metropolitana de Curitiba nº 07, ano 01, julho 2013

Boletim de Inflação da Região Metropolitana de Curitiba nº 07, ano 01, julho 2013 A INFLAÇÃO MEDIDA PELO IPCA NA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA EM JULHO É PRESSIONADA POR QUATRO GRUPOS: HABITAÇÃO; DESPESAS PESSOAIS; SAÚDE E CUIDADOS PESSOAIS E VESTUÁRIO. Tabela 1: Variações percentuais

Leia mais

Capítulo 4 CONDIÇÕES AMBIENTAIS URBANAS. Michael Chetry Raquel de Lucena Oliveira INTRODUÇÃO

Capítulo 4 CONDIÇÕES AMBIENTAIS URBANAS. Michael Chetry Raquel de Lucena Oliveira INTRODUÇÃO Capítulo 4 CONDIÇÕES AMBIENTAIS URBANAS Michael Chetry Raquel de Lucena Oliveira INTRODUÇÃO No âmbito do estudo do Bem-Estar Urbano das principais regiões metropolitanas brasileiras, o presente capítulo

Leia mais

Ind010103RM - Proporção de idosos na população, por ano, segundo região metropolitana e escolaridade Indicador

Ind010103RM - Proporção de idosos na população, por ano, segundo região metropolitana e escolaridade Indicador Indicador Proporção de idosos na população Descrição Percentual de pessoas com 60 e mais anos de idade, na população total residente em determinado espaço geográfico, no ano considerado. Fonte Pesquisa

Leia mais

Índice de Bem Estar Urbano - IBEU da Região Metropolitana da Grande Vitória - RMGV: avaliação das condições de vida urbana 1

Índice de Bem Estar Urbano - IBEU da Região Metropolitana da Grande Vitória - RMGV: avaliação das condições de vida urbana 1 1 Índice de Bem Estar Urbano - IBEU da Região Metropolitana da Grande Vitória - RMGV: avaliação das condições de vida urbana 1 Pablo Lira 2 Latussa Laranja 3 Larissa Magalhães 4 1. Introdução No início

Leia mais

Diagnóstico da Evolução dos Indicadores Sociais em Curitiba

Diagnóstico da Evolução dos Indicadores Sociais em Curitiba Diagnóstico da Evolução dos Indicadores Sociais em Curitiba www.fgv.br/cps/vulnerabilidade Evolução da Pobreza Pobreza: dois ciclos 1996 a 2003 sobe de 4,04% para 10,05%. Depois cai para 3,64% em 2009.

Leia mais

Ind030101RM - Cobertura de planos de saúde na população de 14 anos e mais, por ano, segundo região metropolitana e escolaridade

Ind030101RM - Cobertura de planos de saúde na população de 14 anos e mais, por ano, segundo região metropolitana e escolaridade Ind030101RM Cobertura de planos de saúde na população de 14 anos e mais, por ano, segundo região metropolitana e escolaridade Indicador Proporção (%) da população de 14 anos e mais coberta por planos e

Leia mais

INCT Observatório das Metrópoles

INCT Observatório das Metrópoles INCT Observatório das Metrópoles INDICADORES SOCIAIS PARA AS REGIÕES METROPOLITANAS BRASILEIRAS: EXPLORANDO DADOS DE 2001 A 2009 Apresentação Equipe Responsável Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro Marcelo Gomes

Leia mais

Cestas Básicas variam de -1,79% até 2,79%

Cestas Básicas variam de -1,79% até 2,79% 1 São Paulo, 03 de junho de 2011 NOTA À IMPRENSA Cestas Básicas variam de -1,79% até 2,79% Das 17 capitais onde o DIEESE - Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos realiza a

Leia mais

Alagoas. Tabela 1: Indicadores selecionados: mediana, 1º e 3º quartis nos municípios do estado de Alagoas (1991, 2000 e 2010)

Alagoas. Tabela 1: Indicadores selecionados: mediana, 1º e 3º quartis nos municípios do estado de Alagoas (1991, 2000 e 2010) Alagoas Em, no estado de Alagoas (AL), moravam 3,1 milhões de pessoas, onde uma parcela considerável (6,%, 187,5 mil) tinha 65 ou mais anos de idade. O estado era composto de 12 municípios, dos quais 28

Leia mais

Fundação Getulio Vargas 23/08/2006 Impacto: Positivo Cm/Col: 32 Revista Veja - SP Editoria: Radar / Radar Pg: 8/45

Fundação Getulio Vargas 23/08/2006 Impacto: Positivo Cm/Col: 32 Revista Veja - SP Editoria: Radar / Radar Pg: 8/45 Fundação Getulio Vargas Tópico: Fundação Getulio Vargas - IBRE 23/08/2006 Impacto: Positivo Cm/Col: 32 Revista Veja - SP Editoria: Radar / Radar Pg: 8/45 Evolução da Miséria Média Móvel de 12 Meses Belo

Leia mais

A inserção do negro no mercado de trabalho no Distrito Federal

A inserção do negro no mercado de trabalho no Distrito Federal PESQUISA DE EMPREGO E DESEMPREGO NO DISTRITO FEDERAL A inserção do negro no mercado de trabalho no Novembro de 2011 A discussão sobre trabalho decente, capitaneada pela Organização Internacional do Trabalho

Leia mais

Indústria registra o pior desempenho na criação de emprego dos últimos 11 meses

Indústria registra o pior desempenho na criação de emprego dos últimos 11 meses Brasil acumula quinto saldo mensal positivo consecutivo na criação de empregos com carteira assinada Os dados de novembro de 2018 do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) indicam criação

Leia mais

Salário Mínimo: trajetória recente

Salário Mínimo: trajetória recente Salário Mínimo: trajetória recente Elevação do SM: conquista das Centrais Sindicais aumentos expressivos em 2005, 2006 e 2007 e política de valorização a partir de 2008 (lei em 2011) Contrariamente à visão

Leia mais

Resultados de setembro

Resultados de setembro Resultados de setembro Em setembro de sobre setembro de 2015, as micro e pequenas empresas (MPEs) paulistas apresentaram queda de 10,1% na receita (já descontada a inflação). Por setores, no período, os

Leia mais

BREVE PANORAMA DA SITUAÇÃO SOCIOECONÔMICA DE SANTA CATARINA Sidnei Niederle 1 Lauro Mattei 2

BREVE PANORAMA DA SITUAÇÃO SOCIOECONÔMICA DE SANTA CATARINA Sidnei Niederle 1 Lauro Mattei 2 BREVE PANORAMA DA SITUAÇÃO SOCIOECONÔMICA DE SANTA CATARINA Sidnei Niederle 1 Lauro Mattei 2 1 POBREZA E DESIGUALDADE DE RENDA Os indicadores sociais de Santa Catarina há muito tempo vêm apresentando melhor

Leia mais

Panorama Municipal. Município: São Luís / MA. Aspectos sociodemográficos. Demografia

Panorama Municipal. Município: São Luís / MA. Aspectos sociodemográficos. Demografia Município: São Luís / MA Aspectos sociodemográficos Demografia A população do município ampliou, entre os Censos Demográficos de 2000 e 2010, à taxa de 1,57% ao ano, passando de 868.047 para 1.014.837

Leia mais

Eixo Temático ET Gestão Ambiental ASPECTOS AMBIENTAIS URBANOS DAS METRÓPOLES BRASILEIRAS

Eixo Temático ET Gestão Ambiental ASPECTOS AMBIENTAIS URBANOS DAS METRÓPOLES BRASILEIRAS 112 Eixo Temático ET-01-012 - Gestão Ambiental ASPECTOS AMBIENTAIS URBANOS DAS METRÓPOLES BRASILEIRAS Danillo Felix de Santana, Charles Roberto Santos de Abreu, Dangela Maria Fernandes Universidade Tecnológica

Leia mais

Resultados de maio 2018

Resultados de maio 2018 Resultados de maio Em maio de, as micro e pequenas empresas (MPEs) paulistas apresentaram variação de +0,1% no faturamento real (descontando a inflação) sobre maio/17. Por setores, os resultados quanto

Leia mais

Goiás. Tabela 1: Indicadores selecionados: mediana, 1º e 3º quartis nos municípios do estado de Goiás (1991, 2000 e 2010)

Goiás. Tabela 1: Indicadores selecionados: mediana, 1º e 3º quartis nos municípios do estado de Goiás (1991, 2000 e 2010) Goiás Em, no estado de Goiás (GO), moravam 6, milhões de pessoas, onde parcela relevante (6,3%, 375,2 mil habitantes) tinha 65 ou mais anos de idade. O estado era composto de 246 municípios, dos quais

Leia mais

Desempenho da Economia de Caxias do Sul Abril de 2016

Desempenho da Economia de Caxias do Sul Abril de 2016 Abril/2016 1- Desempenho da Economia de Caxias do Sul A economia de Caxias do Sul no mês de abril de 2016 acusa somente números negativos. A desaceleração foi de 5,4% na comparação do mês de abril comomêsdemarço.ocomércio

Leia mais

EVOLUÇÃO DO CUSTO DA CESTA BÁSICA NO MUNICÍPIO DE PANAMBI: UMA ANÁLISE COMPARATIVA. 1

EVOLUÇÃO DO CUSTO DA CESTA BÁSICA NO MUNICÍPIO DE PANAMBI: UMA ANÁLISE COMPARATIVA. 1 EVOLUÇÃO DO CUSTO DA CESTA BÁSICA NO MUNICÍPIO DE PANAMBI: UMA ANÁLISE COMPARATIVA. 1 Bárbara Naiara Nestler 2, José Valdemir Muenchen 3, Martina Horst Frizzo 4, Martin Ledermann 5, Nelson José Thesing

Leia mais

JUVENTUDE POR QUE MONITORAR INDICADORES DE JUVENTUDE? Juventude é um segmento da população brasileira de 15 a 29 anos caracterizado por representar um momento da vida com muitas inquietações e descobertas.

Leia mais

Boletim da Conjuntura Imobiliária

Boletim da Conjuntura Imobiliária Boletim da Conjuntura Imobiliária 84ª Edição Comercial - agosto de 2017 (amostra: junho de 2017) Secovi-DF, Setor de Diversões Sul, Bloco A, nº44, Centro Comercial Boulevard, 'Salas422/424, (61)3321-4444,

Leia mais

Relatório Conjuntura Econômica Brasileira 4º trimestre de 2013

Relatório Conjuntura Econômica Brasileira 4º trimestre de 2013 Relatório Conjuntura Econômica Brasileira 4º trimestre de 2013 Elaboração: Vice-Presidência de Finanças VIFIN Diretoria Executiva de Finanças e Mercado de Capitais - DEFIN Superintendência Nacional de

Leia mais

MERCADO DE TRABALHO NA REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA EM 2011

MERCADO DE TRABALHO NA REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA EM 2011 PESQUISA DE EMPREGO E DESEMPREGO NA REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA 2011 Ano 4 Número Especial MERCADO DE TRABALHO NA REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA EM 2011 Os resultados apresentados referem-se aos

Leia mais

S E T E M B R O D E N º

S E T E M B R O D E N º S E T E M B R O D E 2 0 1 6 N º 0 6 RESUMO: Estimativas da população dos municípios brasileiros, 2016 - IBGE. Organiza dores: LAURA REGIN A CARNEIRO VÂNIA CRISTIN A O. COELHO WILSON FRANÇA RIBEIRO FILHO

Leia mais

ISSN: % Últimos 12 meses Nov/17-Nov/18. % Ano 2018 Jan-Nov/18. % Nov/18 GRUPO/ SUBGRUPOS/ ITENS

ISSN: % Últimos 12 meses Nov/17-Nov/18. % Ano 2018 Jan-Nov/18. % Nov/18 GRUPO/ SUBGRUPOS/ ITENS Econômicos de no O Índice de Preços ao Consumidor Amplo para o grupo Habitação (IPCA-H) de apresentou em novembro de 2018, uma elevação de 1,00% comparado ao mês de outubro deste ano. O IPCA-H é calculado,

Leia mais

Cesta básica fica mais cara em 15 capitais

Cesta básica fica mais cara em 15 capitais 1 São Paulo, 05 de dezembro de 2011 NOTA À IMPRENSA Cesta básica fica mais cara em 15 capitais Em novembro, os preços dos produtos alimentícios essenciais apresentaram alta em 15 das 17 capitais onde o

Leia mais

25/11/2016 IBGE sala de imprensa notícias PNAD 2015: rendimentos têm queda e desigualdade mantém trajetória de redução

25/11/2016 IBGE sala de imprensa notícias PNAD 2015: rendimentos têm queda e desigualdade mantém trajetória de redução PNAD 2015: rendimentos têm queda e desigualdade mantém trajetória de redução fotos saiba mais De 2014 para 2015, houve, pela primeira vez em 11 anos, queda nos rendimentos reais (corrigidos pela inflação).

Leia mais

OS DETERMINANTES DA PENDULARIDADE E SUA RELAÇÃO COM A MIGRAÇÃO NA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA ENTRE 2000 E 2010.

OS DETERMINANTES DA PENDULARIDADE E SUA RELAÇÃO COM A MIGRAÇÃO NA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA ENTRE 2000 E 2010. OS DETERMINANTES DA PENDULARIDADE E SUA RELAÇÃO COM A MIGRAÇÃO NA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA ENTRE 2000 E 2010. Resumo: O objetivo do trabalho é identificar os principais determinantes da pendularidade

Leia mais

O MERCADO DE TRABALHO NA REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA EM 2012

O MERCADO DE TRABALHO NA REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA EM 2012 PESQUISA DE EMPREGO E DESEMPREGO NA REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA 2012 Ano 5 Número Especial O MERCADO DE TRABALHO NA REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA EM 2012 Os resultados aqui apresentados referem-se

Leia mais

ÍNDICES ECONÔMICOS PORTAL BRASIL (PESQUISA)

ÍNDICES ECONÔMICOS PORTAL BRASIL (PESQUISA) ÍNDICES ECONÔMICOS PORTAL BRASIL (PESQUISA) Os direitos autorais desta página são protegidos pela Lei 9.610 de 19.02.1998 OS DIREITOS AUTORAIS DESTE SITE ESTÃO PROTEGIDOS PELA LEI Nº 9.610, DE 19.02.1998

Leia mais

Cesta básica está mais barata que há um ano

Cesta básica está mais barata que há um ano 1 São Paulo, 05 de agosto de 2009. NOTA À IMPRENSA Cesta básica está mais barata que há um ano Em 15 capitais brasileiras, o custo da cesta básica ficou, em julho deste ano, menor que em igual mês, em

Leia mais