î TRABALHOS REALIZADOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "î TRABALHOS REALIZADOS"

Transcrição

1 î TRABALHOS REALIZADOS è ESTUDOS SETORIAIS/ REGIONAIS: - Elaboração de 5 estudos relacionados à Economia Mineral e o Setor Mineral Brasileiro, em subsídio e fundamento para a elaboração do Plano Duodecenal ( ) de Geologia, Mineração e Transformação Mineral, em elaboração pela SGM do MME; Cliente: J. MENDO Consultoria Ltda. - Elaboração de estudo de consultoria técnico-econômica para avaliação do potencial de aproveitamento de rochas fosfáticas e calcáreas em Angola ( ). Cliente: DAMER INDUSTRIAL Ltda. - Análise de aspectos técnico-econômicos, gerenciais e institucionais relativos ao pólo produtor de Ametistas, município de Ametista do Sul RS, com propostas de linhas de ação para o desenvolvimento do APL, jan a mar/ Cliente: UNIVATES - Centro Universitário FUVATES. - Participação na estruturação, desenvolvimento e implementação de um Sistema de Ordenamento Territorial Geo-Mineiro para a SGM - Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia (MME); mar/2007 a dez/08. Cliente: ATECH - Fundação Aplicação de Tecnologias Críticas. - Diagnóstico e análise de impactos econômicos das áreas de influência direta e indireta do empreendimento da Cia. Siderúrgica do Atlântico (CSA); 2005/06. Cliente: ERM - (Environmental Resources Management) do BRASIL Ltda. - Estudo comparativo de dois empreendimentos presumidos de Níquel na Região Norte do Brasil; Cliente: FALCONBRIDGE Brasil Ltda. - Assessoramento em Estudo técnico-econômico de Ferro Gusa; 2004/05. Cliente: CETEM- Centro de Tecnologia Mineral. - Avaliação de Ativos da ICOMI (minério de manganês) em Serra do Navio, com vistas à incorporação ao patrimônio do Governo do Estado do Amapá. AP; Cliente: TC / BR Tecnologia e Consultoria Brasileira S/A - Estudo do Parque Produtor de Brita da Região Metropolitana do Rio de Janeiro; Cliente: UFRJ / CCMN / IGEO / DG; Apoio financeiro do CT-Mineral. - Assessoramento na execução do Estudo: Rochas Ornamentais no Século XXI, realizado para a ABIROCHAS; Cliente: CETEM- Centro de Tecnologia Mineral. - Estudo Setorial sobre Rochas Ornamentais do Estado do Rio de Janeiro; Cliente: FIRJAN - Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro.

2 - Elaboração do estudo Panorama do Setor de TV por Assinatura no Brasil; Cliente: ABTA - Associação Brasileira de Telecomunicações por Assinatura. - Participação em consórcio executor do Plano Diretor de Desenvolvimento Mínero- Industrial do Município de Lavras do Sul - RS; 1997/98. Cliente: MINERAR / CRM - Cia. Riograndense de Mineração. - Elaboração do estudo Mercado Nacional de Rochas Ornamentais, Cliente: IEL - Instituto Euvaldo Lodi / Núcleo CE. - Estudo de Processo de Licitação de Direitos Minerais, de Rocha Dura, para Brita; Cliente: DRM/RJ - Departamento de Recursos Minerais do Estado do Rio de Janeiro.

3 è ESTÍMULOS A INVESTIMENTOS: - Aspectos Econômicos Relacionados a Energia, Transporte e Tributação no Oeste do Pará, Estudo de consultoria, maio/ Cliente: TECK COMINCO Brasil S.A. - Análise de aspectos técnico-econômicos, gerenciais e institucionais relativos ao pólo produtor de Ametistas, município de Ametista do Sul RS, com propostas de linhas de ação para o desenvolvimento do APL, jan a mar/ Cliente: UNIVATES - Centro Universitário FUVATES - Estruturação e coordenação de um Fórum de Negócios com Propriedades Minerais, no Simpósio Brasileiro de Exploração Mineral SIMEXMIN 2004 Ouro Preto; MG. Cliente: ADIMB - Agência para o Desenv. Tecnológico da Indústria Mineral Brasileira. - Elaboração de projeto de financiamento para o Projeto Pedreira Escola, Rui Barbosa - BA, Cliente: CETEM- Centro de Tecnologia Mineral. - Representação do Brasil na equipe do Projeto de Concepção e Desenvolvimento do Banco de Proyectos de Inversiones em Minerales No Metalicos; 2002/03. Cliente: BID - Banco Interamericano de Desenvolvimento / INTAL - Instituto Tecnológico da América Latina. - Estudo de Avaliação dos Perfís Analíticos e Fundamentação de um Modelo de Elaboração e Difusão; Cliente: DNPM - Departamento Nacional da Produção Mineral. - Elaboração do documento Diretrizes Básicas para a Área de Tecnologia Mineral - Fundo Setorial de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Mineração; Cliente: MCT - Ministério de Ciência e Tecnologia. - Assessoria na identificação de fontes de recursos para o Fundo Setorial de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Mineração; Fundamentação de diretrizes para o correspondente Programa Diretor de implementação; Cliente: FINEP - Financiadora de Estudos e Projetos. - Elaboração de estudo e Ante-Projeto de Lei de Promoção de Investimentos em Mineração, parte integrante do Programa de Reformulação da Mineração Brasileira; Cliente: GV- Consulting / SMM/MME - Secretaria de Minas e Metalurgia do Ministério de Minas e Energia. - Elaboração de proposta de Programa Nacional de Estímulos a Investimentos em Mineração - PRONEM, para apresentação ao Ministério de Minas e Energia - MME; Cliente: ABEMIN - Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Mineração. - Estudo de Análise de Competitividade do Brasil em Relação à África do Sul, Austrália, Canadá e Estados Unidos; Cliente: DNPM - Departamento Nacional da Produção Mineral.

4 - Elaboração de estudo Aspectos Atuais e Perspectivas da Mineração no Brasil para apresentação no Seminário Brasil- África do Sul - Perspectivas e Estratégias de Cooperação Tecnológica; Cliente: MRE - Ministério de Relações Exteriores. - Seminário Estratégias de Desenvolvimento dos Sistemas Estaduais de Mineração; Cliente: ABEMIN - Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Mineração. - Estudo Atração de Capital Estrangeiro para a Mineração na América do Sul - Análise Comparada dos Países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Guiana, Peru e Venezuela; Cliente: DNPM - Departamento Nacional da Produção Mineral. - Elaboração do documento Mineração e o Novo Ciclo de Desenvolvimento - Estratégias de Ação para as Novas Administrações Estaduais; Cliente: ABEMIN - Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Mineração. - Anteprojeto para constituição e implantação de uma Empresa Estadual de Mineração; Cliente: DRM/RJ - Departamento de Recursos Minerais do Estado do Rio de Janeiro. - Elaboração de Plano de Divulgação dos Fundos Setoriais de Investimento em Ações de Empresas de Mineração; 1993/94. Cliente: DNPM - Departamento Nacional da Produção Mineral. - Elaboração do estudo Suprimento de Recursos Financeiros para a Indústria Mineral Brasileira; Cliente: ABEMIN - Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Mineração. - Elaboração de estudos Planejamento do Desenvolvimento Mineral e Capital Estrangeiro e o Desenvolvimento Brasileiro, que integram o documento A Economia Mineral do Brasil, promovido por USBM - United States Bureau of Mines e DNPM; 1992/93. Cliente: DNPM - Departamento Nacional da Produção Mineral.

5 è PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO - Elaboração de 5 estudos relacionados à Economia Mineral e o Setor Mineral Brasileiro, em subsídio e fundamento para a elaboração do Plano Duodecenal ( ) de Geologia, Mineração e Transformação Mineral, em elaboração pela SGM do MME; Cliente: J. MENDO Consultoria Ltda. - Participação na estruturação, desenvolvimento e implementação de um Sistema de Ordenamento Territorial Geo-Mineiro para a SGM - Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia (MME); mar/2007 a dez/08. Cliente: ATECH - Fundação Aplicação de Tecnologias Críticas. - Diagnóstico e análise de impactos econômicos das áreas de influência direta e indireta do empreendimento da Cia. Siderúrgica do Atlântico (CSA); 2005/06. Cliente: ERM (Environmental Resources Management) do BRASIL Ltda. - Elaboração de estudos e análises de aspectos técnico-econômicos e ambientais relacionados ao Projeto Anitápolis / fertilizantes fosfatados - SC; 2004/05. Cliente: TECHNIP Engenharia SA. - Estudo comparativo de dois empreendimentos presumidos de Níquel na Região Norte do Brasil; Cliente: FALCONBRIDGE Brasil Ltda. - Assessoramento em Estudo técnico-econômico de Ferro Gusa; 2004/05. Cliente: CETEM- Centro de Tecnologia Mineral. - Elaboração do Estudo sobre a Tributação na Mineração Argentina; Cliente: FALCONBRIDGE Brasil Ltda. - Aprimoramento de Metodologia de Elaboração e Avaliação de Planos de Negócio relativos ao Aproveitamento da Biodiversidade; Cliente: FUNBIO - Fundo Brasileiro para a Biodiversidade. - Levantamento do Perfil Tecnológico de Minérios Cobre-Ouro da Província Carajás; Cliente: NORANDA - Exploração Mineral Ltda. - Elaboração de Sumário do Sistema de Tributação da Mineração no Brasil; Cliente: FALCONBRIDGE Brasil Ltda. - Assessoria na elaboração de Plano Estratégico de Empreendimento Integrado ao Eixo Logístico do Paralelo 20; na divisa Brasil-Bolívia; Cliente: ZOFRAMAQ- Zona Franca Comercial, Industrial Y Maquiladora de Puerto Suarez. - Elaboração de estudo O Mercado Exportador de Ouro para Nova Iorque; Cliente: PROTEGE - Proteção e Transporte de Valores S.A. - Assessoria no Planejamento Estratégico e Implementação de Estrutura de Funding no Mercado de Capitais do Canadá; 1996/97. Cliente: AGM- Andrade Gutierrez Mineração S.A.

6 - Assessoramento no Planejamento Estratégico de Investimentos no Brasil; Cliente: CAMECO Gold Inc. - Elaboração de estudo Ouro e Cobre - Tendências e Desafios / Caracterização do Perfil Estratégico do Cenário de Negócios; Cliente: CVRD - Cia. Vale do Rio Doce - Análise Estratégica da Oportunidade de Participação em Licitação de Projeto de Pesquisa Mineral para Ouro; Cliente: HOMESTAKE Mining Company - Análise Estratégica da Oportunidade de Participação em Projeto de Pesquisa Mineral para Ouro e Cobre; Cliente: INCO Brasil Participações Ltda. - Assessoramento na elaboração de Planejamento Estratégico de Investimentos em Pesquisa e Produção de Ouro no Brasil; Cliente: PLACER DOME Brasil Empreendimentos Ltda - Estudo A Brief Analysis on Brazil Gold Exploration Economic Environment; Cliente: PEGASUS Gold Corporation - Assessoria na preparação de treinamento em Controle de Custos de Extração e Processamento de Rochas Ornamentais, para o Pólo Produtor de Santo Antônio de Pádua - RJ; Cliente: CETEM- Centro de Tecnologia Mineral - Estudo Multicliente Perspectivas de Investimentos de Empresas Estrangeiras na Indústria Mineral Brasileira; 1994 a Clientes: AGM, BDMG, CBPM, CETEM, COMIG, DNPM, DOCEGEO, FINEP, GEOSOL, ECHO BAY, INCO, PARANAPANEMA, PLACER, SMM - Planejamento Estratégico, Seleção e Desenvolvimento de Oportunidades para Ouro no Brasil; 1994/95. Cliente: PEGASUS Gold Corporation - Estudo Evolução e Comportamento do Fluxo de Investimentos de Corporações Norte- Americanas na Indústria Mineral da América Latina; Cliente: CPRM- Companhia de Pesquisa e Recursos Minerais - Assessoria na elaboração de Perfil Estratégico da CMB; 1993/94. Cliente: CEBRA/CMB - Casa da Moeda do Brasil - Assessoramento na concepção de Plano Estratégico de Desenvolvimento Empresarial e na Implementação de Programa de Desenvolvimento Mínero-Industrial; Cliente: COMIG - Companhia Mineradora de Minas Gerais - Plano de Aproveitamento Racional do Complexo Mínero-Agrícola de Serra Pelada; Cliente: GEPRO -Gerência de Projetos Ltda.

7 èavaliação ECONÔMICA DE PROJETOS E EMPREENDIMENTOS: - Elaboração de estudo de consultoria técnico-econômica para avaliação do potencial de aproveitamento de rochas fosfáticas e calcáreas em Angola; 2008/09. Cliente: DAMER INDUSTRIAL Ltda. - Elaboração de estudo de avaliação econômica de unidades-padrão de extração e de lapidação de ametistas; Cliente: FUVATES - Fundação Vale do Taquari de Educação e Desenvolvimento. - Elaboração do capítulo 22 ( Análise Econômica da Produção de Agregados ) do Manual de Agregados para a Construção Civil; Cliente: CETEM - Centro de Tecnologia Mineral. - Aspectos Econômicos Relacionados a Energia, Transporte e Tributação no Oeste do Pará, Estudo de consultoria, maio/ Cliente: TECK COMINCO Brasil S.A. - Diagnóstico e análise de impactos econômicos das áreas de influência direta e indireta que integraram os processos de Licenciamento Ambiental Prévio - LP no empreendimento da Cia. Siderúrgica do Atlântico (CSA); Cliente: ERM - Environmental Resource Management - do Brasil Ltda. - Elaboração de Estudo de Aspectos Técnico-Econômicos e Ambientais relativos ao Projeto Fosfato de Anitápolis - SC, realizado para o consórcio Bungue / Trevo (Yara / Norsk Hydro); 2004/05. Cliente: TECHNIP Engenharia SA. - Assessoramento no Diligenciamento de Solicitação de Financiamento junto ao BNDES; Cliente: PML - Prometálica Mineração - Elaboração de Estudo de Avaliação Econômica dos Ativos do Projeto Santa Quitéria; Cliente: INB - Indústrias Nucleares do Brasil S.A. - Estudo comparativo de dois empreendimentos presumidos de Níquel, na Região Norte do Brasil, Cliente: FALCONBRIDGE Brasil Ltda. - Projeto de Financiamento de Empreendimentos de Metais Base - MG, Cliente: OMEGA Gama Mineração Ltda. - Projeto Diamantes Romaria - MG, Cliente: OMEGA Gama Mineração Ltda. - Estudo de Avaliação de Oportunidade de Investimento em Empreendimento de Metais- Base e Preciosos, Cliente: OMEGA Gama Mineração Ltda.

8 - Estudo de Análise Econômico-Financeira de Alternativas Específicas - Projeto Fosfato Itataia - CE, Cliente: INB - Indústrias Nucleares Brasileiras. - Estudo de Análise de Objetivos Estratégicos da INB; Cliente: INB - Indústrias Nucleares Brasileiras. - Estudo de Seleção de Empresas-Alvo e Estruturação do Modelo de Licitação; Cliente: INB - Indústrias Nucleares Brasileiras. - Avaliação de 11 Planos de Negócios Empreendimentos relacionados ao Aproveitamento da Biodiversidade; Cliente: FUNBIO - Fundo Brasileiro para a Biodiversidade. - Realização de estudo de Análise Técnico-Econômica do Projeto Fosfato de Itataia-CE; Cliente: INB - Indústrias Nucleares Brasileiras. - Assessoramento em Processo de Licitação: Seleção de Empresa para Investimento em Depósitos de Calcário em Pains - MG; Cliente: COMIG - Companhia Mineradora de Minas Gerais. - Análise econômico-financeira de Estudo de Viabilidade do Projeto de Expansão e Reestruturação do Complexo de Fertilizantes de Catalão / Ouvidor - GO, para a COPEBRÁS / Anglo American; Cliente: KREBS Engenharia Ltda. - Atualização de Custos Operacionais e de Investimentos em Empreendimento Produtor de Insumos Cerâmicos.; Cliente: HECLA Mining Company. - Avaliação Econômica de Portfólio de Propriedades Minerais para Metais-Base, Calcário (calcítico e dolomítico) e Rochas Ornamentais; Cliente: CBC - Cia. Brasileira do Cobre. - Assessoria na Avaliação e Negociação de Propriedade Mineral de Rocha Fosfática de Irecê; Cliente: CBPM- Companhia Baiana de Pesquisa Mineral. - Avaliação Econômica de Propriedade Mineral para Esmeralda; Cliente: INSA - Indústria e Comércio Nossa Senhora Aparecida. - Avaliação Econômica do Projeto Sabará; Cliente: BZI - Brazilian Resources, Inc. - Avaliação Econômica do Empreendimento Itapicuru - BA; Cliente: CAMECO Gold Inc. - Assessoramento na Avaliação e Negociação de Direito Mineral para Ouro; Cliente: CHELSEA Financial Corporation.

9 - Revisão de Estudo de Pré-viabilidade de Empreendimento Produtor de Insumo Cerâmico - Adaptação às Condições Brasileiras; Cliente: HECLA Mining Company. - Ouro e Cobre - Perspectivas de Investimento na Província de Carajás; Cliente: INCO Brasil Participações Ltda. - Promoção de Software de Avaliação Econômica de Depósitos Minerais; Cliente: CRS - Centre for Resources Studies. - Participação em Análise Técnico-Operacional e Avaliação Econômica de Propriedades Minerais; Due Diligence do Grupo CVRD, em preparação para o leilão de sua privatização; 1996/97. Cliente: JPE - Jaakko Poyry Engenharia Ltda. - Ouro e Cobre - Tendências e Desafios / Caracterização do Perfil Estratégico do Cenário de Negócios; Cliente: CVRD - Cia. Vale do Rio Doce. - Análise Estratégica da Oportunidade de Participação em Licitação de Projeto de Pesquisa Mineral para Ouro; Cliente: HOMESTAKE Mining Company. - Análise Estratégica da Oportunidade de Participação em Projeto de Pesquisa Mineral para Ouro e Cobre; Cliente: INCO Brasil Participações Ltda. - Análise Técnico-Econômica de Províncias Auríferas Brasileiras; Cliente: PLACER DOME Brasil Empreendimentos Ltda. - Assessoramento na Elaboração de Proposta para Concorrência junto ao BNDES relativa ao Processo de Privatização da CVRD - Cia. Vale do Rio Doce; Cliente: JPE - Jaakko Poyry Engenharia Ltda. - Assessoramento na Avaliação e Negociação de Oportunidades Selecionadas; 1994/96. Cliente: PEGASUS Gold Corporation. - Programa de Promoção de Portfólio de Oportunidades de Investim. em Pesquisa e Produção de Ouro; Cliente: CCO Mineração S.A. - Descrição de Conceitos sobre Avaliação Econômica de Propriedades Minerais - Considerações sobre sua Aplicação em Caso Específico; Cliente: MBR - Minerações Brasileiras Reunidas. - Avaliação técnico-econômica do Projeto Cobre-Salobo, com proposição de estratégias; Cliente: AGM- Andrade Gutierrez Mineração S.A.. - Avaliação Econômica, Análise de Riscos, Proposição de Estratégias de Negociação - Projeto Maraú - Areias Pesadas BA; Cliente: CBPM - Companhia Baiana de Pesquisa Mineral.

10 - Avaliação Econômica do Projeto Ouro-Luziânia; Engenharia Financeira, Estruturação de funding ; 1991/92. Cliente: CONVAP Mineração S.A. - Plano de Aproveitamento Racional do Complexo Mínero-Agrícola de Serra Pelada; Cliente: GEPRO -Gerência de Projetos Ltda. - Projeto Diamantes de Romaria: Estudo técnico-econômico; Modelagem e Promoção de Oportunidade de Negócio junto a Investidores Selecionados; 1990/92. Cliente: EXDIBRA - Extratífera de Diamantes do Brasil S.A..

11 è PROMOÇÃO DE PORTIFÓLIOS / DESENVOLVIMENTO DE NEGÓCIOS: - Avaliação de Ativos da ICOMI (minério de manganês) em Serra do Navio, com vistas à incorporação ao patrimônio do Governo do Estado do Amapá - AP; Cliente: TC / BR - Tecnologia e Consultoria Brasileira S/A - Assessoramento no Diligenciamento de Solicitação de Financiamento junto ao BNDES; Cliente: PML - Prometálica Mineração - Estruturação e coordenação de um Fórum de Negócios com Propriedades Minerais, no Simpósio Brasileiro de Exploração Mineral SIMEXMIN 2004 Ouro Preto - MG. Cliente: ADIMB - Agência Para o Desenvolvimento Tecnológico da Indústria Mineral Brasileira. - Representação do Brasil na equipe do Projeto Banco de Proyectos de Inversiones em Minerales No Metalicos; Cliente: BID - Banco Interamericano de Desenvolvimento / INTAL Instituto Tecnológico da América Latina. - Promoção de Portfólio de Propriedades Minerais para Metais-Base, Calcário (calcítico e dolomítico) e Rochas Ornamentais junto a investidores selecionados; Cliente: CBC - Cia. Brasileira do Cobre. - Promoção de Oportunidade de Investimento em Empreendimento de Esmeraldas, junto a investidores selecionados; 1998/00. Cliente: INSA - Indústria e Comércio Nossa Senhora Aparecida. - Oportunidades Mínero-Industriais na Área de Influência da Zona Franca de Puerto Suarez; Cliente: ZOFRAMAQ - Zona Franca Comercial, Industrial Y Maquiladora de Puerto Suarez. - Planejamento de Estruturação de Funding no Mercado de Capitais do Canadá; 1996/97. Cliente: AGM- Andrade Gutierrez Mineração S.A. - Promoção de Software de Avaliação Econômica de Depósitos Minerais; Cliente: CRS - Centre for Resources Studies. - Promoção de Projeto de Pesquisa de Ouro, junto a Investidores Selecionados; 1995/97. Cliente: MEC - Multiplic Empreendimentos e Comércio. - Concepção e Desenvolvimento de Programa de Promoção de Oportunidades de Investimento em Pesquisa e Produção de Ouro, junto a Investidores Selecionados; Cliente: CCO Mineração S.A. - Assistência na Estruturação de Subsidiária no Brasil; 1994/96. Cliente: PEGASUS Gold Corporation.

12 - Concepção e Desenvolvimento de Programa de Qualidade e Produtividade - estruturação de funding; Cliente: BBS - Revestimentos Cerâmicos S.A. - Avaliação Econômica do Projeto Ouro-Luziânia; Desenvolvimento de Estratégia de funding; 1991/92. Cliente: CONVAP Mineração S.A. - Projeto Diamantes de Romaria: Estudo técnico-econômico; Modelagem e Promoção de Oportunidade de Negócio junto a Investidores Selecionados; 1990/92. Cliente: EXDIBRA - Extratífera de Diamantes do Brasil S.A.

13 è TREINAMENTO: - Elaboração de encontros de capacitação no APL de Ametista do Sul; Cliente: FUVATES - Fundação Vale do Taquari de Educação e Desenvolvimento. - Participação, como coordenador e instrutor do Curso de Extensão em Economia e Política Mineral realizado para profissionais do DNPM; 2007/ 08. Cliente: UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro. - Participação, como coordenador e instrutor do Módulo III e coordenador adjunto do Módulo V, do Curso de Extensão em Economia Mineral realizado para profissionais de AMSA, BHP, BNDES, CODELCO, CVRD, INB e TeckCominco; 2006 e Cliente: UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro. - Módulo Gestão de Negócios, no Programa de Capacitação de Gestores de Empresas Mineradoras de Agregados para a Construção Civil, em 50 cidades do território brasileiro; 2005/2006. Cliente: CETEC - Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais - Participação em programa de treinamento para a equipe de economia mineral do DNPM; 2004 e Cliente: CETEM - Centro de Tecnologia Mineral - Análise Estratégica da Posição Competitiva na Indústria Mineral e Seminário Certificação de Reservas Minerais e Financiamento de Projetos de Mineração, Belo Horizonte - MG; Cliente: IETEC - Instituto de Educação Tecnológica de Minas Gerais. - Avaliação Econômica de Planos de Negócios de Recursos Naturais, RJ; Cliente: FUNBIO - Fundo Brasileiro para a Biodiversidade. - Elaboração e Análise de Projetos de Mineração, Belo Horizonte - MG; Cliente: IETEC - Instituto de Educação Tecnológica de Minas Gerais. - Estratégias de Investimento na Indústria Minera; Cliente: IETEC - Instituto de Educação Tecnológica de Minas Gerais. - Elementos de Política e Economia Mineral; Dirigentes e técnicos seniors de empresas de mineração e instituições governamentais da Argentina, Buenos Aires, Argentina; Cliente: Panorama Minero - Seminários Planejamento e Gerenciamento Econômico da Pesquisa e Produção Mineral, para Gerentes e Assessores Técnicos de Exploração Mineral; 1993, 1995 e Clientes: CAEMI / CBPM / CPRM / CVRD/ / DOCEGEO / DNPM / ICOMI / MME / PEÑOLES / RTZ / S TA FE e SMM.

14 - Assessoria na preparação de Treinamento em Controle de Custos de Extração e Processamento de Rochas Ornamentais, para o Pólo Produtor de Santo Antônio de Pádua - RJ; Cliente: CETEM- Centro de Tecnologia Mineral. - Análise e Decisão de Investimentos em Empreendimentos Mínero-Industriais; Cliente: IETEC - Instituto de Educação Tecnológica de Minas Gerais. - Avaliação Econômica de Propriedades Minerais; Cliente: IETEC - Instituto de Educação Tecnológica de Minas Gerais. - Avaliação Econômica de Propriedades Minerais, para representantes das Gerências de Avaliação de Garantias Reais e de Mineração e Metalurgia; Cliente: BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. - Estratégias para o Fortalecimento das Empresas Estaduais de Mineração; Cliente: CBPM - Companhia Baiana de Pesquisa Mineral. - Economia da Exploração Mineral; Cliente: COMIG - Companhia Mineradora de Minas Gerais - Fundos de Investimento em Mineração como Estratégia de Financiamento da Pesquisa Minera; Cliente: DOCEGEO - Rio Doce Geologia e Mineração - Planejamento Econômico no Setor Mineral e Estratégias de Investimento na Elaboração e Avaliação de Projetos de Mineração, para a equipe da DIPEM/DNPM - Departamento Nacional da Produção Mineral; 1994/95. Cliente: UFMG / DNPM - Estratégias de Desenvolvimento dos Sistemas Estaduais de Mineração, Salvador / Goiânia; 1994/95. Cliente: ABEMIN - Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Mineração - Seminário Planejamento e Gerenciamento Econômico da Pesquisa e Produção Mineral, para a equipe da Divisão de Pesquisa Mineral; Cliente: CBPM - Companhia Baiana de Pesquisa Mineral - Estratégias de Investimento na Indústria Mineral, Belo Horizonte - MG; Cliente: IETEC - Instituto de Educação Tecnológica de Minas Gerais - Planejamento e Gerenciamento Econômico da Exploração Mineral; Cliente: METAMAT - Metais de Mato Grosso S.A. - Estratégias de Investimento na Elaboração e Avaliação de Projetos Mineiros, Diamantina - MG; Cliente: DNPM - Departamento Nacional de Produção Mineral

15 - Planejamento Econômico no Setor Mineral, Diamantina - MG; Cliente: DNPM - Departamento Nacional de Produção Mineral. - Análise e Decisão de Investimentos em Empreendimentos Mínero-Industriais, Belo Horizonte - MG; Cliente: IETEC - Instituto de Educação Tecnológica de Minas Gerais - Economia da Exploração Mineral, Belo Horizonte - MG; Cliente: COMIG - Cia. Mineradora de Minas Gerais - Economia da Pesquisa Mineral. 2 Seminários, Rio de Janeiro - RJ e Belém - PA; Cliente: CPRM- Companhia de Pesquisa e Recursos Minerais - Coordenação do Programa Strategic Guidelines for Exploration and Mining Development Planning, realizado pelo Prof. Brian Mackenzie (Queen s University, Kingston, ON, Canada), Centrecon, Itaipava - RJ; Cliente: ABRAMO - Associação Brasileira de Mineradores de Ouro - Mineração e Desenvolvimento Econômico, parte integrante do Curso de Especialização em Economia Mineral, Belo Horizonte - MG; Cliente: IBRAM - Instituto Brasileiro da Mineração - Coordenação do Programa Strategic Guidelines for Exploration Planning, realizado pelo Prof. Brian Mackenzie (Queen s University - Kingston, ON, Canada), Centrecon, Itaipava - RJ; Cliente: ABRAMO - Associação Brasileira de Mineradores de Ouro - Elaboração e Análise de Projetos de Mineração - Congresso Brasileiro de Geologia, Salvador - BA; Cliente: SBG - Sociedade Brasileira de Geologia - Como instrutor do Núcleo de Recursos Tecnológicos e Organizacionais - NRTO, do Sistema BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social: Sistema de Custo, Jaguarari - BA; Cliente: Caraíba Metais Economia Mineral, Fortaleza - CE; Cliente: CEMINAS - Cia. Cearense de Mineração Planejamento e Gestão de Projetos de Investimento, Guarapuava-PR; Cliente: Madeireira Sta Maria

î TRABALHOS REALIZADOS

î TRABALHOS REALIZADOS î TRABALHOS REALIZADOS ABEMIN - Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Mineração: - Elaboração de proposta no Programa Nacional de Estímulos a Investimentos em Mineração - PRONEM, para apresentação

Leia mais

î TRABALHOS REALIZADOS

î TRABALHOS REALIZADOS î TRABALHOS REALIZADOS è ESTUDOS SETORIAIS/ REGIONAIS: - Coordenação e elaboração do estudo Planejamento Estratégico do Desenvolvimento Sustentável e Competitivo da Cadeia de Insumos e Produtos Siderúrgicos

Leia mais

MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA

MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral - SGM Cooperação Internacional no Setor Mineral Temas prioritários CARLOS NOGUEIRA DA COSTA JUNIOR Secretário Sumário

Leia mais

Ministério de Minas e Energia Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral. APLs de Base Mineral Experiências Nacionais

Ministério de Minas e Energia Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral. APLs de Base Mineral Experiências Nacionais Ministério de Minas e Energia Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral APLs de Base Mineral Experiências Nacionais Belém 3 de abril de 2012 Políticas Públicas de apoio ao desenvolvimento

Leia mais

AÇÕES DE FOMENTO À MINERAÇÃO DO GOVERNO DE GOIÁS: FUNMINERAL

AÇÕES DE FOMENTO À MINERAÇÃO DO GOVERNO DE GOIÁS: FUNMINERAL SUPERINTENDÊNCIA DE MINERAÇÃO AÇÕES DE FOMENTO À MINERAÇÃO DO GOVERNO DE GOIÁS: FUNMINERAL Desde a metade do sec. XX a legislação estadual e planos de governo enfatizam a importância do setor mineral em

Leia mais

O CENTRO DE COMPETÊNCIA DE

O CENTRO DE COMPETÊNCIA DE O CENTRO DE COMPETÊNCIA DE MINERAÇÃO E RECURSOS MINERAIS SÃO PAULO ATIVIDADES E SERVIÇOS BRASIL E ALEMANHA: Uma parceria estratégica para produtividade, criação de valor de maneira sustentável e segurança

Leia mais

Mineração. João Eduardo Laurent Alphonse Rafael Almeida

Mineração. João Eduardo Laurent Alphonse Rafael Almeida + Mineração João Eduardo Laurent Alphonse Rafael Almeida + 1. Histórico 2. Carajás 3. Aspectos Gerais Agenda + Histórico -Um solo, uma nação + Histórico 1500 1700: exploração de Au, Fe e diamantes 1603:

Leia mais

Painel: Modelos de Regulação de Atividades Econômicas Aplicação ao Setor Mineral

Painel: Modelos de Regulação de Atividades Econômicas Aplicação ao Setor Mineral Ministério de Minas e Energia Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral Congresso Internacional de Direito Minerário Painel: Modelos de Regulação de Atividades Econômicas Aplicação ao Setor

Leia mais

Eventos em Geociências e Áreas Afins em JANEIRO Não foram encontrados eventos. FEVEREIRO MARÇO

Eventos em Geociências e Áreas Afins em JANEIRO Não foram encontrados eventos. FEVEREIRO MARÇO Eventos em Geociências e Áreas Afins em 2018 JANEIRO Não foram encontrados eventos. Versão de 26 de dezembro de 2017 FEVEREIRO Evento: ENEGEO de Verão Sul (Encontro Nacional dos Estudantes de Geologia)

Leia mais

RECURSOS MINERAIS E SUA CONTRIBUIÇÃO AO DESENVOLVIMENTO DO PAÍS: DESAFIOS EM CT&I

RECURSOS MINERAIS E SUA CONTRIBUIÇÃO AO DESENVOLVIMENTO DO PAÍS: DESAFIOS EM CT&I 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação RECURSOS MINERAIS E SUA CONTRIBUIÇÃO AO DESENVOLVIMENTO DO PAÍS: DESAFIOS EM CT&I Roberto Dall Agnol Centro de Geociências Universidade Federal

Leia mais

ECONOMIA MINERAL Dados sobre Brasil e Estado de Minas Gerais

ECONOMIA MINERAL Dados sobre Brasil e Estado de Minas Gerais ECONOMIA MINERAL Dados sobre Brasil e Estado de Minas Gerais Setembro/217 PRODUÇÃO MINERAL BRASILEIRA (PMB) Valores em US$ bilhões 6 5 4 3 2 1 39 53 48 44 4 26 24 25 1994 1995 1996 1997 1998 1999 2 21

Leia mais

2004 ago. de 2007 Coordenadora da Área de Estudos Sociais do Instituto de Apoio á Pesquisa e ao Desenvolvimento Jones dos Santos Neves- IJSN

2004 ago. de 2007 Coordenadora da Área de Estudos Sociais do Instituto de Apoio á Pesquisa e ao Desenvolvimento Jones dos Santos Neves- IJSN 1. FORMAÇÃO ACADÊMICA 1995-1997 Mestrado em Demografia ( conclusão de créditos ) Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Minas Gerais, Brasil 1987-1993 Graduação em Ciências Econômicas Universidade

Leia mais

Realização de auditorias ambientais de conformidade legal, atuando como auditora especializada e como auditora líder;

Realização de auditorias ambientais de conformidade legal, atuando como auditora especializada e como auditora líder; Competências e Experiências Chave Experiência de mais de 30 anos em coordenação técnica e operacional de estudos multidisciplinares integrados na área de meio ambiente, com destaque para os seguintes estudos:

Leia mais

12 de maio de Belo Horizonte (MG) PROJETO PREMIADO. Realização

12 de maio de Belo Horizonte (MG) PROJETO PREMIADO. Realização 2 de maio de 205 - Belo Horizonte (MG) PROJETO PREMIADO Realização 3895-8590 eventos@revistaminerios.com.br www.revistaminerios.com.br Estabilidade operacional na Mina de Barro Alto Ações que garantiram

Leia mais

Informações sobre a Economia Mineral do Estado de Minas Gerais. Informações até Dezembro de 2014 Divulgado em 25 de Março de 2015

Informações sobre a Economia Mineral do Estado de Minas Gerais. Informações até Dezembro de 2014 Divulgado em 25 de Março de 2015 Informações sobre a Economia Mineral do Estado de Minas Gerais Informações até Dezembro de 2014 Divulgado em 25 de Março de 2015 Estatísticas Minerais sobre MG Minas Gerais é o mais importante estado minerador

Leia mais

ECONOMIA MINERAL Dados sobre Brasil e Estado do Pará

ECONOMIA MINERAL Dados sobre Brasil e Estado do Pará ECONOMIA MINERAL Dados sobre Brasil e Estado do Pará Setembro/2017 PRODUÇÃO MINERAL BRASILEIRA (PMB) Valores em US$ bilhões 60 50 40 30 20 10 39 53 48 44 40 26 24 25 0 1994 1995 1996 1997 1998 1999 2000

Leia mais

ECONOMIA MINERAL DO BRASIL. Março/2018

ECONOMIA MINERAL DO BRASIL. Março/2018 ECONOMIA MINERAL DO BRASIL Março/2018 RELAÇÃO ENTRE OCORRÊNCIAS MINERAIS 1.000 anomalias 100 alvos sondados 15 depósitos minerais 4 jazidas Capital de Alto Risco para a Pesquisa Mineral 2 bons projetos

Leia mais

O PAPEL DOS ESTADOS NO DESENVOLVIMENTO DA MINERAÇÃO A estratégia da Bahia para o setor mineral

O PAPEL DOS ESTADOS NO DESENVOLVIMENTO DA MINERAÇÃO A estratégia da Bahia para o setor mineral O PAPEL DOS ESTADOS NO DESENVOLVIMENTO DA MINERAÇÃO A estratégia da Bahia para o setor mineral PapeldoEstado Formular e executar a política de desenvolvimento e apoio à mineração do Estado. O Sistema Estadual

Leia mais

Verticalização e investimentos no setor de mineração e metalurgia. São Paulo, 26 de fevereiro de 2016

Verticalização e investimentos no setor de mineração e metalurgia. São Paulo, 26 de fevereiro de 2016 Verticalização e investimentos no setor de mineração e metalurgia São Paulo, 26 de fevereiro de 2016 MINERAÇÃO NO ESTADO DO PARÁ O Pará possui grande parte das reservas de recursos minerais mundiais. Evolução

Leia mais

VI Encontro Nacional da Pequena e Média Mineração

VI Encontro Nacional da Pequena e Média Mineração VI Encontro Nacional da Pequena e Média Mineração A Contribuição da Pequena e Média Mineração para o Setor Mineral e os Entraves ao seu Desenvolvimento Eduardo Vale Belo Horizonte, MG Agosto, 2002 Pequenas

Leia mais

ECONOMIA MINERAL. Setembro/2017

ECONOMIA MINERAL. Setembro/2017 ECONOMIA MINERAL Setembro/217 PRODUÇÃO MINERAL BRASILEIRA (PMB) Valores em US$ bilhões 6 5 4 3 2 1 39 53 48 44 4 26 24 25 1994 1995 1996 1997 1998 1999 2 21 22 23 24 25 26 27 28 29 21 211 212 213 214 215

Leia mais

MINERAÇÃO E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL Transformar Recursos Minerais em Riquezas e Desenvolvimento Sustentável SEMIM CEULP/ULBRA

MINERAÇÃO E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL Transformar Recursos Minerais em Riquezas e Desenvolvimento Sustentável SEMIM CEULP/ULBRA MINERAÇÃO E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL Transformar Recursos Minerais em Riquezas e Desenvolvimento Sustentável SEMIM CEULP/ULBRA PALMAS TO, 22 de maio de 2013 APRESENTAÇÃO IBRAM - Instituto Brasileiro

Leia mais

APRESENTAÇÃO PDAC participantes 135 países 486 empresas de mineração 413 empresas de serviços 68 estandes de países

APRESENTAÇÃO PDAC participantes 135 países 486 empresas de mineração 413 empresas de serviços 68 estandes de países APRESENTAÇÃO A convenção anual da Prospectors and Developers Association of Canada PDAC (www.pdac.ca/convention) é o maior evento mundial de prospecção mineral. Durante os 4 dias de evento, se reúnem investidores,

Leia mais

Diretrizes do DNPM para o Fomento à Exploração Mineral. Sérgio Augusto Dâmaso de Sousa Diretor-Geral do DNPM Ouro Preto, 21 de maio de 2012

Diretrizes do DNPM para o Fomento à Exploração Mineral. Sérgio Augusto Dâmaso de Sousa Diretor-Geral do DNPM Ouro Preto, 21 de maio de 2012 Diretrizes do DNPM para o Fomento à Exploração Mineral Sérgio Augusto Dâmaso de Sousa Diretor-Geral do DNPM Ouro Preto, 21 de maio de 2012 Distribuição das Áreas Outorgadas pelo DNPM DNPM Órgão Gestor

Leia mais

Isis Laponez da Silveira

Isis Laponez da Silveira Isis Laponez da Silveira 1. Formação Profissional Mestre em Engenharia Metalúrgica e de Minas (1986) pela Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais. Especialista em Engenharia de Segurança

Leia mais

Panorama Atual e Perspectivas da Mineração Brasileira

Panorama Atual e Perspectivas da Mineração Brasileira Panorama Atual e Perspectivas da Mineração Brasileira IV Seminário da Indústria Mineral Paranaense Paulo Ribeiro de Santana Ouvidor do DNPM Curitiba, 22 de agosto de 2012 DNPM Órgão Gestor dos Bens Minerais

Leia mais

ECONOMIA MINERAL Dados sobre Brasil e Estado do Pará

ECONOMIA MINERAL Dados sobre Brasil e Estado do Pará ECONOMIA MINERAL Dados sobre Brasil e Estado do Pará Fevereiro/2018 PRODUÇÃO MINERAL BRASILEIRA (PMB) Valores em US$ bilhões 60 50 40 30 20 10 39 53 48 44 40 26 24 32 34 0 1994 1995 1996 1997 1998 1999

Leia mais

Recursos Minerais: para quê e para quem?

Recursos Minerais: para quê e para quem? Recursos Minerais: para quê e para quem? Rodrigo Salles P. Santos Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) santosrodrigosp@hotmail.com Seminário Marco Regulatório da Mineração Roteiro Geologia e Dotação

Leia mais

Pará Programa de Gestão e Desenvolvimento Sustentável do Estado do Pará. Painel 4 Territórios Minerais: Gestão Territorial

Pará Programa de Gestão e Desenvolvimento Sustentável do Estado do Pará. Painel 4 Territórios Minerais: Gestão Territorial Pará 2030 Programa de Gestão e Desenvolvimento Sustentável do Estado do Pará Painel 4 Territórios Minerais: Gestão Territorial Set/2017 1 O ESTADO DO PARÁ Brasil Região Amazônica Estado do Pará Regiões

Leia mais

ECONOMIA MINERAL DO BRASIL. Agosto/2018

ECONOMIA MINERAL DO BRASIL. Agosto/2018 ECONOMIA MINERAL DO BRASIL Agosto/2018 RELAÇÃO ENTRE OCORRÊNCIAS MINERAIS 1.000 anomalias 100 alvos sondados 15 depósitos minerais 4 jazidas Capital de Alto Risco para a Pesquisa Mineral 2 bons projetos

Leia mais

Indústria Mineral Brasileira e Paraense Belém, 20 de março de 2013

Indústria Mineral Brasileira e Paraense Belém, 20 de março de 2013 Indústria Mineral Brasileira e Paraense Belém, 20 de março de 2013 Um pouco sobre o IBRAM IBRAM-Instituto Brasileiro de Mineração Organização privada, sem fins lucrativos, que representa a Indústria Mineral

Leia mais

No relatório Commodities Minerais Brasil estão expostos os seguintes dados:

No relatório Commodities Minerais Brasil estão expostos os seguintes dados: APRESENTAÇÃO Você tem em mãos a 6ª edição do Sistema de Informações e Análises da Economia Mineral Brasileira, organizado pelo IBRAM Instituto Brasileiro de Mineração. O trabalho apresenta estatísticas

Leia mais

U m a experiência de trabalho, em dez anos de pesquisas, estudos e planejamento. Uma presença ativa no processo de desenvolvimento mineiro e do

U m a experiência de trabalho, em dez anos de pesquisas, estudos e planejamento. Uma presença ativa no processo de desenvolvimento mineiro e do U m a experiência de trabalho, em dez anos de pesquisas, estudos e planejamento. Uma presença ativa no processo de desenvolvimento mineiro e do Brasil, através de contratos e da capacitação de recursos

Leia mais

Secretaria de INDÚSTRIA COMÉRCIO E MINERAÇÃO - SEICOM PLANO DE MINERAÇÃO DO ESTADO DO PARÁ

Secretaria de INDÚSTRIA COMÉRCIO E MINERAÇÃO - SEICOM PLANO DE MINERAÇÃO DO ESTADO DO PARÁ Secretaria de INDÚSTRIA COMÉRCIO E MINERAÇÃO - SEICOM PLANO DE MINERAÇÃO DO ESTADO DO PARÁ - 2013-2030 1º Plano de Mineração do Estado do Pará 2013-2030 1. O Pará no cenário da mineração 2. A mineração

Leia mais

Claudio Scliar Secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral. Curitiba, 26 de agosto de 2010.

Claudio Scliar Secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral. Curitiba, 26 de agosto de 2010. A importância da mineração para o Brasil III Seminário da Indústria Mineral sustentável do PR IX Reunião dos Produtores Nacionais de Calcário ANEPAC Assembléia Geral administrativa Claudio Scliar Secretário

Leia mais

Simexmin. Ouro Preto, Maio 2012

Simexmin. Ouro Preto, Maio 2012 Simexmin Ouro Preto, Maio 2012 1 A Empresa Fundada em Janeiro de 1976 Aproximadamente 100 colaboradores Sede em Cuiabá (MT) e escritório administrativo em São Paulo (SP) 3 Atuação Exploração e pesquisa

Leia mais

MINERAÇÃO. Evolução da produção Mineral

MINERAÇÃO. Evolução da produção Mineral Mineração 41 MINERAÇÃO» O setor mineral mundial vive um momento de alta demanda e preços em níveis jamais vistos, motivado principalmente pela China;» O alto crescimento da economia chinesa tem exercido

Leia mais

ECONOMIA MINERAL DO BRASIL. Setembro/ 2018

ECONOMIA MINERAL DO BRASIL. Setembro/ 2018 ECONOMIA MINERAL DO BRASIL Setembro/ 2018 1 RELAÇÃO ENTRE OCORRÊNCIAS MINERAIS Capital de Alto Risco para a Pesquisa Mineral Fonte: IBRAM pag. 2 pag. 3 9.415 MINAS EM REGIME DE CONCESSÃO DE LAVRA 154 Grandes

Leia mais

ECONOMIA MINERAL Dados sobre Brasil e Estado de Minas Gerais

ECONOMIA MINERAL Dados sobre Brasil e Estado de Minas Gerais ECONOMIA MINERAL Dados sobre Brasil e Estado de Minas Gerais Março/2018 PRODUÇÃO MINERAL BRASILEIRA (PMB) Valores em US$ bilhões 60 50 40 30 20 10 39 53 48 44 40 26 24 32 34 0 1994 1995 1996 1997 1998

Leia mais

2º Semestre PROJETO JAURU Exploração de Depósitos de Fosfato, região de Mirassol D oeste, Mato Grosso

2º Semestre PROJETO JAURU Exploração de Depósitos de Fosfato, região de Mirassol D oeste, Mato Grosso 2º Semestre 2015 PROJETO JAURU Exploração de Depósitos de Fosfato, região de Mirassol D oeste, Mato Grosso 1 GRUPO BEMISA DESDE 2007 Missão: Explorar, desenvolver e operar oportunidades no setor mineral.

Leia mais

Aciência e a tecnologia são pré-requisitos necessários ao processo de

Aciência e a tecnologia são pré-requisitos necessários ao processo de INSTITUTO EUVALDO LODI - IEL/MG MENSAGEM INSTITUCIONAL Maria Celeste Reis Lobo de Vasconcelos* Aciência e a tecnologia são pré-requisitos necessários ao processo de desenvolvimento econômico e social de

Leia mais

Gustavo Mello ADIMB. Ouro Preto, MG- 14/maio/2014

Gustavo Mello ADIMB. Ouro Preto, MG- 14/maio/2014 PANORAMA DA EXPLORAÇÃO MINERAL NO BRASIL: QUEM, O QUÊ, ONDE? Gustavo Mello ADIMB Ouro Preto, MG- 14/maio/2014 Entende-se por Exploração Mineral a execução das atividades necessárias à definição e avaliação

Leia mais

EVOLUÇÃO DAS RESERVAS MEDIDAS E INDICADAS DE MINERAIS METÁLICOS E FERTILIZANTES NO BRASIL: PANORAMA

EVOLUÇÃO DAS RESERVAS MEDIDAS E INDICADAS DE MINERAIS METÁLICOS E FERTILIZANTES NO BRASIL: PANORAMA VI Simpósio Brasileiro de Exploração Mineral ADIMB - Agência para o Desenvolvimento Tecnológico da Indústria Mineral Brasileira EVOLUÇÃO DAS RESERVAS MEDIDAS E INDICADAS DE MINERAIS METÁLICOS E FERTILIZANTES

Leia mais

MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE IEL INSTITUTO EUVALDO LODI NÚCLEO REGIONAL DE MINAS GERAIS

MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE IEL INSTITUTO EUVALDO LODI NÚCLEO REGIONAL DE MINAS GERAIS MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE Página 1 de 5 IEL INSTITUTO EUVALDO LODI NÚCLEO REGIONAL DE MINAS GERAIS BRASIL PROGRAMA DE APOIO À COMPETITIVIDADE DE APL S (ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS) DO ESTADO DE MINAS GERAIS.

Leia mais

CODELCO BRASIL. Maio 2010

CODELCO BRASIL. Maio 2010 CODELCO BRASIL Maio 2010 CODELCO ANÁLISE ESTRATÉGICA Empresa estatal chilena fundada em 1976. Algumas minas chilenas em operação por quase 100 anos. Líder na produção mundial de cobre, maximizando o retorno

Leia mais

Mineração, Desenvolvimento e Soberania.

Mineração, Desenvolvimento e Soberania. Mineração, Desenvolvimento e Soberania. A propagação da mineração nos outros setores da economia provoca um círculo virtuoso na geração de emprego e renda, interiorizando riqueza, cidadania. MINAÇU ARAXÁ

Leia mais

Workshop Oportunidades de Desenvolvimento e Inovação em Mineração e Metais

Workshop Oportunidades de Desenvolvimento e Inovação em Mineração e Metais Workshop Oportunidades de Desenvolvimento e Inovação em Mineração e Metais 27 de Outubro de 2015 Local: Finep -Av. República do Chile, 330, 10º andar -Centro, Rio de Janeiro RJ IBRAM-Instituto Brasileiro

Leia mais

I ENCONTRO DA ABM REGIONAL MG. Impactos do Crescimento Mínero- Metalúrgico e de Materiais no Estado de Minas Gerais

I ENCONTRO DA ABM REGIONAL MG. Impactos do Crescimento Mínero- Metalúrgico e de Materiais no Estado de Minas Gerais I ENCONTRO DA ABM REGIONAL MG Impactos do Crescimento Mínero- Metalúrgico e de Materiais no Estado de Minas Gerais Demandas e Qualificações dos Profissionais de Mercado Histórico e Importância da Mineração

Leia mais

R E C U R S O S M I N E R A I S

R E C U R S O S M I N E R A I S RECURSOS MINERAIS R E C U R S O S M I N E R A I S RECURSO FÍSICO Correspondem a produtos pertencentes aos ciclos naturais, os quais apresentam interação com todas (ou maior parte) das esferas terrestres.

Leia mais

Secretaria de INDÚSTRIA COMÉRCIO E MINERAÇÃO - SEICOM PLANO DE MINERAÇÃO DO ESTADO DO PARÁ

Secretaria de INDÚSTRIA COMÉRCIO E MINERAÇÃO - SEICOM PLANO DE MINERAÇÃO DO ESTADO DO PARÁ Secretaria de INDÚSTRIA COMÉRCIO E MINERAÇÃO - SEICOM PLANO DE MINERAÇÃO DO ESTADO DO PARÁ - 2013-2030 1º Plano de Mineração do Estado do Pará 2013-2030 1. O Pará no cenário da mineração 2. A mineração

Leia mais

Atuação da ANTAQ no Setor Portuário

Atuação da ANTAQ no Setor Portuário UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Superintendência USP de Portos - SPO Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz ESALQ 5º SEMINÁRIO INTERNACIONAL EM LOGÍSTICA AGROINDUSTRIAL Atuação da ANTAQ no Setor Portuário

Leia mais

IV Simpósio Brasileiro de Exploração Mineral. Programa Exploratório Bunge Participações e Investimentos BPI. Fernando Silva Filho

IV Simpósio Brasileiro de Exploração Mineral. Programa Exploratório Bunge Participações e Investimentos BPI. Fernando Silva Filho IV Simpósio Brasileiro de Exploração Mineral Programa Exploratório Bunge Participações e Investimentos Fernando Silva Filho Ouro Preto - Maio/2010 Panorama da Indústria Mundial de Fertilizantes Reservas

Leia mais

APRESENTAÇÃO VALE LOGÍSTICA - Ferrovias

APRESENTAÇÃO VALE LOGÍSTICA - Ferrovias APRESENTAÇÃO VALE LOGÍSTICA - Ferrovias ESALQ 17/03/06 Titulo do Slide Companhia Vale do Rio Doce, uma empresa Global Serviços Ferroviários Nossos Clientes Perfil da Empresa Maior empresa de logística

Leia mais

Capacitação da. Indústria Nacional e. Propostas de Medidas. de Fortalecimento do. Setor

Capacitação da. Indústria Nacional e. Propostas de Medidas. de Fortalecimento do. Setor Capacitação da Indústria Nacional e Propostas de Medidas de Fortalecimento do Setor Fatores críticos de sucesso Desenvolver um ambiente adequado para atração de novos investimentos e operações Minimizar

Leia mais

A mineração e seus efeitos socioeconômicos

A mineração e seus efeitos socioeconômicos A mineração e seus efeitos socioeconômicos Telton Elber Corrêa Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral Salvador, 8 de Junho de 2010 Benefícios econômicos e sociais A indústria de base

Leia mais

Capacitação Industrial e Indução ao Fornecimento Local de Bens e Serviços: o Papel da ONIP. Oswaldo A. Pedrosa Jr. Diretor Adjunto

Capacitação Industrial e Indução ao Fornecimento Local de Bens e Serviços: o Papel da ONIP. Oswaldo A. Pedrosa Jr. Diretor Adjunto Capacitação Industrial e Indução ao Fornecimento Local de Bens e Serviços: o Papel da ONIP Oswaldo A. Pedrosa Jr. Diretor Adjunto Novembro 2004 Elementos Fundamentais para Indução ao Fornecimento Local

Leia mais

PROCURADORIA-GERAL DA FA- ZENDA NACIONAL

PROCURADORIA-GERAL DA FA- ZENDA NACIONAL ANEXO II a) QUADRO DEMONSTRATIVO DOS CARGOS EM COMISSÃO E DAS FUNÇÕES GRATI- FICADAS DO MINISTÉRIO DA FAZENDA UNIDADE CARGO/ DENOMINAÇÃO NE/DAS/ FG FUNÇÃO N o CARGO/FUNÇÃO 6 Assessor Especial 102.5 1 Assessor

Leia mais

Edson Farias Mello. Departamento de Desenvolvimento sustentável na Mineração. Ministério das Minas e Energia

Edson Farias Mello. Departamento de Desenvolvimento sustentável na Mineração. Ministério das Minas e Energia Edson Farias Mello Departamento de Desenvolvimento sustentável na Mineração Ministério das Minas e Energia I. Histórico II. Objetivo estratégico III. Pressupostos IV. Diretrizes gerais V. Instrumentos

Leia mais

O CENTRO DE COMPETÊNCIA DE

O CENTRO DE COMPETÊNCIA DE O CENTRO DE COMPETÊNCIA DE MINERAÇÃO E RECURSOS MINERAIS SÃO PAULO ATIVIDADES E SERVIÇOS UMA REDE MUNDIAL: O GERMAN MINING NETWORK Nosso Centro de Competência de São Paulo está conectado a outros centros

Leia mais

O Panorama da Mineração Brasileira

O Panorama da Mineração Brasileira O Panorama da Mineração Brasileira 9 de agosto de 2010 Câmara Britânica de Comércio e Indústria no Brasil PAULO CAMILLO VARGAS PENNA IBRAM-InstitutoBrasileirode Mineração Organização privada, sem fins

Leia mais

NOVOS DESAFIOS PARA MINERAÇÃO ESTRATÉGIAS DE MINAS GERAIS PARA AMPLIAR A COMPETITIVIDADE DA INDÚSTRIA MINERAL

NOVOS DESAFIOS PARA MINERAÇÃO ESTRATÉGIAS DE MINAS GERAIS PARA AMPLIAR A COMPETITIVIDADE DA INDÚSTRIA MINERAL NOVOS DESAFIOS PARA MINERAÇÃO ESTRATÉGIAS DE MINAS GERAIS PARA AMPLIAR A COMPETITIVIDADE DA INDÚSTRIA MINERAL 1 PAPEL DO ESTADO Estabelecer políticas públicas, como agente indutor, articulador e fomentador

Leia mais

A Perspectiva Otimista da Mineração no Brasil

A Perspectiva Otimista da Mineração no Brasil A Perspectiva Otimista da Mineração no Informações e Análises da Economia Mineral eira 7ª Edição Companhias Mineradoras no De acordo com a consolidação dos Relatórios Anuais de Lavra, entregues pelas empresas

Leia mais

AUDIÊNCIA PÚBLICA SENADO FEDERAL: SUBMINERA - SUBCOMISSÃO PERMANENTE DE ACOMPANHAMENTO DO SETOR DE MINERAÇÃO

AUDIÊNCIA PÚBLICA SENADO FEDERAL: SUBMINERA - SUBCOMISSÃO PERMANENTE DE ACOMPANHAMENTO DO SETOR DE MINERAÇÃO AUDIÊNCIA PÚBLICA SENADO FEDERAL: SUBMINERA - SUBCOMISSÃO PERMANENTE DE ACOMPANHAMENTO DO SETOR DE MINERAÇÃO O ATUAL CONTEXTO DA CFEM PARA A COMPETITIVIDADE DA INDÚSTRIA MINERAL Brasília, 01 de Março de

Leia mais

CETEM - CENTRO DE TECNOLOGIA MINERAL. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

CETEM - CENTRO DE TECNOLOGIA MINERAL. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação CETEM - CENTRO DE TECNOLOGIA MINERAL Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação Missão: desenvolver tecnologia para o uso sustentável dos recursos minerais brasileiros. RESUMO HISTÓRICO Fundado em 1978

Leia mais

MINIESTUDO SETORIAL MASSAS EDIÇÃO: ABRIL 2018

MINIESTUDO SETORIAL MASSAS EDIÇÃO: ABRIL 2018 ABRIL 2018 EDIÇÃO: ABRIL 2018 (Período de referência: Janeiro a Março de 2018) (Dados coletados em 10 de abril de 2018) Federação das Indústrias do Estado do Ceará FIEC Presidente: Jorge Alberto Vieira

Leia mais

As empresas públicas na promoção do desenvolvimento regional Modelos de desenvolvimento para Minas Gerais

As empresas públicas na promoção do desenvolvimento regional Modelos de desenvolvimento para Minas Gerais As empresas públicas na promoção do desenvolvimento regional Modelos de desenvolvimento para Minas Gerais 9 de agosto de 2018 Agenda O modelo de desenvolvimento regional adotado pela Codemig é resultado

Leia mais

Superintendência Regional de Belém. 10ª e 11ª Oficinas do Primeiro Plano de Mineração do Estado do Pará SUREG-BE / GEREMI

Superintendência Regional de Belém. 10ª e 11ª Oficinas do Primeiro Plano de Mineração do Estado do Pará SUREG-BE / GEREMI Serviço Geológico do Brasil CPRM Superintendência Regional de Belém 10ª e 11ª Oficinas do Primeiro Plano de Mineração do Estado do Pará SUREG-BE / DESAFIOS PARA PESQUISA MINERAL NO ESTADO DO PARÁ CÉSAR

Leia mais

A MINERAÇÃO E A GLOBALIZAÇÃO

A MINERAÇÃO E A GLOBALIZAÇÃO TENDÊNCIAS TECNOLÓGICAS: GEOCIÊNCIAS PAINEL EXPLORAÇÃO MINERAL A MINERAÇÃO E A GLOBALIZAÇÃO Iran F. Machado Consultor CPRM Rio de Janeiro 12 de julho de 2006 A globalização no setor mineral se traduz em:

Leia mais

PROCURADORIA-GERAL DA FA- ZENDA NACIONAL

PROCURADORIA-GERAL DA FA- ZENDA NACIONAL 1 ANEXO II a) QUADRO DEMONSTRATIVO DOS CARGOS EM COMISSÃO E DAS FUNÇÕES GRATIFI- CADAS DO MINISTÉRIO DA FAZENDA. UNIDADE CARGO/ FUNÇÃO N o DENOMINAÇÃO CARGO/FUNÇÃO NE/DAS/ FG 6 Assessor Especial 102.5

Leia mais

Mineração e sua Importância na Economia Brasileira

Mineração e sua Importância na Economia Brasileira Mineração e sua Importância na Economia Brasileira 25 de novembro de 2010 2º CONGRESSO DE MINERAÇÃO DA AMAZÔNIA ANTONIO LANNES Área > 3 milhões Km² Brasil no Mundo Bangladesh Pop > 140 milhões Nigéria

Leia mais

Informações sobre a Economia Mineral do Estado de Minas Gerais

Informações sobre a Economia Mineral do Estado de Minas Gerais Informações sobre a Economia Mineral do Estado de Minas Gerais Atualizado em Janeiro de 2014 Estatísticas Minerais sobre MG Minas Gerais é o mais importante estado minerador do país; Minas Gerais extrai

Leia mais

Sobre o. Onde estamos. Para garantir o atendimento aos pequenos negócios, o Sebrae atua em todo o território nacional.

Sobre o. Onde estamos. Para garantir o atendimento aos pequenos negócios, o Sebrae atua em todo o território nacional. Sobre o Para garantir o atendimento aos pequenos negócios, o Sebrae atua em todo o território nacional. Além da sede nacional, em Brasília, a instituição conta com pontos de atendimento nas 27 Unidades

Leia mais

SETORIAL EM COMEX JANEIRO 2019

SETORIAL EM COMEX JANEIRO 2019 JANEIRO 2019 EDIÇÃO: JANEIRO 2019 (Período de referência: Janeiro a Dezembro de ) (Dados coletados em 08 de Janeiro de 2019) Federação das Indústrias do Estado do Ceará FIEC Presidente: Jorge Alberto Vieira

Leia mais

ABPM Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa Mineral

ABPM Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa Mineral ABPM Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa Mineral Desafios e Propostas para a Atração de Investimentos no Setor de Exploração Mineral Tributação e Estímulos a Investimentos na Indústria Mineral

Leia mais

Prospecção Tecnológica. 30 de agosto de 2012.

Prospecção Tecnológica. 30 de agosto de 2012. Prospecção Tecnológica 30 de agosto de 2012. A ação será executada por: A Equipe O Projeto Prospecção Tecnológica Objetivo Possibilitar a implantação de novas tecnologias que permitam redução de custos,

Leia mais

DRM-RJ O que Somos e o que Fazemos

DRM-RJ O que Somos e o que Fazemos Governo do Estado do Rio de Janeiro Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços DRM-RJ Serviço Geológico do Estado do Rio de Janeiro DRM-RJ O que Somos e o que Fazemos

Leia mais

Informações sobre a Economia Mineral do Estado de Minas Gerais

Informações sobre a Economia Mineral do Estado de Minas Gerais Informações sobre a Economia Mineral do Estado de Minas Gerais Atualizado em Maio de 2013 Estatísticas Minerais sobre MG Minas Gerais é o mais importante estado minerador do país; Minas Gerais extrai mais

Leia mais

Informações sobre a Economia Mineral do Estado do Pará

Informações sobre a Economia Mineral do Estado do Pará Informações sobre a Economia Mineral do Estado do Pará Atualizado em Julho de 2013 Distribuição da Produção Mineral no Pará Fonte: IBRAM Amazônia. Balança Mineral do Estado do PA A balança mineral do Pará

Leia mais

ASSESSORIA ESPECIAL DO MI- NISTRO DE ESTADO SUBSECRETARIA PARA ASSUN- TOS ECONÔMICOS NE/DAS/FG 102.5

ASSESSORIA ESPECIAL DO MI- NISTRO DE ESTADO SUBSECRETARIA PARA ASSUN- TOS ECONÔMICOS NE/DAS/FG 102.5 ASSESSORIA ESPECIAL DO MI- NISTRO DE ESTADO 1 Chefe de Assessoria 101.5 Coordenação-Geral de Atendimento S E C R E TA R I A - E X E C U T I VA 1 Secretário-Executivo NE 1 Secretário-Executivo Adjunto 101.6

Leia mais

MINIESTUDO SETORIAL CASTANHA DE CAJU. Edição: Janeiro de (Dados relativos ao período de Janeiro a Dezembro de 2017)

MINIESTUDO SETORIAL CASTANHA DE CAJU. Edição: Janeiro de (Dados relativos ao período de Janeiro a Dezembro de 2017) JANEIRO 2018 Edição: Janeiro de 2018 (Dados relativos ao período de Janeiro a Dezembro de ) Federação das Indústrias do Estado do Ceará FIEC Presidente: Jorge Alberto Vieira Studart Gomes Beto Studart

Leia mais

Política pública do MME para

Política pública do MME para Ministério de Minas e Energia Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral Política pública do MME para a exploração mineral Brasília II Encontro de Gerentes de Exploração Desafios das Gerências

Leia mais

NOVOS DESAFIOS PARA MINERAÇÃO ESTRATÉGIAS DE MINAS GERIAS PARA AMPLIAR A COMPETITIVIDADE DA INDÚSTRIA MINERAL

NOVOS DESAFIOS PARA MINERAÇÃO ESTRATÉGIAS DE MINAS GERIAS PARA AMPLIAR A COMPETITIVIDADE DA INDÚSTRIA MINERAL NOVOS DESAFIOS PARA MINERAÇÃO ESTRATÉGIAS DE MINAS GERIAS PARA AMPLIAR A COMPETITIVIDADE DA INDÚSTRIA MINERAL Sérgio Barroso Secretario de Estado Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais Belo Horizonte,

Leia mais

Ação 82. Desenvolver o APL Mármore e Granito. Objetivo: Melhorar a capacidade competitiva do arranjo produtivo, por meio da agregação de valor aos

Ação 82. Desenvolver o APL Mármore e Granito. Objetivo: Melhorar a capacidade competitiva do arranjo produtivo, por meio da agregação de valor aos Ação 82. Desenvolver o APL Mármore e Granito. Objetivo: Melhorar a capacidade competitiva do arranjo produtivo, por meio da agregação de valor aos produtos, visando à ampliação das exportações e, principalmente,

Leia mais

Inovação em Arranjos Produtivos Locais

Inovação em Arranjos Produtivos Locais Inovação em Arranjos Produtivos Locais Rafael Lucchesi Workshop IPEA: Arranjos Produtivos Locais 26 e 27 de agosto de 2003 Brasília. Arranjos Produtivos Locais São aglomerações territoriais de agentes

Leia mais

Informações sobre a Economia Mineral do Estado de Minas Gerais

Informações sobre a Economia Mineral do Estado de Minas Gerais Informações sobre a Economia Mineral do Estado de Minas Gerais Atualizado em Julho de 2013 Estatísticas Minerais sobre MG Minas Gerais é o mais importante estado minerador do país; Minas Gerais extrai

Leia mais

A POLÍTICA MINERAL E O NOVO MARCO REGULATÓRIO A DESCENTRALIZÃO DO REGIME DE LICENCIAMENTO MINERAL (?)

A POLÍTICA MINERAL E O NOVO MARCO REGULATÓRIO A DESCENTRALIZÃO DO REGIME DE LICENCIAMENTO MINERAL (?) A POLÍTICA MINERAL E O NOVO MARCO REGULATÓRIO A DESCENTRALIZÃO DO REGIME DE LICENCIAMENTO MINERAL (?) Marcos Antonio Cordeiro/ DNPM-PA Belém-PA maio de 2013 M I S S Ã O Gerir o patrimônio mineral brasileiro

Leia mais

ESPECIAL SETORIAL MAIO 2018

ESPECIAL SETORIAL MAIO 2018 MAIO 2018 EDIÇÃO: MAIO 2018 (Período de referência: Janeiro a Abril de 2018) (Dados coletados em 14 de maio de 2018) Federação das Indústrias do Estado do Ceará FIEC Presidente: Jorge Alberto Vieira Studart

Leia mais

O Setor Elétrico do Brasil

O Setor Elétrico do Brasil V SISEE Seminário Internacional do Setor de Energia Elétrica Integração com Energia Renovável O Setor Elétrico do Brasil Desafios para o Século XXI José Antonio Coimbra Secretário-Executivo Rio de Janeiro,

Leia mais

Coordenação-Geral de Análise

Coordenação-Geral de Análise ANEXO II a) QUADRO DEMONSTRATIVO DOS CARGOS EM COMISSÃO E DAS FUNÇÕES GRA- TIFICADAS DO MINISTÉRIO DA FAZENDA. UNIDADE CARGO/ DENOMINAÇÃO NE/DAS/ FUNÇÃO N o CARGO/FUNÇÃO FG 6 Assessor Especial 102.5 1

Leia mais

TERRITORIALIZAÇÃO DOS MEGA PROJETOS DE MINERAÇÃO E EXPANSÃO DA PRODUÇÃO MINERAL EM GOIÁS

TERRITORIALIZAÇÃO DOS MEGA PROJETOS DE MINERAÇÃO E EXPANSÃO DA PRODUÇÃO MINERAL EM GOIÁS TERRITORIALIZAÇÃO DOS MEGA PROJETOS DE MINERAÇÃO E EXPANSÃO DA PRODUÇÃO MINERAL EM GOIÁS *Camila dos Anjos da Silva¹ (IC), (Ricardo Junior de Assis Fernandes Gonçalves²(PQ) cml.anjossilva@gmail.com UEG/Campus

Leia mais

A Agenda de Eventos já esta disponível no site do MME: http://www.mme.gov.br/sgm/menu/comunicacao/eventos_setor_min eral.html

A Agenda de Eventos já esta disponível no site do MME: http://www.mme.gov.br/sgm/menu/comunicacao/eventos_setor_min eral.html AGENDA DE EVENTOS A Agenda de Eventos já esta disponível no site do MME: http://www.mme.gov.br/sgm/menu/comunicacao/eventos_setor_min eral.html Evento: CURSO SEGURANÇA NO USO DE EXPLOSIVOS NA PROSPECÇÃO

Leia mais

POTENCIALIDADE DOS RECURSOS MINERAIS DO ESTADO DO CEARÁ: UMA ABORDAGEM DE POLÍTICA ECONÔMICA. JOÃO CÉSAR DE FREITAS PINHEIRO GEÓLOGO, Ph.

POTENCIALIDADE DOS RECURSOS MINERAIS DO ESTADO DO CEARÁ: UMA ABORDAGEM DE POLÍTICA ECONÔMICA. JOÃO CÉSAR DE FREITAS PINHEIRO GEÓLOGO, Ph. POTENCIALIDADE DOS RECURSOS MINERAIS DO ESTADO DO CEARÁ: UMA ABORDAGEM DE POLÍTICA ECONÔMICA JOÃO CÉSAR DE FREITAS PINHEIRO GEÓLOGO, Ph.D FORTALEZA, 20 DE FEVEREIRO DE 2017 GEOLÓGICO TECNOLÓGICO ECONÔMICO

Leia mais

O QUE MUDA COM A NOVA LEGISLAÇÃO SOBRE FAIXA DE FRONTEIRA

O QUE MUDA COM A NOVA LEGISLAÇÃO SOBRE FAIXA DE FRONTEIRA J.Mendo Consultoria Empresarial Ltda O QUE MUDA COM A NOVA LEGISLAÇÃO SOBRE FAIXA DE FRONTEIRA José Mendo Mizael de Souza VII Encontro de Executivos de Exploração Mineral/Mineração 2017 ADIMB Brasília,

Leia mais

Sérgio Roberto Bacury de Lira Nathálya Rocha de Sousa Jullie Anne Lima de Souza

Sérgio Roberto Bacury de Lira Nathálya Rocha de Sousa Jullie Anne Lima de Souza Sérgio Roberto Bacury de Lira Nathálya Rocha de Sousa Jullie Anne Lima de Souza Objetivo Analisar os fluxos de comércio estabelecidos pela Amazônia brasileira em sua relação dinâmica com o mercado globalizado,

Leia mais

Resultados Comitê Setorial de IND P&G. 23 de novembro de 2006

Resultados Comitê Setorial de IND P&G. 23 de novembro de 2006 Resultados Comitê Setorial de IND P&G 23 de novembro de 2006 Carteira de Projetos CARTEIRA 2004 CARTEIRA 2005 CARTEIRA 2006 PROPOSTA CARTEIRA 2007 IND PG 1 IND PG 2 16 projetos IND PG 6 IND PG 8 13 projetos

Leia mais

VIII Encontro Nacional dos Engenheiros de Minas A Mineração Atual do Brasil Desafios e Perspectivas

VIII Encontro Nacional dos Engenheiros de Minas A Mineração Atual do Brasil Desafios e Perspectivas VIII Encontro Nacional dos Engenheiros de Minas A Mineração Atual do Brasil Desafios e Perspectivas VIII ENGMINAS 2012 BELO HORIZONTE, 11 de julho de 2012 Produção Mineral Brasileira em US$ bilhões 50

Leia mais

Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável do Estado do Pará

Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável do Estado do Pará Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável do Estado do Pará Plano de trabalho Verticalização Mineral Belém, 20 de dezembro de 2015 Revisado em: 07 de abril de 2016 EXPLORAÇÃO MINERAL A exploração

Leia mais

Treinamento Presencial: Inteligência de Mercado Aplicada a Compras. Data: 20 de Setembro de 2016 Carga horária: 8 horas Local: São Paulo/ SP

Treinamento Presencial: Inteligência de Mercado Aplicada a Compras. Data: 20 de Setembro de 2016 Carga horária: 8 horas Local: São Paulo/ SP Treinamento Presencial: Inteligência de Mercado Aplicada a Compras Data: 20 de Setembro de 2016 Carga horária: 8 horas Local: São Paulo/ SP Procurement Business School Quem somos: Procurement Business

Leia mais

MINISTÉRIO DA GEOLOGIA E MINAS

MINISTÉRIO DA GEOLOGIA E MINAS MINISTÉRIO DA GEOLOGIA E MINAS Órgão da Administração central do Estado que licencia, orienta, coordena e assegura a execução da política nacional definida pelo Governo no domínio das actividades geológicas

Leia mais