Edson Farias Mello. Departamento de Desenvolvimento sustentável na Mineração. Ministério das Minas e Energia

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Edson Farias Mello. Departamento de Desenvolvimento sustentável na Mineração. Ministério das Minas e Energia"

Transcrição

1 Edson Farias Mello Departamento de Desenvolvimento sustentável na Mineração Ministério das Minas e Energia

2 I. Histórico II. Objetivo estratégico III. Pressupostos IV. Diretrizes gerais V. Instrumentos de gestão VI. Planos Diretores Municipais VII. Ações em andamento

3 1. 28 de outubro de 2004: Portaria nº 249 estabeleceu a Comissão para promover estudos destinados à elaboração do Plano Nacional de Aproveitamento de Agregados para a Construção Civil - PNACC. 1º Ciclo Nacional de Debates Sobre a Mineração de Agregados. Foram programados Seminários em Florianópolis, São Paulo, Cuiabá, Recife e Manaus para debater o PNACC.

4 : realização de 50 cursos de capacitação para produtores de agregados (todas as capitais do País) enfocando: Gestão do Negócio; Tecnologia Aplicada à Produção e Utilização de Agregados; Legislações Mineral, Tributária e Ambiental; Controle Ambiental, Ordenamento Territorial, Saúde e Segurança do Trabalhador de Junho de 2008: Portaria Nº 222 do Ministro de Estado de Minas e Energia instituiu o Plano Nacional de Agregados; de agosto de 2008: Portaria Nº 278, de Instituiu a Comissão Nacional do PNACC: representantes da SGM, CPRM, DNPM, CONFEA, ANEPAC; Confederação Nacional dos Trabalhadores do Setor Mineral - CNTSM, Associação dos Municípios Mineradores do Brasil AMIB.

5 Um dos grandes desafios dos Governos Federal, Estadual e Municipal. É nessa perspectiva que urge a definição de diretrizes gerais de Política Pública Mineral, como condição sine qua non à sustentabilidade de Políticas Públicas Habitacionais, de Transportes e Saneamento Básico. Melhoria das condições de acessibilidade e combate aos déficits de construção nas áreas de habitação popular, infra-estrutura de transportes e saneamento básico.

6 1. Os agregados minerais são bens considerados de grande apelo social 2. Conflitos decorrentes da ausência de um planejamento, do ordenamento territorial nos municípios. São essenciais para a melhoria da qualidade de vida: a construção de moradias e ampliação da rede de serviços de saneamento básico são fundamentais à formação do Índice de Desenvolvimento Humano dos Munícipios (IDH-M). Expansão horizontal desordenada da malha urbana tem implicado no inevitável choque entre as comunidades e os distritos mineiros de pedreiras e areais.

7 3. Convergência das diretrizes gerais de políticas públicas mineral, habitacional e de infra-estrutura de transporte viário e saneamento básico. Maior eficiência e eficácia na aplicação dos recursos e execução dos objetivos estratégicos inseridos no Plano Plurianual. 4. Necessidade de mudança cultural do setor produtivo. Formação de consciência e responsabilidade corporativa com a comunidade, como condição fundamental à sustentabilidade do empreendimento mineiro em domínio urbano.

8 5. Crescentes medidas restritivas da legislação ambiental à mineração. 6. Minas abandonadas ou órfãs não devem ser motivo para execrar a atividade de mineração. Comprometem a implementação de políticas habitacional, de saneamento básico e infraestrutura, em cuja base estão a areia, a brita e o cimento. A consciência ambiental está cada vez mais impregnada nos empresários do setor e os exemplos de minerações exemplarmente gerenciadas, do ponto de vista sócio-econômico, tecnológico e ambiental se tornam cada vez mais abundantes.

9 1. Definir áreas reservadas para mineração de agregados nos Planos Diretores Municipais. Torna-se estratégico a definição dos Distritos Mineiros para um ou grupo de municípios adjacentes, a partir do Zoneamento Ecológico-Econômico da região. 2. Implantação de um Sistema de Informações Geográficas - SIG para os agregados, acoplado a um banco de dados georreferenciado. Ferramenta de grande importância para a gestão eficiente do setor de agregados.

10 Comissão de Acompanhamento do Plano Nacional de Agregados Minerais para a Construção Civil - PNACC Comissão no âmbito do Ministério de Minas e Energia, constituida por representantes da SGM, CPRM, DNPM, CONFEA, ANEPAC; Confederação Nacional dos Trabalhadores do Setor Mineral - CNTSM, Associação dos Municípios Mineradores do Brasil AMIB.

11 Compete à Comissão Nacional de Acompanhamento do PNACC: propor ações para o setor com base nos princípios, diretrizes e estratégias do PNACC; monitorar a execução e os resultados das ações propostas; divulgar o PNACC, as ações desenvolvidas, os resultados obtidos; propor mudanças nas legislações, normas e regulamentações, afetas ao setor; subsidiar a SGM nas discussões sobre os conflitos de uso e ocupação do território, no que for referente ao setor.

12 Destacam-se como instrumentos indispensáveis de Gestão do PNACC. O objetivo do PDM, no que concerne a mineração, é garantir a disponibilidade dos recursos minerais de agregados para os produtores locais, hoje, e para a mineração no futuro. O parcelamento territorial deve obedecer a um escalonamento, de acordo com a vulnerabilidade e limitações ante a atividade extrativa mineral. As zonas podem ser agrupadas em áreas: preferenciais, limitadas, restrita ou bloqueadas à mineração. Para cada zona discriminada, deverão ser estabelecidos os principais procedimentos e parâmetros de controle.

13 Os princípios de planejamento que formam a base para a política: Agregados como um recurso não renovável devem ser reconhecidos como um importante componente em qualquer plano abrangente de uso do solo; é necessário manter as fontes de abastecimento mais próximas para os mercados quanto possível; é essencial garantir que a extração seja realizada com custo ambiental e social mínimos; os municípios têm um papel importante no planejamento desse recurso e devem estimular o conceito de extração como uma atividade provisória de uso do solo.

14 1. Projeto (SGM/MME): Agregados minerais para obras de construção civil e infraestrutura no Brasil: cenários da cadeia produtiva, desafios e oportunidades.

15 Objetivos 1. Montagem de cenários da cadeia produtiva, desafios e oportunidades para inovação, competitividade, desenvolvimento sustentável e atendimento às demandas para obras de construção civil e infraestrutura em todas as capitais brasileiras. 2. Montagem de uma base de dados georreferenciada em um Sistema de Informações Geográficas SIG para os agregados.

16 Alcance Subsídios ao Governo Federal para atuar nos setores de agregados na seguinte forma: Orientando a gestão pública na condução dos setores envolvidos; Sistematizando o banco os dados para sua futura acessibilidade; Criando condições para o surgimento de projetos na área de infraestrutura, organização e gestão setorial, ordenamento territorial, gestão ambiental, etc. Fornecendo subsídios para criação de metas e indicadores de sustentabilidade (ou gestão) para o setor, como a redução da informalidade ou redução de conflitos ambientais, etc.

17 2. Projetos conduzidos pela CPRM: Materiais de Construção Civil nas Regiões Metropolitanas de Salvador, Manaus, Porto Velho e de Aracaju; Concluída a Fase I do projeto da RM de Recife; iniciada a Fase II; Iniciando os projetos das RM de Natal, Goiânia, Belém e Marabá.

18 Obrigado pela atenção! Edson Farias Mello Diretor de Desenvolvimento Sustentável na Mineração

XIII Seminário Nacional de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral

XIII Seminário Nacional de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral XIII Seminário Nacional de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral Painel II Ordenamento Territorial Geomineiro (OTGM) em APL de Base Mineral como um Modelo para Subsidiar Planos Desenvolvimentistas

Leia mais

RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA NA GESTÃO DA CADEIA LOGÍSTICA

RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA NA GESTÃO DA CADEIA LOGÍSTICA RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA NA GESTÃO DA CADEIA LOGÍSTICA Coordenadoria de Economia Mineral Diretoria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral Premissas do Desenvolvimento Sustentável Economicamente

Leia mais

Agenda. Contexto. O Nordeste Territorial. Fórum de Governança da Atividade Econômica. Formas de Financiamento

Agenda. Contexto. O Nordeste Territorial. Fórum de Governança da Atividade Econômica. Formas de Financiamento Agenda Contexto O Nordeste Territorial Fórum de Governança da Atividade Econômica Formas de Financiamento Área de atuação do BNB Nordeste: 1.554,4 mil Km 2 Semi-árido: 974,4 mil Km 2 (62,7% do território

Leia mais

Plano Metropolitano de Habitação. Plano Metropolitano de Habitação de Interesse Social da Região Metropolitana de Campinas

Plano Metropolitano de Habitação. Plano Metropolitano de Habitação de Interesse Social da Região Metropolitana de Campinas Plano Metropolitano de Habitação de Interesse Social da Região Metropolitana de Campinas Apresentado pelo representante do Ministério das Cidades Histórico Aprovado pelo Conselho de Desenvolvimento

Leia mais

PAINEL IV: A Mineração como Indutora do Desenvolvimento Regional

PAINEL IV: A Mineração como Indutora do Desenvolvimento Regional Mineração e Comunidades PAINEL IV: A Mineração como Indutora do Desenvolvimento Regional TEMA 3: Meio Ambiente e Comunidades Mineração em Áreas Urbanas Sandra Maia de Oliveira Belo Horizonte, 21 de Setembro

Leia mais

Política Governamental Brasileira de Fomento à Exploração Mineral e Propostas de Aprimoramento

Política Governamental Brasileira de Fomento à Exploração Mineral e Propostas de Aprimoramento Política Governamental Brasileira de Fomento à Exploração Mineral e Propostas de Aprimoramento Claudio Scliar Secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral / MME 24 de Maio POLÍTICA MINERAL

Leia mais

PLANEJAMENTO TERRITORIAL: PRINCÍPIOS E TENDÊNCIAS

PLANEJAMENTO TERRITORIAL: PRINCÍPIOS E TENDÊNCIAS PLANEJAMENTO TERRITORIAL: PRINCÍPIOS E TENDÊNCIAS PROF. DR. MARCOS AURÉLIO TARLOMBANI DA SILVEIRA DISCIPLINA: PLANEJAMENTO E ORDENAMENTO TERRITORIAL GB 070 PLANEJAMENTO TERRITORIAL: UMA VISÃO GERAL Planejamento

Leia mais

Ministério de Minas e Energia Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral. APLs de Base Mineral Experiências Nacionais

Ministério de Minas e Energia Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral. APLs de Base Mineral Experiências Nacionais Ministério de Minas e Energia Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral APLs de Base Mineral Experiências Nacionais Belém 3 de abril de 2012 Políticas Públicas de apoio ao desenvolvimento

Leia mais

APLs como Estratégia de Desenvolvimento

APLs como Estratégia de Desenvolvimento APLs como Estratégia de Desenvolvimento Os Núcleos Estaduais de Apoio aos Arranjos Produtivos Locais: Estrutura, Parceiros e Compromissos com o Desenvolvimento Fabiany Made e Vellasco Coordenação Geral

Leia mais

Panorama Geral do Setor Elétrico

Panorama Geral do Setor Elétrico 11º CONSTRUBUSINESS Congresso Brasileiro da Construção 2015 Panorama Geral do Setor Elétrico Ministro Eduardo Braga São Paulo, 09 de março de 2015 2 Condições Hidrológicas Desfavoráveis 29.909 21.438 22.413

Leia mais

Lei do Estado de Pernambuco nº , de

Lei do Estado de Pernambuco nº , de Lei do Estado de Pernambuco nº 13.490, de 01.07.2008 Cria o Conselho Estadual das Cidades do Estado de Pernambuco ConCidades-PE, e dá outras providências. O GOVERNADOR DO ESTADO DE PERNAMBUCO: Faço saber

Leia mais

ANÁLISE DAS VARIÁVEIS _ APL CERÂMICA DO NORTE GOIANO Flexibilização do Código de Mineração

ANÁLISE DAS VARIÁVEIS _ APL CERÂMICA DO NORTE GOIANO Flexibilização do Código de Mineração ANÁLISE DAS VARIÁVEIS _ APL CERÂMICA DO NORTE GOIANO Flexibilização do Código de Mineração ABRIL 2014 Flexibilização do Código de Mineração As pequenas mineradoras tem uma maior necessidade de flexibilização/simplificação

Leia mais

COMO OS MUNICÍPIOS PODEM SE PLANEJAR PARA O PLANO NACIONAL DE SANEAMENTO BÁSICO

COMO OS MUNICÍPIOS PODEM SE PLANEJAR PARA O PLANO NACIONAL DE SANEAMENTO BÁSICO COMO OS MUNICÍPIOS PODEM SE PLANEJAR PARA O PLANO NACIONAL DE SANEAMENTO BÁSICO DESAFIOS DE GESTÃO EM SERVIÇOS DE SANEAMENTO NAS CIDADES ENG.CIVIL ÁLVARO JOSÉ MENEZES DA COSTA VICE-PRESIDENTE DA ABES SALVADOR(BA)

Leia mais

VII ENCONTRO BIENAL DE LOGÍSTICA E CADEIAS DE VALOR E SUPRIMENTOS MACKENZIE

VII ENCONTRO BIENAL DE LOGÍSTICA E CADEIAS DE VALOR E SUPRIMENTOS MACKENZIE VII ENCONTRO BIENAL DE LOGÍSTICA E CADEIAS DE VALOR E SUPRIMENTOS MACKENZIE POLÍTICA NACIONAL DE MOBILIDADE URBANA POLÍTICA NACIONAL DE MOBILIDADE URBANA MARTHA MARTORELLI Mobilidade Urbana: Conceito Histórico

Leia mais

SETOR DE AGREGADOS PARA CONSTRUÇÃO

SETOR DE AGREGADOS PARA CONSTRUÇÃO 16º Congresso Brasileiro de Mineração Painel: O Papel da Pequena e Média M Mineração no Desenvolvimento Regional SETOR DE AGREGADOS PARA CONSTRUÇÃO Fernando M. Valverde Lilian Taniguchi Belo Horizonte,Setembro

Leia mais

AÇÕES DA SUBSECRETARIA DE MINERAÇÃO PARA O FORTALECIMENTO DA POLÍTICA ESTADUAL DE MINERAÇÃO

AÇÕES DA SUBSECRETARIA DE MINERAÇÃO PARA O FORTALECIMENTO DA POLÍTICA ESTADUAL DE MINERAÇÃO AÇÕES DA PARA O FORTALECIMENTO DA POLÍTICA ESTADUAL DE MINERAÇÃO 2012-2015 Ações Institucionais De acordo com o Decreto Lei 57.394/11 Cabe ao corpo técnico da SSM/SEE: Coordenar e participar do planejamento

Leia mais

Seminário de Mobilidade Urbana e Acessibilidade 23/11/2016

Seminário de Mobilidade Urbana e Acessibilidade 23/11/2016 Seminário de Mobilidade Urbana e Acessibilidade 23/11/2016 Lei de Uso e Ocupação do Solo Paulo Roberto Secretário de Planejamento Ponte Nova 31 99989-1636 23/11/2016 Mobilidade Urbana: é a condição em

Leia mais

Procuradoria Geral do Município

Procuradoria Geral do Município LEI Nº 2.336, DE 27 DE DEZEMBRO DE 2010 Cria o Conselho Municipal da Cidade de Petrolina CONCIDADE/Petrolina, o Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social FMHIS, e dá outras providências. O PREFEITO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE RISCOS E DESASTRES NATURAIS NA AMAZÔNIA PLANO DE TRABALHO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE RISCOS E DESASTRES NATURAIS NA AMAZÔNIA PLANO DE TRABALHO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE RISCOS E DESASTRES NATURAIS NA AMAZÔNIA PLANO DE TRABALHO ANÁLISE DOS IMPACTOS SOBRE OS RECURSOS HÍDRICOS NO

Leia mais

Os Recursos Geológicos na Região do Norte: Ambiente e Ordenamento do Território

Os Recursos Geológicos na Região do Norte: Ambiente e Ordenamento do Território Os Recursos Geológicos na Região do Norte: Ambiente e 9 de Outubro de 2008 ISEP Recursos Geológicos: Pressupostos Instrumentos Programáticos de Instrumentos Programáticos de Ordenamento Sectorial Acção

Leia mais

MINERAÇÃO E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL Transformar Recursos Minerais em Riquezas e Desenvolvimento Sustentável SEMIM CEULP/ULBRA

MINERAÇÃO E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL Transformar Recursos Minerais em Riquezas e Desenvolvimento Sustentável SEMIM CEULP/ULBRA MINERAÇÃO E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL Transformar Recursos Minerais em Riquezas e Desenvolvimento Sustentável SEMIM CEULP/ULBRA PALMAS TO, 22 de maio de 2013 APRESENTAÇÃO IBRAM - Instituto Brasileiro

Leia mais

I - promoção do desenvolvimento estadual sustentável, com valorização da inovação e da diversidade cultural da comunidade sul-mato-grossense;

I - promoção do desenvolvimento estadual sustentável, com valorização da inovação e da diversidade cultural da comunidade sul-mato-grossense; PROJETO DE LEI Institui o Programa de Gestão Territorial do Estado de Mato Grosso do Sul (PGT/MS); aprova a Primeira Aproximação do Zoneamento Ecológico- Econômico do Estado de Mato Grosso do Sul (ZEE/MS),

Leia mais

Sobre o. Onde estamos. Para garantir o atendimento aos pequenos negócios, o Sebrae atua em todo o território nacional.

Sobre o. Onde estamos. Para garantir o atendimento aos pequenos negócios, o Sebrae atua em todo o território nacional. Sobre o Para garantir o atendimento aos pequenos negócios, o Sebrae atua em todo o território nacional. Além da sede nacional, em Brasília, a instituição conta com pontos de atendimento nas 27 Unidades

Leia mais

Secretaria de INDÚSTRIA COMÉRCIO E MINERAÇÃO - SEICOM PLANO DE MINERAÇÃO DO ESTADO DO PARÁ

Secretaria de INDÚSTRIA COMÉRCIO E MINERAÇÃO - SEICOM PLANO DE MINERAÇÃO DO ESTADO DO PARÁ Secretaria de INDÚSTRIA COMÉRCIO E MINERAÇÃO - SEICOM PLANO DE MINERAÇÃO DO ESTADO DO PARÁ - 2013-2030 1º Plano de Mineração do Estado do Pará 2013-2030 1. O Pará no cenário da mineração 2. A mineração

Leia mais

Propostas de posicionamento estratégico para uma Política de Desenvolvimento Industrial

Propostas de posicionamento estratégico para uma Política de Desenvolvimento Industrial Documento Técnico Propostas de posicionamento estratégico para uma Política de Desenvolvimento Industrial 2º Encontro dos Representantes da Fibra em colegiados externos Brasília, 30 de agosto de 2016 Contextualização

Leia mais

1 CONTEXTUALIZAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DO ARRANJO

1 CONTEXTUALIZAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DO ARRANJO 1 CONTEXTUALIZAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DO ARRANJO A indústria do Setor Moveleiro de Goiás é formada, em sua maioria, por micro e pequenas empresas cuja estrutura operacional apresenta deficiências de toda

Leia mais

MINISTÉRIO DAS CIDADES Secretaria Nacional de Habitação. CAIXA ECONÔMICA FEDERAL Representação de Apoio ao Desenvolvimento Urbano

MINISTÉRIO DAS CIDADES Secretaria Nacional de Habitação. CAIXA ECONÔMICA FEDERAL Representação de Apoio ao Desenvolvimento Urbano MINISTÉRIO DAS CIDADES Secretaria Nacional de Habitação CAIXA ECONÔMICA FEDERAL Representação de Apoio ao Desenvolvimento Urbano SNHIS / FNHIS - Lei nº 11.124/05 ESTRUTURA BÁSICA DO PLANO MUNICIPAL DE

Leia mais

ANTEPROJETO DE LEI N / 2015

ANTEPROJETO DE LEI N / 2015 ANTEPROJETO DE LEI N / 2015 Lei Complementar nº Institui o Macrozoneamento Municipal, parte integrante do Plano Diretor de Organização Físico-territorial de Jaraguá do Sul e dá outras providências. O PREFEITO

Leia mais

nº de protocolos de serviços nº de problemas burocráticos resolvidos pelo SAC das Prefeituras

nº de protocolos de serviços nº de problemas burocráticos resolvidos pelo SAC das Prefeituras Ações / projetos Indicadores de controle Criar os locais para abrigar o Espaço do Cidadão para ser o lócus do Sistema Municipal de Planejamento de cada município, promotor da democratização das informações

Leia mais

Claudio Scliar Secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral. Curitiba, 26 de agosto de 2010.

Claudio Scliar Secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral. Curitiba, 26 de agosto de 2010. A importância da mineração para o Brasil III Seminário da Indústria Mineral sustentável do PR IX Reunião dos Produtores Nacionais de Calcário ANEPAC Assembléia Geral administrativa Claudio Scliar Secretário

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR Nº 18 DE 19 DE NOVEMBRO DE Dispõe sobre a criação da região Metropolitana de Maceió R.M.M e da outras providências.

LEI COMPLEMENTAR Nº 18 DE 19 DE NOVEMBRO DE Dispõe sobre a criação da região Metropolitana de Maceió R.M.M e da outras providências. LEI COMPLEMENTAR Nº 18 DE 19 DE NOVEMBRO DE 1998 Dispõe sobre a criação da região Metropolitana de Maceió R.M.M e da outras providências. O GOVERNADOR DO ESTADO DE ALAGOAS, Faço saber que o poder Legislativo

Leia mais

Sustentabilidade e Responsabilidade Social na Política de Investimentos Sociais da Fundação Vale - Vale.

Sustentabilidade e Responsabilidade Social na Política de Investimentos Sociais da Fundação Vale - Vale. Sustentabilidade e Responsabilidade Social na Política de Investimentos Sociais da Fundação Vale - Vale. Eric Font - Fundação Vale Gerente de Responsabilidade Social - MG Sustentabilidade e Responsabilidade

Leia mais

O Mercado de Agregados nobrasil

O Mercado de Agregados nobrasil Associação Nacional das Entidades de Produtores de Agregados para Construção Panorama e perspectivas para o setor de agregados para construção N o v 20 15 O Mercado de Agregados nobrasil Sobre a ANEPAC

Leia mais

Conferência comemorativa Avaliação Ambiental Estratégica Uma década depois: desafios e oportunidades. Linda Irene Pereira CCDR LVT

Conferência comemorativa Avaliação Ambiental Estratégica Uma década depois: desafios e oportunidades. Linda Irene Pereira CCDR LVT Avaliação Estratégica do Plano Regional e Ordenamento do Território do Oeste e Vale do Tejo Virtualidades e constrangimentos na fase de seguimento Conferência comemorativa Avaliação Estratégica Uma década

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº /2015

PROJETO DE LEI Nº /2015 Sumário PROJETO DE LEI Nº /2015 TÍTULO I DOS FUNDAMENTOS, ABRANGÊNCIA E FINALIDADES...7 CAPÍTULO I DOS FUNDAMENTOS E ABRANGÊNCIA... 7 CAPÍTULO II DA FINALIDADE E PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO... 7 TÍTULO

Leia mais

O GT de Conflitos Fundiários Urbanos do Conselho das Cidades apresenta para uma primeira discussão pública a seguinte proposta:

O GT de Conflitos Fundiários Urbanos do Conselho das Cidades apresenta para uma primeira discussão pública a seguinte proposta: DOCUMENTO DE REFERÊNCIA DA POLÍTICA NACIONAL DE PREVENÇÃO E MEDIAÇÃO DE CONFLITOS FUNDIÁRIOS URBANOS Esta proposta preliminar é resultado de um esforço coletivo do Grupo de Trabalho de Conflitos Fundiários

Leia mais

Relatório de atividades

Relatório de atividades Principais atividades 2015 Relatório de atividades 12 de junho a 11 de Agosto de 2017 12 de junho Reunião Plenária da Diretoria do Deconcic O departamento debateu pauta prioritária para retomada do setor

Leia mais

I SEMINÁRIO ESTADUAL SOBRE POLÍTICA MUNICIPAL DE HABITAÇÃO. 1º de outubro de 2009

I SEMINÁRIO ESTADUAL SOBRE POLÍTICA MUNICIPAL DE HABITAÇÃO. 1º de outubro de 2009 I SEMINÁRIO ESTADUAL SOBRE POLÍTICA MUNICIPAL DE HABITAÇÃO 1º de outubro de 2009 (112 MUNICÍPIOS) (64 MUNICÍPIOS) (91 MUNICÍPIOS) (16 MUNICÍPIOS) (10 MUNICÍPIOS) (IDH Médio M Nacional = 0,766) Especificação

Leia mais

Planejamento de Longo Prazo Territorial para Sustentabilidade dos APLs de Base Mineral Processo Prospectivo

Planejamento de Longo Prazo Territorial para Sustentabilidade dos APLs de Base Mineral Processo Prospectivo Planejamento de Longo Prazo Territorial para Sustentabilidade dos APLs de Base Mineral Processo Prospectivo 1 Santa Gertrudes - SP 26 outubro 2016 1 Marc GIGET (2007) O futuro será construído por meio

Leia mais

O Setor Elétrico do Brasil

O Setor Elétrico do Brasil V SISEE Seminário Internacional do Setor de Energia Elétrica Integração com Energia Renovável O Setor Elétrico do Brasil Desafios para o Século XXI José Antonio Coimbra Secretário-Executivo Rio de Janeiro,

Leia mais

Apoio: Correalização Realização 03/04/2019 BRASÍLIA-DF. Correalização. Realização. Apoio

Apoio: Correalização Realização 03/04/2019 BRASÍLIA-DF. Correalização. Realização. Apoio : 03/04/2019 BRASÍLIA-DF O Mercado Imobiliário e o Impacto do Custo da Burocracia no Imóvel Celso Petrucci Vice-Presidente da Indústria Imobiliária - CBIC Economia e Financiamento Imobiliário Atividade

Leia mais

LEI Nº /2013 CAPÍTULO I DO PLANEJAMENTO GOVERNAMENTAL E DO PLANO PLURIANUAL

LEI Nº /2013 CAPÍTULO I DO PLANEJAMENTO GOVERNAMENTAL E DO PLANO PLURIANUAL LEI Nº. 1.282/2013 Ementa: Institui o Plano Plurianual do Município de Ouricuri para o período de 2014 a 2017. O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE OURICURI/PE, no uso de suas atribuições legais, faz saber que A

Leia mais

A mineração e seus efeitos socioeconômicos

A mineração e seus efeitos socioeconômicos A mineração e seus efeitos socioeconômicos Telton Elber Corrêa Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral Salvador, 8 de Junho de 2010 Benefícios econômicos e sociais A indústria de base

Leia mais

O Estatuto da Metrópole Entre inovações e desafios

O Estatuto da Metrópole Entre inovações e desafios O Estatuto da Metrópole Entre inovações e desafios REGIÕES METROPOLITANAS NO BRASIL Regiões metropolitanas existentes na década de 1970 Criação por Lei Federal; Critérios nacionais; Regime político autoritário;

Leia mais

P L A N O S DIRETORES

P L A N O S DIRETORES CURSOS DE CAPACITAÇÃO PARA PLANOS ESTRUTURA GERAL DE CONTEÚDOS 1. Justificativa A partir dos anos 70 assistimos a rápida e abrupta urbanização da população brasileira. Segundo dados do IBGE, hoje 81% da

Leia mais

Workshop Panorama Atual e Perspectivas da Mineração Brasileira SEGURANÇA HÍDRICA PARA A PRODUÇÃO INDUSTRIAL. Setembro de 2017

Workshop Panorama Atual e Perspectivas da Mineração Brasileira SEGURANÇA HÍDRICA PARA A PRODUÇÃO INDUSTRIAL. Setembro de 2017 Workshop Panorama Atual e Perspectivas da Mineração Brasileira SEGURANÇA HÍDRICA PARA A PRODUÇÃO INDUSTRIAL Setembro de 2017 Patrícia Boson titaboson@gmail.com CENÁRIO DISPONIBILIDADE HÍDRICA/CONJUNTURA

Leia mais

GESTÃO DE MANANCIAIS DE ABASTECIMENTO PÚBLICO EM REGIÕES METROPOLITANAS

GESTÃO DE MANANCIAIS DE ABASTECIMENTO PÚBLICO EM REGIÕES METROPOLITANAS GESTÃO DE MANANCIAIS DE ABASTECIMENTO PÚBLICO EM REGIÕES METROPOLITANAS Jose Roberto Borghetti Mauri Cesar Pereira Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados Audiência Pública 13.05.2015

Leia mais

SERVIÇO GEOLÓGICO DO BRASIL SECRETARIA DE GEOLOGIA, MINERAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO MINERAL

SERVIÇO GEOLÓGICO DO BRASIL SECRETARIA DE GEOLOGIA, MINERAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO MINERAL SERVIÇO GEOLÓGICO DO BRASIL Programa Geologia do Brasil Investimentos em Infraestrura Geológica para o Desenvolvimento do Setor Mineral Manoel Barretto Diretor de Geologia e Recursos Minerais Agricultura

Leia mais

Tibério Pinheiro A ESTRATÉGIA DE AMPLIAÇÃO DO CONHECIMENTO HIDROGEOLÓGICO PELA AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS

Tibério Pinheiro A ESTRATÉGIA DE AMPLIAÇÃO DO CONHECIMENTO HIDROGEOLÓGICO PELA AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS A ESTRATÉGIA DE AMPLIAÇÃO DO CONHECIMENTO HIDROGEOLÓGICO PELA AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS Tibério Pinheiro Superintendência de Implementação de Programas e Projetos Campinas, 08 de novembro de 2018 - Programa

Leia mais

e as Grandes Cidades

e as Grandes Cidades e as Grandes Cidades CONSIDERAÇÕES INICIAIS Considerações Iniciais ATENDIMENTO AOS MÚLTIPLOS USOS BIOSFERA ANTROPOSFERA VIDA fonte ÁGUA vetor DESENVOLVIMENTO Considerações Iniciais O desenvolvimento afeta

Leia mais

Recursos Hídricos. A interação do saneamento com as bacias hidrográficas e os impactos nos rios urbanos

Recursos Hídricos. A interação do saneamento com as bacias hidrográficas e os impactos nos rios urbanos 74 a Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia Recursos Hídricos A interação do saneamento com as bacias hidrográficas e os impactos nos rios urbanos SECRETARIA DE RECURSOS HÍDRICOS E QUALIDADE AMBIENTAL

Leia mais

METODOLOGIAS DE PLANEJAMENTO E ORDENAMENTO TERRITORIAL. Prof. Marcos Aurelio Tarlombani da Silveira

METODOLOGIAS DE PLANEJAMENTO E ORDENAMENTO TERRITORIAL. Prof. Marcos Aurelio Tarlombani da Silveira METODOLOGIAS DE PLANEJAMENTO E ORDENAMENTO TERRITORIAL Prof. Marcos Aurelio Tarlombani da Silveira CONTEXTO A NOVA DINÂMICA TERRITORIAL O intenso processo de urbanização e a descentralização difusa de

Leia mais

A Engenharia Brasileira no Mundo das Inovações Tecnológicas. Mauro Lacerda Santos Filho, Ph.D. CREA-PR - UFPR

A Engenharia Brasileira no Mundo das Inovações Tecnológicas. Mauro Lacerda Santos Filho, Ph.D. CREA-PR - UFPR A Engenharia Brasileira no Mundo das Inovações Tecnológicas Mauro Lacerda Santos Filho, Ph.D. CREA-PR - UFPR Introdução É importante locar o Brasil no contexto mundial antes de se discutir a introdução

Leia mais

ORDENAMENTO TERRITORIAL DA MINERAÇÃO. Engenheiro de Minas Ayrton Sintoni Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo IPT

ORDENAMENTO TERRITORIAL DA MINERAÇÃO. Engenheiro de Minas Ayrton Sintoni Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo IPT ORDENAMENTO TERRITORIAL DA MINERAÇÃO Engenheiro de Minas Ayrton Sintoni Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo IPT 1. Fundamentos Constitucionais Art.21: Compete à União..., inciso

Leia mais

METODOLOGIAS DE PLANEJAMENTO E ORDENAMENTO TERRITORIAL. Prof. Marcos Aurelio Tarlombani da Silveira

METODOLOGIAS DE PLANEJAMENTO E ORDENAMENTO TERRITORIAL. Prof. Marcos Aurelio Tarlombani da Silveira METODOLOGIAS DE PLANEJAMENTO E ORDENAMENTO TERRITORIAL Prof. Marcos Aurelio Tarlombani da Silveira ATUAIS PARADIGMAS METODOLÓGICOS DO ORDENAMENTO TERRITORIAL MOBILIZAÇAO E PARTICIPAÇÃO DE ATORES SOCIAIS

Leia mais

A visão do Ministério Público sobre o EIA e o Licenciamento Ambiental

A visão do Ministério Público sobre o EIA e o Licenciamento Ambiental II Seminário Energia e Meio Ambiente Perspectivas Legais A visão do Ministério Público sobre o EIA e o Licenciamento Ambiental João Akira Omoto Procurador da República Manaus 14 de junho de 2006 A visão

Leia mais

DRG no Sistema Unimed R o d o l f o C e l s o M a r i o G a r c i a M a r i t a n o S u p e r i n t e n d e n t e E x e c u t i v o U n i m e d d o B

DRG no Sistema Unimed R o d o l f o C e l s o M a r i o G a r c i a M a r i t a n o S u p e r i n t e n d e n t e E x e c u t i v o U n i m e d d o B DRG no Sistema Unimed R o d o l f o C e l s o M a r i o G a r c i a M a r i t a n o S u p e r i n t e n d e n t e E x e c u t i v o U n i m e d d o B r a s i l DRG- Sistema Unimed CARTA DO CONAI DE 2017

Leia mais

Geotecnologias em um Novo Paradigma de Desenvolvimento

Geotecnologias em um Novo Paradigma de Desenvolvimento Geotecnologias em um Novo Paradigma de Desenvolvimento Gilberto Câmara Antônio Miguel Monteiro Divisão de Processamento de Imagens INPE Seminário sobre Indicadores de Sustentabilidade NEPO/UNICAMP, Abril

Leia mais

ATA DA 4ª AUDIÊNCIA PÚBLICA DE REVISÃO DO PLANO DIRETOR DO MUNICÍPIO DE TAUBATÉ, REALIZADA EM 9 DE MAIO DE 2017

ATA DA 4ª AUDIÊNCIA PÚBLICA DE REVISÃO DO PLANO DIRETOR DO MUNICÍPIO DE TAUBATÉ, REALIZADA EM 9 DE MAIO DE 2017 ATA DA 4ª AUDIÊNCIA PÚBLICA DE REVISÃO DO PLANO DIRETOR DO MUNICÍPIO DE TAUBATÉ, REALIZADA EM 9 DE MAIO DE 2017 A Audiência pode ser assistida na íntegra clicando aqui. 5 10 15 20 25 Aos 9 dias do mês

Leia mais

Regime jurídico da mineração brasileira na vigência do decreto-lei 227/67

Regime jurídico da mineração brasileira na vigência do decreto-lei 227/67 Regime jurídico da mineração brasileira na vigência do decreto-lei 227/67 O estudo do regime jurídico do aproveitamento das riquezas minerais no Brasil pode ser dividido em três grupos distintos de normas:

Leia mais

Ações Convênio SEOBRAS - SEBRAE

Ações Convênio SEOBRAS - SEBRAE Ações Convênio SEOBRAS - SEBRAE Planejamento Estratégico Parque Natural de Visconde de Mauá Por: Paola Tenchini Analista SEBRAE/RJ Premissas do Trabalho PBA Programa de Ordenamento Territorial Plano Estratégico

Leia mais

O Mercado de Agregados nobrasil

O Mercado de Agregados nobrasil Associação Nacional das Entidades de Produtores de Agregados para Construção Panorama e perspectivas para o setor de agregados para construção N o v 20 15 O Mercado de Agregados nobrasil Sobre a ANEPAC

Leia mais

AÇÕES PARA O SETOR: GESTÃO

AÇÕES PARA O SETOR: GESTÃO Marcos Legais / Políticas Públicas AÇÕES PARA O SETOR: GESTÃO Acompanhamento das discussões acerca da Lei de concentração dos atos da matrícula do imóvel na CDU Agenda Legislativa CNI 2016 Acompanhamento

Leia mais

MDIC E A POLÍTICA DE APOIO A APLs

MDIC E A POLÍTICA DE APOIO A APLs XIII Seminário Nacional de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral X Encontro do Comitê Temático Rede Brasileira de APL de Base Mineral - CT RedeAPLmineral MDIC E A POLÍTICA DE APOIO A APLs Grupo de

Leia mais

Programa de Revitalização de Bacias Hidrográficas. Penedo, dezembro de 2016

Programa de Revitalização de Bacias Hidrográficas. Penedo, dezembro de 2016 Programa de Revitalização de Bacias Hidrográficas Penedo, dezembro de 2016 Revitalização de Bacias Hidrográficas A bacia hidrográfica como unidade de planejamento e gestão. Água como elemento integrador

Leia mais

REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE MINISTÉRIO DA ADMINISTRAÇÃO ESTATAL E FUNÇÃO PÚBLICA DIRECÇÃO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO AUTÁRQUICO

REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE MINISTÉRIO DA ADMINISTRAÇÃO ESTATAL E FUNÇÃO PÚBLICA DIRECÇÃO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO AUTÁRQUICO REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE MINISTÉRIO DA ADMINISTRAÇÃO ESTATAL E FUNÇÃO PÚBLICA DIRECÇÃO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO AUTÁRQUICO TERMOS DE REFERÊNCIA SOBRE A CONTRATAÇÃO DE CONSULTOR PARA A ELABORAÇÃO DO ESTUDO

Leia mais

Oficina 2 Habitação Saneamento Defesa Civil

Oficina 2 Habitação Saneamento Defesa Civil Oficina 2 Habitação Saneamento Defesa Civil HABITAÇÃO contexto nacional A partir de 2003, implantação da Nova Política Nacional de Habitação Ampliação das fontes de recursos e subsídios para habitação

Leia mais

Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social - Brasil

Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social - Brasil Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social - Brasil Lei 11.124/2005 Evaniza Rodrigues Maio de 2006 Déficit habitacional e de habitabilidade 7,2 milhões de famílias necessitam de uma moradia 82%

Leia mais

Plano de Metas Planos Diretores. Sugestão preliminar para estudo de Conteúdo Mínimo na elaboração de Planos

Plano de Metas Planos Diretores. Sugestão preliminar para estudo de Conteúdo Mínimo na elaboração de Planos Plano de Metas 2015 Planos Diretores Sugestão preliminar para estudo de Conteúdo Mínimo na elaboração de Planos PLANO DE METAS 2015 META 14.2. Desenvolver Plano diretor Urbano e Plano Diretor Ambiental

Leia mais

MINISTÉRIO DAS CIDADES

MINISTÉRIO DAS CIDADES MINISTÉRIO DAS CIDADES ENCONTRO DE PREFEITOS GOIANOS SINDUSCON - GO Goiânia/GO, 06 de abril de 2017 PAÍS CIDADES Imperativo para atingir metas de agendas e acordos Internacionais - Agenda 2030/ODS, COP

Leia mais

Demanda por Agregados para Construção. Fernando M. Valverde

Demanda por Agregados para Construção. Fernando M. Valverde Demanda por Agregados para Construção Fernando M. Valverde Comin/Fiesp/2018 Conteúdo Conjuntura Atual; Dimensão da Indústria de Agregados; Demanda por Agregados; Desafios do Setor de Agregados; Considerações

Leia mais

Comunidades Planejadas e Propostas em Mobilidade Urbana X A Política de Desenvolvimento Urbano

Comunidades Planejadas e Propostas em Mobilidade Urbana X A Política de Desenvolvimento Urbano Comunidades Planejadas e Propostas em Mobilidade Urbana X A Política de Desenvolvimento Urbano Brasília, 07 de maio de 2015 Roteiro 1. A Política Nacional de Desenvolvimento Urbano 2. Avanços institucionais

Leia mais

Atividades do DECONCIC Período de 08 de janeiro a 12 de abril de 2015

Atividades do DECONCIC Período de 08 de janeiro a 12 de abril de 2015 Atividades do DECONCIC Período de 08 de janeiro a 12 de abril de 2015 08 de janeiro Cerimônia de transmissão do cargo de Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo A solenidade realizada

Leia mais

PLANO DE AÇÃO PARA REVISÃO DO PLANO DIRETOR DE ANANINDEUA

PLANO DE AÇÃO PARA REVISÃO DO PLANO DIRETOR DE ANANINDEUA PLANO DE AÇÃO PARA REVISÃO DO PLANO DIRETOR DE ANANINDEUA Art. 1 - O plano diretor de Ananindeua PDA é o instrumento básico da política de desenvolvimento e expansão urbana, considerando a totalidade do

Leia mais

CARTA DE PRINCÍPIOS Indústria Brasileira de Árvores (Ibá)

CARTA DE PRINCÍPIOS Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) CARTA DE PRINCÍPIOS Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) A Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), entidade que representa institucionalmente as principais empresas do setor de árvores plantadas, criada

Leia mais

2a. Conferência Latinoamericana de Saneamento Latinosan Painel 4: Gestão Integrada de Águas Urbanas

2a. Conferência Latinoamericana de Saneamento Latinosan Painel 4: Gestão Integrada de Águas Urbanas Ministério do Meio Ambiente Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano 2a. Conferência Latinoamericana de Saneamento Latinosan 2010 Painel 4: Gestão Integrada de Águas Urbanas 16/março/2010 Foz

Leia mais

Básico. da Capacitação

Básico. da Capacitação Governo Federal Ministério das Cidades Sistema Nacional de Informações das Cidades SNIC Projeto de Capacitação das Cidades Conteúdo Básico da Capacitação ROTEIRO Importância do conhecimento territorial

Leia mais

DECONCIC CADEIA PRODUTIVA DA CONSTRUÇÃO E. Carlos Eduardo Pedrosa Auricchio AÇÕES DO DEPARTAMENTO

DECONCIC CADEIA PRODUTIVA DA CONSTRUÇÃO E. Carlos Eduardo Pedrosa Auricchio AÇÕES DO DEPARTAMENTO DECONCIC CADEIA PRODUTIVA DA CONSTRUÇÃO E AÇÕES DO DEPARTAMENTO Carlos Eduardo Pedrosa Auricchio Diretor Titular Deconcic/Fiesp 11 de dezembro de 2017 Cadeia produtiva da construção Mineração e extração

Leia mais

Marco Bailon Conselheiro

Marco Bailon Conselheiro Marco Bailon Conselheiro Origem do Projeto de Lei Ameaças à atividade pesqueira - exemplos Concorrência de competências Trâmite no Congresso Nacional Discussão e encaminhamentos 11.04.2013: Seminário 25

Leia mais

PLANO DE ZONEAMENTO DA EXPLORAÇÃO MINERAL

PLANO DE ZONEAMENTO DA EXPLORAÇÃO MINERAL PLANO DE ZONEAMENTO DA EXPLORAÇÃO MINERAL 1 Sumário 1. INTRODUÇÃO...3 2. JUSTIFICATIVA...3 3. OBJETIVO GERAL E ESPECÍFICOS...4 4. ESPECÍFICAÇÃO...5 4.1. Requisitos...5 4.2. Premissas...5 4.3. Restrições...5

Leia mais

Teresina Participativa: Agora também é com você. Jhamille Almeida Secretária Executiva de Planejamento Urbano

Teresina Participativa: Agora também é com você. Jhamille Almeida Secretária Executiva de Planejamento Urbano Teresina Participativa: Agora também é com você. Jhamille Almeida Secretária Executiva de Planejamento Urbano COMO elaborar um Plano Diretor? O Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT) define as

Leia mais

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA GABINETE DE SEGURANÇA INSTITUCIONAL

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA GABINETE DE SEGURANÇA INSTITUCIONAL PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA GABINETE DE SEGURANÇA INSTITUCIONAL PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA GABINETE DE SEGURANÇA INSTITUCIONAL SEGURANÇA DE INFRAESTRUTURAS CRÍTICAS ROTEIRO INTRODUÇÃO - ESTRUTURA DO GSI - BASE

Leia mais

A POLÍTICA MINERAL E O NOVO MARCO REGULATÓRIO A DESCENTRALIZÃO DO REGIME DE LICENCIAMENTO MINERAL (?)

A POLÍTICA MINERAL E O NOVO MARCO REGULATÓRIO A DESCENTRALIZÃO DO REGIME DE LICENCIAMENTO MINERAL (?) A POLÍTICA MINERAL E O NOVO MARCO REGULATÓRIO A DESCENTRALIZÃO DO REGIME DE LICENCIAMENTO MINERAL (?) Marcos Antonio Cordeiro/ DNPM-PA Belém-PA maio de 2013 M I S S Ã O Gerir o patrimônio mineral brasileiro

Leia mais

Mineração: maldição ou dádiva? Os modelos pessimista e otimista. Estudos de caso e o exercício da quantificação e da qualificação

Mineração: maldição ou dádiva? Os modelos pessimista e otimista. Estudos de caso e o exercício da quantificação e da qualificação Mineração: maldição ou dádiva? Os modelos pessimista e otimista. Estudos de caso e o exercício da quantificação e da qualificação Maria Amélia Enríquez MME/SGM UFPA/UNAMA A maldição dos recursos naturais

Leia mais

CF/88. Art. 25. Os Estados organizam-se e regem-se pelas Constituições e leis que adotarem, observados os princípios desta Constituição.

CF/88. Art. 25. Os Estados organizam-se e regem-se pelas Constituições e leis que adotarem, observados os princípios desta Constituição. CF/88 Art. 25. Os Estados organizam-se e regem-se pelas Constituições e leis que adotarem, observados os princípios desta Constituição. 1º - São reservadas aos Estados as competências que não lhes sejam

Leia mais

NOVA POLÍTICA PÚBLICA DE TELECOMUNICAÇÕES. Secretaria de Telecomunicações

NOVA POLÍTICA PÚBLICA DE TELECOMUNICAÇÕES. Secretaria de Telecomunicações NOVA POLÍTICA PÚBLICA DE TELECOMUNICAÇÕES Secretaria de Telecomunicações PANORAMA STFC Declínio no interesse Fim das concessões Bens reversíveis Convergência tecnológica SMP e SCM: interesse e expansão

Leia mais

15º Congresso Brasileiro de Mineração e EXPOSIBRAM 2013

15º Congresso Brasileiro de Mineração e EXPOSIBRAM 2013 15º Congresso Brasileiro de Mineração e EXPOSIBRAM 2013 Subsecretaria de Mineração Secretaria de Energia do Estado de São Paulo São Paulo Setembro/2013 HISTÓRICO INSTITUCIONAL Até 1990, as políticas públicas

Leia mais

Planejamento e Ordenamento do Território. Prof. Dr. Marcos Aurélio Tarlombani da Silveira

Planejamento e Ordenamento do Território. Prof. Dr. Marcos Aurélio Tarlombani da Silveira Planejamento e Ordenamento do Território Prof. Dr. Marcos Aurélio Tarlombani da Silveira Sumário Definição, Evolução e Objetivos do Planejamento/Ordenamento Territorial; Tipologias do Planejamento Territorial;

Leia mais

Contabilizando para o Cidadão Entendendo as Finanças Públicas

Contabilizando para o Cidadão Entendendo as Finanças Públicas Gasto Total das Câmaras Municipais das Capitais - Ano 2018 R$700,0 R$600,0 R$600,8 Gasto Total da Câmara Municipal - ano 2018 (em Milhões de R$) R$515,4 R$500,0 R$400,0 R$300,0 R$200,0 R$195,9 R$172,6

Leia mais

AVALIAÇÃO AMBIENTAL INTEGRADA (AAI) Ricardo Cavalcanti Furtado Superintendente de Meio Ambiente

AVALIAÇÃO AMBIENTAL INTEGRADA (AAI) Ricardo Cavalcanti Furtado Superintendente de Meio Ambiente AVALIAÇÃO AMBIENTAL INTEGRADA (AAI) Ricardo Cavalcanti Furtado Superintendente de Meio Ambiente Manaus, junho/2006 Empresa de Pesquisa Energética Empresa pública, vinculada ao Ministério de Minas e Energia,

Leia mais

Novas perspectivas para a gestão metropolitana. O papel do Governo Federal

Novas perspectivas para a gestão metropolitana. O papel do Governo Federal Novas perspectivas para a gestão metropolitana O papel do Governo Federal Urbanização Brasileira Forte ampliação do número de municípios a partir de 1988, em geral com menos de 20 mil hab. Consolidação

Leia mais

ARRANJO PRODUTIVO LOCAL - APL

ARRANJO PRODUTIVO LOCAL - APL ARRANJO PRODUTIVO LOCAL - APL PROCEDIMENTOS PARA SUA CONSTITUIÇÃO Cuiabá, 26 de janeiro de 2012. Eng. Agr. MSc. José Juarez Pereira de Faria ASES/SADE/ Pressupostos da Atuação em APL Desenvolvimento não

Leia mais

Smart Cities. Grazielle Carvalho PHD em Modelagem de Sistemas Territoriais Smarts, Mestre em Planejamento Urbano e Ambiental, Geógrafa

Smart Cities. Grazielle Carvalho PHD em Modelagem de Sistemas Territoriais Smarts, Mestre em Planejamento Urbano e Ambiental, Geógrafa Smart Cities Grazielle Carvalho PHD em Modelagem de Sistemas Territoriais Smarts, Mestre em Planejamento Urbano e Ambiental, Geógrafa O que é uma Cidade Inteligente? Usa da tecnologia para melhorar a qualidade

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº 411/2015 CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS

PROJETO DE LEI Nº 411/2015 CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS PROJETO DE LEI Nº 411/2015 Aprova o PLHIS Plano Local de Habitação de Interesse Social do Município de Jaboticabal e dá outras providências. CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º. Fica aprovado e instituído

Leia mais

O PREFEITO MUNICIPAL DE RIBAS DO RIO PARDO, Estado de Mato Grosso do Sul, faz saber que o Plenário Aprovou a seguinte Lei.

O PREFEITO MUNICIPAL DE RIBAS DO RIO PARDO, Estado de Mato Grosso do Sul, faz saber que o Plenário Aprovou a seguinte Lei. LEI MUNICIPAL Nº. 932/2010 Dispõe sobre o Sistema Municipal de Habitação de Interesse Social, institui a Coordenadoria Municipal de Habitação de Interesse Social e dá outras providencias. O PREFEITO MUNICIPAL

Leia mais

PODER EXECUTIVO DECRETO Nº DE 15 DE ABRIL DE 2013.

PODER EXECUTIVO DECRETO Nº DE 15 DE ABRIL DE 2013. DECRETO Nº 44.159 DE 15 DE ABRIL DE 2013. DISPÕE SOBRE A CONSTITUIÇÃO DO RIO CRIATIVO - PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DA ECONOMIA CRIATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. O GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO,

Leia mais

CBCN Centro Brasileiro para Conservação da Natureza e Desenvolvimento Sustentável

CBCN Centro Brasileiro para Conservação da Natureza e Desenvolvimento Sustentável CBCN Centro Brasileiro para Conservação da Natureza e Desenvolvimento Sustentável ÁREAS DE ATUAÇÃO MEIO AMBIENTE ORDENAMENTO TERRITORIAL CBCN 50 anos Centro Brasileiro para Conservação da Natureza e Desenvolvimento

Leia mais

Secretaria do Desenvolvimento Urbano. Ações SEDU/PARANACIDADE Mobilidade Urbana no Estado do Paraná

Secretaria do Desenvolvimento Urbano. Ações SEDU/PARANACIDADE Mobilidade Urbana no Estado do Paraná Ações SEDU/PARANACIDADE Mobilidade Urbana no Estado do Paraná 19/05/2017 Ações Paranacidade Missão do PARANACIDADE prestar assistência institucional e técnica aos municípios, desenvolver atividades dirigidas

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO PDI: Documento elaborado pela Equipe de Assessoria da Pró-reitoria de Planejamento da UEMA

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO PDI: Documento elaborado pela Equipe de Assessoria da Pró-reitoria de Planejamento da UEMA ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO PDI: Documento elaborado pela Equipe de Assessoria da Pró-reitoria de Planejamento da UEMA Agosto de 2015 INTRODUÇÃO O Ministério de Educação (MEC) através do Sistema Nacional

Leia mais