AVALIAÇÃO DO RISCO DE INCÊNDIO EM ANGRA DO HEROÍSMO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "AVALIAÇÃO DO RISCO DE INCÊNDIO EM ANGRA DO HEROÍSMO"

Transcrição

1 AVALIAÇÃO DO RISCO DE INCÊNDIO EM ANGRA DO HEROÍSMO Irene Mealha 1, João Paulo Rodrigues 2 & António Leça Coelho 3 1 Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores, Angra do Heroísmo, Portugal Irene.R.Mealha@azores.gov.pt 2 Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, Portugal jpaulocr@dec.uc.pt Resumo 2 Laboratório Nacional de Engenharia Civil, Lisboa, Portugal alcoelho@lnec.pt Nesta comunicação apresentam-se os resultados dum estudo de risco de incêndio da zona classificada de Angra do Heroísmo, cidade património mundial, cujos edifícios são caracterizados, como na maioria dos centros urbanos antigos, por serem de pequena altura, com uma construção mista de pedra e madeira. Para o efeito, aplicou-se o método de Gretener e o FRAME, tendo-se estudado uma área aproximada de m 2. O método de Gretener permitiu uma avaliação expedita do risco de incêndio, no entanto, de forma a obter um valor de risco admissível, no geral, foram necessárias garantir a resistência ao fogo dos elementos de compartimentação, instalação de extintores portáteis e a formação das pessoas. Já pelo FRAME foram necessárias a implementação tanto de medidas activas como passivas para que o factor de risco de incêndio se encontrasse dentro dos limites estipulados. Os resultados dos dois métodos são comparados e a validade de aplicação dos mesmos a zonas urbanas antigas é discutida. Palavras-chave: risco, incêndio, Gretener, FRAME, centro, urbano, antigo.

2 1 Introdução Os centros urbanos antigos diferem dos actuais pela concepção das aglomerações populacionais e também pelos materiais, pela concepção dos espaços e pelos métodos construtivos adoptados. As ruas são em geral estreitas e tortuosas e de difícil acesso às viaturas de socorro. As paredes de fachada dos edifícios encontram-se face a face com janelas a poucos metros umas das outras. Os edifícios são de construção antiga, com paredes de alvenaria de pedra e estrutura interna de madeira. As bocas-de-incêndio são escassas e por vezes com falta de manutenção. Os edifícios de serviços localizam-se no centro histórico e encerram em si uma elevada carga de incêndio estando mal protegidos, com sistemas de detecção e de extinção inexistentes ou em mau funcionamento. A cidade de Angra do Heroísmo, Património Mundial não foge a esta regra. Uma análise de risco de incêndio duma cidade será desejável de forma a quantificar as zonas mais sensíveis e, consequentemente, com maior necessidade de intervenção. Esta análise permite definir à posterior as medidas de segurança contra incêndio a adoptar para a cidade. 2 Caracterização da Cidade O traçado das ruas da cidade de Angra do Heroísmo remete-nos facilmente para a manutenção de uma estrutura à romana, com decumana rigorosamente definida por o que mais tarde se viria a chamar Rua da Sé, e por um cardo definido este por orientação magnética mais tarde chamado de Rua Direita, tal como referido na proposta a elevação da cidade a Património Mundial, ONU (1983), e como se pode observar na Figura 1. Figura 1 - Rua da Sé e Rua Direita. Os quarteirões da cidade, que ainda conservam uma quantidade apreciável de edifícios de construção tradicional, mantiveram desde a sua criação uma regularidade extremamente marcada, tanto em volumetria como em planta.

3 São rectangulares, com dimensões gerais rondando os m e contém entre 20 e 30 edifícios, como descrito em Oliveira et al (1992). Os edifícios têm uma dimensão variável em planta, podendo distinguir-se os edifícios de maior porte dispondo de fachadas com extensões da ordem dos 20 a 25 m e os edifícios de menor porte com fachadas entre os 6 a 12 m. Embora hajam grandes variações no número de dois tipos mais frequentes: edifícios por quarteirão, a média dos de maior porte é de 3 a 5. Na zona histórica da cidade, os arruamentos que delimitam os quarteirões seguem as linhas de nível do terreno numa das direcções e as linhas de maior declive, estas em direcção ao mar, na outra daí resultando que os logradouros no interiorr dos quarteirões estejam desnivelados, com muros de suporte de alvenaria de pedra a separá-los (fig. 2). Figura 2: Mapa de Angra do Heroísmo. Os quarteirões são alongados e têm um grande índice de ocupação, deixando poucos espaços vazios no interior. O traçado estrutural evidencia uma malha bastante regular de paredes resistentes dispostas ortogonalmente. Em planta, verifica-se a continuidade dos alinhamentos das fachadas principal e também de tardoz, bem como das paredes-mestras intermédias. Esta continuidade nem sempre corresponde a uma continuidade estrutural integral, uma vez que em casas do final do século XIX, os vãos de arco foram substituídos por vigas de aço apoiadas em pilares também de aço. Mais recentemente surgiram as aberturas com elementos de betão armado para vencer os vãos. Nas fachadas de tardoz verificam-se normalmente maiores desalinhamentos, devido certamente a alterações sofridas ao longo dos anos.

4 As construções apresentam no seu conjunto descontinuidades em altura, para além das que se verificam entre edifícios com diferente número de pisos. Os edifícios contíguos estão estruturalmente ligados uns aos outros através de empenas que funcionam como paredes meeiras. Após a análise feita, pode dizer-se de forma sintética que, morfologicamente, a estrutura resistente dos quarteirões se dispõe como uma caixa constituída na periferia pelos edifícios, deixando para o interior pátios que se desenvolvem em vários níveis com muros divisórios. Nas moradias do centro da cidade, os andares superiores, possuindo pésdireitos de 3 a 3,5m, podem ser considerados com a zona de ocupação nobre, vocacionada para a habitação unifamiliar. O rés-do-chão, onde está normalmente estabelecida uma actividade económica, como por exemplo lojas de comércio ou de prestação de serviço, dispõem, regra geral, de um pé-direito baixo, da ordem dos 2,40 m. O acesso aos andares de cima é feito por uma íngreme escadaria a tiro, por vezes clareada por uma janela iluminante, e com degraus muito altos, não seguindo a lei da comodidade. A organização e utilização dos espaços era geralmente a seguinte: a) Rés-do-chão, comportando instalações comerciais ou de serviços, tem normalmente a parte anterior separada dos espaços posteriores por parede mestra, com aberturas muitas vezes em arcada. Na frente funcionam as lojas, na parte de trás, arrumos ou depósitos. A fachada principal é rasgada por um grande número de vãos de portas e janelas, algumas delas dispondo eventualmente de grades. b) 1º Andar, é a zona nobre da casa onde se encontram as salas, a cozinha e os serviços de apoio. A divisão dos espaços é conseguida com paredes em tabique de madeira. A parede mestra interior vem de baixo até à cobertura. Nas casas mais largas existe ainda uma 2ª parede mestra perpendicular à parede mestra transversal, desenvolvendo-se da fachada principal até à de tardoz. A fachada principal dispõe de varandas (janelas ou portas) em sacada com guarda em madeira ou de ferro fundido. A cozinha, situada nas traseiras, tem forno com câmara e chaminé. Com a reconstrução, muitos destes fornos tradicionais foram demolidos. O corredor de distribuição e o espaço para a escada são relativamente pequenos quando comparados com a área total da casa. c) 2º Andar, é a zona dos quartos, acessíveis através de um corredor de distribuição. As paredes divisórias, em tabique de madeira, podem não coincidir com as divisórias do 1º andar, embora, na maioria dos casos, tenha havido essa preocupação.

5 d) 3º Andar, é o último andar, em alguns casos, recuado ou amansardados, constitui o sótão ou falsa para arrumos ou quartos. Por vezes o número de quartos é ainda significativo. Relativamente ao edificado no centro histórico da cidade, temos, na maioria, construções cujos elementos principais são a pedra, o betão, o ferro e a madeira. As paredes de empena entre edifícios adjacentes não se estendem acima da cobertura, sendo os elementos estruturais destas essencialmente em madeira. Deste modo, a limitação da propagação de um incêndio pelo exterior, preconizada na legislação de segurança contra incêndio, não está, na maioria dos edifícios, salvaguardada. Por outro lado, e uma vez que a separação entre pisos do mesmo edifício é em soalho de madeira e as paredes divisórias são em tabique, a limitação da propagação de um incêndio, tanto vertical como horizontalmente, uma vez mais, não está assegurada, DL nº220 (2008) e Portaria nº1532 (2008). Os aspectos acima referidos prendem-se com os edifícios habitacionais. No que respeita aos edifícios comerciais e de restauração e bebida, importa salientar que estes têm, regra geral, uma área inferior a 300 m 2. No que se refere ao abastecimento de água para o combate a incêndios, a cidade de Angra do Heroísmo tem uma rede de hidrantes exteriores, mais especificamente de marcos de água, que cobre praticamente todo o centro histórico da cidade, tendo sido recentemente remodelada (fig. 3). Esta rede de hidrantes é provida pelo sistema de abastecimento de águas públicas, o qual é suportado por reservatórios periféricos à cidade. Figura 3: Rede de Hidrantes de Angra do Heroísmo.

6 Cada reservatório é abastecido por uma conduta dimensionada para um caudal que assegura o consumo diário máximo previsto para esse reservatório. A origem da água que chega a esse reservatório deve possuir disponibilidade suficiente para que fique garantido o abastecimento de forma automática. De acordo com os Bombeiros de Angra do Heroísmo, o caudal tem sido suficiente nas actuações até hoje desenvolvidas, e aproximadamente 90 % dos hidrantes oferecem garantias de funcionamento, enquanto os restantes são mais antigos e não têm sido sujeitos a qualquer tipo de manutenção. O edifício do quartel da corporação de bombeiros da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Angra do Heroísmo (AHBVAH) localiza-se numa zona bastante central da cidade, permitindo uma rápida actuação em caso de sinistro. Paralelamente à localização do quartel, de acordo com os dados fornecidos, a corporação da AHBVAH tem um parque de viaturas relativamente recente e diversificado. 3 Área estudada A zona classificada de Angra do Heroísmo tem uma área aproximada de 1 km 2. Sendo assim, efectuou-se o levantamento de uma parte da cidade, que se considerou representativa, de m 2, que engloba cerca de 500 edifícios. O levantamento foi realizado solicitando-se informações edifício a edifício, sendo que alguns deles apresentavam claros indícios de desocupação. Por outro lado, e uma vez que o levantamento foi realizado no horário laboral, os moradores de algumas casas não se encontravam presentes. Noutras situações ainda, os ocupantes não se mostraram disponíveis para fornecer qualquer tipo informação. Nestes casos, consideraram-se as situações mais desfavoráveis (com excepção dos edifícios em ruínas 1 ). No entanto, no geral, as pessoas mostraram-se abertas a prestar as informações do seu conhecimento. As plantas utilizadas foram as cartas aerofotogramétricas, cedidas pela Secretaria Regional da Habitação e Equipamentos, à escala 1:2000, ampliadas para 1:500, pelo que a margem de erro das medidas das dimensões dos edifícios deverá aproximar-se dos 20%. Apesar de não haver uma planta pormenorizada dos edifícios da cidade, e no âmbito do desenvolvimento do Plano de Pormenor da Zona Classificada de Angra do Heroísmo, a Câmara Municipal de Angra do Heroísmo adjudicou a 1 Nestes casos, os edifícios devolutos apenas entraram nos cálculos para o quarteirão.

7 um gabinete a elaboração do mesmo. Esse plano inclui o levantamento arquitectónico da cidade, organizado numa base de dados cuja plataforma utilizada é o Access (fig. 4). Figura 4: Base de Dados do Plano de Salvaguarda 4 Método de Gretener 4.1 Bases do métodoo O método de Gretener foi seleccionado para efectuar a avaliação do risco de incêndio na cidade de Angra do Heroísmo. De forma a obter um valor de segurança contra incêndio (γ ), o valor do risco de incêndio efectivo (R) tem de ser comparado com o risco de incêndio admissível (Ru), pelo que o edifício em estudo terá condições de segurança contra incêndio satisfatórias caso o valor de γ seja superior ou igual à

8 unidade, de acordo com a metodologia descrita, Lemos e Neves (1991). Ou seja: Ru γ = 1 (1) R A quantificação da possibilidade de ocorrência de um incêndio é estimada pelo perigo de activação A. Sendo assim, o risco de incêndio efectivo é obtido pela multiplicação do factor de exposição ao perigo B pelo perigo de activação A: R = B. A (2) O valor obtido para o risco de incêndio efectivo será comparado com o risco de incêndio admissível (Ru). Este, por sua vez, é obtido fixando um valor máximo admissível, o risco normal, corrigido por um factor que introduz a perigosidade para os ocupantes do edifício. Os parâmetros considerados para o cálculo do factor de exposição dividemse em perigos potenciais e medidas de protecção, em que os primeiros intervêm num incêndio favorecendo-o e os segundos dificultando-o. Sendo assim, o factor de exposição é obtido pelo quociente entre o produto dos factores de perigos potenciais (P) e o produto das medidas de protecção. Os factores de perigo potencial considerados são a carga de incêndio mobiliária (q), a combustibilidade (c), o perigo de fumo (r), o perigo de corrosão (k), a carga de incêndio imobiliária (i), o nível do andar (e) e a amplidão de superfície (g). Por sua vez, as medidas de protecção dividem-se em normais (N), especiais (S) e construtivas (F). Deste modo, o factor de exposição ao fogo (B) pode ser obtido por: q. c. r. k. i. e. g P B = = (3) N. S. F N. S. F A aplicação do método pressupõe que medidas de segurança gerais, tais como distâncias a edifícios vizinhos, vias de acesso para viaturas de socorro, caminhos de evacuação, iluminação e sinalização de segurança e prescrições relativas às instalações técnicas, estão devidamente implementadas. O valor representativo do grau de probabilidade do incêndio obtém-se multiplicando o factor de exposição do perigo por um valor característico da avaliação do grau de probabilidade do incêndio. Os factores que permitem calcular o valor da segurança contra incêndio por este método foram estimados de acordo com os dados obtidos no levantamento acima mencionado.

9 4.2 Resultados Para efeitos de desenvolvimento dos cálculos do factor de risco através da metodologia acima descrita, elaborou-se uma folha de cálculo, cujos resultados permitem emanar as seguintes conclusões: As construções tradicionais, ou seja, com paredes de pedra e separações dos pisos e cobertura em madeira, até dois pisos (R/C e 1º andar), com utilizações correntes, como habitação, comércio e restauração, apresentam um factor de segurança contra incêndio aceitável (superior a 1), mesmo sem a introdução de medidas de protecção. Os edifícios de construção em betão, como no caso dos tradicionais, com as utilizações correntes e apenas com as medidas construtivas, obtêm um valor para o factor de segurança contra incêndios dentro dos limites. Os prédios com elementos estruturais e cobertura em madeira, até 3 pisos, com os tipos de utilizações acima mencionadas continuam a deter um valor do factor de segurança contra incêndios superior a 1. Se introduzirmos extintores de incêndio portáteis e sistemas automáticos de detecção de incêndios, tanto os edifícios tradicionais com três pisos, assim como os de betão com quatro pisos, apresentam uma segurança contra incêndios admissível. Relativamente aos quarteirões, dificilmente serão atingidos valores de segurança contra incêndio aceitáveis apenas com medidas de protecção. No que se refere aos quarteirões, importa salientar que os valores obtidos para o factor de segurança são muito inferiores ao valor admissível, uma vez que se considera a área total destes, excluindo os logradouros. Esta premissa para o desenvolvimento dos cálculos, implica que o factor de área assuma um valor elevado, semelhante a uma situação de um armazém de grandes dimensões. Ora este facto, não é totalmente representativo da realidade, uma vez que as paredes dos edifícios, tanto os de construção tradicional como os de betão, possuem uma resistência ao fogo, no mínimo, REI 30. No entanto, a propagação de um incêndio entre edifícios de um quarteirão é marcadamente viável tanto pelas coberturas em madeira como pelas empenas de edifícios com alturas distintas e ainda entre edifícios em confronto, pelos vãos, através da radiação emitida.

10 Assim, e pelo acima exposto, conclui-se que o factor de segurança contra incêndios obtido para os quarteirões não reflecte a situação real. De acordo com os resultados obtidos para os edifícios estudados, elaborou-se na (fig. uma carta de risco, apresentada 5). Figura 5 - Carta de Risco de Incêndio para a Zona Classificada. As áreas a verde representam zonas nas quais, em média, os edifícios estudados apresentaram um valor de risco de incêndio superior a 1; as amarelas, valores superiores a 0,80 e as vermelhas inferiores a 0,80. O critério baseia-se no facto de se considerar que para os edifícios cujos valores de segurança contra incêndio obtidos são superiores a 0,80, com medidas simples, tais como a instalação de extintores de incêndio portáteis e a instrução e sensibilização das pessoas, é possível promover um risco de incêndio admissível pelo método de Gretener. Alguns edifícios, dadas as suas dimensões ou cargas de incêndio, ou ainda quando um conjunto de edifícios, mesmo que se enquadrassem numa área amarela ou verde, apresentam um valor de segurança contra incêndio significativamente inferior a 0,8, foram representados na carta de incêndio. As áreas da zona classificada que não foram abrangidas pelo presente estudo foram qualificadas de acordo com o conhecimento de edifícios com características construtivas ou cargas de incêndio semelhantes aos obtidos para os edifícios da área em estudo. Da análise da carta de risco, é possível verificar que, maioritariamente, os edifícios encontram-se na escala amarela. Sendo assim, a grande maioria dos edifícios da zona classificada, com medidas relativamente simples, como acima referidas, comoo a instalação de extintores e formação das pessoas, poderão atingir valores de segurança contra incêndio acima da unidade.

11 No entanto, para os edifícios que apresentam valores de segurança contra incêndio na zona vermelha, ou seja, abaixo de 0,80, as intervenções terão, necessariamente, de ser mais profundas. As conclusões acima emanadas não invalidam que cada edifício deverá ser sujeito a uma avaliação específica, para efeitos de estudo das intervenções apropriadas para cada caso. No que se refere ao risco de incêndio no conjunto das edificações, é preciso não esquecer que a propagação de incêndio pelas fachadas e/ou paredes de empena é o risco mais acentuado, pelo que a protecção das coberturas, paredes de empena e vãos confrontantes é primordial. Na sequência das conclusões emanadas da aplicação do método de Gretener, um dos aspectos a concretizar será a compartimentação, tanto entre pisos como das coberturas. No Plano Piloto de Luta Contra Incêndios e Segurança de Guimarães, desenvolvido por Figueiredo, são sugeridas duas soluções de melhoramento de comportamento dos pavimentos que podem ser também aplicadas em Angra do Heroísmo: 1ª Solução: 1. Soalho com espessura mínima de 3 cm, de madeira não resinosa e massa volúmica não inferior a 6 kn/m 3 ; 2. Isolamento térmico (lã de rocha com espessura não inferior a 5 cm); 3. Vigas de madeira, dimensionadas com espessura superior à que seria necessária. 2ª Solução: 1. Placa de base gesso com espessura não inferior a 1 cm; 2. Isolamento térmico (lã de rocha com espessura não inferior a 5 cm); 3. Vigas de madeira, dimensionadas com espessura superior à que seria necessária; 4. Soalho com espessura mínima de 3 cm, de madeira não resinosa e massa volúmica não inferior a 6 kn/m 3. Relativamente às estruturas metálicas, estas deverão ser protegidas de forma a cumprirem com as classes de resistência ao fogo requeridas na legislação, podendo passar por soluções semelhantes às acima apresentadas, nomeadamente, protecção através de placas de base gesso, argamassa projectada, pintura intumescente, entre outras.

12 Ao nível da cobertura, e no caso de edifícios com a mesma altura, a protecção desejável seria a elevação de guardas corta-fogo, 1m acima da cobertura, com as mesmas características das paredes de compartimentação do último piso. No entanto como acima referido, esta medida não pode ser executada por questões relacionadas com a classificação da cidade, Decreto Legislativo Regional n.º 15/2004/A. Assim sendo, a solução poderia, mais uma vez, passar pela protecção como sugerida para os tectos, ou mesmo, ainda mais aconselhado, delimitar uma faixa de 4 m desde o limite do edifício adjacente com características E30 ou E60, consoante o caso. Outro aspecto que se prende com a propagação de um possível incêndio pela cobertura, devido à carga de incêndio existente nos sótãos, exige a limpeza destes. Este último ponto torna-se mais evidente nas casas sem ocupação. No que concerne às acessibilidades das forças de intervenção, também se colocam grandes limitações. Assim, deverão ser realizados estudos de forma a identificar os arruamentos acessíveis às viaturas dos bombeiros e aqueles que não o são e definir itinerários de circulação e locais de estacionamento das auto-bombas em caso de sinistro. No que respeita aos hidrantes exteriores, apesar de se verificar que se encontram, na sua maioria, em bom estado de conservação, a instalação de uma rede mais densa em locais estratégicos seria um aumento considerável da segurança contra incêndio, na perspectiva do seu combate, dado que os auto tanque pesados não acedem às vias mais estreitas da cidade. A viatura que permite uma aproximação aos edifícios é um pronto-socorro ligeiro, que apenas tem uma reserva de 500 litros de água. Deste modo, para além de um aumento do número de marcos de água nas zonas da cidade onde a malha urbana é mais densa, a reserva de água dos depósitos periféricos da cidade deveriam permitir dispor de uma reserva exclusiva para o combate a incêndios que permita fazer face a um eventual sinistro de maiores dimensões. Outro aspecto a ser considerado é o trânsito do centro da cidade. Porque, apesar da localização do quartel dos bombeiros ser central, o tempo de chegada a determinados locais da zona antiga poderá ser superior ao estimado pela distância a percorrer. Esta limitação poderá ser colmatada, ou pelo menos, significativamente melhorada, com uma actuação efectiva da Polícia de Segurança Pública. Ou seja, concretamente e pelo acima exposto podemos concluir que, de forma a permitir uma intervenção efectiva dos bombeiros, deverá ser elaborado um Plano Especial de Intervenção em caso de sinistros na Cidade.

13 5 FRAME 5.1 Bases do método O FRAME foi desenvolvido por Eric De Smet, tendo por base o método de Gretener, dados estatísticos, fórmulas empíricas e experiência profissional de várias entidades ligadas à segurança contra incêndio. Essencialmente, parte da hipótese que, num edifício com a protecção adequada, verifica-se um equilíbrio entre o risco e essa protecção, podendo ser calculados valores representativos para os factores de perigo e para as medidas de protecção disponíveis. Por este método, o risco para o edifício e seu conteúdo (R), para os ocupantes (R 1 ) e para a actividade (R 2 ) calculam-se a partir das seguintes fórmulas: P R = A W N S F (4) P1 R1 = (5) A N U 1 P2 R2 = (6) A W N S Y 2 Em que P, P 1 e P 2 são o risco potencial para o edifício e seu conteúdo, para os ocupantes e para a actividade, respectivamente; A, A 1 e A 2 são os níveis de aceitabilidade para o edifício e seu conteúdo, para os ocupantes e para a actividade, respectivamente; W o factor de abastecimento de água; N o factor de protecção normal; S o factor de protecção especial; F o factor de resistência ao fogo; U o factor de evacuação e Y o factor de salvados. Para cada compartimento de incêndio devidamente protegido, os valores de R, R 1 e R 2 deverão ser menores ou iguais a Resultados Os edifícios de maior porte com construção tradicional colocam maiores reservas no que concerne a aplicação de medidas preventivas, pelo que estes foram objecto de estudo por este método. Sendo assim, seleccionaram-se 14 edifícios para o efeito. À semelhança do caso do método de Gretener também para este caso optouse por elaborar uma folha de cálculo para fazer as várias simulações para as

14 soluções estudadas. Com a introdução dos dados na folha de cálculo, obtiveram-se riscos para o edifício e seu conteúdo, para os ocupantes e para a actividade superiores a 1, pelo que a sua segurança contra riscos de incêndio era insatisfatória. As alterações a introduzir de forma a obter um risco aceitável para os três critérios foram as seguintes, para a generalidade dos edifícios: Verificações periódicas das instalações eléctricas; Elaboração e divulgação do plano de emergência; Instalação de meios de primeira intervenção; Instalação de um sistema automático de detecção de incêndios; Formação básica no treino de manuseamento dos meios de primeira intervenção. 6 Conclusões Da análise dos resultados obtidos pelo método de Gretener, considera-se que a introdução no Regulamento Municipal das medidas de compartimentação propostas e instalação de extintores portáteis nas áreas habitacionais permitiria elevar significativamente o factor de segurança contra incêndio para valores próximos da unidade. No entanto, e analisando os resultados obtidos pelos dois métodos mencionados, a formação e sensibilização dos moradores da zona classificada será essencial de forma a adquirirem conhecimentos suficientes para que reconheçam que actuações simples promovem uma elevação da protecção da sua vida e dos seus, bem como do seu património. As acções de sensibilização e formação têm, necessariamente, de passar pelo Serviço Municipal de Protecção Civil. Já para os edifícios de médio porte analisados pelo FRAME, será necessária a instalação de um sistema automático de detecção de incêndios para se atingirem valores do risco de incêndio dentro dos limites. Salienta-se que, para os edifícios com um valor de risco de incêndio muito afastado dos valores admissíveis deverão ser realizados estudos aprofundados das medidas adequadas a implementar. A intervenção dos bombeiros será infrutífera se o agente extintor primordial não estiver disponível, pelo que o aumento do número de marcos de incêndio nas áreas mais densas e a garantia de uma reserva de água para o combate a incêndios é primordial.

15 A elaboração de Planos de Intervenção Especiais será também fundamental para o estabelecimento de vias de acesso, controlo de tráfego e estabelecimento de procedimentos de intervenção. Estas ferramentas passam necessariamente pelo Serviço Municipal de Protecção Civil. Referências: Organization des Nations Unies pour l Éducation, la Science et la Culture, (1983), Proposition d Inscrition sur la Liste du Patrimoine Mondial soumise par le Portugal, Paris. Oliveira, C. S., Lucas, A. R. A. & Guedes J. H. C., (1992), 10 Anos Após o Sismo dos Açores de 1 de Janeiro de 1980 Aspectos Técnico-Científicos, Volumes 1 e 2, Secretaria Regional da Habitação e Obras e Laboratório Nacional de Engenharia Civil, Lisboa. Decreto-Lei nº220/2008, Regime jurídico da segurança contra incêndios em edifícios, Diário da República, Lisboa. Portaria nº1532/2008, Regulamento Técnico de Segurança contra Incêndios em Edifícios, Diário da República, Lisboa. Figueiredo, M. C. L., Guimarães - Plano Piloto de Luta Contra Incêndios e Segurança, Câmara Municipal de Guimarães. Lemos, A. M. F. T. & Neves, I. C., (1991), Avaliação do Risco de Incêndio Método de Cálculo, Gabinete de Apoio da Universidade Técnica de Lisboa. Decreto Legislativo Regional n.º 15/2004/A, Regime de protecção e valorização do património cultural da zona classificada da cidade de Angra do Heroísmo, Diário da República I Série-A n.º 82, pp

O REGIME JURÍDICO DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO EM EDIFÍCIOS E OS CENTROS URBANOS ANTIGOS

O REGIME JURÍDICO DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO EM EDIFÍCIOS E OS CENTROS URBANOS ANTIGOS 2as Jornadas de Segurança aos Incêndios Urbanos Universidade de Coimbra- Portugal 3 de Junho de 2011 O REGIME JURÍDICO DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO EM EDIFÍCIOS E OS CENTROS URBANOS ANTIGOS SUMÁRIO Irene

Leia mais

Método de Gretener. Método de Cálculo Simplificado de Avaliação do Risco de Incêndio

Método de Gretener. Método de Cálculo Simplificado de Avaliação do Risco de Incêndio Método de Gretener Método de Cálculo Simplificado de Avaliação do Risco de Incêndio INTRODUÇÃO Um método com estas características, ágil, de fácil aplicação e rápida utilização, tem que aglutinar muita

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº.

SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº. SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº. 33/2011 Cobertura de sapé, piaçava e similares SUMÁRIO 1 Objetivo

Leia mais

FICHA DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO

FICHA DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO A ANEXAR AOS PROJECTOS DE ARQUITECTURA DE EDIFÍCIOS DE OCUPAÇÃO EXCLUSIVA OU MISTA COM UTILIZAÇÕES TIPO DA 1ª E 2ª CATEGORIAS DE RISCO Ficha a ser apreciada pela Câmara Municipal (1ª Categoria) ou pelos

Leia mais

3 Incêndios Urbanos, Acessibilidade e Segurança

3 Incêndios Urbanos, Acessibilidade e Segurança 7 de junho de 2013-6ª fª, 18h00 3 Incêndios Urbanos, Acessibilidade e Segurança Miguel Chichorro Gonçalves (FEUP) Seminários de Segurança e Saúde Ocupacionais INVESTIGAÇÃO EM SEGURANÇA E SAÚDE OCUPACIONAIS

Leia mais

5ª fª, 30 de Setembro - 18 a 22h. Colóquio de Segurança e Saúde Ocupacionais 3 18h15 a 20h00 (5ª fª, 30 de Setembro) Mobilidade e Acessibilidade

5ª fª, 30 de Setembro - 18 a 22h. Colóquio de Segurança e Saúde Ocupacionais 3 18h15 a 20h00 (5ª fª, 30 de Setembro) Mobilidade e Acessibilidade 5ª fª, 30 de Setembro - 18 a 22h Colóquio de Segurança e Saúde Ocupacionais 3 18h15 a 20h00 (5ª fª, 30 de Setembro) Mobilidade e Acessibilidade Prof. Miguel Chichorro Gonçalves (FEUP) Incêndios urbanos,

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA ACÇÃO DE FORMAÇÃO NA ÁREA ESPECÍFICA DE SCIE

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA ACÇÃO DE FORMAÇÃO NA ÁREA ESPECÍFICA DE SCIE CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA ACÇÃO DE FORMAÇÃO NA ÁREA ESPECÍFICA DE SCIE ASPECTOS GERAIS O curso com uma duração de 128 horas é constituído pelas sessões a seguir indicadas. 1 Parte I Teórico prática 1.1

Leia mais

RISCO E PROPAGAÇÃO DE INCÊNDIO EM CENTROS URBANOS ANTIGOS

RISCO E PROPAGAÇÃO DE INCÊNDIO EM CENTROS URBANOS ANTIGOS 2as Jornadas de Segurança aos Incêndios Urbanos Universidade de Coimbra- Portugal 3 de Junho de 2011 RISCO E PROPAGAÇÃO DE INCÊNDIO EM CENTROS URBANOS ANTIGOS Cecília M. P. Barra * Técnica Superior da

Leia mais

MODELAÇÃO DO RISCO DE INCÊNDIO DO CENTRO HISTÓRICO DO FUNCHAL

MODELAÇÃO DO RISCO DE INCÊNDIO DO CENTRO HISTÓRICO DO FUNCHAL MODELAÇÃO DO RISCO DE INCÊNDIO DO CENTRO HISTÓRICO DO FUNCHAL Rui A. F. Figueira 1, A. Leça Coelho 2 & João Paulo C. Rodrigues 3 1 Serviço de Protecção Civil da Câmara Municipal do Funchal, Portugal. ra.figueira@gmail.com

Leia mais

SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO EM EDIFÍCIOS ESCOLARES

SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO EM EDIFÍCIOS ESCOLARES SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO EM EDIFÍCIOS ESCOLARES ELABORAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DAS MEDIDAS DE AUTOPROTECÇÃO NOS ESTABELECIMENTOS DE ENSINO RJ-SCIE Regime Jurídico de Segurança Contra Incêndio em Edifícios

Leia mais

SEMESTRE VI DOCUMENTAÇÃO DE APOIO REGULAMENTAÇÃO E BOAS PRÁTICAS, SERVIÇO DE INCÊNDIOS E ACESSIBILIDADES

SEMESTRE VI DOCUMENTAÇÃO DE APOIO REGULAMENTAÇÃO E BOAS PRÁTICAS, SERVIÇO DE INCÊNDIOS E ACESSIBILIDADES AS VIAS HORIZONTAIS DE EVACUAÇÃO DEVEM CONDUZIR, DIRECTAMENTE OU ATRAVÉS DE CÂMARAS CORTA-FOGO, A VIAS VERTICAIS DE EVACUAÇÃO OU AO EXTERIOR DO EDIFÍCIO A DISTÂNCIA MÁXIMA A PERCORRER DE QUALQUER PONTO

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 33/2011

SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 33/2011 Instrução Técnica nº 33/2011 - Cobertura de sapé, piaçava e similares 713 SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA

Leia mais

BRAGA PORTO LISBOA REGULAMENTO FUNCIONAMENTO CURSO DE FORMAÇÃO ESPECÍFICA EM SCIE-ELABORAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE PROJETOS E PLANOS SEGURANÇA CONTRA

BRAGA PORTO LISBOA REGULAMENTO FUNCIONAMENTO CURSO DE FORMAÇÃO ESPECÍFICA EM SCIE-ELABORAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE PROJETOS E PLANOS SEGURANÇA CONTRA REGULAMENTO DE FUNCIONAMENTO DO CURSO DE FORMAÇÃO ESPECÍFICA EM SCIE-ELABORAÇÃO E CERTIFICAÇÃO BRAGA PORTO LISBOA DE PROJETOS E PLANOS DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIOS DE EDIFÍCIOS homologado: DE 3ª E 4ª

Leia mais

Membros da ANET (Associação Nacional dos Engenheiros Técnicos) Membros da OE (Ordem dos Engenheiros) Membros da OA (Ordem dos Arquitetos)

Membros da ANET (Associação Nacional dos Engenheiros Técnicos) Membros da OE (Ordem dos Engenheiros) Membros da OA (Ordem dos Arquitetos) FICHA DO CURSO SCIE - FORMAÇÃO NA ÁREA ESPECÍFICA DE SCIE PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS E PLANOS DE 3ª E 4ª CATEGORIA DE RISCO DESTINATÁRIOS Membros da ANET (Associação Nacional dos Engenheiros Técnicos)

Leia mais

PLANO DE PREVENÇÃO Jardim de Infância de Boavista - Aldreu ÍNDICE

PLANO DE PREVENÇÃO Jardim de Infância de Boavista - Aldreu ÍNDICE ÍNDICE I FICHA DE CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA 1) Identificação do estabelecimento de ensino 2) Caracterização do espaço 3) Organização interna 4) Espaços livres 5) Acessos 6) Organismos de apoio 7) Características

Leia mais

MÉTODO DE ARICA PARA CENTROS URBANOS ANTIGOS

MÉTODO DE ARICA PARA CENTROS URBANOS ANTIGOS 2as Jornadas de Segurança aos Incêndios Urbanos Universidade de Coimbra- Portugal 3 de Junho de 2011 MÉTODO DE ARICA PARA CENTROS URBANOS ANTIGOS foto autor 2 30 mm 40 mm foto autor 3 30 mm 40 mm Rui Alberto

Leia mais

NOTA TÉCNICA nº 22 Complementar do Regulamento Geral de SCIE Ref.ª VIII.I.02/

NOTA TÉCNICA nº 22 Complementar do Regulamento Geral de SCIE Ref.ª VIII.I.02/ [ NT 22 : NOTA TÉCNICA Complementar do RG-SCIE / Ref.ª VIII.I.02 / 2007-05-31 ] NOTA TÉCNICA nº 22 Complementar do Regulamento Geral de SCIE Ref.ª VIII.I.02/2007-05-31 RESUMO Definir a estrutura das plantas

Leia mais

1 - Elementos Caracterizadores do Curso

1 - Elementos Caracterizadores do Curso 1 - Elementos Caracterizadores do Curso 1.1. Denominação: O curso terá a seguinte designação: Formação na área específica de SCIE para elementos dos corpos de bombeiros 90 horas 1.2. Objectivos gerais

Leia mais

1 Imóveis Indústria. Armazém Cascais (UL ) R Alfredo da Silva, nº 2A, lt 2, S, S Domingos de Rana

1 Imóveis Indústria. Armazém Cascais (UL ) R Alfredo da Silva, nº 2A, lt 2, S, S Domingos de Rana Trata-se de um Armazém com boa localização no Parque Industrial da Abóboda, junto da Estrada Nacional E.N. 249-4 no troço entre a Abóboda e Trajouce. O parque Industrial, no qual o armazém se encontra

Leia mais

REABILITAÇÃO E RECONSTRUÇÃO DE UM

REABILITAÇÃO E RECONSTRUÇÃO DE UM Jornadas de REabilitação e COnservação 2018 REABILITAÇÃO E RECONSTRUÇÃO DE UM QUARTEIRÃO NA AVENIDA DA LIBERDADE - LISBOA David Gama JSJ Structural Engineering Lisbon - Portugal dgama@jsj.pt João Almeida

Leia mais

USP/SRF/GIM Gestão de Imóveis. Av. D. João II, lote º Parque das Nações Lisboa

USP/SRF/GIM Gestão de Imóveis. Av. D. João II, lote º Parque das Nações Lisboa Av. D. João II, lote 1.12.03 8º Parque das Nações 1999-001 Lisboa +351 210471516 ESPAÇO COMERCIAL MONTE BURGOS (MATOSINHOS) RUA ANTÓNIO RAMALHO Espaço Comercial, Rua António Ramalho - Monte Burgos (Matosinhos)

Leia mais

1 - Elementos Caracterizadores do Curso

1 - Elementos Caracterizadores do Curso 1 - Elementos Caracterizadores do Curso 1.1. Denominação: O curso terá a seguinte designação: Formação na área específica de SCIE para elaboração de projectos e planos de 3ª e 4ª categoria de riscos Formação

Leia mais

1 - Elementos Caracterizadores do Curso

1 - Elementos Caracterizadores do Curso 1 - Elementos Caracterizadores do Curso Formação na área específica de SCIE para técnicos com formação de base e/ou experiência em SCIE 1.1. Denominação: O curso terá a seguinte designação: Formação na

Leia mais

Plano de Emergência Serviço Municipal de Proteção Civil

Plano de Emergência Serviço Municipal de Proteção Civil Plano de Emergência Serviço Municipal de Proteção Civil Escola: EBI Pedras Salgadas CM Vila Pouca de Aguiar Novembro de 2012 CM de Vila Pouca de Aguiar AE Pedras Salgadas Plano de Emergência ÍNDICE Objetivos

Leia mais

SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO EM EDIFÍCIOS INDUSTRIAIS

SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO EM EDIFÍCIOS INDUSTRIAIS SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO EM EDIFÍCIOS INDUSTRIAIS PRINCIPAIS DIFICULDADES PROJETOS DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO MEDIDAS DE AUTOPROTECÇÃO Elaboração de projeto de SCIE (em simultâneo com o projeto de arquitetura)

Leia mais

DISCIPLINA DE DIMENSIONAMENTO DE ESTRUTURAS

DISCIPLINA DE DIMENSIONAMENTO DE ESTRUTURAS DECivil Mestrado em Engenharia Civil DISCIPLINA DE DIMENSIONAMENTO DE ESTRUTURAS Introdução à definição da acção sísmica e análise dos seus efeitos em estruturas de edifícios de acordo como a NP EN 1998

Leia mais

PLANO DE PREVENÇÃO EB1 + J. I. de Igreja Durrães ÍNDICE

PLANO DE PREVENÇÃO EB1 + J. I. de Igreja Durrães ÍNDICE ÍNDICE I FICHA DE CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA 1) Identificação do estabelecimento de ensino 2) Caracterização do espaço 3) Organização interna 4) Espaços livres 5) Acessos 6) Organismos de apoio 7) Características

Leia mais

PLANO DE PREVENÇÃO EB1 de Fonte da cal - Balugães ÍNDICE

PLANO DE PREVENÇÃO EB1 de Fonte da cal - Balugães ÍNDICE ÍNDICE I FICHA DE CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA 1) Identificação do estabelecimento de ensino 2) Caracterização do espaço 3) Organização interna 4) Espaços livres 5) Acessos 6) Organismos de apoio 7) Características

Leia mais

USP/SRF/GIM Gestão de Imóveis

USP/SRF/GIM Gestão de Imóveis Av. D. João II, lote 1.12.03 8º Parque das Nações 1999-001 Lisboa +351 210471516 ESCRITÓRIOS SANTARÉM Rua Teixeira Guedes Escritórios- Santarém, Rua Dr. Ernesto Teixeira Guedes 1 / 6 1. OBJECTIVO Esta

Leia mais

REGULAMENTO FUNCIONAMENTO. formação de. especialização de planos. e projetos de segurança. contra incêndios das 3ª e. 4ª categorias de risco

REGULAMENTO FUNCIONAMENTO. formação de. especialização de planos. e projetos de segurança. contra incêndios das 3ª e. 4ª categorias de risco REGULAMENTO DE FUNCIONAMENTO da formação de especialização de planos e projetos de segurança contra incêndios das 3ª e 4ª categorias de risco Página 1 de 8 PROGRAMA COMPONENTE TEÓRICO-PRÁTICA 1. PARTE

Leia mais

Reabilitação Estrutural e Funcional do Pavilhão de Civil do Instituto Superior Técnico. 1º RELATÓRIO Março/2003

Reabilitação Estrutural e Funcional do Pavilhão de Civil do Instituto Superior Técnico. 1º RELATÓRIO Março/2003 Reabilitação Estrutural e Funcional do Pavilhão de Civil do Instituto Superior Técnico 1º RELATÓRIO Março/2003 1. Objectivo Desde a ocupação do Pavilhão de Engenharia Civil do Instituto Superior Técnico,

Leia mais

Módulo: 3787 Formadora Fátima Guerreiro Plano de Emergência

Módulo: 3787 Formadora Fátima Guerreiro Plano de Emergência Trabalho elaborado por: Élvio; Eliana 1 Introdução Viemos apresentar-vos o plano de emergência da Escola do Ensino Básico 2º e 3º Ciclos D. Afonso Henriques, com uma população escolar de 1533 alunos dos

Leia mais

3as Jornadas de Segurança aos Incêndios Urbanos Universidade de Coimbra- Portugal 28 de Maio de 2013

3as Jornadas de Segurança aos Incêndios Urbanos Universidade de Coimbra- Portugal 28 de Maio de 2013 3as Jornadas de Segurança aos Incêndios Urbanos Universidade de Coimbra- Portugal 28 de Maio de 2013 COMPARAÇÃO DA APLICAÇÃO DE UMA REGULAMENTAÇÃO DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIOS BASEADA NO DESEMPENHO COM

Leia mais

JUSTIFICAÇÃO DE VALOR

JUSTIFICAÇÃO DE VALOR JUSTIFICAÇÃO DE VALOR AVENIDA DA REPÚBLICA, 21 FREGUESIA AVENIDAS NOVAS VALOR DO DIREITO DE SUPERFÍCIE SUMÁRIO EXECUTIVO Identificação do imóvel Edifício localizado na Avenida da República, 21, freguesia

Leia mais

CINGLda. Construimos INOVAÇÃO

CINGLda. Construimos INOVAÇÃO CINGLda. Construimos INOVAÇÃO 1 CINGLda. Conteúdo Construimos INOVAÇÃO Apresentação 5 Prestações 7 Complexo industrial 9 Condomínio Empresarial de Requião Simplicidade e inovação 11 Plantas 17 Acessibilidades

Leia mais

1º RELATÓRIO Março/2003. a) identificação de patologias e suas causas; b) definição de acções de reabilitação; c) definição de plano de manutenção.

1º RELATÓRIO Março/2003. a) identificação de patologias e suas causas; b) definição de acções de reabilitação; c) definição de plano de manutenção. Reabilitação Estrutural e Funcional do Pavilhão de Civil do Instituto Superior Técnico 1º RELATÓRIO Março/2003 1. Objectivo Desde a ocupação do Pavilhão de Engenharia Civil do Instituto Superior Técnico,

Leia mais

O MÉTODO HIERÁRQUICO NA AVALIAÇÃO DO RISCO DE INCÊNDIO EM ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE RESIDUOS SÓLIDOS URBANOS PARTE I APRESENTAÇÃO DO MÉTODO

O MÉTODO HIERÁRQUICO NA AVALIAÇÃO DO RISCO DE INCÊNDIO EM ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE RESIDUOS SÓLIDOS URBANOS PARTE I APRESENTAÇÃO DO MÉTODO 1º CILASCI Congresso Ibero-Latino-Americano sobre Segurança Contra Incêndios Natal Brasil Março 2011 O MÉTODO HIERÁRQUICO NA AVALIAÇÃO DO RISCO DE INCÊNDIO EM ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE RESIDUOS SÓLIDOS

Leia mais

ÁREA DE INTERVENÇÃO PRIORITÁRIA DO INFANTE UNIDADE DE INTERVENÇÃO - QUARTEIRÃO FERREIRA BORGES CARACTERIZAÇÃO PARCELAR (VERSÃO WEB) Q 13006

ÁREA DE INTERVENÇÃO PRIORITÁRIA DO INFANTE UNIDADE DE INTERVENÇÃO - QUARTEIRÃO FERREIRA BORGES CARACTERIZAÇÃO PARCELAR (VERSÃO WEB) Q 13006 ÁREA DE INTERVENÇÃO PRIORITÁRIA DO INFANTE UNIDADE DE INTERVENÇÃO - QUARTEIRÃO 13006 FERREIRA BORGES CARACTERIZAÇÃO PARCELAR (VERSÃO WEB) Q 13006 1 ÍNDICE: 1. Síntese da Situação Existente 1.1. Introdução

Leia mais

7 Imóveis Habitação. Moradia Sesimbra (UL ) Estrada Nacional KM 3,5, SESIMBRA

7 Imóveis Habitação. Moradia Sesimbra (UL ) Estrada Nacional KM 3,5, SESIMBRA Moradia unifamiliar, isolada com dois pisos (rés do chão e 1º andar), destinados a habitação e com a tipologia T4, sita em Sesimbra (Setúbal), implantada em lote de terreno de 380 m2. Localiza-se em zona

Leia mais

CONCEITOS E DEFINIÇÕES

CONCEITOS E DEFINIÇÕES CONCEITOS E DEFINIÇÕES Patologia da Construção Anomalia Degradação Inoperacionalidade Envelhecimento Tempo de vida útil Sintoma Diagnóstico Reabilitação Estudo das anomalias das construções, dos seus elementos

Leia mais

USP/SRF/GIM Gestão de Imóveis

USP/SRF/GIM Gestão de Imóveis Av. D. João II, lote 1.12.03 8º Parque das Nações 1999-001 Lisboa +351 210471516 S. VICTOR - BRAGA Rua Professor Doutor Elísio de Moura 39 1 / 5 1. OBJECTIVO Esta brochura tem como objectivo a apresentação

Leia mais

AVALIAÇÃO DO RISCO DE INCÊNDIO EM CENTROS URBANOS ANTIGOS PARTE II APLICAÇÃO DO MÉTODO DE ARICA AO CENTRO HISTÓRICO DO FUNCHAL

AVALIAÇÃO DO RISCO DE INCÊNDIO EM CENTROS URBANOS ANTIGOS PARTE II APLICAÇÃO DO MÉTODO DE ARICA AO CENTRO HISTÓRICO DO FUNCHAL AVALIAÇÃO DO RISCO DE INCÊNDIO EM CENTROS URBANOS ANTIGOS PARTE II APLICAÇÃO DO MÉTODO DE ARICA AO CENTRO HISTÓRICO DO FUNCHAL Rui Alberto Faísca Figueira (DPCB/CMF) António Leça Coelho (LNEC) João Paulo

Leia mais

Nº COMUNICAÇÃO TÉCNICA Nº 174233 Proteção passiva contra incêndio na regulamentação e normalização brasileiras. Antonio Fernando Berto Palestra proferida no Seminário Internacional de Proteção Passiva Contra

Leia mais

LAUDO TÉCNICO PARCIAL Nº 2 SOBRE OS DANOS ESTRUTURAIS DO INCÊNDIO OCORRIDO EM 03/10/2016 NO ED. JORGE MACHADO MOREIRA - UFRJ

LAUDO TÉCNICO PARCIAL Nº 2 SOBRE OS DANOS ESTRUTURAIS DO INCÊNDIO OCORRIDO EM 03/10/2016 NO ED. JORGE MACHADO MOREIRA - UFRJ LAUDO TÉCNICO PARCIAL Nº 2 SOBRE OS DANOS ESTRUTURAIS DO INCÊNDIO OCORRIDO EM 03/10/2016 NO ED. JORGE MACHADO MOREIRA - Alexandre Landesmann, Prof. Associado, D.Sc. Dep. Estruturas (FAU) e Lab. Estruturas

Leia mais

MEMÓRIA DESCRITIVA DE ESTRUTURA

MEMÓRIA DESCRITIVA DE ESTRUTURA PROJECTO TIPO PARA DEPÓSITO INTERMEDIÁRIO DE MEDICAMENTOS MEMÓRIA DESCRITIVA DE ESTRUTURA INDICE INDICE... i 1 INTRODUÇÃO...1 2 LEGISLAÇÃO E REGULAMENTAÇÃO...1 3 CARACTERIZAÇÃO DO SOLO DE FUNDAÇÃO...1

Leia mais

Segurança Contra Incêndio em Edifícios Dificuldades Frequentes dos Projectistas na Aplicação do RJSCIE

Segurança Contra Incêndio em Edifícios Dificuldades Frequentes dos Projectistas na Aplicação do RJSCIE Segurança Contra Incêndio em Edifícios Dificuldades Frequentes dos Projectistas na Aplicação do RJSCIE Ordem dos Engenheiros, 21 de Novembro de 2011 Mário Grilo DECRETO LEI nº 220/2008, de 12 de Novembro

Leia mais

Sinalização de segurança aplicada aos Sistemas de Extinção de Incêndio para a Indústria. Ricardo Moreira

Sinalização de segurança aplicada aos Sistemas de Extinção de Incêndio para a Indústria. Ricardo Moreira Sinalização de segurança aplicada aos Sistemas de Extinção de Incêndio para a Indústria Ricardo Moreira Comunicação Formas e Cores Cores Formas Significado Cor do símbolo Equipamentos de alarme e combate

Leia mais

RISCO E PROPAGAÇÃO DE INCÊNDIO EM CENTROS URBANOS ANTIGOS

RISCO E PROPAGAÇÃO DE INCÊNDIO EM CENTROS URBANOS ANTIGOS 1º CILASCI Congresso Ibero-Latino-Americano sobre Segurança Contra Incêndios Natal Brasil Março 2011 RISCO E PROPAGAÇÃO DE INCÊNDIO EM CENTROS URBANOS ANTIGOS Cecilia P. Barra Mestre em SCIU UC - Coimbra

Leia mais

Apresentação à matéria de Prevenção e Sinistros

Apresentação à matéria de Prevenção e Sinistros Apresentação à matéria de Prevenção e Sinistros Bruno Geraldo Rodrigues da Silva INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº. 07/2011 Separação entre edificações (isolamento de risco) Sumario Objetivo Aplicação Definições e

Leia mais

- Aplicação do RTSCIE Perspectiva da concepção

- Aplicação do RTSCIE Perspectiva da concepção - Introdução - Aplicação do RTSCIE Perspectiva administrativa - Aplicação do RTSCIE Perspectiva da concepção - Conclusões José Aidos Rocha 27.05.2009 ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA - Dec.-Lei

Leia mais

Regulamento do Plano de Pormenor do Quarteirão de Santo António CAPÍTULO. Disposições gerais. Artigo 1.º Âmbito e aplicação

Regulamento do Plano de Pormenor do Quarteirão de Santo António CAPÍTULO. Disposições gerais. Artigo 1.º Âmbito e aplicação Regulamento do Plano de Pormenor do Quarteirão de Santo António CAPÍTULO Disposições gerais Artigo 1.º Âmbito e aplicação O Plano de Pormenor do Quarteirão de Santo António, de ora avante designado apenas

Leia mais

REGULAMENTO DO PLANO DE URBANIZAÇÃO DE CARREGAL DO SAL

REGULAMENTO DO PLANO DE URBANIZAÇÃO DE CARREGAL DO SAL REGULAMENTO DO PLANO DE URBANIZAÇÃO DE CARREGAL DO SAL CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS ARTIGO 1º 1- Âmbito O Plano de Urbanização de Carregal do Sal, adiante designado por PUCS, abrange a Vila de Carregal

Leia mais

4.CARACTERIZAÇÃO HISTÓRICO-ARTÍSTICA

4.CARACTERIZAÇÃO HISTÓRICO-ARTÍSTICA .IDENTIFICAÇÃO Local/Endereço- Rua do Cabido, nº a 7 FICHA DE INVENTÁRIO Função Actual Habitação / Comércio Mantém a mesma traça e dimensões que já tinha nas plantas gerais da cidade de 845 Descrição Geral

Leia mais

TÓPICO 3 Procedimentos. Análise de um quarteirão da Avenida Dr. Lourenço Peixinho - Aveiro

TÓPICO 3 Procedimentos. Análise de um quarteirão da Avenida Dr. Lourenço Peixinho - Aveiro TÓPICO 3 Procedimentos Análise de um quarteirão da Avenida Dr. Lourenço Peixinho - Aveiro Sandra Costa 1,a, Humberto Varum 1,b e Aníbal Costa 1,c 1 Departamento de Engenharia Civil, Universidade de Aveiro,

Leia mais

MI ISTÉRIO DO PLA EAME TO E DA ADMI ISTRAÇÃO DO TERRITÓRIO. 8. Regulamento

MI ISTÉRIO DO PLA EAME TO E DA ADMI ISTRAÇÃO DO TERRITÓRIO. 8. Regulamento MI ISTÉRIO DO PLA EAME TO E DA ADMI ISTRAÇÃO DO TERRITÓRIO SECRETARIA DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO LOCAL E DO ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO Direcção-Geral do Ordenamento do Território Declaração Torna-se público

Leia mais

O MÉTODO DE ARICA E O CENTRO URBANO ANTIGO DO FUNCHAL

O MÉTODO DE ARICA E O CENTRO URBANO ANTIGO DO FUNCHAL O MÉTODO DE ARICA E O CENTRO URBANO ANTIGO DO FUNCHAL Rui Alberto Faísca Figueira * Mestre, Serviço Protecção Civil da Câmara Municipal do Funchal, Portugal. António Leça Coelho Investigador, Laboratório

Leia mais

Acta n.º

Acta n.º VISTORIA AO ABRIGO DO DISPOSTO NOS ARTIGOS 89.º E 90.º DO DL 555/99, DE 16 DE DEZEMBRO - Presente o processo de vistoria, requerida por Fernando Gomes, às condições de segurança de um edifício sito no

Leia mais

4 Terrenos. Prédios 4 e 5 Guimarães / (UL /453) R da Caldeiroa, Urgezes, 4810 Guimarães

4 Terrenos. Prédios 4 e 5 Guimarães / (UL /453) R da Caldeiroa, Urgezes, 4810 Guimarães Inclui dois prédios (Prédios 4 e 5), com acesso pela Rua da Caldeiroa, localizados em Zona de Construção Central, próximo do centro histórico da cidade, do Centro Cultural Vila Flôr e da Estação dos caminhos

Leia mais

FATEC - SP Faculdade de Tecnologia de São Paulo. ACESSOS DE EDIFÍCIOS E CIRCULAÇÕES VERTICAIS - escadas. Prof. Manuel Vitor Curso - Edifícios

FATEC - SP Faculdade de Tecnologia de São Paulo. ACESSOS DE EDIFÍCIOS E CIRCULAÇÕES VERTICAIS - escadas. Prof. Manuel Vitor Curso - Edifícios FATEC - SP Faculdade de Tecnologia de São Paulo ACESSOS DE EDIFÍCIOS E CIRCULAÇÕES VERTICAIS - escadas Prof. Manuel Vitor Curso - Edifícios Normas pertinentes - NBR 9077/1993-2001 (Saídas de Emergência

Leia mais

PROJECTO DE ESTABILIDADE BETÃO ARMADO, ESCAVAÇÃO E CONTENÇÃO PERIFÉRICA

PROJECTO DE ESTABILIDADE BETÃO ARMADO, ESCAVAÇÃO E CONTENÇÃO PERIFÉRICA PROJECTO DE ESTABILIDADE BETÃO ARMADO, ESCAVAÇÃO E CONTENÇÃO PERIFÉRICA CONSTRUÇÃO DE QUARTEL / SEDE DA ASSOCIAÇÃO ASSOCIAÇÃO HUMANITÁRIA DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DO BOMBARRAL PRAÇA DA RÉPUBLICA BOMBARRAL

Leia mais

COMISSÃO. (Actos cuja publicação não é uma condição da sua aplicabilidade)

COMISSÃO. (Actos cuja publicação não é uma condição da sua aplicabilidade) L 133/26 II (Actos cuja publicação não é uma condição da sua aplicabilidade) COMISSÃO DECISÃO DA COMISSÃO de 3 de Maio de 2000 que aplica a Directiva 89/106/CEE do Conselho no que respeita à classificação

Leia mais

NOTA TÉCNICA nº 03 Complementar do Regime Jurídico de SCIE

NOTA TÉCNICA nº 03 Complementar do Regime Jurídico de SCIE NOTA TÉCNICA nº 03 Complementar do Regime Jurídico de SCIE OBJECTIVO De acordo com o Artigo 17.º do DL 220/2008 (Regime Jurídico de SCIE), descrever e detalhar como devem ser instruídos e apresentados

Leia mais

Memória Descritiva e Justificativa Calendarização da Obra Fotografias

Memória Descritiva e Justificativa Calendarização da Obra Fotografias CÂMARA MUNICIPAL DE CARREGAL DO SAL 560 REMODELAÇÃO DAS FUTURAS INSTALAÇÕES DA LOJA DO CIDADÃO DE CARREGAL DO SAL RUA FRANCISCO SÁ CARNEIRO CARREGAL DO SAL PROJECTO DE ARQUITECTURA Memória Descritiva e

Leia mais

BROCHURA DE VENDA VILA VERDE

BROCHURA DE VENDA VILA VERDE Gestão de Imóveis CTT Av. D. João II, lote 1.12.03, 4º Andar Parque das Nações 1999-001 Lisboa +351 210471516 BROCHURA DE VENDA VILA VERDE Avenida General Humberto Delgado, nº 645 R/ch Dirt. 1. OBJECTIVO

Leia mais

REGULAMENTO DO PLANO DE PORMENOR SOBRE A OCUPAÇÃO DE PARCELAS NO SÍTIO DENOMINADO ESTACAL, EM BREJOS DE AZEITÃO, CASAS DE AZEITÃO.

REGULAMENTO DO PLANO DE PORMENOR SOBRE A OCUPAÇÃO DE PARCELAS NO SÍTIO DENOMINADO ESTACAL, EM BREJOS DE AZEITÃO, CASAS DE AZEITÃO. REGULAMENTO DO PLANO DE PORMENOR SOBRE A OCUPAÇÃO DE PARCELAS NO SÍTIO DENOMINADO ESTACAL, EM BREJOS DE AZEITÃO, CASAS DE AZEITÃO. Artigo 1º Aplicação 1. O presente Plano de Pormenor, adiante designado

Leia mais

territorium 18, 2011, 0-0

territorium 18, 2011, 0-0 territorium 18, 2011, 0-0 journal homepage: http://www.nicif.pt/riscos/territorium/numeros_publicados AVALIAÇÃO DO RISCO DE INCÊNDIO EM CENTROS URBANOS ANTIGOS PARTE I APLICAÇÃO DO MÉTODO DE ARICA AO CENTRO

Leia mais

Memorial Projeto Preventivo de Incêndio

Memorial Projeto Preventivo de Incêndio 2 Memorial Projeto Preventivo de Incêndio 1 Caracterização da Edificação: A edificação estudada possui área total de 194,54 m² constituída de 02 pavimentos sendo estes classificados da seguinte forma:

Leia mais

REABILITAÇÃO DE 3 EDIFÍCIOS NO CENTRO HISTÓRICO DE GUIMARÃES SAAVEDRArquitectura

REABILITAÇÃO DE 3 EDIFÍCIOS NO CENTRO HISTÓRICO DE GUIMARÃES SAAVEDRArquitectura REABILITAÇÃO DE 3 EDIFÍCIOS NO CENTRO HISTÓRICO DE GUIMARÃES email: isabel.saavedra@mail.telepac.pt Rua Dr. Carlos Saraiva nº259, 4810-026 Guimarães, Portugal Telef: (00351) 253 41 27 23 Fax: (00351) 253

Leia mais

FICHA DE INVENTÁRIO. 4.CARACTERIZAÇÃO HISTÓRICO-ARTÍSTICA Época de construção Século XVIII/XIX. Síntese Histórica

FICHA DE INVENTÁRIO. 4.CARACTERIZAÇÃO HISTÓRICO-ARTÍSTICA Época de construção Século XVIII/XIX. Síntese Histórica FICHA DE INVENTÁRIO 1.IDENTIFICAÇÃO Designação- Imóvel Local/Endereço- Beco das Cruzes, nº2 a 4 Freguesia- Almedina Concelho- Coimbra Distrito- Coimbra 2.CARACTERIZAÇÃO Função Origem Habitação. Função

Leia mais

Como Melhorar a Segurança Contra Incêndio em Edificações Antigas

Como Melhorar a Segurança Contra Incêndio em Edificações Antigas Como Melhorar a Segurança Contra Incêndio em Edificações Antigas ROSA, Carina Dias da [1], MICHALOSKI, Ariel Orlei [2] ROSA, Carina Dias da; MICHALOSKI, Ariel Orlei. Como Melhorar a Segurança Contra Incêndio

Leia mais

CMA ,GER,I,CM,57949

CMA ,GER,I,CM,57949 CMA 09.07.2015,GER,I,CM,57949 Rua Teixeira de Pascoais nº21 5º, 1700-364 Lisboa dnsj.arq@gmail.com C I D A D E D A A M A D O R A Rua Domingos José De Morais, 67, 2º Dto., 2685-046 Sacavém geral@acribia.pt

Leia mais

VII ENCONTRO TÉCNICO MAPAS DE RUÍDO E BARREIRAS ACÚSTICAS

VII ENCONTRO TÉCNICO MAPAS DE RUÍDO E BARREIRAS ACÚSTICAS VII ENCONTRO TÉCNICO MAPAS DE RUÍDO E BARREIRAS ACÚSTICAS Funchal, 2 de Junho de 2005 Rute Roque (isofonia@mail.telepac.pt) 1 1 ELABORAÇÃO DE MAPAS DE RUÍDO MAPA DE RUÍDO - Descritor dos níveis de exposição

Leia mais

Enquadramento Legal dos Sistemas de Extinção de Incêndios. Ana Ferreira

Enquadramento Legal dos Sistemas de Extinção de Incêndios. Ana Ferreira 1 Enquadramento Legal dos Sistemas de Extinção de Incêndios Ana Ferreira 2 MISSÃO DA APSEI Contribuir para a valorização da atividade de segurança e para a construção de uma sociedade mais segura através

Leia mais

REGULAMENTO. Artigo 3º

REGULAMENTO. Artigo 3º Plano de Pormenor da Zona Industrial da Marinha Grande Ratificado parcialmente por despacho do Secretário de Estado da Administração Local e do Ordenamento do Território de 14.10.91e publicado no DR n.º

Leia mais

ESTRUTURAS DE BETÃO ARMADO II

ESTRUTURAS DE BETÃO ARMADO II ESTRUTURAS DE BETÃO ARMADO II ENUNCIADOS DOS EXERCÍCIOS DAS AULAS PRÁTICAS 2002/2003 PROBLEMA 1.1 Considere o pavimento representado na figura e constituído por dois painéis de laje aligeirada de vigotas.

Leia mais

AVALIAÇÃO DO RISCO DE INCÊNDIO E OS PLANOS MUNICIPAIS DE EMERGÊNCIA

AVALIAÇÃO DO RISCO DE INCÊNDIO E OS PLANOS MUNICIPAIS DE EMERGÊNCIA 2as Jornadas de Segurança aos Incêndios Urbanos Universidade de Coimbra- Portugal 3 de Junho de 2 AVALIAÇÃO DO RISCO DE INCÊNDIO E OS PLANOS MUNICIPAIS DE EMERGÊNCIA José Pedro Lopes * Mestre em SCIU INEM

Leia mais

Estado de Conservação dos Edifícios

Estado de Conservação dos Edifícios Câmara Municipal de Coimbra - Gabinete para o Centro Histórico Arco de Almedina nº 14-3000-422 Coimbra centro_historico@cm-coimbra.pt Estado de Conservação dos Edifícios Relatório sobre o Estado de Conservação

Leia mais

DODF Nº de janeiro de 2002 CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL PORTARIA Nº 01/2002-CBMDF, DE 15 DE JANEIRO DE 2002

DODF Nº de janeiro de 2002 CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL PORTARIA Nº 01/2002-CBMDF, DE 15 DE JANEIRO DE 2002 DODF Nº 012 17 de janeiro de 2002 CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL PORTARIA Nº 01/2002-CBMDF, DE 15 DE JANEIRO DE 2002 Aprova a nova Norma Técnica nº 001/2002-CBMDF, que dispõe sobre as Exigências

Leia mais

INSTALAÇÕES PREDIAIS HIDROSSANITÁRIAS

INSTALAÇÕES PREDIAIS HIDROSSANITÁRIAS INSTALAÇÕES PREDIAIS HIDROSSANITÁRIAS AULA 06 SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO Faculdade Independente do Nordeste - FAINOR Colegiado de Engenharia Civil Prof. Philipe do Prado Santos O FOGO Devem existir os três

Leia mais

A SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO EM EDIFÍCIOS VISÃO INTEGRADA

A SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO EM EDIFÍCIOS VISÃO INTEGRADA A SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO EM EDIFÍCIOS VISÃO INTEGRADA I. Cabrita Neves Dezembro de 2004 A segurança contra incêndio em edifícios visão integrada. Quantificação da eficácia de um conjunto de medidas

Leia mais

ANEXO A ANÁLISE E CARACTERIZAÇÃO DA ESTRUTURA EDIFICADA EXISTENTE

ANEXO A ANÁLISE E CARACTERIZAÇÃO DA ESTRUTURA EDIFICADA EXISTENTE ANEXO A ANÁLISE E CARACTERIZAÇÃO DA ESTRUTURA EDIFICADA EXISTENTE A.1 ANÁLISE DOS PARÂMETROS URBANÍSTICOS A metodologia adoptada, para caracterizar a estrutura edificada existente, baseou-se na análise

Leia mais

MESTRADO EM ENGENHARIA CIVIL DISCIPLINA DE DIMENSIONAMENTO DE ESTRUTURAS

MESTRADO EM ENGENHARIA CIVIL DISCIPLINA DE DIMENSIONAMENTO DE ESTRUTURAS DECivil Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos MESTRADO EM ENGENHARIA CIVIL DISCIPLINA DE DIMENSIONAMENTO DE ESTRUTURAS Exercícios 5 Dimensionamento de estruturas. Quantificação

Leia mais

PROJETO DE ARQUITECTURA

PROJETO DE ARQUITECTURA PROJETO DE ARQUITECTURA REQUERENTE: C.A.S BARROCAS Sociedade Agrícola, S.A. LOCAL DA OBRA: Herdade da Figueirinha, freguesia de Chancelaria, concelho de Alter do Chão TIPO DE OBRA: Construção de Pavilhão

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE LISBOA

CÂMARA MUNICIPAL DE LISBOA CÂMARA MUNICIPAL DE LISBOA AVALIAÇÃO DAS SOLUÇÕES ESTRUTURAIS DEFINITIVAS DE INTEGRAÇÃO DA CORTINA DE ESTACAS DO EDIFÍCIO Nº 41, REALIZADA NO ALINHAMENTO ADJACENTE À AV. FONTES PEREIRA DE MELO EDIFÍCIO

Leia mais

Comportamento ao fogo de lajes mistas aço-betão Caso de estudo e apresentação do Software MACS+

Comportamento ao fogo de lajes mistas aço-betão Caso de estudo e apresentação do Software MACS+ Comportamento ao fogo de lajes mistas aço-betão Caso de estudo e apresentação do MACS+ Sumário Nova metodologia MACS+ MACS+ Breve descrição da obra Projeto base Solução Blocotelha - Metodologia tradicional

Leia mais

Introdução às Estruturas de Edificações de Concreto Armado

Introdução às Estruturas de Edificações de Concreto Armado Introdução às Estruturas de Edificações de Concreto Armado Prof. Henrique Innecco Longo longohenrique@gmail.com Departamento de Estruturas Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro 2017

Leia mais

REVISÃO DO RGEU O NOVO RGE

REVISÃO DO RGEU O NOVO RGE CONSTRUÇÃO 2004 REVISÃO DO RGEU O NOVO RGE PROF. FERNANDO BRANCO HISTÓRIA DA REVISÃO DO RGEU 07 de Agosto de 1951 Dec. Lei nº 38382 aprova o RGEU. 16 de Dezembro de 1975 Portaria nº 748/75 cria uma subcomissão

Leia mais

Dossier Promocional. Moradia em Braga Braga

Dossier Promocional. Moradia em Braga Braga Dossier Promocional Moradia em Braga Braga 1 1. Contexto e Oportunidade 2. Localização do Imóvel 3. Características Gerais do Imóvel 4. Descrição Detalhada 5. Condições de Comercialização 6. Contactos

Leia mais

FICHA DE INVENTÁRIO. 1.IDENTIFICAÇÃO Designação- Imóvel Local/Endereço- Beco da Carqueja, nº1 Freguesia- Almedina Concelho- Coimbra Distrito- Coimbra

FICHA DE INVENTÁRIO. 1.IDENTIFICAÇÃO Designação- Imóvel Local/Endereço- Beco da Carqueja, nº1 Freguesia- Almedina Concelho- Coimbra Distrito- Coimbra .IDENTIFICAÇÃO Local/Endereço- Beco da Carqueja, nº Função Actual Habitação. Enquadramento O Beco da Carqueja, tal como hoje se apresenta, é constituído por lanços de escada. É limitado a nascente pela

Leia mais

APLICAÇÃO DA REGULAMENTAÇÃO E ATRIBUIÇÃO DE NÍVEIS DE QUALIDADE TÉRMICA A EDIFÍCIOS EXISTENTES

APLICAÇÃO DA REGULAMENTAÇÃO E ATRIBUIÇÃO DE NÍVEIS DE QUALIDADE TÉRMICA A EDIFÍCIOS EXISTENTES APLICAÇÃO DA REGULAMENTAÇÃO E ATRIBUIÇÃO DE NÍVEIS DE QUALIDADE TÉRMICA A EDIFÍCIOS EXISTENTES CAPÍTULO 6 APLICAÇÃO DA REGULAMENTAÇÃO E ATRIBUIÇÃO DE NÍVEIS DE QUALIDADE TÉRMICA A EDIFÍCIOS EXISTENTES

Leia mais

Lista de Verificação

Lista de Verificação Anexo IV Lista de Verificação Vias de Circulação Sim Não Obs. As vias normais de circulação e as vias de evacuação e saídas de emergência estão desobstruídas? No caso de existirem diferenças de nível estão

Leia mais

4. RAZÕES PARA REFORÇAR AS ESTRUTURAS

4. RAZÕES PARA REFORÇAR AS ESTRUTURAS 4. RAZÕES PARA REFORÇAR AS ESTRUTURAS REFORÇO SÍSMICO DE ESTRUTURAS DE BETÃO Evolução do zonamento sísmico Sismo afastado (Tipo 1) Sismo próximo (Tipo 2) Zonamento sísmico em Portugal Continental 2008

Leia mais

SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIOS NA METALOMECÂNICA SEMINÁRIO SCIE Segurança Contra Incêndios em Edifícios

SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIOS NA METALOMECÂNICA SEMINÁRIO SCIE Segurança Contra Incêndios em Edifícios SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIOS NA METALOMECÂNICA SEMINÁRIO SCIE Segurança Contra Incêndios em Edifícios Isménia Silva CATIM Centro de Apoio Tecnológico à Indústria Metalomecânica Unidade AHS Ambiente, Higiene

Leia mais

ÁREA DE INTERVENÇÃO PRIORITÁRIA SÉ/VITÓRIA QUARTEIRÃO (MARTINS ALHO) (VERSÃO WEB)

ÁREA DE INTERVENÇÃO PRIORITÁRIA SÉ/VITÓRIA QUARTEIRÃO (MARTINS ALHO) (VERSÃO WEB) ÁREA DE INTERVENÇÃO PRIORITÁRIA SÉ/VITÓRIA QUARTEIRÃO 14026 (MARTINS ALHO) (VERSÃO WEB) ÁREA DE INTERVENÇÃO PRIORITÁRIA SÉ/VITÓRIA QUARTEIRÃO 14026 (MARTINS ALHO) CARACTERIZAÇÃO PARCELAR Q 14026 CARACTERIZAÇÃO

Leia mais

OFERTA IMOBILIÁRIA 2017

OFERTA IMOBILIÁRIA 2017 OFERTA IMOBILIÁRIA 2017 EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS A área de negócio de imobiliário da ANA administra ativos imobiliários localizados dentro do perímetro dos aeroportos sob a sua gestão, promovendo parcerias

Leia mais

FUNDAÇÕES E ESTRUTURA

FUNDAÇÕES E ESTRUTURA FUNDAÇÕES E ESTRUTURA ECOCENTRO VALORIZAÇÃO AMBIENTAL Zona Industrial de Cedrim - Sever do Vouga Câmara Municipal de Sever do Vouga TERMO DE RESPONSABILIDADE Anabela de Sá Marques, Engenheira Civil, moradora

Leia mais

PROJETO DE PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO E PÂNICO

PROJETO DE PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO E PÂNICO ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DE SERVIÇO PROJETO DE PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO E PÂNICO SERVIÇO DE ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO E PÂNICO PARA CONSTRUÇÕES, AMPLIAÇÕES E/OU REFORMAS

Leia mais

7006 Diário da República, 1.ª série N.º de Outubro de 2007

7006 Diário da República, 1.ª série N.º de Outubro de 2007 7006 Diário da República, 1.ª série N.º 189 1 de Outubro de 2007 Resolução do Conselho de Ministros n.º 151/2007 Sob proposta da Câmara Municipal, a Assembleia Municipal de Aveiro aprovou, em 6 de Março

Leia mais