Método de Gretener. Método de Cálculo Simplificado de Avaliação do Risco de Incêndio

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Método de Gretener. Método de Cálculo Simplificado de Avaliação do Risco de Incêndio"

Transcrição

1 Método de Gretener Método de Cálculo Simplificado de Avaliação do Risco de Incêndio

2 INTRODUÇÃO Um método com estas características, ágil, de fácil aplicação e rápida utilização, tem que aglutinar muita informação num reduzido espaço, exigindo a selecção dos aspectos mais importantes e ignorando os de menor relevância.

3 Factores Próprios das Instalações: Factores do Método de Gretener Construção Situação Processos Concentração Destrutibilidade Propagabilidade Factores de Protecção: Detecção Automática Extintores Rede de bocas de incêndio armadas interior Rede de hidrantes exteriores Equipas de intervenção em incêndios Planos de auto-protecção e emergência interna

4 Factores Próprios das Instalações

5 Factores de Construção Altura do Edifício Entende-se como tal a diferença de cotas entre o nível do solo ou ultima cave no caso de existirem pisos abaixo do solo e a cobertura. De entre o coeficiente relativo à altura do edifício e o relativo ao número de pisos, escolher-se-á o menor. Quando o edifício for constituído por corpos com diferentes alturas, considerar-se-á a mais alta apenas quando esta ocupe uma área de 25% ou mais.

6 Factores de Construção Maior Sector de Incêndio É a maior zona do edifício limitada por paredes resistentes ao fogo por, pelo menos, 120 minutos. Resistência ao Fogo Entende-se como resistente ao fogo uma estrutura de betão. Uma estrutura metálica será considerada incombustível e os restantes tipos combustíveis. Quando tiver características mistas, tomar-se-á intermédio de acordo com as tabelas de dados. um coeficiente

7 Factores de Construção Tectos Falsos De acordo com as suas características de combustibilidade, a pontuação a considerar está indicada nas tabelas de dados.

8 Factores de Situação Distância aos Bombeiros Tomar-se-á preferencialmente o coeficiente relativo ao tempo de resposta dos bombeiros. Acessibilidade do Edifício Classificar-se-á de acordo com a largura da via, em função da maior ou menor facilidade de acesso dos meios de auxílio, de ataque ao incêndio e da evacuação das pessoas em risco. Largura mínima da via: 5 metros. Altura mínima livre da via: 4 metros. Capacidade de suporte da via: superior a kg/cm2 Em torno do edifício não devem existir obstáculos a menos de 6 metros e a uma altura inferior á do edifício. A via deve permitir o acesso ao edifício até um máximo de 10 metros e a via principal não deve estar a mais de 30 metros.

9 Factores de Concentração de Valores Factores de valor económico dos bens - Concentração de valores A pontuação correspondente a considerar está indicada nas tabelas de dados.

10 Factores de Processos / Actividade Perigo de activação Pretende quantificar a possibilidade de se iniciar um incêndio. Há a considerar, antes de mais, o factor humano da ignição do incêndio. Outros factores devem considerar-se: - Instalação eléctrica, postos de transformação, protecções, manutenção, dimensionamento. - Caldeiras a vapor, água quente, óleo térmico. Localização de depósitos de combustível e respectiva distribuição. - Operações de chama aberta, soldaduras, envernizamentos e pinturas. A pontuação a considerar está indicada nas tabelas de dados.

11 Factores de Processos / Actividade Carga eléctrica Quantidade de calor libertada em MJoule por m2, em resultado da combustão dos produtos e incluindo as partes combustíveis dos edifícios. Baixa se Q < 500 MJoule/m2 Média se 500 < Q < 1.00 MJoule/m2 Alta se Q > 1.00 MJoule/m2 A pontuação a considerar está indicada nas tabelas de dados.

12 Factores de Processos / Actividade Inflamabilidade dos combustíveis Os materiais classificam-se de M1 a M6, por ordem crescente de inflamabilidade: Baixa se M1 ou M2 Media se M3 ou M4 Alta se M5 ou M6 A pontuação a considerar está indicada nas tabelas de dados.

13 Factores de Processos / Actividade Ordem, limpeza e manutenção Será sempre um conceito com alto grau de subjectividade. Quando existam e se respeitem zonas delimitadas de armazenamento, os produtos estejam devidamente armazenados, não exista sujidade nem desperdícios espalhados pela nave, poderemos dizer estarmos perante um nível alto de ordem e limpeza Armazenamento em altura Por simplificação, apenas se contempla a forma de armazenamento mais gravosa em termos de incêndio. A pontuação correspondente a considerar está indicada nas tabelas de dados.

14 Factores de Destrutibilidade Calor Reflecte a influência do aumento da temperatura sobre os equipamentos e materiais. Será baixa sempre que a existências não se destruam por acção do calor e não existam equipamentos de precisão que possam deteriorar-se por dilatações Será média se as existências se degradam sem se destruir e as máquinas são escassas Será alta sempre que os produtos se destruam com o calor.

15 Factores de Destrutibilidade Fumos Estudam-se os danos causados pelos fumos nos equipamentos e nas existências. A afectação será: - Baixa sempre que os produtos não sejam afectados por acção dos fumos ou seja fácil a posterior recuperação. - Média se as existências se degradam parcialmente. - Alta sempre que os fumos destruam totalmente os produtos

16 Factores de Destrutibilidade Corrosão Toma-se em conta a destruição do edifício, máquinas e existências em consequência da formação de libertados na combustão. Especialmente em conta deve ser tomado o HCl (Ácido Clorídrico) produzido na decomposição do PVC. Baixa se não se prevê a formação de gases corrosivos ou se os produtos não se destroem por corrosão. Média quando se prevê a formação de gases oxidantes que não afectem as existências, nem de forma importante o edifício. Alta quando se prevê a formação de gases corrosivos, que afectem o edifício e os equipamentos de forma importante.

17 Factores de Destrutibilidade Água Traduz o grau de afectação pela água usada na extinção. A pontuação correspondente a considerar está indicada nas tabelas de dados.

18 Factores de Propagabilidade Vertical Reflecte a maior ou menor facilidade de propagação entre pisos A pontuação correspondente a considerar está indicada nas tabelas de dados. Horizontal Traduz a facilidade de propagação na horizontal em função da qualidade e distribuição dos materiais. A pontuação correspondente a considerar está indicada nas tabelas de dados.

19 Factores de Protecção

20 INTRODUÇÃO Este método pondera de forma muito importante a existência de meios de protecção. Com uma protecção total o resultado da sua aplicação conduz sempre a uma classificação não inferior a 5. Pondera-se de forma importante a vigilância humana permanente, entendida como a presença de uma pessoa devidamente adestrada no uso dos meios de extinção existentes, todos os dias do ano, e dispondo de um plano de alarme. Os meios existentes devem ser de qualidade e adaptados ao risco em causa.

21 Detecção Automática Pondera-se a sua existência na globalidade das instalações. Um sistema de sprinklers é, para este efeito, considerado um sistema de detecção. A vigilância humana supõe a presença de vigilantes qualificados efectuando rondas controladas ou vigiando através de meios electrónicos, fora das horas de serviço. Em qualquer dos casos está entendido que o acesso quer a zonas de incêndio quer ao controlo dos sistemas está assegurado. É valorizada a ligação a central receptora de alarmes.

22 Extintores Cobertura em termos de qualidade e quantidade, sinalização e manutenção Rede de Bocas-de-Incêndio Armadas Interior Pondera-se a sua existência na globalidade das instalações Rede de Hidrantes Exteriores Pondera-se a sua existência na globalidade das instalações

23 Equipas de Intervenção em Incêndios Valoriza-se a existência de brigadas de incêndio de primeira e de segunda intervenção. O pessoal que as integre tem que ter formação teórico-prática adequada, estar distribuído por todas as secções e turnos e dispor de material de extinção bem mantido EPI 1 membro por cada 250 m2 ou de 3 a 8 membros por cada 100 empregados. ESI 1 membro por cada 1000 m2 ou 3 membros por cada 100 empregados

24 Planos de Auto-Protecção e Emergência Interna Valoriza-se a existência de planos de evacuação e de emergência

25 OBRIGADA PELA VOSSA ATENÇÃO!

INSTALAÇÕES PREDIAIS HIDROSSANITÁRIAS

INSTALAÇÕES PREDIAIS HIDROSSANITÁRIAS INSTALAÇÕES PREDIAIS HIDROSSANITÁRIAS AULA 06 SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO Faculdade Independente do Nordeste - FAINOR Colegiado de Engenharia Civil Prof. Philipe do Prado Santos O FOGO Devem existir os três

Leia mais

Sinalização de segurança aplicada aos Sistemas de Extinção de Incêndio para a Indústria. Ricardo Moreira

Sinalização de segurança aplicada aos Sistemas de Extinção de Incêndio para a Indústria. Ricardo Moreira Sinalização de segurança aplicada aos Sistemas de Extinção de Incêndio para a Indústria Ricardo Moreira Comunicação Formas e Cores Cores Formas Significado Cor do símbolo Equipamentos de alarme e combate

Leia mais

FICHA DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO

FICHA DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO A ANEXAR AOS PROJECTOS DE ARQUITECTURA DE EDIFÍCIOS DE OCUPAÇÃO EXCLUSIVA OU MISTA COM UTILIZAÇÕES TIPO DA 1ª E 2ª CATEGORIAS DE RISCO Ficha a ser apreciada pela Câmara Municipal (1ª Categoria) ou pelos

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA/3 DE S. PEDRO DO SUL

ESCOLA SECUNDÁRIA/3 DE S. PEDRO DO SUL L ESCOLA SECUNDÁRIA/3 DE S. PEDRO DO SUL 2008 LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA IDENTIFICAÇÃO EM PLANTA DE: ESPAÇO ESCOLAR VIAS DE ACESSO DE VIATURAS DE SOCORRO QUARTEL DOS BOMBEIROS DA ÁREA ESQUADRA DA GUARDA NACIONAL

Leia mais

- Aplicação do RTSCIE Perspectiva da concepção

- Aplicação do RTSCIE Perspectiva da concepção - Introdução - Aplicação do RTSCIE Perspectiva administrativa - Aplicação do RTSCIE Perspectiva da concepção - Conclusões José Aidos Rocha 27.05.2009 ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA - Dec.-Lei

Leia mais

O MÉTODO HIERÁRQUICO NA AVALIAÇÃO DO RISCO DE INCÊNDIO EM ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE RESIDUOS SÓLIDOS URBANOS PARTE I APRESENTAÇÃO DO MÉTODO

O MÉTODO HIERÁRQUICO NA AVALIAÇÃO DO RISCO DE INCÊNDIO EM ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE RESIDUOS SÓLIDOS URBANOS PARTE I APRESENTAÇÃO DO MÉTODO 1º CILASCI Congresso Ibero-Latino-Americano sobre Segurança Contra Incêndios Natal Brasil Março 2011 O MÉTODO HIERÁRQUICO NA AVALIAÇÃO DO RISCO DE INCÊNDIO EM ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE RESIDUOS SÓLIDOS

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA ACÇÃO DE FORMAÇÃO NA ÁREA ESPECÍFICA DE SCIE

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA ACÇÃO DE FORMAÇÃO NA ÁREA ESPECÍFICA DE SCIE CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA ACÇÃO DE FORMAÇÃO NA ÁREA ESPECÍFICA DE SCIE ASPECTOS GERAIS O curso com uma duração de 128 horas é constituído pelas sessões a seguir indicadas. 1 Parte I Teórico prática 1.1

Leia mais

MEDIDAS DE AUTOPROTEÇÃO

MEDIDAS DE AUTOPROTEÇÃO MEDIDAS DE AUTOPROTEÇÃO A ANPC já publicou o a ultima versão dos esclarecimentos sobre os procedimentos para a implementação das medidas de autoproteção. http://www.proteccaocivil.pt/segurancacontraincendios/pages/planosdeseguranca.aspx

Leia mais

Segurança na utilização dos edifícios

Segurança na utilização dos edifícios Segurança na utilização dos edifícios Concepção da segurança visando a utilização Organização da segurança no decurso da exploração Carlos F. Castro/A. Possidónio Roberto 1 PRESENTE Projectistas Donos

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº.

SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº. SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº. 33/2011 Cobertura de sapé, piaçava e similares SUMÁRIO 1 Objetivo

Leia mais

CMA ,GER,I,CM,57949

CMA ,GER,I,CM,57949 CMA 09.07.2015,GER,I,CM,57949 Rua Teixeira de Pascoais nº21 5º, 1700-364 Lisboa dnsj.arq@gmail.com C I D A D E D A A M A D O R A Rua Domingos José De Morais, 67, 2º Dto., 2685-046 Sacavém geral@acribia.pt

Leia mais

SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIOS NA METALOMECÂNICA SEMINÁRIO SCIE Segurança Contra Incêndios em Edifícios

SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIOS NA METALOMECÂNICA SEMINÁRIO SCIE Segurança Contra Incêndios em Edifícios SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIOS NA METALOMECÂNICA SEMINÁRIO SCIE Segurança Contra Incêndios em Edifícios Isménia Silva CATIM Centro de Apoio Tecnológico à Indústria Metalomecânica Unidade AHS Ambiente, Higiene

Leia mais

Membros da ANET (Associação Nacional dos Engenheiros Técnicos) Membros da OE (Ordem dos Engenheiros) Membros da OA (Ordem dos Arquitetos)

Membros da ANET (Associação Nacional dos Engenheiros Técnicos) Membros da OE (Ordem dos Engenheiros) Membros da OA (Ordem dos Arquitetos) FICHA DO CURSO SCIE - FORMAÇÃO NA ÁREA ESPECÍFICA DE SCIE PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS E PLANOS DE 3ª E 4ª CATEGORIA DE RISCO DESTINATÁRIOS Membros da ANET (Associação Nacional dos Engenheiros Técnicos)

Leia mais

NOTA TÉCNICA nº 03 Complementar do Regime Jurídico de SCIE

NOTA TÉCNICA nº 03 Complementar do Regime Jurídico de SCIE NOTA TÉCNICA nº 03 Complementar do Regime Jurídico de SCIE OBJECTIVO De acordo com o Artigo 17.º do DL 220/2008 (Regime Jurídico de SCIE), descrever e detalhar como devem ser instruídos e apresentados

Leia mais

MÉTODO DE AVALIAÇÃO DE RISCO DE INCÊNDIO EM EDIFICAÇÕES - MÉTODO DE GRETENER

MÉTODO DE AVALIAÇÃO DE RISCO DE INCÊNDIO EM EDIFICAÇÕES - MÉTODO DE GRETENER MÉTODO DE AVALIAÇÃO DE RISCO DE INCÊNDIO EM EDIFICAÇÕES - MÉTODO DE GRETENER Valdir Pignatta e Silva Escola Politécnica da Universidade de São Paulo A segurança da vida e do patrimônio pode ser verificada

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 33/2011

SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 33/2011 Instrução Técnica nº 33/2011 - Cobertura de sapé, piaçava e similares 713 SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA

Leia mais

(atualizada em 11/2006) NBR 5667-1:06 Hidrantes urbanos de incêndio de ferro fundido dúctil - Parte 1 - Hidrantes de Coluna NBR 5667-2:06 Hidrantes urbanos de incêndio de ferro dúctil - Parte 2 - Hidrantes

Leia mais

AVALIAÇÃO DO RISCO DE INCÊNDIO EM CENTROS URBANOS ANTIGOS PARTE II APLICAÇÃO DO MÉTODO DE ARICA AO CENTRO HISTÓRICO DO FUNCHAL

AVALIAÇÃO DO RISCO DE INCÊNDIO EM CENTROS URBANOS ANTIGOS PARTE II APLICAÇÃO DO MÉTODO DE ARICA AO CENTRO HISTÓRICO DO FUNCHAL AVALIAÇÃO DO RISCO DE INCÊNDIO EM CENTROS URBANOS ANTIGOS PARTE II APLICAÇÃO DO MÉTODO DE ARICA AO CENTRO HISTÓRICO DO FUNCHAL Rui Alberto Faísca Figueira (DPCB/CMF) António Leça Coelho (LNEC) João Paulo

Leia mais

Operadores de Sistemas de Assistência e Socorros OPSAS. Estrutura da prova específica da especialidade. Nº de questões no BCQ

Operadores de Sistemas de Assistência e Socorros OPSAS. Estrutura da prova específica da especialidade. Nº de questões no BCQ Operadores de Sistemas de Assistência e Socorros OPSAS Estrutura da prova específica da especialidade Disciplina Capítulo Nº de questões no BCQ Nº de questões a sair no Teste Organização e Sistemas de

Leia mais

1 - Elementos Caracterizadores do Curso

1 - Elementos Caracterizadores do Curso 1 - Elementos Caracterizadores do Curso 1.1. Denominação: O curso terá a seguinte designação: Formação na área específica de SCIE para elementos dos corpos de bombeiros 90 horas 1.2. Objectivos gerais

Leia mais

Plano de Emergência Serviço Municipal de Proteção Civil

Plano de Emergência Serviço Municipal de Proteção Civil Plano de Emergência Serviço Municipal de Proteção Civil Escola: EBI Pedras Salgadas CM Vila Pouca de Aguiar Novembro de 2012 CM de Vila Pouca de Aguiar AE Pedras Salgadas Plano de Emergência ÍNDICE Objetivos

Leia mais

SEMESTRE VI DOCUMENTAÇÃO DE APOIO REGULAMENTAÇÃO E BOAS PRÁTICAS, SERVIÇO DE INCÊNDIOS E ACESSIBILIDADES

SEMESTRE VI DOCUMENTAÇÃO DE APOIO REGULAMENTAÇÃO E BOAS PRÁTICAS, SERVIÇO DE INCÊNDIOS E ACESSIBILIDADES AS VIAS HORIZONTAIS DE EVACUAÇÃO DEVEM CONDUZIR, DIRECTAMENTE OU ATRAVÉS DE CÂMARAS CORTA-FOGO, A VIAS VERTICAIS DE EVACUAÇÃO OU AO EXTERIOR DO EDIFÍCIO A DISTÂNCIA MÁXIMA A PERCORRER DE QUALQUER PONTO

Leia mais

1 - Elementos Caracterizadores do Curso

1 - Elementos Caracterizadores do Curso 1 - Elementos Caracterizadores do Curso Formação na área específica de SCIE para técnicos com formação de base e/ou experiência em SCIE 1.1. Denominação: O curso terá a seguinte designação: Formação na

Leia mais

Especificidades da Segurança Contra Incêndio em Edifícios Hospitalares e Lares de Idosos

Especificidades da Segurança Contra Incêndio em Edifícios Hospitalares e Lares de Idosos Título 1 Especificidades da Segurança Contra Incêndio em Edifícios Hospitalares e Lares de Idosos 2 Em Locais de Risco Centrais (desinfecção e esterilização) utilizando oxido de acetileno. Centrais e depósitos

Leia mais

Lista de Verificação

Lista de Verificação Anexo IV Lista de Verificação Vias de Circulação Sim Não Obs. As vias normais de circulação e as vias de evacuação e saídas de emergência estão desobstruídas? No caso de existirem diferenças de nível estão

Leia mais

Medidas de Prevenção Contra Incêndio: A Garantia da Proteção dos Edifícios. Susana Bernardo

Medidas de Prevenção Contra Incêndio: A Garantia da Proteção dos Edifícios. Susana Bernardo Medidas de Prevenção Contra Incêndio: A Garantia da Proteção dos Edifícios. Susana Bernardo Enquadramento Projeto Construção/ Instalação Vistoria Exploração Enquadramento Responsabilidades no caso de edifícios

Leia mais

BRAGA PORTO LISBOA REGULAMENTO FUNCIONAMENTO CURSO DE FORMAÇÃO ESPECÍFICA EM SCIE-ELABORAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE PROJETOS E PLANOS SEGURANÇA CONTRA

BRAGA PORTO LISBOA REGULAMENTO FUNCIONAMENTO CURSO DE FORMAÇÃO ESPECÍFICA EM SCIE-ELABORAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE PROJETOS E PLANOS SEGURANÇA CONTRA REGULAMENTO DE FUNCIONAMENTO DO CURSO DE FORMAÇÃO ESPECÍFICA EM SCIE-ELABORAÇÃO E CERTIFICAÇÃO BRAGA PORTO LISBOA DE PROJETOS E PLANOS DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIOS DE EDIFÍCIOS homologado: DE 3ª E 4ª

Leia mais

SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIOS EM EDIFÍCIOS: ENQUADRAMENTO LEGAL SEMINÁRIO SCIE Segurança Contra Incêndios em Edifícios

SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIOS EM EDIFÍCIOS: ENQUADRAMENTO LEGAL SEMINÁRIO SCIE Segurança Contra Incêndios em Edifícios : ENQUADRAMENTO LEGAL SEMINÁRIO SCIE Segurança Contra Incêndios em Edifícios Isménia Silva CATIM Centro de Apoio Tecnológico à Indústria Metalomecânica Unidade AHS Ambiente, Higiene e Segurança Aveiro

Leia mais

1 - Elementos Caracterizadores do Curso

1 - Elementos Caracterizadores do Curso 1 - Elementos Caracterizadores do Curso 1.1. Denominação: O curso terá a seguinte designação: Formação na área específica de SCIE para elaboração de projectos e planos de 3ª e 4ª categoria de riscos Formação

Leia mais

RESULTADO = CONFIABILIDADE

RESULTADO = CONFIABILIDADE RESULTADO = CONFIABILIDADE INCÊNDIO OBJETO FORA DA EDIFICAÇÃO INCÊNDIO EM VEÍCULO INCÊNDIO EM VEGETAÇÃO NATURAL INCÊNDIO EM VEGETAÇÃO CULTIVADA INCÊNDIO EM ÔNIBUS OU CAMINHÃO INCÊNDIO EM OBJETO FORA

Leia mais

Nº COMUNICAÇÃO TÉCNICA Nº 175909 Segurança contra incêndio x resistência ao fogo Antonio Fernando Berto Palestra apresentada no NÚCLEO DE REFERÊNCIA EM TECNOLOGIA DA MADEIRA, 2018, São Paulo. A série Comunicação

Leia mais

Segurança Contra Incêndio em Edifícios Dificuldades Frequentes dos Projectistas na Aplicação do RJSCIE

Segurança Contra Incêndio em Edifícios Dificuldades Frequentes dos Projectistas na Aplicação do RJSCIE Segurança Contra Incêndio em Edifícios Dificuldades Frequentes dos Projectistas na Aplicação do RJSCIE Ordem dos Engenheiros, 21 de Novembro de 2011 Mário Grilo DECRETO LEI nº 220/2008, de 12 de Novembro

Leia mais

Notas Técnicas ANPC vs Requisitos regulamentares

Notas Técnicas ANPC vs Requisitos regulamentares Notas Técnicas ANPC vs Requisitos regulamentares Contextualização Nota Técnica n.º 09 [Sistemas de Proteção Passiva] Selagem de vãos Aberturas para passagem de cablagens e condutas Nota Técnica n.º 10

Leia mais

Pontos críticos da instalação e manutenção da deteção de incêndio

Pontos críticos da instalação e manutenção da deteção de incêndio Título 1 Pontos críticos da instalação e manutenção da deteção de incêndio 2 Pontos chave Nesta apresentação iremos focar os principais factores geradores de problemas nos sistemas SADI que são: Cablagem

Leia mais

Armazéns de mercadoria

Armazéns de mercadoria Introdução Armazéns de mercadoria Um centro de distribuição, também conhecido pela sigla CD, é uma unidade construída por uma empresa, geralmente varejista, para armazenar os produtos produzidos, comprados

Leia mais

Introdução. O que são isopainéis, painéis isotérmicos ou painéis sanduíche:

Introdução. O que são isopainéis, painéis isotérmicos ou painéis sanduíche: Introdução Pensando em oferecer as melhores soluções aos Corretores e Clientes, a Tokio Marine Seguradora desenvolveu o Riscos em foco. Esse informativo tem como objetivo apresentar informações importantes

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 15/2018

SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 15/2018 SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 15/2018 Controle de fumaça Parte 3 Controle de fumaça natural em edificações

Leia mais

Como Melhorar a Segurança Contra Incêndio em Edificações Antigas

Como Melhorar a Segurança Contra Incêndio em Edificações Antigas Como Melhorar a Segurança Contra Incêndio em Edificações Antigas ROSA, Carina Dias da [1], MICHALOSKI, Ariel Orlei [2] ROSA, Carina Dias da; MICHALOSKI, Ariel Orlei. Como Melhorar a Segurança Contra Incêndio

Leia mais

3 Incêndios Urbanos, Acessibilidade e Segurança

3 Incêndios Urbanos, Acessibilidade e Segurança 7 de junho de 2013-6ª fª, 18h00 3 Incêndios Urbanos, Acessibilidade e Segurança Miguel Chichorro Gonçalves (FEUP) Seminários de Segurança e Saúde Ocupacionais INVESTIGAÇÃO EM SEGURANÇA E SAÚDE OCUPACIONAIS

Leia mais

Projeto de prevenção e proteção contra incêndio e pânico: principais parâmetros Parte I

Projeto de prevenção e proteção contra incêndio e pânico: principais parâmetros Parte I Projeto de prevenção e proteção contra incêndio e pânico: principais parâmetros Parte I Prof: Paulo Gustavo von Krüger Mestre e Doutor em Estruturas Metálicas SUMÁRIO 1. Introdução 1.1. Dinâmica do fogo

Leia mais

as 2017 EM ATUALIZAÇÃO

as 2017 EM ATUALIZAÇÃO 2017 EM ATUALIZAÇÃO CURSOS CATÁLOGO DE FORMAÇÃO 2017 CATÁLOGO DE FORMAÇÃO 2017 Portfólio com 37 cursos de formação Mais de 2.900 formandos desde 2008 Mais de metade dos nossos formandos realizam mais do

Leia mais

CADERNO DE REGISTOS DE SEGURANÇA MAP_CRS 01. Caderno de. Registos. Segurança. Escola E. Secundária José Falcão. Localidade Coimbra

CADERNO DE REGISTOS DE SEGURANÇA MAP_CRS 01. Caderno de. Registos. Segurança. Escola E. Secundária José Falcão. Localidade Coimbra Caderno de Registos de Segurança Escola E. Secundária José Falcão Localidade Coimbra A. Ficha Anual de Segurança ANO LECTIVO 20 /20 Efetivos Número de professores: Número de funcionários não docentes:

Leia mais

Segurança contra incêndios

Segurança contra incêndios 2013/2014 Segurança contra incêndios MEIC 201304116 Fabiana Mendes 201305663 Sara Fernandes 201303477 Mariana Melo 201303982 Filipe Cruz Sumário Este trabalho foi desenvolvido no âmbito da disciplina Projeto

Leia mais

GUIA NBR 5410 INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DE BAIXA TENSÃO FASCÍCULO 13:

GUIA NBR 5410 INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DE BAIXA TENSÃO FASCÍCULO 13: GUIA NBR 5410 INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DE BAIXA TENSÃO FASCÍCULO 13: PROTEÇÃO CONTRA EFEITOS TÉRMICOS (INCÊNDIOS E QUEIMADURAS) A NBR 5410 apresenta medidas de proteção contra incêndios e queimaduras que

Leia mais

Sinalização de segurança aplicada aos equipamentos e sistemas de proteção ativa

Sinalização de segurança aplicada aos equipamentos e sistemas de proteção ativa Sinalização de segurança aplicada aos equipamentos e sistemas de proteção ativa Extintores 2,1m 3 Os extintores devem ser convenientemente distribuídos, sinalizados sempre que necessário e instalados em

Leia mais

REGULAMENTO FUNCIONAMENTO. formação de. especialização de planos. e projetos de segurança. contra incêndios das 3ª e. 4ª categorias de risco

REGULAMENTO FUNCIONAMENTO. formação de. especialização de planos. e projetos de segurança. contra incêndios das 3ª e. 4ª categorias de risco REGULAMENTO DE FUNCIONAMENTO da formação de especialização de planos e projetos de segurança contra incêndios das 3ª e 4ª categorias de risco Página 1 de 8 PROGRAMA COMPONENTE TEÓRICO-PRÁTICA 1. PARTE

Leia mais

TH 030- Sistemas Prediais Hidráulico Sanitários

TH 030- Sistemas Prediais Hidráulico Sanitários Universidade Federal do Paraná Engenharia Civil TH 030- Sistemas Prediais Hidráulico Sanitários Aula 29 Sistema Predial de Prevenção e Combate ao Incêndio Profª Heloise G. Knapik 1 Projetos e especificações

Leia mais

CAMPANHA 2012 BALANÇO DO PLANO OPERACIONAL DE PREVENÇÃO

CAMPANHA 2012 BALANÇO DO PLANO OPERACIONAL DE PREVENÇÃO CAMPANHA 2012 BALANÇO DO PLANO OPERACIONAL DE PREVENÇÃO EVOLUÇÃO DA ÁREA ASSOCIADA NO INTERIOR DO POP 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012 ÁREA (ha) 58.911 78.674 78.641 79.802 84.512 91.988 86.625

Leia mais

5ª fª, 30 de Setembro - 18 a 22h. Colóquio de Segurança e Saúde Ocupacionais 3 18h15 a 20h00 (5ª fª, 30 de Setembro) Mobilidade e Acessibilidade

5ª fª, 30 de Setembro - 18 a 22h. Colóquio de Segurança e Saúde Ocupacionais 3 18h15 a 20h00 (5ª fª, 30 de Setembro) Mobilidade e Acessibilidade 5ª fª, 30 de Setembro - 18 a 22h Colóquio de Segurança e Saúde Ocupacionais 3 18h15 a 20h00 (5ª fª, 30 de Setembro) Mobilidade e Acessibilidade Prof. Miguel Chichorro Gonçalves (FEUP) Incêndios urbanos,

Leia mais

Metalúrgica do Eucalípto Nesprido - Viseu Tel /

Metalúrgica do Eucalípto Nesprido - Viseu Tel / www.metlor.com Caldeira a Pellets aqualuxo Informações de segurança Atenção: o interior da máquina pode atingir em funcionamento elevadas temperaturas que provocam queimaduras graves, manter crianças afastadas

Leia mais

PLANO DE PREVENÇÃO Jardim de Infância de Boavista - Aldreu ÍNDICE

PLANO DE PREVENÇÃO Jardim de Infância de Boavista - Aldreu ÍNDICE ÍNDICE I FICHA DE CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA 1) Identificação do estabelecimento de ensino 2) Caracterização do espaço 3) Organização interna 4) Espaços livres 5) Acessos 6) Organismos de apoio 7) Características

Leia mais

SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO EM EDIFÍCIOS A visão do projetista

SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO EM EDIFÍCIOS A visão do projetista Carlos Ferreira de Castro 1 PROJETO DE SEGURANÇA Objetivo do projeto de segurança: Conceber uma solução de segurança integrada que contribua para que a utilização do edifício seja efectuada em condições

Leia mais

Segurança Contra Incêndio

Segurança Contra Incêndio Segurança Contra Incêndio Negrisolo, Walter. (Negrí). Oficial da Reserva do Corpo de Bombeiros SP. Doutor FAUSP. Segurança Contra Incêndio Área da Ciência com desenvolvimento recente Principais eventos

Leia mais

A importância do controlo de fumo em edifícios industriais e armazéns. Paulo Prata Ramos, Arq.

A importância do controlo de fumo em edifícios industriais e armazéns. Paulo Prata Ramos, Arq. A importância do controlo de fumo em edifícios industriais e armazéns Paulo Prata Ramos, Arq. Curso de projeto de SCIE baseado no desempenho 2ª edição 4 a 27 de novembro + avaliação 4 de novembro 18h30

Leia mais

COMISSÃO. (Actos cuja publicação não é uma condição da sua aplicabilidade)

COMISSÃO. (Actos cuja publicação não é uma condição da sua aplicabilidade) L 133/26 II (Actos cuja publicação não é uma condição da sua aplicabilidade) COMISSÃO DECISÃO DA COMISSÃO de 3 de Maio de 2000 que aplica a Directiva 89/106/CEE do Conselho no que respeita à classificação

Leia mais

ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE MADEIRAS

ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE MADEIRAS ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE MADEIRAS COIMBRA, 29 DE OUTUBRO DE 2009 Segurança Contra Incêndio em Edifícios Introdução à nova Regulamentação de SCIE Viabilidade na utilização da madeira Leça Coelho

Leia mais

Arqt. Marcos Vargas Valentin Mestre FAUUSP

Arqt. Marcos Vargas Valentin Mestre FAUUSP Arqt. Marcos Vargas Valentin Mestre FAUUSP Dá para começar a fazer um projeto? Quantas escadas serão necessárias? Mas, existem vários tipos de escadas: a) Escada comum (não enclausurada) b) Escada enclausurada

Leia mais

Instalação predial de combate a incêndio: conceitos

Instalação predial de combate a incêndio: conceitos Instalação predial de combate a incêndio: conceitos Introdução A existência de um incêndio é relacionada ao fogo e, portanto, o controle e a extinção do mesmo requerem a atuação de um profissional habilitado

Leia mais

Objetivos Gerais Conhecer Ameaças Identificar Riscos Pensar/Aprender Segurança Trabalhar Prevenção Saber Procedimentos

Objetivos Gerais Conhecer Ameaças Identificar Riscos Pensar/Aprender Segurança Trabalhar Prevenção Saber Procedimentos Objetivos Gerais Conhecer Ameaças Identificar Riscos Pensar/Aprender Segurança Trabalhar Prevenção Saber Procedimentos Novo Paradigma da Segurança Medidas de Autoproteção FUTURO Atitude pro-activa (dinâmica)

Leia mais

PARTE 1 ACÇÕES TÉRMICAS E MECÂNICAS. DIF SEK Parte 1: Acções térmicas e Mecânicas 0 / 50

PARTE 1 ACÇÕES TÉRMICAS E MECÂNICAS. DIF SEK Parte 1: Acções térmicas e Mecânicas 0 / 50 PARTE 1 ACÇÕES TÉRMICAS E MECÂNICAS 0 / 50 O Projecto RFCS - I+ e o seu antecessor I This project is funded by the European Commission in the frame Este of the projecto Research é financiado Fund for Coal

Leia mais

ESPECIFICAÇÕES DE DESEMPENHO EM EMPREENDIMENTOS DE HIS

ESPECIFICAÇÕES DE DESEMPENHO EM EMPREENDIMENTOS DE HIS ESPECIFICAÇÕES DE DESEMPENHO EM EMPREENDIMENTOS DE HIS 2.1 Diretrizes gerais de projeto para atender aos requisitos de desempenho 2.1.1 Segurança no uso e operação 2.1.2 Segurança contra

Leia mais

RISCO E PROPAGAÇÃO DE INCÊNDIO EM CENTROS URBANOS ANTIGOS

RISCO E PROPAGAÇÃO DE INCÊNDIO EM CENTROS URBANOS ANTIGOS 1º CILASCI Congresso Ibero-Latino-Americano sobre Segurança Contra Incêndios Natal Brasil Março 2011 RISCO E PROPAGAÇÃO DE INCÊNDIO EM CENTROS URBANOS ANTIGOS Cecilia P. Barra Mestre em SCIU UC - Coimbra

Leia mais

TEXTO INTEGRAL. 1.º Objecto

TEXTO INTEGRAL. 1.º Objecto DATA: 15 de Janeiro de 2009 NÚMERO: 10 SÉRIE II EMISSOR: Autoridade Nacional de Protecção Civil DIPLOMA / ACTO: Despacho n.º 2074/2009 SUMÁRIO: Define os critérios técnicos para determinação da densidade

Leia mais

Enquadramento Legal dos Sistemas de Extinção de Incêndios. Ana Ferreira

Enquadramento Legal dos Sistemas de Extinção de Incêndios. Ana Ferreira 1 Enquadramento Legal dos Sistemas de Extinção de Incêndios Ana Ferreira 2 MISSÃO DA APSEI Contribuir para a valorização da atividade de segurança e para a construção de uma sociedade mais segura através

Leia mais

Normas adequadas. Introdução. Instalação de gás: normas

Normas adequadas. Introdução. Instalação de gás: normas Normas adequadas Introdução Instalações prediais de gás e de combate a incêndio são muito importantes nas edificações residenciais, comerciais e industriais, visto que são responsáveis pela alimentação

Leia mais

Regulamento de Participação da VI Festa das Colectividades de Travanca. A Nossa Terra. 07, 08, 09 e 10 de Junho de 2013

Regulamento de Participação da VI Festa das Colectividades de Travanca. A Nossa Terra. 07, 08, 09 e 10 de Junho de 2013 Regulamento de Participação da VI Festa das Colectividades de Travanca A Nossa Terra 07, 08, 09 e 10 de Junho de 2013 Junta de Freguesia de Travanca Praceta do Eleito Local 4520-801 Travanca VFR j.f.travancavfr@gmail.com

Leia mais

O MÉTODO HIERÁRQUICO NA AVALIAÇÃO DO RISCO DE INCÊNDIO EM ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE RESIDUOS SÓLIDOS URBANOS PARTE II APLICAÇÃO DO MÉTODO

O MÉTODO HIERÁRQUICO NA AVALIAÇÃO DO RISCO DE INCÊNDIO EM ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE RESIDUOS SÓLIDOS URBANOS PARTE II APLICAÇÃO DO MÉTODO 1º CILASCI Congresso Ibero-Latino-Americano sobre Segurança Contra Incêndios Natal Brasil Março 2011 O MÉTODO HIERÁRQUICO NA AVALIAÇÃO DO RISCO DE INCÊNDIO EM ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE RESIDUOS SÓLIDOS

Leia mais

Saúde e Segurança do Trabalho. Combate a Incêndio, PPRA e PCMSO

Saúde e Segurança do Trabalho. Combate a Incêndio, PPRA e PCMSO Saúde e Segurança do Trabalho Combate a Incêndio, PPRA e PCMSO Prevenção e Combate a Incêndio Programa de Prevenção Riscos Ambientais Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional 2 Prevenção e Combate

Leia mais

SEQUÊNCIA BÁSICA PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO PARA O CORPO DE BOMBEIROS DE SÃO PAULO. Decreto 56818/11 e ITs

SEQUÊNCIA BÁSICA PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO PARA O CORPO DE BOMBEIROS DE SÃO PAULO. Decreto 56818/11 e ITs SEQUÊNCIA BÁSICA PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO PARA O CORPO DE BOMBEIROS DE SÃO PAULO Decreto 56818/11 e ITs CLASSIFIQUE A ALTURA Decreto, artigo 3º nº I ; I Altura da Edificação: a. para fins de exigências

Leia mais

PROJETO DE SEGURANÇA

PROJETO DE SEGURANÇA PROJETO DE SEGURANÇA FATORES DE SUCESSO 1 Carlos Ferreira de Castro Objetivo do projeto de Objetivo do projeto de : Contribuir para que a do edifício seja efectuada em condições de. O projeto de, elaborado

Leia mais

Colocação em serviço e entrega ao Cliente

Colocação em serviço e entrega ao Cliente Instalação e colocação em serviço de Sistemas de Protecção Contra Incêndios A INSTALAÇÃO E COLOCAÇÃO EM SERVIÇO DE SISTEMAS DE PROTECÇÃO CONTRA INCÊNDIOS, poderá ser resumida em três fases: Cumprimento

Leia mais

Experiência do Município de Albufeira Face ao RJSCIE Enquanto Entidade Gestora de Edifícios e Equipamentos Públicos. Orlanda de Meneses Cunha

Experiência do Município de Albufeira Face ao RJSCIE Enquanto Entidade Gestora de Edifícios e Equipamentos Públicos. Orlanda de Meneses Cunha Experiência do Município de Albufeira Face ao RJSCIE Enquanto Entidade Gestora de Edifícios e Equipamentos Públicos Orlanda de Meneses Cunha 1 DPGU / Divisão de Edifícios e Equipamentos Municipais Faz

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 31/2011

SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 31/2011 Instrução Técnica nº 31/2011 - Segurança contra incêndio para heliponto e heliporto 701 SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO Corpo de Bombeiros

Leia mais

Identificação de Perigos, Avaliação e Controlo de Riscos. Câmara Municipal de Mora

Identificação de Perigos, Avaliação e Controlo de Riscos. Câmara Municipal de Mora Pág.1/6 Identificação de Perigos, Avaliação e Controlo de Riscos Câmara Municipal de Mora 2010 Pág.2/6 Identificação da Entidade Informação da Visita Documento Entidade: Câmara Municipal de Mora Entidade:

Leia mais

NORMA TÉCNICA 04/2014

NORMA TÉCNICA 04/2014 ESTADO DE GOIÁS CORPO DE BOMBEIROS MILITAR NORMA TÉCNICA 04/2014 SÍMBOLOS GRÁFICOS SUMÁRIO 1 Objetivo 2 Aplicação 3 Definições 4 Referências normativas e bibliográficas 5 Procedimentos ANEXOS A Símbolos

Leia mais

A configuração helicoidal, que se pode observar na figura seguinte, é bastante usada em termómetro com este tipo de funcionamento.

A configuração helicoidal, que se pode observar na figura seguinte, é bastante usada em termómetro com este tipo de funcionamento. Os termómetros bimetálicos pertencem ao conjunto de sensores ou elementos primários, instrumentos que estão em contacto com as unidades processuais e que integram um anel de controlo. São constituídos

Leia mais

SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO EM EDIFÍCIOS ESCOLARES

SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO EM EDIFÍCIOS ESCOLARES SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO EM EDIFÍCIOS ESCOLARES ELABORAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DAS MEDIDAS DE AUTOPROTECÇÃO NOS ESTABELECIMENTOS DE ENSINO RJ-SCIE Regime Jurídico de Segurança Contra Incêndio em Edifícios

Leia mais

tenho uma liberdade de acesso e e movimento incomparável.

tenho uma liberdade de acesso e e movimento incomparável. nacelles plataformasélectriques elevatórias elétricas Solutions Soluções d élévation em elevação de de personnes pessoas 12 tenho uma liberdade de acesso e e movimento incomparável. Plataformas elevatórias

Leia mais

DESCRIÇÃO TÉCNICA DOS MATERIAIS EMPREGADOS Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014

DESCRIÇÃO TÉCNICA DOS MATERIAIS EMPREGADOS Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 MATERIAL ABRIGO DE GÁS DESCRIÇÃO TÉCNICA DOS MATERIAIS EMPREGADOS Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 CÓDIGO ABR GLP Descrição de Equivalência Técnica Exigida Toda a instalação que utiliza o gás GLP em botijão

Leia mais

Condições de montagem

Condições de montagem Condições de montagem para SUNNY CENTRAL 250, 250HE Conteúdo Este documento descreve as dimensões e as distâncias mínimas a respeitar, os volumes de entrada e de evacuação de ar necessários para um funcionamento

Leia mais

3. A segurança contra incêndio e o projeto arquitetônico. 21/10/2013 Prof. Dr. Macksuel Soares de Azevedo - UFES 1

3. A segurança contra incêndio e o projeto arquitetônico. 21/10/2013 Prof. Dr. Macksuel Soares de Azevedo - UFES 1 3. A segurança contra incêndio e o projeto arquitetônico 21/10/2013 Prof. Dr. Macksuel Soares de Azevedo - UFES 1 3.1. Medidas de Proteção contra Incêndio Proteção Passiva: Conjunto de medidas de proteção

Leia mais

Trabalho com painéis estruturais de poliestireno expandido

Trabalho com painéis estruturais de poliestireno expandido Trabalho com painéis estruturais de poliestireno expandido Trabalho com painéis estruturais de poliestireno expandido Uma série de regras simples pode reduzir o risco ao trabalhar com painéis tipo sanduíche

Leia mais

Higiene e Segurança do Trabalho

Higiene e Segurança do Trabalho Higiene e Segurança do Trabalho Curso Técnico em Mecânica Professor: Igor Corazza Pereira Definições: Sob o ponto de vista legal da periculosidade a definição valida é a dada pela NR 20, onde o ponto de

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 15/2011

SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 15/2011 Instrução Técnica nº 15/2011 - Controle de fumaça Parte 6 Controle de fumaça, mecânico ou natural... 377 SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO Corpo

Leia mais

ANÁLISE DE CRITÉRIOS PARA A

ANÁLISE DE CRITÉRIOS PARA A ANÁLISE DE CRITÉRIOS PARA A AVALIAÇÃO DA VULNERABILIDADE DE IGREJAS AOS INCÊNDIOS ANDRÉ FILIPE GONÇALVES DA MOTA Dissertação submetida para satisfação parcial dos requisitos do grau de MESTRE EM ENGENHARIA

Leia mais

DEPOSITOS HORIZONTAIS / VERTICAIS

DEPOSITOS HORIZONTAIS / VERTICAIS DEPOSITOS HORIZONTAIS / VERTICAIS 1. INTRODUÇÃO A família de produtos Ecoágua foi criada com o objectivo de responder às carências existentes, ao nível de armazenamento de líquidos diversos. Os depósitos

Leia mais

Comportamento ao fogo de lajes mistas aço-betão Método de cálculo simplificado

Comportamento ao fogo de lajes mistas aço-betão Método de cálculo simplificado ao fogo de lajes mistas aço-betão simplificado Objetivo do método de cálculo 3 Conteúdo da apresentação em situação de incêndio simplificado de lajes de betão reforçadas a 0 C Modelo da laje de pavimento

Leia mais

NOTA TÉCNICA nº 22 Complementar do Regulamento Geral de SCIE Ref.ª VIII.I.02/

NOTA TÉCNICA nº 22 Complementar do Regulamento Geral de SCIE Ref.ª VIII.I.02/ [ NT 22 : NOTA TÉCNICA Complementar do RG-SCIE / Ref.ª VIII.I.02 / 2007-05-31 ] NOTA TÉCNICA nº 22 Complementar do Regulamento Geral de SCIE Ref.ª VIII.I.02/2007-05-31 RESUMO Definir a estrutura das plantas

Leia mais

MODERNIZAÇÃO DAS LEGISLAÇÕES DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO NO RJ

MODERNIZAÇÃO DAS LEGISLAÇÕES DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO NO RJ MODERNIZAÇÃO DAS LEGISLAÇÕES DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO NO RJ CÓDIGO DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO A CIDADE É DINÂMICA DOCUMENTOS PARA REGULARIZAÇÃO LAUDO DE EXIGÊNCIAS CERTIFICADO

Leia mais

NOTA TÉCNICA nº 00 Complementar do Regime Jurídico de SCIE

NOTA TÉCNICA nº 00 Complementar do Regime Jurídico de SCIE NOTA TÉCNICA nº 00 Complementar do Regime Jurídico de SCIE OBJECTIVO Estabelecer um critério de classificação de todas as notas técnicas que permita listá-las. APLICAÇÃO ÍNDICE Para interpretar ou complementar

Leia mais

SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO EM EDIFÍCIOS INDUSTRIAIS

SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO EM EDIFÍCIOS INDUSTRIAIS SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO EM EDIFÍCIOS INDUSTRIAIS PRINCIPAIS DIFICULDADES PROJETOS DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO MEDIDAS DE AUTOPROTECÇÃO Elaboração de projeto de SCIE (em simultâneo com o projeto de arquitetura)

Leia mais

LV Grelhas intumescentes para transferência de ar

LV Grelhas intumescentes para transferência de ar série LV Grelhas intumescentes para transferência de ar www.koolair.com Série LV 1 Grelhas intumescentes para transferência de ar ÍNDICE Descrição 2 Dimensões 4 2 Série LV Grelhas intumescentes para transferência

Leia mais

3as Jornadas de Segurança aos Incêndios Urbanos Universidade de Coimbra- Portugal 28 de Maio de 2013

3as Jornadas de Segurança aos Incêndios Urbanos Universidade de Coimbra- Portugal 28 de Maio de 2013 3as Jornadas de Segurança aos Incêndios Urbanos Universidade de Coimbra- Portugal 28 de Maio de 2013 COMPARAÇÃO DA APLICAÇÃO DE UMA REGULAMENTAÇÃO DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIOS BASEADA NO DESEMPENHO COM

Leia mais

Reação ao fogo: as diferenças de requisitos a nível europeu. Sílvio SALDANHA

Reação ao fogo: as diferenças de requisitos a nível europeu. Sílvio SALDANHA 1 de requisitos a nível europeu 2 Proteção Passiva Contra Incêndios em edifícios Consiste na utilização, de forma sistematizada, de materiais e elementos de construção, sistemas construtivos, técnicas

Leia mais

Proteção e Combate a Incêndios NR-20 e NR-23. Acadêmica: Regiane Ovando

Proteção e Combate a Incêndios NR-20 e NR-23. Acadêmica: Regiane Ovando Proteção e Combate a Incêndios NR-20 e NR-23 Acadêmica: Regiane Ovando Apresentação PROTEÇÃO E COMBATE A INCÊNDIOS NR-20 Líquidos Combustíveis e Inflamáveis NR-23 Proteção Contra Incêndios Introdução NR

Leia mais

Informação a comunicar ao público Sobre estabelecimento abrangido pelo regime de prevenção de acidentes graves que envolvem substâncias perigosas

Informação a comunicar ao público Sobre estabelecimento abrangido pelo regime de prevenção de acidentes graves que envolvem substâncias perigosas Informação a comunicar ao público Sobre estabelecimento abrangido pelo regime de prevenção de acidentes graves que envolvem substâncias perigosas GASALENTEJO LDA Publicado em www.gasalentejo.pt Porquê

Leia mais

PROJETO DE EXECUÇÃO 2. INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS DE ÁGUAS E ESGOTOS Memória Descritiva e Justificativa

PROJETO DE EXECUÇÃO 2. INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS DE ÁGUAS E ESGOTOS Memória Descritiva e Justificativa Tipo de Obra: Reabilitação da Quinta de São Cristóvão para Sede Local da Obra: Largo de São Sebastião, nº 5 a 8 Paço do Lumiar - Lisboa PROJETO DE EXECUÇÃO 2. INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS DE ÁGUAS E ESGOTOS

Leia mais

IV Jornadas de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho 1 de junho de 2016 PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIOS EM SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS

IV Jornadas de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho 1 de junho de 2016 PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIOS EM SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS IV Jornadas de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho 1 de junho de 2016 PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIOS EM SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS Dec. Lei 220/2008 de 12 novembro (224/2015 de 9/10) Regime Jurídico

Leia mais