Horário de Atendimento: Agendar previamente, pelo ou pelo telefone , ramal 135 ou 172.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Horário de Atendimento: Agendar previamente, pelo ou pelo telefone , ramal 135 ou 172."

Transcrição

1 Departamento de Contabilidade e Atuária FEA/USP EAC0516: Planejamento Estratégico e Orçamento Empresarial FEA1, Sala Horários: Quartas, 07h30min 09h10min Docente responsável: Andson Braga de Aguiar Monitor: Ricardo Suave Horário de Atendimento: Agendar previamente, pelo abraga@usp.br, ou pelo telefone , ramal 135 ou 172. Objetivo: Conduzir a identificação e o entendimento dos conceitos e princípios fundamentais de planejamento, em geral, e do orçamento empresarial, em particular, relacionando de maneira que os alunos percebam e valorizem o planejamento e o controle financeiro ou de resultados com as funções de Administração e Contabilidade. Objetivos Educacionais: Ao final do curso, espera-se que os participantes estejam aptos para: Compreender o papel da contabilidade gerencial e, especificamente, do orçamento nas organizações, em termos de planejamento e controle; e Entender e avaliar o processo operacional de elaboração de orçamentos. Ementa: 1. Tema 1: Orçamento e Metas de Desempenho Financeiro; 2. Tema 2: Elaboração de Orçamentos; i. Visão Geral; ii. Orçamento de Vendas; iii. Orçamento de Produção; iv. Orçamento de Matéria-Prima, MOD e CIF; v. Orçamento de Despesas; vi. Orçamento de Caixa; vii. Projeção de DRE e Balanço 3. Tema 3: Controle Orçamentário 4. Tema 4: Gestão e Controle; 5. Tema 5: Controle Gerencial: Controle de Resultados; 6. Tema 6: Gerenciando Organizações; 7. Tema 7: Organizações Descentralizadas; 8. Tema 8: Orçamento: fechamento. Estratégias de Ensino: As estratégias de ensino adotadas neste curso incluem atividades em grupo e individuais. No ambiente organizacional, seja ela de qual natureza for, nem sempre temos a possibilidade de escolhermos com quem iremos desenvolver nossas atividades. Nesse sentido, no primeiro dia de aula, serão constituídos grupos de até 5 (cinco) componentes que serão responsáveis pelo desenvolvimento de atividades em grupo. A definição dos grupos será realizada pelo responsável pela disciplina no primeiro dia de aula.

2 As estratégias de ensino envolvendo atividades em grupo incluem a resolução de casos (Atividades em Grupo), a resolução de Exercícios em Grupo e o Desenvolvimento de Trabalho em Grupo. Além das estratégias de ensino envolvendo atividades em grupo, serão também realizadas atividades individuais, incluindo apresentação dos casos (Atividades em Grupo), participação e provas. Aulas expositivas serão utilizadas apenas o mínimo necessário para apresentação dos principais conceitos e aspectos relacionados a um determinado tema. Avaliação: Atividades em Grupo o Entrega dos relatórios de elaboração dos casos 20% o Apresentação dos casos (individual) 10% Entrega dos relatórios de Exercícios em Grupo 8% Entrega de Trabalho em Grupo 20% Participação 12% Prova intermediária 10% Prova final 20% Total 100% Atividades em Grupo: Serão discutidos 10 (dez) Casos (Atividades em Grupo) ao longo do Curso, conforme Cronograma. A turma será dividida em 10 (dez) grupos. Todos os grupos deverão elaborar um relatório de resolução para cada um dos 10 (dez) casos e entregar na data prevista para apresentação daquele(s) caso(s), conforme Cronograma. Os grupos serão definidos no primeiro dia de aula pelo responsável pela disciplina. Os grupos serão os mesmos para todos os casos. Os relatórios deverão ser entregues em, no máximo, 2 folhas de papel A4, Times New Roman 12, espaçamento 1,5, sem espaço entre parágrafos, com margem 2,5 (esquerda, direita, superior e inferior). Em nenhuma hipótese serão aceitos relatórios manuscritos. Os relatórios de resolução dos casos deverão ser postados no ambiente virtual do Moodle até o final do dia (12 pm) anterior previsto para discussão daquele caso. Não será aceita a entrega de relatórios de casos posterior à data prevista, relatórios impressos ou enviados por . A avaliação dos casos irá considerar os seguintes critérios: i. Atendimento ao formato (10%); ii. Aplicação dos conceitos associados ao tema daquele caso (40%); e iii. Argumentação desenvolvida nas soluções propostas (50%). A entrega dos relatórios de elaboração dos casos corresponde a 20% da nota final.

3 Além da entrega dos relatórios de elaboração dos casos, cada grupo será responsável pela apresentação de 1 (um) caso em sala de aula. A indicação de qual o caso será apresentado por cada grupo será feita no primeiro dia de aula. A sequência de apresentação segue o que consta no Cronograma. A avaliação da apresentação é individual e irá considerar os seguintes critérios: i. Postura de apresentação; ii. Clareza de comunicação; e iii. Argumentação na apresentação da solução proposta. É aceitável que os grupos gravem a sua apresentação e tragam a gravação no dia da apresentação. A apresentação dos casos corresponde a 10% da nota final. Entrega dos Relatórios dos Exercícios em Grupo: Os grupos indicados no primeiro dia de aula irão desenvolver e entregar dois exercícios em grupo, a serem realizados em sala de aula, conforme Cronograma de Atividades. A entrega dos relatórios de exercícios corresponde a 8% da nota final. Entrega de Trabalho em Grupo: O objetivo desse trabalho em grupo é conhecer atividades desempenhadas por pessoas envolvidas com o processo orçamentário, podendo ser o diretor financeiro, controller, gerente de orçamento, gerentes de áreas responsáveis pela elaboração do orçamento e outros, desde que tenham um envolvimento direto com o processo orçamentário. Espera-se que com a conexão da vida real e os tópicos da disciplina, os alunos poderão ter maior exposição ao tema e melhores condições de construir sua perspectiva. Os grupos serão os mesmos definidos no primeiro dia de aula. Cada grupo deverá (i) selecionar uma organização e (ii) selecionar uma pessoa de contato para entrevista sobre o propósito do trabalho. A entrevista poderá ser pessoalmente ou por , embora seja extremamente recomendado que a primeira opção seja privilegiada. O seguinte roteiro é sugerido para a entrevista: i. Introdução: dados descritivos sobre o entrevistado, tais como, gênero, idade, tempo de empresa, formação, função atual na organização, posição na hierarquia e papel no processo orçamentário. ii. Vantagens e Desvantagens percebidas: indicação das 3 (três) principais vantagens e desvantagens percebidas pelo entrevistado em relação ao processo orçamentário. iii. Decisões: indicação das 3 (três) principais decisões que o entrevistado toma a partir das informações decorrentes do processo orçamentário. A partir das respostas dos entrevistados, os grupos irão elaborar um relatório a ser entregue conforme Cronograma. Não será aceita a entrega de relatórios de trabalho posterior à data prevista Os relatórios deverão ser postados no ambiente virtual do Moodle até o final do dia (12 pm) previsto

4 para a entrega do trabalho em, no máximo, 4 folhas de papel A4, Times New Roman 12, espaçamento 1,5, sem espaço entre parágrafos, com margem 2,5 (esquerda, direita, superior e inferior). Em nenhuma hipótese serão aceitos relatórios manuscritos, relatórios impressos ou enviados por . O relatório deverá ser estruturado conforme a seguinte estrutura: i. Introdução: caracterização da empresa e do entrevistado ii. Vantagens e Desvantagens do Orçamento: (a) organizar as vantagens e desvantagens do orçamento indicadas pelo entrevistado entre aquelas que dizem respeito à função de planejamento e aquelas que dizem respeito à função de controle e (b) discutir brevemente por que são vantagens e desvantagens tendo por base as discussões dos temas em sala de aula. iii. Decisões: (a) descrever as principais decisões que o entrevistado toma a partir das informações decorrentes do processo orçamentário e (b) discutir a importância do orçamento para a tomada dessas decisões, tendo por base as discussões dos temas em sala de aula. iv. Desenvolver uma avaliação crítica sobre todos os pontos mencionados pelo entrevistado, tendo por base as discussões dos temas em sala de aula. A avaliação dessa atividade levará em conta os seguintes critérios: i. Atendimento ao formato (10%); ii. Capacidade de identificar as principais vantagens e desvantagens do orçamento para fins de planejamento e de controle (20%); iii. Discussão da importância do orçamento em relação às decisões tomadas pelo entrevistado (30%); e iv. Aplicação coerente dos conceitos discutidos em sala de sala no desenvolvimento da avaliação crítica (40%). O trabalho em grupo corresponde a 20% da nota final. Participação: Trata-se de atividade individual e irá considerar os seguintes fatores: i. Presença em sala de aula (20%); ii. Avaliação dos pares (20%); iii. Auto-avaliação (20%); iv. Profissionalismo (20%); v. Discussão dos exercícios em grupo (20%). A presença em sala de aula será controlada diariamente não pela lista de presenças, mas pelo monitor. A avaliação dos pares ocorrerá no final do curso, por meio do Moodle, em que cada componente de um grupo avaliará a contribuição dos demais componentes de seu grupo, em relação a todas as atividades em grupo.

5 A auto-avaliação se refere à percepção de cada aluno quanto à sua contribuição nas atividades em grupo e demais atividades em sala de aula, além de sua dedicação ao curso. A auto-avaliação será realizada por meio do Moodle ao final do curso. Profissionalismo se refere à atitude do aluno em sala de aula, incluindo: pontualidade na chegada em sala de aula, permanência em sala até o final da aula, não uso de aparelhos eletrônicos em sala de aula (p. ex., celular, ipod, ipad, computador etc.) e respeito aos colegas e ao professor evitando conversas paralelas ou atitudes ofensivas durante as discussões. Sob o aspecto de pontualidade, os alunos que não chegarem no horário previsto para o início da aula, somente entrarão em sala depois de 20 minutos (7:50 min.). Depois desse horário, não será mais permitida a entrada em sala de aula. Também relacionado ao profissionalismo, não é permitido o uso de dispositivos eletrônicos e telefones celulares em sala de aula, assim como, não é permitido o consumo de alimentos em sala de aula. Participação com questões pertinentes e relevantes para a discussão dos exercícios em grupo e não apenas uma reprodução de discussões já realizadas, sem qualquer acréscimo para o aprendizado da turma como um todo. A participação corresponde a 12% da nota final. Prova intermediária: A prova intermediária será realizada conforme Cronograma, sendo uma atividade individual e sem consulta a qualquer tipo de material. A estrutura da prova poderá incluir questões de múltipla escolha, questões discursivas e problemas. O conteúdo será todo aquele discutido até a aula imediatamente anterior à realização da prova. No dia da prova, haverá uma tolerância de, no máximo, 20 minutos depois de iniciada a prova para entrada em sala de aula, a menos que algum aluno termine a prova antes desse prazo. Em qualquer dos casos, não será permitida a entrada em sala de aula para realização da prova depois desses prazos. Em nenhuma circunstância será realizada atividade substitutiva para os alunos que não comparecerem para realização da prova. Essa atividade corresponde a 10% da nota final. Prova final: A prova final será realizada conforme Cronograma, sendo uma atividade individual e sem consulta a qualquer tipo de material. A estrutura da prova poderá incluir questões de múltipla escolha, questões discursivas e problemas. O conteúdo será todo aquele discutido ao longo do semestre. No dia da prova, haverá uma tolerância de, no máximo, 20 minutos depois de iniciada a prova para entrada em sala de aula, a menos que algum aluno termine a prova antes desse prazo. Em qualquer dos casos, não será permitida a entrada em sala de aula para realização da prova depois desses

6 prazos. Em nenhuma circunstância será realizada atividade substitutiva para os alunos que não comparecerem para realização da prova. Essa atividade corresponde a 20% da nota final. Cronograma de Atividades: Aula Data Tópico / Atividade Bibliografia Aula 1 25/02/2015 Apresentação do Programa Formação dos Grupos Tema 1: Orçamento e Metas de Desempenho Financeiro Cáp. 9 Merchant & Van der Stede Aula 2 04/03/2015 Tema 2: Elaboração de Orçamentos Cáp. 9 GNB Aula 3 11/03/2015 Exercício em Grupo 1 Cáp. 9 GNB Aula 4 18/03/2015 Exercício em Grupo 2 Cáp. 8 MZM Aula 5 25/03/2015 Tema 3: Controle Orçamentário Cáp. 17 Collier Cáp 11 GNB 01/04/2015 Semana Santa Aula 6 08/04/2015 Discussão Caso Cáp 11 GNB Aula 7 15/04/2015 Atividade em Grupo 1: Caso Cáp 11 GNB Aula 8 22/04/2015 Prova Intermediária Aula 9 29/04/2015 Tema 4: Gestão e Controle Atividade em Grupo 2: Leo s Four-Plex Theater Cáp. 1 Merchant & Van der Stede. Cáp. 1 MZM Aula 10 06/05/2015 Tema 5: Controle Gerencial: Controle de Resultados Atividade em Grupo 3: Industrial Eletronics Inc. Cáp. 2 Merchant & Van der Stede Aula 11 13/05/2015 Aula 12 20/05/2015 Aula 13 27/05/2015 Tema 6: Gerenciando Organizações Atividade em Grupo 4: AIP 6.20 Using a Balanced Scorecard. Atividade em Grupo 5: AIP 6.23 Balanced Scorecard. Tema 7: Organizações Descentralizadas. Atividade em Grupo 6: AIP 7.15 Identifying Responsibility Centres. Tema 8: Orçamento. Atividade em Grupo 7: AIP 8.7 Responsibility for an Unusual Event. Atividade em Grupo 8: AIP 8.4 Budgeting and Performance Evaluation. Cáp. 6 MZM Cáp. 7 (p ) MZM Cáp. 8 MZM (p ). Cáp. 8 Merchant & Van der Stede. 03/06/2015 Congresso ANPCONT (SEM AULA) Aula 14 10/06/2015 Entrega do Trabalho em Grupo Atividade em Grupo 9: AIP 8.12 Budgets and Cost Centres. Atividade em Grupo 10: AIP 8.13 Master Budget Cáp. 8 MZM (p ).

7 Aula 15 17/06/2014 Prova Final Comentários Gerais: i. O regulamento da Universidade de São Paulo não prevê prova substitutiva. Sendo assim, fica assegurado ao aluno o direito da reavaliação (REAVAL), se obtiver frequência mínima de 70% (setenta por cento) e média final entre 3,0 (três, zero) a 4,9 (quatro, nove). ii. O processo de reavaliação (REAVAL) deverá se dar pela aplicação de prova escrita sobre todo o conteúdo programático da disciplina. Será considerado aprovado, na disciplina em reavaliação, o aluno que obtiver média aritmética entre a nota final obtida no semestre letivo e aquela obtida no processo de reavaliação, superior ou igual a 5,0 (cinco, zero). iii. A prova de reavaliação (REAVAL) está, inicialmente, agendada para o dia 24/06/2015, podendo sofrer alterações; iv. Os alunos deverão registrar suas assinaturas no controle de frequência conforme documento de identidade. Abreviaturas, iniciais, apelidos etc. não devem ser considerados. O professor se reserva o direito de fazer conferências por meio de chamadas orais regularmente. Sob nenhuma justificativa haverá abono de faltas. Bibliografia Básica: i. McWatters, C. S.; Zimmerman, J. L.; Morse, D. C. Management Accounting: Analysis and Interpretation. Prentice Hall. (MZM). ii. Merchant, K. A.; Van der Stede, W. A. Management Control Systems: Performance Measurement, Evaluation and Incentives. Prentice Hall. iii. Collier, P. M. Accounting for Managers: Interpreting Accounting Information for Decision-Making. 3 ed. John Wiley. iv. Garrison, R. H.; Noreen, E. W.; Brewer, P. C. Contabilidade Gerencial. 11 ed. LTC. (GNB). Bibliografia Complementar: i. Ainsworth, P.; Deines, D. Introduction to Accounting: An Integrated Approach. McGraw-Hill Irwin. ii. Barsky, N. P.; Catanach Jr., A. H. Management Accounting: A Business Planning Approach. Houghton Mifflin Company. iii. Frezatti, F. Orçamento Empresarial: Planejamento e Controle Gerencial. São Paulo: Atlas. iv. Hansen, D. R.; Mowen, M. M. Gestão de Custos: Contabilidade e Controle. v. Hopper, T.; Northcott, D.; Scapens, R. Issues in Management Accounting. Prentice Hall. vi. Welsch, G. A. Orçamento Empresarial. São Paulo: Atlas.

OBJETIVOS: Os objetivos deste curso são:

OBJETIVOS: Os objetivos deste curso são: Departamento de Contabilidade de Atuária FEA/USP EAC0453 Contabilidade Governamental 1º semestre/2017 FEA1, sala A09 Horário: Turma 22 Sexta-feira, das 19h30 às 21h10. Turma 21 Sexta-feira, das 21h20 às

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE CONTABILIDADE E ATUÁRIA GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS EAC 0526 GESTÃO DE RISCOS E INVESTIMENTOS

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE CONTABILIDADE E ATUÁRIA GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS EAC 0526 GESTÃO DE RISCOS E INVESTIMENTOS UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE CONTABILIDADE E ATUÁRIA GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS EAC 0526 GESTÃO DE RISCOS E INVESTIMENTOS TURMA 21-6A. FEIRA : DAS 19H30 ÀS 21H10 TURMA 22-6A. FEIRA :

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Departamento de Contabilidade e Atuária

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Departamento de Contabilidade e Atuária UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Departamento de Contabilidade e Atuária EAC0111-Noções de Contabilidade para Administradores Turmas 01 e 02 Prof. Dr. Márcio

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO, ATUÁRIA E CONTABILIDADE DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO, ATUÁRIA E CONTABILIDADE DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS. UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO, ATUÁRIA E CONTABILIDADE DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Plano de Curso Disciplina: ORÇAMENTO EMPRESARIAL Professor responsável: FRANCISCO

Leia mais

English version at the end of this document

English version at the end of this document English version at the end of this document Ano Letivo 2018-19 Unidade Curricular CONTABILIDADE DE GESTÃO Cursos CONTABILIDADE (2.º Ciclo) Unidade Orgânica Faculdade de Economia Código da Unidade Curricular

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DE RIBEIRÃO PRETO PROGRAMA DE DISCIPLINA Código da Disciplina: RAD1604 Versão: Nome da Disciplina: Requisito: Unidade: Departamento:

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI DIREÇÃO DE ENSINO DEN PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI DIREÇÃO DE ENSINO DEN PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI DIREÇÃO DE ENSINO DEN DEPARTAMENTO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS PLANO DE ENSINO DISCIPLINA: ANÁLISE DE CUSTOS

Leia mais

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DISCIPLINA: Controladoria e Orçamento FASE: 5, 6 Semestre TURNO: noturno CARGA HORÁRIA SEMANAL: : 03 hs/aula Semestre: 2007/2 PROFESSOR(A): Roberto dos Santos e-mail: roberto@equisul.com.br

Leia mais

Análise da Performance Empresarial

Análise da Performance Empresarial Pós-Graduação em Controlo de Gestão e Finanças Empresariais Inverno 2010 Janeiro - Fevereiro Análise da Performance Empresarial Programa e Planeamento Última actualização: 21 de Janeiro de 2010 Docente:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO, ATUÁRIA, SECRETARIADO E CONTABILIDADE DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO, ATUÁRIA, SECRETARIADO E CONTABILIDADE DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO, ATUÁRIA, SECRETARIADO E CONTABILIDADE DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO Plano de Curso Disciplina: ORÇAMENTO EMPRESARIAL Professor responsável:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO, ATUÁRIA, SECRETARIADO E CONTABILIDADE DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO, ATUÁRIA, SECRETARIADO E CONTABILIDADE DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO, ATUÁRIA, SECRETARIADO E CONTABILIDADE DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Plano de Curso Disciplina: ORÇAMENTO EMPRESARIAL Professor responsável:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO, ATUÁRIA, SECRETARIADO E CONTABILIDADE DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO, ATUÁRIA, SECRETARIADO E CONTABILIDADE DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO, ATUÁRIA, SECRETARIADO E CONTABILIDADE DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Plano de Curso Disciplina: ORÇAMENTO EMPRESARIAL Professor responsável:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA PLANO DE ENSINO I. IDENTIFICAÇÃO Curso: Administração Semestre: 2018.2 Turma: 02301 Disciplina:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO, ATUÁRIA E CONTABILIDADE DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO, ATUÁRIA E CONTABILIDADE DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS. UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO, ATUÁRIA E CONTABILIDADE DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Plano de Curso Disciplina: ORÇAMENTO EMPRESARIAL Professor responsável: FRANCISCO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO, ATUÁRIA, CONTABILIDADE E SECRETARIADO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO, ATUÁRIA, CONTABILIDADE E SECRETARIADO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO, ATUÁRIA, CONTABILIDADE E SECRETARIADO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Plano de Curso Disciplina: ORÇAMENTO EMPRESARIAL Professor responsável:

Leia mais

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS PROGRAMA DE DISCIPLINA 4º ANO

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS PROGRAMA DE DISCIPLINA 4º ANO PROGRAMA DE DISCIPLINA 4º ANO DISCIPLINA: CONTROLADORIA E SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL - SIG CARGA HORÁRIA: 90 horas/aula TIPO DA DISCIPLINA: Obrigatória ANO DE APLICAÇÃO: 2018 EMENTA Sistema de Empresa.

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI DIREÇÃO DE ENSINO DEN PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI DIREÇÃO DE ENSINO DEN PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI DIREÇÃO DE ENSINO DEN DEPARTAMENTO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS PLANO DE ENSINO DISCIPLINA: ANÁLISE DE CUSTOS

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DE RIBEIRÃO PRETO PROGRAMA DE DISCIPLINA. Ano letivo: 2017 Semestre: 1

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DE RIBEIRÃO PRETO PROGRAMA DE DISCIPLINA. Ano letivo: 2017 Semestre: 1 UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DE RIBEIRÃO PRETO PROGRAMA DE DISCIPLINA Ano letivo: 2017 Semestre: 1 DISCIPLINA: MATEMÁTICA APLICADA À ADMINISTRAÇÃO CÓDIGO:

Leia mais

Explicaçõ. ções sobre ATPS

Explicaçõ. ções sobre ATPS Estratégia e Dinâmica Competitiva Explicaçõ ções sobre ATPS Autor da atividade: Rodrigo Rodrigues Profª da disciplina: Daniela Cartoni Níveis de decisões nas organizações O desafio Este desafio propõe

Leia mais

Disciplina: METODOLOGIA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA Curso: ENGENHARIAS Professor (a): Dra. Renata MediciFrayne Cuba

Disciplina: METODOLOGIA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA Curso: ENGENHARIAS Professor (a): Dra. Renata MediciFrayne Cuba Disciplina: METODOLOGIA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA Curso: ENGENHARIAS Professor (a): Dra. Renata MediciFrayne Cuba e-mail:renatafrayne@hotmail.com Código Crédito s Carga Horária Período Có-requisito Pré-requisito

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA Prof. Renê Coppe Pimentel Prof. Renê Coppe Pimentel Pg. 1 CONTATO: RENÊ COPPE PIMENTEL Email: renecp@usp.br Doutor, Mestre e Bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade de Economia,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA I. IDENTIFICAÇÃO PLANO DE ENSINO Curso: Administração Semestre: 2012.1 Turma: 03301 Disciplina:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO, ATUÁRIA, SECRETARIADO E CONTABILIDADE DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO, ATUÁRIA, SECRETARIADO E CONTABILIDADE DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO, ATUÁRIA, SECRETARIADO E CONTABILIDADE DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO Plano de Curso Disciplina: ORÇAMENTO EMPRESARIAL Professor responsável:

Leia mais

PROGRAMA DA DISCIPLINA

PROGRAMA DA DISCIPLINA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO - UFES CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS - CCJE DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO - DAD ADM09926 COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL (Turma 01) Prof.: Sérgio Robert de

Leia mais

Apresentação do. Disciplina: Teoria da Administração Professor: Ricardo Reghelin Ano Letivo: 2009 Carga Horária: 80h

Apresentação do. Disciplina: Teoria da Administração Professor: Ricardo Reghelin Ano Letivo: 2009 Carga Horária: 80h Apresentação do curso Disciplina: Teoria da Administração Professor: Ricardo Reghelin Ano Letivo: 2009 Carga Horária: 80h Objetivo do curso Ao final do curso o aluno estará apto a: Usar um referencial

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 Curso: Administração Disciplina: Lógica e Teoria das Decisões Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 8 1 - Ementa (sumário, resumo) Raciocínio lógico e resolução

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DE RIBEIRÃO PRETO PROGRAMA DE DISCIPLINA

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DE RIBEIRÃO PRETO PROGRAMA DE DISCIPLINA 1 UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DE RIBEIRÃO PRETO PROGRAMA DE DISCIPLINA Ano letivo: 2017 Semestre: PRIMEIRO-NOTURNO DISCIPLINA: Comportamento Organizacional

Leia mais

Apresentação do. Disciplina: Teoria das organizações Professor: Ricardo Reghelin Ano Letivo: 2009 Carga Horária: 80h

Apresentação do. Disciplina: Teoria das organizações Professor: Ricardo Reghelin Ano Letivo: 2009 Carga Horária: 80h Apresentação do curso Disciplina: Teoria das organizações Professor: Ricardo Reghelin Ano Letivo: 2009 Carga Horária: 80h Objetivo do curso Ao final do curso o aluno estará apto a: Usar um referencial

Leia mais

PROGRAMA. Disciplina: Administração de Sistema de Informação Código: ADM Professora: Profª. Drª. Taciana de Lemos Dias

PROGRAMA. Disciplina: Administração de Sistema de Informação Código: ADM Professora: Profª. Drª. Taciana de Lemos Dias UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas Departamento de Administração Av. Fernando Ferrari, 514 - Campus Universitário - Goiabeiras CEP. 29075.910 -ES Brasil- Tel.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS - PPGCC FICHA DE DISCIPLINA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS - PPGCC FICHA DE DISCIPLINA FICHA DE DISCIPLINA Disciplina Controladoria Código PPGCC Carga Horária 60 Créditos 4 Tipo: Optativa OBJETIVOS Apresentar e discutir os mais recentes conceitos e modelos gerenciais desenvolvidos para o

Leia mais

PROGRAMA DA DISCIPLINA MARKETING II

PROGRAMA DA DISCIPLINA MARKETING II 1. IDENTIFICAÇÃO PROGRAMA DA DISCIPLINA MARKETING II CURSO: ADMINISTRACAO ANO: 2014 DISCIPLINA: MARKETING II CÓDIGO: ADM10598 PERÍODO: 2014/1 CARGA HORÁRIA: 60h PROFESSOR (A): MICHEL VASCONCELOS 2. DISTRIBUIÇÃO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA PLANO DE ENSINO I. IDENTIFICAÇÃO Curso: Secretariado Executivo Semestre: 2018.2 Turma: 05429 Disciplina:

Leia mais

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO Disciplina 5957 - ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO 6 horas semanais total de 300 horas NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO 1 DAS OBRIGAÇÕES Os alunos matriculados

Leia mais

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás.

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD Plano de Ensino 2017/1 Atenção! Este Plano de Ensino é um Rascunho. Sua impressão não está liberada por se tratar de um documento

Leia mais

PLANO DE ENSINO

PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI DEPARTAMENTO: Ciências Contábeis PLANO DE ENSINO DISCIPLINA: Jogos de Empresas SIGLA: JEP PROFESSOR:

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DE RIBEIRÃO PRETO PROGRAMA DE DISCIPLINA Código da Disciplina: RAD1604 Versão: Nome da Disciplina: Requisito: Unidade: Departamento:

Leia mais

Apresentação do. Disciplina: Teoria da Administração Professor: Ricardo Reghelin Ano Letivo: 2009 Carga Horária: 80h

Apresentação do. Disciplina: Teoria da Administração Professor: Ricardo Reghelin Ano Letivo: 2009 Carga Horária: 80h Apresentação do curso Disciplina: Teoria da Administração Professor: Ricardo Reghelin Ano Letivo: 2009 Carga Horária: 80h Objetivo do curso Ao final do curso o aluno estará apto a: Usar um referencial

Leia mais

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás.

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD Plano de Ensino 2017/2 Atenção! Este Plano de Ensino é um Rascunho. Sua impressão não está liberada por se tratar de um documento

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI DIREÇÃO DE ENSINO DEN PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI DIREÇÃO DE ENSINO DEN PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI DIREÇÃO DE ENSINO DEN DEPARTAMENTO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS PLANO DE ENSINO DISCIPLINA: ANÁLISE DE CUSTOS

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO - ANO LETIVO DE 2019/1º SEMESTRE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA E EVOLUÇÃO

EDITAL DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO - ANO LETIVO DE 2019/1º SEMESTRE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA E EVOLUÇÃO EDITAL DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO - ANO LETIVO DE 2019/1º SEMESTRE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA E EVOLUÇÃO A Universidade Federal de São Paulo torna pública a abertura de inscrições

Leia mais

PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA PROFESSOR: Alexei Manso Correa Machado 1. EMENTA O problema científico, a hipótese e a investigação científica. Características, objetivos

Leia mais

CSA º C PLANO DE ENSINO

CSA º C PLANO DE ENSINO PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE GESTÃO E NEGÓCIOS CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS, ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA DISCIPLINA: ESTRUTURA E ANÁLISE DE CUSTO CÓDIGO CRÉDITOS PERÍODO PRÉ-REQUISITO

Leia mais

EDITAL Nº 01/2014. SEMANA DE ARTE, CULTURA, CIÊNCIA, TECNOLOGIA e INOVAÇÃO

EDITAL Nº 01/2014. SEMANA DE ARTE, CULTURA, CIÊNCIA, TECNOLOGIA e INOVAÇÃO EDITAL Nº 01/2014 SEMANA DE ARTE, CULTURA, CIÊNCIA, TECNOLOGIA e INOVAÇÃO O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia Campus Simões Filho torna público o presente edital para o desenvolvimento

Leia mais

A aula está estruturada em 4 sessões, com tempo para início e término e também atividades para entrega ou discussão, individual e em grupo.

A aula está estruturada em 4 sessões, com tempo para início e término e também atividades para entrega ou discussão, individual e em grupo. ORIENTAÇÕES DA DISCIPLINA Disciplina: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Código: EAD-611 Professor: Prof. Dr. João Maurício Gama Boaventura O objetivo da disciplina é proporcionar aos alunos uma visão crítica do

Leia mais

Departamento de Economia, Sociologia e Administração. Prof. Dr. Alex Coltro 1o. Semestre de 2017 EMENTA

Departamento de Economia, Sociologia e Administração. Prof. Dr. Alex Coltro 1o. Semestre de 2017 EMENTA 1 EMENTA Aspectos introdutórios de Finanças, Planejamento Estratégico e da análise de projetos empresariais, técnicas de análise de investimentos. Orçamento Empresarial, programação de recebimentos, programação

Leia mais

Gestão de Custos e Preços 6º. Semestre Carga Horária: 50 h Ementa

Gestão de Custos e Preços 6º. Semestre Carga Horária: 50 h Ementa PLANO DE ENSINO 2015 Gestão de Custos e Preços 6º. Semestre Carga Horária: 50 h Ementa Desenvolvimento de uma avaliação gerencial relacionada a apuração de custos para formação de preço com margem de contribuição.

Leia mais

EAC0570 Avaliação de Empresas FEA-USP 2017

EAC0570 Avaliação de Empresas FEA-USP 2017 EAC0570 Avaliação de Empresas FEA-USP 2017 Informações Gerais: Professor: Henrique Castro Contato: hcastro@usp.br Aulas: 19:30 21:10 (turma 21) / 21:20 23:00 (turma 22), Sala E-3 Office hours: Sala 243,

Leia mais

Ficha de Unidade Curricular (FUC) Plano de Negócios e Avaliação da Performance. Unidade Curricular:

Ficha de Unidade Curricular (FUC) Plano de Negócios e Avaliação da Performance. Unidade Curricular: INSTITUTO POLITÉCNICO DE COIMBRA INSTITUTO SUPERIOR DE CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÂO DE COIMBRA Aprovação do conselho Técnico-Científico / / Ficha de Unidade Curricular (FUC) Unidade Curricular: Plano

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PLANO DE ENSINO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO 1.1 Curso: Bacharelado em Administração Pública 1.2 Ano: 2 1.3 Módulo: 3 1.4 Disciplina: Seminário Temático II 1.5 Carga Horária: 30h 1.6 Caráter: Obrigatória

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) Este documento é parte integrante do: Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas Profª Drª Sílvia Tamie Matsumoto Colegiado de

Leia mais

PLANO DE ENSINO - 1º SEMESTRE/2014. Curso Ciências Contábeis. 4 h/a h/a 72 h/a h/a 4

PLANO DE ENSINO - 1º SEMESTRE/2014. Curso Ciências Contábeis. 4 h/a h/a 72 h/a h/a 4 Disciplina Contabilidade Gerencial Curso Ciências Contábeis Turno/Horário Noturno Professor(a): Salomão Dantas Soares salomaosoares@bol.com.br salomao.soares@cralmeida.com.br Carga Horária Semanal Carga

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico Etec Prof. Massuyuki Kawano Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico em

Leia mais

Plano de Ensino CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE ELETRÔNICA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM SISTEMAS DIGITAIS

Plano de Ensino CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE ELETRÔNICA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM SISTEMAS DIGITAIS CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE ELETRÔNICA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM SISTEMAS DIGITAIS Plano de Ensino Disciplina: ENG-20301 Retificadores Semestre: 2007-2

Leia mais

Plano de Ensino Matemática e Química

Plano de Ensino Matemática e Química Plano de Ensino Matemática e Química Disciplina: Psicologia da Educação II Professora: Tatiana Comiotto comiotto.tatiana@gmail.com Sala 01 DQMC Telefone: 34817657 Apresentações - Professora - Alunos -

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PLANO DE ENSINO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO 1.1 Curso: Bacharelado em Administração Pública. 1.2 Ano: 3 1.3 Módulo: 6 1.4 Disciplina: Orçamento Público 1.5 Carga Horária: 60h 1.6 Caráter: Obrigatória 1.7

Leia mais

PROGRAMA. Carga Horária: 60 horas Período: 2015 Professor(a): MICHEL MAGNO DE VASCONCELOS Semestre: 2015/2

PROGRAMA. Carga Horária: 60 horas Período: 2015 Professor(a): MICHEL MAGNO DE VASCONCELOS Semestre: 2015/2 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas Departamento de Administração Curso de Administração Av. Fernando Ferrari, 514 - Campus Universitário - Goiabeiras CEP.

Leia mais

PROGRAMA. Carga Horária: 60 horas Período: 2016 Professor(a): MICHEL MAGNO DE VASCONCELOS Semestre: 2016/1

PROGRAMA. Carga Horária: 60 horas Período: 2016 Professor(a): MICHEL MAGNO DE VASCONCELOS Semestre: 2016/1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas Departamento de Administração - Curso de Administração Av. Fernando Ferrari, 514 - Campus Universitário - Goiabeiras CEP.

Leia mais

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás.

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD Plano de Ensino 2017/1 Atenção! Este Plano de Ensino é um Rascunho. Sua impressão não está liberada por se tratar de um documento

Leia mais

Plano de Ensino CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE ELETRÔNICA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM SISTEMAS DIGITAIS

Plano de Ensino CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE ELETRÔNICA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM SISTEMAS DIGITAIS CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE ELETRÔNICA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM SISTEMAS DIGITAIS Plano de Ensino Disciplina: ENG-20301 Retificadores Semestre: 2007-1

Leia mais

PLANO DE ENSINO Dados da Unidade Curricular

PLANO DE ENSINO Dados da Unidade Curricular PLANO DE ENSINO Dados da Unidade Curricular Unidade Curricular: Gestão Hospitalar Curso: Gestão Hospitalar Módulo: 6º Semestre: 2017.2 Forma/Nível: ( ) integrado ( ) subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ENSINO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ANEXO I

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ENSINO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ANEXO I Plano de Ensino Universidade Federal do Espírito Santo Campus: Goiabeiras Curso: Ciências Contábeis Noturno Departamento Responsável: Administração Data de Aprovação (Art. nº 91): 01/06/2005 Docente responsável:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 234 aprovado pela portaria Cetec nº 177 de 26/09/2013 Etec Professora Maria Cristina Medeiros Código: 141 Município: Ribeirão Pires Eixo

Leia mais

PLANO DE CURSO. Administração DISCIPLINA CURSO. Orçamento Empresarial PROFESSOR

PLANO DE CURSO. Administração DISCIPLINA CURSO. Orçamento Empresarial PROFESSOR Faculdade Quirinópolis Portaria de Funcionamento: Portaria nº. 4.272, de dezembro de 2004. Autorização do Curso de Administração: Portaria nº. 4311, de 21 de dezembro de 2004. Av. Quirino Candido de Moraes,

Leia mais

Linguagem Computacional

Linguagem Computacional Linguagem Computacional Prof. Adriano Mauro Cansian Prof. Leandro Alves Neves UNESP - São José do Rio Preto Linguagem Computacional Ementa Sumário Conteúdo Programático Metodologia Avaliações Referências

Leia mais

Regulamento das Unidades Curriculares Monografia I e Monografia II do curso de Ciências Econômicas. (aprovado em 24/11/2015) Monografia I

Regulamento das Unidades Curriculares Monografia I e Monografia II do curso de Ciências Econômicas. (aprovado em 24/11/2015) Monografia I Regulamento das Unidades Curriculares Monografia I e Monografia II do curso de Ciências Econômicas (aprovado em 24/11/2015) Monografia I Capítulo I Dos objetivos e da carga horária de Monografia I Art.

Leia mais

Ficha de Unidade Curricular (FUC) de Gestão de Recursos Humanos

Ficha de Unidade Curricular (FUC) de Gestão de Recursos Humanos INSTITUTO POLITÉCNICO DE COIMBRA INSTITUTO SUPERIOR DE CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÂO DE COIMBRA Aprovação do Conselho Pedagógico 8/11/2017 Aprovação do Conselho Técnico-Científico 15/11/2017 Ficha de Unidade

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 Curso: Administração Disciplina: Contabilidade de Custos Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 5 1 - Ementa (sumário, resumo) Custos : Origem, Evolução

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPIRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPIRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO PLANO DE ENSINO PLANO DE ENSINO Universidade Federal do Espirito Santo Campus: Goiabeiras Curso: Administração Departamento Responsável: Departamento de Administração (DADM) Data de aprovação (Art. n o 91): Docente responsável:

Leia mais

Sistemas de Informação

Sistemas de Informação Sistemas de Informação Marcelo Barsotti marcelobarsotti@marcelobarsotti.com Módulo 1 Orientações Iniciais e Tecnologia de Informação na atualidade Marcelo Barsotti marcelobarsotti@marcelobarsotti.com Pós

Leia mais

3. EMENTA Marketing - o nascimento, conceitos e definições. Teoria do

3. EMENTA Marketing - o nascimento, conceitos e definições. Teoria do SETEMBRO TOTAL 08 68 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas Departamento de Administração Curso de Administração Av. Fernando Ferrari, 514 - Campus Universitário

Leia mais

Manual de Orientação

Manual de Orientação Manual de Orientação I Normativo Legal Para a obtenção do Certificado de Conclusão, ao término do curso de pós-graduação lato sensu (especialização e MBA), o aluno deverá cumprir o disposto no artigo 5º

Leia mais

Teoria Exercício Laboratório

Teoria Exercício Laboratório PLANO DE ENSINO Universidade Federal do Espírito Santo Campus: Goiabeiras Curso: Administração - Turno: Vespertino Departamento Responsável: Departamento de Ciências Contábeis (DCC) Data de aprovação (Art.

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: Planejamento e Administração Estratégica Código da Disciplina: EPD031 Curso: Engenharia Mecânica Semestre de oferta da disciplina: 8º e 9º Faculdade responsável: Engenharia

Leia mais

Comportamento Organizacional NOTURNO Profa. Dra. Irene Miura

Comportamento Organizacional NOTURNO Profa. Dra. Irene Miura NOTURNO - 2017 Profa. Dra. Irene Miura RAD 1202 2 créditos (15 aulas) Objetivo: Desenvolver nos alunos sensibilidade para compreender as relações que se estabelecem no interior das organizações entre indivíduos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS PLANO DE ENSINO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO 1.1 Curso: Bacharelado em Administração Pública. 1.2 Ano: 3 1.3 Módulo: 6 1.4 Disciplina: Administração Estratégica 1.5 Carga Horária: 60h 1.6 Caráter: Obrigatória

Leia mais

SSC0611 Arquitetura de Computadores

SSC0611 Arquitetura de Computadores SSC0611 Arquitetura de Computadores 1ª Aula Apresentação e Introdução da disciplina Profa. Sarita Mazzini Bruschi sarita@icmc.usp.br 1 Objetivos Familiarização dos estudantes com arquiteturas paralelas

Leia mais

Prof. Ricardo Bicalho 1

Prof. Ricardo Bicalho 1 Redes de Computadores Arquitetura de Computadores Ementa : Sistemas de numeração. Portas lógicas. Organização básica da arquitetura de computadores. Organização interna de um computador: estruturas de

Leia mais

PLANO DE ENSINO 2017/2º. Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública Turma CSTGP3

PLANO DE ENSINO 2017/2º. Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública Turma CSTGP3 PLANO DE ENSINO 2017/2º NOTURNO Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública Turma CSTGP3 Unidade Curricular: Fundamentos de Macroeconomia Professor Fabiana Bispo Horário das Aulas 6ª f (19h50 min às

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ANEXO I

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ANEXO I Plano de Ensino 2018-02 Universidade Federal do Espírito Santo Campus:Goiabeiras Curso: Administração Matutino Departamento Responsável: Data de Aprovação (Art. nº 91): Docente responsável: Taciana de

Leia mais

a. Organizações e Sociedade: Gestão de pessoas; Gestão estratégica; Processos de inovação; Empreendedorismo; Sustentabilidade.

a. Organizações e Sociedade: Gestão de pessoas; Gestão estratégica; Processos de inovação; Empreendedorismo; Sustentabilidade. 1. Perfil esperado para os trabalhos submetidos O InPACTO- Encontro de Pesquisa em Gestão 2019 apresenta o resultado dos artigos produzidos no ciclo 2017-2019 dos alunos dos cursos de graduação das áreas

Leia mais

GUIA DE FUNCIONAMENTO DA UNIDADE CURRICULAR

GUIA DE FUNCIONAMENTO DA UNIDADE CURRICULAR GUIA DE FUNCIONAMENTO DA UNIDADE CURRICULAR MODELO PED.008.02 Curso Mestrado em Gestão Especialidade em Contabilidade Ano letivo Unidade Curricular Controlo de Gestão ECTS 5 Regime Opção Ano 1º Semestre

Leia mais

PROGRAMA. Carga Horária: 60 horas Período: 2016 Professor(a): MICHEL MAGNO DE VASCONCELOS Semestre: 2016/2

PROGRAMA. Carga Horária: 60 horas Período: 2016 Professor(a): MICHEL MAGNO DE VASCONCELOS Semestre: 2016/2 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas Departamento de Administração Curso de Administração Av. Fernando Ferrari, 514 - Campus Universitário - Goiabeiras CEP.

Leia mais

SOCIEDADE EDUCACIONAL DE SANTA CATARINA INSTITUTO SUPERIOR TUPY PLANO DE ENSINO

SOCIEDADE EDUCACIONAL DE SANTA CATARINA INSTITUTO SUPERIOR TUPY PLANO DE ENSINO OBJETIVO GERAL DA DISCIPLINA / COMPETÊNCIAS EMENTA / BASES TECNOLÓGICAS Informação, Sistemas de Informação, Tecnologia de Informação & Comunicação. Conceito de Engenharia de software. Paradigmas do desenvolvimento

Leia mais

Plano de Ensino Matemática e Química

Plano de Ensino Matemática e Química Plano de Ensino Matemática e Química Disciplina: Psicologia da Educação II Professora: Tatiana Comiotto comiotto.tatiana@gmail.com Sala 01 DQMC Telefone: 34817657 Apresentações - Professora - Alunos -

Leia mais

Gestão Integrada de Custos e Orçamentos Objetivos Gerais: A Gestão Integrada de Custos e Orçamentos permite detetar e eliminar desperdícios e otimiza ações estratégicas para o controle de gastos. Ao adotar

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO COLEGIADO DE CIÊNCIAS SOCIAIS RESOLUÇÃO Nº 02/ 2014 CAPÍTULO I

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO COLEGIADO DE CIÊNCIAS SOCIAIS RESOLUÇÃO Nº 02/ 2014 CAPÍTULO I UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO COLEGIADO DE CIÊNCIAS SOCIAIS RESOLUÇÃO Nº 02/ 2014 Estabelece as Normas para o Trabalho de Conclusão de (TCC) de acordo com as recomendações dispostas no

Leia mais

Centro de Ensino Superior Dom Alberto Faculdade Dom Alberto

Centro de Ensino Superior Dom Alberto Faculdade Dom Alberto Centro de Ensino Superior Dom Alberto Faculdade Dom Alberto REGULAMENTO DE DISCIPLINAS ENSINO A DISTÂNCIA - EAD Santa Cruz do Sul, 2018 REGULAMENTO DAS DISCIPLINAS EAD Disposições Preliminares São consideradas

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 168 aprovado pela portaria Cetec nº 125 de 03/10/2012 Etec PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: AMBIENTE E

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande FURG Instituto de Ciências Humanas e da Informação ICHI. Curso de Psicologia

Universidade Federal do Rio Grande FURG Instituto de Ciências Humanas e da Informação ICHI. Curso de Psicologia Normas para o TCC Psicologia Furg - 1 Universidade Federal do Rio Grande FURG Instituto de Ciências Humanas e da Informação ICHI Curso de Psicologia Trabalho Monográfico de Conclusão de Curso (TCC) 1.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO ADMINISTRAÇÃO ANEXO I.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO ADMINISTRAÇÃO ANEXO I. Plano de Ensino Universidade Federal do Espírito Santo Campus: Goiabeiras Curso: Administração Departamento Responsável: Administração Data de Aprovação (Art. nº 91): Docente responsável: Michel Magno

Leia mais

UNIVERSIDADE DE RIO VERDE FACULDADE DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

UNIVERSIDADE DE RIO VERDE FACULDADE DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO UNIVERSIDADE DE RIO VERDE FACULDADE DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: Custos Industriais Código da Disciplina: EPD018 Curso: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Semestre de oferta da disciplina:

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 Curso: Administração Disciplina: Projeto de Pesquisa Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 6º 1 - Ementa (sumário, resumo) Procedimentos teórico-metodológicos,

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Física. Ênfase. Disciplina A - Elementos da Álgebra Linear

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Física. Ênfase. Disciplina A - Elementos da Álgebra Linear Curso 1605 - Física Ênfase Identificação Disciplina 0004223A - Elementos da Álgebra Linear Docente(s) Alexys Bruno Alfonso Unidade Faculdade de Ciências Departamento Departamento de Matemática Créditos

Leia mais

Apresentação do. Disciplina: Teoria da Administração Professor: Ricardo Reghelin Ano Letivo: 2008 Carga Horária: 80h

Apresentação do. Disciplina: Teoria da Administração Professor: Ricardo Reghelin Ano Letivo: 2008 Carga Horária: 80h Apresentação do curso Disciplina: Teoria da Administração Professor: Ricardo Reghelin Ano Letivo: 2008 Carga Horária: 80h Objetivo do curso Ao final do curso o aluno estará apto a: Usar um referencial

Leia mais

PSE II QUÍMICA E MATEMÁTICA

PSE II QUÍMICA E MATEMÁTICA PSE II QUÍMICA E MATEMÁTICA 2017.01 - Avaliação: Será cumulativa e contínua, conforme os objetivos propostos e a metodologia utilizada. Serão avaliadas a participação em seminários, painéis e debates,

Leia mais

Monitoria: Segunda-feira: Sala E10- das 15:00 às 16:00hs Necessário envio de para os monitores até domingo às 15h

Monitoria: Segunda-feira: Sala E10- das 15:00 às 16:00hs Necessário envio de  para os monitores até domingo às 15h Objetivo Geral Introduzir o(a)s aluno(a)s do curso de Economia nos conhecimentos básicos da contabilidade geral, dando ênfase à interpretação e análise dos relatórios contábeis. A finalidade é tratar o(a)

Leia mais