Universidade Federal do Rio Grande FURG Instituto de Ciências Humanas e da Informação ICHI. Curso de Psicologia

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Universidade Federal do Rio Grande FURG Instituto de Ciências Humanas e da Informação ICHI. Curso de Psicologia"

Transcrição

1 Normas para o TCC Psicologia Furg - 1 Universidade Federal do Rio Grande FURG Instituto de Ciências Humanas e da Informação ICHI Curso de Psicologia Trabalho Monográfico de Conclusão de Curso (TCC) 1. Da Natureza do TCC Os alunos regularmente matriculados no 5º ano do curso de Psicologia deverão redigir o Trabalho Monográfico de Conclusão de Curso de forma individual. Através deste trabalho, terão a oportunidade de integrar conhecimentos adquiridos durante o curso, aprofundando temas de sua escolha. É importante ressaltar que o Trabalho de Conclusão de Curso deve obedecer os princípios de liberdade de expressão e criação, bem como privilegiar o desejo e a curiosidade do aluno. Segundo o dicionário Aurélio, uma monografia é uma Dissertação ou estudo minucioso que se propõe esgotar determinado tema relativamente restrito. Assim, sobre a natureza da monografia, esta pode se tratar de uma pesquisa empírica (fruto de coleta de dados qualitativos ou quantitativos), de uma pesquisa de revisão da literatura científica, de pesquisa utilizando o método de revisão sistemática, de um estudo de caso, de um relato de experiência de intervenção ou de um texto dissertativo em que o aluno se coloque na condição de autor para analisar/desenvolver de maneira cientificamente embasada determinado tema. 2. Objetivo Oferecer ao aluno do Curso de Psicologia a oportunidade de desenvolver, sob a orientação de um docente, um trabalho de aprofundamento teórico e/ou metodológico sobre temas ou conceitos na área da Psicologia, bem como um exercício de escrita. 3. Alunos Habilitados Para realizar a matrícula na disciplina o aluno deve estar cursando o último ano do Curso de Psicologia.

2 Normas para o TCC Psicologia Furg Do Objeto do TCC O aluno deverá abordar um tema relacionado à área da Psicologia, incluído dentro das atividades previstas na legislação profissional do psicólogo, conforme as orientações do projeto político Pedagógico da FURG e do Curso de Psicologia. A adequação do tema de pesquisa proposto será julgada em primeira instância pelo Professor Orientador e, posteriormente, pelo Professor Coordenador do TCC, após a entrega do pré-projeto. Caso, na avaliação do pré-projeto pelo Coordenador do TCC, o tema proposto seja considerado fora da área das ciências psicológicas, ou não atenda aos objetivos da disciplina, o caso deverá ser discutido junto ao Comitê Assessor do Curso de Psicologia. Em se mantendo a inadequação temática, o aluno e seu orientador terão 15 dias para adequar o projeto ou apresentar uma nova proposta. 5. Características do TCC A pesquisa seguirá princípios teóricos e metodológicos de acordo com a proposta de cada orientador nas diferentes modalidades de produção de conhecimento nas diferentes áreas da Psicologia: Social, Educacional, Clínica, Desenvolvimento, Pesquisa Básica, etc. É importante ressaltar que o Trabalho de Conclusão de Curso deve ser uma produção original, oriunda de estudos, pesquisas e experiências do aluno. Para tanto, é permitido apenas o uso de dados empíricos obtidos em trabalhos de estágio ou pesquisas realizadas pelo aluno ou por seu orientador ao longo de todo o curso ou coletados especialmente para o trabalho. 6. Do Projeto do TCC O Projeto do TCC deverá ser apresentado até o final do primeiro semestre da disciplina e deverá ser entregue ao professor orientador que emitirá um parecer sobre sua adequação temática, metodológica e ética. Com a aprovação do orientador, o projeto deverá ser entregue ao Coordenador de TCC, para fins de acompanhamento do processo e registro. O projeto deverá apresentar resumidamente os seguintes tópicos: problemática de pesquisa, objetivos, método e cronograma mensal que permita o acompanhamento e avaliação das principais atividades.

3 Normas para o TCC Psicologia Furg Estrutura da Versão Escrita do TCC O texto deverá ser escrito em língua portuguesa e, de maneira complementar às informações deste documento, deverá seguir as normas técnicas da APA (American Psychological Association em sua versão mais atualizada) OU as normas técnicas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Sugere-se que o trabalho contemple os itens descritos abaixo, podendo ser adaptados de acordo com a natureza do trabalho. Capa: página de abertura contendo Instituição de Ensino, título do trabalho, autor, orientador, ano de produção do trabalho (ver modelo). Epígrafe e Agradecimentos: opcionais Sumário: página contendo os principais seções e itens do trabalho e suas respectivas páginas de localização Lista de Tabelas e Lista de Figuras: quando houver mais de três tabelas ou mais de três figuras no corpo do texto Resumo: abordando os principais aspectos metodológicos, resultados, conceitos e conclusões. Palavras-chave: descritivas do trabalho (mínimo de 3 e máximo de 5). Resumo e palavras-chave em língua estrangeira: versão do resumo e das palavraschave em língua estrangeira, podendo ser em inglês, francês ou espanhol. Introdução: revisão teórica sobre as informações mais relevantes e atualizadas sobre o assunto a ser abordado, que prepare o leitor para prosseguir na leitura, através da apresentação dos objetivos e justificativa da pesquisa. Dentro do possível e, quando pertinente, apresentar hipóteses de trabalho. Problema de pesquisa: apresentação da principal questão direcionadora da temática, do contexto, da relevância e do método a ser utilizado. Método: descrição detalhada do método de trabalho, dos participantes, procedimentos e técnicas que foram utilizadas em todas as fases da pesquisa. Resultados: apresentação descritiva dos resultados obtidos na pesquisa podendo ser acrescentados gráficos, figuras, tabelas, excertos, etc. Discussão: os resultados devem ser analisados e articulados com outros trabalhos que abordaram temas relevantemente associados aos obtidos.

4 Normas para o TCC Psicologia Furg - 4 Conclusão ou considerações finais: a partir dos resultados obtidos e à luz da discussão desenvolvida no item anterior, colocar de forma clara as principais conclusões obtidas pelo trabalho. Anexos: documentos complementares às informações trazidas no corpo do texto. Deve-se incluir apenas os documentos essenciais como modelos do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, Roteiro de entrevista, Instrumentos de avaliação utilizados e outros. Não se recomenda anexar documentos longos com informações que não sejam imprescindíveis ao trabalho, como transcrições completas de entrevistas, planilhas com dados brutos, prontuários completos de pacientes, etc. Em casos omissos ou de dúvida, o aluno deverá consultar os manuais de referência em normalização (ABNT ou APA) disponíveis no seguinte link: normas-de-normatizacao&catid=122%3acapacitacao-manuais&itemid=141&lang=pt 8. Da Apresentação e Avaliação do TCC Para a avaliação final, o TCC deverá ser apresentado de forma escrita e oral. A nota do TCC será o somatório entre a nota atribuída à versão escrita e a nota da apresentação oral. O aluno será considerado aprovado com nota mínima de 5 (cinco). A versão escrita terá valor máximo de 8,0 (oito). A nota da versão escrita será obtida a partir da média aritmética simples de três avaliadores (o orientador, um segundo e um terceiro avaliador). O segundo avaliador deverá ser escolhido entre os professores do curso de Psicologia da Furg. O terceiro avaliador poderá ser escolhido entre os professores do curso de Psicologia da Furg ou de outro curso ou instituição de ensino superior. Poderá ainda ser um profissional não docente, desde que apresente reconhecida competência no tema do TCC. O terceiro avaliador poderá enviar o parecer para leitura no momento da apresentação. A apresentação oral é obrigatória e terá valor único de 2,0 (dois). A nota final do TCC será divulgada integralmente ao final do processo de avaliação (etapas escrita e oral).

5 Normas para o TCC Psicologia Furg Sobre a apresentação escrita O TCC deverá ter um mínimo de 40 (quarenta) páginas, incluindo anexos. O TCC pode ser elaborado em formato de artigo científico. Nestes casos, o corpo do texto 1 deverá ter um mínimo de 20 (vinte) páginas, excluindo anexos. O TCC deverá ser formatado segundo os seguintes critérios: Folha: A4 / Margens: Superior e inferior: 2,5 cm / Esquerda e direita: 3,0 cm Medianiz (espaço para encadernação): 1,0 cm Fonte: Times New Roman 12 / Espaçamento entre-linhas: 1,5 Numeração de página: superior direito O TCC deverá ser inicialmente entregue impresso e encadernado em 2 (duas vias), sendo uma para o orientador e uma para o segundo avaliador. Após a realização de possíveis correções, a versão final do TCC deverá ser entregue impressa e encadernada ao Coordenador do TCC para ser arquivada pelo Curso de Psicologia. Esta versão deverá ser entregue também em formato digital (arquivo compatível com o formato MS Word) para fins de arquivo e possível disponibilização pública em biblioteca digital. 8.2 Sobre a apresentação oral O TCC deverá apresentado oralmente na Jornada de Produção Universitária dos Formandos do Curso de Psicologia da FURG. O período de apresentação do mesmo fica definido para o 4 o bimestre do 5º ano do curso, no período especial de avaliação. O tempo da apresentação oral deverá ser entre 10 e 15 minutos, seguidos de mais 3 minutos para perguntas ou comentários da audiência. Será disponibilizado equipamento de projeção (datashow) e computador com o software compatível com MS PowerPoint. Outras informações e modelos serão fornecidas através de documentos complementares. 1 Corpo do texto: seção do trabalho em que consta o principal conteúdo, excluindo-se capa, epígrafe, agradecimentos, lista de figuras, lista de tabelas, sumário e anexos que não sejam sobre apresentação dos resultados.

GUIA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO CAMPUS SANTO AMARO

GUIA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO CAMPUS SANTO AMARO GUIA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO CAMPUS SANTO AMARO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) Considerando o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Computação

Leia mais

Considerações Gerais. Da Disciplina de Projeto Final de Curso

Considerações Gerais. Da Disciplina de Projeto Final de Curso O Projeto de Final de Curso (PFC) constitui requisito parcial e obrigatório para conclusão dos cursos de Engenharia da Escola Politécnica de Pernambuco, Universidade de Pernambuco. O PFC constitui etapa

Leia mais

DIRETRIZES DA FCS PARA A ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE MUSEOLOGIA

DIRETRIZES DA FCS PARA A ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE MUSEOLOGIA DIRETRIZES DA FCS PARA A ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CAPÍTULO I DO TCC 1. O Trabalho de Conclusão do Curso TCC visa ampliar as condições de formação profissional do aluno por meio da integração

Leia mais

FACULDADE DE HORTOLÂNDIA Ato de Recredenciamento: Port. 673, 25/05/2011, D.O.U, de 26/05/2011, Seção 1, págs. 18/19

FACULDADE DE HORTOLÂNDIA Ato de Recredenciamento: Port. 673, 25/05/2011, D.O.U, de 26/05/2011, Seção 1, págs. 18/19 INSTITUTO EDUCACIONAL DO ESTADO DE SÃO PAULO Faculdade de Hortolândia REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CURSO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Hortolândia 2015 1 TRABALHO DE CONCLUSÃO DO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE TECNOLOGIA CURSO DE GRADUAÇAO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE TECNOLOGIA CURSO DE GRADUAÇAO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE TECNOLOGIA CURSO DE GRADUAÇAO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS PORTARIA CGEMAT N. 02/2011 Regulamenta o Trabalho de Conclusão de Curso - TCC, disciplina do Curso de

Leia mais

Considerando a Resolução nº 26/2007 da Câmara Superior de Ensino da UFCG;

Considerando a Resolução nº 26/2007 da Câmara Superior de Ensino da UFCG; UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AMBIENTAL CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL RESOLUÇÃO CCEA Nº 01/2012 Revoga

Leia mais

Manual para a elaboração do TCC em formato Monografia Curso de Publicidade e Propaganda 2º/2015. Monografia: disposições gerais

Manual para a elaboração do TCC em formato Monografia Curso de Publicidade e Propaganda 2º/2015. Monografia: disposições gerais Manual para a elaboração do TCC em formato Monografia Curso de Publicidade e Propaganda 2º/2015. Monografia: disposições gerais Monografia é uma das modalidades alternativas oferecidas pela UPM como Trabalho

Leia mais

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROIC EDITAL PROIC VOLUNTÁRIO

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROIC EDITAL PROIC VOLUNTÁRIO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROIC EDITAL PROIC VOLUNTÁRIO 2017-2018 A Coordenação de Pesquisa convida professores orientadores com títulos de especialista, mestre ou doutor e estudantes de graduação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução FORMATO DAS DISSERTAÇÕES DO PPGEE As Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução (PPGEE) seguirão o seguinte formato: 1) Formatação

Leia mais

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR PROFISSIONALIZANTE

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR PROFISSIONALIZANTE NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR PROFISSIONALIZANTE 1. O Relatório do Estágio Curricular Profissionalizante deverá obedecer ao tamanho de papel A4 (21,0 x 29,7 cm). 2. Na elaboração

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO COLEGIADO DE CIÊNCIAS SOCIAIS RESOLUÇÃO Nº 02/ 2014 CAPÍTULO I

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO COLEGIADO DE CIÊNCIAS SOCIAIS RESOLUÇÃO Nº 02/ 2014 CAPÍTULO I UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO COLEGIADO DE CIÊNCIAS SOCIAIS RESOLUÇÃO Nº 02/ 2014 Estabelece as Normas para o Trabalho de Conclusão de (TCC) de acordo com as recomendações dispostas no

Leia mais

RESOLUÇÃO CCEA Nº 02/2011

RESOLUÇÃO CCEA Nº 02/2011 UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AMBIENTAL CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL RESOLUÇÃO CCEA Nº 02/2011 Aprova

Leia mais

Normas para elaboração de Dissertação/Tese Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular PUCRS

Normas para elaboração de Dissertação/Tese Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular PUCRS Normas para elaboração de Dissertação/Tese Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular PUCRS Informações gerais para o autor: - O trabalho deve ser encadernado utilizando a capa padrão da

Leia mais

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DA UNESP/CÂMPUS EXPERIMENTAL DE OURINHOS. 1 Diretrizes gerais

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DA UNESP/CÂMPUS EXPERIMENTAL DE OURINHOS. 1 Diretrizes gerais NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DA UNESP/CÂMPUS EXPERIMENTAL DE OURINHOS 1 Diretrizes gerais As normas da disciplina Estágio supervisionado e trabalho de graduação, relacionadas

Leia mais

Manual para a elaboração do TCC em formato Monografia Curso de Publicidade e Propaganda 2º/2016. Monografia: disposições gerais

Manual para a elaboração do TCC em formato Monografia Curso de Publicidade e Propaganda 2º/2016. Monografia: disposições gerais Manual para a elaboração do TCC em formato Monografia Curso de Publicidade e Propaganda 2º/2016. Monografia: disposições gerais Monografia é uma das alternativas oferecidas pela UPM como Trabalho de Conclusão

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ARTES VISUAIS LICENCIATURA CAPÍTULO I DAS CARACTERÍSTICAS E OBJETIVOS

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ARTES VISUAIS LICENCIATURA CAPÍTULO I DAS CARACTERÍSTICAS E OBJETIVOS CURSO DE ARTES VISUAIS LICENCIATURA REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ARTES VISUAIS LICENCIATURA CAPÍTULO I DAS CARACTERÍSTICAS E OBJETIVOS Art. 1º O presente regulamento tem por finalidade

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS COLEGIADO DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS COLEGIADO DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS COLEGIADO DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS REGULAMENTO DA MONOGRAFIA 1 CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1. O presente regulamento

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 1ª Edição

REGULAMENTO INTERNO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 1ª Edição REGULAMENTO INTERNO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 1ª Edição Essas diretrizes têm por objetivo organizar a avaliação, validação e apresentação dos trabalhos de conclusão de curso da

Leia mais

SEMINÁRIOS DE ACOMPANHAMENTO DOS PROJETOS DE MESTRADO E DOUTORADO

SEMINÁRIOS DE ACOMPANHAMENTO DOS PROJETOS DE MESTRADO E DOUTORADO SEMINÁRIOS DE ACOMPANHAMENTO DOS PROJETOS DE MESTRADO E DOUTORADO Os Seminários Semestrais de Acompanhamento dos Projetos de Mestrado e Doutorado tem o intuito de auxiliar no desenvolvimento dos projetos

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 001/2012, DO CONSELHO DA FACULDADE DE ODONTOLOGIA

RESOLUÇÃO Nº 001/2012, DO CONSELHO DA FACULDADE DE ODONTOLOGIA RESOLUÇÃO Nº 001/2012, DO CONSELHO DA Dispõe sobre normas e procedimentos relativos à elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Uberlândia

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS DELIBERAÇÃO N 0 116, DE 12 JUNHO DE 2012 O DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO, tendo em vista a decisão tomada em sua 308ª Reunião Ordinária, realizada em 12 de junho de 2012, e considerando

Leia mais

ORIENTAÇÕES GERAIS SUBMISSÃO DO PROJETO DE PESQUISA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I - (TCC I)

ORIENTAÇÕES GERAIS SUBMISSÃO DO PROJETO DE PESQUISA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I - (TCC I) CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS CURSO DE PEDAGOGIA ORIENTAÇÕES GERAIS SUBMISSÃO DO PROJETO DE PESQUISA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I - (TCC I) 1 - Objetivos e organização

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 193, DE 11 DE DEZEMBRO DE 2014.

RESOLUÇÃO Nº 193, DE 11 DE DEZEMBRO DE 2014. RESOLUÇÃO Nº 193, DE 11 DE DEZEMBRO DE 2014. O CONSELHO DE CÂMPUS DO CÂMPUS DE PARANAÍBA, da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, no uso de suas atribuições legais, resolve: Art. 1º Manifestar-se

Leia mais

PROGRAMA DE MESTRADO EM PSICOLOGIA

PROGRAMA DE MESTRADO EM PSICOLOGIA Resolução nº 02 de 19 de março de 2010. (Modificada pela Resolução nº 03/2014) Determina as regras para a redação e a Defesa da Dissertação e para a obtenção do titulo de Mestre. Do objeto Art. 1º. A Defesa

Leia mais

NORMAS PARA A ELABORAÇÃO DE DISSERTAÇÕES. Colegiado PPGCiAmb

NORMAS PARA A ELABORAÇÃO DE DISSERTAÇÕES. Colegiado PPGCiAmb NORMAS PARA A ELABORAÇÃO DE DISSERTAÇÕES Colegiado PPGCiAmb Passo Fundo, 2018 NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA ELABORAÇÃO DA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS APRESENTAÇÃO As normas para a elaboração

Leia mais

RELATÓRIO DE ESTÁGIO EMPRESA : ALUNO : (centralizado)

RELATÓRIO DE ESTÁGIO EMPRESA : ALUNO : (centralizado) SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DO PONTAL CURSO DE GRADUAÇÃO EM QUÍMICA RELATÓRIO DE ESTÁGIO EMPRESA : ALUNO : (centralizado)

Leia mais

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO O presente regulamento tem por finalidade normalizar as atividades relacionadas ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do curso de Licenciatura em História das

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE INSTITUTO DE LETRAS E ARTES CURSO DE ARTES VISUAIS LICENCIATURA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE INSTITUTO DE LETRAS E ARTES CURSO DE ARTES VISUAIS LICENCIATURA 1 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE INSTITUTO DE LETRAS E ARTES CURSO DE ARTES VISUAIS LICENCIATURA Av. Itália, km 8 S/N 0 Rio Grande, RS CEP 96203-900 Brasil

Leia mais

EDITAL PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

EDITAL PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS EDITAL PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS 1. INFORMAÇÕES GERAIS É necessário que um dos autores esteja com a inscrição efetuada para poder submeter o trabalho à avaliação. Atender o período de submissão dos trabalhos

Leia mais

Normas para Submissão de Trabalhos. Os trabalhos individuais ou em grupos poderão ser inscritos na forma de:

Normas para Submissão de Trabalhos. Os trabalhos individuais ou em grupos poderão ser inscritos na forma de: Normas para Submissão de Trabalhos Os trabalhos individuais ou em grupos poderão ser inscritos na forma de: Comunicação oral: comunicação organizada em torno de uma temática, contendo resultados de pesquisas

Leia mais

I PRÊMIO MELHOR TCC I - DOS OBJETIVOS

I PRÊMIO MELHOR TCC I - DOS OBJETIVOS FACULDADE SANTA MARIA CURSO BACHARELADO EM PSICOLOGIA Reconhecido pela Portaria MEC n. 386 de 22 de setembro de 2011 Br 230 Km 504 - CEP: 58.900-000 Caixa Postal 30 FONE: (083) 3531-1349. CAJAZEIRAS -

Leia mais

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR PROFISSIONALIZANTE

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR PROFISSIONALIZANTE NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR PROFISSIONALIZANTE 1. O Relatório do Estágio Curricular Profissionalizante deverá obedecer ao tamanho de papel A4 (21,0 x 29,7 cm). 2. Na elaboração

Leia mais

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DA MONOGRAFIA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MICROBIOLOGIA APLICADA

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DA MONOGRAFIA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MICROBIOLOGIA APLICADA NORMAS PARA ELABORAÇÃO DA MONOGRAFIA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MICROBIOLOGIA APLICADA 1. As monografias do Curso de Especialização em Microbiologia deverão ser elaboradas em conformidade com o modelo

Leia mais

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Este Regulamento dispõe sobre o Trabalho de Conclusão do Curso de Graduação em Psicologia da FACIMED. Art. 1.

Leia mais

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROIC EDITAL PROIC BOLSA

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROIC EDITAL PROIC BOLSA PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROIC EDITAL PROIC BOLSA 2015-2016 O Centro de Pesquisa convida professores orientadores com títulos (reconhecidos pela CAPES/MEC) de especialista, mestrado e doutorado

Leia mais

Normas Complementares do Trabalho de Conclusão do Curso de. (Grau bacharelado)

Normas Complementares do Trabalho de Conclusão do Curso de. (Grau bacharelado) Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Ciências Integradas do Pontal Graduação em Ciências Biológicas (Grau bacharelado) Normas Complementares do Trabalho de Conclusão do Curso de Graduação em

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E AMBIENTAIS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E AMBIENTAIS REGULAMENTO DOS COMPONENTES CURRICULARES Página 1 de 16 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS I TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS II CAPÍTULO I DA CARACTERIZACÃO Art.

Leia mais

GESTÃO HOSPITALAR. PIM V Projeto Integrado Multidisciplinar

GESTÃO HOSPITALAR. PIM V Projeto Integrado Multidisciplinar GESTÃO HOSPITALAR PIM V Projeto Integrado Multidisciplinar 1 PIM PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR TEMA: Elaborar um estudo acerca da importância da logística operacional em saúde, abordando a gestão

Leia mais

- ANEXO 1 - ESTRUTURA DO PROJETO DE PESQUISA

- ANEXO 1 - ESTRUTURA DO PROJETO DE PESQUISA - ANEXO 1 - ESTRUTURA DO PROJETO DE PESQUISA O Projeto de Pesquisa Monográfica terá os seguintes elementos constitutivos, nesta ordem, em conformidade às normas ABNT (15287/2011): a) Capa b) Contracapa

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAZONAS COORDENAÇÃO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE SEGURANÇA PRIVADA

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAZONAS COORDENAÇÃO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE SEGURANÇA PRIVADA CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAZONAS COORDENAÇÃO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE SEGURANÇA PRIVADA REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC RESOLUÇÃO CEPE CIESA Nº

Leia mais

COORDENAÇÃO DE PESQUISA

COORDENAÇÃO DE PESQUISA FACULDADES INTEGRADAS DO NORTE DE MINAS - FUNORTE INSTITUTO DE CIÊNCIAS DE SAÚDE - ICS FACULDADE DE SAÚDE IBITURUNA FASI COORDENAÇÃO DE PESQUISA PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROIC EDITAL UNIVERSAL

Leia mais

VII SEMANA ACADÊMICA INTEGRADA dos Cursos de Administração, Enfermagem e Psicologia 28 a 30 de outubro de 2015

VII SEMANA ACADÊMICA INTEGRADA dos Cursos de Administração, Enfermagem e Psicologia 28 a 30 de outubro de 2015 VII SEMANA ACADÊMICA INTEGRADA dos Cursos de Administração, Enfermagem e Psicologia 28 a 30 de outubro de 2015 NORMAS PARA ENVIO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS Os trabalhos a serem submetidos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL UFRGS INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS Comissão de Graduação do Curso de Ciências Biológicas COMGRAD/BIO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL UFRGS INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS Comissão de Graduação do Curso de Ciências Biológicas COMGRAD/BIO Altera: Decisão nº 01/2013 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL UFRGS DECISÃO Nº 02/2014 PRÁTICA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO: TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO A COMISSÃO DE GRADUAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS ESCOLA DE ARQUIVOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS ESCOLA DE ARQUIVOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS ESCOLA DE ARQUIVOLOGIA MANUAL DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 2 TCC2 Direção da Escola de Arquivologia Coordenação

Leia mais

NORMAS PARA A ELABORAÇÃO DE DISSERTAÇÕES. Revisado colegiado PPGBioexp

NORMAS PARA A ELABORAÇÃO DE DISSERTAÇÕES. Revisado colegiado PPGBioexp NORMAS PARA A ELABORAÇÃO DE DISSERTAÇÕES Revisado colegiado PPGBioexp Passo Fundo, Março de 2014 NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA ELABORAÇÃO DA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO EM BIOEXPERIMENTAÇÃO 1. APRESENTAÇÃO As

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG REGULAMENTAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG REGULAMENTAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG REGULAMENTAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE AGROECOLOGIA CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS E CARACTERÍSTICAS

Leia mais

NORMAS DO TRABALHO FINAL DE CURSO

NORMAS DO TRABALHO FINAL DE CURSO NORMAS DO TRABALHO FINAL DE CURSO Normas para a realização do Trabalho Final de Curso do componente curricular Estágio Supervisionado V do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do ICENP/UFU 1. Introdução

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE INSTITUTO DE LETRAS E ARTES CURSO DE ARTES VISUAIS BACHARELADO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE INSTITUTO DE LETRAS E ARTES CURSO DE ARTES VISUAIS BACHARELADO 1 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE INSTITUTO DE LETRAS E ARTES CURSO DE ARTES VISUAIS BACHARELADO Av. Itália, km 8 S/N 0 Rio Grande, RS CEP 96203-900 Brasil

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM AGROECOLOGIA DO IF BAIANO - CAMPUS URUÇUCA

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM AGROECOLOGIA DO IF BAIANO - CAMPUS URUÇUCA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO CAMPUS URUÇUCA REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº. 156, DE 18 DE AGOSTO DE 2016.

RESOLUÇÃO Nº. 156, DE 18 DE AGOSTO DE 2016. RESOLUÇÃO Nº. 156, DE 18 DE AGOSTO DE 2016. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS, no uso de suas atribuições legais e considerando o Parecer nº

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS Manual para a elaboração do TCC em formato Monografia Curso de Publicidade e Propaganda 1º/2015. Monografia: disposições gerais Monografia é uma das alternativas oferecidas pela UPM como Trabalho de Conclusão

Leia mais

Tel: / 6683 Fax:

Tel: / 6683 Fax: 1 Curso de Graduação em Oceanografia Universidade Federal da Bahia - Instituto de Geociências Salvador (BA) - Campus Ondina 40170-290 Tel: 3283 8564 / 6683 Fax: 3283-8601 http://www.oceanografia.ufba.br

Leia mais

ESTRUTURA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

ESTRUTURA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ESTRUTURA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO O trabalho científico deverá ser organizado de acordo com a estrutura abaixo, NBR 14724/2006: capa; folha de rosto; verso da folha de rosto (ficha catalográfica)

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 01/2016 COLEGIADO DO CURSO DE FISIOTERAPIA DA UFVJM, DE 20 DE SETEMBRO DE 2016.

RESOLUÇÃO Nº 01/2016 COLEGIADO DO CURSO DE FISIOTERAPIA DA UFVJM, DE 20 DE SETEMBRO DE 2016. RESOLUÇÃO Nº 01/2016 COLEGIADO DO CURSO DE FISIOTERAPIA DA UFVJM, DE 20 DE SETEMBRO DE 2016. Estabelece normas complementares para o Trabalho de Conclusão do Curso de Graduação em Fisioterapia da Universidade

Leia mais

- ANEXO 1 - ESTRUTURA DO PROJETO DE PESQUISA. O Projeto de Pesquisa Monográfica terá os seguintes elementos constitutivos:

- ANEXO 1 - ESTRUTURA DO PROJETO DE PESQUISA. O Projeto de Pesquisa Monográfica terá os seguintes elementos constitutivos: - ANEXO 1 - ESTRUTURA DO PROJETO DE PESQUISA O Projeto de Pesquisa Monográfica terá os seguintes elementos constitutivos: a) Capa; b) Folha de Rosto; c) Justificativa; d) Objetivos (geral e específicos);

Leia mais

REGULAMENTO - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

REGULAMENTO - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO ESCOLA PAULISTA DE POLÍTICA, ECONOMIA E NEGÓCIOS CAMPUS OSASCO REGULAMENTO - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS OSASCO, 2015 I. DAS DISPOSIÇÕES

Leia mais

REGULAMENTO DO XV FÓRUM DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO 23 a 27 de outubro de 2017

REGULAMENTO DO XV FÓRUM DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO 23 a 27 de outubro de 2017 REGULAMENTO DO XV FÓRUM DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO 23 a 27 de outubro de 2017 Dos Trabalhos Científicos Artigo 1º. Para os efeitos do presente Regulamento e no âmbito do XV Fórum de Ensino, Pesquisa

Leia mais

ORDEM DE SERVIÇO Nº 005/2011. Normatiza os Estágios de Laboratório do Curso de Arqueologia

ORDEM DE SERVIÇO Nº 005/2011. Normatiza os Estágios de Laboratório do Curso de Arqueologia ORDEM DE SERVIÇO Nº 005/2011 Normatiza os Estágios de Laboratório do Curso de Arqueologia O Comitê Assessor de Arqueologia e Antropologia, de acordo com a Resolução do Conselho Universitário, que aprovou

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE TECNOLOGIA COORDENAÇÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE TECNOLOGIA COORDENAÇÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE TECNOLOGIA COORDENAÇÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL Portaria CCGEC nº 03/2011 Regulamenta a atividade de Trabalho de Conclusão de Curso, fixada no

Leia mais

MANUAL PARA CONFECÇÃO DE TRABALHO DE GRADUAÇÃO (TG)

MANUAL PARA CONFECÇÃO DE TRABALHO DE GRADUAÇÃO (TG) MANUAL PARA CONFECÇÃO DE TRABALHO DE GRADUAÇÃO (TG) APRESENTAÇÃO O presente manual tem por objetivo orientar os alunos dos Cursos de Graduação de Tecnólogo em Logística, Informática e Aeronáutica quanto

Leia mais

Câmpus Universitário de Bauru REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS UNESP / CÂMPUS BAURU

Câmpus Universitário de Bauru REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS UNESP / CÂMPUS BAURU REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS UNESP / CÂMPUS BAURU Capítulo I Caracterização e Objetivos Art. 1º - O presente regulamento constitui parte

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA ESCOLA DE INFORMÁTICA APLICADA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA ESCOLA DE INFORMÁTICA APLICADA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA ESCOLA DE INFORMÁTICA APLICADA ORDEM DE SERVIÇO nº 01/2004 Rio de Janeiro, 09 de agosto de 2004 Dispõe sobre normas

Leia mais

CHAMADA DE TRABALHOS PARA O VI SIMPÓSIO DE DIREITO INTERNACIONAL

CHAMADA DE TRABALHOS PARA O VI SIMPÓSIO DE DIREITO INTERNACIONAL CHAMADA DE TRABALHOS PARA O VI SIMPÓSIO DE DIREITO INTERNACIONAL A Comissão Organizadora do VI Simpósio de Direito Internacional da Universidade Federal do Ceará (UFC) torna público a Chamada, nos seguintes

Leia mais

REGULAMENTO PARA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE PSICOLOGIA

REGULAMENTO PARA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE PSICOLOGIA Mantida pela Instituição Adventista Nordeste Brasileira de Educação e Assistência Social REGULAMENTO PARA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE PSICOLOGIA SUMÁRIO Capítulo I 3 DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO LICENCIATURA EM MATEMÁTICA IFSP/CJO

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO LICENCIATURA EM MATEMÁTICA IFSP/CJO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO LICENCIATURA EM MATEMÁTICA IFSP/CJO Art. 1 o - Visando possibilitar a melhor adequação dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), obrigatório e que corresponde

Leia mais

DIRETRIZES DA FCS PARA A ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE FINAL DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS

DIRETRIZES DA FCS PARA A ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE FINAL DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DIRETRIZES DA FCS PARA A ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE FINAL DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS CAPÍTULO I DO TFC 1. O Trabalho Final de Curso (TFC) visa ampliar as condições de formação profissional do aluno por

Leia mais

2. Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação. 3. Fica revogada a Resolução nº 53 de 11 de dezembro de

2. Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação. 3. Fica revogada a Resolução nº 53 de 11 de dezembro de RESOLUÇÃO Nº 48, DE 28 DE NOVEMBRO DE 2018. O PRESIDENTE DO COLEGIADO DE CURSO DO CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DO CAMPUS DE PONTA PORÃ da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, no uso

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO TCC 2016/2

INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO TCC 2016/2 INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO TCC 2016/2 1. INTRODUÇÃO Para obter o título de Bacharel em Ciências Biológicas pela Faculdade de Ciências Integradas do Pontal, o aluno deverá desenvolver um Trabalho de

Leia mais

REGULAMENTO DO PROJETO GLOBAL

REGULAMENTO DO PROJETO GLOBAL REGULAMENTO DO PROJETO GLOBAL Lisboa, Setembro de 2016 Considerando que um dos fins ISTEC é fomentar atividades de investigação fundamental e aplicada que visem contribuir de forma inovadora, para o desenvolvimento

Leia mais

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROIC EDITAL PROIC VOLUNTÁRIIO

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROIC EDITAL PROIC VOLUNTÁRIIO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROIC EDITAL PROIC VOLUNTÁRIIO 2019-2020 O Centro de Pesquisa convida professores orientadores com títulos (reconhecidos pela CAPES/MEC) de especialista, mestrado e doutorado

Leia mais

EDITAL APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

EDITAL APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS EDITAL APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS CHAMADA DE TRABALHOS PARA O VII CONGRESSO INTERNACIONAL DIREITO E SUSTENTABILIDADE A Comissão Organizadora do VII Congresso Internacional Direito e Sustentabilidade torna

Leia mais

MESTRADO EM CIÊNCIAS MÉDICAS

MESTRADO EM CIÊNCIAS MÉDICAS FUNDAÇÃO EDSON QUEIROZ UNIVERSIDADE DE FORTALEZA ENSINANDO E APRENDENDO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS MÉDICAS MESTRADO EM CIÊNCIAS MÉDICAS MANUAL FORMATAÇÃO DA DISSERTAÇÃO Fortaleza Ceará 2017

Leia mais

NORMASDO I SIMPÓSIO DE BIOMEDICINA DA FACENE/RN. 01. Trabalho completo deverá ser estruturado na modalidade de artigo científico.

NORMASDO I SIMPÓSIO DE BIOMEDICINA DA FACENE/RN. 01. Trabalho completo deverá ser estruturado na modalidade de artigo científico. NORMASDO I SIMPÓSIO DE BIOMEDICINA DA FACENE/RN ORIENTAÇÕES GERAIS: 01. Trabalho completo deverá ser estruturado na modalidade de artigo científico. 02. O artigo deverá ser redigido de maneira coerente,

Leia mais

MANUAL DO PROJETO INTEGRADO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

MANUAL DO PROJETO INTEGRADO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO MANUAL DO PROJETO INTEGRADO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Bauru 2019 Versão Março 1 Cláudia Mansani Queda de Toledo Diretora Geral Rodrigo Guarnetti Coordenador do Curso de Engenharia de Produção

Leia mais

NORMAS GERAIS DE TRABALHO DE CURSO (TC)

NORMAS GERAIS DE TRABALHO DE CURSO (TC) NORMAS GERAIS DE TRABALHO DE CURSO (TC) 2015 1. DA COORDENAÇÃO DO TRABALHO DE CURSO (TC): 1.1. No âmbito da IES, conforme respectivo Projeto Pedagógico do Curso, adota-se preferencialmente a nomenclatura

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO DA UTFPR

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO DA UTFPR REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO DA UTFPR Resolução nº 120/06 COEPP, de 07 de dezembro de 2006 Curitiba Dezembro de 2006 DOS OBJETIVOS E CARACTERISTICAS 1. Desenvolver a capacidade

Leia mais

Do Trabalho de Conclusão de Curso I (TCC I)

Do Trabalho de Conclusão de Curso I (TCC I) UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO CURSO DE FONOAUDIOLOGIA NORMAS DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO As disciplinas de Trabalho de Conclusão de Curso

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA PROCEDIMENTOS A SEREM ADOTADOS NA DISCIPLINA EDU388 - Trabalho de Conclusão do Curso (TCC)* 1. APRESENTAÇÃO: 1.1 - Conforme definido pelo Projeto Político Pedagógico do Curso

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG INSTITUTO DE OCEANOGRAFIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM OCEANOGRAFIA BIOLÓGICA - PPGOB

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG INSTITUTO DE OCEANOGRAFIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM OCEANOGRAFIA BIOLÓGICA - PPGOB UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG INSTITUTO DE OCEANOGRAFIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM OCEANOGRAFIA BIOLÓGICA - PPGOB GUIA DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS Para a obtenção do título de Mestre ou Doutor(a)

Leia mais

1.7 Parágrafo Utilizar uma (1) tabulação (tab.) para iniciar os parágrafos, ou seja, 1,25 cm. Não deixar espaço em branco entre os parágrafos.

1.7 Parágrafo Utilizar uma (1) tabulação (tab.) para iniciar os parágrafos, ou seja, 1,25 cm. Não deixar espaço em branco entre os parágrafos. INFORMAÇÕES GERAIS PARA ENTREGA DE TCC Versão final Assunto: Elaboração dos volumes do TCC aprovado. 1 Diagramação Capítulo I Formatação Aspectos Gráficos 1.1 Tamanho do papel A4 (210 X 297 mm) 1.2 Gramatura

Leia mais

MODELO OFICIAL DE DISSERTAÇÃO

MODELO OFICIAL DE DISSERTAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO CÂMPUS DE PALMAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE MODELO OFICIAL DE DISSERTAÇÃO Itens essenciais e obrigatórios

Leia mais

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROIC EDITAL PROIC BOLSA

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROIC EDITAL PROIC BOLSA PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROIC EDITAL PROIC BOLSA 2019-2020 O Centro de Pesquisa convida professores orientadores com títulos (reconhecidos pela CAPES/MEC) de especialista, mestrado e doutorado

Leia mais

II Seminário de Iniciação Cientí ca

II Seminário de Iniciação Cientí ca Edital 11/2017 II Seminário de Dias 09, 10 e 11 de novembro de 2017 Portaria MEC. 160 de 03 de Março de 2015 EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: PROMOÇÃO DE UMA CULTURA DE RESPEITO À DIGNIDADE HUMANA A (FMB)

Leia mais

Etec Gustavo Teixeira São Pedro (SP) REGULAMENTO INTERNO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)

Etec Gustavo Teixeira São Pedro (SP) REGULAMENTO INTERNO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) Etec Gustavo Teixeira São Pedro (SP) REGULAMENTO INTERNO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) Capítulo I Conceituação e Objetivos. Art. 1º O Trabalho de Conclusão de Curso - TCC constitui-se numa atividade

Leia mais

Normas para o TCC Bacharelado dos Cursos de Letras- Línguas Estrangeiras (Alemão; Espanhol; Francês; Inglês e Italiano) da UFSC.

Normas para o TCC Bacharelado dos Cursos de Letras- Línguas Estrangeiras (Alemão; Espanhol; Francês; Inglês e Italiano) da UFSC. Universidade Federal de Santa Catarina Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras (alterado em abril de 2017) 5.5 Concepção e normatização do trabalho de conclusão de curso (TCC) no bacharelado O

Leia mais

Manual do Trabalho de Conclusão de Curso

Manual do Trabalho de Conclusão de Curso 1 Universidade Estadual de Ponta Grossa Coordenação do Trabalho de Conclusão de Curso Manual do Trabalho de Conclusão de Curso 1. Introdução Neste manual são apresentadas as regras e diretrizes que norteiam

Leia mais

FACULDADE FAUC/AUM CURSO EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA MANUAL DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)

FACULDADE FAUC/AUM CURSO EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA MANUAL DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) 1 FACULDADE FAUC/AUM CURSO EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA MANUAL DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) 1 DEFINIÇÕES GERAIS 1.1 De acordo com o regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do Projeto

Leia mais

EDITAL DE SUBMISSÃO DE RESUMO DE TRABALHO PARA SELEÇÃO

EDITAL DE SUBMISSÃO DE RESUMO DE TRABALHO PARA SELEÇÃO EDITAL DE SUBMISSÃO DE RESUMO DE TRABALHO PARA SELEÇÃO 17ª Jornada de Análise do Comportamento da Universidade Federal de São Carlos O período para submissão de trabalhos para a 17ª JAC será do dia 26/04

Leia mais

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM ENGENHARIA FLORESTAL (TCC EF)

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM ENGENHARIA FLORESTAL (TCC EF) TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM ENGENHARIA FLORESTAL (TCC EF) I. DEFINIÇÃO Em atendimento às Diretrizes Curriculares do Ministério da Educação, todo aluno do Curso de Engenharia Florestal deverá, obrigatoriamente,

Leia mais

REGULAMENTO DAS DISCIPLINAS PROJETOS DE BIOLOGIA I E II DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CPAQ/UFMS

REGULAMENTO DAS DISCIPLINAS PROJETOS DE BIOLOGIA I E II DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CPAQ/UFMS REGULAMENTO DAS DISCIPLINAS PROJETOS DE BIOLOGIA I E II DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CPAQ/UFMS I - DA NATUREZA E DOS OBJETIVOS Art. 1º O presente Regulamento tem por objetivo definir as normas das disciplinas

Leia mais

PROJETO DE PESQUISA (DIGITE AQUI O TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA)

PROJETO DE PESQUISA (DIGITE AQUI O TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA) (DIGITE AQUI O NOME DO(s) AUTOR(es) DO PROJETO (Letra Tamanho 12) Atenção a margem superior deve ser recuada 3 cm, e a lateral direita 2 cm Atenção a margem esquerda deve ser recuada 3 cm + 0,5 de medianiz.*

Leia mais

Normas para Submissão de Artigos Científicos ao COINS 2017

Normas para Submissão de Artigos Científicos ao COINS 2017 Normas para Submissão de Artigos Científicos ao COINS 2017 Informações gerais e submissão Serão aceitos trabalhos completos resultantes de pesquisa teórica ou teórica-empírica desenvolvidas no âmbito do

Leia mais

Curso: Engenharia Civil Matéria: TCC II Período: X Semestre. Prof.: Msc. Shaiala Aquino Institucional:

Curso: Engenharia Civil Matéria: TCC II Período: X Semestre. Prof.: Msc. Shaiala Aquino  Institucional: Curso: Engenharia Civil Matéria: TCC II Período: X Semestre Prof.: Msc. Shaiala Aquino Email Institucional: sassantos.vic@ftc.edu.br Aula 03: Elaboração Projeto de Engenharia PROJETO DE ENGENHARIA O objetivo

Leia mais

CAPÍTULO 3 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

CAPÍTULO 3 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA CAPÍTULO I NATUREZA E OBJETIVO Art. 1 O Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) de Pedagogia é trabalho de natureza monográfica, técnica e científica

Leia mais

COORDENAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - BACHARELADO. Rua Itibiré Vieira, s/n, BR 463 Km 4,5 Fone: CEP Ponta Porã - MS

COORDENAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - BACHARELADO. Rua Itibiré Vieira, s/n, BR 463 Km 4,5 Fone: CEP Ponta Porã - MS RESOLUÇÃO Nº 37, DE 29 DE OUTUBRO DE 2018. O PRESIDENTE DO COLEGIADO DE CURSO DO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO DO CAMPUS DE PONTA PORÃ da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, no uso de

Leia mais

MESTRADO INTEGRADO EM PSICOLOGIA. Normas para a elaboração e apresentação da Dissertação (Setembro 2010)

MESTRADO INTEGRADO EM PSICOLOGIA. Normas para a elaboração e apresentação da Dissertação (Setembro 2010) MESTRADO INTEGRADO EM PSICOLOGIA Normas para a elaboração e apresentação da Dissertação (Setembro 2010) Segundo o Regulamento do Ciclo de Estudos Integrado conducente ao grau de Mestre em Psicologia da

Leia mais

EDITAL DE CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS PARA A IV MOSTRA DE PESQUISA E EXTENSÃO DA PUC MINAS BETIM

EDITAL DE CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS PARA A IV MOSTRA DE PESQUISA E EXTENSÃO DA PUC MINAS BETIM PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS PUC MINAS BETIM COORDENAÇÕES DE PESQUISA, EXTENSÃO E PÓS- GRADUAÇÃO EDITAL DE CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS PARA A IV MOSTRA DE PESQUISA E EXTENSÃO

Leia mais

PROGRAMA DE MESTRADO EM PSICOLOGIA

PROGRAMA DE MESTRADO EM PSICOLOGIA PROGRAMA DE MESTRADO EM PSICOLOGIA ANEXOS NORMAS TÉCNICAS DE REDAÇÃO DA DISSERTAÇÃO Itens: 1. Capa (conforme modelo) 2. Folha de rosto (conforme modelo) No verso da Folha de rosto: Ficha catalográfica

Leia mais