DIREITO EMPRESARIAL. Profa. Dra. Silvia Bertani. Profa. Dra. Silvia Bertani -

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DIREITO EMPRESARIAL. Profa. Dra. Silvia Bertani. Profa. Dra. Silvia Bertani -"

Transcrição

1 DIREITO EMPRESARIAL Profa. Dra. Silvia Bertani

2 A empresa Empresário (Individual) trabalha no comércio ou com serviços não intelectuais, ou seja, que não dependam de graduação superior para seu desempenho. Sociedade Empresária Limitada sociedade que possua dois ou mais sócios e que trabalha no comércio ou com serviços não intelectuais.

3 Tipos de participação Sócio-administrador efetivamente desempenha funções dentro da empresa e é responsável pela administração da mesma. Recebe 'pró-labore', assina e responde legalmente pela empresa. Sócio-quotista Este tipo de sócio não trabalha na empresa, não retira 'pró-labore', mas participa de lucros e prejuízos do negócio e responde pelos atos da Pessoa Jurídica, em solidariedade com os outros sócios.

4 O nome fantasia nome criado para a empresa e é por este nome que a empresa será conhecida no mercado. serve também para identificar e distinguir seus produtos e serviços de outros já existentes no mercado. Pode ser também uma marca, devidamente registrada e protegida no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial).

5 O nome empresarial Empresário Individual, será adotado o nome civil do titular. Esse nome pode ser por extenso ou abreviado, não podendo abreviar o último sobrenome, nem excluir qualquer dos componentes do nome. Não constituem sobrenome: Filho, Júnior, Neto, Sobrinho etc. Caso o empresário possua um nome bastante comum, poderá utilizar uma partícula que o diferencie, como um apelido ou a definição da atividade. Ex: José Carlos do Nascimento; J. C. do Nascimento; José Carlos do Nascimento Bar.

6 Nome empresarial No caso de Sociedade Empresária Ltda, o nome empresarial é constituído por uma Razão Social ou por uma Denominação Social. A razão social é o nome civil completo ou abreviado de um dos sócios, acrescido de "& companhia", ou "& CIA", para indicar a existência de outros sócios, além da palavra "limitada", por extenso ou abreviada. Pode também ser composta pelo sobrenome de mais de um dos sócios. Ex: Antonio Ribas de Oliveira & Cia. Ltda.; Oliveira & Cia. Ltda.;Oliveira & Irmãos Ltda.

7 Denominação social é composta por uma expressão de fantasia ou termo criado pelos sócios, pelo objetivo social da empresa (atividade) acrescido ao final a palavra "limitada", abreviada ou por extenso. Ex: Beta Mercearia Ltda.; Lancheria Alfa Ltda.; Antonio Oliveira Padaria Ltda.

8 Capital social O capital social é a primeira fonte de recursos da empresa em moeda corrente. É o valor que a empresa utilizou para iniciar suas atividades e enfrentar suas primeiras despesas, como compra de equipamentos, matéria-prima, instalações, divulgação etc.

9 Registro da empresa Cópia autenticada do RG e CPF do titular, no caso de Empresário Individual, ou do(s) sócio(s) administrador(es), em caso de Sociedade. Também são aceitas cópias de documentos de conselhos profissionais e carteiras de habilitação. Autenticada significa que a cópia do documento deve ter o reconhecimento de algum cartório ou tabelionato.

10 Registro da empresa Cópia do comprovante de endereço da empresa. Alvará de Localização - é aquele onde a empresa realmente funcionará, como por exemplo, uma loja. Alvará de Ponto de Referência - é aquele onde a empresa utilizará o endereço residencial de um dos sócios ou do titular da empresa individual, apenas como ponto de referência.

11 CONSULTA PRÉVIA Antes de iniciar a abertura de sua empresa consultar a situação dos sócios, pesquisar o nome da futura empresa, pedir o boletim informativo do imóvel onde o negócio irá funcionar, consultar licenças necessárias; Verificar licenças necessárias: Ambiental, Saúde Municipal ou Estadual, Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária etc. ter o acompanhamento de um profissional de Contabilidade.

12 CONSULTA PRÉVIA Receita Federal Pendências no CPF dos sócios, erros de grafia ou alteração dos nomes. Junta Comercial protocolo na Junta Comercial ou em seus escritórios regionais o seu pedido de verificação do nome da empresa. Consulta antecipada se existe outra empresa, registrada como o mesmo nome empresarial no mesmo Estado da federação.

13 CONSULTAS PRÉVIAS Secretaria Estadual O registro é obrigatório para empresas de comércio, indústria e serviços, fornecimento de energia elétrica e transportes intermunicipal e interestadual. Aqui é possível verificar se existe alguma restrição por meio da Certidão Negativa de Débito. É considerada restrição, a inadimplência, ou seja, o não pagamento de algum tributo, por exemplo, o IPVA.

14 CONSULTAS PRÉVIAS Secretaria Municipal O registro junto a Secretaria Municipal da Fazenda é obrigação de empresas prestadoras de serviços de qualquer natureza. O órgão é responsável pelo recolhimento do ISSQN (Imposto Sob Serviços de Qualquer Natureza), cuja alíquota varia entre 2 e 5% em todo o Estado, mas é a Prefeitura local quem estabelece qual percentual será aplicado na região.

15 CNPJ O CNPJ é um cadastro expedido pela Receita Federal. Sem o CNPJ, a empresa está impedida de abrir conta bancária, realizar compras de fornecedores, emitir nota fiscal, participar de licitações, obter alvará e os demais registros. A Junta Comercial do Estado e a Receita Federal do Brasil possuem um convênio para realizar a inscrição da empresa no CNPJ.

16 Direito Empresarial Nome de Empresa : Nome sob o qual o comerciante ou industrial, pessoa física ou jurídica exerce o seu comércio ou indústria Título de Estabelecimento: Sinal (nominativo) distintivo da loja ou do escritório do comerciante ou industrial Insígnia: Sinal (figurativo) distintivo da loja ou do escritório do comerciante ou industrial

17 Não existe separação clara entre o estabelecimento físico e o empresário. Empresário = Empresa = Estabelecimento Padaria do Seu Manoel

18 O Título de Estabelecimento identifica o estabelecimento. Começa a separação clara entre o estabelecimento (físico) e o empresário. LISBOA A identificação também Insígnia pode ser feito através da insígnia, um elemento figurativo. Título de Estabelecimento

19 Sociedade Limitada Nome dos Sócios Firma Individual Nome de Empresa Firma Firma Social (ou Razão Social) Sociedade Anônima Denominação (ou Denominação Social)

20 Direito Empresarial O ESTABELECIMENTO EMPRESARIAL

21 Nome de Empresa : Conceitos / Distinções Básicas Nome sob o qual o comerciante ou industrial, pessoa física ou jurídica exerce o seu comércio ou indústria Título de Estabelecimento: Sinal (nominativo) distintivo da loja ou do escritório do comerciante ou industrial Insígnia: Sinal (figurativo) distintivo da loja ou do escritório do comerciante ou industrial

22 CONSIDERA-SE ESTABELECIMENTO TODO COMPLEXO DE BENS ORGANIZADO, PARA EXERCÍCIO DA EMPRESA, POR EMPRESÁRIO, OU POR SOCIEDADE EMPRESÁRIA.

23 NATUREZA JURÍDICA o BEM MÓVEL São móveis os bens susceptíveis de movimento próprio, ou de remoção por força alheia, sem alteração da substância ou da destinação econômico-social. o INFUNGÍVEL São fungíveis os móveis que podem substituir-se por outros da mesma espécie, qualidade ou quantidade o IMATERIAL Produto da mente humana, sem substrato físico, que tem proteção jurídica

24 COMPOSIÇÃO BENS CORPÓREOS instalações/móveis/utensílios /estoques BENS INCORPÓREOS ponto comercial/créditos/títulos do estabelecimento/privilégios nome/marcas/patentes

25 ELEMENTOS PONTO COMERCIAL local onde a empresa tem a sua atividade FUNDO DE COMÉRCIO (aviamento) capacidade de produzir lucros

26 ELEMENTOS NOME EMPRESARIAL designa o empresário MARCAS designa o produto, o serviço ou sua origem

27 PROTEÇÃO AO PONTO COMERCIAL CONTRATO ESCRITO PRAZO DE 5 ANOS (ou somatória) MESMO RAMO POR TRÊS ANOS

28 ELEMENTOS DO PONTO COMERCIAL CLIENTELA OU FREGUESIA fator do aviamento não reconhecido diretamente pelo direito brasileiro é o conjunto de pessoas que mantém com o estabelecimento comercial relações contínuas para a aquisição de bens ou serviços.

29 ELEMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA NOME EMPRESARIAL (Código Civil arts a 1168 Lei 8934/94 - art IN n. 99/2005 DNRC) MARCA FIRMA (nome que se assina) PRINCÍPIO DA VERACIDADE DENOMINAÇÃO PRINCÍPIO DA ANTERIORIDADE SINAL DISTINTIVO VISUALMENTE PERCEPTÍVEL"

30 O ESTABELECIMENTO VIRTUAL ESTABELECIMENTO FISICAMENTE INACESSÍVEL DISTINÇÃO estabelecimento físico = acesso dos consumidores estabelecimento virtual inexistência de proteção ao ponto comercial proteção ao nome de domínio (website) = NIC.br CONTRATO ELETRÔNICO = princípio da equivalência

31 Boa semana!!!

7 passos para Abrir Minha Empresa

7 passos para Abrir Minha Empresa 7 passos para Abrir Minha Empresa Fonte: http://www.sebrae-rs.com.br/index.php/7-passos-para-abrir-minha-empresa Informações básicas para abrir minha empresa 1. Definição do Tipo de Empresa 1.1) Empresário

Leia mais

PONTO 5 O ESTABELECIMENTO EMPRESARIAL

PONTO 5 O ESTABELECIMENTO EMPRESARIAL PONTO 5 O ESTABELECIMENTO EMPRESARIAL CONCEITO CONSIDERA-SE ESTABELECIMENTO TODO COMPLEXO DE BENS ORGANIZADO, PARA EXERCÍCIO DA EMPRESA, POR EMPRESÁRIO, OU POR SOCIEDADE EMPRESÁRIA. (art. 1.142 do Código

Leia mais

Estruturação e Captação de Recursos Financeiros. Profa. Dra. Silvia Mara Novaes Sousa Bertani -

Estruturação e Captação de Recursos Financeiros. Profa. Dra. Silvia Mara Novaes Sousa Bertani - Estruturação e Captação de Recursos Financeiros Profa. Dra. Silvia Mara Novaes Sousa Bertani - silviabertani@gmail.com Empresa: modalidades de empresa e estabelecimento comercial reunião de pessoas Sociedade

Leia mais

O EMPRESÁRIO NO DIREITO BRASILEIRO

O EMPRESÁRIO NO DIREITO BRASILEIRO 1 O EMPRESÁRIO NO DIREITO BRASILEIRO 1 CONCEITO DE EMPRESA 3 a) EMPRESA : unidade econômica que combinando capital e trabalho, produz ou comercializa bens ou presta serviços, com a finalidade de lucro

Leia mais

Neste capítulo, serão tratados dos procedimentos que precisam ser efetuados pelo contribuinte, para constituir uma empresa.

Neste capítulo, serão tratados dos procedimentos que precisam ser efetuados pelo contribuinte, para constituir uma empresa. ROTEIRO PARA ABERTURA DE EMPRESA Neste capítulo, serão tratados dos procedimentos que precisam ser efetuados pelo contribuinte, para constituir uma empresa. PROCEDIMENTOS INICIAIS CAPTAÇÃO DE INFORMAÇÕES

Leia mais

ABERTURA DE EMPRESA. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO orientação

ABERTURA DE EMPRESA. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO orientação Conheça a importância do contrato social e do CNPJ e fique por dentro de caminhos e dicas para tornar esse momento empresarial menos complicado. Para uma micro ou uma pequena empresa exercer suas atividades

Leia mais

VIA RÁPIDA EMPRESA - VRE. Luciana Moniz Coordenadora do Escritório Regional da Junta Comercial do Sindilojas-SP

VIA RÁPIDA EMPRESA - VRE. Luciana Moniz Coordenadora do Escritório Regional da Junta Comercial do Sindilojas-SP VIA RÁPIDA EMPRESA - VRE Luciana Moniz Coordenadora do Escritório Regional da Junta Comercial do Sindilojas-SP Processos Abertura de Empresas Alterações Baixas Processos Instantâneos Busca de Nome Ficha

Leia mais

VIA RÁPIDA EMPRESA. Luciana Moniz Coordenadora do Escritório Regional da Junta Comercial do Sindilojas-SP

VIA RÁPIDA EMPRESA. Luciana Moniz Coordenadora do Escritório Regional da Junta Comercial do Sindilojas-SP VIA RÁPIDA EMPRESA Luciana Moniz Coordenadora do Escritório Regional da Junta Comercial do Sindilojas-SP Processos Abertura de Empresas Alterações Baixas Processos Instantâneos Busca de Nome Ficha Cadastral

Leia mais

Curso Direito Empresarial Economia

Curso Direito Empresarial Economia AULA 7 Empresário Individual: principais aspectos, características, responsabilidades do empresário e limites de faturamento: 7.1. Empresa Individual (pessoa física); 7.2. Microempreendedor Individual

Leia mais

Ebook. Abra Sua Empresa. Tudo o que você precisa saber sobre abertura e legalização de empresa.

Ebook. Abra Sua Empresa. Tudo o que você precisa saber sobre abertura e legalização de empresa. Ebook Abra Sua Empresa Tudo o que você precisa saber sobre abertura e legalização de empresa. Índice Introdução Procedimentos, Natureza Jurídica e Consulta Comercial Busca de nome e marca, Solicitação

Leia mais

PASSO A PASSO PARA ABRIR UMA EMPRESA

PASSO A PASSO PARA ABRIR UMA EMPRESA PASSO A PASSO PARA ABRIR UMA EMPRESA Introdução Ser dono do próprio negócio é uma ideia que tem se tornado cada vez mais presente na vida dos brasileiros. Os motivos mais frequentes que levam as pessoas

Leia mais

CERTIFICADO DE REGISTRO CADASTRAL (CRC) LEI FEDERAL Nº DE 21 DE JUNHO DE 1993 E SUAS ALTERAÇÕES

CERTIFICADO DE REGISTRO CADASTRAL (CRC) LEI FEDERAL Nº DE 21 DE JUNHO DE 1993 E SUAS ALTERAÇÕES CERTIFICADO DE REGISTRO CADASTRAL (CRC) LEI FEDERAL Nº. 8.666 DE 21 DE JUNHO DE 1993 E SUAS ALTERAÇÕES 1 INSTRUÇÕES PARA OBTENÇÃO DO CRC A) O fornecedor deverá apresentar os documentos necessários para

Leia mais

ABRA SEU PRÓPRIO NEGÓCIO

ABRA SEU PRÓPRIO NEGÓCIO ABRA SEU PRÓPRIO NEGÓCIO ÍNDICE Introdução...pág 2 1-Planejamento...pág 3 2-Documentação...pág 5 Pesquisa prévia da razão social / Razão social x Fantasia...pág 6 Efetuar a viabilidade/ Elaborar o contrato

Leia mais

O EMPRESÁRIO NO DIREITO BRASILEIRO

O EMPRESÁRIO NO DIREITO BRASILEIRO 1 O EMPRESÁRIO NO DIREITO BRASILEIRO 1 CONCEITO DE EMPRESA 3 a) EMPRESA : unidade econômica que combinando capital e trabalho, produz ou comercializa bens ou presta serviços, com a finalidade de lucro

Leia mais

Roteiro de Solicitação

Roteiro de Solicitação Roteiro de Solicitação Número Roteiro.LP. 6-01 Nome Roteiro: Licença Prévia para comércio varejista de produtos farmacêuticos sem manipulação de fórmulas Objetivo: Requerer a Licença Prévia para comércio

Leia mais

Cópia de RG e CPF dos Sócios Termo de Ciência (Declaração e Requerimento preenchidos,

Cópia de RG e CPF dos Sócios Termo de Ciência (Declaração e Requerimento preenchidos, VISTORIA PREVIA Requerimento Preenchido e Assinado pelo representante legal da empresa Declaração a próprio punho informando o ramo de atividade Guia de IPTU ALVARÁ DE FUNCIONAMENTO (INÍCIO DE ATIVIDADE)

Leia mais

COMO ABRIR UMA EMPRESA

COMO ABRIR UMA EMPRESA COMO ABRIR UMA EMPRESA Introdução Ideia do negócio Tipos de sociedades Regimes tributários Formalização da empresa Custos da abertura de uma empresa A importância da contratação de uma assessoria contábil

Leia mais

Atividades Não Empresariais. Por definição legal algumas atividades não são consideradas empresariais.

Atividades Não Empresariais. Por definição legal algumas atividades não são consideradas empresariais. Atividades Não Empresariais Por definição legal algumas atividades não são consideradas empresariais. Atividades Não Empresariais Profissionais liberais que prestam os serviços de forma direta e profissionais

Leia mais

Sumário. Introdução 3. Ideia do negócio 4

Sumário. Introdução 3. Ideia do negócio 4 Introdução 3 Ideia do negócio 4 Tipos de sociedades 5 Empresário Individual 5 Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI) 5 Sociedade Limitada (LTDA) 6 Sociedade simples 6 Sumário Regimes

Leia mais

PORTARIA N 127, DE 30 DE JULHO DE 1999

PORTARIA N 127, DE 30 DE JULHO DE 1999 AGÊNCIA NACIONAL DO PETRÓLEO PORTARIA N 127, DE 30 DE JULHO DE 1999 Estabelece a regulamentação para a atividade de coleta de óleo lubrificante usado ou contaminado a ser exercida por pessoa jurídica sediada

Leia mais

Índice Remissivo. Sobre o e-book. Direitos Autorais. Prefácio. 1. Qual o perfil certo de empreendedor? 2. Planejamento Empresarial

Índice Remissivo. Sobre o e-book. Direitos Autorais. Prefácio. 1. Qual o perfil certo de empreendedor? 2. Planejamento Empresarial Índice Remissivo Sobre o e-book Direitos Autorais Prefácio 1. Qual o perfil certo de empreendedor? 2. Planejamento Empresarial 3. Pesquisar sobre a empresa 4. Ramo de atividade e tipo de empresa 5. Contrato

Leia mais

Orientações para transferência de cota Contemplada com bem Bem Móvel

Orientações para transferência de cota Contemplada com bem Bem Móvel Orientações para transferência de cota Contemplada com bem Bem Móvel Nesse documento você encontra todas as orientações para efetuar a transferência de sua cota de maneira ágil e fácil. Esse processo passa

Leia mais

POLÍTICA DE MICROCRÉDITO (Vigente a partir de 19/04/2018)

POLÍTICA DE MICROCRÉDITO (Vigente a partir de 19/04/2018) POLÍTICA DE MICROCRÉDITO (Vigente a partir de 19/04/2018) PRODUTOS - CAPITAL DE GIRO EMPREENDEDOR Solução de crédito destinada à aquisição de estoque, mercadorias, matériasprimas e manutenção do fluxo

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE SELVIRIA ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL

PREFEITURA MUNICIPAL DE SELVIRIA ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL LEI Nº 955 de 03 de Julho 2015 Regulamenta as realizações de feiras itinerantes e temporárias de vendas de produtos e mercadorias a varejo e atacado, no Município de Selvíria - MS. O Excelentíssimo Senhor

Leia mais

COMO ABRIR UMA EMPRESA? Manual prático que vai te ajudar em todas as etapas.

COMO ABRIR UMA EMPRESA? Manual prático que vai te ajudar em todas as etapas. COMO ABRIR UMA EMPRESA? Manual prático que vai te ajudar em todas as etapas. PARABÉNS, VOCÊ DECIDIU ABRIR UMA EMPRESA. Para uma micro ou uma pequena empresa exercer suas atividades no Brasil, é preciso,

Leia mais

Firma : Nome usado pelo comerciante ou industrial no exercício de suas atividades; razão social. Empresa : 1. empreendimento ;

Firma : Nome usado pelo comerciante ou industrial no exercício de suas atividades; razão social. Empresa : 1. empreendimento ; x Firma : Nome usado pelo comerciante ou industrial no exercício de suas atividades; razão social Empresa : 1. empreendimento ; 2. organização econômica destinada à produção ou venda de mercadoria ou serviços,

Leia mais

MUNICÍPIO DE CAICÓ / RN CNPJ Nº: / Av. Cel. Martiniano, 993 Centro COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO

MUNICÍPIO DE CAICÓ / RN CNPJ Nº: / Av. Cel. Martiniano, 993 Centro COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO EDITAL DE INSCRIÇÃO E/OU RENOVAÇÃO A na forma do art. 34, 1 da Lei n 8.666/93, torna público que para fornecimento de materiais e prestações de serviços ao Município de Caicó / RN, os interessados deverão

Leia mais

CHECK-LIST TRANSFERÊNCIA DE COTA CONTEMPLADA COM O BEM IMÓVEL

CHECK-LIST TRANSFERÊNCIA DE COTA CONTEMPLADA COM O BEM IMÓVEL CHECK-LIST TRANSFERÊNCIA DE COTA CONTEMPLADA COM O BEM IMÓVEL Cedente: cliente atual que está vendendo a cota. Cessionário: cliente que está adquirindo a cota. A apresentação dos documentos solicitados

Leia mais

FACÇÃO - MALHA. 2.2 Fornecedores

FACÇÃO - MALHA. 2.2 Fornecedores FACÇÃO - MALHA 1 - Introdução A seguir, temos um perfil de negócios para a facção de costura, disponível em dois perfis, um para tecido plano e o outro para malha. Esta é a versão da malha, dinâmica, que

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTOS CERTIFICADO DE REGISTRO CADASTRAL "CRC"

MANUAL DE PROCEDIMENTOS CERTIFICADO DE REGISTRO CADASTRAL CRC MANUAL DE PROCEDIMENTOS CERTIFICADO DE REGISTRO CADASTRAL "CRC" CISSUL - CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DE SAÚDE PARA GERENCIAMENTO DA REDE DE Página 1 de 5 SETOR DE LICITAÇÕES INFORMAÇÕES PARA CADASTRO DE FORNECEDORES

Leia mais

PORTARIA N 126, DE 30 DE JULHO DE 1999

PORTARIA N 126, DE 30 DE JULHO DE 1999 PORTARIA N 126, DE 30 DE JULHO DE 1999 Estabelece a regulamentação para a atividade de produção ou importação de óleo lubrificante acabado a ser exercida por pessoa jurídica sediada no País, organizada

Leia mais

CHECK-LIST TRANSFERÊNCIA DE COTA CONTEMPLADA COM O BEM IMÓVEL

CHECK-LIST TRANSFERÊNCIA DE COTA CONTEMPLADA COM O BEM IMÓVEL CHECK-LIST TRANSFERÊNCIA DE COTA CONTEMPLADA COM O BEM IMÓVEL Cedente: cliente atual que está vendendo a cota. Cessionário: cliente que está adquirindo a cota. A apresentação dos documentos solicitados

Leia mais

Prefeitura Municipal de Correntina publica:

Prefeitura Municipal de Correntina publica: Prefeitura Municipal de Correntina 1 Terça-feira Ano Nº 2641 Prefeitura Municipal de Correntina publica: Edital de Chamamento Público nº001/2018 Processo Administrativo 001/2018-Objeto:Convocação de pessoas

Leia mais

ESOLUÇÃO CFC Nº 1.390, DE 30 DE MARÇO DE 2012 DOU Dispõe sobre o Registro Cadastral das Organizações Contábeis.

ESOLUÇÃO CFC Nº 1.390, DE 30 DE MARÇO DE 2012 DOU Dispõe sobre o Registro Cadastral das Organizações Contábeis. ESOLUÇÃO CFC Nº 1.390, DE 30 DE MARÇO DE 2012 DOU 24.04.2012 Dispõe sobre o Registro Cadastral das Organizações Contábeis. O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA N 03/2014/SFM/UFT, de 25 de ju lho de Cadastro Eletrônico de Empresas Não Estabelecidas em Joinville - CENE

INSTRUÇÃO NORMATIVA N 03/2014/SFM/UFT, de 25 de ju lho de Cadastro Eletrônico de Empresas Não Estabelecidas em Joinville - CENE INSTRUÇÃO NORMATIVA N 03/2014/SFM/UFT, de 25 de ju lho de 2014. Cadastro Eletrônico de Empresas Não Estabelecidas em Joinville - CENE Dispõe sobre a abertura de inscrição no Cadastro Mobiliário Municipal,

Leia mais

COMO ABRIR SUA EMPRESA

COMO ABRIR SUA EMPRESA COMO ABRIR SUA EMPRESA Av. Dr. Arthur Ebling, 973 - Vila Nova - São Leopoldo - RS www.calcolarecontabilidade.com.br 1 2 Introdução Então você resolveu abrir uma empresa, ótimo! Mas e agora, por onde começar?

Leia mais

Coligadas, Controladas e Método da Equivalência Patrimonial (MEP)

Coligadas, Controladas e Método da Equivalência Patrimonial (MEP) UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍCAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS CONTABILIDADE AVANÇADA Coligadas, Controladas e Método da Equivalência Patrimonial (MEP)

Leia mais

PROCEDIMENTO CADASTRAL

PROCEDIMENTO CADASTRAL PROCEDIMENTO CADASTRAL SERVIÇOS DE LIMPEZA CONTROLE DE PRAGAS COLETA, TRANSPORTE E DESTINAÇÃO DE RESÍDUOS COLETA, TRANSPORTE E DESTINAÇÃO DE PILHAS E BATERIAS COLETA, TRANSPORTE DESCONTAMINAÇÃO E DESTINAÇÃO

Leia mais

DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA VALIDAÇÃO DO FIES

DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA VALIDAÇÃO DO FIES DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA VALIDAÇÃO DO FIES Os estudantes selecionados pelo FIES Seleção deverão comparecer a CPSA(Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento) do UniFOA para validação das informações,

Leia mais

IMÓVEIS). deverá. pelas

IMÓVEIS). deverá. pelas RELAÇÃO DE EXIGÊNCIAS PARA O CADASTRO PESSOA JURÍDICA LOCATÁRIO, FIADORES E CÔNJUGES 02 FIADORES, SENDO UM COM IMÓVEL EM BRASÍLIA; RENDA FAMILIAR 03 (TRÊS) VEZESS O VALOR DO ALUGUEL (LOCATÁRIO E FIADORES).

Leia mais

Boa noite! Flavio Dondoni Junior.

Boa noite! Flavio Dondoni Junior. Boa noite! Boa noite! Flavio Dondoni Junior. Qual o melhor modelo tributário para minha empresa? Simples Nacional? Limitada (LTDA)? Microempresa? EIRELI? Lucro Real? Individual? Lucro Presumido? Empresa

Leia mais

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA PROCESSO SELETIVO DE AUXÍLIOS DA PERMANÊNCIA ESTUDANTIL

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA PROCESSO SELETIVO DE AUXÍLIOS DA PERMANÊNCIA ESTUDANTIL Reitoria Coordenadoria de Permanência Estudantil DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA PROCESSO SELETIVO DE AUXÍLIOS DA PERMANÊNCIA ESTUDANTIL - 2017 Não serão aceitos documentos originais, somente CÓPIAS! 1. Uma

Leia mais

Documentação do Candidato

Documentação do Candidato Documentação do Candidato Documentos de identificação do candidato: Apresentar um dos documentos abaixo para fins de identificação Carteira de Identidade fornecida pelos órgãos de segurança pública das

Leia mais

3. Tipos de sociedades

3. Tipos de sociedades 01 Nem sempre esse desejo acompanha o conhecimento sobre o que precisa ser feito para iniciar uma empresa. Nosso objetivo, com esse e-book, é mostrar um passo a passo simples sobre esse processo, abrangendo

Leia mais

Serviços prestados. 45 dias úteis

Serviços prestados. 45 dias úteis Serviço Prazo 1 2ª via de Contrato Social Solicitação de segunda via do contrato social. Enviamos o arquivo digital, caso exista a necessidade do envio físico, enviamos por Sedex (valor não incluso no

Leia mais

[EBOOK] GUIA PARA FORMALIZAR SEU CONSULTÓRIO MÉDICO

[EBOOK] GUIA PARA FORMALIZAR SEU CONSULTÓRIO MÉDICO HiDoctor [EBOOK] GUIA PARA FORMALIZAR SEU CONSULTÓRIO MÉDICO Centralx Um consultório é uma empresa, e ao abrir o seu consultório existe toda uma parte burocrática para formalizar o estabelecimento e garantir

Leia mais

CADASTRO. 4. Cópia autenticada da Inscrição do ato constitutivo, no caso de sociedades civis, acompanhada de prova de diretoria em exercício.

CADASTRO. 4. Cópia autenticada da Inscrição do ato constitutivo, no caso de sociedades civis, acompanhada de prova de diretoria em exercício. COMISSÃO DE CADASTRO DE FORNECEDORES CADASTRO Relação dos documentos necessários para CADASTRAMENTO no Serviço de Previdência Municipal - SEPREM, conforme artigos 27 a 31 da Lei Federal nº 8.666, de 21

Leia mais

CHECKLIST PARA ABERTURA DE EMPRESA VIA REGIN -34

CHECKLIST PARA ABERTURA DE EMPRESA VIA REGIN -34 CHECKLIST PARA ABERTURA DE EMPRESA VIA REGIN INTRODUÇÃO Segundo orientação presente no endereço eletrônico da Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (www.jucesc.sc.gov.br) a partir de 11 de agosto

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTOS PARA EMISSÃO DE CERTIFICADO DE REGISTRO CADASTRAL "CRC"

MANUAL DE PROCEDIMENTOS PARA EMISSÃO DE CERTIFICADO DE REGISTRO CADASTRAL CRC MANUAL DE PROCEDIMENTOS PARA EMISSÃO DE CERTIFICADO DE REGISTRO CADASTRAL "CRC" DO MUNICÍPIO DE PARAÚNA/GO, PARA CADASTRO DE FORNECEDORES/PRESTADORES DE SERVIÇOS. RELAÇÃO DE DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA

Leia mais

LABORATÓRIO DE CONTABILIDADE Prof. Cássio Marques LABORATÓRIO DE CONTABILIDADE

LABORATÓRIO DE CONTABILIDADE Prof. Cássio Marques LABORATÓRIO DE CONTABILIDADE LABORATÓRIO DE CONTABILIDADE 2017 PROCESSO DE BAIXA - DISTRATO/EXTINÇÃO DE EMPRESAS PROCESSO DE BAIXA Como acontece com os processos de abertura e alteração, o processo de baixa é composto por uma série

Leia mais

LABORATÓRIO DE CONTABILIDADE

LABORATÓRIO DE CONTABILIDADE LABORATÓRIO DE CONTABILIDADE 2016 PROCESSO DE BAIXA - DISTRATO/EXTINÇÃO DE EMPRESAS 1 PROCESSO DE BAIXA Como acontece com os processos de abertura e alteração, o processo de baixa é composto por uma série

Leia mais

O Microempreendedor Individual MEI é a pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno empresário.

O Microempreendedor Individual MEI é a pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno empresário. 1) O QUE É? O Microempreendedor Individual MEI é a pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno empresário. A Lei Complementar nº 128 de 19/12/2008 que criou condições especiais

Leia mais

Documentação do Candidato

Documentação do Candidato Documentação do Candidato Documentos de identificação do candidato: Apresentar um dos documentos abaixo para fins de identificação Carteira de Identidade fornecida pelos órgãos de segurança pública das

Leia mais

REQUERIMENTO DE CADASTRO DE FORNECEDOR PESSOA JURÍDICA

REQUERIMENTO DE CADASTRO DE FORNECEDOR PESSOA JURÍDICA REQUERIMENTO DE CADASTRO DE FORNECEDOR PESSOA JURÍDICA Solicitamos o Cadastro de Fornecedores da UniRV - Universidade de Rio Verde, nos termos da Lei nº 8666/93 Art. 27,28 e 29 atualizada, conforme informações

Leia mais

LABORATÓRIO DE CONTABILIDADE Prof. Cássio Marques LABORATÓRIO DE CONTABILIDADE

LABORATÓRIO DE CONTABILIDADE Prof. Cássio Marques LABORATÓRIO DE CONTABILIDADE LABORATÓRIO DE CONTABILIDADE 2019 O PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO DE EMPRESAS - - - PROCEDIMENTOS FINAIS E AUXILIARES - O Módulo Integrador da JUCEMG nos permitiu emitir praticamente todos os documentos que

Leia mais

Orientações para transferência de cota Contemplada com bem Bem Imóvel

Orientações para transferência de cota Contemplada com bem Bem Imóvel Orientações para transferência de cota Contemplada com bem Bem Imóvel Nesse documento você encontra todas as orientações para efetuar a transferência de titularidade de sua cota de maneira ágil e fácil.

Leia mais

POR QUE FORMALIZAR-SE?

POR QUE FORMALIZAR-SE? POR QUE FORMALIZAR-SE? São inúmeras as vantagens que a formalização traz, assim como são inúmeros os riscos que a informalidade proporciona. Ao registrar sua empresa você como empresário passa a existir

Leia mais

3. Tipos de sociedades

3. Tipos de sociedades 01 Nem sempre esse desejo acompanha o conhecimento sobre o que precisa ser feito para iniciar uma empresa. Nosso objetivo, com esse e-book, é mostrar um passo a passo simples sobre esse processo, abrangendo

Leia mais

Prefeitura do Município de Piracicaba Secretaria Municipal de Administração Departamento de Material e Patrimônio Divisão de Compras

Prefeitura do Município de Piracicaba Secretaria Municipal de Administração Departamento de Material e Patrimônio Divisão de Compras O, por intermédio da, comunica que, de acordo com o que dispõe a Lei Federal nº 8.666/93 e suas alterações, os Srs. Fornecedores da Prefeitura do Município de Piracicaba que desejarem se inscrever no CERTIFICADO

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTO ANTÔNIO DE JESUS SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO E JUVENTUDE PORTARIA SCJT Nº 01, DE 16 DE JUNHO DE 2017

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTO ANTÔNIO DE JESUS SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO E JUVENTUDE PORTARIA SCJT Nº 01, DE 16 DE JUNHO DE 2017 PORTARIA SCJT Nº 01, DE 16 DE JUNHO DE 2017 Convalida a Seleção de Artistas realizada pela Comissão Julgadora da Seleção de que trata o Edital nº 001/2017 e dá outras providências. A SECRETÁRIA DE CULTURA,

Leia mais

REGRAS - NOVO UNIFIES

REGRAS - NOVO UNIFIES REGRAS - NOVO UNIFIES 1. OBJETIVO O NOVO UNIFIES é um programa ofertado pela Instituição com o objetivo de possibilitar aos alunos que não possuem condições de arcar com o pagamento integral da mensalidade,

Leia mais

1. Introdução 2.Ideia do negócio 3.Tipos de sociedades 4.Regimes tributários O FATOR R 5.Formalização da empresa 6.Custos da abertura de uma empresa

1. Introdução 2.Ideia do negócio 3.Tipos de sociedades 4.Regimes tributários O FATOR R 5.Formalização da empresa 6.Custos da abertura de uma empresa 1. Introdução 2.Ideia do negócio 3.Tipos de sociedades 4.Regimes tributários O FATOR R 5.Formalização da empresa 6.Custos da abertura de uma empresa 7.A importância da contratação de uma assessoria contábil

Leia mais

PROPONENTES LOCATÁRIO/FIADOR - PESSOA FÍSICA NÃO COBRAMOS TAXAS DE CADASTRO

PROPONENTES LOCATÁRIO/FIADOR - PESSOA FÍSICA NÃO COBRAMOS TAXAS DE CADASTRO DOCUMENTAÇÃO Inquilino Cadastro Pessoa Física Preencher e assinar PROPONENTES LOCATÁRIO/FIADOR - PESSOA FÍSICA NÃO COBRAMOS TAXAS DE CADASTRO Original ou cópia autenticada RG + CPF próprio e do cônjuge

Leia mais

PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS- PROUNI PROCESSO SELETIVO PROUNI PARA 2017/1

PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS- PROUNI PROCESSO SELETIVO PROUNI PARA 2017/1 FAHESA - Faculdade de Ciências Humanas, Econômicas e da Saúde de Araguaína ITPAC - INSTITUTO TOCANTINENSE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS LTDA. Av. Filadélfia, 568 Setor Oeste Araguaína TO CEP 77.816-540 / Fone:

Leia mais

LABORATÓRIO DE CONTABILIDADE Prof. Cássio Marques LABORATÓRIO DE CONTABILIDADE

LABORATÓRIO DE CONTABILIDADE Prof. Cássio Marques LABORATÓRIO DE CONTABILIDADE LABORATÓRIO DE CONTABILIDADE 2018 O PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO DE EMPRESAS - - - PROCEDIMENTOS FINAIS E AUXILIARES - O Módulo Integrador da JUCEMG nos permitiu emitir praticamente todos os documentos que

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Rogério Martir 21/02/2019

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Rogério Martir 21/02/2019 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO - 07 Aula Ministrada pelo Prof. Rogério Martir 21/02/2019 E-mail: tributario@legale.com.br AULA 36 Direito Empresarial Continuação da aula 35... Mutação societária

Leia mais

FIES INFORMAÇÕES SOBRE DOCUMENTAÇÃO

FIES INFORMAÇÕES SOBRE DOCUMENTAÇÃO FIES INFORMAÇÕES SOBRE DOCUMENTAÇÃO 1. FICHA DE INSCRIÇÃO; Acessar o site http://sisfiesportal.mec.gov.br/ e clicar em INSCREVA-SE NO FIES para preencher a ficha de inscrição. Após seguir todos os passos

Leia mais

LABORATÓRIO DE CONTABILIDADE Prof. Cássio Marques LABORATÓRIO DE CONTABILIDADE

LABORATÓRIO DE CONTABILIDADE Prof. Cássio Marques LABORATÓRIO DE CONTABILIDADE LABORATÓRIO DE CONTABILIDADE 2017 O PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO DE EMPRESAS - - - PROCEDIMENTOS FINAIS E AUXILIARES - O Módulo Integrador da JUCEMG nos permitiu emitir praticamente todos os documentos que

Leia mais

Documentos necessários para LIBERAÇÃO DO CRÉDITO ao CONSORCIADO CONTEMPLADO e para TRANSFERÊNCIA DE COTA até o Grupo 69.

Documentos necessários para LIBERAÇÃO DO CRÉDITO ao CONSORCIADO CONTEMPLADO e para TRANSFERÊNCIA DE COTA até o Grupo 69. Documentos necessários para LIBERAÇÃO DO CRÉDITO ao CONSORCIADO CONTEMPLADO e para TRANSFERÊNCIA DE COTA até o Grupo 69. 1. PESSOA FÍSICA ASSALARIADO CONSORCIADO / DOCUMENTAÇÃO Ficha Cadastral atualizada*;

Leia mais

Orientações para transferência de cota Não Contemplada Bem Móvel e Imóvel

Orientações para transferência de cota Não Contemplada Bem Móvel e Imóvel Orientações para transferência de cota Não Contemplada Bem Móvel e Imóvel Nesse documento você encontra todas as orientações para efetuar a transferência de sua cota de maneira ágil e fácil. Esse processo

Leia mais

Secretaria Municipal de Saúde Diretoria de Vigilância à Saúde Vigilância Sanitária

Secretaria Municipal de Saúde Diretoria de Vigilância à Saúde Vigilância Sanitária LICENCIAMENTO DE ESTABELECIMENTOS QUE COMERCIALIZAM ARTIGOS DE CONVENIÊNCIA E PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EM FARMÁCIAS E DROGARIAS - "DRUGSTORE" Dispositivo legal: Lei Federal 5991/73 alterada pela Lei 9069/95,

Leia mais

FICHA CADASTRAL DE POSTO REVENDEDOR

FICHA CADASTRAL DE POSTO REVENDEDOR RESOLUÇÃO ANP Nº41, DE 06/11/2013 Exclusiva para pedido de autorização 1/2 01 TIPO DE VAREJISTA 02 INSCRIÇÃO CNPJ COMBUSTÍVEL LÍQUIDO GNV AMBOS / - 04 IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA NOME ( firma, razão social

Leia mais

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS AOS PROCESSOS LICENCIAMENTO AMBIENTAL JUNTO A AMMA EUSÉBIO EMPRESAS JÁ INSTALADAS ANÁLISE DOCUMENTAL

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS AOS PROCESSOS LICENCIAMENTO AMBIENTAL JUNTO A AMMA EUSÉBIO EMPRESAS JÁ INSTALADAS ANÁLISE DOCUMENTAL DOCUMENTOS NECESSÁRIOS AOS PROCESSOS LICENCIAMENTO AMBIENTAL JUNTO A AMMA EUSÉBIO EMPRESAS JÁ INSTALADAS FOI APRESEN TADO (A)? Nº ÍTEM 1 ANÁLISE DOCUMENTAL Preencher o Requerimento (formulário de solicitação),

Leia mais

Sexta-feira, 04 de Janeiro de 2019 Edição N Caderno I

Sexta-feira, 04 de Janeiro de 2019 Edição N Caderno I Sexta-feira, 04 de Janeiro de 209 Edição N.692 Caderno I Gabinete do Praça Duque de Caxias nº 39 Centro Areal/RJ Tel.: (24)2257-399 Cep.: 25.845-000 PORTARIA Nº 00/209/GP TORNA SEM EFEITO a Portaria nº

Leia mais

GRUPO DE SERVIÇOS - Documentos necessários para LIBERAÇÃO DO CRÉDITO ao CONSORCIADO CONTEMPLADO

GRUPO DE SERVIÇOS - Documentos necessários para LIBERAÇÃO DO CRÉDITO ao CONSORCIADO CONTEMPLADO GRUPO DE SERVIÇOS - Documentos necessários para LIBERAÇÃO DO CRÉDITO ao CONSORCIADO CONTEMPLADO 1. PESSOA FÍSICA CONSORCIADO / DOCUMENTAÇÃO Ficha Cadastral atualizada*; Cópia de RG e CPF; Comprovante de

Leia mais

Prefeitura Municipal de Correntina publica:

Prefeitura Municipal de Correntina publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano Nº 3303 Prefeitura Municipal de publica: Lei N 1.040/2018 de 20 de dezembro de 2018 Lei N 1.041/2018 de 20 de dezembro de 2018 Lei N 1.042/2018 de 20 de dezembro de 2018 Decreto

Leia mais

As obrigações podem ser alternativas quando o devedor se obriga a prestar uma obrigação ou outra

As obrigações podem ser alternativas quando o devedor se obriga a prestar uma obrigação ou outra Slide 1 MODALIDADES DE OBRIGAÇÕES OBRIGAÇÕES têm por objeto dar, fazer ou não fazer alguma coisa, consiste na entrega de alguma coisa determinada: o na sua individualidade EXEMPLO: um determinado e especificado

Leia mais

Declaração de Prestadores de Outros Municípios - Protocolo de Inscrição

Declaração de Prestadores de Outros Municípios - Protocolo de Inscrição Dados da Empresa CNPJ: Razão Social: CEP do Estabelecimento: Data de Início das Atividades neste Endereço: Logradouro: Número: Complemento Bairro: Município: Estado: Inscrição do ISS no município de origem

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA INSCRIÇÃO NO CADASTRO DE FORNECEDORES DE PERNAMBUCO CADFOR

ORIENTAÇÕES PARA INSCRIÇÃO NO CADASTRO DE FORNECEDORES DE PERNAMBUCO CADFOR ORIENTAÇÕES PARA INSCRIÇÃO NO CADASTRO DE FORNECEDORES DE PERNAMBUCO CADFOR SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO GERÊNCIA DE CADASTRO DE FORNECEDORES, MATERIAIS E SERVIÇOS ORIENTAÇÕES INICIAIS Como se tornar um

Leia mais

23/02/2016 MINISTÉRIO DA FAZENDA Secretaria da Receita Federal do Brasil Procuradoria Geral da Fazenda Nacional CERTIDÃO POSITIVA COM EFEITOS DE NEGATIVA DE DÉBITOS RELATIVOS AOS TRIBUTOS FEDERAIS E À

Leia mais

DOS CRITÉRIOS OBJETIVOS PARA PARTICIPAÇÃO

DOS CRITÉRIOS OBJETIVOS PARA PARTICIPAÇÃO Ofício Nº. 195/2017 - FPMA Araucária, 22 de setembro de 2017. Dispensa de licitação, em caráter emergencial, para contratação de assessoria contábil pelo período de 180 (cento e oitenta) dias. Ilustríssimo

Leia mais

QUESITOS PARA APURAÇÃO DE HAVERES DE SÓCIO

QUESITOS PARA APURAÇÃO DE HAVERES DE SÓCIO QUESITOS PARA APURAÇÃO DE HAVERES DE SÓCIO 1. Sócio vivo 2. Sócio falecido No caso do sócio vivo, ou se retirando da firma, os pontos que reputamos importantes para determinação do valor real e justo da

Leia mais

ORIENTAÇÕES BÁSICAS DE COMO ABRIR SEU ESPAÇO APÓS A CONCLUSÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROPSICOPEDAGOGIA

ORIENTAÇÕES BÁSICAS DE COMO ABRIR SEU ESPAÇO APÓS A CONCLUSÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROPSICOPEDAGOGIA ORIENTAÇÕES BÁSICAS DE COMO ABRIR SEU ESPAÇO APÓS A CONCLUSÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROPSICOPEDAGOGIA - PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE UTILIZAÇÃO DA NOMENCLATURA CLÍNICA NOS ESPAÇOS E DÚVIDAAS QUANTO A ATUAÇÃO

Leia mais

RESOLUÇÃO EXERCÍCIOS PROCEDIMENTOS CONTÁBEIS BÁSICOS SEGUNDO O MÉTODO DAS PARTIDAS DOBRADAS 1

RESOLUÇÃO EXERCÍCIOS PROCEDIMENTOS CONTÁBEIS BÁSICOS SEGUNDO O MÉTODO DAS PARTIDAS DOBRADAS 1 RESOLUÇÃO EXERCÍCIOS PROCEDIMENTOS CONTÁBEIS BÁSICOS SEGUNDO O MÉTODO DAS PARTIDAS DOBRADAS 1 EXERCÍCIO 1: A seguir estão relacionadas as operações realizadas pela sociedade de prestação de serviços Remendão

Leia mais

CONDIÇÕES E INSTRUÇÕES PARA CADASTRAMENTO e/ou CREDENCIAMENTO DE FORNECEDORES

CONDIÇÕES E INSTRUÇÕES PARA CADASTRAMENTO e/ou CREDENCIAMENTO DE FORNECEDORES CONDIÇÕES E INSTRUÇÕES PARA CADASTRAMENTO e/ou CREDENCIAMENTO DE FORNECEDORES 1. DEFINIÇÃO E OBJETIVO 1.1. O objetivo desta instrução é fornecer informações básicas aos interessados em obter seu cadastramento

Leia mais

ANEXO IV RELAÇÃO DA DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA E ORIENTAÇÕES PARA COMPROVAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIOECONÔMICA

ANEXO IV RELAÇÃO DA DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA E ORIENTAÇÕES PARA COMPROVAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIOECONÔMICA ANEXO IV RELAÇÃO DA DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA E ORIENTAÇÕES PARA COMPROVAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIOECONÔMICA A) Para fins desse processo seletivo são considerados dependentes do grupo familiar: todas as pessoas

Leia mais

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE ITATIBAA PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE ITATIBAA PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO Abertura de Empresas Pessoa Jurídica PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE ITATIBAA SECRETARIA DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO SUMÁRIO 1 ACESSO... 4 1.1 ABERTURA ONLINE... 5 1.2 DADOS DO CONTRIBUINTE... 7 2 ENDEREÇO

Leia mais

Município de Taquari Estado do Rio Grande do Sul

Município de Taquari Estado do Rio Grande do Sul Lei nº. 3.973, de 30 de janeiro de 2017. Dispõe sobre a destinação e o recebimento de patrocínio pelo Poder Público a eventos realizados no território do Município, e Uniformes de uso diário e esportivos,

Leia mais

PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS DIREITO EMPRESARIAL

PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS DIREITO EMPRESARIAL P á g i n a 1 PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS DIREITO EMPRESARIAL 1. A recuperação extrajudicial é uma modalidade prevista na Lei Nº 11.101/2005, e pode ser adotada pelo empresário em dificuldade e com

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA O CADASTRO NO SISTEMA DE CADASTRAMENTO ÚNICO DE FORNECEDOR INTRODUÇÃO

ORIENTAÇÕES PARA O CADASTRO NO SISTEMA DE CADASTRAMENTO ÚNICO DE FORNECEDOR INTRODUÇÃO Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Pato Branco Diretoria de Planejamento e Administração Departamento de Materiais e Patrimônio ORIENTAÇÕES PARA O CADASTRO NO SISTEMA

Leia mais

1. DO CADASTRAMENTO E DO CERTIFICADO DE REGISTRO CADASTRAL

1. DO CADASTRAMENTO E DO CERTIFICADO DE REGISTRO CADASTRAL EDITAL DE CERTIFICADO DE REGISTRO CADASTRAL Nº 005/2019 Edital de Convocação de Pessoas Físicas e Jurídicas para Inscrição ou Renovação no Cadastro de Fornecedores da Prefeitura Municipal de Coqueiros

Leia mais

DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA DO GRUPO FAMILIAR

DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA DO GRUPO FAMILIAR DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA DO GRUPO FAMILIAR Devem ser apresentados os documentos do grupo familiar no qual o candidato/aluno encontra-se inserido, incluindo documentação do candidato/aluno, sendo originais

Leia mais

ANEXO À PORTARIA Nº 616/SAS, DE 16 DE MARÇO DE Formulário de Requerimento FORMULÁRIO DE REQUERIMENTO

ANEXO À PORTARIA Nº 616/SAS, DE 16 DE MARÇO DE Formulário de Requerimento FORMULÁRIO DE REQUERIMENTO ANEXO À PORTARIA Nº 616/SAS, DE 16 DE MARÇO DE 2016. Formulário de Requerimento FORMULÁRIO DE REQUERIMENTO Desejo receber comunicações da GEOS/SAS, via Correios, no endereço da sede social da empresa.

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO NORTE BRASIL

CENTRO UNIVERSITÁRIO NORTE BRASIL UniBRAS CENTRO UNIVERSITÁRIO NORTE BRASIL ITPAC INSTITUTO TOCANTINENSE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS S/A Av. Filadélfia, 568, Setor Oeste - Araguaína / TO - CEP 77.816-540 - 63' 3411 8500 - www.itpac.br CNPJ:

Leia mais

EDITAL DE CREDENCIAMENTO Nº. 01/2018 CHAMAMENTO PUBLICO DICAS PARA MELHOR ENTENDIMENTO E COMPREENSÃO SOBRE O EDITAL DE CREDENCIAMENTO:

EDITAL DE CREDENCIAMENTO Nº. 01/2018 CHAMAMENTO PUBLICO DICAS PARA MELHOR ENTENDIMENTO E COMPREENSÃO SOBRE O EDITAL DE CREDENCIAMENTO: EDITAL DE CREDENCIAMENTO Nº. 01/2018 CHAMAMENTO PUBLICO DICAS PARA MELHOR ENTENDIMENTO E COMPREENSÃO SOBRE O EDITAL DE CREDENCIAMENTO: 1. Sobre o Documento: O Edital é extenso, pois possui todas as informações

Leia mais