Palavras-chaves: Violência Contra a Mulher. Homicídio. Direitos Humanos. Enfermagem.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Palavras-chaves: Violência Contra a Mulher. Homicídio. Direitos Humanos. Enfermagem."

Transcrição

1 HOMICÍDIO ENTRE MULHERES EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA, CAMPO GRANDE- MS Caroliny Oviedo Fernandes 1 caroliny.oviedo@gmail.com Maria Auxiliadora de Souza Gerk 2 txai@terra.com.br Cristina Brandt Nunes 3 cbrandt@terra.com.br Resumo: A violência contra a mulher é baseada na relação de gênero e ocorre em escala mundial. Várias são as consequências para as mulheres desde problemas físicos e psicológicos, podendo culminar em homicídio. O objetivo desse estudo é verificar a prevalência e as características dos homicídios dolosos entre as mulheres vítimas de violência em geral em Campo Grande/MS. Trata-se de um estudo transversal descritivo e retrospectivo, em dados notificados nos Boletins de Ocorrência (BO), de mulheres residentes em Campo Grande vítimas de homicídio doloso, gerados pela Primeira Delegacia de Atendimento Especializado à Mulher de Campo Grande/MS (1ª DEAM), no período de março de 2010 a março de 2015, armazenados no Sistema Integrado de Gestão Operacional (SIGO) da Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul (SEJUSP). No período, foram registrados 123 homicídios dolosos de mulheres na faixa etária acima de 25 anos (54,5%), cor auto referida parda (50,4%) na região Segredo (15,2%), aos finais de semana (40,6%) no período noturno (55,3%). Os óbitos de mulheres vítimas de violência perpassa todo o ciclo de vida feminina com maior prevalência nas jovens em idade produtiva e reprodutiva, indo ao encontro de estudos realizados tanto no Brasil como em outros países. Conclui-se que o resultado encontrado é semelhante a muitas localidades nacionais e internacionais, porém não é universal. Também percebeu-se a necessidade de políticas que englobem uma articulação entre os serviços de segurança, saúde e sociais que contribuam para a redução dos homicídios entre as mulheres em situação de violência. Palavras-chaves: Violência Contra a Mulher. Homicídio. Direitos Humanos. Enfermagem. Grupo temático: Diversidade e Direitos Humanos 1 Acadêmica do curso de Enfermagem da UFMS. Bolsista de Iniciação Científica CNPq PIBIC 2015/ Enfermeira. Doutora em Ciências. Professora Associada da UFMS. 3 Enfermeira. Doutora em Ciências. Professora Associada da UFMS

2 1 INTRODUÇÃO A violência contra a mulher é um problema com proporções endêmicas (OPAS, 2003) de causas multifatoriais que requer ações intersetoriais capazes de articularem os diversos setores da sociedade e do Estado como a segurança, a saúde e o desenvolvimento social (SILVA JÚNIOR, 2005). Ainda que não figure no cenário mundial como um fenômeno novo, assim como as consequências físicas, mentais e na saúde reprodutiva, a sua compreensão como um problema amplo, que viola os direitos das mulheres, é relativamente recente. Um problema global de saúde que afeta aproximadamente um terço das mulheres pelo mundo (WHO, 2013). A violência de gênero, para Minayo (2010, p.95), compreende: [...] qualquer violência baseada no gênero que resulta, ou que provavelmente resultará em dano físico, sexual, mental emocional ou sofrimento para as mulheres, incluindo ameaças, coerções ou privação arbitrária da liberdade, seja na vida pública ou privada. A morte de mulheres é o extremo de um continuum de violência contra mulher que pode ocorrer juntamente com tortura, prostituição forçada, estupros, espancamentos, mutilações e privação de liberdade. Os óbitos femininos resultantes de conturbações de gênero são denominados de femicídio (RUSSEL; CAPUT apud MENEGHEL et al., 2013). O termo femicídio ou femicide (original em inglês) foi utilizado pela primeira vez em 1976 por Diana Russel no Tribunal internacional de crimes contra mulheres, em Bruxelas, definido como mortes intencionais e violentas de mulheres em decorrência de seu sexo, ou seja, pelo fato de serem mulheres e [...] não ser um fato isolado na vida dessas mulheres (PASINATO, 2010, p ). Para Meneghel et al. (2013, p. 524) [...] o conceito de femicídio contribui para desfazer os argumentos de que a violência de gênero é uma questão privada e pessoal, e a posiciona como um fato político e social. Na última avaliação mundial entre 83 países realizada em 2013, foi constatado que, nos casos de homicídios resultantes de violência contra a mulher, o Brasil ocupou o 5 lugar com uma taxa de 4,8 homicídios por violência em 100 mil mulheres, Mato Grosso do Sul ocupou a 9 lugar entre as unidades federativas e Campo Grande, o 23 lugar entre as capitais (WAISELFISZ, 2015).

3 2 OBJETIVO Verificar a prevalência e as características dos homicídios dolosos entre as mulheres em situação de violência em geral em Campo Grande/MS. 3 DESCRIÇÃO METODOLÓGICA Pesquisa quantitativa transversal e retrospectiva com a utilização dos dados notoficados nos Boletins de Ocorrência (BO) preenchidos na 1ª DEAM (Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher de Campo Grande-MS) de mulheres residentes em Campo Grande, independente da cidade onde tenha ocorrido o homicídio doloso e do tipo de violência praticada. Os dados utilizados na pesquisa são disponíveis apenas para os próprios funcionários cujo acesso ocorre por meio de uma senha pessoal e intransferível. Assim, a coleta de dados foi intermediada por um funcionário As variáveis do estudo compreendem: idade (menores de 12, de 12 a 17 anos, entre 18 e 25 e maior de 25); cor da pele auto referida (branca, preta, amarela, parda e indígena); dia da semana, horário (00:00 a 06:59, 07:00 a 11:59, 12:00 a 17:59 e 18:00 a 23:59) e região urbana em que ocorreu o homicídio. Esta pesquisa faz parte de um projeto maior intitulado Situação da Violência contra a mulher em Campo Grande/MS aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (CEP/UFMS) sob o parecer nº (incluir), com dispensa do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido por tratar-se de pesquisa em fontes secundárias, bem como preenchimento do Termo de Compromisso de Manuseio do Banco de Dados. 4 RESULTADOS No período estudado, março de 2010 a março de 2015, obteve-se um total de 123 notificações em BO de homicídios dolosos ocorridos entre mulheres, registradas na 1 DEAM de Campo Grande-MS. Observa-se a predominância da faixa etária maior de 25 anos (54,5%). Verifica-se que o homicídio está presente nos diferentes momentos do ciclo vital da mulher, com maior frequência em mulheres adultas na fase reprodutiva (74,8%).

4 As mulheres de cor da pele parda (50,4%) são as principais vítimas fatais da violência, seguidas pelas de cor da pele branca (18,7%) e preta (3,3). Entretanto, há uma parcela considerável cuja cor da pele não foi informada. Esse resultado surpreendeu as pesquisadoras, visto que a população parda campo-grandense, na região urbana, é 9,3 % mais baixa em relação à população branca (PMCG, 2015). A maior frequência dos homicídios ocorre aos finais de semanas (40,6%) e nos dias que o precedem, quinta e sexta-feira (17,8%), sendo que 20,3% desse dado não foi informado. Quanto ao horário, constatou-se que o homicídio ocorre com maior frequência no período de 18:00 às 23:59 horas (36,6%) e de 00:00 às 06:59 horas (18,7%) totalizando 55,3% dos casos registrados. Dessa forma, o homicídio feminino ocorre nos principais períodos em que as mulheres se encontram em suas residências. Quanto à distribuição dos casos de homicídios dolosos nas regiões urbanas do município durante todo o período, observou-se que houve o predomínio da Região Segredo (15,2%), seguido pela Região Bandeira e Anhanduizínho (12,8%), sendo que em 28,8% dos casos a região urbana não foi informada. Comparando esse resultado com as características sociodemográficas das regiões do município, nota-se que a Região Segredo possui a segunda maior densidade demográfica, a terceira maior renda per capita, a segunda menor taxa de alfabetismo e de Índice de Qualidade de Vida Urbana (PLANURB, 2013; PLANURB, 2015). 5 CONCLUSÕES Por meio da determinação da prevalência e das características dos homicídios dolosos entre as mulheres em situação de violência em Campo Grande/MS foi possível determinar que a maioria da população encontra-se acima dos 25 anos de idade e são pardas e que os homicídios ocorreram em sua maioria aos sábados e domingos entre às 18:00 e 23:59 horas, na Região do Segredo. Esse perfil municipal é semelhante a muitas localidades nacionais e internacionais, entretanto, não é universal. Destaca-se que os dados utilizados na pesquisa são referentes à mortalidade de mulheres e, devido à falta de informações sobre o contexto dos óbitos, não é possivel afirmar que os mesmos são enquadrados no conceito de femicídios.

5 Apesar disso, os resultados fornecem aos profissionais da rede de atenção e combate à violência um direcionamento na identificação das mulheres em situação de maior vulnerabilidade e, para que medidas futuras preventivas e de proteção possam ser empregadas com a finalidade de contribuir para a redução da mortalidade como consequência da violência. 6 REFERÊNCIAS MENEGHEL, S.N. et al. Femicídios: narrativas de crimes de gênero. Interface, v. 17, n. 46, p , set MINAYO, M.C.S. Violência e saúde. 1.reimp. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, OPAS. Organización Panamericana de la Salud. Informe mundial sobre la violência y la salud. Washington, D. C.: OPS, PASINATO, W. Femicídios e as mortes de mulheres no Brasil. Cad. Pagu, [s.l.], n. 37, p , dez PLANURB. Instituto Municipal de Planejamento Urbano. Prefeitura Municipal de Campo Grande. Perfil Socioeconômico de Campo Grande. 22 ed. rev. Campo Grande, PLANURB. Instituto Municipal de Planejamento Urbano. Prefeitura Municipal de Campo Grande. Índice de Qualidade de Vida Urbana bairros de Campo Grande ed. rev. Campo Grande, SILVA JÚNIOR, J.B. Apresentação. In: BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em saúde. Departamento de Análise de Situação da Saúde. Impacto da violência na saúde dos brasileiros. Brasília/DF, WAISELFISZ, J. J. Mapa da violência 2015: homicídio de mulheres no Brasil. Brasília: CEBELA/FLACSO, 2015.

Sistematização e análise de casos notificados de violência contra a mulher em Viçosa-MG.

Sistematização e análise de casos notificados de violência contra a mulher em Viçosa-MG. Sistematização e análise de casos notificados de violência contra a mulher em Viçosa-MG. Projeto A violência contra a mulher em Viçosa MG: compreensão do fenômeno por profissionais de saúde e análise da

Leia mais

VITIMIZAÇÃO INFANTO-JUVENIL: ESTUDO DAS INCIDÊNCIAS EM DIFERENTES PERÍODOS.

VITIMIZAÇÃO INFANTO-JUVENIL: ESTUDO DAS INCIDÊNCIAS EM DIFERENTES PERÍODOS. VITIMIZAÇÃO INFANTO-JUVENIL: ESTUDO DAS INCIDÊNCIAS EM DIFERENTES PERÍODOS. Thyana Cordeiro Lopes ; Maria Conceição Oliveira Costa. Bolsista CNPq, Graduanda em Educação Física, Universidade Estadual de

Leia mais

PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DAS VIOLÊNCIAS INTERPESSOAIS E AUTOPROVOCADAS EM IDOSOS. RECIFE, 2010 A 2017

PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DAS VIOLÊNCIAS INTERPESSOAIS E AUTOPROVOCADAS EM IDOSOS. RECIFE, 2010 A 2017 SECRETARIA DE SAÚDE Setor de Doenças e Agravos Não Transmissíveis PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DAS VIOLÊNCIAS INTERPESSOAIS E AUTOPROVOCADAS EM IDOSOS. RECIFE, 2010 A 2017 Recife, Agosto de 20182017 Prefeito

Leia mais

PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE ÓBITOS POR CAUSAS VIOLENTAS NA REGIÃO DA ASSOCIAÇÃO DOS MUNICIPIOS DO OESTE DE SANTA CATARINA AMOSC

PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE ÓBITOS POR CAUSAS VIOLENTAS NA REGIÃO DA ASSOCIAÇÃO DOS MUNICIPIOS DO OESTE DE SANTA CATARINA AMOSC PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE ÓBITOS POR CAUSAS VIOLENTAS NA REGIÃO DA ASSOCIAÇÃO DOS MUNICIPIOS DO OESTE DE SANTA CATARINA AMOSC MARCELI CLEUNICE HANAUER 1,2 *, VANESSA SHLOSSER RITIELI 2, 3, DANIEL CHRISTIAN

Leia mais

MORTALIDADE POR ACIDENTE DE TRÂNSITO ENTRE JOVENS EM MARINGÁ-PR NOS ÚLTIMOS 10 ANOS

MORTALIDADE POR ACIDENTE DE TRÂNSITO ENTRE JOVENS EM MARINGÁ-PR NOS ÚLTIMOS 10 ANOS MORTALIDADE POR ACIDENTE DE TRÂNSITO ENTRE JOVENS EM MARINGÁ-PR NOS ÚLTIMOS 10 ANOS Alex Gomes da Silva 1 ; Larissa Laila Cassarotti 2,Jaqueline Benatto Cardoso 3,Josylene Rodrigues de Souza Pinheiro 4,

Leia mais

Resultados do Sistema de Vigilância de Violências e Acidentes VIVA/2013. Porto Alegre, novembro de Organização

Resultados do Sistema de Vigilância de Violências e Acidentes VIVA/2013. Porto Alegre, novembro de Organização Resultados do Sistema de Vigilância de Violências e Acidentes VIVA/2013 Porto Alegre, novembro de 2015 Organização Maria de Fátima Fernandes Géa Sandra Maria Birnfeld Kurtz 1 Este relatório apresenta os

Leia mais

DESIGUALDADES SOCIAIS E MORTALIDADE INFANTIL NA POPULAÇÃO INDÍGENA, MATO GROSSO DO SUL. Renata PalópoliPícoli

DESIGUALDADES SOCIAIS E MORTALIDADE INFANTIL NA POPULAÇÃO INDÍGENA, MATO GROSSO DO SUL. Renata PalópoliPícoli DESIGUALDADES SOCIAIS E MORTALIDADE INFANTIL NA POPULAÇÃO INDÍGENA, MATO GROSSO DO SUL. Renata PalópoliPícoli Fundação Oswaldo Cruz de Mato Grosso do Sul Luiza Helena de Oliveira Cazola Universidade Anhanguera-Uniderp

Leia mais

TIPIFICAÇÃO DAS AGRESSÕES SOFRIDAS PELAS MULHERES DA CIDADE DE JUAZEIRO DO NORTE CEARÁ

TIPIFICAÇÃO DAS AGRESSÕES SOFRIDAS PELAS MULHERES DA CIDADE DE JUAZEIRO DO NORTE CEARÁ TIPIFICAÇÃO DAS AGRESSÕES SOFRIDAS PELAS MULHERES DA CIDADE DE JUAZEIRO DO NORTE CEARÁ ¹Tayenne Maranhão de Oliveira, graduanda no Bacharelado em Enfermagem pela Universidade Regional do Cariri, Bolsista

Leia mais

Prevalência de lesões corporais em região oro-facial registrados no Instituto Médico Legal de Pelotas/RS. 1. Introdução

Prevalência de lesões corporais em região oro-facial registrados no Instituto Médico Legal de Pelotas/RS. 1. Introdução Prevalência de lesões corporais em região oro-facial registrados no Instituto Médico Legal de Pelotas/RS NEDEL, Ana Paula 1 ; NEDEL, Fernanda 2 ; CONCEIÇÃO, Luciana 2 ; SILVA Ricardo Henrique Alves da

Leia mais

ANÁLISE DESCRITIVA DA MORBIMORTALIDADE POR CAUSAS EXTERNAS EM IDOSOS NO BRASIL

ANÁLISE DESCRITIVA DA MORBIMORTALIDADE POR CAUSAS EXTERNAS EM IDOSOS NO BRASIL ANÁLISE DESCRITIVA DA MORBIMORTALIDADE POR CAUSAS EXTERNAS EM IDOSOS NO BRASIL Introdução Alyne Fernanda Tôrres de Lima fernandalyne@hotmail.com Niedja Maria Coelho Alves nimacoal@hotmail.com Isabelle

Leia mais

A RELAÇÃO DA RAÇA/COR EM VÍTIMAS DE HOMICÍDIO EM SERGIPE NO ANO DE 2015 RESUMO

A RELAÇÃO DA RAÇA/COR EM VÍTIMAS DE HOMICÍDIO EM SERGIPE NO ANO DE 2015 RESUMO A RELAÇÃO DA RAÇA/COR EM VÍTIMAS DE HOMICÍDIO EM SERGIPE NO ANO DE 2015 José Hunaldo de Oliveira Júnior (Discente, Universidade Tiradentes) Ana Caroline Almeida do Nascimento (Discente, Universidade Tiradentes)*

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DE ÓBITOS REGISTRADOS NO INSTITUTO MÉDICO LEGAL DO MUNICÍPIO DE MARINGÁ NO TRIÊNIO

CARACTERIZAÇÃO DE ÓBITOS REGISTRADOS NO INSTITUTO MÉDICO LEGAL DO MUNICÍPIO DE MARINGÁ NO TRIÊNIO 25 a 28 de Outubro de 2011 ISBN 978-85-8084-055-1 CARACTERIZAÇÃO DE ÓBITOS REGISTRADOS NO INSTITUTO MÉDICO LEGAL DO MUNICÍPIO DE MARINGÁ NO TRIÊNIO 2006-2008 Filipe César A. Bozelli 1 ; Adriana Márcia

Leia mais

MAPA DA VIOLÊNCIA 2014: OS JOVENS DO BRASIL.

MAPA DA VIOLÊNCIA 2014: OS JOVENS DO BRASIL. MAPA DA VIOLÊNCIA 2014: OS JOVENS DO BRASIL. CAUSAS EXTERNAS DE VIOLÊNCIA: Acidentes de Transporte [...] incorpora, além dos comumente denominados acidentes de trânsito, outros acidentes derivados das

Leia mais

Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes RELATÓRIO 2006/2007. Organização. Karla Livi

Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes RELATÓRIO 2006/2007. Organização. Karla Livi Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes RELATÓRIO 2006/2007 Organização Karla Livi Prefeito José Fogaça Secretaria Municipal da Saúde Secretário Eliseu Santos Coordenadoria Geral de Vigilância

Leia mais

GASTO PÚBLICO EM SEGURANÇA MUNICÍPIOS

GASTO PÚBLICO EM SEGURANÇA MUNICÍPIOS PANORAMA Segurança Gastos públicos Billions GASTO PÚBLICO EM SEGURANÇA MUNICÍPIOS 5.00 1.60 4.50 R$ 4.3 R$ 4.3 R$ 4.4 R$ 4.5 1.40 4.00 3.50 R$ 3.3 R$ 3.9 1.20 3.00 R$ 2.8 R$ 3.0 1.00 2.50 2.00 1.50 1.00

Leia mais

A VIOLÊNCIA SEXUAL COMO ACIDENTE DE TRAJETO. ANÁLISE A PARTIR DE CASOS ATENDIDOS E NOTIFICADOS NO HOSPITAL DE CLÍNICAS DA UFPR EM 2016

A VIOLÊNCIA SEXUAL COMO ACIDENTE DE TRAJETO. ANÁLISE A PARTIR DE CASOS ATENDIDOS E NOTIFICADOS NO HOSPITAL DE CLÍNICAS DA UFPR EM 2016 A VIOLÊNCIA SEXUAL COMO ACIDENTE DE TRAJETO. ANÁLISE A PARTIR DE CASOS ATENDIDOS E NOTIFICADOS NO HOSPITAL DE CLÍNICAS DA UFPR EM 2016 HELEN F. M. ZANCANARO BRUNO L. DA SILVA MARCELO B. DA SILVA RODRIGO

Leia mais

PERFIL DA MORTALIDADE POR AGRESSÃO EM IDOSOS*

PERFIL DA MORTALIDADE POR AGRESSÃO EM IDOSOS* PERFIL DA MORTALIDADE POR AGRESSÃO EM IDOSOS* Aíla Marôpo Araújo 1 ; Priscila Borghi Ribeiro do Nascimento 2 ; Maísa Paulino Rodrigues 3 Orientadora: Maria Ângela Fernandes Ferreira 4 1 Universidade Federal

Leia mais

ANAIS DO II SEMINÁRIO SOBRE GÊNERO: Os 10 anos da lei Maria da Penha e os desafios das políticas públicas transversais

ANAIS DO II SEMINÁRIO SOBRE GÊNERO: Os 10 anos da lei Maria da Penha e os desafios das políticas públicas transversais PERFIL DAS VIOLÊNCIAS DOMÉSTICAS, SEXUAL E OUTRAS VIOLÊNCIAS NO MUNICÍPIO DE PARANAVAÍ-PR, 2011 A 2014 Giovanna Brichi Pesce (Acadêmica) E-mail: giovannabrichi@gmail.com Crislaine da Cruz Colombo (Acadêmica)

Leia mais

Distribuição Espacial dos Casos de Mortes por Agressão na Cidade de Cuiabá- MT entre os anos 2000 e 2010.

Distribuição Espacial dos Casos de Mortes por Agressão na Cidade de Cuiabá- MT entre os anos 2000 e 2010. Priscilla Mona de Amorim a,1 Roselaine Ten Caten Piper a,2 Eronaldo Assunção Valles a,3 a Departamento de Geografia ICHS UFMT (PET/FNDE) 1 priscilla_amorim_22@hotmail, ² rosetencatenpiper@hotmail.com,

Leia mais

13. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1. Perfil epidemiológico da sífilis gestacional em residentes de Ponta Grossa, 2010 a 2014

13. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1. Perfil epidemiológico da sífilis gestacional em residentes de Ponta Grossa, 2010 a 2014 13. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE (X) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA

Leia mais

Dados da Violência contra a mulher no Brasil

Dados da Violência contra a mulher no Brasil Semana da Mulher Dados da Violência contra a mulher no Brasil Sobre o Estupro Uma mulher é vítima de estupro a cada: 9 minutos Fonte: 12º Anuário Brasileiro de Segurança Pública (FBSP, 2018) O que é considerado

Leia mais

CASOS DE VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA NOTIFICADOS NO NORDESTE E NORTE DO BRASIL

CASOS DE VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA NOTIFICADOS NO NORDESTE E NORTE DO BRASIL CASOS DE VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA NOTIFICADOS NO NORDESTE E NORTE DO BRASIL Beatriz de Almeida Marques 1 ; Deíze Carvalho Pereira 2 ; Fabiulla Costa da Silva 3 ; Leisiane Pereira Marques 4 Marcela

Leia mais

SUICÍDIOS NO ESPÍRITO SANTO

SUICÍDIOS NO ESPÍRITO SANTO Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo Vigilância Epidemiológica Área Técnica de Causas Externas/Acidentes/Violência SUICÍDIOS NO ESPÍRITO SANTO NOTIFICAR, TAMBÉM É CUIDAR! Setembro/2016 VIGILÂNCIA

Leia mais

I Workshop dos Programas de Pós-Graduação em Enfermagem PERFIL DAS INTOXICAÇÕES EXÓGENAS EM UM HOSPITAL DO SUL DE MINAS GERAIS

I Workshop dos Programas de Pós-Graduação em Enfermagem PERFIL DAS INTOXICAÇÕES EXÓGENAS EM UM HOSPITAL DO SUL DE MINAS GERAIS I Workshop dos Programas de Pós-Graduação em Enfermagem PERFIL DAS INTOXICAÇÕES EXÓGENAS EM UM HOSPITAL DO SUL DE MINAS GERAIS Linha de pesquisa: Materno Infantil Responsável pelo trabalho: CALIARI, T.M.

Leia mais

Briefing. Boletim Epidemiológico 2011

Briefing. Boletim Epidemiológico 2011 Briefing Boletim Epidemiológico 2011 1. HIV Estimativa de infectados pelo HIV (2006): 630.000 Prevalência da infecção (15 a 49 anos): 0,61 % Fem. 0,41% Masc. 0,82% 2. Números gerais da aids * Casos acumulados

Leia mais

UMA CULTURA INTOLERÁVEL UM RETRATO DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

UMA CULTURA INTOLERÁVEL UM RETRATO DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro Boletim CAO nº 01/2016 Quinta-feira, 14.04.2016 UMA CULTURA INTOLERÁVEL UM RETRATO DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Desde a edição

Leia mais

CARACTERÍSTICAS EPIDEMIOLÓGICAS DO SUICÍDIO NA MACRORREGIÃO SUL DO ESTADO DE SANTA CATARINA

CARACTERÍSTICAS EPIDEMIOLÓGICAS DO SUICÍDIO NA MACRORREGIÃO SUL DO ESTADO DE SANTA CATARINA http://dx.doi.org/10.18616/gcsaude16 CARACTERÍSTICAS EPIDEMIOLÓGICAS DO SUICÍDIO NA MACRORREGIÃO SUL DO ESTADO DE SANTA CATARINA Lucas Corrêa Preis Acadêmico do Curso de Enfermagem, Centro Universitário

Leia mais

MORTALIDADE POR CÂNCER NO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL, BRASIL, NO PERÍODO DE 1998 A 2007

MORTALIDADE POR CÂNCER NO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL, BRASIL, NO PERÍODO DE 1998 A 2007 Revista Geográfica de América Central Número Especial EGAL, 2011- Costa Rica II Semestre 2011 pp. 1-15 MORTALIDADE POR CÂNCER NO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL, BRASIL, NO PERÍODO DE 1998 A 2007 Resumo Eva

Leia mais

Nº de crianças e adolescentes de 5 a 17 anos ocupados,

Nº de crianças e adolescentes de 5 a 17 anos ocupados, Centro Colaborador em Vigilância aos Agravos à Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde FEVEREIRO/ 2017 Edição nº 10, ano VII Uma publicação para todos! BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO ACIDENTES DE TRABALHO

Leia mais

DOENÇA DE PARKINSON NA VIDA SENIL PANORAMA DAS TAXAS DE MORBIMORTALIDADE E INCIDÊNCIA ENTRE AS REGIÕES BRASILEIRAS

DOENÇA DE PARKINSON NA VIDA SENIL PANORAMA DAS TAXAS DE MORBIMORTALIDADE E INCIDÊNCIA ENTRE AS REGIÕES BRASILEIRAS DOENÇA DE PARKINSON NA VIDA SENIL PANORAMA DAS TAXAS DE MORBIMORTALIDADE E INCIDÊNCIA ENTRE AS REGIÕES BRASILEIRAS Maykon Wanderley Leite Alves da Silva 1, José Victor de Mendonça Silva 2, Nycolas Emanuel

Leia mais

TÍTULO: IDENTIFICAÇÃO DEMOGRÁFICA DOS ACIDENTES MOTOCICLÍSTICOS OCORRIDOS EM ASSIS-SP NOS ANOS DE 2016 E 2017

TÍTULO: IDENTIFICAÇÃO DEMOGRÁFICA DOS ACIDENTES MOTOCICLÍSTICOS OCORRIDOS EM ASSIS-SP NOS ANOS DE 2016 E 2017 TÍTULO: IDENTIFICAÇÃO DEMOGRÁFICA DOS ACIDENTES MOTOCICLÍSTICOS OCORRIDOS EM ASSIS-SP NOS ANOS DE 2016 E 2017 CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: Enfermagem INSTITUIÇÃO(ÕES):

Leia mais

Violência Contra a Mulher no Brasil: análises de algumas características à luz da PNS, 2013

Violência Contra a Mulher no Brasil: análises de algumas características à luz da PNS, 2013 Violência Contra a Mulher no Brasil: análises de algumas características à luz da PNS, 2013 Resumo OBJETIVO: Analisar as características das mulheres que sofreram algum tipo de violência no Brasil, e o

Leia mais

Perfil Epidemiológico do Suicídio no Estado do Paraná

Perfil Epidemiológico do Suicídio no Estado do Paraná Perfil Epidemiológico do Suicídio no Estado do Paraná Superintendência de Vigilância em Saúde SVS Centro de Epidemiologia CEPI Divisão de Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis- DVDNT Principais

Leia mais

Problema para a saúde do homem O Livro dos Acidentes de Cone Jr destinado principalmente às crianças.

Problema para a saúde do homem O Livro dos Acidentes de Cone Jr destinado principalmente às crianças. 1830 - Problema para a saúde do homem O Livro dos Acidentes de Cone Jr destinado principalmente às crianças. CAUSAS EXTERNAS (violência e acidentes) : Importante causa de morbimortalidade infantil, incapacidade

Leia mais

O extermínio da juventude negra no Maranhão Nota da Sociedade Maranhense de Direitos Humanos (SMDH)

O extermínio da juventude negra no Maranhão Nota da Sociedade Maranhense de Direitos Humanos (SMDH) O extermínio da juventude negra no Maranhão Nota da Sociedade Maranhense de Direitos Humanos (SMDH) São Luís abril de 215 O extermínio da juventude negra no Maranhão A criação da CPI da Morte e Desaparecimento

Leia mais

CONGRESSO INTERNACIONAL DE TRÂNSITO

CONGRESSO INTERNACIONAL DE TRÂNSITO Realização: CONGRESSO INTERNACIONAL DE TRÂNSITO Porto Alegre/RS, 17 a 20 de julho de 2012. Prof.ª Me. Ivanise Rotta Chefe da Divisão de Educação para o Trânsito ivaniserotta@gmail.com Agetran +55 (67)

Leia mais

CONSTRUINDO UM BANCO DE DADOS PARA O IML DE TERESÓPOLIS

CONSTRUINDO UM BANCO DE DADOS PARA O IML DE TERESÓPOLIS 1 CONSTRUINDO UM BANCO DE DADOS PARA O IML DE TERESÓPOLIS BRAVO, Jorge André Marques. Docente do Curso de Graduação de Medicina OLIVEIRA, Yasmin Rosário de. Discente do Curso de Graduação de Medicina Palavras-Chave:

Leia mais

NOTA TÉCNICA N 01/2018 INDICADORES CRIMINAIS DO QUARTO TRIMESTRE DE 2017 DO GRANDE ABC PAULISTA

NOTA TÉCNICA N 01/2018 INDICADORES CRIMINAIS DO QUARTO TRIMESTRE DE 2017 DO GRANDE ABC PAULISTA NOTA TÉCNICA N 01/2018 INDICADORES CRIMINAIS DO QUARTO TRIMESTRE DE 2017 DO GRANDE ABC PAULISTA David Pimentel Barbosa de Siena Resumo executivo A presente análise tem como objeto as informações criminais

Leia mais

VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER E SAÚDE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER E SAÚDE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER E SAÚDE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA Estefane Firmino de Oliveira Lima Universidade Federal de Alagoas- UFAL estefaneolima@gmail.com Nívea Kelly Santos da Silva Universidade Federal

Leia mais

PROMOÇÃO DE SAÚDE NAS ESCOLAS: NOÇÕES BÁSICAS DE PRIMEIROS SOCORROS PARA PROFESSORES

PROMOÇÃO DE SAÚDE NAS ESCOLAS: NOÇÕES BÁSICAS DE PRIMEIROS SOCORROS PARA PROFESSORES PROMOÇÃO DE SAÚDE NAS ESCOLAS: NOÇÕES BÁSICAS DE PRIMEIROS SOCORROS PARA PROFESSORES Josemara Barbosa Carneiro 1, Monaliza Ribeiro Mariano 2 RESUMO Os primeiros socorros são os procedimentos iniciais que

Leia mais

COPAPI POLÍTICA DE GÊNERO VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES E GÊNERO NA UNIVERSIDADE. Profª Drª ANA CLAUDIA FIGUEIREDO 1REBOLHO

COPAPI POLÍTICA DE GÊNERO VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES E GÊNERO NA UNIVERSIDADE. Profª Drª ANA CLAUDIA FIGUEIREDO 1REBOLHO COPAPI POLÍTICA DE GÊNERO VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES E GÊNERO NA UNIVERSIDADE Profª Drª ANA CLAUDIA FIGUEIREDO 1REBOLHO Prof. Dr. EDISON MARTINS MIRON São Carlos 2019 VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES E GÊNERO

Leia mais

MORBIDADE E MORTALIDADE POR CÂNCER DE MAMA E PRÓSTATA NO RECIFE

MORBIDADE E MORTALIDADE POR CÂNCER DE MAMA E PRÓSTATA NO RECIFE SECRETARIA DE SAÚDE DO RECIFE SECRETARIA EXECUTIVA DE VIGILÂNCIA À SAÚDE GERÊNCIA DE EPIDEMIOLOGIA RECIFE DEZEMBRO DE 218 MORBIDADE E MORTALIDADE POR CÂNCER DE MAMA E PRÓSTATA NO RECIFE Secretaria de Saúde

Leia mais

Perfil das pessoas mortas na cidade de São Paulo em circunstâncias violentas (2011)

Perfil das pessoas mortas na cidade de São Paulo em circunstâncias violentas (2011) Perfil das pessoas mortas na cidade de São Paulo em circunstâncias violentas (0) Sobre o estudo Objetivo: sistematizar conhecimento sobre vitimização por causas violentas na cidade de São Paulo identificando

Leia mais

ATENDIMENTOS POR INTOXICAÇÕES EXÓGENAS NO ESTADO DE SERGIPE

ATENDIMENTOS POR INTOXICAÇÕES EXÓGENAS NO ESTADO DE SERGIPE ATENDIMENTOS POR INTOXICAÇÕES EXÓGENAS NO ESTADO DE SERGIPE Vanessa Oliveira Amorim (DMEL/UFS) Jamylle Souza Rodrigues (DMEL/UFS) Aécio Lindenberg Figueiredo Nascimento (DMEL/UFS) Rayssa Morgana Araújo

Leia mais

Os números da violência contra mulheres no Brasil Pesquisa do Datafolha divulgada hoje mostra que uma em cada três mulheres sofreram algum tipo de violência no Brasil no último ano São Paulo Uma em cada

Leia mais

Perfil das Vítimas e Agressores das Ocorrências Registradas pelas Polícias Civis (Janeiro de 2004 a Dezembro de 2005)

Perfil das Vítimas e Agressores das Ocorrências Registradas pelas Polícias Civis (Janeiro de 2004 a Dezembro de 2005) Ministério da Justiça Perfil das Vítimas e Agressores das Ocorrências Registradas pelas Polícias Civis (Janeiro de 2004 a Dezembro de 2005) Agosto/2006 Secretaria Nacional de Segurança Pública Departamento

Leia mais

NOTA TÉCNICA N 03/2018 INDICADORES CRIMINAIS DO PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2018 DO GRANDE ABC PAULISTA

NOTA TÉCNICA N 03/2018 INDICADORES CRIMINAIS DO PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2018 DO GRANDE ABC PAULISTA NOTA TÉCNICA N 03/2018 INDICADORES CRIMINAIS DO PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2018 DO GRANDE ABC PAULISTA David Pimentel Barbosa de Siena Resumo executivo A presente análise tem como objeto as informações criminais

Leia mais

O Estudo Metodologia Equipe responsável Tipos de crimes Quem é a vítima Quem é o agressor Crimes X Delegacias da Mulher Regiões mais violentas SUMÁRIO

O Estudo Metodologia Equipe responsável Tipos de crimes Quem é a vítima Quem é o agressor Crimes X Delegacias da Mulher Regiões mais violentas SUMÁRIO SUMÁRIO O Estudo Metodologia Equipe responsável Tipos de crimes Quem é a vítima Quem é o agressor Crimes X Delegacias da Mulher Regiões mais violentas O ESTUDO O Panorama da Violência Contra a Mulher tem

Leia mais

Superando Barreira. Enfª: Eclésia Fragoso Nogueira

Superando Barreira. Enfª: Eclésia Fragoso Nogueira Superando Barreira Enfª: Eclésia Fragoso Nogueira Conceito de violência sexual (O.M.S) Organização Mundial de Saúde, define como violência sexual : Qualquer ato sexual ou tentativa do ato não desejada,

Leia mais

SETEMBRO AMARELO. Ministério da Saúde lança Agenda Estratégica de Prevenção do Suicídio

SETEMBRO AMARELO. Ministério da Saúde lança Agenda Estratégica de Prevenção do Suicídio SETEMBRO AMARELO Ministério da Saúde lança Agenda Estratégica de Prevenção do Suicídio A meta é reduzir em 10% a mortalidade por suicídio até 2020 Brasil é signatário do Plano de Ação em Saúde Mental,

Leia mais

Compromisso da Psicologia com a visibilidade e Notificação das Violências

Compromisso da Psicologia com a visibilidade e Notificação das Violências VIII Seminário de Psicologia e Políticas Públicas "Psicologia no Enfrentamento das Violências e Garantia de Direitos" Compromisso da Psicologia com a visibilidade e Notificação das Violências Marta Maria

Leia mais

A violência de gênero no Estado do Rio de Janeiro

A violência de gênero no Estado do Rio de Janeiro 11 A violência de gênero no Estado do Rio de Janeiro Maria Salet Ferreira Novellino * Filipe Neri Santos ** Resumo Nesta pesquisa apresentamos um panorama da violência de gênero no Estado do Rio de Janeiro

Leia mais

Introdução. Graduada em Serviço Social ESUV/UNIVIÇOSA. 2

Introdução. Graduada em Serviço Social ESUV/UNIVIÇOSA.   2 O ABANDONO DE IDOSOS EM UNIDADE HOSPITALAR: UM ESTUDO SOBRE ESSA REALIDADE NO HOSPITAL SÃO JOÃO BATISTA EM VIÇOSA, MG Gisele Dias de Castro Ribeiro 1, Dayane Citeli Barros 2 Resumo: Ao estudar a população

Leia mais

Informes Epidemiológicos

Informes Epidemiológicos Informes Epidemiológicos Notificação de violências No Brasil, as causas externas (violências e acidentes) representam a terceira causa de morte na população geral e a primeira entre a população entre 1

Leia mais

Mapa dos Feminicídios no maranhão ( )

Mapa dos Feminicídios no maranhão ( ) Mapa dos Feminicídios no maranhão (2015-2018) O feminicídio representa a última etapa de um continuum de violência que leva à morte. Seu caráter violento evidencia a predominância de relações de gênero

Leia mais

Perfil Epidemiológico do Suicídio no Paraná

Perfil Epidemiológico do Suicídio no Paraná Psic. Me. Emerson Luiz Peres Perfil Epidemiológico do Suicídio no Paraná Psic. Me. Emerson Luiz Peres Superintendência de Vigilância em Saúde - SVS Centro de Epidemiologia - CEPI Divisão de Vigilância

Leia mais

ÓBITOS POR TUBERCULOSE NO CEARÁ

ÓBITOS POR TUBERCULOSE NO CEARÁ ÓBITOS POR TUBERCULOSE NO CEARÁ Glaubervania Alves Lima; Idarlana Sousa Silva; Ana Beatriz Silva Viana; Deyse Maria Alves Rocha; Luciano Lima Correia Universidade Federal do Ceará. E-mail: glaubervanialima@hotmail.com

Leia mais

Memorias Convención Internacional de Salud Pública. Cuba Salud La Habana 3-7 de diciembre de 2012 ISBN

Memorias Convención Internacional de Salud Pública. Cuba Salud La Habana 3-7 de diciembre de 2012 ISBN PERFIL CLÍNICO-EPIDEMIOLÓGICO DA TUBERCULOSE NA POPULAÇÃO INDÍGENA DO ESTADO DO AMAZONAS, BRASIL (1,2,5) Altair Seabra de Farias; (3) Gabriela Fernanda Guidelli Tavares Cardoso de Godoi; (4) Alexandra

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ. Programa de Pós-Graduação em Defesa Social e Mediação de Conflitos

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ. Programa de Pós-Graduação em Defesa Social e Mediação de Conflitos UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ Programa de Pós-Graduação em Defesa Social e Mediação de Conflitos Diagnóstico da Criminalidade na Universidade Federal do Pará Resultados alcançados na pesquisa realizada

Leia mais

O que é uma pesquisa de vitimização?

O que é uma pesquisa de vitimização? O que é uma pesquisa de vitimização? Uma pesquisa de vitimização consiste em uma série de perguntas feitas a pessoas escolhidas para representarem a população, sobre terem ou não sido vítimas de algum

Leia mais

ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÚDE

ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÚDE ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÚDE PROJETO DE HUMANIZAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DO ACOLHIMENTO ÀS MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA NO INSTITUTO MÉDICO LEGAL DR. AFRÂNIO PEIXOTO OBJETIVO GERAL: Qualificar o atendimento a

Leia mais

NOTIFICAÇÃO DE VIOLÊNCIA PARA EXTENSÃO DO CUIDADO COMO PROMOÇÃO DA SAÚDE SOB UM VIÉS EPIDEMILÓGICO

NOTIFICAÇÃO DE VIOLÊNCIA PARA EXTENSÃO DO CUIDADO COMO PROMOÇÃO DA SAÚDE SOB UM VIÉS EPIDEMILÓGICO NOTIFICAÇÃO DE VIOLÊNCIA PARA EXTENSÃO DO CUIDADO COMO PROMOÇÃO DA SAÚDE SOB UM VIÉS EPIDEMILÓGICO PERES, Edna Ferreira (Serviço Social/UniBrasil) A violência é um tema cada vez mais presente nas discussões

Leia mais

Atenção às Mulheres em Situação de Violência

Atenção às Mulheres em Situação de Violência Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Ações Programáticas Estratégicas Coordenação-Geral de Saúde das Mulheres Atenção às Mulheres em Situação de Violência Maria Esther de Albuquerque

Leia mais

NOTA TÉCNICA N 06/2018 INDICADORES CRIMINAIS DO TERCEIRO TRIMESTRE DE 2018 DO GRANDE ABC PAULISTA

NOTA TÉCNICA N 06/2018 INDICADORES CRIMINAIS DO TERCEIRO TRIMESTRE DE 2018 DO GRANDE ABC PAULISTA NOTA TÉCNICA N 06/2018 INDICADORES CRIMINAIS DO TERCEIRO TRIMESTRE DE 2018 DO GRANDE ABC PAULISTA David Pimentel Barbosa de Siena Resumo executivo A presente análise tem como objeto as informações criminais

Leia mais

COLOQUE AQUI SEU TÍTULO

COLOQUE AQUI SEU TÍTULO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE SAÚDE COLETIVA ESPECIALIZAÇÃO EM MEDICINA DO TRABALHO NOME DO ALUNO COLOQUE AQUI SEU TÍTULO CURITIBA 2017/2018 NOME DO ALUNO COLOQUE

Leia mais

PROPOSTA DE RESOLUÇÃO

PROPOSTA DE RESOLUÇÃO PARLAMENTO EUROPEU 2009-2014 Documento de sessão 24.9.2009 B7-0000/2009 PROPOSTA DE RESOLUÇÃO apresentada na sequência das perguntas com pedido de resposta oral B7-0000/2009 e B7-0000/2009 nos termos do

Leia mais

RIPSA - Causas externas

RIPSA - Causas externas RIPSA - Causas externas MATRIZ DE INDICADORES BÁSICOS DENOMINAÇÃO CONCEITUAÇÃO MÉTODO DE CÁLCULO CATEGORIAS FONTES INDICADORES DE MORTALIDADE 1. Mortalidade proporcional por grupos de causas Distribuição

Leia mais

TÍTULO: VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER: TIPOS DE VIOLÊNCIA, PERFIL DA VÍTIMA, SUA DISTRIBUIÇÃO NO BRASIL E NA REGIÃO SUDESTE NOS ÚLTIMOS ANOS.

TÍTULO: VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER: TIPOS DE VIOLÊNCIA, PERFIL DA VÍTIMA, SUA DISTRIBUIÇÃO NO BRASIL E NA REGIÃO SUDESTE NOS ÚLTIMOS ANOS. TÍTULO: VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER: TIPOS DE VIOLÊNCIA, PERFIL DA VÍTIMA, SUA DISTRIBUIÇÃO NO BRASIL E NA REGIÃO SUDESTE NOS ÚLTIMOS ANOS. CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA:

Leia mais

Survey: Grupos de Qualidade ABSP 2. IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO RESPONDENTE

Survey: Grupos de Qualidade ABSP 2. IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO RESPONDENTE Esta pesquisa livre é alimentado por Criar um Inquérito Survey: Grupos de Qualidade ABSP Formulário para construção dos Grupos de qualidade das informações estatísticas 1. Prezado(a) dirigente, prezado(a)

Leia mais

AVALIAÇÃO DA FAIXA ETÁRIA DAS MULHERES QUE PARTICIPARAM DO RASTREAMENTO DO CÂNCER DO COLO UTERINO EM PONTA GROSSA

AVALIAÇÃO DA FAIXA ETÁRIA DAS MULHERES QUE PARTICIPARAM DO RASTREAMENTO DO CÂNCER DO COLO UTERINO EM PONTA GROSSA 15. CONEX Resumo Expandido - ISSN 2238-9113 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( x ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA

Leia mais

PERFIL SOCIOECONÔMICO DOS ALUNOS. Cursos Superiores:

PERFIL SOCIOECONÔMICO DOS ALUNOS. Cursos Superiores: Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo IFSP Campus Guarulhos Coordenadoria Sociopedagógica PERFIL SOCIOECONÔMICO DOS ALUNOS Cursos Superiores: - Análise

Leia mais

SALA DE SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA EM SAÚDE DOS IMIGRANTES

SALA DE SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA EM SAÚDE DOS IMIGRANTES SALA DE SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA EM SAÚDE DOS IMIGRANTES MENINGITES: SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA A meningite é um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, podendo

Leia mais

SALA DE SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA EM SAÚDE DOS IMIGRANTES

SALA DE SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA EM SAÚDE DOS IMIGRANTES O sarampo é uma doença infecciosa aguda, viral, transmissível, extremamente contagiosa e muito comum na infância. A transmissão ocorre diretamente, ou seja, pessoa a pessoa, geralmente por tosse, espirros,

Leia mais

O FENÔMENO DA VIOLÊNCIA CONTRA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NOS MUNÍCIPIOS QUE COMPÕEM A AMREC

O FENÔMENO DA VIOLÊNCIA CONTRA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NOS MUNÍCIPIOS QUE COMPÕEM A AMREC O FENÔMENO DA VIOLÊNCIA CONTRA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NOS MUNÍCIPIOS QUE COMPÕEM A AMREC Joseane Nazario joseanenazario@hotmail.com Cláudia da Rosa Assist.social@live.com Resumo: Presenciamos um século

Leia mais

NOTA TÉCNICA N 05/2018 INDICADORES DE HOMICÍDIO DE 2017 DO GRANDE ABC PAULISTA

NOTA TÉCNICA N 05/2018 INDICADORES DE HOMICÍDIO DE 2017 DO GRANDE ABC PAULISTA NOTA TÉCNICA N 05/2018 INDICADORES DE HOMICÍDIO DE 2017 DO GRANDE ABC PAULISTA David Pimentel Barbosa de Siena Resumo executivo A presente nota técnica tem como objeto os indicadores de homicídio da Região

Leia mais

SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA DO CÂNCER DE MAMA EM MULHERES: Recife, 2006 a 2016

SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA DO CÂNCER DE MAMA EM MULHERES: Recife, 2006 a 2016 Secretaria de Saúde Diretoria Executiva de Vigilância à Saúde Unidade de Vigilância Epidemiológica Setor de Doenças e Agravos Não transmissíveis e Promoção da Saúde SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA DO CÂNCER DE

Leia mais

5º CICLO DE ENFERMAGEM. ENF 1081 PROMOÇÃO DA SAÚDE III EIXO TEMÁTICO 21 Medidas de Saúde Coletiva

5º CICLO DE ENFERMAGEM. ENF 1081 PROMOÇÃO DA SAÚDE III EIXO TEMÁTICO 21 Medidas de Saúde Coletiva ESCOLA DE CIÊNCIAS SOCIAIS E DA SAÚDE CURSO DE ENFERMAGEM 5º CICLO DE ENFERMAGEM ENF 1081 PROMOÇÃO DA SAÚDE III EIXO TEMÁTICO 21 Medidas de Saúde Coletiva TURMA A01 TURMA A TURMA C01 2017.1 Profª Me. Karla

Leia mais

10º FÓRUM DE EXTENSÃO E CULTURA DA UEM

10º FÓRUM DE EXTENSÃO E CULTURA DA UEM 10º FÓRUM DE EXTENSÃO E CULTURA DA UEM ANALISE DAS INFORMAÇÕES E QUALIDADE DAS FICHAS DE INVESTIGAÇÃO DE ÓBITOS INFANTIS DA 15ª REGIONAL DE SAÚDE DO PARANÁ Jéssica Teixeira Lourenço 1 Vivianne Peters da

Leia mais

POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DO HOMEM. Brasília, 18 de Novembro de 2013 Michelle Leite da Silva

POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DO HOMEM. Brasília, 18 de Novembro de 2013 Michelle Leite da Silva POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DO HOMEM Brasília, 18 de Novembro de 2013 Michelle Leite da Silva DAET- Departamento de Atenção Especializada e Temática Secretaria de Atenção à Saúde - SAS

Leia mais

PERFIL DA MORTALIDADE POR SUICÍDIO NO MUNICIPIO DE CURITIBA 2015

PERFIL DA MORTALIDADE POR SUICÍDIO NO MUNICIPIO DE CURITIBA 2015 PERFIL DA MORTALIDADE POR SUICÍDIO NO MUNICIPIO DE CURITIBA 2015 Fonte: Centro de Epidemiologia Coordenação de Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis I - As causas externas (acidentes e violências)

Leia mais

B O L E T I M EPIDEMIOLÓGICO SÍFILIS ano I nº 01

B O L E T I M EPIDEMIOLÓGICO SÍFILIS ano I nº 01 B O L E T I M EPIDEMIOLÓGICO SÍFILIS 2 012 ano I nº 01 2012. Ministério da Saúde É permitida a reprodução parcial ou total desta obra, desde que citada a fonte. Expediente Boletim Epidemiológico - Sífilis

Leia mais

MORBIDADE HOSPITALAR E MORTALIDADE POR DIABETES MELLITUS: RECIFE, 2016 e 2017

MORBIDADE HOSPITALAR E MORTALIDADE POR DIABETES MELLITUS: RECIFE, 2016 e 2017 Prefeitura do Recife Secretaria de Saúde Diretoria Executiva de Vigilância à Saúde Unidade de Vigilância Epidemiologia MORBIDADE HOSPITALAR E MORTALIDADE POR DIABETES MELLITUS: RECIFE, 2016 e 2017 Recife

Leia mais

RELATÓRIO Organização. Karla Livi Simone Lerner

RELATÓRIO Organização. Karla Livi Simone Lerner RELATÓRIO 2010 Organização Karla Livi Simone Lerner Porto Alegre, janeiro 2012 1 SUMÁRIO 1 Apresentação...3 2 Introdução...4 3 Resultados...6 3.1 Dados Gerais...6 3.2 Serviços Notificadores...18 3.3 Região

Leia mais

A equipe de saúde e a violência doméstica contra a criança e o adolescente

A equipe de saúde e a violência doméstica contra a criança e o adolescente A equipe de saúde e a violência doméstica contra a criança e o adolescente Prof. Enf. Cristina Brandt Nunes* Departamento de Enfermagem Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) A EQUIPE DE SAÚDE

Leia mais

HEPATITES VIRAIS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS EM IDOSOS: BRASIL, NORDESTE E PARAÍBA

HEPATITES VIRAIS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS EM IDOSOS: BRASIL, NORDESTE E PARAÍBA HEPATITES VIRAIS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS EM IDOSOS: BRASIL, NORDESTE E PARAÍBA Larissa Ferreira de Araújo Paz (1); Larissa dos Santos Sousa (1) Polyana Cândido de Andrade (2); Gilson Vasco da Silva

Leia mais

A importância do quesito cor na qualificação dos dados epidemiológicos e como instrumento de tomada de decisão em Políticas Públicas de Saúde

A importância do quesito cor na qualificação dos dados epidemiológicos e como instrumento de tomada de decisão em Políticas Públicas de Saúde A importância do quesito cor na qualificação dos dados epidemiológicos e como instrumento de tomada de decisão em Políticas Públicas de Saúde Fernanda Lopes Rio de Janeiro, maio de 2011 O mandato do UNFPA

Leia mais

TÍTULO: INCIDÊNCIA DE AIDS NA POPULAÇÃO DE 50 ANOS OU MAIS EM SÃO JOSÉ DO RIO PRETO-SP, NO PERÍODO DE 2003 A 2013

TÍTULO: INCIDÊNCIA DE AIDS NA POPULAÇÃO DE 50 ANOS OU MAIS EM SÃO JOSÉ DO RIO PRETO-SP, NO PERÍODO DE 2003 A 2013 TÍTULO: INCIDÊNCIA DE AIDS NA POPULAÇÃO DE 50 ANOS OU MAIS EM SÃO JOSÉ DO RIO PRETO-SP, NO PERÍODO DE 2003 A 2013 CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: MEDICINA INSTITUIÇÃO: FACULDADE

Leia mais

Balanço Anual Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres Ministério dos Direitos Humanos

Balanço Anual Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres Ministério dos Direitos Humanos Balanço Anual 2016 Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres Ministério dos Direitos Humanos BALANÇO ANUAL 2016 1 Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres Ministério dos Direitos Humanos

Leia mais

Análise espacial da distribuição de roubos e furtos ocorridos em Presidente Prudente em 2010

Análise espacial da distribuição de roubos e furtos ocorridos em Presidente Prudente em 2010 Análise espacial da distribuição de roubos e furtos ocorridos em Presidente Prudente em 2010 Fabiano José dos Santos 1 Vilma Mayumi Tachibana 1 Edilson Ferreira Flores 1 1.Introdução Os crimes de roubo

Leia mais

Coordenação de População e Indicadores Sociais COPIS Gerência de Indicadores Sociais GEISO 07 de março de 2018

Coordenação de População e Indicadores Sociais COPIS Gerência de Indicadores Sociais GEISO 07 de março de 2018 Coordenação de População e Indicadores Sociais COPIS Gerência de Indicadores Sociais GEISO 07 de março de 2018 Marcos, referências e delimitações Dia Internacional da Mulher Conjunto mínimo de indicadores

Leia mais

FATORES ASSOCIADOS A MORTALIDADE EM ADOLESCENTES

FATORES ASSOCIADOS A MORTALIDADE EM ADOLESCENTES FATORES ASSOCIADOS A MORTALIDADE EM ADOLESCENTES Francisco Leal Carvalho¹, Karolyni Lesley Diniz Sant Anna², Maiara Flores Scariot³, Mariana Oliveira Curado⁴, Rafaela Altoé Macorin⁵, Pedro Paulo de Queiroz

Leia mais

II. Violência contra a mulher: dados 2015

II. Violência contra a mulher: dados 2015 Dossiê Mulher 2016 7 II. Violência contra a mulher: dados 2015 No estado Rio de Janeiro, as mulheres representam cerca de 52,0% da população total. Em 2015, o percentual de mulheres vítimas de algum delito

Leia mais

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL MINISTÉRIO DA JUSTIÇA DEPARTAMENTO PENITENCIÁRIO NACIONAL

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL MINISTÉRIO DA JUSTIÇA DEPARTAMENTO PENITENCIÁRIO NACIONAL REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL Presidente da República DILMA ROUSSEFF MINISTÉRIO DA JUSTIÇA Ministro de Estado da Justiça JOSÉ EDUARDO CARDOZO Secretária-Executiva MÁRCIA PELEGRINI DEPARTAMENTO PENITENCIÁRIO

Leia mais

Ministério do Desenvolvimento Social MDS Secretaria Nacional de Assistência Social SNAS

Ministério do Desenvolvimento Social MDS Secretaria Nacional de Assistência Social SNAS Ministério do Desenvolvimento Social MDS Secretaria Nacional de Assistência Social SNAS Secretaria Nacional de Assistência Social Maria do Carmo Brant de Carvalho Departamento de Proteção Social Básica

Leia mais

Estudo do perfil clínico e epidemiológico da hanseníase no estado do Tocantins, no período de 2004 até os dias atuais

Estudo do perfil clínico e epidemiológico da hanseníase no estado do Tocantins, no período de 2004 até os dias atuais Estudo do perfil clínico e epidemiológico da hanseníase no estado do Tocantins, no período de 2004 até os dias atuais Heryka Fernanda Silva Barbosa¹; Marcello Otake Sato² ¹Aluna do curso de Medicina; Campus

Leia mais

INTOXICAÇÕES POR AGROTÓXICOS E DOMISSANITÁRIOS EM IDOSOS: DADOS EPIDEMIOLÓGICOS E CLÍNICOS ( )

INTOXICAÇÕES POR AGROTÓXICOS E DOMISSANITÁRIOS EM IDOSOS: DADOS EPIDEMIOLÓGICOS E CLÍNICOS ( ) INTOXICAÇÕES POR AGROTÓXICOS E DOMISSANITÁRIOS EM IDOSOS: DADOS EPIDEMIOLÓGICOS E CLÍNICOS (2011-2014) Mariana Severo Pimenta¹; Karla Simone Maia da Silva¹; Mayrla de Sousa Coutinho¹; NíciaStellita Da

Leia mais

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO DOS GRUPOS DE QUALIDADE 2018 PARA O ANUÁRIO BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO DOS GRUPOS DE QUALIDADE 2018 PARA O ANUÁRIO BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO DOS GRUPOS DE QUALIDADE 2018 PARA O ANUÁRIO BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA A metodologia dos grupos de qualidade foi reformulada levando em conta as observações dos gestores e

Leia mais