Dados da Violência contra a mulher no Brasil

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Dados da Violência contra a mulher no Brasil"

Transcrição

1 Semana da Mulher

2 Dados da Violência contra a mulher no Brasil

3 Sobre o Estupro

4 Uma mulher é vítima de estupro a cada: 9 minutos Fonte: 12º Anuário Brasileiro de Segurança Pública (FBSP, 2018)

5 O que é considerado estupro? Segundo o Artigo 213, do Código Penal: Estupro consiste em constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, a ter conjunção carnal ou a praticar ou permitir que com ele se pratique outro ato libidinoso.

6 Casos registrados de estupro: 2006: : Fonte: 12º Anuário Brasileiro de Segurança Pública (FBSP, 2018)

7 Subnotificação de casos de estupro As estimativas variam, mas em geral calcula-se que estes números sejam de 10% a 15% do total dos casos que realmente acontecem. Logo, estaríamos falando de 400 mil a 600 mil de estupros a cada ano.

8 Segundo o Atlas da Violência de 2018 (Ipea/FBSP), as crianças são as maiores vítimas de estupro no Brasil. 50,9% das notificações de estupro ocorreram com crianças de até 13 anos e 17%, com adolescentes. Fonte: Atlas da Violência de 2018.

9 Segundo o Atlas da Violência de 2018, as mulheres negras (pretas e pardas) são as maiores vítimas de estupro, em 2017 foram 54% das vítimas. Fonte: Atlas da Violência de 2018.

10 Em 2016, a maioria dos casos de estupro contra crianças foi cometido por amigos, conhecidos e por familiares próximos, como pais, irmãos e padrastos: 42% dos casos. Fonte: Atlas da Violência de 2018.

11 Sobre a Violência Doméstica

12 Uma mulher registra agressão sob a Lei Maria da Penha a cada 2 minutos Fonte: 12º Anuário Brasileiro de Segurança Pública (FBSP, 2018).

13 Segundo a Lei Maria a Penha: Violência doméstica e familiar contra a mulher configura qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial, no âmbito da unidade doméstica, no âmbito da família e em qualquer relação íntima de afeto, independentemente de orientação sexual.

14 Violência física: qualquer conduta que ofenda sua integridade ou saúde corpora. Violência sexual: qualquer conduta que a constranja a presenciar, a manter ou a participar de relação sexual não desejada; que a induza a comercializar ou a utilizar a sua sexualidade; que a impeça de usar qualquer método contraceptivo ou que a force ao matrimônio, à gravidez, ao aborto ou à prostituição; ou que limite ou anule o exercício de seus direitos sexuais e reprodutivos. Violência patrimonial: destruição de objetos, instrumentos de trabalho, documentos pessoais, vestuário, bens; impedimento de acessar recursos econômicos.

15 Violência psicológica: qualquer conduta que lhe cause dano emocional e diminuição da autoestima ou que lhe prejudique e perturbe o pleno desenvolvimento ou que vise degradar ou controlar suas ações, comportamentos, crenças e decisões, mediante ameaça, constrangimento, humilhação, manipulação, isolamento, vigilância constante, perseguição contumaz, insulto, chantagem, violação de sua intimidade, ridicularização, exploração e limitação do direito de ir e vir ou qualquer outro meio que lhe cause prejuízo à saúde psicológica e à autodeterminação. Violência moral: qualquer conduta que configure calúnia, difamação ou injúria. Fonte: Lei Maria da Penha - Lei 11340/06.

16 606 por dia casos de lesão corporal dolosa em contexto de violência doméstica e familiar Fonte: 12º Anuário Brasileiro de Segurança Pública (FBSP, 2018).

17 Em 2017, tivemos um total de casos de violência Doméstica registrados. Fonte: 12º Anuário Brasileiro de Segurança Pública (FBSP, 2018).

18 Somente em 2015, a Central de Atendimento a Mulher Ligue 180, realizou atendimentos, ou seja, 1 atendimento a cada 42 segundos. Fonte: Dados divulgados pelo Ligue 180.

19 Sobreo Feminicídio

20 3 mulheres são vítimas de feminicídio a cada dia Fonte: 12º Anuário Brasileiro de Segurança Pública (FBSP, 2018).

21 Segundo o Código Penal, Feminicídio é o assassinato de uma mulher cometido por razões da condição de sexo feminino, isto é, quando o crime envolve: violência doméstica e familiar e/ou menosprezo ou discriminação à condição de mulher.

22 Em 2017, homicídios foram registradas como sendo vítimas de feminicídio. Fonte: 12º Anuário Brasileiro de Segurança Pública (FBSP, 2018).

23 Tipos de feminicídio Feminicídio doméstico Feminicídio sexual.

24 No Brasil, a taxa de homicídios contra mulheres negras é 71% maior do que contra mulheres não-negras. Fonte: Atlas da Violência 2018.

25 Nos últimos 10 anos, a taxa de assassinatos de mulheres não negras diminuiu em 8% enquanto a de mulheres negras aumentou em 15,4%. Fonte: Mapa da Violência 2018.

26 No Amazonas e Rio Grande do Norte, o aumento da taxa de homicídios de mulheres negras foi de 100%. Em Roraima, o aumento de assassinatos de mulheres negras em 10 anos foi de 214%. Fonte: Mapa da Violência 2018.

27 ALERTA: É importante compreender que quando o feminicídio acontece é porque diversas outras violências já ocorreram: violência psicológica, patrimonial, física ou sexual. Há relações desiguais de poder que são construídas cultural e socialmente e que resultam repetidamente em violências.

28 Sobre a Violência Obstétrica

29 1 em cada 4 mulheres no Brasil sofre violência obstétrica Fonte: Estudo Mulheres brasileiras e gênero nos espaços público e privado, realizado pela Fundação Perseu Abramo em parceria com SESC, em 2010.

30 A violência obstétrica é aquela que acontece no momento da gestação, parto, nascimento e/ou pós-parto, inclusive no atendimento ao abortamento. Pode ser física, psicológica, verbal, simbólica e/ou sexual, além de negligência, discriminação e/ou condutas excessivas ou desnecessárias ou desaconselhadas, muitas vezes prejudiciais e sem embasamento em evidências científicas. Essas práticas submetem mulheres a normas e rotinas rígidas e muitas vezes desnecessárias, que não respeitam os seus corpos e os seus ritmos naturais e as impedem de exercer seu protagonismo.

31 Exemplos: - Lavagem intestinal e restrição de dieta. - Ameaças, gritos, chacotas, piadas, etc. - Omissão de informações, desconsideração dos padrões e valores culturais das gestantes e parturientes e divulgação pública de informações que possam insultar a mulher - Não permitir acompanhante que a gestante escolher. - Não receber alívio da dor. - Realização de intervenções e procedimentos médicos não necessários.

32 A pesquisa Nascer no Brasil: Inquérito Nacional sobre o parto e nascimento com coordenação da Escola Nacional de Saúde Pública e Fiocruz indicou que: 66% das mulheres preferiram o parto normal no inicio da gravidez; apenas 59% tiveram o seu direito previsto por Lei e foram orientadas sobre a maternidade de referência para internação do parto; e uma parcela significativa das maternidades não apresentou o conjunto completo de medicamentos e equipamento mínimos necessários ao atendimento da mãe e do bebê.

33 Organização Mundial da Saúde (OMS) são recomendados que no máximo 15% dos partos sejam cesarianas. No Brasil, líder do ranking na América Latina, este número chega a aproximadamente 56% em sua totalidade.

Direito Penal. Lei nº /2006. Violência doméstica e Familiar contra a Mulher. Parte 1. Prof.ª Maria Cristina

Direito Penal. Lei nº /2006. Violência doméstica e Familiar contra a Mulher. Parte 1. Prof.ª Maria Cristina Direito Penal Lei nº 11.340/2006. Violência doméstica e Familiar contra a Mulher. Parte 1. Prof.ª Maria Cristina Art. 1o Esta Lei cria mecanismos para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar

Leia mais

Ministério do Desenvolvimento Social MDS Secretaria Nacional de Assistência Social SNAS

Ministério do Desenvolvimento Social MDS Secretaria Nacional de Assistência Social SNAS Ministério do Desenvolvimento Social MDS Secretaria Nacional de Assistência Social SNAS Secretaria Nacional de Assistência Social Maria do Carmo Brant de Carvalho Departamento de Proteção Social Básica

Leia mais

16º CONEX - Encontro Conversando sobre Extensão na UEPG Resumo Expandido Modalidade B Apresentação de resultados de ações e/ou atividades

16º CONEX - Encontro Conversando sobre Extensão na UEPG Resumo Expandido Modalidade B Apresentação de resultados de ações e/ou atividades ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( x ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA E PRODUÇÃO ( ) TRABALHO 1 O ATENDIMENTO PSICOLÓGICO

Leia mais

LEGISLAÇÃO PENAL ESPECIAL

LEGISLAÇÃO PENAL ESPECIAL - LEGISLAÇÃO PENAL ESPECIAL - - Lei nº 11.340/06 - Lei Maria da Penha - Professor: Marcos Girão - OBJETO DA NORMA 1 O PORQUÊ DA LEI Nº 11.340/06 Maria da Penha Fernandes (Fortaleza/CE) 2001- Espancada

Leia mais

COPAPI POLÍTICA DE GÊNERO VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES E GÊNERO NA UNIVERSIDADE. Profª Drª ANA CLAUDIA FIGUEIREDO 1REBOLHO

COPAPI POLÍTICA DE GÊNERO VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES E GÊNERO NA UNIVERSIDADE. Profª Drª ANA CLAUDIA FIGUEIREDO 1REBOLHO COPAPI POLÍTICA DE GÊNERO VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES E GÊNERO NA UNIVERSIDADE Profª Drª ANA CLAUDIA FIGUEIREDO 1REBOLHO Prof. Dr. EDISON MARTINS MIRON São Carlos 2019 VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES E GÊNERO

Leia mais

União Popular de Mulheres de Campo Limpo e Adjacências.

União Popular de Mulheres de Campo Limpo e Adjacências. União Popular de Mulheres de Campo Limpo e Adjacências. União Popular de Mulheres Fundada em 08 de março de 1987. Organização social sem fins lucrativos. Objetivo principal Luta pela completa emancipação

Leia mais

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E SEGURANÇA PÚBLICA

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E SEGURANÇA PÚBLICA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E SEGURANÇA PÚBLICA Martha Rocha Deputada Estadual Rio de Janeiro 18/07/2018 Deputada Martha Rocha Presidente da Comissão de Segurança Pública e Assuntos de Polícia Presidente da CPI

Leia mais

09/06/2017 WALLACE FRANÇA LEI MARIA DA PENHA

09/06/2017 WALLACE FRANÇA LEI MARIA DA PENHA WALLACE FRANÇA LEI MARIA DA PENHA Art. 129 9 CP A lei Maria da Penha incluiu o parágrafo nono ao artigo 129 do código penal, isto quer dizer que a própria Lei Maria da Penha reconhece outros tipos de violência

Leia mais

Módulo ABORDAGEM EM SITUAÇÕES DE VIOLÊNCIA. Unidade: 2 - Violência doméstica

Módulo ABORDAGEM EM SITUAÇÕES DE VIOLÊNCIA. Unidade: 2 - Violência doméstica Módulo ABORDAGEM EM SITUAÇÕES DE VIOLÊNCIA Unidade: 2 - Violência doméstica 1 2 Unidade 2 -Violência doméstica OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM Ao final da atividade o aprendiz deverá ser capaz de: reconhecer

Leia mais

Volnei Celso Tomazini RELATOR

Volnei Celso Tomazini RELATOR Conflito de Jurisdição n. 2013.069541-4, de Itajaí Relator: Des. Volnei Celso Tomazini CONFLITO NEGATIVO DE JURISDIÇÃO. CRIMES DE AMEAÇA E INJÚRIA SUPOSTAMENTE PRATICADOS PELA RÉ, NORA DAS VÍTIMAS. JUÍZO

Leia mais

01- De acordo com a lei /06 conhecida popularmente como lei Maria da Penha é correto afirmar que :

01- De acordo com a lei /06 conhecida popularmente como lei Maria da Penha é correto afirmar que : Lei 11.340/06 - Lei Maria da Penha. Elaborador - Prof. Wilson T. Costa 01- De acordo com a lei 11.340/06 conhecida popularmente como lei Maria da Penha é correto afirmar que : A) É considerada relação

Leia mais

VIOLENCIA DOMESTICA CONTRA A MULHER: NÃO SE CALE! A INDIFERENÇA MATA!

VIOLENCIA DOMESTICA CONTRA A MULHER: NÃO SE CALE! A INDIFERENÇA MATA! VIOLENCIA DOMESTICA CONTRA A MULHER: NÃO SE CALE! A INDIFERENÇA MATA! Por Dra. Mary Ângela Marques Bruno A abordagem do presente artigo não é nova e nem tão pouco está longe de deixar de figurar no cenário

Leia mais

FEDERATION INTERNATIONALE DES FEMMES DES CARRIERES JURIDIQUES

FEDERATION INTERNATIONALE DES FEMMES DES CARRIERES JURIDIQUES Luísa e João 1 a 8 Na legislação timorense a difamação ou injúria não constituem crime. Nos termos do art. 35º da Lei nº 7/2010, de 7 de Julho, apenas se consideram crimes de violência doméstica: a) Os

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº de de 2015.

PROJETO DE LEI Nº de de 2015. PROJETO DE LEI Nº de de 2015. INSTITUI A POLÍTICA ESTADUAL PARA O SISTEMA INTEGRADO DE INFORMAÇÕES DE VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO NO ESTADO DE GOIÁS, DENOMINADO OBSERVATÓRIO ESTADUAL DA VIOLÊNCIA CONTRA O

Leia mais

03/10/2018 LEI MARIA DA PENHA ESQUEMATIZADA LEI N DE 07 DE AGOSTO DE 2006 PROF. MARCOS GIRÃO

03/10/2018 LEI MARIA DA PENHA ESQUEMATIZADA LEI N DE 07 DE AGOSTO DE 2006 PROF. MARCOS GIRÃO LEI MARIA DA PENHA ESQUEMATIZADA LEI N 11.340 DE 07 DE AGOSTO DE 2006 PROF. MARCOS GIRÃO 1 OBJETO DA NORMA Lei Maria da Penha Prof.Marcos Girão Maria da Penha Fernandes (Fortaleza/CE) 2001- Espancada e

Leia mais

II. Violência contra a mulher: dados 2015

II. Violência contra a mulher: dados 2015 Dossiê Mulher 2016 7 II. Violência contra a mulher: dados 2015 No estado Rio de Janeiro, as mulheres representam cerca de 52,0% da população total. Em 2015, o percentual de mulheres vítimas de algum delito

Leia mais

Saiba mais sobre o principal serviço de informações e orientações para mulheres

Saiba mais sobre o principal serviço de informações e orientações para mulheres Saiba mais sobre o principal serviço de informações e orientações para mulheres SECRETARIA NACIONAL DE POLÍTICAS PARA AS MULHERES SECRETARIA DE GOVERNO Elaboração e distribuição: Secretaria Nacional de

Leia mais

FEDERATION INTERNATIONALE DES FEMMES DES CARRIERES JURIDIQUES

FEDERATION INTERNATIONALE DES FEMMES DES CARRIERES JURIDIQUES Luísa e João 1 - A conduta do João constitui um crime; 2 - Crime de Violência Baseada no Género segundo a Lei Cabo-verdiana; 3 - Já foi contemplado como Crime de Maus tratos, no âmbito do Código Penal

Leia mais

Atenção às Mulheres em Situação de Violência

Atenção às Mulheres em Situação de Violência Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Ações Programáticas Estratégicas Coordenação-Geral de Saúde das Mulheres Atenção às Mulheres em Situação de Violência Maria Esther de Albuquerque

Leia mais

Conversando sobre. Violência. Obstétrica. Identifique e denuncie!

Conversando sobre. Violência. Obstétrica. Identifique e denuncie! Conversando sobre Violência Obstétrica Identifique e denuncie! Você sabe o que é? De acordo com a Organização Mundial de Saúde OMS e o Dossiê Violência Obstétrica Parirás com Dor elaborado pela Rede Parto

Leia mais

LEI N , DE (D.O )

LEI N , DE (D.O ) LEI N 13.230, DE 27.06.2002 (D.O. 27.06.02) Dispõe sobre a criação de comissões de atendimento, notificação e prevenção à violência doméstica contra criança e adolescente nas escolas de rede pública e

Leia mais

Campanha16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher

Campanha16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher Campanha16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher O SINDICATO ESTÁ NA SUA CONQUISTA ; ) No Brasil, a campanha dos 16 Dias de Ativismo começa no dia 25 de novembro e termina em 10 de dezembro,

Leia mais

VIOLÊNCIA SEXUAL. Entenda e ajude a combater SECRETARIA NACIONAL DE POLÍTICAS PARA AS MULHERES SECRETARIA DE GOVERNO

VIOLÊNCIA SEXUAL. Entenda e ajude a combater SECRETARIA NACIONAL DE POLÍTICAS PARA AS MULHERES SECRETARIA DE GOVERNO VIOLÊNCIA SEXUAL Entenda e ajude a combater SECRETARIA NACIONAL DE POLÍTICAS PARA AS MULHERES SECRETARIA DE GOVERNO Elaboração e distribuição: Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres Secretaria

Leia mais

LEGISLAÇÃO APLICADA SUSEPE/RS 2017 PROF. DALMO AZEVEDO LEI MARIA DA PENHA

LEGISLAÇÃO APLICADA SUSEPE/RS 2017 PROF. DALMO AZEVEDO LEI MARIA DA PENHA LEGISLAÇÃO APLICADA SUSEPE/RS 2017 PROF. DALMO AZEVEDO LEI MARIA DA PENHA Art. 1o Esta Lei cria mecanismos para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra a mulher, nos termos do 8o do art.

Leia mais

GT 6: DIREITOS HUMANOS E POLÍTICAS PÚBLICAS O MUNDO PELA IGUALDADE DE GÊNERO: DEFESA DOS DIREITOS DAS MULHERES 1

GT 6: DIREITOS HUMANOS E POLÍTICAS PÚBLICAS O MUNDO PELA IGUALDADE DE GÊNERO: DEFESA DOS DIREITOS DAS MULHERES 1 GT 6: DIREITOS HUMANOS E POLÍTICAS PÚBLICAS O MUNDO PELA IGUALDADE DE GÊNERO: DEFESA DOS DIREITOS DAS MULHERES 1 Angélica Francine Chermicoski (Facnopar). E-mail: angelica.francine@hotmail.com Paulo Henrique

Leia mais

CURSO PRÉ-VESTIBULAR DO CENTRO DE ESTUDOS E AÇÕES SOLIDÁRIAS DA MARÉ AULÃO DA MULHER VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER VOCÊ CONHECE A LEI?

CURSO PRÉ-VESTIBULAR DO CENTRO DE ESTUDOS E AÇÕES SOLIDÁRIAS DA MARÉ AULÃO DA MULHER VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER VOCÊ CONHECE A LEI? CURSO PRÉ-VESTIBULAR DO CENTRO DE ESTUDOS E AÇÕES SOLIDÁRIAS DA MARÉ AULÃO DA MULHER VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER VOCÊ CONHECE A LEI? FORMAS DE VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER Artigo 7º da Lei nº 11.340/2006:

Leia mais

ANÁLISE DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR EM ILHÉUS ( )

ANÁLISE DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR EM ILHÉUS ( ) ANÁLISE DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR EM ILHÉUS (2009-2010) Ariene Bomfim Cerqueira Paula Carine Matos de Souza Guilhardes de Jesus Júnior Universidade Estadual de Santa Cruz, Departamento de Ciências

Leia mais

CRIMES CONTRA A DIGNIDADE SEXUAL

CRIMES CONTRA A DIGNIDADE SEXUAL LEGALE CRIMES CONTRA A DIGNIDADE SEXUAL Com o advento da Lei 12.015 de 07 de agosto de 2009, o Título VI da parte especial do Código Penal deixou de ser nominado como Crimes contra os Costumes e passou

Leia mais

CRIMES CONTRA A DIGNIDADE SEXUAL

CRIMES CONTRA A DIGNIDADE SEXUAL LEGALE CRIMES CONTRA A DIGNIDADE SEXUAL Com o advento da Lei 12.015 de 07 de agosto de 2009, o Título VI da parte especial do Código Penal deixou de ser nominado como Crimes contra os Costumes e passou

Leia mais

Altera dispositivos do Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 Código Penal, em especial do seu Título VI. O Congresso Nacional decreta:

Altera dispositivos do Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 Código Penal, em especial do seu Título VI. O Congresso Nacional decreta: Altera dispositivos do Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 Código Penal, em especial do seu Título VI. O Congresso Nacional decreta: Art. 1º O Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940,

Leia mais

LEI Nº , DE 7 DE AGOSTO DE 2009

LEI Nº , DE 7 DE AGOSTO DE 2009 LEI Nº 12.015, DE 7 DE AGOSTO DE 2009 Altera o Título VI da Parte Especial do Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 - Código Penal, e o art. 1º da Lei nº 8.072, de 25 de julho de 1990, que dispõe

Leia mais

MULTIVIX CARIACICA FACULDADE SÃO GERALDO CURSO DE DIREITO

MULTIVIX CARIACICA FACULDADE SÃO GERALDO CURSO DE DIREITO MULTIVIX CARIACICA FACULDADE SÃO GERALDO CURSO DE DIREITO A ANULAÇÃO DO CASAMENTO EM DETRIMENTO DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA ASSOCIADA AO ERRO ESSENCIAL QUANTO À PERSONALIDADE DO CÔNJUGE CARIACICA-ES 2018 Humberto

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE: violência doméstica; mulher; Lei Maria da Penha

PALAVRAS-CHAVE: violência doméstica; mulher; Lei Maria da Penha A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA A MULHER E SUAS FORMAS NO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE PB RESUMO Kamylla da Silva Bezerra 1 Bárbara Leônia Farias Batista Gomes 2 A violência contra as mulheres é um dos fenômenos

Leia mais

GÊNERO E VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR CONTRA AS MULHERES

GÊNERO E VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR CONTRA AS MULHERES GÊNERO E VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR CONTRA AS MULHERES Gênero e Violência Doméstica contra à Mulher O que é Gênero: É uma dada maneira de olhar a realidade da vida (das mulheres e dos homens) para

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos 1 de 6 17/11/2010 16:05 Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 12.015, DE 7 DE AGOSTO DE 2009. Mensagem de veto Altera o Título VI da Parte Especial do Decreto-Lei

Leia mais

SESSÃO DA TARDE PENAL E PROCESSO PENAL IMPORTUNAÇÃO SEXUAL E OUTROS DISPOSITIVOS (LEI DE 24/09/2018) Prof. Rodrigo Capobianco

SESSÃO DA TARDE PENAL E PROCESSO PENAL IMPORTUNAÇÃO SEXUAL E OUTROS DISPOSITIVOS (LEI DE 24/09/2018) Prof. Rodrigo Capobianco SESSÃO DA TARDE PENAL E PROCESSO PENAL IMPORTUNAÇÃO SEXUAL E OUTROS DISPOSITIVOS (LEI 13.718 DE 24/09/2018) Prof. Rodrigo Capobianco Importunação Sexual Caso de ejaculação em ônibus não configura estupro,

Leia mais

Legislação na área de defesa da mulher contra a violência doméstica

Legislação na área de defesa da mulher contra a violência doméstica Legislação na área de defesa da mulher contra a violência doméstica Maria Graziele Bernardi * Resumo: Este trabalho aborda a legislação específica de combate à violência doméstica contra a mulher, a Lei

Leia mais

Direito Penal. Introdução aos Crimes Contra a Dignidade Sexual e Delito de Estupro

Direito Penal. Introdução aos Crimes Contra a Dignidade Sexual e Delito de Estupro Direito Penal Introdução aos Crimes Contra a Dignidade Sexual e Delito de Estupro Crimes Contra a Dignidade Sexual Nomenclatura Título VI do Código Penal: antes Crimes Contra os Costumes, atualmente Crimes

Leia mais

UNIVERSIDADE CEUMA São Luís MA 2018

UNIVERSIDADE CEUMA São Luís MA 2018 UNIVERSIDADE CEUMA São Luís MA 2018 SANDRA KOMARSSON CARVALHO E CORDEIRO LÍGIA COSTA LEITE HARIANE FREITAS ROCHA ALMEIDA VIVIAN ARAGÃO CARVALHO 1ª Edição São Luís - MA Universidade CEUMA 2018 FICHA TÉCNICA

Leia mais

MARIA DA PENHA (LEI / 06)

MARIA DA PENHA (LEI / 06) MARIA DA PENHA (LEI 11.340/ 06) 1. CARACTERÍSTICAS A lei 11340/2006 dispõe sobre a violência doméstica e familiar contra a mulher. Esta lei não tem caráter punitivo. Trata-se de lei multidisciplinar.

Leia mais

EXERCÍCIOS. I - anistia, graça e indulto; II - fiança.

EXERCÍCIOS. I - anistia, graça e indulto; II - fiança. Legislação Especial Wallace França EXERCÍCIOS Lei dos Crimes hediondos Art. 1 o São considerados hediondos os seguintes crimes, todos tipificados no Decreto-Lei n o 2.848, de 7 de dezembro de 1940 - Código

Leia mais

Programa Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. Dados Sobre Violência Sexual Infanto-Juvenil.

Programa Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. Dados Sobre Violência Sexual Infanto-Juvenil. Programa Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. Dados Sobre Violência Sexual Infanto-Juvenil. Objetivo do PAIR Integrar políticas e desenvolver metodologias adequadas

Leia mais

PRESERVAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS ATRAVÉS DA LEI MARIA DA PENHA 1

PRESERVAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS ATRAVÉS DA LEI MARIA DA PENHA 1 PRESERVAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS ATRAVÉS DA LEI MARIA DA PENHA 1 Ana Maria Foguesatto 2, Gabriel Maçalai 3, Bianca Strücker 4. 1 Pesquisa livre, realizada durante o Curso de Graduação em Direito na Universidade

Leia mais

VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES: O que podem fazer os profissionais de saúde?

VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES: O que podem fazer os profissionais de saúde? ATENÇÃO ÀS MULHERES : O que podem fazer os profissionais de saúde? A violência contra as mulheres é problema de todos e todas. E nós, como profissionais de saúde, temos um importante papel na atenção,

Leia mais

Informações de Impressão

Informações de Impressão Questão: 719584 O mercado de trabalho para os assistentes sociais tem sofrido os rebatimentos decorrentes da ordem do capital. Essas mudanças são visíveis a partir: 1) das transformações decorrentes das

Leia mais

MEDIDAS DE PROTEÇÃO E JUIZADO DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR DE NITERÓI

MEDIDAS DE PROTEÇÃO E JUIZADO DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR DE NITERÓI MEDIDAS DE PROTEÇÃO E JUIZADO DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR DE NITERÓI GT VIII: Violência Social e Sistema Penal Isabelle Dianne Gibson Pereira 1 Raisa Duarte da Silva Ribeiro 2 Rodrigo de Souza Costa

Leia mais

O QUE É? O canal funciona 24 horas por dia, nos 7 dias da semana.

O QUE É? O canal funciona 24 horas por dia, nos 7 dias da semana. O QUE É? Serviço de atendimento telefônico gratuito para recebimento e encaminhamento de denúncias de violação de direitos humanos em especial as que atingem populações com vulnerabilidade acrescida, como:

Leia mais

EU NÃO SONHEI COM O SUCESSO EU TRABALHEI PARA ELE

EU NÃO SONHEI COM O SUCESSO EU TRABALHEI PARA ELE EU NÃO SONHEI COM O SUCESSO EU TRABALHEI PARA ELE São Paulo, novembro de 2017 1) CRIME NAO CONSUMADO: TENTATIVA, DESISTENCIA VOLUNTÁRIA, ARREPENDIMENTO EFICAZ, CRIME IMPOSSIVEL, ARREPENDIMENTO POSTERIOR

Leia mais

PROJETO COLMEIA: PROMOVENDO A IGUALDADE DE GÊNERO E O EMPODERAMENTO DE MULHERES NA CIDADE DE JATAÍ-GO

PROJETO COLMEIA: PROMOVENDO A IGUALDADE DE GÊNERO E O EMPODERAMENTO DE MULHERES NA CIDADE DE JATAÍ-GO PROJETO COLMEIA: PROMOVENDO A IGUALDADE DE GÊNERO E O EMPODERAMENTO DE MULHERES NA CIDADE DE JATAÍ-GO Estael de Lima Gonçalves 1 Layla Milena Oliveira Gomes 2 Resumo: A violência doméstica e familiar contra

Leia mais

TURMA DE CÂMARAS CRIMINAIS REUNIDAS CONFLITO NEGATIVO DE COMPETÊNCIA Nº 42314/ CLASSE I COMARCA DE SORRISO

TURMA DE CÂMARAS CRIMINAIS REUNIDAS CONFLITO NEGATIVO DE COMPETÊNCIA Nº 42314/ CLASSE I COMARCA DE SORRISO SUSCITANTE: SUSCITADO: JUÍZO DA 4ª VARA DA JUÍZO DA 5ª VARA DA Número do Protocolo: 42314/2008 Data de Julgamento: 07-8-2008 EMENTA CONFLITO NEGATIVO DE COMPETÊNCIA - LEI 11.340/2006 - VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Leia mais

VIOLÊNCIA SEXUAL E TIPOS PENAIS QUADRO-RESUMO ABUSO SEXUAL NO CÓDIGO PENAL - CP

VIOLÊNCIA SEXUAL E TIPOS PENAIS QUADRO-RESUMO ABUSO SEXUAL NO CÓDIGO PENAL - CP VIOLÊNCIA SEXUAL E TIPOS PENAIS QUADRO-RESUMO Artigo Tipo Penal Descrição ABUSO SEXUAL NO CÓDIGO PENAL - CP 213 Estupro Constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, a ter conjunção carnal ou

Leia mais

Crimes contra o Patrimônio Receptação

Crimes contra o Patrimônio Receptação LEGALE RECEPTAÇÃO Crimes contra o Patrimônio Receptação Receptação Adquirir, receber, transportar, conduzir ou ocultar, em proveito próprio ou alheio, coisa que sabe ser produto de crime, ou influir para

Leia mais

Superando Barreira. Enfª: Eclésia Fragoso Nogueira

Superando Barreira. Enfª: Eclésia Fragoso Nogueira Superando Barreira Enfª: Eclésia Fragoso Nogueira Conceito de violência sexual (O.M.S) Organização Mundial de Saúde, define como violência sexual : Qualquer ato sexual ou tentativa do ato não desejada,

Leia mais

DA RESPONSABILIDADE CIVIL E PENAL DE ESCOTISTAS E DIRIGENTES INSTITUCIONAIS

DA RESPONSABILIDADE CIVIL E PENAL DE ESCOTISTAS E DIRIGENTES INSTITUCIONAIS DA RESPONSABILIDADE CIVIL E PENAL DE ESCOTISTAS E DIRIGENTES INSTITUCIONAIS Responsabilidade Civil Dever jurídico de indenizar o dano, tanto moral quanto material, imposto àquele que o causou desfazendo,

Leia mais

III contra a criança e o adolescente; IV contra a pessoa com deficiência; VI contra o portador do vírus HIV;

III contra a criança e o adolescente; IV contra a pessoa com deficiência; VI contra o portador do vírus HIV; LEI N.º 8.800, DE 12 DE JUNHO DE 2017 Institui NOTIFICAÇÃO COMPULSÓRIA DE VIOLÊNCIA-NCV nas categorias que especifica. O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE JUNDIAÍ, Estado de São Paulo, de acordo com o que decretou

Leia mais

MANUAIS PARA CONCURSOS E GRADUAÇÃO Volume 8

MANUAIS PARA CONCURSOS E GRADUAÇÃO Volume 8 MANUAIS PARA CONCURSOS E GRADUAÇÃO Volume 8 ROGÉRIO SANCHES CUNHA Promotor de Justiça em São Paulo e professor nas áreas de Direito Penal e Processual Penal em cursos e institutos jurídicos. DIREITO PENAL

Leia mais

VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER, NA UNIVERSIDADE?

VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER, NA UNIVERSIDADE? VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER, NA UNIVERSIDADE? Jaqueline Martins 1 Libna Pires Gomes 2 Paula Land Curi 3 Resumo: O presente trabalho deriva do ingresso de docentes e discente, do campo psi, no Programa UFF

Leia mais

DOCUMENTO PROTEGIDO PELA LEIDE DIREITO AUTORAL

DOCUMENTO PROTEGIDO PELA LEIDE DIREITO AUTORAL UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU AVM FACULDADE INTEGRADA A VIOLÊNCIA PSICOLÓGICA COMO VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR CONTRA A MULHER EM ALGUMAS BIBLIOGRAFIAS BRASILEIRAS DE DIREITO

Leia mais

Material criado a partir da Norma Técnica Atendimento Humanizado ao Abortamento do Ministério da Saúde Zine TCC Abortamento.indd 1 27/11/ :05:19

Material criado a partir da Norma Técnica Atendimento Humanizado ao Abortamento do Ministério da Saúde Zine TCC Abortamento.indd 1 27/11/ :05:19 Material criado a partir da Norma Técnica Atendimento Humanizado ao Abortamento do Ministério da Saúde Zine TCC Abortamento.indd 1 27/11/2018 11:05:19 Zine TCC Abortamento.indd 2 27/11/2018 11:05:19 Zine

Leia mais

Prevenção e Enfrentamento ao Abuso Sexual para Adolescentes. Elaborado por Viviane Vaz

Prevenção e Enfrentamento ao Abuso Sexual para Adolescentes. Elaborado por Viviane Vaz Prevenção e Enfrentamento ao Abuso Sexual para Adolescentes Elaborado por Viviane Vaz Meninas são as maiores vítimas 44% meninas, 39% meninos Faixa etária de maior risco Balanço disque 100 entre 04 e 11

Leia mais

TÍTULO VI CRIMES CONTRA A DIGNIDADE SEXUAL

TÍTULO VI CRIMES CONTRA A DIGNIDADE SEXUAL TÍTULO VI CRIMES CONTRA A DIGNIDADE SEXUAL MORAL PÚBLICA SEXUAL DIREITO PENAL IV Prof. Hélio Ramos Art. 213. Constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, a ter conjunção carnal ou a praticar

Leia mais

Marcela Cardoso Schütz de Araújo, Hebert Mendes de Araújo Schütz, Fernanda Martins Dias

Marcela Cardoso Schütz de Araújo, Hebert Mendes de Araújo Schütz, Fernanda Martins Dias CURSO DIREITO DISCIPLINA CRIMINOLOGIA SEMESTRE 6º Turma 2015.1 Sugestão de leitura A aplicabilidade da Lei Maria da Penha na proteção da violência contra a mulher Marcela Cardoso Schütz de Araújo, Hebert

Leia mais

Sumário CAPÍTULO 1 BENS JURÍDICOS TUTELADOS: DIGNIDADE SEXUAL E LIBERDADE SEXUAL... 25

Sumário CAPÍTULO 1 BENS JURÍDICOS TUTELADOS: DIGNIDADE SEXUAL E LIBERDADE SEXUAL... 25 Sumário INTRODUÇÃO... 23 CAPÍTULO 1 BENS JURÍDICOS TUTELADOS: DIGNIDADE SEXUAL E LIBERDADE SEXUAL... 25 1.1. CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES... 25 1.2. A DIGNIDADE SEXUAL COMO BEM JURÍDICO PENALMENTE TUTELADO...

Leia mais

EXECUTIVA NACIONAL PARTIDO VERDE

EXECUTIVA NACIONAL PARTIDO VERDE EXECUTIVA NACIONAL PARTIDO VERDE EXECUTIVA NACIONAL PARTIDO VERDE DIRIGENTES PV MULHER NACIONAIS Shirley Torres de Araújo Secretária Nacional de Mulheres & ESTADUAIS Mariana Perin Secretária Nacional de

Leia mais

Direito Penal. Crimes Contra a Dignidade Sexual III

Direito Penal. Crimes Contra a Dignidade Sexual III Direito Penal Crimes Contra a Dignidade Sexual III Estupro de Vulnerável Art. 217-A do CP: Ter conjunção carnal ou praticar outro ato libidinoso com menor de 14 anos: Pena reclusão, de oito a quinze anos.

Leia mais

UMA CULTURA INTOLERÁVEL UM RETRATO DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

UMA CULTURA INTOLERÁVEL UM RETRATO DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro Boletim CAO nº 01/2016 Quinta-feira, 14.04.2016 UMA CULTURA INTOLERÁVEL UM RETRATO DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Desde a edição

Leia mais

VIOLÊNCIA INTRAFAMILIAR CONTRA A MULHER: OS PRINCIPAIS MOTIVOS QUE AS LEVAM A CONTINUAREM SUBMETIDAS A UM COTIDIANO VIOLÊNTO

VIOLÊNCIA INTRAFAMILIAR CONTRA A MULHER: OS PRINCIPAIS MOTIVOS QUE AS LEVAM A CONTINUAREM SUBMETIDAS A UM COTIDIANO VIOLÊNTO VIOLÊNCIA INTRAFAMILIAR CONTRA A MULHER: OS PRINCIPAIS MOTIVOS QUE AS LEVAM A CONTINUAREM SUBMETIDAS A UM COTIDIANO VIOLÊNTO Vânia Soares PALOMBINO 1 Valderês Maria ROMERA 2 RESUMO: O presente trabalho

Leia mais

DOMESTIC VIOLENCE AGAINST WOMEN IN CAMPINA GRANDE CITY - PB

DOMESTIC VIOLENCE AGAINST WOMEN IN CAMPINA GRANDE CITY - PB A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA A MULHER NO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE PB Kamylla da Silva Bezerra 1 Félix Araújo Neto 2 RESUMO A mulher, submetida a um passado histórico de assimetria de poder em relação

Leia mais

PORTARIA MS/SAS Nº 415, de 21/5/2014

PORTARIA MS/SAS Nº 415, de 21/5/2014 Aborto Legal PORTARIA MS/SAS Nº 415, de 21/5/2014 Art. 1º Fica incluído, na Tabela de Procedimentos, Medicamentos, Órteses/Próteses e Materiais Especiais do SUS, no grupo 04 subgrupo 11 forma de organização

Leia mais

FERIDAS QUE AFLORAM CONQUISTAS

FERIDAS QUE AFLORAM CONQUISTAS RUIM COM ELE, PIOR SEM ELE! EM BRIGA DE MARIDO E MULHER NÃO SE METE A COLHER UM TAPINHA NÃO DÓI! DIREITOS DA MULHER FERIDAS QUE AFLORAM CONQUISTAS ATENDIMENTO HUMANIZADO A MULHER FACULDADE ALFREDO NASSER

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Promover o desenvolvimento das competências e habilidades definidas no perfil do egresso, quais sejam:

PLANO DE ENSINO. Promover o desenvolvimento das competências e habilidades definidas no perfil do egresso, quais sejam: PLANO DE ENSINO CURSO: Direito SÉRIE: 5º Semestre DISCIPLINA: Proteção Penal ao Indivíduo CARGA HORÁRIA SEMANAL: 02 horas/aula CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 40 horas/aula I EMENTA Crimes contra a pessoa. Homicídio.

Leia mais

VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA NÃO TOLERE DESRESPEITO!

VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA NÃO TOLERE DESRESPEITO! VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA Uma em cada quatro mulheres no Brasil sofre violência antes, durante ou depois do parto. Ela acontece de forma verbal, física, psicológica e sexual. Saiba o que é e como evitar que

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Violência doméstica e familiar - Breves comentários ao Art. 7º da lei 11.340/06 (Lei Maria da Penha) Emanuel Flávio Fiel Pavoni * Analisa a natureza jurídica e as formas da violência

Leia mais

Implicações do parto humanizado na redução da mortalidade materna. Maykon dos Santos Marinho Palloma Freitas PET-Saúde da Família IMS-UFBA

Implicações do parto humanizado na redução da mortalidade materna. Maykon dos Santos Marinho Palloma Freitas PET-Saúde da Família IMS-UFBA Implicações do parto humanizado na redução da mortalidade materna Maykon dos Santos Marinho Palloma Freitas PET-Saúde da Família IMS-UFBA Mortalidade materna As mortes de mulheres por complicações na gestação,

Leia mais

Bianca, Brenda, Cleison, Débora, Peterson, Rafael

Bianca, Brenda, Cleison, Débora, Peterson, Rafael Bianca, Brenda, Cleison, Débora, Peterson, Rafael ECA Lei nº 8.069 de 13 de julho de 1990 Art. 2º Considera-se criança, para os efeitos desta lei, a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente

Leia mais

A Exploração Sexual Contra Criança e Adolescente a partir do Código Penal, A Constituição Federal de 1988 e Estatuto da Criança e do Adolescente

A Exploração Sexual Contra Criança e Adolescente a partir do Código Penal, A Constituição Federal de 1988 e Estatuto da Criança e do Adolescente A Exploração Sexual Contra Criança e Adolescente a partir do Código Penal, A Constituição Federal de 1988 e Estatuto da Criança e do Adolescente O combate a exploração sexual contra criança e adolescente

Leia mais

VOZES DA VIOLÊNCIA: UMA ANÁLISE DO DISCURSO PUBLICITÁRIO NO FILME VOCÊ É MAIS FORTE QUE O MEDO

VOZES DA VIOLÊNCIA: UMA ANÁLISE DO DISCURSO PUBLICITÁRIO NO FILME VOCÊ É MAIS FORTE QUE O MEDO VOZES DA VIOLÊNCIA: UMA ANÁLISE DO DISCURSO PUBLICITÁRIO NO FILME VOCÊ É MAIS FORTE QUE O MEDO Resumo Autora Amanda Nascimento Madeiro de Oliveira; Co-autora Bárbara de Melo Lima Centro Universitário Tiradentes;

Leia mais

A construção de medidas quantitativas: conceitos e cuidados básicos

A construção de medidas quantitativas: conceitos e cuidados básicos A construção de medidas quantitativas: conceitos e cuidados básicos Prof. Marcos Vinicius Pó Métodos Quantitativos para Ciências Sociais Agenda da aula 1. Conceitos básicos 2. Variáveis: tipos e construção

Leia mais

3º Fórum de Pediatria/CFM

3º Fórum de Pediatria/CFM 3º Fórum de Pediatria/CFM Fundamentos éticos e legais do atendimento a vítimas de violência Aspectos Legais José Alejandro Bullón Coordenador Jurídico do CFM Aspectos legais do atendimento vítimas de violência

Leia mais

Aborto, Saúde e Direitos Reprodutivos e Sexuais. Simone Lolatto

Aborto, Saúde e Direitos Reprodutivos e Sexuais. Simone Lolatto Aborto, Saúde e Direitos Reprodutivos e Sexuais Simone Lolatto Compreensão de Saúde Reprodutiva Saúde reprodutiva como um estado de completo bem-estar físico, mental, social em todas as matérias concernentes

Leia mais

Stella Bettencourt da Câmara 21, novembro,2018

Stella Bettencourt da Câmara 21, novembro,2018 Stella Bettencourt da Câmara 21, novembro,2018 Mesa Redonda INVESTIGAÇÃO EM GERONTOLOGIA Violência Contra os Mais Velhos: Como, Quem e Porquê? Stella Bettencourt da Câmara scamara@iscsp.ulisboa.pt Stella

Leia mais

A importância do quesito cor na qualificação dos dados epidemiológicos e como instrumento de tomada de decisão em Políticas Públicas de Saúde

A importância do quesito cor na qualificação dos dados epidemiológicos e como instrumento de tomada de decisão em Políticas Públicas de Saúde A importância do quesito cor na qualificação dos dados epidemiológicos e como instrumento de tomada de decisão em Políticas Públicas de Saúde Fernanda Lopes Rio de Janeiro, maio de 2011 O mandato do UNFPA

Leia mais

> VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR CONTRA A MULHER

> VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR CONTRA A MULHER > VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR CONTRA A MULHER A violência contra a mulher tem início no ambiente doméstico e é projetado para a esfera pública, sendo um mecanismo disciplinador e mantenedor das dinâmicas

Leia mais

Taxa de homicídios no Brasil aumenta mais de 10% de 2005 a 2015

Taxa de homicídios no Brasil aumenta mais de 10% de 2005 a 2015 Taxa de homicídios no Brasil aumenta mais de 10% de 2005 a 2015 Ipea mostra desigualdade entre os estados, com o Rio Grande do Norte apresentando alta de mais de 200% no mesmo período e São Paulo, queda

Leia mais

Mapa dos Feminicídios no maranhão ( )

Mapa dos Feminicídios no maranhão ( ) Mapa dos Feminicídios no maranhão (2015-2018) O feminicídio representa a última etapa de um continuum de violência que leva à morte. Seu caráter violento evidencia a predominância de relações de gênero

Leia mais

Os números da violência contra mulheres no Brasil Pesquisa do Datafolha divulgada hoje mostra que uma em cada três mulheres sofreram algum tipo de violência no Brasil no último ano São Paulo Uma em cada

Leia mais

MARIA DA PENHA: AÇÃO PÚBLICA CONDICIONADA OU INCONDICIONADA?

MARIA DA PENHA: AÇÃO PÚBLICA CONDICIONADA OU INCONDICIONADA? MARIA DA PENHA: AÇÃO PÚBLICA CONDICIONADA OU INCONDICIONADA? Michele Pires Viana 1.2 Luiz Eduardo Cleto Righetto 3 Sumário: 1. Introdução; 2. Violência Doméstica; 3. Crimes abrangidos pela Lei n. 11.340/06;

Leia mais

1. Violência contra a mulher enquanto violência de gênero

1. Violência contra a mulher enquanto violência de gênero 1. Violência contra a mulher enquanto violência de gênero No presente capítulo, apresentamos o conceito de violência definido pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Tal conceito transcende o abuso físico,

Leia mais

3. Roteiro de perguntas para serem aplicadas na tomada de declarações ou oitivas dasvítimas indiretas e testemunhas

3. Roteiro de perguntas para serem aplicadas na tomada de declarações ou oitivas dasvítimas indiretas e testemunhas 3. Roteiro de perguntas para serem aplicadas na tomada de declarações ou oitivas dasvítimas indiretas e testemunhas As questões abaixo contribuem para ilustrar comportamentos prévios de violência contra

Leia mais

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA A CRIANÇA E O ADOLESCENTE

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA A CRIANÇA E O ADOLESCENTE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA A CRIANÇA E O ADOLESCENTE Grave violação dos direitos fundamentais de toda criança e adolescente, no entanto muito comum. Cerca de 10% das crianças e adolescentes que chegam

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Procedimento penal Outros Procedimentos Especiais Prof. Gisela Esposel - Procedimento da lei 11.340/06 Lei Maria da Penha - A Lei 11.340/06 dispõe sobre a criação de Juizados de

Leia mais

DIREITO PENAL IV TÍTULO VI - CAPÍTULO II DOS CRIMES SEXUAIS CONTRA O VULNERÁVEL. Prof. Hélio Ramos

DIREITO PENAL IV TÍTULO VI - CAPÍTULO II DOS CRIMES SEXUAIS CONTRA O VULNERÁVEL. Prof. Hélio Ramos DIREITO PENAL IV TÍTULO VI - CAPÍTULO II DOS CRIMES SEXUAIS CONTRA O VULNERÁVEL Prof. Hélio Ramos DOS CRIMES SEXUAIS CONTRA VULNERÁVEL Sedução - Art. 217: REVOGADO lei 11.106/2005. Estupro de vulnerável

Leia mais

CONSTITUCIONALIDADE DE MEDIDAS AFIRMATIVAS ÀS MULHERES. A DESIGUALDADE DE GÊNEROS COMO PRESSUPOSTO DA LIMITAÇÃO AO ACESSO À JUSTIÇA ÀS MULHERES

CONSTITUCIONALIDADE DE MEDIDAS AFIRMATIVAS ÀS MULHERES. A DESIGUALDADE DE GÊNEROS COMO PRESSUPOSTO DA LIMITAÇÃO AO ACESSO À JUSTIÇA ÀS MULHERES CONSTITUCIONALIDADE DE MEDIDAS AFIRMATIVAS ÀS MULHERES. A DESIGUALDADE DE GÊNEROS COMO PRESSUPOSTO DA LIMITAÇÃO AO ACESSO À JUSTIÇA ÀS MULHERES Amanda Pereira Mendonça Resumo: Apesar das conquistas legais

Leia mais

VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER 10 ANOS LEI MARIA DA PENHA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER CONHEÇA, PREVINA E COMBATA FURG S I N D I C A T O 1 2 VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER CONHEÇA, PREVINA E COMBATA 10 ANOS LEI MARIA DA PENHA FURG S I N D I

Leia mais

ASPECTOS DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

ASPECTOS DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER ASPECTOS DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER Isadora Cavalli de Aguiar FILGUEIRAS 1 Gilson Sidney Amancio de SOUZA 2 RESUMO: O presente trabalho pretende conceituar e contextualizar as várias formas de violência

Leia mais

PANORAMA DA VIOLÊNCIA CONTRA MULHER NO RIO GRANDE DO SUL. BLANK, Dionis Mauri Penning¹; TADEU, Silney Alves². 1. INTRODUÇÃO

PANORAMA DA VIOLÊNCIA CONTRA MULHER NO RIO GRANDE DO SUL. BLANK, Dionis Mauri Penning¹; TADEU, Silney Alves². 1. INTRODUÇÃO PANORAMA DA VIOLÊNCIA CONTRA MULHER NO RIO GRANDE DO SUL BLANK, Dionis Mauri Penning¹; TADEU, Silney Alves². ¹ Acadêmico da Faculdade de Direito/UFPel dionisblank@gmail.com ² Prof. Dr. da Faculdade de

Leia mais

LAURA TADDEI ALVES PEREIRA PINTO BERQUÓ

LAURA TADDEI ALVES PEREIRA PINTO BERQUÓ EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR PROMOTOR DE JUSTIÇA DA PROCURADORIA ESPECIALIZADA DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DA JUVENTUDE DA COMARCA DE JOÃO PESSOA ESTADO DA PARAÍBA LAURA TADDEI ALVES PEREIRA PINTO BERQUÓ,

Leia mais