NORMA DA INFRAERO PROGRAMAÇÃO VISUAL EM AEROPORTOS DIRETORIA DE ENGENHARIA (DE) DATA DA APROVAÇÃO 10/JAN/2006

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "NORMA DA INFRAERO PROGRAMAÇÃO VISUAL EM AEROPORTOS DIRETORIA DE ENGENHARIA (DE) DATA DA APROVAÇÃO 10/JAN/2006"

Transcrição

1 NORMA DA INFRAERO ASSUNTO PROGRAMAÇÃO VISUAL EM AEROPORTOS RESPONSÁVEL DIRETORIA DE ENGENHARIA (DE) SUPERINTENDÊNCIA DE EMPREENDIMENTOS DE ENGENHARIA (DEEP) CÓDIGO DE CONTROLE NI /B (EGA) DATA DA APROVAÇÃO 10/JAN/2006 DATA DA EFETIVAÇÃO 10/JAN/2006 ANEXOS APLICAÇÃO GERAL CONTROLE E DIVULGAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DE PLANEJAMENTO E GESTÃO (PRPG) ASSINATURA DO SUPERINTENDENTE ASSINATURA DO PRESIDENTE OU DIRETOR Form NI /A (PGE)

2 INFRAERO COD. CONTROLE DATA EFETIV. PÁGINA NORMA DA INFRAERO NI /B (EGA) 10/JAN/ I - DA FINALIDADE 1 - A presente Norma da INFRAERO tem por finalidade estabelecer diretrizes para a elaboração de projetos de Programação Visual nas edificações administradas pela INFRAERO situadas em áreas terminais nos sítios aeroportuários. II - DOS CONCEITOS 2 - Esta Norma utiliza os termos descritos a seguir. a) alfabeto padrão - alfabeto cujas características de desenho permitem boa visibilidade a curta, média e longa distâncias, utilizado para a normalização de todas as mensagens escritas do sistema de informação; b) bandeira - elemento de informação fixado perpendicularmente à parede; c) código cromático - sistema de cores com significado pré-estabelecido; d) edifício garagem - edificação que possua qualquer número de pavimentos, destinada à guarda e ao abrigo de veículos; e) iluminamento - luz incidente numa superfície, medida em lux (lm/m²); f) logomarca - desenho que simboliza e identifica graficamente uma empresa ou instituição, constituindo a sua representação formal; g) Manual de Projeto das Práticas SEAP - Secretaria de Estado da Administração e do Patrimônio - conjunto de orientações que norteiam a elaboração de projetos técnicos de engenharia, elaborado pela Secretaria de Estado da Administração e do Patrimônio, disponível em página da Internet http//: Públicas - Edificações - Práticas/Projetos; h) mapa índice - quadro com mapas indicadores que informam a ocupação da edificação por pavimento e a distribuição das atividades e serviços. Destina-se a auxiliar o usuário na sua localização e orientação na edificação; i) mnemônica - termo relativo a técnicas de desenvolvimento da memória; j) pictograma ou símbolo - representação gráfica de funções, atividades, serviços e normas de segurança e emergência. É utilizado como comunicação universal imediata, pois é de fácil percepção à distância e alta legibilidade; k) placa ou régua - chapa ou lâmina de material resistente que contém a mensagem da informação. RUBRICA DO SUPERINTENDENTE Form NI /A (PGE)

3 INFRAERO COD. CONTROLE DATA EFETIV. PÁGINA NORMA DA INFRAERO NI /B (EGA) 10/JAN/ l) placa aérea ou pendural - elemento de informação cujo suporte é fixo no forro ou laje; m) projeto de programação visual ou comunicação visual - conjunto de elementos gráficos que organiza e disciplina a linguagem gráfica programada para fornecer informações sobre as funções, atividades e normas de segurança desenvolvidas na edificação, que visam orientar o usuário no espaço arquitetônico; n) signo direcional ou seta - símbolo gráfico utilizado para indicar direção; o) suporte de informação - peça utilizada para fixação de mensagens do sistema de comunicação adotado: placas, postes, paredes, pisos e outros; p) totem - elemento de informação cujo suporte é apoiado ou fixado no piso. III - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS 3 - O projeto de que trata esta Norma é composto de um conjunto de placas, com inscrições constituídas de mensagens, pictogramas, signos direcionais e imagens, usados distintamente ou em grupo, com a finalidade de orientar a movimentação dos usuários interna e externamente às edificações. 4 - A elaboração do projeto deverá seguir as seguintes etapas: a) promover um diagnóstico da situação existente, englobando o levantamento e a análise das informações essenciais da região, e do local de intervenção; b) fazer o levantamento e a análise das informações funcionais da edificação; c) definir a melhor lógica para atender às necessidades de informações sobre os serviços, equipamentos e localidades existentes; d) identificar os grupos de usuários (passageiros, acompanhantes, visitantes, funcionários e outros); e) mapear o esquema geral dos deslocamentos de cada grupo de usuários e ordenar os referenciais de sinalização em conjuntos de informações relacionadas entre si; f) definir critérios para a seleção dos pontos a serem sinalizados; g) selecionar os textos e as mensagens; h) selecionar os tipos de suportes de informação a serem adotados, em função das características construtivas das edificações; i) compatibilizar a localização, os textos e as mensagens a serem utilizados nas placas. RUBRICA DO SUPERINTENDENTE Form NI /A (PGE)

4 INFRAERO COD. CONTROLE DATA EFETIV. PÁGINA NORMA DA INFRAERO NI /B (EGA) 31/JAN/2006 3/A 5 - Na elaboração do projeto de Programação Visual devem ser privilegiados os seguintes princípios: a) real necessidade das informações, de modo a não saturar o ambiente e confundir os usuários; b) correta localização e disposição da informação; c) apropriada seleção das cores, forma e diagramação do conjunto de signos direcionais, textos e pictogramas; d) atendimento às orientações para a correta escolha dos itens componentes do projeto (leiaute, tipografia, conteúdo, dimensões, padrão cromático e diagramação) constantes do Projeto Modelo de Programação Visual para os Aeroportos Brasileiros, Anexo II desta Norma. 6 - O Projeto Modelo para o novo sistema de Programação Visual dos aeroportos vinculados à rede INFRAERO apresenta o conjunto dos principais elementos a serem considerados na elaboração do projeto, não se tratando, no entanto, de um manual de aplicação, visto que uma série de detalhes e especificações técnicas deverá ser desenvolvida pelos fabricantes e adaptados a cada aeroporto e região. 7 - O Projeto de Comunicação Visual é composto pela sinalização externa e sinalização interna às edificações. Deverão ser observadas as seguintes condições específicas: Sinalização externa: a) identificar cada edifício e o conjunto de edifícios; b) identificar os acessos de pedestres e de veículos; c) identificar as entradas de serviço; d) identificar os acessos públicos e privativos de funcionários; e) regulamentar a circulação de veículos; f) considerar a necessidade de iluminação artificial para os elementos externos de sinalização de pedestre no caso de utilização noturna; g) utilizar material reflexivo para a sinalização de veículos Sinalização interna: a) fornecer elementos para orientação do usuário visando à sua compreensão do edifício como um todo; b) verificar a melhor localização do mapa-índice; RUBRICA DO SUPERINTENDENTE Form NI /A (PGE)

5 INFRAERO COD. CONTROLE DATA EFETIV. PÁGINA NORMA DA INFRAERO NI /B (EGA) 10/JAN/ c) orientar o usuário no percurso desde a entrada do edifício até os locais de destino; d) sinalizar, por meio de signos direcionais, os pontos de decisão do usuário; e) identificar cada ponto de interesse no edifício; f) numerar os pavimentos e salas, identificar equipamentos de segurança, saídas de emergência e outros. A numeração dos ambientes deve ser a mesma codificação adotada pelas áreas administrativa, comercial e de manutenção; g) fazer com que as condições de leitura e visibilidade das mensagens sejam facilitadas pelo correto posicionamento de textos e símbolos; h) garantir que a iluminação natural ou artificial do edifício proporcione o iluminamento mínimo necessário de 100lux na placa. Em edifícios garagem, onde o nível de iluminamento é reduzido, poderão ser adotados elementos retro-iluminados ou iluminação de destaque individual com foco dirigido para cada placa, tomando-se as devidas precauções para não provocar ofuscamento O texto com a denominação do aeroporto a ser instalado nas fachadas da edificação do Terminal de Passageiros atenderá à seguinte orientação: a) no Lado Ar constar o nome da cidade, vila ou povoado em que o aeroporto se encontre, ou ainda da principal cidade a que atenda, independente de encontrar-se situado em outro município. A fonte será Humanist Blk 777 BT, em cor contrastante com os elementos arquitetônicos de revestimento da fachada. O local de instalação deverá privilegiar a visibilidade a partir do Pátio de Aeronaves e o dimensionamento da fonte será definido em função da distância de leitura (ver Gráfico de Legibilidade no item 28 desta Norma); b) no Lado Terra constar a denominação definida pelo DAC na Portaria de Homologação do respectivo aeroporto, conforme Portaria nº 467/GC-5, de 11 de junho de As características da fonte a ser utilizada levarão em conta o partido arquitetônico da edificação e a composição estética da fachada. 8 - Na escolha dos materiais a serem utilizados para a confecção dos elementos do sistema de Comunicação Visual, levar em consideração: a) a técnica construtiva adequada à indústria, materiais e mãos de obras locais; b) o aproveitamento dos materiais em suas dimensões de fabricação; c) a resistência dos materiais à exposição às intempéries; d) a facilidade de conservação, manutenção e reposição dos materiais componentes; e) o custo. RUBRICA DO SUPERINTENDENTE Form NI /A (PGE)

6 INFRAERO COD. CONTROLE DATA EFETIV. PÁGINA NORMA DA INFRAERO NI /B (EGA) 10/JAN/ Devem constar do projeto as especificações técnicas dos materiais adotados, de forma a demonstrar a sua aplicabilidade às condições climáticas locais É conveniente que tanto o sistema de Comunicação Visual como os materiais utilizados em seus elementos sejam flexíveis, de modo a permitir modificações e ampliações em função de mudanças de setores e remanejamento de salas Os suportes de informação constantes do Projeto Modelo Anexo II desta Norma, consistem em exemplo a ser adotado ou não, dependendo do projeto arquitetônico local e do orçamento disponível Poderá ser proposto outro sistema de suporte a critério do projetista, desde que preservadas as placas de informação no que se refere a código cromático, fontes, dimensões, diagramação e demais características gerais; O sistema de suporte a ser proposto deverá oferecer as mesmas condições de flexibilidade que os exemplos contidos no Projeto Modelo e deverá ser previamente aprovado pela equipe de fiscalização da INFRAERO A equipe de fiscalização do projeto será assessorada por comissão composta de representantes das áreas de Engenharia, Comercial e de Operações do Aeroporto objeto do projeto. Para a resolução de casos omissos neste documento e para esclarecimentos gerais que se fizerem necessários, a fiscalização deverá contatar o gestor desta Norma na Diretoria de Engenharia/INFRAERO Sede O projeto de Comunicação Visual será elaborado de forma a atender às diretrizes constantes do Manual de Projeto das Práticas SEAP, sobretudo no que se refere às condições gerais e às etapas do projeto A sinalização de segurança e a sinalização relativa à acessibilidade da edificação serão previstas de modo a atender às recomendações das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas/ABNT, respectivamente a NBR 9050/ Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos (Capítulo 5 - Comunicação e Sinalização) e NBR Sinalização de segurança contra incêndio e pânico Os elementos de sinalização de segurança e de acessibilidade deverão integrar-se ao projeto de Comunicação Visual de que trata a presente Norma, adotando as mesmas características em relação a tipografia, código cromático e sistema de suporte A codificação utilizada no projeto para os elementos de Comunicação Visual deverá contribuir para a identificação das peças quanto a: a) tipo de suporte (totem, placa aérea, bandeira ou outro); b) dimensões das placas; c) quantidade de placas em cada suporte. RUBRICA DO SUPERINTENDENTE Form NI /A (PGE)

7 INFRAERO COD. CONTROLE DATA EFETIV. PÁGINA NORMA DA INFRAERO NI /B (EGA) 10/JAN/ De acordo com a natureza na mensagem, as placas são divididas em: a) direcionais - quando indicam a direção a seguir, e contam necessariamente com signo direcional; b) locacionais - quando são posicionadas no acesso ou no próprio local a que se referem As informações a figurarem nas placas são classificadas em: a) operacionais - atividades relacionadas ao processamento operacional do usuário; b) serviços - interesse público e facilidades disponíveis na edificação; c) regulamentação - divididas em informações de interdição e restrição ou obrigatoriedade de acesso; d) comerciais - mensagens específicas relativas ao varejo aeroportuário Aeroshopping, incluindo as placas com imagens de pássaros regionais e placas de divulgação com slogans voe para o aero shopping nas áreas externas ao Terminal de Passageiros e voe pelo aero shopping nas áreas internas; e) estacionamento - localização de vagas comuns e especiais para pessoas com deficiência, caminhonetes e motocicletas, direcionamento ao Terminal de Passageiros e orientação do fluxo de veículos O código cromático, cuja codificação encontra-se discriminada no Projeto Modelo, Anexo II desta Norma, define padrões distintos para: Cores que devem ser utilizadas nas placas destinadas a informações operacionais: a) placas locacionais - base amarelo, texto cinza; b) placas direcionais - base cinza, texto amarelo Cores que devem ser utilizadas nas placas destinadas a informações de serviços, facilidades e interesse público: a) placas locacionais - base branco, texto cinza; b) placas direcionais - base cinza, texto branco Cores que devem ser utilizadas nas placas destinadas a informações de regulamentação: a) placas locacionais e direcionais - base vermelho (interdição) ou verde (indicação de acesso), texto branco. RUBRICA DO SUPERINTENDENTE Form NI /A (PGE)

8 INFRAERO COD. CONTROLE DATA EFETIV. PÁGINA NORMA DA INFRAERO NI /B (EGA) 10/JAN/ Cores que devem ser utilizadas nas placas destinadas a informações comerciais: a) placas locacionais - base azul, texto branco; b) placas direcionais - base branco, texto azul Cores que devem ser utilizadas nas placas destinadas a informações em estacionamento descoberto: a) placas locacionais - base laranja, texto cinza. b) placas direcionais - base cinza, texto laranja Cores que devem ser utilizadas nas placas destinadas a informações em estacionamento coberto e edifício garagem: a) placas locacionais - base laranja, texto preto. b) placas direcionais - base preta, texto laranja. NOTA - A utilização da cor preta visa intensificar o contraste entre as cores, prejudicado pela redução no índice de iluminamento e limitação de pé-direito. Com o mesmo objetivo utilizar a cor laranja em tom mais claro que o especificado para o estacionamento descoberto. Para auxiliar na memorização do pavimento em que o usuário estacionou o seu veículo, deverão ser utilizados recursos mnemônicos de orientação com o uso de cor e imagem associadas a cada nível de estacionamento. A utilização de tais cores deverá ser ampla em toda a área da garagem (pilares, paredes e elementos verticais de um modo geral) As mensagens alusivas ao Aeroshopping deverão utilizar a fonte Base Twelve Regular para o alfabeto institucional e a fonte Humanist para o alfabeto de apoio A forma de utilização dos alfabetos consta do Manual de Identidade Visual do Aeroshopping, disponível na Gerência de Desenvolvimento Mercadológico RCDM, na Sede; O código cromático e as imagens de pássaros referentes ao Aeroshopping são definidas em função da região do aeroporto de projeto, e deverá ser consultado o Manual de Identidade Visual do Aeroshopping Os textos do sistema de Comunicação Visual podem ser utilizados isoladamente ou em conjunto com signos direcionais, ou ainda com signos direcionais e pictogramas Nas placas direcionais, quando houver sentido ou direção a indicar, o signo direcional deve ser utilizado da seguinte forma: a) quando o sentido a indicar for à direita, o signo direcional deve ser aposto na extremidade direita da placa, seguido pelo símbolo (ver exemplo de placa no Anexo II desta Norma); RUBRICA DO SUPERINTENDENTE Form NI /A (PGE)

9 INFRAERO COD. CONTROLE DATA EFETIV. PÁGINA NORMA DA INFRAERO NI /B (EGA) 10/JAN/ b) quando o sentido a indicar for à esquerda, o signo direcional deve ser aposto na extremidade esquerda da placa, seguido à sua direita pelo símbolo (ver exemplo de placa no Anexo II desta Norma); c) quando a direção a indicar for em frente, o signo direcional pode ser aposto em qualquer das extremidades, conforme a localização da área a ser indicada e a composição do conjunto de placas (ver exemplo de placa no Anexo II desta Norma) Nas placas locacionais, quando não houver sentido ou direção a indicar, será utilizado somente texto, texto e pictograma, ou apenas pictograma; nestes casos, o pictograma será disposto à direita do texto e o conjunto texto e pictograma será alinhado no eixo da placa (ver exemplo de placa no Anexo II desta Norma) No caso de utilizar-se apenas o pictograma como referência locacional, este deverá ser impresso em uma placa quadrada, (ver exemplo de placa no Anexo II desta Norma) Os pictogramas constantes do Projeto Modelo Anexo II desta Norma, são baseados no documento nº 9430-C/1080 de 1984, da ICAO - International Civil Aviation Organization, filiada à ONU - Organização das Nações Unidas. Não deverão ser utilizados símbolos que não figurem no anexo, de forma a evitar a descaracterização do projeto e interpretações equivocadas por parte dos usuários. Novos símbolos somente poderão ser acrescentados se aprovados previamente pelo gestor da presente Norma À época da implantação do projeto de Programação Visual, será imprescindível consultar o gestor desta Norma, para confirmar se os pictogramas indicados no Projeto Modelo estão em vigor No caso de uso de totem, o signo direcional será aposto abaixo do texto e do pictograma, no eixo da placa, poderá ser utilizado acima ou abaixo do texto (ver exemplo de placa no Anexo II desta Norma), desde que a orientação resulte clara e precisa Devem-se evitar os textos dispostos verticalmente, porém, se adotados, não será permitido o uso de letras no sentido horizontal, pois dificultam a leitura (ver exemplo de uso proibido no Anexo II desta Norma) Os idiomas a serem utilizados nos textos das placas obedecerão aos seguintes critérios: a) nos aeroportos domésticos e nos aeroportos alternativos de internacionais, os textos deverão ser no idioma português; b) excepcionalmente, nos aeroportos alternativos de internacionais, poderá ser usado o inglês como segundo idioma, caso justificado pela análise do perfil do passageiro e aprovado previamente pela Diretoria de Engenharia; c) nos aeroportos internacionais com tráfego regular internacional será utilizado o português e, como segundo idioma, o inglês; RUBRICA DO SUPERINTENDENTE Form NI /A (PGE)

10 INFRAERO COD. CONTROLE DATA EFETIV. PÁGINA NORMA DA INFRAERO NI /B (EGA) 10/JAN/ d) excepcionalmente, nos aeroportos internacionais de categoria especial, poderá ser adicionado um terceiro idioma, caso justificado pela análise do perfil do passageiro e aprovado previamente pela Diretoria de Engenharia Os textos a serem adotados encontram-se listados no Projeto Modelo, Anexo II desta Norma, relacionados por tipo de atividade, com as respectivas traduções para os idiomas inglês e espanhol No caso de textos não relacionados, deverá ser contatado o gestor desta Norma, para que seja consultado órgão de reconhecida competência para a tradução Os textos em português, em inglês e demais idiomas serão diferenciados por meio do uso de letras com pesos gráficos diferentes, a saber: a) para os textos em português, a fonte a ser adotada é a Humanist 777 Blk BT; b) para os textos nos demais idiomas, a fonte a ser adotada é a Humanist 777 BT Os textos das placas indicativas de órgãos públicos deverão referir-se apenas às respectivas funções, não devendo ser citados os órgãos ou empresas executoras do serviço O texto de placas relativas a órgãos públicos terá todas as palavras iniciadas em caixa alta (ver exemplo de placa no Anexo II desta Norma); Os textos das demais placas terão apenas a primeira palavra iniciada em caixa alta, pois o texto em caixa baixa é o de maior visibilidade e legibilidade (ver exemplo de placa no Anexo II desta Norma) O critério de localização e distribuição das placas deverá considerar: a) pontos de maior visibilidade, sem interferências ou obstáculos; b) iluminamento incidente nas placas no interior das edificações de, no mínimo, 100lux; c) a natureza e a velocidade dos usuários, no caso de placa externa orientadora de fluxo O dimensionamento mínimo dos textos das placas obedecerá à diagramação constante do Projeto Modelo, Anexo II desta Norma, porém, em função do Gráfico de Legibilidade, poderão exceder o tamanho convencional, a depender do modelo arquitetônico adotado. RUBRICA DO SUPERINTENDENTE Form NI /A (PGE)

11 INFRAERO COD. CONTROLE DATA EFETIV. PÁGINA NORMA DA INFRAERO NI /B (EGA) 10/JAN/ Gráfico de Legibilidade Fonte: Themag Projeto de Comunicação Visual do Terminal de Cargas de SBEG (Duo Arquitetura) As placas externas ao Terminal de Passageiros deverão ser legíveis a uma distância de 25 a 30 metros, levando-se também em consideração a velocidade admissível na via em questão; Em situações excepcionais, quando as dimensões do ambiente não comportarem as dimensões mínimas requeridas para as placas, estas poderão sofrer redução não superior a 20% das dimensões originais, de maneira proporcional à largura, altura e fonte do alfabeto padrão; 29 - Cada placa deverá conter apenas uma mensagem, apresentada ou não em mais de um idioma conforme previsto no item 22 desta Norma, com ou sem pictograma, com ou sem signo direcional No caso de placas com informações de serviços (facilidades disponíveis e outras áreas de interesse público), admite-se, ainda que seja preferível evitar a inserção de duas mensagens, cujos textos serão separados por barras (ver exemplo de placa no Anexo II desta Norma) Quando se tratar de mais de uma mensagem, deve-se adotar conjunto de placas que respeitem a harmonia e hierarquia, dispostas horizontal ou verticalmente, observando-se as seguintes condições: a) as placas do conjunto devem ter as mesmas dimensões; b) o conjunto deverá ser instalado à altura de 2,40m do piso até a base inferior da placa mais baixa. Nos locais onde não haja altura suficiente para a instalação de placas, deverá ser adotado o recurso de totem ou conforme indicado na alínea b, do item 28 desta Norma; c) será adotado o agrupamento de placas em linha (ver exemplo de placa no Anexo II) apenas quando efetivamente indispensável. RUBRICA DO SUPERINTENDENTE Form NI /A (PGE)

12 INFRAERO COD. CONTROLE DATA EFETIV. PÁGINA NORMA DA INFRAERO NI /B (EGA) 10/JAN/ d) a disposição das placas deve respeitar a seguinte hierarquia: 1. 1º lugar - informações operacionais, 2. 2º lugar - informações de serviços, 3. 3º lugar - informações de regulamentação, 4. 4º lugar - informações comerciais; e) atendida a condição de hierarquia, as placas com signos direcionais indicativos de um mesmo sentido devem ser dispostas em seqüência, ordenadas e agrupadas por indicação da mesma natureza (ver exemplo de placa no Anexo II desta Norma), isto é, deve-se evitar a intercalação de signos direcionais à direita com signos direcionais à esquerda; f) o distanciamento entre os elementos de Comunicação Visual utilizados no aeroporto não deve dificultar a apreensão das informações ou conturbar o usuário Os elementos de Comunicação Visual relativos a informações comerciais devem contemplar a marca Aeroshopping, conforme indicado no Projeto Modelo O conjunto de elementos de Comunicação Visual que fizerem referência ao Aeroshopping deve considerar o Mix Comercial consolidado pela Superintendência de Relações Comerciais da Sede (DCRC); As placas de divulgação institucional da marca Aeroshopping devem ser exploradas no percurso do passageiro, desde que não ocorra prejuízo em seu processamento operacional; Os arquivos magnéticos contendo as imagens de pássaros (resolução de 300dpi) presentes na Comunicação Visual do Aeroshopping deverão ser obtidas na Gerência de Desenvolvimento Mercadológico (RCDM) Sede; 32 - Os pictogramas a serem utilizados restringem-se aos constantes do Anexo II, desta Norma As atividades comerciais cuja representação simbólica não conste do Projeto Modelo serão identificadas nas placas somente pelo texto Elementos de publicidade (adesivos, back lights, banners, biombos, cartazes, displays, faixas, letreiros, painéis, placas, testeiras e qualquer propaganda comercial) não se enquadram nos grupos previstos nesta Norma, entendido que: a) só poderão ser instalados desde que não interfiram na Comunicação Visual; b) deverão ter cores e dimensões que não fujam à composição plástica e arquitetônica do aeroporto e não reduzam a visibilidade do sistema de Comunicação Visual e de outros elementos considerados de orientação ou monitoramento; RUBRICA DO SUPERINTENDENTE Form NI /A (PGE)

13 INFRAERO COD. CONTROLE DATA EFETIV. PÁGINA NORMA DA INFRAERO NI /B (EGA) 10/JAN/ c) a Superintendência do Aeroporto é responsável pela colocação de cartazes, painéis e placas de divulgação de congressos, campanhas e promoções, de caráter temporário ou não, desde que estes não interfiram no sistema de Comunicação Visual As instalações prediais que fazem interface com o sistema de Comunicação Visual deverão ser compatibilizadas de modo que as interferências sejam equacionadas Deverá ser prevista solução técnica e operacional para as interferências sem comprometimento de qualquer um dos sistemas. Os principais projetos a analisar são: a) mobiliário (fixo, móvel, operacional, comercial, de segurança); b) SIV - Sistema Informativo de Vôo - monitores; c) SDAI - Sistema de Detecção e Alarme de Incêndio (sprinklers, extintores, hidrantes, sensores de fumaça, luzes de emergência); d) STVV - Sistema de TV de Vigilância - câmeras; e) SISOM - Sistema de Sonorização Ambiental - sonofletores; f) publicidade; g) iluminação (natural e artificial); h) ar condicionado (difusores). IV - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS 35 - Esta Norma da INFRAERO revoga a NI /A (EGA), de 09 de abril de 2003, e as disposições em contrário. RUBRICA DO SUPERINTENDENTE Form NI /A (PGE)

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32

33

34

35

36

37

38

39

40

41

42

43

44

45

46

47

48

49

50

51

52

53

54

55

56

57

58

59

60

61

62

63

64

65

66

67

68

69

70

71

72

73

74

75

76

77

78

79

80

81

82

83

84

85

86

87

88

89

90

91

92

93

94

95

96

97

98

99

100

101

102

103

104

105

106

107

108

109

110

111

112

113

114

115

116

117

118

119

120

121

122

123

124

125

126

127

128

129

130

131

132

133

134

135

136

137

138

139

140

141

142

143

144

145

146

147

148

149

150

151

152

153

154

155

156

157

158

159

160

161

162

163

164

165

166

167

168

169

170

171

172

173

174

175

176

177

178

179

180

REQUISITOS E CONSIDERAÇÕES GERAIS REF. NBR 13434 DA ABNT

REQUISITOS E CONSIDERAÇÕES GERAIS REF. NBR 13434 DA ABNT ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE SINALIZAÇÃO DE EMERGÊNCIA JUNTO A DGST REQUISITOS E CONSIDERAÇÕES GERAIS REF. NBR 13434 DA ABNT ANÁLISE E VISTORIA DOS SISTEMAS DE SINALIZAÇÃO DE EMERGÊNCIA Objetivo

Leia mais

ANEXO II DO CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO - CTB

ANEXO II DO CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO - CTB ANEXO II DO CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO - CTB 1. SINALIZAÇÃO VERTICAL É um subsistema da sinalização viária cujo meio de comunicação está na posição vertical, normalmente em placa, fixado ao lado ou

Leia mais

22/31 13. PADRÃO CROMÁTICO

22/31 13. PADRÃO CROMÁTICO 18/31 12.2 PLACAS AÉREAS As placas aéreas são utilizadas ortogonalmente aos forros, lajes e coberturas. Em geral estas placas indicam mensagens direcionais, mas podem também indicar mensagens locais. Conforme

Leia mais

2.3 Os projetos somente serão liberados pelos técnicos se estiverem assinados e acompanhados das respectivas ARTs ou RRTs.

2.3 Os projetos somente serão liberados pelos técnicos se estiverem assinados e acompanhados das respectivas ARTs ou RRTs. INSTRUÇÃO TÉCNICA 11 COMUNICAÇÃO VISUAL E SINALIZAÇÃO Revisão 00 jan/2014 1 OBJETIVO 1.1 Estas Instruções Normativas de Projeto apresentam os procedimentos, critérios e padrões a serem adotados para elaboração

Leia mais

Tecnologias de Prevenção e Combate a Incêndios João Gama Godoy

Tecnologias de Prevenção e Combate a Incêndios João Gama Godoy Tecnologias de Prevenção e Combate a Incêndios João Gama Godoy Técnico de Segurança do Trabalho Senac - 2010 É proibida a reprodução do conteúdo desta apresentação em qualquer meio de comunicação, eletrônico

Leia mais

Manual de identidade visual

Manual de identidade visual Manual de identidade visual apresentação....................................3 Versões horizontal e vertical........................4 grid de construção................................5 Cores institucionais...............................6

Leia mais

GE.01/202.75/00889/01 GERAL GERAL ARQUITETURA / URBANISMO INFRAERO GE.01/202.75/00889/01 1 / 6 REVISÃO GERAL 07.07.05 ARQ. CLAUDIA

GE.01/202.75/00889/01 GERAL GERAL ARQUITETURA / URBANISMO INFRAERO GE.01/202.75/00889/01 1 / 6 REVISÃO GERAL 07.07.05 ARQ. CLAUDIA INFRAERO GE.01/202.75/00889/01 1 / 6 01 REVISÃO GERAL 07.07.05 ARQ. CLAUDIA REV. M O D I F I C A Ç Ã O DATA PROJETISTA DESENHISTA APROVO Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária ESCALA DATA

Leia mais

MEMO Nº 022/ENG/IFC/2010 Blumenau, 15 de julho de 2010. Do: Departamento de Engenharia do Instituto Federal Catarinense

MEMO Nº 022/ENG/IFC/2010 Blumenau, 15 de julho de 2010. Do: Departamento de Engenharia do Instituto Federal Catarinense MEMO Nº 022/ENG/IFC/2010 Blumenau, 15 de julho de 2010. Ao: Pró Reitor de Desenvolvimento Institucional ANTÔNIO A. RAITANI JÚNIOR Do: Departamento de Engenharia do Instituto Federal Catarinense Assunto:

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL Sumário Apresentação 3 Logotipo - Versões Cromáticas 4 Diagrama de Construção, Área de Reserva e Redução 5 Convivência com Outras Marcas 6 Patrocínio 7 Aplicações sobre Fundos 8 Aplicações Incorretas 9

Leia mais

6. ELABORAÇÃO DE PROJETO DE ORIENTAÇÃO DE DESTINO

6. ELABORAÇÃO DE PROJETO DE ORIENTAÇÃO DE DESTINO 6. ELABORAÇÃO DE PROJETO DE ORIENTAÇÃO DE DESTINO Este capítulo apresenta uma metodologia para a elaboração de projeto de sinalização de orientação de destino cujas placas são tratadas nos itens 5.2, 5.4,

Leia mais

7. DIAGRAMAÇÃO DAS PLACAS

7. DIAGRAMAÇÃO DAS PLACAS 7. DIAGRAMAÇÃO DAS PLACAS A diagramação das placas de Sinalização Vertical de Indicação compreende os seguintes passos: Definição da altura das letras, a partir da velocidade regulamentada na via; Dimensionamento

Leia mais

11. CONSIDERAÇÕES FINAIS

11. CONSIDERAÇÕES FINAIS Detalhes de execução ou instalação dos sprinklers; Detalhes de todos os furos necessários nos elementos de estrutura e suporte da instalação, e das peças a ser embutidas; Detalhes de fixação dos extintores

Leia mais

SINALIZAÇÃO HORIZONTAL. Profa. Mariana de Paiva

SINALIZAÇÃO HORIZONTAL. Profa. Mariana de Paiva SINALIZAÇÃO HORIZONTAL Profa. Mariana de Paiva 3. INSTRUMENTOS DE CONTROLE DE TRÁFEGO 3.2 SINALIZAÇÃO CLASSIFICAÇÃO Sinalização Vertical Sinalização Horizontal Sinais Luminosos Dispositivos de Sinalização

Leia mais

A observância da acessibilidade na fiscalização de obras e licenciamentos de projetos pelos municípios

A observância da acessibilidade na fiscalização de obras e licenciamentos de projetos pelos municípios A observância da acessibilidade na fiscalização de obras e licenciamentos de projetos pelos municípios Luciano de Faria Brasil Promotoria de Justiça de Habitação e Defesa da Ordem Urbanística de Porto

Leia mais

Recomendações de Segurança do Trabalho

Recomendações de Segurança do Trabalho Recomendações de Segurança do Trabalho Localização e Sinalização dos Extintores Recomendações de Segurança do Trabalho Localização e Sinalização dos Extintores: Apresentação As recomendações aqui descritas

Leia mais

A SECRETARIA DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO, no uso de suas atribuições legais, e

A SECRETARIA DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO, no uso de suas atribuições legais, e PORTARIA SSST Nº 11, de 13/10/1994 "Publica a minuta do Projeto de Reformulação da Norma Regulamentadora nº 9 - Riscos Ambientais com o seguinte título: Programa de Proteção a Riscos Ambientais". A SECRETARIA

Leia mais

ALTERNATIVAS DE MERCHANDISING

ALTERNATIVAS DE MERCHANDISING INTRODUÇÃO Este pré-projeto apresenta um levantamento de oportunidades de merchandising que, em nosso entendimento, são viáveis de serem comercializadas no Shopping Valinhos. CRITÉRIOS UTILIZADOS Para

Leia mais

A marca de uma empresa é construída ao longo de sua existência e inclui seu nome, sua logomarca e identidade visual, suas peças de comunicação, seu

A marca de uma empresa é construída ao longo de sua existência e inclui seu nome, sua logomarca e identidade visual, suas peças de comunicação, seu A marca de uma empresa é construída ao longo de sua existência e inclui seu nome, sua logomarca e identidade visual, suas peças de comunicação, seu relacionamento com todos os públicos de interesse, seus

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE TRANSFERÊNCIA 2 o semestre letivo de 2005 e 1 o semestre letivo de 2006 CURSO de ARQUITETURA E URBANISMO

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE TRANSFERÊNCIA 2 o semestre letivo de 2005 e 1 o semestre letivo de 2006 CURSO de ARQUITETURA E URBANISMO UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE TRANSFERÊNCIA 2 o semestre letivo de 2005 e 1 o semestre letivo de 2006 CURSO de ARQUITETURA E URBANISMO Verifique se este caderno contém : INSTRUÇÕES AO CANDIDATO PROVA

Leia mais

Concurso Público: Prêmio Caneleiro de Arquitetura Sustentável TERMO DE REFERÊNCIA

Concurso Público: Prêmio Caneleiro de Arquitetura Sustentável TERMO DE REFERÊNCIA Concurso Público: Prêmio Caneleiro de Arquitetura Sustentável TERMO DE REFERÊNCIA Junho 2014 SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO Pg. 03 2. OBJETO Pg. 03 3. ESCOPO DOS PRODUTOS E SERVIÇOS Pg. 03 4. DIRETRIZES PARA

Leia mais

UniVap - FEAU CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO Prof. Minoru Takatori ESTUDO PRELIMINAR

UniVap - FEAU CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO Prof. Minoru Takatori ESTUDO PRELIMINAR 1 ESTUDO PRELIMINAR OBJETIVOS Analise e avaliação de todas as informações recebidas para seleção e recomendação do partido arquitetônico, podendo eventualmente, apresentar soluções alternativas. Tem como

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 15/2011

SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 15/2011 Instrução Técnica nº 15/2011 - Controle de fumaça Parte 3 Controle de fumaça natural em indústrias... 331 SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO Corpo

Leia mais

ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA DE ESTADO DE JUSTIÇA E SEGURANÇA PÚBLICA CORPO DE BOMBEIROS MILITAR NORMA TÉCNICA N 15 CONTROLE DE FUMAÇA

ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA DE ESTADO DE JUSTIÇA E SEGURANÇA PÚBLICA CORPO DE BOMBEIROS MILITAR NORMA TÉCNICA N 15 CONTROLE DE FUMAÇA ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA DE ESTADO DE JUSTIÇA E SEGURANÇA PÚBLICA CORPO DE BOMBEIROS MILITAR NORMA TÉCNICA N 15 CONTROLE DE FUMAÇA PARTE 3 CONTROLE DE FUMAÇA NATURAL EM INDÚSTRIAS, DEPÓSITOS

Leia mais

Técnicas de Exposição de Produtos CONCEITO DE EXPOSIÇÃO DE PRODUTOS A idéia básica: Mostrar ou destacar alguma coisa. Mostrar também significa: Comunicar O produto deve atrair, seduzir, mexer com os sentidos

Leia mais

Plano Diretor e Geral do Aeroporto e Requisitos para Aprovação do Projeto

Plano Diretor e Geral do Aeroporto e Requisitos para Aprovação do Projeto Plano Diretor e Geral do Aeroporto e Requisitos para Aprovação do Projeto Definições: Acostamento: faixa lateral nas pistas ou pátios com revestimento tal que evite a ingestão pelas turbinas de materiais

Leia mais

DIRETORIA DE ENGENHARIA. ADMINISTRAÇÃO DA FAIXA DE DOMÍNIO Autorização para implantação de oleodutos.

DIRETORIA DE ENGENHARIA. ADMINISTRAÇÃO DA FAIXA DE DOMÍNIO Autorização para implantação de oleodutos. fls. 1/5 ÓRGÃO: DIRETORIA DE ENGENHARIA MANUAL: ADMINISTRAÇÃO DA FAIXA DE DOMÍNIO Autorização para implantação de oleodutos. PALAVRAS-CHAVE: Faixa de Domínio, oleodutos. APROVAÇÃO EM: Portaria SUP/DER-

Leia mais

O CONSELHO UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ aprovou e eu, Reitora em exercício, sanciono a seguinte Resolução:

O CONSELHO UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ aprovou e eu, Reitora em exercício, sanciono a seguinte Resolução: Resolução CONSUN n o 046/2003. Credenciada pelo Decreto Federal de 03/07/97 - D. O. U. Nº 126, de 04/07/97 Aprova o Regulamento Geral da Agência de Comunicação Integrada, do Curso de Comunicação Social

Leia mais

EXEMPLO DE QUIOSQUE COM MOBILIÁRIO INADEQUADO (sem elaboração de projeto específico, o que desvaloriza o espaço promocional e produtos)

EXEMPLO DE QUIOSQUE COM MOBILIÁRIO INADEQUADO (sem elaboração de projeto específico, o que desvaloriza o espaço promocional e produtos) c) Os materiais de acabamento de quiosques e áreas de exposição ou promoção devem fazer parte da arquitetura, compondo um conjunto harmônico com outros elementos da ambientação interna da edificação do

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL 1 MENSAGEM DA PRESIDÊNCIA O conjunto marca/logotipo é o elemento gráfico e visual pelo qual somos reconhecidos nos diversos meios em que atuamos. As suas formas foram concebidas

Leia mais

RESOLUÇÃO N 495, DE 5 DE JUNHO DE 2014

RESOLUÇÃO N 495, DE 5 DE JUNHO DE 2014 RESOLUÇÃO N 495, DE 5 DE JUNHO DE 2014 Estabelece os padrões e critérios para a instalação de faixa elevada para travessia de pedestres em vias públicas. O CONSELHO NACIONAL DE TRÂNSITO CONTRAN, usando

Leia mais

COMANDANTE DO EXÉRCITO PORTARIA Nº 134, DE 19 DE MARÇO DE 2007.

COMANDANTE DO EXÉRCITO PORTARIA Nº 134, DE 19 DE MARÇO DE 2007. COMANDANTE DO EXÉRCITO PORTARIA Nº 134, DE 19 DE MARÇO DE 2007. Aprova as Instruções Gerais para o Funcionamento dos Hotéis de Trânsito do Exército (IG 30-52). O COMANDANTE DO EXÉRCITO, no uso das atribuições

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO PAESP 2007-2027

CLASSIFICAÇÃO PAESP 2007-2027 1 AEROPORTO REGIONAL CLASSIFICAÇÃO PAESP 27-227 São os aeroportos destinados a atender as áreas de interesse regional e/ou estadual que apresentam demanda por transporte aéreo regular, em ligações com

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual 02 ÍNDICE Introdução Elementos Básicos Logotipo 2. Slogan 3. Logomarca 4. Aplicações 5. Aplicações não aceitáveis 6. Versão Horizontal 7. Limites 8. Redução 9. Alfabeto Padrão

Leia mais

PORTARIA Nº571/DGAC, de 25 de Nov de 1994.

PORTARIA Nº571/DGAC, de 25 de Nov de 1994. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA AERONÁUTICA DEPARTAMENTO DE AVIAÇÃO CIVIL PORTARIA Nº571/DGAC, de 25 de Nov de 1994. Aprova e Efetiva o Plano Específico de Zoneamento de Ruído do Aeroporto Santos

Leia mais

CRITÉRIOS DE ISENÇÃO suporte publicitário. bandeiras

CRITÉRIOS DE ISENÇÃO suporte publicitário. bandeiras CRITÉRIOS DE ISENÇÃO suporte publicitário. bandeiras 02 Critérios específicos 03 Condições Gerais 05 Zonas de Proteção Específica 1 A distância mínima admitida de qualquer elemento fixado ao mastro ao

Leia mais

Relatório de Vistoria Técnica com Cadastramento do Imóvel

Relatório de Vistoria Técnica com Cadastramento do Imóvel Relatório de Vistoria Técnica com Cadastramento do Imóvel REFORMA DA SEDE DA SUBSEÇÃO DA OAB/BA NO MUNICÍPIO DE GUANAMBI/BA Avenida Presidente Castelo Branco, nº 271, Aeroporto Velho Guanambi/BA Foto:

Leia mais

Manual de Uso da. identidade visual. Atualização: julho/2015

Manual de Uso da. identidade visual. Atualização: julho/2015 Manual de Uso da identidade visual Atualização: julho/2015 TRABALHO EDITORIAL Revisão e atualização: Daniela Cairo Otávio Filho Projeto gráfico e editoração: Ricardo Martins Francisco Junior. Bahia. Ministério

Leia mais

Centro POP Infraestrutura

Centro POP Infraestrutura CENTRO POP Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua Centro POP Infraestrutura Onde deve ser localizado o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua

Leia mais

MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL SUPERINTENDÊNCIA DO DESENVOLVIMENTO DA AMAZÔNIA MANUAL DE USO DA MARCA DA SUDAM EM PROJETOS

MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL SUPERINTENDÊNCIA DO DESENVOLVIMENTO DA AMAZÔNIA MANUAL DE USO DA MARCA DA SUDAM EM PROJETOS MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL SUPERINTENDÊNCIA DO DESENVOLVIMENTO DA AMAZÔNIA MANUAL DE USO DA MARCA DA SUDAM EM PROJETOS ASCOM 2015 APRESENTAÇÃO Este Manual estabelece as normas, especificações e

Leia mais

Curso Superior de Tecnologia em Refrigeração, Ventilação e Ar Condicionado Disciplina: Desenho Técnico Tema: Introdução ao Desenho Técnico Profº

Curso Superior de Tecnologia em Refrigeração, Ventilação e Ar Condicionado Disciplina: Desenho Técnico Tema: Introdução ao Desenho Técnico Profº Curso Superior de Tecnologia em Refrigeração, Ventilação e Ar Condicionado Disciplina: Desenho Técnico Tema: Introdução ao Desenho Técnico Profº Milton 2014 DEFINIÇÃO Desenho Técnico é a linguagem técnica

Leia mais

Prezados(as); A portaria está disponível na seguinte página: http://portal.mte.gov.br/legislacao/2014-1.htm. Atenciosamente CNI

Prezados(as); A portaria está disponível na seguinte página: http://portal.mte.gov.br/legislacao/2014-1.htm. Atenciosamente CNI Prezados(as); Informamos que foi publicada no DOU de hoje, seção 1, páginas 110 e 111 a Portaria MTE n.º 1.297, de 13 de agosto de 2014, que aprova o Anexo 1 - Vibração - da Norma Regulamentadora n.º 9

Leia mais

/estudo preliminar análise da norma de acessibilidade ABNT NBR 9050. Gustavo Alves Rocha Zago Izabela Dalla Libera

/estudo preliminar análise da norma de acessibilidade ABNT NBR 9050. Gustavo Alves Rocha Zago Izabela Dalla Libera /estudo preliminar análise da norma de acessibilidade ABNT NBR 9050 Gustavo Alves Rocha Zago Izabela Dalla Libera O objetivo desta norma é estabelecer critérios e parâmetros técnicos a serem observados

Leia mais

ESTADO DO AMAPÁ CORPO DE BOMBEIROS MILITAR COMANDO GERAL CENTRO DE ATIVIDADES TÉCNICAS PORTARIA Nº 011 /05/CAT-CBMAP

ESTADO DO AMAPÁ CORPO DE BOMBEIROS MILITAR COMANDO GERAL CENTRO DE ATIVIDADES TÉCNICAS PORTARIA Nº 011 /05/CAT-CBMAP ESTADO DO AMAPÁ CORPO DE BOMBEIROS MILITAR COMANDO GERAL CENTRO DE ATIVIDADES TÉCNICAS PORTARIA Nº 011 /05/CAT-CBMAP Aprova a Norma Técnica nº 010/2005-CBMAP, sobre atividades eventuais no Estado do Amapá,

Leia mais

A Preservação do Patrimônio Cultural na Esfera Municipal

A Preservação do Patrimônio Cultural na Esfera Municipal A Preservação do Patrimônio Cultural na Esfera Municipal 1. Introdução O patrimônio cultural de cada comunidade pode ser considerado a sua cédula de identidade. Por isso, cada vez mais os municípios necessitam

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL Japan Karate Shotofederation - Brasil

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL Japan Karate Shotofederation - Brasil MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL Japan Karate Shotofederation - Brasil Introdução Este manual tem como objetivo padronizar o uso da marca Japan Karate Shotofederation na República Federativa do Brasil, bem

Leia mais

Projeto de revisão NBR 13434 Parte 2 Sinalização de segurança contra incêndio e pânico Parte 2: Símbolos e suas formas, dimensões e cores.

Projeto de revisão NBR 13434 Parte 2 Sinalização de segurança contra incêndio e pânico Parte 2: Símbolos e suas formas, dimensões e cores. ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas OUT:2001 Projeto de revisão NBR 13434 Parte 2 Sinalização de segurança contra incêndio e pânico Parte 2: Símbolos e suas formas, dimensões e cores. Sede: Rio

Leia mais

UNIP UNIVERSIDADE PAULISTA

UNIP UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP UNIVERSIDADE PAULISTA GERENCIAMENTO DE REDES Segurança Lógica e Física de Redes 2 Semestre de 2012 SEGURANÇA FÍSICA Introdução Recomendações para o controle do acesso físico Política de segurança

Leia mais

Autorização para implantação de Adutora de Água, de Emissário de Esgoto e Rede de Vinhaça.

Autorização para implantação de Adutora de Água, de Emissário de Esgoto e Rede de Vinhaça. fls. 1/5 ÓRGÃO: MANUAL: DIRETORIA DE ENGENHARIA ADMINISTRAÇÃO DA FAIXA DE DOMÍNIO Autorização para implantação de Adutora de Água, de Emissário de Esgoto e Rede de Vinhaça. PALAVRAS-CHAVE: Faixa de Domínio,

Leia mais

Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas www.ibraop.com.br

Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas www.ibraop.com.br Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas www.ibraop.com.br ORIENTAÇÃO TÉCNICA OT - IBR 001/2006 PROJETO BÁSICO Primeira edição: válida a partir de 07/11/2006 Palavras Chave: Projeto Básico,

Leia mais

DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO

DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO OBJETIVO DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO Fornecer diretrizes para a elaboração e apresentação de orçamentos que compõem o Projeto Executivo. FINIÇÕES O orçamento executivo abrange a elaboração dos elementos

Leia mais

Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária. Coordenação de Meio Ambiente MERJ TERMO DE REFERÊNCIA

Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária. Coordenação de Meio Ambiente MERJ TERMO DE REFERÊNCIA Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária Superintendência Regional do Rio de Janeiro - SRRJ Coordenação de Meio Ambiente MERJ TERMO DE REFERÊNCIA CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA PARA REALIZAÇÃO

Leia mais

MANUAL DE MARCA E IDENTIDADE VISUAL IMPÉRIO C R I A T I V O

MANUAL DE MARCA E IDENTIDADE VISUAL IMPÉRIO C R I A T I V O MANUAL DE MARCA E IDENTIDADE VISUAL DESENVOLVEDORES: Breno Rodrigues Lucas Xavier ÍNDICE 3 - Conceitos 4 - Marca 4 - Desenvolvimento da marca 5 - Assinaturas 6 - Área de proteção 7 - Tipografia 8 - Dimensionamento

Leia mais

ROTEIRO PRÁTICO DE DESENHO TÉCNICO

ROTEIRO PRÁTICO DE DESENHO TÉCNICO ROTEIRO PRÁTICO DE DESENHO TÉCNICO 1. OBJETIVO Este roteiro, baseado nas normas de desenho técnico em vigor, destina-se a orientar as empresas, interessadas em realizar ensaios para avaliações técnicas

Leia mais

NORMALIZAÇÃO DOS ESPAÇOS DE ATENDIMENTO VERSÃO SIMPLIFICADA

NORMALIZAÇÃO DOS ESPAÇOS DE ATENDIMENTO VERSÃO SIMPLIFICADA NORMALIZAÇÃO DOS ESPAÇOS DE ATENDIMENTO VERSÃO SIMPLIFICADA A identidade da Loja do Cidadão reflete uma nova filosofia na relação entre a Administração Pública e o Cidadão: A Proximidade é um dos fatores

Leia mais

Autor do Proj./Resp. Técnico CREA / UF ENG.º EDUARDO M. NAGAO 5060215720/SP. Coord. Adjunto Contrato. Sítio GERAL. Especialidade / Subespecialidade

Autor do Proj./Resp. Técnico CREA / UF ENG.º EDUARDO M. NAGAO 5060215720/SP. Coord. Adjunto Contrato. Sítio GERAL. Especialidade / Subespecialidade 0 EMISSÃO INICIAL 08/03/10 LG WV Rev Modificação Data Projetista Desenhista Aprovo Coordenador de Projeto CREA / UF ENGº WILSON VIEIRA 060040558/SP Autor do Proj./Resp. Técnico CREA / UF ENG.º EDUARDO

Leia mais

Rev. Modificação Data Autor. Especialidade: Autor: CREA / UF Rubrica. Sítio TERMINAL DE PASSAGEIROS. ELETRÔNICA / SDAI Especificação do Documento

Rev. Modificação Data Autor. Especialidade: Autor: CREA / UF Rubrica. Sítio TERMINAL DE PASSAGEIROS. ELETRÔNICA / SDAI Especificação do Documento 02 REVISÃO MAR/13 01 REVISÃO JAN/13 00 EMISSÃO INICIAL SET/12 Rev. Modificação Data Autor Especialidade: Autor: CREA / UF Rubrica 1 - Arquitetura 2 - Estruturas 3 - Hidrossanitárias 4 - Elétrica 5 - Eletrônica

Leia mais

Centro de Cultura e Desporto Organização Social dos Trabalhadores da Câmara Municipal de Oeiras e dos Serviços Municipalizados

Centro de Cultura e Desporto Organização Social dos Trabalhadores da Câmara Municipal de Oeiras e dos Serviços Municipalizados Centro de Cultura e Desporto Organização Social dos Trabalhadores da Câmara Municipal de Oeiras e dos Serviços Municipalizados Concurso para criação de um novo logotipo para o CCD 447 Oeiras REGULAMENTO

Leia mais

Ministério da Saúde Secretaria Nacional de Assistência à Saúde/SNAS ABC DO SUS COMUNICAÇÃO VISUAL

Ministério da Saúde Secretaria Nacional de Assistência à Saúde/SNAS ABC DO SUS COMUNICAÇÃO VISUAL Ministério da Saúde Secretaria Nacional de Assistência à Saúde/SNAS ABC DO SUS COMUNICAÇÃO VISUAL Brasília 1991 1991. Ministério da Saúde Secretaria Nacional de Assistência à Saúde Esplanada dos Ministérios,

Leia mais

MANUAL APLICAÇÃO LOGOTIPO LINTEC

MANUAL APLICAÇÃO LOGOTIPO LINTEC SUMÁRIO INTRODUÇÃO 03 APRESENTAÇÃO 04 VERSÃO INSTITUCIONAL 05 VERSÃO VERTICAL E HORIZONTAL 06 PRETO E BRANCO 07 PADRÕES CROMÁTICOS 08 MALHA CONSTRUTIVA 09 ÁREA DE PROTEÇÃO 10 REDUÇÃO MÁXIMA 11 APLICAÇÕES

Leia mais

Obras complementares - sinalização vertical

Obras complementares - sinalização vertical MT - DEPARTAMENTO NACIONAL DE ESTRADAS DE RODAGEM DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO - IPR DIVISÃO DE CAPACITAÇÃO TECNOLÓGICA Rodovia Presidente Dutra km 163 - Centro Rodoviário, Parada de Lucas

Leia mais

FORMULÁRIO DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO PROJETO TÉCNICO

FORMULÁRIO DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO PROJETO TÉCNICO ESTADO DA PARAÍBA SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA E DA DEFESA SOCIAL CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DIRETORIA DE ATIVIDADES TÉCNICAS DAT/1 SEÇÃO DE ANÁLISE DE PROJETOS FORMULÁRIO DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO

Leia mais

EVENTOS QUADRO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA DADOS DO EVENTO

EVENTOS QUADRO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA DADOS DO EVENTO EVENTOS QUADRO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA NOME DO EVENTO: DADOS DO EVENTO EMPRESA RESPONSÁVEL: CNPJ: END. COMPLETO: ESTRUTURA: ( ) CAMAROTE NOME: ( ) POSTO DE TRANSMISSÃO ( ) PALCO - ( ) PRATICÁVEIS:

Leia mais

Lei Municipal N.º 1414

Lei Municipal N.º 1414 Subseção II Dos Estacionamentos e Guarda de Veículos Art. 41 - Os locais para estacionamento ou guarda de veículos podem ser cobertos ou descobertos, podendo se destinar em ambos os casos à utilização

Leia mais

ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA REPRESENTAÇÕES DE DESENHO TÉCNICO E APROVAÇÃO DE PROJETOS SETOR DE ENGENHARIA

ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA REPRESENTAÇÕES DE DESENHO TÉCNICO E APROVAÇÃO DE PROJETOS SETOR DE ENGENHARIA ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA REPRESENTAÇÕES DE DESENHO TÉCNICO E APROVAÇÃO DE PROJETOS SETOR DE ENGENHARIA ANEXO II DO DECRETO N 80/2011 DE 02/05/2011 PARTE 01: OBRA NOVA OU AMPLIAÇÃO 1. Planta de situação

Leia mais

Especificação técnica de Videodetecção ECD/DAI

Especificação técnica de Videodetecção ECD/DAI Especificação técnica de Videodetecção ECD/DAI 1. Esta Especificação destina se a orientar as linhas gerais para o fornecimento de equipamentos. Devido às especificidades de cada central e de cada aplicação,

Leia mais

NORMA TÉCNICA N o 16 SISTEMAS DE PROTEÇÃO POR EXTINTORES DE INCÊNDIO

NORMA TÉCNICA N o 16 SISTEMAS DE PROTEÇÃO POR EXTINTORES DE INCÊNDIO ANEXO XVI AO DECRETO N o 3.950, de 25 de janeiro de 2010. NORMA TÉCNICA N o 16 SISTEMAS DE PROTEÇÃO POR EXTINTORES DE INCÊNDIO 1. OBJETIVO Esta Norma Técnica estabelece critérios para proteção contra incêndio

Leia mais

RESOLUÇÃO CPA/SMPED 019/2014 PASSEIO PÚBLICO A Comissão Permanente de Acessibilidade CPA, em sua Reunião Ordinária, realizada em 28 de agosto de 2014.

RESOLUÇÃO CPA/SMPED 019/2014 PASSEIO PÚBLICO A Comissão Permanente de Acessibilidade CPA, em sua Reunião Ordinária, realizada em 28 de agosto de 2014. RESOLUÇÃO CPA/SMPED 019/2014 PASSEIO PÚBLICO A Comissão Permanente de Acessibilidade CPA, em sua Reunião Ordinária, realizada em 28 de agosto de 2014. Considerando o previsto na Constituição da República

Leia mais

REGULAMENTO DE IMAGEM

REGULAMENTO DE IMAGEM REGULAMENTO DE IMAGEM 1 1. INTRODUÇÃO 1.1. O presente regulamento estabelece normas de execução no que respeita à utilização da identidade corporativa da Federação de Motociclismo de Portugal (FMP) e aplica-se

Leia mais

PADRONIZAÇÃO DE PAINÉIS EM LIGHT STEEL FRAME

PADRONIZAÇÃO DE PAINÉIS EM LIGHT STEEL FRAME PADRONIZAÇÃO DE PAINÉIS EM LIGHT STEEL FRAME ANITA OLIVEIRA LACERDA - anitalic@terra.com.br PEDRO AUGUSTO CESAR DE OLIVEIRA SÁ - pedrosa@npd.ufes.br 1. INTRODUÇÃO O Light Steel Frame (LSF) é um sistema

Leia mais

TSA/TDA DIFUSOR PARA LUMINÁRIA TROFFER

TSA/TDA DIFUSOR PARA LUMINÁRIA TROFFER TSA/TDA DIFUSOR PARA LUMINÁRIA TROFFER TSA/TODA DIFUSORES PARA LUMINÁRIAS O conjunto de difusão de ar completamente embutido, contribui para um visual leve e sem distorções. Sua flexibilidade própria,

Leia mais

CARTILHA CAU/RS 2014 INSTRUÇÕES PARA ARQUITETURA DE INTERIORES SHOPPING CENTER

CARTILHA CAU/RS 2014 INSTRUÇÕES PARA ARQUITETURA DE INTERIORES SHOPPING CENTER CARTILHA CAU/RS 2014 INSTRUÇÕES PARA ARQUITETURA DE INTERIORES SHOPPING CENTER APRESENTAÇÃO O CAU/RS Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul, na qualidade de Autarquia Federal deve na

Leia mais

Conceitos Básicos de Desenho Técnico

Conceitos Básicos de Desenho Técnico Conceitos Básicos de Desenho Técnico 1. Utilização Das Ferramentas E Papel De Desenho 1.1. Ferramentas de Desenho 1.1.1. Apresentação O Desenho Arquitetônico uma especialização do Desenho Técnico, o qual

Leia mais

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR - MDIC

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR - MDIC MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR - MDIC INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, NORMALIZAÇÃO E QUALIDADE INDUSTRIAL - INMETRO Portaria INMETRO/DIMEL/Nº 007, de 11 de janeiro de 2007.

Leia mais

Manual Visual de Placas de Obras

Manual Visual de Placas de Obras Manual Visual de Placas de Obras Sumário Finalidade e Aplicações... 3 Padrão Geral das Placas Quadrante Superior... 4 Exemplificação de Cálculo... 5 Padrão de Tamanho de Corpo para Título... 6 Padrão de

Leia mais

ORIENTAÇÕES GERAIS SOBRE CONFECÇÃO E LOCALIZAÇÃO DAS PLANTAS DE EMERGÊNCIA

ORIENTAÇÕES GERAIS SOBRE CONFECÇÃO E LOCALIZAÇÃO DAS PLANTAS DE EMERGÊNCIA PLANTA DE EMERGÊNCIA ORIENTAÇÕES GERAIS SOBRE CONFECÇÃO E LOCALIZAÇÃO DAS PLANTAS DE EMERGÊNCIA QUAIS EDIFICAÇÕES OU ÁREAS DE RISCO DEVERÃO APRESENTAR AS PLANTAS DE SEGURANÇA? RESOLUÇÃO Nº 097, DE 04 DE

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 2.571, DE 2011 (Do Sr. Junji Abe)

PROJETO DE LEI N.º 2.571, DE 2011 (Do Sr. Junji Abe) CÂMARA DOS DEPUTADOS PROJETO DE LEI N.º 2.571, DE 2011 (Do Sr. Junji Abe) Altera a Lei nº 10.048, de 8 de novembro de 2000, para dispor sobre a prioridade de atendimento das pessoas com mobilidade reduzida

Leia mais

Nome: Login: CA: Cidade: UF CARTÃO RESPOSTA QUESTÃO RESPOSTA QUESTÃO RESPOSTA

Nome: Login: CA: Cidade: UF CARTÃO RESPOSTA QUESTÃO RESPOSTA QUESTÃO RESPOSTA ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS TURMA 2008 3º PERÍODO - 5º MÓDULO AVALIAÇÃO A4 DATA 23/04/2009 ENGENHARIA DE SOFTWARE Dados de identificação do Acadêmico: Nome: Login: CA: Cidade: UF CARTÃO RESPOSTA

Leia mais

CRITÉRIOS DE ISENÇÃO suporte publicitário. tabuleta

CRITÉRIOS DE ISENÇÃO suporte publicitário. tabuleta CRITÉRIOS DE ISENÇÃO suporte publicitário. tabuleta 02 Critérios específicos 03 Condições Gerais 05 Zonas de Proteção Específica 1 Uma tabuleta por estabelecimento e não ser colocada acima do piso térreo;

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual Introdução A logomarca Rio+20 - Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável - e o material de campanha foram desenhados pela Graphic Design Unit, nas Nações

Leia mais

Instruções Técnicas para Apresentação de Projetos de Bases de Apoio a Empresas Transportadoras de Cargas e Resíduos - Licença de Instalação (LI) -

Instruções Técnicas para Apresentação de Projetos de Bases de Apoio a Empresas Transportadoras de Cargas e Resíduos - Licença de Instalação (LI) - Governo do Estado do Rio Grande do Norte Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Instruções Técnicas para Apresentação de Projetos de Bases de Apoio a Empresas Transportadoras de Cargas e Resíduos

Leia mais

FORA DA ESCOLA NÃO PODE. Cada criança e adolescente tem o direito de aprender. Manual de Aplicação de Marcas

FORA DA ESCOLA NÃO PODE. Cada criança e adolescente tem o direito de aprender. Manual de Aplicação de Marcas NÃO PODE Cada criança e adolescente tem o direito de aprender Manual de Aplicação de Marcas Sumário p1 Apresentação p15 Banners p2 Assinatura Principal p19 Faixa p3 Variações da Marca p20 Outdoor p4 Cores

Leia mais

Código Símbolo Significado Forma e cor Aplicação. Cuidado, risco de incêndio. Cuidado, risco de explosão. Cuidado, risco de corrosão

Código Símbolo Significado Forma e cor Aplicação. Cuidado, risco de incêndio. Cuidado, risco de explosão. Cuidado, risco de corrosão I - Símbolos da sinalização básica ANEXO B SIMBOLOGIA PARA A SINALIZAÇÃO DE EMERGÊNCIA Os símbolos adotados por esta norma para sinalização de emergência são apresentados a seguir, acompanhados de exemplos

Leia mais

Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT

Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT Setembro/2013 PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A CRIAÇÃO DE UNIDADE DE CONSERVAÇÃO 1. O que são unidades de conservação (UC)?

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL ABNT NBR ISO 14001

SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL ABNT NBR ISO 14001 SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL ABNT NBR ISO 14001 Prof. Eduardo Lucena Cavalcante de Amorim INTRODUÇÃO A norma ISO 14001 faz parte de um conjunto mais amplo de normas intitulado ISO série 14000. Este grupo

Leia mais

CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES. Art. 1.º Esta lei complementar estabelece as exigências quanto a:

CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES. Art. 1.º Esta lei complementar estabelece as exigências quanto a: Atualizada até LC 610/2007. LEI COMPLEMENTAR N.º 528 DE 18 DE ABRIL DE 2005 ESTABELECE A OBRIGATORIEDADE DE VAGAS PARA ESTACIONAMENTO PARA EDIFICAÇÕES EM GERAL E A ADOÇÃO DE MEDIDAS MITIGADORAS ÀS ATIVIDADES

Leia mais

MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO SECRETARIA DE INSPEÇÃO DO TRABALHO DEPARTAMENTO DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO

MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO SECRETARIA DE INSPEÇÃO DO TRABALHO DEPARTAMENTO DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO SECRETARIA DE INSPEÇÃO DO TRABALHO DEPARTAMENTO DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO CONSULTA PÚBLICA do ANEXO 8 da NR-15 PROPOSTA DE TEXTO NORMATIVO NR 15 - ATIVIDADES E OPERAÇÕES

Leia mais

Identidade Digital Padrão de Governo

Identidade Digital Padrão de Governo Identidade Digital Padrão de Governo Participantes do Projeto Presidência da República Secretaria de Comunicação SECOM Diretoria de Tecnologia DITEC Ministério do Planejamento Secretaria de Logística e

Leia mais

EXPLORAÇÃO COMERCIAL DE ATIVIDADE DE GUARDA VOLUMES

EXPLORAÇÃO COMERCIAL DE ATIVIDADE DE GUARDA VOLUMES EXPLORAÇÃO COMERCIAL DE ATIVIDADE DE GUARDA VOLUMES I UTILIZAÇÃO DA ÁREA 1.1 Para o desenvolvimento da atividade, objeto deste contrato, o CONCESSIONÁRIO utilizará as áreas concedidas, única e exclusivamente,

Leia mais

NORMA DE CONTROLE DE CIRCULAÇÃO INTERNA NOR 204

NORMA DE CONTROLE DE CIRCULAÇÃO INTERNA NOR 204 MANUAL DE ADMINISTRAÇÃO CÓD. 200 ASSUNTO: ESTABELECE CRITÉRIOS DE PROCEDIMENTOS PARA O CONTROLE DE CIRCULAÇÃO INTERNA NAS DEPENDÊNCIAS DA EMPRESA CÓD: APROVAÇÃO: Resolução nº 0098/94, de 15/12/1994 NORMA

Leia mais

INFRAERO VT.06/506.92/04740/00 2 / 5

INFRAERO VT.06/506.92/04740/00 2 / 5 REV MODIFICAÇÃO DATA PROJETISTA DESENHISTA APROVO Coordenador Contrato: Autor do Projeto Resp. Técnico: Co-Autor: MARGARET SIEGLE 4522D/ES ELISSA M. M. FRINHANI 5548/D-ES NUMERO: 200_PB.HS.AF.ET-300000

Leia mais

Instalações Elétricas Prediais

Instalações Elétricas Prediais Abril de 2010 Sumário Tópicos Sumário 1 As tubulações às quais se referem estas instruções devem ser destinadas exclusivamente ao uso da Concessionária que, ao seu critério, nelas poderá os servições de

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Você tem um nome e gosta de ser tratado por ele da forma CORRETA.

APRESENTAÇÃO. Você tem um nome e gosta de ser tratado por ele da forma CORRETA. APRESENTAÇÃO Este é um manual que determina a utilização correta da marca da Universidade Católica de Pelotas, orientando sobre as regras que devem ser seguidas na aplicação e reprodução em todos os materiais

Leia mais

NORMAS DE ACESSIBILIDADE - Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT

NORMAS DE ACESSIBILIDADE - Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT NORMAS DE ACESSIBILIDADE - Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT 4.2 Pessoas em cadeira de rodas (P.C.R.) 4.2.1 Cadeira de rodas A figura 2 apresenta dimensões referenciais para cadeiras de rodas

Leia mais

Escola Primária da Mexilhoeira da Carregação. Planta de Emergência. Formandos: Dário Afonso, Fernanda Piçarra e Sérgio Inácio. [01 de Março de 2011]

Escola Primária da Mexilhoeira da Carregação. Planta de Emergência. Formandos: Dário Afonso, Fernanda Piçarra e Sérgio Inácio. [01 de Março de 2011] Escola Primária da Mexilhoeira da Carregação Planta de Emergência Formandos: Dário Afonso, Fernanda Piçarra e Sérgio Inácio [01 de Março de 2011] A Planta de Emergência Segundo a norma NP 4386 define a

Leia mais

TRABALHO DE DIPLOMAÇÃO Regime Modular ORIENTAÇÕES SOBRE O ROTEIRO DO PROJETO FINAL DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES

TRABALHO DE DIPLOMAÇÃO Regime Modular ORIENTAÇÕES SOBRE O ROTEIRO DO PROJETO FINAL DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES TRABALHO DE DIPLOMAÇÃO Regime Modular ORIENTAÇÕES SOBRE O ROTEIRO DO PROJETO FINAL DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES [Observação: O template a seguir é utilizado como roteiro para projeto de sistemas orientado

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº DE DE DE 2012

RESOLUÇÃO Nº DE DE DE 2012 RESOLUÇÃO Nº DE DE DE 2012 Estabelece os padrões e critérios para a instalação de ondulações transversais (lombadas físicas) em vias públicas, disciplinadas pelo Parágrafo único do art. 94 do Código de

Leia mais

ÍNDICE. Capítulo I...5. Do Sub-Sistema Viário Estrutural...5. Capítulo II...5. Do Sub-Sistema de Apoio...5 DISPOSIÇÕES FINAIS...6

ÍNDICE. Capítulo I...5. Do Sub-Sistema Viário Estrutural...5. Capítulo II...5. Do Sub-Sistema de Apoio...5 DISPOSIÇÕES FINAIS...6 ÍNDICE Capítulo I...5 Do Sub-Sistema Viário Estrutural...5 Capítulo II...5 Do Sub-Sistema de Apoio...5 DISPOSIÇÕES FINAIS...6 1 PREFEITURA MUNICIPAL DE CRATEÚS PLANO DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO URBANO PDDU

Leia mais

EDIFÍCIOS GARAGEM ESTRUTURADOS EM AÇO

EDIFÍCIOS GARAGEM ESTRUTURADOS EM AÇO Contribuição técnica nº 19 EDIFÍCIOS GARAGEM ESTRUTURADOS EM AÇO Autor: ROSANE BEVILAQUA Eng. Consultora Gerdau SA São Paulo, 01 de setembro de 2010. PROGRAMA Introdução Vantagens da utilização de Edifícios

Leia mais

M A N U A L D E I D E N T I D A D E V I S U A L D O S S I T E S D O G O V E R N O D O P A R A N Á

M A N U A L D E I D E N T I D A D E V I S U A L D O S S I T E S D O G O V E R N O D O P A R A N Á M A N U A L D E I D E N T I D A D E V I S U A L D O S S I T E S D O G O V E R N O D O P A R A N Á Índice 1. Introdução 2. Estrutura 2.1. Topo 2.2. Corpo 2.3. Coluna Esquerda 2.4. Coluna Direita 2.5. Rodapé

Leia mais