Universidade Federal de Santa Catarina UFSC Centro de Ciências Jurídicas CCJ Departamento de Direito DIR PLANO DE ENSINO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Universidade Federal de Santa Catarina UFSC Centro de Ciências Jurídicas CCJ Departamento de Direito DIR PLANO DE ENSINO"

Transcrição

1 1 Universidade Federal de Santa Catarina UFSC Centro de Ciências Jurídicas CCJ Departamento de Direito DIR PLANO DE ENSINO I IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Nome Curso Direito Constitucional II Direito Código: DIR N horas-aula: 72 h/a Ano: 2017/1 Período: 2º semestre letivo. Dias e horários Quarta-feira 8:20 hs e quinta-feira 10:10 Professor Atendimento aos alunos: Cláudio Ladeira de Oliveira claudio.ladeira@ufsc.br Quarta-feira 10:10 hs às 11:10 hs sala 209 CCJ II EMENTA Estrutura e organização do Estado brasileiro. Defesa do Estado e das instituições democráticas. Organização dos poderes. Funções essenciais à justiça. Tributação e orçamento. Ordem econômica e financeira. Ordem social. Perspectivas do direito constitucional. III OBJETIVOS Geral Capacitar o aluno a dominar teórica e praticamente os institutos do sistema constitucional brasileiro que estão descritos na ementa da disciplina. Específicos Capacitar o aluno a enfrentar problemas reais que surgem na atividade de interpretação e aplicação do direito constitucional brasileiro, utilizando o método do estudo de caso para simular situações concretas que exigem do aluno a construção de respostas apoiadas nas regras, na jurisprudência e na doutrina constitucional. Interpretar criticamente as principais teses doutrinárias, regras e jurisprudência relativas à matéria da disciplina.

2 2 Analisar, na perspectiva da história do Direito, o surgimento e a consolidação dos institutos do direito constitucional brasileiro. Analisar, na perspectiva do direito constitucional comparado, as semelhanças e diferenças existentes entre os institutos do nosso direito e os grandes sistemas e institutos jurídicos vigentes. Submeter a uma análise interdisciplinar o funcionamento real e os impactos sociais das instituições definidas pelo direito constitucional, utilizando os recursos analíticos fornecidos em especial pela ciência política, economia e sociologia. IV CONTEÚDO 1. Introdução à disciplina 1.1. Metodologia: a abordagem baseada em problemas Uma abordagem realista do Direito constitucional A separação vertical dos poderes: o Estado federal A separação horizontal dos poderes: legislativo, executivo e judiciário; 1.5. As ordens constitucionais: econômica e social Perspectivas do Direito constitucional: separação de poderes e judicialização da política. 2. Estrutura e organização do Estado federal brasileiro Conceitos fundamentais 2.2. O direito comparado Aspectos históricos do federalismo brasileiro:; 2.4. Os entes federados no sistema brasileiro Os critérios de repartição de competências no federalismo brasileiro: 2.6. As competências judiciais para arbitrar conflitos entre os entes federados 2.7. Intervenção federal 2.8. A intervenção federal e estadual 3. O poder legislativo: o processo legislativo 3.1. Poder legislativo: definições, história e direito comparado Os sistemas eleitorais: proporcional e majoritário O processo legislativo no Brasil Legislação ordinária Emenda à constituição Medida provisória Lei complementar Lei delegada Decretos legislativos e resoluções O requerimento de urgência 3.4. O processo legislativo nos Estados e Municípios. 4. O poder legislativo: o estatuto dos parlamentares e as comissões de inquérito 4.1. A imunidade material : inviolabilidade por opiniões, palavras e votos 4.2. O foro por de prerrogativa de função 4.3. A Imunidade formal quanto à prisão 4.4. As demais imunidades 4.5. Impedimentos e vedações impostos aos parlamentares.

3 As hipóteses de perda de mandato parlamentar 4.7. As comissões parlamentares: as Comissões parlamentares de inquérito 5. O poder executivo 5.1. Sistemas de governo: parlamentarismo e presidencialismo O presidencialismo brasileiro: aspectos conceituais e históricos Estrutura e funções do presidencialismo Brasileiro 5.4. As prerrogativas do Presidente da República A perda de mandato do Presidente da República por crimes de responsabilidade e por crimes comuns 5.6. O vice-presidente e os ministros de Estado 5.7. O poder executivo nos Estados O poder executivo nos municípios. 6. O poder judiciário e o sistema de justiça 6.1. O poder judiciário no Brasil: aspectos históricos e direito comparado Estrutura, órgãos e composição da magistratura Garantias e deveres da magistratura O controle da magistratura: o Conselho Nacional de Justiça Advocacia 6.6. Ministério público 6.7. Advocacia pública 6.8. Defensoria pública 7. A Defesa do Estado e das instituições democráticas O estado de defesa 7.2. O estado de sítio 7.3. Forças armadas 7.4. Segurança pública 8. A Ordem econômica e financeira O Estado e atividade econômica 8.2. Ordem econômica nas constituições brasileiras 8.3. Princípios da ordem econômica no sistema da CF/ Formas de intervenção do Estado na economia no sistema da CF/ A política urbana 8.6. O sistema financeiro nacional 9. A Ordem social Os princípios da ordem social na CF/ O direito à saúde na CF/ A assistência social 9.4. Educação, cultura e desporto 9.5. A comunicação social V METODOLOGIA Aulas expositivas conjugadas com exercícios e debates, do seguinte modo:

4 o Durante os 45 minutos iniciais da aula o professor realizará a exposição da matéria correspondente à aula. o Em seguida à exposição, os alunos realizarão discussões em grupo e/ou responderão individualmente a questionamentos levantados pelo professor sobre problemas relacionados à matéria previamente exposta. Tais atividades deverão ocuparão os 20 min seguintes da aula. o Durante o período restante da aula, o professor realizará um feedback das respostas fornecidas pelos alunos, apresentando uma exposição sistematizada da matéria. 4 Estudo de caso: o professor disponibilizará no moodle da disciplina e previamente à aula, uma narrativa sobre fatos a partir dos quais serão apresentados problemas em sala de aula, cuja solução demanda a leitura prévia da bibliografia da disciplina. Redação de trabalhos sobre tópicos previamente indicados pelo professor VI AVALIAÇÃO Instrumentos de avaliação 1. Provas: duas provas escritas, dissertativas, individuais, sem consulta, versando sobre toda a matéria ministrada até a aula imediatamente anterior, sendo que o tempo destinado a resolução de cada uma será de 90 minutos (uma hora e meia). Após o início da prova não será admitido o ingresso de nenhum aluno em sala de aula. 2. Trabalhos escritos: respostas por escrito, individuais e/ou coletivos, realizadas em sala de aula ou extra-classe, sobre questões previamente indicadas pelo professor. 3. participação em sala de aula: participação individual do aluno nos debates realizados em sala de aula, demonstrando domínio do conteúdo da matéria respectiva. 5. Frequência: é exigida a presença mínima em 75% das aulas, na forma da legislação vigente. 6. Prova de substituição: A substituição das notas relativas às provas não realizadas será efetuada através de prova (oral ou escrita), versando sobre todo o conteúdo estudado no semestre. A nota dessa prova substituirá as notas das provas escritas não realizadas. O mesmo procedimento será adotado para a substituição das notas de trabalhos. 7. prova de recuperação: Haverá, ao final do semestre, uma prova final de recuperação, sobre toda a matéria ministrada no respectivo período letivo. Essa prova é obrigatória para os alunos que apresentarem média inferior a 6 (seis). Para ter direito à prova de recuperação é necessário ter média igual ou superior a 3 (três), bem como possuir frequência às aulas de no mínimo 75%. Alunos com média inferior a 3 (três) e/ou frequência insuficiente não terão direito à prova de recuperação, estando reprovados.

5 5 Revisão das avaliações Os alunos que desejarem apresentar pedido de reconsideração ao professor, da correção efetuada em suas provas e trabalhos, deverão fazê-lo no prazo de 24 (vinte e quatro) horas, contadas da respectiva devolução. O pedido de revisão ao Departamento deverá ser feito no prazo de dois dias úteis da publicação das notas pelo Departamento. Os pedidos de reconsideração e de revisão deverão ser, necessariamente, por escrito e motivados. AVALIAÇÃO Peso data Matéria avaliada Prova 1: 30% 20/04/17 Toda a matéria ministrada até a aula imediatamente anterior à prova. Prova 2: 30% 28/06/17 Toda a matéria posterior à primeira prova Trabalhos em sala 40% Todas as aulas Matéria correspondente a cada aula 2ª chamada de trabalhos e provas Prova de recuperação 29/06/17 Matéria correspondente aos trabalhos e/ou provas que serão repostas 06/07/17 Toda a matéria do semestre Bibliografia básica V BIBLIOGRAFIA CLÈVE, Clèmerson Merlin (org). Direito constitucional brasileiro: vol. 2 organização do Estado e dos Poderes. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2014 CLÈVE, Clèmerson Merlin (org). Direito constitucional brasileiro: vol. 3. Constituições Econômica e Social. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2014 BULOS, Uadi Lammêgo. Curso de Direito Constitucional, 9ª ed. São Paulo; Saraiva, 2015 FERNANDES, Bernardo Gonçalves. Curso de Direito Constitucional. 8ª ed. Salvador: JusPodium SILVA, José Afonso da. Curso de Direito Constitucional Positivo, 39ª ed. São Paulo: Malheiros, 2015 TRINDADE, João. Processo Legislativo Constitucional. 2ª ed. Salvador: Juspodium, 2016 Bibliografia complementar: ABRÃO, Guilherme Rodrigues. Comissões Parlamentares de Inquérito: poderes e limites. Curitiba: Juruá, 2012 ABRUCIO, F. L. Os barões da federação: os governadores e a redemocratização brasileira. São Paulo: HUCITEC, ABRUCIO, Fernando. Os Barões da Federação. Lua Nova, nº 33, pp , 1994 ALMEIDA, Alacir. SANTOS, Fabiano. Fundamentos informacionais do presidencialismo de coalizão. Curitiba: appris, ALMEIDA, Fernanda Dias Menezes de. Competências na Constituição de ª Ed. São Paulo: Atlas, 2013 AMARAL Jr., José Levi Mello do. Medida Provisória: Edição e Conversão em Lei: teoria e prática. São Paulo: Saraiva, 2012 ANDERSON, George. Federalismo: uma introdução. São Paulo: FGV, ARRETCHE, Marta. Quando as Instituições Federativas Fortalecem o Poder Central? Novos Estudos: Cebrap, nº 95, março de 2013, pp

6 6 ASSIS, Luiz Gustavo Bambini de. Processo Legislativo e orçamento público: funções de controle do parlamento. São Paulo: Saraiva, BAHIA, Alexandre Gustavo Melo Franco de Moraes. SILVA, Diogo Bacha e. OLIVEIRA, Marcelo Andrade Cattoni. O Impeachment e o supremo tribunal federal: história e teoria constitucional brasileira. Florianópolis, BARACHO Jr., José Alfredo. LIMA, Eduardo Martins de (orgs). Medidas Provisórias no Brasil: origem, evolução e perspectivas. Belo Horizonte: Forum, BARACHO, José Alfredo de Oliveira. O Princípio da Subsidiariedade: conceito e evolução. Rio de Janeiro: Forense, BERCOVICI, Gilberto. Soberania e Constituição: para uma crítica do constitucionalismo. São Paulo: Quartier Latin, 2008 BULOS, Uadi Lammêgo. Curso de Direito Constitucional. 9ª Ed. São Paulo: Saraiva, CLÈVE, Clèmerson Merlin (org). Direito constitucional brasileiro: vol. 3 constituições econômica e social. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2014 CLÈVE, Clèmerson Merlin. Atividade legislativa do poder executivo. 3ª Ed. São Paulo: Revista dos tribunais, COELHO, Fábio Alexandre. Processo Legislativo. São Paulo: Juarez de Oliveira, 2007 COSTA, Nelson Nery. Direito Municipal Brasileiro. 7ª Ed. Rio de Janeiro: Forense, 2015 FERREIRA Filho, Manoel Gonçalves. Do Processo Legislativo. 7ª. São Paulo: Saraiva, FERREIRA, Gustavo Sampaio Telles. Federalismo Constitucional e Reforma Federativa: poder local e cidade-estado. Rio de Janeiro: Lumen Juris, GALUPPO, Marcelo Campos. Impeachment: o que é, como se processa e por que se faz. 2ª Ed. Belo Horizonte: D Plácido, 2016 GARCÍA-PELAYO, Manuel. Derecho Constitucional Comparado. Madrid: alianza editorial, 1993 GRAU, Eros Roberto. A Ordem Econômica na Constituição de São Paulo: Malheiros, HORTA, Raul Machado. Curso de Direito Constitucional. 4ª Ed. Belo Horizonte: Del Rey, 2003 HORTA, Raul Machado. Curso de Direito Constitucional. 4ª Ed. Belo Horizonte: Del Rey, 2003 HORTA, Raul Machado. Curso de Direito Constitucional. 4ª Ed. Belo Horizonte: Del Rey, 2003 JAMPAULO Jr., João. O processo legislativo: sanção e vício de iniciativa. São Paulo: Malheiros, 2008 LEAL, Victor Nunes. Coronelismo, Enxada e Voto: o município e o regime representativo no Brasil. 7ª Ed. São Paulo: Cia das Letras, 2012 LEAL, Victor Nunes. Problemas de Direito Público. Rio de Janeiro: Forense, 1960 MAUÉS, Antonio Moreira (org). Federalismo e Constituição: estudos comparados. Rio de Janeiro: Lumen Juris, MENDES, Gilmar Ferreira. BRANCO, Paulo Gustavo Gonet. Curso de Direito Constitucional. 10ª ed. São Paulo: Saraiva, OLIVEIRA, Marcelo Andrade Cattoni. Devido Processo Legislativo: uma justificação democrática do controle jurisdicional de constitucionalidade das leis e do processo legislativo. Belo Horizonte: Mandamentos, OLIVEIRA, Ricardo Victalino de. Federalismo Assimétrico Brasileiro. Belo Horizonte: Arraes, PEREIRA, Bruno Cláudio Penna Amorin. Jurisdição Constitucional do Processo Legislativo. Belo Horizonte: Forum, PINTO, Julio Roberto de Souza. Poder Legislativo Brasileiro: Institutos e Processos. Rio de Janeiro: Forense, 2009 PIRES, Thiago Magalhães. As competências legislativas na Constituição de Belo Horizonte: Forum, 2015 PIRES, Thiago Magalhães. As competências legislativas na Constituição de Belo Horizonte: Forum, 2015

7 7 PUCCINELLI Jr., André; ARAKAKI, Allan Thiago Barbosa. O Federalismo Cooperativo e a reserva do possível. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2013 RAMOS, Dircêo Torrecillas (org). O Federalista Atual: Teoria do Federalismo. Belo Horizonte: Arraes, 2013 REZENDE, Fernando. O Federalismo Brasileiro em seu labirinto: crise e necessidade de reformas. Rio de Janeiro: FGV, 2013 RODRIGUES, Itiberê de Oliveira. Fundamentos dogmático-jurídicos do sistema de repartição das competências legislativa e administrativa na Constituição Federal de Revista Diálogo Jurídico, Salvador, n º 15, janeiro / fevereiro / março de 2007, p SALLUM Jr., Brasilio. O Impeachment de Fernando Collor: sociologia de uma crise. São Paulo: Ed. 34, 2015 SARLET, Ingo Wolfgang; MARINONI, Luiz Guilherme. MITIDIERO, Daniel. Curso de Direito Constitucional 4ª Ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2015 SILVA, José Afonso. Curso de Direito Constitucional Positivo. São Paulo: Malheiros, 2015 SOARES, Márcia Miranda. Federação, Democracia e Instituições Políticas. Lua Nova, nº 44, 1998, pp URUGUAI, Visconde do. Visconde do Uruguai / Organização de José Murilo de Carvalho. São Paulo: Ed. 34, ZANCANER, Gabriela. As competências do poder legislativo e as comissões parlamentares. São Paulo: Malheiros, ZIMMERMMAN, Augusto. Teoria Geral do Federalismo Democrático. 2ª Ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2014.

Universidade Federal de Santa Catarina UFSC Centro de Ciências Jurídicas CCJ Departamento de Direito DIR PLANO DE ENSINO

Universidade Federal de Santa Catarina UFSC Centro de Ciências Jurídicas CCJ Departamento de Direito DIR PLANO DE ENSINO 1 Universidade Federal de Santa Catarina UFSC Centro de Ciências Jurídicas CCJ Departamento de Direito DIR PLANO DE ENSINO I IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Nome Curso Direito Constitucional II Direito Código

Leia mais

DIREITO 4º PERÍODO BIBLIOGRAFIA BÁSICA

DIREITO 4º PERÍODO BIBLIOGRAFIA BÁSICA DIREITO 4º PERÍODO Disciplina: Direito Constitucional II Professor: Dr. ALEXANDRE GUSTAVO MELO FRANCO DE MORAES BAHIA Objetivo da Disciplina: Conhecer e BIBLIOGRAFIA BÁSICA discutir as funções dos 3 Poderes,

Leia mais

Universidade Federal de Santa Catarina UFSC Centro de Ciências Jurídicas CCJ Departamento de Direito DIR PLANO DE ENSINO

Universidade Federal de Santa Catarina UFSC Centro de Ciências Jurídicas CCJ Departamento de Direito DIR PLANO DE ENSINO 1 Universidade Federal de Santa Catarina UFSC Centro de Ciências Jurídicas CCJ Departamento de Direito DIR PLANO DE ENSINO I IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Nome Curso TEORIA DO DIREITO II DIREITO Código DIR

Leia mais

DIREITO 3º PERÍODO BIBLIOGRAFIA BÁSICA

DIREITO 3º PERÍODO BIBLIOGRAFIA BÁSICA DIREITO 3º PERÍODO Disciplina: Direito Constitucional I Professor: Dr. ALEXANDRE GUSTAVO MELO FRANCO DE MORAES BAHIA Objetivo da Disciplina: Capacitar os alunos a manejar os Direitos e Garantias Fundamentais

Leia mais

Universidade Federal de Santa Catarina UFSC Centro de Ciências Jurídicas CCJ Departamento de Direito DIR PLANO DE ENSINO I IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA

Universidade Federal de Santa Catarina UFSC Centro de Ciências Jurídicas CCJ Departamento de Direito DIR PLANO DE ENSINO I IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Universidade Federal de Santa Catarina UFSC Centro de Ciências Jurídicas CCJ Departamento de Direito DIR PLANO DE ENSINO I IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Nome: DIREITO CONSTITUCIONAL II Curso: Direito Código:

Leia mais

13. Regime da disciplina: Anual( ) Semestral ( X )

13. Regime da disciplina: Anual( ) Semestral ( X ) Universidade Federal do Ceará Pró-Reitoria de Graduação Coordenadoria de Pesquisa e Acompanhamento Docente CPAD Divisão de Pesquisa e Desenvolvimento Curricular FORMULÁRIO PARA CRIAÇÃO DE DISCIPLINAS 1.

Leia mais

Período. 3º Período. Eixo de Formação Eixo de Formação Profissional

Período. 3º Período. Eixo de Formação Eixo de Formação Profissional Página 1 de 5 Disciplina DE GRADUACÃO Curso Semestral Código DIREITO CONSTITUCIONAL II 072 Curso Graduação Período 3º Período Turma (s) A, B e D Carga Horária 64 horas-relógio 77 horas-aula Eixo de Formação

Leia mais

Cronograma de Trabalho

Cronograma de Trabalho ANO/SEMESTRE:2017/2º PLANO DE ENSINO Cronograma de Trabalho DISCIPLINA: DIREITO CONSTITUCIONAL : CURSO: DIREITO PROFESSOR (A): ARTHUR MAGNO E SILVA GUERRA www.arthurguerra.com.br CARGA HORÁRIA SEMANA Teórica

Leia mais

PLANO DE CURSO 2010/1

PLANO DE CURSO 2010/1 PLANO DE CURSO 20/1 Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e / ou da Coordenação. DISCIPLINA: DIREITO CONSTITUCIONAL I PROFESSOR: DAURY CESAR FABRIZ TURMA: 2º ANO INTEGRAL

Leia mais

2. OBJETIVO GERAL Prover o aluno de informações acerca dos fenômenos políticos associados à organização do Estado e do Poder Político.

2. OBJETIVO GERAL Prover o aluno de informações acerca dos fenômenos políticos associados à organização do Estado e do Poder Político. DISCIPLINA: Direito Constitucional II CH total: 72h SEMESTRE DE ESTUDO: 3º Semestre TURNO: Matutino / Noturno CÓDIGO: DIR115 1. EMENTA: A Organização do Estado. O Federalismo. Organização político-administrativa

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO AUGUSTO MOTTA VICE-REITORIA ACADÊMICA. DISCIPLINA Teoria da Constituição e Organização do Estado

CENTRO UNIVERSITÁRIO AUGUSTO MOTTA VICE-REITORIA ACADÊMICA. DISCIPLINA Teoria da Constituição e Organização do Estado CENTRO UNIVERSITÁRIO AUGUSTO MOTTA VICE-REITORIA ACADÊMICA ÁREA DE CONHECIMENTO Ciências Sociais Aplicadas DISCIPLINA Teoria da Constituição e Organização do Estado CÓDIGO GDIR1009 CRÉDITOS 4(4/0) TOTAL

Leia mais

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás.

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD Plano de Ensino 2016/1 Atenção! Este Plano de Ensino é um Rascunho. Sua impressão não está liberada por se tratar de um documento

Leia mais

Disciplina: Direito Constitucional II Professor Esp. Anderson de Queirós e Silva. Rio Verde/GO 2014/01

Disciplina: Direito Constitucional II Professor Esp. Anderson de Queirós e Silva. Rio Verde/GO 2014/01 PLANO DE CURSO Disciplina: Direito Constitucional II Professor Esp. Anderson de Queirós e Silva Rio Verde/GO 2014/01 ESTRUTURAÇÃO DO PLANO DE CURSO DISCIPLINA: Direito Constitucional II Cód. : PLANO DE

Leia mais

CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria nº 378 de 27/05/15-DOU de 28/05/15 PLANO DE CURSO

CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria nº 378 de 27/05/15-DOU de 28/05/15 PLANO DE CURSO CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria nº 378 de 27/05/15-DOU de 28/05/15 Componente Curricular: DIREITO MUNICIPAL Código: DIR- 466 Pré-Requisito: --------- Período Letivo: 2016.1 Professor: EDIVALDO

Leia mais

AULA 3 Métodos de interpretação constitucional 2; Questão de concurso

AULA 3 Métodos de interpretação constitucional 2; Questão de concurso SUMÁRIO CAPÍTULO 1 DIREITO CONSTITUCIONAL AULA 1 Constitucionalismo; Origem, conceito e objeto; Fontes do Direito Constitucional; Neoconstitucionalismo; Transconstitucionalismo; Questão de concurso CAPÍTULO

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PRO-REITORIA DE GRADUAÇÃO ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS CURSO DE DIREITO

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PRO-REITORIA DE GRADUAÇÃO ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS CURSO DE DIREITO PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PRO-REITORIA DE GRADUAÇÃO ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS CURSO DE DIREITO ORGANIZAÇÃO BÁSICA CURRICULAR Disciplina: JUR1003 - DIREITO CONSTITUCIONAL

Leia mais

CRONOGRAMA 2º SEMESTRE PERÍODO: 2º TURNO: MANHÃ SEMESTRE: 2º ANO: 2018

CRONOGRAMA 2º SEMESTRE PERÍODO: 2º TURNO: MANHÃ SEMESTRE: 2º ANO: 2018 CRONOGRM 2º SEMESTRE - 2018 ESCOL DE DIREITO CURSO: DIREITO DISCIPLIN: Direito Constitucional II CH: 80 PROFESSOR: RTHUR MGNO E SILV GUERR PERÍODO: 2º TURNO: MNHÃ SEMESTRE: 2º NO: 2018 EMENT Organização

Leia mais

DIREITO 2º PERÍODO BIBLIOGRAFIA BÁSICA

DIREITO 2º PERÍODO BIBLIOGRAFIA BÁSICA DIREITO 2º PERÍODO Disciplina: Teoria da Constituição Professor: Dr. ALEXANDRE GUSTAVO MELO FRANCO DE MORAES BAHIA Objetivo da Disciplina:Conhecer a Teoria da Constituição, como matriz fundamental para

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO

Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO 1) IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Disciplina DIREITO CONSTITUCIONAL

Leia mais

FLP0204 Política IV Instituições Políticas Brasileiras 2º semestre de Vespertino: 5as feiras Noturno: 6as feiras

FLP0204 Política IV Instituições Políticas Brasileiras 2º semestre de Vespertino: 5as feiras Noturno: 6as feiras 1 UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA POLÍTICA CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS FLP0204 Política IV Instituições Políticas Brasileiras 2º semestre de 2017. Vespertino: 5as feiras Noturno: 6as feiras

Leia mais

DIREITO 2º PERÍODO BIBLIOGRAFIA BÁSICA

DIREITO 2º PERÍODO BIBLIOGRAFIA BÁSICA DIREITO 2º PERÍODO Disciplina: Teoria da Constituição Professor: Dr. ALEXANDRE GUSTAVO MELO FRANCO DE MORAES BAHIA Objetivo da Disciplina:Conhecer a BIBLIOGRAFIA BÁSICA Teoria da Constituição, como matriz

Leia mais

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás.

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD Plano de Ensino 2019/1 Atenção! Este Plano de Ensino é um Rascunho. Sua impressão não está liberada por se tratar de um documento

Leia mais

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás.

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD Plano de Ensino 2018/2 Atenção! Este Plano de Ensino é um Rascunho. Sua impressão não está liberada por se tratar de um documento

Leia mais

Roteiro de Leitura de Direito Constitucional II 1º Semestre

Roteiro de Leitura de Direito Constitucional II 1º Semestre Roteiro de Leitura de Direito Constitucional II 1º Semestre 2017 1 AULA I Apresentação do Plano de Ensino / Finalidade e Função do Estado (Introdução) *não cai na prova 21/02/2017 Bibliografia básica 31ª

Leia mais

Objetivos: Dar ao aluno noções gerais sobre o Estado e a ordem social e oferecer-lhe o pleno conhecimento da organização constitucional brasileira.

Objetivos: Dar ao aluno noções gerais sobre o Estado e a ordem social e oferecer-lhe o pleno conhecimento da organização constitucional brasileira. DISCIPLINA: CONSTITUCIONAL I CARGA HORÁRIA TOTAL: 60 CRÉDITOS: 04 CÓDIGO: DIR 02-07411 Dar ao aluno noções gerais sobre o Estado e a ordem social e oferecer-lhe o pleno conhecimento da organização constitucional

Leia mais

PLANO DE ENSINO. CURSO: MESTRADO EM DIREITO Semestre: CARGA HORÁRIA SEMESTRAL AULAS SEMANAIS 1. DISCIPLINA PERº

PLANO DE ENSINO. CURSO: MESTRADO EM DIREITO Semestre: CARGA HORÁRIA SEMESTRAL AULAS SEMANAIS 1. DISCIPLINA PERº PLANO DE ENSINO CURSO: MESTRADO EM DIREITO Semestre: 1. DISCIPLINA PERº Direitos Fundamentais e Constituição. Teoria Geral e Hermenêutica CARGA HORÁRIA SEMESTRAL AULAS SEMANAIS 2017 60 4 2. PROFESSOR (A):

Leia mais

Ano/Semestre: 2017/2º. Semestre Dias e horários: Segunda-feira: 8:20 às 10 h (manhã)/ Terça-feira: 10 às 11:50h(manhã)

Ano/Semestre: 2017/2º. Semestre Dias e horários: Segunda-feira: 8:20 às 10 h (manhã)/ Terça-feira: 10 às 11:50h(manhã) SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA UFSC CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS CCJ DEPARTAMENTO DE DIREITO Campus Universitário Trindade Caixa Postal 476 88.040-900 Florianópolis Santa

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA POLÍTICA CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA POLÍTICA CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS 1 UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA POLÍTICA CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS FLP0204 Política IV Instituições Políticas Brasileiras 2º semestre de 2011. Noturno: 3as feiras Vespertino: 4as feiras

Leia mais

LACIER CURSOS JURÍDICOS. CURSO AVANÇADO PARA AS 2ª e 3ª fases da MAGISTRATURA focando os concursos das 1ª, 2ª e 4ª Regiões

LACIER CURSOS JURÍDICOS. CURSO AVANÇADO PARA AS 2ª e 3ª fases da MAGISTRATURA focando os concursos das 1ª, 2ª e 4ª Regiões LACIER CURSOS JURÍDICOS CURSO AVANÇADO PARA AS 2ª e 3ª fases da MAGISTRATURA focando os concursos das 1ª, 2ª e 4ª Regiões Dinâmica do curso: -Recentes alterações legislativas (aviso prévio, lei dos transportadores,

Leia mais

SUMÁRIO NORMAS CONSTITUCIONAIS AMBIENTAIS Capítulo 1

SUMÁRIO NORMAS CONSTITUCIONAIS AMBIENTAIS Capítulo 1 SUMÁRIO Capítulo 1 NORMAS CONSTITUCIONAIS AMBIENTAIS... 23 1. Conceito de Constituição... 23 2. Sentidos ou concepções de Constituição... 23 2.1. Sentido sociológico... 24 2.2. Sentido político... 24 2.3.

Leia mais

SUMÁRIO TEORIA DA CONSTITUIÇÃO Capítulo 1

SUMÁRIO TEORIA DA CONSTITUIÇÃO Capítulo 1 SUMÁRIO Capítulo 1 TEORIA DA CONSTITUIÇÃO... 23 1. Conceito de Constituição... 23 2. Sentidos ou concepções de Constituição... 23 2.1. Sentido sociológico... 24 2.2. Sentido político... 24 2.3. Sentido

Leia mais

PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM CURSO: Direito

PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM CURSO: Direito Disciplina: Direito Constitucional II C.H. Teórica: 60 PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM CURSO: Direito Período Letivo: Série: Periodo: 2 sem/2013 4ª Série Não definido C.H. Outras: 20 Semestre de Ingresso:

Leia mais

FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE DIREITO ECONÔMICO, FINANCEIRO E TRIBUTÁRIO

FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE DIREITO ECONÔMICO, FINANCEIRO E TRIBUTÁRIO FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE DIREITO ECONÔMICO, FINANCEIRO E TRIBUTÁRIO Disciplina: DIREITO TRIBUTÁRIO I (DEF 0416) Professores: Luís Eduardo Schoueri Roberto Quiroga

Leia mais

por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás.

por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD Plano de Ensino 2014/1 Atenção! Este Plano de Ensino é um Rascunho. Sua impressão não está liberada por se tratar de um documento

Leia mais

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL Coleção Jacoby Fernandes de Direito Público CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL VOLUME 5 Área específica Direito Constitucional Áreas afins Atualizada até a EC nº 99/2017 Direito Constitucional

Leia mais

PLANO DE ENSINO E CRONOGRAMA DE ATIVIDADES 2º SEMESTRE 2011

PLANO DE ENSINO E CRONOGRAMA DE ATIVIDADES 2º SEMESTRE 2011 INFORMAÇÕES DOCENTE CURSO DISCIPLINA Direito DIREITO CONSTITUCIONAL II PROFESSOR (A): ARTHUR MAGNO E SILVA GUERRA TURNO M T N PERÍODO SALA X X 3º 204 OBJETIVO: Pleno conhecimento do ordenamento constitucional

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

ÍNDICE SISTEMÁTICO DA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL

ÍNDICE SISTEMÁTICO DA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL ÍNDICE SISTEMÁTICO DA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL NOTAS DOUTRINÁRIAS DA ESTRUTURA DA CONSTITUIÇÃO... 08 DOS ELEMENTOS DA CONSTITUIÇÃO... 09 PREÂMBULO CONSTITUCIONAL PREÂMBULO... 10 TÍTULO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA NÚCLEO DE CIÊNCIAS SOCIAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA NÚCLEO DE CIÊNCIAS SOCIAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA NÚCLEO DE CIÊNCIAS SOCIAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS DISCIPLINA: DIREITO CONSTITUCIONAL I CÓDIGO: DCONSTI - CARGA HORÁRIA: 80 h.a. - N.º DE CRÉDITOS: 04 PRÉ-REQUISITO:

Leia mais

SUMÁRIO. 1. Conceito de Constituição Sentidos ou concepções de Constituição... 23

SUMÁRIO. 1. Conceito de Constituição Sentidos ou concepções de Constituição... 23 SUMÁRIO Capítulo 1 TEORIA DA CONSTITUIÇÃO... 23 1. Conceito de Constituição... 23 2. Sentidos ou concepções de Constituição... 23 2.1. Sentido sociol gico... 24 2.2. Sentido político... 24 2.3. Sentido

Leia mais

Sumário APRESENTAÇÃO RAIO-X DAS QUESTÕES... 13

Sumário APRESENTAÇÃO RAIO-X DAS QUESTÕES... 13 Sumário APRESENTAÇÃO... 11 RAIO-X DAS QUESTÕES... 13 Análise dos dados... 17 Assuntos que tiveram maior número de questões com base na doutrina... 19 Assuntos que tiveram maior número de questões com base

Leia mais

Universidade Federal de Santa Catarina UFSC Centro de Ciências Jurídicas CCJ Departamento de Direito DIR PLANO DE ENSINO

Universidade Federal de Santa Catarina UFSC Centro de Ciências Jurídicas CCJ Departamento de Direito DIR PLANO DE ENSINO Universidade Federal de Santa Catarina UFSC Centro de Ciências Jurídicas CCJ Departamento de Direito DIR PLANO DE ENSINO Disciplina: Processo e Constituição Curso: Programa de Pós-Graduação em Direito

Leia mais

Súmario. Teoria da Constituição e das Normas Constitucionais Poder Constituinte e Direito Constitucional Intertemporal...

Súmario. Teoria da Constituição e das Normas Constitucionais Poder Constituinte e Direito Constitucional Intertemporal... Súmario Capítulo I Teoria da Constituição e das Normas Constitucionais... 13 1. Constitucionalismo e história das Constituições... 13 2. Conceito e concepções de Constituição... 16 3. Teoria da norma constitucional:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ INSTITUTO DE ESTUDOS EM DIREITO E SOCIEDADE - IEDS FACULDADE DE DIREITO - FADIR PLANO DE CURSO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ INSTITUTO DE ESTUDOS EM DIREITO E SOCIEDADE - IEDS FACULDADE DE DIREITO - FADIR PLANO DE CURSO UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ INSTITUTO DE ESTUDOS EM DIREITO E SOCIEDADE - IEDS FACULDADE DE DIREITO - FADIR PLANO DE CURSO DISCIPLINA: DIREITOS HUMANOS 1. IDENTIFICAÇÃO: DI07077 DIREITOS

Leia mais

governo, controles públicos e transparência

governo, controles públicos e transparência Se os homens fossem anjos, os governos não seriam necessários. Se os anjos governassem os homens, não seriam necessários controles externos nem internos sobre os governos. James Madison, Federalist Papers,

Leia mais

PROGRAMA 2º Semestre de 2016

PROGRAMA 2º Semestre de 2016 Disciplina: DES-114 Teoria do Estado I Professores: Cristiane Lucena Carneiro / Yi Shin Tang Número de Horas: 60 Número de Créditos: 04 PROGRAMA 2º Semestre de 2016 A OBJETIVOS DA DISCIPLINA A disciplina

Leia mais

Universidade Federal de Santa Catarina UFSC Centro de Ciências Jurídicas CCJ Departamento de Direito DIR PLANO DE ENSINO

Universidade Federal de Santa Catarina UFSC Centro de Ciências Jurídicas CCJ Departamento de Direito DIR PLANO DE ENSINO Universidade Federal de Santa Catarina UFSC Centro de Ciências Jurídicas CCJ Departamento de Direito DIR PLANO DE ENSINO Disciplina: Processo e Jurisdição Curso: Programa de Pós-Graduação em Direito -

Leia mais

Bruno Meneses Lorenzetto 1 Pedro Henrique Gallotti Kenicke 2

Bruno Meneses Lorenzetto 1 Pedro Henrique Gallotti Kenicke 2 Relação dos doutrinadores brasileiros de Direito Constitucional mais citados pelo Supremo Tribunal Federal nos casos de Controle Concentrado de Constitucionalidade Bruno Meneses Lorenzetto 1 Pedro Henrique

Leia mais

3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS DISCIPLINA: Jurisdição Constitucional CH total: 72h SEMESTRE DE ESTUDO: 10º Semestre TURNO: Matutino / Noturno CÓDIGO: DIR 193 1. EMENTA: A Constituição e a Defesa da Supremacia Constitucional. Antecedentes

Leia mais

BIBLIOGRAFIA. BARROSO, Luís Roberto. O Direito Constitucional e a Efetividade de suas Normas. 5ª ed., Rio de Janeiro: Renovar, p.

BIBLIOGRAFIA. BARROSO, Luís Roberto. O Direito Constitucional e a Efetividade de suas Normas. 5ª ed., Rio de Janeiro: Renovar, p. 66 BIBLIOGRAFIA BARROSO, Luís Roberto. O Direito Constitucional e a Efetividade de suas Normas. 5ª ed., Rio de Janeiro: Renovar, 2001. 363 p.. Mandado de Injunção, Perfil Doutrinário e Evolução. Revista

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

Programa de Pós-graduação em Direito

Programa de Pós-graduação em Direito Teoria da Constituição 04 créditos Programa de Pós-graduação em Direito Ementa: Constituição e constitucionalismo no paradigma do Estado Democrático de Direito. Interpretação e aplicação da Constituição.

Leia mais

Concepções dos Direitos. Econômicos e Fundamentais

Concepções dos Direitos. Econômicos e Fundamentais Concepções dos Direitos Econômicos e Fundamentais FELIPE CHIARELLO DE SOUZA PINTO DANIEL FRANCISCO NAGAO MENEZES ERNANI DE PAULA CONTIPELLI (Organizadores) Concepções dos Direitos Econômicos e Fundamentais

Leia mais

COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria nº3.355 de 05/12/02-DOU de 06/12/02 Componente Curricular: DIREITO CONSTITUCIONAL I

COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria nº3.355 de 05/12/02-DOU de 06/12/02 Componente Curricular: DIREITO CONSTITUCIONAL I COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria nº3.355 de 05/12/02-DOU de 06/12/02 Componente Curricular: DIREITO CONSTITUCIONAL I Código: DIR - 163 Pré-Requisito: CPTGE Período Letivo: 2013.1

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Dr. Francisco José Rodrigues de Oliveira Neto

PLANO DE ENSINO. Dr. Francisco José Rodrigues de Oliveira Neto UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS DEPARTAMENTO DE DIREITO Campus Universitário - Trindade - Caixa Postal 476 88040-900 - Florianópolis - Santa Catarina Fone: (048) 3721-9815

Leia mais

FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE DIREITO ECONÔMICO, FINANCEIRO E TRIBUTÁRIO DIREITO FINANCEIRO P R O G R A M A

FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE DIREITO ECONÔMICO, FINANCEIRO E TRIBUTÁRIO DIREITO FINANCEIRO P R O G R A M A P R O G R A M A DEF0211 - Direito Financeiro 1º Semestre de 2017 Turmas 21 e 22 Horário: Segundas, 18:20 19:55h e Quartas, 20:50-21:35h Sala Cesarino Júnior, 3º andar da Faculdade. Docente: Professor Fernando

Leia mais

COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria nº 378 de 27/05/15-DOU de 28/05/15 Componente Curricular: DIREITO CONSTITUCIONAL I

COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria nº 378 de 27/05/15-DOU de 28/05/15 Componente Curricular: DIREITO CONSTITUCIONAL I COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria nº 378 de 27/05/15-DOU de 28/05/15 Componente Curricular: DIREITO CONSTITUCIONAL I Código: DIR - 163 Pré-requisito: CPTGE Período Letivo: 2016.1 Professor:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA ESTE DOCUMENTO NÃO SUBSTITUI O ORIGINAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA ESTE DOCUMENTO NÃO SUBSTITUI O ORIGINAL 0 Programa Analítico de Disciplina DIR366 Direito Constitucional - Teoria dos Direitos Fundamentais Departamento de Direito - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Número de créditos: 2 Teóricas Práticas

Leia mais

Sumário 1. CONSTITUCIONALISMO,CONSTITUIÇÃO E CLASSIFICAÇÕES

Sumário 1. CONSTITUCIONALISMO,CONSTITUIÇÃO E CLASSIFICAÇÕES Sumário 1. CONSTITUCIONALISMO,CONSTITUIÇÃO E CLASSIFICAÇÕES 1.1 Constitucionalismo 1.2 Constituição 1.3 Classificação das Constituições 1.4 Questões 2. PODER CONSTITUINTE 2.1 Introdução 2.2 Poder Constituinte

Leia mais

PLANO DE ENSINO IDENTIFICAÇÃO. Direito Tributário CARGA HORÁRIA. SEMANAL: 03 Horas-aula ANUAL: 105 H DOCENTE RESPONSÁVEL

PLANO DE ENSINO IDENTIFICAÇÃO. Direito Tributário CARGA HORÁRIA. SEMANAL: 03 Horas-aula ANUAL: 105 H DOCENTE RESPONSÁVEL ANO LETIVO PLANO DE ENSINO IDENTIFICAÇÃO SÉRIE TURNO 2019 4º ano Matutino e Noturno NOME DA DISCIPLINA Direito Tributário CARGA HORÁRIA SEMANAL: Horas-aula ANUAL: 105 H DOCENTE RESPONSÁVEL Professor Mestre

Leia mais

Sumário CAPÍTULO I TEORIA DA CONSTITUIÇÃO E DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS... 13

Sumário CAPÍTULO I TEORIA DA CONSTITUIÇÃO E DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS... 13 Sumário 7 Sumário CAPÍTULO I TEORIA DA CONSTITUIÇÃO E DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS... 13 QUESTÕES... 13 I.1. Constitucionalismo e história das Constituições... 13 I.2. Conceito e concepções de Constituição...

Leia mais

Departamento de Direito I IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA II EMENTA

Departamento de Direito I IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA II EMENTA Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Ciências Jurídicas Departamento de Direito I IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Nome Curso DIREITO TRIBUTARIO I DIREITO - NOTURNO Código DIR - 5533 Número horas-aula

Leia mais

Súmario CAPÍTULO I TEORIA DA CONSTITUIÇÃO E DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS... 13

Súmario CAPÍTULO I TEORIA DA CONSTITUIÇÃO E DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS... 13 Súmario 7 Súmario CAPÍTULO I TEORIA DA CONSTITUIÇÃO E DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS... 13 QUESTÕES... 13 I.1. Constitucionalismo e história das Constituições... 13 I.2. Conceito e concepções de Constituição...

Leia mais

Conteúdos/ Matéria. Categorias/ Questões. Textos, filmes e outros materiais. Habilidades e Competências. Tipo de aula. Semana

Conteúdos/ Matéria. Categorias/ Questões. Textos, filmes e outros materiais. Habilidades e Competências. Tipo de aula. Semana PLANO DE CURSO DISCIPLINA: ORGANIZAÇÃO DO ESTADO E DOS PODERES (CÓD.: ENEX 60114) ETAPA: 3ª TOTAL DE ENCONTROS: 15 SEMANAS Semana Conteúdos/ Matéria Categorias/ Questões Tipo aula Habilidas e Competências

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA CADASTRO DE RESERVA DE DOCENTE PARA CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO

PROCESSO SELETIVO PARA CADASTRO DE RESERVA DE DOCENTE PARA CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSO SELETIVO PARA CADASTRO DE RESERVA DE DOCENTE PARA CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO 2019.1 A Direção da ESCOLA SUPERIOR DA AMAZÔNIA, no uso de suas atribuições regimentais e regulamentares, torna

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CÃMPUS JATAÍ PLANO DE ENSINO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CÃMPUS JATAÍ PLANO DE ENSINO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CÃMPUS JATAÍ PLANO DE ENSINO I. IDENTIFICAÇÃO Unidade Acadêmica: Câmpus Jataí Curso: DIREITO Disciplina: DIREITO CONSTITUCIONAL II Carga horária semestral:64

Leia mais

Direitos políticos. Conceitos fundamentais. Direitos políticos positivos. Direitos políticos positivos e direitos políticos negativos.

Direitos políticos. Conceitos fundamentais. Direitos políticos positivos. Direitos políticos positivos e direitos políticos negativos. Direitos políticos Conceitos fundamentais Cidadania É qualificação daquele que participa da vida do Estado, participando do governo e sendo ouvido por este. Assim, é cidadão aquele que possui a capacidade

Leia mais

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás.

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD Plano de Ensino 2018/2 Atenção! Este Plano de Ensino é um Rascunho. Sua impressão não está liberada por se tratar de um documento

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL AULA DEMONSTRATIVA TJPE

DIREITO CONSTITUCIONAL AULA DEMONSTRATIVA TJPE DIREITO CONSTITUCIONAL AULA DEMONSTRATIVA TJPE Prof. Jean Pitter BANCA: IBFC INFORMAÇÕES GERAIS DO CONCURSO CARGOS: Técnico (60 vagas) e Analista (49 vagas) INSCRIÇÕES: 24 de julho a 24 de agosto. Valores:

Leia mais

Universidade Federal de Santa Catarina UFSC Centro de Ciências Jurídicas CCJ Departamento de Direito DIR PLANO DE ENSINO

Universidade Federal de Santa Catarina UFSC Centro de Ciências Jurídicas CCJ Departamento de Direito DIR PLANO DE ENSINO 1 Universidade Federal de Santa Catarina UFSC Centro de Ciências Jurídicas CCJ Departamento de Direito DIR PLANO DE ENSINO I IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Nome Curso HISTÓRIA DO DIREITO DIREITO Código DIR

Leia mais

PLANO DE ENSINO - 1º SEMESTRE/2011. Curso DIREITO. Teórica Prática Total Teórica Prática Total

PLANO DE ENSINO - 1º SEMESTRE/2011. Curso DIREITO. Teórica Prática Total Teórica Prática Total Disciplina TEORIA DA CONSTITUIÇÃO Curso DIREITO Professora CAMILA RODRIGUES ILÁRIO Carga Horária Semanal Carga Horária Semestral Teórica Prática Total Teórica Prática Total 04h/a 04h/a 72h/a 72h/a Turno/Horário

Leia mais

PLANO DE ENSINO DE GRADUACÃO Curso Semestral Disciplina INSTITUIÇÕES DE DIREITO PROCESSUAL II. Código 082 Curso Graduação. Período 4º Período

PLANO DE ENSINO DE GRADUACÃO Curso Semestral Disciplina INSTITUIÇÕES DE DIREITO PROCESSUAL II. Código 082 Curso Graduação. Período 4º Período Página 1 de 5 DE GRADUACÃO Curso Semestral Disciplina INSTITUIÇÕES DE DIREITO PROCESSUAL II Código 082 Curso Graduação Período 4º Período Turma (s) A, B e D Carga Horária 48 horas-relógio 58 horas-aula

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO P L A N O D E E N S I N O

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO P L A N O D E E N S I N O UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO P L A N O D E E N S I N O I IDENTIFICAÇÃO Curso: Direito Disciplina: TEORIA GERAL DO PROCESSO Ano Letivo: 2016 Semestre: 2º Semestre Turno:

Leia mais

Poder Judiciário Material para acompanhamento de aulas, Professor Luiz Marcello de Almeida Pereira

Poder Judiciário Material para acompanhamento de aulas, Professor Luiz Marcello de Almeida Pereira Poder Judiciário Material para acompanhamento de aulas, Professor Luiz Marcello de Almeida Pereira Formato ABNT, para citação desta apostila em trabalhos acadêmicos: PEREIRA, L. M. A. Poder Judiciário.

Leia mais

Sumário. Questões Capítulo Questões Múltipla Escolha Certo ou Errado Gabarito...61

Sumário. Questões Capítulo Questões Múltipla Escolha Certo ou Errado Gabarito...61 Capítulo 1 Teoria da Constituição...25 1. Conceito de constituição...25 2. Sentidos ou concepções de constituição...25 2.1. Sentido sociológico...26 2.2. Sentido político...27 2.3. Sentido jurídico...28

Leia mais

Sumário. Questões Capítulo Questões Múltipla Escolha Certo ou Errado Gabarito...60

Sumário. Questões Capítulo Questões Múltipla Escolha Certo ou Errado Gabarito...60 Sumário Capítulo 1 Teoria da Constituição...25 1. Conceito De Constituição...25 2. Sentidos ou concepções de Constituição...25 2.1. Sentido sociológico...26 2.2. Sentido político...27 2.3. Sentido jurídico...28

Leia mais

Universidade Estadual de Santa Cruz

Universidade Estadual de Santa Cruz Universidade Estadual de Santa Cruz GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA Jaques Wagner - Governador SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Osvaldo Barreto Filho - Secretário UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ Antonio Joaquim Bastos

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 2 História Constitucional Brasileira O império... 83

SUMÁRIO. Capítulo 2 História Constitucional Brasileira O império... 83 SUMÁRIO Capítulo 1 Conceitos Preliminares... 1 1.1 Noções fundamentais... 1 1.1.1 Normas, norma jurídica, direito e direito constitucional... 1 1.1.2 Sistemas jurídicos: romano-germânico/civil law e common

Leia mais

C U R S O D E D I R E I T O Autorizado pela Portaria nº 378 de 27/05/15-DOU de 28/05/15 Componente Curricular: LEGISLAÇÃO ELEITORAL - OPTATIVA

C U R S O D E D I R E I T O Autorizado pela Portaria nº 378 de 27/05/15-DOU de 28/05/15 Componente Curricular: LEGISLAÇÃO ELEITORAL - OPTATIVA C U R S O D E D I R E I T O Autorizado pela Portaria nº 378 de 27/05/15-DOU de 28/05/15 Componente Curricular: LEGISLAÇÃO ELEITORAL - OPTATIVA Código: DIR-451 Pré-Requisito: -------- CH: 30 horas Período

Leia mais

DISCIPLINA: Direito Processual Civil IV

DISCIPLINA: Direito Processual Civil IV DISCIPLINA: Direito Processual Civil IV CH total: 72h SEMESTRE DE ESTUDO: 8º Semestre TURNO: Matutino / Noturno CÓDIGO: DIR137 1. EMENTA: Aspectos gerais da execução. Liquidação de sentença. Execução de

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO FACULDADE DE DIREITO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO FACULDADE DE DIREITO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO FACULDADE DE DIREITO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA PEÇAS PROCESSUAIS EXIGIDAS PARA A PRÁTICA DA ADVOCACIA: AÇÕES DE CONTROLE CONCENTRADO, TUTELAS DE URGÊNCIA,

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Dr. Francisco José Rodrigues de Oliveira Neto. Segunda 10:10 h / terça 10:10 h

PLANO DE ENSINO. Dr. Francisco José Rodrigues de Oliveira Neto. Segunda 10:10 h / terça 10:10 h UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS DEPARTAMENTO DE DIREITO Campus Universitário - Trindade - Caixa Postal 476 88040-900 - Florianópolis - Santa Catarina Fone: (048) 3721-9815

Leia mais

EMENTÁRIO. Curso: Direito. Disciplina: PROCEDIMENTOS ESPECIAIS EMENTA

EMENTÁRIO. Curso: Direito. Disciplina: PROCEDIMENTOS ESPECIAIS EMENTA EMENTÁRIO Curso: Direito Disciplina: PROCEDIMENTOS ESPECIAIS Período: 7 Carga Horária: 72 h/a EMENTA Procedimentos especiais previstos no Código de Processo Civil e legislação processual civil extravagante.

Leia mais

MAGISTRATURA FEDERAL

MAGISTRATURA FEDERAL Coordenadores Mila Gouveia Rodrigo de Souza Mapeando o Edital MAGISTRATURA FEDERAL Com base nos Editais de todos os TRFs 2 a edição revista, atualizada e ampliada 2018 Mapeando o Edital P MAGISTRATURA

Leia mais

FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE DIREITO ECONÔMICO, FINANCEIRO E TRIBUTÁRIO DIREITO FINANCEIRO P R O G R A M A

FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE DIREITO ECONÔMICO, FINANCEIRO E TRIBUTÁRIO DIREITO FINANCEIRO P R O G R A M A P R O G R A M A DEF0211 - Direito Financeiro 1º Semestre de 2018 Turmas 21 e 22 Horário: Segundas, 18:20 19:55h e Quartas, 20:50-21:35h Local: Sala Cesarino Júnior, 3º andar do prédio histórico da Faculdade.

Leia mais

Turno/Horário. Disciplina DIREITO CONSTITUCIONAL. Curso DIREITO. Professor. Carga Horária Semanal Carga Horária Semestral. Número de Créditos

Turno/Horário. Disciplina DIREITO CONSTITUCIONAL. Curso DIREITO. Professor. Carga Horária Semanal Carga Horária Semestral. Número de Créditos Disciplina DIREITO CONSTITUCIONAL Curso DIREITO Professor Ilza Maria da Silva Facundes Carga Horária Semanal Carga Horária Semestral Teórica Prática Total Teórica Prática Total 04 h/a - 04 h/a 7 h/a -

Leia mais

Período Turma (s) Eixo de Formação Eixo de formação profissional. Docente: Prof. Dr. Demétrius Amaral Beltrão

Período Turma (s) Eixo de Formação Eixo de formação profissional. Docente: Prof. Dr. Demétrius Amaral Beltrão Página 1 de 6 Disciplina Curso Graduação DE GRADUACÃO Curso Semestral Código DIREITO ECONÔMICO 095 Período Turma (s) 10º Período A, B e D Eixo de Formação Eixo de formação profissional Carga Horária 32

Leia mais

Conteúdos/ Matéria. Textos, filmes e outros materiais. Categorias/ Questões. Habilidades e Competências. Semana. Tipo de aula

Conteúdos/ Matéria. Textos, filmes e outros materiais. Categorias/ Questões. Habilidades e Competências. Semana. Tipo de aula PLANO DE CURSO DISCIPLINA: TEORIA DA CONSTITUIÇÃO (CÓD.: ENEX 60113) ETAPA: 1ª TOTAL DE ENCONTROS: 15 SEMANAS Semana Conteúdos/ Matéria Categorias/ Questões Tipo de aula Habilidades e Competências Textos,

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

Índice Geral. Índice Sistemático

Índice Geral. Índice Sistemático Índice Geral CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL... 17 LEI COMPLEMENTAR Nº 64, DE 18 DE MAIO DE 1990... 167 CÓDIGO ELEITORAL LEI Nº 4.737, DE 15 DE JULHO DE 1965... 307 LEI Nº 9.504, DE 30 DE

Leia mais

Plano de Ensino. Curso: Disciplina: Turma: Turno / Campus: Professor: Direito Defesa da Constituição C Noturno Sergio Antonio Ferreira Victor.

Plano de Ensino. Curso: Disciplina: Turma: Turno / Campus: Professor: Direito Defesa da Constituição C Noturno Sergio Antonio Ferreira Victor. Curso: Disciplina: Turma: Turno / Campus: Professor: Direito Defesa da Constituição C Noturno Sergio Antonio Ferreira Victor Ementa O reconhecimento de força normativa às Constituições impõe o estudo dos

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo I Teoria da Constituição...1

SUMÁRIO. Capítulo I Teoria da Constituição...1 SUMÁRIO Capítulo I Teoria da Constituição...1 1. Constituição...1 1.1 Conceito...1 1.2. Classificação das Constituições...1 1.3. Interpretação das Normas Constitucionais...3 1.4. Preâmbulo Constitucional...5

Leia mais

Descomplicando o Direito. Constitucional no

Descomplicando o Direito. Constitucional no Descomplicando o Direito Constitucional no Exame da OAB e Concursos CÉSAR BABLER Especialista em Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Tributário e Direito Previdenciário Bacharel em

Leia mais

Economia e. Mutação Constitucional

Economia e. Mutação Constitucional Economia e Mutação Constitucional DANIEL FRANCISCO NAGAO MENEZES Doutor em Direito Político e Econômico pelo Mackenzie Mestre em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL O CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE DOS ATOS NORMATIVOS

DIREITO CONSTITUCIONAL O CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE DOS ATOS NORMATIVOS DIREITO CONSTITUCIONAL O CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE DOS ATOS NORMATIVOS LEGISLAÇÃO e Jurisprudência CRFB/88 Lei no. 9.868/99 Lei no. 9.882/99 Lei no. 11.418/2006 www.stf.gov.br apostila de jurisprudência

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO FACULDADE DE DIREITO

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO FACULDADE DE DIREITO PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO FACULDADE DE DIREITO Núcleo de Prática Jurídica Programa do Curso PEÇAS PROCESSUAIS EXIGIDAS PARA A PRÁTICA DA ADVOCACIA: AÇÕES DE CONTROLE CONCENTRADO E RECURSOS

Leia mais

PLANO DE CURSO. Procurar estabelecer as relações entre Direitos Humanos, Direitos Fundamentais e a Organização

PLANO DE CURSO. Procurar estabelecer as relações entre Direitos Humanos, Direitos Fundamentais e a Organização COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Componente Curricular: DIREITO ADMINSTRATIVO II Código: DIR-369-b CH Total: 60h Pré-requisito: DIREITO ADMINSTRATIVO I Período Letivo: 2016.1 Turma: 5ºsemestre Professor:

Leia mais

Sumário. CAPÍTULO 02 (DES)GOVERNANÇA NA ATUAÇÃO DO EXECUTIVO E JUDICIÁRIO NA PROMOÇÃO DA SAÚDE BRASILEIRA Amanda Sanches Daltro de Carvalho

Sumário. CAPÍTULO 02 (DES)GOVERNANÇA NA ATUAÇÃO DO EXECUTIVO E JUDICIÁRIO NA PROMOÇÃO DA SAÚDE BRASILEIRA Amanda Sanches Daltro de Carvalho Sumário CAPÍTULO 01 AS MUDANÇAS INFORMAIS NA CONSTITUIÇÃO PELA EVOLUÇÃO DA JURISPRUDÊNCIA CONSTITUCIONAL: CONDIÇÕES E LIMITES... 15 Adriano Sant Ana Pedra 1. INTRODUÇÃO...15 2. A MUTAÇÃO COMO FENÔMENO

Leia mais