João Virmond Suplicy Neto IAB / FPAA (Suplente)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "João Virmond Suplicy Neto IAB / FPAA (Suplente)"

Transcrição

1 Patrono Arquiteto e Urbanista Miguel Pereira CONSELHEIROS FEDERAIS Manoel de Oliveira Filho IAB-Maringá (Titular) Graduado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Brás Cubas (1979). Participou da AEAM Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Maringá por seis gestões e do CREA-PR por dois anos. É especialista em Acessibilidade e atualmente integra a CPA Comissão Permanente de Acessibilidade de Maringá como representante do CAU-PR. É conselheiro do CAU/PR e membro do CODEM Conselho de Desenvolvimento de Maringá. É tesoureiro do IAB-Núcleo Maringá. João Virmond Suplicy Neto IAB / FPAA (Suplente)

2 Graduado pela UFPR. Mestre em Arquitetura pela FAU-UFRGS. Doutor em Arquitetura pela FAU-USP. Professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPR (1998 / 2011). Professor adjunto do Curso de Arquitetura e Urbanismo da PUC-PR (desde 1999). Professor convidado do Departamento de Arquitetura da Universidade Lusíada de Angola (2008 / 2010). Presidente da Federação Panamericana de Associações de Arquitetos FPAA (2013 / 2016). CONSELHEIROS ESTADUAIS Jeferson Dantas Navolar IAB-PR (Titular) Formado pela UFPR (1983), com pós-graduação em Conservação e Restauração de Monumentos e Conjuntos Históricos CECRE pela UFBA (1984). Mestrado pela UFBA (2004 / 2006) com a tese A Preservação do Patrimônio Histórico em Curitiba. Foi membro do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios ICOMOS/UNESCO (1998), do Conselho Consultivo do IPHAN / MINC (2010 / 2012) e diretor Extraordinário de Patrimônio Cultural e Natural do IAB-DN. Exerceu a presidência do IAB-PR (2008 / 2011). Foi É presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (2011 / 2014) e assessor da Presidência FPAA para cidades de fronteira (2012 / 2015). Carlos Eduardo Salamanca - Toledo (Suplente)

3 Irã Taborda Dudeque - UTFPR (Titular) Graduado e Arquitetura e Urbanismo pela PUC-PR e em História pela UFPR. Mestre e Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela FAU-USP. Professor da UTFPR (desde 2012), da PUC-PR (2000 / 2012) e da Universidade Positivo (2001 / 2011). Vice-presidente do IAB-DN (2012 / 2017) e presidente do IAB-PR (2014 / 2016). Autor dos livros Espirais de Madeira: uma história da Arquitetura de Curitiba e Nenhum dia sem uma linha: uma história do Urbanismo de Curitiba. Eneida Kuchpil UFPR (Suplente) Graduada pela UFPR (1981). Especialização em Geoprocessamento pela UFPR (1994). Mestre em Arquitetura pela UFRGS (2003). Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela FAU-USP. Professora adjunta do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPR. Autora de projetos de edifícios residenciais, comerciais e institucionais. Nestor Dalmina Cascavel (Titular) Milton C. Zanelatto Gonçalves SindArq (Suplente)

4 Graduado pela PUC-PR. Ex-presidente do DCE da PUC-PR. Conselheiro do COPLAD e COUN (UFPR) e CONSUN (PUC-PR). Ex-diretor da Federação Nacional dos Estudantes de Arquitetura e Urbanismo FENEA. Orlando Busarello - ABAP-PR (Titular) Graduado pela UFPR (1970). Pós-graduado pela UFRS em Metodologias e Tecnologias de Ensino Superior e pela PUC-PR em Arquitetura e Planejamento Paisagístico. Além de conselheiro do CAU/PR, foi Diretor Financeiro da ABAP, Coordenador da ABAP/PR, Presidente do Conselho Diretor e Membro do Conselho Deliberativo da ASBEA-PR, vice-presidente e diretor do IAB-PR. Foi responsável pela concepção didático pedagógica do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Positivo e Professor Titular no Curso de Arquitetura da PUC-PR. Alessandro Filla Rosaneli ABAP-PR (Suplente)

5 É graduado pela USP (1996), universidade em que cursou o Mestrado (2001) e o Doutorado (2009) É pós-doutor pela UFPR. Foi professor da PUC-PR, UNOPAR, UEL, UNIFIL, UNIPAR e UDC. Atualmente é professor Adjunto III no curso de graduação do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e no Programa de Pós-graduação em Geografia da UFPR. Aníbal Verri - UEM (Titular) Arquiteto e Urbanista pela UEM (1993) e Mestre pela FAU-USP (2001). Professor de projeto arquitetônico desde 1998 e do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UEM desde Vicepresidente do IAB-PR, fundador e presidente do Núcleo Maringá do Departamento do Paraná do IAB. Conselheiro Suplente do CAU-PR gestão Caroline Salgueiro UNIPAR - Umuarama (Suplente)

6 Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela UNIPAR (2008), Mestrado em Engenharia Urbana pela UEM (2010), com ênfase em Acústica Ambiental. É professora titular e coordenadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIPAR. Tem experiência na área da Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Projeto Arquitetônico e Planejamento Urbano e Regional, atuando principalmente com Conforto Bioclimático, Luminoso e Acústico. Atua com projetos relacionados à Arquitetura e Arte Sacra. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Acústica Ambiental - GEPAAM e do GAC Grupo de Apoio a CODIARAS - Comissão Diocesana de Arquitetura e Arte Sacra da Diocese do Divino Espírito Santo - Umuarama - PR. Carlos Hardt ABEA (Titular) Graduado pela UFPR (1977). Doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela UFPR. Professor Permanente, Pesquisador e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Gestão Urbana-PPGTU e Professor Titular do Curso de Arquitetura e Urbanismo da PUC-PR, do qual foi coordenador de 2006 a É conselheiro e coordenador da Comissão de Ensino e Formação do CAU/PR. Foi membro do Conselho Estadual de Cidades/PR. Foi técnico sênior da COMEC. Carlos Nigro IAB-PR (Suplente) Graduado pela PUC-PR (1993). Mestre pela PUC-PR (2005). Especialização em Dinâmica de Sistemas, pela Cátedra UNESCO em Sostenibilitat da Universitat Politècnica de Catalunya (2009). Decano da Escola de Arquitetura e Design da PUC-PR. Autor do libro (In) Sustentabilidade Urbana. Conselheiro do CAU/PR e Coordenador ajunto da Comissão de

7 Ensino e Formação do CAU/PR. Fundador do Sincronicidade (Laboratório de Inovação da Escola de Arquitetura da PUC-PR / Centro de Inovação do Programa de Cidades do Pacto Global da ONU. André Luiz Sell CEAL Londrina (Titular) Graduado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Silva e Souza (RJ 1981). Pós-graduado em Arquitetura e Pós Modernidade pela UEL. É conselheiro do CAU/PR. Foi presidente, vicepresidente e conselheiro do Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina. Foi professor da graduação na Cesulon/Unifil; professor na pós-graduação da Unipar (Cascavel). Atualmente é professor na pós-graduação do IPOG (Instituto de Pós-Graduação). Marcos Veronez - Arapongas (Suplente) Graduado pela UNIFIL (2000). Tem escritório em Arapongas desde 2000, tendo desenvolvido mais de 400 projetos em toda a região. Margareth Menezes ASBEA-PR (Titular)

8 Graduada pela UFPR. É especialista em Cyberarquitetura pela Universidade Positivo. Foi integrante da diretoria e atualmente é vice-presidente de Marketing e Comunicação da ASBEA- PR. Foi membro do Conselho Fiscal da ASBEA Nacional. É associada do Núcleo Paranaense de Decoração. Trabalhou durante 10 anos no Ministério da Fazenda/Receita Federal, atuando com projetos, fiscalização de obras. Participou do Conselho de Urbanismo da Prefeitura de Pinhais. Frederico Carstens ASBEA-PR (Suplente) Graduado em primeiro lugar pela UFPR (1986). É Mestre em Estética da Arquitetura pela UFRGS e PUC-PR. É diretor da Realiza Arquitetura desde 1984 e Administrador da Qualidade ISO Possui mais de 6 milhões de m2 projetados. Leandro Teixeira Costa AEAFI Foz do Iguaçu (Titular)

9 Luiz Becher Campo Mourão (Suplente) Ronaldo Duschenes FIEP (Titular) É arquiteto, designer e empresário. Formado pela FAU-USP em 1967.Em 1985, junto com a arquiteta Celia Maria Duschenes, fundou a Flexiv, indústria de mobiliário corporativo com projeção nacional. Foi vice-presidente da FIEP (2003/2011) e presidente do SIMOV Sindicato da Indústria do Mobiliário do Paraná (1999 / 2005). Participou do Conselho Superior e do Conselho Fiscal do IAB. É vice-presidente da ASBEA-PR e membro do Conselho Deliberativo do IBQP. Mariane Erbano Romeiro SINDUSCON (Suplente)

10 Atuou durante 11 anos como Arquiteta e Urbanista na Secretaria Municipal do Urbanismo de Curitiba. Foi membro efetivo do Conselho Municipal do Urbanismo. Participou dos processos de alteração da Legislação Municipal, Usos e Parâmetros Construtivos. Formou-se Especialista em Gestão Técnica do Meio Urbano pela PUCPR em parceria com a UTC - Université de Technologie de Compiègne da França. Atualmente presta serviços de Consultoria em Legislação Urbana aos associados do SINDUSCON-PR. Bruno Soares Martins Pato Branco (Titular) Graduado pela UNIPAR (2004). Especialização, também pelo UNIPAR, em Projeto e Concepção do Espaço. Coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Mater Dei, de Pato Branco. Coordenou a Comissão Temporária de Concursos Públicos do CAU/PR. É vicecoordenador da Comissão de Coordenadores dos Cursos de Arquitetura e Urbanismo do Paraná. Foi membro da Comissão permanente Acessibilidade do Município de Cascavel PR (2006/ 2008). É conselheiro Diretor da AREA-PB (2014), conselheiro Titular do CAU/PR ( ) e conselheiro Diretor do IAB-PR ( ). Rafael Barczak Guarapuava (Suplente)

11 Arquiteto e Urbanista formado pela PUCPR (2006). É Mestre em Gestão Urbana pela mesma instituição (2009) com pesquisas e atuação profissional na área de planejamento e organização de redes de transportes urbanos e regionais, redes de mobilidade urbana, projetos de infraestrutura viária e de transportes, projetos de infraestrutura cicloviária e planejamento e gestão do espaço urbano e regional. É Coordenador e docente do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Guarapuava e docente dos cursos Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil da Faculdade Mater Dei (Pato Branco-PR) Giovanni Guilhermo Medeiros SindArq (Titular) Graduado pela PUC-PR (2010). Pós-graduado pela UTFPR em Especialização em Construções Sustentáveis. É co-fundador e editor do blog de arquitetura projetoblog. É Diretor de projetos da Eurogen Sistemas Elétricos, atuando no desenvolvimento de projetos técnicos de instalações elétricas industriais, hospitalares e infraestruturais. Atua também na área de projeto arquitetônico e elétrico, bem como no desenvolvimento de design e projeto mecânico com desenvolvimento organizacional de cronograma de montagem de equipamentos e alocação de recursos. Glauco Pereira Júnior - SEDU (Suplente)

12 Rafael Gimenez Gonçalves ASBEA-PR (Titular) Maria Francisca Sottomaior Cury ASBEA-PR (Suplente) Formada pela UFPR (1987), tendo atuado como arquiteta na Prefeitura de Maringá, no desenvolvimento de projetos arquitetônicos de praças, escolas e creches (1988 / 1992). Participou da realização de Planos Diretores de mais de 30 cidades da região noroeste e oeste do Paraná. É diretora da empresa Spazio Idea Mkt & Eventos e desde 1999 trabalha em Curitiba com eventos para o mercado da construção civil, tendo como clientes AsBEA-PR, o Sinduscon e a ABAP. Realizou mais de 200 eventos nas cidades de Curitiba, Joinville, São Paulo,

13 Blumenau, Florianópolis, Maringá e Londrina. Atualmente é Presidente Voluntária do IPCC - Instituto Pró-Cidadania de Curitiba. Luiz Eduardo Bini Gomes da Silva Prudentópolis (Titular) Graduado pela UNIPAR de Cascavel (2010). É representante do CAU/PR no Conselho Municipal das Cidades de Prudentópolis. É membro da ARIAU Associação Regional dos Arquitetos de Irati. Tem publicação divulgada no 3º Seminário de Arquitetura Urbanismo e Design da Academia de Escolas de Arquitetura e Urbanismo de Língua Portuguesa. Diorgenes Ferreira Ditrich Irati (Suplente) Cristiane Bicalho de Lacerda ASBEA-PR (Titular) Antonio Carlos Zani UEL (Suplente)

14 Ideval dos Santos Apucarana (Titular) Vanderson de Souza Azevedo Mandaguari (Suplente)

15 Rafael Sindelar Barczak Arquiteto e Urbanista formado pela PUCPR (2006). É Mestre em Gestão Urbana pela mesma instituição (2009) com pesquisas e atuação profissional na área de planejamento e organização de redes de transportes urbanos e regionais, redes de mobilidade urbana, projetos de infraestrutura viária e de transportes, projetos de infraestrutura cicloviária e planejamento e gestão do espaço urbano e regional. É Coordenador e docente do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Guarapuava e docente dos cursos Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil da Faculdade Mater Dei (Pato Branco-PR) Ronaldo Duschenes É arquiteto, designer e empresário. Formado pela FAU-USP em 1967.Em 1985, junto com a arquiteta Celia Maria Duschenes, fundou a Flexiv, indústria de mobiliário corporativo com projeção nacional. Foi vice-presidente da FIEP (2003/2011) e presidente do SIMOV Sindicato da Indústria do Mobiliário do Paraná (1999 / 2005). Participou do Conselho Superior e do Conselho Fiscal do IAB. É vice-presidente da ASBEA-PR e membro do Conselho Deliberativo do IBQP. Orlando Busarello Graduado pela UFPR (1970). Pós-graduado pela UFRS em Metodologias e Tecnologias de Ensino Superior e pela PUC-PR em Arquitetura e Planejamento Paisagístico. Além de conselheiro do CAU/PR, foi Diretor Financeiro da ABAP, Coordenador da ABAP/PR, Presidente

16 do Conselho Diretor e Membro do Conselho Deliberativo da ASBEA-PR, vice-presidente e diretor do IAB-PR. Foi responsável pela concepção didático pedagógica do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Positivo e Professor Titular no Curso de Arquitetura da PUC-PR. Carlos Hardt Graduado pela UFPR (1977). Doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela UFPR. Professor Permanente, Pesquisador e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Gestão Urbana-PPGTU e Professor Titular do Curso de Arquitetura e Urbanismo da PUC-PR, do qual foi coordenador de 2006 a É conselheiro e coordenador da Comissão de Ensino e Formação do CAU/PR. Foi membro do Conselho Estadual de Cidades/PR. Foi técnico sênior da COMEC. André Sell Graduado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Silva e Souza (RJ 1981). Pós-graduado em Arquitetura e Pós Modernidade pela UEL. É conselheiro do CAU/PR. Foi presidente, vicepresidente e conselheiro do Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina. Foi professor da graduação na Cesulon/Unifil; professor na pós-graduação da Unipar (Cascavel). Atualmente é professor na pós-graduação do IPOG (Instituto de Pós-Graduação). Luiz Eduardo Bini Gomes da Silva Graduado pela UNIPAR de Cascavel (2010). É representante do CAU/PR no Conselho Municipal das Cidades de Prudentópolis. É membro da ARIAU Associação Regional dos Arquitetos de Irati. Tem publicação divulgada no 3º Seminário de Arquitetura Urbanismo e Design da Academia de Escolas de Arquitetura e Urbanismo de Língua Portuguesa. Mariane Erbano Moreira Atuou durante 11 anos como Arquiteta e Urbanista na Secretaria Municipal do Urbanismo de Curitiba. Foi membro efetivo do Conselho Municipal do Urbanismo. Participou dos processos de alteração da Legislação Municipal, Usos e Parâmetros Construtivos. Formou-se Especialista em Gestão Técnica do Meio Urbano pela PUCPR em parceria com a UTC - Université de Technologie de Compiègne da França. Atualmente presta serviços de Consultoria em Legislação Urbana aos associados do SINDUSCON-PR. Alessandro Filla Rosaneli

17 É graduado pela USP (1996), universidade em que cursou o Mestrado (2001) e o Doutorado (2009) É pós-doutor pela UFPR. Foi professor da PUC-PR, UNOPAR, UEL, UNIFIL, UNIPAR e UDC. Atualmente é professor Adjunto III no curso de graduação do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e no Programa de Pós-graduação em Geografia da UFPR. Frederico Carstens Graduado em primeiro lugar pela UFPR (1986). É Mestre em Estética da Arquitetura pela UFRGS e PUC-PR. É diretor da Realiza Arquitetura desde 1984 e Administrador da Qualidade ISO Possui mais de 6 milhões de m2 projetados. Giovanni Guillermo Medeiros Graduado pela PUC-PR (2010). Pós-graduado pela UTFPR em Especialização em Construções Sustentáveis. É co-fundador e editor do blog de arquitetura projetoblog. É Diretor de projetos da Eurogen Sistemas Elétricos, atuando no desenvolvimento de projetos técnicos de instalações elétricas industriais, hospitalares e infraestruturais. Atua também na área de projeto arquitetônico e elétrico, bem como no desenvolvimento de design e projeto mecânico com desenvolvimento organizacional de cronograma de montagem de equipamentos e alocação de recursos. Marcos Veronez Graduado pela UNIFIL (2000). Tem escritório em Arapongas desde 2000, tendo desenvolvido mais de 400 projetos em toda a região. Margareth Ziolla Menezes Graduada pela UFPR. É especialista em Cyberarquitetura pela Universidade Positivo. Foi integrante da diretoria e atualmente é vice-presidente de Marketing e Comunicação da ASBEA- PR. Foi membro do Conselho Fiscal da ASBEA Nacional. É associada do Núcleo Paranaense de Decoração. Trabalhou durante 10 anos no Ministério da Fazenda/Receita Federal, atuando com projetos, fiscalização de obras. Participou do Conselho de Urbanismo da Prefeitura de Pinhais. Caroline Salgueiro da Purificação Marques Fenato Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Paranaense (2008), Mestrado em Engenharia Urbana pela UEM (2010), com ênfase em Acústica Ambiental. Atualmente é professora titular da Universidade Paranaense, Coordenadora do Curso de Arquitetura e

18 Urbanismo da UNIPAR. Tem experiência na área da Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Projeto Arquitetônico e Planejamento Urbano e Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: Conforto Bioclimático, Luminoso e Acústico. Atua também com projetos arquitetônicos relacionados à Arquitetura e Arte Sacra. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Acústica Ambiental - GEPAAM e do GAC Grupo de Apoio a CODIARAS - Comissão Diocesana de Arquitetura e Arte Sacra da Diocese do Divino Espírito Santo - Umuarama - PR. Francisca Cury Formada pela UFPR (1987), tendo atuado como arquiteta na Prefeitura de Maringá, no desenvolvimento de projetos arquitetônicos de praças, escolas e creches (1988 / 1992). Participou da realização de Planos Diretores de mais de 30 cidades da região noroeste e oeste do Paraná. É diretora da empresa Spazio Idea Mkt & Eventos e desde 1999 trabalha em Curitiba com eventos para o mercado da construção civil, tendo como clientes AsBEA-PR, o Sinduscon e a ABAP. Realizou mais de 200 eventos entre cursos, seminários e congressos para arquitetos, designers e engenheiros, nas cidades de Curitiba, Joinville, São Paulo, Blumenau, Florianópolis, Maringá e Londrina. Atualmente é Presidente Voluntária do IPCC - Instituto Prócidadania de Curitiba. Aníbal Verri Júnior Arquiteto e Urbanista pela UEM (1993) e Mestre pela FAU-USP (2001). Professor de projeto arquitetônico desde 1998 e do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UEM desde Vicepresidente do IAB-PR, fundador e presidente do Núcleo Maringá do Departamento do Paraná do IAB. Conselheiro Suplente do CAU-PR gestão

Patrono Arquiteto e Urbanista Miguel Pereira CONSELHEIROS FEDERAIS. Manoel de Oliveira Filho IAB-Maringá (Titular)

Patrono Arquiteto e Urbanista Miguel Pereira CONSELHEIROS FEDERAIS. Manoel de Oliveira Filho IAB-Maringá (Titular) Patrono Arquiteto e Urbanista Miguel Pereira CONSELHEIROS FEDERAIS Manoel de Oliveira Filho IAB-Maringá (Titular) Graduado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Brás Cubas (1979). Participou da AEAM

Leia mais

Processo: Modalidade Contratada: RG/Inscrição Estadual: Valor da Nota 370,20 NILTO ROBERTO CERIOLI GERENTE FINANCEIRO 003.319.

Processo: Modalidade Contratada: RG/Inscrição Estadual: Valor da Nota 370,20 NILTO ROBERTO CERIOLI GERENTE FINANCEIRO 003.319. Número: 1601 Emissão: 09/12/ Elemento de Despesa: 6.2.2.1.1.01.03.03.002 - Funcionários Kevin Luiz Marques CEP: 101.776.829-30 Cidade/UF: Telefone: Valor: 370,20 Trezentos e Setenta Reais e Vinte Centavos

Leia mais

PROJETANDO O FUTURO CANDIDATOS CAU/PB - GESTÃO 2015/2017

PROJETANDO O FUTURO CANDIDATOS CAU/PB - GESTÃO 2015/2017 PROJETANDO O FUTURO CANDIDATOS CAU/PB - GESTÃO 2015/2017 CURRICULOS DOS MEMBROS DA CHAPA CURRICULOS DOS MEMBROS DA CHAPA PROJETANDO O FUTURO CAU/PB - GESTÃO 2015/2017 Hélio Costa Lima Conselheiro Federal

Leia mais

O que? Quando? E por quem? Uma investigação sobre o ensino de IHC nas universidades públicas do Estado do Paraná

O que? Quando? E por quem? Uma investigação sobre o ensino de IHC nas universidades públicas do Estado do Paraná III Workshop sobre Ensino de IHC Cuiabá 05/11/2012 IHC 12 O que? Quando? E por quem? Uma investigação sobre o ensino de IHC nas universidades públicas do Estado do Paraná Sílvia Amélia Bim e Clodis Boscarioli

Leia mais

COMPASSO À FRENTE Plano de trabalho:

COMPASSO À FRENTE Plano de trabalho: COMPASSO À FRENTE Plano de trabalho: 1º PASSO: POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO: propõe a divulgação ostensiva utilizando todos os meios de comunicação disponíveis com o objetivo de divulgar aos profissionais da

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO FICHA DE INSCRIÇÃO PARA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ATUALIZAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO RESIDÊNCIA FOTO NOME DO CURSO NOME DO CANDIDATO

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Flores da Cunha /RS - Junho, 2015.

APRESENTAÇÃO. Flores da Cunha /RS - Junho, 2015. APRESENTAÇÃO A Biossplena - Projetos Ecodinâmicos é uma empresa que atua há cinco anos no Brasil, desenvolvendo e assessorando projetos para EMPREENDIMENTOS URBANÍSTICOS, com foco nas comunidades planejadas,

Leia mais

CORPO DOCENTE DO CURSO SUPERIOR DE ENGENHARIA CIVIL

CORPO DOCENTE DO CURSO SUPERIOR DE ENGENHARIA CIVIL CORPO DOCENTE DO CURSO SUPERIOR DE ENGENHARIA CIVIL Alcyr de Morisson Faria Neto (Especialista) Regime de Trabalho: Horista Área de conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas Qualificação profissional: Arquitetura

Leia mais

Propostas de trabalho da chapa CAU Avante

Propostas de trabalho da chapa CAU Avante Propostas de trabalho da chapa CAU Avante 1. Avançar sistematicamente na fiscalização promovendo convênios com o CREA-AM, com a Prefeitura e os demais órgãos de fiscalização, priorizando o combate à prática

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO - SEED

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO - SEED EDITAL N.º 166/2012-GS/SEED O Diretor-Geral da Secretaria de Estado da Educação, no uso das atribuições que lhe confere a Resolução n.º 334/2011 SEED/GS, de 14/02/2011, resolve TORNAR PÚBLICO o presente

Leia mais

1º SEMESTRE. 1. Análise e Percepção da Forma da Arquitetura 05 75h - 2. Desenho I 05 75h - 4. Geometria Descritiva 05 75h -

1º SEMESTRE. 1. Análise e Percepção da Forma da Arquitetura 05 75h - 2. Desenho I 05 75h - 4. Geometria Descritiva 05 75h - V- MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE BACHARELADO EM ARQUITETURA E URBANISMO 1º SEMESTRE 1. Análise e Percepção da Forma da Arquitetura 05 75h - 2. Desenho I 05 75h - 3. Estética e História das Artes 05 75h

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO E DA PREVIDÊNCIA DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS GERÊNCIA EXECUTIVA DA ESCOLA DE GOVERNO - 2009 MAR ABR MAI

SECRETARIA DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO E DA PREVIDÊNCIA DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS GERÊNCIA EXECUTIVA DA ESCOLA DE GOVERNO - 2009 MAR ABR MAI REUNIÕES DELIBERATIVAS, PROGRAMÁTICAS E TÉCNICAS CONSELHO SUPERIOR DA ESCOLA DE GOVERNO 1 1 1 2 CENTROS FORMADORES, RAS INSTITUIÇÕES 2 2 7 4 15 CÂA TÉCNICA - PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO DO SERVIDOR MUNICIPAL

Leia mais

Mercia Maria Teixeira Bezerra

Mercia Maria Teixeira Bezerra Mercia Maria Teixeira Bezerra Rua Anísio de Abreu, n 1549, Brasileira Marquês - Teresina PI CEP: 64.002-485 Casada Tel.: (86) 9982-5103/3221-1455/8813-1394 Nascimento: 20/12/1955 Email: merciatb@gmail.com

Leia mais

PROJETOS ARQUITETÔNICOS

PROJETOS ARQUITETÔNICOS PROJETOS ARQUITETÔNICOS ESTRUTURA CURRICULAR Metodologia da Pesquisa Científica Metodologia do Projeto Arquitetônico Detalhes Arquitetônicos Ergonomia e Acessibilidade Conforto Ambiental em Projetos Arquitetônicos

Leia mais

CONHEÇA OS DECANOS E DIRETORES DE CÂMPUS DA GESTÃO 2016-2019

CONHEÇA OS DECANOS E DIRETORES DE CÂMPUS DA GESTÃO 2016-2019 CONHEÇA OS DECANOS E DIRETORES DE CÂMPUS DA GESTÃO 2016-2019 DECANOS ESCOLA DE ARQUITETURA E DESIGN PROFA. ANGELA LEITÃO Mestrado em Gestão Urbana PUCPR Especialização em Gestão e Liderança Universitária

Leia mais

TELEVISANDO O FUTURO. Categoria do projeto: I Projetos em andamento (projetos em execução atualmente)

TELEVISANDO O FUTURO. Categoria do projeto: I Projetos em andamento (projetos em execução atualmente) TELEVISANDO O FUTURO Mostra Local de: Maringá Categoria do projeto: I Projetos em andamento (projetos em execução atualmente) Nome da Instituição/Empresa: Instituto GRPCOM Cidade: Área de Abrangência:

Leia mais

PERFIL DO CURSO INFORMAÇÕES SOBRE AS ATRIBUIÇÕES DOS ARQUITETOS E URBANISTAS INFORMAÇÕES SOBRE O MERCADO DE TRABALHO

PERFIL DO CURSO INFORMAÇÕES SOBRE AS ATRIBUIÇÕES DOS ARQUITETOS E URBANISTAS INFORMAÇÕES SOBRE O MERCADO DE TRABALHO UNIÃO DE ENSINO E CULTURA DE GUARAPUAVA - UNIGUA FACULDADE GUARAPUAVA CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO PERFIL DO CURSO INFORMAÇÕES SOBRE AS ATRIBUIÇÕES DOS ARQUITETOS E URBANISTAS INFORMAÇÕES SOBRE O MERCADO

Leia mais

Prof. Marcelo Ferreira:

Prof. Marcelo Ferreira: MINI CURRICULUM IRIA LÍCIA OLIVA DONIAK Engenheira Civil, graduada pela PUC-PR em 1988,atua no setor concreto desde 86,tendo iniciado suas atividades em Laboratório de Controle Tecnológico,posteriormente

Leia mais

Proposta de trabalho da chapa Arquitetura com Cidadania:

Proposta de trabalho da chapa Arquitetura com Cidadania: Proposta de trabalho da chapa Arquitetura com Cidadania: Após três anos das importantes conquistas profissionais, que foram a instituição e instalação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Amazonas

Leia mais

BRUNA CAMILA MODENA. DATA DE NASC.: 16/07/1988 FONE: (44) 9981-7735 / (44) 3019-1940 EMAIL: bruh_modena@hotmail.com CIDADE: Cianorte - PR

BRUNA CAMILA MODENA. DATA DE NASC.: 16/07/1988 FONE: (44) 9981-7735 / (44) 3019-1940 EMAIL: bruh_modena@hotmail.com CIDADE: Cianorte - PR BRUNA CAMILA MODENA DATA DE NASC.: 16/07/1988 FONE: (44) 9981-7735 / (44) 3019-1940 EMAIL: bruh_modena@hotmail.com CIDADE: Cianorte - PR formação ACADÊMICA: Curso: Arquitetura e Urbanismo Instituição:

Leia mais

CORPO DOCENTE DO CURSO DE ARQUITETURA ANO - 2015

CORPO DOCENTE DO CURSO DE ARQUITETURA ANO - 2015 CORPO DOCENTE DO CURSO DE ARQUITETURA ANO - 2015 Alcyr de Morrisson Faria Neto (Graduado) Regime de Trabalho: Horista Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Pará (2001).

Leia mais

O USO DE JOGOS ELETRÔNICOS EDUCACIONAIS NAS DISCIPLINAS DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA.

O USO DE JOGOS ELETRÔNICOS EDUCACIONAIS NAS DISCIPLINAS DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA. O USO DE JOGOS ELETRÔNICOS EDUCACIONAIS NAS DISCIPLINAS DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA. Caroline Kavan Bueno (PIBIC/FA), Ronaldo Schiaber, João Coelho Neto (Orientador), e-mail: carolinekavan@hotmail.com.

Leia mais

ARQ URB Plano de trabalho:

ARQ URB Plano de trabalho: ARQ URB Plano de trabalho: Caros colegas, o Plano de Gestão da chapa ARQ URB é o resultado das discussões realizadas pela equipe que pretende compor a gestão de 2015 à 2017 do Conselho de Arquitetura e

Leia mais

X Encontro de Propriedade Intelectual e Comercialização de Tecnologia. Redes de Propriedade Intelectual no Brasil

X Encontro de Propriedade Intelectual e Comercialização de Tecnologia. Redes de Propriedade Intelectual no Brasil Rede Temática de Propriedade Intelectual, Cooperação,Negociação e Comercialização de Tecnologia X Encontro de Propriedade Intelectual e Comercialização de Tecnologia Redes de Propriedade Intelectual no

Leia mais

Cerâmicas e Olarias. Qualificação profissional básica Operador de Processos de Produção

Cerâmicas e Olarias. Qualificação profissional básica Operador de Processos de Produção Cerâmicas e Olarias SENAI - AMPÉRE SENAI - APUCARANA Planejamento, Programação e Controle de Produção - PPCP SENAI - ARAPONGAS Administração de Materiais Atendimento ao Público para Vigias e Porteiros

Leia mais

ARQUITETURA E URBANISMO COORDENADOR DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO

ARQUITETURA E URBANISMO COORDENADOR DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO ARQUITETURA E URBANISMO TURMA AN6AU ENIO MORO JUNIOR COORDENADOR DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO Graduação (1983), Mestrado (1999) e Doutorado (2005) em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura

Leia mais

GOVERNO DO PARRANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO

GOVERNO DO PARRANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO GOVERNO DO PARRANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO PAR-FORMAÇÃO DOCUMENTO 2 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DEMANDAS E PROPOSTA PARA O ATENDIMENTO DAS PRIORIDADES ESTADUAIS DE FORMAÇÃO

Leia mais

Adriana Rafael Pinto. Alessandra Atti. Ana Cláudia Martins. Ana Paula de Moura Souza

Adriana Rafael Pinto. Alessandra Atti. Ana Cláudia Martins. Ana Paula de Moura Souza No sentido mais literal da palavra, a Chapa Integrar vem com o principal objetivo desde sua formação, integrar os profissionais Bibliotecários, que atualmente trabalham nas mais diferentes áreas do conhecimento,

Leia mais

Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pró-Reitoria Relações Empresariais e Comunitárias Agência de Inovação

Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pró-Reitoria Relações Empresariais e Comunitárias Agência de Inovação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pró-Reitoria Relações Empresariais e Comunitárias Agência de Inovação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pró-Reitoria Relações Empresariais e Comunitárias

Leia mais

Glaucia da Silva Brito. Coordenadora do Curso

Glaucia da Silva Brito. Coordenadora do Curso Glaucia da Silva Brito Coordenadora do Curso Glaucia da Silva Brito Possui Graduação em Bacharelado e Licenciatura Português Inglês pela Faculdade de Educação Ciências E Letras de Cascavel (1990), Especialização

Leia mais

APARELHOS ELÉTRICOS, ELETRÔNICOS E TELECOMUNICAÇÃO

APARELHOS ELÉTRICOS, ELETRÔNICOS E TELECOMUNICAÇÃO APARELHOS ELÉTRICOS, ELETRÔNICOS E TELECOMUNICAÇÃO SENAI - AMPÉRE auxiliar administrativo e de produção industrial SENAI - APUCARANA Planejamento, Programação e Controle de Produção - PPCP SENAI - ARAPONGAS

Leia mais

MÓVEIS E MADEIRA. Qualificação profissional básica Operador de Processos de Produção

MÓVEIS E MADEIRA. Qualificação profissional básica Operador de Processos de Produção MÓVEIS E MADEIRA SENAI - AMPÉRE Montagem de Móveis SENAI - APUCARANA Planejamento, Programação e Controle de Produção - PPCP SENAI - ARAPONGAS Administração de Materiais Atendimento ao Público para Vigias

Leia mais

PAC CIDADES HISTÓRICAS. Natal /RN

PAC CIDADES HISTÓRICAS. Natal /RN PAC CIDADES HISTÓRICAS Natal /RN INTRODUÇÃO O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), iniciado em 2007, é uma inciativa do governo federal coordenada pelo Ministério do Planejamento que promoveu a

Leia mais

Alex Antonio Ferraresi

Alex Antonio Ferraresi Alex Antonio Ferraresi Pesquisador e Publicitário, Mestre em Administração pela PUCPR e Doutor em Administração pela FEA/USP. Professor titular do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Cooperativas, Professor

Leia mais

Ensino Público Estadual

Ensino Público Estadual Ensino Público Estadual UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ - UNIOESTE - Francisco Beltrão - Pr Cursos Acadêmico Professores Total Administração (Bacharelado) Matutino* 78 Pós-Graduados 21 Administração

Leia mais

E-mail: Currículo lattes:

E-mail: Currículo lattes: CORPO DOCENTE DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO COM LINHAS ESPECÍFICAS EM AGRONEGÓCIOS E GESTÃO AMBIENTAL Adalberto Wolmer do Nascimento Silva (Especialista) Regime de Trabalho: Tempo Parcial Área de Conhecimento:

Leia mais

PANIFICAÇÃO. Qualificação profissional básica Operador de Processos de Produção

PANIFICAÇÃO. Qualificação profissional básica Operador de Processos de Produção PANIFICAÇÃO SENAI - AMPÉRE SENAI - APUCARANA Higiene Aplicada à Manipulação de Alimentos Planejamento, Programação e Controle de Produção - PPCP SENAI - ARAPONGAS Administração de Materiais Atendimento

Leia mais

ARQUITETURA E URBANISMO

ARQUITETURA E URBANISMO FEAR -Faculdade de Engenharia e Arquitetura FEAR CAMPUS Fig.1 Mapa Campus I (Adaptado pela autora) Fonte: WebSite www.upf.com.br FEAR ENSINO O curso de Arquitetura e Urbanismo da UPF, iniciou suas atividades

Leia mais

Alimentos e bebidas. Qualificação profissional básica Operador de Processos de Produção

Alimentos e bebidas. Qualificação profissional básica Operador de Processos de Produção Alimentos e bebidas SENAI - AMPÉRE SENAI - APUCARANA Higiene Aplicada à Manipulação de Alimentos Planejamento, Programação e Controle de Produção - PPCP SENAI - ARAPONGAS Administração de Materiais Atendimento

Leia mais

Gestão do Processo de Projeto e Desempenho das Edificações: uma proposta SEBRAE / FIEMG / UFMG Prof. Dr. White José dos Santos- UFMG

Gestão do Processo de Projeto e Desempenho das Edificações: uma proposta SEBRAE / FIEMG / UFMG Prof. Dr. White José dos Santos- UFMG Seminário - Juiz de Fora SINDUSCON - SEBRAE Gestão do Processo de Projeto e Desempenho das Edificações: uma proposta SEBRAE / FIEMG / UFMG Prof. Dr. White José dos Santos- UFMG Gestão do Processo de Projeto

Leia mais

Desde 1997. MG Engenharia Civil e Gerenciamento de Projetos Ltda

Desde 1997. MG Engenharia Civil e Gerenciamento de Projetos Ltda Desde 1997 MG Engenharia Civil e Gerenciamento de Projetos Ltda UM POUCO DA HISTÓRIA MG Engenharia Civil e Gerenciamento de Projetos Londrina Paraná Fundada pelo Engenheiro Civil MARCELO LUIZ GALDINO,

Leia mais

CORPO DOCENTE DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO COM LINHAS ESPECÍFICAS EM AGRONEGÓCIOS E GESTÃO AMBIENTAL ANO - 2014

CORPO DOCENTE DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO COM LINHAS ESPECÍFICAS EM AGRONEGÓCIOS E GESTÃO AMBIENTAL ANO - 2014 CORPO DOCENTE DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO COM LINHAS ESPECÍFICAS EM AGRONEGÓCIOS E GESTÃO AMBIENTAL ANO - 2014 Adalberto Wolmer do Nascimento Silva (Mestre) Regime de Trabalho: Horista Área de Conhecimento:

Leia mais

Ata da Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Distribuição de Cadáveres - CEDC. Reunião do dia 11 de julho de 2012

Ata da Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Distribuição de Cadáveres - CEDC. Reunião do dia 11 de julho de 2012 Ata da Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Distribuição de Cadáveres - CEDC. Reunião do dia 11 de julho de 2012 Aos onze dias do mês de julho do ano de dois mil e doze, às nove horas, na Secretaria

Leia mais

Programa de Conservação e Uso Racional da Água nas Edificações do Município de Curitiba - PURAE

Programa de Conservação e Uso Racional da Água nas Edificações do Município de Curitiba - PURAE Programa de Conservação e Uso Racional da Água nas Edificações do Município de Curitiba - PURAE Profº Dr. Roberto Fendrich DHS Departamento de Hidráulica e Saneamento/UFPR crafen@uol.com.br e fendrich.dhs@ufpr.br

Leia mais

QUÍMICA, FARMACÊUTICA E MATERIAL PLÁSTICO

QUÍMICA, FARMACÊUTICA E MATERIAL PLÁSTICO QUÍMICA, FARMACÊUTICA E MATERIAL PLÁSTICO SENAI - AMPÉRE SENAI - APUCARANA Planejamento, Programação e Controle de Produção - PPCP SENAI - ARAPONGAS Administração de Materiais Atendimento ao Público para

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÕES EDUCATIVAS E ENSINO VIRTUAL CORPO DOCENTE

PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÕES EDUCATIVAS E ENSINO VIRTUAL CORPO DOCENTE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÕES EDUCATIVAS E ENSINO VIRTUAL CORPO DOCENTE Ana Christina Duarte Pires Engenheira Agrônoma formada pela Universidade Federal de Pelotas (1989), possui mestrado em Agronomia pela

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR

ESTRUTURA CURRICULAR GESTÃO AMBIENTAL ESTRUTURA CURRICULAR Metodologia da Pesquisa Científica Gestão do Espaço Urbano Saúde e Ambiente Legislação Ambiental Gestão de Resíduos Sólidos e de Área Urbana Sistema Integrado de Gestão

Leia mais

CADEIAS PRODUTIVAS PARANAENSES

CADEIAS PRODUTIVAS PARANAENSES CADEIAS PRODUTIVAS PARANAENSES SETOR DE CONSTRUÇÃO CIVIL O Setor de Construção Civil no Paraná 208.537 EMPRESAS 3.015.373 EMPREGOS 18.947 EMPRESAS 161.211 EMPREGOS R$ 49,86 BILHÕES EM SALÁRIOS R$ 2,12

Leia mais

II WORKSHOP TEMAS DIVERSOS DA PROPRIEDADE INTELECTUAL

II WORKSHOP TEMAS DIVERSOS DA PROPRIEDADE INTELECTUAL II WORKSHOP TEMAS DIVERSOS DA PROPRIEDADE INTELECTUAL OBJETIVO: disseminar a cultura da proteção do conhecimento nas Instituições paranaenses de P, D e I. CARGA HORÁRIA: 3:45 horas REALIZAÇÃO: SECRETARIA

Leia mais

COORDENAÇÃO Lorí Crízel

COORDENAÇÃO Lorí Crízel COORDENAÇÃO Lorí Crízel Arquiteto e Urbanista graduado pela Universidade Católica RS; Mestre em Conforto Ambiental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ; Professor Substituto do Curso de Arquitetura

Leia mais

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Apucarana (AP) / Campo Mourão (CM) / Cornélio Procópio (CP) / Curitiba (CT) / Dois Vizinhos (DV) Francisco Beltrão (FB) / Guarapuava (GP) / Londrina (LD) / Medianeira (MD) / Pato Branco (PB) Ponta Grossa

Leia mais

XIV JORNADA DE PSICOLOGIA 23 a 27 de Agosto de 2011 Umuarama Paraná Brasil UNIPAR UNIVERSIDADE PARANAENSE

XIV JORNADA DE PSICOLOGIA 23 a 27 de Agosto de 2011 Umuarama Paraná Brasil UNIPAR UNIVERSIDADE PARANAENSE ADRIANA RODRIGUES FERNANDES 08/09910 Breve currículo de sua formação acadêmica: Psicóloga (PUCPR), Mestre em Saúde Coletiva (UERJ), Especialista em Psicologia do Trabalho (UFPR) e em Docência do Ensino

Leia mais

Mais informações: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=k4787023h4

Mais informações: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=k4787023h4 Profª. Loussia Penha Musse Felix É Bacharel em Direito pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP), mestre em Ciências Jurídicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e doutora

Leia mais

PROFILE RESUMIDO LIDERANÇA DAS EQUIPES

PROFILE RESUMIDO LIDERANÇA DAS EQUIPES PROFILE RESUMIDO LIDERANÇA DAS EQUIPES A Prima Consultoria A Prima Consultoria é uma empresa regional de consultoria em gestão, fundamentada no princípio de entregar produtos de valor para empresas, governo

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO COLEGIADO DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO COLEGIADO DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO COLEGIADO DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO DIRETRIZES TRABALHO FINAL DE GRADUAÇÃO O Colegiado do

Leia mais

PARECER HOMOLOGADO Despacho do Ministro, publicado no D.O.U. de 16/3/2009, Seção 1, Pág. 23. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

PARECER HOMOLOGADO Despacho do Ministro, publicado no D.O.U. de 16/3/2009, Seção 1, Pág. 23. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PARECER HOMOLOGADO Despacho do Ministro, publicado no D.O.U. de 16/3/2009, Seção 1, Pág. 23. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADA: Associação de Ensino de Marília Ltda. UF:

Leia mais

PRÊMIO EXCELÊNCIA EM GESTÃO COLÉGIO SESI

PRÊMIO EXCELÊNCIA EM GESTÃO COLÉGIO SESI PRÊMIO EXCELÊNCIA EM GESTÃO COLÉGIO SESI Caros Colaboradores dos Colégios Sesi, Finalmente divulgamos a todos o resultado do primeiro indicador do Prêmio Excelência em Gestão, iniciando nossa caminhada

Leia mais

Ofício Circular nº 015/2013-CGMP Curitiba, 29 de maio de 2013.

Ofício Circular nº 015/2013-CGMP Curitiba, 29 de maio de 2013. Ofício Circular nº 015/2013-CGMP Curitiba, 29 de maio de 2013. Senhor(a) Procurador(a) de Justiça Senhor(a) Promotor(a) de Justiça Senhor (a) Servidor (a) Tem o presente a finalidade de apresentar-lhe,

Leia mais

O QUE É A JUNIOR ACHIEVEMENT?

O QUE É A JUNIOR ACHIEVEMENT? O QUE É A JUNIOR ACHIEVEMENT? A Junior Achievement é uma entidade sem fins lucrativos fundada em 1919, nos EUA. Sua missão é despertar o espírito empreendedor nos jovens ainda na escola, estimulando seu

Leia mais

Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação Diretoria de Extensão e Políticas de Inclusão Programa de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - PRONATEC

Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação Diretoria de Extensão e Políticas de Inclusão Programa de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - PRONATEC Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação Diretoria de Extensão e Políticas de Inclusão Programa de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - PRONATEC Retificação do EDITAL Nº 002/2012 PRONATEC/IFPR PROCESSO

Leia mais

Sexo: Masculino Data de Nascimento: 21.10.1981

Sexo: Masculino Data de Nascimento: 21.10.1981 Curriculum Vitae Renato Melo Arquiteto DADOS PESSOAIS Nome: Renato Amorim Soares de Melo Sexo: Masculino Data de Nascimento: 21.10.1981 Estado civil: Solteiro Endereço: Avenida Prudente de Morais, 287

Leia mais

ARQUITETURA E URBANISMO COORDENADOR DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO

ARQUITETURA E URBANISMO COORDENADOR DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO ARQUITETURA E URBANISMO TURMA AN5AU ENIO MORO JUNIOR COORDENADOR DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO Graduação (1983), Mestrado (1999) e Doutorado (2005) em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura

Leia mais

Disciplinas Obrigatórias

Disciplinas Obrigatórias MEC - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA RESOLUÇÃO N.º 507/2014 EMENTA: Estabelece o Currículo do Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Grau: Bacharelado. O CONSELHO

Leia mais

ZANETTINI ARQ. SIEGBERT ZANETTINI EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

ZANETTINI ARQ. SIEGBERT ZANETTINI EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL ARQ. SIEGBERT ZANETTINI EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL Siegbert Zanettini (São Paulo, 12/10/1934) é Arquiteto Urbanista e Professor Titular pela FAU- USP 1959. Titular da Zanettini Arquitetura, com mais de 53

Leia mais

Cristina Maria Tavares Pereira

Cristina Maria Tavares Pereira Cristina Maria Tavares Pereira Possui Pós-Graduação em Administração de Marketing e Recursos Humanos pela FECEA - Faculdade de Ciências Econômicas de Apucarana e Inbrape (2005) e graduação em Marketing

Leia mais

Educação Indígena no Paraná 2013. Educação Indígena no Paraná 2013

Educação Indígena no Paraná 2013. Educação Indígena no Paraná 2013 Curitiba Boletim PR, n. Resultados 8, out. 204, do p. Censo -6. Escolar Curitiba, n.8, out. 204, p. - Educação Indígena no Paraná 203 Educação Indígena no Paraná 203 A Educação Indígena é ofertada na rede

Leia mais

Arquitetura Moderna faz escola? A História do Curso de Arquitetura e Urbanismo através da produção de professores e ex-alunos Profa. Dra.

Arquitetura Moderna faz escola? A História do Curso de Arquitetura e Urbanismo através da produção de professores e ex-alunos Profa. Dra. Projeto de Pesquisa Projeto de Pesquisa Arquitetura Moderna faz escola? A História do Curso de Arquitetura e Urbanismo através da produção de professores e ex-alunos Profa. Dra. Josilena MZ Gonçalves Resumo

Leia mais

Feira Casa e Construção engrandece Semana Acadêmica de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo

Feira Casa e Construção engrandece Semana Acadêmica de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo Feira Casa e Construção engrandece Semana Acadêmica de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo De 19 a 23 de maio, o Sudoeste vai se mobilizar para visitar a VI Feira Casa & Construção, enquanto que para

Leia mais

LYRA, CLEILA ELVIRA. Currículo Resumido LATTES

LYRA, CLEILA ELVIRA. Currículo Resumido LATTES Currículo Resumido LATTES Dados Pessoais Nome: CLEILA ELVIRA LYRA Nome em citações LYRA, Cleila E. bibliográficas: Sexo: Feminino Filiação: Otto João Lyra e Elvira Três Lyra Nascimento: 05/05/1952 Ibirama

Leia mais

Movimento Paraná Educando na Sustentabilidade

Movimento Paraná Educando na Sustentabilidade Movimento Paraná Educando na Sustentabilidade Sumário 1. Apresentação 4 2. Bases conceituais para o Movimento 6 2.1 Carta da Terra 6 2.2. Carta do Milênio 7 2.3. Pacto Global 8 2.3.1 PRME 9 2.3.1.1 Princípios

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR

ESTRUTURA CURRICULAR ESTRUTURA CURRICULAR Metodologia da Pesquisa Científica Sistemas de Geoprocessamento para Cidades Sustentáveis Forma Urbana e Mobilidade Gestão da Paisagem Urbana Geologia Ambiental Aplicada a Áreas Urbanas

Leia mais

FACULDADE DE MEDICINA - CCS. Critérios para a Avaliação Docente referente à Progressão para a Categoria de PROFESSOR ASSOCIADO

FACULDADE DE MEDICINA - CCS. Critérios para a Avaliação Docente referente à Progressão para a Categoria de PROFESSOR ASSOCIADO FACULDADE DE MEDICINA - CCS Critérios para a Avaliação Docente referente à Progressão para a Categoria de PROFESSOR ASSOCIADO PROF. Grupo I - Ensino de Graduação e Pós-Graduação (Até 50 pontos) Mínimo

Leia mais

DO CONGRESSO DE PROFISSIONAIS À CONGREGAÇÃO DE IDEIAS

DO CONGRESSO DE PROFISSIONAIS À CONGREGAÇÃO DE IDEIAS DO CONGRESSO DE PROFISSIONAIS À CONGREGAÇÃO DE IDEIAS Com seu tema central voltado à contemporaneidade, o 3º CONGRESSO INTERNACIONAL DE ARQUITETURA PAISAGÍSTICA DA ABAP, realizado nos dias 05 e 06 de setembro

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ARQUITETURA DE AMBIENTES DE SAÚDE 2009

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ARQUITETURA DE AMBIENTES DE SAÚDE 2009 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ARQUITETURA DE AMBIENTES DE SAÚDE 2009 APRESENTAÇÃO: O curso

Leia mais

RESUMO DOS CONCURSOS PÚBLICOS REALIZADOS

RESUMO DOS CONCURSOS PÚBLICOS REALIZADOS RESUMO DOS CONCURSOS PÚBLICOS REALIZADOS Advogado CARGO ÓRGÃO DATA INSCRITOS CLASSIFICADOS Câmara Municipal de Ponta Grossa Abril/95 43 10 Advogado Prefeitura Municipal Ponta Grossa Maio/92 29 10 Agente

Leia mais

PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA CICLOVIDA. Área Temática: Meio Ambiente José Carlos Assunção Belotto 1 Silvana Nakamori 2

PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA CICLOVIDA. Área Temática: Meio Ambiente José Carlos Assunção Belotto 1 Silvana Nakamori 2 PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA CICLOVIDA Área Temática: Meio Ambiente José Carlos Assunção Belotto 1 Silvana Nakamori 2 PALAVRAS CHAVE: BICICLETA, MOBILIDADE, QUALIDADE DE VIDA. RESUMO O Programa Ciclovida

Leia mais

MANUAL DE DESCRIÇÃO E FUNÇÕES

MANUAL DE DESCRIÇÃO E FUNÇÕES MANUAL DE DESCRIÇÃO E FUNÇÕES TÍTULO DO CARGO: Diretor Comercial Garantir as melhores condições de rentabilidade para a empresa, na prospecção, desenvolvimento, contratação de obras e serviços. Superior

Leia mais

Objetivos. Desenvolver espaços para uma Mostra Permanente de. Desenvolver espaços para uma Mostra Anual arquitetura

Objetivos. Desenvolver espaços para uma Mostra Permanente de. Desenvolver espaços para uma Mostra Anual arquitetura Objetivos Desenvolver espaços para uma Mostra Permanente de Projetos arquitetônicos de interiores e exteriores; Materiais construtivos e de Acabamento; Moveis, Equipamentos e Materiais decorativos; Equipamentos

Leia mais

Educação a Distância na UFPR

Educação a Distância na UFPR 1ª JORNADA PARANAENSE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, NA EDUCAÇÃO BÁSICA Educação a Distância na UFPR Profa Dra Glaucia da Silva Brito glaucia@ufpr.br - Núcleo de Educação a Distância da Universidade Federal

Leia mais

III SePeAU Seminário de Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo ANTONIO CASTELNOU DAU-PPGCC/UFPR 2010 Dados do Pesquisador ARQUITETO E URBANISTA ENGENHEIRO CIVIL PROFESSOR UNIVERSITÁRIO Dados do Pesquisador

Leia mais

ESTABELECIMENTOS HOSPITALARES

ESTABELECIMENTOS HOSPITALARES ESTABELECIMENTOS HOSPITALARES UF MUNICIPIO CNES NOME APUCARANA 2439263 HNSG HOSPITAL OVIDENCIA MATERNO INFANTIL APUCARANA 2439360 HNSG HOSPITAL DA OVIDENCIA ARAPONGAS 2576198 IRMANDADE SANTA CASA DE ARAPONGAS

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DE TECNOLOGIA CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DE TECNOLOGIA CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DE TECNOLOGIA CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA A ENGENHARIA ELÉTRICA NA UFSCar O Curso de Engenharia Elétrica iniciou no ano de 2009, com o objetivo

Leia mais

CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 1. ARQUITETURA DE INTERIORES 2. ARQUITETURA E CENOGRAFIA ARQUITETURA DE INTERIORES

CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 1. ARQUITETURA DE INTERIORES 2. ARQUITETURA E CENOGRAFIA ARQUITETURA DE INTERIORES CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 1. ARQUITETURA DE INTERIORES 2. ARQUITETURA E CENOGRAFIA ARQUITETURA DE INTERIORES APRESENTAÇÃO O curso oferece, a arquitetos e a profissionais de áreas afins, um perfil

Leia mais

REGULAMENTO DO PROCESSO DE JULGAMENTO DAS PROPOSTAS

REGULAMENTO DO PROCESSO DE JULGAMENTO DAS PROPOSTAS CONCURSO EXPANSÃO SENGE-RS Concurso Público Nacional de Arquitetura e Projetos Complementares para a Ampliação e Expansão da Sede do Sindicato dos Engenheiros no Rio Grande do Sul SENGE-RS, em Porto Alegre,

Leia mais

UNI VERSI DADE DE PERNAMBUCO PEDRO DE ALCÂNTARA NETO

UNI VERSI DADE DE PERNAMBUCO PEDRO DE ALCÂNTARA NETO UNI VERSI DADE DE PERNAMBUCO PEDRO DE ALCÂNTARA NETO OBJETIVOS OBJETIVO GERAL Os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em Engenharia Naval e Offshore na UPE desenvolvem a capacidade para planejar, desenvolver

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO REABILITAÇÃO DO PATRIMÓNIO CONSTRUÍDO 2013-2014

PÓS-GRADUAÇÃO REABILITAÇÃO DO PATRIMÓNIO CONSTRUÍDO 2013-2014 PÓS-GRADUAÇÃO REABILITAÇÃO DO PATRIMÓNIO CONSTRUÍDO 2013-2014 00. APRESENTAÇÃO Tendo em consideração a importância crescente da reabilitação urbana no sector da construção, considera-se pertinente a realização

Leia mais

EIXO III CRONOGRAMA DE IMPLANTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA INSTITUIÇÃO E DE CADA UM DE SEUS CURSOS

EIXO III CRONOGRAMA DE IMPLANTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA INSTITUIÇÃO E DE CADA UM DE SEUS CURSOS UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA EIXO III CRONOGRAMA DE IMPLANTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA INSTITUIÇÃO E DE CADA UM DE SEUS CURSOS EIXO III - CRONOGRAMA DE IMPLANTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA INSTITUIÇÃO

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 2, DE 17 DE JUNHO DE 2010 (*)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 2, DE 17 DE JUNHO DE 2010 (*) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 2, DE 17 DE JUNHO DE 2010 (*) Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Arquitetura

Leia mais

Curriculum Vitæ. Informação pessoal. José Carlos de Almeida Gouveia Lello. Educação e formação. Experiência profissional. Nome

Curriculum Vitæ. Informação pessoal. José Carlos de Almeida Gouveia Lello. Educação e formação. Experiência profissional. Nome Curriculum Vitæ Informação pessoal Nome Nacionalidade Portuguesa Data de nascimento 04 Novembro 1958 Educação e formação Classificação Classificação Classificação Experiência profissional Tipo de empresa

Leia mais

Daniel Carreira Filho Walter Roberto Correia (Organizadores) EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: docência e cotidiano

Daniel Carreira Filho Walter Roberto Correia (Organizadores) EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: docência e cotidiano Daniel Carreira Filho Walter Roberto Correia (Organizadores) EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: docência e cotidiano EDITORA CRV Curitiba Brasil 2010 APRESENTAÇÃO com o âmbito da Educação Física Escolar. O cenário

Leia mais

TABELA DE REFERÊNCIA DE HONORÁRIOS PROFISSIONAIS FUNDAÇÕES E OBRAS DA TERRA APROVADA NA ASSEMBLÉIA DO DIA 29 DE AGOSTO DE 2014.

TABELA DE REFERÊNCIA DE HONORÁRIOS PROFISSIONAIS FUNDAÇÕES E OBRAS DA TERRA APROVADA NA ASSEMBLÉIA DO DIA 29 DE AGOSTO DE 2014. TABELA DE REFERÊNCIA DE HONORÁRIOS PROFISSIONAIS FUNDAÇÕES E OBRAS DA TERRA APROVADA NA ASSEMBLÉIA DO DIA 29 DE AGOSTO DE 2014. Maria Clarice de Oliveira Rabelo Moreno. Presidente CEAL Biênio 2013/2014.

Leia mais

ANEXO CAMPUS II. Instituto de Ciências Sociais Aplicadas - ICSA. RS 239, nº 2755 - Novo Hamburgo - RS - CEP: 93352 000. Telefone :(0xx51) 3586-8800

ANEXO CAMPUS II. Instituto de Ciências Sociais Aplicadas - ICSA. RS 239, nº 2755 - Novo Hamburgo - RS - CEP: 93352 000. Telefone :(0xx51) 3586-8800 ANEXO CAMPUS II Instituto de Ciências Sociais Aplicadas - ICSA Núcleo de Prática Jurídica Processo Civil 12h Teoria Geral do Processo Temas atuais de Processual Graduado e Mestre em. Processo Civil. Rodrigo

Leia mais

LISTA DOS CURSOS DE MESTRADO AVALIADOS PELA CAPES NO PARANÁ Cursos novos que ainda não possuem nota não constam na lista

LISTA DOS CURSOS DE MESTRADO AVALIADOS PELA CAPES NO PARANÁ Cursos novos que ainda não possuem nota não constam na lista LISTA DOS CURSOS DE MESTRADO AVALIADOS PELA CAPES NO PARANÁ Cursos novos que ainda não possuem nota não constam na lista INSTITUIÇÃO CURSO NOTA DA CAPES CENTRO UNIVERSITÁRIO CAMPOS DE ANDRADE (UNIANDRADE)

Leia mais

Coordenadora do Curso: Profa. Maria de Jesus de Britto Leite Dzelme

Coordenadora do Curso: Profa. Maria de Jesus de Britto Leite Dzelme UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO UFPE CENTRO DE ARTES E COMUNICAÇÃO - CAC CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO Coordenadora do Curso: Profa. Maria de Jesus de Britto Leite Dzelme IDENTIFICAÇÃO DO CURSO 1.

Leia mais

DOCUMENTO DE PROVIDÊNCIAS AUDIÊNCIA PÚBLICA: COPA DO MUNDO DE 2014 EM CURITIBA E A UTILIZAÇÃO DO POTENCIAL CONSTRUTIVO

DOCUMENTO DE PROVIDÊNCIAS AUDIÊNCIA PÚBLICA: COPA DO MUNDO DE 2014 EM CURITIBA E A UTILIZAÇÃO DO POTENCIAL CONSTRUTIVO DOCUMENTO DE PROVIDÊNCIAS AUDIÊNCIA PÚBLICA: COPA DO MUNDO DE 2014 EM CURITIBA E A UTILIZAÇÃO DO POTENCIAL CONSTRUTIVO AS ENTIDADES E MOVIMENTOS DA SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA PRESENTES NA AUDIÊNCIA PÚBLICA

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 6, DE 2 DE FEVEREIRO DE 2006 1

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 6, DE 2 DE FEVEREIRO DE 2006 1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 6, DE 2 DE FEVEREIRO DE 2006 1 Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Arquitetura

Leia mais

26/08/2015. A Engenharia Consultiva e o papel do Engenheiro Consultor. José Afonso Pereira Vitório Engenheiro Civil, Doutor em Estruturas

26/08/2015. A Engenharia Consultiva e o papel do Engenheiro Consultor. José Afonso Pereira Vitório Engenheiro Civil, Doutor em Estruturas A Engenharia Consultiva e o papel do Engenheiro Consultor José Afonso Pereira Vitório Engenheiro Civil, Doutor em Estruturas Vice-presidente de Ciência e Tecnologia do SINAENCO-PE Sócio de Vitório & Melo

Leia mais

Avaliação Institucional 2005-2. Faculdade de Jussara. Pós-Graduação

Avaliação Institucional 2005-2. Faculdade de Jussara. Pós-Graduação Graduação ITEM: As carteiras das salas de aula são adequadas. 88,2% Graduação ITEM: As instalações do laboratório de informática são adequadas. Graduação ITEM: As instalações da biblioteca são adequadas.

Leia mais

Não dá direito ao Registro no CRQ

Não dá direito ao Registro no CRQ Instituição Curso Situação Apogeu - CEPC - Centro Educação Tecnológica Cascavel Técnica Ambiental Ênfase em Águas e Resíduos CEEP Centro de Educação Profissional de Curitiba Técnico em Química Industrial

Leia mais

Organização. Universidade Estadual do Oeste do Paraná UNIOESTE Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Organização. Universidade Estadual do Oeste do Paraná UNIOESTE Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR FOZ DO IGUAÇU O Destino certo para o sucesso do V SBSE! Organização Universidade Estadual do Oeste do Paraná UNIOESTE Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR Comitê organizador local Carlos

Leia mais