Programa de Residência Médica RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM. Comissão de Residência Médica COREME

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Programa de Residência Médica RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM. Comissão de Residência Médica COREME"

Transcrição

1 Programa de Residência Médica RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM Comissão de Residência Médica COREME

2 A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência integrada a pacientes com câncer, formar profissionais especialistas e disseminar o conhecimento em oncologia, a partir da criação, em 1934, da Associação Paulista de Combate ao Câncer (APCC), se concretiza e evolui a cada ano. Essa iniciativa deu origem, em 1953, ao Hospital do Câncer, fruto da mobilização da população de São Paulo, incentivada pelo casal Antônio e Carmem Prudente, em torno da construção do primeiro hospital na cidade voltado ao tratamento do câncer. Historicamente, a evolução assistencial da Instituição, sob liderança de seus profissionais, é marcante. A formação de especialistas e a disseminação do conhecimento científico também estão na essência do A.C.Camargo. No ano de sua fundação, instituiu o primeiro e maior Programa de Residência Médica em Oncologia do País, com mais de mil especialistas formados ao longo de seis décadas. Seu Programa de Pós-graduação, iniciado em 1997, foi o primeiro em uma instituição hospitalar privada, não vinculada a uma universidade. No âmbito da pesquisa, o papel fundamental está concentrado na geração de conhecimento em oncologia, refletido em projetos iniciados já em 1983, quando a Instituição foi escolhida para sediar o Instituto Ludwig de Pesquisa sobre o Câncer, sob a liderança do Prof. Dr. Ricardo Brentani. O A.C.Camargo Cancer Center concentra em um só lugar o diagnóstico, o tratamento, o ensino e a pesquisa, assim como as iniciativas para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer. Exemplo dessa integração, a Instituição é referência na geração de conhecimento em oncologia, que pode ser aplicado na prática clínica ou em novas tecnologias diagnósticas, como em condutas terapêuticas mais eficazes e custo-efetivas. Sustentada por evidências científicas, a assistência oncológica multidisciplinar permite tratamentos personalizados, com um olhar continuado e amplo para o paciente e com foco na resolução de cada caso. Nesse modelo de assistência oferecido, não só as necessidades e a segurança dos pacientes são prioritárias, mas também a humanização, o cuidado e o respeito. Mais de 5 mil profissionais, entre colaboradores, médicos e equipe multiprofissional especializada, compartilham, com orgulho, o propósito de combater o câncer e vivenciam os valores cultivados ao longo das décadas de existência que permanecem na cultura da Instituição.

3 Programa de Residência Médica RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM Instituída pelo Decreto nº , de 5 de setembro de 1977, a Residência Médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, sob a forma de curso de especialização. Funciona em instituições de saúde, sob a orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional, sendo considerada o padrão ouro da especialização médica. O mesmo decreto criou a Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM). O Programa de Residência Médica, cumprido integralmente dentro de uma determinada especialidade, confere ao médico residente o Título de Especialista. A expressão Residência Médica só pode ser empregada para programas que sejam credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica. Coordenador Geral da Residência Médica: Dr. Samuel Aguiar Júnior Comissão de Residência Médica: COREME A.C.CAMARGO CANCER CENTER Informações: eccb@accamargo.org.br Fone: (11)

4 Programa de Residência Médica RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM Perfil Egresso: Ao final dos três anos de treinamento, o médico deverá ter adquirido formação especializada em Radiologia e Diagnóstico por Imagem com domínio teórico e desenvolvimento de habilidades em: 1. Ciências básicas aplicadas à Radiologia, incluindo bases físicas da formação de imagens em todas as modalidades de exames de imagem; sistemas informatizados de arquivamento de imagens (PACS Picture Arquiving Computer Systems) e sistemas de informações hospitalares e radiológicas; controle de qualidade, proteção contra radiação, física da radiação e biologia da radiação; farmacologia e aplicação de meios de contraste. 2. Domínio teórico e desenvolvimento de habilidades em todas as modalidades de exames de imagem Radiologia geral e contrastada; Ultrassonografia; Mamografia; Densitometria óssea; Tomografia computadorizada e Ressonância Magnética. 3. Conhecimento dos princípios básicos e principais indicações dos exames de Medicina Nuclear. 4. Conhecimentos específicos nas diversas áreas clínicas da Radiologia (sistema gastrintestinal, tórax e sistema cardiovascular, sistema musculoesquelético, sistema nervoso central, cabeça e pescoço e pediatria), permitindo o reconhecimento e descrição adequada dos sinais radiológicos. 5. Treinamento em técnicas básicas da radiologia intervencionista. 6. Conhecimento dos princípios de metodologia científica, preparo e análise crítica de artigos científicos.

5 Competências do Egresso: 1.Realização de exames nas diversas técnicas de imagem. 2.Interpretação dos exames de imagem e realização de relatório com uso adequado da terminologia radiológica. 3.Discussão dos achados radiológicos das modalidades de Imagem, valorizando o contexto clínico multidisciplinar. 4.Domínio das indicações e habilidade técnica para realização de procedimentos básicos da Radiologia Intervencionista. O Programa de Radiologia e Diagnóstico por Imagem é desenvolvido de acordo com a Resolução CNRM do MEC nº 02 de 17 de maio de Objetivos gerais: Desenvolver o conhecimento e a prática na área da Radiologia e Diagnóstico por Imagem para atuar na pesquisa, no ensino e na realização e análise de exames radiológicos em pacientes portadores de patologias benignas e neoplasias malignas. Objetivos específicos: Conhecer as principais políticas nacionais de controle de câncer. Manipular os aparelhos para a realização dos exames (radiologia convencional, ultrassonografia, tomografia computadorizada, ressonância magnética e densitometria óssea). Conhecer as indicações dos exames. Conhecer as diferentes técnicas de exame para orientação ou realização. Acompanhar, emitir e rever os laudos dos exames. Atuar com visão multidisciplinar, promovendo atenção integral ao paciente.

6 Programa de Aperfeiçoamento RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM Pré-requisito: Graduação em Medicina em instituição reconhecida pelo MEC. Carga horária total: horas, sendo distribuídas em 60h semanais. Duração do Programa: Três anos. Primeiro ano do Programa O 1º ano é realizado em forma de rodízio nos seguintes setores do Departamento de Imagem: Radiologia Geral e Contrastada (3 meses) Mamografia (1 mês) Tomografia Computadorizada (2 meses) Ultrassom (4 meses) Medicina Nuclear (1 mês)

7 Todas as atividades desenvolvidas no programa são supervisionadas pelos preceptores do programa. Atividades Práticas Setor de Mamografia: Acompanhamento dos exames simples. Realização de anamnese e exame físico nos pacientes. Controle de qualidade de filmes. Elaboração de relatório sob supervisão direta dos preceptores do setor. Setor de Medicina Nuclear: Acompanhamento de exames e elaboração de laudos de PET/CT e Cintilografias em Oncologia e nas demais áreas clínicas sob supervisão direta dos preceptores do setor. Setor de Radiologia Geral e Contrastada: Realização de exames contrastados (EED, deglutogramas, trânsito intestinal, enema opaco, dacriocistografia, urografia excretora, uretrocistografia, colecistografia endovenosa etc, além dos relatórios de todos os exames. Orientação de posicionamento e técnicas na realização de exames simples (Raio-X de Tórax, ossos, planigrafia etc.) sob supervisão direta dos preceptores do setor. Setor de Tomografia Computadorizada: Orientação de posicionamento e técnicas na realização de exames de tomografia. Definição dos protocolos de exame e prescrição de meios de contraste. Realização de relatórios dos exames: crânio, pescoço, tórax, abdome, pelve, membros etc, sob supervisão direta dos preceptores do setor.

8 Setor de Ultrassom: Realização de exames de medicina interna (abdome total, tórax, próstata, vias urinárias) e especializados (mama, região cervical, tireoide, ginecológico, musculoesquelético, doppler de vasos profundos e periféricos) sob supervisão direta dos preceptores do setor. Atividades Teóricas Programa Teórico em Radiologia Temas Básicos: Reunião semanal de departamento com apresentação de aulas temáticas nos primeiros três meses de residência, sendo obrigatória para os residentes do 1º ano. Duração de 1h. Discussão de artigos/casos clínicos Reunião Científica do Departamento de Imagem: Reunião semanal de departamento com apresentação de artigos e aulas temáticas e discussão de casos clínicos, com presença obrigatória para todos os residentes do Departamento. Duração de 1h. Curso de Cancerologia: Curso teórico ministrado às quintas-feiras, com presença obrigatória para todos os residentes. Duração de 1h. Reunião Científica Multidisciplinar da Pós-Graduação: Palestras: Convidados internos e externos apresentam temas relacionados às políticas públicas de saúde e ao Sistema Único de Saúde. Apresentação de pesquisas: Como A.C.Camargo possui programa de Pós-Graduação em Stricto-Sensu, os alunos de mestrado e doutorado apresentam o andamento de suas pesquisas. Programa de Treinamento para a Prova Anual do CBR (Colégio Brasileiro de Radiologia): Reunião com discussão de questões e temas para treinamento preparatório para a prova da especialidade. Ocorre nos últimos três meses do ano letivo, semanalmente, com duração de 1h. Reunião Clínica Multidisciplinar (Tumor Board) das especialidades: Reuniões semanais multidisciplinares e multidepartamentais para discussão de casos clínicos, decisão de condutas terapêuticas e protocolos de atendimento em diversas especialidades oncológicas (Abdome, Pelve, Cabeça e Pescoço, Tórax etc). Com participação formal de médicos titulares do Departamento de Imagem. Duração de 1 hora.

9 Reunião de Pesquisa do Departamento de Imagem: Reunião mensal do departamento de Imagem com aulas temáticas relacionadas ao processo de pesquisa científica Discussão de propostas para projetos de pesquisa departamentais Elaboração de trabalhos científicos para congressos médicos e redação de artigos científicos. É liderada pelo Coordenador de Pesquisa e Trabalhos Científicos do departamento e conta com a participação de médicos titulares e residentes, biomédicos e enfermeiros. Duração de 1h. Segundo ano do Programa O 2º ano é realizado em forma de rodízio nos seguintes setores do Departamento de Imagem: Mamografia (três meses) Radiologia Geral e Contrastada / Densitometria Óssea (dois meses) Tomografia Computadorizada (três meses) Ultrassom (dois meses) Ressonância Magnética (um mês) Atividades Práticas Setor de Mamografia: Acompanhamento dos exames simples. Realização de anamnese e exame físico nas pacientes. Controle de qualidade de filmes. Elaboração de relatório. Realização de biópsias percutâneas e técnicas de localização pré-operatória com agulhamento, ROLL e linfonodo sentinela em lesões não palpáveis. Acompanhamento da liberação dos laudos de Ressonância Magnética de Mamas sob supervisão direta dos preceptores do setor.

10 Setor de Radiologia Geral e Contrastada: Realização de exames contrastados (EED, deglutogramas, trânsito intestinal, enema opaco, dacriocistografia, urografia excretora, uretrocistografia, colecistografia endovenosa etc.) e os relatórios de todos os exames. Orientação de posicionamento e técnicas na realização de exames simples (Raio-X de Tórax, ossos, planigrafia etc.) sob supervisão direta dos preceptores do setor. Setor de Densitometria Óssea: Orientação de posicionamento, programação e realização dos exames. Elaboração de relatórios dos exames sob supervisão direta dos preceptores do setor. Setor de Tomografia Computadorizada: Orientação de posicionamento e técnicas na realização de exames de tomografia. Definição dos protocolos de exame e prescrição de meios de contraste. Realização de relatórios dos exames: crânio, pescoço, tórax, abdome, pelve, membros etc sobb supervisão direta dos preceptores do setor. Setor de Ultrassom: Realização de exames de medicina interna (abdome total, tórax, próstata, vias urinárias), especializados (mama, região cervical, tireoide, ginecológico, músculo-esquelético, doppler de vasos profundos e periféricos) e exames de urgência e emergência sob supervisão direta dos preceptores do setor. Setor de Ressonância Magnética: Orientação de posicionamento e liberação de protocolos de exames de ressonância, realização de relatórios de exames gerais sob supervisão direta dos preceptores do setor. Atividades Teóricas Discussão de artigos/casos clínicos Reunião Científica do Departamento de Imagem: Reunião semanal de departamento com apresentação de artigos e aulas temáticas e discussão de casos clínicos com presença obrigatória para todos os residentes do Departamento. Duração de 1h.

11 Curso de Cancerologia: Curso teórico ministrado às quintas-feiras com presença obrigatória para todos os residentes. Duração de 1h. Reunião Cientifica Multidisciplinar da Pós-Graduação: Palestras: Convidados internos e externos apresentam temas relacionados às políticas públicas de saúde e ao Sistema Único de Saúde. Apresentação de pesquisas: Como o A.C.Camargo possui programa de Pós-Graduação em Stricto-Sensu, os alunos de mestrado e doutorado apresentam o andamento de suas pesquisas. Programa de Treinamento para a Prova Anual do CBR (Colégio Brasileiro de Radiologia): Reunião com discussão de questões e temas para treinamento preparatório para a prova da especialidade. Ocorre nos últimos três meses do ano letivo, semanalmente, com duração de 1 hora. Reunião Clínica Multidisciplinar (Tumor Board) das especialidades: Reuniões semanais multidisciplinares e multidepartamentais para discussão de casos clínicos, decisão de condutas terapêuticas e protocolos de atendimento em diversas especialidades oncológicas (Abdome, Pelve, Cabeça e Pescoço, Tórax etc). Com participação formal de médicos titulares do Departamento de Imagem. Duração de 1h. Reunião de Pesquisa do Departamento de Imagem: Reunião mensal do departamento de Imagem com aulas temáticas relacionadas ao processo de pesquisa científica. Discussão de propostas para projetos de pesquisa departamentais. Elaboração de trabalhos científicos para congressos médicos e redação de artigos científicos. É liderada pelo Coordenador de Pesquisa e Trabalhos Científicos do departamento e conta com a participação de médicos titulares e residentes, biomédicos e enfermeiros. Duração de 1h.

12 Terceiro ano do Programa Tomografia Computadorizada (02 meses) Ultrassom (02 meses) Ressonância Magnética (04 meses) Radiologia Intervencionista guiada por US (01 mês) Radiologia Intervencionista guiada por TC (01 mês) Estágio Opcional (01 mês) Atividades Práticas Setor de Tomografia Computadorizada: Orientação de posicionamento e técnicas na realização de exames de tomografia. Definição dos protocolos de exame e prescrição de meios de contraste. Realização de relatórios dos exames: crânio, pescoço, tórax, abdome, pelve, membros etc, sob supervisão direta dos preceptores do setor. Setor de Ultrassom Realização de exames de medicina interna (abdome total, tórax, próstata, vias urinárias), especializados (mama, região cervical, tireoide, ginecológico, músculo-esquelético, doppler de vasos profundos e periféricos), exames de urgência e emergência e exames intra-operatórios, sob supervisão direta dos preceptores do setor. Setor de Ressonância Magnética Orientação de posicionamento e liberação de protocolos de exames de ressonância e realização de relatórios de exames gerais e especializados (angiorressonância, espectroscopias, perfusão, etc) sob supervisão direta dos preceptores do setor. Radiologia Intervencionista Acompanhamento de procedimentos avançados de radiologia intervencionista guiados por US ou TC, tais como drenagens, nefrostomias, técnicas ablativas etc.

13 Realização de procedimentos básicos de radiologia intervencionista guiados por US ou TC, tais como biopsias, técnicas de localização préoperatória, paracentese, toracocentese, etc sob supervisão direta dos preceptores do setor. Atividades Teóricas Discussão de artigos/casos clínicos Reunião Científica do Depto. Imagem: Reunião semanal de departamento com apresentação de artigos e aulas temáticas e discussão de casos clínicos, com presença obrigatória para todos os residentes do Departamento. Duração de 01 hora. Curso de Cancerologia Curso teórico ministrado às quintas-feiras com presença obrigatória de todos os residentes. Duração de 01 hora. Reunião Cientifica Multidisciplinar da Pós-Graduação Palestras: Convidados internos e externos apresentam temas relacionados às políticas públicas de saúde e ao Sistema Único de Saúde. Apresentação de pesquisas: Como o A.C.Camargo possui programa de Pós-Graduação em Stricto-Sensu, os alunos de mestrado e doutorado apresentam o andamento de suas pesquisas. Programa de Treinamento para a Prova Anual do CBR (Colégio Brasileiro de Radiologia) Reunião com discussão de questões e temas para treinamento preparatório para a prova da especialidade. Ocorre nos últimos 03 meses do ano letivo, semanalmente, com duração de 1 hora. Reunião Clínica Multidisciplinar (Tumor Board) das especialidades Reuniões semanais multidisciplinares e multidepartamentais para discussão de casos clínicos, decisão de condutas terapêuticas e protocolos de atendimento em diversas especialidades oncológicas (Abdome, Pelve, Cabeça e Pescoço, Tórax etc) com participação formal de médicos titulares do Departamento de Imagem. Duração de 1 hora. Reunião de Pesquisa do Departamento de Imagem Reunião mensal do departamento de Image, com aulas temáticas relacionadas ao processo de pesquisa científica.

14 Discussão de propostas para projetos de pesquisa departamentais Elaboração de trabalhos científicos para congressos médicos e redação de artigos científicos. Liderada pelo Coordenador de Pesquisa e Trabalhos Científicos do departamento conta com a participação de médicos titulares e residentes, biomédicos e enfermeiros. Duração de 1 hora. Metodologia de Avaliação do médico residente: Notas e critérios de aprovação A média anual obtida pelo residente deverá ser maior ou igual a 7,0 (sete) para a sua aprovação e consequente promoção para o ano seguinte do programa. Nos casos em que a média anual obtida encontrar-se entre 5,0 e 6,9 o residente deverá ser submetido a uma nova avaliação elaborada pelo departamento e deverá obter média igual ou superior a 7,0 (sete) para ser aprovado. A obtenção de média anual inferior a 5,0 (cinco) resultará no desligamento do programa de residência por insuficiência de nota. Indicadores São considerados indicadores do programa: Fichas de avaliação trimestrais preenchidas na reunião didática da coordenação do programa pelos Médicos Titulares Docentes. Lista de frequência das reuniões semanais do Departamento. Lista de frequência do Curso Continuado de Cancerologia. Relatório de exames observados pelo residente, obtido via eletrônica - PACS-RIS. Provas anuais realizadas e suas respectivas notas. Participação nas Reuniões Clínicas Multidisciplinares (Tumor Board). Participação na Reunião de Pesquisa do Departamento de Imagem com envolvimento em projetos de pesquisa e elaboração de trabalhos científicos.

15 Certificado: O certificado será concedido aos médicos residentes que cumprirem os requisitos de frequência e aproveitamento (Media: 7,0). Os programas de Residência Médica do A.C.Camargo Cancer Center são reconhecidos pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM).

16 Corpo Docente/ Preceptores: Diretor do Departamento de Imagem do A. C. Camargo Cancer Center Dr. Rubens Chojniak Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina do ABC e Mestrado e Doutorado pelo Curso de Pós-Graduação em Oncologia no A.C.Camargo Cancer Center. Conta com títulos de Especialista em Ultrassonografia e Radiodiagnóstico pelo Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem e pela Associação Médica Brasileira. Programa de Aperfeiçoamento RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM

17 Coordenadora do Programa de Residência Médica: Radiologia e Diagnóstico por Imagem Dra. Elvira Ferreira Marques Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina de Jundiaí (1977), Residência Médica em Radiologia e Diagnóstico por Imagem A.C.Camargo (1980). Supervisores do Programa de Residência Médica: Radiologia e Diagnóstico por Imagem Dra. Miriam Rosalina Brites Poli Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina de Jundiaí (1989), Residência Médica em Medicina Geral e Comunitária pela Faculdade de Medicina de Jundiaí (1991) e em Radiologia e Diagnóstico por Imagem pelo A.C.Camargo (1994). Dra. Maria Fernanda Arruda Almeida Possui graduação em Medicina pela Universidade Estadual de Montes Claros (2007), Residência Médica em Radiologia e Diagnóstico por Imagem no A.C.Camargo (2012) e Residência Médica Nível 4 em Imagem em Oncologia com concentração na área de Radiologia Intervencionista Percutânea no A.C.Camargo (2013). Possui Doutorado em Oncologia pelo A.C.Camargo (em curso). Docentes: Dr. Alex Dias de Oliveira Dr. Almir Galvão Vieira Bitencourt Dr. André Costa Cardoso Franco Dra. Andréa Maria Barbosa e Silva Dr. Benjamim Carneiro Rodrigues Dra. Camila Silva Boaventura Dra. Camila Souza Guatelli Dr. Carlos Marcelo Gonçalves Dr. Chiang Jeng Tyng Dra. Cristiane Maschietto Elias de Almeida Dr. Cristiano Matsumoto Senaga

18 Dr. Daniel Bernal Soto Dr. Eduardo Nóbrega Pereira Lima Dr. Fábio Menis Dra. Gislaine Cristina Lopes Machado Porto Dr. Gustavo Gomes Mendes Dr. Gustavo Ricardo Martins da Rocha Dra. Iris do Carmo da Costa Martinez Dra. Ivone do Carmo Gonçalves Torres Dr. Joel Rodrigo Beal Lusa Dr. José Eduardo Martins Barbosa Dra. Juliana Alves de Souza Dr. Júlio César Santin Dra. Liao Shin Yu Dra. Luciana Graziano Dr. Luiz Henrique de Oliveira Schiavon Dra. Marcela Pecora Cohen Dra. Marcelo Cavicchioli Dr. Marco Antonio Tannus Bueno Maia Dr. Marcos Duarte Guimarães Dr. Maurício Kauark Amoedo Dra. Paula Nicole Vieira Pinto Dr. Rafael Yoshitake Dra. Roberta Schlaucher Richa Menis Dr. Tjioe Tjia Min Dr. Wagner Santana Cerqueira Dr. Waldinai Pereira Ferreira

19 Programa de Aperfeiçoamento RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM Rua Professor Antônio Prudente, 211 Liberdade São Paulo/SP CEP (11)

Programa de Residência Médica RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM-R4. Comissão de Residência Médica COREME

Programa de Residência Médica RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM-R4. Comissão de Residência Médica COREME Programa de Residência Médica RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM-R4 Comissão de Residência Médica COREME Programa de Residência Médica RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM-NÍVEL 4 (R4) Instituída pelo

Leia mais

Programa de Aperfeiçoamento IMAGEM EM MAMA. Comissão de Residência Médica COREME

Programa de Aperfeiçoamento IMAGEM EM MAMA. Comissão de Residência Médica COREME Programa de Aperfeiçoamento IMAGEM EM MAMA Comissão de Residência Médica COREME A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência integrada a pacientes com câncer,

Leia mais

Programa de Residência Médica RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM-R4. Comissão de Residência Médica COREME

Programa de Residência Médica RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM-R4. Comissão de Residência Médica COREME Programa de Residência Médica RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM-R4 Comissão de Residência Médica COREME A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência integrada

Leia mais

Programa de Aperfeiçoamento RADIOLOGIA INTERVENCIONISTA PERCUTÂNEA. Comissão de Residência Médica COREME

Programa de Aperfeiçoamento RADIOLOGIA INTERVENCIONISTA PERCUTÂNEA. Comissão de Residência Médica COREME Programa de Aperfeiçoamento RADIOLOGIA INTERVENCIONISTA PERCUTÂNEA Comissão de Residência Médica COREME A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência integrada

Leia mais

Programa de Residência Médica MEDICINA INTENSIVA. Comissão de Residência Médica COREME

Programa de Residência Médica MEDICINA INTENSIVA. Comissão de Residência Médica COREME Programa de Comissão de COREME A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência integrada a pacientes com câncer, formar profissionais especialistas e disseminar

Leia mais

Programa de Residência Médica MEDICINA NUCLEAR. Comissão de Residência Médica COREME

Programa de Residência Médica MEDICINA NUCLEAR. Comissão de Residência Médica COREME Programa de Residência Médica MEDICINA NUCLEAR Comissão de Residência Médica COREME A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência integrada a pacientes com câncer,

Leia mais

Programa de Aperfeiçoamento UROLOGIA EM ONCOLOGIA. Comissão de Residência Médica COREME

Programa de Aperfeiçoamento UROLOGIA EM ONCOLOGIA. Comissão de Residência Médica COREME Programa de Comissão de Residência Médica COREME A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência integrada a pacientes com câncer, formar profissionais especialistas

Leia mais

Programa de Aperfeiçoamento CIRURGIA TORÁCICA EM ONCOLOGIA. Comissão de Residência Médica COREME

Programa de Aperfeiçoamento CIRURGIA TORÁCICA EM ONCOLOGIA. Comissão de Residência Médica COREME Programa de Comissão de Residência Médica COREME A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência integrada a pacientes com câncer, formar profissionais especialistas

Leia mais

Programa de Aperfeiçoamento ONCOLOGIA ORTOPÉDICA. Comissão de Residência Médica COREME

Programa de Aperfeiçoamento ONCOLOGIA ORTOPÉDICA. Comissão de Residência Médica COREME Comissão de Residência Médica COREME A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência integrada a pacientes com câncer, formar profissionais especialistas e disseminar

Leia mais

ONCOLOGIA ORTOPÉDICA

ONCOLOGIA ORTOPÉDICA Programa de Capacitação Profissional ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: Comissão de Residência Médica COREME A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência integrada a pacientes

Leia mais

Programa de Aperfeiçoamento MASTOLOGIA. Comissão de Residência Médica COREME

Programa de Aperfeiçoamento MASTOLOGIA. Comissão de Residência Médica COREME Comissão de Residência Médica COREME A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência integrada a pacientes com câncer, formar profissionais especialistas e disseminar

Leia mais

Programa de Residência Médica CANCEROLOGIA PEDIÁTRICA. Comissão de Residência Médica COREME

Programa de Residência Médica CANCEROLOGIA PEDIÁTRICA. Comissão de Residência Médica COREME Programa de Residência Médica CANCEROLOGIA PEDIÁTRICA Comissão de Residência Médica COREME A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência integrada a pacientes

Leia mais

Programa de Residência Médica RADIOLOGIA INTERVENCIONISTA E ANGIORRADIOLOGIA. Comissão de Residência Médica COREME

Programa de Residência Médica RADIOLOGIA INTERVENCIONISTA E ANGIORRADIOLOGIA. Comissão de Residência Médica COREME Programa de Residência Médica RADIOLOGIA INTERVENCIONISTA E ANGIORRADIOLOGIA Comissão de Residência Médica COREME A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência

Leia mais

Programa de Aperfeiçoamento MICROCIRURGIA RECONSTRUTIVA. Comissão de Residência Médica COREME

Programa de Aperfeiçoamento MICROCIRURGIA RECONSTRUTIVA. Comissão de Residência Médica COREME Programa de Comissão de Residência Médica COREME A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência integrada a pacientes com câncer, formar profissionais especialistas

Leia mais

Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia ESTOMATOLOGIA. Comissão de Residência Multiprofissional - COREMU

Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia ESTOMATOLOGIA. Comissão de Residência Multiprofissional - COREMU Programa de Residência Comissão de Residência - COREMU A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência integrada a pacientes com câncer, formar profissionais especialistas

Leia mais

Programa de Residência Médica TRANSPLANTE DE MEDULA ÓSSEA-R3. Comissão de Residência Médica COREME

Programa de Residência Médica TRANSPLANTE DE MEDULA ÓSSEA-R3. Comissão de Residência Médica COREME Programa de Residência Médica TRANSPLANTE DE MEDULA ÓSSEA-R3 Comissão de Residência Médica COREME A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência integrada a pacientes

Leia mais

Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia FONOAUDIOLOGIA. Comissão de Residência Multiprofissional - COREMU

Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia FONOAUDIOLOGIA. Comissão de Residência Multiprofissional - COREMU Programa de Residência Comissão de Residência - COREMU A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência integrada a pacientes com câncer, formar profissionais especialistas

Leia mais

Programa de Residência Médica CANCEROLOGIA PEDIÁTRICA. Comissão de Residência Médica COREME

Programa de Residência Médica CANCEROLOGIA PEDIÁTRICA. Comissão de Residência Médica COREME Programa de Residência Médica CANCEROLOGIA PEDIÁTRICA Comissão de Residência Médica COREME Programa de Residência Médica CANCEROLOGIA PEDIÁTRICA Instituída pelo Decreto nº 80.281, de 5 de setembro de 1977,

Leia mais

Programa de Residência Médica CITOPATOLOGIA R4. Comissão de Residência Médica COREME

Programa de Residência Médica CITOPATOLOGIA R4. Comissão de Residência Médica COREME Programa de Residência Médica CITOPATOLOGIA R4 Comissão de Residência Médica COREME A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência integrada a pacientes com câncer,

Leia mais

Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia FÍSICA MÉDICA DA RADIOTERAPIA. Comissão de Residência Multiprofissional - COREMU

Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia FÍSICA MÉDICA DA RADIOTERAPIA. Comissão de Residência Multiprofissional - COREMU Programa de Residência Comissão de Residência - COREMU A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência integrada a pacientes com câncer, formar profissionais especialistas

Leia mais

Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia NUTRIÇÃO. Comissão de Residência Multiprofissional - COREMU

Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia NUTRIÇÃO. Comissão de Residência Multiprofissional - COREMU Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia NUTRIÇÃO Comissão de Residência Multiprofissional - COREMU A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência

Leia mais

Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia PSICOLOGIA. Comissão de Residência Multiprofissional - COREMU

Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia PSICOLOGIA. Comissão de Residência Multiprofissional - COREMU Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia PSICOLOGIA Comissão de Residência Multiprofissional - COREMU A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência

Leia mais

Programa de Aperfeiçoamento CIRURGIA DE BASE DO CRÂNIO. Comissão de Residência Médica COREME

Programa de Aperfeiçoamento CIRURGIA DE BASE DO CRÂNIO. Comissão de Residência Médica COREME Programa de Comissão de Residência Médica COREME A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência integrada a pacientes com câncer, formar profissionais especialistas

Leia mais

Programa de Capacitação Profissional para Médicos Estrangeiros ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: ONCOLOGIA CITOPATOLOGIA R4. Comissão de Residência Médica COREME

Programa de Capacitação Profissional para Médicos Estrangeiros ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: ONCOLOGIA CITOPATOLOGIA R4. Comissão de Residência Médica COREME Programa de ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: ONCOLOGIA Comissão de Residência Médica COREME A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência integrada a pacientes com câncer,

Leia mais

Programa de Residência Médica ENDOSCOPIA. Comissão de Residência Médica COREME

Programa de Residência Médica ENDOSCOPIA. Comissão de Residência Médica COREME Programa de Residência Médica ENDOSCOPIA Comissão de Residência Médica COREME A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência integrada a pacientes com câncer, formar

Leia mais

Programa de Residência Médica PATOLOGIA. Comissão de Residência Médica COREME

Programa de Residência Médica PATOLOGIA. Comissão de Residência Médica COREME Programa de Residência Médica PATOLOGIA Comissão de Residência Médica COREME A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência integrada a pacientes com câncer, formar

Leia mais

Programa de Residência Médica CIRURGIA DE CABEÇA E PESCOÇO. Comissão de Residência Médica COREME

Programa de Residência Médica CIRURGIA DE CABEÇA E PESCOÇO. Comissão de Residência Médica COREME Programa de Residência Médica CIRURGIA DE CABEÇA E PESCOÇO Comissão de Residência Médica COREME A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência integrada a pacientes

Leia mais

Programa de Capacitação Profissional para Médicos Estrangeiros ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: ONCOLOGIA PATOLOGIA. Comissão de Residência Médica COREME

Programa de Capacitação Profissional para Médicos Estrangeiros ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: ONCOLOGIA PATOLOGIA. Comissão de Residência Médica COREME Programa de Capacitação Profissional para Médicos Estrangeiros ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: ONCOLOGIA PATOLOGIA Comissão de Residência Médica COREME A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente

Leia mais

CIRURGIA DE CABEÇA E PESCOÇO

CIRURGIA DE CABEÇA E PESCOÇO Programa de Capacitação Profissional para Médicos Estrangeiros ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: ONCOLOGIA CIRURGIA DE CABEÇA E PESCOÇO Comissão de Residência Médica COREME A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof.

Leia mais

Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia PSICOLOGIA. Comissão de Residência Multiprofissional - COREMU

Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia PSICOLOGIA. Comissão de Residência Multiprofissional - COREMU Programa de Residência Comissão de Residência - COREMU Programa de Residência As Residências Multiprofissionais na área de saúde, criadas a partir da promulgação da Lei n 11.129 de 2005, são orientadas

Leia mais

Programa de Residência Médica RADIOTERAPIA. Comissão de Residência Médica COREME

Programa de Residência Médica RADIOTERAPIA. Comissão de Residência Médica COREME Programa de Residência Médica RADIOTERAPIA Comissão de Residência Médica COREME A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência integrada a pacientes com câncer,

Leia mais

Residência médica em Radiologia e Diagnóstico por Imagem - HCFMRP-USP Introdução e breve história

Residência médica em Radiologia e Diagnóstico por Imagem - HCFMRP-USP Introdução e breve história Residência médica em Radiologia e Diagnóstico por Imagem - HCFMRP-USP Introdução e breve história O programa de residência médica em Radiologia e Diagnóstico por Imagem (RDI) do Hospital das Clinicas da

Leia mais

Ultrassonografia. Caderno do Curso

Ultrassonografia. Caderno do Curso Ultrassonografia Caderno do Curso CADERNO DO CURSO Especialização Médica Ultrassonografia Reprodução autorizada pelo autor somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino, não sendo autorizada

Leia mais

Requisitos Mínimos para o Programa de Residência em Radiologia e Diagnóstico por Imagem

Requisitos Mínimos para o Programa de Residência em Radiologia e Diagnóstico por Imagem Requisitos Mínimos para o Programa de Residência em Radiologia e Diagnóstico por Imagem 1/9 (DE ACORDO COM: REQUISITOS MÍNIMOS DOS PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA MÉDICA RECOMENDADOS PELA CNRM) 1 Especialidade

Leia mais

ESPECIALIZAÇÃO MÉDICA ULTRASSONOGRAFIA II

ESPECIALIZAÇÃO MÉDICA ULTRASSONOGRAFIA II ESPECIALIZAÇÃO MÉDICA ULTRASSONOGRAFIA II CADERNO DO PROGRAMA 2018 ESPECIALIZAÇÃO MÉDICA ULTRASSONOGRAFIA II CADERNO DO PROGRAMA 2018 Reprodução autorizada pelo autor somente para uso privado de atividades

Leia mais

ESCOLA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE RADIOLOGIA

ESCOLA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE RADIOLOGIA ESCOLA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE RADIOLOGIA ESCOLA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE A Escola de Ciências da Saúde da Universidade Positivo é composta por 13 cursos que formam profissionais preparados para atuar nos mais

Leia mais

REQUISITOS MÍNIMOS DO PROGRAMA BÁSICO DO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM - RDDI

REQUISITOS MÍNIMOS DO PROGRAMA BÁSICO DO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM - RDDI REQUISITOS MÍNIMOS DO PROGRAMA BÁSICO DO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM - RDDI 1. Objetivo O campo do Diagnóstico por Imagem envolve, atualmente, uma variedade de técnicas

Leia mais

REQUISITOS MÍNIMOS DO PROGRAMA BÁSICO DO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO E FORMAÇÃO EM RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM

REQUISITOS MÍNIMOS DO PROGRAMA BÁSICO DO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO E FORMAÇÃO EM RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM 1. Objetivo REQUISITOS MÍNIMOS DO PROGRAMA BÁSICO DO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO E FORMAÇÃO EM RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM O campo do Diagnóstico por Imagem envolve, atualmente, uma variedade de técnicas

Leia mais

Programa de Residência Médica CANCEROLOGIA CLÍNICA. Comissão de Residência Médica COREME

Programa de Residência Médica CANCEROLOGIA CLÍNICA. Comissão de Residência Médica COREME Programa de Residência Médica CANCEROLOGIA CLÍNICA Comissão de Residência Médica COREME A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência integrada a pacientes com

Leia mais

INSTITUTO ESPERANÇA DE ENSINO SUPERIOR IESPES Recredenciado pela Portaria MEC nº 291 de 23/03/2015, publicada no DOU de 24/03/2015

INSTITUTO ESPERANÇA DE ENSINO SUPERIOR IESPES Recredenciado pela Portaria MEC nº 291 de 23/03/2015, publicada no DOU de 24/03/2015 INSTITUTO ESPERANÇA DE ENSINO SUPERIOR IESPES Recredenciado pela Portaria MEC nº 291 de 23/03/2015, publicada no DOU de 24/03/2015 CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM RADIOLOGIA 2018 ATOS REGULATÓRIOS Curso

Leia mais

PEDIATRIA - CAMPINAS PLANO DE CURSO

PEDIATRIA - CAMPINAS PLANO DE CURSO PEDIATRIA - CAMPINAS PLANO DE CURSO DADOS GERAIS: 1. NOME DO PROGRAMA: Residência em Pediatria 2. DURAÇÃO: 3 (três) anos 3. PRÉ-REQUISITOS: Graduação em Medicina 4. CARGA HORÁRIA: 60 horas semanais 5.

Leia mais

Ministério da Educação INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 304, DE 8 DE JUNHO DE 2016

Ministério da Educação INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 304, DE 8 DE JUNHO DE 2016 Ministério da Educação INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 304, DE 8 DE JUNHO DE 2016 A PRESIDENTE DO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS

Leia mais

ESPECIALIZAÇÃO MÉDICA PET/CT E SPECT/CT

ESPECIALIZAÇÃO MÉDICA PET/CT E SPECT/CT ESPECIALIZAÇÃO MÉDICA PET/CT E SPECT/CT CADERNO DO PROGRAMA 2018 ESPECIALIZAÇÃO MÉDICA PET/CT E SPECT/CT CADERNO DO PROGRAMA 2018 Reprodução autorizada pelo autor somente para uso privado de atividades

Leia mais

ARNALDO BARBOSA DE LIMA JÚNIOR Presidente da Comissão

ARNALDO BARBOSA DE LIMA JÚNIOR Presidente da Comissão RESOLUÇÃO Nº 23, DE 16 DE ABRIL DE 2019 Aprova a matriz de competências dos Programas de Residência Médica em Radioterapia no Brasil. A COMISSÃO NACIONAL DE RESIDÊNCIA MÉDICA (CNRM), no uso das atribuições

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 26, DE 22 DE ABRIL DE 2019

RESOLUÇÃO Nº 26, DE 22 DE ABRIL DE 2019 RESOLUÇÃO Nº 26, DE 22 DE ABRIL DE 2019 Aprova a matriz de competências dos Programas de Residência Médica na Área de Atuação em Neurorradiologia. A COMISSÃO NACIONAL DE RESIDÊNCIA MÉDICA (CNRM), no uso

Leia mais

Pesquisadores e Colaboradores

Pesquisadores e Colaboradores Pesquisadores e Colaboradores Serviço de Radiologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) Serviço de Física Médica e Proteção Radiológica do HCPA Serviço de Medicina Nuclear Colaboradores e Pesquisadores

Leia mais

Relatório de Dados do Processo

Relatório de Dados do Processo Relatório de Dados do Processo Dados da Instituição Instituição: COMPLEXO HOSPITALAR UNIVERSITÁRIO PROF EDGARD UF Instituição: BA Tipo do Processo: Recredenciamento Tipo do Programa ESPECIALIDADE Resolução:

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTADO DA ARTE EM DIAGNÓSTICO POR IMAGEM

Leia mais

A N E X O III A T R I B U I Ç Õ E S

A N E X O III A T R I B U I Ç Õ E S A N E X O III A T R I B U I Ç Õ E S MÉDICO CIRURGIÃO VASCULAR Realizar procedimentos diagnósticos e terapêuticos, inclusive em Hemodinâmica; Prescrever e ministrar tratamento para as diversas afecções

Leia mais

INSTITUTO ESPERANÇA DE ENSINO SUPERIOR IESPES Recredenciado pela Portaria MEC nº 291 de 23/03/2015, publicada no DOU de 24/03/2015

INSTITUTO ESPERANÇA DE ENSINO SUPERIOR IESPES Recredenciado pela Portaria MEC nº 291 de 23/03/2015, publicada no DOU de 24/03/2015 INSTITUTO ESPERANÇA DE ENSINO SUPERIOR IESPES Recredenciado pela Portaria MEC nº 291 de 23/03/2015, publicada no DOU de 24/03/2015 ATOS REGULATÓRIOS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM RADIOLOGIA Curso Reconhecido

Leia mais

II Simpósio Internacional de Imagem em Oncologia. 23 e 24 de outubro de 2015

II Simpósio Internacional de Imagem em Oncologia. 23 e 24 de outubro de 2015 II Simpósio Internacional de Imagem em Oncologia 23 e 24 de outubro de 2015 Programação: 23 de Outubro de 2015 (Sexta-feira) Programação sujeita a alterações e confirmações de convidados 08h30 Abertura

Leia mais

Ministério da Educação

Ministério da Educação Ministério da Educação INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 253, DE 10 DE MAIO DE 2013 O Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTADO DA ARTE EM DIAGNÓSTICO POR IMAGEM

Leia mais

ASSOCIAÇÃO CONGREGAÇÃO DE SANTA CATARINA HOSPITAL REGINA EDITAL DE PROCESSO SELETIVO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM

ASSOCIAÇÃO CONGREGAÇÃO DE SANTA CATARINA HOSPITAL REGINA EDITAL DE PROCESSO SELETIVO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM ASSOCIAÇÃO CONGREGAÇÃO DE SANTA CATARINA HOSPITAL REGINA EDITAL DE PROCESSO SELETIVO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM 1. INTRODUÇÃO A Comissão de Ensino do Curso de Aperfeiçoamento

Leia mais

Faculdade da Alta Paulista

Faculdade da Alta Paulista DISCIPLINA: IMAGENOLOGIA II Curso: Biomedicina Faculdade da Alta Paulista Plano de Ensino Período letivo: 2018 Série: 3ª Obrigatória ( X ) Optativa ( ) CH Teórica: 60h CH Prática: 20h CH Total: 80 horas

Leia mais

SÍRIO-LIBANÊS 2018 ANO ADICIONAL ERGOMETRIA

SÍRIO-LIBANÊS 2018 ANO ADICIONAL ERGOMETRIA SÍRIO-LIBANÊS 2018 ANO ADICIONAL ERGOMETRIA CADERNO DO PROGRAMA 2018 Reprodução autorizada pelo autor somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino, não sendo autorizada sua reprodução para

Leia mais

SOCIEDADE BRASILEIRA DE RADIOTERAPIA PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA RADIO-ONCOLOGIA

SOCIEDADE BRASILEIRA DE RADIOTERAPIA PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA RADIO-ONCOLOGIA SOCIEDADE BRASILEIRA DE RADIOTERAPIA PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA RADIO-ONCOLOGIA 2016 SOCIEDADE BRASILEIRA DE RADIOTERAPIA PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA RADIO-ONCOLOGIA - 2016 Comissão Executiva Coordenação

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 1, DE 4 DE ABRIL DE 2019

RESOLUÇÃO Nº 1, DE 4 DE ABRIL DE 2019 RESOLUÇÃO Nº 1, DE 4 DE ABRIL DE 2019 Aprova a matriz de competências dos Programas de Residência Médica em Cirurgia de Cabeça e Pescoço no Brasil. A COMISSÃO NACIONAL DE RESIDÊNCIA MÉDICA (CNRM), no uso

Leia mais

Faculdade da Alta Paulista

Faculdade da Alta Paulista DISCIPLINA: IMAGENOLOGIA I Curso: Biomedicina Plano de Ensino Período letivo: 2018 Série: 2ª Obrigatória ( X ) Optativa ( ) CH Teórica: 60h CH Prática: 20h CH Total: 80 horas Obs: I - Objetivos - Introduzir

Leia mais

Radiologia - ivoxel Instituto de Diagnóstico por Imagem

Radiologia - ivoxel Instituto de Diagnóstico por Imagem Radiologia - ivoxel Instituto de Diagnóstico por Imagem PROCESSO SELETIVO PARA APERFEIÇOAMENTO EM RADIOLOGIA GERAL (R4) (Processo seletivo em conjunto com Imagemedic Hospital Santa Luzia) 2019 DESCRIÇÃO

Leia mais

Conheça nossa. Rede Própria. Jundiaí

Conheça nossa. Rede Própria. Jundiaí Conheça nossa Rede Própria Jundiaí rede própria A NotreDame Intermédica possui unidades autônomas que respeitam as características regionais e garantem um serviço personalizado, humanizado e de qualidade

Leia mais

PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO EM RADIOTERAPIA. CURSO DE ATUALIZAÇÃO PARA RADIO-ONCOLOGISTAS - 11 a 13 de setembro de 2017

PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO EM RADIOTERAPIA. CURSO DE ATUALIZAÇÃO PARA RADIO-ONCOLOGISTAS - 11 a 13 de setembro de 2017 PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO EM RADIOTERAPIA CURSO DE ATUALIZAÇÃO PARA RADIO-ONCOLOGISTAS - 11 a 13 de setembro de 2017 MÓDULO VI : LINFOMAS E LEUCEMIAS PRÓXIMOS O PROGRAMA CURSOS Coordenador Científico:

Leia mais

ESPECIALIZAÇÃO MÉDICA ONCOHEMATOLOGIA E TRANSPLANTE DE MEDULA ÓSSEA

ESPECIALIZAÇÃO MÉDICA ONCOHEMATOLOGIA E TRANSPLANTE DE MEDULA ÓSSEA ESPECIALIZAÇÃO MÉDICA ONCOHEMATOLOGIA E TRANSPLANTE DE MEDULA ÓSSEA CADERNO DO PROGRAMA 2018 ESPECIALIZAÇÃO MÉDICA ONCOHEMATOLOGIA E TRANSPLANTE DE MEDULA ÓSSEA CADERNO DO PROGRAMA 2018 Reprodução autorizada

Leia mais

RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM

RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM 1. Coordenador: Dr. Douglas J. Racy 2. Para Médicos Radiologistas: 2.1 Pré-requisitos: Graduação no curso de medicina realizado no Brasil e Residência médica credenciada ou estágio de no mínimo 3 anos

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Carga Horária total: 45h (Teórica: 30h Laboratório: 15h Créditos: 03

PLANO DE ENSINO. Carga Horária total: 45h (Teórica: 30h Laboratório: 15h Créditos: 03 DISCIPLINA: EXAMES RADIOLÓGICOS II DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE DISCIPLINAS GERAIS Validade: A partir de1º/ 004 Carga Horária total: 45h (Teórica: 30h Laboratório: 15h Créditos: 03 Pré-requisitos: Exames

Leia mais

Retificação Nº 001 Carga Horária

Retificação Nº 001 Carga Horária MINISTÉRIO DA SAÚDE HOSPITAL NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO S.A. HOSPITAL CRISTO REDENTOR S.A. HOSPITAL FÊMINA S.A. PROCESSO SELETIVO PÚBLICO EMERGENCIAL Retificação Nº 001 Carga Horária O Grupo Hospitalar

Leia mais

2.1. Formação de Nível I ( corresponde a 36 meses do período de formação).

2.1. Formação de Nível I ( corresponde a 36 meses do período de formação). PROGRAMA DE FORMAÇÃO DO INTERNATO MÉDICO DE RADIOLOGIA (Versão para publicação sob a forma de Portaria) A formação específica no Internato Médico de Radiologia tem a duração de 60 meses (5 anos, a que

Leia mais

Processo Seletivo Público para Complementação Especializada

Processo Seletivo Público para Complementação Especializada Universidade de São Paulo Faculdade de Medicina Departamento de Radiologia e Oncologia Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, s/nº CEP 05403-010 São Paulo - SP - Brasil Fone (11) 2661-7068 Processo Seletivo

Leia mais

Dia da Semana Inicio Fim Duração Atividade Segunda-Feira 12 horas 14 horas 2 horas Discussão de Casos

Dia da Semana Inicio Fim Duração Atividade Segunda-Feira 12 horas 14 horas 2 horas Discussão de Casos EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA CURSO DE APERFEIÇOAMENTO MÉDICO EM RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM PARA O ANO DE 2018 em conformidade com as regras do CBR (Colégio Brasileiro de Radiologia) O serviço

Leia mais

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM CLÍNICA MÉDICA

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM CLÍNICA MÉDICA PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM CLÍNICA MÉDICA 2016 Programa de Residência Médica em Clínica Médica 2016 Unidade: Hospital Copa D Or Diretor de Ensino e Coordenador Geral da Residência Médica: Dr Arnaldo

Leia mais

Por determinação deste Conselho fomos ao estabelecimento acima identificado verificar suas condições de funcionamento.

Por determinação deste Conselho fomos ao estabelecimento acima identificado verificar suas condições de funcionamento. RELATÓRIO DE FISCALIZAÇÃO Hospital de Câncer de Pernambuco CNPJ 10.894.988/0001-33 Avenida Cruz Cabugá nº 1597 Santo Amaro Recife. Telefone: (81) 3217 8147, 3217 8026 Diretor Geral: Dr. Hélio de Araújo

Leia mais

PARECER CREMEC N.º 6/ /05/2018

PARECER CREMEC N.º 6/ /05/2018 PARECER CREMEC N.º 6/2018 28/05/2018 Protocolo CREMEC nº 1792/2017 ASSUNTO: Telerradiologia e direção técnica INTERESSADO: Médico do trabalho PARECERISTA: Cons. Helvécio Neves Feitosa EMENTA: Nas instituições

Leia mais

Guia Prático da Residência em Cirurgia Geral R1, R2 e R3

Guia Prático da Residência em Cirurgia Geral R1, R2 e R3 Guia Prático da Residência em Cirurgia Geral R1, R2 e R3 Conteúdo Prático e Teórico Atividades Práticas R1 nos Rodízios obrigatórios e facultativos Ambulatório Consultas eletivas. História e exame físico

Leia mais

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU GINECOLOGIA INFANTO-JUVENIL - ANO 2017

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU GINECOLOGIA INFANTO-JUVENIL - ANO 2017 PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU GINECOLOGIA INFANTO-JUVENIL - ANO 2017 Ato de Oficialização: RESOLUÇÃO nº. 01/2007-Conselho Departamental 1. Nome do Curso e Área de Conhecimento:

Leia mais

ESPECIALIZAÇÃO MÉDICA MUSCULOESQUELÉTICO RADIOLOGIA / DIAGNÓSTICO POR IMAGEM

ESPECIALIZAÇÃO MÉDICA MUSCULOESQUELÉTICO RADIOLOGIA / DIAGNÓSTICO POR IMAGEM ESPECIALIZAÇÃO MÉDICA MUSCULOESQUELÉTICO RADIOLOGIA / DIAGNÓSTICO POR IMAGEM CADERNO DO PROGRAMA 2018 ESPECIALIZAÇÃO MÉDICA MUSCULOESQUELÉTICO RADIOLOGIA / DIAGNÓSTICO POR IMAGEM CADERNO DO PROGRAMA 2018

Leia mais

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM EM BIOMEDICINA E TECNÓLOGO EM RADIOLOGIA.

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM EM BIOMEDICINA E TECNÓLOGO EM RADIOLOGIA. CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM EM BIOMEDICINA E TECNÓLOGO EM RADIOLOGIA. IDENTIFICAÇÃO DO CURSO Denominação do curso: Curso de Aperfeiçoamento em radiologia e diagnóstico

Leia mais

AUTORIA E COLABORAÇÃO. Autores. Assessoria didática. Luís Antônio Tobaru Tibana. Marcos Costenaro. Paulo Aguiar Kuriki

AUTORIA E COLABORAÇÃO. Autores. Assessoria didática. Luís Antônio Tobaru Tibana. Marcos Costenaro. Paulo Aguiar Kuriki 6ª AUTORIA E COLABORAÇÃO Autores Luís Antônio Tobaru Tibana Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Preceptor da Residência de Radiologia da Universidade Federal de

Leia mais

Calendário Consulte. Consulte. FATESA - Faculdade de Tecnologia em Saúde (16) (16) (whatsapp) 14 a 18.

Calendário Consulte. Consulte. FATESA - Faculdade de Tecnologia em Saúde (16) (16) (whatsapp) 14 a 18. Calendário US Básica Geral /01 a 03/02 05 a 31 02 a 28 30/04 a 26/05 04 a 30 02 a 28 30/07 a 25/ 03 a 29 01 a 27 29/10 a 24/11 US Básica em Ginecologia e Obstetrícia a 19 05 a 16 02 a 13 30/04 a 11/05

Leia mais

19h45. Grandezas e Unidades das Radiações 18h30

19h45. Grandezas e Unidades das Radiações 18h30 MÓDULO INTRODUÇÃO AO RADIODIAGNÓSTICO - FÍSICA R1 Coordenadores Dr. Cláudio Menezes CNEN 15/mar Inscrições 18h00 17/mar Noções de Estrutura da Matéria Produção de Raios X e Interação da Radiação Eletromagnética

Leia mais

Tomografia Computadorizada ou Ressonância Magnética qual a melhor opção para cada caso?

Tomografia Computadorizada ou Ressonância Magnética qual a melhor opção para cada caso? Abordagem diagnóstica de um nódulo hepático o que o cirurgião deve saber? Tomografia Computadorizada ou Ressonância Magnética qual a melhor opção para cada caso? Maria Fernanda Arruda Almeida Radiologia

Leia mais

REQUISITOS MÍNIMOS DO PROGRAMA BÁSICO DO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO E FORMAÇÃO EM ULTRASSONOGRAFIA GERAL - USGERAL

REQUISITOS MÍNIMOS DO PROGRAMA BÁSICO DO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO E FORMAÇÃO EM ULTRASSONOGRAFIA GERAL - USGERAL REQUISITOS MÍNIMOS DO PROGRAMA BÁSICO DO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO E FORMAÇÃO EM ULTRASSONOGRAFIA GERAL - USGERAL 1. Objetivo A disponibilidade atual de equipamentos menores e menos dispendiosos, aliada

Leia mais

Calendário Consulte. Consulte. FATESA - Faculdade de Tecnologia em Saúde (16) (16) (whatsapp) 14 a 18.

Calendário Consulte. Consulte. FATESA - Faculdade de Tecnologia em Saúde (16) (16) (whatsapp) 14 a 18. Calendário US Básica Geral /01 a 03/02 05 a 31 02 a 28 30/04 a 26/05 04 a 30 02 a 28 30/07 a 25/ 03 a 29 01 a 27 29/10 a 24/11 US Básica em Ginecologia e Obstetrícia a 19 05 a 16 02 a 13 30/04 a 11/05

Leia mais

ESPECIALIZAÇÃO MÉDICA RADIOTERAPIA DE ALTA TECNOLOGIA

ESPECIALIZAÇÃO MÉDICA RADIOTERAPIA DE ALTA TECNOLOGIA ESPECIALIZAÇÃO MÉDICA RADIOTERAPIA DE ALTA TECNOLOGIA CADERNO DO PROGRAMA 2018 ESPECIALIZAÇÃO MÉDICA RADIOTERAPIA DE ALTA TECNOLOGIA CADERNO DO PROGRAMA 2018 Reprodução autorizada pelo autor somente para

Leia mais

Preparar os profissionais para desempenhar com eficiência a parte técnica, Promover aperfeiçoamento técnico.

Preparar os profissionais para desempenhar com eficiência a parte técnica, Promover aperfeiçoamento técnico. - Início: - Dia da Semana: Sábado - Carga Horária: - Local: RQC - Unidade Nilópolis - Investimento: Objetivos Preparar os profissionais para desempenhar com eficiência a parte técnica, Promover aperfeiçoamento

Leia mais

MANUAL COM OS REQUISITOS PARA SUBMISSÃO DE IMAGENS E LAUDOS

MANUAL COM OS REQUISITOS PARA SUBMISSÃO DE IMAGENS E LAUDOS 1 de 15 MANUAL COM OS REQUISITOS PARA SUBMISSÃO DE IMAGENS E LAUDOS O Padi é o primeiro programa de acreditação do Brasil em Diagnóstico por Imagem a avaliar a qualidade dos exames e dos laudos. O processo

Leia mais

Edital de Seleção 2017 Curso de Aperfeiçoamento Médico em Radiologia e Diagnóstico por Imagem Nível I

Edital de Seleção 2017 Curso de Aperfeiçoamento Médico em Radiologia e Diagnóstico por Imagem Nível I Edital de Seleção 2017 Curso de Aperfeiçoamento Médico em Radiologia e Diagnóstico por Imagem Nível I Hospital Evangélico de Vila Velha HEVV - Espírito Santo. Coordenador : Dr. Libório Mule Junior 1. Vagas:

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE MEDICINA CLÍNICA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE MEDICINA CLÍNICA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE MEDICINA CLÍNICA CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES DO MAGISTÉRIO SUPERIOR Edital nº 88, de 20 de Novembro

Leia mais

Radioterapia CADERNO DO PROGRAMA

Radioterapia CADERNO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA MÉDICA Radioterapia CADERNO DO PROGRAMA Reprodução autorizada pelo autor somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino, não sendo autorizada sua reprodução para quaisquer fins

Leia mais

CALENDÁRIO FATESA/EURP - Faculdade de Tecnologia em Saúde CURSOS JAN FEV MAR ABR MAIO JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ

CALENDÁRIO FATESA/EURP - Faculdade de Tecnologia em Saúde CURSOS JAN FEV MAR ABR MAIO JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ CALENDÁRIO 2019 - FATESA/EURP - Faculdade de Tecnologia em Saúde CURSOS JAN FEV MAR ABR MAIO JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ US Básica Geral 07 a 02/02 04 a 01/03 07 a 30 01 a 27 29/04 a 25 03 a 29 01 a 27

Leia mais

Cursos de Aperfeiçoamento Médico - Subespecialidades para níveis 4 e 5 Radiologia e Diagnóstico por Imagem / Ultrassonografia / Imagem Cardíaca

Cursos de Aperfeiçoamento Médico - Subespecialidades para níveis 4 e 5 Radiologia e Diagnóstico por Imagem / Ultrassonografia / Imagem Cardíaca 1. Coordenador: Dr. Douglas Jorge Racy. 2. Para Médicos Radiologistas: Pré-requisitos: Graduação no curso de medicina realizado no Brasil e Residência médica credenciada ou estágio de no mínimo 3 anos

Leia mais

PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA TECNOLOGIA EM TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA II

PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA TECNOLOGIA EM TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA II PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA TECNOLOGIA EM TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA II 2 O SEMESTRE DE 2015 PROFESSORES: Andréa de Lima Bastos Giovanni Antônio Paiva de Oliveira 1. EMENTA: Procedimentos, Protocolos,

Leia mais

10. Valor unitário em reais para a realização de até 12 (doze) exames de Ressonância

10. Valor unitário em reais para a realização de até 12 (doze) exames de Ressonância ANEXO I DO OBJETO O objeto é a realização e emissão de laudos de exames de Radiologia e Diagnóstico por Imagem, especificamente, Radiologia geral e contrastada, Ultrassonografia geral e biópsias, Mamografia,

Leia mais

CURRICULUM SINTÉTICO Especialidade: MASTOLOGIA

CURRICULUM SINTÉTICO Especialidade: MASTOLOGIA CURRICULUM SINTÉTICO Especialidade: MASTOLOGIA Dr. NASSIF ALEXANDRE GALEB JÚNIOR 1 IDENTIFICAÇÃO Nome Nassif Alexandre Galeb C.R.M. 17.785 Formação intelectual Curso Superior: Fundação Arnaldo Vieira de

Leia mais

DIRETRIZES DE UTILIZAÇÃO DO PET CT ONCOLÓGICO NO PLANSERV.

DIRETRIZES DE UTILIZAÇÃO DO PET CT ONCOLÓGICO NO PLANSERV. DIRETRIZES DE UTILIZAÇÃO DO PET CT ONCOLÓGICO NO MARÇO 2014 GOVERNADOR DO ESTADO JAQUES WAGNER SECRETÁRIO DA ADMINISTRAÇÃO EDELVINO DA SILVA GÓES FILHO REALIZAÇÃO COORDENADOR GERAL SONIA MAGNÓLIA LEMOS

Leia mais

Processo Seletivo Público para Complementação Especializada

Processo Seletivo Público para Complementação Especializada Universidade de São Paulo Faculdade de Medicina Departamento de Radiologia e Oncologia Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, s/nº CEP 05403-010 São Paulo - SP - Brasil Fone (11) 2661-7068 Processo Seletivo

Leia mais

Guia Prático da Residência em Cirurgia Geral R1, R2 e R3

Guia Prático da Residência em Cirurgia Geral R1, R2 e R3 Guia Prático da Residência em Cirurgia Geral R1, R2 e R3 Conteúdo Prático e Teórico Atividades Práticas R1 nos Rodízios obrigatórios e facultativos Ambulatório Consultas eletivas Avaliação clínica pré-operatória

Leia mais